quarta-feira, 23 de julho de 2014

Erick Silva troca de empresário: sai Wallid Ismail, entra Duda Mauro

"Antes eu tinha que me preocupar com pequenos detalhes", diz o lutador, que exalta estrutura do novo projeto. Ele passará por cirurgia no nariz

Por Rio de Janeiro
40 comentários
A derrota para Matt Brown fez Erick Silva pensar em algumas mudanças na carreira. Além do intercâmbio de treinos nos EUA que pretende fazer em breve, o lutador capixaba trocou de empresário. Ele não está mais com Wallid Ismail e firmou compromisso com Eduardo Mauro, mais conhecido como Duda Mauro. Duda tem negócios com Vitor Belfort na academia FortFit, que leva o nome do "Fenômeno", e é um dos organizadores do evento de MMA Face to Face. Os dois se conheceram há alguns anos, e Erick será o primeiro atleta gerenciado por ele.
- Fiz algumas mudanças, e uma delas foi a troca do meu empresário. Não estou mais com o Wallid. Estou trabalhando agora com o Duda Mauro. Ele veio para somar. Mostrou um projeto muito bacana para mim, uma coisa que realmente no Brasil eu nunca vi. É uma estrutura muito grande, e é o que me faltava. Essa nova forma de trabalho vai me tirar algumas preocupações que eu tinha antes. Envolve muita coisa. Antes eu tinha que me preocupar com pequenos detalhes. Nem gosto de falar "empresário". O nome mais certo para o Duda é procurador. Ele vai me ajudar muito, vai estar envolvido na parte jurídica, nessa parte de dor de cabeça, coisa com a qual eu não devo me preocupar. Devo me preocupar com a parte profissional, de treino, de trazer pessoas em quem confio na luta para melhorar cada vez mais - disse o atleta de 30 anos ao Combate.com.
erick silva ufc (Foto: Ivan Raupp)Erick Silva agora trabalha com Duda Mauro (Foto: Ivan Raupp)
Erick Silva garantiu que a relação com Wallid Ismail continua boa e aproveitou para agradecer ao ex-empresário pelos serviços prestados. Wallid atuava como agente de Erick desde o meio de 2011, quando o meio-médio estreou no UFC. Ao todo foram oito lutas na organização, com quatro vitórias e quatro derrotas. Antes, o capixaba havia sido campeão até 77kg do Jungle Fight, evento comandado exatamente pelo ex-lutador.
- Foi tranquilo. Nós somos adultos e temos que tratar nossas coisas como negócios. Foi bom até certo ponto. Vou tentar uma experiência diferente. Não foi nenhuma coisa pessoal. Gosto muito do Wallid por tudo o que ele fez por mim. Agradeço muito a ele. A gente conversou super de boa. Ontem mesmo (terça) ele me ligou perguntando se poderia fechar algumas coisas para mim, pois estava com contato. Falei que lógico que sim. A gente sempre vai ter porta aberta, e a amizade continua a mesma. O que ele puder trazer vai ser muito bem-vindo. É muito profissional. Nem vejo como rompimento. Só estou buscando novas experiências.
Apesar da proximidade de Duda Mauro com Vitor Belfort, Erick Silva afirmou que não estão programados treinos com o peso-médio carioca:
- Não, nenhum. A proximidade dele com o Vitor é mais pela academia. Eles têm negócios, mas é uma coisa bem diferente. Comigo é um trabalho, com o Vitor é outro. São negócios diferentes.
Cirurgia de desvio de septo
Outra novidade de Erick Silva é que ele passará por uma cirurgia no nariz para a correção de um desvio de septo. Ele afirmou que o procedimento será realizado até esta sexta-feira. A ideia é voltar ao octógono em outubro, no Brasil, ainda sem cidade definida.
- Tenho desvio de septo há mais de cinco anos porque quebrei o nariz. Meu nariz é bastante torto por conta disso. Esse desvio me prejudicava bastante. Meu nariz funcionava pela metade em relação à respiração. Sempre senti muito isso. Mas ele vai continuar torto, porque vou resolver só o desvio. A parte estética precisaria de mais tempo de recuperação, então deixa para quando eu me aposentar (risos). Meu objetivo é voltar a lutar no card do dia 25 de outubro, no Brasil - disse.
Erick também se recupera de uma lesão no labrum do ombro esquerdo (tecido cartilaginoso que dá estabilidade ao ombro) e estava sem treinar havia três semanas. Ele voltou às atividades na XGym na terça. Após a cirurgia no nariz, ficará mais alguns dias parado.

Minotauro diz voltar em 2015 e prevê possíveis rivais: Mir, Struve e Overeem

"Já são três opções. Tem luta para mim ainda", brinca o brasileiro, que enxerga lado bom em crítica de Dana White: "Ele olhou com carinho"

Por Rio de Janeiro
91 comentários
Dono de uma carreira fantástica no MMA, Rodrigo Minotauro deixaria um enorme legado se parasse de lutar por agora. Mas a paixão pela ação fala mais alto, e ele quer retornar ao octógono mesmo após ter sofrido mais uma grave lesão. O peso-pesado machucou o joelho direito dias antes de enfrentar Roy Nelson nos Emirados Árabes, onde acabou nocauteado no primeiro round. Ele acredita que o resultado poderia ter sido outro, caso estivesse em melhor condição física. Se tudo correr bem, Minotauro, que está com 38 anos, deve voltar a treinar no fim de novembro, e uma próxima luta ficaria para o primeiro semestre de 2015.
- Acredito que devo continuar lutando. Ainda não encerrei minha carreira. A gente vai planejando de acordo com os resultados. Infelizmente não consegui me apresentar tão bem na última luta. Machuquei o joelho na segunda-feira, e a luta foi na sexta. Deu um estalo no meu joelho, e foi ruptura total do ligamento cruzado anterior e ruptura parcial do ligamento colateral lateral. Meu joelho estava bambo - disse, em entrevista ao Combate.com.
Montagem - Minotauro Frank Mir, Stefan Struve ou Alistair Overeem (Foto: Agência Getty Images)Minotauro tem Frank Mir, Stefan Struve ou Alistair Overeem como seus próximos alvos (Foto: Getty Images)
Minotauro tem até alguns nomes que gostaria de enfrentar em seu retorno: Frank Mir, para quem já perdeu duas vezes, Stefan Struve, que se recuperou de problemas no coração, e o polêmico Alistair Overeem.
- Já são três opções. Tem luta para mim ainda, rapaz (risos). Não vai me esquecer não.
E se Minotauro pretende voltar, arrumar problema com Dana White não seria uma boa ideia. No estilo paz e amor, o brasileiro enxergou um lado bom na declaração que o presidente do UFC deu logo após a derrota para Roy Nelson, de que "nunca mais queria vê-lo lutar".
- É uma forma de ele querer olhar com carinho e preservar minha imagem. Vejo assim. Não consigo ver maldade dele com a minha pessoa. Temos uma boa relação. Mas ele é aquilo (risos), fala o que vem na cabeça. Ele olhou com carinho - afirmou.
O "Big Nog", no entanto, admitiu que não tem muito tempo de ação restante. Ele diz que vai se aposentar no máximo aos 40 anos, ou seja, daqui a dois anos. No bate-papo ele também esclareceu que não levou a lutadora Duda Yankovich ao hospital após ela sofrer um AVC na Team Nogueira, como havia sido noticiado. E, em meio às críticas, pediu mais apoio dos torcedores brasileiros.
A seguir, veja a entrevista com Rodrigo Minotauro na íntegra:
Duda Yankovich, Minotauro e Minotouro, MMA, UFC (Foto: Reprodução / Twitter)Duda Yankovich entre os irmãos Minotauro e Minotouro:
sérvia foi ajudada após AVC (Foto: Reprodução / Twitter)
Combate.com: Você andou tendo dias tensos, né? O que houve naquele episódio do AVC da Duda Yankovich?
Rodrigo Minotauro: A Duda chegou na academia, iria começar o treino e passou mal. A gente ainda não sabe a causa. O Alexandre Franklin (assessor da Team Nogueira) e o Vander Valverde (professor de muay thai) fizeram o primeiro atendimento. Aí eles a encaminharam para um hospital próximo da academia e me ligaram. Depois a encaminharam para outro hospital, que a atendeu muito bem. Uma hora depois do ocorrido ela estava sendo operada. Está com todas as funções normais. A Duda é tão maluca que ela foi fazer sombra no banheiro (risos) porque sentiu o braço direito um pouco dormente. Até os médicos disseram que foi uma surpresa não ter nada, nenhuma consequência. Ela até deu uma reclamada que não estava mais conseguindo ficar no hospital. Se reclamou, é a Duda (risos). Recebeu alta e está em casa.
Pelo que você viu da Duda após o acidente, acha que ela voltará aos treinos normalmente?
Sim. Quem sou eu para falar de limites, né? As primeiras palavras dela foram: "Pô, eu tinha luta em agosto. Que isso!". Estamos na torcida para ela voltar às funções normais. É a primeira coisa. Ela ajuda todo mundo. Precisa estar bem.
E quanto a você? Como está sua recuperação da cirurgia no joelho direito?
Estou na fisioterapia para o fortalecimento da perna. Não dá para treinar nada. Operei há cinco semanas. Esperei dois meses e meio para fazer a cirurgia, porque eu tinha seis inaugurações de academia para fazer. Estava trabalhando bastante e planejei isso. Fiquei um mês fazendo um pré-operatório, que era para fortalecer a perna. Já estou andando normalmente, mas para treinar vou ter que respeitar os cinco meses de operado. Daqui a quatro meses posso voltar a treinar.
Rodrigo Minotauro lutador de MMA (Foto: Ivan Raupp)Rodrigo Minotauro já pensa nas próximas lutas e diz que
aposentadoria não passará dos 40 anos (Foto: Ivan Raupp)
Quais são seus planos? Vai fazer mais uma luta? Mais duas? Como está esse processo?
Acredito que devo continuar lutando. Ainda não encerrei minha carreira. A gente vai planejando de acordo com os resultados. Infelizmente não consegui me apresentar tão bem na última luta. Machuquei o joelho na segunda-feira, e a luta foi na sexta. Deu um estalo no meu joelho, e foi ruptura total do ligamento cruzado anterior e ruptura parcial do ligamento colateral lateral. Meu joelho estava bambo. Quando machucou eu parei o treino, mas não identificamos a lesão. Fiz bastante fisioterapia e não senti dor. Não vou dizer que perdi por causa disso, mas não me apresentei bem. Não é vergonha ser nocauteado, ainda mais pelo Roy Nelson. É um cara que, se der mole, pode nocautear qualquer um nos pesados. Não consegui me movimentar bem, não consegui andar para trás porque o joelho estava bambo. Então me apresentei mal. Fico chateado porque as pessoas falam, mas uma vez que você sobe lá, não é você machucado, é você. A decisão foi minha. Quis subir, achava que estava bem fisicamente, em forma. Fiz minha parte, mas não consegui me apresentar bem. Para entrar uma queda você tem que se agachar, tem que ter movimento de entrada e saída. Não tive isso.
Ficou chateado quando, após o nocaute sofrido para o Roy Nelson, o Dana White disse que nunca mais queria te ver lutando?
Tenho uma visão de lutador, e o Dana White tem uma visão de empresário. Ele vê o macro, a empresa inteira e o que cada lutador representa. Ele não sabia que eu estava machucado. Ele não quer que o Rodrigo nocauteie, finalize ou seja finalizado. Quer que eu me apresente bem. Eu não me apresentei bem. Acho que você não consegue praticar esporte algum com o ligamento cruzado rompido. É uma lesão grave. Cabe ao cara entender se eu estava machucado ou não. Espero me apresentar melhor nas próximas lutas. É uma forma de ele querer olhar com carinho e preservar minha imagem. Vejo assim. Não consigo ver maldade dele com a minha pessoa. Temos uma boa relação. Mas ele é aquilo (risos), fala o que vem na cabeça. Ele olhou com carinho.
 Roy Nelson vence Minotauro luta UFC Abu Dahbi (Foto: Getty Images) Roy Nelson venceu Minotauro por nocaute no UFC Abu Dhabi (Foto: Getty Images)
Você vê vida sem o UFC na sua carreira?
Para ser sincero, desanima. Você dá seu sangue, faz seu melhor, luta machucado... Desanima. Você lutar sob pressão é ruim. Existe aquela pressão pela vitória. Mas vejo que a gente tem muita coisa a fazer pelo esporte. Além do UFC, faço outras coisas também. Temos 31 academias, 9 mil alunos. Vejo vida. Como lutador, gosto de lutar no UFC. Comecei minha carreira porque assistia ao UFC, sou fã do evento. Mas de certa forma comentários assim (críticas) tiram o estímulo do lutador.
Mas, caso venha a deixar o UFC, pensa em lutar em outros eventos?
Nunca parei para pensar em propostas de outros eventos. Gosto de trabalhar com o UFC.
Você está com 38 anos. Até quantos anos pretende continuar lutando?
Me vejo lutando até 39 ou 40 anos. Não vou passar disso.
O que acha de ser embaixador do UFC quando se aposentar?
Pode ser. Gosto de trabalhar com a imagem do UFC. Nossa batalha sempre foi lutar pela visibilidade do esporte.
O Jorge Guimarães, seu empresário, disse que você queria enfrentar de novo o Frank Mir antes de se aposentar. É essa a luta que você quer?
O que eu quero é estar bem do meu joelho. Quando eu estiver bem, (o Frank Mir) pode ser uma possível luta. Mas não é aquela vontade agora. Perguntaram se eu lutaria contra o Frank Mir. Sim, lutaria. Mas não é aquela coisa. Primeiro tenho que estar 100%. Quando eu estiver bem, aí será uma luta que eu gostaria de fazer.
Rodrigo Minotauro na luta contra Frank Mir em 2008 (Foto: Getty Images)Brasileiro imagina fazer mais na luta contra Frank Mir, que o derrotou duas vezez (Foto: Getty Images)
O Stefan Struve também chegou a declarar interesse numa luta contra você. O que acha de enfrentá-lo?
Ele seria uma boa luta. Gosto da ideia de lutar contra esse moleque. Seria interessante. É um cara grande, tem bons golpes.
E o Alistair Overeem? É um desejo antigo seu, certo?
Já lutei contra o irmão dele (Valentijn Overeem) duas vezes, né? (risos). Pode ser uma luta também, pode ser interessante. Já são três opções. Tem luta para mim ainda, rapaz (risos). Não vai me esquecer não.
Pretende fazer uma luta de despedida no Japão?
Gostaria. Tenho muita vontade de voltar lá. Dois lugares onde gosto de lutar: Brasil e Japão. Gosto também de lutar no Canadá. Acho que a torcida apoia lá. Estou com muita vontade de lutar no Japão e gostaria de voltar lá até o fim da minha carreira.
O espaço agora é seu. O que quer dizer aos seus fãs?
Agradeço a torcida de todos. Mais do que criticar, a gente precisa do apoio de todo mundo. Tenho altos e baixos na carreira, e a gente perde lutas porque está lutando contra a nata da nata mundial do esporte. Eles têm que apoiar mais a gente. O Brasil foi bem representando nesse esporte, e a gente quer melhorar.

Sonnen tem licença suspensa por 2 anos e diz ter vergonha de doping

Americano evitou se defender durante audiência na Comissão Atlética do Estado de Nevada: “Sou culpado e não quero me defender”, declarou

Por Las Vegas, EUA
22 comentários
A Comissão Atlética do Estado de Nevada suspendeu nessa quarta-feira, pelo período de dois anos, a licença do lutador Chael Sonnen. O americano, que foi considerado culpado pelo uso de cinco substâncias proibidas flagradas em dois testes antidoping surpresas, ainda terá que pagar pelos custos dos exames e da participação de um médico especialista na audiência, além de se comprometer em não lutar em nenhuma outra jurisdição durante a suspensão. O atleta também foi requisitado para trabalhar em conjunto com o órgão em um programa antidoping.
chael sonnen nevada comissão (Foto: Evelyn Rodrigues)Chael Sonnen junto a seus advogados na reunião da comissão atlética (Foto: Evelyn Rodrigues)
O lutador chegou cedo à sede da comissão, em Las Vegas, e conversou por alguns minutos com Vitor Belfort, que teve a sua licença concedida pela entidade no início da audiência. Acompanhado de seu advogado, Jeff Meyer, Sonnen fez pouco uso da palavra e ouviu o vice-procurador geral do órgão, Christopher Eccles, recomendar uma punição severa:
- O programa de teste de Nevada é efetivo e está impedindo trapaceiros de entrar no octógono. Hoje é dia do Sr. Sonnen assumir responsabilidade por trapacear e não se esconder por detrás de desculpas. Hoje é o dia de lhe conceder uma pena que sirva de exemplo.
O advogado do lutador, em seguida, afirmou que o lutador publicamente tem assumido responsabilidade pelo ocorrido e que, inclusive, anunciou a sua aposentadoria do esporte como parte dessa responsabilidade:
- Sentimos que seja importante que a comissão avalie as receitas médicas que ele recebeu, para assegurar que ele obteve esses remédios de forma legal. Quero ser claro que o Sr. Sonnen não está inventando desculpas para a violação, mas está aceitando a sua responsabilidade e sabe que, mesmo tendo uma receita, ao tomar o remédio ele está violando as regras da Wada e aceita as consequências. Peço que vocês olhem para os fatos. Sonnen não competiu com essas substâncias no organismo. Quando ele foi confrontado com o resultado do exame, aceitou a responsabilidade e não fugiu dela. As consequências de seus atos têm sido severas: sua carreira no UFC acabou e ainda foi demitido do cargo de comentarista e apresentador de uma emissora de TV.
Vitor e Sonnen Reunião comissão UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Vitor Belfort e Sonnen conversam dentro da NSAC
(Foto: Evelyn Rodrigues)
Após a explanação de seu advogado, Sonnen se recusou a fazer comentários. A comissão então passou a discutir as ações do atleta, afirmando que ele teve sim a intenção de subir no octógono fazendo uso de substâncias ilícitas e que o que o impediu de fazê-lo foram os exames solicitados fora de competição. O lutador foi questionado sobre as justificativas apresentadas depois da divulgação do resultado do primeiro exame antidoping, em maio. Na época, ele alegou que estava fazendo tratamento de fertilidade porque ele e sua esposa estavam tentando ter um filho. O atleta então explicou que não pensou em solicitar uma isenção para poder fazer o tratamento. Em seguida,  a comissão passou a questionar os motivos que o levaram a se consultar com três médicos diferentes para obter três receitas de remédios diferentes, mas com a mesma finalidade.
- Não são todos os médicos que fazem tudo. Eu não pensei nisso até você me perguntar agora - explicou Sonnen, passando a detalhar outras substâncias que lhe foram receitadas e como conheceu cada um dos médicos.
O atleta também deixou claro que não queria se defender:
- Eu estou muito cauteloso para conversar hoje. Não quero dizer nada que soe como defesa . Eu sou culpado, estou envergonhado e não quero me defender. Eu nunca fiz isso antes. Não entendo porque alguns médicos têm limitação e não podem prescrever remédios diferentes, mas isso acontece. Eu tenho foliculite, por exemplo, e não é todo médico que me fornece receita para isso.
A Comissão então pediu que um médico especialista analisasse cada uma das substâncias encontradas nos exames antidoping do lutador e ele passou a detalhar o funcionamento das drogas - os hormônios de melhora de desempenho EPO (eritripoetina) e GH (hormônio do crescimento), clomifeno, anastrozol, hCG (gonadotrofina coriônica humana), proibida por aumentar a massa muscular. Eles questionaram Sonnen por diversas vezes se ele havia tomado mais alguma substância, o que o lutador negou.
Perguntado sobre o que acha que a comissão poderia fazer para melhorar seu programa antidoping, o atleta deu a sua sugestão:
- Há muita confusão e eu espero que nós estejamos apenas conversando, não quero me defender. Para uma pessoa tomar uma medicação que não seja esteróide e assumir que isso é permitido é algo racional, mas não é. Eu sempre vi caras que vão para uma loja de suplementos e compram algo no balcão sem saber que estão violando as regras. Se alguém me perguntasse, eu diria: contanto que você não tome isso 30 dias antes da luta, está tudo bem. Digo 30 dias antes, porque a comissão nos pergunta isso por escrito. Eu nunca tive a opinião de médicos sobre as regras da comissão e eu me arrependo muito disso e me envergonho. Estou falando isso, porque sei que as pessoas estão assistindo. Só porque é legal, não significa que seja permitido. Eu acho que essa pergunta por escrito pode confundir as coisas para o lutador. Testes fora do período de competição são uma realidade hoje e eu sou culpado.
Convidado pelo órgão a contribuir com o programa, Sonnen se mostrou surpreso:
- Eu adoraria ajudar da forma como puder. O meu objetivo é sair limpo, do jeito que eu puder. Eu fui educado assim pelo meu pai, a não inventar desculpas. Eu ainda não entendo isso. Começando agora, a maioria das coisas que estou falando é que as pessoas não entendem que regras são regras e que você vai pagar o preço.
Antes do veredicto final, o vice-procurador geral voltou a dar o seu parecer sobre o caso:
-  Ele só pode estar de brincadeira que alguém coloca uma seringa na sua veia com EPO e GH e que você não sabe o que é. Não acredito que esse caras não saibam o que é isso ou que tomar três injeções de três médicos diferentes é algo legal. Recomendo dois anos de suspensão, porque aí, se ele for para qualquer outra jurisdição, eles ainda saberão que ele ainda está sob suspensão por esta comissão.
Chael Sonnen na comissão atlética de nevada (Foto: Evelyn Rodrigues)Chael Sonnen recolhe suas coisas e sai rápido da
reunião após seu veredito (Foto: Evelyn Rodrigues)
Já o comissário Anthony Marnell voltou a defender que Sonnen fosse banido do esporte:
- Na minha opinião a intenção de trapacear estava lá desde o início. Nós tivemos a verdade roubada. Enquanto eu estiver nesta comissão, não posso votar a favor desse cara. Espero que ele não volte a lutar nunca mais. Sinto-me enganado.
Ao final da deliberação, a comissão votou por suspender a licença de Sonnen por dois anos e perguntou se ele estava de acordo com o restante das penas:
- Sim, estou de acordo e vou cumprir o que vocês determinarem - finalizou o atleta, que saiu da sala apressado e que não quis dar entrevista à imprensa.
Apesar de ter tido a licença suspensa, Sonnen ainda pode competir contra o brasileiro André Galvão no evento de luta agarrada Metamoris 4, que acontece no dia 9 de agosto em Los Angeles, EUA. Isso porque as regras da Comissão Atlética de Nevada não se aplicam a este evento.

Ultimate anuncia Belfort x Weidman para 6 de dezembro, em Las Vegas

Disputa de cinturão dos médios acontece no UFC 181, nos Estados Unidos

Por Las Vegas, EUA
484 comentários
A organização do Ultimate finalmente oficializou a disputa de cinturão entre o campeão do peso-médio Chris Weidman contra Vitor Belfort. O duelo acontecerá no dia 6 de dezembro, no UFC 181, em Las Vegas (EUA), no Mandalay Bay. O anúncio foi feito após o brasileiro conseguir a licença com a Comissão Atlética de Nevada (NSAC) para lutar no local.
Montagem UFC Chris Weidman e Vitor Belfort (Foto: Editoria de Arte)Chris Weidman e Vitor Belfort se enfrentam no UFC 181, dia 6 de dezembro (Foto: Editoria de Arte)
Vitor Belfort chegou a ter um combate contra Weidman agendado, mas, após um teste surpresa da NSAC ter flagrado níveis de testosterona acima do permitido, a entidade proibiu a terapia de reposição hormonal (TRT) que o Fenômeno fazia. Com isso, Lyoto Machida acabou conquistando o direito de disputar o título da divisão até 84kg. O brasileiro vem de três nocautes consecutivos, sobre Michael Bisping, Luke Rockhold e Dan Henderson, sendo o último pelos meio-pesados.
Weidman, por sua vez, está invicto na carreira, com 12 vitórias em 12 lutas, sendo as últimas oito pelo Ultimate. Ele foi o responsável por acabar com o reinado de Anderson Silva ao batê-lo duas vezes, tornando-se o dono do cinturão dos médios. Em seu último combate, superou Lyoto Machida por decisão unânime.
Além de Chris Weidman x Vitor Belfort, o UFC 181 também terá a disputa do título dos pesos-leves, entre o campeão Anthony Pettis e Gilbert Melendez.
UFC 181
6 de dezembro de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Chris Weidman x Vitor Belfort
Peso-leve: Anthony Pettis x Gilbert Melendez

Com apenas três remanescentes, Maranhão Vôlei fecha elenco

Nikolle, Thaynã e Adriani são as únicas que permanecem após a primeira temporada; Mari Paraíba é o principal reforço para a Superliga 2014-15

Por São Luís
13 comentários
Apresentação da temporada 2013/2014 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia - Mari Paraiba (Foto: Helena Rebello)Mari Paraíba reforçará o Maranhão Vôlei na temporada 2014-15 (Foto: Helena Rebello)
Após formar um time de musas em sua primeira temporada na Superliga Feminina e terminar em último na classificação geral, o Maranhão Vôlei passou por uma reformulação para a disputa do torneio em 2014-15. Com o elenco fechado, apenas a ponteira Nikolle Del Rio, a meio de rede Adriani e a levantadora Thaynã permanecerão no elenco, enquanto 10 novas jogadoras foram contratadas para integrar a equipe maranhense.

Nikolle foi um dos poucos destaques do Maranhão na Superliga e com isso teve sua permanência assegurada na equipe, enquanto Adriani e Thaynã seguem como promessas do time maranhense. Entre os reforços, destaque para a ponteira Mari Paraíba, de 27 anos, que já elogiou a torcida maranhense e espera fugir do rótulo de musa.

- Eu analisei bem e apostei no projeto. É uma equipe nova e que tem uma torcida muito grande e que sempre apoia o time nos jogos. Acho que temos tudo para conseguir levar essa força do Nordeste para a Superliga e brigar para estar entre as primeiras colocadas na competição - disse Mari, que deve se apresentar nas próximas semanas ao elenco maranhense.

Para as posições de líbero e oposta, o Maranhão contará com Fernanda Silva, Fernanda Oliveira, Priscila e Elisângela. A Superliga 2014-15 contará com 13 equipes e a CBV ainda divulgará as datas para a temporada.

Confira a relação completa do elenco do Maranhão Vôlei
Ponteiras: Nikolle, Mari Paraíba, Daniele Batista e Pully
Meio: Adriani, Larissa e Tarci
Levantadoras: Thaynã, Ana Maria
Líberos: Fernanda Silva e Fernanda Oliveira
Opostas: Priscila e Elisângela

Após liberação, Belfort vibra com luta pelo cinturão: "Pegar o que é nosso"

Agora com licença para lutar em Nevada, brasileiro destaca momento e já se vê vitorioso no combate contra Chris Weidman, no dia 6 de dezembro

Por Las Vegas
Comente agora
A quarta-feira foi intensa para Vitor Belfort. Depois de ter recebido a licença da Comissão Atlética de Nevada (NSAC) para lutar no estado americano, ele em seguida foi confirmado pelo UFC como próximo desafiante de Chris Weidman pelo cinturão dos pesos-médios, em luta que ocorrerá no dia 6 de dezembro, em Las Vegas. Considerando a proibição o principal obstáculo que o impedia de faturar o título, o brasileiro já vibra com a possível vitória.
- O cinturão com certeza vai estar aqui na minha cintura. Vou estar levando para o Brasil. A gente ganhou esse cinturão hoje e só vai lá pegar o que é nosso - disse Belfort, lembrando do antigo campeão Anderson Silva.
Vitor Belfort Reunião comissão UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Belfort durante audiência em que foi liberado para lutar em Nevada (Foto: Evelyn Rodrigues)
O confronto será o evento principal do UFC 181, no Mandalay Bay. O primeiro encontro entre Belfort e Weidman estava previsto para ocorrer em julho, mas foi cancelado após o brasileiro ter sido flagrado em exame antidoping feito pela NSAC. Na ocasião, ele apresentou níveis de testosterona acima do permitido pela entidade e acabou proibido de lutar no estado americano. Resolvido o conflito, o lutador vê Las Vegas como o local ideal para o combate, por tudo que aconteceu.
- Eu coloquei essa condição, falando com o UFC que quero acabar com isso, quero lutar aqui em Las Vegas mesmo. Ficou muito questionamento e acho que vai ser muito bacana para minha carreira. É uma grande vitória.
Outra luta já confirmada no UFC 181 é a disputa do título dos pesos-leves, entre o campeão Anthony Pettis e Gibert Melendez.

Reservas do Grêmio vivem dia de Alemanha e fazem sete nos titulares

Lucas Coelho e Jean Deretti, com três gols cada, e Rodriguinho lideram a goleada dos reservas em treino no Estádio Olímpico

Por Porto Alegre
149 comentários
O treinamento realizado na tarde chuvosa desta quarta-feira, no Olímpico, deve ter deixado o técnico Enderson Moreira intrigado. Lucas Coelho e Jean Deretti, com três gols cada, lideraram a goleada dos reservas por 7 a 0 diante dos titulares em trabalho do Grêmio.

Rodriguinho completou o marcador, num escore semelhante ao histórico 7 a 1 aplicado pela Alemanha no Brasil durante a Copa. Por conta da goleada, os titulares ainda receberam “corneta”. Jean Deretti e Dudu saíram brincando com Rhodolfo, que não pareceu ter gostado muito.
Jean Deretti e Dudu brincam com Rhodolfo (Foto: Diego Guichard)Jean Deretti e Dudu brincam com Rhodolfo em goleada em treino (Foto: Diego Guichard)

Lucas Coelho foi o principal nome da atividade. Marcou um golaço ao tocar entre as pernas de Rhodolfo e finalizar no canto de Marcelo Grohe.  Enderson procurou testar todos os jogadores durante o trabalho. Assim como na terça, manteve Fernandinho entre os titulares, mesmo sem ter a regularização no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, para o jogo de domingo, às 18h30, contra o Coritiba, na Arena, pelo Brasileirão.
Jean Deretti em treino de reservas do Grêmio (Foto: Diego Guichard)Jean Deretti em treino de reservas do Grêmio
(Foto: Diego Guichard)
Assim, os titulares foram, formados com: Grohe (Tiago); Pará, Rhodolfo, Werley e Saimon (Matías); Matheus Biteco (Edinho), Ramiro (Zé Rpberto), Luan, Giuliano e Fernandinho; Barcos (Rodriguinho).
Melhores durante toda a atividade, os reservas foram escalados com: Tiago (Busatto); Matías Rodríguez (Tinga), Edinho (Thyere), Bressan e Breno (Marquinhos); Fellipe Bastos, Zé Roberto (Wallace), Dudu, Rodriguinho (Everton) e Maxi Rodríguez; Lucas Coelho. 
Com dores musculares na coxa direita, Riveros voltou a ser poupado. Geromel, que extraiu um siso, também não treinou. Ambos são dúvida para a partida de domingo.  O Grêmio volta a treinar na manhã desta quinta. Será mais uma chance para Enderson tentar ajustar a equipe para o confronto de domingo, na Arena. 

Sem mágoas, Jade Barbosa acerta retorno ao Flamengo: ''Muita saudade''

Quase um ano e meio após ser dispensada pelo clube, ginasta assina contrato e volta a fazer parte do projeto olímpico rubro-negro: ''É muito bom estar em casa''

Por Rio de Janeiro
Comente agora
É como se Jade Barbosa tivesse voltado no tempo. O mesmo prédio, o mesmo ginásio e até o mesmo sonho de quando era apenas uma menina de cinco anos. Depois de quase um ano e meio longe do clube em que cresceu, a ginasta está de volta ao Flamengo. Após um período de conversas e negociações para o retorno, a atleta esteve na sede da Gávea nesta quarta-feira para a assinatura do seu novo contrato com o Rubro-Negro. Apesar de toda a maturidade que ganhou em tanto tempo no esporte, a alegria era de uma iniciante.
Jade Barbosa ginástica Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / FlaImagem)Jade Barbosa está de volta ao Flamengo depois de quase um ano e meio (Foto: Gilvan de Souza / FlaImagem)
- Já estava com muita saudade. Imagina, entrei aqui com cinco anos. E fiz parte de toda a história. Estava treinando com as meninas e não podia vestir o uniforme (em Três Rios, com a seleção). Nossa, graças a Deus a gente conseguiu acertar. Estou muito, muito, muito feliz. Eu cheguei ali na varanda e pensei: ''Nossa, que saudade deste clube''. Realmente, é uma segunda casa. Engraçado, a gente já estava para fechar contrato, mas falavam “Calma, só mais uma semana”. E eu: “Pelo amor de Deus, eu quero botar o uniforme. Eu quero ir para o Campeonato Brasileiro com o uniforme do Flamengo. Por favor”. Eu já estava com muita vontade de voltar. É muito bom estar em casa. Chegar e ver que o meu nome está na calçada da fama. Realmente, aqui que eu cresci - disse Jade.
Jade Barbosa ginástica Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / FlaImagem)Jade Barbosa assina contrato com o Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / FlaImagem)
Em março do ano passado, ela fez parte do grupo de ginastas que foi dispensado após o clube anunciar o fim do apoio à modalidade. Nomes como Diego e Daniele Hypolito e Sergio Sasaki também se despediram da Gávea. Na ocasião, os novos dirigentes rubro-negros alegaram que houve um déficit de R$ 14,5 milhões no departamento olímpico em 2012 e que o custo das duas equipes juntas chegava a R$ 2 milhões por ano. Eles informam ainda que tentaram, sem sucesso, pedir ajuda a duas esferas do governo e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
- A gente conversou muito quando foi mandado embora. O que realmente a gente ficou chateado foi do jeito que foi, mas a gente nunca deixou de ser Flamengo. Eu, pelo menos, nunca tive problema nenhum com o Flamengo. Acho que foi só um mal-entendido pelo jeito que foi feito. Mas passou. Eu tenho 17, 18 anos de Flamengo. É muito tempo. Acho que isso não afeta esse tempo todo. Mesmo assim, a vontade de voltar e de estar aqui de novo era tanta. Sempre deixei bem claro que nunca teria problema em voltar se fosse conversado, se a gente entrasse em um acordo – explicou a ginasta.
Jade Barbosa chega desta vez para ser modelo de referência e exemplo para as atletas de base do clube, como Rebeca Andrade, umas das principais promessas. Enquanto o ginásio da Gávea não fica 100% pronto e aguarda aparelhagem, a equipe rubro-negra permanece no centro de treinamento de Três Rios. A atleta volta a treinar de perto com o técnico Ricardo Pereira, do Flamengo, que a conhece desde a infância.
- Quando eu saí, as meninas eram bem pequenas. Um ano na ginástica faz muita diferença. Eu voltei e elas até acharam estranho quando voltei lá para Três Rios, porque a gente tinha ficado um ano longe e elas mudaram muito. Mas estou me dando superbem com elas, acho que elas e eu estamos acrescentando muito no treino. Vem uma equipe muito forte para 2016, e o Flamengo tem 90% da seleção. Estou muito feliz de fazer parte dessa história, ainda mais como Flamengo. As meninas estão muito felizes, e eu mais ainda. Não consigo nem falar direito - disse, emocionada.
Jade Barbosa ginástica Flamengo (Foto: Amanda Kestelman)Com camisa personalizada, Jade Barbosa comemorou voltar a vestir as cores do Flamengo (Foto: Amanda Kestelman)


No ano passado, Jade Barbosa estava treinando no Centro de Excelência de Ginástica, o Cegin, em Curitiba. Recentemente, estava treinando em Três Rios, que também é base da seleção. Aos 23 anos, ela foi medalhista em dois campeonatos mundiais: no individual geral, em 2007, e no salto, em 2010. Ela disputou os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, mas ficou fora de Londres 2012 por divergências com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). De volta ao Flamengo, ela comemora voltar a ter suporte para focar apenas nos treinamentos.
- Quando fiquei um ano fora, me desestabilizei, me machuquei. Voltar e saber que você vai estar em casa, que vai ter gente para te acolher, receber, que você vai ter um ginásio, que você vai ter uma estrutura, faz toda diferença. O atleta consegue só treinar, o atleta não tem que estar preocupado com outras mil coisas. E realmente a gente está com todo suporte. É todo processo certo para, em 2016, a gente conseguir a primeira medalha da ginástica feminina – destacou a atleta.
O contrato de Jade é até o fim deste ano, já que foi feito através do projeto de incentivo ao esporte. A intenção é seguir renovando com a atleta. Na próxima semana, ela já compete no Campeonato Brasileiro, em Aracaju. Depois, no Pan-Americano de Ginástica, no Canadá, e no Mundial da China. A atleta se mostrou confiante e enalteceu o trabalho do técnico russo Alexander Alexandrov, que está desde o ano passado no comando da seleção feminina.
- O Alexander chegou e está fazendo a gente acreditar muito. Tenho certeza de que o Brasil vai ter uma ótima colocação. Não tem escapatória.
Dirigente vê Jade como símbolo e espera ginásio pronto em setembro
O vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, Alexandre Póvoa, comemorou o retorno de Jade Barbosa. Para o dirigente, a ginasta é considerada um símbolo de um processo de reconstrução do esporte olímpico rubro-negro.   
Jade Barbosa, ginástica artística, Flamengo (Foto: Amanda Kestelman)Jade foi considerada símbolo da reestruturação dos esportes olímpicos (Foto: Amanda Kestelman)
- Aquele incêndio no ginásio (em novembro de 2012) acabou sendo simbólico. A ginástica artística do Flamengo teve que dar uns passos para trás, para dar alguns para a frente. Hoje nós temos uma Lei de Incentivo, a ginástica artística é totalmente sustentável no Flamengo. Os atletas estão começando a voltar, atletas de alto nível.  A gente está cumprindo o que a gente prometeu. O ginásio sendo reconstruído, em setembro a gente vai ter equipamentos cedidos pelo COB, uma equipe forte de volta. Aquele sonho de fazer esporte olímpico sem dinheiro, com dinheiro do futebol, era uma coisa que não era boa para ninguém. Graças a Deus estamos conseguindo fazer isso aos poucos. A ginástica artística é a primeira junto com judô, esportes aquáticos. O basquete já é uma realidade. Para nós, a volta da Jade é uma alegria muito grande.
Por enquanto, a equipe de ginástica do Flamengo permanece treinando em Três Rios. De acordo com Póvoa, o ginásio Claudio Coutinho deve voltar a receber os atletas em setembro, já com novos equipamentos que serão cedidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
- O ginásio reabriu mês passado, mas ainda com equipamentos emprestados pela Prefeitura. A gente deve acabar o ginásio provavelmente nos próximos 45 dias. Acredito que em setembro você tenha o ginásio pronto, em alto nível para as atletas estarem voltando.
O esporte olímpico do Flamengo espera receber mais investimento neste ciclo. Além de investimentos previstos para uma nova arena do judô e em um projeto de um ginásio de basquete, o clube trabalha a possibilidade de remontar uma equipe de natação. 
- A piscina é um grande desafio que a gente tem ainda. Estamos com a Lei de Incentivo aprovada, estamos com um dinheiro da Lei Pelé que deve entrar no segundo semestre. A ideia é que a gente remonte uma equipe de natação, de uma forma autossustentável. Isso tudo é a profissionalização do clube inteira. Temos o Marcelo Vido (diretor de esportes olímpicos), que basicamente toca tudo isso no esporte olímpico do Flamengo, e temos uma baluarte da ginástica artística do Flamengo, a Luísa Parente (gerente de ginástica do clube), que foi a primeira grande campeã de ginástica artística do Flamengo, tocando tudo isso - completou.

Com Taffarel e Mauro Silva, Dunga anuncia comissão técnica da Seleção

Ao lado do coordenador Gilmar Rinaldi, treinador confirma ex-goleiro como preparador. Campeão em 1994, ex-volante será auxiliar "pontual" nos primeiros jogos

Por Rio de Janeiro
taffarel ex-goleiro (Foto: Getty Images)Taffarel trabalhou como olehiro de Dunga na Copa de 2010 (Foto: Getty Images)
O técnico Dunga e o coordenador Gilmar Rinaldi anunciaram, na tarde desta quarta-feira, a nova comissão técnica da seleção brasileira. Titular nas Copa de 1990, 1994 e 1998, Taffarel está de volta. Ele será o preparador de goleiros, cargo que vinha exercendo no Galatasaray, da Turquia. Taffarel colaborou com Dunga em 2010, como olheiro na Copa do Mundo. O cargo de auxiliar-técnico será de Andrey Lopes, que trabalhou recentemente com o treinador no Internacional.
Outro atleta campeão da Copa do Mundo de 1994, Mauro Silva também fará parte da comissão técnica.
- Abrimos um leque de profissionais de várias partes do país para trabalhar. Trouxemos alguns campeões do mundo para a Seleção ter um DNA de campeão, para transportar essa experiência e qualidade - disse Dunga, durante o anúncio, no site da CBF.
No entanto, segundo Gilmar Rinaldi, o ex-volante será um auxiliar-técnico pontual para os primeiros amistosos. A CBF pretende convidar ex-jogadores para colaborar em determinados jogos.
-  Vamos chamar jogadores que já foram campeões do mundo para termos este DNA em nossa equipe. Queremos que este profissional seja sempre o nosso olho crítico, apontando aquilo em que podemos melhorar - revelou Gilmar Rinaldi.
O preparador físico Fábio Mahseredjian também foi confirmado. Ele vai substituir Paulo Paixão, que deixou a seleção brasileira com a antiga comissão técnica. Quem segue na Seleção é o médico Rodrigo Lasmar, do Atlético-MG.
Mauro Silva tour da taça rio branco (Foto: João Paulo Maia)Campeão ao lado de Dunga em 1994, Mauro Silva vai ajudar nos primeiros jogos (Foto: João Paulo Maia)

Com Dunga, Gilmar Rinaldi, Taffarel e Mauro Silva, quatro tetracampeões da Copa de 1994 fazem do novo comando da seleção brasileira. Curiosamente, na semana passada comemorou-se 20 anos da conquista nos Estados Unidos.

Dunga foi confirmado como novo técnico da seleção brasileira nesta terça-feira. Ele retorna ao comando da equipe após quatro anos. Sua primeira convocação nesta nova fase será no dia 25 de agosto, quando ele chamará atletas para os amistosos contra Colômbia e Equador, nos dias 5 e 9 de setembro, respectivamente, nos EUA. 
Nova comissão técnica da Seleção
Coordenador técnico - Gilmar Rinaldi
Técnico - Dunga
Assistente técnico - Andrey Lopes
Assistente técnico pontual - Mauro Silva
Preparador físico - Fabio Mahseredjian
Preparador de goleiros - Claudio Taffarel
Médico - Rodrigo Lasmar
Fisioterapeuta - Odir de Souza
Administrador - Guilherme Ribeiro
Assessor de comunicação e imprensa - Vinicius Rodrigues
Analista de desempenho tático - Fernando Lázaro Alves
Chefe de segurança - Moacyr Alcoforado
Massagista - Sergio Luís Oliveira
Roupeiro - Manuel Carvalho de Souza
Roupeiro - Waldecir Leandro do Nascimento

Ney Franco deixa o Flamengo, e Luxemburgo vai assumir a equipe

Ex-atacante Deivid será o auxiliar técnico, enquanto Antonio Mello retorna para a preparação física do time rubro-negro. Luxa treina o time a partir desta quinta-feira

Por Rio de Janeiro
3380 comentários
Três dias após a goleada sofrida por 4 a 0 para o Internacional, Ney Franco foi demitido do Flamengo. Desde que retornou ao clube para sua segunda passagem, o comandante não venceu. A equipe entrou em campo sete vezes, com quatro derrotas e três empates. Vanderlei Luxemburgo assumirá o comando rubro-negro a partir desta quinta-feira. Ele assinará contrato até dezembro de 2015.

- A gente não podia demitir o Ney antes de encontrar o nome ideal. E o Luxemburgo é um consenso no clube - disse o diretor de futebol Felipe Ximenes.
vanderlei luxemburgo flamengo x potosi (Foto: AP)Luxemburgo foi demitido em 2012, após perder queda de braço com Ronaldinho (Foto: AP)

A diretoria rubro-negra, em seu site oficial, confirmou a saída de Ney Franco, que tinha compromisso até o fim do próximo ano, e a chegada do novo comandante. O preparador físico Alexandre Lopes e o auxiliar técnico Éder Bastos também deixaram o clube.
Essa será a quarta passagem de Luxemburgo pelo Rubro-Negro. O ex-atacante Deivid será auxiliar técnico do treinador. Antonio Mello será o preparador físico e já participa do treino desta quarta-feira à tarde, no Ninho do Urubu. A estreia da nova comissão será no clássico deste domingo, contra o Botafogo, no Maracanã, às 18h30. O time está na lanterna do Brasileiro, com apenas sete pontos.
Luxemburgo não trabalha desde novembro do ano passado, quando foi demitido do Fluminense na reta final do nacional com o clube na zona do rebaixamento. Sua última passagem pela Gávea foi entre 2010-2012, quando venceu o Carioca de 2011. Antes, passou em 1991 e 1995, sem conquistas.
Há dois anos, Luxa foi demitido do clube em fevereiro ainda na gestão de Patricia Amorim após perder queda de braço com Ronaldinho Gaúcho, então astro da equipe. Porém, em maio, o meia-atacante entrou na Justiça e deixou o clube alegando atrasos no pagamento.
Queda anunciada
Ney Franco vinha sendo muito pressionado. Correntes dentro do clube questionavam o fato de a equipe não ter apresentado padrão de jogo mesmo após um mês de treinamentos durante a paralisação para Copa do Mundo e ter sido presa tão fácil para o Internacional. As opções táticas do treinador também vinham sendo questionadas internamente, assim como os improvisos realizados diante de Atlético-PR e Internacional. Somente nas duas últimas partidas, após a parada para Copa do Mundo, o treinador utilizou 18 jogadores e mudou o esquema do 3-5-2, muito trabalhado no período sem jogos, para o 4-4-2.
Ney Franco no treino do Flamengo (Foto: Marcos Tristão / Agência O Globo)Ney Franco teve passagem de resultados muito ruins pelo Flamengo (Foto: Marcos Tristão / Agência O Globo)

Na última terça-feira, o diretor executivo Felipe Ximenes concedeu entrevista no Ninho do Urubu, na qual disse que o momento era de “clareza na tomada de decisões”. O dirigente falou sobre Ney Franco e o garantiu no cargo.
Ney Franco agradece à diretoria rubro-negra
Ney Franco, em nota oficial divulgada por sua assessoria de imprensa, adotou discurso ameno. Agradeceu aos diretores rubro-negros e afirmou que a decisão pela saída foi feita em comum acordo com o clube.
- Gostaria de agradecer à diretoria, que acreditou no meu trabalho e sempre me deu todo respaldo necessário. Quero agradecer também aos jogadores, com os quais nunca tive nenhum tipo de problema. Todos demonstraram empenho nos momentos difíceis, mas não conseguimos, juntos, os resultados. Infelizmente, as vitórias não vieram e tivemos de interromper o trabalho. Tomamos a decisão em comum acordo, juntamente da diretoria, após reunião. Desejo toda sorte ao Flamengo, clube de grande história no futebol, e agradeço pela oportunidade.

Com Al Capone e Pinochet, oposição denuncia fraude eleitoral; Peixe rebate

Grupo diz que nomes fictícios teriam sido supostamente inseridos por uma empresa e seriam usados no pleito do fim do ano. Clube afirma que inscrições estão bloqueadas

Por Santos, SP
174 comentários
Santos documento denúncia (Foto: Lincoln Chaves)Documento contendo a denúncia foi entregue à Polícia Civil (Foto: Lincoln Chaves)
A Terceira Via Santista, um dos grupos de oposição do Santos, protocolou nesta quarta-feira, na Polícia Civil, um pedido de instauração de inquérito para investigar uma denúncia de que seis mil carteiras frias de supostos associados "fantasmas" teriam sido emitidas para fraudar a eleição presidencial do clube, marcada para dezembro. A diretoria confirma a existência de inscrições irregulares, mas afirma que esses sócios não têm condições de voto (veja abaixo).
Muitos dos supostos sócios fantasmas têm nomes fictícios como o do ex-ditador Augusto Pinochet e do mafioso Al Capone, além de personagens como Vito Andolini, o Don Corleone do filme "O Poderoso Chefão". Até o ex-jogador paraguaio Edgar Baez, famoso no clube por sua deficiência técnica, no fim dos anos 90, foi incluído entre os "eleitores", com carteirinha e tudo.
A denúncia foi apresentada em entrevista coletiva na sede da Terceira Via, em Santos. Além de integrantes do grupo, compareceram representantes da Associação Santos Sempre Santos e da Resgate Santista, também oposicionistas.
- O artigo nono do estatuto social diz que a proposta de admissão pode ser feita por qualquer associado. Em tese, esses sócios foram indicados por outro sócio cadastrado. A proposta de admissão com as devidas informações é submetida à divisão de Inquérito e Sindicância do Departamento Jurídico. Caso o parecer seja pelo indeferimento, deverá ser fundamentado ao parecer do Comitê de Gestão. Não basta se cadastrar no sistema, tem de passar pela aprovação do Jurídico - disse Orlando Rollo, presidente do Conselho Deliberativo da Terceira Via.
Segundo o conselheiro, os documentos chegaram ao grupo em um envelope anônimo com uma carta supostamente escrita por um ex-funcionário da CSU - empresa responsável pelo cadastro de sócios do clube e envio das carteiras.
Carteiras associados Santos denúncia (Foto: Lincoln Chaves)Carteiras de "associados": Don Corleone, Baez, Al Capone, Alexandre Nardoni e Pinochet (Foto: Lincoln Chaves)
Ainda de acordo com Rollo, as emissões das carteiras terem sido feitas em novembro do ano passado seria estratégica, já que era o mês limite para que interessados em votar na eleição do clube pudessem se associar. O estatuto do Alvinegro prevê o voto de santistas com ao menos um ano como membro do quadro associativo. Ou seja: segundo ele, os donos dessas supostas seis mil carteiras estariam aptos a participar do pleito de 2014.
- É como se a eleição começasse seis mil a zero para a situação, pois eles teriam seis mil nomes cadastrados - reclamou Rollo, acusando a situação de ter fraudado a emissão de carteiras.
Mais cauteloso, Leandro Weissmann, advogado da Terceira Via, cobra investigação.
- Não estamos acusando ninguém, mas pedimos a investigação policial e interna, no Santos, dos fatos e da autoria - resumiu.
Os oposicionistas, por fim, pediram o recadastramento dos sócios do clube e defenderam que a eleição seja feita de maneira convencional: ou seja, com votos na Vila Belmiro e na subsede de São Paulo. Nesta quinta-feira, está prevista a votação, no Conselho, da possibilidade de votação online. Algo que é duramente contestado pelos grupos de oposição.
- O sistema online pode até ser seguro, mas a base de dados dos associados, não - disse Rollo.
dirigente admite irregularidade

Paulo Schiff, presidente do Conselho Deliberativo do Santos, informou que, desde abril, o Santos realiza o recadastramento dos associados. Segundo ele, na reunião do último dia 10 de junho foi apresentado que seis mil associados, dentre os cerca de 60 mil do clube, estavam com alguma situação irregular. Deles, afirmou Schiff, cinco mil já tiveram o caso solucionado e, dentre os mil ainda irregulares, 49 se encaixam na categoria de "nomes pitorescos". O dirigente garantiu que esses mil ainda irregulares já estavam bloqueados e não têm condição de voto.
- Há três meses, o Santos contratou um recadastramento para verificar se os seus 60 mil sócios existem. Deste universo, cerca de seis mil tinham alguma irregularidade. Ou a pessoa faleceu, ou há algumas incompatibilidades, erros de grafia... Cinco mil foram sanados. Outros mil ainda não, dentre eles esses supostos cinco. Isso foi apresentado em 10 de junho. E naquela época esses nomes já estavam bloqueados - declarou Schiff.

Questionado sobre a finalidade de quem criou essas carteiras falsas, o presidente do Conselho do Santos respondeu:

- (As carteiras) Podem ter sido forjadas até para compra de ingressos, não sabemos, mas está tudo bloqueado. Contratamos o recadastramento para verificar a situação de cada associado. A carteirinha pode até ser obtida, mas não se consegue votar. O CPF pode existir, mas o nome não bate com o número. Quando os dados não batem, o sócio é chamado para fazer o recadastro, e só pode voltar se apresentar os documentos corretos. Eles (sócios irregulares) não têm nenhuma chance de votar (na eleição) - afirmou.
nota oficial esclarece situação

Horas depois da denúncia feita pela oposição, a diretoria do Santos soltou uma nota oficial de esclarecimento sobre o caso.
Veja na íntegra:
Em reunião informal realizada pela Comissão Eleitoral com os Conselheiros, em 10/06/14, no Conselho Deliberativo do Santos FC,e com representantes da Superintendência Administrativa, Tecnologia e Informática e Comunicação do Clube essas irregularidades foram apresentadas. Foi.explicado que o SERASA havia sido contratado desde fevereiro para fazer uma verificação rigorosa do cadastro de sócios do clube. A finalidade é atualizar informações como nomes, CPFS, endereços, e-mails e dar baixa nos cadastros das pessoas que já morreram. O cadastro atualizado garante algumas receitas importantes do clube e também permite aos associados aproveitarem uma série de vantagens de ser Sócio-Rei. Além disso, o cadastro atualizado será também peça fundamental na eleição de dezembro. Nesse trabalho de checagem, em um universo de cerca de 60 mil associados, foram encontrados 49 nomes cadastrados, onde o CPF não batia com os nomes. Nesse grupo constavam as carteiras de sócios "fantasmas" apresentadas hoje à Imprensa pela Associação Terceira Via. Esses 49 nomes estão bloqueados desde fevereiro e março deste ano. Além disso, cerca de 6 mil associados apresentaram problemas de informação. Desses aproximadamente 5 mil tinham erros de grafia no nome e endereço e já foram sanados. Restaram cerca de 1 mil que ainda estão sendo investigados para checar diferenças entre CPFS e nomes, podendo inclusive ser de associados que usam o mesmo CPF para seus filhos e dependentes ou de sócios muito antigos da época que ainda não havia CPF. Todos eles serão convidados a se recadastrar, conforme foi divulgado na reunião do dia 10/06/2014. A reunião, que foi gravada, está há mais de um mês à disposição do público nosite do Santos FC:

Todas as carteiras abaixo tem como data de cadastro: 26/11/13

Alphonsus B. Capone, Bloqueada desde 20/02/14
Vito A. Andolini, Bloqueada desde 10/02/14
Edgar F.B. Fernandez, Bloqueada desde 28/02/14
Alexandre A. Nardoni, Bloqueada desde 05/03/14
A.J.R Pinochet, Bloqueada desde 17/02/14

No mais, o Clube esclarece que todas as informações referentes à Eleição devem ser tratadas ou pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Schiff, ou pelo presidente da Comissão Eleitoral, Ricardo Campanário".

Ariano Suassuna deixa paixão pelo Sport como marca de sua trajetória

Apesar de paraibano, relação com o clube pernambucano se intensificou desde
a mudança para o Recife, em 1937. Escritor e dramaturgo não resistiu a um AVC

Por Recife
107 comentários
Um dos maiores romances de Ariano Suassuna foi vivido, não escrito. A morte do escritor e dramaturgo, aos 87 anos, põe fim a uma relação de amor que brotou ainda na infância, no início dos anos 30, e o acompanhou pela vida inteira. O Sport Club do Recife foi parte importante da vida do paraibano.

Ariano deu entrada no Hospital Português às 20h desta segunda-feira e passou por uma cirurgia depois de sofrer uma hemorragia cerebral, mas não resistiu e faleceu nesta quarta-feira. A saúde estava debilitada desde agosto de 2013, quando foi vítima de infarto e, posteriormente, aneurisma cerebral.
Nascido em João Pessoa, mudou-se para o Recife dez anos depois, em 1937. Na capital pernambucana, incentivado pelo irmão Marcos, jogador de basquete do Sport, alimentou ainda mais o sentimento de torcedor nutrido desde menino, no sertão da Paraíba.  Nos últimos tempos, costumava aparecer vestido com o tradicional traje vermelho e preto, batizado pelo próprio de “Sport Fino”.

Ariano fazia questão de destacar a importância do clube em sua vida. E não aceitava que alguém colocasse o Sport em segundo plano.
ariano suassuna sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Ariano Suassuna tinha uma relação de amor com o Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
- Discordo de quem disse que dentre as coisas menos importantes da vida, a mais importante é o futebol. O Sport, para mim, é - e sempre foi - uma das coisas mais importantes na minha vida – relatou o escritor, em conversa com o GloboEsporte.com, em 2012.
Frequentador assíduo da Ilha do Retiro, Suassuna guardava duas vitórias sobre o Corinthians como as mais marcantes na trajetória pessoal como torcedor. A primeira, no dia em que subiu o alambrado, na década de 50, para comemorar um triunfo por 2 a 1, em um amistoso contra o Timão. A segunda, e mais emblemática, foi final da Copa do Brasil, em 2008. Enquanto Corinthians e Sport se preparavam para a decisão da partida, cerca de 35 mil pessoas ovacionaram o escritor que, emocionado, chegou a comparar aquele dia ao do lançamento de uma de suas obras mais conhecidas, o Auto da Compadecida.
- Quando o primeiro tempo acabou em 2 a 0, foi aí que tive mais medo ainda, mas depois fomos tomados por uma alegria incrível. Fui direto para casa, mas confesso que demorei muito a dormir, tomado pela emoção, que foi semelhante ao lançamento do "Auto da compadecida", em 25 de janeiro de 1957, no Rio de Janeiro. Na ocasião, todas as peças que nos antecederam foram vaiadas, mas nós fomos aplaudidos, aclamados pelo público. Senti o mesmo que uma vitória do meu Sport – disse o escritor, em entrevista ao GloboEsporte.com, em 2012.
Sempre bem-humorado, Ariano não perdia a oportunidade de provocar os rivais. O escritor gostava de brincar com os torcedores de Náutico e Santa Cruz.

- Sou rubro-negro dos pés à cabeça. Brancos só os cabelos, que já estão caindo - chegou a afirmar.

Tanta devoção fez o clube eternizar a ligação com o dono da cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, ao lançar, em 2013, uniforme inspirado no Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna com o objetivo de disseminar a arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Convidado para o evento de lançamento, o poeta foi tratado como um pop-star pelos torcedores e relembrou uma das suas célebres frases sobre a relação com o Sport: "Felicidade é torcer pelo Sport".
Dias antes do evento, Ariano Suassuna, que ganhou notoriedade por seus romances, como “O Auto da Compadecida”, “Uma Mulher  Vestida de Sol” e “Fernando e Isaura”, deixou uma mensagem.

- Agora, estando ou não no estádio eu estarei presente em espírito, através da camisa do Sport.

Sport prepara homenagem

Abalado com a morte do escritor, o presidente do Sport, João Humberto Martorelli, decretou luto oficial de três dias e disse que o clube fará uma homenagem especial para aquele que, segundo mandatário rubro-negro, foi um dos mais representativos torcedores do Leão da Ilha.

- Lamentamos muito o falecimento de Ariano, que sempre levou o nome do Sport por onde andou. Está decretado luto oficial e estamos preparando algo para homenageá-lo. Logicamente faremos algo no próximo jogo (contra o Paysandu, quarta-feira), mas isso não basta. Pela representatividade que ele tinha, temos que fazer algo especial, que mostre a importância dele para o Sport.