quinta-feira, 12 de junho de 2014

Em turnê do UFC, José Aldo e Leo Santos torcem pelo Brasil nos EUA

Lutadores acompanham vitória da Seleção sobre Croácia em cantina mexicana de Los Angeles e fazem alegria dos torcedores brasileiros no local

Por Direto de Los Angeles
5 comentários
Aficionado por futebol, José Aldo não estava no país durante o primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, mas deu um jeito de assistir à partida em território amigável. O lutador, que está em Los Angeles (EUA) em turnê de promoção do UFC 176, que acontece no dia 2 de agosto na cidade, acompanhou a vitória por 3 a 1 sobre a Croácia em uma cantina da cidade e rodeado por fãs conterrâneos.
- Eu preferia estar em casa, rodeado de amigos, mas não tem jeito, né? É a primeira vez que assisto a um jogo do Brasil em Copa do Mundo fora de casa, mas estou aqui. Tenho que torcer, né? É estranho ver a narração em inglês, eles não passam tanta emoção, mas vai dar Brasil hoje - disse o campeão peso-pena do UFC, que estava acompanhado do campeão do TUF Brasil 2, Léo Santos, seu companheiro de equipe.
FOTOS: lutadores de MMA torcem pela Seleção Brasileira pelo mundo
José Aldo Brasil x Croácia (Foto: Evelyn Rodrigues)José Aldo assiste ao Brasil x Croácia coberto por uma bandeira do Brasil, ao lado de Léo Santos (Foto: Evelyn Rodrigues)
O manauara estava enrolado em uma bandeira brasileira e não tirava os olhos da TV. Entre um palpite e outro sobre o que o time deveria fazer para melhorar, ele atendeu os fãs, tirou fotos e brincou com o desempenho dos jogadores:
- Puxa vida, que azar do Brasil nesse primeiro gol da Croácia. Mas o importante é que foi gol do Marcelo, então mesmo contra quem abriu o placar foi alguém da Seleção (risos) - brincou.
No momento do pênalti duvidoso marcado em Fred, que resultou no segundo gol do Brasil, Aldo fez piada com os jogadores do ataque:
- O Hulk deveria ser lutador de MMA, o cara é forte pra caramba! Mas o Fred, esse deveria ser ator (risos). Ele perdeu o domínio da bola e caiu sozinho. Não foi nada... O Neymar não tem culpa e vai marcar, olha lá - disse, pouco antes de Neymar cobrar o pênalti e marcar 2 a 1 para a Seleção.
Mosaico José Aldo e Léo Santos mma (Foto: Editoria de arte)José Aldo e Léo Santos sofreram, mas comemoraram com os torcedores na cantina (Foto: Editoria de arte)
O gol de Oscar fechou a festa verde-e-amarela e deixou o lutador empolgado para fazer o mesmo em sua revanche contra Chad Mendes, no UFC 176.
- A gente sempre se empolga. Esse clima de Copa dá sim um ânimo para ir lá e fazer igual. Dia 2 de agosto, o Brasil também vai entrar em campo comigo. Sei que a torcida vai me apoiar onde eu estiver e eu não vou desapontar. Só tem uma coisa, pois eu vou curtir a Copa treinando. Querendo ou não, eu luto logo depois da Copa, então eu tenho que treinar todos os dias. Mas é claro que eu vou parar para ver os jogos da Seleção, porque isso é a paixão de todo brasileiro e eu sou mais um apaixonado pelo futebol. Eu vou dar essa escapada para ver os jogos, mas o resto eu vou treinar, porque vou ter um desafio grande pela frente. Quanto ao meu coração de torcedor, ele está tranquilo, pois sabe que o Brasil tem tudo para conquistar a Copa do Mundo. Se Deus quiser, não tem como a gente não ganhar essa Copa. Acho que não tem nada a ver quando as pessoas ficam falando que está comprado ou não. O Brasil vai ganhar no futebol, a energia está fluindo muito bem em todos os jogadores, a alegria de todo o grupo está na mesma sintonia e eu acho que o Brasil vai  ser campeão com certeza - finalizou.

Dana White aprova Anderson Silva x Nick Diaz: "Por que eu diria não?"

Presidente do UFC nega que tenha negociado a realização do combate com os dois lutadores, mas se mostra interessado e pondera categoria de peso

Por Vancouver, Canadá
2 comentários
A equipe de Anderson Silva considera Nick Diaz um bom adversário para a volta do brasileiro ao octógono. Diaz já afirmou que só deixa sua aposentadoria do MMA se for contra Silva, Georges St-Pierre ou o atual campeão dos pesos-meio-médios do UFC, Johny Hendricks. E Dana White, presidente do Ultimate, deu sua bênção à luta nesta quinta-feira, durante coletiva de imprensa do UFC 174, em Vancouver, Canadá.
- Anderson quer enfrentar Nick. Nick quer enfrentar Anderson. Por que eu diria não? Se isso é o que é preciso para fazer Nick lutar de novo... Sei que (a equipe de Anderson) quer, então veremos o que acontece - afirmou o dirigente, de acordo com o site "MMA Fighting".
Montagem Anderson Silva e Nick Diaz UFC (Foto: Editoria de Arte)Anderson Silva e Nick Diaz mostraram interesse em combate entre si; Dana aprova (Foto: Editoria de Arte)
Apesar da afirmativa, White negou que esteja se movimentando para marcar o combate ou que tenha conversado com as duas partes sobre isso. O "Spider" está em processo de reabilitação após sofrer uma lesão dura na perna esquerda no UFC 168, em dezembro do ano passado.
- Anderson não vai voltar até dezembro, de qualquer forma. Fim deste ano ou começo do ano que vem, pode ser qualquer um dos dois - explicou White.
Outra questão que ainda precisa ser debatida é o peso em que o combate seria disputado. Diaz luta no peso-meio-médio (até 77,1kg), mas já fez apresentações no peso-médio (até 83,9kg). Anderson já lutou no meio-médio e também no peso-meio-pesado (até 93kg), mas fez a maioria de suas lutas na carreira no peso-médio.
- Eu acho que seria difícil para Anderson bater 77,1kg. Alguns anos atrás, ele dizia que conseguiria, mas não sei agora. Ele não está ficando mais jovem - analisou o presidente do UFC.

Repórter e modelo, musa chilena encara calor de Cuiabá e prevê vitória

Jhendelyn Núñes recebe carinho de torcedores de seu país durante chegada da seleção do Chile na cidade sede da estreia da Copa

Por Cuiabá
Cerca de 50 torcedores do Chile fizeram uma animada recepção para o ônibus de sua seleção em Cuiabá, sede da estreia chilena na Copa, nesta sexta-feira, diante da Austrália. No meio de fãs eufóricos, uma chamava atenção em especial. Modelo e repórter do Canal 13 do Chile, Jhendelyn Núñes encarou a alta temperatura e o sol forte do Mato Grosso usando um modelito do uniforme de ''La Roja'' customizado. Sorridente, atendeu aos fãs e pedidos de fotos durante a chegada de sua equipe no hotel Hits Pantanal.
- Estou muito contente com o carinho que recebi aqui no Brasil. Feliz com esse momento e agradecida aos brasileiros.  Me surpreendi muito pela atenção que tenho recebido aqui. Estou muito feliz - vibrou.
Jhendelyn Núñes do Chile em Cuiabá (Foto: Christian Guimarães)Jhendelyn Núñes, musa chilena, tirou o fôlego dos torcedores no Mato Grosso (Foto: Christian Guimarães)

Sobre a partida diante dos australianos, Jhendelyn se mostrou muito otimista. A musa aposta em uma vitória tranquila da seleção de seu país na partida de estreia.
- Chile ganha de 3 a 0. Dois gols de Alexis (Sanchez) e outro de Pinilla - arriscou o palpite da modelo de 25 anos.
Repórter Chilena com torcida (Foto: Christian Guimarães)A modelo fez a festa dos torcedores chilenos em Cuiabá (Foto: Christian Guimarães)

Após a estreia de “La Roja” em Mato Grosso, contra a Austrália, às 19h (de Brasília, 18h no horário local) desta sexta-feira, o Chile vai encarar a atual campeã Espanha no Maracanã, em 18 de junho. Em seguida, encerra a sua participação na primeira fase diante da Holanda no dia 23, na Arena Corinthians, em São Paulo.
Repórter Chilena com torcida (Foto: Christian Guimarães)Jhendelyn é sucesso total com a torcida chilena (Foto: Christian Guimarães)

Jhendelyn Núñes do Chile em Cuiabá (Foto: Christian Guimarães)Jhendelyn Núñes foi o centro das atenções durante todo o jogo (Foto: Christian Guimarães)

Circo? Felipão rebate croata, elogia Oscar e exalta São Paulo: "Incrível"

Técnico responde insinuação do treinador adversário sobre favorecimento ao Brasil em pênalti duvidoso na abertura da Copa do Mundo: “Temos cinco títulos mundiais”

Por São Paulo
238 comentários
Niko Kovac, técnico da Croácia, foi veemente em sua reclamação sobre o duvidoso pênalti em Fred na vitória do Brasil por 3 a 1, na estreia na Copa do Mundo. Felipão, por outro lado, chegou na entrevista coletiva afirmando que concordava com a penalidade depois de ver muitas vezes o replay. Mas o treinador do Brasil não gostou de saber que o croata disse que se "continuasse assim o Mundial viraria um circo”.
- Nós temos cinco títulos mundiais. Talvez tenham organizados cinco circos mundiais. Nunca tivemos Pelé, Garrincha, Tostão, Nilton Santos... E nunca tivemos Neymar. Entendo perfeitamente a manifestação do meu colega. Entendo, respeito. Acho que, pelo resultado, se manifestou dessa forma, coerentemente eu também me manifestaria. Mas não vejo favorecimento nenhum. É uma coisa que vai ficar dito aí, traduzido, e não adianta a gente ficar traduzindo aqui. Ganhamos de 3 a 1, normal, tudo bem - rebateu.
A contestação de Felipão ao técnico croata iniciou e fechou a entrevista pós-vitória da seleção brasileira. Quando chegou ao auditório da Arena Corinthians, o comandante da Seleção já havia pedido a palavra para falar sobre o pênalti – quando o lance ocorreu, a partida estava empatada em 1 a 1.
- Milhões não viram o pênalti? O juiz viu pênalti. A arbitragem é do árbitro, mas nós também achamos que foi pênalti.
Nem só do pênalti se fez a coletiva de Felipão em São Paulo. O técnico também elogiou Oscar, uma das estrelas da partida ao lado de Neymar, e a torcida paulista.
- O Oscar é um menino bom, puro, bonzinho, que todo pai queria ter como filho – resumiu o técnico.
Felipão Scolari Brasil e Croácia (Foto: Agência EFE)Felipão orienta a Seleção no jogo contra a Croácia (Foto: Agência EFE)
Sobre a torcida, Felipão nem mesmo precisou ser questionado. Também pediu a palavra para agradecer o apoio incondicional dos torcedores.
 - Os torcedores que estiveram aqui foram fantásticos, incríveis... Foi inacreditável o apoio que recebemos aqui em São Paulo. Se existia algo de que a Seleção não era apoiada em São Paulo, nunca mais vão dizer isso – acrescentou o treinador brasileiro.
Confira outros trechos da coletiva de Felipão
DO QUE NÃO GOSTOU
O que não gostei, vou falar com eles primeiro, não com vocês. Eu tenho que cuidar do grupo primeiro.

CROÁCIA

Se pudesse fazer aposta em quem classifica no grupo, classificaria essa equipe. O cruzamento deles é perfeito, a bola vai entre goleiro e zagueiro e qualquer erro pode ser um gol contra. Não sei como o David não estudou a rede do Júlio. Foi sorte. É a qualidade deles. A gente tem que elogiar também.

Oscar gol Brasil contra Croácia (Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)Oscar gol Brasil contra Croácia (Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)
OSCAR
Oscar não ia jogar para quem? Havia a discussão para vocês, aqui não teve discussão nenhuma. O nosso scout depois do jogo, nós vimos, mostrou que Oscar foi o que mais roubou bolas, o que também mais criou pelo lado direito, teve dribles e muitas jogadas que foi espetacular. É esse jogador, nós sabemos, não iria desaprender, iria continuar acreditando. Neymar ganhou o prêmio de melhor do jogo, mas se houvesse outro prêmio deveria ser dado ao Oscar. Eu não tinha dúvidas. Ele é esse jogador que mostramos hoje. O Oscar é um menino bom, puro, bozinho, que todo pai queria ter como filho. Ele não tem raiva nenhuma, ele fica quietinho no canto dele. Ele não quis calar ninguém. Eu falei para ele: não esqueça que tu estás me devendo um gol. E depois do jogo ele me falou que a dívida estava paga.

PESO EMOCIONAL

O peso de não ter sentido o gol partiu da torcida. Ontem a noite, eu não pude ir para o meu quarto normalmente, porque tive que fazer um trabalho diferenciado com alguns jogadores que poderiam sentir o peso de jogar hoje. Usei tudo que foi dado como informação pela Regina (Brandão, psicóloga), que hoje de manhã esteve conosco de novo. Nós somos mais experientes, mais velhos, mais vividos. Ontem tive que fazer um trabalho mais cansativo do que qualquer treinamento. Mas quem mais influenciou foi o nosso torcedor. Nunca mais vocês vão falar que São Paulo não ajuda.

TERCEIRA COPA

A primeira pelo Brasil, estreamos no sufoco 2 a 1 da Turquia. A segunda, com Portugal, foi 1 a 0 contra Angola. Todo mundo achava que a gente iria passar por cima. E hoje a mesma coisa. Copa do Mundo é diferente. Quando a gente toma o primeiro gol, o impacto para assimilar é um pouco mais difícil. Mas a medida que o tempo foi transcorrendo, a gente via que iria fazer um gol. A nossa pressão já era excelente, a forma de jogar tinha mudado. Eu sentia que precisava empatar para respirar.

ESTADO FÍSICO DO GRUPO
Nada grave, nenhum problema. Se fosse examinar hoje, o próximo jogo, todo mundo jogaria. Mas tem alguns, dois ou três, com cansaço, com gelo no joelho ou na panturrilha, como o Thiago. Acho que não vamos ter nenhum problema. O Hulk iniciou o jogo vindo de uma dificuldade maior nos treinos de anteontem e ontem. Mas temos que bater palmas, foi um leão até o momento que deu.

EVOLUÇÃO
A dúvida que a gente tinha, vocês, eu, era o poder de reação de um grupo jovem como o nosso. Fora dos padrões normais que sempre jogamos, tomando gol no começo, e hoje evoluímos um pouquinho mais em relação a nossa experiência para o futuro. Vamos ter que evoluir, assimilar alguns golpes que vamos tomar.

NEYMAR
Minha participação é normal, quando eu coloco um jogador em campo é porque ele tem qualidade. Ontem à noite numa reunião com os três capitães, sobre como poderíamos jogar, falamos sobre o Neymar. Ele era cobrado por não fazer gol na Seleção, e na Copa das Confederações ele fez um gol com três minutos. Agora tinha a história que o camisa 10 da seleção não faz gol em Copa. E hoje fez dois. Eles me falaram: "A gente quer o Neymar feliz jogando bola, o resto nós sabemos. O sr. passe a ele que nós vamos jogar para ele, que fique tranquilo, que a gente vai ajudá-la. Ele não precisa que vocês cobrem que ele seja o melhor do mundo. Ele tem que jogar pelo Brasil, e foi o que ele fez hoje. Quando conversamos com o Neymar falamos para ele: "Pensa no Brasil, melhor do mundo é consequência, é para daqui a um ano, daqui a dois anos". Ele deixou isso de lado.

FESTA
Queremos que as pessoas que vierem ao Brasil sejam bem tratadas, respeitadas. Uma coisa ou outra vai acontecer em qualquer lugar do mundo. As pessoas que querem criticar, vão criticar normalmente. Vamos mostrar o que podemos oferecer como turismo, como carinho, como país. Eu fico feliz porque este área da cidade [Itaquera] não era tão vista como foi vista hoje, e isso é um dado interessante para o nosso Brasil. E tomara que seja visto com bons olhos.

Técnico croata detona a arbitragem na estreia: ridículo e circo

Niko Kovac afirma que Fifa precisa seguir ser slogan de respeito: "Se alguém viu pênalti em qualquer lugar do estádio, que levante a mão"

Por São Paulo
1277 comentários
 
O técnico da Croácia, Niko Kovac, bateu forte na arbitragem após a derrota de sua seleção para o Brasil, por 3 a 1, na partida de abertura da Copa do Mundo. O treinador ficou especialmente contrariado com o pênalti assinalado sobre Fred e convertido por Neymar, que significou o gol da virada no placar.

- Se alguém viu pênalti em qualquer lugar do estádio, que levante a mão. Eu não consigo levantar a mão. Não acredito que aquilo tenha sido pênalti. É ridículo. Infelizmente, o árbitro estava fora de sua categoria. Não gosto de culpar a arbitragem, mas me culpo por não ter enfatizado isso na entrevista coletiva de ontem.

Kovac também citou a Fifa em seu protesto.

- O slogan da Fifa é de respeito. Temos que respeitar os dois times. Isso foi ridículo. Se continuar assim, vai virar um circo. Eu preciso dizer isso e espero que as coisas melhorem.
Apesar de bater forte no árbitro japonês Yuichi Nishimura, Kovac fez elogios ao futebol apresentado pela seleção brasileira e isentou Fred de culpa no lance do pênalti.

- Foi uma vitória justa do Brasil, é preciso reconhecer. E o Brasil não precisa de nenhuma ajuda, está cheio de jogadores excelentes, e eles não têm culpa da arbitragem. Também não posso culpar Fred, pois ele fez o que todos tentam fazer, é do esporte. Mas quero que as regras sejam seguidas para ambos os lados.
Niko Kovac técnico Croácia jogo Brasil (Foto: AFP)Niko Kovac durante jogo contra o Brasil: técnico detona arbitragem, mas reconhece superioridade brasileira (Foto: AFP)

Emoção no hino, delírio com Neymar e vaias a Dilma: torcida abraça Seleção

No Dia dos Namorados, brasileiros reforçam caso de amor com a equipe de Felipão na virada sobre a Croácia, mas não poupam presidente. Camisa 10 é ovacionado

Por São Paulo
129 comentários
 
O Dia dos Namorados é a data ideal para celebrar o amor. Não haveria dia melhor, então, para a torcida brasileira reforçar sua paixão pela Seleção. Sem vaias e contrariando o rótulo de região mais crítica do País, os torcedores de São Paulo e do restante do mundo que foram à Arena Corinthians deram apoio ao time de Felipão na vitória por 3 a 1 de virada sobre a Croácia, pela abertura da Copa do Mundo. Mas nem tudo foi alegria: antes de a bola rolar e durante o jogo a presidente Dilma Roussef foi duramente hostilizada.
Decisivo com dois gols, sendo um deles de pênalti, Neymar saiu ovacionado de campo, substituído por Ramires nos minutos finais. Cenário bem diferente do encontrado no Morumbi na sexta-feira passada, quando a Seleção venceu a Sérvia por 1 a 0, e o craque foi vaiado - após o jogo, chegou a reclamar da postura de parte dos torcedores.
A emoção tomou conta da Arena Corinthians no hino nacional. Assim como durante a Copa das Confederações, o time se abraçou no gramado e cantou junto com a torcida toda a canção, incluindo o fim da segunda parte, cortada pela Fifa. Tal atitude deixou os olhos do veterano Julio César e do capitão Thiago Silva cheios de lágrimas.
- O hino sempre me emocionou, mas hoje foi um dia diferente de todos os outros da minha vida. Mundial, capitão da Seleção, a ansiedade e o nervosismo da estreia... Todos falaram, mas nem vi. Não sabia que a câmera estava em mim. É um momento único para todos nos brasileiros. por isso me emocionei no inicio - disse o capitão.
Ainda antes do apito inicial, houve tempo para seguranças do estádio retirarem a faixa de uma torcida organizada do Corinthians no setor Leste.
neymar brasil x croacia (Foto: Reuters)Neymar rege a torcida após marcar: camisa 10 e fãs em sintonia desde a estreia (Foto: Reuters)
Pulsando, o estádio sofreu um baque no gol contra de Marcelo, logo aos 11 minutos. Apesar da tensão quase palpável no ar, a primeira reação foi de incentivo para levantar o time em busca da virada. E o empate não demorou a sair vindo do pé esquerdo de Neymar, aos 28 minutos. A bola beijou a trave do goleiro Pletikosa antes de entrar, para deixar tudo ainda mais sofrido.
No segundo tempo, o ânimo da torcida chegou a esfriar. Tanto que os croatas, em bom número no estádio, chegaram a ser ouvidos. Mas foram abafados quando Fred caiu na área, e o pênalti foi marcado equivocadamente a favor do Brasil. O segundo gol de Neymar, o da virada, levou a torcida ao delírio.
A partir daí, tudo virou festa, mas as vaias para Dilma não calaram. A rápida aparição da presidente no telão comemorando o segundo gol foi prontamente hostilizada pelos torcedores. Nem mesmo o terceiro gol de Oscar, a "ola" nas arquibancadas e até um princípio de "olé" fizeram os brasileiros poupá-la.
No fim sobraram aplausos para a Seleção de Felipão, que reforça o caso de amor entre time e torcida a cada nova partida. Já a presidente deixou a Arena sem nenhum afago dos 62.103 presentes no Dia dos Namorados.
torcida Braisl x Croácia na Arena Corinthians (Foto: AP)Arena Corinthians tomada de amarelo da camisa da Seleção: torcida abraça a equipe na estreia (Foto: AP)

Neymar oferece gols a mãe e Bruna Marquezine no Dia dos Namorados

Craque recebe mensagem de apoio da namorada após comandar a vitória de virada por 3 a 1 sobre a Croácia, na abertura da Copa do Mundo, e afirma: "Só faltou vê-la"

Por São Paulo
40 comentários
 
Neymar não pôde comemorar o Dia dos Namorados ao lado da atriz Bruna Marquezine, mas ela esteve na Arena Corinthians e viu o craque comandar a vitória de virada da Seleção por 3 a 1 sobre a Croácia(confira os gols no vídeo ao lado), na abertura da Copa do Mundo. Com dois gols, sendo um de pênalti, o camisa 10 foi eleito o melhor da partida.

Após o jogo, o atacante ofereceu os gols para Bruna e para a mãe, Nadine. E só lamentou um fato na data especial. Apesar de ela ter ido ao estádio, eles não se encontraram.
Bruna Marquezine na Arena Corinthians ao lado de um amigo (Foto: Reprodução/Instagram)Bruna Marquezine na Arena Corinthians ao lado de um amigo (Foto: Reprodução/Instagram)
- Foi quase perfeito. Só faltou vê-la. Mas faz parte. Ela ela veio ao estádio, viu os gols e ficou muito feliz. Um foi para ela e outro para a minha mãe. Nós trocamos mensagens depois do jogo - disse.
Camisa 10 da Seleção, Neymar recentemente afirmou que nunca havia se separado da atriz da TV Globo, apesar de alguns rumores sobre o fim do relacionamento entre eles.
Durante o período de preparação da Seleção na Granja Comary, antes do início da Copa, Bruna chegou a visitar o namorado em Teresópolis. E é para lá que a Seleção vai, ainda na noite desta quinta-feira, após a partida em São Paulo.
Neymar e Bruna Marquezine no treino da Seleção (Foto: Reuters)Neymar e Bruna Marquezine em treino da Seleção na Granja Comary, antes do início da Copa do Mundo (Foto: Reuters)

A delegação segue se preparando na Granja até domingo, quando embarcará para Fortaleza, onde fará seu segundo jogo no Mundial, contra o México, na próxima terça-feira.

Curtinhas: Wanderlei Silva contrata firma para reunião com comissão

Wilson Reis desce aos pesos-moscas e enfrenta Tim Elliott; Thiago Pitbull encara Jordan Mein; UFC anuncia 10 lutas; Josh Burkman sai do WSOF 11

Por Rio de Janeiro
1 comentário
Wanderlei Silva advogados (Foto: Reprodução/Facebook)Wanderlei Silva posa com os advogados da firma
de Curitiba (Foto: Reprodução/Facebook)
Após ser convocado pela Comissão Atlética do Estado de Nevada para prestar esclarecimentos sobre sua falta a um exame antidoping, o lutador Wanderlei Silva buscou uma firma especializada em Direito Desportivo para representá-lo. O ex-campeão do Pride, de 37 anos de idade, publicou foto nas redes sociais ao lado de advogados do escritório Tetto, Macedo, Mees & Tisi Advogados, baseado em Curitiba, e demonstrou que ainda acredita que pode recuperar seu lugar no card do UFC 175, card em 5 de julho no qual enfrentaria Chael Sonnen.
- Tentando resolver tudo. #ufc175 #warwand #pararnunca #desistirjamais #dontstop #neverquit - escreveu Wanderlei.
Wanderlei Silva é esperado na reunião da comissão na próxima terça-feira, dia 17 de junho. Sonnen também deve comparecer, mesmo tendo anunciado sua aposentadoria na noite desta quarta, pois ainda está sujeito a ações disciplinares - ele recebeu uma licença de lutador da comissão em 17 de maio. Vitor Belfort, que substituiria Wanderlei no combate com Sonnen, foi retirado da agenda após o cancelamento de seu duelo com o americano.
Wilson Reis desce de categoria
O brasileiro Wilson Reis vai estrear no peso-mosca (até 56,7kg) em 23 de agosto, em Tulsa (EUA). O lutador foi anunciado como parte do UFC Fight Night programado para a data, contra Tim Elliott, atual nono colocado do ranking da categoria. Reis tem duas lutas no Ultimate, ambas como peso-galo (até 61,2kg); venceu a primeira, contra Ivan Menjivar, e perdeu a segunda, contra Iuri Marajó, em fevereiro.
O site americano "Philly.com" foi o primeiro a noticiar a mudança e o combate. Outro duelo confirmado pelo veículo envolve o peso-meio-pesado americano Patrick Cummins, que vai encarar Kyle Kingsbury no "UFC: Lawler x Brown", dia 26 de julho, em San Jose (EUA).
Thiago Alves x Seth Baczynski UFC MMA (Foto: Getty Images)Thiago Alves derrotou Seth Baczynski em abril
(Foto: Getty Images)
Thiago Pitbull também em Tulsa
Outro brasileiro que estará em ação em Tulsa é o peso-meio-médio Thiago Alves, o "Pitbull", que terá pela frente o canadense Jordan Mein. Pitbull voltou ao octógono após mais de dois anos parado em 19 de abril, quando derrotou Seth Baczynski por pontos no "UFC: Werdum x Browne", em Orlando. O veterano de 30 anos de idade tem 20 vitórias e nove derrotas em seu cartel, e encontrará outro lutador bastante experiente no MMA. Apesar de ter apenas 24 anos, Mein conta 28 vitórias e nove derrotas na carreira.
Lutas anunciadas
Foi uma quarta-feira movimentada no UFC, com o anúncio oficial de 10 lutas para eventos de julho e agosto. Além das três lutas supracitadas e da estreia de Cláudia Gadelha contra Tina Lahdemaki, confira as outras seis lutas confirmadas nesta quarta:
UFC: Lawler x Brown, 26 de julho, San Jose
Brian Ortega x Mike De La Torre
UFC 176, 2 de agosto, Los Angeles
Danny Castillo x Tony Ferguson
Bobby Green x Abel Trujillo
UFC Fight Night, Bangor, 16 de agosto
Tim Boetsch x Brad Tavares
Jack May x Shawn Jordan
UFC Fight Night, Tulsa, 23 de agosto
Tom Niinimaki x Chas Skelly
Lesões afetam UFC e WSOF
Nem tudo foram lutas confirmadas, porém. Tanto no UFC quanto no WSOF, combates foram cancelados nesta quarta por causa de lesões. O "UFC: Swanson x Stephens", evento do próximo dia 28 de junho em San Antonio, perdeu Johnny Case devido a um problema com um exame de vista. Com isso, o peso-leve Joe Ellenberger está novamente sem adversário para sua estreia no Ultimate; ele já perdeu quatro potenciais oponentes neste card e no UFC 172 por causa de lesões ou remanejamentos.
No World Series of Fighting (WSOF), Josh Burkman foi forçado a deixar sua terceira luta contra Jon Fitch, pelo WSOF 11, no dia 5 de julho, devido a uma hiperextensão no cotovelo. Ele vai precisar de quatro a seis semanas de recuperação. A organização busca um substituto para ele. Fitch já teve Rousimar Toquinho, Jake Shields e Burkman como adversários no card, mas Shields se lesionou e Toquinho pediu tempo para ficar com a mãe, que lida com uma doença.

Canal Combate transmite UFC 174 com exclusividade neste sábado

Confira a programação especial para o evento, que tem os brasileiros Daniel Sarafian e Rafael Feijão em ação e disputa do título dos pesos-moscas

Por Rio de Janeiro
11 comentários
Demetrious Johnson  UFC MMA (Foto: Getty Images)Demetrious Johnson defende seu cinturão no UFC
174, neste sábado (Foto: Getty Images)
Com um card repleto de astros, disputa de cinturão e representantes brasileiros, o UFC 174 chega com exclusividade na tela do canal Combate, neste sábado, direto de Vancouver, Canadá. A transmissão tem início às 19h45 (horário de Brasília), com a pré-hora, e a primeira luta é às 20h. Nesta sexta-feira, a partir das 20h, o canal Combate também transmite a pesagem oficial dos lutadores. A narração do UFC 174 será feita por Rhoodes Lima, com comentários de Carlão Barreto e Luciano Andrade.
Na principal luta da noite, o campeão peso-mosca Demetrious Johnson tenta a quarta defesa de título contra o russo Ali Bagautinov, que chega ao octógono numa série de 11 vitórias. O card também vai contar com dois representantes brasileiros. Rafael "Feijão" Cavalcante encara o americano Ryan Bader entre os meio-pesados, enquanto Daniel Sarafian, fera do primeiro The Ultimate Fighter Brasil, tenta se recuperar contra o japonês Kiichi Kunimoto do revés na sua última apresentação.
Outra atração será o retorno ao evento do ex-campeão peso pesado do UFC Andrei Arlovski, que vai ter Brendan Schaub pela frente. Ao todo, serão 11 lutas transmitidas ao vivo, com exclusividade.
Rafael Feijão (Foto: Ivan Raupp)Rafael Feijão é um dos dois brasileiros em ação no UFC deste sábado (Foto: Ivan Raupp)
No sábado, o canal Combate traz a programação especial "Dia do UFC", com uma série de lutas e programas para aquecer os fãs de MMA, entre eles o "Countdown", que mostra a preparação dos principais astros da noite.
Os assinantes do canal Combate também podem conferir tudo ao vivo através do Combate Play (ainda não disponível em todas as operadoras). Basta acessar o site combateplay.com ou baixar o aplicativo Combate Play.
Confira a programação do canal para sexta e sábado:
Sexta-feira (13/6)
20h: pesagem oficial do UFC 174 (pré-hora a partir de 19h55)
Sábado (14/6)
13h30: UFC Ultimate Insider
14h: UFC Series - Lutas: Brendan Schaub x Mirko "Cro Cop"; Brendan Schaub x Lavar Johnson; Matt Mitrione x Kimbo Slice; Matt Mitrione x Philip De Fries
15h: UFC Series - Lutas: Roland Delorme x Josh Ferguson; Roland Delorme x Nick Denis; Roland Delorme x Edwin Figueroa
16h: UFC Series
17h: UFC Series
18h15: Pesagem Oficial UFC 174 - reprise
18h45: Countdown to UFC 174 - O programa mostra a preparação dos atletas para o UFC 174.
19h45: Pré-Hora UFC 174
20h: Primeira luta do UFC 174
2h: Previsão de término do UFC 174
Confira o card completo:
UFC 174
14 de junho de 2014, em Vancouver (CAN)
CARD PRINCIPAL
Peso-mosca: Demetrious Johnson x Ali Bagautinov
Peso-meio-médio: Rory MacDonald x Tyron Woodley
Peso-meio-pesado: Ryan Bader x Rafael Feijão
Peso-pesado: Andrei Arlovski x Brendan Schaub
Peso-meio-pesado: Ryan Jimmo x Ovince St. Preux
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: Kiichi Kunimoto x Daniel Sarafian
Peso-galo: Valerie Letourneau x Elizabeth Phillips
Peso-galo: Mike Easton x Yves Jabouin
Peso-leve: Kajan Johnson x Tae Hyun Bang
Peso-galo: Roland Delorme x Michinori Tanaka
Peso-leve: Jason Saggo x Josh Shockley

Surdo e mudo, amazonense vence
11ª luta de MMA e emociona torcida

Helderson Filhão, ou "Mudinho", treina desde os 12 anos de idade e supera barreiras da deficiência para seguir o sonho no esporte e ressalta: "Nós também podemos"

Por Manaus
5 comentários
“Ele chegou na minha academia aos 12 anos – hoje tem 26. Cresceu comigo”, inicia o mestre Francisco Nonato, da Ciquinho Top Team, tradicional academia da Zona Centro Sul de Manaus. O treinador, assim como toda a equipe, acolheu Helderson Filhão, ainda menino, quando sonhava em se tornar lutador de MMA. Surdo e mudo desde que nasceu, o amazonense foge à regra, supera barreiras e, principalmente, emociona quem acompanha sua trajetória. Neste último domingo, agregou mais uma vitória ao seu cartel, que já somam 11, e sonha com planos futuros.
Helderson Filhão - Rei da Selva (Foto: Isabella Pina)Mestre Chiquinho (boné preto) recebeu Mudinho quando criança em sua academia (Foto: Isabella Pina)
Sempre acompanhado de um intérprete, “Mudinho”, como é chamado pelos amigos e fãs, conversou com o GloboEsporte.com e relembrou sua trajetória na luta. Com o pensamento fixo de persistência, ele cita superação de barreiras que a deficiência o impôs e incentiva outros deficientes. “Nós também podemos” é o lema.

- A minha vontade, desde pequeno, era entrar em uma grande academia, treinar, e me tornar o melhor possível. Estabeleci meus objetivos e nunca me permiti desistir. Sempre tive muita vontade, e encontrei uma academia que me apoiou, em todos os momentos. Mesmo sendo surdo, eu tenho muita sorte em poder lutar. A verdade é que nós, surdos, temos que persistir. Nós também podemos e, se nos esforçarmos, seremos recompensados – contou.
No último domingo, Filhão lutou contra Edmilson Freitas e venceu por decisão unânime, depois de uma grande luta. Com um jiu-jitsu impecável, Mudinho animou a plateia com a boa performance. O mestre Chiquinho justifica.
- Eu costumo dizer que o jiu-jitsu é uma língua mundial. Para ele, de certa forma, ser surdo ajuda muito. Ele, por exemplo, não tá ligado no barulho e nas conversas da academia. O foco dele é única e exclusivamente para a posição que a gente está ensinando e para o que acontece no treino. Ele sempre foi assim, dede que chegou na minha academia aos 12 anos. Ele cresceu lá dentro, cresceu comigo, e tem um caminho muito bonito pela frente ainda – narrou Chiquinho.
Helderson Filhão - Rei da elva (Foto: Isabella Pina)Helderson venceu a última luta por decisão unânime (Foto: Isabella Pina)
A equipe da academia e a torcida são o alicerce do amazonense e emocionam pela dedicação. Enquanto caminhava para o octógono, Mudinho foi recebido por uma onda de mãos que, ao invés de aplaudir, acenavam e mandavam boas vibrações.
- Não precisamos fazer barulho para ele, então preferimos só mostrar que estamos do lado dele – justificou um dos torcedores.
No corner, durante o intervalo entre os round, Filhão recebia as instruções do intérprete. No apito final de cada round, o árbitro precisava alertar sobre o fim. “Não tenho como ouvir o apito, né?” explicou Mudinho, sempre com bom humor.
Por enquanto, o manauara não tem próxima luta definida. Como se recupera de uma cirurgia e fez sua primeira luta desde então, ele pretende tirar algum tempo para descansar. A promessa, no entanto, é de um retorno breve.

Cláudia Gadelha inaugura peso-palha no UFC em julho, contra Lahdemaki

Lutadora brasileira é anunciada contra finlandesa em evento de Atlantic City

Por Las Vegas
25 comentários
Cláudia Gadelha MMA Invicta (Foto: Reprodução/Instagram)Cláudia Gadelha em sessão de fotos para o Invicta
FC, em 2013 (Foto: Reprodução/Instagram)
A brasileira Cláudia Gadelha e a finlandesa Tina Lahdemaki serão as duas primeiras lutadoras da categoria peso-palha (até 52,2kg) a estrear no UFC. As duas concordaram em se enfrentar no "UFC: Cerrone x Miller", no dia 16 de julho, em Atlantic City (EUA).
O combate foi noticiado primeiro pelo site americano "Fox Sports" e confirmado pelo Combate.com junto a fontes próximas ao Ultimate. Será a primeira luta do peso-palha, segunda categoria feminina acrescentada pelo UFC ao seu elenco, após o sucesso conquistado pelo peso-galo feminino em 2013. A primeira campeã da categoria será determinada através da 20ª temporada do reality show The Ultimate Fighter, que contará exclusivamente com lutadoras da divisão e será filmado a partir de julho em Las Vegas.
Gadelha estava entre as lutadoras cotadas para participar do programa, mas como a atleta potiguar corta muito peso para atuar na divisão, negociou para ficar fora do show e estrear diretamente no UFC. A lutadora de 25 anos de idade é tricampeã mundial de jiu-jítsu e treina na academia Nova União, no Rio de Janeiro, mesmo time do campeão peso-pena do UFC, José Aldo, e do ex-campeão peso-galo Renan Barão. Invicta em 11 lutas de MMA, ela chegou a ser escalada para enfrentar Carla Esparza pelo título da categoria no Invicta FC, em dezembro passado, mas passou mal após a pesagem e precisou desistir do combate.
Em Lahdemaki, Gadelha vai encontrar uma lutadora ainda desconhecida dos fãs de MMA, mas com cartel perfeito de cinco vitórias em cinco lutas, todas em organizações europeias. Seus últimos dois triunfos foram por finalização.
Com a adição da luta feminina, o "UFC: Cerrone x Miller" passa a ter nove lutas confirmadas, seis delas incluindo atletas brasileiros. Confira o card atualizado:
UFC: Cerrone x Miller
16 de julho, em Atlantic City (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-leve: Donald Cerrone x Jim Miller
Peso-meio-médio: Rick Story x John Howard
Peso-leve: Edson Barboza x Evan Dunham
Peso-leve: Gleison Tibau x Pat Healy
Peso-galo: Aljamain Sterling x Hugo Wolverine
Peso-mosca: John Lineker x Alptekin Ozkilic
Peso-pena: Lucas Mineiro x Jim Alers
Peso-leve: Joe Proctor x Justin Salas
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Tina Lahdemaki

Maldonado tem contrato renovado e ganha aumento de salário do UFC

Apesar de derrota para Stipe Miocic em São Paulo, organização reconhece sacrifício de lutador brasileiro para salvar evento final do TUF e o recompensa

Por Manaus
37 comentários
O tamanho do desafio falou mais alto, e a rápida derrota por nocaute técnico para Stipe Miocic em São Paulo não abalou a confiança do UFC em Fábio Maldonado. Muito pelo contrário. Ele teve o contrato renovado após o TUF Brasil 3 Final, realizado em 31 de maio passado, e ganhou aumento salarial da organização. As informações foram confirmadas ao Combate.com pelo empresário do "Caipira de Aço", Alex Davis.
Maldonado aceitou luta contra Stipe Miocic com menos de um mês de antecedência (Foto: Marcos Ribolli)
- O Joe Silva (matchmaker do UFC) me ligou hoje e contou essas novidades. Ele ficou muito grato pelo fato de o Maldonado ter prestado um serviço ao UFC. Ficamos muito felizes. Tinha muita gente falando besteira. Quando o lutador perde, o normal é o salário diminuir, mas com o Maldonado foi diferente, porque ele aceitou subir de categoria e fazer uma luta em cima da hora - disse Davis.
O número de lutas do contrato e o valor do novo salário, no entanto, foram mantidos em sigilo por Alex Davis. Ele afirmou que Maldonado não deve demorar a voltar ao octógono, novamente como peso-meio-pesado, sua categoria de origem.

Comissão atlética chama Wanderlei Silva para prestar esclarecimento

Reunião do dia 17 de junho da entidade de Nevada vai analisar falta a exame antidoping e possíveis ações administrativas contra lutador brasileiro

Por Las Vegas
44 comentários
FRAME - Wanderlei Silva doping (Foto: Reprodução / Youtube)Wanderlei Silva em vídeo de justificativa após falta
a exame antidoping (Foto: Reprodução / Youtube)
O lutador Wanderlei Silva foi convocado pela Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC) para prestar esclarecimentos sobre sua recusa em participar de um exame antidoping surpresa no final de maio. O atleta brasileiro deve comparecer à reunião da entidade em Las Vegas na próxima terça-feira, 17 de junho.
De acordo com o site americano "MMA Junkie", o chairman da comissão, Francisco Aguilar, requisitou a presença de Wanderlei na reunião, mas o lutador ainda não confirmou presença. Mesmo que ele não compareça, Aguilar disse que a comissão vai analisar seu caso e decidir se alguma ação administrativa será tomada. O dirigente não soube informar quais opções de punição estariam disponíveis para a comissão, já que Wand não estava licenciado, nem em processo de pedido de licença, no momento do exame. O novo diretor executivo da NSAC, Bob Bennett, vai ser uma das testemunhas durante a reunião, assim como o coletor de amostras que Wanderlei teria recusado em sua academia em Las Vegas.
Wanderlei Silva estava escalado para enfrentar Chael Sonnen no UFC 175, no dia 5 de julho, em Las Vegas, evento regulamentado pela comissão de Nevada. O brasileiro foi retirado da luta e substituído por Vitor Belfort há cerca de duas semanas, quando foi revelado que ele teria faltado a um exame antidoping surpresa requisitado pela comissão. Wanderlei se justificou em mensagem em vídeo poucos dias depois, e disse ao Combate.com que o coletor apareceu sem identificação e com documentos em inglês para que ele assinasse; o lutador então alegou que precisava da presença de seu advogado por não dominar a língua o suficiente para entender do que tratavam os documentos, e saiu para outros compromissos. Ele afirmou que estaria à disposição para os exames após a final do TUF Brasil 3, no dia 31 de maio, e que tentaria recuperar a luta contra Sonnen.
A reunião do dia 17 de junho deveria incluir todos os personagens do "drama" que envolve esta luta no card de 5 de julho. Além de Wanderlei, Vitor Belfort estava programado para aparecer frente à comissão em seu processo de pedido de licença para enfrentar Sonnen. Porém, a entidade anunciou na noite desta quarta que, após sua luta contra Sonnen ser cancelada e seu nome ser retirado do UFC 175 devido à incapacidade da organização de obter um substituto, retirou Belfort da agenda do encontro. Sonnen, que havia dito na terça-feira que iria apelar do resultado, anunciou sua aposentadoria na noite desta quarta, mas continua na agenda da reunião por estar sujeito a ações disciplinares - ele recebeu uma licença de lutador da comissão em 17 de maio, seis dias antes de passar pelo exame antidoping.

Chael Sonnen anuncia aposentadoria do MMA; Belfort não luta no UFC 175

Lutador americano faz anúncio em telejornal do UFC e encerra carreira aos 37 anos de idade. Brasileiro é retirado do card por falta de adversário

Por Los Angeles
231 comentários
Um dia após ser flagrado com duas substâncias proibidas em seu organismo num exame antidoping surpresa, o lutador americano Chael Sonnen anunciou oficialmente que está se aposentando do MMA. Sonnen fez o anúncio na abertura do "UFC Tonight", telejornal oficial do Ultimate nos EUA, do qual é um dos apresentadores, nesta quarta-feira. Além disso, o programa revelou que Vitor Belfort, adversário de Sonnen no UFC 175, foi retirado do card do dia 5 de julho, porque o UFC não conseguiu encontrar um substituto para o americano.
- Quero tomar esta oportunidade para anunciar oficialmente minha aposentadoria das artes marciais mistas competitivas. Eu me diverti muito. Quero agradecer Roy Pittman. Quero agradecer Dave Sandal. Quero agradecer meu técnico Clayton Hires. Esses caras me ensinaram a perseverar, e ficaram comigo nos tempos difíceis - disse Sonnen.
Chael Sonnen anunciou sua aposentadoria do MMA aos 37 anos de idade (Foto: Evelyn Rodrigues)
Chael Sonnen voltou a falar sobre o resultado positivo para anastrozol e clomifeno no exame surpresa feito pela Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC), e explicou que as drogas, medicamentos bloqueadores de estrogênio, foram receitadas por seus médicos para estimular a produção natural de testosterona - ele sofre de hipogonadismo (deficiência na produção de testosterona). O lutador confirmou que o tratamento funcionou e que sua esposa está grávida do primeiro filho do casal. Todavia, ambas as substâncias são proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada) e pela NSAC, e Sonnen, que alegou "confusão com as regras" na terça-feira, admitiu nesta quarta que deveria ter comunicado a entidade que estava fazendo uso dos medicamentos.
- Eu absolutamente assumo a responsabilidade. O que conversei com Dana White (presidente do UFC) ontem, quando ele falou com Mike Hill (apresentador do programa de TV "America's Pregame"), ele foi muito claro ao dizer, "Chael precisava ter falado com a comissão". Agora eu concordo com isso, e estou muito ciente, assim como minha equipe, que nós precisamos conversar com a comissão. Isso foi um teste fora de competição. Nunca aconteceu comigo. Sou apenas o terceiro atleta na história a passar por isso. Também tem um pouco de expectativa da minha parte que a comissão vai entender que estou fazendo a transição para largar a (reposição de) testosterona, como já falamos várias vezes. No meio-tempo, minha esposa e eu estávamos tendo problemas com fertilidade. Esse é um problema de saúde, e é uma questão de ser um pai e poder viver o próximo capítulo da minha vida. Em nenhum momento houve uma tentativa de enganar o sistema - afirmou Sonnen.
Chael Sonnen se aposenta aos 37 anos de idade, com um cartel oficial de 28 vitórias, 14 derrotas e um empate, incluindo sete vitórias e sete derrotas no UFC. Oriundo da luta greco-romana, disciplina na qual foi vice-campeão mundial em 2000, o lutador de West Lynn, Oregon (EUA), ganhou fama quando desceu aos pesos-médios, venceu três lutas seguidas dentro do Ultimate e passou a fazer campanha por um combate contra Anderson Silva pelo cinturão da categoria. Suas entrevistas, repletas de provocações ao lutador brasileiro e à sua família, amigos e país, ajudaram a atrair atenção para a luta, e sua atuação no primeiro confronto entre os dois, em 7 de agosto de 2010, lhe elevou à condição de um dos favoritos dos fãs do UFC. Na ocasião, Sonnen dominou o até então inatingível "Spider" por quatro rounds e meio, mas foi finalizado com um triângulo aos 3m10s do último round, a menos de dois minutos do fim.
Após a luta, Sonnen teria seu primeiro exame antidoping positivo, para níveis elevados de testosterona. O lutador alegou na época que estava fazendo terapia de reposição de testosterona (TRT) para tratar seu hipogonadismo, e que teria comunicado a Comissão Atlética do Estado da Califórnia, responsável pela regulamentação do combate. Mesmo assim, foi multado e suspenso até o final da validade de sua licença de lutador no estado, em junho de 2011. O "Gângster Americano" voltaria ao octógono em outubro daquele ano e, com duas vitórias seguidas, conquistaria uma segunda chance contra o brasileiro, no UFC 148, em 7 de julho de 2012. Desta vez, porém, foi nocauteado no segundo round. Ao anunciar a aposentadoria, Sonnen agradeceu a Anderson Silva pelas oportunidades.
- Também quero agradecer o oponente mais importante que já tive. Eu não poderia ter chegado aqui sem este parceiro de dança, e é você, Anderson Silva. Obrigado pela oportunidade. Obrigado pelas memórias. Obrigado pelo convite para o churrasco, embora eu não tenha cobrado - declarou o lutador. (A história da rivalidade entre os dois foi contada recentemente num vídeo produzido por Anderson em parceria com Jay-Z).
Anderson Silva Chael Sonnen (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC)Rivalidade com Anderson Silva marcou carreira de
Chael Sonnen (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC)
Depois da segunda derrota para Anderson, Chael Sonnen surpreendeu ao subir para a categoria de cima, peso-meio-pesado (até 93kg) e receber uma disputa de cinturão imediata contra Jon Jones. Ele aceitou substituir seu companheiro de equipe Dan Henderson, lesionado, com cerca de uma semana de antecedência para o UFC 151, em setembro de 2012. Jones, porém, se recusou a enfrentar Sonnen com pouco tempo de preparação, e o evento foi cancelado. Alguns meses depois, o campeão acabou concordando em encarar o "falastrão" ao final da 17ª temporada do reality show "The Ultimate Fighter", em que ambos atuariam como treinadores. Em abril de 2013, a luta aconteceu e Jones venceu por nocaute técnico no primeiro round.
Sonnen venceria pela última vez na carreira em 17 de agosto de 2013, ao finalizar Maurício Shogun com uma guilhotina. Ali, começou o último capítulo de sua carreira: a rivalidade com Wanderlei Silva. Os dois já haviam iniciado uma relação de inimizade em 2010, quando, num traslado de carro para uma ação do UFC, Wanderlei cobrou Sonnen pelas afirmações feitas sobre o Brasil na promoção da primeira luta contra Anderson Silva. A partir daí, os dois passaram a trocar farpas pelas redes sociais e pela imprensa. Uma luta entre eles chegou a ser cogitada para o UFC 167, em novembro de 2013, mas Wand, alegando lesão, não aceitou. Sonnen acabou fazendo o que seria a última luta de sua carreira contra Rashad Evans, e foi novamente nocauteado no primeiro round.
Wanderlei Silva e Chael Sonnen TUF Brasil 3 (Foto: Reprodução/ TUF Brasil 3)Wanderlei Silva e Chael Sonnen chegaram a brigar
no TUF Brasil 3 (Foto: Reprodução/ TUF Brasil 3)
No final de 2013, foi anunciado que Wanderlei e Sonnen seriam treinadores na terceira temporada do TUF Brasil e se enfrentariam ao final do reality show. Ainda durante as filmagens, os dois se estranharam e brigaram dentro da academia que sedia as lutas do programa. O combate, marcado originalmente para o UFC 173, em 24 de maio, foi adiado para o TUF Brasil 3 Final, em 31 de maio, e depois para o UFC 175, em 5 de julho - a última mudança aconteceu por causa de lesões sofridas por Wand na briga entre os dois. Em 28 de maio, todavia, Wanderlei Silva foi retirado da luta e substituído por Vitor Belfort, devido a uma falta a um exame antidoping surpresa requisitado pela Comissão Atlética do Estado de Nevada. Sonnen se submeteu ao mesmo exame em 23 de maio, e o resultado foi revelado na última terça, 10 de junho. A luta com Belfort foi cancelada.
Chael Sonnen não será mais lutador, mas segue como apresentador do "UFC Tonight" e comentarista de estúdio em eventos do Ultimate.
- Quero permanecer dentro das regras. Não as entendo completamente, e tenho que colocar minha saúde em primeiro lugar. Tenho que botar minha família em primeiro lugar. Vai ter um dia em que não terei mais o título de "lutador". Essa é a realidade. Mas não quero jamais que haja um dia em que não tenha o título de "pai" e "marido". Minha saúde vem em primeiro lugar - concluiu Sonnen.