segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Honchak domina Hashi e mantém título do peso-mosca no Invicta FC

Americana é superior por todo o combate e segue com o cinturão do evento

Por Iowa, EUA
Barb Honchak defendeu seu cinturão do peso-mosca (até 57kg) no Invicta FC pela segunda vez neste sábado. Com uma performance dominante sobre a japonesa Takayo Hashi, ela conseguiu o triunfo por decisão unânime (49-46, 50-45 e 50-45), no Invicta FC 9, em Iowa (EUA).
Barb Honchak x Takayo Hashi invicta fc (Foto: Reprodução / Facebook)Barb Honchak defendeu pela segunda vez o título do Invicta FC (Foto: Reprodução / Facebook)
Honchak utilizou seu wrestling para dominar Hashi, que tentou se arriscar nos dois últimos rounds, mas viu seu jogo ser neutralizado com as quedas da campeã, que soube administrar a vantagem que tinha na luta para sair com mais uma vitória.
Esta foi a nona vitória consecutiva de Honchak e a décima na carreira. Ela também tem duas derrotas. Hashi somou seu revés no cartel, além de ter 15 triunfos e um empate.
Apesar de já demonstrar um claro domínio no peso-mosca do Invicta, Honchak terá que tomar a decisão de baixar para o peso-palha (até 52kg) ou subir para o peso-galo (até 61kg), caso pense em ir para o UFC, já que a divisão até 57kg não existe na organização.
Barb Honchak x Takayo Hashi invicta fc (Foto: Reprodução / Facebook)Americana foi superior por todo o combate (Foto: Reprodução / Facebook)

Wand cogita deixar aposentadoria e diz que aceitaria luta com Sonnen

Questionado sobre possível duelo contra o americano, brasileiro afirma que, se rival aceitar, combate pode acontecer no Brasil: "Estou aqui"

Por São Paulo
Wanderlei Silva já não parece mais tão certo de sua aposentadoria. Neste sábado, durante o XFCi 7, realizado no ginásio do São Paulo, o Cachorro Louco já mudou o tom ao ser questionado sobre uma possível volta ao MMA e se colocou à disposição para, enfim, enfrentar Chael Sonnen, caso o americano aceite um eventual duelo entre eles.
- Nesse momento estou sim (aposentado), mas nunca se sabe né? Se ele aceitar, por que não? Estou aqui. Vem que tem - afirmou Wand, em entrevista para a "Rede TV".
Wanderlei Silva e o presidente do XFC, Myron Molotky (Foto: Divulgação/XFC)Wanderlei Silva e o presidente do XFC, Myron Molotky (Foto: Divulgação/XFC)
O presidente do XFC, Myron Molotky, pareceu ter gostado da ideia ao ouvir a declaração de Wanderlei Silva em cima do cage.
- Você está pronto para fazer isso? Vamos fazer - disse.
A luta principal do XFCi 7 foi entre Allan Puro Osso e Ruslan Abiltarov, pelo peso-mosca (até 57kg). O brasileiro foi superior em dois rounds e conseguiu o triunfo sobre o ucraniano por decisão unânime (triplo 29-28), alcançando sua 15ª vitória na carreira.

- Atualizado em

Ronda: "Cris Cyborg deveria ser acusada por tentativa de homicídio"

Campeã dos galos do UFC diz que, se tiver que lutar contra a brasileira, ela o fará. Mas, na sua opinião, Cyborg não merece a chance de enfrentá-la

Por Las Vegas, EUA
Ronda Rousey mais uma vez falou sobre Cris Cyborg. E suas palavras, mais uma vez, foram as mais duras possíveis. Em entrevista ao programa "The MMA Hour" nesta segunda-feira, a campeã dos galos do UFC disparou duramente contra a brasileira, dizendo que Cyborg deveria ser acusada por tentativa de homicídio por ter lutado sob o efeito de doping.
Ronda Rousey Treino Aberto UFC 175 (Foto: Evelyn Rodrigues)Ronda disparou de novo contra Cyborg: "deveria ser acusada por tentativa de homicídio" (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Se a minha luta contra Cyborg vai acontecer ou não? Pouco me importa. Eu luto e acabo com ela. Mas, na minha opinião, ela deveria ser acusada de tentativa de homicídio. Lutar sob efeito de esteroides anabolizantes e o mesmo que lutar com uma arma. A única razão pela qual somos autorizados a lutar MMA é, pela forma como o esporte existe hoje, que ele é seguro. Mas se continuarem a injetar drogas proibidas em lutadores, o esporte ficará cada vez menos seguro, e no dia em que alguém morrer no octógono e seu adversário ou adversária estiver sob efeito de esteroides, estaremos diante do primeiro caso de assassinato no MMA. Esse tipo de coisa pode destruir o esporte para sempre - disse a campeã.
Para a americana, Cris Cyborg não merece ter a chance de enfrentá-la.
- Fico feliz em tirá-la da sua desgraça e também tirá-la do meu esporte, para que ninguém jamais tenha que lidar com ela novamente. É algo que precisa ser feito. MAs, se você me perguntar se eu acho que um grande evento em pay-per-view vale ter a presença de alguém como ela, em um esporte pelo qual eu lutei tanto, a minha resposta é não. Não acho que valha. Se a colocarem na minha frente, eu acabo com ela. Mas ela merece estar na minha frente? Na minha opinião, não.

Cris Cyborg detalha lesão e conta que sofreu concussões no muay thai

Lutadora brasileira diz que ficou dois meses sem treinar após derrota para Jorina Baars no Lion Fight, em março, e espera retornar às lutas em janeiro

Por Rio de Janeiro
Cris Cyborg Lion Fight Muay Thai (Foto: Evelyn Rodrigues)Cris Cyborg em ação pelo Lion Fight, evento de
muay thai, em março (Foto: Evelyn Rodrigues)
Retirada do card do Invicta FC 10, do dia 5 de dezembro, a lutadora brasileira Cris Cyborg publicou um vídeo em seu site oficial nesta segunda-feira em que oferece mais detalhes sobre a lesão que a tirou de ação. Seu fisioterapeuta, Ivan Carmosino, explicou que a atleta sofreu uma ruptura no ligamento talofibular anterior do tornozelo esquerdo.
- Na verdade, a gente está sabendo há uns 15 dias que não vou poder lutar, mas estávamos esperando o Invicta anunciar. Esta lesão, eu fiz antes de ir para a Tailândia (onde estava treinando na Phuket Top Team). Com o Ivan Carmosino, eu tratei, consegui ir para a Tailândia continuar meu treinamento, mas cheguei lá e torci meu tornozelo novamente, num treino de sprint. Continuei treinando, mas tomando remédio para não doer, para poder ficar lá treinando, e, quando cheguei nos EUA para fazer a segunda parte do treinamento, infelizmente meu tornozelo ficou cada vez pior, e o Ivan pediu para eu fazer uma ressonância no meu tornozelo - contou Cyborg.
A lutadora fez um vídeo em português e outro em inglês. No segundo, revelou ainda que tinha ficado dois meses sem treinar após sua luta de muay thai contra Jorina Baars, do Lion Fights, em março, após sofrer concussões no combate.
- Depois daquela luta, tive de fazer ressonância magnética porque tive muitas concussões. O médico disse que tinha de ficar dois meses fora dos treinos, sem treinar nada. Foi duro para mim, mas passei dois meses sem treinar, para recuperar dos estragos que os socos causaram - afirmou.
O fisioterapeuta Ivan Carmosino acrescentou que o tonozelo estava com muitos edemas intra-articulares e que a lesão prejudicaria bastante a preparação e o corte de peso de Cyborg. Ela tenta baixar à categoria peso-galo (até 61,2kg) pela primeira vez, após lutar no peso-pena (até 65,8kg) por toda a carreira, para desafiar futuramente Ronda Rousey, campeã peso-galo do UFC. A brasileira espera voltar a lutar no início de 2015.
- Com certeza, no final de janeiro, vou estar preparada para lutar, ele falou que vou estar bem do meu pé. Espero que dê tudo certo até lá - concluiu Cyborg.

Treinador de Gustafsson revela que Manuwa sofreu lesão em sparring

Inglês esteve na Suécia para se preparar para duelo contra Maurício Shogun e torceu o pé em treino, segundo o técnico do sueco, Alan Finfou

Por Rio de Janeiro
Jimi Manuwa, UFC MMA (Foto: Reprodução)Jimi Manuwa se lesionou durante treino na Suécia
(Foto: Reprodução)
Jimi Manuwa faria a luta principal do UFC Uberlãndia contra Maurício Shogun, mas uma lesão no pé o impediu de seguir no card do próximo sábado. E um brasileiro acabou sendo testemunha de como aconteceu a contusão do nigeriano naturalizado inglês. O lutador estava na Suécia treinando na equipe de Alexander Gustafsson, que tem Alan Finfou como técnico de jiu-jítsu. Segundo Finfou, a torção aconteceu durante um sparring de MMA e foi agravada com a insistência do inglês de seguir treinando.
- Manuwa foi para a Suécia treinar com o Gustafsson, (Ilir) Latifi e todo o time. Eu, como técnico de grappling do time, estava trabalhando com ele. Em uma fatalidade ele lesionou o pé, durante um sparring de MMA. Mas continuou fazendo o treinamento, focado, dedicado e agravou durante uma sessão de wrestling. Ele foi para o hospital, fez ressonância e acusou a lesão. Mesmo assim ele quis continuar treinando. Quando voltou para a Inglaterra, a lesão aumentou e infelizmente teve que sair da luta - revelou, em entrevista ao "Mundo da Luta".
Curiosamente, a última luta de Jimi Manuwa foi justamente contra Gustafsson, que impôs a primeira derrota do inglês. Com a lesão, Ovince St-Preux, que iria fazer o coevento principal contra Francismar Bodão, acabou ganhando a oportunidade de liderar o card com Maurício Shogun, enquanto Bodão ficou sem oponente e foi retirado.
UFC: Shogun x St. Preux
8 de novembro de 2014, em Uberlândia (MG)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Ovince St. Preux
Peso-mosca: John Lineker x Ian McCall
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Alan Jouban
Peso-meio-médio: Cláudio "Hannibal" Silva x Leon Edwards
Peso-palha: Juliana Lima x Nina Ansaroff
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Diego Rivas x Rodolfo "Fito" Rubio
Peso-médio: Caio Magalhães x Trevor Smith
Peso-meio-médio: Dhiego Lima x Pawel Pawlak
Peso-leve: Leandro Buscapé x Charlie Brenneman
Peso-galo: Thomas Almeida x Tim Gorman
Peso-meio-médio: Wagnão Silva x Colby Covington

Ian McCall desafia Demetrious: "Após bater Lineker, quero minha revanche"

Americano usa imagem de primeira luta com atual campeão para provocá-lo e ainda diz que vai "dobrar Lineker e dar o espancamento que ele merece"

Por Rio de Janeiro
Ian McCall x Demetrious Johnson gif (Foto: Reprodução)A imagem usada por Ian McCall para provocar
Demetrious Johnson (Foto: Reprodução)
Adversário do brasileiro John Lineker no "UFC: Shogun x St. Preux" do próximo sábado, em Uberlândia-MG, o peso-mosca americano Ian McCall resolveu voltar suas atenções para o campeão da categoria, Demetrious Johnson. Antes de vir ao Brasil, "Uncle Creepy" foi ao fórum de internet "The Underground", especializado em MMA, para publicar uma provocação ao "Super Mouse", a quem enfrentou duas vezes. Na primeira, parte de um mini-GP para determinar quem disputaria o cinturão inaugural da divisão, um erro de contagem da pontuação resultou no anúncio da vitória de Johnson, mas uma recontagem mostrou que o resultado correto era um empate majoritário, o que demandaria um quarto round de desempate. Os dois se enfrentaram novamente e, desta vez, Demetrious Johnson venceu por decisão unânime.
McCall publicou um curto vídeo com um trecho do terceiro round da primeira luta, em que aparece montado sobre o atual campeão e descarregando golpes no ground and pound, e acrescentou a seguinte mensagem:
"Você lembra disso, não lembra? Quando eu te deitei na lona todo bonito e sensual... Depois de voar 25 horas para o Brasil, dobrar Lineker sobre meu joelho e dar a ele o espancamento que ele merece, eu quero minha revanche.
Eu fui roubado daquele quarto round e isso me tirou um pouco do caminho, mas estou de volta no rumo, espero que você leia isso e veja minha luta com muita atenção, porque esta trilogia vai acontecer, você queira ou não."
McCall vêm trocando muitas provocações com Lineker pelas redes sociais, tentando trazer maior interesse à luta entre os dois, coevento principal da noite. O americano é atualmente o número 3 do ranking dos pesos-moscas, enquanto o brasileiro é o número 6. O vencedor tem boas chances de ser o próximo desafiante ao cinturão de Johnson.
O Combate exibe o "UFC: Shogun x St. Preux" ao vivo e com exclusividade direto de Uberlândia-MG no próximo sábado, a partir de 22h30 (horário de Brasília). O Combate.com acompanha o evento em Tempo Real e exibe em vídeo ao vivo a primeira luta do card preliminar. Na sexta-feira, canal e site transmitem a pesagem oficial do evento às 16h.
UFC: Shogun x St. Preux
8 de novembro de 2014, em Uberlândia (MG)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Ovince St. Preux
Peso-mosca: John Lineker x Ian McCall
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Alan Jouban
Peso-meio-médio: Cláudio "Hannibal" Silva x Leon Edwards
Peso-palha: Juliana Lima x Nina Ansaroff
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Diego Rivas x Rodolfo "Fito" Rubio
Peso-médio: Caio Magalhães x Trevor Smith
Peso-meio-médio: Dhiego Lima x Jorge Oliveira
Peso-leve: Leandro Buscapé x Charlie Brenneman
Peso-galo: Thomas Almeida x Tim Gorman
Peso-meio-médio: Wagnão Silva x Colby Covington

Polonês é substituído por invicto Jorge Oliveira no UFC Uberlândia

Dhiego Lima, que enfrentaria Pawel Pawlak, anuncia mudança através das redes sociais. "Blade" está invicto em sete lutas profissionais no Brasil

Por Uberlândia, MG
lutador Jorge Oliveira Blade MMA (Foto: Reprodução / Facebook)

No ritmo do projeto, Aurora Bello se prepara para Corrida Eu Atleta 10k Rio

Recuperada e cheia de disposição, Apresentadora do SporTV se dedica aos treinos e já percebe resultados no corpo e nas atividades do dia-a-dia

Por Rio de Janeiro
Após anos lutando para engordar, a apresentadora do SporTV Aurora Bello decidiu ganhar peso de maneira saudável. O projeto começou com uma consulta à nutricionista Cristiane Perroni e um encontro com o preparador físico Gustavo Luz. Depois de um período profissional conturbado e uma queda imunológica, a nova meta foi traçada: participar da Corrida Eu Atleta 10K Rio.
Em agosto, a saúde debilitada comprometeu os treinos, menos frequentes do que o planejado. Mesmo à distância, Gustavo e Cristiane foram fundamentais para que Aurora não desistisse. Sob orientação da nutricionista, ela aumentou o consumo de suplementos alimentares, já o preparador físico ajudou psicologicamente, não deixando a motivação ir embora.

Faltando pouco mais de um mês para a prova, que será realizada no dia 9 de novembro, a preparação engrenou. Atualmente a apresentadora se exercita, no mínimo, quatro vezes por semana e se alimenta de três em três horas.
Aurora Bello Eu Atleta (Foto: Luma Dantas)Orientada por Gustavo Luz, Aurora Bello faz a série
de musculação na academia (Foto: Luma Dantas)
- Voltei de viagem há quase um mês e agora consegui pegar o ritmo de treinos. Meu organismo está respondendo muito bem, não tive mais nenhum problema de saúde e a adaptação aos exercícios está sendo ótima. Estou conseguindo me exercitar quase todos os dias da semana. Aconteceu até de eu mandar mensagem para o Gustavo querendo treinar quando deveria estar de folga. Eu faço primeiro o aeróbico, que já é uma preparação para a corrida, e depois vou para a musculação fazer o fortalecimento - conta ela.

A regularidade dos treinos, combinada com o cardápio saudável, já promoveu transformações positivas na vida de Aurora. Além de sentir mais disposição para as atividades do dia-a-dia, ela percebe que as roupas estão mais apertadas.

- Me sinto leve, disposta, saio dos treinos com muita energia para ainda fazer várias outras coisas, o dia esta rendendo muito mais. Antes eu estava sempre sonolenta, não tinha disposição, era difícil manter uma rotina de exercícios. Estou sentindo uma diferença enorme nas roupas também, elas estão mais apertadas. Agora as pessoas estão reparando e comentando comigo, está ficando mais perceptível. Mas ainda não subi na balança, quero o impacto quando fizermos o antes e depois - revela.
Orgulhoso com a evolução da aluna, Gustavo aproveitou o último encontro antes da Corrida Eu Atleta 10k Rio para fazer os ajustes finais na preparação.  Até o desafio, no próximo domingo, o contato entre o preparador físico e a apresentadora será através de mensagens. Antes mesmo da primeira prova, ele já planeja novas competições para a iniciante.
- A Aurora está em ritmo alucinante, é muito bom vê-la assim. Ela está se sentindo melhor, está cada vez mais motivada a continuar praticando atividades físicas e está ganhando disposição para fazer outras coisas. O exercício está ajudando ela de uma maneira geral. Agora vamos ajustar os últimos treinos para chegar na prova firme e forte. Vai ser a primeira prova de muitas que ela vai fazer - diz entusiasmado.

Baseados nos treinos recentes, os dois definiram a estratégia que vão adotar para a competição. A largada terá um ritmo mais tranquilo, e ela vai acelerar o passo à medida que for atravessando o percurso de 5km. Sempre que necessário,  Aurora trocará a corrida pela caminhada, até recuperar o fôlego e retomar o pique.
- Acho que, por ter um objetivo de curto prazo, estou me sentindo motivada. Eu sei que eu tenho a corrida, eu tenho que estar preparada, e a data está chegando. Eu já consigo perceber quando preciso caminhar um pouco para recuperar. Antes eu precisava de muito mais tempo, agora eu já volto a correr mais rápido. Se a corrida fosse amanhã, eu estaria preparada - ela garante.
Nas próximas semanas, você poderá acompanhar a rotina saudável e a evolução da apresentadora Aurora Bello no Eu Atleta. Confira e inspire-se!
Aurora Bello Eu Atleta (Foto: Luma Dantas)No encontro, a apresentadora e o preparador físico definiram a estratégia da corrida (Foto: Luma Dantas)

Organizada briga e sete são presos do lado de fora da convenção de Eurico

Mais de 100 rivais da mesma torcida se confrontam perto do clube tijucano com tiros, facadas e muitos feridos

Por Rio de Janeiro
Enquanto a escola de samba Unidos da Tijuca cantava para o público de mais de 600 pessoas na convenção de Eurico Miranda, uma briga generalizada de torcida organizada do Vasco parou o trânsito do lado de fora no bairro da Zona Norte. Segundo testemunhas, mais de 100 pessoas, armadas com barras de ferro, facas e até arma de fogo, se enfrentaram na porta do clube Vila da Feira, na rua Haddock Lobo, na Tijuca. Sete pessoas foram presas.
Briga Vasco (Foto: Raphael Zarko)Torcedor sai ferido após confusão entre membros de uma organizada (Foto: Raphael Zarko)

O confronto começou por volta das 21h. Com muitas pessoas nos arredores do clube, a principal organizada vascaína, que vive uma disputa de poder em volta das eleições do Vasco - parte apoia Eurico Miranda, outra parte está com Roberto Monteiro -, protagonizou um duelo violento nas ruas da Tijuca. Com correria e até o trânsito fechado, depois de 15 minutos de confronto sete pessoas foram presas. Ainda não há informações sobre feridos, mas testemunhas dizem que muitos saíram machucados.
Nos jogos dentro de São Januário, as facções internas da torcida têm sido separadas por um cordão da Polícia Militar. A próxima partida do Vasco, que estava marcada para o estádio vascaíno, foi transferida para o Maracanã, justamente, por motivo de segurança.

Pacotão da F-1: "tiro" certeiro de Lewis em Rosberg, e pit stop lento de Massa

GP dos EUA é marcado por bela manobra que garantiu vitória de Hamilton, erro de estratégia que custou pódio a brasileiro e corrida de recuperação de Sebastian Vettel

Por Austin, Texas
Após quatro vitórias consecutivas, Lewis Hamilton chegou ao GP dos Estados Unidos em alta, e Nico Rosberg, em baixa. O alemão chegou a ameaçar inverter a ordem ao desbancar o companheiro de Mercedes e faturar a pole position no treino classificatório de sábado. Mas como um bom cowboy do faroeste texano, o líder do campeonato deu um "tiro" certeiro e abateu o parceiro com uma ultrapassagem de tirar o chapéu na 24ª das 56 voltas. A façanha rendeu ao  forasteiro britânico o chapéu de xerife de Austin, cortesia da autoridade local, Mario Andretti, único americano campeão da Fórmula 1.
Único americano campeão de Fórmula 1, Mario Andretti exalta Lewis Hamilton no pódio do GP dos EUA (Foto: Getty Images)Único americano campeão de F-1, Mario Andretti exalta Lewis Hamilton no pódio do GP dos EUA (Foto: Getty Images)

Felipe Massa estava pronto para comemorar seu segundo pódio na temporada, mas uma estratégia contestável da Williams o fez cair do cavalo dando espaço para Daniel Ricciardo da RBR alcançar o terceiro lugar. A prova no Circuito das Américas ainda contou com uma bela corrida de recuperação de Sebastian Vettel com seu "touro mecânico" após largar dos boxes, e uma batida entre Sergio Pérez e Adrian Sutil. Confira os melhores momentos no vídeo acima.
E nessa reta final de temporada, mal dá tempo de os fãs respirarem. No próximo fim de semana, já é hora do GP do Brasil, válido pela penúltima etapa da temporada. Os pilotos já deixaram Austin em direção a São Paulo. E enquanto não desembarcam na capital paulista, você pode relembrar os destaques do GP dos EUA do último domingo:  
momento-chave
Hamilton foi de uma precisão milimétrica na ultrapassagem que lhe rendeu a vitória. Logo na primeira tentativa de assumir a ponta, deu um "tiro" certeiro em Rosberg e não deixou espaços para o companheiro reagir. Mais que a vitória, a bela manobra foi outro forte golpe psicológico no alemão, que já agoniza no campeonato. Assista:

números
Lewis Hamilton se tornou o britânico com mais vitórias na Fórmula 1 (Foto: Reuters)Lewis Hamilton se tornou o britânico com mais vitórias na Fórmula 1 (Foto: Reuters)
Com o resultado, Hamilton chegou aos 32 triunfos na carreira e se tornou o britânico com mais vitórias na história da Fórmula 1, deixando para trás ninguém mais ninguém menos que Nigel Mansell. Agora, o campeão de 2008 está empatado em 5º lugar no ranking dos maiores vencedores da categoria com o espanhol Fernando Alonso (Ferrari). Confira o top 10 dos mais vitoriosos da F-1.
A corrida em Austin também assegurou matematicamente o título do Mundial de Pilotos para um dos dois competidores da Mercedes, já campeã de Construtores. Restando duas provas para o fim da temporada, Hamilton chegou a 316 pontos, contra 292 de Rosberg. Nenhum dos dois pode ser alcançado por Ricciardo, que possui 214. A definição de quem será o campeão, porém, ficará apenas para a última prova, dia 23/11 em Abu Dhabi, que vale pontuação em dobro e dará 50 pontos ao vencedor. Com a diferença de 24 pontos, o britânico não terá a chance de assegurar o título já no GP do Brasil do próximo fim de semana. Por outro lado, com dois segundos lugares, ele garante a taça, mesmo que Nico vença as duas provas.
hoje não
Felipe Massa teve uma boa chance para subir ao pódio pela segunda vez na temporada. Partindo do 4º lugar no grid, o brasileiro ultrapassou o companheiro de Williams Valtteri Bottas logo na largada e caminhava com firmeza para um terceiro lugar, atrás apenas das imbatíveis Mercedes. Mas na segunda rodada de pit stops, Massa e equipe foram surpreendidos, voltando atrás de Daniel Ricciardo, que havia parado duas voltas antes. Confira:

Para o paulista, a parada lenta em razão da demora da fixação de uma das rodas acabou lhe custando o pódio. A Williams também admitiu que a estratégia de pit stops não foi a ideal, creditou a perda de posições a “diversos pequenos fatores” e prometeu avaliar o episódio para não repeti-lo no futuro.  
Felipe Massa nos boxes durante GP dos EUA. Williams demorou no pit stop (Foto: Reprodução/Twitter)Felipe Massa nos boxes durante GP dos EUA. Williams demorou no pit stop (Foto: Reprodução/Twitter)

crash
Veloz, mas ousado demais em determinadas ocasiões, Sergio Pérez se envolveu em mais um acidente nesta temporada, dessa vez na primeira volta do GP dos EUA. O mexicano vinha em décimo quando se precipitou em uma tentativa de ultrapassar Adrian Sutil na curva 15. Checo freou tarde demais, chegou a encostar na Ferrari de Kimi Raikkonen que vinha mais à frente, e acertou em cheio a Sauber do alemão. Ambos abandonaram no acidente. A direção de prova classificou a manobra como imprudente e puniu Pérez com a perda de sete posições no grid no GP do Brasil do próximo fim de semana.

sai da frente
Obrigado a largar dos boxes por ter estourado o limite de cinco motores permitidos na temporada, Sebastian Vettel mirava chegar, pelo menos, em sétimo. E foi isso que conseguiu. A corrida do alemão, no entanto, foi dividida em duas partes.
Na primeira delas, sem conseguir atingir a aderência ideal dos pneus em meio ao tráfego pesado, o tetracampeão teve muitas dificuldades para acompanhar o ritmo dos rivais. Na segunda metade da prova, porém, de cara para o vento, Vettel conseguiu imprimir um ritmo forte, fez diversas ultrapassagens e alcançou a zona de pontuação.
A corrida do alemão contou também com uma tática curiosa. Com a entrada do Safety Car na primeira volta, ele fez duas paradas seguidas nos boxes para se livrar dos jogos de pneus macios, já que todos os pilotos são obrigados a usar dois tipos de pneus na corrida. A estratégia, porém, não teve muito resultado e o alemão ficou preso no pelotão.  
fora da pista
As “nanincas” Marussia e Caterham não participaram do GP dos EUA. Mergulhadas em profundas crises financeiras, ambas as equipes entraram em administração judicial na semana passada e não tiveram condições de embarcar para o Texas.  Apesar de a ausência ser passível de penalidade, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu não aplicar nenhuma punição aos times, que também devem se ausentar das etapas finais enquanto tentam se recuperar financeiramente. Sem as duas equipes, a corrida de Austin teve o grid mais esvaziado da categoria desde o GP de Mônaco de 2005, quando a extinta BAR foi proibida de participar de uma etapa por ter infringido regras relacionadas ao tanque de combustível.
holofotes
As estrelas no Circuito das Américas foram muito além das pinturas às margens da pista. Várias celebridades aproveitaram a presença da Fórmula 1 nos Estados Unidos para prestigiar a maior categoria do automobilismo mundial. Os boxes da RBR foram os mais badalados neste sábado de treino classificatório, com a presença dos atores Keanu Reeves e Pamela Anderson e o jogador de basquete Tony Parker. Na Lotus, quem deu as caras foi o ator Matt LeBlanc. 
Pamela Anderson esbanjou beleza nos boxes da RBR - GP dos EUA (Foto: Getty Images)Pamela Anderson esbanjou beleza nos boxes da RBR - GP dos EUA (Foto: Getty Images)


Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo mostram um volante de Fórmula 1 para Keanu Reeves (Foto: Getty Images)Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo mostram um volante de Fórmula 1 para Keanu Reeves (Foto: Getty Images)

Com lesão na coxa, Léo Moura é vetado para semifinal com Atlético-MG

Lateral-direito precisará de pelo menos uma semana de tratamento e será substituído pelo xará Léo na quarta-feira. Gabriel e Everton ainda serão reavaliados nesta terça

Por Rio de Janeiro
Léo Moura treino Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)Léo Moura apareceu caminhando no Ninho do Urubu nesta segunda-feira, mas não foi a campo (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)
Em meio a muitas preocupações, o Flamengo já tem uma baixa confirmada para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira, no Mineirão. Com uma pequena lesão na coxa esquerda, Léo Moura precisará ao menos de uma semana de tratamento e está vetado pelo departamento médico. Ele será substituído pelo xará Léo, que passou grande parte da temporada no departamento médico, voltou a jogar há duas semanas e teve boa atuação contra a Chapecoense no último domingo.
- Não há expectativa para o Léo Moura na quarta-feira. Já não é um menino, é um jogador de piques e precisa de, pelo menos, uma semana de repouso para poder se recuperar - explicou Antonio Mello, preparador físico do Rubro-Negro.
Léo Moura sentiu a coxa logo após desperdiçar uma cobrança de pênalti contra a Chapecoense e, com um semblante não muito animador, foi substituído por Léo aos 25 minutos (assista no vídeo abaixo).
Em compensação, Vanderlei Luxemburgo ainda pode ter esperança de poder contar com Gabriel e Everton para a partida. A dupla foi a campo nesta segunda, no Ninho do Urubu, e fez um trabalho para soltar a musculatura. Segundo Mello, é preciso esperar mais um dia para reavaliar se os dois terão condição de jogo.
Everton sentiu um problema na coxa esquerda ainda no jogo de ida da semifinal, quarta-feira passada. Já Gabriel saiu de campo domingo no primeiro tempo da vitória sobre a Chapecoense com dores no mesmo local, mas, ao menos, saiu de campo caminhando normalmente ao dar lugar a Eduardo da Silva.

Grupos do Paulistão são sorteados; torneio começa dia 1º de fevereiro

Competição terá o mesmo formato do ano passado, com equipes enfrentando os rivais dos outros grupos. Apenas a final será disputada em sistema de ida e volta

Por São Paulo
A Federação Paulista de Futebol realizou na tarde desta segunda-feira, em sua sede, o sorteio do Campeonato Paulista de 2015. Com o mesmo regulamento deste ano, a competição começará no dia 1º de fevereiro e terminará em 3 de maio. A tabela será divulgada até o fim do mês.
As equipes jogam apenas contra os times dos outros grupos. Os dois primeiros de cada se classificam. As quartas e a semifinal serão em jogo único, enquanto a final será em duas partidas. Em caso de empate nessas fases decisivas, o vencedor sairá na disputa por pênaltis. Os quatro clubes com pior campanha no geral serão rebaixados.
Uma novidade na competição será a inscrição limitada de atletas. Cada clube poderá registrar apenas 28 jogadores. O preço mínimo do ingresso será de R$ 40, mas esse valor pode ser modificado com promoções para sócio-torcedores, por exemplo.
Santos, São Paulo e Palmeiras enviaram seus presidentes ao evento como representantes. Pelo Corinthians, quem esteve foi o vice Elie Werdo, no lugar de Mario Gobbi.
Carlos Miguel Aidar, Odilio Rodrigues, Reinaldo Carneiro Bastos, Marco Polo Del Nero, Paulo Nobre e Elie Werdo  (Foto: Rodrigo Faber)Carlos Miguel Aidar, Odilio Rodrigues, Reinaldo Carneiro Bastos, Marco Polo Del Nero, Paulo Nobre e Elie Werdo (Foto: Rodrigo Faber)

Marco Polo Del Nero, presidente da FPF, falou sobre a competição e espera ter mais público nos estádios.
- Vamos fazer mais um ano em que o torcedor vai se acostumando com a competição, e ao se acostumar ele virá ao estádio. Temos de entender que o futebol é entretenimento, vamos fazer festa. Certamente vai ser um ponto algo no futebol brasileiro - disse.
O Ituano é o atual campeão do torneio. Capivariano, Marília, RB Brasil e São Bento são os times que subiram da Série A-2 no ano passado.
OS GRUPOS DO PAULISTÃO 2015
Grupo 1: São Paulo, Ituano, São Bernardo, Mogi Mirim e RB Brasil
Grupo 2: Corinthians, Ponte Preta, Audax, Rio Claro e São Bento
Grupo 3: Palmeiras, Botafogo, Portuguesa, Linense e Marília
Grupo 4: Santos, Penapolense, Bragantino, XV de Piracicaba e Capivariano
Sorteio Campeonato Paulista (Foto: Diego Ribeiro)Sorteio do Campeonato Paulista foi realizado na tarde desta segunda-feira (Foto: Diego Ribeiro)

Chances: Palmeiras quase livre e briga por vagas na Libertadores se acirra

Possibilidades de queda do Verdão caem de 20% para apenas 3%, enquanto Tigre passa a ter 95% de chances; Santos deixa a disputa por uma vaga no G-4

Por Rio de Janeiro
Tabela chances rebaixamento após rodada 32 - VALE ESSA (Foto: GloboEsporte.com)
A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro aumentou a temperatura nos extremos da tabela. Na parte de baixo, o principal beneficiado foi o Palmeiras, que após a vitória sobre o Bahia viu as chances de rebaixamento caírem para apenas 3% (contra 20% da semana passada). O Sport também praticamente deu adeus às ameaças, e agora contra com o risco de 2% de degola (diante dos 11% anteriormente).
Se a disputa pelo título ficou muito polarizada entre Cruzeiro (85%) e São Paulo (10%), a corrida por uma vaga na Libertadores ganhou novos contornos com mais uma vitória do Fluminense e a derrota do Atlético-MG, igualando as probabilidades dos dois (40%).
Flamengo e Atlético-PR ficaram mais perto de sacramentar suas permanências na Série A. Com as vitórias sobre Chapecoense e Galo, respectivamente, os dois clubes reduziram a menos 1% a probabilidade de queda. Ambos precisam de apenas dois pontos nos seis jogos restantes.
- Se os outros times não andarem, acaba qualquer chance, mas uma rodada ruim pode fazer os dois times aparecerem na lista novamente. A pontuação para se livrar segue em 45, mas ninguém vai se surpreender se diminuir, caso os times lá de baixo continuem não pontuando - explicou o matemático Tristão Garcia.
As derrotas em casa de Criciúma e Bahia deixaram as duas equipes em situação dramática. O time catarinense, que perdeu para o São Paulo, viu suas chances de queda subirem de 85% para 95%. O time baiano, batido pelo Palmeiras, teve o maior aumento de chances de rebaixamento: de 76% para 87%. Os dois farão um confronto de desesperados na 35ª rodada, quando o perdedor poderá até ser rebaixado. (Confira todos os gols da rodada no vídeo abaixo)

Completando o Z-4 estão Botafogo e Coritiba. O empate fora de casa com o Corinthians aliviou um pouco a situação do Coxa, mas nada muito animador: de 62% para 56%. Jogadores e comissão técnica do Bota não negavam antes do jogo contra o Cruzeiro que um empate seria um ótimo resultado. A derrota agravou levemente a situação alvinegra: de 59% para 61%.
Cinco times brigam por duas vagas na Libertadores
Tabela chances libertadores após rodada 32 (Foto: GloboEsporte.com)
Na briga pela Libertadores, são quatro times separados por menos de 10% de chances de integrar o G-4. A rodada deu uma mexida grande entre os times e suas possibilidades. O Corinthians, que empatou em casa, e o Atlético-MG, derrotado fora, viram suas chances diminuir drasticamente. O Timão caiu de 56% para 31%. O Galo, que na última semana estava na terceira posição e tinha 61%, caiu para quinto, com 40%.
As chances do Galo são as mesmas do Fluminense, que praticamente dobrou sua porcentagem com a vitória fora de casa contra o Goiás. Subiu de 23% para 40%. Em terceiro agora está o Internacional, que venceu o Santos fora de casa e aumentou suas chances de 45% para 64%. O Peixe não pode mais alcançar os 66 pontos, que seria o mínimo, na avaliação do matemático, para garantir a vaga, e com isso é considerado fora da briga.
- Os critérios para as probabilidades são os caminhos que os times ainda têm pela frente, por isso o Fluminense está na frente do Atlético-MG. O caminho do Flu é, teoricamente, mais tranquilo. Ninguém irá se surpreender se a pontuação para a Libertadores, que hoje segue em 66, subir para 67. Todos estão pontuando ali na frente - disse Tristão.
 Vale lembrar que a briga por uma vaga na Libertadores pode ter influência da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, com o G-4 podendo virar G-3 ou G-5. Entenda essa situação clicando aqui.
Disputa do título praticamente polarizada
Tabela chances título após rodada 32 - VALE ESSA (Foto: GloboEsporte.com)
Cruzeiro e São Paulo, primeiro e segundo colocados respectivamente, estão praticamente garantidos na Libertadores. O time mineiro tem 99% e o paulista, 92%. Com as vitórias de ambos no fim de semana, a briga pelo título se limita a eles, mas com grande vantagem do atual líder. São 85% de chances do título ficar em BH, as mesmas da última rodada, e 10% de ir para o Morumbi, 2% a mais que na rodada 31.
- As chances do Cruzeiro não mudaram porque a vitória sobre o Botafogo era "obrigação". O Cruzeiro tinha média de 2,33 pontos em casa antes do jogo, e o Botafogo tinha média de 0,33 fora de casa. O Cruzeiro era amplo favorito, por isso não alterou suas chances. O São Paulo jogou fora de casa, mesmo sendo o Criciúma, era fora de casa. A média do Criciúma em casa era melhor que do São Paulo fora, então pode se dizer que foi uma vitória inesperada - afirmou Tristão.
Internacional (2%), Fluminense (1%), Atlético-MG (1%) e Grêmio (1%) ainda aparecem na lista.
Confira os jogos da próxima rodada e a classificação da Série A.

Rivais em semi, Cruzeiro e Santos se destacam por ataques democráticos

Raposa marcou 111 vezes na temporada, enquanto Peixe fez 107 gols. Somando os números das duas equipes, 41 jogadores diferentes balançaram as redes em 2014

Por Santos, SP
Adversários em uma das semifinais da Copa do Brasil, Cruzeiro e Santos têm dois dos ataques mais positivos do país em 2014. A Raposa marcou 111 gols, e o Peixe, 107. O que chama a atenção é a divisão da responsabilidade de balançar as redes. Juntando os números dos dois times, 41 jogadores diferentes (21 pelos mineiros e 20 pelos santistas) marcaram na temporada.
No Cruzeiro, Marcelo Moreno é o artilheiro, com 20 gols, mas outros sete jogadores atacantes também balançaram as redes em 2014: Ricardo Goulart (16), Júlio Baptista (11), Dagoberto (9), Willian (7), Alison (4), Borges (2) e Marlone (1). Ainda assim, o restante dos atletas, mesmo jogando em outros setores, é responsável por quase 40% dos gols cruzeirenses na temporada. A dupla de zaga Dedé e Léo, por exemplo, já marcou 10 gols (cinco cada).
Pelo Santos, o artilheiro é Gabriel, também com 20 gols, e, assim como na Raposa, outros sete homens de frente já foram às redes no ano: Geuvânio (14), Thiago Ribeiro (10), Leandro Damião (9), Robinho (7), Diego Cardoso (4), Rildo (3) e Stefano Yuri (2). O meia Cícero, hoje no Fluminense, ainda encabeça a artilharia dos "não-atacantes", com 11 gols. E tal qual os mineiros, o Peixe também tem seu zagueiro "matador": David Braz, com seis gols.
Montagem Gabriel e Marcelo Moreno (Foto: Editoria de arte)Artilheiros, Gabriel e Marcelo Moreno comandam os ataques de Santos e Cruzeiro (Foto: Editoria de arte)

A democracia também é observada na Copa do Brasil. No Cruzeiro, seis jogadores foram os responsáveis pelos 11 gols da equipe. Marcelo Moreno, com três gols, é o artilheiro, seguido de Júlio Baptista, Henrique e Willian (todos com dois). No Santos, a divisão dos 18 gols marcados (um foi contra) se dá entre oito atletas. Além de Gabriel (cinco gols), também balançaram as redes na competição mata-mata Robinho (4), David Braz (3), Cicinho, Alan Santos, Arouca, Lucas Lima e Rildo (um).
- Aqui houve uma combinação boa, porque o Cruzeiro sempre foi tido como uma academia, com times maravilhosos, que faziam gols. Temos colocado mais jogadores técnicos e os feito entender que podem ajudar na marcação, pois, quando eles tiverem a bola, teremos um time criativo e ofensivo - disse o técnico da Raposa, Marcelo Oliveira.
- O Santos joga para poder vencer, fazer gols. Só precisamos conscientizar a equipe de que, quando não tem a bola, é preciso marcar. Estamos criando boas oportunidades. A questão da competitividade é algo que temos de estimular. É importante que estejam sempre competindo por gols - analisou o treinador santista, Enderson Moreira.

Nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Vila Belmiro, os "democráticos" ataques de Cruzeiro e Santos estarão frente a frente outra vez. À Raposa, basta um empate para ir à final. O Alvinegro precisa vencer por, pelo menos, dois gols. Caso o Peixe vença por 1 a 0, o confronto vai ser decidido nos pênaltis.
Tabela gols Cruzeiro x Santos 2 (Foto: Editoria de arte)


Família de jornalista argentino morto na Copa faz campanha por justiça

Noiva de Jorge López, que perdeu a vida em São Paulo ao sofrer acidente durante perseguição policial, recebe apoio de Maradona, Simeone e Robinho, entre outros

Por Rio de Janeiro
Nos últimos dias, dezenas de jogadores e jornalistas argentinos usaram as redes sociais para divulgar a campanha #justiciaparatopo ("Justiça para Topo"). Diego Maradona, o técnico Diego Simeone, do Atlético de Madrid, e o atacante Di María, do Manchester United, participaram. Atletas de outros países, como o brasileiro Robinho, também tiraram fotos com a frase. A campanha é uma iniciativa da jornalista Verónica Brunati para tentar solucionar dúvidas sobre a morte de seu noivo, Jorge López. Ele faleceu em um acidente de carro em Guarulhos (SP) durante a Copa do Mundo. O táxi em que ele estava foi atingido por um veículo pilotado por bandidos que fugiam da polícia.
Repórter do jornal "Marca" em Madri, Verónica acusa a polícia brasileira de mentir sobre alguns detalhes do caso, como a data da morte, e que não recebeu apoio de nenhuma autoridade brasileira, da Fifa ou do Comitê Organizador Local da Copa (COL). De acordo com Verónica, as armas dos ladrões foram colocadas dentro da mochila de Jorge - e a família só soube disso quando foi buscar os pertences do argentino na delegacia.
Jorge, de 38 anos, estava no Brasil trabalhando para a rádio "La Red" e o jornal "Olé", da Argentina, e o jornal "Sport", da Espanha. Ele morreu em um acidente de carro na madrugada do dia 9 de julho. Porém, na certidão de óbito do argentino consta como 8 de julho - o documento foi emitido pelo Registro Civil das Pessoas Naturais, 1º Distrito, Guarulhos-SP.
Mosaico - justiça para jornalista argentino (Foto: Editoria de arte)Robinho, Maradona, Simeone e Di María participam da campanha pedindo justiça para Jorge López (Fotos: Reprodução)

Jorge era chamado pelos amigos pelo apelido Topo, nome que aparece na campanha criada por Verónica. O repórter foi um dos primeiros a entrevistar Lionel Messi, quando começava no Barcelona, e depois virou amigo do craque. A jornalista afirmou que pretende processar os responsáveis pela morte do noivo. O repórter estava em um táxi que colidiu com um carro usado por três bandidos em fuga da polícia, na Avenida Tiradentes. Ela acusa a polícia de imprudência e de também ser responsável pela morte.

- Entendemos que longe de zelar pela segurança, o proceder da polícia não foi só imprudente como causou a morte do meu marido. Depois do acidente, a polícia correu atrás dos bandidos que se meteram no hotel Íbis armados. Os jornalistas argentinos avisaram que os marginais entraram armados no hotel e a polícia teve uma reação violenta com os jornalistas. Queremos justiça porque ninguém vai devolver a vida do meu marido. Ninguém vai devolver o pai aos meus filhos. Mas acreditamos que quem o matou deve cumprir pena - disse Verónica.
Outra reclamação da noiva é que ninguém da polícia, do governo brasileiro, da Fifa ou do COL teria entrado em contato com a família para dar a notícia da morte de Jorge. Verónica soube do acidente por uma mensagem de Diego Simeone pelo Twitter, oito horas depois da tragédia. Na hora da batida, o jornalista estava com a credencial do Mundial no pescoço, além de ter um cartão com os dados do hotel no bolso, diz ela.
Jorge "Topo" López entrevista o craque argentino Lionel Messi, em foto de 2009 (Foto: Reprodução / Twitter )Jorge López entrevista Messi: amizade com o craque argentino (Foto: Reprodução / Twitter )
- Destruíram minha família. Nós viajamos para o Mundial com meus filhos Agustín, de 5 anos, e Lucia, de 3. Sonhávamos fazer uma grande Copa, crescer profissionalmente e casar no final do ano. E voltei com meus filhos e seu pai em um caixão. Meu filho completou 5 anos no dia do acidente. Enquanto a Argentina disputava os pênaltis com a Holanda, tive que contar para ele que seu pai havia morrido. Foi espantoso. Todos sabiam que seu papai estava morto, menos eles. Até hoje meus filhos me perguntam chorando por que mataram seu papai, por que ficaram sem seu papai. O Mundial é uma lembrança horrível e dolorosa para nós todos - disse Verónica.

Dois dos três assaltantes que provocaram o acidente que matou Jorge estão presos. Mas um está solto por ser menor de idade.
O GloboEsporte.com enviou emails para a Fifa e o COL a respeito do caso e aguarda o retorno das entidades. A Secretaria de Segurança Pública prometeu prestar esclarecimentos sobre o caso até terça-feira.
Justiça para Topo - jornalista argentino (Foto: Reprodução)Imagem compartilhada por Verónica exibe foto de Jorge e da jornalista durante a Copa no Brasil (Foto: Reprodução)

Bandeirinha musa fica surpresa com recepção: "Me senti como jogadora"

Fernanda Colombo é contratada pela Federação Pernambucana de Futebol e
será assistente em jogos do estadual; apresentação deixa auditório lotado

Por Recife
Associar Fernanda Colombo à beleza é algo inevitável. No entanto, em sua apresentação como integrante do quadro de árbitros da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), a assistente fez questão de afirmar que a estética não faz parte das preocupações em seu novo desafio. Envolvida em uma polêmica com o diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, após invalidar um gol da Raposa, ela chega a Pernambuco com um objetivo: voltar a atuar nos grandes jogos.  
- Quando ocorreu o erro não fui afastada do quadro de arbitragem. Na realidade, tive novas experiências na Série D e Série C. Logicamente sai de foco e espero que, em Pernambuco, possa fazer um grande trabalho e evoluir na minha profissão. Sobre a beleza, acho que isso é algo relativo. O meu foco é sempre o meu trabalho e não será diferente aqui.
Fernanda Colombo  (Foto: Elton de Castro)Fernanda Colombo chamou atenção da imprensa e de curiosos ao ser apresentada na FPF (Foto: Elton de Castro)
Aspirante do quadro da Fifa, Fernanda Colombo foi recepcionada pelo presidente da FPF, Evandro Carvalho, que fez questão de mostrar total confiança na capacidade da assistente, mas não escondeu que a contratação foi uma forma de promover o Estado.
- Fernanda é uma excelente profissional e temos total confiança nela. Nesse sentido (qualidade dos árbitros) Pernambuco está sempre atento. No entanto, sabemos que a chegada dela também agrega muito ao marketing do campeonato. Futebol é esporte, mas também é marketing e promover a competição é algo muito importante.  
A promoção citada pelo presidente, no entanto, deixou Fernanda Colombo um tanto quanto surpresa. Ao entrar na sala de entrevistas a assistente brincou com o fato de ter sido recepcionada por vários repórteres.  
bandeirinha Fernanda Colombo, Atlético-MG x Cruzeiro (Foto: Reuters)Após polêmica, Fernanda Colombo passou a apitar jogos da Série C e Série D (Foto: Reuters)
- Quanta gente. Estou me sentindo uma jogadora de futebol. Normalmente, não acontece isso com a gente (árbitros).  
Preocupada em mostrar conhecimento sobre o futebol local, a assistente fez questão de afirmar que sabe da rivalidade entre os clubes e disse não vê problemas em receber cobranças dos dirigentes.  
- Sei que Pernambuco tem um futebol quente. Peguei algumas informações com o pessoal da federação e estou preparada. Sobre os dirigentes, eu já estou acostumada. Não tem muita novidade nisso.  
Escalada para atuar no Campeonato Pernambucano, que começará em dezembro, Fernanda afirmou que pretende morar no estado.  
- Creio que poderei morar aqui. Ainda não agora, mas a minha intenção é morar aqui. Como faço pós-graduação, tenho que tentar conciliar as duas coisas.
Fernanda Colombo (Foto: Ulisses Mendes / Tv Globo)Fernanda Colombo espera reconquistar confiança em jogos do Pernambucano (Foto: Ulisses Mendes / TV Globo)

De papo com Fla ao Le Havre, Adriano diz que carinho pesa mais que dinheiro

Perto de jogar na Segundona francesa, Imperador nega alcoolismo, revela conversa com clube carioca e afirma que não pediu "nada demais" para acertar com novo time

Por Le Havre, França

Adriano está muito perto de tentar, mais uma vez, recomeçar a carreira. Desta vez na Europa, no norte da França, em um clube da Segunda Divisão - o Le Havre -, com um contrato de seis meses e um salário entre R$ 90 mil e R$ 150 mil por mês. Sem brilhar desde a conquista do Campeonato Brasileiro pelo Flamengo em 2009, incluindo passagens decepcionantes por Roma, Corinthians e Atlético-PR, o atacante admite que não está em condições de fazer exigências. Ele diz que chegou a conversar com o presidente do clube carioca, Eduardo Bandeira de Mello, recentemente sobre um possível retorno, mas que não chegou a um acordo e agora sonha com uma despedida vestindo a camisa rubro-negra. Agora, só quer voltar a jogar. E, para isso, deixou de lado exigências dos tempos que o apelido Imperador gerava a cobiça dos maiores times do mundo:
- Eu aceitei vir aqui, conhecer a cidade, o time e não pedi nada demais. Fiz muitas coisas no passado, que não vêm ao caso falar sobre isso agora, e não tenho como pedir muita coisa não. A única coisa que estou pedindo é o carinho do clube, que para mim é mais importante do que o dinheiro, do que qualquer outra coisa – disse o Imperador em entrevista ao GloboEsporte.com no hotel onde ficou hospedado no último fim de semana em  Le Havre, no Alto da Normandia.
adriano imperador frança (Foto: Claudia Garcia)Adriano passeia pela França antes de assinar com Le Havre: Imperador quer perder quatro quilos (Foto: Claudia Garcia)

Além de conhecer o clube que deverá defender a partir de janeiro, Adriano ainda passeou por Deauville no domingo. Uma cidade de praia, frequentada pela elite francesa, com exposições de carros de luxo, casinos, lojas de grife e belos restaurantes como principais atrativos. O futuro presidente do Le Havre, Christophe Maillol, quis mostrar a cidade ao jogador e o brasileiro gostou. Apesar do frio e da distância do Rio de Janeiro, o Imperador disse se sentir bem na França e se mostrou cada vez mais íntimo do dirigente que fala fluentemente português e também é torcedor do Flamengo.
Se eu fosse alcoólatra, nenhum time ia ter coragem de me pegar e eu não estaria aqui agora.
Adriano
Depois do passeio, Adriano aceitou conversar com o GloboEsporte.com sobre esta nova oportunidade para recomeçar a carreira. O atacante abordou aspectos menos cômodos do passado, admitiu erros, negou ser alcoólatra e afirmou que precisa perder peso, mas recusou mais do que uma vez fazer qualquer tipo de promessas neste quase certo regresso aos gramados.
- Com certeza vai haver cobrança, mas não vou prometer aqui nada, porque às vezes acontecem coisas que não dão para você explicar. Quero ter uma responsabilidade maior do que eu que tive nos últimos anos, claro que sim, mas vamos ver. Eu não estou aqui para calar a boca de ninguém.

Dos vários erros que admitiu ter cometido no passado, ainda sublinhou um que acredita ter mudado o rumo da sua carreira de forma negativa: a saída do Flamengo para o Roma em 2010. E revelou uma conversa recente com o presidente Eduardo Bandeira de Mello.
- Foi uma escolha menos acertada ir para o Roma. Eu acho que deveria ter continuado no Flamengo. Eu decidi regressar à Itália pela maneira que eu tinha saído do Inter de Milão. Não era para eu ter saído do Brasil, era para eu ter ficado, porque de repente teria tido um caminho diferente. Conversei com o presidente recentemente, enfim... Foram faladas uma série de coisas que não eram cômodas nem para mim nem para o Flamengo e não chegamos  a um denominador comum.
Nesta segunda-feira, Adriano viajou com o empresário Luca e Christophe Maillol para Paris. Os três vão passear pela capital francesa, encontrar alguns brasileiros do Paris Saint-Germain e participar de um programa do canal esportivo Beinsport. O acordo de seis meses entre o Imperador e o Le Have deverá ser anunciado nos próximos dias, mas o contrato oficial só poderá ser assinado em janeiro, na reabertura da janela de transferências e, sobretudo, após Maillol ter tomado posse do clube.
adriano flamengo apresentação (Foto: Bernardo Monteiro / Vipcomm)Adriano sonha com retorno ao Flamengo para encerrar a carreira (Foto: Bernardo Monteiro / Vipcomm)

Confira a entrevista completa de Adriano ao GloboEsporte.com:
GLOBOESPORTE.COM: Podemos dizer que o Le Havre já é o seu atual clube?
ADRIANO: Estamos definindo as últimas coisas. Conversei com o meu empresário (Luca), que é meu grande amigo acima de tudo, uma pessoa que vem me ajudando bastante nos últimos anos. Ele conversou com o presidente (NR: futuro presidente Christophe Maillol) e a gente ainda vai ter uma conversa para chegar ao acordo final. Mas acho que está bem encaminhado, o presidente é uma pessoa maravilhosa, uma pessoa boa, está tudo certo. Falta pouco e acho que o meu “sim” deve vir antes de eu regressar ao Brasil, porque gostei muito da proposta, do projeto. Está bem próximo, falta pouco.
Quais são as suas condições e exigências para jogar aqui?
Acho que a minha prioridade é voltar a jogar, não tem muito que pedir. Hoje eu tenho de dar prioridade a voltar a jogar, voltar a mostrar o bom futebol e por isso venho dizendo que fora do Brasil você tem mais tranquilidade para trabalhar, focar no trabalho. Eu aceitei vir aqui, conhecer a cidade, o time, não pedi nada demais, porque também fiz muitas coisas no passado, que não vêm ao caso dizer agora, e não tenho como pedir muita coisa não. A única coisa que estou pedindo é o carinho do clube, que para mim é mais importante do que o dinheiro, do que qualquer outra coisa.
Adriano, qual é o seu objetivo agora em regressar à Europa. Qual é o caminho que você quer seguir?
adriano roma dellafiore cesena (Foto: agência AFP)Roma foi o último grande clube de Adriano na Europa (Foto: agência AFP)
Se eu assinar pelo time, eu vou voltar ao Brasil, ficar uma ou duas semanas para depois voltar para cá o mais rápido possível, para que eu possa estar em janeiro já no nível dos jogadores e tentar jogar. O objetivo é esse, chegar e treinar o mais rápido possível para ajudar o time a subir à Primeira Divisão.
Você ainda pensa representar um grande da Europa?
O objetivo é chegar a um grande time de novo, é isso. Mas a caminhada ainda está começando, tenho de trabalhar bastante para que eu possa, no futuro, ir para um grande clube ou ficar mesmo por aqui. Eu não me importo com isso. Se eu estiver bem num lugar, eu fico. O importante é a felicidade, que sempre importou e importa muito para mim. Eu sei que tenho de batalhar bastante, já tem três meses e meio que eu saí do Atlético-PR. Não é que eu esteja parado como estava antes, mas não estou treinando.
Você está preocupado com a sua forma física?
Agora eu não estou tão preocupado como antes de ir para o Atlético-PR. Porque realmente naquela época eu estava parado há quase dois anos e tinha de ter um pouco mais de paciência, mas hoje estou mais tranquilo, porque tenho feito várias coisas no Brasil.
O seu peso é sempre motivo de dúvidas e preocupações. Como é que está o seu peso agora?
Sempre tenho que perder. Quando eu saí do Atlético-PR, eu estava bem fisicamente. Mas o pessoal tem de entender que manter peso não é só ir para a academia. Treinando em um clube, com uma equipe, é completamente diferente. Todo o mundo pega nesse calo. Eu fiquei alguns meses parado e é claro que não estou no meu peso ideal. Mas eu estou me sentindo muito bem, não estou pesado como estava antes, há cerca de dois anos. Agora, eu engordei uns quatro quilos, mas vou perder isso fácil com treinamento, não vai me impedir de nada.
A sua imagem ficou muito desgastada nesses últimos anos da sua carreira no Brasil?
Olha, eu não tenho que prometer nada para ninguém. Dentro de campo todo o mundo sabe o que eu posso fazer. Fora de campo, eu cometi alguns erros, mas não esquento para o que os outros falam. Estou aqui. E agora daqui para a frente vai ser a minha vida. Espero poder fazer o melhor, não importa o passado. Se eu tive erros, todo o mundo já teve e eu tenho de aprender para não fazer mais. É dessa forma que eu estou pensando e espero que o pessoal pense dessa forma também. Nunca neguei nada para ninguém, sempre tive coragem de dizer tudo o que já fiz na minha vida, nunca menti, por isso estou tranquilo para seguir em frente.
adriano corinthians botafogo-SP  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Adriano não conseguiu repetir no Corinthians o sucesso que teve no Flamengo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Nesses dias, você disse à imprensa francesa que a sua imagem está manchada? Tem necessidade de limpar?
Como jogador de futebol, dentro de campo, não. Mas, como disse, passei por dificuldade nos últimos anos, por uma série de coisas que me fez exagerar em alguns momentos e, por isso, é óbvio que todo o mundo vai cobrar de mim e sou cobrado até hoje. Entendo, sou homem para dizer que errei, mas quem nunca errou? Bate no peito quem nunca errou! Passei algumas dificuldades, não consegui me conter em alguns momentos, mas isso não me atrapalha em nada, eu nunca vou guardar uma coisa para dentro de mim, isso faz mal, eu nunca menti, não vou mentir, tenho a minha família que me dá suporte, os meus amigos, jogadores em todos os clubes por onde passei que sabem a pessoa que eu sou. Isso não vai-me incomodar, tenho minha educação, o que importa é ser o Adriano que eu sou.
Eu não estou aqui para calar a boca de ninguém.
Adriano
Mas você sente necessidade de demonstrar que é uma pessoa capaz de ser profissional?
É difícil de falar. Com certeza vai haver cobrança, mas não vou prometer aqui nada, porque às vezes acontecem coisas que não dão para você explicar, quero ter uma responsabilidade maior do que eu que tive nos últimos anos claro que sim, mas vamos ver. Eu não estou aqui para calar a boca de ninguém. Eu estou aqui para demonstrar para a minha família, para mim mesmo, para as pessoas que eu gosto que eu sou capaz. E para os meus fãs, lógico, as pessoas que gostam de mim, a essas sim eu tenho de dar satisfação e por elas dar a volta por cima. O resto que fala mal e com inveja, não me importa.
Além dos seus erros e comportamentos menos profissionais, você sofreu muitas lesões desde 2009. O que é que mais condicionou a sua carreira?
Depois de 2009, quando fui campeão pelo Flamengo, decidi regressar à Itália e no Roma eu tive uma série de lesões, não pude jogar direito, até que pedi ao clube para me liberar. Eu não saí da mesma forma que saí do Internazionale, o pessoal pensa isso, mas não foi assim. Eu dei entrevista, expliquei tudo, fui falar com a presidente da época e ela aceitou me liberar. Eu disse que não dava mais para eu ficar na Itália, porque eu estava me lesionando muito e não estava me sentindo bem. Voltando ao Brasil, fui para o Corinthians como todo o mundo sabe e logo no primeiro treinamento eu rompi o tendão. Ninguém leva isso em conta. Mas são coisas da vida que mudam tudo: fiquei muito triste, abalado, depois que saí do Roma, já depois de ser operado no ombro, cheguei ainda com o ombro não a 100%  e ainda operei o tendão. Eu confesso que tive uma recaída de tristeza, porque é difícil você saber o jogador que você é, e não poder jogar, nem treinar com o grupo, não poder fazer o que você mais quer. O pessoal, às vezes, não entende isso.
As lesões condicionaram, mas você não seguiu o programa de recuperação totalmente.
É óbvio que todo o mundo sabe, eu não menti, faltei a algumas sessões de fisioterapia que eram obrigatórias, mas eu fiquei muito triste mesmo. Foi um momento que pensei até em parar de jogar, a minha mãe até falou para mim: “Adriano, se você quiser parar, você nem precisa mais jogar porque sua vida está resolvida.” São coisas que ninguém sabe, só fala do outro lado, mas além de ser um jogador de futebol, sou um ser humano. Da mesma forma que a pessoa fica triste, o jogador também fica.
Adriano, Atlético-PR x The Strongest (Foto: Reuters)Adriano foi dispensado pelo Atlético-PR em abril após faltar dois treinos (Foto: Reuters)

Podemos dizer então que o grande erro foi você ter voltado para a Itália?
Se um dia eu resolver encerrar a minha carreira, eu quero encerar com a torcida do Flamengo.
Adriano
Erro não, foi uma escolha menos acertada ir para o Roma. Eu acho que deveria ter continuado no Flamengo. Eu decidi voltar à Itália pela maneira que eu tinha saído do Inter de Milão. Eu achei que deveria dar uma explicação a todos lá depois de tudo o que aconteceu. Não queria ter saído assim como saí. Mas não tem como voltar atrás, não vou falar que o Roma foi o clube errado, mas não era o momento. Não era para eu ter saído do Brasil, era para eu ter ficado, porque de repente teria tido um caminho diferente.
É verdade que o Flamengo lhe fez uma nova proposta recentemente?
Conversei com o presidente, enfim, foram faladas uma série de coisas que não eram cômodas nem para mim nem para o Flamengo e não chegamos  a um denominador comum. Mas eu amo os rubro-negros, eu amo o Flamengo de coração, todo o mundo sabe disso. Com certeza, eles podem esperar me ver lá um dia. Com certeza, se um dia eu resolver encerrar a minha carreira, eu quero encerar com a torcida do Flamengo, por quem eu tenho um grande carinho  e respeito e eles têm também por mim. Infelizmente não deu certo no passado, mas a gente nunca sabe o futuro.
Vou fazer uma pergunta incômoda que não posso deixar de perguntar, mas a bebida ainda é um problema para você?
Gente, eu sempre falo isso, só porque eu passei por um momento da minha vida difícil, eu realmente tive esse problema, hoje o pessoal continua batendo na mesma tecla. Se eu fosse alcoólatra, nenhum time ia ter coragem de me pegar e eu não estaria aqui agora.
Você acha que faltou também uma estabilidade emocional e sentimental maior na sua vida?
Acho que sim, na minha vida inteira é o que faltou também. Houve uma parte da minha vida em que eu estive com a mãe de dois dos meus filhos, a Daniele, depois com a Joana, a Renata e antes da Renata, eu estive com a Bruna, mas foi rápido, não foi uma coisa para ficar. Aconteceu o que tinha de acontecer, de repente se eu tivesse tido uma pessoa estável… Não estou falando que elas não foram pessoas legais, que não me deram suporte, mas não deu certo. Agora eu tenho um carinho enorme por todas elas, agradeço por tudo o que fizeram por mim, a gente tem carinho um pelo outro. Não estou namorando, mas sei que a pessoa certa vai surgir.
Você vai trazer os seus amigos para viver com você na França?
Sinceramente não sei como vai ser. Mas se eu vier, alguém da minha família e meus amigos vão vir também. Não vou ficar aqui sozinho também.
Adriano Copa das Confederações de 2005 (Foto: Agência Reuters)Adriano em ação pela Seleção em 2005: Imperador ficou fora das Copas de 2010 e 2014 (Foto: Agência Reuters)