sábado, 5 de maio de 2012

Vasco cria área de autógrafos improvisada para fãs mirins

Garotos ficam à beira do campo esperando ter algum contato com os ídolos

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
O Vasco deu um jeito para atender aos numerosos fãs mirins que foram assistir ao treino deste sábado. O clube improvisou uma área de autógrafos dentro do campo para que as crianças pudessem ter um contato com os ídolos ao fim do treino. Juninho foi o jogador mais assediado e passou alguns minutos dando atenção aos garotos.
área de autógrafos no treino do Vasco (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Área anexa ao gramado virou palco para sessão de autógrafos (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
O Vasco se prepara para o jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, contra o Lanus-ARG. Com a vitória, por 2 a 1, conquistada em casa, o Gigante da Colina joga por um empate em Buenos Aires, na próxima quarta-feira, para se classificar. Caso o time argentino vença por 1 a 0 ou por dois gols de diferença, segue na competição. Vitória do Lanús por um gol, mas com o Vasco marcando dois ou mais gols (3 a 2, por exemplo) dá a vaga ao time carioca.

Com um pé na Udinese-ITA, Allan pode se despedir contra o Lanús

Jogador pertence ao Deportivo Maldonado-URU e está emprestado ao Vasco

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
84 comentários
O Vasco pode sofrer uma importante baixa na próxima semana. O volante Allan, que também atua como lateral-direito, está com um pé no Udinese-ITA. O time italiano está disposto a pagar a multa rescisória fixada em 3 milhões de euros (cerca de R$ 7,5 milhões) para contar com o atleta.

O clube cruz-maltino pouco pode fazer diante deste cenário, já que não é detentor da maioria de seus direitos econômicos. O jogador está na Colina emprestado pelo Deportivo Maldonado, do Uruguai, que já teria dado sinal verde para a liberação do atleta. Com isso, caso a negociação seja concretizada em breve, Allan pode fazer sua despedida da equipe nesta quarta-feira, contra o Lanús-ARG, no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores.
Allan e Juninho, Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Allan (recebendo o combate de Juninho no teino) pode se transferir para o futebol italiano
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)


O Gigante da Colina, no entando, não sairá de mãos abanando. Pelo acordo que tem com o clube uruguaio, o Vasco receberá 20% da negociação - cerca de R$ 1,5 milhão. Em São Januário, o assunto ainda é tratado em sigilo, já que o valor que cabe ao clube ainda não foi depositado. Para segurar o jogador, a diretoria teria que oferecer o mesmo valor e tentar negociar com o time uruguaio. Mas essa situação é pouco provável, já que o clube está sem dinheiro em caixa e tem como prioridade a manutenção de Eder Luis, cujo vínculo de empréstimo junto ao Benfica termina no dia 30 de junho.
Há ainda uma pequena chance de Allan, mesmo vendido, permanecer na Colina por mais algumas semanas. Como a janela europeia só abre em junho, o Vasco pode tentar negociar com a Udinese para que ele fique na Rio por mais algum tempo. Entretanto, a princípio os italianos querem que ele viaje assim que acertar para acelerar sua adaptação ao estilo de vida e de jogo italiano.
Allan pode fazer dupla com outro jogador recém-contratado a um time do Rio. O volante Willians, que estava no Flamengo, já viajou à Itália para fazer exames médicos e ser apresentado oficialmente como jogador da Udinese.

Alecsandro compara Libertadores à Copa do Brasil: 'É o igual diferente'

Atacante salienta que torneio continental é mais difícil, mas entende que experiência vitoriosa na competição nacional no ano passado pode ajudar

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
O Vasco vai treinar, nesta semana, jogadas ofensivas, defensivas e também a matemática antes de encarar o Lanús-ARG, no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores. Pelo menos é isso que o atacante Alecsandro espera. Para o jogador, tão importante quanto saber a tática a ser usada em campo é entender as regras que podem garantir a classificação ao Vasco à próxima fase da competição.
Alecsandro, Vasco x Lanús (Foto: Reuters)Artilheiro, Alecsandro sabe a diferença que seus gols podem fazer no duelo fora com o Lanús (Foto: Reuters)
- Vai ser complicado lá até porque o Lanús vai tentar o gol para conseguir avançar. Temos que ir lá conhecendo o campeonato e conhecendo que resultados nos levam à classificação. Nós jogadores e a comissão temos que entender isso. Entendendo, durante o jogo vamos saber nos colocar dentro da partida da maneira que ela está pedindo. Temos que saber jogar o jogo com o regulamento. É um situação diferente taticamente para cada situação – explica.
O jogador lembra que o fato do time ter sido campeão da Copa do Brasil no ano passado ajuda a ter um entendimento melhor de como funciona o esquema mata-mata da Libertadores.
- O modelo de estrutura de classificação é igual. O básico é evitar tomar gol em casa e fazer fora. Mas a pressão é diferente, a estrutura do entorno dos jogos é diferente. É muito mais difícil. É o igual diferente (risos). O que a gente pode saber é que a tabela é semelhante à Copa do Brasil, mas é uma atmosfera diferente, onde você joga em outro país. É uma pressão que a gente vai ter que suportar. Tivemos esse exemplo contra o Nacional-URU, no jogo em que a torcida vibrou o tempo todo mesmo com o time eliminado. A torcida vai apoiar muito porque eles só precisam de um gol.
Com a vitória, por 2 a 1, conquistada em casa, o Gigante da Colina joga por um empate em Buenos Aires, na próxima quarta-feira, para se classificar. Caso o time argentino vença por 1 a 0 ou por dois gols de diferença, segue na competição. Vitória do Lanús por um gol, mas com o Vasco marcando dois ou mais gols (3 a 2, por exemplo) dá a vaga ao time carioca.

Recuperado, Romulo espera
comemorar seus 100 jogos atrasado

Volante sentiu dores na coxa contra o Lanús e foi substituído no primeiro tempo do jogo em que completava marca centenária com camisa do Vasco

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Romulo com a camisa do vasco (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Homenageado, Romulo pouco aproveitou a marca
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
Romulo entrou em campo na última quarta-feira esperando que aquela fosse uma noite especial. Não só porque o Vasco fazia seu primeiro jogo na fase mata-mata da Libertadores deste ano, mas também porque completava 100 jogos com a camisa cruz-maltina. Mas nem tudo saiu como ele esperava. Ainda no primeiro tempo do jogo contra o Lanús-ARG, deixou o campo com dores na coxa direita e não pôde ajudar muito o time. Recuperado do problema, o volante quer comemorar a marca no duelo de volta, na próxima quarta, em Buenos Aires.
- Tomara que o jogo 101 venha com uma vitória para coroar a marca, já que no jogo 100 mesmo não deu para eu jogar quase nada. Pelo menos, o time venceu, o que era o mais importante. Lá, a equipe deles vai ter mais necessidade de sair para o jogo, então temos que nos posicionar melhor e buscar os contra-ataques - avisou.
O jogador comemorou a rápida recuperação e disse estar se sentindo 100% para entrar em campo contra o time argentino.
- Estou sentindo poucas dores. Graças a Deus, tive uma recuperação muito boa. Durante a partida, estava incomodando um pouco e preferi sair para não agravar. Ainda bem que deu certo.

Com a vitória, por 2 a 1, conquistada em casa, o Gigante da Colina joga por um empate em Buenos Aires, na próxima quarta-feira, para se classificar. Caso o time argentino vença por 1 a 0 ou por dois gols de diferença, segue na competição. Vitória do Lanús por um gol, mas com o Vasco marcando dois ou mais gols (3 a 2, por exemplo) dá a vaga ao time carioca.

Prass adverte: ‘Não adianta querer
ficar atrás segurando resultado’

Para o jogo de volta contra o Lanús, na Argentina, goleiro diz que
tática ofensiva pode funcionar bem até na marcação vascaína

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Fernando Prass treino Vasco (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Com vantagem do empate, Prass espera fechar o
gol (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
O técnico Cristóvão Borges escalou uma equipe bastante ofensiva no coletivo deste sábado, com Juninho, Felipe e Diego Souza no meio, além de Eder Luis e Alecsandro no ataque. A estratégia parece ousada para atuar fora de casa, na partida de volta das oitavas de final da Libertadores, contra o Lanús-ARG. Mas o goleiro Fernando Prass diz que não se trata de ousadia, e sim de jogar de acordo com as características da equipe.
- O principal que a gente tem que fazer é ter um esquema compacto e não se deixar ser pressionado. Somos uma equipe com jogadores velozes e com vocação ofensiva. Até os laterais têm vocação ofensiva, então não adianta querer ficar atrás segurando resultado. Temos que fazer o nosso jogo - advertiu.
Para o goleiro, o Vasco precisa saber se colocar em campo para criar dificuldades ao Lanús e, a partir daí, poder explorar o ataque. O camisa 1 acredita que, assim, o time evitará ficar exposto com a estratégia ofensiva.
- O esquema de jogo pode ser ofensivo ou defensivo, mas no fundo o que decide é o jogador. Não adianta nada ter um esquema super bem organizado e o jogador não fazer o que estava programado ou perder nos duelos individuais. No futebol moderno, cada um tem uma função defensiva, independente da posição. O torcedor não repara isso, mas às vezes um gol sai de uma falha de marcação do atacante que não cumpriu o que estava determinado e acaba abrindo o esquema. Por isso, mais importante que as características de cada um é encaixar bem o time.
Somos uma equipe com jogadores velozes e com vocação ofensiva. Até os laterais têm vocação ofensiva, então não adianta querer ficar atrás segurando resultado. Temos que fazer o nosso jogo"
Fernando Prass, goleiro do Vasco
Prass sabe que carrega uma cobrança extra para esse jogo, já que o Vasco se classifica para as quartas de final do torneio se não sofrer gols. Mas ele diz que não adianta pensar assim, já que o goleiro muitas vezes não consegue impedir certos lances.
- Goleiro não tem muito como decidir isso, não é? Não é igual a jogador de linha que pode se sentir bem no dia, se inspirar, e dizer que vai acabar com o jogo. A gente pode estar muito bem, mas aí o adversário sai cara a cara com a gente e não adianta. Ou tem um pênalti para o adversário, por exemplo. O goleiro tem que ter tranquilidade e estar sempre ligado. Cada minuto que eu passar sem sofrer gol é mais tempo que pressiona eles. Tem que estar com o psicológico tranquilo.
Com a vitória, por 2 a 1, conquistada em casa, o Gigante da Colina joga por um empate em Buenos Aires, na próxima quarta-feira, para se classificar. Caso o time argentino vença por 1 a 0 ou por dois gols de diferença, segue na competição. Vitória do Lanús por um gol, mas com o Vasco marcando dois ou mais gols (3 a 2, por exemplo) dá a vaga ao time carioca.

Fred x Loco: gols só dentro da área, mas com estilos bem diferentes

Tricolor não marca de cabeça, mas é perfeito nos pênaltis; alvinegro tem cinco finalizações certeiras pelo alto e três com cada pé

Por Claudio Assis e Rodrigo Sirico Rio de Janeiro
20 comentários
Duas referências de ataque, dois jogadores com faro de gol e com muito potencial para desequilibrar nas partidas finais do Campeonato Carioca. Estes são os artilheiros Fred, do Fluminense, e Loco Abreu, do Botafogo. Juntos, eles balançaram as redes 17 vezes neste estadual. O melhor desempenho é de Abreu, com 11 gols e média de 0,84 por jogo. Fred marcou seis, com média de 0,66 por partida.

Os estilos do atacante uruguaio e do centroavante tricolor têm diferenças. Embora os dois tenham feito todos os seus gols de dentro da grande área, as formas de conclusão foram distintas. Fred não fez um sequer usando a cabeça, enquanto Abreu testou cinco bolas para as redes ao longo do estadual. Dos outros seis que o uruguaio marcou, fez três com cada pé. Já Fred foi bem nos pênaltis (converteu três, Loco fez apenas um e tem falhado ultimamente) e anotou apenas um de pé esquerdo.
Para o técnico Abel Braga, do Fluminense, as diferenças entre Fred e Loco Abreu não se limitam à forma de concluir a gol.
- Fred é um jogador que tem uma importância tática muito grande para a gente. Além de aparecer nos momentos decisivos com gols, ele ajuda a abrir espaço para os demais aparecerem. Qualquer zagueiro se preocupa em encarar um jogador como ele. Já o Loco Abreu é uma referência. Ele tem uma colocação muito boa na área, não só na bola aérea, mas no posicionamento também. Tanto que os dois gols que ele fez contra o Vasco foram por baixo. O Botafogo tem duas jogadas como ponto forte. Uma falta ensaiada no segundo poste, e uma de velocidade com o Maicosuel. Sabemos que eles usam e temos de tentar neutralizar - disse Abel, em entrevista coletiva.
Já Oswaldo de Oliveira, comandante do Botafogo, acredita que os dois atletas são dignos de elogios.
- Queria os dois no meu time. Admiro o Fred desde quando ele jogava no Cruzeiro. O Abreu tem 12 gols em 14 jogos e, acima do que se esperava, tem mais gols com os pés do que com a cabeça. São dois jogadores de muito valor, muito perigosos dentro da área, que vão dar um calor especial a essa decisão - disse Oswaldo, referindo-se também ao gol marcado por Loco no jogo contra o Treze-PB, pela Copa do Brasil.
Fred e Loco Abreu começam a decidir o Campeonato Carioca com Fluminense e Botafogo às 16h deste domingo, no Engenhão.

Neymar atingirá auge da evolução física perto da Copa de 2014

Fisiologista do Santos explica que o craque ainda está em fase de crescimento e que ápice virá a partir dos 21 anos, na próxima temporada

Por Marcelo Hazan Santos, SP
19 comentários
A rotina de Neymar tem sido atingir marcas expressivas. Ano a ano, o craque do Santos e da Seleção Brasileira supera as expectativas e continua surpreendendo. Prova de seu crescimento é este início de 2012, o melhor da sua carreira: são 21 gols em 22 jogos. Mesmo com tudo isso, o camisa 11 ainda não está no melhor de sua forma. Isso só vai acontecer a partir do momento em que ele completar 21 anos, durante o decorrer da temporada 2013. Ou seja, Neymar vai atingir o seu ápice físico às vésperas da preparação para a Copa do Mundo de 2014. Boa notícia para a Seleção Brasileira.
Neymar treino Santos (Foto: Divulgação/Flickr Santos FC)Neymar: genética priviliegiada ajuda o craque a não se machucar (Foto: Divulgação/Flickr Santos FC)
A projeção é do fisiologista do Santos, Luís Fernando de Barros. Até lá, Neymar deve manter sua altura de 1,74m, já estabilizada nos últimos três anos, mas seu peso ainda vai mudar. Barros afirma que não há como prever exatamente quantos quilos o atleta terá, pois a variação é comum. Certo é que, pelo seu biotipo, o atacante tem espaço para ganhar massa muscular, sem perder mobilidade.
- É até uma covardia dizer que o Neymar não está no melhor dele pelo que vem fazendo, mas o certo é que ainda não atingiu o corpo que terá para o resto da vida. Está muito próximo do ideal. De 2009 até hoje, está em um processo de crescimento. Talvez ainda possa ganhar peso, sem exagero. Com estratégia e cuidados, há espaço para isso - explica.
Mesmo parecendo franzino, ele é um dos jogadores mais fortes do Santos. Trata-se, porém, de uma força “invisível”. Neymar não é parrudo. Segundo Luís Fernando, o corpo do atacante apresenta uma boa quantidade de "massa funcional", ou seja:  tem o que é preciso para dar suas arrancadas, dribles em várias direções, chutes.
- Massa funcional é aquilo que terá alguma função específica. Até que ponto vale para Neymar ou qualquer atleta de futebol ter um bíceps volumoso? A força funcional está na capacidade de gerar com os músculos algo que ele use nos dribles, arrancadas e brecadas - esclarece o fisiologista.
Toda esta potência se transforma em velocidade, explosão e resistência. É justamente o que permite a Neymar atingir 34,7 km/h em uma arrancada, como no clássico contra o São Paulo, domingo passado, pela semifinal do Paulistão. O jogador marcou os três gols da vitória por 3 a 1 e levou o Peixe à decisão. Durante o San-São, foram 34 piques.

Não à toa, Neymar liderou os testes de resistência e velocidade da pré-temporada entre os titulares. Em corridas de até 10 metros, ele é um dos melhores do grupo. No ano passado, por exemplo, só Maikon Leite e Bruno Aguiar, ambos já fora do Peixe, ganhavam do atacante. Na combinação das qualidades, porém, o atleta de 20 anos é o mais completo.
Mas para que o Menino da Vila consiga chegar ao ápice da maturidade física, precisa de cuidados: alimentação e descanso são fundamentais. No momento, tudo é feito com cautela com o jogador, dono de uma genética privilegiada que lhe dá vantagem sobre todos os outros companheiros de time.
neymar santos gol são paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar: melhor jogador brasileiro na atualidade. E ainda pode melhorar (Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

- Este é o principal fator: a genética. Neymar responde melhor a todo tipo de treinamento. Tudo o que fazemos para melhorar os jogadores, com ele funciona de forma mais eficaz. A enzima que mostra o desgaste  sempre é maior nele após os jogos, mas ele se recupera mais rápido. Até hoje, nunca teve uma lesão. O que para outros não é suficiente, para Neymar é - completa Luís Fernando.
Se hoje o camisa 11 já é o melhor jogador do futebol brasileiro, os torcedores podem esperar ainda mais do craque em um ano. Às vésperas da Copa do Mundo, o ainda garoto se tornará homem feito.

Decisivo no Chelsea, Ramires faz Brasil voltar a ter 'ator principal'

Artilheiro na Copa da Inglaterra, carrasco do Barça e destaque da temporada, volante encerra 'jejum' que vinha desde sucesso de Kaká em 2007

Por Cahê Mota Direto de Londres
Os holofotes estão novamente em cima de um brasileiro. Acostumado a exportar protagonistas para o futebol mundial, o Brasil viu nos últimos anos seus astros ocuparem papéis de pouco de destaque nos palcos europeus. Desde 2007, quando Kaká levou o Milan ao título da Liga dos Campeões e foi eleito o melhor do mundo pela Fifa, o país se tornou coadjuvante nas conquistas dos grandes clubes. Panorama que mudou na tarde deste sábado, quando Ramires se consolidou como grande nome do Chelsea em uma temporada onde o time já é campeão da Copa da Inglaterra e ainda disputa a final da Champions.
Ramires na partida do Chelsea contra o Liverpool na final da Copa da Inglaterra (Foto: AFP)Ramires na arrancada do primeiro gol do Chelsea na decisão da Copa da Inglaterra (Foto: AFP)
No elenco milionário do russo Roman Abramovich, o volante brasileiro pode não ser o mais badalado, mas é o mais eficiente. Depois de ser algoz do Barcelona na semifinal da Champions, dando passe para o gol da vitória por 1 a 0 em casa e marcando o primeiro no empate em 2 a 2 no Camp Nou, Ramires roubou a cena em Wembley. Com arrancada e finalização típicos de atacante, marcou o primeiro gol no 2 a 1 sobre o Liverpool. Mais um ato para justificar a idolatria da torcida, que o aplaudiu de pé ao ser substituído por Raul Meireles e prometeu criar uma música em sua homenagem em campanha no Twitter durante a última semana.
- Sempre recebi o carinho e o respeito do torcedor, mas é claro que, quando as coisas dão certo, começam a ver a pessoa com outros olhos. É o que está acontecendo. Tenho procurado aproveitar o momento. A torcida até já quer fazer música. O único clube em que vivi isso foi no Cruzeiro. Acho muito legal tudo, mexe bastante comigo.
O gol diante do Liverpool foi o 11ª de Ramires em uma temporada que, mesmo no mau momento do time, sob o comando de André Villas-Boas, ele já se destacava. De gestos simples, o brasileiro creditou o sucesso à dedicação no dia a dia e dividiu os méritos com os companheiros.
- Todo esse status que estou alcançando aqui no Chelsea é fruto de muito trabalho. Tenho que dar crédito a isso. Nunca deixei de trabalhar, de me esforçar. Preciso falar também dos meus companheiros. Não jogo sozinho. É preciso ter humildade. Tenho me dedicado e Deus está sendo bom comigo na hora que o time precisa. Estou aproveitando a fase. Pena que já está acabando a temporada - disse, rindo sobre o fim das competições pela Europa.
Ramires comemora gol do Chelsea contra o Liverpool (Foto: Getty Images)Novo xodó da torcida dos Blues festeja o gol contra o Liverpool (Foto: Getty Images)
O último mês tem sido ainda mais especial para o brasileiro e coincide justamente com a mudança de posição promovida por Roberto Di Matteo. Acostumado a ser segundo ou terceiro homem de meio de campo, Ramires foi deslocado para atuar quase como um ponta direita, como homem mais próximo de Drogba, e respondeu com atuações de gala nos dois jogos contra o Barça, na semifinal da Copa da Inglaterra, contra o Tottenham, e na decisão deste sábado.
- No Benfica, já jogava assim, mas não fiz tantos gols como tenho feito agora. Estou com mais liberdade. O Roberto (Di Matteo) viu que eu podia ajudar a equipe atuando mais pelo lado, me colocou ali e tem dado certo. Tem saído gol, assistência, e isso é importante. O time todo está bem.
Ramires comentou ainda o lado artilheiro que esteve aflorado neste período e disse que os números, que o apontam como artilheiro do time na Copa da Inglaterra, com quatro gols, poderiam ser ainda melhores.
- Não treino muito finalização. Se treinasse, poderia ter até mais gols. Mas as oportunidades são poucas, às vezes só vou ter uma e tenho que fazer. O importante é aproveitar essa chance. Estou me saindo bem.
Chelsea campeão da Copa da Inglaterra (Foto: AFP)É campeão! Capitão John Terry levanta a taça com Frank Lampard (Foto: AFP)
David Luiz prevê sucesso ainda maior
Melhor amigo de Ramires no elenco e companheiro desde os tempos de Benfica, David Luiz fez coro com torcida e imprensa da Inglaterra, que não se cansam de elogiar o camisa 7. Para o defensor, o amigo segue em constante evolução e tem potencial para acompanhar nomes como Messi e Cristiano Ronaldo nas listas dos melhores jogadores do mundo.
- O Ramires é isso aí. Já o conheço há muito tempo. Fico feliz por ele conseguir provar para muita gente que não acreditava no valor que ele tem. É um excelente cara, que merece tudo que está vivendo e vai crescer ainda mais. Já é um craque de bola, humilde, que quer aprender mais, e tenho certeza que chegará ao Top 5 do mundo.
Decisivo em campo, Ramires terá que exercitar seu lado torcedor na partida mais importante da temporada. Suspenso, ele não encara o Bayern de Munique, dia 19 de maio, em Munique, na decisão da Liga dos Campeões da Europa. Antes, porém, tem compromisso pelo Chelsea nas duas últimas rodadas do Campeonato Inglês, contra o próprio Liverpool, terça-feira, e o Blackburn, no dia 13.

Messi faz quatro gols na despedida de Pep Guardiola do Camp Nou

Técnico é homenageado em clássico contra o Espanyol, que termina com goleada por 4 a 0, e chora ao fazer discurso: 'Nunca abandonarei vocês'

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona
O técnico Josep Guardiola encerrou neste sábado uma relação de amor de 22 anos. O clássico entre Barcelona e Espanyol foi a última partida do time catalão sob o comando do treinador no Camp Nou. O time presenteou o chefe com uma goleada por 4 a 0, com quatro de Messi. Mas, em uma situação rara para a geração mais vitoriosa da história do clube, o que aconteceu durante os 90 minutos ficou em segundo plano. Depois de 118 partidas, 97 vitórias, 14 empates e apenas sete derrotas no estádio, Pep recebeu o carinho dos torcedores pela última vez nesta fase gloriosa do clube.
Com os quatro presentes para Guardiola, Messi chegou a 50 gols no Campeonato Espanhol, 72 na temporada e se tornou o único jogador a fazer oito hat-tricks (três gols ou mais) na mesma edição da competição. Com a nova marca, o argentino virou o jogador que mais marcou em uma mesma temporada na história do futebol mundial, superando o escocês naturalizado americano Archie Stark, que havia feito 70 gols na campanha 1924/1925, segundo dados divulgados pela imprensa catalã.
Torcida do Barcelona se despede de Guardiola com bandeira (Foto: EFE)Torcida do Barcelona se despede de Guardiola com bandeirão (Foto: EFE)
De todos os envolvidos no jogo, Guardiola foi o último a subir o túnel de entrada para o gramado. Nitidamente tímido com a situação, o treinador deixou sua inseparável garrafinha de água no banco e rapidamente cumprimentou o técnico do Espanyol, Mauricio Pochettino, para logo se 'esconder' em sua poltrona. Enquanto isso, a torcida exibia um bandeirão de agradecimento com uma foto do ídolo e a frase "Te amamos, Pep".
Torcedores do Barcelona escrevem mensagens de agradecimento a Guardiola (Foto: EFE)Torcedores do Barcelona escrevem mensagens de
agradecimento a Guardiola em um quadro (EFE)
A relação de Guardiola com o Camp Nou foi iniciada no dia 16 de dezembro de 1990. O Barcelona enfrentava o Cádiz, e o então jovem jogador pisava no palco em que iria fazer história pela primeira vez. O relacionamento foi momentaneamente interrompido em abril de 2001, quando Pep deixou o clube e se transferiu para o Brescia, da Itália. Em 2008, o filho voltou para casa. Depois de uma temporada comandando o Barça B, o treinador assumiu o comando da equipe principal. Foram quatro anos que renderam 13 títulos ao clube.
Em campo, um futebol que consagrou o 'estilo Guardiola'
Como era de se esperar, o Espanyol praticamente não tocou na bola. De pé em pé, o Barça foi controlando o jogo até começar a encontrar os espaços na defesa adversária. A primeira tentativa surgiu aos nove minutos. Pedro cruzou, mas Thiago Alcântara cabeceou sem força para o gol.
Não demorou muito para a primeira homenagem dos jogadores ao comandante. Aos 11 minutos, com um belo gol de falta, Messi abriu o placar. A bola passou por cima da barreira e foi parar no ângulo esquerdo do goleiro.
O Espanyol respondeu com uma jogada parecida. Verdú cobrou falta, a bola fez a mesma curva, mas passou longe do gol de Pinto.
Guardiola Barcelona (Foto: EFE)Momento histórico: Guardiola entra no Camp Nou pela última vez (Foto: EFE)
Messi histórico
Na segunda etapa, Messi fez seu 250º gol com a camisa do Barcelona. Aos 18 minutos, o argentino deu um lençol em Cristian Gómez, e a bola bateu na mão do zagueiro dentro da área. O próprio camisa 10 cobrou o pênalti, com direito a paradinha, e confirmou o segundo gol do Barça. A melhor chance do Espanyol na partida foi na verdade um presente da defesa culé. Aos 28, Pinto saiu mal do gol, Weiss jogou a bola por cima do goleiro e tentou um toque por cobertura. Mascherano, quase em cima da linha, evitou o gol afastando de cabeça.
Messi gol Barcelona (Foto: Reuters)Messi comemora um de seus quatro gols (Reuters)
No primeiro ataque do Barcelona após o susto, Messi fez o terceiro, chutando cruzado depois de receber lançamento e avançar até a área pela esquerda. Aos 33, o craque encerrou sua atuação de gala com mais um gol de pênalti.
A despedida
No fim da partida, Guardiola foi ao centro do gramado para agradecer aos torcedores. Antes das últimas palavras, no telão passaram imagens dos melhores momentos do técnico no clube. No discurso, Pep não segurou as lágrimas, agradeceu à torcida pelos quase cinco anos de convívio, aos jogadores, e garantiu que o time estará em boas mãos sob o comando de Tito Vilanova. Ao deixar o campo, Guardiola passou por duas filas formadas pelos jogadores, que o aplaudiram.
- Saibam que eu nunca abandonarei vocês - foram as últimas palavras do ídolo ao Camp Nou.
Messi Guardiola Barcelona (Foto: AP)Messi cumprimenta Guardiola: dois símbolos da grandeza do Barcelona (Foto: AP)

CR7 marca, Real Madrid vira no fim e mantém vivo o sonho dos 100 pontos

Campeões antecipados desde a última quarta-feira, merengues vencem o Granada com gol contra nos acréscimos. Time precisa derrotar o Mallorca

Por GLOBOESPORTE.COM Granada, Espanha
Se de um lado Lionel Messi é quem sustenta a maioria dos recordes, no âmbito coletivo é o Real Madrid quem dá as cartas na atual temporada espanhola. Com direito a um gol contra de Cortés nos acréscimos, os já campeões antecipados merengues derrotaram o Granada por 2 a 1, no Estádio Los Cármenes, pela 37ª rodada do Campeonato Espanhola, e mantiveram vivo o sonho de chegarem aos 100 pontos na competição. Jara e Cristiano Ronaldo completaram o placar.
Para alcançar tal marca e estabelecer um novo recorde - o Barcelona de 2009/10 chegou a 99 -, o time comandado por José Mourinho precisa apenas derrotar o Mallorca, no próximo fim de semana, no Santiago Bernabéu. A equipe conquistou o título com duas rodadas de antecipação ao derrotar o Athletic Bilbao, na última quarta-feira, em San Mamés.
Cristiano Ronaldo go Real Madrid (Foto: AFP)Cristiano Ronaldo leva a bola após empatar para o Real Madrid contra o Granada (Foto: AFP)
O Granada, com 42 pontos e em 15º, por sua vez, ainda não se livrou do rebaixamento e irá enfrentar o Rayo Vallecano (40, em 17º) longe de sua torcida. Sporting Gijón (37, em 19º), Real Zaragoza (40, em 18º) e Villarreal (41, em 16º) também lutam contra a degola.
Já dono da taça, José Mourinho escalou um time misto. Reserva nos últimos confrontos, o brasileiro Kaká começou o jogo, assim como o lateral Marcelo, Ricardo Carvalho, Varane e Albiol. Na frente, Cristiano Ronaldo, Benzema e Di María davam a força ofensiva necessária para que o Real conquistasse sua 31ª vitória.
Quem saiu na frente, no entanto, foi o Granada. Logo aos quatro minutos. Franco Jara roubou a bola de Marcelo, disparou e tocou na saída de Adan para fazer a festa da torcida local. O empate e a virada vieram apenas no fim do segundo tempo. Aos 36, Cristiano Ronaldo igualou de pênalti, enquanto Cortés, contra, deu números finais nos acréscimos.
Revoltados, os jogadores do Granada partiram para cima da comissão técnica após o apito final. Dois foram expulsos: o brasileiro naturalizado italiano Guilherme Siqueira e o espanhol Moisés.
Jonas gol Valencia (Foto: AFP)Nos acréscimos, Jonas marcou o gol da vitória do Valencia: time será o terceiro melhor do Espanhol (AFP)
Messi dá novo show, e Jonas garante o Valencia em terceiro
Em outros jogos da rodada, o Barcelona atropelou o Espanyol na despedida de Josep Guardiola da torcida catalã, por 4 a 0. No Camp Nou, Lionel Messi novamente brilhou com quatro gols e chegou aos 50 na artilharia, praticamente assegurando a Chuteira de Ouro, já que Cristiano Ronaldo soma 45.
A briga por uma vaga na Liga dos Campeões também está quase definida. Uma delas é do Valencia, que derrotou o Villarreal por 1 a 0, com gol do brasileiro Jonas nos acréscimos do segundo tempo. A equipe do Mestalla chegou aos 61 pontos e não pode ser mais alcançada pelo atual quinto colocado.
O dono da posição é o Atlético de Madri, que derrotou o Málaga, por 2 a 1, de virada, no Vicente Calderón, e atingiu os 53 pontos. Os visitantes somam 55 e ainda mantêm o posto na principal competição do continente, mas não podem pensar em tropeçar no Sporting Gijón em La Rosaleda, na última rodada. Os colchoneros, que jogam na quarta-feira a decisão da Liga Europa diante do Athletic Bilbao, em Bucareste, visitarão o Villarreal no El Madrigal.
Adrian Lopez gol Atlético de Madrid (Foto: AFP)Adrian corre para a galera: Atlético de Madri virou sobre o Málaga e ainda pode ir para Champions (Foto: AFP)

Zizao será operado e ficará de três
a quatro meses afastado no Timão

Com nova luxação no ombro esquerdo, atacante chinês terá que esperar ainda mais pela estreia oficial com a camisa alvinegra

Por Leandro Canônico São Paulo
Zizao em treino do Corinthians (Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com)Zizao: problema no ombro afasta o jogador
(Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com)
O chinês Zizao tem quatro meses de Corinthians, mas o histórico de lesões já é grande. Contratado como parte de uma estratégia de marketing do clube para conquistar o mercado asiático, o jogador terá o ombro esquerdo operado e ficará de três a quatro meses afastado das atividades. A expectativa pela estreia do jogador com a camisa alvinegra ganha seu terceiro “balde de água fria”.
- A cirurgia deve ser na próxima semana. Resolvemos por uma intervenção cirúrgica porque já é o terceiro episódio dele no mesmo lugar. Temos de reduzir para colocar no lugar o ombro. São de três a quatro meses de recuperação – disse o médico do Timão, Julio Stancati.
O jogador havia sofrido uma luxação no local em treino para os jogadores reservas nesta sexta-feira. A previsão era de pelo menos 30 dias de afastamento, com o braço imobilizado, mas o prazo será no mínimo triplicado.
Até agora, Zizao foi relacionado para uma partida com o Corinthians. Na última rodada do Campeonato Paulista, quando o Timão já havia se classificado para as quartas de final do torneio, ele ficou no banco de reservas na vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Mogi Mirim vence o Bragantino e coloca uma mão no Troféu do Interior

Sapão faz 4 a 2 e agora pode até perder por um gol que fica com o título. Goleiro Anderson, do Mogi, sofre choque na cabeça e dá susto

Por GLOBOESPORTE.COM Bragança Paulista, SP
2 comentários
O Mogi Mirim venceu o Bragantino, por 4 a 2, neste sábado à noite, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, e está muito perto de conquistar o Troféu do Interior, disputado entre as equipes de fora da capital que não se classificam para as semifinais do estadual.
O segundo e decisivo duelo será disputado no próximo sábado, às 18h30m, em Mogi Mirim. Como venceu por dois gols, o Sapão pode perder por um de diferença na volta. Já o Massa Bruta precisa de três de vantagem. Se vencer por dois gols, o time de Bragança leva a decisão para os pênaltis.
Durante a partida, um susto. Aos 30 minutos, no lance do segundo gol do Bragantino, o goleiro Anderson, do Mogi, sofreu um choque com Giancarlo e Astorga, ambos do Braga. Ele teve um trauma no pescoço e deixou o estádio de ambulância. No entanto, não houve nada mais grave. Ele ficará em observação por algumas horas no hospital antes de ser liberado.
Antes da partida, Lorena Bueri, musa do Bragantino e eleita a Gata do Paulistão, esbanjou beleza no gramado e deu o pontapé inicial da partida.
Musa Bragantino Lorena Bueri  (Foto: Luis Moura / Ag. Estado)Lorena Bueri posa com jogadores do Braga antes do jogo: atração à parte  (Foto: Luis Moura / Ag. Estado)
O Bragantino saiu na frente e fez um gol rapidamente, com Victor Ferraz aproveitando boa jogada de Romarinho. O Mogi, sempre melhor na partida, não se assustou com a desvantagem e virou o jogo 24 minutos depois. Aos 20, João Paulo diminuiu. Felipe, aos 27, virou. A equipe da casa, mais na base da empolgação, e sempre contando com a velocidade de Romarinho, conseguiu o empate aos 30, com André Astorga, de cabeça.
O segundo tempo foi todo do Sapão. Trocando bons passes, encurralou o adversário e conseguiu a vitória. Marcou 3 a 2 com a ajuda de Luís Henrique, que fez contra, aos sete minutos.
O Bragantino partiu para o abafa, mas de forma descoordenada, deixando espaços para os contra-ataques. Assim, acabou sofrendo o quarto gol já nos acréscimos, marcado por Roni, que havia acabado de entrar.
O campeão do Troféu do Interior recebe como prêmio R$ 250 mil.
BRAGANTINO 2 X 4 MOGI MIRIM
Rafael Santos, Júnior Lopes, André Astorga, Luís Henrique, Victor Ferraz, Éder, Diego Paulista (Franklin), Fernando Gabriel, Léo Jaime, Giancarlo e Romarinho. Anderson (Daniel), Luiz Felipe, Tiago Alves, Lucas Fonseca, João Paulo, Val, Baraka, Gil (Piauí), Felipe, Zé Carlos (Roni) e Hernane.
Técnico: Marcelo Veiga Técnico: Guto Ferreira
Gols: Victor Ferraz, 3, João Paulo, 20, Felipe, 27, Astorga, 30 minutos do primeiro tempo; Luís Henrique (contra), aos 7, Roni, aos 47 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Serginho, Luís Henrique, André Astorga (Bragantino), Zé Carlos, Tiago Alves, Val, João Paulo, Lucas Fonseca (Mogi)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP). Árbitro: Rafael Claus

Após um ano e meio afastada, Angela Park diz que volta ao golfe 'por amor'

Atleta, que tinha deixado o esporte para trabalhar como recepcionista de hotel nos EUA, se mostra feliz com o retorno e pensa nos Jogos de 2016, no Rio

Por Igor Christ Rio de Janeiro
Filha de coreanos, Angela Park deixou o Brasil com 8 anos para morar nos Estados Unidos com o pai e o irmão. Lá, se tornou uma das melhores golfistas do mundo e, em 2007, com 18 anos, ganhou destaque ao conquistar o vice-campeonato do US Open, um dos quatro torneios mais importantes do circuito mundial. Apesar de todo o sucesso, a atleta se afastou dos gramados por um ano e meio, em 2011, período em que virou recepcionista num hotel em Los Angeles, na Califórnia (EUA).
Angela Park golfe (Foto: AGIF/Divulgação)Paranaense Angela Park volta ao golfe depois de um ano e meio afastada (Foto: AGIF/Divulgação)
O retorno aos torneios profissionais aconteceu neste sábado, na quarta edição do LGPA Brasil Cup 2012, que está sendo realizado no Clube Itanhangá, no Rio de Janeiro. Aos 24 anos, a paranaense de Foz do Iguaçu, que tem origem coreana e dupla cidadania (americana e brasileira) e já acumulou mais de US$ 2 milhões na carreira, diz já estar motivada novamente e traça planos no esporte.
É uma honra saber que as pessoas confiam no meu potencial para defender o Brasil nas Olimpíadas. Isso me dá confiança e orgulho"
Angela Park
- Estou feliz de retornar aqui no Brasil, pois senti o carinho do público. Isso é uma forma de incentivo até para seguir treinando forte. Eu aprendi bastante nesse período em que fiquei fora. Jogando bem e com tão pouca idade, eu não percebia isso. Mas hoje eu já consigo dimensionar tudo o que a minha carreira representa. Eu não amava mais jogar golfe, porém estava sentindo muita falta de bater uma bolinha e competir. Eu queria ver como era a vida normal das pessoas. Eu jogo porque gosto muito do que faço. O amor (pelo golfe) voltou maior ainda e quero seguir no esporte - disse Angela.
Nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, o golfe retornará ao quadro olímpico depois de mais de cem anos. É a oportunidade perfeita para Angela representar o país diante do torcedor brasileiro.
- Sinto falta de jogar bem e sei que posso melhorar, seja aqui no Brasil ou nos Estados Unidos. É uma honra saber que as pessoas confiam no meu potencial para defender o Brasil nas Olimpíadas. Isso me dá confiança e orgulho, mesmo sem saber se irei representar o país ou não - disse a golfista.
Brasileiras não vão bem no primeiro dia de competição
No primeiro dia do LPGA Brasil Cup, o circuito profissional feminino, Angela terminou com três tacadas acima do par do campo. As outras duas brasileiras, Victoria Alimonda e Luciana Bemvenuti também não tiveram um bom dia e encerraram, respectivamente, com 2 e 8 tacadas acima do par.
A francesa Karine Icher e a tailandesa Pornanong Phatlum, ambas com sete tacadas abaixo do par do campo, terminaram empatadas neste sábado, na modalidade stroke play, 36 buracos. O evento terminará neste domingo com a rodada final a partir das 8h.
- Joguei mal, tenho que reconhecer isso, mas me diverti muito no gramado - disse Angela.

Maurren acredita na energia da torcida para uma boa estreia na temporada

Além da campeã olímpica, Brasil irá contar no GP de Belém com destaques como Rosângela Santos, Ana Cláudia Lemos, Mauro Vinícius e Sandro Viana

Por GLOBOESPORTE.COM Belém, PA
1 comentário
Campeã olímpica do salto em distância nos Jogos de Pequim, em 2008, Maurren Maggi chegou a Belém, mais uma vez, com o status de estrela máxima do Grande Prêmio de Atletismo, que será realizado neste domingo no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. A paulista de São Carlos tem certeza de que terá uma grande torcida em sua estreia na temporada 2012.
- Adoro competir em Belém. Sinto o calor do público bem de perto e essa energia positiva certamente me ajudará. Por ser experiente e estar treinando muito bem, acho que vou superar a falta de ritmo. Acredito num bom resultado, mas não quero fazer previsões - disse a saltadora, que por opção técnica resolveu fazer sua primeira competição do ano só em maio.
Maurren Maggi treina para o GP de Belém no Pará (Foto: Wagner Carmo/CBAt)Maurren Maggi espera uma boa estreia na temporada no GP de Belém, no Pará (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
Pré-convocada para as Olimpíadas de Londres, por ter ficado em 6º lugar no ranking mundial de 2011, com a marca de 6,94m, obtida na conquista do tricampeonato dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, Maurren está tranquila para treinar e competir.
- O objetivo é fazer uma preparação cuidadosa, sem correr riscos - lembrou.
A pernambucana Keila Costa, medalhista de bronze no Mundial Indoor de Doha 2010, será uma das principais adversárias de Maurren. Ao contrário da campeã olímpica, Keila participou da temporada indoor (ginásio coberto) e já obteve qualificação olímpica no salto triplo (14,20m). Este ano, o desafio será conciliar as duas provas.
- Vou fazer o triplo e o salto em distância em Belém. Meu objetivo é fazer as duas provas em toda a temporada e, se, possível, na Olimpíada de Londres - comentou.
Nos 100m, Ana Cláudia Lemos e Rosângela Santos enfrentarão o duas das melhores velocistas da temporada passada, a nigeriana Oludamola Osayomi e a americana Alexandria Anderson, 8 e 10 do mundo em 2011.
Encaixei bem a prova (100m) e o resultado foi bom. Espero ter uma prova perfeita também em Belém para conseguir o índice olímpico"
Rosângela Santos
- Estou voltando agora de uma contusão no pé e esta competição do Pará servirá meio como parâmetro - comentou a cearense, pré-classificada para Londres.
Já a carioca Rosângela está mais confiante. Ela correu os 100m em 11.24, na semana passada, em São Paulo, ficando a 2 centésimos de segundo do índice para os Jogos 2012.
- Encaixei bem a prova e o resultado foi bom. Espero ter uma prova perfeita também em Belém para conseguir o índice olímpico.
Confiantes, brasileiros buscam bons resultados no Pará
Uma das provas mais aguardadas para os brasileiros no masculino, sem dúvida, é a dos 200m, que já tem três atletas qualificados para as Olimpíadas, como Bruno Lins, pré-selecionado por ter ficado em 10º do mundo em 2011 (20.16), Aldemir Gomes da Silva Junior (20.42) e Sandro Viana (20.43).
- Esta lista vai ganhar mais gente. E isso é muito positivo para o esporte - comemora o técnico Katsuhico Nakaya, lembrando de nomes como Nílson André, Jefferson Lucindo e Diego Cavalcanti.
Pan atletismo revezamento 4x100m Bruno Lins (Foto: AP)Finalista dos 200m no Mundial, Bruno Lins sonha em
acertar a prova olímpica e mira o pódio (Foto: AP)
Entre os atletas, o clima também é de otimismo. É o caso de Bruno Lins, finalista dos 200m no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, no ano passado.
- Meu sonho é acertar a prova olímpica e chegar ao pódio - vislumbra.
Sandro Viana, por outro lado, aposta em melhorar o seu resultado.
- Quero correr a prova em torno de 20.20. Acho isso possível em função dos meus tempos este ano nos 100, 200 e 400m.
Nos 1.500m, a esperança brasileira é Leandro Prates, campeão brasileiro, sul-americano e pan-americano na sua especialidade.
- Fiz uma boa preparação para o GP e o Adauto Domingues (seu treinador) acredita que possa fazer um bom tempo aqui. Espero fazer uma boa prova tática também - lembrou.
Outros dois pré-selecionados para os Jogos de Londres que competem em Belém são Fábio Gomes da Silva, no salto com vara, e Mauro Vinícius da Silva, o Duda, no salto em distância.
- Fiz apenas uma prova este ano e saltei 5,40m. Como vinha de camping pesado de treinamento, senti câimbras e não consegui melhor - contou o atleta, que saltou 5,80m no ano passado, 7ª marca do Ranking Mundial.
Duda, campeão mundial indoor em Istambul, no mês de em março, aposta na regularidade.
- Quero saltos em torno dos 8,00m. De repente, acerto um e vou mais longe - disse o paulista, que retomou o treinamentos para a temporada em março. Ele terminou 2011 em 10º lugar no Ranking, com 8,27m. No Mundial Indoor da Turquia, obteve 8,28m, recorde pessoal na fase de qualificação.

Abertura do Estádio Olímpico reúne
40 mil pessoas na capital britânica

Competições marcaram o último grande evento-teste antes dos Jogos

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
Jovens de universidades britânicas foram os primeiros a se apresentar no Estádio Olímpico, onde será a abertura e o encerramento dos Jogos. Mais de 40 mil pessoas driblaram o tempo frio da capital britânica durante a inauguração oficial do palco do atletismo das Olimpíadas, no último grande evento-teste antes da competição, no dia 27 de julho.
O público fez festa ao acompanhar as provas e empolgaram os atletas que estrearam na pista da principal arena de Londres. Um show de luzes e centenas de balões foram os pontos altos da cerimônia. Cartazes que emitiam um som parecido com uma salva de palmas deram um charme a mais ao local.
Além da torcida, os universitários contaram com o apoio do presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Sebastian Coe, dono de duas medalhas de ouro, nos 1500m em Moscou 1980 e Los Angeles 1984. Além do atletismo, a inauguração ainda contou com uma série de disputas no Parque Olímpico.
Sebastian Coe apertou o botão que inaugurou oficialmente o Estádio Olímpico, ao lado da pequena Niamh Clarke-Willis, de 9 anos, além de Danielle Brown, do tiro com arco, a apresentadora de televisão Gabby Logan e o apresentador Vernon Kay. De acordo com a BBC News, Coe revelou que a participação dos jovens ajuda no incentivo ao esporte.
- Queremos que milhares de jovens se inspirem para ingressar no esporte. Esperamos que pelo menos para alguns isso possa ser o começo de uma história.
Esta foi a primeira vez que o Parque Olímpico recebeu uma grande quantidade de pessoas. As obras ainda não estão totalmente prontas, mas a circulação do público ocorreu de forma tranquila. A chuva e o vento gelado, incomuns nessa época do ano, incomodaram os torcedores, mesmo com as quadras cobertas.
No fim de semana que vem, o Estádio Olímpico vai sediar os Jogos Escolares do Reino Unido, com a presença de 1.600 alunos-atletas.