sábado, 5 de maio de 2012

Neymar atingirá auge da evolução física perto da Copa de 2014

Fisiologista do Santos explica que o craque ainda está em fase de crescimento e que ápice virá a partir dos 21 anos, na próxima temporada

Por Marcelo Hazan Santos, SP
19 comentários
A rotina de Neymar tem sido atingir marcas expressivas. Ano a ano, o craque do Santos e da Seleção Brasileira supera as expectativas e continua surpreendendo. Prova de seu crescimento é este início de 2012, o melhor da sua carreira: são 21 gols em 22 jogos. Mesmo com tudo isso, o camisa 11 ainda não está no melhor de sua forma. Isso só vai acontecer a partir do momento em que ele completar 21 anos, durante o decorrer da temporada 2013. Ou seja, Neymar vai atingir o seu ápice físico às vésperas da preparação para a Copa do Mundo de 2014. Boa notícia para a Seleção Brasileira.
Neymar treino Santos (Foto: Divulgação/Flickr Santos FC)Neymar: genética priviliegiada ajuda o craque a não se machucar (Foto: Divulgação/Flickr Santos FC)
A projeção é do fisiologista do Santos, Luís Fernando de Barros. Até lá, Neymar deve manter sua altura de 1,74m, já estabilizada nos últimos três anos, mas seu peso ainda vai mudar. Barros afirma que não há como prever exatamente quantos quilos o atleta terá, pois a variação é comum. Certo é que, pelo seu biotipo, o atacante tem espaço para ganhar massa muscular, sem perder mobilidade.
- É até uma covardia dizer que o Neymar não está no melhor dele pelo que vem fazendo, mas o certo é que ainda não atingiu o corpo que terá para o resto da vida. Está muito próximo do ideal. De 2009 até hoje, está em um processo de crescimento. Talvez ainda possa ganhar peso, sem exagero. Com estratégia e cuidados, há espaço para isso - explica.
Mesmo parecendo franzino, ele é um dos jogadores mais fortes do Santos. Trata-se, porém, de uma força “invisível”. Neymar não é parrudo. Segundo Luís Fernando, o corpo do atacante apresenta uma boa quantidade de "massa funcional", ou seja:  tem o que é preciso para dar suas arrancadas, dribles em várias direções, chutes.
- Massa funcional é aquilo que terá alguma função específica. Até que ponto vale para Neymar ou qualquer atleta de futebol ter um bíceps volumoso? A força funcional está na capacidade de gerar com os músculos algo que ele use nos dribles, arrancadas e brecadas - esclarece o fisiologista.
Toda esta potência se transforma em velocidade, explosão e resistência. É justamente o que permite a Neymar atingir 34,7 km/h em uma arrancada, como no clássico contra o São Paulo, domingo passado, pela semifinal do Paulistão. O jogador marcou os três gols da vitória por 3 a 1 e levou o Peixe à decisão. Durante o San-São, foram 34 piques.

Não à toa, Neymar liderou os testes de resistência e velocidade da pré-temporada entre os titulares. Em corridas de até 10 metros, ele é um dos melhores do grupo. No ano passado, por exemplo, só Maikon Leite e Bruno Aguiar, ambos já fora do Peixe, ganhavam do atacante. Na combinação das qualidades, porém, o atleta de 20 anos é o mais completo.
Mas para que o Menino da Vila consiga chegar ao ápice da maturidade física, precisa de cuidados: alimentação e descanso são fundamentais. No momento, tudo é feito com cautela com o jogador, dono de uma genética privilegiada que lhe dá vantagem sobre todos os outros companheiros de time.
neymar santos gol são paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar: melhor jogador brasileiro na atualidade. E ainda pode melhorar (Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

- Este é o principal fator: a genética. Neymar responde melhor a todo tipo de treinamento. Tudo o que fazemos para melhorar os jogadores, com ele funciona de forma mais eficaz. A enzima que mostra o desgaste  sempre é maior nele após os jogos, mas ele se recupera mais rápido. Até hoje, nunca teve uma lesão. O que para outros não é suficiente, para Neymar é - completa Luís Fernando.
Se hoje o camisa 11 já é o melhor jogador do futebol brasileiro, os torcedores podem esperar ainda mais do craque em um ano. Às vésperas da Copa do Mundo, o ainda garoto se tornará homem feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário