quinta-feira, 5 de abril de 2012

Alheio à crise do Fla, Vasco rejeita favoritismo no sábado

Jogadores cruz-maltinos dizem que, apesar do mau momento, rival pode conquistar vitória em clássico no Engenhão

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Renato Silva,  Eder Luis e Felipe Basto treino Vasco (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Eder Luis, entre Renato Silva e Felipe Bastos
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Enquanto o Vasco tem espírito leve com a missão cumprida, o Flamengo vive afundado em nova crise após sua última partida pela Libertadores. Portanto, o duelo deste sábado, pela sétima rodada da Taça Rio, poderia colocar os cruz-maltinos como favoritos. Mas em São Januário, essa condição é veementemente rejeitada.
- Primeiro nós temos que estar preocupados com o Vasco. Até porque quando a situação aqui é difícil, ninguém se preocupa conosco. Independentemente do momento que o Flamengo vive, pode reagir. Quando um time vai para um clássico com muito favoritismo, acaba tendo uma surpresa - afirmou o atacante Eder Luis.
Fagner também disse acreditar num clássico equilibrado. O lateral citou como exemplo o próprio Vasco, que perdeu por 3 a 1 para o Botafogo, pelo Carioca, e alguns dias depois venceu por 2 a 0 o Libertad-PAR, pela Libertadores.
- Não há vantagem alguma. É mais fácil para a imprensa falar o que acontece do outro lado. Fora de campo é outra coisa. Acho que tudo se resume às quatro linhas.

Companheiros elogiam sacrifício de Dedé: ‘Tem que tirar o chapéu’

Jogadores afirmam que zagueiro é exemplo por ter enfrentado o Alianza com fortes dores na panturrilha esquerda

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Dedé, desembarque do Vasco (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Dedé no desembarque do Vasco nesta quinta-feira
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
Para torcida, Dedé é o Mito. Para os companheiros de Vasco, um exemplo. Mesmo com fortes dores na panturrilha esquerda, o zagueiro atuou na vitória por 2 a 1 sobre o Alianza Lima, na última terça-feira. A atitude soou nos demais jogadores da equipe como uma prova de comprometimento. O zagueiro, que foi submetido a exames nesta quinta, não enfrenta o Flamengo, neste sábado, e ainda não foi confirmado contra o Nacional, pela Libertadores, daqui a uma semana.
- Temos que tirar o chapéu para o Dedé. Ele não treinou na véspera da partida contra o Alianza e nos avisou que jogaria mancando, mas que seguraria as pontas. Isso mostrou o que é nosso espírito no Vasco. Mostrou que, independentemente da situação, estaria ali para ajudar. Torcemos para que volte o quanto antes, porque é fundamental - afirmou o lateral Fagner.
Eder Luis também classificou a atitude de Dedé como consideração ao Vasco. Para o atacante, a vontade do zagueiro de entrar em campo para enfrentar o Alianza é um exemplo do motivo de sua grande fase.
- É um atleta que está no caminho certo, aproveitando seu momento com força. Ele jogou no sacrifício, e nós sabemos o quanto é difícil disputar uma partida como aquele nessas condições. Com isso ele mostrou vontade, carinho com a torcida e com os demais jogadores. Quando ele precisar, nós vamos ajudá-lo, disse o atacante.
Dedé Vasco x Alianza (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)Dedé em ação, cortando bola de cabeça, no jogo contra o Alianza (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)

Apesar do cansaço, Felipe e Diego se colocam à disposição para pegar Fla

Jogadores esperam decisão do técnico Cristóvão Borges sobre o time que joga o clássico

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
O técnico Cristóvão Borges ainda não definiu que equipe vai escalar para o clássico deste sábado, contra o Flamengo, pela sétima rodada da Taça Rio. Com o desgaste da série de jogos e viagens, o treinador quer esperar até ao último minuto para avaliar quem terá condições de entrar em campo. Sem Juninho, que ficará fora por conta de uma cirurgia dentária, Cristóvão vai precisar ainda mais de Diego Souza e Felipe. E ambos, apesar do cansaço, já se colocaram à disposição.
Felipe e Barbio, desembarque do Vasco (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Mesmo cansado, Felipe (ao lado de Barbio) desembarca no Rio pensando em enfrentar o Flamengo
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
- Não sei o que o Cristóvão está pensando, mas estou bem. Por mim, posso jogar – disse o camisa 10.
- O Cristóvão ainda vaia avaliar todo mundo para ver o que pode fazer. Mas, se depender da minha vontade, eu vou para o jogo – garante o camisa 6.
O Vasco enfrenta o Flamengo, neste sábado, no Engenhão. O jogo é válido pela sétima rodada da Taça Rio e tem início às 18h30m (de Brasília). Na próxima quinta, o Gigante da Colina faz sua última partida da primeira fase da Libertadores, contra o Nacional, em Montevidéu.

Misto ou titular? Escalação contra Fla depende de aspecto físico do Vasco

Dedé e Juninho não jogam. Thiago Feltri tem poucas chances

Por Gustavo Rotstein Lima, Peru
Com a vitória por 2 a 1 sobre o Alianza Lima, na última terça-feira, o Vasco chegou a uma situação relativamente confortável na Libertadores. Como o panorama é parecido na Taça Rio – competição na qual lidera o Grupo B com 11 pontos –, é quase certo que a equipe será mista no clássico contra o Flamengo, neste sábado.
O Vasco chega ao Rio de Janeiro por volta das 22h30m desta quarta, o que diminui o tempo de recuperação até o próximo jogo. Além disso, a equipe pode ter que decidir na quinta-feira da semana que vem a sua classificação para as oitavas de final da Libertadores – isso se o Libertad não vencer o Nacional nesta quinta. Todos esses fatores serão levados em consideração.
Juninho Pernambucano será desfalque contra o Flamengo, já que não vai se recuperar de uma cirurgia dentária a tempo. Dedé, que enfrentou o Alianza sentindo a panturrilha esquerda, fará exames e também está fora. Thiago Feltri, que deixou o jogo com dores, dificilmente vai ter condições de ir a campo. No entanto, o técnico Cristóvão Borges prefere esperar a avaliação de preparação física e departamento médico para definir a escalação.
- Nas últimas semanas temos disputado partidas decisivas e feito viagens desgastantes. O jogo contra o Flamengo é importante, e quem estiver bem vai para o jogo - disse.

Dirigente rebate críticas e lamenta ausência de Juninho contra o Fla

Daniel Freitas se mantém convicto do planejamento da comissão técnica em relação ao reizinho: 'Ele é avaliado jogo a jogo'

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Juninho no treino do Vasco (Foto: Flickr Oficial do Vasco / Marcelo Sadio)Juninho: desfalque no clássico contra o Flamengo
(Foto: Flickr Oficial do Vasco / Marcelo Sadio)
Juninho Pernambucano foi submetido a uma cirurgia dentária nesta terça-feira e, apesar das previsões anteriores, não poderá estar em campo no sábado, contra o Flamengo. O jogador vai ter que se poupar esta semana e só volta a treinar com bola na próxima segunda. O fato pegou de surpresa a comissão técnica que estava em Lima, para encarar o Alianza-PER, e o diretor de futebol, Daniel Freitas, na chegada ao Rio, lamentou o ocorrido, apesar de dizer que não era algo que não tivesse sido cogitado.
- Existia uma previsão mas, infelizmente, o procedimento acabou sendo mais complicado do que parecia e ele vai ter que ficar mais tempo fora. Mas acontece. Vamos ter que recuperá-lo para o outro jogo – salientou.
Daniel ainda rebateu as críticas sobre a necessidade de fazer a cirurgia justo no dia de uma partida importante pela Libertadores, fora de casa, após de ter atuado em outras 11 depois de ter recebido a pancada na boca. Segundo o diretor, a situação é simples de entender:
- A situação é muito clara. Ele teve o problema no jogo contra o Nacional-URU e, a princípio, não era nada demais. Só que a situação foi piorando e acabou que foi necessário ele tomar medicamentos antes de fazer a cirurgia. Por isso, só pôde fazer agora.
Segundo o diretor, o planejamento da comissão técnica tem sido bem feito. Daniel Freitas garante que não há um plano a longo prazo e que tudo é pensado perto das partidas.
- O Juninho, assim como outros atletas, é avaliado jogo a jogo, pensando no desgaste acumulado e que pode vir a sofrer. Com base nisso, a gente decide quem joga.
O Vasco enfrenta o Flamengo, neste sábado, no Engenhão. O jogo é válido pela sétima rodada da Taça Rio e tem início às 18h30m (de Brasília). Na próxima quinta, o Gigante da Colina faz sua última partida da primeira fase da Libertadores, contra o Nacional, em Montevidéu.

Bastos diz que maturidade melhorou o seu desempenho em campo

Volante, que fez dois contra o Alianza Lima, na terça, tem boa média de gols após a chegada da filha Giovanna, em fevereiro deste ano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 A atuação do time do Vasco não foi a dos sonhos da torcida, mas os 2 a 0 sobre o Alianza Lima, no Peru, deixaram o time em posição mais confortável na luta pela classificação. O principal responsável pelo sucesso da equipe foi o volante Fellipe Bastos, que de surpresa na escalação inicial passou ao papel de herói aos fazer os dois gols em belos chutes de fora da área.
O jogador já encontrou a explicação para sua boa fase, a chegada da filha Giovanna. Fellipe Bastos acredita que agora está mais maduro e responsável, o que tem refletido em seu desempenho em campo.

- Não tenho dúvidas que o nascimento da minha filha tem um papel fundamental nessa boa fase que estou vivendo. Sempre fui muito dedicado, mas desde que a Giovanna chegou muita coisa mudou na maneira como vejo a vida. Junto com a paternidade vem uma maturidade, uma noção maior de responsabilidade. Isso acaba refletindo no nosso trabalho.
Depois que Giovanna nasceu, dia 10 de fevereiro, Bastos demorou cerca de um mês para fazer o primeiro gol para filha - no 3 a 0 contra o Madureira. Depois, no entanto, chegou a uma média digna de um grande artilheiro: entrou em campo mais cinco vezes e marcou quatro gols: diante do Botafogo, Barcelona-EQU e Alianza Lima. A pontaria nos chutes de fora da área está em dia.
- Sempre tive essa característica do chute, mas nem sempre tenho a chance de arriscar. Claro que, tendo uma sequência maior de jogos, a confiança e o aproveitamento tendem a aumentar. É isso que está acontecendo. Tenho aproveitado as oportunidades e tido sucesso. Não tenho a pretensão de ser o artilheiro do Vasco, pois temos grandes atacantes para isso e minha função dentro de campo é outra. Mas sei que tenho essa qualidade e sempre que as chances surgirem vou buscar a finalização para ajudar - encerrou.
Fellipe Bastos Vasco e a filha Giovanna (Foto: Divulgação/ SMG Assessoria)Fellipe Bastos com a filha Giovanna (Foto: Divulgação/ SMG Assessoria)

Rondinelly admite que ida para o Vasco o atrai, mas prega foco no Vila

Meia colorado foi oferecido para o Cruzmaltino, mas diz que até o final do Estadual está concentrado no Tigre: 'Tudo vai acontecer naturalmente'

Por GLOBOESPORTE.COM Goiânia
A história de Rondinelly com o Vila Nova pode ser curta, mas ele faz questão de que seja bonita. Cobiçado pelo Vasco e por outros dois clubes da Série A, a jovem promessa colorada garante que até o final do Campeonato Goiano só pensará no Tigre. O meia se esquivou ao ser perguntado sobre o interesse da equipe carioca, e disse que tudo que sabe é apenas pela imprensa.
- O que eu sei é de especulação, que existe a intenção deles de me tirar do Vila, mas estou bastante tranquilo, acho que primeiramente, independente do que for acontecer, eu vou acabar o Campeonato Goiano aqui, então estou focado no Vila, e na hora que acabar o Goiano eu sempre penso e sempre falei, quanto mais a gente jogar bem, e quanto mais a gente tiver bons resultados, não só o Vasco como outros vão querer. Então não tem porque ficar preocupado com isso. As coisas vão acontecer naturalmente – comentou Rondinelly.
Aos 21 anos, o jovem é um dos destaques do Vila Nova nesta temporada. Ele retornou ao time colorado em 2012 após ter sido emprestado para o Itumbiara para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Goiano do ano passado e foi reserva na estreia pelo Estadual deste ano. Ao entrar na vaga de Rafael Carioca, que saiu machucado contra o Crac na primeira partida do Goianão, Rondinelly não saiu mais. Já são 14 jogos pelo Vila Nova no Estadual e três gols.
rondinelly, meia do vila nova (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Rondinelly: 'Se for bom para o Vila e para mim, tem que agarrar' (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Sua história no time goiano serve de inspiração para uma possível ida ao Vasco. Rondinelly não se diz preocupado com o pouco espaço que teria no Cruz-Maltino, que conta com nomes de peso para o meio-campo, tais como Juninho Pernambucano, Felipe, Diego Souza.
- Minha vida é cheia de metas, muitos falam ‘ah, você vai para um time de Série A e vai só compor elenco’, eu não penso assim. Eu penso que o jogador conquista espaço independente de onde estiver. Não tinha espaço aqui, consegui, e se for para um time de Série A, e vou de uma forma diferente, vou valorizado, também vou fazer isso, vou tentar buscar o meu espaço – comentou.
‘A vida é feita de oportunidades’
Ao mesmo tempo em que reforça estar com a cabeça voltada para a conquista do Campeonato Goiano, Rondinelly não esconde que uma transferência para um clube expressivo com o Vasco da Gama lhe agradaria. Ele concorda que, caso ocorra, sua saída do Vila Nova seria precoce, mas ressalta que tem que aproveitar as chances que aparecem.
- As coisas estão acontecendo muito rápido, poderia terminar o ano aqui, conseguir acesso, porque tenho certeza que vão montar um time para subir, mas a vida é feita de oportunidades, se aparecer uma coisa boa para o Vila e para mim, tem que agarrar – declarou.
Entretanto, para permanecer no Colorado goiano para a disputa da Série C, Rondinelly deve ter um reajuste salarial. Com esta condição, ele assegura que não se sentiria desmotivado caso sua ida para uma equipe da Série A não se concretize.
- Diante do que foi conversado da minha parte com a diretoria, se não houver negociação e eles cumprirem com o combinado, eu ficaria satisfeito – afirmou.
 

Titular do Espanyol, P. Coutinho crê que acertou ao deixar o Inter de Milão

Ex-meia do Vasco diz que está no caminho certo para conseguir uma vaga na Seleção Brasileira que disputa o ouro na Olimpíada de Londres

Por SporTV.com Barcelona, Espanha
Desde fevereiro no Espanyol, a segunda equipe mais importante de Barcelona, o meia Philippe Coutinho está confiante em participar da Olimpíada de Londres, em agosto. O jogador, que está na pré-lista de 52 jogadores enviada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), acredita que tomou a decisão certa ao deixar a Itália, onde defendia o Inter de Milão, para assinar com o clube catalão.
- No Inter, conheci ídolos que eu tinha no futebol. Treinei e joguei com eles. Mas meu objetivo é ir para as Olimpiadas. Lá eu nao tinha muitas oportunidades. A gente sentou, conversou e decidiu que aqui era o melhor lugar para começar essa caminhada. Todos receberam muito bem. Todo mundo tenta me ajudar, comissão técnica, jogadores. Isso facilitou bastante. Hoje em dia eu sou titular da equipe, estou ganhando as oportunidades que eu preciso - afirmou o jogador, em entrevista ao "É Gol!!!".
Philippe já marcou quatro gols no Campeonato Espanhol em apenas dois meses e se firmou na equipe titular. Assim, espera continuar sendo observado pelo técnico Mano Menezes para defender a Seleção.
- Tive duas convocações. Foi bem legal. Minha primeira convocação foi aqui na Espanha, para um período de treinos. Espero poder fazer boas partidas e que isso possa me levar a uma vaga.
Philippe Coutinho na partida do Espanyol (Foto: Divulgação / Site Oficial)Philippe Coutinho, em ação pelo Espanyol, contra o Levante (Foto: Divulgação / Site Oficial)
Ainda com 19 anos, em seu segundo clube na Europa, o meia revelado pelo Vasco lembra que ainda sofre no exterior e sente saudade de São Januário, mas está indo bem.
- Vivi grande parte da minha vida em São Januário. Passava o dia inteiro lá, até estudava dentro do estádio. Foi difícil largar os amigos. Mas a negociação aconteceu quando eu tinha 16 anos, então eu fui me acostumando aos poucos com a ideia. Eu fui vendido bem novo. Tive muitas dificuldades, como tenho até hoje. Mas eu procuro levar isso de experiência e tirar bom proveito de tudo.

Apalavrado com Fla, Cáceres dá classificação ao Libertad e ao Vasco

Volante do time paraguaio faz o gol da virada sobre o Nacional-URU, aos 45 do segundo tempo, e decide classificados do Grupo 5 da Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM Assunção
Um gol aos 45 minutos marcado por Cáceres, jogador que está quase certo de fechar com o Flamengo, garantiu a classificação do Libertad-PAR e do Vasco para as oitavas de final da Taça Libertadores. O time paraguaio derrotou o Nacional-URU, por 2 a 1, de virada, nesta quinta-feira, no estádio Nicolás Leoz, em Assunção, e fez a alegria de seus torcedores e da equipe carioca. O outro gol do Libertad foi feito por Velázquez, com Viudez abrindo o macador para os uruguaios, que não têm mais chances.
Agora, o time guarani e o Vasco estão com dez pontos e igualados em quase todos os critérios de desempate, mas a equipe brasileira tem mais gols marcados fora de casa (3 a 2) e por isso lidera o grupo. A última rodada da chave decidirá o primeiro e o segundo colocados e terá os seguintes jogos: Nacional-URU x Vasco, em Montevidéu, e Alianza x Libertad, em Lima, ambos no dia 12.
Pablo Velazquez, Jonathan Santana e Victor Caceres gol libertad (Foto: AFP)Velázquez e Cáceres (18), autores dos gols do Libertad, comemoram o primeiro deles (Foto: AFP)
Tudo o que os vascaínos não queriam aconteceu logo aos 9 minutos. Benegas falhou na saída de bola, Viudez se aproveitou e marcou para o Nacional-URU. O time paraguaio decepcionou e criou muito poucas chances de empatar na primeira etapa. E por pouco a situação não piorou para a equipe da casa e para o Vasco: aos 43, Sánchez chutou a bola no travessão.
O Libertad voltou melhor na segunda etapa, tanto que logo aos três minutos Santana acertou o travessão do goleiro Rodrigo Muñoz. A equipe paraguaia passou a dominar a partida e a criar boas situações de gol. E dois minutos depois de Burián fazer grande defesa em chute de Santana, os paraguaios conseguiram chegar ao empate, aos 20: Bonet fez boa jogada pela direita e cruzou para Velázquez, livre na pequena área, só empurrar para o gol vazio.
Após o empate, houve uma queda no ritmo da partida. No entanto, aos 37, Menéndez foi claramente derrubado por Burián na área, mas o árbitro equatoriano Omar Ponce ignorou o pênalti para a revolta dos jogadores paraguaios e da torcida vascaína.
O Libertad não desanimou, e aos 44 Gamarra cobrou falta, Menéndez desviou de cabeça e o goleiro do Nacional-URU fez grande defesa a escanteio. Após a cobrança, a bola sobrou para Cáceres chutar forte, aos 45: vaga para o time da virada.

Atlético-PR vence o Criciúma, mas gol polêmico adia decisão: 2 a 1

Tigre marca após roubada de bola irregular antes de reposição do goleiro

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
O Atlético-PR venceu o Criciúma por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, no Estádio Heriberto Hülse, pela segunda fase da Copa do Brasil. A vantagem é boa para o Furacão no jogo de volta, mas a segunda partida poderia nem acontecer. Um erro da arbitragem no segundo tempo foi crucial para o resultado. O goleiro Vinícius quicou a bola no gramado e, quando tocou a mão para segurá-la novamente, foi desarmado pelo atacante Zé Carlos. Gol irregular na análise do comentarista Leonardo Gaciba (veja o vídeo). O auxiliar chegou a levantar a bandeira, mas o juiz validou a jogada.
Para sorte do Atlético-PR, Guerrón estava em noite inspirada e marcou duas vezes, uma em cada tempo. Com o resultado, o Furacão pode perder por 1 a 0 que, mesmo assim, garante vaga nas oitavas de final. O Tigre precisa vencer por dois gols de diferença ou por um, desde que marque três ou mais. Vitória do clube catarinense por 2 a 1 leva a decisão para os pênaltis.
O jogo de volta está marcado para 19h30m (horário de Brasília) de quinta-feira, dia 12, na Vila Capanema, em Curitiba. Quem se classificar enfrenta o vencedor do duelo entre Cruzeiro e Chapecoense, que fazem o jogo de ida na quarta-feira, dia 11.
Antes do jogo de volta, o Criciúma recebe o Metropolitano, às 16h de domingo, pela oitava rodada do returno do Campeonato Catarinense. O Furacão visita o Corinthians-PR, às 15h30m de domingo, no Ecoestádio, pela oitava rodada do returno do Campeonato Paranaense.
Guerrón marca; Furacão 1 a 0
O Tigre, do técnico Sílvio Criciúma, teve novidades em todos os setores: Ozéia ganhou a vaga de Nerley na defesa; Diego Felipe substituiu Rodrigo Lindoso no meio-campo; Zé Carlos voltou ao time no lugar do atacante Douglas e Gilmar fez a estreia pelo clube catarinense. A equipe atuou no 4-4-2, com três volantes (ou seja, 4-3-1-2). Já o Furacão, do uruguaio Juan Ramón Carrasco manteve a formação tática 4-3-3, com apenas um cabeça-de-área, o camisa 5 Deivid, e dois meias, Zezinho e Martín Ligüera.
Com o esquema ofensivo, o Rubro-Negro paranaense começou a partida melhor. Antes dos 20 minutos, foram quatro chances claras. Na primeira, Ligüera bateu colocado, mas o goleiro Andrey defendeu. Na sequência, após falha do lateral Fabinho Capixaba e do zagueiro Ozéia, o meia-atacante Marcinho tentou, mas parou no camisa 1 do Criciúma. Depois, o camisa 9 teve nova oportunidade após jogada do equatoriano Guerrón, mas não aproveitou. Por fim, o meia Zezinho tabelou com Martín Ligüera e chutou cruzado, mas errou o alvo.
Depois de sofrer a pressão inicial, o Criciúma cresceu no jogo e passou a ameaçar o gol atleticano. O zagueiro Anderson Conceição, após cruzamento do volante Itaqui, cabeceou por cima. O atacante Gilmar, após furada do goleiro Vinícius, fez o giro e bateu para fora. E, em cobrança de falta, o meia Lucca obrigou o camisa 1 rubro-negro a fazer difícil defesa. O Furacão, depois de desperdiçar quatro chances de abrir o placar, conseguiu superar o Andrey. O atacante Guerrón recebeu lançamento preciso de Zezinho, aos 32 minutos, entrou livre na área e tocou na saída do goleiro. Depois, nos últimos minutos do primeiro tempo, o Atlético-PR só administrou a vitória parcial.
Criciúma e Atlético-PR, pela Copa do Brasil (Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press)Atlético-PR vence o Criciúma por 2 a 1 em meio a polêmica (Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press)
Lance irregular; gol do Criciúma
O técnico Sílvio Criciúma promoveu duas alterações na volta para o segundo tempo: o volante Diego Felipe e o lateral-esquerdo João Paulo saíram para as entradas do meia Cristiano e do lateral Diego Oliveira. O Atlético-PR, sem trocas, quase ampliou no começo da etapa final, mas os atacantes Ricardinho e Guerrón não aproveitaram as oportunidades. Depois, Carrasco tirou o atacante Ricardinho e colocou o zagueiro Rafael.
Com uma formação mais defensiva, o Furacão levou sufoco do Criciúma. O Tigre avançou a marcação e chegou ao empate aos 19 minutos. O goleiro Vinícius quicou a bola no chão. Quando foi segurá-la, o atacante Zé Carlos a roubou com a cabeça e, sozinho, só tocou para o gol vazio. Segundo Leonardo Gaciba da Silva, ex-árbitro e comentarista, o lance foi irregular, e o erro do juiz, primário. O jogo ficou tenso, com muitos passes errados e faltas no meio-campo. As chances de gol tornaram-se raras.
Gol da vitória rubro-negra: 2 a 1
Após o empate, o técnico Juan Ramón Carrasco trocou Marcinho, apagado no jogo, e colocou o jovem Edigar Junio. No primeiro lance, aos 25 minutos, o camisa 17 recebeu livre pela esquerda, passou pelo goleiro Andrey e tocou em direção ao gol. Na pequena área, o equatoriano Guerrón só completou e saiu para o abraço.
O Criciúma quase chegou ao empate aos 38. O volante Itaqui cobrou falta, a bola desviou no caminho e o goleiro Vinícius deu rebote. O atacante Zé Carlos bateu, mas o camisa 1 salvou à queima-roupa. Nos últimos minutos, o time mandante ainda tentou o gol de empate, mas não superou a marcação adversária. O Furacão também tentou o gol, que garantiria a classificação direta para as oitavas de final, mas errou muitos passes. Com isso, a decisão fica para Curitiba, no próximo dia 12.

Saída de R10 entra em pauta no Fla, mas Patricia rejeita: 'Sem cabimento'

Assessores próximos à presidente tentam convencê-la a buscar a rescisão amigável com o Ronaldinho. Ela e Assis negam fortemente a possibilidade

Por Thales Soares Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho na partida do Flamengo contra o Emelec (Foto: Reuters)Ronaldinho Gaúcho na derrota do Flamengo para
o Emelec, na última quarta-feira (Foto: Reuters)
As fracas atuacões e o alto salário podem abreviar a passagem de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo. Enquanto o time está à beira da eliminação na Taça Libertadores, assessores próximos à presidente Patricia Amorim tentam convencê-la a buscar a rescisão do contrato do jogador, que recebe cerca de 1,2 milhão por mês e vem sendo alvo de questionamentos dentro e fora do clube. O compromisso vai até dezembro de 2014.
- A ideia é buscar um acordo com o Assis (irmão e empresário de R10) e fazer uma rescisão amigável - disse uma pessoa ligada à diretoria.
A presidente, porém, nega com veemência que tal possibilidade exista no momento:
- Isso não tem cabimento - afirmou Patricia Amorim, através da assessoria de imprensa do clube.
Assim como a presidente, Assis rechaça o possível rompimento:
- São essas notícias plantadas que criam as confusões e atrapalham o ambiente. Ninguém nunca comentou isso comigo. Nunca vi do Flamengo interesse em rescindir o contrato que vai até 2014. Nao tenho motivo pra achar que o Fla queira rescindir. Pode ser que alguem tenha interesse nisso - afirmou o empresário.
Questionado sobre uma suposta conversa com Patricia, Assis foi enfático.
- Vou falar com a Patricia por quê? Não tem motivo, ninguém me procurou, não existe nada.
Além da presidente, outros dirigentes, como o vice de finanças Michel Levy, também negam a hipótese:
- Isso é coisa do imaginário. Não vou comentar sobre algo que não existe.
O vice-jurídico Rafael de Piro ecoou Levy:
- Não sei de nada.

Sem acordo, atacante Tuta vai passar a noite desta quinta na cadeia

Advogada do jogador admite dificuldade em liberá-lo por conta do feriado. Prisão foi motivada por falta de pagamento de pensão alimentícia

Por Heitor Esmeriz Campinas, SP
Atacante Tuta, na chegada à cadeia de Casa Branca (Foto: Reprodução EPTV)Atacante Tuta está na cadeia de Casa Branca
(Foto: Reprodução EPTV)
A expectativa da advogada Gislaine Nunes de liberar o atacante Tuta ainda nesta quinta-feira foi frustrada. Sem acordo com a ex-mulher que cobra R$ 85 mil de pensão alimentícia, o jogador passará a noite na cadeia de Casa Branca, onde está preso desde às 15h30 desta quinta. Gislaine espera conseguir o habeas corpus na sexta.
- Por conta do feriado, ficou tudo mais difícil. É complicado você fazer uma peça jurídica a toque de caixa. Sem contar que ele foi preso em Santa Bárbara d´Oeste, mas o processo corre em Birigui, ele está preso em Casa Branca e o plantão judiciário é em São Paulo. É um procedimento que demanda tempo – disse a advogada, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.
Com passagens por Palmeiras, Fluminense, Grêmio, Flamengo e outros grandes clubes do futebol brasileiro, Tuta, atualmente no União Barbarense, da Série A2 do Paulista, foi preso logo após o treino da manhã do Leão da 13, no estádio Antônio Lins Guimarães. A dívida, que corrigida pode chegar ao valor de R$ 110 mil, é referente a dois filhos do atacante com a ex-mulher.
- Ex-mulher é complicado. O valor não é alto, mas muda o seu padrão de vida. Eu fiquei um tempo desempregado. Ela não quis entender a situação, achou que eu estava nadando em dinheiro, mas tudo bem, faz parte – declarou o jogador, ao chegar à cadeia de Casa Branca. Lá, divide a cela com outras oito pessoas presas pelo mesmo motivo.
O processo corre na 2ª Vara da Família de Birigui. O Fórum da cidade, contudo, está fechado desde esta quinta-feira, por conta do feriado. A alternativa da advogada do atleta, então, foi recorrer ao Tribunal de Justiça de São Paulo, que mantém juízes de plantão. A prisão cível tem validade de até 30 dias.
Com ou sem Tuta, o União Barbarense estreia na segunda fase da Série A2 sábado, contra o Atlético Sorocaba, em casa. É a sequência da caminhada do time para tentar voltar à elite estadual.

Anderson Silva treina debaixo de sol na praia do Recreio dos Bandeirantes

Campeão dos médios do UFC se prepara para o duelo contra o americano Chael Sonnen, que acontece em junho, no estádio Engenhão, também no Rio

Por SporTV.com Rio de Janeiro
O campeão dos pesos-médios do UFC, Anderson Silva, mantém o ritmo de treinos para a luta contra o americano Chael Sonnen, na qual defenderá seu cinturão. O Spider fez nesta quinta-feira uma série de exercícios com alguns companheiros da Team Nogueira, academia de propriedade dos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro na qual Anderson realiza sua preparação. Os treinos foram acompanhados por uma equipe de filmagem do UFC, que incluirá as imagens no programa "Countdown", que conta as histórias das principais lutas de cada edição do UFC. Este foi o primeiro dia de filmagens.
Além de diversos piques na areia da praia do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio de Janeiro, o lutador também fez exercícios específicos, como correr amarrado a um mini-paraquedas, e puxar um saco de areia por alguns metros, além de subir pequenos montes de areia. O trabalho feito nesta quinta-feira visa o ganho de massa muscular e resistência aeróbica.
Em entrevista recente ao SporTV.com, Anderson Silva revelou que, em períodos distantes de competições, seu peso é de 102kg, e que a um mês das lutas ele inicia um trabalho de corte de peso, eliminando gorduras e líquidos para atingir o limite de 84kg dos pesos-médios.
O sol e o calor da capital fluminense fizeram com que o campeão tivesse que parar diversas vezes para se hidratar. Outra parte dos treinos foi feita com a ajuda do tambem lutador do UFC Erick Silva e o participante do reality show "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de Campeões", Richardson Monstrão.
Confira a galeria de fotos do treino de Anderson Silva na praia do Recreio dos Bandeirantes:

Presidente do Cruzeiro critica escolha
de árbitro para clássico de domingo

Para Gilvan Tavares, Renato Cardoso Conceição entrará em campo pressionado; Alexandre Kalil ironiza: 'Gilvan deve estar apavorado'

Por Lucas Catta Prêta Belo Horizonte
A três dias do clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, marcado para este domingo, às 16h (de Brasília), na Arena do Jacaré, o clima de rivalidade já toma conta dos clubes. Nesta quinta-feira, a Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou os nomes da arbitragem dos jogos deste fim de semana, e o clássico ficará a cargo de Renato Cardoso Conceição. O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, não gostou do juiz escolhido.
Gilvan, presidente do Cruzeiro (Foto: Leonardo Simonini/Globoesporte.com)Gilvan de Pinho Tavares não gostou da escolha do árbitro do clássico (Foto: Leonardo Simonini/Globoesporte.com)
Segundo o mandatário, embora Renato seja um nome de qualidade, ele poderá entrar em campo pressionado, já que, em 2010, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, criticou abertamente o trabalho do árbitro após um clássico. Na ocasião, o Galo perdeu de 3 a 1 para o Cruzeiro, na fase classificatória do Mineiro daquele ano.
- Não temos nada contra o Renato, mas sim sobre a posição da diretoria do Atlético de não deixar ele apitar outro jogo deles. (À época) o Kalil chamou a Federação (Mineira de Futebol) de quadrilha e tudo mais, então pedimos que não colocassem o Renato neste fim de semana. Agora, com a escolha dele, ele entrará em campo pressionado, ainda mais que terá só torcedores do Atlético.
Para Gilvan Tavares, caso Renato seja pressionado pela torcida e, por tabela, o Cruzeiro saia prejudicado, a diretoria pretende protestar.
- Sempre fui a favor da arbitragem mineira, mas, se errarem contra o Cruzeiro, não deixo mais um árbitro daqui atuar em jogos assim.
O clássico deste domingo poderá definir o líder do Campeonato Mineiro. O Cruzeiro assume a ponta se vencer. O Atlético-MG, atual líder, briga para se manter na frente.
O outro lado
O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, não se queixou da escolha de Renato Conceição e deu uma alfinetada no rival cruzeirense.
Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG (Foto: Agência Estado)Alexandre Kalil: 'O Gilvan está um pouco apavorado' (Foto: Agência Estado)
- O Gilvan disse isso porque ele está muito novo no cargo (assumiu em janeiro de 2012). O Atlético sempre fez objeção apenas ao Alício Pena Júnior e Ricardo Marques, não ao Renato. O Gilvan deve estar um pouco apavorado pelo pouco tempo no cargo, deve ser isso.

Cerezo se despede do Vitória e lamenta: ‘Esse é o momento bom’

Demitido nesta quinta-feira, treinador foi à Toca do Leão para falar com jogadores e funcionários

Por Raphael Carneiro Salvador
Toninho Cerezo, no Bem, Amigos! (Foto: Wagner Bordin/SporTV.com)Toninho Cerezo foi demitido do Vitória nesta
quinta-feira (Foto: Wagner Bordin/SporTV.com)
Ao final do jogo desta quarta-feira, quando o Vitória empatou em 1 a 1 com o Vitória da Conquista, o coro que se ouviu na arquibancada foi “Fora Cerezo!”. A demissão do treinador foi cobrada pela torcida e os primeiros sinais dados ainda no vestiário do Barradão. Por isso, Toninho Cerezo garantiu que não ficou nem um pouco surpreso quando foi comunicado de sua demissão na manhã desta quinta.
O treinador fez questão de ir à Toca do Leão para se despedir dos jogadores e funcionários do Vitória. Cerezo lembrou que aceitou a proposta do Vitória por causa de um pedido do presidente e lamentou a saída neste momento.
- Isso é coisa normal do futebol. O que eu lamento, na verdade, é que o momento bom é a agora, que são as finais do Baiano, mas como as coisas são de cima para baixo... – disse o ex-treinador do Vitória.
Durante entrevista coletiva, Cerezo disse ainda que fez o que pôde para melhorar o desempenho do Vitória, mas não conseguiu.
- Tentei fazer o meu melhor, mas infelizmente não agradou – comentou.
Com a saída de Toninho Cerezo, o Vitória será comandado nas próximas três partidas por Ricardo Silva. A intenção da diretoria é de anunciar o novo treinador até o dia 15 de abril.

O bom empate tático entre Dorival e Muricy


qui, 05/04/12
por André Rocha |
- Sem os lesionados Guiñazu e D’Alessandro, além de Oscar, Dorival Júnior apostou na força ofensiva a partir de uma marcação obsessiva. Pressão, roubada de bola, início do contragolpe já na intermediária santista;
- O 4-2-3-1 de quase sempre, mas que foi abandonado inicialmente na Vila Belmiro, teve Elton e Sandro Silva à frente da zaga e Dagoberto, Tinga e Dátolo com intensa movimentação acionando Leandro Damião;
- O belo gol de falta de Nei reforçou a estratégia de intensidade no bloqueio, mas o Colorado recuou as linhas e Tinga voltou um pouco mais para ajudar os volantes no combate;
- A equipe de Muricy Ramalho sentiu a pressão com marcação dupla em quase todos os setores, especialmente sobre Neymar e Ganso, que mal dominavam e já tinham dois ou três a cercá-los;
- O 4-2-3-1 “torto” do Santos facilitou o trabalho do adversário concentrando as ações ofensivas pela esquerda, com Neymar, Juan, Arouca e Ganso. Do lado oposto, Fucile ficava preso, atento a Dagoberto, e Ibson centralizava procurando jogo;
- Quando Neymar passou a circular pela direita para fugir da forte marcação, o setor ganhou profundidade e o craque encontrou os espaços para começar a desequilibrar – ou reequilibrar o Santos;
- Foram quatro as chances criadas pela joia santista: dois centros para Ibson, que naturalmente procurou o outro lado e deu trabalho a Muriel;
- Com 66% de posse de bola – “herança” do massacre do Barcelona em dezembro – e uma formação mais equilibrada, atacando pelos dois flancos com a inversão de Neymar e Ibson, o Santos terminou o primeiro tempo com o controle das ações e silenciando o Beira-Rio;
Equipes no 4-2-3-1, com o Inter apertando com marcação avançada e o Santos forçando demais pela esquerda e abandonando o lado oposto.
- O Inter voltou do intervalo retomando a marcação agressiva e o domínio dos rebotes. Quase ampliou no giro de Dagoberto para fora e foi melhor nos primeiros 15 minutos;
- Fucile passou a descer mais e Ibson, de volta ao lado direito, abriu procurando jogo. Espaçando a marcação, o Santos encontrou brechas para Ganso acionar Neymar à esquerda. Por ali o craque fez bela jogada limpando Elton e batendo para nova defesa de Muriel;
- Muricy trocou Fucile por Alan Kardec, que foi jogar aberto pela direita. Henrique plantou como lateral-zagueiro, Ibson recuou para trabalhar com Arouca e o Santos ocupou de vez o campo de ataque;
- No centro perfeito de Juan, o gol de Kardec dois minutos depois da substituição que acabou com a solidão de Borges na área do oponente e tornou o 4-2-3-1 alvinegro mais “literal”;
Muricy trocou Fucile por Kardec, plantou Henrique como lateral-zagueiro pela direita, recuou Ibson e acabou com a solidão de Borges na área do Inter, que cedeu campo e o empate depois de bons 15 minutos na segunda etapa.
- Dorival respondeu trocando o lesionado Dagoberto por Jajá, que quase marcou em sua primeira intervenção. Com Gilberto no lugar do extenuado Tinga o Inter reoxigenou o meio-campo;
- Mas não recuperou o domínio das ações. Muricy tirou Borges e colocou Elano, voltando ao 4-2-3-1 “torto” e reequilibrando a disputa no meio-campo;
- Neymar seguiu levando vantagem nas jogadas individuais e obrigou Muriel a mais duas defesas importantes. Na mais espetacular, a bola ainda tocou no travessão;
- Com o cansaço de Ney e Sandro Silva, Rodrigo Moledo precisou sair duas vezes e parar Neymar com faltas duras. A primeira já era digna do cartão vermelho que deixou o Inter em desvantagem numérica nos minutos finais;
- Com Bolívar no lugar de Dátolo, o Inter gastou o tempo que o Santos deixou passar, satisfeito com o ponto que garante a liderança do Grupo 1 da Libertadores;
- Arbitragem correta de Sandro Meira Ricci e números finais que refletem o domínio santista: oito a três em finalizações na direção do gol; 68 a 32% na posse de bola; 30 a 20 nos desarmes corretos e 342 a 189 nos passes corretos;
- Dorival Júnior fez o que pôde com desfalques importantes e ao menos manteve fidelidade ao desenho tático e à proposta de jogo de sua equipe; Muricy Ramalho corrigiu os problemas do início do jogo e foi feliz na entrada de Kardec. Empate tático.

Mais implicância com o Flamengo


qui, 05/04/12
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
A quinta-feira pós-derrota para o Emelec, que deixou o Flamengo em situação crítica na Libertadores, inspirou os torcedores rivais. Nas redes sociais e em diversos sites… proliferam as gozações com o rubro-negro:



Seleção feminina leva goleada do Japão em último amistoso no país

Sem Marta, equipe canarinho perde por 4 a 1 antes de deixar a Ásia

Por GLOBOESPORTE.COM Kobe, Japão
Atual campeã mundial, a seleção feminina japonesa goleou o Brasil por 4 a 1 na madrugada desta quinta-feira, em Kobe, no último amistoso da equipe treinada por Jorge Barcellos no país asiático. Na última terça, o time canarinho caiu por 3 a 0 para os Estados Unidos em Chiba.
A craque Marta não participou da viagem da Seleção feminina ao Japão, que serviu como preparação para os Jogos Olímpicos de Londres. O primeiro gol do jogo foi marcado pela capitã do Brasil, Daiane Bagé, contra. Ainda no primeiro tempo, Francielle empatou de falta. Na etapa final, Nagasato, Sugasawa e Miyama balançaram a rede para as donas da casa.
A equipe escala por Barcellos contou com Andreia Suntaque, Maurine (Maria), Daiane Bagé, Aline Pellegrino e Danielli (Rosana); Ester, Francielli, Erika e Thaisinha; Cristiane e Grazi (Gabi). A delegação retorna ao Brasil na noite desta quinta, com escala nos Estados Unidos, e desembarca no Rio de Janeiro na manhã de sábado.
Brasil x Japão no futebol feminino (Foto: Reuters)Erika lamenta, enquanto japonesas comemoram gol contra de Bagé no primeiro tempo (Foto: Reuters)

Cartaz de Popó vs Michael Oliveira destaca duelo 'para ficar na história'

Ex-pugilista volta aos ringues para oficializar sua despedida do boxe

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Caztaz Popó x Michael Oliveira (Foto: Divulgação)Cartaz afirma que luta entre Popó e Michael Oliveira
vai ficar na história do boxe (Foto: Divulgação)
A luta é de despedida, mas ganhou a mesma importância que uma disputa de cinturão mundial. Foi divulgado nesta quinta-feira o cartaz do último duelo de Acelino ‘Popó’ de Freitas nos ringues. O adeus oficial - que, segundo a peça de divulgação, vai 'ficar na história' - será no dia 2 de junho, em Punta del Este, no Uruguai, contra Michael Oliveira, campeão latino entre os pesos médios do Conselho Mundial de Boxe.
Com um cartel de 38 vitórias, 32 por nocaute e seis por decisão por pontos, e duas derrotas, ambas por nocaute, Popó foi tetracampeão mundial de boxe. O agora deputado federal ganhou o cinturão dos super-penas da Organização Mundial de Boxe (WBO, em inglês) em 1999 e da Associação Mundial de Boxe em 2002. Além disso, conquistou duas vezes o título dos pesos leves da WBO, em 2004 e 2006.
Campanha no Twitter
Em março, Popó fez um apelo em sua conta do Twitter para que Galvão Bueno seja o narrador do combate. Para angariar fãs para a causa, o ex-boxeador inclusive lançou a hashtag #DespedidaDePopóNARRAGALVÃO.