domingo, 1 de fevereiro de 2015

Com a mão pesada de sempre, Lineker supera Ian McCall e complica o UFC

Brasileiro frustra quedas do americano ao longo do combate e vai bem na luta em pé para derrotar o rival. Mas, segundo Dana White, terá que subir de divisão no evento

Por Direto de Las Vegas, EUA
O UFC tem um problemão pela frente na categoria dos moscas. O principal candidato a desafiar o cinturão de Demetrious Johnson não bate o peso em 50% das oportunidades, mas cumpre muito bem seu papel dentro do octógono. Sem dar bola para o anúncio feito por Dana White de que seria obrigado a subir para os galos já no próximo combate, após falhar na pesagem do UFC 183, John Lineker teve boa performance contra Ian McCall e derrotou o americano por decisão unânime dos jurados (triplo 29 a 28). O brasileiro conseguiu frustrar as quedas do adversário no decorrer da luta e mostrou a mão pesada de sempre para superar o rival. Resta saber se o futuro dele na divisão está mesmo liquidado.
Lineker, de apenas 24 anos, agora tem seis vitórias e duas derrotas na categoria dos moscas. McCall, de 30 anos, por sua vez, teve interrompida uma sequência de dois triunfos.
Ian McCall x John Lineker, UFC 183 (Foto: Getty Images)Lineker quase finalizou McCall no segundo round (Foto: Getty Images)
Os dois começaram a luta buscando chutes baixos, mas nada significativo. Com Lineker mais centralizado, McCall se movimentou bastante, num contra-ataque a um gancho, foi nas pernas e botou para baixo. O americano caiu por cima e soltou golpes, enquanto o brasileiro prendia sua perna esquerda. O duelo ficou travado por ali, até que McCall se levantou e viu Lineker tentar a chave de perna, sem sucesso.
Lineker jogou golpes duros no boxe na abertura do segundo round, mas nenhum pegou bem. McCall foi nas pernas e não conseguiu a queda. Na sequência, os dois se embolaram no chão, e Lineker encaixou a guilhotina. O americano teve trabalho e conseguiu sair. O brasileiro conectou bom cruzado, e o adversário sorriu de forma irônica. McCall também acertou bons golpes em pé na sequência. Lineker machucou o americano com cruzados e novamente fechou a guilhotina ao defender a queda. McCall se soltou e levou algumas marretadas antes do fim do assalto.
Com a mão direita engatilhada, Lineker tentou encaixar um soco certeiro em McCall, que mostrou resistência. Sem sucesso nas quedas, o americano ficou meio perdido no octógono. O paranaense conectou ótimos cruzados em sequência e encurralou McCall na grade. O americano, com sangramento no rosto, saiu, mas não evitou outros cruzados do oponente. Em vantagem, Lineker ironizou ao passar a mão na barriga, fazendo referências às provocações de McCall dizendo que era "gordo". O gongo soou, e a dupla se abraçou, em sinal de respeito. Lineker saiu com o triundo de forma justa.

Rafael Sapo controla Watson nos três rounds e vence por decisão unânime

Brasileiro mostra qualidade no jogo em pé e bom tempo de entrada nas quedas na terceira luta do card preliminar do UFC 183, neste sábado, em Las Vegas (EUA)

Por Las Vegas, EUA
  1. 01.
Rafael Sapo não teve muito trabalho contra Tom Watson, neste sábado, na terceira luta do card preliminar do UFC 183, em Las Vegas (EUA). O brasileiro venceu por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-26) e conquistou seu segundo triunfo consecutivo dentro da organização, em combate válido pelo peso-médio (até 84kg). O inglês perdeu pela quarta vez nos seis combates que fez pelo Ultimate.
Rafael Natal x Tom Watson, UFC 183 (Foto: Getty Images)Rafael Natal acerta chute em Tom Watson na vitória por decisão unânime no UFC 183 (Foto: Getty Images)
01
A LUTA

Watson andava mais para a frente no começo, mas tinha dificuldade em entrar no raio de ação do brasileiro, que conectou dois chutes baixos, um jab e depois um direto de encontro que derrubou o inglês. Os jabs entravam com certa facilidade. O brasileiro acertou alguns chutes na linha de cintura e começou a provocar o rival. A vantagem de envergadura era muito bem utilizada. A partir da segunda metade do round, Watson começou a encontrar melhor a distância e acertou alguns chutes baixos, mas Sapo conectou boa sequência de boxe e balançou o oponente. O brasileiro conseguiu uma queda com menos de um minuto para encerrar o assalto e administrou o round, ciente da clara superioridade nos primeiros cinco minutos.
Já no início do segundo round, Sapo entrou com bom cruzado de direita. Solto em pé, o brasileiro conectava bons golpes e ainda encontrava espaço para provocações. Ele aplicou uma queda, fez postura e balançou o rival com socos, mas escorregou e permitiu que Watson se recuperasse. Rafael chegou a conseguir nova queda, mas o inglês bateu no chão e voltou. No fim do assalto, ele grudou mais uma vez no seu oponente em busca de levar para o solo e conseguiu nos segundos finais, garantindo mais um round a seu favor.
Sapo iniciou o último assalto colocando bons socos no rosto de Watson. O brasileiro acertou alguns chutes baixos, mas o rival, sabendo da necessidade de encerrar o combate para sair vitorioso, começou a arriscar mais e se expôr. Dois overhands de direita entraram no rosto do inglês, que tentava encurtar a distância para entrar na trocação franca. Sapo seguiu superior e, restando um minuto, explodiu uma série de socos terminando com uma queda. Watson ficou de pé com as costas na grade, mas foi derrubado outra vez. O inglês até ensaiou uma guilhotina, mas sem levar nenhum perigo. Sapo levantou o rival, colocou em seu ombro e derrubou mais longe da grade, segurando Watson no chão até o cronômetro zerar.