sexta-feira, 15 de junho de 2012

Vasco dá como certa permanência de Eder Luis. Fellipe Bastos é impasse

Clube cruz-maltino pretende apenas renovar empréstimo - que acaba dia 30 - do volante e espera resposta do Benfica até o fim da próxima semana

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
98 comentários
eder luis vasco (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)Eder Luis está muito perto de assinar novo
contrato com o Vasco (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)
A próxima semana promete ser decisiva para uma importante meta do Vasco, já que é aguardada a resposta do Benfica sobre a proposta para manter Eder Luis e Fellipe Bastos no elenco. Em São Januário, integrantes da diretoria dão como praticamente certa a contratação em definitivo do atacante. O impasse, neste momento, é em relação ao volante. O empréstimo de ambos termina no dia 30 de junho.
Em sua proposta, de valor não revelado, o Vasco mostra a intenção de comprar Eder Luis do Benfica, firmando um contrato de três anos de duração e garantindo a maior parte dos direitos econômicos do atacante. Em relação a Fellipe Bastos, a ideia inicial é renovar o empréstimo. No entanto, seria preciso pagar uma quantia ao clube português, o que não estaria nos planos dos dirigentes de São Januário.
Assim, o Vasco aguarda a resposta do Benfica. Os portugueses podem concordar com a renovação do empréstimo, pedir uma quantia por ele ou aceitar somente uma negociação em definitivo. Seja qual for o caso, o acordo deve ser firmado até o fim da semana que vem.
Fellipe Bastos comemora gol do Vasco contra o Alianza (Foto: AP)Situação de Fellipe Bastos ainda gera impasse
(Foto: AP)
Nas últimas semanas, o Vasco manteve constantes encontros com empresas com o objetivo de levantar fundos. Existe a obsessão de manter a base do elenco que construiu bons resultados em 2011 e que tem início promissor no Brasileirão de 2012. O zagueiro Renato Silva também deve renovar. O clube vem conseguindo obter receitas de novos patrocinadores, além de algumas negociações do contrato de direitos de televisão.
Nos dias que antecedem a decisão do Benfica, os dirigentes do Vasco se preservam e economizam palavras para falar sobre a expectativa da permanência de Eder Luis e Fellipe Bastos, mas garantem que há otimismo.
- Esperamos que na semana que vem tenhamos uma resposta. Acreditamos que haverá um acordo e que os dois jogadores permanecerão no Vasco. Nosso objetivo é manter a base do grupo - afirmou o diretor de futebol Daniel Freitas.

Saída de bola e equilíbrio: Cristóvão lista evoluções do 'encaixado' Vasco

Técnico comemora padrão adquirido pelo time recentemente e ressalta que não depende mais do rival para montar o esquema do líder do Brasileirão

Por André Casado Rio de Janeiro
24 comentários
Desde 2011, o Vasco mostra diversas qualidades que o levaram ao título da Copa do Brasil e ao vice-campeonato nacional. Ainda assim, Cristóvão Borges notava e admitia dificuldades pontuais, que impediram sua equipe de seguir em frente no Carioca e na Libertadores, neste primeiro semestre. Por mais que não classifique seu esquema atual como perfeito, o técnico celebra o padrão demonstrado pelo líder isolado do Brasileirão e lista o que crê ter evoluído para o "encaixe" nas últimas semanas. No topo dela está a entrada de Felipe na lateral.
- Melhorarmos em algumas coisas, ficou claro isso a partir do mata-mata na Libertadores, que foi um aprendizado grande de como atacar e defender corretamente, no mesmo nível. Tínhamos dificuldade na saída de bola também. Com a entrada do Felipe, isso mudou um pouco. O campeonato é longo, nada é definitivo. Posso alterar a maneira de jogar de acordo com a perfomance. Mas agora está encaixado, vou mantendo - disse o técnico, revelando que a condição de Thiago Feltri, antigo titular da esquerda e que volta de lesão, ainda não é a ideal.
Cristovão Borges no treino do Vasco (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Cristovão Borges vê um Vasco encaixado e com evoluções importantes (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)
Seja contra o Náutico em casa, ou Bahia e Palmeiras - próximo desafio, neste domingo, às 16h, na Arena Barueri - longe de São Januário, Cristóvão garante ter convicção de que esse padrão não sofrerá alterações impactantes enquanto o Vasco mantiver suas atuações.
- É muito importante conseguir definir um tipo de movimentação e de marcação que dá equilíbrio ao time. Um erro pode mexer com a estrutura como um todo. Hoje, independentemente do jogador que entra, é a forma de atuar que está definida. Muda a peça, não o jeito de jogar. Também não altera muito com o adversário. O padrão e a filosofia estão estabelecidos. É uma coisa boa no futebol poder pensar assim, fica sempre na frente do outro, mais preparado. Se não tem isso, tem que se adaptar ao rival e ver no que dá - ensinou.
Posso alterar a maneira de jogar de acordo com a perfomance, o campeonato é longo. Mas agora está encaixado, vamos manter"
Cristóvão Borges
Escalação definida e sem surpresas
Sem surpresas, o comandante até sorriu, brincou que iria despistar por ter falado com o elenco a respeito da escalação, mas, no fim da entrevista, nesta sexta, deixou claro que Fagner (que volta de uma leve lesão), Dedé e Romulo vão jogar contra o Palmeiras. Allan, Renato Silva e Fellipe Bastos serão sacados, em relação à última partida.
- Ficou mais fácil para vocês (jornalistas) descobrirem, já que fiz dois coletivos. Isso desgasta os jogadores, não vão se acostumando, não (risos). Hoje, estou até aparentemente mais tranquilo porque a situação é bem melhor. Só temos o Tenório no departamento médico. No início, precisava levar vantagem aonde fosse, eram três ou quatro jogadores para voltar em mais de um mês. Ganho em opções, estamos colhendo os frutos do grupo que temos.

Diego Souza quer Alecsandro como artilheiro do Brasileiro: 'Vamos ajudar'

Atacante, que já ficou no topo da lista da Copa do Brasil do ano passado e do último Carioca, diz que não se rotula como um dos principais do país

Por André Casado Rio de Janeiro
3 comentários
Alecsandro ocupa, ao lado de Herrera, o topo da artilharia do Brasileirão, com quatro gols marcados. Pelo Vasco, já havia conquistado a honraria na Copa do Brasil de 2011, da qual também saiu campeão, e no último Carioca. A vontade de atingir mais essa marca é grande, e o camisa 9 tem um aliado importante na disputa: o amigo Diego Souza, que revelou que fará de tudo para ajudá-lo a disparar na lista e, por consequência, garantir algumas vitória do time.
- Quero que ele seja o artilheiro do campeonato, eu não vou brigar até o fim. É o nosso centroavante, o cara que tem a maior responsabilidade dos gols. Espero que ele faça 20, 23 gols no Brasileiro e possa dar tranquilidade ao trabalho dele e do grupo. A gente vai ajudá-lo muito para que possa ser artilheiro - disse Diego Souza, que anotou seu primeiro contra o Bahia, domingo passado, tem dez na temporada e 28, ao todo, com a camisa cruz-maltina.
alecsandro vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Alecsandro brincou de goleiro por alguns minutos nesta sexta (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Questionado sobre a sua regularidade, Alecsandro pregou a humildade e disse que, aos 31 anos, não se considera um dos cinco melhores atacantes da atualidade no país.
- Gostaria muito (de estar entre os cinco), mas não consigo me rotular assim. Só quero que sempre que se fala de atacantes possam lembrar de mim. Venho buscando fazer meus gols, atingindo metas para figurar numa lista como essa. Ano passado, já bati a marca de segundo jogador em atividade com mais gols no Brasileirão. Para quem é um camisa 9, é sempre bom. Mas vou procurar melhorar ainda mais porque a cobrança é grande - comentou.
Sem Carlos Tenório, que só deve voltar em julho, o atacante tem sido utilizado sem descanso desde o início da temporada. Neste domingo, será mais uma vez a referência na área, diante do Palmeiras, na Arena Barueri. O Vasco é o líder do Brasileirão, com 12 pontos.

Cristóvão brinca com as 'reclamações' de Felipe: 'Parece que tem 60 anos'

Técnico não detalha papo que teve com o craque, deslocado para a lateral

Por André Casado Rio de Janeiro
9 comentários
Apesar de alguns aparentes atritos, Cristóvão Borges sempre destacou sua relação próxima com Felipe, com quem costuma conversar frequentemente em São Januário. Nesta sexta, técnico e jogador tiveram mais um papo em campo, em que ambos falaram e gesticularam. De longe, dava a impressão de que o ídolo do Vasco falava sobre seu posicionamento, que voltou a ser na lateral, já confirmado para a terceira partida consecutiva, contra o Palmeiras, domingo, às 16h, na Arena Barueri. Segundo o chefe, outros assuntos foram discutidos.
- Ele falou coisas sobre pessoais, até sobre outros companheiros que precisavam ser discutidas e não posso explicar aqui. E o resto foi a "encheção" de saco dele, reclama muito. Nem parece que tem a idade dele (34 anos). Parece ter 60, tamanha a quantidade de reclamações - brincou Cristóvão, com intimidade de quem conhece o pupilo desde a época de Flamengo, em 2005.
Felipe e Cristovão, treino do Vasco (Foto: Ivo Gonzalez / Agência o Globo)Felipe e Cristovão no papo em São Januário, nesta manhã (Foto: Ivo Gonzalez / Agência o Globo)
No jogo de ida contra o Lanús, pelas oitavas da Libertadores, o camisa 6 foi substituído durante o segundo tempo, o que despertou sua ira. Na sequência, os argentinos reduziram o marcador para 2 a 1 Antes de aumentar polêmica, Felipe negou que tenha se irritado com o treinador.
Segundo o zagueiro Rodolfo, que o tem como companheiro no lado esquerdo, o craque tem totais condições de se destacar na posição, mesmo 15 anos depois de seu início.
- A experiência do Felipe diz tudo. Joguei contra muitas vezes e sempre o respeitei e admirei. É muito habilidoso, comprometido, assim como o (Thiago) Feltri e o Dieyson. É sempre bom falar de todos os jogadores, pois a qualidade do elenco é muito grande. Tenho certeza de que a escolha do Cristovão será sempre boa, pois temos grandes jogadores - disse Rodolfo.

Vasco faz planos para reforma de São Januário de olho nos Jogos de 2016

Diretoria confia no evento para atrair parceiros que paguem a obra, estimada em até R$ 900 milhões, valor mais alto do que todos os estádios para Copa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
63 comentários
Dois anos depois de ser confirmado como sede do rúgbi nas Olimpíadas de 2016, o estádio de São Januário começa a ganhar um projeto para sua reforma, que deve durar cerca de três anos. O Vasco montou uma comissão há algumas semanas e já contratou uma empresa para entregar o projeto arquitetônico de como ficará a nova arena, que terá capacidade ampliada para até 45 mil lugares. A diretoria pretende promover uma licitação em outubro, para que as obras comecem tão logo o Maracanã seja liberado para o uso dos clubes cariocas. Nos corredores, o prazo máximo para pôr a mão na massa e fechar as portas é o mês de julho.
A ideia, porém, pode sair cara e custar até R$ 900 milhões, segundo contas superficiais dos cruz-maltinos, valor mais alto do que o de todos os palcos para a Copa de 2014 (o Itaquerão está orçado em R$ 820 milhões, e o Maracanã, reformado, em R$ 808 milhões). Por isso, já há a movimentação para encontrar investidores interessados em tocá-la. Pelo que pesquisou no mercado, o Gigante da Colina espera que haja a formação de um consórcio para realizar o trabalho, utilizando os Jogos do Rio como atração e, claro, a chance de explorar o estádio com eventos e até naming rights (direito de batizar o estádio com o nome de uma empresa). 
Treino Vasco torcida São Januário (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Torcida prestigia treino na Colina, que pode ganhar cara nova (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Antes mesmo de a gestão atual assumir, houve diversos projetos embrionários de reforma de São Januário, como o da companhia Luso Arenas, mas nenhum deles saiu do papel. A confiança num resultado diferente desta vez está no tempo apertado pela proximidade das Olimpíadas, que vão atrair para o Rio os olhares do mundo esportivo.
- Não dá mais para adiar. As receitas dos clubes vêm sendo otimizadas, com alternativas interessantes, além de cotas de TV e patrocínios, mas acabam batendo num teto. É impossível viabilizar sem parceiros. Quem pagar, vai ter retorno. Há exemplos de sucesso em arenas pelo Brasil, como as do Corinthians e do Grêmio, que estão sendo terminadas. O Vasco tem sempre preferência e não quer que São Januário seja descaracterizado, até em sua fachada, que é preservada, mas vai se abrir para shows e outras atividades - afirmou o vice de finanças do clube, Nelson Rocha, que está à frente da empreitada.
O dirigente tem a seu lado o vice de patrimônio, Fred Lopes, e vascaínos ilustres e influentes, como o empresário Olavo Monteiro de Carvalho, o secretário municial de Conservação e Serviços Públicos (e ex-coordenador da candidatura do Rio-2016), Carlos Roberto Ozório, e o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias, que se mexem politicamente pelas mudanças obrigatórias no entorno do local.
O clube ainda não sabe se o anel da arquibancada será fechado, um sonho antigo que depende do modelo apresentado pelo arquiteto português responsável. Mas exige que a área das sociais sejam mantidas. Além das mudanças internas, o bairro sofrerá alterações, com o alargamento de ruas e facilitação dos acessos, já que o estádio fica perto de vias expressas como a Linha Vermelha e a Avenida Brasil. Algumas casas e prédios que ficam ao redor serão desapropriadas, assim como teve de acontecer em obras de outras partes da cidade.
- Como está hoje, é impossível abrigar um estádio olímpico - apontou Nelson Rocha.

Sem trégua, Cristóvão orienta coletivo e escala Romulo. Juninho é poupado

Comissão técnica repete atividade em São Januário, às vésperas de duelo com o Palmeiras, e volante assume vaga no meio. Fellipe Bastos deve sair

Por André Casado Rio de Janeiro
35 comentários
Mesmo sem Juninho, poupado do treino no campo, o técnico Cristóvão Borges comandou o segundo coletivo consecutivo na semana, algo incomum no Vasco. Desta vez, a atividade foi mais curta e contou com a presença de Romulo no time titular. A princípio, o volante, que ficou três semanas com a Seleção Brasileira, ocupou a vaga do Reizinho, mas, contra o Palmeiras, neste domingo, na Arena Barueri, Fellipe Bastos é quem deve ser sacado. O restante da formação foi mantida, com Felipe na ala esquerda e Dedé na zaga.
Com isso, o líder do Campeonato Brasileiro foi escalado da seguinte forma: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Felipe; Nilton, Romulo, Fellipe Bastos e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro. Os reservas foram de Alessandro, Max, Renato Silva, Douglas e Thiago Feltri; Abuda, Allan, Chaparro e Carlos Alberto; William Barbio e Pipico. Os outros integrantes do grupo praticaram finalizações a gol, como Diogo Silva, Fabrício, Renato Augusto e Jonathan.
cristóvão borges vasco (Foto: Marcelo Sadio/Flick Vasco da Gama)Cristóvão Borges orienta equipe para  jogo contra o Palmeiras (Foto: Marcelo Sadio/Flick Vasco da Gama)
Logo depois da atividade, Cristóvão chamou Allan para um papo particular. O jogador foi vendido para a Udinese-ITA, segue sendo utilizado, mas ficará na Colina só até o fim do mês. A seguir, repetiu a ação com Diego Souza, só que indicando movimentos e posicionamentos para o jogo. O camisa 10 foi um dos destaques da vitória sobre o Bahia, há cinco dias. Para encerrar o ciclo de conversas, o diretor Daniel Freitas e Felipe.
Cristóvão e Diego Souza Vasco (Foto: André Gustavo / Globoesporte.com)Cristóvão e Diego Souza conversam no treino
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Diego Souza, aliás, foi um dos últimos a sair, porque participou de uma animada partida de futevôlei contra Pipico, na qual foi derrotado, e depois viu Renato Augusto, Eduardo Costa e Chaparro entrarem para acirrar a disputa, com risos e reclamações.
Tenório e Eduardo Costa em evolução
Dois últimos remanescentes do departamento médico, Eduardo Costa e Tenório mostram evolução a cada dia. O volante sofreu um estiramento na coxa esquerda e está quase recuperado. A tendência é que esteja liberado daqui a uma semana. Os circuitos físicos com bola já fazem parte de seu dia a dia. O atacante, por sua vez, aumentou a velocidade nas corridas ao redor do gramado. Porém, seu retorno só deve acontecer até o fim de julho.
Carlos Tenório no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Tenório corre durante treino do Vasco, em São Januário (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)

Felipe e Fernando Prass fazem a festa de torcedores em tarde de autógrafos

Vascaínos comparecem em grande número em loja da Tijuca e dão carinho aos jogadores, que ficam satisfeitos e prometem retribuir cada vez mais

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
17 comentários
Felipe e Fernando Prass participaram nesta sexta-feira de uma tarde de autógrafos na loja Gigante da Colina da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que foi inaugurada na semana passada. A presença de torcedores foi grande, formando longas filas na entrada. Eles aproveitaram para tirar muitas fotos e pegar autógrafo dos ídolos.
- É sempre muito bom ter esse contato com os torcedores. Serve como uma retribuição de carinho para aqueles que nos apoiam durante todo o ano. Estamos numa fase muito boa e, com a ajuda da torcida, esperamos seguir firmes no Brasileirão - disse Felipe, ao site oficial do clube.
Fernando Prass, loja do Vasco na tijuca (Foto: Marcelo Sadio / Flickr Vasco)Fernando Prass é saudado pelos torcedores em sua chegada (Foto: Marcelo Sadio / Flickr Vasco)
Fernando Prass também comentou o carinho da torcida e disse que a forma que o time tem para retribuir é fazendo bem o papel dentro de campo neste Brasileirão.
- Ao ter esse contato com os torcedores, temos a verdadeira noção do que representamos. Fico muito feliz em ver o carinho dos vascaínos e espero retribuir isso dentro de campo - finalizou.
Nessa quinta-feira, Diego Souza e Fellipe Bastos compareceram à inauguração da franquia em Niterói, atraindo ainda mais gente: cerca de 600 torcedores. A ideia do Vasco é expandir isso para outras áreas e até regiões do país, em especial o Nordeste.
Felipe, loja Vasco da tijuca (Foto: Marcelo Sadio / Flickr Vasco)Felipe deixa sua marca na loja Vasco na Tijuca (Foto: Marcelo Sadio / Flickr Vasco)
Loja Vasco na Tijuca (Foto: Marcelo Sadio / Flickr Vasco)Vascaínos fazem fila para ver os jogadores (Foto: Marcelo Sadio / Flickr Vasco)

Ganso se alinha ao Santos e negocia renovação ao 'estilo Neymar'

Novo contrato terá reajuste salarial, estafe e imagem dividida com o clube, mas duração e multa permanecerão iguais

Por Lincoln Chaves e Marcelo Hazan Santos, SP
105 comentários
GANSO (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Paulo Henrique Ganso, em treino do Santos no CT
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Depois de muitas idas e vindas, polêmicas e discussões que se arrastam desde agosto de 2010, Paulo Henrique Ganso e Santos, enfim, se alinharam e podem fechar uma renovação contratual. O tão esperado novo vínculo terá algumas semelhanças com o do amigo Neymar, cada um dentro de suas proporções.
Com vencimentos defasados em relação ao camisa 11, o meia terá um reajuste salarial (principal motivo para o acordo). Ele já aceita dividir uma pequena parte do que tem de retorno em seu contrato de imagem (atualmente, o jogador detém 100% desses vencimentos) e ganhará um estafe com profissionais do Alvinegro que vão ajudá-lo em sua rotina, a pedido do próprio jogador.
Assim como acontece com Neymar, o Santos ganharia uma porcentagem da imagem de Ganso e buscaria patrocinadores para o atleta. Logo, além do reajuste salarial, o jogador receberia um complemento nos vencimentos com os contratos de publicidade. O que ainda não foi definido, porém, é o número desta porcentagem a ser repassada ao Peixe. Apesar disso, o mais provável é que o tempo do novo contrato e a multa rescisória permaneçam iguais aos atuais: até 28 de fevereiro de 2015, com cláusula de € 50 milhões (cerca de R$ 129 milhões).
Sempre demonstrei ao presidente interesse, dizendo que queria ficar. Não quero saber o quanto o Neymar ganha, cada um tem seu salário e suas coisas"
Ganso
Duas reuniões já foram realizadas entre Papito (irmão do meia), o presidente Luis Alvaro Ribeiro e o vice Odílio Rodrigues Filho. Diferentemente das outras oportunidades, agora as duas partes acreditam em um final feliz na negociação. Tanto o Peixe quanto o "maestro" desejam selar o novo acordo, que enterraria o passado de polêmicas envolvendo o assunto, principalmente por conta da guerra declarada entre Santos e DIS, a empresa que é responsável por agenciar o craque, mas que está fora desta nova rodada de tratativas.
- Tivemos reuniões nas últimas duas semanas com o Papito. Apresentamos uma proposta e estamos em negociação, no sentido da valorização da carreira do Ganso, buscando novos termos. A negociação está em aberto. Temos uma ideia, ele (Ganso) traz a ideia dele. A gente quer construir essa proposta juntos. Eu, Ganso, Papito e Luis Alvaro. O atleta demonstra todo seu carinho e vontade de permanecer no Santos - disse o vice-presidente Odílio Rodrigues.
- Está tudo caminhando bem. Meu irmão está feliz no Santos, quer ficar, e o clube também o quer aqui. Estamos agora esperando a contraproposta do Santos, todos estão com o mesmo objetivo. Isso é o principal de tudo. É uma questão de tempo. Logo tudo estará certinho e todos felizes - afirmou Papito.
Apesar de algumas semelhanças com o contrato de Neymar, a renovação de Ganso não significará a garantia de sua permanência até a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, como no caso do craque de moicano. Mesmo assim, a intenção do meia é cumprir o provável novo acordo. Em caso de propostas de clubes do exterior, o jogador e o Santos voltam a conversar.
- Sempre demonstrei ao presidente interesse, dizendo que queria ficar. Primeiramente, não quero receber o que o Neymar ganha, cada um tem de ter o seu salário e suas coisas. Formamos uma dupla fantástica, mas cada um se ajusta e ganha o que merece. Estou disposto a sentar e conversar, agora tem de chegar a um comum acordo. Tenho contrato até 2015 e meu desejo é de ficar no Santos. Satisfeito eu estou (com o salário atual). Lógico que a gente sempre procura uma melhora, até porque você vê as coisas sempre aumentando, melhorando, então sempre vou buscar isso para mim - avisou Ganso, em recente entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
Reaproximado com o Santos, Ganso deixou as polêmicas de lado e já se destaca há algum tempo só pelo futebol dentro de campo. Neste ano, o meia já havia dito que vivia a melhor fase de sua carreira, com boa sequência de jogos e retornando à Seleção. Nem mesmo a artroscopia no joelho direito, realizada para "limpar" resíduos do último procedimento no local, desviou o seu foco. Em 19 dias, tempo considerado impressionante por profissionais do próprio clube, o craque retornou e atuou contra o Corinthians, na derrota por 1 a 0 na primeira semifinal da Libertadores, na Vila.
Atualmente, os direitos econômicos do atleta são da DIS, dona de 55%, e do próprio Santos, que tem os 45% restantes. Mesmo sendo minoritário na divisão, o Peixe é quem dá a palavra final sobre qualquer transferência, por obter os direitos federativos do jogador.

RJ define as cores das cadeiras do Maracanã: azul, branco e amarelo

Pintura será dividida por camadas e faz referência à bandeira do Brasil. Tipos de assentos serão escolhidos até o final do mês

Por Felippe Costa Rio de Janeiro
229 comentários
O governo do Rio de Janeiro apresentou nesta sexta-feira o projeto de como será a pintura das cadeiras do Maracanã. Nada de cinza ou vermelho, como chegou a ser divulgado anteriormente. O palco da final da Copa do Mundo de 2014 terá assentos brancos, azuis e amarelos.
Contando com o verde do gramado, isso quer dizer que as cores da bandeira do Brasil estarão representadas no estádio. Antes da obra de modernização para 2014, o Maracanã também tinha cadeiras brancas, verdes, amarelos e azuis espalhadas pelos setores.
- Ficou muito bonito, pois mistura as cores do Brasil e do Rio de Janeiro (azul e branco). - Estamos vivendo um novo momento. Há 20 anos, o Rio de Janeiro foi palco de uma desgraça vista pelo mundo inteiro: na final do Brasileiro entre Flamengo e Botafogo, aqueles torcedores caindo... O estádio estava defasado e abandonado. Hoje temos essa felicidade de ver um futuro Maracanã, que será repleto de modernidade com essa concessão que faremos. Só tenho a agradecer a todos meus companheiros e aos operários - disse o governador Sergio Cabral.
Maracanã (Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)As cores do novo Maracanã: 'pilastras' são apenas da maquete (Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)
A diferença é que agora as cores estão divididas por camadas. A parte mais próxima do gramado é a amarela. Em seguida, uma faixa azul pega a parte intermediária das arquibancadas. No alto, cadeiras brancas.
A maquete com a nova pintura foi revelada durante a comemoração do aniversário do Maracanã, que completará 62 anos no sábado. O governo do Rio de Janeiro revelou que até o final do mês será decidido qual o tipo de cadeira será usada na arena.
visita Sergio Cabral - Maracanã (Foto: Luiz Guilherme / Divulgação)Sergio Cabral  discursa após visitar as obras
do Maracanã (Foto: Luiz Guilherme / Divulgação)
- Vamos definir o modelo das cadeiras até o fim desse mês de junho. Duas ficaram para a final e o custo está sendo levando em consideração. Mesmo sendo até 3% do valor total da obra do Maracanã, as cadeiras não são baratas – disse o presidente da Empresa de Obras Públicas, Ícaro Moreno, que ainda garantiu que a Fifa liberou o atual modelo de grama e de drenagem.
- Conversamos com a Fifa e está tudo acertado. Vamos manter o que estava planejado no projeto. A grama será a bermuda e começará a ser colocada, através de rolos, em dezembro. O Maracanã está com 56% das obras concluídas e agora entraremos no processo de finalização.
Capitão do tricampeonato da Seleção em 1970, o ex-lateral Carlos Alberto Torres foi homenageado com uma exposição no Maracanã. Seu filho, o ex-zagueiro Alexandre Torres, também teve um "presente": eternizou os pés na Calçada da Fama do estádio.
- Não sei se mereço tanto, mas acabei de receber um elogio do Parreira, que está aqui, e isso já me deixa tranquilo - afirmou Alexandre.

Neste sábado, a festa de aniversário do Maracanã começará às 11h da manhã. O ex-jogador Petkovic doará a chuteira usada em seu último jogo. Às 11h30, operários que fazem aniversário no mesmo dia do estádio receberão bolo. A visitação pública estará disponível a partir das 12h.
maquete do novo estádio do Maracanã (Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)A maquete completa de como ficará o Maracanã para a Copa (Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)

Mãe de Alexandre recorda carreira do reserva tricolor na Libertadores de 92

Alexandre era reserva de Zetti e jogou dois jogos da competição. Ele era considerado por muitos melhor que Rogério Ceni

Por Rafaela Gonçalves Sorocaba, SP
83 comentários
Zetti, Muller, Macedo, Raí... Estes foram alguns dos principais nomes da primeira conquista da Libertadores do São Paulo, que completa 20 anos neste domingo. Mas naquele elenco vitorioso de 1992 também havia um personagem que não costumava estar nas manchetes, mas  teve grande importância no título.
Alexandre era o reserva imediato de Zetti e tido como uma das principais apostas do clube naquela década. Ele, inclusive, assumiu a meta são-paulina em duas ocasiões durante a competição e não levou um gol sequer. No primeiro jogo contra o Nacional, do Uruguai, pelas oitavas de final, Zetti foi expulso no segundo tempo, Alexandre entrou e garantiu o 1 a 0. No Morumbi, na partida de volta, o goleiro foi titular da equipe e teve uma boa atuação na vitória por 2 a 0, classificando o São Paulo às quartas.
Mas uma fatalidade impediu que a carreira do goleiro promissor continuasse. Praticamente um mês após a conquista do título, Alexandre se envolveu em um acidente automobilístico e morreu, aos 20 anos. Ele tinha acabado de comprar um carro novo e voltava de um churrasco na cidade de São Roque, onde estava com alguns jogadores do clube, quando bateu o veículo em uma mureta na rodovia Castello Branco. O goleiro estava sozinho e não resistiu.
Marilene Scobar - mãe do goleiro Alexandre do São Paulo de 1992 (Foto: Rafaela Gonçalves / GLOBOESPORTE.COM)Marilene Escobar mostra as fotos do filho quando era criança (Foto: Rafaela Gonçalves / GLOBOESPORTE.COM)
O acidente é lembrado com muita tristeza pelos familiares e amigos de Alexandre. A mãe do goleiro Marilene Escobar, que mora em Sorocaba, no interior de São Paulo, sofreu de depressão durante anos e chora até hoje ao lembrar do filho.
- Minha vida era só falar dele. Não tinha outra coisa, foi muito triste. Ele queria nos fazer uma surpresa no sábado e olha o que fez... Ele viria aqui, queria mostrar o carro novo e também ficaria noivo, mandou fazer o anel e tudo. Aí aconteceu isso. Foi muito triste, nossa. Até hoje não me conformo com isso. Eu estava trabalhando, fazia jogo do bicho na rua, vendia cartilha, saia de manhã e voltava uma hora (da tarde). Até hoje eu não sei como recebi a notícia direito, uma amiga que trabalhava comigo me deu um comprimido, um remédio, que não me deixava chorar. Depois que passou, vieram os problemas, eu entrei em depressão, fiquei muito mal - relembrou emocionada a mãe do goleiro, que guarda em uma caixa grande de papelão todas as lembranças do filho, que variam de fitas VHS de jogos, faixas, flâmulas, agenda, documentos, brinquedos, fotos, recortes de jornal, camisa e até mesmo comprovantes de bichos.
Melhor que Rogério?
A fatalidade não mudou apenas a vida dos familiares de Alexandre, mas também a dos goleiros do clube. Segundo o ex-ponta-esquerda do São Paulo Paraná - que na época trabalhava como olheiro do time e foi quem descobriu Alexandre -, Zetti estava sendo negociado com um clube da Alemanha e Alexandre assumiria o posto. Porém, o acidente fez com que a diretoria do São Paulo recuasse e interrompesse a transferência do titular.
autografo Alexandre - goleiro do São Paulo 1992 (Foto: Rafaela Gonçalves / GLOBOESPORTE.COM)Mãe guarda autografo do filho Alexandre
(Foto: Rafaela Gonçalves / GLOBOESPORTE.COM)
- O Zetti ia mudar para um time da Alemanha, não me recordo o nome, em 92. Estava tudo certo. O Alexandre seria titular, e depois ele seria campeão mundial. Mas aí aconteceu aquilo... Se não fosse aquele acidente, talvez ninguém soubesse quem é Rogério Ceni, o Alexandre era muito melhor que ele. Mas não era só no gol que ele era bom, não. Ele era muito bom com os pés. Esse negócio de bater faltas que o Rogério faz, o Alexandre já fazia. O Alexandre jogava como meia também, e jogava bem. Melhor que muito meia que está jogando em alguns times aí (risos). Teve uma vez na base que um meia tinha machucado e escalaram o Alexandre. O Rogério jogou no gol e o Alexandre na linha. Ele fez até gol. O Alexandre era bom em tudo, principalmente no gol.

Em seu livro, "Maioridade Penal – 18 anos de histórias inéditas da marca da cal", Rogério Ceni corrobora as palavras de Paraná.

- Alexandre era muito melhor do que eu. Velocidade incrível de movimentos, excelente chute, bonito de ver jogar. Telê Santana adorava! (...) Minha carreira, com certeza, seria completamente diferente caso Alexandre não tivesse partido. Ele era apenas um ano mais velho do que eu. Ocuparia a sua posição por muito tempo. Quem sabe até hoje.
Marilene Scobar - mãe do goleiro Alexandre do São Paulo de 1992 (Foto: Rafaela Gonçalves / GLOBOESPORTE.COM)Mãe de Alexandre mostra flamula que ganhou dos jogadores após a morte do filho (Foto: Rafaela Gonçalves / GLOBOESPORTE.COM)
Passados 20 anos, Marlene Escobar guarda um desejo: reencontrar Zetti, que era o grande ídolo e modelo de Alexandre, para a posição e a vida.
- A última vez que tentamos falar foi há uns 12 anos. Ele ligou, mas eu não estava, eu liguei de volta, ele ficou de retornar e acabou desencontrando. Tenho muita saudade do Zetti, adoraria falar com ele - conta a mãe de Alexandre.

Pretendido pelo Flamengo em 2009, Dedé preferiu assinar com o Vasco

Zagueiro acreditou na identificação com o cruz-maltino para fazer a escolha. Ídolo vascaíno será o terceiro personagem da série Brasileirinhos, do EE

Por Thiago Asmar Rio de Janeiro
205 comentários
Uma história com um roteiro comum a muitos jovens que sonham ser jogador de futebol. Infância difícil, início de carreira complicado, num time do interior. Após brilhar pelo Volta Redonda no Campeonato Carioca de 2009, Dedé recebeu proposta dos dois clubes com as maiores torcidas do Rio de Janeiro. Mesmo com apenas 19 anos, o jovem zagueiro precisou refletir para fazer uma escolha definitiva.
- Houve proposta do Flamengo e do Vasco, e eu escolhi o Vasco, independentemente de estar na Segunda Divisão. Entendi que iria me identificar melhor com o Vasco, e é o que está acontecendo – revelou.
A escolha parece ter sido acertada. Dedé foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro por dois anos seguidos (2010 e 2011). Já virou ídolo da torcida e ganhou o apelido de “Mito da Colina”. Recentemente, já foi até comparado a Franz Beckenbauer, zagueiro alemão campeão mundial em 1974.
A história do grande xodó vascaíno poderá ser acompanhada no Esporte Espetacular do próximo domingo, na terceira reportagem da série Brasileirinhos.
Dedé no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Dedé é o terceiro personagem da série do EE (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)

Brasileiro de 6 anos passa em testes e é convidado para jogar no Barcelona

Pai de Artur Miani recebeu e-mail nesta sexta-feira informando que o filho havia sido aprovado para fazer parte das categorias que revelaram Messi

Por Nikolas Capp Ribeirão Preto, SP
112 comentários
Artur Miani faz teste no Barcelona (Foto: Arquivo pessoal)Artur Miani durante os teste que fez no Barcelona
(Foto: Arquivo pessoal)
Um brasileiro de apenas seis anos terá chance de passar pela escola de futebol que já formou craques como Xavi, Iniesta e Messi. Natural de Monte Alto, no interior de São Paulo, o garoto Artur Miani foi aprovado em teste e deve ir à Espanha em setembro para integrar as categorias de base do Barcelona.
O pai do menino, Adilson Miani, recebeu um e-mail do Barça nesta sexta-feira de manhã, informando que o filho passou nos dois testes que realizou em maio e perguntando à família se havia o interesse de ficar com a vaga na base do clube espanhol. Adilson não escondeu a felicidade.
– Respondi na hora que sim. É um orgulho muito grande. Ele disputou com meninos que nunca tinha visto na vida. Enfrentou o fuso horário e a viagem cansativa, pois fizemos um bate-volta para ele jogar. A ficha ainda não caiu. Estou muito feliz. O meu filho foi aprovado no teste de um dos maiores clubes do mundo, tem como me sentir diferente? – gaba-se o pai, orgulhoso.
Agora, Adilson aguarda novas informações para saber como deve proceder. O menino irá se apresentar no começo de setembro, já que, com o fim da temporada europeia, o staff do Barcelona está em férias até o final de julho.
– Ainda não mandaram mais informações, se vai haver ajuda de custo ou qualquer coisa assim, mas já começamos a pensar como será isso. Ele tem seis anos, não pode ir sozinho para lá. Eu não tenho como deixar o país neste momento. Provavelmente a mãe dele vai junto morar com ele – planeja.
Artur Miani no Camp Nou, em Barcelona (Foto: Arquivo pessoal)Artur Miani vai integrar equipe de base do Barcelona a partir de setembro (Foto: Arquivo pessoal)
O talento de Artur chamou a atenção do Barcelona. A irmã do garoto, Gabriela Miani, o inscreveu no site do clube espanhol. No início de maio, ele foi chamado para participar de testes em La Masía (local das categorias de base do Barça) e não se intimidou. Aprovado na primeira ocasião, Artur voltou à Espanha ao lado do pai dias depois, para fazer um último teste, ao lado do Camp Nou.
– É indescritível a sensação. O que me deixa mais feliz é saber da capacidade dele. Ser reconhecido pelas categorias de base que revelou Messi é o mais importante. Ainda estamos nos acostumando com a novidade, mas será uma experiência maravilhosa para ele.
E-mail do Barcelona recebido por Artur Miani (Foto: Arquivo Pessoal)E-mail do Barcelona que o pai de Artur recebeu confirmando menino no Barcelona (Foto: Arquivo Pessoal)

Fim da novela: Valdivia supera caso de sequestro e fica no Palmeiras

Reunião nesta sexta-feira define continuidade do meia no clube, mas novas reuniões estão agendadas após o fim da participação na Copa do Brasil

Por Diego Ribeiro São Paulo
79 comentários
Valdivia fica no Palmeiras e deve enfrentar o Vasco neste domingo, em Barueri, pelo Campeonato Brasileiro. Em reunião na tarde desta sexta-feira com o pai do jogador, o vice-presidente Roberto Frizzo, o gerente de futebol César Sampaio e o diretor jurídico Piraci Oliveira, ficou definido que o Mago será jogador do clube até o fim da Copa do Brasil. Depois disso, novas conversas estão agendadas entre jogador e diretoria.
– A notícia é boa para todo mundo, só isso que posso dizer – afirmou Piraci Oliveira.
Valdivia treino palmeiras (Foto: Luis Moura / AE)Valdivia relaxa após treino do Palmeiras na Academia de Futebol (Foto: Luis Moura / AE)
O Mago apareceu no treino coletivo comandado por Luiz Felipe Scolari, foi saudado pelos companheiros e até esboçou sorrisos durante a atividade. Mais calmo depois do sequestro-relâmpago sofrido na semana passada, Valdivia já sinalizava que ficaria no clube. Ele receberá amparo psicológico, mas recusou a necessidade de um segurança particular.
– Apesar de ainda estar bastante abalado emocionalmente, não quero atrapalhar a equipe com essa história de que vou sair ou vou ficar, pelo contrário. Quero ajudar o Palmeiras nesta partida decisiva contra o Grêmio (Copa do Brasil) e também na nossa reação no Campeonato Brasileiro – disse Valdivia, em entrevista ao site oficial do clube.
O Palmeiras exigia um mínimo de R$ 15 milhões para liberar Valdivia para outro clube, apesar de a multa rescisória chegar aos R$ 100 milhões para o mercado internacional. A prisão do sequestrador e a recepção calorosa nos vestiários do CT foram decisivos para o jogador tentar seguir sua vida no Brasil, mesmo sem a mulher Daniela Aranguiz, que prometeu não sair mais de seu país natal.
Pai do Valdivia (Foto: Luis Moura / AE)Pai de Valdivia esteve na Academia de Futebol
nesta sexta-feira (Foto: Luis Moura / AE)
O pai de Valdivia acompanhou atentamente todos os passos do filho no treino desta sexta-feira, na Academia de Futebol. Luis Valdivia fez uma garantia: seu filho não vai voltar a jogar no Chile, pelo menos neste momento. O Colo Colo, clube que revelou o Mago, demonstrou interesse em repatriar o ídolo por empréstimo. Os chilenos não chegaram a apresentar proposta ao Palmeiras, e o próprio Luis Valdivia rechaça a ideia por conta das questões financeiras.
– O interesse do Colo Colo existe, mas não vai se concretizar. O Chile não consegue pagar salários no padrão do Brasil – avisou o pai do Mago.
Luis Valdivia descartou qualquer influência no futuro do filho. Ele desembarcou no Brasil apenas para conversar com a diretoria palmeirense e definir o que for melhor para o Mago. A decisão ficou exclusivamente nas mãos do camisa 10 do Palmeiras.
- Depende do que ele quer, mas a permanência no clube é uma realidade.
Entenda o caso
No último dia 7, por volta das 23h, Valdivia e sua esposa, Daniela, foram abordados pelo criminoso em uma locadora de vídeos na Zona Oeste de São Paulo e mantidos por quase duas horas sob a mira do revólver. Foram levados para alguns caixas eletrônicos e, depois, para uma loja de autopeças. O casal foi liberado na Avenida Marquês de São Vicente, próximo ao CT do Verdão. Após o trauma, Valdivia foi para o Chile com a esposa.
O sequestrador, Rogério dos Santos, de 36 anos, foi preso em flagrante pela polícia na noite da última terça-feira, na Zona Norte da capital paulista, enquanto participava de um roubo. Levado ao 72º Distrito Policial, foi identificado como foragido da Justiça e, por causa das imagens em vídeo do caso com o jogador, acabou sendo reconhecido também como autor do crime contra o jogador da semana passada.
O assaltante, então, foi levado para o 27º DP, em Perdizes, onde o sequestro-relâmpago foi registrado. Chamado nesta quarta-feira pela manhã, Valdivia foi à delegacia, conversou com os policiais, viu fotos, imagens e reconheceu o sequestrador. A Polícia, então, considerou o caso esclarecido.

Lucas: 'Gol contra o Coritiba foi o mais importante da minha carreira'

Meia-atacante não quer saber de descanso e se coloca à disposição de Leão para a partida de domingo, contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão

Por Marcelo Prado São Paulo
24 comentários
Herói da vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, no estádio do Morumbi, pela Copa do Brasil, o meia-atacante Lucas marcou na última quinta-feira o seu 25º gol como jogador profissional do São Paulo. Nessa lista, existem golaços como os marcados contra Santos e Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, e Mirassol, pelo Paulistão. Porém, o camisa 7 não hesita em apontar o tento feito contra o Coxa como o principal de sua carreira profissional que completa dois anos em 2012.
– Eu já marquei gols bonitos, mas sem dúvida, o contra o Coritiba foi o mais importante da minha carreira. Era um jogo decisivo, estávamos com um jogador a menos e a partida estava muito complicada. Pude fazer uma jogada individual e marcar um gol que nos deixou em vantagem. Espero que ainda possa fazer outros como esse.
Eu já marquei gols bonitos, mas sem dúvida, o contra o Coritiba foi o mais importante da minha carreira"
Lucas
O que deixou Lucas mais feliz foi que no início da semana, quando concedeu entrevista coletiva, não escondia a sua preocupação em fazer uma grande partida, até porque sabia de sua importância para o time e de que certamente seria cobrado pela torcida.
– Como eu disse, eu sei da minha importância para o time. Fico feliz por fazer gols em jogos decisivos porque sou um cara que não marca muitos, entro mais preocupado em fazer a jogada individual e abrir espaço e dar passes para os meus companheiros. Demos o primeiro passo rumo à final, mas ainda falta o jogo de volta, em Curitiba.
Com 20 anos, o garoto não quer saber de descanso no fim de semana, quando a equipe enfrentará o Atlético-MG, às 16h, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. Ele ficou fora do time por estar servindo à Seleção em quatro amistosos.
– Será difícil eu pedir para ficar fora de algum jogo. Eu me divirto ao jogar futebol, faço o que eu amo e quero estar sempre ajudando meus companheiros. Se o Leão precisar de mim, estou pronto para entrar em campo no domingo.
Clique e veja mais vídeos do São Paulo
Lucas São Paulo (Foto: João Pires/VIPCOMM )Lucas fala com jornalistas no CT da Barra Funda, nesta sexta-feira (Foto: João Pires/VIPCOMM )

Seleção dos ‘coroas’ do Brasileirão é um timaço


sex, 15/06/12
por bernardo.pombo |
categoria Listas


Enquanto o futebol brasileiro se esforça para segurar os jovens valores, os ‘velinhos’ mostram que estão com a bola toda. Formando uma seleção apenas com os coroas do Brasileirão, constatamos um timaço que faria frente a qualquer adversário. O problema seria o fôlego, mas no quesito talento….
Veja como seria a seleção dos ‘coroas’ do Brasileirão, com jogadores acima de 33 anos:
1 – Rogério Ceni (São Paulo) – 39 anos
2 – Leonardo Moura (Flamengo) – 33
3 – Índio (Inter) – 37
4 – Gilberto Silva (Grêmio) – 35
5 – Marcos Assunção (Palmeiras) – 35
6 – Felipe (Vasco) – 34
7 – Zé Roberto (Grêmio) – 37
8 – Juninho Pernambucano (Vasco) – 37
10 – Deco (Fluminense) – 34 anos
11 – Emerson Sheik (Corinthians) – 33
9 – Loco Abreu (Botafogo) – 35
Outras opções:
Goleiros: Dida (Portuguesa) – 38 anos, Harlei (Goiás*) – 40 anos e Magrão (Sport) – 35
Laterais: Leo (Santos) – 36 e Alessandro (Corinthians) – 33
Zagueiros: Ronaldo Angelim (Barueri*) – 36 anos
Volantes: Tinga (Cruzeiro) – 34, Guiñazú (Inter) – 33 e e Túlio (Figueirense) – 36
Meias: Paulo Baier (Atlético-PR*) – 37, Kleberson (Flamengo) – 33, Fernandes (Figueirense) – 34, Renato Abreu (Flamengo) – 34, Danilo (Corinthians) – 33, Lincoln (Coritiba) – 33, Souza (Cruzeiro) – 33, Roger (Cruzeiro) – 33, Tcheco (Coritiba) – 35 e Gilberto (América-MG) – 36
Atacantes: Marcelinho Paraíba (Barueri*) – 37 anos, Araújo (Náutico) – 34, Iarley (Goiás*) – 38, Junior (Bahia) – 36, Fábio Júnior (América-MG*) – 34 e Liédson (Corinthians) – 34
(*) Times da Série B

Que GP é esse? – 183ª edição


sex, 15/06/12
por Rafael Lopes |
categoria Que GP é esse?
Que GP é esse 183
O Voando Baixo traz o 183º desafio do “Que GP é esse?”. Qual o local, ano, o carro e o piloto que estão nesta foto? Resultado na segunda-feira! Divirtam-se!
Os comentários só serão liberados após a divulgação do resultado, para não facilitar a tarefa.
E atenção: só valerá a PRIMEIRA RESPOSTA de cada internauta! Além disso, o nome oficial do GP (em português) não pode ser esquecido!
E aí? Que GP é esse? Opine!

'Me senti traído', diz Rudimar Fedrigo sobre biografia de Anderson Silva

Citado como pessoa 'má', empresário obtém liminar na Justiça para retirar
o livro de Spider de circulação. Ele pede indenização por danos morais

Por Fernando Araújo Curitiba
10 comentários
Rudimar Fedrigo (Foto: Rudimar Fedrigo/Arquivo Pessoal)"Isso é muita ingratidão e uma grande covardia"
(Foto: Rudimar Fedrigo/Arquivo Pessoal)
“Eu me senti traído. Foi uma decepção e uma dor muito grande, como chorar sem lágrimas”. As palavras são de Rudimar Fedrigo, proprietário da academia Chute Boxe, com sede em Curitiba, sobre o impacto sofrido quando leu os trechos do livro de Anderson Silva , “Anderson Spider Silva – O relato de um campeão nos ringues da vida", que tratam da relação dos dois.
Na última quarta-feira, Fedrigo obteve liminar na 14.ª Vara Cível do Foro Central de Curitiba que retirou o livro de circulação. A determinação da Justiça prevê multa diária de R$ 300 por exemplar não retirado, após dez dias da notificação à editora. A liminar vale para todo o país. Além de uma indenização por danos morais, ele pede que os trechos em que é citado sejam retirados.
Em seu livro, Anderson cita o professor de Muay Thai e fundador da academia como uma pessoa do “mal”, questiona sua faixa preta e o acusa de tentar prejudicá-lo por várias vezes em sua carreira. Rudimar e o atual campeão dos pesos-médios do UFC se conheceram no início dos anos 2000, quando Silva foi treinar em sua academia.
O que mais me surpreende é que ele nunca demonstrou nada. Minha relação com o Anderson sempre foi muito boa"
Rudimar
- O que mais me surpreende é que ele nunca demonstrou nada para mim. Minha relação com o Anderson sempre foi muito boa – conta Fedrigo.
Ainda segundo ele, o último contato entre os dois aconteceu há dois anos, num hotel em São Paulo. Anderson Silva teria reconhecido Fedrigo e o cumprimentou.
- Ele veio e me chamou de mestre. Fez o cumprimento do Muay Thai colocando as duas mãos juntas à frente e abaixando a cabeça. Na minha frente, nunca falou nada.
Segundo Fedrigo, Silva chegou já como lutador pronto em sua academia, mas com poucas chances no circuito de lutas. Por isso, usa palavras fortes para descrever a sua decepção.
- Isso é muita ingratidão e uma grande covardia. Ajudei muito no começo. Fui o primeiro cara que o levou para uma luta fora do país, que arranjou sua primeira locomoção. Ele nunca pagou uma mensalidade em minha academia.
O empresário pede uma indenização por danos morais pelas declarações que estão no livro, como não ter faixa preta, e alega que as insinuações podem trazer prejuízo para sua imagem e a de sua academia.
- Fui graduado como grão mestre pela Associação Brasileira de Muay Thai. Como não tenho faixa preta? Isso pode denegrir a minha imagem e me trazer muitos prejuízos.
Segundo Hélio Sussekind, dono do selo Primeira Pessoa, responsável pelo lançamento do livro, a Editora Sextante ainda não recebeu a notificação da Justiça. Enquanto não receber a notificação, os exemplares não serão retirados das livrarias. A editora pretende se pronunciar oficialmente uma vez que a notificação for recebida.
Anderson Silva e Rudimar Fedrigo (Foto: Rudimar Fedrigo/Arquivo Pessoal)Anderson Silva (com troféu), Wanderlei Silva e Rudimar Fedrigo (Foto: Victor Hugo C.Leite/Arquivo Pessoal)

Barrichello herda duas posições e
vai largar em terceiro em Milwaukee

Brasileiro da KV ocupa a 16ª colocação da temporada da Indy

Por GLOBOESPORTE.COM Milwaukee, EUA
Rubens Barrichello vai largar da terceira colocação na oitava etapa da Fórmula Indy, em Milwaukee. O brasileiro da KV Racing teve média de 43s7869 nas duas voltas, quinto melhor tempo do treino classificatório. Mas foi beneficiado por duas punições: a Justin Wilson e a Will Power, líder.

Wilson e Power foram punidos por terem feito mudanças em seus carros. Assim como Josef Newgarden, Scott Dixon, Takuma Sato e Mike Conway, perderam dez posições no grid.
Rubens Barrichello no treino da Indy em Milwaukee (Foto: Agência Getty Images)Rubinho vai largar em terceiro em Milwaukee (Foto: Agência Getty Images)
Tony Kanaan, companheiro de Rubinho, largará da sexta posição, dois postos à frente de Helio Castroneves, da Penske. A pole position ficou com Dario Franchitti (43s3100 de média).

Rubinho é o 16º da temporada. O melhor brasileiro é Castroneves, em quarto. Kanaan está em nono.
- Estou extremamente feliz com o classificatório de hoje. Assim que colocamos o carro na pista tive uma sensação muito boa de poder correr em um oval plano. Estive em Milwaukee algumas vezes como espectador, e também tive a oportunidade de testar aqui algumas semanas atrás. Mas hoje tudo parecia melhor, eu realmente tenho que agradecer aos meus engenheiros e mecânicos por terem me dado um bom carro no qualifying. Espero que possamos ter uma boa corrida amanhã - disse Barrichello.
Grid de largada:
1º. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda), 43s3100
2º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet), 43s5231
3º. Rubens Barrichello (BRA/KV-Chevrolet), 43s7869
4º. Hélio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet), 43s8228
5º. Ernesto Viso (VEN/KV-Chevrolet), 44s0066
6º. Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet), 44s0466
7º. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda), 44s1920
8º. James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet), 44s2072
9º. Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet), 44s3196
10º. J. R. Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet), 44s4740
11º. Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi-Honda), 44s5073
12º. Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda), 43s4257*
13º. Alex Tagliani (CAN/BHA-Honda), 44s5875
14º. Will Power (AUS/Penske-Chevrolet), 43s6661*
15º. Katherine Legge (ING/Dragon-Chevrolet), 44s6930
16º. James Jakes (ING/Dale Coyne-Honda), 45s1055
17º. Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda), 43s8396*
18º. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda), 45s3691
19º. Ryan Briscoe (AUS/Penske-Chevrolet), 44s0158*
20º. Oriol Servià (ESP/Dreyer & Reinbold-Lotus), 45s5681
21º. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda), 44s0968*
22º. Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet), 45s5872
23º. Simona de Silvestro (SUI/HVM-Lotus), 45s6422
24º. Takuma Sato (JAP/Rahal Letterman-Honda), 44s2146*
25º. Mike Conway (ING/A. J. Foyt-Honda), 45s7338*
* punidos

Bolt tem discurso pronto para Londres-2012 e se diz uma lenda viva

Jamaicano quer soltar frase após conquistar pela segunda vez na carreira as medalhas de ouro nos 100m e nos 200m nos Jogos Olímpicos

Por GLOBOESPORTE.COM Jamaica
Comente agora
Usain Bolt vence 100m rasos em Oslo pela Diamond League (Foto: Reuters)Bolt acredita que se tornará uma lenda viva com
ouros em Londres-2012 (Foto: Reuters)
Usain Bolt está tão focado nos Jogos Olímpicos de Londres que até deixou a humildade de lado. Em entrevista ao jornal The Sun, o "Raio" revelou que já tem um discurso pronto para quando terminar sua participação no evento, colocando-se como um dos maiores atletas esportivos do mundo.
- No final de Londres-2012, quero chegar na coletiva de imprensa e falar antes que alguém me faça uma pergunta: 'Vocês estão agora vendo uma lenda viva'. Isso é o que quero dizer antes da última coletiva, depois da minha final nos 200m - revelou o atleta, que defenderá seu ouro olímpico nos 100m, com final marcada para o dia 5 de agosto, e nos 200m, no dia 9.
Bolt disputará neste fim de semana o torneio seletivo jamaicano para os Jogos Olímpicos. Na etapa de Oslo da Diamond League, o "Raio" venceu os 100m com 9s79, superando o compatriota Asafa Powell (9s85).