sexta-feira, 20 de julho de 2012

Timão fará campanha na Inglaterra para atrair os secadores do Chelsea

Clube vai lembrar origem inglesa para conquistar rivais dos Blues

Por Leandro Canônico São Paulo
O fato de o Corinthians ter sido fundado com inspiração no inglês Corinthian Casuals fez o marketing alvinegro pensar em uma campanha na Inglaterra. Na tentativa de arrumar torcedores contra o Chelsea, que pode ser adversário em uma eventual final do Mundial de Clubes, no Japão, o Timão quer vender camisas por lá.
Nos próximos meses, representantes do marketing alvinegro devem viajar para Londres e articular a campanha, em parceria com a Nike, fornecedora de material esportivo do Timão. A ideia é mostrar para os ingleses que não torcem pelo Chelsea que o Corinthians é um time com raízes inglesas.
Além disso, já está programada para o próximo mês a primeira viagem do Corinthians para o Japão. Representantes do marketing alvinegro e também da agência de turismo que está organizando a venda de pacotes para os torcedores viajarão no intuito de pensar a logística comercial e de recepção da Fiel.
O objetivo do departamento de marketing do Corinthians é montar no Japão algumas lojas itinerantes com artigos oficiais do clube. Além disso, a diretoria alvinegra pretende pensar com a Nike algumas ações nas lojas da empresa no país.
A estreia do Timão no Mundial de Clubes está marcada para o dia 12 de dezembro, em Toyota. Ainda não há adversário, ou possível rival, definido.
Torcida Corinthians x Boca Juniors Pacaembu (Foto: Ale Vianna / Ag. Estado)Corinthians quer conquistar os ingleses para possível duelo contra o Chelsea (Foto: Ale Vianna / Ag. Estado)

Vasco espera presidente para decidir sobre venda de Diego Souza e Fagner

Clube recebe propostas de Al Ittihad e Wofsburg, mas aguarda chegada de Roberto Dinamite de Brasília, prevista para a noite

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Fagner no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Fagner tem proposta do Wolfsburg, da Alemanha
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
A torcida terá de esperar mais algumas horas - talvez um dia - para saber se conta, ou não, com Diego Souza e Fagner. O Vasco recebeu propostas pelos dois jogadores, e a saída de ambos está próxima. No entanto, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o diretor de futebol Daniel Freitas afirmou que nada será decidido até que o presidente Roberto Dinamite volte de Brasília, à noite.

- No momento, os dois ainda são atletas do clube. O presidente ainda vai voltar de viagem, e vamos nos reunir quando isso acontecer. Mas é uma decisão que dificilmente será tomada hoje (sexta-feira). Provavelmente amanhã. O que posso dizer é que as duas negociações estão no mesmo patamar - afirmou o dirigente.

Neste sábado, o Vasco recebe o Santos em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Fagner e Diego Souza treinaram na tarde desta sexta-feira e estão inicialmente relacionados para o grupo que vai para a concentração.
É uma decisão que dificilmente será tomada hoje (sexta-feira). Provavelmente amanhã.
O que posso dizer é que as
duas negociações estão
no mesmo patamar "
Daniel Freitas, diretor de futebol
O Al Ittihad, da Arábia Saudita, fez uma segunda investida por Diego Souza, oferecendo ao jogador valores financeiramente superiores. Em relação a Fagner, Daniel Freitas admitiu que o Vasco não tem muito a fazer, caso a proposta do Wolfsburg, da Alemanha, seja confirmada.

- Tínhamos um compromisso com o agente do atleta de que, se não surgisse uma proposta do exterior, ele renovaria com o Vasco. A proposta chegou ontem à noite, mas nenhuma decisão foi tomada ainda - explicou.

O Vasco possui 33% dos direitos econômicos de Diego Souza, que tem contrato até março de 2015, e 20% dos direitos econômicos de Fagner, que tem vínculo até dezembro de 2012.

Eder Luis e Fellipe Bastos aparecem no BID e estão liberados para jogar

Novo contrato dos jogadores, que foram comprados pelo Vasco, é publicado no site da CBF

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Fellipe Bastos e Eder Luis treino Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Fellipe Bastos e Eder Luis podem jogar novamente
(Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
O Vasco regularizou nesta sexta-feira os jogadores Eder Luis e Fellipe Bastos, que tiveram seus novos contratos divulgados no BID da CBF. Desta forma, ambos estão liberados para atuar novamente com a camisa cruz-maltina. Neste sábado, às 18h30m (de Brasília), em São Januário, estarão na relação da partida com o Santos. Eles desfalcaram o time nos últimos três jogos - empate com Figueirense e vitórias sobre Atlético-GO e São Paulo.
Ambos pertenciam ao Benfica, de Portugal, e tiveram seus direitos econômicos comprados. O Vasco não confirma os valores, mas, de acordo com a imprensa portuguesa, o clube pagou ao aos portugueses € 3 milhões (o equivalente a R$ 7,7 milhões) pela dupla. Eder assinou um novo vínculo até o dia 30 de junho de 2016. Já Fellipe Bastos fica na Colina até o dia 30 de junho de 2017.
Renato Silva consegue a liberação na China
O Vasco enviou nesta sexta-feira à CBF toda a documentação relativa a Renato Silva, que conseguiu na China a sua rescisão com o Shandong Luneng. O zagueiro chega ao Brasil na madrugada deste sábado, mas de pronto está descartado para enfrentar o Santos, já que viajou para a Ásia na última sexta-feira.


- Como o Renato Silva ficou muito tempo sem treinar, não tem condição de jogar neste sábado, mesmo que o registro seja feito – explicou o diretor de futebol do Vasco, Daniel Freitas.

Para minimizar 'surpresas', técnico deixa time para a última hora

Ainda sem saber se poderá contar com Diego Souza e Fagner, Cristóvão admite decepção com a provável saída da dupla

Por Gustavo Rostein Rio de Janeiro
22 comentários
Diego Souza e Cristóvão Borges no treino do Vasco (Foto: Pedro Kirilos / Ag. O Globo)Cristóvão vai aguardar para decidir quem escala
contra o Santos (Foto: Pedro Kirilos / Ag. O Globo)
Diretoria, empresários e jogadores discutem as possíveis negociações de Fagner e Diego Souza. A definição deve acontecer apenas neste sábado. Em meio a isso, Cristóvão Borges precisa escalar o time do Vasco para a partida contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O treinador não esconde que a situação prejudica seu trabalho, mas prefere minimizar a questão e tomar decisões em cima de fatos concretos.
- Minha tática tem sido deixar para o mais próximo do jogo possível, pois assim diminui a possibilidade de uma surpresa. Corro menos risco de montar algo e ter de desmontar depois. Quero esperar o máximo que puder, mas claro que tenho algumas ideias sobre o time.
Da parte de Cristóvão, há a chance de Fagner e Diego Souza enfrentarem o Santos, mesmo que a saída de ambos esteja selada. O treinador confirmou que os jogadores foram relacionados para a concentração e espera contar com eles para reforçar a equipe, mesmo que seja uma despedida.
- Tenho que esperar o presidente decidir e conversar sobre isso. Dependendo de como os jogadores se mostrarem, podem ir para o jogo, ou não. Antes da partida contra o Figueirense, a saída do Diego era dada como certa, e realmente havia a possibilidade. Mas conversei com ele e senti que dava para ele atuar. Em relação a sábado, vai depender de uma conversa com os jogadores. Se eu achar que estão bem de cabeça, vão para o jogo.
Por fim, Cristóvão lamentou a provável saída de Fagner e Diego Souza depois de perder Romulo e Allan. No entanto, garantiu estar otimista quanto às perspectivas do Vasco.

- Não posso desanimar nunca. Claro que não posso dizer que estou contente. Isso não tem como. O ideal seria que fosse diferente. São coisas que têm acontecido, é a nossa realidade. Preciso buscar soluções para continuar com um time forte e seguindo nesse caminho bom.
 

Vasco goleia o Flamengo por 10 a 0
e vai à final da Supercopa de Clubes

Botafogo, que derrotou o Sport Recife por 7 a 4, é o adversário na decisão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Vasco futebol de areia (Foto: Waldir Leite/Divulgação)Time de futebol de areia do Vasco faz a tradicional
pose antes do jogo (Foto: Waldir Leite/Divulgação)
O Vasco estendeu para a areia a crise do rival Flamengo. Isso porque o time da Colina goleou o Rubro-Negro por 10 a 0, na arena montada na sede da Gávea, e garantiu uma vaga na final da primeira Supercopa de Clubes de futebol de areia. Allan (3), Boquinha (3), Luquinhas, André, Jordan e Bueno anotaram os gols da partida. Na decisão, a equipe cruz-maltina vai enfrentar o Botafogo, que derrotou o Sport-PE por 7 a 4 na outra semifinal desta quinta-feira.
Do lado cruz-maltino, Jorginho e Bruno Xavier, que estão atuando no Campeonato Russo, não participaram do jogo. O experiente e camisa 10 Benjamin foi o desfalque do Flamengo. Neste sábado (21), às 10h, será realizado um jogo festivo para oficializar o nome da Arena da Gávea com uma homenagem a um dos precursores da modalidade como “Arena Maestro Júnior”.
Confira os resultados da competição:
Terça-feira (Dia 17)
8h15m – Flamengo (RJ) 4 x 3 Portuguesa (SP)
9h30m – Botafogo (RJ) 6 x 3 Rio Negro (AM)
10h45m – Vasco (RJ) 6 x 3 América (RJ)
12h – Sport Recife (PE) 5 x 3 Avaí (SC)
Quarta-feira (Dia 18)
8h15m – América (RJ) (0)(0)5 × 5(0)(1) Sport Recife (PE)
9h30m – Vasco (RJ) 9×4 Avaí (SC)
10h45m – Portuguesa (SP) 2 x 1 Botafogo (RJ)
12h – Flamengo (RJ) 9 x 3 Rio Negro (AM)
Quinta-feira (Dia 19)
8h15m – Rio Negro (AM) 5 x 4 Portuguesa (SP)
9h30m – Botafogo (RJ) (2)(0)5 x 5(0)(1) Flamengo (RJ)
10h45m – Avaí (SC) 1 x 6 América (RJ)
12h – Sport Recife (PE) 4 x 3 Vasco (RJ)
Sexta-feira (Dia 20)
semifinal 1 – Flamengo 0 x 10 Vasco (9h30min)
semifinal 2 - Sport 4 x 7 Botafogo (10h45min)
Sábado (Dia 21)
Final - Vasco x Botafogo (12h)

Juninho diz não ao cansaço e quer pegar o Santos: 'Estou com vontade'

Meio-campo afirma estar em boa condição física e mostra disposição para enfrentar nova sequência de partidas pelo Vasco

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
juninho pernambucano  Vasco (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Juninho: fòlego em dia aos 37 anos
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Após um mês e meio, o Campeonato Brasileiro voltou a ter duas rodadas por semana. E a mudança no calendário implica numa nova rotina para Juninho Pernambucano. Ao longo da temporada, o jogador e a comissão técnica do Vasco estabeleceram uma programação para preservar o jogador de 37 anos em algumas partidas e, assim, fazê-lo render da melhor forma possível quando estivesse em campo. Na última quarta-feira, o capitão foi considerado um dos melhores da equipe na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, no Morumbi. Neste sábado, há um novo desafio, desta vez, contra o Santos, em São Januário. E o Reizinho se mostra disposto a deixar o possível desgaste para trás e dar sua contribuição ao grupo.
Em 2012, Juninho foi poupado das três partidas do Vasco fora de casa na primeira fase da Libertadores. Ele atuou no máximo em cinco partidas consecutivas realizadas no meio da semana e no fim de semana: contra Botafogo (pelo Carioca, no dia 18/03), Libertad (Libertadores, 21/03), Resende (Carioca, 25/03), Barcelona de Guyaquil (amistoso, 28/03) e Macaé (Carioca, 31/03).
Caso seja escalado contra o Santos, igualaria a segunda maior sequência, com três jogos. Isso aconteceu duas vezes. Na primeira, enfrentou Flamengo (22/02), Fluminense (26/02) e Bonsucesso (29/02), todos pelo Carioca; Na segunda, pegou Corinthians duas vezes, pela Libertadores (dias 16 e 23 de maio), e o Grêmio pelo Brasileiro (dia 20), entrando no segundo tempo.
- Ainda não conversei com a comissão técnica. Na quinta tivemos a recuperação da última partida e treinamos nesta sexta, quando sai a relação para o jogo contra o Santos. Acho que vou conseguir participar. É uma sequência que exige muito de mim e de todo o grupo, mas, quando o técnico faz mudanças, a equipe reage bem. De qualquer maneira, estou motivado e com vontade de jogar. Espero que neste sábado eu tenha condição de fazer outro bom jogo - afirmou Juninho.
Se for escalado para enfrentar o Santos, Juninho pode disputar 450 minutos consecutivos pelo Vasco, sendo que 270 em menos de uma semana. O fôlego pode ser supresa para alguns. Mas o capitão cruz-maltino afirma sentir-se em bom nível físico e técnico desde que voltou a São Januário, há pouco mais de um ano.
- Minha condição física é tão boa quanto à de quando voltei. Desde que cheguei, consegui manter um bom nível. A diferença é que hoje o o entrosamento é muito melhor. Conheço todos os jogadores no campo e, assim, é mais fácil para fazer as jogadas - destacou Juninho.

Entre vaias e aplausos para Neymar, Brasil bate britânicos antes dos Jogos

Atacante é mais uma vez protagonista pela Seleção: faz gol, dá passe, irrita e agrada à exigente torcida inglesa na vitória por 2 a 0 em Middlesbrough

Por Márcio Iannacca Direto de Middlesbrough, Inglaterra
236 comentários
Nada melhor do que uma vitória sobre os donos da casa para iniciar o caminho até a inédita conquista do ouro olímpico. Ainda mais com o principal jogador sendo vaiado a maior parte do tempo e até aplaudido no final. A seis dias de sua estreia nos Jogos de Londres, a seleção brasileira venceu nesta sexta-feira o amistoso com a Grã-Bretanha por 2 a 0, em Middlesbrough. Os gols (veja ao lado) foram marcados por Sandro e Neymar, eleito o melhor em campo e alvo das arquibancadas do estádio Riverside.
O atacante santista, aliás, foi mais uma vez o destaque da Seleção. Não com a mesma veemência de outras oportunidades, mas sempre decisivo. Foi dele a assistência para o gol do volante do Tottenham, por exemplo. Depois, antes do pênalti, ele passou a ser perseguido pela torcida inglesa, que o vaiou por ter caído no gramado após lance duro com Bertrand.
A partir daí, mesmo com as vaias, Neymar foi o protagonista do jogo, como é esperado para a maioria dos jogos do Brasil nas Olimpíadas. E de tanto participar da partida, o craque santista conseguiu com que as vaias diminuíssem no segundo tempo. Melhor ainda: ganhou alguns aplausos após finalizações. Só que foi novamente vaiado (e muito) quando o locutor anunciou nos minutos finais que ele tinha sido eleito o melhor em campo.

A seleção brasileira estreia nas Olimpíadas de Londres na próxima quinta-feira, contra o Egito, às 15h45m (de Brasília), em Cardiff, no País de Gales, pelo Grupo C. Diferentemente do amistoso desta sexta, a camisa amarelinha não levará o escudo da CBF, mas sim a bandeira do Brasil. No mesmo dia, às 16h, a Grã-Bretanha joga com Senegal. O time de Mano Menezes volta a campo contra a Bielorrússia, dia 29, em Manchester, e depois fecha a primeira fase contra a Nova Zelândia, 1º de agosto, em Newcastle. Todos os jogos terão transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.
Neymar comemora Brasil amistoso Grã-Bretanha (Foto: Reuters)Neymar e companheiros vibram após gol sobre a Grã-Bretanha, em Middlesbrough (Foto: Reuters)
Gol como resposta às vaias

A Grã-Bretanha tentou sufocar o Brasil com uma postura ofensiva logo nos primeiros minutos do amistoso. Mas logo aos cinco, o time de Mano Menezes respondeu com ótimo contra-ataque. Damião desviou de cabeça e deixou Neymar na cara do gol. Só que o santista mandou por cima e perdeu gol incrível.
Neymar caído no amistoso entre Brasil e Grã-Bretanha (Foto: AFP)Neymar, caído, depois do choque com Bertrand
(Foto: AFP)
Depois desse lance, a seleção brasileira entrou de vez no jogo e deu poucas chances aos britânicos. Com o jogo em mãos, o Brasil abriu o marcador aos 11 minutos. Neymar bateu falta para área, a bola passou por toda a zaga adversária e encontrou Sandro. Por trás da marcação, o volante apareceu para cabecear.
O sorriso verde e amarelo, provocado pelo protetor dentário de Sandro, era igual à felicidade de Mano Menezes com o sucesso de uma jogada ensaiada. Após o gol, o Brasil viveu momento de instabilidade na partida. Neymar parecia irritado com a dificuldade nas jogadas. E ficou ainda mais com as vaias da torcida britânica.
Aos 29 minutos, o garoto se enroscou com Bertrand na grande área e ficou caído, deixando os torcedores irritados. Como resposta, Neymar converteu pênalti sofrido por Hulk, aos 34 minutos, e na comemoração olhou para a torcida ironicamente. Na saída para o intervalo, santista disse:
- Eu levei uma pancada ali e caí porque doeu. Não me joguei.
Neymar gol amistoso do Brasil x Grã-Bretanha (Foto: Mowa Press)Neymar, irônico, olha para a torcida britânica que o vaiou durante o amistoso (Foto: Mowa Press)
Testes dos dois lados
O time britânico voltou para o segundo tempo recheado de alterações. Foram quatro no total. Mas foi o Brasil, sem alteração alguma, que começou levando perigo. Primeiro em chute de Oscar de fora da área, aos cinco minutos. Depois, aos sete, em arremate de Damião após passe de Hulk. Butland defendeu as duas.
Apesar do começo empolgante da seleção brasileira no segundo tempo, a Grã-Bretanha se achou no jogo e apostou nas bolas pelo lado esquerdo. Rose continuava sendo a principal aposta da Grã-Bretanha para surpreender o Brasil, que respondia com bolas em profundidade para Neymar. Como teste, Mano Menezes optou por mudar a Seleção aos 23. Colocou Ganso e Lucas nos lugares de Oscar e Hulk. Mas tarde, Pato entrou no lugar de Damião.
Com Alexandre Pato e Lucas, o ataque brasileiro ficou mais rápido e acionou Neymar. Mas o atacante parou nas defesas de Butland. Do lado britânico, sempre a mesma jogada pela lateral. Embora tivesse jogando melhor do que no primeiro tempo, o adversário brasileiro pouco levava perigo.

E o último teste do Brasil antes dos Jogos de Londres foi satisfatório. Com vitória importante para dar moral e para Mano Menezes observar alguns jogadores e variações.
Ryan Giggs e Hulk no amistoso do Brasil contra a Grã-Bretanha (Foto: Getty Images)Experiência em campo: Ryan Giggs e Hulk no amistoso do Brasil contra a Grã-Bretanha (Foto: Getty Images)
GRÃ-bretanha 0 x 2 brasil
Steele (Butland); Richards (Dawson), Taylor, Tomkins (Cork) e Bertrand (Caulker); Rose, Allen, Cleverley e Giggs (Ramsey); Bellamy (Sordell) e Sturridge (Sinclair). Rafael Cabral; Rafael (Danilo), Thiago Silva, Juan e Marcelo (Alex Sandro); Sandro, Rômulo e Oscar (Lucas); Hulk (Ganso), Neymar e Leandro Damião (Pato).
Técnico: Stuart Pearce. Técnico: Mano Menezes.
Gols: Sandro, aos 11 minutos do primeiro tempo; Neymar, aos 34 minutos do primeiro tempo;
Cartões amarelos: Richards (GB)
Local: Riverside Stadium, em Middlesbrough (ING).

Iziane diz que levou namorado para dormir em hotel e pede nova chance

Jogadora admite que infringiu regra da concentração 'algumas noites' e pede perdão a brasileiros, companheiras e Hortência

Por GLOBOESPORTE.COM Lille, França
75 comentários
Iziane basquete Brasil (Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto)Iziane explicou seu corte da seleção brasileira
(Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Iziane explicou na noite desta sexta-feira o motivo que a levou a ser cortada da seleção brasileira de basquete feminino. De acordo com a ala, o ato de indisciplina citado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para a dispensa foi o fato de ela ter levado seu namorado para dormir no hotel da delegação, violando uma regra da CBB.
- Entendo que, pelo meu histórico em seleção brasileira, todos podem apresentar desconfiança sobre meu comportamento e minha conduta. Mas o fato de ter sido cortada foi por ter infringido uma regra de concentração. Levei meu namorado para dormir em meu quarto no hotel algumas noites. Sei que esta atitude foi inadequada e que esta sanção pune não só a mim quanto todo o trabalho que realizamos ao longo desses meses - afirmou a jogadora em pronunciamento.
O desligamento foi uma ação conjunta da diretora Hortência e da comissão técnica. De acordo com a nota oficial da CBB, o motivo para o corte foi "um ato de indisciplina". Sem Iziane, o Brasil perdeu amistoso contra a França por 67 a 57 nesta sexta-feira.
Leia o pronunciamento de Iziane na íntegra:
"Estou extremamente triste de estar passando por uma situação como essa num momento tão importante pra mim e para a seleção.
Entendo que, pelo meu histórico em seleção brasileira, todos podem apresentar desconfiança sobre meu comportamento e minha conduta. Mas o fato de ter sido cortada foi por ter infringido uma regra de concentração.
Levei meu namorado para dormir em meu quarto no hotel algumas noites.
Sei que esta atitude foi inadequada e que esta sanção pune não só a mim quanto todo o trabalho que realizamos ao longo desses meses.
Meu comportamento nos treinamentos e em quadra vinha sendo totalmente correto e estou completamente integrada com minhas companheiras e comissão.
Saber que posso estar fora dos Jogos Olímpicos é algo que me aflige muito, pois este vem sendo meu objetivo desde que voltei ao Maranhão Basquete.
Só consigo pensar no basquete feminino e na história vencedora que temos principalmente em Jogos Olímpicos.
Peço desculpas ao povo brasileiro, às minha companheiras, à comissão técnica e principalmente à Hortência, que apostou muito em mim.
Aproveito essa oportunidade para pedir encarecidamente à Confederação Brasileira uma nova chance para me reintegrar ao grupo.
Quero contribuir com a seleção e acredito que podemos rever tal decisão.
Agradeço o apoio dos meus familiares, amigos, fãs e principalmente à imprensa que me respeitou nesse momento delicado."

Inspirado em Muricy e Abel Braga, Fernandão promete Inter 'agressivo'

Aos 34 anos, novo treinador minimiza falta de experiência como técnico e usa André Villas-Boas, do Tottenham, como exemplo de sucesso

Por Diego Guichard Porto Alegre
33 comentários
Fernandão, novo técnico do Inter (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Fernandão, novo técnico do Inter
(Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Sobram inspirações para o técnico Fernandão. Na primeira entrevista coletiva como comandante do Inter, o treinador citou Muricy Ramalho, Abel Braga e também Alain Perrin, com quem trabalhou no Marseille, da França, como inspirações.

- Muricy e Abel foram dois mestres, são duas referências para mim. Por isso, sou grande amigo dos dois. Era capitão das duas equipes do Inter que estive com eles. Quem dera eu pudesse ser 10% deles – comentou. – E com Alain Perrin, aprendi muito da parte tática.

Aos 34 anos, Fernandão minimizou a falta de experiência como treinador. Como exemplo, utilizou André Villas-Boas, atualmente no Tottenham. O técnico português foi lançado novo no Porto, onde conquistou o campeonato Português e a Liga Europa.

- Sempre fui muito precoce. Subi para o profissional com 16 anos, estreei com 17 e encerrei a carreira cedo. Todos sabem o amor que tenho ao Inter. Do meu sonho de morar em Porto Alegre – acrescentou.
Fernandão, novo técnico do Inter (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Fernandão quer time ofensivo (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Como forma de “pensar futebol”, Fernandão tomou como vantagem o fato de conhecer bem o futebol gaúcho e, sobretudo, a torcida do Inter. Por isso, prometeu um time agressivo em campo, marcando a saída de bola adversária.
No treinamento desta sexta-feira, o comandante projetou o time com três volantes – Ygor, Elton e Guiñazu. A ideia é dar mais liberdade para os jogadores de frente. No caso, Dagoberto e Jajá, além de Lucas Lima, responsável pela armação.
Fernandão comanda primeiro treino no Inter (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Fernandão definiu o time com três volantes
(Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
- Tenho uma grande vantagem, que é conhecer o estilo de futebol gaúcho, sei do que a torcida gosta. O torcedor quer marcação ofensiva. É isso que faz levantar das arquibancadas e apoiar o time. Quero colocar um pouco do meu pensamento de futebol, daquilo que imagino. Tentar ser mais agressivo – ponderou.

O novo treinador recebeu o convite para ser comandante do time na manhã de quinta-feira, ainda em Belo Horizonte. Pediu um tempo para pensar. Na manhã desta sexta, deu a resposta positiva ao vice de futebol Luciano Davi.

- Foi um turbilhão de coisas nessas 48 horas. O Luciano falou para mim ontem pela manhã, sobre a convicção, do que imaginava de time de clube, das dificuldades. Pensei muito. Dormi às 3h e acordei às 6h. Eu estava super contente pela função de diretor e acho que estava indo bem. É um cargo com menos pressão. Estou colocando a cara para bater. Hoje de manhã resolvi aproveitar a oportunidade. Eu me sinto preparado para isso – explicou Fernandão.
Para a vaga de diretor técnico, antes ocupada por Fernandão, o Inter deve definir a vinda de Felipe Ximenes, atual executivo de futebol do Coritiba. A figura do auxiliar do novo técnico ainda não foi definida pelo dirigente.
No domingo, já estará no comando da equipe contra o Atlético-GO, no Beira-Rio. Fernandão assinou como treinador até o fim da temporada. Mas ele sonha com uma longa estrada à frente do clube.
- O ídolo não foi mais do que um jogador que conquistou títulos. Vou ter que começar uma vida nova. O passado fica, mas o futuro é o que importa - projetou.
Fernandão comanda primeiro treino no Inter (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Fernandão comanda primeiro treino no Inter (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)

Joel lamenta opção de Adriano de treinar longe do Fla: ‘Será uma perda’

Depois de não cumprir toda a programação da semana feita pelo clube, atacante comunicou que irá se recuperar por conta própria

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Joel Santana na coletiva do Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Joel diz que mesmo se tratando fora do Fla, Adriano
pode ser contratado (Foto: Cezar Loureiro/Ag. O Globo)
Adriano decidiu que vai seguir a recuperação da cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo por conta própria e não mais no CT do Flamengo. Segundo a assessoria de imprensa do atacante, ele tem se tratado numa academia da Barra da Tijuca. O jogador faz uso de um fisioterapeuta próprio e tomou a decisão, ainda de acordo com a assessoria, pela comodidade de a academia ser mais perto de sua casa. A comunicação ao clube ocorreu nesta quinta-feira. O Imperador deixou de realizar toda a programação feita para ele pela equipe médica do Flamengo desde a segunda-feira.
Nesta sexta, o técnico Joel Santana, que elogiou o empenho do jogador há alguns dias, lamentou a decisão, mas não acha que a chance de um futuro acerto entre as partes irá diminuir.
- Não fica distante, não. Queremos ver ele bom. Só a presença do Adriano aqui engrandece a gente. Ninguém tem o Imperador todos os dias. Para nós era legal ver o Adriano todo dia aqui. Para os garotos era algo legal. Não é bom o Adryan, o Mattheus, o Negueba e outros meninos verem o Adriano aqui, conversarem com ele? Ele está no convívio, no ninho dele. Onde foi feito, criado. Precisa ter o apoio da gente, de brincar, de jogar uma piada. Vai ser uma perda. Gostaria que ele estivesse aqui com a gente. É importante não só para nós, como também para os rapazes que estão sendo criados - disse o técnico.
Questionado se Adriano teria tomado uma decisão errada do ponto de vista da recuperação, Joel preferiu evitar qualquer desconforto:
- Isso eu não sei. Cada um tem sua maneira de ser. Não posso responder o que está se passando na cabeça dele. De repente é mais fácil na academia perto da cada dele. Não sei, sinceramente. Gostaria de responder se tivesse conversado com ele.
Depois de deixar o Corinthians, em março, Adriano foi recebido pelo Flamengo para tratar seu problema no tendão de Aquiles do pé esquerdo. Chegou-se à conclusão de que uma nova cirurgia se fazia necessária, e assim foi feito, em13 de abril, pelo médico do clube José Luiz Runco. Ultimamente, o atacante intensificava no Ninho do Urubu seu trabalho de fisioterapia. Ele já havia, inclusive, trabalhado com bola, ainda que sozinho, no CT do Flamengo.
Na semana passada, o técnico Joel Santana comentou com algum entusiasmo sobre a recuperação de Adriano. Após conversar com o jogador no café da manhã, o treinador disse ter percebido empolgação no atleta e chegou a dizer que valia a pena apostar em sua recuperação.

Sem sustos, Renan Barão e Urijah Faber batem peso para UFC 149

Brasileiro e americano ficam dentro do limite de 61,2kg exigido em disputas de cinturão da categoria galo antes de combate decisivo no Canadá

Por SporTV.com Calgary, CAN
15 comentários
Renan Barão e Urijah Faber estão prontos para a batalha pelo cinturão-interino dos pesos-galos. O brasileiro e o americano marcaram o limite exato da categoria (61,2kg) na pesagem oficial do UFC 149, nesta sexta-feira, e confirmaram seu duelo de sábado, em Calgary, Canadá.
O canal Combate transmite o UFC 149 na íntegra a partir de 19h45m (horário de Brasília) neste sábado. O SPORTV.COM acompanha o evento em Tempo Real a partir do mesmo horário.
Urijah Faber e Renan Barão pesagem UFC 149 (Foto: Reprodução/Combate)Urijah Faber e Renan Barão se encaram na pesagem do UFC 149, nesta sexta (Foto: Reprodução/Combate)
Barão foi o primeiro dos dois lutadores a subir no palco. Com o cabelo raspado e a aparência bastante desgastada pelo corte de peso, o potiguar ainda sorriu para todos e cumprimentou os fãs presentes. Com uma cueca prateada, subiu na balança e marcou 61,2kg, limite exato da categoria galo, como seu técnico Dedé Pederneiras havia prometido no inicio da tarde. Logo depois, veio Faber, que também parecia abatido e demorou a reagir após ouvir o anúncio que estava no peso. Após a encarada, os dois lutadores se cumprimentaram.
- Felicidade total, estou bem treinado e vim para dar o meu melhor - disse Renan Barão após bater o peso. Urijah Faber respondeu com uma garantia:
- Barão é duro, mas não é mais duro do que eu - declarou o americano.
A pesagem do UFC 149 transcorreu sem sustos: nenhum lutador estourou o limite de sua categoria, nenhum deles precisou tirar a cueca para bater o peso e nenhuma encarada "esquentou". Com isso, o destaque foram os trajes engraçados e incomuns dos lutadores. Segundo atleta a subir no palco, o peso-leve Mitch Clarke usou uma cueca com tema do filme "Os Caça-Fantasmas", que foi elogiada pelo comentarista oficial do Ultimate, Joe Rogan. Pesos-meio-médios que abrem o card principal, Chris Clements e Matt Riddle fizeram sua encarada de óculos escuros - Clements ainda incorporou suspensórios ao seu traje. O peso-pesado francês Cheick Kongo, por sua vez, entrou usando duas camisas e uma canga colorida. O peso-médio Nick Ring arrancou aplausos do público ao subir no palco vestindo uma camisa do Calgary Flames, time local de hóquei no gelo.
Confira os pesos que cada lutador do card marcou nesta sexta-feira:
UFC 149
21 de julho de 2012, em Calgary (CAN)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo (até 61,2kg*): Urijah Faber (61,2kg) x Renan Barão (61,2kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Hector Lombard (84,1kg) x Tim Boetsch (84,4kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Cheick Kongo (104,8kg) x Shawn Jordan (113,4kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): James Head (77,1kg) x Brian Ebersole (77,6kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Chris Clements (77,1kg) x Matt Riddle (77,5kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-médio (até 84,4kg): Court McGee (84,1kg) x Nick Ring (83,9kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Roland Delorme (61,2kg) x Francisco Rivera (61,7kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Ryan Jimmo (93kg) x Anthony Perosh (93,2kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Bryan Caraway (61,2kg) x Mitch Gagnon (61,2kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Daniel Pineda (65,8kg) x Antonio Carvalho (65,8kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Mitch Clarke (70,3kg) x Anton Kuivanen (70,8kg)
* Em disputas de cinturão não há tolerância de uma libra (455g)

Martínez chega ao Timão rechaçando comparações a Carlitos Tevez

Atacante argentino assinou com o Timão por três temporadas e espera estrear em duas semanas

Por Gustavo Serbonchini São Paulo
96 comentários
Juan Martínez foi apresentado nesta sexta-feira como jogador do Corinthians. O atacante argentino, que havia assinado contrato na terça, ficará no clube por três temporadas e disse ter Ronaldo como grande inspiração na carreira.
Aos 26 anos, Martínez chega ao Timão credenciado pela sua atuação na Libertadores da América. O atleta defendeu o Vélez Sarsfield, eliminado nas quartas de final da Taça Libertadores pelo Santos. Ele deve herdar a camisa 7 que era de Willian, negociado com o Metalist, da Ucrânia.
– Ronaldo foi um grande atacante, uma referência como jogador, apesar de não termos nada parecido – disse o argentino, seguindo o exemplo do Paolo Guerrero, que, ao ser apresentado pelo Timão na segunda-feira, também apontou Ronaldo como maior ídolo no futebol. O Fenômeno atuou pelo Timão entre 2009 e 2011.
Apresentação Martinez ao Corinthians (Foto: Gustavo Serbonchini / Globoesporte.com)Martinez recebe a camisa do diretor Roberto de Andrade (Foto: Gustavo Serbonchini / Globoesporte.com)
Martínez rechaçou a comparação a outro ídolo do Corinthians: Carlos Tevez, que atuou com a camisa alvinegra entre 2004 e 2006 e defende atualmente o Manchester City. Ele foi campeão brasileiro pelo clube em 2005.
– Eu vi o Tevez aqui, foi bem, campeão e fez muitos gols. Mas não me comparo com Tevez. Quero fazer meu caminho e dar o melhor ao Corinthians, que tem uma grande equipe, uma torcida imensa – disse Martínez.
O argentino esteve perto de um acerto com o Santos, mas a pedida de seu pai e agente foi muito alta e o Peixe desistiu da negociação. Após o time da Baixada sair da briga, o Corinthians iniciou as tratativas para trazer o jogador. Martínez contou com o conselho de Sebá Domínguez, também do Vélez. O zagueiro atuou pelo Timão entre 2005 e 2007.
– Falei com o Sebá, ele disse muita coisa boa, falou muito bem e me ajudou a tomar a decisão de vir para cá.
Por mais que estivesse em atividade pelo Vélez, Martínez pediu duas semanas para entrar em forma e poder estrear. De acordo com o calendário, o primeiro jogo poderia ocorrer na 14ª rodada, contra o Vasco da Gama, em São Januário.
Martínez começou no Vélez, passou por Argentinos Juniors, Cúcuta, da Colômbia, Al-Shabab Riyadh, da Arábia Saudita, e voltou para o Vélez, onde chamou a atenção dos brasileiros. Nascido em Viedma, na Argentina, Martínez tem 1,73m.
Apresentação Martinez ao Corinthians (Foto: Gustavo Serbonchini / Globoesporte.com)Martinez estava no Vélez Sarsfield (Foto: Gustavo Serbonchini / Globoesporte.com)

Bahia contrata técnico Caio Júnior para substituir Falcão

Direção do Tricolor anuncia acerto com o treinador na tarde desta sexta-feira

Por Raphael Carneiro Salvador
39 comentários
Técnico Caio Júnior, do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Caio Júnior vai assistir à partida contra o Coritiba, no
domingo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
O Bahia agiu rápido. Horas depois de demitir Paulo Roberto Falcão, a direção do Tricolor anunciou o nome do novo técnico na tarde desta sexta-feira. O treinador chegará em Salvador a tempo de acompanhar o time no jogo contra o Coritiba, no domingo, pela Série A do Campeonato Brasileiro.
Caio Júnior, que teve passagens pelo Paraná, Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Grêmio, estava no Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, antes de acertar o contrato com o time baiano. O vínculo do treinador com o Bahia vai até o fim deste ano.
O novo técnico já chegou ao Fazendão com o aval do comandante anterior. Ao se despedir do clube, na tarde desta sexta, Falcão afirmou que aprova a nova escolha do Tricolor.
- Ontem [quinta-feira], na conversa que tive com o presidente [Marcelo Guimarães Filho] e com o Paulo [Angioni, diretor de futebol do Bahia], se falou no nome de Caio. É uma figura excelente. Eu torço para o sucesso do Bahia e para o sucesso do Caio. Se ele precisar de alguma coisa pode até conversar comigo - afirmou Falcão.
Na partida do próximo domingo, contra o Coritiba, no estádio de Pituaçu, Caio Júnior vai estar presente no estádio. O novo treinador deve assistir à partida na cabine, enquanto o time será comandado pelo auxiliar técnico Eduardo Souza.
De campeão estadual a vice-lanterna da Série A: o rodízio de técnicos no Tricolor
Gabriel cumprimenta Joel Santana antes do jogo (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)Joel reencontrou o Bahia na 9ª rodada do Brasileiro
(Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)
O Bahia já teve três treinadores nesta temporada. No início do ano, o Tricolor estava sob o comando do técnico Joel Santana. O treinador havia sido contratado em 2011 para livrar a equipe baiana do rebaixamento e terminou aquele ano como ídolo da torcida depois de classificar a equipe para a Copa Sul-Americana.
No Campeonato Baiano, no entanto, Papai Joel trocou o Fazendão pela Gávea depois de cinco partidas no comando do Tricolor. No geral, na última passagem pelo Bahia, Joel Santana comandou o time em 22 jogos. Foram nove triunfos, cinco empates e oito derrotas. O aproveitamento do treinador no Tricolor foi de 48,4%.
Cabia a Paulo Roberto Falcão curar as feridas deixadas na torcida pelo treinador anterior, rotulado como traidor. O substituto teria que liderar o Bahia na missão de conquistar o título estadual depois de 11 anos de espera. E assim o fez: em 13 de maio, o Bahia levantou a taça do Baianão 2012.
paulo roberto falcão; bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Falcão comandou o Bahia em 36 partidas
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
Mas o amor entre Falcão e a torcida tricolor não durou muito. Após o sucesso no estadual, o Bahia começou o Campeonato Brasileiro em ritmo lento. Em Pituaçu, a equipe baiana empatou com o time reserva do Santos. Em seguida, foi derrotado pelo São Paulo, no Morumbi. E a vitória demorou a chegar. O primeiro e único triunfo tricolor no Brasileiro até agora foi conquistado no dia 17 de junho, diante do Sport, pela quinta rodada.
Com rendimento de 23,3%, o Bahia amarga a 19ª colocação. Foram quatro empates, cinco derrotas e apenas uma vitória sob o comando do técnico Paulo Roberto Falcão. A gota d’água foi na noite da última quinta-feira. No Engenhão, com oito desfalques, o Bahia tomou 4 a 0 do Fluminense e acabou a 10ª rodada na 19ª posição. Com o resultado, o treinador foi demitido ainda na madrugada. No geral, Falcão comandou o Bahia em 36 jogos. Foram 16 vitórias, dez empates e dez derrotas.

Nuzman quer Londres como escada para colocar Brasil no top 10 em 2016

Presidente do COB diz que expectativa para 2012 é ficar próximo do desempenho de Pequim e trata evolução para Jogos do Rio como prioridade

Por Cahê Mota Direto de Londres, Inglaterra
Exposições da Casa Brasil Rafael Cardoso (Foto: Wander Roberto/Rio 2016)Nuzman traça metas ambiciosas para o Brasil nos
Jogos do Rio-2016 (Foto: Wander Roberto/Rio 2016)
A uma semana do início dos Jogos Olímpicos de Londres, o Brasil já tem uma meta de resultados estabelecida... para 2016. Em evento realizado nesta sexta-feira na Casa Brasil, espaço destinado ao país na capital britânica, o presidente do COB e do Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, atendeu a imprensa para falar das perspectivas da delegação nacional para a maior competição esportiva do planeta, mas acabou deixando escapar nas entrelinhas que a disputa londrina é praticamente uma espécie de preparação para a que vai acontecer daqui a quatro anos.
Com 259 atletas inscritos em 31 modalidades, o Brasil chega a Londres em quantidade menor do que em Pequim-2008 (277 competidores). Entretanto, a previsão é de que o desempenho se aproxime do realizado em terras chinesas: com 15 medalhas (recorde ao lado de Atlanta-1996), sendo três ouros, quatro pratas e oito bronzes. Nuzman, por sua vez, tirou a pressão da delegação e admitiu que as disputas na Inglaterra vão ser atípicas, diante da expectativa por 2016.
- Não é uma projeção fácil. Todos que fazem previsões têm tido suas diferenças. Nossa previsão para Londres é manter o resultado de Pequim, um pouco menos ou mais, aumentar o número de finais e sair daqui preparando uma nova geração. E é uma preparação diferente, sob o regime da tensão natural do público brasileiro, da mídia, do torcedor... Eles (atletas) vão ter que conviver com isso da maneira que nós, dirigentes, convivemos.
Exposições da Casa Brasil Rafael Cardoso (Foto: Wander Roberto/Rio 2016)Para o presidente do COB, os Jogos de Londres-2012 servirão como trampolim para o desempenho do Brasil em 2016 (Foto: Wander Roberto/Rio 2016)
Ao traçar como meta o aumento do número de finais (em Pequim foram 41), o COB automaticamente pensa em levar ao Rio de Janeiro uma delegação já mais calejada em disputas olímpicas, justamente para que não sintam o peso naquela que é a prioridade. Aí, sim, quando o tema é a edição dos Jogos de 2016, a projeção é mais clara e ambiciosa.
- A meta é ficar no top 10. É uma meta arrojada, uma meta em que o Brasil decola rumo a ter um lugar importante de destaque no cenário internacional. Seja em 2016, seja nos Jogos de 2020, 2024 e daí para frente.
Empolgado com tudo que gira em torno dos Jogos do Rio, o dirigente aposta em uma mudança de mentalidade do país já a partir de Londres. Independentemente dos resultados, Nuzman vê a equipe brasileira sonhando alto.
- (Esperamos) muito trabalho, muita dedicação e muita consciência do que eles têm não só em Londres, mas pela frente até 2016. Sinto uma transformação muito grande. Sinto que temos a ambição da vitória. Independentemente da preparação que podemos oferecer, é importante a consciência e ambição de conquista do atleta.
Em 21 participações em Olimpíadas, a melhor colocação do Brasil foi o 16º lugar de Atenas-2004. Apesar de ter levado para casa menos medalhas do que em Atlanta (15), Sydney (12) e Pequim (15), a qualidade foi maior, com cinco ouros, duas partas e três bronzes. Na última edição dos Jogos, o país terminou apenas na 23ª posição, e no quadro histórico está em 37º, com 91 medalhas no total: 20 ouros, 25 pratas e 46 bronzes.

Massa e Senna lamentam vai e vem da chuva nos treinos em Hockenheim

Condições climáticas instáveis atrapalharam atividades livres desta sexta-feira para GP da Alemanha, décima etapa da temporada 2012

Por GLOBOESPORTE.COM Hockenheim, Alemanha
Felipe Massa durante treino no Grand Prix da Alemanha (Foto: Agência Reuters)Massa nos boxes da Ferrari (Foto: Reuters)
Chovia, parava, chovia novamente. Este foi o panorama desta sexta-feira nas duas sessões de treinos livres para o GP da Alemanha, décima etapa da temporada. A instabilidade climática em Hockenheim atrapalhou pilotos e equipe na busca pelos melhores ajustes. Felipe Massa e Bruno Senna foram alguns dos que lamentaram a falta de oportunidade para fazer avaliações para o fim de semana.
- Como aconteceu em Silverstone, aqui em Hockenheim a chuva também tornou a vida difícil. As condições mudavam rapidamente e foi difícil ter uma sequência de voltas limpas para avaliar o desempenho dos novos componentes. No segundo treino, sequer tivemos a chance de fazer uma volta com pneus secos, por isso nos concentramos em entender o comportamento do carro no piso molhado. É sempre complicado fazer avaliações nessas condições, mas o carro está muito bom e estamos razoavelmente satisfeitos. Vamos ver se no sábado conseguimos dar algumas voltas no seco, mas até o momento, a previsão não é muito encorajadora – analisou o piloto da Ferrari, que recebeu a notícia que será tio. Sua irmã Fernanda Massa deu a luz a Manuela e convidou o brasileiro para ser o padrinho.
Na atividade que abriu o dia, Massa fez o oitavo tempo nos poucos minutos de pista seca. Seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, foi o terceiro. No segundo treino, com pista molhada, o brasileiro foi o 12º, oito posições à frente do espanhol.
Nesta mesma sessão, Bruno Senna ficou apenas com o 16º tempo. De fora do primeiro treino livre para ceder o carro para o reserva Valtteri Bottas, Bruno ainda foi prejudicado pelos danos no carro causados pela batida do finlandês na parte da manhã. O brasileiro lamentou não ter aproveitado a pequena trégua da chuva para marcar uma volta rápida. Foi nesse intervalo que seu parceiro da Williams, Pastor Maldonado anotou o melhor tempo.
- Foi um dia um pouco frustrante, porque o tempo estava muito instável. Começamos com pneus de chuva extrema, mas a pista secou muito rapidamente e passamos para os pneus intermediários. Com eles, nosso ritmo foi competitivo, o que é promissor. Infelizmente, perdi a "janela" para fazer algumas boas voltas quando a pista estava secando. Mas no geral, o carro estão bom e com um trabalho maior nos ajustes poderemos fazer um bom fim de semana – contou Senna.
  •  
Valtteri Bottas williams gp da alemanha (Foto: Agência AFP)Valtteri Bottas, reserva da Williams, bateu com carro de Senna no primeiro treino livre  (Foto: Agência AFP)
O treino que define o grid de largada para o GP da Alemanha está marcado para sábado, 9h, mesmo horário da prova no domingo, ambos com transmissão ao vivo da TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.
horário gp da alemanha (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)