quinta-feira, 24 de março de 2011

Rodrigo Santoro surfa no Rio de Janeiro

Ator foi clicado fazendo manobras radinais, nesta quinta-feira (24), na praia do Recreio dos Bandeirantes
QUEM Online
Adilson Lucas/AgNews
Rodrigo Santoro aproveitou a tarde desta quinta-feira (24) para surfar, na praia do Recreio dos Bandeiras, no Rio de janeiro. O ator apareceu fazendo manobras radicais. Ao sair do mar, o galã apontou para o fotógrafo que registrava o momento.
Ele participou da pré-estreia de "Rio", nesta terça-feira (22), ao lado de Anne Hathaway e Jamie Foxx. Os atores fazem parte do time de dupladores da animação. "É uma emoção à parte estar aqui hoje, um momento especial para gente e para o Rio. O filme é bacana porque dá boa visibilidade à cidade, e há grande transformação social acontecendo por aqui". Seu personagem, o brasileiro Túlio, fala com um inglês engraçado.

Adilson Lucas/AgNews
 
Adilson Lucas/AgNews

Adilson Lucas/AgNews
Mais notícias, fotos e perfil de Rodrigo Santoro
Adilson Lucas/AgNews

Alecsandro começa coletivo entre os reservas e depois passa para o time titular

Allan é mantido na vaga de Fagner, que está machucado. Marcio Careca entre no lugar de Ramon, que foi suspenso pelo TJD

Por Fred Huber e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Alecsandro treino Vasco (Foto: FOTOCOM)Alecsandro ainda não atuou pelo Vasco
em uma partida (Foto: FOTOCOM)
O técnico Ricardo Gomes comandou na tarde desta quinta-feira, em São Januário, o primeiro coletivo para armar o time para o clássico com o Fluminense, domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. Antes da atividade, ele teve duas notícias ruins: Fagner, com um estiramento no ligamento do joelho direito, está fora, assim como Ramon, que foi suspenso pelo TJD por causa da expulsão contra o Macaé. O lateral-esquerdo já era dúvida para encarar o Tricolor por causa de dores na coxa.
Na equipe que o treinador escalou, Alecsandro ficou entre os reservas. O atacante foi para o time principal na segunda metade no lugar de Bernardo. A única cara nova foi Marcio Careca na vaga de Ramon na lateral esquerda. Com o problema de Fagner, Allan foi mantido na direita. Outro teste realizado foi a entreda de Leandro na vaga de Eder Luis no fim do trabalho.
O time titular começou o treino com: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Marcio Careca; Eduardo Costa, Romulo, Felipe e Bernardo; Eder Luis e Diego Souza. A formação é praticamente a mesma da vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, na última rodada.
Os reservas foram escalados com: Alessandro, Max, Cesinha, Douglas e Jumar; Fellipe Bastos, Enrico, Jeferson e Caíque; Leandro e Alecsandro.

O Vasco é o líder do Grupo A da Taça Rio com nove pontos.

Lokomotiv confirma boa fase, bate o Milan e pega Sporting nas semifinais

Destaque da fase classificatória do Mundialito, time russo não toma conhecimento do adversário dentro de quadra e vence por 7 a 2

Por Igor Christ São Paulo
Melhor equipe da fase classificatória do Mundialito de Futebol de Areia, o Lokomotiv-RUS confirmou a boa fase. Em jogo válido pelas quartas de final, marcou 7 a 2 contra o Milan-ITA, com gols de Daniel, Shkarin, Borsuk (2), Leonov, Gorcinskiy e Maci. Na semifinal, o time russo enfrenta o Sporting-POR, do craque Madjer, que venceu o Barcelona-ESP por 8 a 1. Ahmed e Claudinho anotaram para os italianos.
- O segredo do nosso time é o conjunto e estamos provando isso dentro de quadra. Nas semifinais, teremos o Sporting pela frente, mas estamos preparados - contou o brasileiro Daniel.
O jogo começou equilibrado, com as duas equipes apostando na marcação forte na saída de bola. O time italiano tentava jogadas com o atacante suíço Stankovic, mas foi o Lokomotiv o primeiro a marcar, em chute de longe de Daniel.
No segundo período, o Lokomotiv voltou com tudo e ampliou logo no primeiro minuto. Shkarin bateu falta do meio da quadra, a bola quicou na areia e o goleiro Zanini não conseguiu defender. Dois minutos depois, um golaço. Borsuk dominou no peito, pegou de voleio, a bola desviou em François e enganou Zanini.
Em seguida, outro gol de voleio de Borsuk. Desta vez, a bola ainda bateu na trave antes de entrar: 4 a 0 para os russos. O Milan acordou no jogo e diminuiu com Ahmed, em cobrança de falta. Mas não deu nem para assustar. A três minutos do fim da etapa, Leonov aproveitou cruzamento para desviar de cabeça e fazer o quinto do Lokomotiv.
O time russo diminuiu o ritmo no terceiro período e passou a valorizar mais a posse de bola. Mesmo assim, ainda marcou duas vezes, com Gorcinskiy e Maci. O Milan descontou com Claudinho, mas foi só. A vaga nas semis estava garantida: 7 a 2 para os russos.

Sporting surpreende e goleia o Barcelona nas quartas de final

Time português faz 8 a 1 com facilidade, avança às semis e aguarda o vencedor de Lokomotiv x Milan, que jogam ainda nesta quinta

Por Igor Christ São Paulo
O Barcelona terminou a primeira fase do Mundialito de Futebol de Areia como líder do Grupo B. O Sporting foi apenas o quarto do Grupo A, se classificando na última rodada. Mas o clássico europeu pelas quartas de final surpreendeu pela facilidade com que os portugueses golearam os espanhóis por 8 a 1. O Sporting espera o vencedor de Lokomotiv e Milan, que se enfrentam nesta quinta, para saber o adversário na semifinal.
E o massacre começou cedo. Com 30 segundos de bola rolando Sagan, de voleio, obrigou o goleiro Bukhlitskiy a espalmar para escanteio. Na cobrança, Fernando DDI abriu o placar de cabeça. Na saída de jogo do Barcelona, Fernando DDI roubou a bola e soltou uma bomba no alto para ampliar: 2 a 0.
O Barcelona diminuiu faltando 9m15s, em cobrança de falta de Amarelle, que contou com a ajuda do montinho para matar o goleiro Graça. A 7m35 do fim do primeiro tempo, Fernando DDI foi derrubado na entrada da área e cobrou a falta, praticamente um pênalti, para marcar seu terceiro gol: 3 a 1 Sporting.
Barcelona x Sporting Futebol de areia (Foto: João Pires / VIPCOMM)Shishin tenta um voleio sem sucesso contra o Sporting (Foto: João Pires / VIPCOMM)
O Barcelona voltou para o segundo tempo buscando mais o ataque e levando perigo nas finalizações. Mas foi do Sporting a primeira grande chance. A 7m34s, o goleiro Bukhlitskiy cometeu uma infração, mas Alan desperdiçou a cobrança de falta na entrada da área, chutando no travessão. A 3m do fim, Sagan recebeu diante do goleiro, dominou e girou para fazer 4 a 1. Restando 1m, o Barcelona deu muito espaço na defesa e Sagan cruzou para Coro, livre, marcar de cabeça o quinto do Sporting.
Madjer marca seu primeiro gol no Mundialito
Perdido em quadra, o Barcelona não esboçou reação no terceiro tempo e virou presa fácil para o Sporting. Coube a Alan, num golaço por cobertura, fazer 6 a 1 a 6m do fim. Um minuto depois, o craque português Madjer, que vem jogando pouco no Mundialito devido a uma fratura no pé, fez o sétimo em cobrança de falta. E ainda deu tempo de Alan marcar o oitavo, na falha do goleiro Bukhlitskiy.

Flamengo vence o Seattle nos pênaltis e garante vaga nas semifinais

Rubro-Negro larga na frente, leva a virada, mas arranca empate. Nas penalidades, time vence por 5 a 4 e encara o Vasco nas semifinais

Por Igor Christ São Paulo
Debaixo de sol forte na arena montada na Represa de Guarapinga (SP), o Flamengo precisou suar a camisa para bater o Seattle Sounders-EUA por 5 a 4 nos pênaltis (2 a 2 no tempo normal e na prorrogação), pelas quartas de final do Mundialito de Futebol de Areia. O Rubro-Negro largou na frente, sofreu a virada, mas reagiu no terceiro período e arrancou o empate de forma emocionante. Na comemoração, os jogadores eufóricos fizeram o bonde sem freio. Agora, o time carioca enfrenta nas semifinais o Vasco, que derrotou o Corinthians por 5 a 2.
- Foi sofrido. Sabíamos que o Seattle iria fazer jogo duro, pois eles marcam muito bem. Saímos na frente, mas nos desconcentramos e deixamos o time deles virar. No final, fomos felizes e conseguimos vencer nos pênaltis. Aquele golzinho no terceiro período foi muito importante e tive sorte, pois a bola pegou na minha canela - confessou Anderson, autor dos dois gols do Flamengo na partida.
Flamengo Futebol de areia (Foto: Agência Estado)Time do Flamengo comemora a classificação com o bonde sem freio (Foto: Agência Estado)
O Flamengo começou atacando e abriu o placar logo no primeiro minuto. Após chute cruzado de Souza pela direita, Anderson completou de cabeça no canto: 1 a 0. O Seattle não sentiu o golpe e passou a pressionar em busca do empate. A três minutos do fim, Anderson deu bobeada na saída de bola e Frank bateu cruzado no cantinho para deixar tudo igual. A menos de um minuto para o final do período, Ali Karim, que havia acabado de entrar, acertou uma bomba do meio da quadra e tratou de desempatar: 2 a 1 para o time americano.
No intervalo, o técnico Andrey Valério reclamou bastante com os jogadores do Flamengo. A bronca do comandante rubro-negro não deu muito certo. O time voltou nervoso e errando passes bobos. O Seattle, por sua vez, seguiu no ataque e o goleiro Diego teve trabalho ao defender finalizações dos baixinhos Plata e Franck. Artilheiro do Mundialito, o atacante André só apareceu quando tentou uma bicicleta, que passou rente à trave.
No terceiro período, o Flamengo voltou mais ligado e empatou o jogo logo aos dois minutos. Anderson carregou a bola pelo lado esquerdo e chutou forte no canto, à meia altura, para fazer 2 a 2. O time carioca permaneceu no ataque, mas quase levou o gol em chute de Franck que acertou a trave. Com o empate no tempo normal, o jogo foi para a prorrogação.
No tempo extra, os dois times abusaram das chances perdidas e a decisão ficou mesmo para os pênaltis. Nas cobranças, André, Anderson, Duda, Souza e Matias marcaram para o Flamengo e Ali Karim, Farberoff, Morales e Cati fizeram para o Seattle. Na quinta tentativa, Gil bateu para fora e o Rubro-Negro se classificou.
 

F-1 ou videogame? Pilotos reclamam do excesso de botões no volante

Equipamento tem apenas um comando a mais em relação a 2010; Lucas di Grassi, que estava na F-1 no ano passado, acha as queixas exageradas

Por Rafael Lopes Rio de Janeiro
Indispensável para a pilotagem de um carro, o volante esteve no centro da maior polêmica da pré-temporada da Fórmula 1 em 2011. Ao longo dos anos, o número de botões vai se multiplicando, deixando-o cada vez mais parecido com um controle de videogame. O modelo da Sauber, por exemplo, tem 27 comandos, entre botões, seletores e alavancas. Desta vez, a situação parece ter chegado ao limite. Pelo menos para os pilotos, que chegaram a cogitar até uma greve.
A mudança do regulamento para esta temporada trouxe pelo menos mais duas funções para o volante. O retorno do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) e a adoção da asa traseira móvel podem fazer com que os pilotos precisem acionar estes novos botões ao mesmo tempo, principalmente em caso de ultrapassagens. Em relação ao ano passado, contudo, apenas um comando foi acrescido, já que a asa móvel dianteira foi banida. Preocupados, eles reclamaram. Mas Lucas di Grassi, que esteve na F-1 em 2010, acha as queixas exageradas.
- Sinceramente? Estão fazendo muito alarde em cima desta história dos botões. Em relação a 2009, não aumentou nenhum. E agora tem um a mais em relação a 2010. Não sei o porquê disso. Apenas alguns carros têm mais botões. E neste ano não tem o duto aerodinâmico, em que você precisava tirar a mão do volante. É o típico comentário para gerar notícia. Não existe uma influência muito grande na pilotagem – disse, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
Volante McLaren F-1 (Foto: Getty Images)O volante da McLaren para 2011, mostrado no dia da apresentação do novo carro (Foto: Getty Images)
Não é a opinião de Rubens Barrichello, presidente da Associação dos Pilotos da Fórmula 1, a GPDA. Em sua 19ª temporada na categoria, o brasileiro acha que o grande número de botões no volante pode provocar situações perigosas, principalmente porque, em alguns momentos, os pilotos precisam olhar para o painel digital, não para a pista.
- É uma preocupação. Os controles adicionais são obviamente necessários, mas as pessoas usam volantes diferentes, e alguns pilotos podem alcançar os botões com mais facilidade do que os outros. O problema é que você tira o olho da pista. Não existe uma reta em que você não aperte um botão e mude a marcha. Vou continuar falando disso.
sebatian vettel rbr testes barcelona (Foto: agência Reuters)Vettel faz duras críticas ao volante (Foto: Reuters)
Atual campeão, Sebastian Vettel é outro crítico do processo de transformação dos volantes em verdadeiros joysticks de videogame. O alemão, que corre na RBR, ameaçou liderar um movimento de greve entre os pilotos, mas não parece levar a ideia adiante. Para ele, ter de olhar várias vezes para o painel do carro é tão perigoso quanto dirigir na rua com o celular.
- Com todos estes comandos no volante, às vezes parece que dirigimos falando ao celular. A maioria dos pilotos concorda que isso é um problema de segurança. O mais importante é que os pilotos estão juntos. Se todos nós concordarmos em algo, então podemos ser muito poderosos. Poderemos dizer: “Não, não vamos correr”. Mas isso não quer dizer que vamos fazer uma greve. Vamos tentar achar uma solução com a FIA antes.
Para contornar o problema, após as reclamações de seus pilotos, Ferrari e McLaren fizeram alterações em seus volantes. A nova asa móvel e o Kers são acionados por meio de borboletas colocadas na parte de trás da peça, no lugar dos dois botões que precisariam ser acionados pelo polegar, na parte da frente. As três equipes mais novas – Lotus, MVR e Hispania – não sofrem com esse problema: todas elas não usam o Kers, por questão de custos.
Limitação da telemetria provoca aumento de botões
No início dos anos 2000, várias equipes da Fórmula 1 adotaram a telemetria bidirecional – ou seja, além dos engenheiros receberem as informações do carro, eles poderiam mudar várias regulagens eletrônicas com o simples apertar de um botão nos boxes. Contudo, antes da temporada de 2004, ela foi banida da categoria, por passar a imagem de que o piloto não era o principal responsável por uma vitória na F-1. A proibição permanece válida até hoje.
Como os engenheiros continuam a receber as informações do carro em tempo real, os pilotos passaram a ser instruídos a mudar o acerto várias vezes durante a volta. Por isso, os botões se proliferaram no volante dos carros. Para Lucas di Grassi, é uma conseqüência inevitável se a categoria quiser continuar a vender a imagem de que os pilotos são decisivos dentro da pista.
- Durante os anos, a quantidade de botões tem crescido linearmente. Quando colocaram a ECU (centralina) comum a todos os carros, aumentou muito. O problema não é deste ano. O piloto deixa de pilotar para começar a acertar o carro no volante. E isso só acontece porque, no passado, proibiram o computador de acertar o carro sozinho na pista. Tentaram trazer a F-1 para o lado do esporte e dar mais trabalho ao piloto. A idéia era deixar essa decisão na mão dele e não na do engenheiro. É uma coisa ou outra: não dá para ter os dois ao mesmo tempo.

Vasco vence o Corinthians e pega o Flamengo na semifinal do Mundialito

Time carioca não toma conhecimento do badalado adversário e marca 5 a 2

Por Igor Christ São Paulo
O Vasco não tomou conhecimento do badalado Corinthians nesta quinta-feira e, com uma vitória convincente por 5 a 2, garantiu uma vaga na semifinal do Mundialito de Futebol de Areia, em São Paulo. Na próxima fase, que será disputada nesta sexta, o time carioca enfrenta o Flamengo, que passou pelo Seattle nos pênaltis. Os rivais cariocas vão reeditar o confronto emocionante da fase de classificação, vencido pelos vascaínos nos pênaltis depois de empate no tempo regulamentar e na prorrogação.
A outra semifinal da competição será entre o russo Lokomotiv e o português Sporting.
O jogo começou com Vasco e Corinthians se estudando dentro de quadra. O time carioca arriscava mais, com chutes de longa distância de Jorginho, mas o Timão mostrava-se bem na defesa. O craque Buru, da equipe paulista, forçava pelas laterais, mas não conseguia avançar pelos marcadores.
Os times foram para o intervalo com 0 a 0 no marcador. No retorno, após uma rápida saída de bola, Hugo deu uma bicicleta e fez o primeiro gol do Vasco. Na sequência, Villalobos tocou para Betinho que, de bico, ampliou para os vascaínos. Jorginho também fez o seu. Buru bateu cruzado e diminuiu para o Timão, mas a equipe carioca respondeu de imediato.
Vasco vence o Corinthians no Mundialito de Futebol de Areia (Foto: João Pires)Jorginho foge do marcador. Vasco vence o Corinthians e vai à semifinal do Mundialito (Foto: João Pires)
Rafinha percorreu toda a lateral, chutou por entre as pernas do goleiro Mendoza e anotou o quarto gol do Vasco. Assim terminou o segundo período. No terceiro, no entanto, o Timão descontou com Benjamin, mas o time carioca queria mais. Sem marcação, Gabriel se aproximou e bateu para sacramentar a vitória vascaína por 5 a 2.
 

Luxemburgo escala Lorran e Galhardo entre titulares no coletivo

Jogadores substituem Willians e Renato, que estão suspensos. Técnico e Ronaldinho Gaúcho incentivam os novatos

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
Lorran treino Flamengo (Foto: VIPCOMM)Lorran entrou na vaga de Renato (Foto: VIPCOMM)
Vanderlei Luxemburgo antecipou que ia mexer bem no time e surpreendeu no treino realizado na tarde desta quinta-feira no Ninho do Urubu, em Vargem Grande. O técnico escalou Lorran e Galhardo entre os titulares no primeiro coletivo da semana. Sem Renato e Willians, que não enfrentarão o Madureira, domingo, em Macaé, por terem levado o terceiro cartão amarelo, a equipe começou a atividade com Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz e Egídio; Maldonado, Galhardo, Lorran, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves; Wanderley.

As suspensões dos dois titulares não são os únicos problemas do treinador. As opções no banco estão mais restritas porque Fierro está com a seleção chilena, Fernando se machucou e Muralha tem um problema burocrático. Ele foi expulso na vitória por 2 a 0 sobre o Cabofriense, no torneio de juniores, mas como tem contrato profissional há a dúvida se ele precisa cumprir suspensão no time principal.
Durante a atividade, Luxemburgo, Ronaldinho Gaúcho e outros jogadores incentivaram os novatos. Galhardo, 19 anos, não vinha sendo nem relacionado nos últimos jogos do Flamengo por causa de um problema contratual. Recentemente, o compromisso dele foi renovado por mais cinco anos.
Campeão da Copa São Paulo de Juniores, Lorran, 18, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18, treinou na quarta-feira com o time principal, e nesta quinta já estava entre os titulares.

Pressão dos reservas

Durante o coletivo, Galhardo arriscou um chute de fora da área. A bola desviou na zaga e Paulo Vítor não evitou o gol. Ronaldinho Gaúcho elogiou o companheiro.

- Boa, Galhardo.

Depois, Lorran deu uma caneta em Bottinelli. Foi a vez de Luxemburgo incentivar.

- Boa, meu filho.
No fim do coletivo, Luxemburgo testou Rodrigo Alvim no lugar de Egídio.
Apesar das escolhas de Vanderlei, o time reserva se impôs na atividade. Diego Maurício, Deivid e Negueba incomodaram, e Felipe fez pelo menos três defesas que impediram a derrota. O time titular teve dificuldade na troca de passes e só saiu do campo defensivo nos contragolpes.
Em terceiro lugar no Grupo A com oito pontos em quatro rodadas, o Flamengo duela com o Madureira, domingo, às 16h, em Macaé. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.

Mano monta ataque da Seleção com Neymar e Damião no primeiro treino

Treinador conta apenas com 19 jogadores na atividade realizada no Loftus Stadium, do Queens Park Rangers. Pato, cortado, e Nilmar não participaram

Por Márcio Iannacca Direto de Londres
Neymar no treino da Seleção em Londres (Foto: Divulgação/Mowa Press)Neymar retorna à Seleção após disputar o
Sul-Americano Sub-20 (Foto: Mowa Press)
O técnico Mano Menezes começou a montar nesta quinta-feira, no Loftus Stadium, de propriedade do Queens Park Rangers, a equipe titular para o jogo contra a Escócia, no domingo, às 10h (de Brasília), no Emirates Stadium, em Londres. Em relação às últimas formações, principalmente da defesa, o treinador formou a equipe canarinho com quatro novidades. O zagueiro Lúcio, o lateral-esquerdo Marcelo, o meia Elano e o atacante Leandro Damião iniciaram a atividade entre os titulares. Neymar, de volta após o Sul-Americano sub-20, também figurou no time principal.
Na defesa, as principais alterações foram as saídas de David Luiz e André Santos. Os dois deram lugar a Lúcio, capitão da Seleção na Copa de 2010, disputada na África do Sul, e Marcelo, que vive excelente fase no Real Madrid. O restante do setor seguiu da mesma maneira, com Thiago Silva e Daniel Alves. Maicon, que voltou a ser lembrado após o Mundial, treinou entre os reservas.
GALERIA DE FOTOS: veja as imagens do treino desta quinta-feira
No meio-campo, o treinador manteve a dupla de volantes Ramires (Chelsea) e Lucas Leiva (Liverpool). Na armação, Renato Augusto foi mantido como no jogo contra a França. Naquela ocasião, o jogador atuou com a camisa 10 na derrota do Brasil para os rivais por 1 a 0, em Paris. Elano também foi escalado no time principal, retornando ao grupo após a Copa do Mundo.
No ataque, a novidade ficou por conta do retorno de Neymar, que não participou do amistoso contra a França, em fevereiro, por estar disputando o Sul-Americano sub-20. Leandro Damião, do Internacional, ganhou a oportunidade de iniciar a atividade no time principal. Jonas, do Valencia, segue como opção para Mano.
Alexandre Pato, cortado, foi liberado pela comissão técnica. Nilmar, que chegou na parte da tarde a Londres, vai ser avaliado pelos médicos, mas deve ser mantido no grupo para o amistoso contra a Escócia. A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em Tempo Real.
Mano Menezes orienta Leandro Damião durante o treino da Seleção (Foto: Divulgação/Mowa Press)Mano Menezes orienta Leandro Damião durante o treino da Seleção (Foto: Divulgação/Mowa Press)

Simulador da Libertadores: o que os times precisam para ir à 2ª fase

Só dois clubes estão classificados. Projete os cruzamentos das oitavas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A fase de grupos da Taça Libertadores já passou da metade, e o funil da classificação para as oitavas de final está cada vez mais apertado. Libertad-PAR e Junior Barranquilla-COL já estão com as vagas garantidas. Restam 14 em disputa. No simulador do GLOBOESPORTE.COM, você pode analisar todas as possibilidades de classificação e os possíveis cruzamentos na próxima etapa.
+ Clique aqui e simule os resultados da Taça Libertadores
Dos cinco brasileiros que ainda estão na disputa, dois não estariam classificados se a Libertadores terminasse agora. No Grupo 3, o Fluminense é o terceiro colocado com cinco pontos em quatro jogos. O Tricolor se safou da lanterna ao conseguir a vitória sobre o América-MEX no finzinho do jogo desta quarta (3 a 2). No Grupo 5, o Santos também está em terceiro, com dois empates e uma derrota em três jogos. O Peixe, mais do que nunca, precisará do talento de seus meninos para chegar às oitavas.
Cruzeiro, no Grupo 7, e Inter, no 6, lideram os seus grupos. A situação melhor é a da Raposa, que, restando dois jogos, tem seis pontos de vantagem para o terceiro colocado, o Tolima-COL, e ainda tem 19 gols de saldo de vantagem a seu favor. Já o Colorado, pelo contrário, tem apenas um ponto vantagem para o Jaguares-MEX, o terceiro da sua chave.
O Grêmio é o segundo no Grupo 2, com sete, e vem seguido três pontos pelo León de Huánuco-PER. Restam dois jogos para o fim nesta chave, e ambas as equipes não se enfrentam mais. O Tricolor joga somente no dia 7 de abril, no Olímpico, contra o líder Junior Barranquilla.
As duas últimas edições da Libertadores apontaram times brasileiros como melhor campanha na fase de grupos: Grêmio, em 2009, e Corinthians, em 2010. Entretanto, isso não garantiu ao primeiro colocado um adversário mais tranquilo nas oitavas. No ano passado, o Timão teve pela frente o Flamengo de Vagner Love e Adriano e foi eliminado. O Fla teve uma chave difícil e se classificou com a pior campanha entre os segundos colocados (dez pontos), ocasionado o confronto com os paulistas.
Em 2009, o San Martín-PER foi o pior colocado entre os segundos e conseguiu a classificação com apenas oito pontos. O Tricolor passou pelos peruanos e neste caso o caminho seguiu um pouco menos difícil, cruzando com o Caracas-VEN nas quartas. Depois, ficou mais difícil. Apareceu o Cruzeiro no meio do caminho, nas semifinais, e os mineiros seguiram até a final, sendo derrotados pelo Estudiantes-ARG.
Se a Libertadores terminasse hoje, os confrontos das oitavas seriam os seguintes:
Junior Barranquilla x LDU
Libertad x Estudiantes
Cruzeiro x Emelec
Internacional x Cerro Porteño
Argentinos Juniors x Caracas
Universidad Católica x América-MEX
Godoy Cruz x Grêmio
Colo Colo x Universidad San Martín

Jogadores do Corinthians apoiam chegada de Adriano e já o defendem

Jorge Henrique diz que Imperador não será laranja podre no grupo, enquanto Leandro Castán afirma que atacante será bem recebido

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Adriano (Foto: Divulgação / Janir Júnior)Adriano já é defendido nas entrevistas pelos
jogadores do Timão (Foto:Janir Júnior)
A diretoria do Corinthians continua negando o acerto com Adriano. Sempre quando perguntado sobre o atacante, Tite também tenta se esquivar. Mas os jogadores do Timão falam abertamente sobre o assunto, apesar de ressaltarem que a definição sobre o acordo com o ex-atleta do Roma é um tema exclusivo da cúpula alvinegra.
O Corinthians nega, mas Adriano já tem um acerto verbal com o clube. Faltam detalhes para serem resolvidos e o contrato deve ser assinado até esta sexta-feira. O Imperador, porém, só poderá vestir a camisa do Timão no Brasileiro, pois as inscrições para o Campeonato Paulista já se encerraram.
Jorge Henrique afirma que Adriano será bem recebido. Questionado se o Imperador não seria uma "laranja podre" no elenco, pelo seu histórico de confusões, o atacante tratou de defender o futuro companheiro.
- Não é laranja podre. O Ronaldo nos ajudou bastante e ele, se vier, vai ajudar também. O único problema é que alguém vai ter de sair para o Adriano entrar. Se for eu, tudo bem. Vou trabalhar para voltar ao time. Mas nós procuramos não tocar no assunto, que está só na imprensa. Quando ele chegar mesmo, vai ser diferente. Vamos ajudá-lo como na chegada do Liedson - disse o atacante.
Leandro Castán também elogiou o futuro companheiro, que ainda não tem data para ser apresentado. Comenta-se nos bastidores do Timão que a apresentação oficial da nova estrela do time será feita por Ronaldo, ex-atacante e um dos articuladores para que o Imperador desembarcasse no Corinthians. Como o Fenômeno está em Londres, na Inglaterra, para assistir ao amistoso da Seleção Brasileira contra a Escócia, no domingo, a apresentação seria na semana que vem.
- O Adriano dispensa comentários por tudo o que já fez no futebol. Todos que chegam aqui são acolhidos e ele será mais um - afirmou Leandro Castán.

Piorou: Sorondo, com ruptura de ligamentos, passará por cirurgia

Zagueiro deve ficar seis meses parado por causa de lesão no joelho. Ele também teve fratura na clavícula

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Sorondo Internacional x São josé (Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)Sorondo teve lesão dupla contra o São José
(Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)
Beira o inacreditável o que acontece com Sorondo. Na tarde desta quinta-feira, o departamento médico do Inter confirmou que o zagueiro uruguaio teve ruptura nos ligamentos cruzados do joelho direito. Ele precisará ser submetido a uma cirurgia. O tempo de recuperação é de cerca de seis meses.
O mais incrível é que o jogador, no mesmo lance da lesão no joelho, fraturou a clavícula, o que já exigiria dois meses de parada. A situação aumenta o histórico de lesões do zagueiro no Inter. Ele passará por sua quarta cirurgia desde que chegou ao Beira-Rio, em 2007. As demais foram no joelho esquerdo, duas vezes, e para curar uma hérnia inguinal.
A lesão dupla do uruguaio aconteceu nesta quarta-feira, no segundo tempo da vitória de 1 a 0 sobre o São José-Poa. Após disputar uma bola pelo alto, ele caiu de mau jeito no gramado sintético do Passo D’Areia. O curioso é que um dia antes da partida, ao treinar no estádio, o jogador sentia dores no tendão de Aquiles.
O departamento médico do Inter ainda dará maiores detalhes sobre a situação de Sorondo. Não foi informada a data da cirurgia.
 

Tímido diante das câmeras, Patrik se solta no Palmeiras e vira xodó do time

Com dois gols sobre o Linense, meia vive dia de celebridade nesta quinta. Sem intimidade com os microfones, ele se torna brincalhão longe deles

Por Diego Ribeiro São Paulo
patrik palmeiras (Foto: Agência Estado)Patrik mostra desenvoltura em papo informal no
treino do Palmeiras (Foto: Agência Estado)
Dois gols contra o Linense fizeram de Patrik o alvo dos jornalistas no treino do Palmeiras nesta quinta-feira. Tímido, o meia de 20 anos é uma das revelações do clube para a temporada e já tem a condição de titular assegurada pelo técnico Luiz Felipe Scolari, que o considera único no elenco e o chama constantemente de “quebra-galho”, no sentido de ter várias funções na equipe. Ainda sem muita intimidade com as câmeras, Patrik falou de seu bom momento no clube. Nesta temporada ele já fez seis gols.
- Estou muito feliz com os gols, tenho treinado muito para isso – destacou.
A timidez, no entanto, vai embora com as câmeras. Mais solto quando fica na “resenha” com os companheiros de time e jornalistas, ele mesmo começa as brincadeiras e responde provocações dos amigos. Enquanto ele concedia uma entrevista, por exemplo, o goleiro Bruno foi brincar com o meia e gritou "Sai daí, Patrik". Rindo muito, o meia respondeu na mesma moeda: "Eu fiz dois gols, me deixa".
A vocação artilheira deixa o meia aliviado. No ano passado, quando não balançava tanto as redes, Patrik via até jogadores de marcação fazendo seus gols, casos de Leandro Amaro e Rivaldo. Agora, com moral alta no elenco, ele brinca com os companheiros, mas admite ser difícil alcançar Kleber.
Quando eu marco um, o Kleber vai lá e faz dois"
Patrik
-  No ano passado, o Leandro Amaro marcou um gol e eu fiquei louco. Depois o Rivaldo também fez e eu achei que já estava ferrado. Ainda bem que nesse ano eu estou fazendo mais gols. Mas não dá para chegar na artilharia. Quando eu marco um, o Kleber vai lá e faz dois - disse o meia.
Contra o Bragantino, neste sábado, às 18h30m (de Brasília), ele será titular. O palmeirense já sonha com um quarteto formado por ele, Lincoln, Valdivia e Kleber. Apesar de Felipão descartar a possibilidade, o garoto gostou de imaginar como seria o Palmeiras com esses quatro nomes no ataque.
- Ia dar trabalho, né? - disse, aos risos.
Querido pelo técnico e pelo elenco, Patrik vai se consolidando aos poucos com sua personalidade tímida. Para Felipão, o que importa é que essa timidez não entre em campo e o meia consiga desenvolver todo seu potencial. Em 2011, a tarefa vem sendo muito bem cumprida pelo novo xodó.
Quinta-feira, 24/03/2011 - 19h00 Olímpico - Porto Alegre, RS
Grêmio 6 x 0 Internacional SM

Mesmo desfalcado, Grêmio goleia o Inter-SM no Estádio Olímpico

Sem seis jogadores importantes, Tricolor faz 6 a 0 em passeio sob chuva

por Eduardo Cecconi
Apesar das ausências de Victor, Gabriel, Willian Magrão, Carlos Alberto, André Lima e Borges, o Grêmio venceu fácil o Inter-SM por 6 a 0, nesta noite de quinta-feira, pela quarta rodada do Grupo 2 da Taça Farroupilha - o segundo turno do Campeonato Gaúcho.
Douglas, Mário Fernandes, Júnior Viçosa, Rafael Marques e Leandro - duas vezes - fizeram os gols tricolores no Estádio Olímpico, sob chuva e temperatura amena típicas da estação no Rio Grande do Sul. Ambos seguem com uma partida a menos na chave. Com três jogos disputados, o Grêmio soma 6 pontos. O Inter-SM ainda não pontuou.
Para completar a noite perfeita, o Oriente Petrolero-BOL venceu o León de Huánuco-PER por 2 a 0, na Bolíva, pela quinta rodada do Grupo 2 da Taça Libertadores. O resultado praticamente classifica o Grêmio à segunda fase da competição continental.
Douglas gol Grêmio (Foto: Ag. Estado)Douglas, Fábio Rochemback e Júnior Viçosa comemoram o primeiro gol do Grêmio (Foto: Ag. Estado)
Ao natural
Enfim o outono apresentou-se aos gaúchos. Com chuva fina e queda na temperatura, o confronto noturno pelo estadual afastou o público do Estádio Olímpico. E o jogo desenrolou-se tão tranquilo quanto a movimentação nas imediações da casa tricolor.
De início, o Grêmio tratou de garantir a vantagem. Na segunda boa sincronia no lado esquerdo, envolvendo Gilson, Escudero e Lúcio, o Inter-SM cometeu pênalti. Gilson foi derrubado por Deurick, Douglas cobrou bem, e saiu comemorando aos três minutos.
Vinte minutos depois, a tabela aconteceu no lado direito. Mário Fernandes cortou para o meio e passou, Júnior Viçosa devolveu de calcanhar, e o zagueiro improvisado na lateral-direita mostrou-se íntimo das conclusões: 2 a 0, ao natural. Com perspectiva de mais gols a caminho.
Antes disso, o goleiro Marcelo Grohe havia realizado duas boas defesas. Uma delas motivou o técnico Renato Gaúcho a iniciar o aquecimento dos reservas. Mas foi aos 36 que o substituto de Victor brilhou. André Cieslak marcou pênalti de Rodolfo, assinalando toque de mão na bola. Na cobrança, Dinei chutou alto, forte, no canto esquerdo. Marcelo Grohe alcançou, em belo movimento de defesa com a mão direita.
- Olhei para o Renato e ele me disse para pular naquele canto. Eu segui o Renato e peguei - disse Marcelo Grohe, na saída para o intervalo.
Do árbitro, o Grêmio reclamou duas decisões. Segundo jogadores e Renato Gaúcho, Gilson e Lúcio também sofreram pênaltis não marcados.
Goleada e traves
No segundo tempo, o Grêmio voltou à carga nos minutos iniciais. Em contra-ataque, recuperando a posse após erro de passe do Inter-SM, Júnior Viçosa recebeu de Douglas e concluiu com categoria, na saída do goleiro. Aos 7, ele encobriu Pedro Paulo com sutileza.
Três minutos depois, o lateral-direito rival, Diogo Fernandes, recebeu cartão vermelho. Renato Gaúcho percebeu uma oportunidade de ampliar a vitória, substituindo de imediato o volante Adilson pelo meia-atacante Leandro, o 'Neymar' do Grêmio, de apenas 17 anos.
No 4-3-3, e com um a mais, os tricolores partiram para cima. Com 20 minutos, a vitória transformou-se em goleada com o zagueiro Rafael Marques, de peixinho, após cobrança de escanteio: 4 a 0.
Houve outra expulsão no colorado de Santa Maria. Luiz Henrique também recebeu o segundo cartão amarelo. Júnior Viçosa e Vinicius Pacheco acertaram, em lances distintos, o travessão. Virou treino de ataque contra defesa.
17 anos, projeto de ídolo
Aos 30, Leandro completou boa tabela, e com categoria fez mais um para o Grêmio. Faltando três minutos para o final, marcou outro. Dois gols do jovem de cabelos parecidos com o moicano do santista Neymar.
Em apenas três aparições no time titular, todas elas entrando no segundo tempo, ele já soma três gols e uma assistência. Leandro empolgou os pouco mais de cinco mil gremistas presentes. E celebrou a festa em 6 a 0 como a estrela da noite.
Próximo jogo
Pela 5ª rodada do Grupo 2 da Taça Farroupilha, o Grêmio visita o Pelotas na Boca do Lobo, às 16h de domingo. No mesmo dia, às 18h30m, o Inter-SM vai a Caxias do Sul enfrentar o Juventude.
GRÊMIO 6 X 0 INTER-SM
Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Rafael Marques, Rodolfo e Gilson (Bruno Collaço); Fábio Rochemback, Adilson (Leandro), Lúcio e Douglas; Escudero (Vinicius Pacheco) e Júnior Viçosa. Pedro Paulo; Diogo Fernandes, Diego Borges, André Bahia e Luiz Henrique; Elias, Deurick, Thiago Corrêa, Wendes (Leonardo) e Cadu (Faguinho); Dinei (Roni).
Técnico: Renato Gaúcho. Técnico: Suca.
Data: 24 de março de 2011. Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Árbitro: André Cieslak, auxiliado por José Javel Silveira e Carlos Henrique Selbach.
Gols: Douglas (Grêmio), aos 3m; Mário Fernandes (Grêmio), aos 23m, no primeiro tempo. Júnior Viçosa (Grêmio), aos 7m; Rafael Marques (Grêmio), aos 20m; Leandro (Grêmio), aos 30m e aos 42m, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Douglas, Adilson (Grêmio); Luiz Henrique, Diogo Fernandes, Deurick (Inter-SM). Cartões vermelhos: Diogo Fernandes e Luiz Henrique (Inter-SM) .
Público: 5.099 torcedores. Renda: R$ 55.104,00.

Medina leva virada nos últimos segundos e cai na Nova Zelândia

Sensação do surfe fica na terceira colocação em bateria com dobradinha verde-amarela. Caio Ibelli e Jerônimo Vargas se garantem na terceira fase

Por GLOBOESPORTE.COM Gisborne, Nova Zelândia
Sensação do surfe, o brasileiro Gabriel Medina se despediu em sua estreia do WQS seis estrelas de Gisborne, na Nova Zelândia, após uma bateria decidida nos últimos segundos. O paulista liderou boa parte do confronto, mas terminou em terceiro. Viu Caio Ibelli e Jerônimo Vargas fazerem uma dobradinha verde-amarela e se garantirem na terceira fase.
Jean da Silva é outro classificado à terceira fase. Além de Medina, Yuri Sodré, Thiago de Souza e Beto Mariano foram eliminados.
Gabriel Medina no WQS da Nova Zelândia (Foto: Cory Scott/divulgação)Gabriel Medina cai na estreia do WQS da Nova Zelândia (Foto: Cory Scott/divulgação)
Com notas 5,00 e 5,27, Medina liderou a maior parte da bateria. A seis minutos do fim, Jerônimo virou com 5,70. Na regressiva, quando a buzina estava prestes a ser tocada, Caio tomou a ponta ao arrancar 7,17, tirando Medina da zona de classificação. O francês Maxime Huscenot segurou a lanterna.
André Silva, Jessé Mendes, Hizunomê Bettero, Rudá Carvalho Willian Cardoso, Pedro Henrique, Tomas Hermes, André Teixeira, Charlie Brown, Ricardo dos Santos, Thiago Camarão, Messias Félix, Miguel Pupo, David do Carmo e Krystian Kymerson ainda vão disputar vagas para a terceira fase.

Wozniacki vence sétimo jogo seguido e avança à terceira rodada em Miami

Número 1 do mundo triunfou em 16 de seus últimos 16 duelos no circuito

Por GLOBOESPORTE.COM Miami
Caroline Wozniacki segue em grande fase. Sem perder ritmo depois da conquista do WTA de Indian Wells, no último domingo, a dinamarquesa número 1 do mundo ultrapassou sem sustos seu primeiro obstáculo no WTA de Miami. Por 6/2 e 7/5, ela derrubou a americana Bethanie Mattek.
Caroline Wozniacki tênis 2r Miami (Foto: Getty Images)Caroline Wozniacki executa sua direita (Foto: Getty Images)
O triunfo desta quinta-feira foi o sétimo seguido de Wozniacki, que acumula 15 vitórias em seus 16 últimos jogos no circuito. No período, ela conquistou o título do WTA de Dubai e foi vice-campeã no WTA de Doha, antes do título em Indian Wells.
Sua próxima adversária na Flórida será a eslovaca Daniela Hantuchova, ex-top 10 e atual 30ª colocada no ranking mundial. Também nesta quinta, ela derrotou a americana Melanie Oudin por 6/1 e 6/3 e se garantiu na terceira rodada.
Outras favoritas avançaram sem problemas em Miami. Número 5 do mundo, Samantha Stosur perdeu apenas três games na vitória sobre a chinesa Jie Zheng (6/2 e 6/1). Svetlana Kuznetsova, 15ª da lista da WTA, aplicou um pneu e eliminou a romena Simone Halep por 6/0 e 6/4. Andrea Petkovic, 23ª do mundo, bateu a qualifier local Jamie Hampton por 6/2 e 7/5.

Cobra visita tenistas em Miami

Argentino e australiana mostram intimidade com o animal nas mãos

Por GLOBOESPORTE.COM Miami
Jarmila Groth Juan Ignacio Chela tênis Miami cobra (Foto: Getty Images)
De folga nesta quinta-feira, o argentino Juan Ignacio Chela e a australiana Jarmila Groth receberam a visita de uma cobra no torneio de Miami. O enorme animal, que foi levado por funcionários do zoológico metropolitano local. Os dois atletas, que carregaram a cobra nos ombros e nas mãos, mostraram intimidade e permaneceram sorridentes para a série de cliques (fotos: Getty Images).

Fabiana, sobre retorno de Isinbayeva: 'Esperava que ela voltasse melhor'

Para brasileira, rival russa voltaria às competições buscando o recorde

Por João Gabriel Rodrigues São Caetano do Sul, SP
Vitaly Petrov Fabiana Murer salto com vara (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Fabiana Murer ao lado de Petrov, antigo técnico de
Isinbayeva (João Gabriel / GLOBOESPORTE.COM)
Fabiana Murer esperava mais de Yelena Isinbayeva. Amiga da saltadora russa, a brasileira esperava que, na volta às competições depois de um longo período ausente, a rival estivesse em melhor forma. Sem desprezar o talento da campeã olímpica e recordista mundial, Fabiana disse ter estranhado o desempenho da adversária.
- Ela é mais uma atleta a disputar as medalhas. O salto com vara cresceu muito. Tem a polonesa (Anna Rogowska), a alemã (Silke Spielburg), que está saltando muito bem também. Eu esperava que ela (Isinbayeva) voltasse melhor, buscando os recordes, mas não foi isso o que aconteceu – disse Fabiana.
Fabiana ainda não falou com a amiga depois do término da parceria dela com o técnico ucraniano Vitaly Petrov. Mas ressalta que esta deverá ser uma grande mudança para a russa.
- Ainda não nos falamos. Mas é uma mudança grande, apesar de ela já ter treinado com o técnico novo (Evgeniy Trofimov). Só que ela ficava muito tempo sozinha na Itália. Praticamente morava no Centro de Treinamento. Ela, na Ucrânia (onde também treinava com Petrov), se sentia mais à vontade. Ela queria estar mais perto de casa.
A brasileira, no entanto, garante que não está preocupada com Isinbayeva. Segundo a saltadora, o momento é de focar no trabalho até o Mundial.
- Não estou preocupada (risos). Eu tenho que preocupar com meus treinos. Só com isso – afirmou Fabiana.