quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pré-inscrito na MLS, Juninho ainda aguarda proposta do Vasco

Empresário do meia, José Fuentes, diz que jogador vai decidir em breve seu futuro, que pode ser o New York RB, mas aguarda contato de Dinamite

Por Raphael Marinho Rio de Janeiro
41 comentários
Juninho Pernambucano no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Juninho deve anunciar futuro na próxima semana
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
O futuro de Juninho Pernambucano continua indefinido, mas o meia já tem uma espécie de pré-inscrição na Major League Soccer (liga americana de futebol) para proteger o New York RB, segundo o empresário do jogador, José Fuentes, que usou o exemplo da negociação envolvendo William José, que acertou com o Grêmio, após estar perto de ir para o Santos.
- Nos EUA, a MLS protege os clubes. A partir do momento que o New York RB entrou em contato conosco, a federação protege ele de outros clubes. Se o RB anunciou que está falando com o Juninho, nenhum outro clube da MLS pode entrar em contato e contratar, a menos que o New York desista do jogador. O que está acontecendo hoje do William José, que estava indo para o Santos, entrou o Grêmio na jogada e pegou, nos EUA é impossível. A partir do momento que um jogador está em negociação, exclui os outros clubes de poderem negociar com ele - explicou Fuentes.
E o empresário deixa claro que o Vasco precisa correr contra o tempo se ainda quiser convencer Juninho de permanecer em São Januário. De acordo com ele, nenhuma proposta ainda foi apresentada ao jogador, que deve anunciar o seu destino na próxima semana.
- Assim que voltamos dos EUA, conversei com o presidente e estou no aguardo. Disse para o Juninho tomar uma decisão, que ele precisava tomar, mas o Vasco precisa apresentar um projeto, alguma coisa para o Juninho. Até agora não apresentou nada. Ele vai tomar a decisão mais justa possível. Uma decisão que envolve muitos fatores, não só esportivos. Esperamos uma solução do caso do Vasco, que está em um momento muito complicado, difícil. São fatores familiares, desafios pessoais, vai ser uma decisão que obviamente ele vai tomar da melhor forma - concluiu.

Diretoria confirma Bernardo no elenco do Vasco em 2013

René Simões afirma que clube quer contar novamente com meia, que retorna de empréstimo ao Santos

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
18 comentários
Bernardo Vasco entrevista especial (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Bernardo exibe camisa do Vasco: de volta em 2013
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Por enquanto são poucas as novidades do Vasco para a próxima temporada. No entanto, a torcida certamente vai poder contar com o retorno de um conhecido. Após atuar no Santos por empréstimo no Brasileirão de 2012, Bernardo será reintegrado ao elenco cruz-maltino. Em evento beneficente em São Januário no último domingo, o presidente Roberto Dinamite preferiu não confirmar, mas nesta quinta-feira o diretor executivo René Simões garantiu a presença do meia, que no início do ano assinou contrato até 2016.
- O Bernardo será aproveitado, sim. É um jogador de quem o Ricardo Gomes gosta muito. Ainda não falei com ele, mas já conversei com seu procurador. Li e gostei muito das declarações do Bernardo pedindo desculpas. Mas agora é um outro momento, e vida que segue - disse.
O jogador deixou o Vasco em fevereiro do ano passado, quando entrou na Justiça alegando salários e outros pagamentos atrasados. Após retirar a ação, Bernardo foi emprestado ao Santos, pelo qual fez um Brasileirão apagado.
Em recente visita ao Rio de Janeiro, Bernardo se desculpou pela atitude e prometeu o máximo de empenho para reconquistar a torcida e o seu espaço no Vasco. O meia foi recebido com entusiasmo pelos vascaínos quando esteve em São Januário, no último domingo, para um jogo beneficente.

René Simões espera apresentar reforços na semana que vem

Diretor executivo tem a esperança de ver Vasco completo na reapresentação do elenco, dia 3 de janeiro

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
43 comentários
Renê Simões coletiva Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)René Simões vai em busca de reforços
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Ainda engessado por conta do bloqueio de todas as suas receitas por ordem judicial, o Vasco encontra dificuldades para contratar jogadores. E, no momento em que as notícias mostram muito mais possíveis saídas, em São Januário existe confiança nas chegadas. Depois de uma primeira semana conhecendo a realidade do clube e enfrentando problemas como a rescisão unilateral de Fernando Prass, o diretor executivo René Simões enxerga de forma otimista os próximos dias de trabalho.
- Estamos esperando o desbloqueio das receitas porque não quero fechar nada sem garantia de recursos. Mas não estamos parados e há situações bem encaminhadas. Na semana que vem, poderemos ter novidades em relação a reforços. Nesta semana, o nosso horizonte começou a limpar, e estou esperançoso. As coisas vão dar certo, e o Vasco vai ficar redondo - disse.
Há pouco mais de uma semana no cargo, René mostra-se confiante em contar com um elenco quase completo no dia 3 de janeiro, data da reapresentação da equipe. Até o momento, o clube acertou com o lateral-direito Elsinho, ex-Figueirense, e o atacante Thiaguinho, ex-Cruzeiro. Eles ainda não foram anunciados oficialmente.
- Claro que pode não acontecer, mas estou com a esperança de contar com o grupo completo quando as férias terminarem. Acho que na reapresentação o elenco já vai estar legal, bem dentro daquilo que o Ricardo Gomes pensa. Espero que sim - afirmou.
Entre os reforços buscados está o de um goleiro, posição que se tornou carente após a saída de Fernando Prass. O clube ainda procura um lateral-esquerdo, um zagueiro pela esquerda, um volante rápido, um meia e dois atacantes – um de velocidade e um centroavante.

Empresário descarta Justiça, mas admite insatisfação de Eder Luis

Representante afirma que atacante ainda não foi procurado pelo Grêmio e pretende saber do Vasco quais são as perspectivas econômicas para 2013

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
102 comentários
eder luis Corinthians x vasco (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Agência Estado)Eder Luis mostra insatisfação com atrasos
(Marcos Bezerra/Futura Press/Agência Estado)
Eder Luis terminou o Campeonato Brasileiro marcando os gols da vitória do Vasco por 2 a 1 sobre o Fluminense, na última rodada (assista ao vídeo). Mas nem por isso entrou de férias satisfeito. O atacante é um dos muitos jogadores descontentes com os atrasos, e embora tenha sido recentemente contemplado pela diretoria com uma fração de um dos salários, não esconde o incômodo com a situação.
O sentimento é confirmado por seu empresário. No entanto, Márcio Bittencourt descarta que Eder Luis tomará o mesmo caminho de Fernando Prass, outro representante da ala experiente do elenco do Vasco. Segundo ele, o atacante não pretende acionar o clube na Justiça e vai esperar um posicionamento da diretoria em relação às perspectivas para o ano que vem.
- Se o Eder Luis quisesse entrar na Justiça contra o Vasco, já teria feito há muito tempo. Mas minha orientação não é essa. Seria um prejuízo enorme para um clube que apostou no jogador quando ele estava encostado no Benfica. Além disso, vejo que não existe má vontade da diretoria. O Vasco realmente passa por um período de dificuldade. Mesmo com tudo isso, o Eder se colocou à disposição no último jogo do ano e se destacou. Mas claro que está insatisfeito, assim como os outros atletas. Além disso, está preocupado com o futuro e pretende saber se essa é uma realidade que vai permanecer. Mesmo assim, achamos que o melhor é sempre conversar - explicou Bittencourt.
No momento em que surge notícia de um possível interesse do Grêmio, o empresário garante não ter recebido qualquer contato do clube gaúcho, embora admita que houve uma procura no meio do ano, pouco antes de Eder Luis assinar contrato de quatro anos de duração com o Vasco. Márcio Bittencourt preferiu ainda não confirmar a permanência do atacante em São Januário em 2013.
- Ele tem contrato com o clube e, em princípio, vai cumprir. Se o Grêmio ou qualquer outro clube vier com uma proposta pelo Eder e se for vantajoso para clube e jogador, vamos conversar. Mas por enquanto ainda não fui contactado por ninguém - afirmou.

Com propostas do país e do exterior, Carlos Alberto pode deixar o Vasco

Goiás é um dos interessados na contratação do meia, que também é alvo de clube do Oriente Médio e tem chance de ser negociado

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
178 comentários
Carlos Alberto gol Vasco x Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Carlos Alberto comemora gol no Brasileiro:
possível adeus ao Vasco em 2013
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Depois de perder Fernando Prass e ver ameçadas as saídas de Juninho, Nilton e Eder Luis, o Vasco pode ficar sem outro jogador considerado dos mais experientes do elenco. Carlos Alberto é alvo de interesse de dois clubes do Brasil, sendo que um é o Goiás, e também recebeu proposta de um clube do Oriente Médio. As ofertas ainda não chegaram a São Januário, mas estão nas mãos de seu representante.
Carlos Alberto tem contrato com o Vasco até agosto de 2013. Contratado em 2009, o meia ficou em São Januário até o início de 2011, quando foi emprestado para Grêmio e Bahia. Ele retornou ao clube cruz-maltino em janeiro de 2012, mas apenas em março foi reintegrado ao elenco principal. Carlos Alberto terminou a temporada com 35 partidas disputadas e três gols marcados.
Ao contrário de jogadores como Fernando Prass, Eder Luis, Fellipe Bastos, Alecsandro e Dedé, Carlos Alberto não esteve entre os contemplados pela diretoria, na última sexta-feira, com o pagamento de uma parte dos salários devidos.
Com a possível evolução das propostas recebidas por Carlos Alberto, caberá ao Vasco decidir se negocia ou mantém o jogador para a próxima temporada. No entanto, ao adquirir o meia em defintivo, em 2010, o Vasco comprou apenas 10% de seus direitos econômicos. O diretor técnico Ricardo Gomes, o diretor executivo René Simões e o treinador Gaúcho baterão o martelo.

Na Itália, Franck Assunção entrega camisa do Vasco a diretor do Milan

Mesmo afastado, ex-diretor executivo exibe imagens no Facebook que sugerem ligação com o clube, que o demitiu após somente três meses

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
37 comentários
Personagem do Vasco em 2012, Franck Assunção continua fazendo das suas na Itália. Na madrugada desta quinta-feira, o empresário postou duas imagens em seu Facebook e em ambas exibindo a camisa do Vasco. Na primeira, ela estava nas mãos do diretor geral do Milan, Adriano Galliani. Na segunda, o uniforme azul foi dado de presente a Mario Persichino, apontado como presidente da AFX, companhia que chegou a ser anunciada por Assunção como possível patrocinador cruz-maltino.
Franck Assunção Vasco no Facebook pessoal (Foto: Reprodução/Facebook)Franck Assunção entrega camisa do Vasco a Adriano Galliani (Foto: Reprodução/Facebook)
Anunciado pelo presidente Roberto Dinamite em março de forma surpreendente como novo diretor executivo, Franck Assunção durou menos de um mês no cargo. Ele esteve em São Januário apenas duas vezes e logo viajou para a Itália alegando que precisava ajustar sua mudança para o Rio de Janeiro. Não voltou mais.
Em agosto, Franck Assunção reapareceu afirmando que havia conseguido um patrocínio para o Vasco no valor de R$ 250 milhões, exatamente da AFX. No entanto, o Vasco se pronunciou e reforçou que o empresário não estava autorizado a negociar ou falar em nome do clube.
Franck Assunção Vasco no Facebook pessoal (Foto: Reprodução/Facebook)No Facebook, Franck Assunção diz estar ao lado de Mario Persichino, que aponta como presidente da AFX (Foto: Reprodução / Facebook)
As fotos publicadas geraram comentários de torcedores do Vasco hostilizando Franck Assunção em seu próprio perfil no Facebook.

Apresentado no Palmeiras, Prass promete briga por vaga de titular

Ex-vascaíno cita tradição do Verdão na formação de goleiros e espera contribuir com a escola. Experiente, camisa 25 não se garante como titular

Por Daniel Romeu São Paulo
375 comentários
O Palmeiras já tem um novo goleiro para a próxima temporada: Fernando Prass. Apresentado na manhã desta quinta-feira, na Academia de Futebol, o experiente arqueiro, de 34 anos, chega ao Verdão pregando humildade e disputa por posição – mas ciente de que é o favorito para assumir a vaga de titular na Libertadores e na Série B no ano que vem. Com a camisa 25, Prass garante que a disputa da Segunda Divisão do ano que vem não influenciou na escolha, somente a tradição do Palmeiras.
Com longo histórico de formação de goleiros, o clube não contratava um jogador para o setor há 18 anos - o último foi o paraguaio Gato Fernandez. Fernando Prass sabe que a comparação com Marcos, ídolo da torcida, será inevitável, mas tenta fugir do assunto e se diz feliz com os elogios do "Santo" em seu jogo de despedida. Titular absoluto no Vasco, conseguiu a liberação do clube carioca e espera aprender e ensinar os outros goleiros do elenco alviverde.
fernando prass palmeiras (Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)Fernando Prass é apresentado no Palmeiras (Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)
- Sei dessa tradição do Palmeiras, já li muita coisa a respeito. Até pelas referências de goleiros que foram formados aqui. Não é nada anormal contratar um goleiro, apesar da escola. Venho para trabalhar e para somar com a qualidade de quem está aqui. Vou aprender com eles, e eles comigo. É uma troca. Venho de fora, uma outra escola, quem sabe não possa acrescentar alguma coisa aqui para formar outros goleiros? – declarou, sem garantir-se no time titular.
- Nenhum jogador que o Palmeiras contrata vem com essa condição. Outros clubes vieram falar comigo e disseram “mas o contrato não é de titularidade”. Falei que isso não existe em lugar nenhum. E se alguém prometer isso a um jogador, ele tem que ficar com o pé atrás, desconfiado. Não bate com a verdade - completou.
fernando prass palmeiras (Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)Fernando Prass posa com a camisa do Palmeiras
(Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)
Com salários atrasados, Fernando Prass estava altamente insatisfeito com o Vasco e conseguiu sua liberação na Justiça. Revelado no Grêmio, o goleiro passou por Coritiba e chegou ao Vasco em 2009 – onde fez 248 jogos, em quatro anos. Antes da apresentação, o vice-presidente de futebol do Verdão, Roberto Frizzo, pediu a palavra e, apesar de não revelar detalhes, fez questão de esclarecer que nenhum outro jogador será envolvido no negócio com o Vasco. O Palmeiras é dono de 100% dos direitos econômicos do jogador, pelos próximos três anos.
A posição era uma das prioridades da diretoria alviverde na busca por reforços, já que Bruno e Deola, que atuaram a maior parte da temporada, não conseguiram convencer a torcida. O Verdão espera fechar com mais reforços experientes, em posições específicas, para reconstruir a espinha dorsal da equipe pensando em 2013. O ano atípico, com Libertadores no primeiro semestre e Série B no segundo, não pesou na escolha do goleiro, segundo ele.
- Não venho por campeonato. Venho pelo que o clube me oferece, e o que posso oferecer a ele. Vim para o Palmeiras independentemente de competição. Tem a Libertadores, mas isso não foi determinante. Só o fato do Palmeiras ser uma grande equipe, e as condições de trabalho que vou encontrar, além do interesse da diretoria – declarou Prass.

Jonathan deixa o Vasco e acerta com São Bernardo para disputar Paulistão

Sem espaço na Colina, atacante agradece a oportunidade: 'Chance única'

Por GLOBOESPORTE.COM São Bernardo do Campo, SP
15 comentários
Jonathan no treino do vasco (Foto: Marcos Tristão/Agência O Globo)Jonathan em ação no treino do Vasco nesta
temporada (Foto: Marcos Tristão / Agência O Globo)
De olho na elite do Campeonato Paulista, o São Bernardo continua se reforçando para 2013. Nesta quinta-feira, o clube do ABC anunciou o acerto com o atacante Jonathan, do Vasco, que chega por empréstimo de cinco meses. Aos 21 anos, ele estava sem espaço em São Januário e agradeceu o convite.
- Estou muito feliz por ter essa oportunidade, ainda mais por disputar um campeonato tão visto e equilibrado como o Paulista. Agradeço ao São Bernardo e quero corresponder, pois sei que essa é uma chance única para mostrar meu potencial. Minha intenção é ajudar meus companheiros e fazer o São Bernardo se destacar no Paulistão - disse ao site oficial do clube.
Jonathan já desembarcou na cidade e começou a treinar com os novos companheiros. Ele se junta a outro ex-cruz-maltino, o lateral Wagner Diniz. Além deles, o atacante Fernando Baiano, ex-Flamengo e Corinthians, surge como a principal contratação do São Bernardo.
Criado nas categorias de base do time carioca, ele foi aproveitado no Brasileirão de 2010 pelo técnico Paulo César Gusmão, mas, à medida que o elenco foi sendo reforçado, perdeu terreno e raramente vinha figurando na relação dos jogos. Jonathan foi campeão da Copa do Brasil em 2011.

São Paulo dá sua versão sobre briga:
'Eram 25 deles contra dez nossos'

Assessor da presidência fala sobre ocorrido, cita episódio envolvendo Rojas, em 89, e não descarta que tenha havido armação argentina

Por Diego Ribeiro e Marcelo Prado São Paulo
1020 comentários
Enquanto a Polícia Civil não esclarece a investigação sobre os incidentes ocorridos no estádio do Morumbi durante a final da Copa Sul-Americana, entre São Paulo e Tigre, na última quarta-feira, as duas partes que participaram da confusão dão versões bem diferentes. Depois de os argentinos se manifestarem, dizendo que foram atacados pelos seguranças do Tricolor, ameaçados com uma arma e que não havia segurança para retornar ao gramado, nesta quinta-feira foi a vez do clube do Morumbi dar a sua versão.
O assessor da presidência, José Francisco Manssur, disse que toda a confusão foi provocada pela equipe rival. E falou sobre o que observou da briga ocorrida no corredor que separa os dois vestiários.
Braço de um dos seguranças do São Paulo após o confronto no vestiário (Foto: Rubens Chiri / site oficial do SPFC)Braço de um dos seguranças do São Paulo após o confronto no vestiário do estádio do Morumbi, no intervalo da decisão de quarta (Foto: Rubens Chiri / site oficial do SPFC)
- O problema começou no gramado, quando eles cercaram o Lucas, que já havia apanhado muito no primeiro tempo. Alguns minutos se passaram e tudo acabou controlado. Quando entraram no seu vestiário, quebraram tudo que viram pela frente. Com pedaços de madeira, vieram em direção ao espaço destinado aos atletas do São Paulo, onde dez seguranças faziam a proteção. A ordem era para não deixar ninguém passar. E foi exatamente isso o que aconteceu. Foram dez nossos brigando contra 25 deles - afirmou o dirigente.
A briga teve poucos minutos de duração. Isso porque os policiais militares que estavam no gramado foram chamados. Houve novo confronto, dessa vez entre soldados e argentinos, que, na sequência, se recusaram a entrar no gramado. Na confusão, sobraram pequenas sequelas para os dois lados. No Tricolor, um segurança levou cinco pontos em um dedo, outro ficou com machucado no rosto e um terceiro sofreu um corte no braço. Do lado argentino, o volante Galmarini levou três pontos no braço e o lateral Orban teve escoriações.
Manssur seguiu atacando e insinua que os argentinos armaram toda a cena.
- Para mim, é um caso parecido com o episódio ocorrido com o goleiro chileno Roberto Rojas (que simulou ter sido atingido por um rojão e fez um corte no próprio supercílio com uma lâmina, durante jogo entre Brasil e Chile, no Maracanã, em 1989, pelas Eliminatórias para a Copa de 90). Eles disseram que o nosso segurança estava armado. Quem trabalha, quem faz jogo no Morumbi sabe que isso não é verdade. Por isso, eu não duvido de nada – afirmou o dirigente.
Placa existente no vestiário do Morumbi mostra que é proibido fazer o aquecimento no gramado (Foto: Site oficial SPFC)Placa existente no vestiário do Morumbi mostra que é proibido aquecer no gramado (Foto: Site oficial SPFC)
Placa no vestiário mostra que era proibido aquecimento no gramado
A briga ocorrida no vestiário foi o ápice de uma confusão que teve início antes mesmo de a bola rolar. Na chegada ao estádio do Morumbi, o ônibus foi apedrejado. Quando faltava meia hora para a partida começar, os argentinos tentaram entrar no gramado para fazer o aquecimento e foram proibidos pelos seguranças do São Paulo. Houve um pequeno empurra-empurra e os gringos acabaram recuando. No entanto, uma placa existente no vestiário da equipe visitante diz que é proibido realizar tal atividade. Isso, segundo Manssur, só mostra que a delegação argentina estava querendo tumultuar.
– Eles criaram confusão, provocaram tudo porque sabiam que dentro de campo não tinham como recuperar o prejuízo. Estamos absolutamente tranquilos, temos a razão nesse caso. Não provocamos nada – ressaltou o dirigente.
Confronto no gramado no intervalo da partida (Foto: Rubens Chiri / site oficial do SPFC)Confronto no gramado no intervalo da partida (Foto: Rubens Chiri / site oficial do SPFC)
Delegada diz que investigação vai continuar
A responsável pelo inquérito aberto na madrugada de quinta-feira é a delegada Margarete Barreto, do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Ela disse que os argentinos não conseguiram explicar como começou a confusão.
– Colhemos depoimentos de apenas dois jogadores, mas vamos continuar investigando o caso. Eles não souberam explicar como tudo começou, por isso pedimos exames de corpo delito. As duas partes lavraram Boletim de Ocorrência por lesão corporal e dano ao patrimônio. O clube argentino ainda pode mandar provas com imagens e laudos de exames. Já realizamos perícia no ônibus que levou a equipe ao estádio, que também estava danificado – ressaltou.

Atuação do Chelsea contra Monterrey faz Tite pensar em mudar o Timão

Após assistir aos Blues, técnico fala em dar mais velocidade ao Corinthians. Douglas pode perder lugar para Romarinho, Jorge Henrique ou Edenílson

Por Carlos Augusto Ferrari Yokohama, Japão
1585 comentários
A boa atuação do Chelsea na vitória sobre o Monterrey deixou uma dúvida na cabeça do técnico Tite. Com as alterações feitas por Rafa Benítez nos Blues, o treinador do Corinthians passou a considerar a possibilidade de fazer ao menos uma mudança na equipe que decidirá o título mundial, domingo, às 8h30m (de Brasília), em Yokohama, no Japão.
Tite cogita colocar em campo uma formação com maior velocidade para aumentar o poder de marcação sobre a defesa adversária. Assim, Douglas passa a ser o mais cotado a perder a vaga. As opções são Romarinho, Jorge Henrique e Edenílson. Martinez, para o comandante, disputa vaga diretamente com Emerson. O time que venceu a semifinal entrou em campo com Cássio, Alessandro, Chicão e Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Emerson e Guerrero.
- Quero analisar. Posso ter dois jogadores de velocidade na linha de três ou dois armadores. Vou pensar. Não vou esconder. Assim que tiver a posição, passo a vocês (jornalistas) – afirmou.
O que faz Tite ainda relutar sobre a troca é o porte físico dos jogadores do Chelsea. O treinador ficou impressionado com a força de alguns deles, principalmente dos defensores. Sem Douglas, o Timão perderia combate.
Tite na arquibancada do jogo do Chelsea (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite assistiu à vitória do Chelsea da arquibancada (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
- O Chelsea tem jogadores altos, de imposição física. Não é perder o lugar. A mudança está dentro do que pode ser importante para o jogo e para a equipe – ressaltou.
Tite começa a decidir a formação a partir de quinta-feira à tarde, no primeiro treino em Yokohama. O treinador, aliás, não terá muito tempo para fazer testes. Depois desse trabalho, a equipe só fará a atividade de reconhecimento no palco da decisão.

100 Jogadores brasileiros mais valiosos em 2012


qui, 13/12/12
por Emerson Gonçalves |
categoria Rankings

Essa é uma das listas mais aguardadas em todo final de ano: quais os jogadores mais “caros”?
Na verdade, não se trata dos mais “caros” e sim dos mais valiosos. E, naturalmente, pode haver diferentes interpretações sobre quem é mais ou menos valioso. Essa lista foi elaborada pela Pluri Consultoria a partir de seus critérios e software próprios, os mesmos que já elaboraram outras avaliações no correr do ano.

Os 100 + de 2012
Neymar, claro, segue indiscutível na liderança. Depois dele, Thiago Silva, Hulk, Lucas e Oscar.
Dos 15+, apenas três jogam no Brasil: Neymar, Lucas, que ontem disputou sua última partida pelo São Paulo e Leandro Damião.
Os 100+ valorizaram quase 7% em relação a 2011, passando a valer 1,2 bilhão de euros, equivalente a 3,3 bilhões de reais.
 




Os 100+ estão espalhados por 11 países, com destaque para a Europa, onde 9 países abrigam 74 de nossos jogadores. Apenas 1 está na Ásia, mais precisamente no Qatar. Dos 100+, atuam no Brasil 25, distribuídos em dez diferentes times: Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Santos, São Paulo e Vasco da Gama. Outros 12 jogam na Inglaterra e 10 na Espanha, fechando a trinca dos países com mais jogadores brasileiros. Nossos 25 valem 295 milhões de euros, os 12 da Inglaterra valem 177 e os 10 da Espanha valem 142 milhões de euros.
Vale dizer que é o segundo ano consecutivo que o Brasil tem a maior quantidade de 100+ em ação. Esse fato, e mais o valor estimado para esses atletas, comprovam uma melhoria no poder de barganha de nossos clubes, associada à valorização dos jogadores que atuam aqui mesmo. Claro que, do outro lado, há um momento de crise econômica que, em maior ou menor escala, vem afetando os clubes em vários países outrora fortes nas transferências, como a Itália.
 
Nossos 100+ atuam em 50 diferentes clubes. O clube com maior número de jogadores entre os 100+ é o São Paulo, com 9 atletas. Entretanto, a primeira posição em valor somado é dos 4 jogadores do Chelsea, que valem 96,8 milhões de euros, enquanto os 9 são-paulinos valem apenas 100 mil euros a menos: 96,7 milhões de euros. Mais atrás, na terceira posição por valor, o Shaktar Donetsk, com seus 6 atletas valendo 73,3 milhões de euros.
 
Na lista por posição, os meio-campistas têm vantagem no número e no valor: 28 jogadores valendo 329 milhões de euros. Os atacantes são 19, valendo 275 milhões, ao lado dos 19 volantes, que valem 214 milhões. Depois zagueiros e goleiros. Na média, porém, os atacantes valem mais: 14,5 milhões de euros, cada.
 
Bernard e Oscar mais que dobraram seus valores: +209% para o jogador do Atlético Mineiro e +136% para o do Chelsea.
Dez jogadores estrearam na lista, com destaque para Jean (Fluminense), Osvaldo (São Paulo) e Felipe Anderson (Santos).

As 11 histórias mais curiosas da biografia de Romário, o polêmico


qui, 13/12/12
por bernardo.pombo |
categoria Curiosidades, Listas



Romário não sai de cena. Amado e odiado com todas as forças, o Baixinho jogou muita bola. Agora, como deputado, continua com a língua afiada, sem medo de falar o que pensa com frases apimentadas por palavrões. A força das suas opiniões faz com que o eterno camisa 11 siga como protagonista, para o bem e para o mal. Até a estátua dele gera polêmica. Para mergulhar no jeito Romário de ser, o POMBO SEM ASA selecionou 11 (número preferido do Baixinho) histórias curiosas da biografia do ex-jogador, escrita por Marcus Vinicius Rezende de Moraes. No livro, lançado em 2009, amigos, familiares e colegas de trabalho do craque falam sobre aquele que já se classificou como ‘O cara’. Entre as passagens mais curiosas, a briga com Edmundo por causa de um relógio, a fuga de três namoradas, ofensas via tradutor, entre outras. Confira!
APANHAVA A CAMINHO DO COLÉGIO
Ronaldo, o irmão: “Durante um período, quando estava a caminho do colégio, em Cordovil, um cara o esperava e quando passava batia nele. Várias vezes voltou para casa contando essa história, o que deixava nossa mãe preocupada. Um dia fomos juntos ao colégio, ele na frente e eu atrás para pegar o agressor. Quando o cara se aproximou do Romário, eu pulei em cima dele e rolamos até a ponte, de onde caímos e ele bateu a cabeça no asfalto, ficou desacordado. Tratamos de cair fora. Passei a levar meu irmão ao colégio e confesso que cheguei a ir armado com um revólver 22 do meu pai. O cara reapareceu e durante alguns dias nos ameaçou. Depois desapareceu. O Romário, por um bom tempo, sonhou com o agressor”.
FOGO NO CABELO
Luís Cláudio, amigo de infância na Vila da Penha: “Uma vez o Romário estava de olho numa garota e me chamou pra ir a uma festa na casa dela. Quando chegamos, vimos os pais dela, a avó e três amigos sentados no chão, tocando violão. Me senti um peixe fora d’água. Falei pra irmos embora, mas o Romário disse: “Calma que hoje vou pegar essa garota”. De fato a mulher era muito bonita. Aí aconteceu o inesperado. O pai da garota foi acender um cigarro, mas o isqueiro não funcionava. O Romário foi dar uma de bom moço e, ao tentar acender, o isqueiro funcionou, só que alto demais, atingindo o cabelo da garota. Botou fogo no cabelo dela. Eu comecei a rir de nervoso, enquanto todos acalmavam a garota. Fomos embora e o Romário nunca mais voltou”.
DIA DE PRINCESA
Batatinha, amigo: “Romário sempre fazia uma brincadeira com a gente que ele chamava dia de princesa, quadro de um programa do Netinho de Paula. Um dia de princesa era frequentar a casa dele com direito a sauna, piscina, bebidas, churrasco, música….Mordomia total.
TRÊS NAMORADAS NO ESTÁDIO
Maurício, amigo e preparador físico: “Num jogo do Vasco no Maracanã, cheguei nas cadeiras e vi que estavam ali, quase juntas, três namoradas dele na época. Pedi que avisassem a ele que as moças estavam no Maracanã. Ele foi avisado e mandou o seguinte recado pra mim: ‘Vou marcar um gol e com 10 minutos do segundo tempo vou pedir pra sair e vou embora’. Foi o que aconteceu. Fez 1 a 0 no primeiro tempo, voltou para o segundo e foi substituído, deixando as três garotas no estádio. Depois me contou que nem tomou banho”.
SONECA ANTES DE JOGO
Wilson Mussauer, amigo: “Romário tinha regalias no Flamengo. Uma delas: costumava tirar um cochilo na maca, antes do quecimento. Em outras ocasiões chegava mesmo a dormir. Faltando 15 minutos pra começar o jogo, lá estava o craque do time no maior sono, enquanto os demais jogadores já faziam o aquecimento. Algumas vezes eu fui convocado a acordá-lo porque, com medo de levar uma bronca, as pessoas do clube não tinham coragem de despertá-lo. Eu chegava perto e falava: ‘Qual é, baixola, faltam 10 minutos para começar o jogo’. Ele se levantava, molhava o rosto e mal se aquecia ou alongava. Quando passava por mim, antes de entrar em campo, ainda dizia: ‘Bacana, cavalo tem barriga, corre pra caralho e não precisa alongar’.
MELHOR QUE O DINAMITE
Antônio Lopes, técnico do Vasco,  sobre ocorrido na década de 1980: “Um belo dia ele me chamou num canto e disse: ‘Professor, eu já tenho que ser titular… Jogo mais que o Roberto Dinamite’. Achei curiosa a pretensão dele, mas argumentei que o Roberto era artilheiro e ídolo do clube. Sugeri que esperasse a vez dele chegar. E chegou’.
APOSTOU UMA MULHER
Renato Gaúcho, amigo: “Apostamos uma mulher dentro de campo, durante um Fla-Flu, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca de 1995. Quem perdesse tinha que botar uma bela mulher na mão do outro, com tudo pago. Vencemos por 4 a 3 e o Baixinho teve que me aturar”.
XIXI EM QUEM PASSAVA
Mauricinho, ex-companheiro: “O Romário foi cortado do Mundial de juniores, em 1985, porque fez xixi da janela do hotel em Copacabana, acertando as pessoas na rua. O Gilson Nunes (técnico) não gostou”.
OFENSAS PELO TRADUTOR
Filé, fisioterapeuta: “Na Holanda, ele me chamou para uma reunião com os médicos do PSV com a presença de um tradutor. Os médicos holandeses foram contra o meu tratamento. O Romário disse ao tradutor: ‘Manda esses caras tomarem no c…, manda se foderem e fala que esse cara aqui vai ficar comigo’. O tradutor ficou assustado: ‘Pô, Romário. Como eu vou mandar os caras tomar no c…? Romário, já irritado, ordenou: “Porra, eu to pagando você. Manda tomarem no c…, se foderem. Foi constrangedor, mas aconteceu. Depois da polêmica, fui autorizado a atendê-lo e ser remunerado pelo PSV”.
JOGOU CLÁSSICO DE TÊNIS
Armando Marcial, preparador físico: “Na véspera de um clássico contra o Flamengo, ele se apresentou com uma ferida no dedão do pé direito. Havia jogado uma pelada e não conseguia calçar a chuteira. Foi um desespero, pois tratava-se de um jogo importante. Romário jogou de tênis, teve boa atuação, mas caiu bastante em campo”.
RIXA COM EDMUNDO
Rodrigo Paiva, ex-assessor de imprensa do Flamengo: “Certo dia, na concentração do Flamengo, o Romário brigou com o Edmundo por causa de um relógio. Romário perguntou as horas, quando estavam na concentração. Edmundo respondeu que era hora de ele comprar um relógio. Romário ficou chateado. A partir daí, deixou de falar com o colega.

Joias Perdidas: visto como astro no Sport, Ciro acabou esquecido no Flu

Em 2009, atacante chegou a ser comparado a Neymar e Ganso, e o Leão recusou proposta de R$ 10 milhões da Europa. Jogador está sem clube

Por Daniel Santana Recife
69 comentários
Em 15 minutos, um pênalti sofrido e um gol marcado. Mas não foi um gol qualquer. Surgiu de dois dribles meio desconcertados seguidos de um chute certeiro. Festa da torcida do Sport, que via um garoto humilde de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, sair do anonimato para se tornar a maior promessa rubro-negra desde Juninho Pernambucano. Ciro Henrique Alves Ferreira e Silva tornou-se apenas Ciro depois daquele primeiro gol, justo na estreia como profissional. Na sequência, lágrimas de alguém que via sua vida mudar em um lance. Lágrimas de alguém que se via predestinado ao sucesso. E ele veio, mas ainda não na essência da palavra (assista ao gol no vídeo acima).
ciro sport (Foto: Reuters)Ciro foi a principal arma do Sport na disputa da Libertadores de 2009 (Foto: Reuters)
A cena de Ciro comemorando gols - nem sempre com o choro - se repetiu outras 52 vezes nos 132 jogos em que atuou pelo Sport (no vídeo abaixo, assista a um dos gols). Nesse período chegou a ser uma das principais promessas do futebol brasileiro. Em 2009, quando foi referência do ataque leonino na Libertadores, os holofotes estavam sobre ele. Na época, o Brasil também começava a conhecer Neymar e Ganso e logo foi feita uma comparação. O bom papel na competição ajudou a supervalorizar o então garoto de 20 anos, que hoje, aos 23, pertence a um grupo de empresários que o emprestou ao Fluminense até 2014.
  - Recebi muitas propostas, inclusive de times da Europa. A principal foi do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Não lembro ao certo dos valores, mas era muito, muito dinheiro. Infelizmente os dirigentes da época não perceberam que aquele era um bom negócio para mim e para o clube - desabafou Ciro.
A proposta recusada pelo Sport foi de R$ 10 milhões, que o tornaria a maior negociação do futebol nordestino. No entanto, o pedido do Leão foi de R$ 15 milhões, recusado pelos europeus.
ciro sport campeão pernambucano (Foto: Agência Estado)Após conquistar o Pernambucano, Ciro chegou a
ser chamado de rei (Foto: Agência Estado)
Depois da proposta do Shaktar vieram outras, todas novamente recusadas pelo então presidente Sílvio Guimarães. Mesmo assim, Ciro continuou jogando seu futebol. E se em 2009 ele teve nome lançado ao estrelato, foi em 2010 que se consolidou como um dos maiores artilheiros do clube nos últimos anos. Foram 13 gols no Campeonato Pernambucano, o que lhe garantiu a artilharia do torneio, e outros 16 na Série B do Brasileiro. Foi o ano de Ciro.
- Acredito que 2009 e 2010 foram os grandes anos da minha carreira. Tive continuidade, estava bem... Mas não era valorizado. Isso me deixou bastante chateado porque eu ganhava pouco em comparação com o valor de minha multa.
No entanto, Sílvio Guimarães chegou a desmentir o jogador. Ele garante que não recebeu propostas oficiais para negociar os direitos federativos de Ciro. Apenas contatos telefônicos em tom de sondagem.
Acredito que 2009 e 2010 foram os grandes anos da minha carreira. Tive continuidade, estava bem... Mas não era valorizado."
Ciro
- Havia muita especulação, mas não podia confiar apenas em contato telefônico. É claro que eu queria negociar Ciro, o Sport precisava de dinheiro. Mas quando chegava uma oferta oficiosa - que se diga - no valor de R$ 6 milhões, alguns membros da diretoria consideravam o valor irrisório e não chegávamos nem a abrir negociação.
Com relação aos salários, Sílvio Guimarães foi ainda mais incisivo. O ex-presidente relatou que em sua gestão o jogador recebeu quatro aumentos salariais e, mesmo assim, queria receber mais do que o Sport poderia pagar.
- No começo do meu mandato Ciro recebia R$ 1 mil e passou a receber R$ 26 mil ao término. O problema é que ele tinha jogado com Neymar na Seleção sub-20 e queria ganhar o mesmo que o craque do Santos, que na época recebia R$ 500 mil. Era e é um absurdo. Tanto que basta ver o momento dos dois - completou, em tom irônico.
O ressentimento com os mandatários da época, ainda perceptível, ficou bastante evidente em um episódio ocorrido ainda em 2010. Ciro marcou três dos cinco gols da goleada rubro-negra diante do América de Natal por 5 a 0, na casa do adversário. Na entrevista coletiva, o atleta desabafou e pediu aumento de salário.

- Não me arrependo do que fiz. Disse que não era valorizado, o que de fato era verdade. As propostas se acumulavam e eu precisava sair naquele momento porque vida de jogador é curta, mas não me entendiam. Adoro o Sport, sou rubro-negro de coração. Mas o que estava em jogo era meu futuro profissional - desabafou.
ciro fluminense desembarque (Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)Mesmo em baixa, Ciro chegou ao Fluminense
ainda como grande promessa do futebol
(Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)
E o futuro passou a ser ingrato com Ciro. Em 2011, surgiu o primeiro grande baque na carreira. Aos 47 anos, morreu Carlos Augusto, pai e principal incentivador. O reflexo se viu em campo, quando os gols foram desaparecendo e seu futebol começou a ser questionado pela torcida.

- Meu pai era tudo para mim. Era meu conselheiro, meu amigo. Quando o perdi, fiquei sem chão. Por isso, não consegui mais fazer o que tanto gostava.

De fato, o momento pessoal ruim atrapalhou o desempenho dentro de campo. No Pernambucano daquele ano, jogou poucas partidas e fez apenas um gol. No meio do ano, já "desvalorizado", teve seus direitos federativos vendidos a um grupo de investidores por R$ 4 milhões - bem menos que a oferta do Shakhtar, segundo o próprio atleta. Os empresários, então, levaram Ciro para o Fluminense. Era a chance de dar uma guinada na carreira.
- Minha ida para o Fluminense, para o Rio de Janeiro, foi muito importante para mim, pelo momento que eu vivia. Precisava respirar novos ares. No entanto, teve um lado ruim. Lá eu tive a concorrência de jogadores muito renomados, como Fred, e acabei perdendo espaço. Além disso, tive de jogar como segundo atacante, o que não é de minha característica - argumentou, destacando ainda que suas atuações foram elogiadas pela torcida do tricolor carioca.
ciro BAHIA X SERRANO (Foto: Felipe Oliveiraújo/AGIF/AE)Emprestado ao Bahia, Ciro marcou apenas três
gols (Foto: Felipe Oliveiraújo/AGIF/AE)
O fato é que Ciro perdeu espaço e acabou emprestado ao Bahia, onde atuou na última temporada. Pelo Tricolor de Aço também não conseguiu repetir o futebol que o colocara como promessa do futebol brasileiro. O faro de artilheiro também não funcionou: foram apenas três gols durante todo o Campeonato Brasileiro.
- No Bahia eu tive chances, me dava bem com os companheiros, mas teve outra coisa que pesou: a cidade. Não consegui me adaptar a Salvador. É muito diferente do Recife. Não sei explicar bem, mas o jeito de ser das pessoas é muito diferente - pontuou o atacante.
Assédio feminino segue inabalado
Se o futebol apresentado não é o mesmo de antes - embora Ciro afirme que não tenha mudado nada nesse aspecto -, o apelo junto ao torcedor, em especial às torcedoras, segue inalterado. Ele conta que as fãs fazem loucuras para ter um autógrafo. Pedem assinatura até em peças íntimas.
Ciro com torcedores no treino do Fluminense (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)Ciro diz que carinho dos torcedores não mudou
(Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)
- Já me pediram autógrafo na calcinha (risos). Mas esse carinho é bacana. Graças a Deus, minhas fãs não esqueceram de mim. Amo muito todas, porque me apoiam de forma incondicional.
E o apoio parece ser da torcida do Sport como um todo, não apenas das mulheres. Enquanto dava entrevista, o jogador foi parado inúmeras vezes por torcedores que pediam a volta de Ciro à Ilha do Retiro em 2013. Alguns torcedores do Náutico também chegaram a declarar interesse em ver o jogador com a camisa alvirrubra na próxima temporada.
- Não escondo meu amor pelo Sport. Não sei como seria jogar no Náutico ou no Santa Cruz, mas, como dizia meu pai, preciso ser profissional. Por isso, não descarto a possibilidade de defender essas equipes - disse, de forma política.
Mas o foco de Ciro, no momento, está longe de Pernambuco e até mesmo do Fluminense, que já deixou claro que pretende emprestá-lo mais uma vez. Ele tem propostas do futebol português, e, mesmo que não se mostre ansioso por jogar na Europa, entende que, independentemente do clube para o qual se transferir, vai precisar mostrar novamente o futebol que o tornou uma promessa.

- Aquele Ciro do Sport vai voltar, seja na Europa, seja no Brasil. Estou focado no meu trabalho, tanto que estabeleci minha meta para o ano que vem: terminar a temporada com 25 gols. Essa é minha ambição e vou conseguir.

Ceni avisou Lucas: 'Levanta o troféu para marcar nome na eternidade'

Joia são-paulina ganhou do camisa 1 o direito de levantar a taça da Copa Sul-Americana, conquistada após a turbulenta vitória sobre o Tigre por 2 a 0

Por Marcelo Prado São Paulo
180 comentários
Rogério Ceni assumiu o posto de capitão do São Paulo em 2001 e, como atleta profissional, conquistou na noite de terça-feira seu 16º título. Idolatrado pela torcida, ele surpreendeu ao permitir que Lucas, que se despediu em grande estilo, levantasse a taça da Copa Sul-Americana. Quando todos os companheiros estavam reunidos no palco, o camisa 1 subiu em um pedestal e chamou a joia são-paulina. Colocou a tarja no braço esquerdo do atacante, que com muito entusiasmo, levantou o troféu, para delírio dos 67 mil presentes ao estádio do Morumbi.
Rogério Ceni e Lucas, São Paulo e Tigre (Foto: Agência AFP)Os amigos Rogério Ceni e Lucas festejam o título da Copa Sul-Americana  (Foto: Agência AFP)
Mais tarde, o capitão explicou o gesto.
- Quando garantimos vaga na final, comecei a pensar nisso. Eu gosto muito do Lucas. Tive a oportunidade de levantar algumas taças pelo São Paulo e sei da emoção que é. No PSG ele não será capitão. O Lucas é um garoto muito emotivo e achei que ele ia ficar feliz, o torcedor ia ficar feliz. A vida é assim, existem momentos em que você é a figura principal, em outros é coadjuvante. O importante é você ser campeão. Ele viveu um momento de glória. Falei para ele: levanta o troféu que esse momento ficará marcado na eternidade – afirmou o capitão.
Clique para comprar a camisa comemorativa do São Paulo
A empatia entre Rogério Ceni e Lucas foi instantânea no São Paulo. O camisa 1, prestes a completar 40 anos, é o chamado jogador fominha, aquele que é um dos primeiros a chegar, um dos últimos a sair e sempre atua com o máximo de intensidade. Ele viu tudo isso no garoto de 20 anos, que subiu ao time profissional em agosto de 2010 e agora, com o título da Copa Sul-Americana, vai seguir sua carreira no PSG (FRA), clube que desembolsou € 43 milhões (116,6 milhões) para contratá-lo.
Lucas, com prêmios após a Copa Sul-Americana (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)Na coletiva, Lucas estava com a camisa e a tarja de capitão de Ceni (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)
O garoto diz que o gesto ficará marcado para sempre na sua vida.
- O Rogério é meu ídolo, um cara fantástico. Não me canso de elogiá-lo. O discurso que ele fez na preleção foi emocionante. Com tudo que ele já ganhou, deixou claro o quanto precisa ser campeão novamente. Ao mesmo tempo, ele é um irmão, um amigo, um professor – finalizou.

PSG destaca atuação de Lucas na final, mas ignora brigas no Morumbi

‘O brasileiro foi decisivo, marcou e deu passe para outro, sendo eleito o homem do jogo’, escreve site do clube francês

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
O site oficial do PSG destacou a atuação de Lucas na conquista da Copa Sul-Americana. A jovem revelação brasileira, que reforçará o time francês em janeiro, fez um gol e deu passe para outro (anotado por Osvaldo na vitória do Tricolor Paulista sobre o Tigre por 2 a 0.
O portal do clube da capital, entretanto, não fez nenhuma menção à confusão no intervalo e ao fato do jogo ter sido encerrado sem a disputa do segundo tempo.
“Lucas ganhou a Copa Sul-Americana! Em seu último jogo com o São Paulo, Lucas Moura, que irá se juntar ao Paris Saint-Germain neste inverno (na Europa), conquistou a Copa Sul-Americana, o equivalente europeu da Liga Europa, enfrentando o argentino Tigre. O brasileiro foi decisivo, marcou e deu passe para outro, sendo eleito o homem do jogo”, escreveu o site.
Lucas foi negociado pelo São Paulo com o PSG no último mês de agosto por € 43 milhões (R$ 108 milhões). O meia-atacante, entretanto, conseguiu a liberação para jogar pelo time do Morumbi até o fim deste ano.
Lucas site PSG título São Paulo (Foto: Reprodução / Site Oficial do PSG)Lucas é destaque no site do PSG (Foto: Reprodução / Site Oficial do PSG)

Após título, esposas dos atletas do São Paulo comemoram uniformizadas

Turma é liderada por Ju Paradela, mulher de Luis Fabiano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
113 comentários
O confronto foi tenso, mas no final o São Paulo comemorou o título de campeão da Copa Sul-Americana. Os jogadores tiveram uma bela torcida para garantir a taça no final diante do Tigre. As esposas dos jogadores conferiram de perto e foram inclusive uniformizadas. Cada uma levava às costas o nome do maridão. Comandada por Ju Paradela, mulher de Luis Fabiano, a turma ainda tirou uma foto para mostrar a união no momento da decisão.
esposas de jogadores comemoram o título do São Paulo (Foto: Reprodução / Twitter)Torcida uniformizada pelos maridos  (Foto: Reprodução / Instagram)
esposas de jogadores comemoram o título do São Paulo (Foto: Reprodução / Twitter)A mensagem que vinha na parte da frente da camisa (Foto: Reprodução / Instagram)

Após briga, jogadores do Tigre mostram marcas e criticam Tricolor

Site oficial do clube argentino publica fotos de hematomas em jogadores e integrantes da comissão técnica. Volante diz que 'tudo estava armado'

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
148 comentários
Ainda indignado após a perda da Copa Sul-Americana e a confusão com seguranças do São Paulo no Morumbi, o Tigre divulgou na tarde desta quinta-feira algumas imagens de escoriações e lesões de atletas, que teriam sido provocadas por agressões dos são-paulinos e da Polícia Militar. Nas fotos publicadas pelo clube, os jogadores Orban e Galmarini aparecem com cortes e marcas no corpo.
Jogadores do Tigre mostram marcas da briga com são-paulinos (Foto: Divulgação / Tigre)Jogadores do Tigre mostram marcas da briga com são-paulinos (Foto: Divulgação / Tigre)
– Isto estava armado. Não tenho dúvidas de que estava orquestrado desde que chegamos ao Brasil. Não nos deixaram fazer nada, nem reconhecer o campo. Tudo foi conseqüência de uma grande armação – reclamou Galmarini, ao jornal Olé.
Já o goleiro Albil, que acusou a segurança de tê-lo ameaçado com arma de fogo, exibiu um hematoma no peito que, segundo ele, seria decorrente dessa ameaça. Os três jogadores prestaram depoimento à delegada Margarete Barreto, do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), mas, segundo ela, não houve maiores esclarecimentos sobre a confusão, e os jogadores não souberam dizer como tudo começou.
A confusão será investigada pela Polícia, que já fez perícia no vestiário do Morumbi e também no ônibus que levou a delegação do Tigre, depredado por torcedores tricolores antes da partida. No âmbito esportivo, o clube argentino tem três dias para reportar suas reclamações à Conmebol.

Jean Azevedo espera um Dakar diferente sem irmão ao lado

De volta à categoria moto, piloto de São José dos Campos lamenta ausência do irmão André Azevedo após 14 anos juntos no rali

Por Arthur Costa Caçapava, SP
Não é de hoje que os irmãos André e Jean Azevedo são sinônimo do Rali Dakar. Desde a época em que a competição ainda tinha Paris no nome, é praticamente impossível não ligar a prova à dupla de São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Juntos, acompanharam o crescimento do rali, a evolução dos veículos, a crise na segurança, a mudança de nome e o deslocamento do evento da África para a América do Sul. Em 2013, no entanto, o Dakar será diferente. Pela primeira vez após 14 oportunidades, Jean, o mais novo, de 38 anos, não terá a companhia do irmão mais velho, de 53 anos, que anunciou sua aposentadoria este ano.
- Vai ser diferente. Em todas as minhas participações ele (André) estava lá. Nas duas primeiras de moto, junto comigo, e nas demais no caminhão. Com certeza vai ser diferente, mais sozinho - conta Jean, que falou com o GLOBOESPORTE.COM após um treino em Caçapava, no interior de São Paulo.
Além da companhia em família, o piloto que volta à categoria moto depois de dois anos disputando o Dakar na categoria carro revela o que mais sentirá falta nesta edição do rali, com largada programada para o dia 5 de janeiro em Lima, no Peru.
- Caminhão é a categoria que larga por último, então, de certa maneira, qualquer coisa que acontecia, eu tinha a tranquilidade de que ele (André) passaria por ali depois. Agora não tenho mais essa tranquilidade. Entre os competidores existe ajuda se alguém estiver acidentado, senão, nem olham - destaca.
Em seu último Dakar na categoria moto, em 2011, Jean Azevedo ficou na 7ª colocação no geral. Para seu retorno, o piloto mantém o objetivo de terminar a competição entre os 10 primeiros.
- Até 2008, ia ao Dakar com uma ideia do que poderia almejar, porque estava em contato com os adversários. Agora perdi um pouco desse contato. Vou com o objetivo de buscar uma posição entre os 10 primeiros. Vão largar, se não me engano, 198 motos, são os melhores, então, o primeiro objetivo é ficar entre os 10. Quem sabe, chegando lá, dá pra ver que conseguimos subir um pouquinho e a gente vai tentar, lógico.
Jean Azevedo no Rally dos Sertões 2012 (Foto: Doni Castilho/DFotos)Jean Azevedo está otimista para o Dakar (Foto: Doni Castilho/DFotos)
O otimismo de Jean vem de uma novidade em sua preparação para o Dakar 2013. Pela primeira vez, o piloto teve tempo para ajustar sua moto e treinar com o mesmo equipamento que será utilizado nas provas.
- Só corri de moto quando o rali era na África. Então tinha que treinar por aqui, pegar a moto na Europa, andar nem 20 km e já ir para a largada. Nunca pude conhecer bem a moto. Essa é minha 15ª participação no Dakar e a primeira vez que vou poder conhecer o equipamento antes da prova. Era uma desvantagem que tinha e que esse ano não vou ter - destacou.
O piloto André Azevedo (Foto: Malagrine Estúdio) André Azevedo deixou as competições este ano
(Foto: Malagrine Estúdio)
Com a moto a ser usada no Dakar, Jean disputou o Rali dos Sertões, treinou o ano todo e realizou ajustes na suspensão.
- O bom de treinar com a moto da prova é que você pode realizar seus ajustes. O Dakar é uma prova de 8.500 km, problemas eventualmente acontecem e é bom que esses problemas aconteçam também no treino. Você não fica quebrando cabeça na prova.
Com 25 anos de carreira, Jean Azevedo lamenta a mudança do Dakar para a América do Sul por questões de segurança. Ao mesmo tempo, lembra que a competição ficou mais acirrada.
- Pensar no Dakar fora da África é esquisito. Acho que perdeu um pouco daquele lado psicológico, de estar longe de tudo, a preocupação com o terrorismo. Tinha a competição, mas tinha esse 'extra', também muito forte. Aqui virou competição, não tem esse extra. Na África era mais técnico e aqui ficou mais disputado. Encontratam lugares aqui tão duros quanto na África. Os competidores estão evoluindo, assim como os equipamentos. A cada ano só está ficando mais difícil - completa.
Jean Azevedo e sua equipe embarcam neste domingo, 16, para finalizar a preparação para a largada no Perú. O Dakar termina no dia 20 de janeiro.

Lindsey Vonn revela que luta contra
depressão desde a adolescência

'Estou feliz pela primeira vez, após um longo período. Finalmente todas as partes da minha vida estão em sincronia', diz a musa americana do esqui

Por GLOBOESPORTE.COM Val d'Isere, França
Comente agora
Lindsey Vonn esqui alpino Copa do Mundo de Aspen (Foto: Reuters)Lindsey conta que superou depressão na
adolescência e no casamento (Foto: Reuters)
Linda e melhor do mundo no esqui alpino, Lindsey Vonn parece ter uma vida quase perfeita. Mas, nos bastidores, o cotidiano é de tristeza boa parte do tempo. Foi assim mesmo quando conquistou duas medalhas olímpicas, em Vancouver 2010. Em entrevista à revista "People", a musa americana do esqui alpino - 28 anos, tetracampeã da Copa do Mundo e candidata ao prêmio Laureus de melhor atleta do ano -, contou que luta contra a depressão desde a adolescência. Um dos principais capítulos foi o casamento com Thomas Vonn, seu ex-treinador. Eles se separaram em novembro de 2011, depois de quatro anos juntos.
- Todos me viam na TV, meu casamento lindo, parecia uma vida perfeita. Mas, por trás, era uma grande luta. Nada de ruim aconteceu, mas eu era infeliz. É a única forma de descrever: infeliz. Divórcio não combinaria com minha imagem, mas eu pensei: "não ligo se nunca mais vencer de novo". O que não posso é continuar a viver desse jeito.
Vonn conta que teve os primeiros sintomas de depressão no fim da adolescência, em 2002, pouco depois de sua estreia em competições internacionais. Na época, o casamento dos pais dela ruía. E Lindsey encontrava no esqui uma válvula de escape.
- Talvez por teimosia ou por vergonha de admitir que algo estava errado, eu não procurei ajuda. Eu canalizava minhas emoções no esqui - inseguranças, raiva, decepções. Dormia antes de dormir e, de manhã, ia para montanha. Quando esquio, sou feliz.
esqui Lindsey Vonn  (Foto: Getty Images)Lindsey de saia curta em show (Foto: Getty Images)
O problema voltou um ano depois do casamento. O marido pediu que ela se consultasse com um médico. Lindsey foi diagnosticada com depressão e, desde então, começou a tomar antidepressivos.
- Não conseguia levantar da cama. Sentia-me sem força, vazia, como um zumbi.
Depois de um mês, estava se sentindo bem novamente, "uma nova pessoa".
- Foi muito louco. A animação voltou. Tive sorte de encontrar um bom tratamento rapidamente.
A depressão permaneceu em segredo entre o casal e, apesar do apoio de Thomas, o casamento começou a declinar. Após o divórcio, Lindsey se reaproximou do pai, com quem brigou porque ele não aprovava o casamento. Thomas é nove anos mais velho. Antes, ela se chamava Lindsey C. Kildow.
Neste ano, solteira, Lindsey tem levado a irmã para todas as etapas. E traçou metas. Além da vaga para os Jogos de Inverno de Sochi 2014, quer competir contra homens. Teve o primeiro pedido vetado, mas já avisou que não vai desistir.
Em Vail, antes da única etapa americana da Copa do Mundo, Lindsey deu um susto ao ser internada por dois dias. Sofria com dores intestinais. Voltou a competir e, em Lake Louise, no Canadá, venceu três provas seguidas. Ganhou também em St. Moritz, na Suíça, onde deu de ombros para um desentendimento com Tina Maze - a eslovena achou que Lindsey tivesse direcionado a ela um palavrão após a vitória.
Lindsey tem 57 vitórias na Copa do Mundo e pode se tornar a maior vencedora de todos os tempos. Apenas a já aposentada da Annemarie Moser-Proell (62). Mais um motivo para voltar a sorrir...
- É um novo capítulo na minha vida. E estou feliz pela primeira vez, após um longo período. Finalmente todas as partes da minha vida estão em sincronia. Eu me aceito do jeito que sou e sigo em frente - conta.