terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Depois de grande primeiro tempo, Bears passam fácil pelos Seahawks

dom, 16/01/11
por Leo Velasco |

Tivemos apenas um tempo de jogo e apenas um time em campo neste domingo, no Soldier Field, em Chicago. Jogando em casa, o Chicago Bears não deixou o Seattle Seahawks respirar e abriu 21 a 0 no primeiro tempo. Na segunda etapa, o confronto seguiu em ritmo de treino, o que permitiu muitos touchdowns dos dois times, mas sem muita disputa ou emoção. No fim, 35 a 24 para o time mandante e vaga na Final de Conferência da NFC.
No próximo domingo, às 18h (de Brasília), os Bears terão pela frente a antiga rivalidade contra o Green Bay Packers, em jogo novamente em Chicago.

Logo na primeira passe de bola, Chicago mostrou ao que veio, com um passe de 58 jardas de Jay Cutler para Greg Olsen. Chester Taylor ampliou ainda no fim do primeiro quarto com uma corrida de uma jarda. Em dia de running back, Cutler fez 21 a 0 para os Bears com uma corrida de seis jardas logo no início do segundo quarto.
E foi o quarterback quem pôs um “ponto final” no confronto, com novo TD correndo, desta vez para nove jardas. Daí para frente, a partida se arrastou até o fim, com as duas equipes pontuando, mas sem Seattle chegar a realmente ameaçar a vitória da equipe da casa.

Brasil perde mais uma e está fora do Mundial de Handebol

Em sua melhor partida, seleção é derrotada pela Noruega por 26 a 25

Por GLOBOESPORTE.COM Norrköping, Suécia
O Brasil até fez uma partida equilibrada com a Noruega nesta terça-feira, mas acabou sofrendo sua quarta derrota no Campeonato Mundial de Handebol, na Suécia, e não tem mais chance de classificação para a segunda fase da competição. Apesar de ter feito um bom fim de jogo, a seleção brasileira perdeu por 26 a 25 (13 a 12).
Depois de um primeiro tempo equilibrado, a Noruega conseguiu abrir cinco gols de vantagem na segunda etapa. No final da partida, porém, o Brasil deu emoção ao duelo, encostando no placar e tendo até a chance da virada que, no entanto, nãoaconteceu.

- Mesmo sendo derrota, esse foi o nosso melhor resultado no Mundial. Falhamos em alguns setores, mais conseguimos jogar bem nos contra-ataques. Perdemos em detalhes. Com esse empenho, tenho certeza de que teríamos vencido as outras partidas – disse o armador Japa.
O artilheiro brasileiro na partida foi o armador Zeba, com seis gols. Além dele, marcaram pelo Brasil Léo (5), Japa (4), Chiuffa (2), Borges (5) e Vinícius (3). A seleção se despede do campeonato na quinta-feira, às 14h (de Brasília), contra o Japão.

Neymar: 'Quanto mais o brasileiro apanha, mais ele quer jogar futebol'

Jogador segue o pensamento do companheiro Lucas e diz que as faltas dos adversários motivam atletas mais habilidosos a buscar os lances individuais

Por Márcio Iannacca Direto de Tacna, Peru
Neymar marcou quatro gols na vitória do Brasil sobre o Paraguai por 4 a 2, na madrugada desta terça-feira, em Tacna, no Peru, pela Sul-Americano sub-20. Além dos tentos, o jogador desfilou um repertório variado de dribles desconcertantes nos adversários. E foi justamente por conta disso que os paraguaios perderam a cabeça e passaram a caçar o craque em campo. Sem papas na língua, o atacante mandou um recado para os brucutus.
- O Ney Franco falou como seria o Sul-Americano. Muitas faltas, muitas chegadas mais duras. Mas o jogador brasileiro é assim. Quanto mais o adversário faz faltas e bate, mais ele gosta de jogar. Todos os atletas habilidosos da Seleção têm esse pensamento. A cada falta, nós temos mais vontade de jogar futebol - afirmou Neymar.
GALERIA DE FOTOS: veja as melhores imagens do triunfo brasileiro em Tacna
Curiosamente, dois dias antes do confronto diante dos paraguaios, o meia Lucas tinha utilizado uma frase parecida com a de Neymar.
- Sempre fui caçado em campo nas categorias de base. Mas quanto mais me batem, mais eu jogo - disse o jogador do São Paulo.
Porém, apesar das palavras de Neymar, quem teve jogadores expulsos foi o Brasil. Zé Eduardo e Henrique receberam vermelho, isso sem contar que o treinador Ney Franco também acabou sendo excluído. O artilheiro brasileiro também foi punido após cavar uma falta e abraçar a bola, recebendo o amarelo.
Na próxima quinta-feira, a Seleção sub-20 volta a campo para enfrentar a Colômbia, em Tacna, pela segunda rodada do Grupo B do Sul-Americano da categoria. A competição dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia.
Neymar gol Seleção Sub-20Caçado em campo, Neymar respondeu com gols: foram quatro na vitória sobre o Paraguai (Foto: Mowa)

Comitê Organizador de 2014 divulga novas fotos das obras no Maracanã

Demolição do anel superior da arquibancada está em fase avançada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
obras no estádio MaracanãOs blocos das arquibancadas caem inteiros e são
triturados no chão  (Foto: Divulgação)
O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (LOC) divulgou nesta terça-feira novas fotos das obras do Maracanã. Pelas imagens, o anel inferior já está totalmente destruído e a demolição do superior está em fase avançada.
De acordo com o site oficial da Copa, o trabalho de demolição tem utilizado o que há de mais moderno na construção civil. Como, por exemplo, um cabo diamantado para fazer o corte no ponto previsto pelos engenheiros no anel superior: os blocos de arquibancada caem inteiros e são triturados no chão.
O LOC informa também que até março será feita a detecção de problemas estruturais. Pequenos furos são feitos nas rampas, pilares e cobertura para utilização do ultrassom.
obras no estádio MaracanãAnel superior do Maracanã já está quase todo demolido pelos operários (Foto: Divulgação )

Cadê o centroavante? Contra riscos, Tite aguarda chegada de camisa 9

Treinador diz que contratação de um goleador é prioridade para a equipe não sofrer com mudanças táticas quando Ronaldo não estiver em campo

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Treino Corinthians - TiteTite no treino do Corinthians (Foto: AE)
Procura-se desesperadamente um centroavante. Depois de não conseguir tirar Adriano do Roma-ITA e receber um não do Sevilla-ESP por Luis Fabiano, o Corinthians não desistiu de encontrar um novo camisa 9. Ainda sonhando com o Fabuloso e esperando por Marcelo Moreno, o técnico Tite admite que a prioridade é a chegada de um novo goleador para não prejudicar a equipe com constantes mudanças táticas.
- É importante, é uma das prioridades. A direção está envolvida nesse objetivo. Estamos atrás de três jogadores importantes para acrescentar ao grupo pelas competições que temos. Estamos buscando – afirmou.
O comandante alvinegro, aliás, já projeta como seria a equipe com a chegada de Luis Fabiano ou Marcelo Moreno. O treinador entende que eles poderiam atuar normalmente ao lado de Ronaldo. Na semana passada, o Fenômeno, outro que deseja muito a vinda de outro centroavante, já admitiu jogar mais recuado para abrir espaço.
- O jogador pode ser móvel independentemente de ser alto. O Ronaldo é pivô, mas sai bastante, vem trabalhar nas costas dos volantes. Considero o Marcelo um pivô. O Luis pode jogar com o Ronaldo também. Ele se movimenta e volta como centroavante – explicou.
Enquanto um novo camisa 9 não chega, Tite quebra a cabeça para encontrar opções. Sem Ronaldo, poupado, ele vai escalar Jorge Henrique e Dentinho contra o Bragantino, quarta-feira, às 22h, no interior. Para tentar acabar com a carência momentaneamente, o treinador promoveu ao elenco profissional os garotos Jô e Elias, que disputaram a última Copa São Paulo.
- Ela (mudança) modifica a engrenagem da frente por não ter um jogador mais pivô. Porém, agora, tenho que trabalhar alguma forma alternativa que consiga produzir. Treinamentos e jogos vão proporcionar um desenvolvimento com um jogador sem essa mesma característica. É importante que venha um jogador com esse perfil para não estarmos correndo riscos – completou.

Flamengo derrota o São Paulo e avança às quartas da Copinha

Time rubro-negro enfrenta agora o Coritiba na próxima quinta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Limeira, SP
Com uma boa atuação no segundo tempo, o Flamengo venceu o São Paulo, por 1 a 0, nesta terça-feira, em Limeira (SP), e se classificou para as quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O gol de Alex, aos 36 minutos do segundo tempo, deu ao time rubro-negro o direito de enfrentar o Coritiba na luta por uma vaga nas semifinais da competição, na próxima quinta-feira.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado, mas sem que as duas equipes criassem chances reais de gol. Tanto que uma pancadaria entre pessoas vestidas com uniformes dos dois times chamou mais a atenção do que o jogo, por volta dos 25 minutos.
A melhor chance para o time paulista ocorreu aos 14, quando a zaga do Flamengo bobeou, Alfredo roubou a bola, invadiu a área e chutou cruzado. César fez grande defesa e evitou o gol tricolor. Para o Rubro-Negro a maior oportunidade veio somente aos 41, com Adryan chutando de muito longe com força, obrigando o goleiro Leonardo a defender em dois lances.
Na segunda etapa o panorama não mudou muito até que, aos 15, o centroavante rubro-negro Lucas arriscou de longe e quase marca, acertando o ferro que segura a rede do gol são-paulino. Sete minutos depois o Flamengo voltou a ameaçar, com Lorran quase completando na pequena área um cruzamento da esquerda.
negueba flamengo são paulo copa são paulo de futebol juniorNegueba protege a bola na vitória do Fla sobre o São Paulo em Limeira (Foto: Gaspar Nobrega / Vipcomm)
A resposta são-paulina veio após uma confusão na área, a bola sobrou limpa para Dener, que bateu forte, mas o goleiro César salvou o Flamengo com o pé direito. Aos 30, a equipe carioca voltou a ameaçar com um bom chute de Negueba de fora da área que o goleiro Leonardo espalmou com dificuldades para escanteio.
Um minuto depois, Rafinha cruzou da direita e Thomás, livre de frente para Leonardo, cabeceou para marcar, mas o goleiro são-paulino operou um milagre, jogando com um tapa a bola no travessão. O Flamengo dominava e já fazia por merecer o gol. E ele veio aos 36: Negueba fez boa jogada pela esquerda e deu um balão para a área, Leonardo deu um soco na bola pressionado por Thomás e ela sobrou para Alex tocar para o gol com tranquilidade.
O São Paulo então partiu em busca do empate, pressionou muito, mas o Flamengo ameaçava em rápidos contra-ataques puxados por Rafinha pela ponta direita. Aos 46, quase a equipe paulista empata: Miranda cruzou da esquerda na área, Caio pegou livre dentro da área do outro lado, mas o goleiro César salvou o time rubro-negro mais uma vez e garantiu a vitória e a classificação do Flamengo.
 

Polícia mexicana prende suposto autor de disparo contra Cabañas

José Jorge Balderas Garza foi detido em Bosques de las Lomas

Por GLOBOESPORTE.COM Cidade do México
A Secretaria de Segurança Pública Federal do México anunciou nesta terça a prisão de José Jorge Balderas Garza, mais conhecido como “JJ”, acusado de ter sido o autor do disparos contra o paraguaio Salvador Cabañas.
O crime ocorreu no dia 25 de janeiro em uma boate na Cidade do México. Após uma suposta discussão, o ex-atacante do América-MEX acabou sendo alvejado na cabeça. Por conta dos ferimentos, Cabañas dificilmente voltará a jogar futebol
José Jorge Balderas Garza, que estava foragido desde então, foi preso durante uma operação da policial local em Bosques de las Lomas.
 

Carioca 2011: com simpatia pelo 'fator zebra', Botafogo busca o bi

Grupo alvinegro se apoia novamente na condição de azarão para surpreender rivais que fizeram grandes investimentos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Finalista das últimas cinco decisões do Campeonato Carioca e atual campeão, o Botafogo tinha tudo para começar a competição de 2011 como forte candidato ao título. Mas a contratação de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo e a conquista do Campeonato Brasileiro pelo Fluminense teoricamente colocam o Alvinegro mais abaixo na lista dos favoritos. Mas nada que incomode o elenco. Aliás, em General Severiano, o "fator zebra" é visto até com simpatia.
O Botafogo nunca escondeu que o fato de ter sido considerado a quarta força do estado em 2010 serviu de impulso para que a equipe ganhasse ânimo e levantasse a taça. Agora, o grupo se mostra igualmente confiante, embora saiba ser dono de uma responsabilidade maior por defender o título.
Para levantar novamente a taça, o Botafogo apostou na manutenção da base que também chegou ao sexto lugar no Campeonato Brasileiro. Para começar, segurou o técnico Joel Santana e contratou alguns jogadores que ainda buscam afirmação, além de outros mais conhecidos. Mas a ideia é manter a premissa de formar um grupo tão competitivo quanto discreto.
Enquete: o Botafogo será campeão carioca?
Sim 80%
Não 20%
A torcida também demonstra confiança sem alarde. Os alvinegros ficaram em terceiro lugar em aprovação na enquete promovida nas páginas dos clubes no GLOBOESPORTE.COM. Enquanto 93% dos rubro-negros acreditam no título, seguidos por 89% dos tricolores, 80% dos torcedores do Botafogo responderam "sim" para a pergunta se o time será bicampeão. No Vasco, o índice foi de 76%.

arevalo apresentação botafogoArévalo Rios: mais um uruguaio a tentar fazer história no Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
A formação tática:
tática 90x56
Nos primeiros treinos do ano, Joel Santana mostrou que manterá a estrutura utilizada em 2010. O treinador aposta no 3-5-2, principalmente agora que poderá contar com alas mais velozes, em relação aos do ano passado. No meio-campo, apenas um jogador tem características ofensivas, e será ele um dos responsáveis por municiar o ataque formado por Herrera e Loco Abreu.

Os destaques da pré-temporada:
Marcio Azevedo Botafogo
Três dos quatro reforços que chegaram no início de janeiro mostraram boa desenvoltura nos treinamentos. Os laterais Lucas, pela direita, e Márcio Azevedo, pela esquerda, além do zagueiro João Filipe atuaram de forma desinibida. No meio, Marcelo Mattos comprovou sua importância para o elenco, dando consistência defensiva à equipe.

Quem chegou e quem saiu:
chamada Vai e Vem do Mercado 2010 - 140x110
O primeiro lote de reforços do Botafogo se apresentou no dia 5 de janeiro, data da volta ao trabalho após as férias. João Filipe e Lucas, ambos ex-Figueirense, e Márcio Azevedo, que veio do Atlético-PR, foram as novidades. Em seguida, o clube contratou Arévalo Ríos, Everton e Rodrigo Mancha. Saíram os experientes Lucio Flavio e Leandro Guerreiro, além do lateral Marcelo Cordeiro e dos atacantes Edno e Jobson.

A expectativa de Herrera:
Herrera na coletiva do Botafogo
"Acho que a briga pelo título será muito equilibrada. O Fluminense tem um bom time, mas não pode ser considerado o melhor de todos. Acho que os quatro grandes têm as mesmas condições, e vamos trabalhar para conquistarmos mais uma vez o título. Mas, para nós, o Estadual não será o suficiente. Gostaria muito de voltar a disputar uma Libertadores."

A opinião do blogueiro do torcedor:

blog torcedor
João Roberto Gomes: "Ah, o Campeonato Carioca! Lá se vão cinco longos anos em que não se vê uma final sequer sem a presença do Glorioso Botafogo. Aliás, Cariocão e Fogão combinam muito além da rima, pois se referem ao atual detentor do troféu de grande campeão. A palavra “cavadinha” te lembra alguma coisa, Zé? De sorriso rasgado, confesso: que lembrança louca! A verdade é que, para este ano, mantivemos a base do elenco brigador da temporada passada, fizemos dispensas necessárias, algumas contratações - comedidas, é claro - mas é desse jeito que a Estrela Solitária gosta de surpreender. Quando todos a subestimam, quando os holofotes apontam pra outro lado, ela chega brilhante e passa por cima, atropela. Em 2011, a história vai ter sequência. Hasteie as bandeiras, Zé. Porque o bi do Botafogo já está a caminho!" (Confira o blog)"

Carioca 2011: com Ronaldinho e Thiago Neves, Fla sobe a favorito

Vice-campeão da Taça Rio em 2010, Rubro-Negro tenta apagar derrota do Império do Amor no ano passado

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Pedido de Ano Novo do torcedor do Flamengo: um time forte, vencedor e à prova de polêmicas. Pelo menos o primeiro quesito foi atendido pela presidente Patricia Amorim. O Rubro-Negro ganhou nomes expressivos para a nova temporada e surge como favorito ao título do Campeonato Carioca. No gol, Felipe. No meio, Thiago Neves. Nada, no entanto, se compara ao peso do acerto com Ronaldinho Gaúcho. Depois de uma novela de contornos dramáticos, a diretoria anunciou nos primeiros dias de janeiro a maior contratação do futebol brasileiro em 2011. O craque, ex-Milan, chega para "carregar o time", segundo o técnico Vanderlei Luxemburgo.
Desenha-se uma equipe galáctica, capaz de fazer a maior torcida do país esquecer as polêmicas, a derrota do Império do Amor para o Botafogo de Loco Abreu, a queda na Libertadores, a prisão do goleiro Bruno, o retorno e a saída de Zico, e o risco constante de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Marcas de um 2010 para esquecer. Uma temporada de ebulição constante, decepções e pouco futebol.
Luxa rejuvenesceu o grupo e deixou fora dos planos nomes importantes como Petkovic e Kleberson. Além dos astros, o departamento de futebol decidiu fazer apostas. Os meias Darío Bottinelli e Vander e o atacante Wanderley são jogadores desconhecidos que têm o aval do treinador.
Enquete: o Flamengo será campeão carioca?
Sim 93%
Não 7%
Na prática, o rosto do Flamengo ainda está escondido, mas, no imaginário do torcedor, já começou a empolgar. Prova disso foi o resultado da enquete promovida nas páginas dos clubes no GLOBOESPORTE.COM. Os rubro-negros foram os mais empolgados neste início de temporada: 93% acreditam que o time serão o campeão carioca (o Fluminense vem em segundo, com 89%; o Botafogo teve 80%, e o Vasco, 76%)
Ronaldinho Batismo Flamengo LondrinaRonaldinho foi contratado com a missão de fazer o Flamengo decolar (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
A formação tática:
tática 90x56
No 4-2-3-1, Thiago Neves, Bottinelli e Ronaldinho se movimentam e encostam em Deivid, um atacante mais fixo. É uma das alternativas. Luxa chegou a trabalhar assim num coletivo em Londrina, durante a pré-temporada, mas sem os astros (Fierro, Renato e Vander foram testados). Ronaldinho poderia atuar aberto pela esquerda, Bottinelli seria o articulador central e Thiago Neves armaria pela direita, com o trio podendo trocar de posições constantemente. Maldonado e Willians continuariam à frente da zaga. Egídio ainda precisa mostrar que é o melhor nome para a lateral esquerda.

Os destaques da pré-temporada:
Vander com a camisa do Flamengo
Foram apenas dois amistosos, mas Vander deixou boa impressão com o trabalho feito na pré-temporada em Londrina. Aos 20 anos, o meia, revelado pelo Bahia, chama a atenção pela ousadia. Tem o hábito de partir ao ataque com dribles e velocidade. Quem também começou bem foi o argentino Darío Bottinelli. O gol de falta marcado na vitória por 2 a 1 sobre o América-MG animou os rubro-negros.

Quem chegou e quem saiu:
chamada Vai e Vem do Mercado 2010 - 140x110
O Flamengo foi o responsável pela principal contratação do futebol brasileiro em 2011. Depois de uma árdua disputa com Grêmio e Palmeiras, o Rubro-Negro anunciou a chegada de Ronaldinho Gaúcho. Além do craque, chegaram os meias Thiago Neves, Darío Bottinelli e Vander, o goleiro Felipe e o atacante Wanderley. Antes da viagem a Londrina para a pré-temporada, Petkovic, Kleberson, Val Baiano, Diogo e Correa foram deixados fora dos planos de Luxemburgo. Confira o Vai e Vem do Mercado.

A expectativa de Thiago Neves:
Thiago Neves Flamengo Londrina
"O Botafogo tem um grupo muito forte, comprovou isso no Campeonato Braslieiro todo. O Fluminense também. O Vasco vem por fora, mas sempre complica. O Flamengo não está à frente de ninguém. Claro que montou uma equipe forte, mas no Carioca é tudo muito igual."

A opinião do blogueiro do torcedor:
blog do torcedor flamengo
Arthur Muhlenberg: "No primeiro Campeonato Carioca sem o Maracanã desde 1992, o Flamengo será a única atração turística da temporada carioca de futebol. Isto é um fato. As estatísticas, a história e a nossa tradição no certame fazem com que todo rubro-negro, sempre na humildade máxima, encare a conquista de mais um Campeonato Carioca como uma obrigação do Flamengo. E mesmo que em 2009 não tivéssemos arrebatado das delicadas mãos tricolores a valiosa hegemonia regional, conquistar o Carioca 2011 é mais obrigação ainda, porque neste ano o estelar elenco do Flamengo simplesmente humilha, ofusca e relega ao ostracismo todas as outras equipes. Seria ótimo termos um Carioca equilibrado, mas Vasco, Botafogo, Fluminense e os outros amiguinhos pouco poderão fazer na hora em que o indomável esquadrão vermelho e preto começar a se impor. Chato, né?"  (Confira o blog).

Carioca 2011: campeão brasileiro, Flu agora tenta quebrar jejum estadual

Dividido entre o Estadual e a Libertadores, Tricolor não levanta troféu desde 2005 e deseja também se igualar ao Flamengo como maior vencedor

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A preferência é, sem dúvidas, a Libertadores. Mas no Fluminense todo mundo sabe que uma má campanha no Campeonato Carioca poderá aumentar a pressão e trazer problemas para a disputa continental. Sendo assim, ninguém quer saber de deixar de lado o estadual, e o Tricolor promete manter o embalo do título do Brasileirão para superar os rivais, levantar o troféu após seis anos e, de quebra, se igualar ao Flamengo no número de conquistas (atualmente são 31 contra 30).
Para isso, o Flu manteve quase todo o elenco que levantou o título nacional em 5 de dezembro de 2010 e contratou reforços pontuais, como gostam de falar os dirigentes. Para se juntar a Conca, Deco, Fred, Emerson & cia., já chegaram Diego Cavalieri e Souza. Edinho e Araújo também estão acertados e farão parte do elenco.
Para a estreia, às 19h30m (de Brasília) de quinta-feira, contra o Bangu, no Engenhão, Muricy Ramalho tem problemas: Conca, em fase de recuperação de uma artroscopia, e Emerson, com um problema ósseo no tornozelo esquerdo, estão vetados. Souza e Rodriguinho devem ser os substitutos.
O Tricolor se preparou em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, de 5 a 16 de janeiro. Neste período, realizou dois jogos-treino e venceu Democrata (MG) e Tigres do Brasil por 5 a 2.
Enquete: o Fluminense será campeão carioca?
Sim 89%
Não 11%
A boa preparação, os reforços e o tri brasileiro deixaram a torcida empolgada. Em enquete nas páginas dos clubes no GLOBOESPORTE.COM, a confiança tricolor só perde para a euforia rubro-negra com Ronaldinho Gaúcho: 89% dos torcedores responderam que o Fluminense será campeão carioca (o Flamengo liderou o resultado final, com 93%; o Botafogo teve 80% de aprovação e o Vasco, 76%).
Fred Souza treino FluminenseFred e Souza: base mantida e boas apostas no Flu versão 2011 (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
A formação tática:
tática 90x56
Como em time que está ganhando não se mexe, o Fluminense vai manter no Carioca o esquema tático que o levou ao título do Brasileirão: o 4-4-2. Com o setor defensivo inalterado, Gum e Leandro Euzébio permanecem como únicos zagueiros de origem, mas sempre com a companhia "disfarçada" de Valencia. No meio-campo, Souza faz o papel de Conca e, ao lado de Deco, abastece o ataque.

Os destaques da pré-temporada:
Souza no treino do Fluminense
Velho conhecido de Muricy Ramalho, Souza foi o grande destaque da pré-temporada do Fluminense. Com desenvoltura e personalidade, assumiu a vaga deixada por Conca, que se recupera de uma artroscopia, e foi o melhor em campo nos dois jogos-treino realizados. Fred e Valencia foram outros que se destacaram nos testes contra Democrata (MG) e Tigres do Brasil.

Quem chegou e quem saiu:
chamada Vai e Vem do Mercado 2010 - 140x110
Campeão brasileiro, o Fluminense buscou somente as chamadas contratações pontuais. Anunciados e apresentados até o momento, apenas o goleiro Diego Cavalieri e o apoiador Souza. O volante Edinho e o atacante Araújo, porém, já estão acertados. O ex-jogador de Goiás e Cruzeiro, inclusive, já treina no clube desde a última quinta. Entre as baixas, a mais significativa é a de Washington, que decidiu se aposentar. Equi Gonzalez e Cássio, que tiveram os contratos encerrados, também deixaram as Laranjeiras.
A expectativa de Muricy:
muricy ramalho fluminense treino
"Os times do Rio estão muito parecidos. Botafogo, Vasco e Flamengo não contrataram muito, a base foi mantida. Acho que o campeonato vai ser muito equilibrado."

A opinião do blogueiro do torcedor:
blog fluminense
João Marcelo Garcez: "Atual campeão brasileiro, o Fluminense entra para ganhar tudo neste ano. Se o elenco já era tido como um dos melhores do país no ano passado, ficou ainda mais forte agora com a chegada do excelente Diego Cavalieri, sobre quem me arrisco dizer que se tornará o maior ídolo tricolor no gol desde Paulo Victor, na década de 80. Souza e Araújo, também contratados, trazem força ofensiva e certeza de muitos gols na temporada. O Flu vai voar alto em 2011." (Confira o blog)

Carioca 2011: pouco badalado, Vasco aposta na base contra o jejum

Com reforços pontuais e perda de apenas um titular do time de 2010, equipe está otimista para levantar a taça que não conquista desde 2003

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Já faz tempo que os torcedores vascaínos não sabem o que é conquistar o Campeonato Carioca. A última vez foi em 2003, quando a equipe tinha, entre outros, Marcelinho Carioca, Léo Lima e Souza. De lá para cá, o clube vive um incômodo jejum. Mesmo que de forma velada e cautelosa, existe um grande otimismo interno de que as coisas podem melhorar para o Gigante da Colina. O primeiro desafio será nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), contra o Resende.
Menos badalado do que os rivais, o Vasco aposta na manutenção da base de 2010 e na chegada de reforços em posições que se mostraram carentes na última temporada, como um centroavante. Os grandes nomes seguem sendo Felipe, Carlos Alberto e Eder Luis. Após o bom último ano, Dedé também é certeza de segurança na zaga.
Enquete: o Vasco será o campeão carioca?
Sim 76%
Não 24%
Apesar do otimismo da diretoria, comissão técnica e dos jogadores, os torcedores vascaínos foram os que se mostraram menos confiantes no título em enquete realizada pelo GLOBOESPORTE.COM. Foram 76% apostando no título, menos do que flamenguistas (93%), tricolores (89%) e botafoguenses (80%).
Pela primeira vez, cruzmaltinos e rubro-negros estarão no mesmo grupo, que terá ainda o América, Boavista, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Americano e Resende.
Carlos Alberto no treino do VascoCarlos Alberto tenta se livrar da rotina de lesões do ano passado (Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)
A formação tática:
tática 90x56
A formação tática do Vasco para este início de temporada será bastante parecida com a de 2010. Pela forma que armou o time até agora, o técnico Paulo César Gusmão vai escalar uma linha com quatro jogadores atrás, dois volantes, dois meias e dois atacantes. A principal novidade para 2011 é a presença de um homem de referência na frente: Marcel. Com a presença de dois jogadores pouco marcadores no meio de campo (Felipe e Carlos Alberto), PC já avisou que somente um lateral deve atacar de cada vez.

Os destaques da pré-temporada:
Anderson Martins Vasco
A equipe fez a pré-temporada em Atibaia, e todos deixaram o interior de São Paulo satisfeitos com o trabalho realizado. Quem aproveitou bem este período e se encheu de moral no grupo foi o zagueiro Anderson Martins, que veio do Vitória e já garantiu a vaga entre os titulares. Carlos Alberto, que chegou "fininho", também se destacou, apesar de ter levado uma pancada no joelho direito e perdido algumas atividades.

Quem chegou e quem saiu:
chamada Vai e Vem do Mercado 2010 - 140x110
Do time titular, apenas o volante Rafael Carioca saiu do clube. Com a manutenção do elenco, a diretoria contratou quatro reforços em posições carentes: o zagueiro Anderson Martins, o volante Eduardo Costa e os atacantes Marcel e Misael. Enrico, Jeferson e Marcio Careca voltaram de empréstimo. Outros atletas que deixaram São Januário: Tiago, Titi, Ernani, Carlinhos, Magno, Bruno Paulo, Nunes e Rafael Coelho (fora dos planos).

A expectativa do técnico Paulo César Gusmão:
pc gusmão vasco treino atibaia
"Nós temos um grupo comprometido, consciente do que é vestir a camisa do Vasco. O mais importante será equilibramos as nossas finanças, este seria o nosso maior reforço. O grupo é de qualidade. Já tínhamos uma base e fizemos contratações pontuais. O objetivo é buscar o campeonato."

A opinião do blogueiro torcedor:
blog do torcedor vasco
Julio Cesar: "Fila de espera grande, falta de grana, reforços não muito badalados, pressão e falta de paciência da torcida. Várias são as razões para se imaginar que o Vasco não irá bem nesse Carioca. Mas o que todos esquecem é que a razão tem muito pouca influência no futebol. É por isso que acredito que o Gigante da Colina fará um bom estadual e brigará pelo título. A equipe manteve a base, os problemas físicos de 2010 parecem ser coisa do passado, e o elenco mostra uma motivação como há muito não se vê. Falem o que quiserem, mas um time com Prass, Fagner, Dedé, Ramon, Eduardo Costa, Felipe, Carlos Alberto e Eder Luis pode brigar de igual para igual com qualquer time do país. Tenha ele Conca, Fred, Loco Abreu ou Ronaldinho Gaúcho. Pode aguardar, torcida: o Vasco esse ano vai surpreender e acabar com o jejum de títulos!" (Confira o blog)

Carioca 2011: atrações de sobra para compensar o Maracanã fechado

Chegada de Ronaldinho Gaúcho ao Fla remete à badalação em torno de Romário em 1995, ano de torcidas empolgadas e grandes clássicos

Ronaldinho Gaúcho, Conca, Loco Abreu, Carlos Alberto. O Campeonato Carioca de 2011 será o primeiro sem Maracanã desde 1992, mas não faltam ingredientes para compensar a ausência do grande templo do futebol do Rio.  Tricolores entram em campo embalados pelo título brasileiro. Rubro-negros não conseguem controlar a ansiedade depois da chegada do novo camisa 10. Alvinegros lutam pelo bi, e não há como duvidar de um time comandado por Joel, dono de sete cariocas. O Vasco não fez uma grande contratação, mas é quem tem a maior fome de conquistas. Sem títulos desde 2003, a meta é tentar transformar a pressão em combustível para encerrar o jejum.
Primeira rodada do Carioca
Quarta, 17h Boavista x América
Quarta, 19h30m Vasco x Resende
Quarta, 22h Flamengo x Volta Redonda
Quinta, 17h Americano x Nova Iguaçu
Quinta, 17h Olaria x Madureira
Quinta, 17h Botafogo x Duque de Caxias
Quinta, 19h30m Bangu x Fluminense
Quinta, 19h30m Macaé x Cabofriense
 A presença de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo remete ao emocionante estadual de 1995. Na época, os rubro-negros sacudiram uma competição desacreditada. Contrataram Romário, maior jogador do mundo no ano anterior. O Botafogo já tinha Túlio como atração, e o Fluminense decidiu investir em Renato Gaúcho. Estava criado o clima de provocação nas ruas, e o resultado foi uma competição empolgante das primeiras rodadas até o gol de barriga de Renato na última rodada do octogonal final. O técnico tricolor na ocasião era Joel Santana, que bateu na decisão o Flamengo de Vanderlei Luxemburgo.
Se Joel, Vanderlei e PC Gusmão conhecem bem a competição - o comandante vascaíno foi goleiro reserva de Acácio no bi estadual em 87/88 - Muricy Ramalho, papa-títulos do Brasileiro com quatro conquistas, tenta erguer pela primeira vez o troféu na cidade que aprendeu a admirar no ano passado. Para o seu Fluminense, a prioridade é a Libertadores. Mas não há como desprezar a chance de empatar com o Flamengo novamente em número de conquistas estaduais. O clube da Gávea tem um título a mais (31 a 30).

Veja como estão os quatro grandes


Se depender da empolgação da torcida, a hegemonia rubro-negra será ampliada. Em enquete no GLOBOESPORTE.COM, a torcida do Flamengo foi a que se mostrou mais confiante no título: 93% responderam sim à pergunta: "seu time vai ser campeão estadual?".  Os vascaínos foram os mais céticos, com 81%.
O regulamento
A competição repete o modelo dos últimos anos, com 16 clubes divididos em duas chaves de oito. No Grupo A estão Flamengo, Vasco, América, Americano, Boavista, Nova Iguaçu, Resende e Volta Redonda. No Grupo B, Fluminense, Botafogo, Madureira, Olaria, Cabofriense, Bangu, Macaé e Duque de Caxias. Na Taça Guanabara, os times jogam contra  adversários do mesmo grupo. A semifinal será entre o primeiro do A contra o segundo do B, e o primeiro do B contra o segundo do A. Na Taça Rio, as equipes enfrentam rivais do outro grupo. O campeão da Taça Guanabara faz a final do campeonato com o vencedor da Taça Rio (no ano passado o Botafogo venceu os dois turnos e não houve final).
Todos os campeões
Confira o time, o número de títulos e os anos em que foram conquistados.
Flamengo: 31 títulos1914, 1915, 1920 , 1921, 1925, 1927, 1939, 1942, 1943, 1944, 1953, 1954, 1955,  1963,  1965,  1972, 1974, 1978, 1979,  1979 especial, 1981, 1986, 1991, 1996, 1999, 2000, 2001, 2004, 2007,  2008 e 2009.
Fluminense: 30 títulos1906, 1907, 1908, 1909, 1911, 1917, 1918, 1919 , 1924, 1936, 1937, 1938, 1940, 1941, 1946, 1951, 1959, 1964, 1969, 1971, 1973, 1975, 1976, 1980, 1983, 1984, 1985, 1995, 2002 e 2005.
Vasco: 22 títulos1923, 1924, 1929, 1934, 1936, 1945, 1947, 1949, 1950, 1952, 1956, 1958, 1970, 1977, 1982, 1987, 1988, 1992, 1993, 1994, 1998 e 2003.
Botafogo: 19 títulos1907, 1910, 1912, 1930, 1932, 1933, 1934, 1935, 1948, 1957, 1961, 1962, 1967, 1968, 1989, 1990, 1997, 2006 e 2010.
América: 7 títulos1913, 1916, 1922, 1928, 1931, 1935 e 1960.
Bangu: 2 títulos1933 e 1966
São Cristóvão: 1 título1926
Paissandu: 1 título1912
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Neymar iguala marca de Caio, que brinca: 'Olha ele querendo me imitar'

Comentarista da TV Globo fez quatro gols no Pré-Olímpico de 96. Em 2011, craque do Peixe repete feito no Sul-americano, que vale vaga para os Jogos

Por Márcio Iannacca e Zé Gonzalez Direto de Tacna, Peru, e São Paulo
 Neymar conquistou um feito raro com a camisa da Seleção Brasileira que busca uma vaga nas Olimpíadas: marcar quatro gols em uma mesma partida. Na madrugada desta terça-feira, o craque da sub-20 balançou quatro vezes a rede do Paraguai, em Tacna, no Peru, pelo Sul-Americano da categoria, que dá duas vagas para os Jogos de Londres, em 2012. Somente outro atacante canarinho havia conseguido a marca em um PréOlímpico: Caio Ribeiro, atual comentarista da TV Globo, em 1996.
A vítima de Neymar em 2011 foi o Paraguai na última madrugada no 4 a 2. Em 1996, Caio foi o algoz da Bolívia, na vitória de 4 a 1 em Tandil, na Argentina, no dia 23 de fevereiro. No bate-papo com o GLOBOESPORTE.COM, o ex-jogador brincou com o feito do craque da sub-20.
- Olha o Neymar querendo me imitar (risos) - afirmou Caio, por telefone.
Neymar gol Seleção Sub-20Neymar comemora um de seus gols pela Seleção
Sub-20 na vitória sobre o Parafuai (Foto: Mowa)
E quem pensa que as lembranças ficaram no passado, que nada. Caio tem todos os lances da partida na cabeça.
- Foi o único jogo oficial que eu fiz quatro gols. Cheguei a fazer seis no Napoli, mas era amistoso em fase de pré-temporada. Lembro bem desse jogo. O primeiro gol foi num rebote do goleiro, que soltou um chute do Juninho (Paulista). O segundo foi num cabeceio no segundo pau. No terceiro, a defesa tentou fazer linha de impedimento e eu fiquei cara a cara com o goleiro. O quarto foi o mais legal: foi uma arrancada do Roberto Carlos,que cruzou, mas a bola passou um pouco de mim e eu tive de me atirar, meio num carrinho-voleio, para acertar - relembrou o atacante.
Mas não é só Caio Ribeiro que ficará com o jogo gravado na cabeça. Neymar classificou a atuação diante dos paraguaios como uma das melhores da carreira.
- Foi uma das melhores da minha vida por eu ter feito quatro gols. Dedico essa atuação a Deus e aos meus companheiros. Mas eu penso da seguinte forma: se o Bruno Uvini não corresse e a defesa não fizesse o seu papel, eu não conseguiria fazer os quatro gols. Agradeço a todos os meus companheiros por tudo o que eu fiz - disse o atacante da sub-20.
Principal estrela da sub-20, em Tacna, Neymar foi chamado de "novo Pelé" pelos peruanos. Para Caio, o atacante do Peixe consegue resolver os jogos com lances de genialidade, bem diferente de seu estilo nos tempos de profissional.
- O Neymar é um craque. Se tiver a cabeça no lugar tem tudo para ser o melhor do mundo. No nível do Messi. Eu sempre fui aquele jogador que precisei do conjunto. Já o Neymar joga sozinho. Quando o jogo está duro, mete bola nele que ele resolve - afirmou Caio Ribeiro.
Na próxima quinta-feira, quem não conseguiu assistir à atuação de gala de Neymar diante dos paraguaios terá a oportunidade de presenciar uma nova apresentação do craque. A Seleção Brasileira sub-20 volta a campo para enfrentar a Colômbia, em Tacna, pela segunda rodada do Grupo B do Sul-Americano da categoria.

Após duas expulsões na estreia, Ney Franco promete papo com o grupo

Zé Eduardo e Henrique, expulsos no segundo tempo, deixam Seleção sub-20 em situação complicada na estreia da competição continental

Por Márcio Iannacca Direto de Tacna, Peru
Henrique Seleção Sub-20Henrique foi expulso na etapa final (Foto: Mowa)
O técnico Ney Franco prometeu ter uma conversa séria com o grupo nesta terça-feira. Apesar da vitória da Seleção Brasileira sub-20 por 4 a 2 sobre o Paraguai, em Tacna, no Peru, pelo Sul-Americano da categoria, o treinador não gostou nada de ter jogadores expulsos na etapa final. Segundo o comandante, essa é uma situação que pode ser prejudicial à equipe ao longo do torneio, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia.
O treinador admitiu que os jogos do Sul-Americano são nervosos, mas não vai admitir ter novos problemas de expulsão na sequência da competição continental.
- Demos um primeiro toque no grupo já no vestiário. O time não pode se dar ao luxo de ter um ou dois jogadores expulsos em uma competição como essa. Precisamos lembrar aos atletas que temos adversários qualificados, como a Colômbia, nosso próximo adversário, que pode dificultar a nossa vida caso isso volte a se repetir - afirmou o comandante canarinho.
CONFIRA A TABELA COMPLETA DO SUL-AMERICANO SUB-20
Apesar da conversa que promete ter com os jogadores, Ney Franco lamentou alguns equívocos da arbitragem. Segundo o treinador, o argentino Diego Abal deixou de marcar algumas faltas a favor do time canarinho. E foi justamente por reclamar de tal situação que o comandante acabou expulso.
- Cobrei do árbitro atitude porque o Neymar estava sendo caçado em campo. Questionei uma vez e ele me tirou da lateral do campo. O árbitro cometeu muitos erros em termos de faltas a nossa favor. Ele deixou de marcar algumas - lamentou o comandante.
A Seleção Brasileira volta a campo na próxima quinta-feira, às 21h10m (0h10m, de Brasília), para encarar a Colômbia, no Estádio Jorge Basadre, em Tacna. A equipe comandada por Ney Franco lidera o Grupo B do Sul-Americano, com três pontos. Os colombianos somam apenas um.

Show de dribles! Neymar, Casemiro... Sub-20 desfila habilidade em Tacna

Na estreia contra o Paraguai, na madrugada de terça-feira, Seleção Brasileira vence com autoridade e já desponta como favorita na competição

Por Márcio Iannacca Direto de Tacna, Peru
A Seleção sub-20 estreou com o pé direito na madrugada desta terça-feira no Sul-Americano da categoria, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia. Além da vitória por 4 a 2 sobre o Paraguai, no Estádio Jorge Basadre, em Tacna, no Peru, o Brasil ainda mostrou que tem samba no pé. Durante o confronto, Neymar e Casemiro desfilaram habilidade e aplicaram dribles desconcertantes nos rivais paraguaios, que chegaram a apelar para as jogadas mais ríspidas.
Aos 31 minutos do primeiro tempo, Casemiro recebeu uma bola ainda no campo de defesa e deu uma caneta em um adversário (confira o lance no vídeo acima). O jogador foi um dos destaques da vitória brasileira na estreia da equipe no Sul-Americano.
O outro lance também aconteceu na etapa inicial. Aos 41 minutos, Neymar recebeu pelo lado direito da grande área e entortou o mesmo zagueiro duas vezes. Além de aplicar dribles desconcertantes na estreia brasileira, o jogador marcou quatro vezes no triunfo canarinho.
Na coletiva de imprensa, realizada logo após a partida, Neymar fez uma revelação.
- Eu me diverti muito nesse jogo. Foi umas das melhores atuações da minha carreira - afirmou o jogador.
A Seleção Brasileira volta a atuar pelo Sul-Americano na próxima quinta-feira, às 21h10m (0h10m, de Brasília), contra a Colômbia, em Tacna. Com os resultados da primeira rodada, o time canarinho é o líder do Grupo B, com três pontos. Colombianos e equatorianos ocupam a segunda colocação, com um. Paraguai e Bolívia, que ainda não estreou, estão zerados.

Olé também se rende à atuação de Neymar e o compara até a Maradona

‘O Brasil dançou ao ritmo do craque’, diz diário argentino após atacante marcar quatro gols na vitória sobre o Paraguai, na madrugada de terça

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires
Aos poucos, o mundo se rende ao talento de Neymar. Após marcar quatro gols na vitória sobre o Paraguai, por 4 a 2, na madrugada desta terça-feira, pela estreia do Sul-Americano sub-20, o craque santista foi exaltado até pelos argentinos. E logo comparado ao seu maior ícone: “Neymaradona”. É a manchete do diário Olé.
A publicação destacou toda a sua trajetória desde sua estreia no Santos, em 2009, apenas com 17 anos, passando pelo duelo contra o Palmeiras, no Campeonato Paulista, e a brilhante temporada de 2010, assim como a presença de 15 mil torcedores no estádio para ver o show do jovem atacante. Para o Olé, a Seleção Brasileira dançou ao ritmo de Neymar. Que seja assim até o fim da competição.
print neymar oléReprodução do Olé: comparação até com o ídolo máximo Diego Maradona

Seleção sub-20 realiza treino leve um dia após a goleada sobre o Paraguai

Jogadores trabalham na academia próxima ao CT da Federação Peruana. Atletas que não atuaram também realizam atividade no gramado do local

Por Márcio Iannacca Direto de Tacna, Peru
Regeneração Seleção Sub-20Alex Sandro e Gabriel participaram do treino desta
terça (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)
Os jogadores da Seleção Brasileira sub-20 que participaram dos 90 minutos da vitória por 4 a 2 sobre o Paraguai, na madrugada desta terça-feira, fizeram um treino regenerativo em Tacna, no Peru. Neymar, Lucas, Casemiro & cia. trabalharam em uma academia próxima ao centro de treinamento da Federação Peruana, na periferia da cidade. O grupo realizou a atividade comandada pelo fisioterapeuta Bruno Mazziotti.
Os atletas que não atuaram durante todo o confronto, além do trabalho na academia, ainda foram para o CT da Federação Peruana completar a atividade. O grupo canarinho retornam aos treinos nesta quarta-feira, às 16h (19h de Brasília).
Na quinta-feira, a Seleção sub-20 volta a campo para enfrentar a Colômbia, pela segunda rodada do Grupo B do Sul-Americano da categoria. O time canarinho lidera a chave, com três pontos. Colombianos e equatorianos ocupam a segunda colocação, com um.
Neymar Regeneração Seleção Sub-20O capitão Bruno Uvini e o atacante Neymar também estiveram na academia, na periferia de Tacna. Os dois atletas tiveram atuação destacada contra o Paraguai (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)
Regeneração Seleção Sub-20Casemiro sorri para a foto durante a atividade realizada nesta terça (Márcio Iannacca / Globoesporte.com)