terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Carioca 2011: com simpatia pelo 'fator zebra', Botafogo busca o bi

Grupo alvinegro se apoia novamente na condição de azarão para surpreender rivais que fizeram grandes investimentos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Finalista das últimas cinco decisões do Campeonato Carioca e atual campeão, o Botafogo tinha tudo para começar a competição de 2011 como forte candidato ao título. Mas a contratação de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo e a conquista do Campeonato Brasileiro pelo Fluminense teoricamente colocam o Alvinegro mais abaixo na lista dos favoritos. Mas nada que incomode o elenco. Aliás, em General Severiano, o "fator zebra" é visto até com simpatia.
O Botafogo nunca escondeu que o fato de ter sido considerado a quarta força do estado em 2010 serviu de impulso para que a equipe ganhasse ânimo e levantasse a taça. Agora, o grupo se mostra igualmente confiante, embora saiba ser dono de uma responsabilidade maior por defender o título.
Para levantar novamente a taça, o Botafogo apostou na manutenção da base que também chegou ao sexto lugar no Campeonato Brasileiro. Para começar, segurou o técnico Joel Santana e contratou alguns jogadores que ainda buscam afirmação, além de outros mais conhecidos. Mas a ideia é manter a premissa de formar um grupo tão competitivo quanto discreto.
Enquete: o Botafogo será campeão carioca?
Sim 80%
Não 20%
A torcida também demonstra confiança sem alarde. Os alvinegros ficaram em terceiro lugar em aprovação na enquete promovida nas páginas dos clubes no GLOBOESPORTE.COM. Enquanto 93% dos rubro-negros acreditam no título, seguidos por 89% dos tricolores, 80% dos torcedores do Botafogo responderam "sim" para a pergunta se o time será bicampeão. No Vasco, o índice foi de 76%.

arevalo apresentação botafogoArévalo Rios: mais um uruguaio a tentar fazer história no Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
A formação tática:
tática 90x56
Nos primeiros treinos do ano, Joel Santana mostrou que manterá a estrutura utilizada em 2010. O treinador aposta no 3-5-2, principalmente agora que poderá contar com alas mais velozes, em relação aos do ano passado. No meio-campo, apenas um jogador tem características ofensivas, e será ele um dos responsáveis por municiar o ataque formado por Herrera e Loco Abreu.

Os destaques da pré-temporada:
Marcio Azevedo Botafogo
Três dos quatro reforços que chegaram no início de janeiro mostraram boa desenvoltura nos treinamentos. Os laterais Lucas, pela direita, e Márcio Azevedo, pela esquerda, além do zagueiro João Filipe atuaram de forma desinibida. No meio, Marcelo Mattos comprovou sua importância para o elenco, dando consistência defensiva à equipe.

Quem chegou e quem saiu:
chamada Vai e Vem do Mercado 2010 - 140x110
O primeiro lote de reforços do Botafogo se apresentou no dia 5 de janeiro, data da volta ao trabalho após as férias. João Filipe e Lucas, ambos ex-Figueirense, e Márcio Azevedo, que veio do Atlético-PR, foram as novidades. Em seguida, o clube contratou Arévalo Ríos, Everton e Rodrigo Mancha. Saíram os experientes Lucio Flavio e Leandro Guerreiro, além do lateral Marcelo Cordeiro e dos atacantes Edno e Jobson.

A expectativa de Herrera:
Herrera na coletiva do Botafogo
"Acho que a briga pelo título será muito equilibrada. O Fluminense tem um bom time, mas não pode ser considerado o melhor de todos. Acho que os quatro grandes têm as mesmas condições, e vamos trabalhar para conquistarmos mais uma vez o título. Mas, para nós, o Estadual não será o suficiente. Gostaria muito de voltar a disputar uma Libertadores."

A opinião do blogueiro do torcedor:

blog torcedor
João Roberto Gomes: "Ah, o Campeonato Carioca! Lá se vão cinco longos anos em que não se vê uma final sequer sem a presença do Glorioso Botafogo. Aliás, Cariocão e Fogão combinam muito além da rima, pois se referem ao atual detentor do troféu de grande campeão. A palavra “cavadinha” te lembra alguma coisa, Zé? De sorriso rasgado, confesso: que lembrança louca! A verdade é que, para este ano, mantivemos a base do elenco brigador da temporada passada, fizemos dispensas necessárias, algumas contratações - comedidas, é claro - mas é desse jeito que a Estrela Solitária gosta de surpreender. Quando todos a subestimam, quando os holofotes apontam pra outro lado, ela chega brilhante e passa por cima, atropela. Em 2011, a história vai ter sequência. Hasteie as bandeiras, Zé. Porque o bi do Botafogo já está a caminho!" (Confira o blog)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário