terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Carioca 2011: campeão brasileiro, Flu agora tenta quebrar jejum estadual

Dividido entre o Estadual e a Libertadores, Tricolor não levanta troféu desde 2005 e deseja também se igualar ao Flamengo como maior vencedor

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A preferência é, sem dúvidas, a Libertadores. Mas no Fluminense todo mundo sabe que uma má campanha no Campeonato Carioca poderá aumentar a pressão e trazer problemas para a disputa continental. Sendo assim, ninguém quer saber de deixar de lado o estadual, e o Tricolor promete manter o embalo do título do Brasileirão para superar os rivais, levantar o troféu após seis anos e, de quebra, se igualar ao Flamengo no número de conquistas (atualmente são 31 contra 30).
Para isso, o Flu manteve quase todo o elenco que levantou o título nacional em 5 de dezembro de 2010 e contratou reforços pontuais, como gostam de falar os dirigentes. Para se juntar a Conca, Deco, Fred, Emerson & cia., já chegaram Diego Cavalieri e Souza. Edinho e Araújo também estão acertados e farão parte do elenco.
Para a estreia, às 19h30m (de Brasília) de quinta-feira, contra o Bangu, no Engenhão, Muricy Ramalho tem problemas: Conca, em fase de recuperação de uma artroscopia, e Emerson, com um problema ósseo no tornozelo esquerdo, estão vetados. Souza e Rodriguinho devem ser os substitutos.
O Tricolor se preparou em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, de 5 a 16 de janeiro. Neste período, realizou dois jogos-treino e venceu Democrata (MG) e Tigres do Brasil por 5 a 2.
Enquete: o Fluminense será campeão carioca?
Sim 89%
Não 11%
A boa preparação, os reforços e o tri brasileiro deixaram a torcida empolgada. Em enquete nas páginas dos clubes no GLOBOESPORTE.COM, a confiança tricolor só perde para a euforia rubro-negra com Ronaldinho Gaúcho: 89% dos torcedores responderam que o Fluminense será campeão carioca (o Flamengo liderou o resultado final, com 93%; o Botafogo teve 80% de aprovação e o Vasco, 76%).
Fred Souza treino FluminenseFred e Souza: base mantida e boas apostas no Flu versão 2011 (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
A formação tática:
tática 90x56
Como em time que está ganhando não se mexe, o Fluminense vai manter no Carioca o esquema tático que o levou ao título do Brasileirão: o 4-4-2. Com o setor defensivo inalterado, Gum e Leandro Euzébio permanecem como únicos zagueiros de origem, mas sempre com a companhia "disfarçada" de Valencia. No meio-campo, Souza faz o papel de Conca e, ao lado de Deco, abastece o ataque.

Os destaques da pré-temporada:
Souza no treino do Fluminense
Velho conhecido de Muricy Ramalho, Souza foi o grande destaque da pré-temporada do Fluminense. Com desenvoltura e personalidade, assumiu a vaga deixada por Conca, que se recupera de uma artroscopia, e foi o melhor em campo nos dois jogos-treino realizados. Fred e Valencia foram outros que se destacaram nos testes contra Democrata (MG) e Tigres do Brasil.

Quem chegou e quem saiu:
chamada Vai e Vem do Mercado 2010 - 140x110
Campeão brasileiro, o Fluminense buscou somente as chamadas contratações pontuais. Anunciados e apresentados até o momento, apenas o goleiro Diego Cavalieri e o apoiador Souza. O volante Edinho e o atacante Araújo, porém, já estão acertados. O ex-jogador de Goiás e Cruzeiro, inclusive, já treina no clube desde a última quinta. Entre as baixas, a mais significativa é a de Washington, que decidiu se aposentar. Equi Gonzalez e Cássio, que tiveram os contratos encerrados, também deixaram as Laranjeiras.
A expectativa de Muricy:
muricy ramalho fluminense treino
"Os times do Rio estão muito parecidos. Botafogo, Vasco e Flamengo não contrataram muito, a base foi mantida. Acho que o campeonato vai ser muito equilibrado."

A opinião do blogueiro do torcedor:
blog fluminense
João Marcelo Garcez: "Atual campeão brasileiro, o Fluminense entra para ganhar tudo neste ano. Se o elenco já era tido como um dos melhores do país no ano passado, ficou ainda mais forte agora com a chegada do excelente Diego Cavalieri, sobre quem me arrisco dizer que se tornará o maior ídolo tricolor no gol desde Paulo Victor, na década de 80. Souza e Araújo, também contratados, trazem força ofensiva e certeza de muitos gols na temporada. O Flu vai voar alto em 2011." (Confira o blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário