sábado, 31 de dezembro de 2011

recados orkut


Recados para Orkut


recado para orkut


Polivalente, Allan entra na briga para jogar no meio pelo Vasco em 2012

Aos 20 anos, jogador sonha com vaga na Seleção para os Jogos Olímpicos de Londres e não vê a hora de reencontrar com o técnico Ricardo Gomes

Por Thales Soares Rio de Janeiro
Pelada do Diego Mauricio - Allan, do Vasco, posa com fãs (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)Allan posa com fãs depois de disputar mais uma
pelada (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)
O ano foi especial para Allan, de apenas 20 anos. Campeão mundial sub-20 com a Seleção Brasileira, o jogador do Vasco espera ainda mais sucesso em 2012, quando viverá a expectativa de disputar os Jogos Olímpicos de Londres. Em 2011, ele celebrou uma trajetória histórica com o clube, conquistando o título da Copa do Brasil e o vice-campeonato brasileiro, numa campanha marcante pelo drama vivido pelo técnico Ricardo Gomes, que sofreu um AVC durante a competição.
As férias, por enquanto, permitem um pouco mais de descontração e relaxamento. Mas, a partir do dia 4 de janeiro, a situação vai mudar. Allan vai com o Vasco para a pré-temporada em Atibaia, no interior de São Paulo, para aumentar o entrosamento com os companheiros, já bem conhecidos, de olho numa vaga em sua posição de origem. Ou seja, resolveu deixar de vez a lateral direita para jogar no meio.
- Vou procurar brigar para jogar na minha posição e acho que tenho qualidade para isso. Claro que se o professor Cristóvão precisar, posso ajudar, afinal o importante é estar jogando. Mas quero jogar no meio novamente, que é onde estou acostumado – comentou Allan, que nos últimos jogos atuou ao lado de Fagner no time titular, jogando no meio-campo.
O bom desempenho no Vasco vai ser fundamental para Allan manter vivo o sonho de disputar os Jogos Olímpicos de Londres. A versatilidade do jogador o ajudou a ser lembrado pelo técnico Ney Franco para a disputa do Mundial Sub-20, quando atuou tanto de lateral quanto como meia.
- Vamos pensar em uma coisa de cada vez. O importante é começar bem o ano, com uma boa campanha no Carioca e na Libertadores. Depois disso, se o trabalho for bem feito e a chance aparecer, tenho certeza de que serei lembrado – afirmou Allan.
O Vasco se reapresenta no dia 4 de janeiro e vai fazer a sua pré-temporada em Atibaia. Allan ainda não sabe quando poderá voltar a trabalhar sob o comando de Ricardo Gomes, mas não vê a hora de ter o comandante novamente por perto, recuperado do AVC e pronto para voltar a exercer sua liderança.
- A gente não vê a hora de isso acontecer, pois o grupo sentiu muita saudade dele. No final, quando começou a encontrar o grupo antes dos jogos, trouxe muita energia positiva – disse Allan.

Dinamite admite responsabilidade e aposta em Vasco mais forte em 2012

Presidente afirma que clube está preparado para cobrança por resultados ainda melhores, mas descarta exageros nas contratações

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Roberto Dinamite na concentração do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Roberto Dinamite confia em Vasco forte em 2012
(Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
O ano de 2011 correu quase que totalmente em alto nível para o Vasco. Além de conquistar a Copa do Brasil, a equipe chegou à semifinal da Copa Sul-Americana e terminou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro. Por isso, o clube já começa a conviver com a cobrança por ao menos manter o bom desempenho na próxima temporada, expectativa potencializada com a volta à Libertadores após 11 anos. Assim, Roberto Dinamite garante que a diretoria vem trabalhando ciente da responsabilidade, mas ao mesmo tempo confiante em ver o time corresponder.
- Atingimos um ótimo patamar neste ano e sabemos que o mais difícil é mantê-lo, mas estamos nos preparando para fazermos um Vasco ainda melhor em 2012. Estamos buscando reforçar nosso plantel dentro das necessidades e daquilo que entedemos como prioridade. Em cima disso, vamos formar um Vasco mais competitivo - disse o presidente cruz-maltino.
Para o Vasco, o grande trunfo de 2012 será a manutenção da base que alcançou resultados expressivos na última temporada. Roberto Dinamite sabe que apenas com reforços a equipe conseguirá chegar ao patamar desejado num ano de Libertadores, mas lembra que o clube não abandonará sua política financeira no momento de buscar caras novas.
- As coisas precisam ser administradas com empolgação, mas sempre com os pés no chão. Hoje em dia os custos dos jogadores são altos, mas vamos trabalhar dentro dos critérios estabelecidos pela comissão técnica e nunca deixando de lado a responsabilidade - explicou.

Salário acertado e proposta na mão: Grêmio e Giuliano esperam o 'sim'

DNIPRO vai decidir se aceita liberar o meia, ex-Inter, por empréstimo em 2012

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Giuliano, do Inter, recebe das mãos de Verón o prêmio de melhor jogador da Taça Libertadores (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)Giuliano foi eleito o melhor jogador da Libertadores
(Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)
Já chegou à Ucrânia a proposta do Grêmio. O clube gaúcho oficializou a intenção de contratar por empréstimo de um ano o meia Giuliano, ex-Inter, e agora aguarda a resposta do DNIPRO.
A negociação teve início há dois meses. Entre Grêmio e Giuliano tudo está acertado, por mais que nas entrevistas os dirigentes e empresários envolvidos neguem.
O jogador aceitou a oferta salarial tricolor, e também avisou ao técnico da equipe ucraniana que pretende defender o Grêmio em 2012.
Para haver o anúncio da contratação, entretanto, o DNIPRO precisa aceitar a proposta oficial remetida pelo Grêmio. As fontes consultadas pelo GLOBOESPORTE.COM não revelam os valores oferecidos, mas é certo que o clube gaúcho vai investir pesado no pagamento do empréstimo, o que pode ajudar o DNIPRO a liberar Giuliano.
Na próxima terça-feira, um dia antes do início da reapresentação do grupo, os dirigentes do Grêmio vão se pronunciar sobre a negociação - até lá, eles mantêm a esperança de receber o "sim" para haver o anúncio.
Caso o DNIPRO aceite a proposta oficial de empréstimo enviada pelo Grêmio, Giuliano será o 9º reforço tricolor. Até o momento o clube já investiu mais de R$ 17 milhões em contratações, trabalhando para formar uma equipe forte em 2012 - ano de inauguração, prevista para dezembro, da nova Arena.
Em 2010, pelo Inter, Giuliano foi o artilheiro da Libertadores, eleito o melhor jogador da competição, destacando-se na conquista do bicampeonato colorado. Mas, sempre reserva, preferiu acertar-se logo depois com o DNIPRO, vendido por dez milhões de euros. Agora, aceitou a oferta salarial do Grêmio e pediu ao treinador sua liberação para ficar mais próximo do técnico Mano Menezes, e quem sabe servir à Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos.
Além de Giuliano, a diretoria tricolor não desistiu de Carlos Eduardo. Após o dia 10 de janeiro o russo Rubin Kazan vai responder se aceita liberar o meia-atacante para o Grêmio, também por empréstimo de um ano.
Já foram confirmados os acertos com os atacantes Kleber e Marcelo Moreno, os meias Marco Antônio e Felipe Nunes, o volante Léo Gago, e os zagueiros Sorondo, Pablo e Douglas Grolli.

Queniana vence a São Silvestre 2011 quebrando o recorde da prova

Nenhuma brasileira terminou entre as cinco primeiras que foram ao pódio

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Sétima em 2008, a queniana Priscah Jeptoo não tomou conhecimento das adversárias em 2011. A atleta aproveitou a mudança do percurso da São Silvestre, que tornou a prova mais rápida, e pulverizou o recorde da conterrânea Alice Timbilili, que havia cravado 50m19s no ano passado. Com 48m48s, Jeptoo venceu a edição 2011 da tradicional prova paulistana numa disputa acirrada contra a etíope Wude Ayalew. (Veja no vídeo ao lado a largada e a chegada da prova).
- Estou muito feliz. A chuva complicou, mas estou treinando muito na Europa, fiz algumas boas corridas. Não foi fácil para mim, mas consegui vencer. É uma vitória muito importante para a minha carreira - afirmou Jeptoo.
Sem chuva e com temperatura de 27ºC, a elite feminina largou pontualmente às 17h10m (de Brasília). Depois dos três primeiros quilômetros de prova, no entanto, quando as corredoras passavam ao lado do estádio do Pacaembu, a chuva voltou com força.
São Silvestre 2011 Largada Feminina (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)Elite feminina larga para a São Silvestre 2011 (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)
Com 10 minutos de prova e pouco mais de três quilômetros percorridos, a italiana Nadia Ejjafini liderava o pelotão da frente formado por outras sete atletas africanas. Um pouco mais atrás, as brasileiras Cruz Nonata e Marily dos Santos tentavam acompanhar o grupo.
Com 21 minutos e sete quilômetros percorridos, quase metade dos 15 km de prova, duas corredoras se desgarraram das demais: a queniana Priscah Jeptoo e a etíope Wude Ayalew. E a disputa pela vitória ficou mesmo entre elas.
Com meia hora de corrida e 9,5 km percorridos, Jeptoo se colocou alguns metros à frente de Ayalew. A etíope não se intimidou e ultrapassou a adversária na subida da Brigadeiro Luís Antônio. Foi assim, alternando-se na liderança, que as duas competidoras africanas levaram a disputa até os metros finais. Mais alta e com passadas mais largas, Jeptoo levou a melhor, cruzando quatro segundos à frente de Ayalew.
Completaram o pódio a queniana Eunice Kirwa, em terceiro lugar, seguida pela italiana Nadia Ejjafini (4ª) e pela também queniana Rumokol Chepkanan (5ª). A melhor brasileira na prova foi Cruz Nonata, que terminou em sexto.
- Foi novidade correr na chuva. Imaginei: "Nossa mãe, primeira corrida com chuva logo na São Silvestre?!”. Eu não saio para treinar quando está chovendo forte, por recomendação do meu técnico. É com a coragem e garra que eu tenho, não desisti um só segundo. Eu estou agradecida a todos que estavam apoiando, à torcida pelo caminho. Não desisti e consegui chegar - comemorou Cruz Nonata.
Agora, o Quênia tem nove vitórias na prova feminina da São Silvestre contra sete de Portugal e cinco do Brasil.
Confira o tempo das seis primeiras colocadas da São Silvestre 2011:
1ª) Priscah Jeptoo (QUE) - 48m48s
2ª) Wude Ayalew (ETI) - 48m52s
3ª) Eunice Kirwa (QUE) - 50m58s
4ª) Nadia Ejjafini (ITA) - 51m19s
5ª) Rumokol Chepkanan (QUE) - 51m44s
6ª) Cruz Nonata (BRA) - 51m59s

Etíope Tariku Bekele vence a 87ª Corrida Internacional de São Silvestre

Corredor lidera isolado desde a metade da prova, mas não bate o recorde da prova. Melhores brasileiros são Damião, em sétimo, e Marílson, em oitavo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Jovem de 24 anos, Tariku Bekele venceu a 87ª Corrida Internacional de São Silvestre. Ao longo da segunda metade da corrida, o etíope liderou a competição, acompanhado apenas da forte chuva e da moto da organização. A Etiópia não vencia desde 2001, mas agora volta a comemorar o primeiro lugar na São Silvestre. O melhor brasileiro na prova foi Damião Ancelmo de Souza, em sétimo, e Marílson Gomes dos Santos, que buscava tetracampeonato, terminou apenas em oitavo lugar. (Confira a largada e a chegada da prova no vídeo acima).
- Tenho sorte. Nunca corri num percurso forte como esse e controlei o ritmo no início. Estou muito feliz por vencer, é a minha primeira corrida no Brasil. Fiquei sempre na frente, controlando o ritmo. Foi a prova mais importante que eu ganhei - admitiu Tariku, o jovem campeão, que tem sobrenome de peso no atletismo. Ele é irmão de Kenenisa Bekele, três vezes medalhista olímpico de ouro, com duas vitórias nos 10 mil metros e uma nos 5 mil, além de vitórias em campeonatos mundiais e em outras grandes provas internacionais.
Logo após a largada, a chuva ficou mais forte. Na primeira descida da prova, parte do novo percurso da São Silvestre, na rua Major Natanael, os corredores aceleram mesmo com o piso molhado. Os quenianos Matthew Kisorio, tricampeão da maratona de Londres, Martin Lel e Mark Korir seguiram desde o início puxando o ritmo no primeiro pelotão, onde também estava Marílson seguindo os primeiros quilômetros na cola dos estrangeiros.
O etíope Tariku Bekele e os quenianos Barnabas Kosgei, Martin Lel e Mark Korir, no entanto, abriram distância dos outros corredores e seguiram ditando o ritmo da prova. Perto dos 7km do trajeto, o primeiro pelotão formado pelos quatro africanos abriu mais de 120 metros de Marílson Gomes dos Santos. O ritmo dos corredores se manteve próximo aos 20 km/h.
São Silvestre 2011 Tariku Bekele (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)Exausto na chegada, Tariku Bekele vence a São Silvestre 2011 (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)
Após a metade da prova, o etíope Tariku Bekele se destacou dos outros africanos e assumiu a liderança, sob uma tempestade cada vez mais forte. Aos 10km de prova, Bekele mantinha ritmo muito forte, acima de 20km/h, enquanto Marílson enfrentava as dificuldades da prova próximo a outro brasileiro, Damião Ancelmo de Souza.
No quilômetro 12, os dois companheiros de Bekele na São Silvestre eram as motos, que acompanham o líder. Nem a subida da Brigadeiro Luis Antônio deteve o etíope. O segundo colocado era o queniano Mark Korir. Mas Bekele demonstrou estar focado na vitória, alcançando a marca de 26 km/h, perto dos 38 minutos de prova.
Já no Ibirapuera, a vitória de Bekele era certa. O etíope não chegou a bater o recorde da prova, fazendo o tempo de 43m35s. Em segundo lugar, terminou o queniano Mark Korir, com 43m58s, seguido de outro queniano, Matthew Kisorio. Completam o pódio Martin Lel, em quarto, e Najin El Qad, em quinto.
Confira o tempo dos três primeiros colocados da São Silvestre 2011:
1º) Tariku Bekele (ETI) - 43m35s
2º) Mark Korir (QUE) - 43m58s
3º) Matthew Kisorio (QUE) - 44m12s
4º) Martin Lel (QUE) - 44m28s
5º) Najin El Qady (MAR) - 44m32s
6º) Barnabas Kosgei (QUE) - 44m45s
7º) Damião de Souza (BRA) - 44m53s
8º) Marílson Gomes dos Santos (BRA) - 45m06s

Etíope Tariku Bekele vence a 87ª Corrida Internacional de São Silvestre

Corredor lidera isolado desde a metade da prova, mas não bate o recorde da prova. Melhores brasileiros são Damião, em sétimo, e Marílson, em oitavo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Jovem de 24 anos, Tariku Bekele venceu a 87ª Corrida Internacional de São Silvestre. Ao longo da segunda metade da corrida, o etíope liderou a competição, acompanhado apenas da forte chuva e da moto da organização. A Etiópia não vencia desde 2001, mas agora volta a comemorar o primeiro lugar na São Silvestre. O melhor brasileiro na prova foi Damião Ancelmo de Souza, em sétimo, e Marílson Gomes dos Santos, que buscava tetracampeonato, terminou apenas em oitavo lugar. (Confira a largada e a chegada da prova no vídeo acima).
- Tenho sorte. Nunca corri num percurso forte como esse e controlei o ritmo no início. Estou muito feliz por vencer, é a minha primeira corrida no Brasil. Fiquei sempre na frente, controlando o ritmo. Foi a prova mais importante que eu ganhei - admitiu Tariku, o jovem campeão, que tem sobrenome de peso no atletismo. Ele é irmão de Kenenisa Bekele, três vezes medalhista olímpico de ouro, com duas vitórias nos 10 mil metros e uma nos 5 mil, além de vitórias em campeonatos mundiais e em outras grandes provas internacionais.
Logo após a largada, a chuva ficou mais forte. Na primeira descida da prova, parte do novo percurso da São Silvestre, na rua Major Natanael, os corredores aceleram mesmo com o piso molhado. Os quenianos Matthew Kisorio, tricampeão da maratona de Londres, Martin Lel e Mark Korir seguiram desde o início puxando o ritmo no primeiro pelotão, onde também estava Marílson seguindo os primeiros quilômetros na cola dos estrangeiros.
O etíope Tariku Bekele e os quenianos Barnabas Kosgei, Martin Lel e Mark Korir, no entanto, abriram distância dos outros corredores e seguiram ditando o ritmo da prova. Perto dos 7km do trajeto, o primeiro pelotão formado pelos quatro africanos abriu mais de 120 metros de Marílson Gomes dos Santos. O ritmo dos corredores se manteve próximo aos 20 km/h.
São Silvestre 2011 Tariku Bekele (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)Exausto na chegada, Tariku Bekele vence a São Silvestre 2011 (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)
Após a metade da prova, o etíope Tariku Bekele se destacou dos outros africanos e assumiu a liderança, sob uma tempestade cada vez mais forte. Aos 10km de prova, Bekele mantinha ritmo muito forte, acima de 20km/h, enquanto Marílson enfrentava as dificuldades da prova próximo a outro brasileiro, Damião Ancelmo de Souza.
No quilômetro 12, os dois companheiros de Bekele na São Silvestre eram as motos, que acompanham o líder. Nem a subida da Brigadeiro Luis Antônio deteve o etíope. O segundo colocado era o queniano Mark Korir. Mas Bekele demonstrou estar focado na vitória, alcançando a marca de 26 km/h, perto dos 38 minutos de prova.
Já no Ibirapuera, a vitória de Bekele era certa. O etíope não chegou a bater o recorde da prova, fazendo o tempo de 43m35s. Em segundo lugar, terminou o queniano Mark Korir, com 43m58s, seguido de outro queniano, Matthew Kisorio. Completam o pódio Martin Lel, em quarto, e Najin El Qad, em quinto.
Confira o tempo dos três primeiros colocados da São Silvestre 2011:
1º) Tariku Bekele (ETI) - 43m35s
2º) Mark Korir (QUE) - 43m58s
3º) Matthew Kisorio (QUE) - 44m12s
4º) Martin Lel (QUE) - 44m28s
5º) Najin El Qady (MAR) - 44m32s
6º) Barnabas Kosgei (QUE) - 44m45s
7º) Damião de Souza (BRA) - 44m53s
8º) Marílson Gomes dos Santos (BRA) - 45m06s
Etíope Tariku Bekele vence a 87ª Corrida Internacional de São Silvestre
Corredor lidera isolado desde a metade da prova, mas não bate o recorde da prova. Melhores brasileiros são Damião, em sétimo, e Marílson, em oitavo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Jovem de 24 anos, Tariku Bekele venceu a 87ª Corrida Internacional de São Silvestre. Ao longo da segunda metade da corrida, o etíope liderou a competição, acompanhado apenas da forte chuva e da moto da organização. A Etiópia não vencia desde 2001, mas agora volta a comemorar o primeiro lugar na São Silvestre. O melhor brasileiro na prova foi Damião Ancelmo de Souza, em sétimo, e Marílson Gomes dos Santos, que buscava tetracampeonato, terminou apenas em oitavo lugar. (Confira a largada e a chegada da prova no vídeo acima).

- Tenho sorte. Nunca corri num percurso forte como esse e controlei o ritmo no início. Estou muito feliz por vencer, é a minha primeira corrida no Brasil. Fiquei sempre na frente, controlando o ritmo. Foi a prova mais importante que eu ganhei - admitiu Tariku, o jovem campeão, que tem sobrenome de peso no atletismo. Ele é irmão de Kenenisa Bekele, três vezes medalhista olímpico de ouro, com duas vitórias nos 10 mil metros e uma nos 5 mil, além de vitórias em campeonatos mundiais e em outras grandes provas internacionais.

Logo após a largada, a chuva ficou mais forte. Na primeira descida da prova, parte do novo percurso da São Silvestre, na rua Major Natanael, os corredores aceleram mesmo com o piso molhado. Os quenianos Matthew Kisorio, tricampeão da maratona de Londres, Martin Lel e Mark Korir seguiram desde o início puxando o ritmo no primeiro pelotão, onde também estava Marílson seguindo os primeiros quilômetros na cola dos estrangeiros.

O etíope Tariku Bekele e os quenianos Barnabas Kosgei, Martin Lel e Mark Korir, no entanto, abriram distância dos outros corredores e seguiram ditando o ritmo da prova. Perto dos 7km do trajeto, o primeiro pelotão formado pelos quatro africanos abriu mais de 120 metros de Marílson Gomes dos Santos. O ritmo dos corredores se manteve próximo aos 20 km/h.
São Silvestre 2011 Tariku Bekele (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)Exausto na chegada, Tariku Bekele vence a São Silvestre 2011 (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)

Após a metade da prova, o etíope Tariku Bekele se destacou dos outros africanos e assumiu a liderança, sob uma tempestade cada vez mais forte. Aos 10km de prova, Bekele mantinha ritmo muito forte, acima de 20km/h, enquanto Marílson enfrentava as dificuldades da prova próximo a outro brasileiro, Damião Ancelmo de Souza.

No quilômetro 12, os dois companheiros de Bekele na São Silvestre eram as motos, que acompanham o líder. Nem a subida da Brigadeiro Luis Antônio deteve o etíope. O segundo colocado era o queniano Mark Korir. Mas Bekele demonstrou estar focado na vitória, alcançando a marca de 26 km/h, perto dos 38 minutos de prova.

Já no Ibirapuera, a vitória de Bekele era certa. O etíope não chegou a bater o recorde da prova, fazendo o tempo de 43m35s. Em segundo lugar, terminou o queniano Mark Korir, com 43m58s, seguido de outro queniano, Matthew Kisorio. Completam o pódio Martin Lel, em quarto, e Najin El Qad, em quinto.

Confira o tempo dos três primeiros colocados da São Silvestre 2011:

1º) Tariku Bekele (ETI) - 43m35s
2º) Mark Korir (QUE) - 43m58s
3º) Matthew Kisorio (QUE) - 44m12s
4º) Martin Lel (QUE) - 44m28s
5º) Najin El Qady (MAR) - 44m32s
6º) Barnabas Kosgei (QUE) - 44m45s
7º) Damião de Souza (BRA) - 44m53s
8º) Marílson Gomes dos Santos (BRA) - 45m06s
Recados para Orkut


Recados para Orkut


Maradona chama time de 'Papai Noel' e ameaça limpar elenco do Al Wasl

'Hoje, o Al Wasl não tem um bom time para brigar pelo título', diz argentino

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes Unidos
Maradona Al Wahda (Foto: Reprodução / Twitter)Maradona foi homenageado por dirigentes do Al
Wahda antes da partida sexta (Foto: Twitter)
Diego Maradona ficou revoltado com a derrota do Al Wasl por 2 a 1 para o Al Wahda, sexta-feira, pela nona rodada da Liga dos Emirados Árabes. Após a partida, o técnico reclamou da qualidade dos jogadores da sua equipe e prometeu "limpar" o elenco em 2012.
- Demos dois gols de presente e isso não pode acontecer. Parecíamos Papai Noel - criticou.
Os brasileiros Fernando Baiano e Hugo marcaram para o Al Wahda, que está em quarto lugar com 16 pontos. O Al Wasl, que teve o uruguaio Olivera balançando a rede, soma 12 e é o sexto colocado do campeonato.
- Analisaremos os jogadores que poderão ser úteis para o próximo ano. Os que não são, vão embora. Hoje, o Al Wasl não tem um bom time para brigar pelo título. Vou embora triste, tinha esperanças - afirmou o argentino.
O líder da Liga dos Emirados é o Al Ain, que tem 23 pontos. O Al Wasl volta a campo na próxima terça-feira contra o Dubai SC, penúltimo colocado com cinco.

Brasil tem 12 jogadores em lista dos 100 melhores de revista inglesa

Nenhum brasileiro aparece entre os dez primeiros: em 23º, Neymar é o mais bem colocado. Lionel Messi lidera o ranking na frente de Cristiano Ronaldo

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
Eleito "Rei das Américas" pelo jornal uruguaio "El País" neste sábado, Neymar é "apenas" o 23º melhor jogador do mundo para a revista inglesa "Four Four Two". A publicação divulgou sua tradicional lista dos 100 atletas que mais se destacaram em 2011 com a presença de 12 brasileiros e Lionel Messi, do Barcelona, na liderança.
revista Four Four Two 10 melhores jogadores (Foto: Reprodução / Four Four Two)A lista dos 100 melhores do mundo pela 'Four Four Two': 12 brasileiros (Foto: Reprodução / Four Four Two)
Neymar é o brasileiro mais bem colocado, seguido de perto por Daniel Alves, em 24º. Os outros na lista são Thiago Silva (32º), Marcelo (59º), Alexandre Pato (69º), Kaká (71º), Hulk (74º), Robinho (75º), Pepe (naturalizado português, em 79º), Lúcio (85º), Maicon (96º) e Leandro Damião (100º).
revista Four Four Two 10 melhores jogadores (Foto: Reprodução / Four Four Two)Leandro Damião é o 100º colocado, com direito a
entrevista (Foto: Reprodução / Four Four Two)
O Barcelona, como tem sido comum nas eleições de melhores do mundo recentemente, domina o "top 10", que é formado na ordem por Messi, Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Xavi, Iniesta, David Vila, Wayne Rooney (Manchester United), David Silva (Manchester City), Piqué, Van Persie (Arsenal) e Özil (Real).
Estreante na lista, Leandro Damião ganhou destaque e é considerado um "alvo de transferência" pela revista. A "Four Four Two" publicou uma entrevista com o atacante do Internacional para apresentá-lo ao público inglês:
- As coisas estão acontecendo muito rápido, mas sempre trabalhei muito para conquistar meu espaço no futebol. Agora tenho que trabalhar muito mais para manter esse espaço - disse o colorado.
Neymar também ganhou destaque com uma foto grande fazendo careta e a legenda: "Neymar, prodígio do Santos: ele come câmeras". O nome do craque, outro estreante na relação, também vem acompanhado do selo "alvo de transferência". No texto sobre o atacante, a revista cita o interesse de Chelsea e Real Madrid - esquece o do Barcelona - diz que o 'adolescente' de 19 anos é a maior promessa do futebol mundial.
revista Four Four Two 10 melhores jogadores (Foto: Reprodução / Four Four Two)Neymar ganha destaque com foto de careta: 'Ele come câmeras' (Foto: Reprodução / Four Four Two)

RETROSPECTIVA 2011: com amplo domínio, Vettel leva o bicampeonato

Alemão domina desde o início, vence 11 corridas, bate recorde de poles em uma temporada, com 15, e leva título com quatro provas de antecedência

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Campeão de 2010 na última corrida, em Abu Dhabi, Sebastian Vettel entrou como o favorito na temporada 2011 da Fórmula 1. Entretanto, nem ele esperava tanta facilidade. Mais maduro, o alemão da RBR dominou o campeonato desde o início, não perdeu a liderança em momento algum e faturou o bi com quatro corridas de antecedência e ainda assegurou o bicampeonato do Mundial de Construtores da equipe de propriedade de Dietrich Mateschitz e chefiada por Christian Horner.
Vettel acabou levando o bicampeonato mais jovem da história da Fórmula 1, aos 24 anos, três meses e seis dias. Ele simplesmente aniquilou Mark Webber, seu companheiro de equipe, que venceu apenas uma vez e foi só o terceiro no campeonato. A McLaren, com Jenson Button e Lewis Hamilton, até tentou chegar, mas não foi páreo para a RBR. Já a Ferrari deixou a desejar mais uma vez e triunfou apenas na Inglaterra, com Fernando Alonso.
O ano também foi marcado pelas polêmicas envolvendo Felipe Massa e Lewis Hamilton, que tiveram desempenhos ruins. O brasileiro e o inglês protagonizaram nada menos do que seis incidentes de pista em 2011. No final, fizeram as pazes com um abraço no GP do Brasil.
Vettel rbr gp do japão bicampeão (Foto: agência AP)
Vettel com a taça da F-1 2011 (Foto: AFP)Vettel com a taça da F-1 2011 (Foto: AFP)
Sebastian Vettel (RBR)
Quando todos achavam que a temporada seria equilibrada, este alemão veio e colocou esta ideia por terra. Com muita facilidade, ele se tornou o mais jovem bicampeão da história da Fórmula 1. A RBR, sua equipe, fez mais uma vez o melhor carro do ano, com Adrian Newey, o mago da aerodinâmica.
Se na conquista anterior ele só liderou o campeonato após a última corrida, desta vez, dominou desde o início. Em sua curta carreira na Fórmula 1, o alemão não demorou a deixar sua marca nas estatísticas da categoria. Em pouco mais de quatro anos de atividade, ele derrubou praticamente todos os recordes de juventude que encontrou pelo caminho. Muitos deles de Fernando Alonso.
Além disso, em seu quinto ano de carreira, além dos dois títulos, Vettel já detém 21 vitórias, 30 poles e nove melhores voltas, marcas parecidas às obtidas por duas lendas da F-1 no mesmo número de temporadas: Ayrton Senna e Michael Schumacher. A permanecer neste ritmo, o alemão poderá, em breve, até bater os números dos dois.
O título no GP do Japão
O dia 9 de outubro entrou para a história da Fórmula 1 após a conquista de Sebastian Vettel. Após a pole sensacional no sábado e a largada ousada no domingo, quando fechou Jenson Button e manteve a ponta, o alemão parecia disposto a repetir o roteiro de domínio no GP do Japão. Nem precisou. O desgaste dos pneus macios em Suzuka mudou um pouco a história da corrida, mas não um destino que já parecia traçado há muito tempo. Atrás de apenas um ponto, o alemão da RBR fez uma prova sem riscos e cruzou em terceiro. Foi o suficiente para se tornar o mais jovem bicampeão da categoria, aos 24 anos, três meses e seis dias. A marca anterior pertencia a Fernando Alonso, que em 2006 levou o segundo título com 25 anos, dois meses e 24 dias.
Sergio Pérez GP da Malásia Sauber (Foto: Divulgação/Sauber)Sergio Pérez na Malásia (Foto: Divulgação/Sauber)
Sergio Pérez (Sauber)
O mexicano começou o ano sob muitas dúvidas. Vice-campeão da GP2, ele estreava na Fórmula 1 pela Sauber, mas contando com a ajuda do endinheirado empresário Carlos Slim, que praticamente pagou sua vaga. Entretanto, bastaram poucas corridas para esta impressão se dissipar. Ousado, Pérez conseguiu boas ultrapassagens, mas revelou habilidade também na conservação dos pneus.
O bom desempenho do mexicano de 21 anos colocou pressão no japonês Kamui Kobayashi, tido como uma das maiores revelações dos últimos anos, que começou a cometer erros primários. Apesar de ter ficado à frente de Pérez no campeonato, sua reputação sofreu um leve abalo.
Pérez também não escapou dos sustos. No treino classificatório em Mônaco, ele cometeu um erro na saída do túnel e bateu forte na barreira de proteção da curva seguinte. Por causa disso, ele acabaria fora do GP do Canadá por ainda se sentir tonto por causa da batida.
Mark webber rbr gp do brasil (Foto: Agência Getty Images)Mark Webber no GP do Brasil (Foto: Getty Images)
Mark Webber (RBR)
O australiano viveu uma temporada complicada. Terceiro colocado no campeonato, Mark Webber venceu apenas uma corrida contra 11 do companheiro. Além disso, ele ficou longe da briga pelo título, monopolizada pelo alemão da RBR.
O desempenho ruim rendeu várias críticas e várias justificativas também. Segundo o australiano, ele demorou a se habituar com os pneus Pirelli, que estrearam nesta temporada. As largadas também foram prejudicadas e o australiano foi um dos pilotos que mais perdeu posições no começo das corridas em 2011.
De contrato renovado, Webber precisa ficar atento. Aos 35 anos, sua aposentadoria já é especulada há tempos. Ele tem a sombra agora do compatriota Daniel Ricciardo e do francês Jean-Eric Vergne, que foram confirmados na STR, espécie de time júnior da RBR, para a temporada 2012.
Polêmicas Massa x Hamilton
Foi um dos grandes assuntos do ano. Felipe Massa e Lewis Hamilton, rivais no campeonato de 2008, fizeram temporadas ruins e se encontraram várias vezes ao longo das 19 etapas. Foram nada menos do que seis incidentes de pista entre ambos em 2011. Até discussões em entrevistas os dois tiveram. Após o GP do Brasil, entretanto, um avanço. Logo após a corrida, enquanto Massa atendia os jornalistas brasileiros, Hamilton interrompeu a conversa para dar um abraço no colega. Um gesto que rendeu aplausos de quem estava no local.
- Nunca tive nada contra ele, sempre o respeitei em todos esses anos. E depois de tudo o que aconteceu neste ano, achei muito bacana ele vir aqui falar comigo. Eu é que não iria lá, porque não fiz nada de errado. Agora é pensar no ano que vem, em ter um carro melhor. Até para evitar esse tipo de situação que a gente viveu: eu com um carro onde estava sempre em dificuldades, na frente dele, e ele com um carro melhor, atrás, querendo passar.
Lewis Hamilton e Felipe Massa se cumprimentam após o GP do Brasil de Fórmula 1 de 2011 (Foto: Alexander Grünwald / Globoesporte.com)Hamilton e Massa se cumprimentam após o GP do Brasil (Foto: Alexander Grünwald/GLOBOESPORTE.COM)
vettel rbr bigode gp do brasil (Foto: Agência Getty Images)Vettel brinca com Nigel Mansell após bater o recorde de poles em uma temporada (Foto: Getty Images)
vettel aproveitou abandono precoce em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)Vettel é humilde sobre marcas (Foto: Getty Images)
Vettel, sobre os recordes de Schumacher
"O que Michael conseguiu está muito longe do que fiz até agora. Por isso não dá para estabelecer isso como um alvo. Não é muito sobre recordes, é sobre focar em cada passo que se dá. Seria errado dizer que eu quero quebrar esse ou aquele recorde porque está perto. Se você fizer isso, estará pensando mais no recorde do que em como quebrar o recorde. Acho que assim você falharia. É melhor focar no que você deve fazer."
Mudanças de regulamento no meio da temporada
Sem dúvidas o grande mico de 2011. Com o amplo domínio da RBR nas primeiras corridas do ano, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) resolveu fazer mudanças repentinas no regulamento. Mapeamento de motores e restrição ao difusor integrado ao escapamento ou difusor soprado e aquecido, em tradução livre do termo "Blown Diffuser", foram impostas antes do GP da Inglaterra, no circuito de Silverstone.
Uma corrida antes, no GP da Europa, em Valência, a FIA proibiu a mudança do mapeamento de motores do treino classificatório para a corrida. Apenas os pilotos poderiam fazer isso, pelo volante, com uma série de pré-programações decididas com o engenheiro. Para a Inglaterra, a entidade foi mais radical. A RBR, primeira a fazer isso, montou um sistema que permite que esses gases sejam liberados para o difusor mesmo quando o piloto não esteja acelerando. Assim, a aderência é constante. A FIA, então, limitou o uso desse sistema a 10%.
No fim de semana de Silverstone, a FIA protagonizou três reviravoltas no tema. Primeiro, obrigou as equipes a usar apenas 10% do difusor, mas permitiu que as escuderias de motor Renault (incluindo a RBR) usassem 50%. No treino classificatório de sábado, o panorama mudou: todos ficaram com 10%, menos a Mercedes, que provou precisar de 20%. Após toda a confusão, a FIA revogou a mudança de regra após a anuência de todas as equipes da F-1.
Recados para Orkut