terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sem asterisco

por Mario Alberto em 22.fev.2011 às 16:08h

Esse desenho ilustrou a matéria que saiu hoje no Lance! sobre toda essa desagradável saga em torno do Campeonato Brasileiro de 1987.
O editor do Lance! Eduardo Tironi escreveu um texto bastante esclarecedor sobre o assunto, se você realmente gosta de futebol, deixe a pilha para o botequim e dê uma lida aqui. Vale a pena.
O camaradaço Gustavo Duarte, além de ter publicado mais uma charge sensacional no L! de hoje, escreveu um texto em seu blog para acompanhá-la que eu assino embaixo mil vezes. Imperdível! Veja e leia.
Blog de charges no Twitter: @MarioACharges

Copa América será no Brasil em 2015, confirma CBF em seminário

Membros do comitê organizador da Copa confirmam competição continental no país um ano após o Mundial da Fifa. Torneio pode ter estrutura alterada

Por Márcio Iannacca Direto de Brasília
FRAME - Maracanã Reforma Projeto (Foto: Reprodução / TV Globo)Após receber a Copa de 2014, 'novo' Maracanã
vai abrigar a Copa América de 2015 (Reprodução)
A Copa América de 2015 será mesmo no Brasil. Nesta terça-feira, durante o Seminário Geral das Cidades-Sede da Copa de 2014, realizado em Brasília, o coordenador de operações do comitê organizador, Ricardo Trade, confirmou que a competição acontecerá no país um ano depois do Mundial. O assunto foi abordado durante as questões sobre o futuro dos estádios que serão construídos para o torneio da Fifa. A expectativa é que maioria deles seja utilizado no torneio continental.
- O calendário de competições é grande no país. Após a Copa do Mundo, nós teremos a Copa América e as Olimpíadas no Brasil. E todos os estádios podem ser utilizados - revelou Trade.
Em 2009, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a cogitar uma troca de datas por conta do intenso calendário esportivo do país, que vai receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Porém, a alteração não foi levada adiante e o Brasil vai ser sede do torneio continental. O Chile organizará a competição em 2019. Além dos chilenos, a Bolívia também pleiteou o campeonato, que acontecerá daqui a quatro anos.
Este ano, o torneio será disputado na Argentina na mesma fórmula das edições anteriores. Porém, em 2015, no Brasil, a Conmebol e a Concacaf estudam a possibilidade de se unificar e realizar uma competição com 16 seleções. A ideia é que o campeonato seja disputado nos mesmos moldes da Eurocopa, com quatro grupos e depois o tradicional mata-mata. A ideia ainda está sendo estudada.
O Brasil é o atual bicampeão do torneio. Nas duas últimas edições, em 2004, no Peru, e em 2007, na Venezuela, o time canarinho bateu a Argentina e ficou com o caneco.

Bruno ganha direito de treinar com bola, meiões e caneleiras em presídio

Ele vai poder usar o material esportivo durante jogos com outros detentos.
O goleiro está preso em Contagem, na Região Metropolitana de BH.

Do G1 MG
O goleiro Bruno algemado deixa o Fórum de Esmeraldas, na Grande BH; atrás, o amigo Macarrão. (Foto: (Foto: Alex Araújo/G1 MG))Goleiro Bruno deixa audiência no dia 26 de outubro
de 2010, na Grande BH; atrás, o amigo Macarrão.
(Foto: Alex Araújo/G1 MG)
O goleiro Bruno Fernandes recebeu, nesta segunda-feira (21), autorização da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais (Seds) para jogar futebol com bola, meiões e caneleiras dentro da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Uma determinação do 1º Tribunal do Júri de Contagem, assinada pela juíza Marixa Fabiane Lopes, já havia permitido que o pedido do advogado do goleiro, Cláudio Dalledone, fosse atendido. Mas faltava a avaliação da Suapi.
Os jogos são  durante o banho de sol, que é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 9h30 e das 10h às 12h, segundo a Seds, e são comuns entre os presos. De acordo com a secretaria, a prisão já oferece algumas bolas para os detentos se exercitarem durante o banho de sol. A secretaria informou também que a Suapi avaliou não ter riscos para a segurança da penitenciária atender à decisão da juíza irrestritamente. Ainda segundo a Seds, não é possível dizer se Bruno já participava de exercícios com as bolas do presídio.
De acordo com o advogado do goleiro, Cláudio Dalledone, Bruno aparenta estar deprimido e não tem se 'animado' para fazer os exercícios. "Não está treinando ainda. Ele está há oito meses encarcerado, sendo que tem a possibilidade de responder (ao processo sobre a morte de Eliza Samudio) em liberdade", disse o advogado. Segundo Dalledone, a entrega do material autorizado pela Justiça, que será feita pela família, ainda não aconteceu, e que o uso do material esportivo é uma "tentativa de fazer Bruno se animar".
O ex-jogador está preso e é réu no processo relacionado à morte de Eliza Samudio, ex-namorada, e com quem, segundo a própria Eliza, teria um filho. Outros três réus no processo também estão presos, entre elas o amigo do goleiro, Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão; o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola; e o primo de Bruno, Sérgio Rosa Sales.
Entenda o caso
Eliza Samudio foi morta, segundo a Polícia Civil, no dia 10 de junho, depois de ser vista com o filho de, então cinco meses, no sítio de Bruno, em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A jovem tentava provar na Justiça a paternidade de seu filho. Em 2009, Eliza teve um relacionamento com Bruno, engravidou e afirmou que o pai de seu filho é o atleta. O corpo de Eliza não foi encontrado.

A Justiça de Minas Gerais aceitou a denúncia do Ministério Público contra Bruno Fernandes e outros oito envolvidos no desaparecimento e morte de Eliza e, a pedido do MP, decretou a prisão preventiva de todos os acusados.

Dayanne, a ex-mulher de Bruno, Fernanda Gomes de Castro, o caseiro do sítio, Elenílson Vítor da Silva, e Wemerson Marques, o Coxinha, estão soltos e respondem ao processo de homicídio de Eliza em liberdade. O goleiro, o amigo Macarrão e o primo Sérgio continuam presos e vão a júri popular por sequestro e cárcere privado, homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, também está preso e vai responder no júri popular por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.
 

Scheidt e Torben disputam em Florianópolis vaga na equipe nacional

Campeões olímpicos travam duelo na classe star na Semana Brasileira de vela, que definirá também os últimos classificados para o Pan de Guadalajara

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis, SC
Scheidt  Prada vela (Foto: Divulgação/ZDL)Scheidt e Prada durante treino em Florianópolis
(Foto: Divulgação/ZDL)
Robert Scheidt e Bruno Prada estão em bom momento. Lideram o ranking mundial da classe star, mas nem por isso acreditam que encontrarão facilidade para assegurar a vaga na equipe nacional que será formada durante a disputa da Semana Brasileira de vela, a partir desta terça-feira, na raia da praia de Jurerê, em Florianópolis. Isso porque terão como adversários os bicampeões olímpicos Torben Grael e Marcelo Ferreira. A competição irá definir a dupla que participará do evento-teste das Olimpíadas Londres-2012, em Weymouth, no mês de agosto.
- Não vai ser fácil, porque o Robert e o Bruno estão no auge da forma deles e nós estamos recomeçando o nosso trabalho. É importante vir e colocar a cara a tapa. O importante é velejar na maioria das competições no exterior, principalmente naquelas válidas pelo ranking mundial. No ano passado, a nossa dupla não fez tantas provas - disse Torben.
Scheidt não espera que outro barco, além do dele e o de Torben, seja capaz de vencer no Sul, já que não foram bem no Brasileiro.
- É muito importante fazer essa competição para simular os Jogos Olímpicos. Aqui em Florianópolis, acredito que o duelo será acirrado entre a nossa dupla e a do Torben. Vão ser regatas bastante disputadas desde o início da velejada. É uma dupla muito experiente e difícil de ser batida, mas a gente está em um bom momento - afirmou.
No evento também serão definidas as últimas vagas para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, marcados para outubro. Ainda estão em aberto as da classe laser (masculino e feminino) e RS:X (masculino e feminino).
A programação terá início com as regatas das classes 49er (masculino), 470 (masculino e feminino), finn (masculino), laser (masculino e feminino), RS:X (masculino e feminino) e star (masculino). A competição será dividida em três raias e o vencedor conhecido depois de 11 regatas, com dois descartes. Serão disputadas, no máximo, três regatas por dia.

Uri Valadão e Guilherme Tâmega fazem dobradinha em Pipeline

Campeões mundiais vão às quartas da etapa de abertura da temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Oahu, Havaí
Em uma bateria emocionante, com troca-troca de liderança, o capixaba Uri Valadão e o carioca Guilherme Tâmega se classificaram para as quartas de final do Pipeline Pro, abertura do Circuito Mundial de bodyboard. Melhor do mundo em 2008, Uri passou em primeiro, com direito a uma nota 9,25. Guilherme, hexa mundial e bi da etapa havaiana, garantiu a dobradinha verde-amarela.
Bodyboard Uri Valadão Pipeline (Foto: IBA World Tour / divulgação)Uri Valadão nas ondas cristalinas de Pipeline (Foto: IBA World Tour / divulgação)
Guilherme foi o primeiro a pegar uma onda. Encarou uma direita para Backdoor, deu um alto flip e ganhou 7,90 dos juízes. Na segunda, emendou dois tubos e levou 6,30. Uri estava em combinação - precisando de uma nota 10 para virar. Na metade do confronto, despencou em uma direita, ganhou 9,25, pulou para segundo e ficou precisando de 4,95 para assumir a ponta.
Tâmega, porém, conseguiu trocar a pior nota depois de entubar mais uma vez para Backdoor: 7,75. Uri, que a essa altura tinha caído para terceiro, deu o troco no sul-africano Sasha Specker ao ganhar 5,65. A quatro minutos do fim e precisando de 6,40, o capixaba tomou a ponta com 8,40. O australiano Mitch Rawlins segurou a lanterna.
Outros destaques brasileiros foram Magno Oliveira e Lucas Nogueira. Magno somou 18,00 pontos em sua bateria. Lucas fez 16,60 e também se garantiu nas quartas. Eder Luciano tirou uma nota 8.00, mas terminou em terceiro, já que sua segunda onda somente lhe rendeu 2,00 pontos.

Paranaenses vão às semifinais do Circuito Sub-21 de Vôlei

Ex-parceiras, Haissa e Juliana Simões podem se encontrar na decisão no Parque Barigui, em Curitiba

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
Juliana Simões, Vôlei de praia (Foto: CBV-Divulgação)Juliana Simões briga por vaga na final do Sub-21
(Foto: CBV-Divulgação)
As paranaenses Haissa e Juliana Simões e suas parceiras Suellen (PA) e Júlia Schmidt (ES) entrarão em quadra a partir das 9h, nesta quarta-feira, em busca de uma vaga na decisão do Circuito Sub-21 Banco do Brasil Vôlei de Praia 2011, que acontece no Parque Barigui, em Curitiba.
Nascida na capital paranaense, Juliana Simões e a parceira Julia Schmidt, atual campeã brasileira Sub-21, enfrentarão as líderes do ranking Rebecca Silva e Carolina Horta (CE), na semifinal.
- Foi muito bom voltar a jogar em casa. Há três anos não disputava um torneio em Curitiba. Choveu, fez frio e senti um pouco de dificuldades com o clima, mas conseguimos superar, comenta ela.
Na outra semifinal, a paranaense Haissa e a paraense Suellen medirão forças com Sandressa/Thais (AL/RJ), que são as campeãs da etapa de Guarujá (SP).
Dupla chega à primeira semifinal masculina
No torneio masculino, Léo Morais/Mateus Silva (PB/CE), chegaram pela primeira vez à semifinal de uma etapa do circuito. Seus adversários serão os cariocas Victor Pallis e JP.
A segunda semifinal em Curitiba colocará frente a frente as duas melhores duplas do ranking nacional da categoria: Ramon/Anderson Melo (RJ) e Marcus/Gustavo (RJ).
 

Filme repetido: problemas médicos voltam a minar Flu em dias decisivos

Assim como em 2010, Tricolor sofre com lesões em momentos importantes. Só neste ano, dez dos 30 jogadores do elenco já passaram pelo DM

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Um pesadelo que insiste em tirar o sono dos tricolores. A nona lesão de Fred em dois anos defendendo o Fluminense fez com que os torcedores se deparassem com aquele que tem sido o maior problema do clube nos últimos tempos: a frequência de suas principais estrelas no departamento médico. Depois das inúmeras polêmicas causadas pelo tema em 2010, a equipe de Muricy Ramalho entra em campo nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), para encarar o Nacional, do Uruguai, pela segunda rodada do Grupo 3 da Libertadores, sem três de suas grandes estrelas: Fred, Emerson e Deco. Todos vetados por lesões.
fred fluminense x boavista (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)Fred se machucou contra o Boavista e está fora do jogo contra o Nacional-URU (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)
Se Deco, com um problema no tendão da coxa esquerda, e Emerson, já entregue à preparação física após edema ósseo no tornozelo esquerdo, são problemas antigos, a lesão de Fred na panturrilha esquerda somada ao problema de Rodriguinho na coxa direita e as dores de Rafael Moura na região lombar aumentam consideravelmente as estatísticas tricolores neste quesito. A temporada atual ainda nem completou dois meses e dez dos 30 jogadores do elenco já tiveram algum tipo de problema médico.
Destes, apenas Conca e Carlinhos, que passaram por cirurgias durante as férias, começaram 2011 no DM. Craque do último Brasileirão, o argentino surpreendeu, encurtou prazos e precisou de 33 dias para se recuperar de uma artroscopia no joelho esquerdo e voltar ao time. Já o problema do lateral foi menos grave e, após ser operado para a correção de uma síndrome compartimental na perna esquerda, ele entrou em campo na estreia no Carioca, diante do Bangu.
Ainda durante a pré-temporada, Emerson voltou a sentir dores no tornozelo esquerdo, o mesmo que o tirou de grande parte da reta final do Campeonato Brasileiro. O Sheik participou de apenas duas atividades até se chocar com Ricardo Berna e iniciar tratamento intensivo. Entregue ao preparador físico Ronaldo Torres, a expectativa é que volte a treinar com o grupo ainda nesta semana e possa fazer sua estreia em 2011 no duelo contra o América do México, dia 2, no estádio Azteca, pela terceira rodada da Libertadores.
Emerson sente lesão no treino do Fluminense (Foto: Agência Photocâmera)Emerson sente lesão em treino do Fluminense
(Foto: Agência Photocâmera)
Previsão que não se aplica para a dupla Deco e Belletti. Após trabalhar normalmente na pré-temporada, em Mangaratiba, o volante campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002 passou a se queixar de dores nos calcanhares no retorno ao Rio de Janeiro. Em exames, foi detectado que a tendinite nos dois tendões de Aquiles, que já o tinham afligido em 2010, não estavam curadas e desde então ele não trabalhou mais com o grupo nem sequer foi inscrito na Libertadores.
Deco, por sua vez, chegou a entrar em campo nesta temporada, mas por pouco tempo. Depois de também se ausentar de alguns treinamentos na pré-temporada por problemas na coxa direita, o luso-brasileiro encarou o Bangu na primeira rodada da Taça Guanabara e se lesionou gravemente na partida seguinte, diante do Olaria, dia 24 de janeiro, ainda no primeiro tempo. Um problema no tendão da coxa esquerda foi diagnosticado, e o apoiador iniciou tratamento sem previsão para retornar aos gramados. A expectativa do jogador, porém, é que esteja pronto para trabalhar a parte física após um período de um mês e meio a partir da data da lesão.
Outros que se lesionaram, mas já estão de volta ao time, foram os zagueiros Gum e Leandro Euzébio. O primeiro desfalcou a equipe na vitória sobre o Cabofriense, pela quarta rodada da Taça GB, por sentir dores no púbis, enquanto seu companheiro não encarou o Argentinos Juniors, na estreia na Libertadores, e o Madureira, pela sétima rodada da Taça GB, devido a uma torção no tornozelo esquerdo sofrida no clássico contra o Botafogo.
Fred: novo problema na panturrilha esquerda
Por fim, os problemas mais recentes aconteceram todos no setor ofensivo. Após receber uma pancada e ser substituído ainda no intervalo da semifinal contra o Boavista, sábado, Fred se reapresentou, na última segunda-feira, ainda queixando-se de dores na panturrilha esquerda e foi vetado para o compromisso contra o Nacional, do Uruguai. Como não encarou o Argentinos Juniors por ter que cumprir suspensão pela expulsão na final da Sul-Americana de 2009, o atacante só deve estrear na Taça Libertadores da América na terceira rodada, contra o América do México.
A panturrilha esquerda, por sinal, tem sido responsável pelos maiores dramas de Fred com a camisa do Fluminense. Em 2010, ele sofreu duas lesões no local durante o Brasileirão e desfalcou a equipe por cerca de 70 dias e 22 jogos. Ao todo, já são oito lesões musculares em dois anos nas Laranjeiras, além de uma apendicite.
Em um dos recorrentes problemas na panturrilha esquerda, inclusive, Fred se queixou publicamente do ex-chefe do departamento médico, Michel Simoni, que acabou substituído por Douglas Santos. Desde o início do ano, Victor Favilla é quem exerce o cargo.
Sem dar entrevistas, o departamento médico tricolor, entretanto, evitou clima de alarmismo com o problema atual e, através da assessoria de imprensa do clube, informou que Fred terá condições de seguir com a delegação para o México no próximo domingo. Além de garantir que a lesão não tem referência com a de 2010.
Panorama que não vale para Rodriguinho. Lesionado gravemente no músculo adutor da coxa direita, ele ficará cerca de três meses fora da equipe e está praticamente fora da Libertadores. O clube, porém, só poderá inscrever algum jogador em seu lugar na próxima fase.
rodriguinho fluminense (Foto: Jorge William/Globo)Rodriguinho logo após dar uma furada no treino e sentir grave lesão na coxa (Foto: Jorge William/Globo)
Por fim, Rafael Moura é quem enche o torcedor de esperança. Apesar de não ter treinado com o grupo nesta semana, o He-Man tem realizado tratamento intensivo para se livrar de dores na região lombar e entrar em campo diante do Nacional. Caso seja vetado, Muricy Ramalho terá somente Tartá, Willians e Araújo para escalar a dupla de ataque.

Com um ponto, o Flu é o segundo colocado do Grupo 3 da Libertadores, ao lado do Argentinos Juniors. O América do México, que venceu o Nacional na estreia por 2 a 0, lidera com três.
Jogadores no DM em 2011
Conca – o meia argentino se recuperou de uma artroscopia no joelho esquerdo realizada em 27 de dezembro e estreou somente diante do Boavista, na quarta rodada da Taça Guanabara.
Carlinhos – após passar por cirurgia para correção de síndrome compartimental na perna esquerda durante as férias, o lateral sofreu com tendinite no pé direito durante a pré-temporada, mas não desfalcou equipe.
Belletti – voltou a sentir dores nos calcanhares causadas por tendinites nos tendões de Aquiles. Ainda não estreou em 2011.
Emerson – o edema ósseo no tornozelo esquerdo sofrido na reta final do Brasileirão voltou a incomodar logo no segundo treino da pré-temporada, após choque com Berna. A expectativa é de que estreie em 2011 contra o América do México, dia 2 de março.
Deco – O luso-brasileiro se queixou de dores na coxa direita durante a pré-temporada, iniciou normalmente o Campeonato Carioca e se lesionou com gravidade a coxa esquerda na segunda rodada, contra o Olaria. Sem previsão de retorno aos gramados.
Gum – dores no púbis o tiraram da partida contra o Cabofriense, pela quarta rodada da Taça GB.
Leandro Euzébio – uma torção no tornozelo esquerdo no clássico contra o Botafogo o tirou da estreia na Libertadores, contra o Argetinos Juniors, e da partida contra o Madureira, pela sétima rodada da Taça GB.
Fred – nova lesão na panturrilha esquerda fez o artilheiro tricolor ser vetado para a partida contra o Nacional-URU, nesta quarta, no Engenhão, pela Libertadores. Médicos garantem seu retorno contra o América do México.
Rodriguinho – lesionou gravemente o músculo adutor da coxa direita e desfalcará a equipe por três meses.
Rafael Moura – Sofreu pancada na região lombar na semifinal da Taça Guanabara, contra o Boavista, e é dúvida para confronto contra o Nacional (URU).

Grêmio chega a Barranquilla sob forte assédio da imprensa local

Jogadores atravessam multidão de repórteres com dificuldade no hotel

Por Eduardo Cecconi Direto de Barranquilla, na Colômbia
Lateral Gilson, do Grêmio, em Barranquilla (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)Gilson tenta compreender as perguntas
(Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
Após mais de oito horas em viagem de Porto Alegre a Barranquilla, a delegação do Grêmio desembarcou na cidade colombiana aproximadamente às 17h30m (horário de Brasília). No voo fretado, os 56 torcedores presentes comemoraram a aterrisagem aos gritos de 'Grêmio! Grêmio!'. Mas o deslocamento dos tricolores ainda não havia terminado.
Em um trânsito beirando o caos, passaram-se quase duas horas até que a delegação do Grêmio chegasse ao hotel Estelar Alto Prado. E o grupo foi recepcionado por uma multidão de repórteres da imprensa local. Com inúmeras câmeras de tevê ligadas, iluminados pelos flashes, os atletas tiveram de se virar para compreender as perguntas:
- É bem difícil, eles falam muito rápido - contou o lateral-esquerdo Gilson.
A demora provocada pelos engarrafamentos no percurso entre o aeroporto e o hotel alterou a programação. Ao invés do treino em campo aberto previsto para colocá-los em atividade após a viagem exaustiva, os jogadores vão apenas realizar exercícios físicos na academia do hotel.
Lateral Gilson, do Grêmio, em Barranquilla, na Colômbia (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)Lateral Gilson, do Grêmio, em Barranquilla, na Colômbia (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
Na tarde de quarta-feira haverá o treino de reconhecimento do gramado no Estádio Metropolitano, onde às 23h45m de quinta-feira o Grêmio enfrenta o Junior Barranquilla-COL, pela segunda rodada do Grupo 2 da Taça Libertadores.
A cidade, apesar do trânsito confuso, está em festa. Há decorações alusivas ao famoso carnaval de Barranquilla espalhadas em todos os cantos, inclusive no hotel onde o Grêmio concentra-se para o jogo de quinta. O carnaval de Barranquilla é considerado patrimônio cultural da humanidade.

Adriano vai ao aeroporto e faz check-in, mas adia viagem de novo

Imperador reclama de tempo de conexão de Lisboa e desiste de embarcar

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
adriano roma dellafiore cesena (Foto: agência AFP)Adriano encontrará mudanças no retorno ao
Roma: clube trocou de treinador (Foto: AFP)
Ainda não foi nesta terça-feira que Adriano embarcou para a Itália. O Imperador chegou a ir ao Aeroporto Internacional Antônio Caros Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, e fez o check-in na companhia aérea TAP, mas reclamou do tempo de conexão em Lisboa para Roma e desistiu de embarcar.
A decisão pegou, mais uma vez, o empresário Gilmar Rinaldi de surpresa. Pelo Twitter, o ex-goleiro chegou a anunciar que o atacante havia embarcado e que se apresentaria ao Roma na quarta. Porém, logo depois o agente escreveu que a viagem havia sido cancelada.
- Adriano acaba de me ligar do aeroporto. Surgiram problemas na conexão em Lisboa e o voo dele passou para amanhã de manhã - disse Gilmar, que espera ver o camisa 8 no avião na manhã de quarta.
Porém, a TAP só tem voos para Lisboa à tarde e à noite (18h30m e 22h30m, de Brasília). A passagem do jogador é de classe executiva e pode ter a data alterada sem multas. Inicialmente, o Imperador viajaria no domingo. Mas depois adiou para segunda, terça e agora, segundo Gilmar, para quarta.
Adriano chegou no aeropoto do Rio na tarde desta terça e chegou a fazer o check-in na TAP. Pouco tempo depois, reclamou do tempo de conexão que faria em Lisboa antes de seguir para Roma, pediu para que a passagem fosse remarcada e foi embora do Galeão. No saguão, o atleta ainda tirou fotos com torcedores.
Adriano não entra em campo desde 19 de janeiro, quando sofreu uma lesão no ombro direito e foi substituído no intervalo da vitória sobre o Lazio, pela Copa da Itália. Em seguida, o atleta passou por uma cirurgia no ombro e no dia 7 deste mês viajou ao Rio de Janeiro com autorização do clube para fazer tratamento em sua cidade natal. A passagem pelo Brasil foi marcada por polêmica: dois dias depois da chegada, o Imperador se recusou a fazer o teste do bafômetro em uma blitz da Lei Seca e teve a carteira de habilitação apreendida.
Na Itáia, Adriano encontrará mudanças no Roma. Enquanto o camisa 8 curte a folga no Rio, o clube demitiu o técnico Claudio Ranieri e contratou o ex-atacante Vicenzo Montella para dirigir a equipe até o fim desta temporada.
Após 26 rodadas disputadas, o time da capital está em oitavo lugar do Campeonato Italiano com 39 pontos (o líder Milan soma 55) e praticamente fora da disputa pelo título. Na Liga dos Campeões, a situação também é complicada: a equipe perdeu por 3 a 2 para o Shakhtar, em casa, e terá que vencer na Ucrânia para se classificar.

Melhor que 2010: Real Madrid empata com Lyon fora e tem ligeira vantagem

Com 1 a 1 no estádio Gerland, merengues iniciam partida do próximo dia 16,
no Santiago Bernabéu, classificados. Benzema 'relâmpago' e Gomis marcam

Por GLOBOESPORTE.COM Lyon, França
Em fevereiro de 2010, o Real Madrid saiu do primeiro jogo diante do Lyon com uma derrota por 1 a 0 que futuramente o eliminaria pela sexta vez consecutiva nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Com Mourinho, o decisivo confronto pela mesma fase, em 2011, soa ao menos um pouco mais esperançoso. Em duelo equilibrado nesta terça-feira, no estádio Gerland, merengues e franceses empataram por 1 a 1. Benzema, com 43 segundos em campo, e Gomis marcaram os gols do jogo.
O confronto segue em aberto, mas dá aos espanhóis a vantagem de começarem a partida do próximo dia 16, no Santiago Bernabéu, classificados. Novo 1 a 1 obriga a disputa da prorrogação e pênaltis. Empate com mais de quatro gols (a partir de 2 a 2) leva o Lyon às quartas.
BLOG OLHO TÁTICO: veja a análise feita por André Rocha
No quesito brasileiros, o Lyon ficou na frente. Cris e Michel Bastos foram titulares. O zagueiro foi decisivo ao dar o passe para o gol de Gomis, aos 38 da etapa final. O meia, boa opção no primeiro tempo, levou cartão amarelo e está suspenso do jogo de volta. Pelo Real, Marcelo ficou no banco por opção cautelosa de Mourinho, mas participou dos últimos 15 minutos. Kaká não entrou em campo.
Confira todos os duelos das oitavas de final da Liga dos Campeões
Apesar de não liderarem, ambos fazem boas campanhas nos campeonatos nacionais. No Francês, o Lyon é o quarto, com 41 pontos, quatro atrás do Lille. Pelo Espanhol, o Real vive à caça do rival Barcelona, cinco pontos à frente (60 a 65).
Cristiano Ronaldo Real Madrid Anthony Reveillere Lyon (Foto: Reuters)Sempre perigoso, Cristiano Ronaldo colocou uma falta na trave de Lloris (Foto: Reuters)
Lyon domina, finaliza, mas não marca
Sete a dois. Foi o placar de finalizações no primeiro tempo no estádio Gerland. Para o Lyon. Os donos da casa souberam se impor diante dos poderosos merengues e só não saíram para o intervalo em vantagem por detalhes.
Como no chute de Gomis, aos 33 minutos, na melhor oportunidade dos franceses em contra-ataque puxado por Michel Bastos. Participativo, o meia brasileiro levou perigo conforme o técnico José Mourinho já temia ao colocar Arbeloa, jogador mais de marcação, no time titular ao invés de Marcelo.
A etapa inicial do Real Madrid pode ser resumida em três minutos. Dos 28 aos 30, duas chances criadas, sempre de fora da área, com Di Maria e Cristiano Ronaldo. Adebayor, isolado, só aparecia quando o assistente levantava a bandeira marcando impedimento.
Benzema entra e deixa o seu em primeiro lance. Lyon empata
Sergio Ramos Real Madrid Michel Basto Lyon (Foto: Reuters)Michel Bastos foi boa opção no primeiro tempo, mas
levou o amarelo e está suspenso na volta (Reuters)
Se não veio com Kaká ou Benzema para o segundo tempo, o Real Madrid ao menos apresentou uma postura diferente. Já não se deixava sufocar pela marcação apertada adversária, como também foi ao ataque com muito perigo nos quatro primeiros minutos.
E só não marcou graças à trave. Aos 3, Cristiano Ronaldo cobrou falta ao seu estilo, venenosa, e carimbou o poste esquerdo de Lloris. No minuto seguinte, Sergio Ramos subiu mais alto do que rivais e companheiros e cabeceou escanteio no travessão.
Eis que os Deuses do futebol interviram. Aos 14, Mourinho pôs Benzema em campo no lugar de Adebayor. O atacante francês precisou de 43 segundos para marcar contra o ex-clube. Primeiro, ajudou na recuperação de bola no campo ofensivo e deixou Özil organizar. O alemão tocou para Cristiano Ronaldo, que devolveu de primeira ao último carrasco da Seleção Brasileira. Benzema driblou e chutou no momento exato: a bola ainda passou por entre as pernas de Lloris e fugiu do alcance do carrinho de Cris.
O gol pareceu mesmo obra do destino. E deu ao Real o controle da partida. Os merengues tocavam no campo de ataque e tinham quase 60% da posse de bola. Mas as aparências, já dizia o ditado, enganam. E o Lyon respondeu com a bola parada. Aos 38, Cris desviou falta de cabeça para o meio da área. Gomis, livre, completou de direita, sem chance para Casillas.
A torcida se empolgou e os franceses foram para frente. Já não havia mais tática que transformasse um passe em contra-ataque para o Real. A pressão existiu de fato, mas o Lyon não conseguiu finalizar e o placar seguiu intacto. O confronto, por sua vez, segue em aberto. Ainda mais quando se trata de Lyon x Real Madrid.
Comemoração do gol do Real Madrid (Foto: EFE)Benzema precisou de 43 segundos em campo para deixar o seu contra o Lyon, seu ex-clube (Foto: EFE)
lyon 1 x 1 real madrid
Lloris, Réveillére, Lovren, Cris e Cissokho; Kallstrom (Pjanic) e Toulalan; Delgado (Pied), Gourcuff e Michel Bastos (Briand); Gomis. Casillas, Sergio Ramos, Pepe, Ricardo Carvalho e Arbeloa; Xabi Alonso e Khedira (Lass Diarra); Di María, Özil (Marcelo) e Cristiano Ronaldo; Adebayor (Benzema).
Técnico: Claude Puel. Técnico: José Mourinho.
Gols: Benzema, aos 20; e Gomis, aos 38 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Michel Bastos, Cris e Pied (Lyon); Sergio Ramos, Di María e Casillas (Real Madrid)
Estádio: Gerland (Lyon, França). Data: 22/02/2011. Árbitro: Wolfgang Stark (ALE). Assistentes: Jan-Hendrik Salver (ALE) e Mike Pickel (ALE).

Em noite de Wallyson e do banco de reservas, Raposa goleia Guaraní-PAR

Atacante marca duas vezes, e Farías e Thiago Ribeiro entram na partida para completar a goleada. Cruzeiro é o líder do Grupo 7, com seis pontos

Por Fernando Martins Y Miguel Sete Lagoas, MG
Após arrasar o Estudiantes em sua estreia na Taça Libertadores, fazendo 5 a 0 no algoz argentino, o Cruzeiro confirmou seu favoritismo ao golear o Guaraní, do Paraguai, por 4 a 0, e chegou à liderança isolada do Grupo 7 da competição, com seis pontos e nove gols de saldo. Mais uma vez o atacante Wallyson brilhou, marcando os dois primeiros gols da Raposa. Quando o jogo já estava liquidado, Farías e Thiago Ribeiro, que entraram no decorrer da partida, fizeram um cada e fecharam a conta. (Veja os gols da partida ao lado).
Já o Guaraní segue na lanterna, sem nenhum ponto - perdeu na primeira rodada por 1 a 0 para o Tolima, na Colômbia. O time paraguaio recebe, no dia 9 de março, o Estudiantes, em Assunção, no Paraguai.
O Cruzeiro dá um tempo na competição sul-americana e volta as suas atenções ao Campeonato Mineiro. No próximo sábado, o time celeste vai a Teófilo Otoni encarar o América local, às 16h. Pela Libertadores, volta a campo no próximo dia 2, contra o Tolima, no estádio Manuel Murillo Toro. Será o primeiro jogo da equipe mineira fora de casa.
Estrela de Wallyson continua a brilhar
O horário da partida prejudicou alguns torcedores, que chegaram ao estádio com o jogo já em andamento. Um grande congestionamento nas proximidades de Sete Lagoas fez com que a Arena do Jacaré ficasse com espaços vazios nas arquibancadas durante boa parte do primeiro tempo. Atração à parte, o goleiro Pablo Aurrecochea, conhecido por seus uniformes excêntricos, manteve a tradição. O arqueiro paraguaio foi para o jogo com uma camisa cinza com estrelas roxas e o personagem de desenho animado Bart Simpson estampado no peito. Ele possui uma coleção com 50 modelos diferentes.
Ao contrário do que o técnico Cuca havia anunciado após o último treino, por causa da contusão de Gilberto, Pablo atuou na lateral direita, e Diego Renan, na esquerda, sua posição de origem. Empolgada pela goleada sobre o Estudiantes na estreia, os cruzeirenses levaram o primeiro susto aos nove minutos. Escobar cabeceou na trave direita de Fábio, e o silêncio momentaneamente tomou conta das arquibancadas. Aos poucos o Cruzeiro foi dominando a partida, só que esbarrava na forte defesa paraguaia. Com duas linhas de quatro defensores, o Guaraní apostava nos contra-ataques.
Se com a bola rolando estava difícil, a bola parada surtiu efeito. Após cobrança de escanteio, aos 29, Wallyson pegou o rebote de primeira e chutou no canto para abrir o placar. Foi o quarto gol do atacante na temporada, o terceiro na Libertadores. Com a vantagem, a Raposa diminuiu o ritmo e teve tempo de tomar outro susto ainda na primeira etapa. Após levantamento para a área, a defesa tentou fazer linha de impedimento, mas falhou. Filipini cabeceou sozinho e por muito pouco não empatou o jogo.
Ataque poderoso
Wallyson gol Cruzeiro (Foto: EFE)Wallyson marca dois gols e abre o caminho para mais uma vitória celeste na Libertadores
(Foto: EFE)
A segunda etapa começou sob forte chuva, mas nem a água foi capaz de acalmar o ímpeto do Cruzeiro, que, incentivado pela sua torcida, foi com tudo para definir a partida. O Guaraní não conseguia passar do seu campo. E mais uma vez Wallyson mostrou ter estrela ao ampliar o marcador aos 18 minutos. Montillo cruzou, o atacante dominou e tocou na saída de Aurrecochea.
O gol desmontou toda a motivação do time paraguaio, e o Cruzeiro passou a jogar no contra-ataque, esperando sempre o erro do adversário. O que se viu a partir daí foi a equipe da casa abusando do direito de perder gols. A Raposa pecava no último passe.
No lado dos visitantes, o volante Pedro Chavez protagonizou uma cena hilária para os torcedores do Cruzeiro. Ele entrou no lugar de Ithurralde, mas foi substituído cinco minutos depois. Ao deixar o campo, Chavez jogou a camisa no chão e esbravejou contra o técnico Carlos Compagnucci. Delírio nas arquibancadas.
E o que já estava bom ficou muito melhor a partir dos 40. Num rápido contragolpe, Dudu foi acionado na esquerda e bateu cruzado para a área. Esperto, Farías entrou livre e empurrou para a rede. E teve tempo para mais. Já batidos em campo, os paraguaios passaram a assistir ao toque de bola da Raposa, e dois minutos depois Thiago Ribeiro carregou a bola sem ser incomodado. Da intermediária soltou uma pancada, e a bola morreu quase no ângulo de Aurrecochea. Mais uma goleada do envolvente time do Cruzeiro.
Cruzeiro 4 x 0 guaraní-PAR
Fábio; Diego Renan, Gil, Victorino e Pablo; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger (Thiago Ribeiro) e Montillo; Wellington Paulista (Farías) e Wallyson (Dudu). Aurrecochea; Filipini, Ithurralde (Pedro Chavez) (Bartomeus), Carballo e Marecos; Joel Benitez, Angelo Ortiz, Paniágua e Jorge Mendoza (Hobeckber); Júlio Benítez e Fabio Escobar.
Técnico: Cuca Técnico: Carlos Compagnucci
Gols: Wallyson (29' 1º tempo e aos 18' do 2º), Farías (41' do 2º) e Thiago Ribeiro (43' do 2º)
Cartões amarelos: Fabio Escobar, Paniágua e Ortiz (G); Victorino, Gil, Montillo e Farías (C)
Motivo: Taça Libertadores Data: 22/02/2011 Horário: 19h15m (de Brasília) Árbitro: Raul Orosco/BOL Auxiliares: Jorge Calderon/BOL Efraín Castro/BOL Público:12.067 pagantes Renda: R$ 275.668,02

Após três operações, Robert Kubica sai da UTI e passa para a reabilitação

Segundo os médicos, estado de saúde do piloto é 'satisfatório'

Por Das agências de notícias Pietra Ligure, Itália
kubica acidente carro   resgate fórmula 1 (Foto: AFP)Kubica ao ser resgatado (Foto: AFP)
O piloto polonês Robert Kubica deixou nesta sexta-feira a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi levado para a reabilitação, onde seguirá a recuperação do grave acidente sofrido durante um rali no norte da Itália.
Segundo as fontes médicas, o estado de saúde do piloto da escuderia Lotus-Renault, é "satisfatório", após ter sido submetido a três cirurgias nos últimos dias.
O acidente de Kubica foi h á duas semanas. Após atingir o guard rail, o piloto foi atingido pela lâmina que entrou no cockpit do Skoda Fabia que ele pilotava. Ele será substituído nesta temporada pelo alemão Nick Heidfeld, conforme a equipe anunciou na quarta-feira.

Thiago Neves: 'Não estamos aqui para dar show'

Meia diz que ansiedade ainda o atrapalha a render o melhor pelo Flamengo e crê que a parceria com Ronaldinho vai evoluir

Por Richard Souza Rio de Janeiro
thiago neves ronaldinho gaucho flamengo (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)Thiago Neves e Ronaldinho
(Foto: Maurício Val/VIPCOMM)
Thiago Neves já se considera no auge da forma física, mas diz que a ansiedade tem atrapalhado. O meia do Flamengo acredita que só o tempo vai ajudá-lo a demonstrar o futebol que os rubro-negros esperam. O camisa 7 também se cobra, mas tenta ser paciente.
- Com o tempo vai acontecer e os gols vão sair naturalmente. O Ronaldo me ajuda muito dentro de campo, o Negueba quando entra ajuda muito na movimentação. As coisas vão melhorando – disse o jogador, que fez um gol no Carioca, contra o Vasco.
Thiago acha que a parceria com Ronaldinho Gaúcho está cada vez melhor, mas a dupla ainda carece de entrosamento.
- Estamos crescendo a cada jogo, a cada dia as coisas melhoram, nos conhecemos mais. Não jogaríamos bem desde o primeiro jogo. Leva um tempo. O Flamengo está crescendo, está na final. Que eu possa render mais e ajudar o time a ser campeão.
Após a semifinal contra o Botafogo, o técnico Vanderlei Luxemburgo disse que além de resultados quer fazer do Rubro-Negro uma equipe fantástica. Para o meia, algo difícil nos dias de hoje.
- Eu não vou dar show, nunca dei show. O Ronaldo teve grandes atuações no Barcelona, no Milan. Não estamos aqui para dar show. É difícil ver uma equipe assim. Para mim, é só o Barcelona, que toca bem a bola. É o único. Aqui, conheci companheiros diferentes, o esquema é diferente. É uma fase de adaptação.
Thiago e os demais jogadores voltaram ao trabalho na tarde desta terça-feira, no Ninho do Urubu. O grupo se dividiu entre atividades leves no campo e na academia. No domingo, a equipe decide a Taça Guanabara contra o Boavista, às 16h (de Brasília), no Engenhão.
- Comemoramos o que tinha de ser comemorado, mas não acabou. O Boavista eliminou um time grande e tem de ser respeitado. Se não respeitarmos, vai acontecer o mesmo que aconteceu com o Fluminense. Sempre é complicado enfrentar equipes de menor expressão. Eles vão marcar forte, mas também têm qualidade para jogar com a bola. Se não marcar, o Flamengo vai ser surpreendido. Domingo, tem de ter marcação redobrada.
O técnico Vanderlei Luxemburgo esteve no CT na parte inicial do treinamento e saiu mais cedo para resolver assuntos particulares. Nesta quarta, haverá trabalho em dois períodos: às 9h e às 16h.

CBF confirma Brasil x Holanda em Goiânia no dia 4 de junho

Amistoso será o último compromisso da Seleção antes da Copa América

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
de jong holanda robinho brasil (Foto: agência Getty Images)Robinho contra De Jong no jogo da última Copa:
vitória holandesa por 2 a 1 (Foto: Getty Images)
A CBF confirmou nesta terça-feira, em seu site oficial, que a Seleção Brasileira enfrentará a Holanda no estádio Serra Dourada, em Goiânia, no dia 4 de junho. A partida será a última do time de Mano Menezes antes da estreia na Copa América.
A confirmação foi feita após um encontro entre o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o governador de Goiás, Marconi Perillo, em Brasília. Esta será a segunda vez que o Brasil enfrenta a Holanda em Goiânia: em 8 de junho de 1999, a Seleção venceu por 3 a 1 com gols de Amoroso (dois) e Leonardo.
A equipe de Mano entrou em campo apenas uma vez em 2011: derrota de 1 a 0 para a França, no último dia 9. Em 27 de março, a Seleção pega a Escócia em Londres. Depois do confronto com a Holanda, o Brasil estreia na Copa América, na Argentina, contra a Venezuela no dia 3 de julho.
Atual vice-campeã do mundo, a Laranja está invicta desde a derrota para a Espanha na prorrogação da final da Copa: 1 a 1 com Ucrânia, 5 a 0 sobre San Marino, 2 a 1 na Finlândia, 1 a 0 contra Moldávia, 4 a 1 na Suécia, 1 a 0 contra a Turquia e 3 a 1 sobre a Áustria. Antes de pegar o Brasil, a Holanda enfrenta a Hungria duas vezes pelas eliminatórias da Eurocopa de 2012 (25 e 29 de março).
Em sua campanha na África do Sul, a seleção holandesa eliminou os brasileiros nas quartas de final: 2 a 1, de virada, em partida realizada em Port Elizabeth.

Abreu só pensa no título: 'Segundo e último são a mesma coisa'

Atacante evita lembrar últimas campanhas do time na Copa do Brasil e diz que Botafogo pode fazer história com conquista inédita

Por Gustavo Rotstein Direto de Aracaju, SE
Se no Rio de Janeiro o Botafogo mantém uma postura hegemônica, chegando às últimas cinco decisões, ainda busca o seu espaço quando o assunto é Copa do Brasil. Se em 2007 e 2008 chegou à semifinal, decepcionou em 2009 e 2010, quando caiu na segunda fase. Assim, a partida de estreia na edição de 2011, contra o River Plate-SE, serve também para renovar a esperança, mas principalmente aumentar a cobrança interna por melhores resultados.

Dessa forma, Loco Abreu prefere não ver o vice-campeonato de 1999 e as boas campanhas de 2007 e 2008 como exemplo. Para o uruguaio, se o Botafogo quiser se destacar na Copa do Brasil, precisa chegar onde jamais chegou.
Loco Abreu treino Botafogo Aracaju (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Loco Abreu distribui autógrafos após treino em Aracaju (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
- Na Copa do Brasil, segundo e último são a mesma coisa. O único que se classifica para a Libertadores é o campeão. O Botafogo tem a possibilidade de fazer história conquistando a competição pela primeira vez, mas é preciso respeitar o adversário e pensar jogo a jogo - ressaltou.

Alessandro, que disputa sua quarta Copa do Brasil pelo Botafogo, sabe que a edição de 2011 precisa ser ainda mais valorizada. Além de se tratar de um título inédito para o clube, existe uma enorme cobrança interna pelo retorno à Libertadores.

- Realmente tem um gosto ruim sair da competição na segunda fase. Este ano vamos nos focar mais na Copa do Brasil, pois sentimos que temos elenco para chegar à Libertadores. É uma competição na qual não se pode dar bobeira - alertou.

Joel Santana comandou o Botafogo na Copa do Brasil do ano passado e, após a eliminação para o Santa Cruz, acredita que poderá aplicar as lições aprendidas desde a derrota no Engenhão.

- Todos os jogos eliminam e, por isso, em cada partida é preciso dar uma resposta. Existe o desgaste das viagens, que muitas vezes são longas, mas o adversário não entra para fazer graça. Não existe moleza.

Toda a fé no Cavegol: ‘É jogador de jogo’, diz Roth

Apesar de chamar pouco a atenção nos treinos, argentino é elogiado pelo treinador. Ele será titular contra o Jaguares

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
 Cavenaghi internacional (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com) Cavenaghi será titular do Inter pela primeira vez
(Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
Chama pouco a atenção o desempenho de Fernando Cavenaghi em seus primeiros dias de Inter. O rendimento discreto do jogador nos treinos, porém, não parece preocupar o técnico Celso Roth. O comandante colorado respalda o trabalho do Torito, que será titular no jogo contra o Jaguares, às 21h50m nesta quarta-feira, no Beira-Rio, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores da América.
Roth entende que existe o jogador de treino e existe o jogador nascido para as partidas. Na visão dele, Cavenaghi se encaixa no segundo caso.
- O Cavenaghi, como todo jogador que chega a um clube como o Internacional, tem se dedicado muito. Ele tem qualidade. A gente vê isso, vê sua colocação em campo, vê a percepção que ele tem. Essencialmente, é um jogador de jogo. Tem jogador de treino e tem jogador de jogo. Ele está precisando jogar. Dentro desse quadro de treinamentos, ele tem toda a condição de render o que sabe, porque tem movimentação, tem chegada na área. Espero que nos ajude – disse o treinador.
Cavenaghi é o substituto de D’Alessandro, lesionado. Com isso, Zé Roberto recua para a articulação. O Torito acompanhará Leandro Damião no ataque. Será titular do Inter pela primeira vez.
- Para começar jogando, é a primeira vez. Eles (Damião e Cavenaghi) são jogadores que atuam numa mesma função, mas com características diferentes. O Cavenaghi sai mais da área, e o Damião é mais centralizado. A partir do momento em que sai o D’Alessandro, mudamos a característica da equipe – afirmou Roth.
O Cavegol treinou o tempo todo entre os titulares nesta terça-feira, ao contrário do que aconteceu na segunda, quando esteve na equipe principal apenas na primeira parte do treino. Chamou a atenção a reincidência de gols perdidos pelo jogador.

Ganso diz a rádio que faltam detalhes para renovar contrato com o Santos

Meia, que não joga há quase 6 meses, confirma conversa com Leonardo, técnico do Inter de Milão, mas diz que quer jogar mais 1 ou 2 anos no Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
ganso santos treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ganso quer voltar a jogar em alto nível logo
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Afastado dos gramados há quase seis meses, Paulo Henrique Ganso não esconde a sua ansiedade para voltar a jogar e quando o assunto passa a ser os rumores de que irá para o Corinthians e até para a Inter de Milão, ele rechaça e revela que a renovação de seu contrato com o Santos está perto de ser acertado. Ganso estaria querendo que seu salário seja equiparado ao das estrelas do clube, Neymar e Elano, que ganham o triplo. Em entrevista à Rádio Globo de São Paulo, nesta terça-feira, o jogador respondeu a várias perguntas e não tirou o pé das "divididas".
Sobre o joelho operado, ele afirma que a recuperação está bem próxima:
- O joelho já está bom, já dá para dividir a bola, fazer gols e dar alegrias para a torcida. Falta agora só o posicionamento dos médicos para eu voltar a jogar. Falta pouca coisa, passados quase seis meses, estão faltando apenas detalhes para finalizar a recuperação. Estou muito confiante, por mim já estaria jogando, não vejo a hora de retornar aos gramados. Não vou dar uma data certa, porque eu estava esperando jogar na segunda rodada da Libertadores, mas não vai dar. A data certa são os médicos que vão decidir, por mim eu já reestrearia em qualquer próximo jogo.
O meia demonstra disposição de voltar a jogar já na ponta dos cascos:
- Espero voltar em alto nível, a readaptação virá em treino. Lógico que treino é diferente de jogo, mas quero usar os treinamentos para ficar no mais alto nível possível e, quando voltar a jogar, retornar com aquele belo futebol novamente.

Ganso tem contrato com o Santos até 2015, mas considera que precisa ser valorizado. Segundo ele, falta pouco para a reforma do compromisso com o clube.
- O Luiz Álvaro (presidente do Santos) veio conversar comigo pessoalmente e deixei claro que desejo fazer a renovação para melhorar o contrato em todos os sentidos, tanto para mim como para o Santos, e vamos chegar a um acordo. Por mim essa novela já teria terminado com um capítulo muito bom. Falta sentar, negociar e acertar, e já está muito próximo disso. Em mais uma reunião a gente acerta tudo - relatou.
O Santos vai ficar sempre no meu coração, só quero melhorar as minhas condições de trabalho"
Paulo Henrique Ganso
Ele nega que tenha ficado insatisfeito com o clube:
- Não era insatisfação. Eu queria melhorar meu contrato, como estamos fazendo agora. O Santos vai ficar sempre no meu coração, só quero melhorar as minhas condições de trabalho.
E reafirmou sua amizade com Neymar, jogando para longe as informações de que estaria com relações estremecidas com o atacante:
- Nunca teve problema, o meu relacionamento com ele é excelente, de irmão. O fato de ele ganhar mais e eu menos não tem nada a ver, ele tem o contrato dele e estou tentando melhorar o meu também.
O meia rechaçou também a possibilidade de jogar no Corinthians e disse que não teve qualquer contato com o clube do Parque São Jorge, dizendo ter sido apenas especulação e que ficou sabendo de tudo apenas pela imprensa:
- É complicado responder a uma pergunta dessa. Meu coração e meu pensamento estão voltados para o Santos. É muito difícil eu jogar no Corinthians por agora. Eu tenho paixão pelo Santos e hoje não sairia para jogar no Corinthians.
No entanto, Ganso admitiu que se assustou com as informações de que Ronaldo poderia ajudar o Timão a contratá-lo, mas reconheceu que isso o ajudou:
- Eu me assustei um pouco, porque não se pode duvidar do Ronaldo, um cara que tem muita influência no futebol, ele aumentou muito a mídia no Corinthians. Isso não acelerou a minha renovação com o Santos, mas é lógico que me ajudou um pouco, porque a diretoria do Santos me procurou um pouco mais cedo.
Papo com Leonardo
O jogador santista revelou ainda o que tem conversado com Leonardo, técnico do Inter de Milão:
- Já conversei com ele por telefone, e ele me passa muitas dicas, como jogar melhor, me passa conselhos bons, sobre algumas qualidades que preciso melhorar, e eu sei disso. Nessas vezes ele me deu essas dicas que vou procurando aprender, já que ele é um cara bem vivido no futebol. Ele me fala sobre posicionamento no campo e coisas extra-campo, como não é bom estar em polêmica, algo bem simples que existe no futebol. Ele é um amigo que está me ajudando.
Perguntado se Leonardo está querendo contar com ele no time italiano, Ganso respondeu:
- Isso ainda não falou, ele não quer me forçar a nada, só quer me ajudar. Lógico que jogar no futebol italinao seria bom, jogar no atual campeão mundial. Como seria bom jogar na Espanha, na Inglaterra, nos melhores times da Europa, mas é o que eu sempre digo, se eu tiver de sair que seja naturalmente, sem forçar nada, sem brigar.
Ganso confirmou que pretende ficar mais um ou dois anos mais no Brasil, mas acrescenta que não pode prever nada ("posso ficar até quatro ou cinco anos). Já sobre o encontro com o ex-presidente do Santos Marcelo Teixeira, o jogador explicou que não quis causar polêmica:
- Foi um visita apenas para pedir uma bolsa de estudos para o meu sogro. Não era para dar tanto problema, nada para deixar a diretoria atual do Santos irritada, pelo contrário, foi amigavelmente mesmo.
Por fim, Ganso elegeu o mehor time e o melhor jogador do país na atualidade.
- Gostei de ver o Fluminense jogar, apesar de ter saído da final da Taça Guanabara, para mim ainda é o melhor. E o melhor jogador é o Neymar, que além de amigo é um grande jogador. O
Ganso ainda está voltando - finalizou a entrevista, aos risos

Justiça determina que São Paulo tem 24h para devolver Taça das Bolinhas

Juiz Gustavo Quintanilha de Menezes determina que a Caixa Econômica deve guardar o troféu até que haja uma decisão final sobre o caso

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Rogério Ceni, Juvenal Juvêncio e Zetti com a Taça das Bolinhas (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)Ceni, Juvenal Juvêncio e Zetti com a Taça das
Bolinhas(Foto: Julyana Travaglia/Globoesporte.com)
O São Paulo tem 24 horas para devolver a Taça das Bolinhas à Caixa Econômica Federal. É o que determinou o juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro. A Justiça quer que o troféu fique com a Caixa Econômica Federal até que o caso tenha uma decisão final.
A medida cautelar é consequência de uma ação em que tem o Flamengo como autor e a CBF como ré. O clube carioca quer ficar com a posse definitiva da Taça das Bolinhas depois de ser declarado, assim como o Sport, campeão da Copa União de 1987.
A diretoria do São Paulo disse que não foi comunicada oficialmente sobre a decisão e avisou que vai continuar na luta para manter o troféu no Morumbi.
- Desconheço qualquer ação nesse sentido e sou eu que estou cuidando do caso. Se isso realmente aconteceu, haverá um conflito de interesses, ja que o São Paulo se julga com razão nessa questão - disse Kalil Rocha Abdalla, diretor juridico do Tricolor.
O dirigente são-paulino afirmou ainda que só depois que o clube paulista for notificado é que as 24 horas de prazo passam a contar. Até as 19h desta terça nada havia chegado ao Morumbi.
Rafael de Piro, diretor jurídico do Flamengo, alertou que o São Paulo pode ser punido caso não acate a determinação da Justiça.
- Se o São Paulo deliberadamente descumprir a decisão, a Justiça pode expedir um mandado de busca e apreensão da Taça das Bolinhas. Além de ser envolvido em um processo criminal, o São Paulo pode receber uma multa a ser definida pelo Juiz - disse Rafael de Piro.
Nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Futebol aceitou o pedido do Fla de declarar os dois clubes campões depois de analisar um estudo do Rubro-Negro carioca mostrando que a decisão da Justiça sobre a competição de 1987 não impediria que mais de uma agremiação fosse declarada vencedora.
No dia 14 deste mês, a Caixa Econômica entregou a taça ao São Paulo dando como justificativa à decisão anterior da CBF de não considerar o Flamengo campeão em 1987. Com a mudança, o impasse se instalou.
Confira a decisão do juiz na íntegra (em negrito, trecho destacado pelo GLOBOESPORTE.COM) :
"Trata-se de medida cautelar inominada, proposta por CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO em face de CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL - CBF, em que foi formulado pedido liminar para devolução do troféu alcunhado de ´Taça de Bolinhas´ ao requerente, abstendo-se de entregar o mesmo ao São Paulo Futebol Clube até a decisão final na ação principal. Argumenta o requerente que o Clube autor restou campeão em disputa desportiva ocorrida em 1987 - cercada de controvérsia no meio esportivo - pelo que faria jus ao recebimento do troféu cuja busca e apreensão ora pleiteia. Regularmente intimada, a ré CBF apresentou petição às fls. 22/23, argüindo sua ilegitimidade passiva, aduzindo que o troféu foi instituído pela Caixa Econômica Federal e que, por isso, deveria ser contra esta proposta a demanda, ou ainda contra o São Paulo Futebol Clube, outro pretendente ao título e ao mesmo troféu. Pede o Clube autor, às fls. 28/29, outras medidas executivas da liminar concedida às fls.16/17, no Plantão do Judiciário, que vedava a entrega do referido troféu ao São Paulo Futebol Clube. Há certidão a fl. 21 informando que a Confederação ré foi intimada da decisão liminar às 13h30 de 14 de fevereiro de 2011. É o relatório. Decido. A parte ré é legítima para figurar no pólo passivo, haja vista que, embora o troféu estivesse guardado na Caixa Econômica Federal, esta o entregou a quem foi indicado pela Confederação. O São Paulo Futebol Clube é terceiro, que poderá intervir nos autos como interessado, se desejar, não sendo, contudo, quem tomou a decisão de entrega. Destaco, inicialmente, há questão de alta relevância, não observada até o momento, qual seja, a vedação constante dos parágrafos do artigo 217 da Constituição da República: ´Art. 217. § 1º - O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei. § 2º - A justiça desportiva terá o prazo máximo de sessenta dias, contados da instauração do processo, para proferir decisão final.´ No caso em exame, observo que o próprio requerente afirma expressamente à fl. 03, que há ´pretensão revisional deduzida pelo Clube de Regatas do Flamengo perante a via administrativa na CBF, que se quedara inerte até o presente momento´, logo ainda não ocorreu o esgotamento das instâncias da justiça desportiva. Em que pese a alegação de que a ré CBF ´quedou-se inerte´, tal fato necessita ser suficientemente comprovado nos autos, oportunizando-se à ré que esclareça se efetivamente o processo administrativo está parado e porque, para que somente se for reconhecida efetiva e indevida inércia, examinar-se o cabimento de decisão judicial sobre o tema. Por outro lado, que a questão tratada nos autos versa exclusivamente sobre a posse de troféu símbolo de vitória em campeonato desportivo, não havendo alegação ou informação sobre o risco iminente de perecimento de bem ou direito. Observe-se que por mais que se deva respeito ao sentimento de afeição dos torcedores por um time, compreenda-se o interesse da administração do Clube na exposição de seus troféus ou se aceite a estima que a comunidade desportiva tem pelos campeonatos e seus campeões, não há como se confundir o mero desejo de uma rápida solução, com o instituto jurídico do risco de dano irreparável ou de difícil reparação - no latim ´periculum in mora´ - imprescindível para prolação de um provimento jurisdicional sem o prévio e pleno exercício dos direitos constitucionais ao contraditório e à ampla defesa. Sem risco grave de lesão irreversível a bem ou direito, não deve a Justiça se pronunciar sem ouvir a outra parte, menos ainda quando não há nos autos prova cabal do esgotamento da discussão na justiça desportiva ou de sua mora injustificável. Quando e se a Justiça Comum tiver que se manifestar sobre o caso, deve somente executar decisão de entrega do bem a um dos clubes, após a decisão final no processo judicial principal. Intervir em matéria desportiva, sem a observância do artigo 217 da Constituição da República é ato inconstitucional, que não pode ser praticado. Todavia, evidente que há que ser enfrentada, ainda, a questão relativa ao valor patrimonial e cultural da referida ´Taça de Bolinhas´, haja vista o lamentável histórico nacional de desídia na guarda de troféu esportivo de elevado valor. Com efeito, considerando que a Caixa Econômica Federal foi o órgão instituidor do mencionado prêmio, bem como é instituição da mais alta segurança e credibilidade, havendo, ainda, notícia de ambas as partes (fl. 05 e 23) que tinha a mesma a guarda do troféu, a hipótese é de intimá-la para receber de volta a ´Taça de Bolinhas´ e não entregá-la a nenhum dos dois times, até que haja manifestação judicial definitiva. Quanto ao São Paulo Futebol Clube, que recebeu precipitadamente o troféu, antes de decisão definitiva das justiças desportiva e comum, deve restituí-lo à Caixa Econômica Federal, sob pena do mesmo ser buscado e apreendido, no fiel cumprimento desta decisão. A multa deverá ser executada ao final do processo, quando se decidirá sobre a ocorrência ou não de crime de desobediência. Posto isso, MANTENHO A DECISÃO LIMINAR e, considerando a notícia de que, apesar de intimada para não entregar o troféu ao São Paulo Futebol Clube, a Confederação Brasileira de Futebol optou por descumprir a decisão judicial, DETERMINO a intimação por oficial de justiça do São Paulo Futebol Clube, para entregar o troféu denominado ´TAÇA DE BOLINHAS´, no prazo de vinte e quatro horas, sob pena de crime de desobediência de seu Presidente, à Caixa Econômica Federal, na sede ou agência em que a taça estava guardada antes da entrega da mesma ao clube pela CBF, devendo o troféu permanecer sob a guarda da Caixa Econômica Federal até o trânsito em julgado do processo principal. Intime-se por oficial de justiça, outrossim, a Caixa Econômica Federal, para receber e guardar o troféu, nas mesmas condições anteriores. Expeça-se precatória para cumprimento desta decisão, com a intimação pessoal por oficial de justiça do Presidente do São Paulo Futebol Clube, devendo a deprecada aguardar no juízo deprecado o decurso do prazo e, certificado pelo juízo deprecado o não cumprimento do prazo de vinte e quatro horas, expeça-se, sem necessidade de nova intimação, na mesma deprecada, mandado de busca e apreensão. Providencie o requerente os endereços do São Paulo Futebol Clube e da sede ou agência da Caixa Econômica Federal onde deverá ser recebido o troféu, recolhendo as custas para a carta precatória, bem como colaborando com a viabilização da entrega do bem em segurança, à Caixa Econômica Federal. Comprove o requerente a propositura da ação principal no prazo legal, bem como o andamento do processo na justiça desportiva".
 

Andrés Sanches diz que Corinthians deve deixar o Clube dos 13

Dirigente afirma estar insatisfeito com postura da entidade e avisa que clube negociará separadamente os direitos de transmissão do Brasileirão

Por José Ilan, Marcelo Baltar e Leandro Canônico Rio de Janeiro e São Paulo
Andres Sanches Clube dos 13 (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Andres Sanches ao deixar a reunião do Clube dos 13 (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
Fundado em 1987, o Clube dos 13 está prestes a perder um dos seus membros mais ilustres. Nesta terça, antes da reunião do Clube dos 13, o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, afirmou que o clube paulista está muito perto de deixar a entidade - o que deverá acontecer nos próximos dias.
- Vim aqui informar minha insatisfação ao Fábio Koff (presidente do Clube dos 13). Só quero o que é melhor para o Corinthians. Hoje eu estou licenciado. E nos próximos dias devo anunciar uma decisão, mas a tendência é que a gente saia - disse Andrés, após deixar a sede do Clube dos 13, em São Paulo.
Sanches avisou que tomará uma posição oficial até quinta, mas deixou claro que a intenção é sair:
- Tem muitas coisas com as quais eu não concordo. Nos próximos dias vamos sair. É muito complicado. A partir de agora vamos negociar nossos direitos de transmissão sozinhos e com quem quisermos. O Clube dos 13 não é nem reconhecido pela CBF.
Não queremos todo o dinheiro para o Corinthians ou deixar os outros sem nada. Não queremos um Campeonato Brasileiro com apenas dois clubes fortes, como acontece na Espanha ou na Itália. Mas tem de ser reconhecido o valor de cada clube"
Andrés Sanches
A divisão da cota de direitos de televisão referente ao Campeonato Brasileiro é o principal motivo pela desvinculação, já que o estatuto do Clube dos 13 impede seus integrantes de negociarem separadamente. Para Andrés, Flamengo e Corinthians merecem receber mais pelo fato de terem as maiores torcidas e, consequentemente, gerarem maior audiência.
- Não queremos todo o dinheiro para o Corinthians ou deixar os outros sem nada. Não queremos um Campeonato Brasileiro com apenas dois clubes fortes, como acontece na Espanha ou na Itália. Mas tem de ser reconhecido o valor de cada clube.
As declarações de Andrés Sanches expõem ainda mais o racha no Clube dos 13 . Nessa segunda-feira, a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, deixou clara sua insatisfação com a entidade por não ter dado o apoio necessário ao clube carioca na luta pelo reconhecimento do título brasileiro de 1987.
- Posso antecipar que o Flamengo ficou desconfortável sem o posicionamento do Clube dos 13 - declarou a dirigente.
Em São Paulo, na sede do Clube dos 13, Fábio Koff disse que o estatuto da entidade não permite que um de seus membros se licencie. Ou sai ou continua.