terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Filme repetido: problemas médicos voltam a minar Flu em dias decisivos

Assim como em 2010, Tricolor sofre com lesões em momentos importantes. Só neste ano, dez dos 30 jogadores do elenco já passaram pelo DM

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Um pesadelo que insiste em tirar o sono dos tricolores. A nona lesão de Fred em dois anos defendendo o Fluminense fez com que os torcedores se deparassem com aquele que tem sido o maior problema do clube nos últimos tempos: a frequência de suas principais estrelas no departamento médico. Depois das inúmeras polêmicas causadas pelo tema em 2010, a equipe de Muricy Ramalho entra em campo nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), para encarar o Nacional, do Uruguai, pela segunda rodada do Grupo 3 da Libertadores, sem três de suas grandes estrelas: Fred, Emerson e Deco. Todos vetados por lesões.
fred fluminense x boavista (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)Fred se machucou contra o Boavista e está fora do jogo contra o Nacional-URU (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)
Se Deco, com um problema no tendão da coxa esquerda, e Emerson, já entregue à preparação física após edema ósseo no tornozelo esquerdo, são problemas antigos, a lesão de Fred na panturrilha esquerda somada ao problema de Rodriguinho na coxa direita e as dores de Rafael Moura na região lombar aumentam consideravelmente as estatísticas tricolores neste quesito. A temporada atual ainda nem completou dois meses e dez dos 30 jogadores do elenco já tiveram algum tipo de problema médico.
Destes, apenas Conca e Carlinhos, que passaram por cirurgias durante as férias, começaram 2011 no DM. Craque do último Brasileirão, o argentino surpreendeu, encurtou prazos e precisou de 33 dias para se recuperar de uma artroscopia no joelho esquerdo e voltar ao time. Já o problema do lateral foi menos grave e, após ser operado para a correção de uma síndrome compartimental na perna esquerda, ele entrou em campo na estreia no Carioca, diante do Bangu.
Ainda durante a pré-temporada, Emerson voltou a sentir dores no tornozelo esquerdo, o mesmo que o tirou de grande parte da reta final do Campeonato Brasileiro. O Sheik participou de apenas duas atividades até se chocar com Ricardo Berna e iniciar tratamento intensivo. Entregue ao preparador físico Ronaldo Torres, a expectativa é que volte a treinar com o grupo ainda nesta semana e possa fazer sua estreia em 2011 no duelo contra o América do México, dia 2, no estádio Azteca, pela terceira rodada da Libertadores.
Emerson sente lesão no treino do Fluminense (Foto: Agência Photocâmera)Emerson sente lesão em treino do Fluminense
(Foto: Agência Photocâmera)
Previsão que não se aplica para a dupla Deco e Belletti. Após trabalhar normalmente na pré-temporada, em Mangaratiba, o volante campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002 passou a se queixar de dores nos calcanhares no retorno ao Rio de Janeiro. Em exames, foi detectado que a tendinite nos dois tendões de Aquiles, que já o tinham afligido em 2010, não estavam curadas e desde então ele não trabalhou mais com o grupo nem sequer foi inscrito na Libertadores.
Deco, por sua vez, chegou a entrar em campo nesta temporada, mas por pouco tempo. Depois de também se ausentar de alguns treinamentos na pré-temporada por problemas na coxa direita, o luso-brasileiro encarou o Bangu na primeira rodada da Taça Guanabara e se lesionou gravemente na partida seguinte, diante do Olaria, dia 24 de janeiro, ainda no primeiro tempo. Um problema no tendão da coxa esquerda foi diagnosticado, e o apoiador iniciou tratamento sem previsão para retornar aos gramados. A expectativa do jogador, porém, é que esteja pronto para trabalhar a parte física após um período de um mês e meio a partir da data da lesão.
Outros que se lesionaram, mas já estão de volta ao time, foram os zagueiros Gum e Leandro Euzébio. O primeiro desfalcou a equipe na vitória sobre o Cabofriense, pela quarta rodada da Taça GB, por sentir dores no púbis, enquanto seu companheiro não encarou o Argentinos Juniors, na estreia na Libertadores, e o Madureira, pela sétima rodada da Taça GB, devido a uma torção no tornozelo esquerdo sofrida no clássico contra o Botafogo.
Fred: novo problema na panturrilha esquerda
Por fim, os problemas mais recentes aconteceram todos no setor ofensivo. Após receber uma pancada e ser substituído ainda no intervalo da semifinal contra o Boavista, sábado, Fred se reapresentou, na última segunda-feira, ainda queixando-se de dores na panturrilha esquerda e foi vetado para o compromisso contra o Nacional, do Uruguai. Como não encarou o Argentinos Juniors por ter que cumprir suspensão pela expulsão na final da Sul-Americana de 2009, o atacante só deve estrear na Taça Libertadores da América na terceira rodada, contra o América do México.
A panturrilha esquerda, por sinal, tem sido responsável pelos maiores dramas de Fred com a camisa do Fluminense. Em 2010, ele sofreu duas lesões no local durante o Brasileirão e desfalcou a equipe por cerca de 70 dias e 22 jogos. Ao todo, já são oito lesões musculares em dois anos nas Laranjeiras, além de uma apendicite.
Em um dos recorrentes problemas na panturrilha esquerda, inclusive, Fred se queixou publicamente do ex-chefe do departamento médico, Michel Simoni, que acabou substituído por Douglas Santos. Desde o início do ano, Victor Favilla é quem exerce o cargo.
Sem dar entrevistas, o departamento médico tricolor, entretanto, evitou clima de alarmismo com o problema atual e, através da assessoria de imprensa do clube, informou que Fred terá condições de seguir com a delegação para o México no próximo domingo. Além de garantir que a lesão não tem referência com a de 2010.
Panorama que não vale para Rodriguinho. Lesionado gravemente no músculo adutor da coxa direita, ele ficará cerca de três meses fora da equipe e está praticamente fora da Libertadores. O clube, porém, só poderá inscrever algum jogador em seu lugar na próxima fase.
rodriguinho fluminense (Foto: Jorge William/Globo)Rodriguinho logo após dar uma furada no treino e sentir grave lesão na coxa (Foto: Jorge William/Globo)
Por fim, Rafael Moura é quem enche o torcedor de esperança. Apesar de não ter treinado com o grupo nesta semana, o He-Man tem realizado tratamento intensivo para se livrar de dores na região lombar e entrar em campo diante do Nacional. Caso seja vetado, Muricy Ramalho terá somente Tartá, Willians e Araújo para escalar a dupla de ataque.

Com um ponto, o Flu é o segundo colocado do Grupo 3 da Libertadores, ao lado do Argentinos Juniors. O América do México, que venceu o Nacional na estreia por 2 a 0, lidera com três.
Jogadores no DM em 2011
Conca – o meia argentino se recuperou de uma artroscopia no joelho esquerdo realizada em 27 de dezembro e estreou somente diante do Boavista, na quarta rodada da Taça Guanabara.
Carlinhos – após passar por cirurgia para correção de síndrome compartimental na perna esquerda durante as férias, o lateral sofreu com tendinite no pé direito durante a pré-temporada, mas não desfalcou equipe.
Belletti – voltou a sentir dores nos calcanhares causadas por tendinites nos tendões de Aquiles. Ainda não estreou em 2011.
Emerson – o edema ósseo no tornozelo esquerdo sofrido na reta final do Brasileirão voltou a incomodar logo no segundo treino da pré-temporada, após choque com Berna. A expectativa é de que estreie em 2011 contra o América do México, dia 2 de março.
Deco – O luso-brasileiro se queixou de dores na coxa direita durante a pré-temporada, iniciou normalmente o Campeonato Carioca e se lesionou com gravidade a coxa esquerda na segunda rodada, contra o Olaria. Sem previsão de retorno aos gramados.
Gum – dores no púbis o tiraram da partida contra o Cabofriense, pela quarta rodada da Taça GB.
Leandro Euzébio – uma torção no tornozelo esquerdo no clássico contra o Botafogo o tirou da estreia na Libertadores, contra o Argetinos Juniors, e da partida contra o Madureira, pela sétima rodada da Taça GB.
Fred – nova lesão na panturrilha esquerda fez o artilheiro tricolor ser vetado para a partida contra o Nacional-URU, nesta quarta, no Engenhão, pela Libertadores. Médicos garantem seu retorno contra o América do México.
Rodriguinho – lesionou gravemente o músculo adutor da coxa direita e desfalcará a equipe por três meses.
Rafael Moura – Sofreu pancada na região lombar na semifinal da Taça Guanabara, contra o Boavista, e é dúvida para confronto contra o Nacional (URU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário