quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Um Peixe malandro e guerreiro: é o pedido de Léo para a Libertadores

Experiente lateral afirma que time precisa estar preparado para todo o tipo de provocação. 'Temos de ir com a faca entre os dentes'

Por Adilson Barros Santos, SP
leo santos (Foto: Agência Estado)Léo durante o treino desta quarta (Foto: AE)
Malandragem e espírito guerreiro. Para o lateral-esquerdo Léo, do Santos, é isso que a equipe alvinegra precisa ter se quiser se dar bem na Taça Libertadores. O experiente jogador, que ao lado de Elano é o único do atual elenco que já disputou a competição pelo Peixe (em 2003), dá a dica para os mais jovens. Ele afirma que não se pode cair em provocação e catimba. Pelo contrário: diz que o Peixe também precisará ser catimbeiro quando precisar.
Em 2003, com um time formado por jovens atletas, Diego, Robinho e Elano entre eles, o Santos chegou à final e perdeu para o Boca Juniors.
- Aquela era uma equipe maravilhosa, mas que não tinha malandragem. Isso conta muito nesse tipo de competição. Libertadores é guerra e temos de ir para a Venezuela com a faca entre os dentes – afirma o jogador, referindo-se ao primeiro jogo do time na competição, contra o Deportivo Táchira-VEN, terça-feira, às 23h15m (horário de Brasília), em San Cristóbal.
Léo, porém, diz que não está pregando a violência, nem o descontrole:
- Malandragem é jogar futebol, valorizar a posse de bola, os passes e, principalmente, não cair em provocação. Os caras vão falar algumas coisas no nosso ouvido e temos de deixar passar.
O técnico Adilson Batista concorda com Léo, mas se mostra tranquilo com relação ao perfil de seus atletas. Ele diz que o Peixe é “malandro” suficiente para se dar bem na Libertadores. Além do mais, afirma, não adianta ter experiência e catimba se não houver futebol.
- Malandragem, experiência? Nosso time tem. Léo, Durval, Dracena, Jonathan, Elano são jogadores rodados, acostumados a grandes jogos. Os meninos da Seleção sub-20 também já tiveram uma boa experiência internacional. Negócio é jogar bola, ter organização e não se deixar levar por provocação.
Com a experiência de quem já disputou Libertadores como jogador e como técnico, Adilson alerta para algumas coisas que costumam ocorrer em campo nessa competição.
- Tem gandula que murcha a bola. Aí, o nosso goleiro reclama e leva o cartão amarelo. Tem o corredor polonês para entrar no estádio, que vocês (imprensa) não filmam. É muita coisa que acontece que temos de estar atentos.

Messi fica até o fim, e mantém supremacia sobre Cristiano Ronaldo

Argentina bate Portugal por 2 a 1, em amistoso na Suíça. Atacante do Real Madrid é substituído no segundo tempo e craque do Barça faz o gol da vitória

Por GLOBOESPORTE.COM Genebra, Suíça
messi  argentina x portugal (Foto: Reuters)Messi foi o dono do jogo entre Argentina e Portugal
(Foto: Reuters)
O eterno duelo entre Cristiano Ronaldo e Messi teve mais um capítulo nesta quarta-feira. Com atuação decisiva, o craque do Barcelona deu um passe e marcou um gol na vitória de 2 a 1 da Argentina sobre Portugal, em amistoso disputado em Genebra. O astro do Real Madrid, que também se destacou no confronto, marcou o gol dos portugueses, mas foi substituído no segundo tempo. Escolhido duas vezes o melhor do mundo pela Fifa, em detrimento do atacante português, Messi colecionou mais um triunfo sobre o rival.
A grande atração do confronto entre Portugal e Argentina era mesmo o duelo Cristiano Ronaldo x Messi. E quem assistiu ao jogo, não se decepcionou. Desde o primeiro minuto, os dois astros mandaram na partida e assumiram a tarefa de protagonistas.
Messi comandou os primeiros minutos. Com um futebol veloz e habilidoso, o atacante argentino levou vantagem sobre os seus marcadores. Com isso, a abertura do placar não demorou a acontecer. Aos 13 minutos, MEssi passou por dois zagueiros e tocou com categoria para Di Maria, que só teve o trabalho de deslocar o goleiro.
Porém, o time português não se abateu. O atacante Cristiano Ronaldo chamou a responsabilidade para si e a equipe cresceu. Após dois bons chutes de fora da área, ambos defendidos por Romero, Portugal chegou ao empate. Aos 20 minutos, Cristiano Ronaldo recebeu um passe na área e, de primeira, bateu para o gol.
Com o empate, o confronto ficou equilibrado e as chances de gol ficaram mais raras, evitando que alguém saísse da primeira etapa com a vantagem no placar.
Na etapa final, os primeiros 15 minutos pertenceram a Portugal. E quase saiu o gol da virada. Na primeira oportunidade, Hugo Almeida cabeceou no travessão e, no rebote, Cristiano Ronaldo chutou por cima. Na segunda, depois de cruzamento na área, o mesmo Hugo Almeida, livre de marcação e sem goleiro, bateu para fora, perdendo uma chance inacreditável.
BRASIL MUNDIAL FC: veja o gol perdido por Hugo Almeida e comente!
cristiano ronaldo gol argentina x portugal (Foto: EFE)Cristiano Ronaldo mostrou oportunismo e marcou o gol de empate de Portugal (Foto: EFE)
A Argentina resolveu voltar para o jogo e, após uma bela cobrança de falta de Messi, quase saiu o seu segundo gol. Depois disso, ambas as equipes resolveram fazer substituições. Destaque para a saída inexplicável de Cristiano Ronaldo.
O jogo ficou feio e violento na sua segunda metade. A consequência dessa mudança brusca foi a ausência de boas jogadas e de possibilidade de mais gols. Como a Argentina manteve Messi em campo, o time sul-americano foi quem esteve mais perto de sair de campo com a vitória.
Com a entrada de Pastore no lugar de Di Maria, a equipe argentina ganhou em presença de área. E foi por intermédio dele, aos 36 minutos, após uma bela cabeçada no travessão, que quase saiu o segundo gol.
E como um prêmio por manter Messi em campo, a Argentina conseguiu marcar o gol da vitória no fim. Martinez foi derrubado por Coentrão e o árbitro assinalou o pênalti. Messi se encarregou da cobrança, deslocou o goleiro Eduardo e garantiu o triunfo para os sul-americanos.

Surfistas usarão GPS nas baterias para medir quem é o mais veloz

Tecnologia será usada pela primeira vez na abertura do Mundial, na Austrália

Por GLOBOESPORTE.COM Gold Coast, Austrália
retrospectiva fotos espetaculares bebe Durbidge voa na crista da onda (Foto: agência Getty Images)Bede Durbidge foi o primeiro a testar o GPS
(Foto: agência Getty Images)
Quando entrarem na água pela primeira vez nesta temporada, na Gold Coast australiana, os surfistas da elite mundial vão estrear uma novidade tecnológica. Pela primeira vez na história, o Circuito Mundial de surfe vai usar aparelhos de GPS durante as baterias. O objetivo? Determinar a velocidade de cada um e, claro, mostrar quem é o mais veloz.

O GPS, de menos de 90 gramas, ficará preso na camiseta de lycra que os surfistas usam para competir. O australiano Bede Durbidge foi o primeiro a testar a novidade: atingiu 29,2km/h em um aéreo.

- Fiquei muito surpreso, nem sentia o aparelho na minha camisa. Será emocionante ver quem é o mais rápido do circuito - disse.

Na etapa australiana, disputada em Snapper Rocks, a previsão é que os surfistas ultrapassem 35km/h. A janela começa dia 26.

Sub-20: Chile vence primeira e agora seca Equador para ir ao Mundial

Chilenos batem Colômbia por 3 a 1, de virada, e ainda sonham com vaga

Por GLOBOESPORTE.COM Arequipa, Peru
O Chile bateu a Colômbia por 3 a 1 nesta quarta-feira, de virada, em Arequipa (Peru), e segue sonhando com uma vaga no Mundial Sub-20. Para isso, tem que secar o Equador na disputa do hexagonal final do Sul-Americano Sub-20.
A primeira vitória na fase deixou os chilenos em quinto com três pontos, na frente da Colômbia. Anfitriões do Mundial, os colombianos só têm um. Os quatro primeiros se classificam para o Mundial, enquanto o campeão e o vice entram nos Jogos Olímpicos de 2012.
Magaña (contra) fez para a Colômbia, e Gallegos, Bustos e Carrasco marcaram para a seleção chilena em Arequipa. Sem chances de ir às Olimpíadas, o Chile agora tem que torcer para o Equador não pontuar contra o Brasil nesta rodada (o jogo será à 0h10m desta quinta).
Os equatorianos estão em quarto com cinco pontos. Se vencerem o Brasil, chegarão a oito. Assim, o Chile não teria chances de ficar entre os quatro, pois ficará faltando apenas uma rodada para o término da competição. No sábado, Chile e Equador se enfrentam e o jogo pode valer a vaga no Mundial Sub-20.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO E A TABELA DE JOGOS DO SUL-AMERICANO SUB-20

Ronaldinho precisa perder de 800 gramas a um quilo, diz preparador

Antônio Mello elogia a dedicação do camisa 10 nos treinos do Flamengo

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Em dois jogos pelo Flamengo, Ronaldinho Gaúcho não arredou o pé do campo. Contra Nova Iguaçu e Boavista, o camisa 10 rubro-negro jogou os 90 minutos. Sentiu o cansaço na etapa final da segunda partida, mas tudo dentro do planejado. O técnico Vanderlei Luxemburgo quer que ele readquira o ritmo e renda o máximo nas decisões da Taça Guanabara.
ronaldinho gaucho flamengo (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)Ronaldinho Gaúcho se esforça em treino físico do Flamengo (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)
Na manhã desta quarta-feira, sob sol forte, o preparador Antônio Mello comandou um trabalho físico por cerca de uma hora e meia. Ele estima que cada atleta perdeu de dois a três quilos em líquidos. Ronaldinho participou normalmente da atividade e também sofreu com os puxados exercícios.
Desde a chegada, há quase um mês, durante a pré-temporada em Londrina, no interior paranaense, o jogador perdeu cerca de três quilos. Segundo Mello, o craque está muito perto do peso ideal.
- Quando o Ronaldinho chegou, o único pedido que fiz a ele foi para que emagrecesse. Ele perdeu gordura e ganhou massa. Precisa perder pouca coisa, algo entre 800 gramas e um quilo. Tem sido o primeiro a chegar e o último a sair dos treinos.
Na parte da tarde, R10 participou de um treino técnico comandado por Luxa. O técnico prepara a equipe para a última rodada classificatória. Neste domingo, o Fla enfrenta o Resende, em Macaé, às 17h (de Brasília). O Rubro-Negro está classificado para as semifinais e tem o primeiro lugar no Grupo A garantido.

Gomes arma o Vasco para encarar o América com Felipe entre os titulares

Fellipe Bastos, recuperado de uma fratura no dorso da mão direita, é escalado na vaga de Eduardo Costa, suspenso

Por Fred Huber Rio de Janeiro
O técnico Ricardo Gomes comandou na tarde desta quarta-feira, em São Januário, o primeiro coletivo para armar o time para o duelo com o América, sábado, às 19h30m (de Brasília), em Volta Redonda. Felipe, que havia iniciado o jogo contra o Americano entre os reservas depois de voltar do afastamento, foi escalado entre os titulares. Caíque voltou para a equipe reserva.
Ricardo Gomes treino coletivo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Ricardo Gomes conversa com os titulares durante o coletivo em São Januário (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)


Outra novidade foi a presença de Fellipe Bastos na equipe. Ele, que está recuperado de uma fratura no dorso da mão direita, entra na vaga de Eduardo Costa, que levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Bastos ainda atua com uma proteção no local. A equipe treinou com: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Fellipe Bastos, Jeferson e Felipe; Eder Luis e Marcel.

Os reservas jogaram com: Alessandro; Irrazábal, Cesinha, Fernando e Marcio Careca; Renato Augusto, Bernardo, Enrico e Caíque; Patric e Misael. Durante o treino, Ricardo Gomes parou a atividade diversas vezes para corrigir o posicionamento dos jogadores.
Com quatro pontos conquistados em seis rodadas, o Vasco já está eliminado da Taça Guanabara.

Sem Rivaldo, Carpegiani faz quatro alterações na equipe titular do Tricolor

Meia foi poupado novamente e não sabe se terá condições de enfrentar a Portuguesa. Zé Vitor, Carlinhos, Marlos e Dagoberto foram as novidades

Por Marcelo Prado São Paulo
Pelo segundo dia consecutivo, o meia Rivaldo não treinou no São Paulo. Ainda com dores na coxa direita, o camisa 10 fez tratamento no Reffis pela manhã e, à tarde, correu em volta do gramado do CT da Barra Funda. Sua participação no jogo de domingo, contra a Portuguesa, ainda é incerta.
Rivaldo correndo no gramado do CT da Barra Funda (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)Rivaldo não tem presença garantida contra a Portuguesa (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)
- Ele sente dores apenas para alongar. No restante dos movimentos, não sente nenhum incômodo. Por isso, resolvemos tirá-lo do campo e ele só irá trabalhar com o Paulo quando estiver totalmente recuperado. Amanhã (quinta-feira), vamos reavaliá-lo novamente – afirmou o médico do clube do Morumbi, José Sanchez, que conversou com os jornalistas nesta quarta-feira.
Enquanto Rivaldo corria pelo gramado, o técnico Paulo César Carpegiani comandou um treino tático no campo principal do CT. E, como já havia dito no último domingo, novamente fez modificações na equipe. A equipe entrou em campo com: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Miranda e Juan; Rodrigo Souto, Zé Vítor, Carlinhos Paraíba e Marlos; Dagoberto e Fernandinho.
Paulo César Carpegiani conversando com os jogadores no treino do São Paulo (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)Carpegiano conversa com os titulares antes do treinamento (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)
A vaga de Rivaldo ficou com Carlinhos Paraíba. Fernandão, que não vive boa fase, perdeu sua posição no ataque para Marlos, enquanto que o volante Zé Vítor ficou com a vaga que foi do zagueiro Luiz Eduardo na derrota para o Botafogo por 2 a 1, no último domingo, em Ribeirão Preto. Com a entrada de mais um volante no meio, Carpegiani espera que a defesa não fique tão desprotegida, como vem acontecendo nas últimas partidas. Depois de não levar gols nas vitórias sobre Mogi-Mirim e São Bernardo, o setor caiu de rendimento nas partidas seguintes, tanto que levou dez gols nas últimos cinco rodadas, o que provou críticas do zagueiro Miranda. O camisa 5 disse que o time está vulnerável atrás porque pensa muito em atacar e não se recompõe defensivamente da maneira correta.
No ataque, a novidade foi o retorno de Dagoberto, que não disputou a última partida por estar com dores no joelho direito. O jogador fez tratamento no Reffis durante dois dias e, nesta quarta-feira, formou dupla de ataque com Fernandinho. No time reserva, as atrações foram o lateral-direito Edson Ramos, contratado junto ao Mallorca (ESP) e o zagueiro Rhodolfo, que veio do Atlético-PR. O primeiro, inclusive, entrou no time titular no final do treino, na vaga de Jean. Os dois deverão ser apresentados até o final desta semana.
Dagoberto e Rhodolfo em lance no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Rhodolfo divive a bola com Dagoberto durante lance no treino tático desta tarde  (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)
O time voltará aos treinos na manhã desta quinta-feira, novamente no CT.

Cuca comanda primeiro coletivo
antes do clássico e não mexe no time

Time titular foi o mesmo que começou jogando contra o Villa Nova, no domingo

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte
cuca montijo treino cruzeiro (Foto: Lucas Catta Prêta/Globoesporte.com)Cuca orientou os jogadores durante o coletivo
(Foto: Lucas Catta Prêta/Globoesporte.com)
Cuca comandou o primeiro coletivo da semana e não houve novidades na equipe titular. O time que encara o Galo no sábado, em Sete Lagoas, deverá ser o mesmo que venceu o Villa Nova.

O volante Marquinhos Paraná ainda segue em recuperação de uma pancada no tornozelo esquerdo e fez apenas corridas em volta do campo.
Os titulares começaram a atividade com Fábio; Pablo, Gil, Léo e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Henrique, Gilberto e Montillo; Wellington Paulista e Thiago Ribeiro.
O uruguaio Victorino treinou na equipe reserva ao lado de Edcarlos na zaga. Os reservas atuaram com Rafael; Rômulo, Victorino, Edcarlos e Naldo; Everton, Pedro Ken, Dudu e Roger; Farías (Reis) e Wallyson (Ortigoza).

Brasil sucumbe ao 'fantasma' da camisa 10 e segue freguês da França

Com número de Zidane, Benzema brilha em vitória de 1 a 0 dos franceses. Hernanes é expulso após acertar trava da chuteira no peito do atacante

Por Leandro Canônico Direto de Paris, França
O carrasco estava no camarote do Stade de France, mas sua camisa "jogou" em mais uma vitória da França sobre o Brasil nesta quarta-feira: com o número de 10 de Zidane nas costas, Benzema brilhou e garantiu o 1 a 0 para os franceses, que não perdem para os brasileiros desde 26 de agosto de 1992 (2 a 0). O atacante do Real Madrid ainda foi alvo de uma entrada violenta de Hernanes, que acertou o peito do rival e foi expulso aos 38 do primeiro tempo.
Esta foi a segunda derrota seguida do time treinado por Mano Menezes. Em 2010, a Seleção fechou o ano com fracasso contra a Argentina (1 a 0, em novembro). Antes, a equipe havia vencido Ucrânia, Irã e Estados Unidos. Nos dois confrontos contra rivais tradicionais, o Brasil de Mano não conseguiu a vitória.
O próximo amistoso marcado para a Seleção, que não disputará as eliminatórias para  a Copa de 2014, é contra a Holanda, dia 4 de junho, provavelmente no Brasil. Em 3 de julho, a equipe estreia na Copa América contra a Venezuela, na Argentina. Desde 1992, a Seleção enfrentou a França seis vezes: dois empates e quatro derrotas. No total, cada um tem cinco vitórias na história do confronto (quatro empates).
DÉCIO LOPES: uma noite para a Seleção esquecer. Leia e comente!
gol benzema frança x brasil (Foto: AFP)Benzema causou expulsão de Hernanes e ainda fez o gol da vitória da França (Foto: AFP)
Assim como o Brasil, a França de Laurent Blanc entrou em campo de uniforme novo no Stade de France. Campeão do mundo em 1998, o treinador chegou a cinco vitórias seguidas no comando dos Bleus. Se a camisa era nova, havia algo diferente: Benzema. Criticado no Real Madrid, que contratou até Adebayor para tentar solucionar o problema no ataque, ele foi o principal nome do amistoso. Aos 38 minutos, o camisa 10 fez uma linda jogada, deu um chapéu em Lucas e, quando se preparava para repetir o drible em Hernanes, levou um chute no peito, que valeu a expulsão do meia do Lazio. No segundo tempo, Benzema ainda fez o gol da vitória francesa e criou várias chances - algumas delas salvas por Julio César, que voltou bem ao gol da Seleção.
Como havia mostrado nos treinos na França, Mano escalou a Seleção com Renato Augusto no meio. O estreante ganhou a camisa 10, mas pouco tocou na bola e saiu na etapa final para a entrada de Jadson. Elias, Lucas e Hernanes completaram o setor, com Robinho e Pato no ataque. A defesa foi a preferida do técnico: Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos.
VEJA GALERIA DE FOTOS DO AMISTOSO ENTRE BRASIL E FRANÇA
Expulsão de Hernanes muda o jogo
O Brasil começou bem a partida, pressionando a França. Logo no primeiro minuto, Daniel Alves arriscou de fora da área, Lloris defendeu e deixou a bola quicar, mas pegou antes de Pato conseguir o rebote. Logo em seguida, o goleiro saiu jogando errado e deu chance de ataque à Seleção, mas Robinho sofreu falta na esquerda da área. Após cobrança de Hernanes, a defesa afastou para escanteio. Os Bleus assustaram Julio César aos 9, quando Gourcuff deu belo passe de primeira para Benzema, entre David Luiz e Thiago Silva na área, e o atacante do Real bateu cruzado da direita, rente à trave do goleiro brasileiro. Três minutos depois, o time de Mano respondeu com jogada entre Lucas e Pato, mas o craque do Milan bateu por cima.
A Seleção dominava a partida até os 38 minutos. Mas a expulsão de Hernanes desmontou o esquema de Mano e fez a França crescer em casa. Principalmente, Benzema. Após ter as travas da chuteira do camisa 11 brasileiro no peito, o atacante passou a ser o melhor em campo e criou as melhores jogadas.
Aos dois do segundo tempo, Benzema recebeu cruzamento na área, matou no peito e chutou de canhota, mas David Luiz se jogou e conseguiu salvar. Aos nove, o Brasil não teve essa sorte. Ménez entrou pela direita, passou por Elias e André Santos e cruzou rasteiro, David Luiz, Lucas, Thiago Silva e Julio César não cortaram e a bola ficou com Benzema, dentro da área, para encostar nela e marcar 1 a 0.
hernanes frança x brasil (Foto: AFP)Árbitro alemão Stark expulsa Hernanes, que acertou trava da chuteira no peito de Benzema  (Foto: AFP)
Um minuto depois, o goleiro do Inter de Milão evitou o segundo. Novamente, Benzema, sozinho, acertou um peixinho e Julio César fez um defesaço. Mais cinco mintutos e outra chance do camisa 10 francês: a defesa brasileira errou na saída de bola, Benzema arrancou pela direita, entrou na área e bateu cruzado, mas Julio salvou mais uma.
Nervoso, o Brasil não conseguia reagir. De tanto reclamar, Robinho ainda levou cartão amarelo. Em seguida, Mano tirou o capitão para recompor o meio de campo com Sandro. Mas a França continuou mandando no jogo e parava os contra-ataques brasileiros. Aos 40, Blanc tirou Benzema, que saiu exaltado de campo.
Nos acréscimos, Jadson e Hulk foram os responsáveis pela melhor chance de empatar. O meia do Shakhtar achou o atacante do Porto entre os zagueiros, ele entrou cara a cara com Lloris, mas o goleiro conseguiu ser mais rápido e evitou o drible.
FRAnÇA 1 x 0 BRASIL
Lloris; Sagna, Rami, Mexes e Abidal; Diarra, M’Vila (Diaby), Gourcuff (Cabaye) e Malouda; Menez (Remy) e Benzema (Gameiro) Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Elias (André), Hernanes e Renato Augusto (Jadson); Robinho (Sandro) e Alexandre Pato (Hulk).
Técnico: Laurent Blanc. Técnico: Mano Menezes.
Gol: Benzema, aos 9 do segundo tempo
Cartões amarelos: Robinho (Brasil), Menez (França)  Cartão vermelho: Hernanes (Brasil)
Local: Stade de France, em Saint-Denis (França) Data: 09/02/2011. Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha). Auxiliares: Jan-Hendrik Salver e Detlef Scheppe (ambos da Alemanha).