domingo, 30 de setembro de 2012

Dan Cezar surpreende, desbanca Mineirinho e é campeão do Pro Rad

Favorito ao título, Sandro Dias termina em quarto lugar no skate vertical. Venezuelano Daniel Dhers conquista o título do BMX street park

Por Breno Dines São Paulo
Comente agora
Dan Cezar nem se preocupou com a presença do hexacampeão mundial Sandro Dias, o Mineirinho, na disputa do Pro Rad Jump Festival, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O jovem atleta de 22 anos desbancou o grande favorito ao título e foi campeão da disputa do skate vertical, neste domingo. Já no BMX street park, quem comandou o show foi o venezuelano Daniel Dhers.
Nas eliminatórias do sábado, Sandro Dias já havia sofrido para segurar a nova geração e terminar em primeiro lugar. Mas, neste domingo, o atleta que vive a expectativa de se tornar pai não acompanhou o ritmo acelerado dos jovens rivais. Consistente em todas as suas voltas, Dan Cezar levou a melhor, com 87,67 pontos, mesma pontuação de Pedro Barros. No critério de desempate, porém, as notas descartadas do paulista eram mais altas e fizeram a diferença no resultado. Mineirinho terminou em quarto lugar.
- Ele andou muito (Sandro Dias). Todo mundo andou bem. Esse foi um dos melhores campeonatos que eu participei. Todo mundo conseguiu acertar o que queria, só faltaram algumas manobras. Não tenho o que falar. Eu me superei. Não ando assim faz tempo. Estou muito feliz com o meu skate - disse o atleta de Santo André, ao vivo no Esporte Espetacular.
Dan Cezar Skate Pro Rad (Foto: Makarrão / Esporte Em Ação.)Dan Cezar decola para a vitória no vertical do Pro Rad (Foto: Makarrão / Esporte Em Ação)
Na segunda parte das disputas deste domingo, o skate deu lugar às bicicletas. O venezuelano Daniel Dhers foi o campeão do BMX street park da nona edição do Pro Rad Jump Festival. O atleta, que já havia vencido as eliminatórias, terminou em primeiro ao somar 85 pontos, superando o brasileiro Denis Canina, com 81,66.
- A primeira vez que vim ao Brasil fiquei em segundo. Então, foi uma redenção para mim vencer aqui. É o campeonato mais importante do país. Estou muito feliz por ter vencido - comemorou Dhers.
Pódio BMX Pro Rad (Foto: Chico Morais / Divulgação)Vencedores do BMX comemoram no pódio do Pro Rad (Foto: Chico Morais / Divulgação)
Confira a classificação final do skate vertical profissional:
1- Dan Cezar 87,67
2- Pedro Barros  87,67
3- Rony Gomes 87,33
4- Sandro Dias 87,33
5- Edgard Vovô 83
6- Italo Penarrubia 80
Confira a classificação final do BMX:
1-Daniel Dhers 85
2-Denis Canina 81,66
3-Ryan Guettler 80,66
4-Andre Jesus 78
5-Rogerio Pitanga 71,66
6-Douglas Leite Doguete 69,33

Tenorio, talismã do Vasco, preocupa técnico Marcelo Oliveira

Atacante tem quatro gols no Campeonato Brasileiro, e time sempre vence quando ele marca. Lesões atrapalham

Por Alexandre Alliatti Rio de Janeiro
13 comentários
Carlos Tenorio parece carregar um presságio em suas chuteiras no Campeonato Brasileiro. Sempre que ele faz gol, o Vasco vence. Aconteceu quatro vezes: 2 a 0 sobre a Portuguesa, 3 a 1 no Palmeiras, 2 a 0 contra o Sport e, neste sábado, 3 a 1 diante do Figueirense. O jogador tinha tudo para se consolidar como referência ofensiva do time cruz-maltino, ao lado de Alecsandro. Mas nem tudo são flores.
Carlos Tenório comemora gol do Vasco sobre o Figueirense (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Tenorio comemora gol do Vasco sobre o Figueirense (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)
Neste sábado, o jogador voltou a sentir dores. A coxa direita foi o local do incômodo. Ele teve que ser substituído. Antes, marcou o segundo gol da vitória de 3 a 1 sobre o Figueira, em cruzamento de Juninho.
O equatoriano será observado pelo departamento médico no decorrer da próxima semana. É incerto que tenha condições de enfrentar o Atlético-GO no sábado, no Serra Dourada. O técnico Marcelo Oliveira admite preocupação com ele e pretende ter cuidado com o atacante.
- O Tenorio vem de contusão, de paralisação mais longa, e voltou de forma mais emergencial. Ele precisa ser administrado nos treinamentos, ter fortalecimento. Ele é de fundamental importância. Conclui muito bem, tem movimentação, cabeceio. Vai ser muito importante nessa reta final. Precisamos cuidar muito bem dele.
O Demolidor lida com um incômodo no púbis também. Se não estiver recuperado até o fim de semana, deve ser substituído por Eder Luis contra o Dragão.
Com a vitória deste sábado, o Vasco foi a 47 pontos, na quarta colocação do Campeonato Brasileiro. Os outros gols do triunfo foram marcados por Luan e Juninho.

Vida boa: Vitor Belfort curte férias ao lado de sua família em hotel luxuoso

Ao lado de Joana e dos filhos, lutador mostra quarto com mesa de sinuca

Por SporTV.com Rio de Janeiro
4 comentários
Vitor Belfort ficam em quarto luxuoso com sua família  (Foto: Reprodução/Twitter)Vitor Belfort ficam em quarto luxuoso
com sua família (Foto: Reprodução/Twitter)
Vitor Belfort não quer saber de mágoas após a derrota para Jon Jones, na semana passada. Já recuperado e com poucas cicatrizes da batalha pelo cinturão dos meio-pesados, o lutador tirou alguns dias de folga ao lado de sua esposa Joana e seus três filhos, Vitória, Davi e Kyara, em um hotel de luxo em Las Vegas, nos Estados Unidos. A enorme suíte escolhida pelo atleta  tem, inclusive, uma mesa de sinuca privativa.
- Tem até mesa de sinuca no quarto do hotel. É definitivamente o melhor de Las Vegas - publicou o lutador, em seu Twitter, postando uma foto ao lado de sua família.
Neste sábado, Vitor já havia publicado uma foto curtindo a piscina do hotel ao lado da amada Joana Prado.
SporTV.com/Combate: as principais notícias do mundo do MMA
Vitor Belfort ainda não sabe quando voltará a lutar. Antes de topar enfrentar Jon Jones, ele não lutava na nesta categoria há cinco anos e vinha atuando no peso-médio desde 2008. O brasileiro já foi campeão da categoria no UFC em 2004, por cerca de seis meses, e perdeu o título para o mesmo lutador de quem tirou o cinturão, o americano Randy Couture. Desde então, disputou o título do Ultimate duas vezes: contra Anderson Silva, pelos médios, em 2011, e com Jones.

Após vitória no Jungle Fight, Itamar Rosa já sonha com título do UFC

Triunfo sobre Kleber Orgulho faz lutador meio-pesado (até 93kg) já pensar em integrar maior evento de MMA do mundo: 'É o desejo de qualquer um'

Por Rodrigo Faber São Paulo
Comente agora
O evento principal do Jungle Fight 43 correspondeu às expectativas: Itamar Rosa venceu Kleber “Orgulho” por decisão dividida, em um combate repleto de reviravoltas. Satisfeito com o resultado, o vencedor já vislumbro o futuro e revelou seu maior sonho: ser campeão do UFC (Ultimate Fighting Championship), maior evento de MMA do mundo.
– É o desejo de qualquer um e comigo não é diferente. Tenho certeza que tenho potencial para chegar lá. Vou lutar para ganhar o Jungle Fight e depois ser campeão do UFC. Preciso estar preparado para tudo o que vier pela frente – afirmou.
Jungle Fight, Itamar Rosa (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Itamar Rosa saiu vitorioso do triunfo sobre Kleber Orgulho (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)
O principal ponto de destaque da vitória de Rosa foi a superação do cansaço. O lutador gaúcho estava visivelmente exausto após o término da luta. Seu oponente, Kleber “Orgulho”, sequer permaneceu no octógono para o anúncio oficial do resultado.
Embora tenha pregado respeito ao adversário, por quem disse ter acumulado respeito antes, durante e depois da luta, Itamar Rosa revelou uma provocação feita por seu oponente durante a luta, quando os dois duelavam no chão.
– No segundo round, quando eu entrei por cima, ele disse para eu bater mais, porque no terceiro ia acabar comigo. Mas isso não aconteceu – completou.
Campeão meio-pesado do Jungle Fight, Kleber “Orgulho” precisou reduzir seu peso em nove quilos (de 93kg para 84kg). O desgaste para se adequar à nova categoria foi explorado por Rosa, que disse ter ouvido instruções de seu mestre antes do combate, dizendo que deveria cansar o adversário, para, então, vencê-lo
– Meu mestre me disse que ele ficaria exausto porque tinha perdido muito peso. Isso reduz muito o fôlego, é difícil mudar de categoria de uma hora para outra. Explorei isso e consegui alcançar o resultado – comemorou.
Confira todos os resultados do Jungle Fight 43:
Jungle Fight 43
29 de setembro de 2012, em São Paulo
Itamar Rosa venceu Kléber Orgulho na decisão dividida dos juízes
Edvaldo Oliveira Gameth x Pedro da Rosa Neto - Eliminatória Peso-Médio, até 84 kg
Sean "Cubby" Peters venceu Bazan Rojas por nocaute técnico no primeiro round
Lúcio Curado venceu Gabriel Moraes Moreira na decisão dividida dos juízes
Ary Santos venceu Robert "Pato" Fonseca por nocaute no primeiro round
Elias Silvério venceu Douglas Bertazini por nocaute técnico no primeiro round
Reginaldo Vieira venceu Ronaldo Gauss por finalização (chave de braço) no primeiro round

Com trapalhada no resultado, Curado e Moraes são vaiados no Jungle 43

Combate válido pelo peso leve (até 70kg) irrita espectadores, que pedem a ring girl e ex-BBB Fani Pacheco no lugar dos lutadores: ‘Coloca a Fani!’

Por Rodrigo Faber São Paulo
6 comentários
Fani Ring Girls MMA (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Fani Pacheco foi ring girl do Jungle Fight 43
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)
As três primeiras lutas do card do Jungle Fight 43, na noite deste sábado, animaram os torcedores que compareceram ao ginásio Pelezão, em São Paulo. Todas foram encerradas no primeiro round, uma por finalização e duas por nocaute. Porém, o quarto combate irritou, e muito, os fãs de MMA. Lucio Curado e Gabriel Moraes Moreira ouviram vaias e piadas durante os três períodos do duelo devido ao estilo de luta agarrada que dominou o combate.
Os lutadores passaram a maior parte do tempo presos à grade do octógono, fazendo com que os espectadores pedissem que eles lutassem “efetivamente”, como havia sido feito nos embates anteriores. Alguns chegaram a pedir que a ex-BBB e ring girl Fani fosse colocada no lugar de Curado e Moraes, considerados “chatos e enrolados”.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Como se não bastasse, ao final do combate, Gabriel Moraes Moreira foi anunciado como vencedor. Porém, segundos depois, o apresentador do Jungle Fight disse ter se enganado, culpou a si próprio e revelou que, na verdade, o vencedor havia sido Lucio Curado. Surpreso, o lutador pediu desculpas aos que compareceram ao evento por não terem gostado do desenrolar do combate.
– Sei que não era o que todos esperavam ver, mas foi o que aconteceu na luta. Fiquei feliz com o resultado. Novamente, peço que nos desculpem – disse.

Diante do líder, Dorival dá a receita:
‘O Fla tem que jogar no seu limite’

Técnico rubro-negro exalta time do Fluminense, elogia Abel e diz que Fred e Love precisam de atenções redobradas dos zagueiros

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
128 comentários
Cleber Santana e Dorival Junior treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)Dorival rasga elogios ao rival Fluminense
(Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)
O Flamengo bateu o vice-líder Atlético-MG, na quarta-feira, com boa atuação e vitória por 2 a 1. Neste domingo, o time enfrenta o Fluminense, líder da tabela com 56 pontos, 22 a mais do que o Rubro-Negro, que ocupa a 10ª colocação. Dorival Júnior rasga elogios para o adversário, exalta Abrel Braga e afirma que a equipe terá que chegar aos 100% para conseguir a vitória.
- Não há como questionar as qualidades de um time como o Fluminense. Além de uma grande equipe, tem um elenco muito bem treinado. Abel tem feito um trabalho maravilhoso em todos os clubes por onde passa. Um dos grandes treinadores e uma das grandes pessoas que conheço no futebol, um profissional vencedor, altamente capacitado. Para terem uma ideia do que representa uma equipe como Fluminense, o número de pontos não é por acaso. O Flamengo tem que jogar no seu limite para alcançar um bom resultado - receitou Dorival Júnior.
Em 26 jogos, o Fluminense venceu 16, empatou oito e teve apenas duas derrotas. O Flamengo tem nove vitórias, sete empates e dez derrotas no Brasileirão.
O jogo marcará o duelo entre Fred, artilheiro do campeonato, com 12 gols, e Vagner Love, que aparece em segundo, com 11.
- Dois jogadores perigosíssimos, vão merecer atenção redobrada dos zagueiros. Com pouco espaço, eles são decisivos. Fred, além de tudo, é muito inteligente - elogiou Dorival.
Flamengo e Fluminense jogam às 16h. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em tempo real, com vídeos.

Mistério nas laterais: Abel faz testes, elogios e avisa que briga está aberta

Treinador, no entanto, não revela os titulares para o Fla-Flu deste domingo. Confira a comparação dos números de Bruno, Wallace, Carlinhos e Carleto

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
15 comentários
Bruno ou Wallace? Carlinhos ou Thiago Carleto? Quatro jogadores e apenas duas vagas para o Fla-Flu deste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A escolha dos titulares já foi tomada pelo técnico Abel Braga, mas só será divulgada minutos antes de a bola rolar. Independentemente dos eleitos, o comandante comemora a possibilidade de poder escalar sua equipe de acordo com os pontos fortes de seus adversários.
Na última quinta-feira, o treino coletivo na Urca reservou uma situação curiosa. A equipe titular começou com Wallace na direita e Carleto na esquerda, dupla essa que tem sido reserva na temporada 2012. No meio da atividade, Bruno e Carlinhos passaram a integrar a equipe principal. Os dois laterais esquerdos se destacaram e marcaram gols. Apesar de todo o mistério, a tendência é que Bruno seja titular na direita. No último sábado sábado, Abelão deu uma pista durante o treinamento de bolas paradas. Enquanto Deco e Thiago Neves cruzavam as bolas, o quarteto formado por Fred, Gum, Digão e Bruno tentava superar a defesa reserva, indicando assim que o lateral-direito deve começar jogando.
info comparativo laterias fluminense 4 (Foto: arte esporte)
As mudanças de Abelão, porém, deixam claro que o setor é um dos mais abertos do elenco tricolor. Muda-se até de acordo com o adversário. Foi assim por exemplo diante da Portuguesa na quinta rodada do primeiro turno, quando o treinador sacou Bruno do time e optou por Wallace por entender que as características ofensivas do jovem de 18 anos seriam mais importantes. Na rodada seguinte, lá estava Bruno de volta ao time titular.
- São quatro jogadores que me dão essa opção de escalar de acordo com o adversário e a situação. Tanto que eu revezei no treinamento. Se eu não quisesse mais testar nada escolhia dois e pronto. Mas não. Já sei quem vai jogar contra o Flamengo e como vamos jogar. Meus laterais me dão condições de mudar as características de nossa equipe. Tenho uma saída melhor e mais rápida com o Wallace, uma marcação mais forte com o Bruno e o Carlinhos... Esse último é jogador de seleção brasileira e não vinha jogando bem. Tanto que o Carleto entrou muito bem contra o Náutico. Por isso fico tranquilo. Quem for escolhido vai fazer aquilo que nós esperamos em campo - resumiu.
Nas estatísticas do quarteto no Brasileirão até agora, algumas curiosidades (veja todos os números acima). Na direita, a disputa é mais intensa. Enquanto Bruno tem 16 jogos na competição, Wallace vem logo atrás com 15. Os laterais-esquerdos, no entanto, finalizam mais. Se nas roubadas de bola há um equilíbiro claro, nos passes errados Carleto se destaca negativamente. O  jogador, por outro lado, é o que mais sofre falta dos quatros. Números à parte, a principal dúvida tricolor para o Fla-Flu reside nos lados do campo. E só o técnico Abel Braga será capaz de decifrá-la.

Thiago Camilo vence em Tarumã e embola o campeonato da Stock Car

Pole, Khodair tem pneu furado e sai da briga pela vitória. Cacá Bueno chega em quinto e mantém a ponta na tabela por apenas dois pontos

Por Alexander Grünwald Viamão, RS
Comente agora
Na volta de Tarumã ao calendário da Stock Car, o segundo maior vencedor em atividade na categoria mostrou que está vivo na briga pelo seu primeiro título. Com uma largada agressiva e gerenciando o consumo de pneus ao longo dos mais de 40 minutos de corrida, Thiago Camilo venceu a nona etapa da temporada e subiu para a quarta posição no campeonato, que ainda é liderado por Cacá Bueno. O piloto da RBR Mattheis, que havia largado em 11º, fechou a prova em quinto lugar. Átila Abreu e Daniel Serra, que também brigam pelo título, completaram o pódio. Quarto colocado neste domingo, Ricardo Maurício manteve a segunda posição no campeonato, e agora está a apenas dois pontos de Cacá.
Stock Car - Thiago Camilo comemora a vitória em Tarumã, nona etapa da temporada 2012 (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Thiago Camilo comemora a vitória em Tarumã, nona etapa de 2012 (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)

- Pela situação do asfalto, não descartávamos a chance de um pit stop, mas como eu assumi a ponta lá pela metade, ficaria difícil ser a cobaia, e parar sem ninguém ter trocado ainda. Eu tinha um ritmo melhor no início, e mas consegui poupar os pneus para chegar até o final. Já persigo esta vitória em Tarumã desde 2004, quando conquistei aqui a minha primeira pole na Stock, e isso mostra que estamos na briga - disse o vencedor, que já na largada pulou de quinto para terceiro.
Um elemento que assustava os pilotos antes mesmo da largada acabou sendo determinante para o resultado: na 23ª volta, o pole position Allam Khodair, que liderava sem problemas desde a primeira curva, teve o pneu traseiro direito furado devido ao abrasivo asfalto gaúcho e precisou ir aos boxes para fazer um pit stop forçado. De volta à pista, o piloto do carro 18 precisaria da entrada de um safety car para se aproximar novamente do primeiro pelotão. Mas a prova transcorreu inteiramente em bandeira verde e o máximo que o “japonês voador” conseguiu foi chegar na 11ª posição.
Outros pilotos também tiveram problemas com os pneus, como Rodrigo Sperafico, Pedro Boesel, Duda Pamplona, Claudi Ricci e David Muffato. Segundo colocado, Átila Abreu disse que fez a corrida mais conservadora em toda a sua carreira na Stock Car. E que temeu por seus compostos quando viu Khodair entrando nos boxes com um pneu rasgado.
A próxima etapa da Stock Car está marcada para a pista de Curitiba, no dia 21 de outubro, e deve marcar a estreia de Rubens Barrichello na categoria. O piloto, que anunciou sua participação apenas para a Corrida do Milhão, a última da temporada, testará um carro da equipe Full Time na semana anterior à prova paranaense.

Zagueiro, lateral e centroavante: as buscas do Corinthians para 2013

Com o Mundial marcado para dezembro, diretoria começa a vasculhar o mercado para reforçar as três posições mais carentes do elenco alvinegro

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
116 comentários
Mario Gobbi Tite (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Tite quer zagueiro, lateral e atacante para 2013
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)
Por enquanto, a diretoria garante que apenas observa as opções no mercado, mas, aos poucos, o Corinthians começa a se movimentar para reforçar o elenco visando à temporada 2013. Com o Mundial de Clubes marcado para dezembro, no Japão, o Timão foi obrigado a antecipar o planejamento do próximo ano. No alvo da comissão técnica e da cúpula do departamento de futebol estão um zagueiro, um lateral-esquerdo e outro centroavante.
O nível de um novo defensor dependerá do rendimento de Anderson Polga. O pentacampeão assinou contrato somente até o dia 31 de dezembro e precisa do aval do técnico Tite para renovar. Caso ele tenha um bom desempenho, a diretoria optará por contratar um zagueiro mais jovem. Se o veterano de 33 anos não agradar, a caça será por um atleta mais badalado.
A preocupação com a zaga está principalmente em Paulo André. Titular ao lado de Chicão desde a saída de Leandro Castán para o Roma, o jogador tem constantes problemas físicos e deixa o corpo clínico em alerta. Polga e Wallace são os reservas, enquanto Antônio Carlos e Felipe quase não foram utilizados e devem ser emprestados no fim do ano.
Alguns nomes já começam a rondar o CT Joaquim Grava, como o do chileno Rojas, capitão do Universidad de Chile. O Timão chegou a negociar com ele em julho, mas o clube de Santiago não aceitou a oferta feita, contrariando o desejo do jogador de jogar no Brasil. Mauro da Silva, observador do clube paulista, esteve na capital chilena recentemente para vê-lo de perto.
Outro ponto favorável é que Rojas também atua como lateral-esquerdo, posição carente no elenco. Além do titular Fábio Santos, Tite conta com o garoto Denner e o recém-chegado Chiquinho, que não convenceram até o momento. Ramon, emprestado ao Flamengo após a Libertadores, dificilmente fará parte do grupo corintiano novamente. A tendência é de que seja vendido ou emprestado mais uma vez.
O Corinthians procura também um centroavante para fazer sombra a Paolo Guerrero. Novamente, o desejo passa por encontrar um jogador que venha se destacando no futebol brasileiro sem a necessidade de ser feito grande investimento. No entanto, os dirigentes não descartam recorrer ao futebol europeu, como aconteceu no caso do peruano.
– Seria interessante – resumiu Tite sobre a vontade de ter mais um camisa 9 no grupo.
Os seis gols marcados por Elton na Série B do Brasileirão não serão suficientes para fazê-lo voltar após o empréstimo ao Vitória. Técnico e diretoria não gostaram do rendimento e do comportamento do jogador no período em que esteve no clube. As chances de permanecer são remotas. Douglas Tanque, campeão da última edição da Copa São Paulo, também não deve ser aproveitado quando o empréstimo ao Ipatinga-MG acabar.

Meu Jogo Inesquecível: Sport bate o Timão; Joanna Maranhão vibra longe

Hoje no Fla, rival do Leão, nadadora brasileira lembra título da Copa do Brasil em 2008, quando sofreu pela internet em Barcelona, e Estadual 2007

Por Franco Benites Recife
20 comentários
O ano é 1987. Em campo, Sport e Flamengo jogam pelo módulo amarelo e verde do Campeonato Brasileiro, respectivamente, sem imaginar que dali a alguns anos travariam uma batalha eterna para saber quem teria direito a colocar no peito uma estrela de campeão nacional. Corte para 2012. O Urubu, o Leão e 1987 voltam a se cruzar e se materializam na pessoa da nadadora recifense Joanna Maranhão. A atleta nasceu no ano em que teve início a famosa disputa entre os clubes e, apesar do amor grandioso pelo rubro-negro pernambucano, hoje é atleta do rival carioca.

Joanna Maranhão é íntima das piscinas desde criança, pois começou a nadar antes mesmo de aprender a ler. Medalhista nos Jogos Pan-Americanos de 2003, ela se tornou a sensação da natação brasileira quando em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, na Grécia, terminou a prova nos 400m medley na quinta colocação. O feito garantiu a Joanna, que nem havia chegado à maioridade, o status de ter sido a primeira nadadora brasileira a ir a uma final olímpica em provas femininas.
Joanna Maranhão - Sport (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)No centro de treinamento de Sierra Nevada, na Espanha, Joanna Maranhão lembra do Sport (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
Quando está nas piscinas, Joanna Maranhão honra o vermelho e preto do Flamengo e as cores do Brasil. Uma dos sete representantes do rubro-negro do Rio de Janeiro nas raias do Centro Aquático de Londres nas Olimpíadas deste ano (ela não conseguiu repetir o feito de Atenas, em 2004), a pernambucana é alheia à rivalidade futebolística entre o clube que hoje abriga o seu talento e o Sport. Nas piscinas, ela só quer saber de aumentar a lista de títulos do clube carioca. Mas é longe da água que Joanna veste o vermelho e preto de maneira mais afetiva.
Futebol pra mim só jogo do Sport. Não gosto nem de ver jogo da Seleção."
Joanna Maranhão
- Sou torcedora do Sport porque toda minha família por parte de mãe também é. Os únicos torcedores do Náutico são meu pai e meu irmão mais velho (por parte de pai). Os três filhos de mainha quando faziam alguma coisa errada ficavam de castigo na "cadeirinha do Náutico". Serviu para os três, viu? Somos Sport (risos). Meu tio Sérgio era o mais assíduo, chegava lá em casa com camisa, ia para todos os jogos - conta, recheando a frase de bom humor e recorrendo a uma expressão tipicamente pernambucana para pontuar de onde surgiu o amor pelo Sport.

Ao falar das lembranças da Joanna torcedora, a Joanna campeã das piscinas permeia as frases com uma alegria e empolgação que se assemelham à emoção de quem acabou de subir ao pódio para receber uma medalha.
Joanna Maranhão - Sport (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)Joanna Maranhão e o irmão caçula na Ilha do
Retiro (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
- Quando eu morava no Recife eu ia à Ilha do Retiro pelo menos uma vez por mês. Eu me divertia muito com a torcida, com o pessoal gritando, cantando as músicas. É difícil explicar a emoção porque é um amor incondicional que você sente por um time de futebol. E quando você entra em campo, canta o hino, assiste a um gol, é uma felicidade... Abraça quem está do seu lado sem ao menos saber quem é. Eu adoro.

Atleta de ponta, com medalhas, títulos e marcas importantes, Joanna Maranhão dedicou boa parte da infância e adolescência aos treinos. A árdua preparação dentro e fora das piscinas deu glórias à nadadora, mas impediu que a torcedora pudesse acompanhar mais de perto as partidas do Sport no Campeonato Pernambucano ou em torneios nacionais como a Série A, Série B e Copa do Brasil.

- Não lembro do primeiro jogo a que assisti, pois era muito pequena. Fiquei muitos anos sem ir (à Ilha do Retiro) por conta dos treinos. Quando o Sport estava passando por uma época difícil em 2005, senti que era hora de voltar a apoiar o clube e fazer minha parte. Daí voltei a ser mais presente.
Joanna Maranhão - Sport (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)Nem a neve esfria o amor de Joanna Maranhão pelo Sport (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
Emoção mesmo a distância

E foi justamente a rotina de atleta que impediu Joanna Maranhão de assistir in loco a um dos "jogos inesquecíveis" do Sport. Em 2008, durante a campanha do Leão na Copa do Brasil, a nadadora estava no Recife, mas no dia da final do torneio contra o Corinthians (veja vídeo abaixo), adversário deste domingo pelo Brasileirão, a distância de um oceano separava a nadadora dos 34.885 torcedores que compareceram à Ilha do Retiro.
 - Enquanto eu estava no Recife não consegui ir ao campo porque eu ficava tão nervosa que não dormia. Assim, ficava impossível acordar no outro dia e ir treinar cedo (risos). No dia da final (data) eu estava em Barcelona. A internet era muito lenta e foi uma tortura acompanhar o jogo. Era madrugada e eu fiquei acordada. Quando acabou o jogo eu chorei, achei a coisa mais linda do mundo, pois foi uma campanha inesquecível.

A campanha a que Joanna se refere envolveu dois empates, três derrotas e sete vitórias. O Sport começou o torneio empatando com o Imperatriz-MA por 2 a 2, no Maranhão. No jogo da volta, na Ilha do Retiro, venceu por 4 a 1. Esse placar ainda se repetiria diante do Brasiliense e do Palmeiras. Antes de chegar à final, contra o Corinthians, o Rubro-Negro passou pelo Internacional e pelo Vasco. No primeiro jogo da final, no dia 4 de junho, o Sport saiu derrotado do Morumbi por 3 a 1. No jogo da volta, no entanto, bateu o Timão por 2 a 0 na Ilha do Retiro para a alegria da pernambucana, que, a distância, acompanhava tudo.

Além do título da Copa do Brasil, Joanna Maranhão também cataloga na lista de inesquecível a partida que deu ao Sport o título de campeão pernambucano de 2007. Naquele ano, o Estadual foi disputado em dois turnos. Como o Leão venceu os dois, acabou conquistando o torneio sem a necessidade de uma final. O jogo que confirmou o título ocorreu na Ilha do Retiro diante do Náutico. O Rubro-Negro venceu o Timbu com gols de Weldon (aos 36 minutos do primeiro tempo) e Luciano Henrique (aos 19 minutos da etapa final). O campeonato ainda teria mais duas rodadas que apenas serviram para confirmar o vice-campeonato do Central.
 - Lembro de ter ido à final do Pernambucano de 2007 (veja vídeo ao lado) com meu irmão e minha mãe, que, apesar de ser rubro-negra doente, não ia a campo há muitos anos. Foi muito especial. Lembro da emoção de ver o time campeão. Na volta para casa, estávamos rindo das fotos que tiramos em campo. Foi muito legal.

Mesmo envolvida na preparação para a prova dos 400m medley nas Olimpíadas de Londres, Joanna Maranhão seguiu acompanhando o Sport no Brasileirão, mas confessa que sabe menos do que gostaria.

- É difícil para acompanhar os jogos do Sport não só pelos treinos. Isso porque a imprensa mineira e a carioca não falam muito do esporte do Nordeste de um modo geral. Estou sempre acompanhando pela imprensa de Pernambuco e perguntando ao meu irmão mais novo como as coisas estão indo, mas não é a mesma coisa. Sinto falta. Futebol, pra mim, só jogo do Sport. Não gosto nem de ver jogo da Seleção - falou a nadadora, que se divide entre Belo Horizonte, onde mora, e o Rio de Janeiro, onde treina.

A paixão de Joanna Maranhão pelo Sport fica apenas nas arquibancadas ou naquela imagem-padrão do torcedor que segue os passos do time com o ouvido colado no rádio ou os olhos vidrados na TV, internet ou jornal. Ela garante que nunca pensou em trocar as piscinas para jogar futebol feminino e defender as cores do Leão em campo.

- Sou ruim para todo e qualquer esporte fora da piscina. Não tenho consciência corporal, sou um desastre - confessou, com bom humor.
Joanna Maranhão - Sport (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)Joanna Maranhão lamenta não poder comparecer à Ilha do Retiro com frequência (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)

SPORT 2 X 0 CORITINHIANS
Magrão, Diogo, Igor, Durval e Dutra; Daniel Paulista, Sandro Goiano, Kássio (Enílton) e Luciano Henrique (Everton); Carlinhos Bala e Leandro Machado (Roger) Felipe, Carlos Alberto (Lulinha), Chicão, William e André Santos; Fabinho, Eduardo Ramos, Alessandro e Diogo Rincón (Acosta); Dentinho (Wellington Saci) e Herrera
Técnicno: Nelsinho Baptista Técnico: Mano Menezes
Gols: Carlinhos Bala, aos 34, e Luciano Henrique, aos 37 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Durval e Enílton (Sport); Herrera (Corinthians).
Cartões vermelhos: Wellington Saci e William (Corinthians)
Data: 11/06/2008. Local: Ilha do Retiro, Recife. Competição: Copa do Brasil 2008.
Árbitro: Alício Pena Júnior. Público: 34.885 pagantes

Pezão passa pela 'última banheira
da tortura' antes de encarar Browne

Lutador brasileiro vai fazer combate principal do UFC na próxima sexta-feira

Por SporTV.com Rio de Janeiro
22 comentários
Uma das estrelas da edição que o UFC vai promover na próxima sexta-feira, em Minneapolis (EUA), Antônio Pezão já está em fase final de preparação para encarar Travis Browne no combate principal do evento. Neste sábado, por exemplo, o gigante brasileiro passou pela última vez por uma parte do treinamento nada agrável: a chamada técnica de imersão, uma banheira de gelo usada pelos atletas para diminuir o espasmo muscular e acelerar o relaxamento.
- Entrando para a última banheira da tortura, rsrsrs. Mas ao sair estarei relaxado e sem dores... - postou Pezão no Twitter.
Pezão banheira de gelo UFC (Foto: Reprodução / Twitter)Antônio Pezão em uma banheira de gelo (Foto: Reprodução / Twitter)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Além de Pezão, o Brasil será representado por mais quatro lutadores neste evento. São eles Jussier Formiga, Thiago Tavares, Diego Nunes e Carlo Prater.
UFC: Browne x Pezão
5 de outubro de 2012, em Minneapolis (EUA)
CARD PRINCIPAL*
Travis Browne x Antônio Pezão
Jake Ellenberger x Jay Hieron
John Dodson x Jussier Formiga
Justin Edwards x Josh Neer
Jeremy Stephens x Yves Edwards
Michael Johnson x Danny Castillo
CARD PRELIMINAR*
Dennis Halmann x Thiago Tavares
Jacob Volkmann x Shane Roller
Bart Palaszewski x Diego Nunes
Darren Uyenoyama x Phil Harris
Carlo Prater x Marcus LeVesseur
Mike Pierce x Aaron Simpson
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente

Fani se atrapalha como ring girl, mas se anima com MMA: 'Impressionante'

Estreante à beira do octógono, ex-BBB atrasou alguns segundos início de combate do Jungle Fight, mas ganhou aprovação do público do evento

Por Rodrigo Faber São Paulo
7 comentários
A ex-BBB Fani Pacheco estreou como ring girl na noite deste sábado, no Jungle Fight 43. A inexperiência à beira do octógono atrapalhou a beldade na nova função. Aclamada pelo público, ela demorou tempo demais para sair do octógono antes da segunda luta do evento, entre Douglas Bertazini e Elias Silvério, e teve de “correr” para que o combate tivesse início, arrancando risos de alguns espectadores.
Fani Ring Girls MMA (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)A ex-BBB Fani Pacheco estreou como ring girl no Jungle Fight 43 (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)
Bem-humorada, Fani admitiu que foi difícil adquirir o ritmo e entender a velocidade que ela deveria usar para deixar o octógono e permitir que o árbitro central autorizasse o início da luta. Essa foi a primeira vez que a ex-BBB acompanhou um evento deste tipo ao vivo.
– Antes de eu entrar me disseram para não ir tão rápido. Fui devagar, mas acabei levando tempo demais. O importante foi que consegui sair antes de a luta começar – brincou, entre risos.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Questionada sobre o que mais havia lhe despertado o interesse, Fani afirmou ter se animado com o clima intenso dos combates e com a proximidade do octógono: sentada a poucos metros da grade, ela gostou bastante de ter ouvido até mesmo os sons emitidos pelos golpes dos lutadores.
– É impressionante, dá para ouvir os sons dos tapas, dos socos, de perto. Nunca tinha assistido a uma luta ao vivo, gostei muito, é bem legal – completou.
Logo que deixou o espaço das lutas, Fani ouviu algumas instruções de membros da organização do evento, para que não demorasse tanto em seu trajeto com a placa indicando os rounds. Na luta entre Lucio Curado e Gabriel Moraes Moreira, a trapalhada se repetiu, mas sob nova aprovação do público.

Caio tem fratura confirmada e está praticamente fora do Brasileiro

Exame de raio-x realizado na manhã deste domingo aponta contusão no quinto metatarso do pé esquerdo. Atacante ficará dois meses em tratamento

Por Felippe Costa Rio de Janeiro
12 comentários
Se não bastasse a penúltima colocação no Campeonato Brasileiro, o Figueirense praticamente perdeu o atacante Caio para o restante da competição. O jogador fraturou o quinto metatarso do pé esquerdo, na derrota por 3 a 1 para o Vasco, na noite de sábado, e ficará aproximadamente 2 meses em tratamento. Ele foi submetido a um exame de raio-x, e os médicos confirmaram a contusão.
A reapresentação dos jogadores alvinegros está marcada para as 15h, desta segunda-feira, no Centro de Formação e Treinamento do Cambirela. Com o resultado, o Figueirense permanece com apenas 22 pontos conquistandos em 27 jogos e com a situação ainda mais complicada no Campeonato Brasileiro. Na próxima rodada, a equipe visita o Atlético-MG, sábado, às 18h30m, no Independência.

Florentino Pérez apresenta projetos de reformulação do Santiago Bernabéu

Maquetes vinham sendo tratadas como segredo de estado e não deveriam ter sido divulgadas pela imprensa, que conseguiu ter acesso às imagens

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
32 comentários
Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, revelou neste domingo o que vinha sendo tratado como o segredo mais bem guardado do Real Madrid: os projetos para as obras de remodelação do estádio Santiago Bernabéu. As quatro maquetes foram apresentadas na assembleia de sócios madridistas.
O clube proibiu que tanto a imprensa quanto os sócios tirassem fotos, mas o jornal "Marca" divulgou em sua página na internet imagens dos projetos, que foram vistos por poucas pessoas do ciclo de Florentino. Segundo a publicação, o mandatário conseguiu o efeito desejado, deixando os adversários políticos de boca aberta.
Santiago Bernabéu projeto reforma (Foto: Reprodução / Marca)Novos projetos do Santiago Bernabéu eram tratados como segredo de estado (Foto: Reprodução / Marca)

Pedrosa acelera fundo, bate Lorenzo com facilidade e vence em Aragón

Vice-líder da temporada, espanhol da Honda supera rival em mais de seis segundos na corrida e diminuiu vantagem do compatriota no campeonato

Por SporTV.com Aragón, Espanha
Comente agora
Diferentemente dos treinos de sexta-feira e sábado, o sol apareceu neste domingo para o GP de Aragón do Mundial de Motovelocidade. Correndo em "casa", os espanhóis Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo se destacaram dos adversários desde a primeira volta na pista seca. Em um duelo respectivamente entre o segundo lugar e o líder da temporada da MotoGP, o piloto da Honda acelerou mais que o rival, tirou o primeiro posto do compatriota, que largara na pole, e venceu pela 4ª vez no ano, com mais de seis segundos de vantagem. Lorenzo permaneceu na segunda colocação ao fim da prova, e Andrea Dovizioso, se defendendo bem dos ataques de Cal Crutchlow, completou o pódio, na terceira posição.
Após a vitória em Aragón, Pedrosa diminuiu em 5 pontos a vantagem de Lorenzo na classificação geral. O piloto da Yamaha ainda é o líder da temporada, agora com 290 pontos, e o espanhol da Honda aparece logo atrás, com 257.
Após três corridas na Europa, os pilotos deixam o Velho Continente e vão até o Japão, onde será realizada a 15ª etapa da temporada, no dia 14 de outubro.
Dani Pedrosa vence GP de Aragón da MotoGP (Foto: AFP)Vitória em Aragón é a quarta de Pedrosa na atual temporada da MotoGP (Foto: AFP)
A corrida
Lorenzo, na pole, e Pedrosa, saindo do grid logo atrás do rival, mantiveram suas posições após a largada. Ao contrário dos companheiros de primeira filha, Crutchlow foi ultrapassado por Ben Spies. Quem não se deu bem na primeira volta foi Valentino Rossi. Depois de começar em oitavo lugar, o “Doutor” chegou a tocar levemente na moto de Rea na hora da curva e, para não causar um acidente que tirasse os dois da prova, acabou saindo pela tangente. O italiano caiu para a última colocação e teve que dar início a uma corrida de recuperação.
Nicky Hayden foi outro que não teve sorte com as curvas. O americano perdeu o controle da moto e, já na brita, não conseguiu frear sua Ducati. Ele se chocou contra as placas de publicidade e foi jogado para fora do circuito (veja o acidente ao lado). Hayden recebeu um primeiro atendimento no local do acidente e, em seguida, foi levado ao centro médico para fazer exames de rotina. As primeiras notícias dadas pelos médicos foram de que nada grave acontecera com o piloto.
Enquanto isso, no pelotão de frente, Lorenzo e Pedrosa dispararam na frente e travaram um duelo à parte pelo primeiro lugar. Pressionando desde o começo e fazendo a melhor volta do da corrida, com 1m49s109, Pedrosa conseguiu ultrapassar o rival a 17 voltas do final e tirou o compatriota da sua cola com facilidade. Voando na pista, o espanhol da Honda conduziu sem preocupações a moto até a bandeira quadriculada. Lorenzo chegou em seguida, e Dovizioso, após ultrapassar Spies e Crutchlow, obteve a terceira colocação. Rossi fez bem a recuperação em Aragón e fechou a corrida na oitava posição.
Confira o resultado do GP de Aragón:
1. Dani Pedrosa (Honda) 42m10s444
2. Jorge Lorenzo (Yamaha) +6s472
3. Andrea Dovizioso (Yamaha Tech 3) +11s047
4. Cal Crutchlow (Yamaha Tech) +11s184
5. Ben Spies (Yamaha) +13s786
6. Alvaro Bautista (Gresini Honda) +28s166
7. Jonathan Rea (Honda) +32s290
8. Valentino Rossi (Ducati) +44s432
9. Karel Abraham (Cardion Ducati) +57s417
10. Aleix Espargaro (Aspar Aprilia) +58s525
11. Randy de Puniet (Aspar Aprilia) +59s863
12. Hector Barbera (Pramac Ducati) +1m14s561
13. Yonny Hernandez (Avintia FTR-Kawasaki) +1m16s159
14. James Ellison (Paul Bird Aprilia) +1m16s580
15. Michele Pirro (Gresini FTR-Honda) +1m25s815
16. Mattia Pasini (Speed Master Aprilia) +1m31s801
17. Danilo Petrucci (Ioda Suter-BMW) +1m42s300
18. Colin Edwards (Forward Suter-BMW) +1 volta
Não completaram
Stefan Bradl (LCR Honda)
David Salom (Avintia FTR-Kawasaki)
Nicky Hayden (Ducati)