sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Luxa pede atenção com a atmosfera criada no retorno de Luis Fabiano

Técnico minimiza caráter decisivo do jogo contra o São Paulo, descarta jogar pelo empate e exige cuidado com atacante: 'Ele fará um grande jogo'

Por Richard Souza Rio de Janeiro
O torcedor do Flamengo olha para a tabela do Campeonato Brasileiro e tem dúvidas sobre o futuro do time. Com 41 pontos, em sexto lugar, o Rubro-Negro está a oito do líder Vasco e a cinco do São Paulo, terceiro colocado e adversário deste domingo, no Morumbi, às 16h (de Brasília). Vanderlei Luxemburgo reconhece a importância da partida, mas não a classifica como decisiva. Para o treinador, o grande perigo está no retorno de Luis Fabiano. Luxa acredita que a atmosfera criada para o retorno do atacante irá inspirá-lo e pede cuidado.
- É um jogador experiente. Um jogador como o Luis Fabiano, com a qualidade que tem, quando volta de lesão está muito motivado, ainda mais com 60 mil pessoas no estádio. Às vezes, o cara sente mais a falta de ritmo no segundo jogo. Ele vai fazer um grande jogo e temos de ter atenção com ele - disse.
Luxemburgo orienta jogadores no treino do flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Luxemburgo orienta jogadores no treino do Flamengo no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
As equipes vão se enfrentar com casa cheia. Por conta da estreia do Fabuloso pelo Tricolor, são esperados cerca de 60 mil torcedores. Diante da situação, um empate até poderia ser considerado um bom resultado, mas o treinador lembra que a postura tem de ser de busca por vitória.
- É um clássico, um confronto direto. Fizemos um jogo maravilhoso contra o Santos, considerado por muitos como o jogo da década. Tomara que seja um grande jogo também, mas não define a competição. Você pode avançar ou ficar parado, mas não define a competição - declarou Luxa, para em seguida completar.
- Acho que nesse campeonato você pode até empatar, mas não pode jogar por um empate. Nesse campeonato de três pontos, tem que ganhar.
Um jogador como o Luis Fabiano, com a qualidade que tem, quando volta de lesão está muito motivado, ainda mais com 60 mil pessoas no estádio"
Vanderlei Luxemburgo
Nesta sexta-feira, o grupo realizou o primeiro coletivo da semana. Ronaldinho, que defendeu a Seleção Brasileira na quarta passada, foi poupado. Diego Maurício o substituiu no ataque ao lado de Deivid, novamente titular. Na lateral direita, Galhardo jogou na vaga de Léo Moura, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
A nota preocupante ficou por conta do volante Willians. Ele torceu o joelho esquerdo durante a atividade e deixou o gramado carregado. Ele será examinado na manhã deste sábado e é dúvida. Se não jogar, entra Maldonado.
O time que enfrenta o São Paulo deve ser: Felipe, Galhardo, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar; Airton, Willians (Maldonado), Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.

Fabuloso brinca com rival: 'Assustar o Corinthians é sempre bom'

Luis Fabiano, que ‘ameaçou’ reestrear pelo São Paulo contra
o Timão, ‘vence corrida’ contra Adriano, mas torce pelo amigo

Por Marcelo Prado São Paulo
A já acirrada disputa dentro e fora das quatro linhas entre São Paulo e Corinthians ganhou personagens ilustres na temporada 2011. Luis Fabiano chegou ao Tricolor no mês de março, contratado junto ao Sevilla por US$ 7,6 milhões (aproximadamente R$ 14,4 milhões). Pouco tempo depois, o Timão respondeu na mesma moeda e anunciou Adriano, após nova passagem apagada do jogador pelo futebol italiano.
Grandes planos foram traçados, e os departamentos de marketing dos dois clubes saíram à caça de patrocinadores. Mas logo tudo se transformou em pesadelo. Luis Fabiano, que havia sofrido uma lesão no joelho direito ainda quando defendia o Sevilla, teve seu retorno atrasado e precisou realizar duas cirurgias para corrigir um problema que se formou em um tendão próximo ao joelho direito. Adriano, por sua vez, sofreu ruptura no tendão de Aquiles quando realizava um treino físico no Parque São Jorge.
A partir daí, foi dada a largada em uma corrida para ver qual dos dois atacantes voltava primeiro aos gramados, com direito a provocações. Às vésperas do clássico entre as duas equipes, na última semana, Fabuloso fazia atividades com bola em campo, mas as chances de reestrear eram ínfimas. Mesmo assim, o São Paulo fez mistério sobre a escalação do atacante para assustar, o rival e Luis Fabiano não só entrou no embalo como também gostou de provocar o Corinthians.
- Foi legal o mistério. Existia uma pequena possibilidade de jogar. Eu iria até com o uniforme de jogo, só para acharem que eu jogaria (risos). É legal fazer um certo mistério. Assustar o Corinthians é sempre bom.
Luis Fabiano e Adriano treinam (Foto: Arte/SporTV.com)Com reestreia confirmada, Luis Fabiano torce por retorno de Adriano (Foto: Arte/SporTV.com)
Nesta semana, quando a reestreia de Luis Fabiano já estava confirmada para o duelo contra o Flamengo no domingo, às 16h, no Morumbi, o Timão queria “tirar o prejuízo” e colocar Adriano em campo no mesmo dia. No entanto, o Imperador foi vetado pelo departamento médico, e a corrida foi vencida pelo Fabuloso.
Rivalidade à parte, Luis Fabiano torce para que Adriano vença a luta para evoluir na parte física e volte os gramados o mais rápido possível - a estreia do Imperador está marcada para 9 de outubro, contra o Atlético-GO.
- Encontrei o Adriano duas vezes, mas nem tocamos no assunto lesão porque ambos não tínhamos esperança de jogar. Perguntei como ele estava, se tinha gostado de São Paulo e do Corinthians. Ele me pareceu estar bem. Estou torcendo por seu retorno. Seria bonito se pudéssemos jogar na mesma data. Estou na torcida por ele.

Discreto, Cristóvão diz que não quer assumir o posto de protagonista

Treinador interino do Vasco afirma que não pensa seguir carreira solo e que Ricardo Gomes ainda não está ajudando a escalar o time

Por Fábio Leme Rio de Janeiro
Cristovão no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Cristovão diz ter ciência de sua responsabilidade
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Auxiliar de Ricardo Gomes até o técnico ter um acidente vascular cerebral (AVC), Cristóvão passou a ser o comandante principal do Vasco em uma situação que não queria e com a responsabilidade de tentar manter o time de São Januário entre os melhores do Brasileiro. No momento, é o líder com 49 pontos.

Com o jeito sereno e as vitórias conquistadas, a tempestade foi virando calmaria e hoje o comandante pode desfrutar de certa tranquilidade. Mesmo mantendo a nau vascaína em seu curso inicial, Cristóvão não acha que deixou o papel de coadjuvante.

- Não me sinto protagonista. Meu sentimento foi de ter recebido uma missão complicada, de uma maneira complicada e que eu tinha que fazer o melhor para que as coisas seguissem da maneira como estavam. Esse é meu papel, é assim que eu me sinto e estou muito contente de estar conseguindo. Isso veio graças à união de todos no clube, mais a torcida.

Com a melhora acentuada de Ricardo Gomes, o tempo de Cristóvão à frente da equipe pode estar mais próximo do fim. Se para muitos a chance de dirigir um time de ponta é um objetivo, para Cristóvão a carreira solo não desperta muita euforia.

- Neste momento não, e estou muito certo disso. Eu fico contente, feliz, mas tenho uma clareza da minha condição, do que eu estou fazendo aqui, do que eu preciso fazer. Isso é definido e é muito claro para mim. A minha felicidade é de estar conseguindo isso (os objetivos), assim como os jogadores. No começo, nós falamos que precisaríamos continuar nesse rumo, fazendo boas campanhas. O Ricardo (Gomes) gostaria que fizéssemos isso e é o que estamos fazendo – declarou Cristóvão, que ainda não conta com a ajuda do amigo para montar o Vasco nos jogos.

- Quando nós estávamos trabalhando no Fluminense, em um jogo em Curitiba, onde estava muito frio, ele não estava legal e eu dirigi o time. Naquela ocasião, ele falou: “Faz do seu jeito”, agora é a mesma coisa. Nesse momento, isso é o menos importante para ele. Ele não tem essa preocupação. Quando eu pergunto alguma coisa sobre o time, ele não faz a menor questão de responder (risos).

Alvinegros estão prontos para batalha contra o 'chato' Atlético-GO

Atlético-GO já arrancou pontos de Flamengo, Vasco e do próprio Botafogo, que agora não quer vacilar novamente

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Herrera no treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré/AGIF)Herrera diz que será preciso redobrar as atenções
com o Atlético-GO (Foto: Satiro Sodré/AGIF)
No primeiro turno, em pleno Engenhão, o Botafogo conseguiu apenas arrancar um empate contra o Atlético-GO. Contra o Flamengo, os goianos também aprontaram e golearam o Rubro-Negro. No embate contra o líder Vasco em um São Januário lotado, nova surpresa com um empate. Olhando por alto estes jogos, um desavisado pode achar que o time briga pelo título do Brasileiro. No entanto, mesmo estando na zona intermediária da tabela ocupando a 12º colocação, o Atlético-GO vem se tornando um time verdadeiramente chato de se enfrentar.
No Botafogo ninguém discorda da afirmação. O atacante Herrera foi bem claro e sucinto ao comentar o adversário do próximo domingo, às 18h (de Brasília), no Serra Dourada.
- A gente sabe que é um time chato de se enfrentar. O Atlético possui bons jogadores e eles conseguiram arrancar pontos de adversários difíceis como o Flamengo, o Vasco e até mesmo nós aqui no Engenhão. Fora de casa eles já jogam bem, dentro de casa vamos ter de redobrar as atenções. Temos de entrar concentrados porque a margem de erro em um jogo como esse tem de ser pequena - afirmou o atacante.
Renato concordou plenamente com seu companheiro. Mas além de chamar o Atlético de chato, o volante considera o adversário um verdadeiro osso duro de roer principalmente em função do alto nível de entrosamento dos jogadores.
- Eles jogam juntos há bastante tempo e possuem um bom elenco. Para quem vê o confronto de fora, acha que vamos vencer facilmente, mas camisa hoje em dia não ganha jogo sozinha. Então temos de ter na cabeça que vamos jogar contra uma equipe chata. Se não igualarmos na vontade, nem as peças de qualidade individual que temos vão ajudar - explicou.
O Botafogo deve entrar em campo com: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson; Herrera e Loco Abreu. Com 45 pontos, o time ocupa a quarta colocação na tabela do Campeonato Brasileiro.

Ricardo Teixeira se recupera bem, mas ainda não tem previsão de alta

Internado por causa de uma diverticulite, presidente da CBF agradece
carinho recebido pelos funcionários e distribui presentes no hospital

Por Felippe Costa Rio de Janeiro
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, de 64 anos, segue com quadro estável no Hospital Pró-Cardíaco, no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Internado desde a última quinta-feira, o dirigente vem respondendo bem ao tratamento e não teve qualquer complicação em seu quadro de diverticulite (processo inflamatório na parede do colón, ligado aos tecidos do intestino grosso). Mesmo assim, os médicos não definiram o dia exato da alta, que em princípio seria entre 24 e 48 horas. Ele só deve deixar o hospital quando começar a tomar os remédios por via oral.
Para agradecer o bom atendimento, Ricardo Teixeira distribuiu brindes da Seleção Brasileira para vários funcionários do hospital, principalmente do setor de enfermaria. Acompanhado da esposa, Ana Carolina Wigand, ele está internado em um quarto e já não sente mais dores abdominais. Segundo informações da assessoria de imprensa, ele passa o dia conversando bastante, distribuindo autógrafos e não tem nenhuma restrição alimentar.
O cartola reviu o ex-sogro e presidente de honra da Fifa, João Havelange, nesta manhã. O amigo pessoal, de 95 anos, foi visitá-lo e passou cerca de uma hora na clínica.
joão havelange visita ricardo teixeira hospital pró-cardiáco (Foto: Divulgação)João Havelange chega para visitar Ricardo Teixeira no Hospital Pró-Cardíaco (Foto: Divulgação)

Prefeito admite: Porto Alegre pode ficar fora da Copa das Confederações

Beira-Rio está há três meses com as obras paradas enquanto Inter espera assinatura de contrato com construtora

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
  •  
obras beira rio copa do mundo (Foto: Divulgação/Fifa.com)Beira-Rio tem obras paradas para a Copa de 2014
(Foto: Divulgação/Fifa.com)
Já é oficial o temor de que Porto Alegre não receba a Copa das Confederações de 2013. O prefeito da capital gaúcha, José Fortunati, afirmou na noite desta quinta-feira, para a Rádio Gaúcha, que a cidade está mesmo sob risco. O problema é a demora na assinatura do contrato que garante as reformas no Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014.
- Já estive mais otimista. A não-assinatura pode tirar Porto Alegre da disputa. Espero que até o dia 20 de outubro o Inter resolva a pendência. Com o documento em mãos, teremos um trunfo muito grande – disse Fortunati.
Faz três meses que as obras do Beira-Rio estão paradas. Há um acordo entre o Inter e a construtora Andrade Gutierrez, aprovado pelo Conselho Deliberativo do clube, mas a minuta do contrato está emperrada há meses. A empresa só se manifesta por notas oficiais que pouco dizem. A diretoria colorada mantém há meses o discurso de que em breve apresentará o texto do contrato aos conselheiros. Mas não acontece.
A previsão do Inter era de que as obras estivessem prontas até o final de 2012. Mas a diretoria já admite que pode passar para o decorrer de 2013, com conclusão, em tese, antes da Copa das Confederações – mas sem o prazo de margem de segurança da Fifa.
O clube argumenta que a construtora trabalha na elaboração do projeto, o que acelerará o processo quando os funcionários voltarem às obras. Assim que terminar o Brasileirão, o estádio será fechado. E, segundo o Inter, operários poderão trabalhar 24 horas por dia no projeto.
O Inter não tem dúvidas de que será a sede porto-alegrense da Copa do Mundo de 2014. O Grêmio, com a construção de seu novo estádio, mantém esperanças de desbancar o rival.
 

Com a pista interditada, Cacá Bueno e Daniel Serra 'correm' no videogame

Impedidos de treinar no período da tarde devido aos problemas no asfalto de Londrina, pilotos da RBR Mattheis se divertem em joguinho eletrônico

Por GLOBOESPORTE.COM Londrina, PR
Com a suspensão dos treinos livres que seriam realizados no período da tarde por causa dos problemas no novo asfalto da pista de Londrina, os pilotos Cacá Bueno e Daniel Serra, da RBR Mattheis, recorreram a um joguinho eletrônico para continuar "correndo" no autódromo paranaense. Lamentando o dia perdido no acerto de seus carros, os dois finalistas da temporada 2011 se divertiram no motorhome da equipe, brincando no tablet do tricampeão.
Stock Car - Cacá Bueno e Daniel Serra jogam videogame em Londrina (Foto: Bruno Terena / Stock Car)Com a pista interditada, Cacá Bueno e Daniel Serra jogam videogame em Londrina (Foto: Bruno Terena)
- Não deu para levantar muitas informações válidas na única sessão que tivemos nesta sexta. Agora é pensar na classificação de amanhã. Na disputa com o Daniel, acho que venci 80% das corridas. Ele precisa treinar muito ainda - brincou o piloto, que está em segundo lugar no campeonato, ao derrotar o companheiro no videogame.
Serra, que é adepto de esportes radicais, admitiu que o mundo virtual não é seu forte.
- O Cacá, que cresceu na frente do videogame, foi melhor. Eu assumo. Meu negócio é mais atividades ao ar livre - declarou, bem-humorado, o piloto do carro 29, que está em nono lugar na tabela.
A programação deste sábado foi alterada. O segundo treino livre será realizado de 7h50m às 9h20m e a classificação vai começar às 10h20m. Às 11h30m, está marcada uma reunião da CBA com os pilotos para avaliar as condições da pista.
A etapa de Londrina está programada para acontecer neste domingo, dia 2, com largada prevista para as 11h35m. O SporTV transmite ao vivo, e na íntegra, a décima corrida do ano. O Esporte Espetacular, da TV Globo, mostra um compacto de 20 minutos com os principais momentos.

'Spider' quer expandir ainda mais o MMA: 'Corinthians será referência'

Academia do Timão, que deve ser inaugurada no dia 10 de outubro, é a grande aposta do lutador brasileiro: 'Servirá de motivação para crianças'

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
Anderson Silva no Pacaembu Corinthians (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Anderson prevê o Corinthians como referência no
MMA mundial  (Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
A popularidade do MMA não para de crescer no Brasil. Anderson Silva, a principal referência do esporte no país, tem uma enorme parcela de "culpa" na expansão desta febre que, se depender dele, não deve passar tão cedo. Atleta do Corinthians, o ''Spider'' tem acompanhado de perto das obras na academia de MMA do Parque São Jorge, que, segundo ele, tem tudo para mudar ainda mais o cenário e a imagem da luta no país. O local, que terá espaço para outras lutas como boxe e jiu-jítsu, é o novo xodó do campeão dos pesos médios do UFC, que pretende mostrar sua faceta de professor para os aprendizes brasileiros.
Em entrevista ao SPORTV.COM, Anderson mostrou entusiasmo com o projeto, que também tem um viés social, mas garantiu que não quer aparecer por conta disso.
- Eu percebo que posso aproveitar este momento de reconhecimento do público para ajudar a fazer o esporte crescer ainda mais aqui no Brasil. O clube não é só futebol, temos atletas de vôlei, ginástica, basquete. Quero que essa academia do Corinthians sirva de motivação para muitas crianças carentes, porque o MMA tem muito a ensinar em disciplina e conduta. Não quero aparecer na foto, sou um atleta e amo o que faço, mas sempre que possível vou estar por perto disso, acompanhando. É importante para mim - disse o Spider.
Anderson Silva na academia de MMA do Corinthians (Foto: Reprodução Twitter)Anderson Silva visitou as obras na academia corintiana na última terça-feira (Foto: Reprodução Twitter)
Trabalhando na formação de futuros campeões do octógono, Anderson Silva acredita que o Corinthians pode formar outros vencedores do MMA dentro do Parque São Jorge. Seu maior desejo é que outros clubes do país também abracem a ideia. O lançamento do espaço está previsto para o dia 10 de outubro.
- O Corinthians pode se tornar uma referência também no esporte. Espero que outros clubes façam o mesmo. É importante lembrar que o MMA faz parte da história do esporte brasileiro - ressaltou.
Treinador de Anderson Silva, Ramon Lemos será coordenador da parte técnica da academia. Segundo ele, o lutador vem tratando o projeto como se fosse um ''filho''.
- A gente só fala disso. O Anderson diz que é um filho dele que está nascendo. Tenho certeza que ele ai ser um excelente professor e vai ensinar muita coisa para uma nova geração do MMA - disse.

Tite aguarda posição médica para saber se escala Willian e Liedson

Técnico diz que não apostará em jogadores que possam ser 'substituições marcadas' e cogita até avançar Alex ao ataque se não tiver alternativas

Por Carlos A. Ferrari e Wagner Eufrosino São Paulo
Liedson treino Corinthians (Foto: Ag. Estado)Liedson no treino do Corinthians (Foto: Ag. Estado)
A palavra dos médicos do Corinthians antes do treino deste sábado pela manhã, no CT Joaquim Grava, será determinante para Tite saber  qual será o ataque do Corinthians na partida contra o Vasco, domingo, às 16h, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Apesar de não terem problemas mais graves, Willian e Liedson ainda são dúvidas. O Levezinho, porém, é quem tem mais chances de ir a campo.
O treinador não pretende escalar dois jogadores que estejam retornando de lesões para não perder substituições ao longo do jogo. Liedson apresentou uma melhora das antigas dores no joelho esquerdo e treinou nesta quinta-feira. Já Willian, com um problema no tendão do pé direito, ficou na academia fazendo tratamento.
- Preciso do parecer médico. Parece que não teve nada comprometedor com o Willian. O Liedson foi melhor hoje, mas vamos ver como vai reagir. Entrar com dois que sejam substituições prontas é difícil. Não posso entrar com dois que sejam substituições marcadas. É complicado pelo nível de enfrentamento. Vou aguardar – afirmou Tite.
Como Jorge Henrique pode fazer a mesma função de Willian, Liedson desponta como favorito. Além disso, o baiano naturalizado português atua mais fixo na área, posicionamento que o treinador não tem opções neste domingo, já que Emerson está suspenso e Adriano ainda não foi liberado pelos médicos.

Caso os dois sejam vetados, Tite será obrigado a fazer uma mudança tática. Alex seria adiantado ao ataque para formar a dupla com Jorge Henrique. Com isso, o volante Edenílson entraria no meio de campo.
O Corinthians deve atuar com a seguinte formação: Julio Cesar, Alessandro, Paulo André, Wallace (Leandro Castán) e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Jorge Henrique (Willian) e Liedson (Edenílson).

Almoço com Muricy: 'Barcelona é um dos três melhores times que já vi'

Entre garfadas em generosas porções de frutos do mar, treinador falou muito sobre futebol e sobre o que o Santos poderá enfrentar no Japão

Por Adilson Barros Santos, SP
Tetracampeão brasileiro, atual campeão continental, um dos mais destacados técnicos do futebol nacional, Muricy Ramalho também é bom de garfo. Se o prato for feito à base de frutos do mar, melhor ainda. As equipes do Globo Esporte e do Globoesporte.com puderam conferir isso na última quarta-feira, em um almoço com o treinador num tradicional restaurante de Santos. Assista vídeo ao lado.
- Gosto muito daqui porque as pessoas da praia são mais calmas, tranquilas na maneira como tratam a gente. E tem o lado da gastronomia. Come-se muito bem em qualquer lugar por aqui. É o lugar ideal para quem gosta de comer e beber bem - elogia.
Entre garfadas em generosas porções de salmão ao molho tailandês, meca com farofa à base de banana (especialidade santista), lula grelhada e camarão ao catupiry, o comandante alvinegro falou muito sobre sua trajetória, os títulos, o momento do Peixe e fez uma revelação: o Barcelona de Lionel Messi, que o Santos poderá enfrentar na final do Mundial Interclubes, em dezembro, no Japão, é um dos maiores times que ele já viu jogar em mais de 40 anos de futebol.
- Dos três que já vi, um é atual: o Barcelona. É o melhor time do mundo. E esse é o meu problema (risos) - diz, lembrando a possibilidade de estar frente a frente com a equipe catalã em dezembro.
Muricy Ramalho em entrevista ao Globo Esporte (Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)Durante o almoço, Muricy conversa com a reportagem (Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)
Santos é o lugar ideal para quem gosta de comer e beber bem"
Muricy Ramalho
Muricy não se ilude. Diz que, para vencer o Barcelona, o Santos, além de passar pelas semifinais, terá de estar em um dia especial, extremamente concentrado.
- Eles têm um time bem superior tecnicamente. São muito difíceis de serem batidos. Terei de colocar na cabeça dos nossos jogadores que só com algo a mais poderemos vencê-los. Assisti a um documentário do SporTV, uma vez, em que uma pessoa dizia que, para ser campeão, o esportista precisa odiar a derrota. Acho que temos de ser assim. Mentalizar a vitória. Só assim vamos conseguir.
Os outros dois times citados pelo comandante santista são a Seleção Brasileira de 1970, que conquistou a Copa do México, e o São Paulo, campeão paulista de 1975. Ele explica:
- A Seleção de 70 porque era um timaço. Você pega a escalação e é difícil achar um cara mais ou menos ali. É só fera. E o São Paulo de 75 eu preciso citar porque é um time em que joguei, né? Não era uma equipe fantástica, mas éramos muito unidos, tínhamos os pés no chão e não aceitávamos perder nunca. Tanto que fomos campeões passando mais de 40 jogos invictos.
Lições do Internacional
Muricy Ramalho em entrevista ao Globo Esporte (Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)Muricy Ramalho gosta de comer frutos do mar
(Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)
Muricy avisa que se o Santos perder para o Barça no final do ano não será por falta de informação e planejamento. O treinador tem recebido farto material da equipe catalã, além de buscar dicas com quem já esteve disputando o Mundial. No fim de agosto, quando o Peixe foi a Porto Alegre para enfrentar o Internacional, pelo Brasileirão, o técnico jantou com Fernando Carvalho, ex-presidente e atual assessor do departamento de futebol da equipe gaúcha.
Carvalho viveu os dois lados. O Inter foi campeão mundial em 2006, batendo o Barça, e viveu a extrema decepção em 2010, quando caiu na semifinal, diante do até então desconhecido Mazembe, da República Democrática do Congo, e não chegou sequer à decisão, com o Inter de Milão.
- Pelo que senti da conversa com o Fernando, o Inter perdeu porque houve um pouco de relaxamento na parte emocional. Foi uma coisa muito festiva, torcida junto no voo, no hotel, clima de muita festa. Em 2006, não houve isso. Quando eles foram campeões, saíram daqui sem muita chance. Time brasileiro só vai bem no Mundial se viajar com clima de desconfiança. Respeitou muito o Barcelona e ganhou. Na segunda vez, foi um outro clima e aí complicou.
Para que o Santos tenha alguma chance em dezembro, o treinador explica que passa muitas informações a seus jogadores.
- Meus amigos me mandam muita coisa: livro sobre o Barcelona, a tática deles. Devo mandar também gente para ver jogos dos caras. Não só do Barcelona, mas do outro time que nós vamos enfrentar antes. Uma coisa vocês podem certeza: meus jogadores sempre vão a campo com o máximo de informações sobre o adversário. É o mínimo que posso fazer.

Ranking de público com os 100 clubes das séries A, B, C e D tem o Santa Cruz na liderança


sex, 30/09/11
por bernardo.pombo |


Se torcida ganhasse jogo, dificilmente alguém seguraria o Santa Cruz-PE, clube que tem a maior média de público no ranking que abrange os 100 clubes das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Numa lista cheia de curiosidades, o clube pernambucano mostra a sua força nas arquibancadas com uma média de 33.450 torcedores por partida na Série D, a quarta divisão do futebol nacional.
Globoesporte.com: curta a página do Santa Cruz no Facebook
O ranking mostra como cariocas e mineiros têm sofrido sem Maracanã e Mineirão, respectivamente. O Engenhão ainda não caiu nas graças dos torcedores, e Sete Lagoas é uma opção longe de ser a ideal. Maior torcida do Brasil, o Flamengo é apenas o oitavo em público até agora, enquanto Fluminense, Santos e Cruzeiro têm público menor que o Joinville nesta temporada. O Bahia, mesmo sem a Fonte Nova, tem boa média.
Há alguns mistérios no ranking: o Itumbiara-GO, por exemplo, sempre tem todos os 10 mil ingressos vendidos, mas o estádio não enche. Em Barueri, o time da casa, que nunca foi um primor em público, tem contado com a ajuda das muitas empresas da cidade, que têm comprado bilhetes e distribuído para funcionários. 
A apuração dos números é do craque Rodolfo Brito (@rbrito1984), blogueiro do ótimo blog rbrito.
Considerações importantes:

# O ranking é feito apenas com os torcedores pagantes e levando em conta os públicos dos mandantes das partidas.
# Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro.
# A CBF contabiliza alguns públicos não pagantes, o que é descartado neste ranking, que só leva em conta os pagantes. Mais detalhes aqui
Confira o ranking:

Pelo sim, pelo não... Não custa nada repassar.... AJUDEM.