domingo, 19 de janeiro de 2014

Bisping x Kennedy depende de exame no olho do inglês para ser marcado

Ideia do Ultimate é realizar o duelo no dia 16 de abril, no Canadá, diz site

Por Rio de Janeiro
8 comentários
O Ultimate planeja marcar o duelo entre Michael Bisping e Tim Kennedy como o principal do TUF Nations 2 Finale. Para que isso realmente aconteça, entretanto, a organização quer ter certeza que o inglês está realmente apto a luta após sofrer um descolamento de retina no olho direito em um treino. Se Bisping for liberado, a luta seria marcada para o dia 16 de abril, em uma cidade canadense ainda não revelada. A informação é do site do canal americano "Fox Sports".
- Eu fui liberado para lutar pelo meu médico. Ele escreveu uma carta para o UFC, me autorizou 100%. O UFC muito gentilmente me ofereceu uma luta contra Tim Kennedy. Não foi assinada ainda, e infelizmente para mim o UFC quer que eu faça mais alguns testes. Eles não querem nada dando errado com meu olho. Então, tenho que fazer um teste de campo visual, que deve ocorrer muito rapidamente, eu acho. Quero fazê-lo o mais rápido possível e ter essa luta acertada - disse Bisping na semana passada ao site "BT Sport".
Michael Bisping no UFC 168, em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues/Combate.com)No UFC 168, dia 28 de dezembro, olho direito de Bisping ainda estava vermelho (Foto: Evelyn Rodrigues)
Michael Bisping deveria ter lutado no dia 26 de outubro, contra Lyoto Machida, mas a lesão no olho o forçou a sair do card. Mark Muñoz o substituiu. A última apresentação do inglês no octógono foi a vitória sobre Alan Belcher, em abril. Já Tim Keneddy fez duas lutas no UFC e venceu os brasileiros Roger Gracie e Rafael Sapo.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O TUF Nations 2 é um desafio entre lutadores do Canadá e da Austrália. O evento vai decidir mais dois campeões do reality show. O programa tem atletas dos médios e dos meio-médios.

Treinadores do Time Sonnen no TUF estão 'com medo', afirma Dana White

'Acho que esta temporada será explosiva e maluca. Pelo que eu ouvi, Wanderlei está sendo 100% Wanderlei, e Chael está sendo Chael', diz

Por Rio de Janeiro
79 comentários
A grande rivalidade entre Wanderlei Silva e Chael Sonnen parece ter atingido também os treinadores auxiliares de ambos no The Ultimate Fighter Brasil 3. As gravações do reality show começaram há uma semana e, segundo o presidente do UFC, Dana White, o clima não foi dos mais amenos, principalmente para os membros da equipe do falastrão americano:
- Pelo que eu ouvi, o primeiro dia de filmagens foi absolutamente insano. Basicamente, é tão louco que os treinadores do time do Chael estão com medo de estarem lá. É o quão insana a situação está dentro daquela academia - disse Dana.
Wanderlei Silva e Sonnen TUF Brasil 3 Hortência e Isabel (Foto: Divulgação)Wanderlei Silva e Chael Sonnen com Isabel e Hortência, que farão parte do TUF Brasil 3 (Foto: Divulgação)
Ainda de acordo com o poderoso dirigente, um fator que o faz ter esperanças de um programa bem polêmico é que tanto Wand quanto Sonnen estão seguindo seus perfis tradicionais, ou seja, um indignado brasileiro querendo dar uma resposta à altura das provocações do americano.
- Acho que esta temporada será explosiva e maluca. Pelo que eu ouvi, Wanderlei está sendo 100% Wanderlei, e Chael está sendo Chael - declarou.

Sorridente, Anderson brinca com muletas: 'Agregadas à família Silva'

Em recuperação, lutador posta foto na companhia da esposa e dos filhos

Por Rio de Janeiro
101 comentários
Anderson Silva está superando as dores da recuperação da fratura na perna esquerda com muito bom humor. Após sofrer a grave lesão na revanche contra Chris Weidman, no fim do ano passado, o Spider tem andado de muletas e neste domingo brincou com suas "ajudantes".
- Família reunida e as mais novas agregadas à família Silva: "As Muletas" kkk - escreveu no Instagram o ex-campeão, que já garantiu que vai retornar ao octógono quando tiver condições.
anderson silva mma ufc familia (Foto: Reprodução )Anderson Silva, a família e as inseparáveis muletas na entrada de restaurante (Foto: Reprodução)

Nick Newell será o primeiro desafiante ao título de Justin Gaethje no WSOF

Atleta que não tem parte do braço esquerdo fará luta de invictos com campeão

Por Hollywood, EUA
13 comentários
Justin Gaethje se tornou neste sábado, em Hollywood (EUA), o primeiro campeão peso-leve do World Series of Fighting e já sabe quem será o seu próximo adversário. Ali Abdelaziz, vice-presidente executivo da organização, revelou após a luta principal da noite que Nick Newell vai enfrentar o campeão naquele que será um duelo de invictos.
luta entre Nick Newell e Keon Caldwell. (Foto: Reprodução / Instagram)Nick Newell em ação pelo WSOF contra Keon Caldwell, em agosto (Foto: Reprodução / Instagram)
Nick Newell ganhou fama no cenário do MMA mundial por vencer seus adversários mesmo sofrendo de uma condição chamada amputação congênita - ele nasceu sem parte do braço esquerdo. Aos poucos, o americano foi deixando de ser uma surpresa e manteve uma carreira sólida, hoje com 11 vitórias em 11 lutas, sendo duas delas no próprio WSOF, considerada a terceira mais importante organização dos Estados Unidos. Só um de seus triunfos foram por pontos. Nos demais, oito finalizações e dois nocautes.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Ao contrário de Newell, Justin Gaethje prefere mais a trocação. O atual campeão, que coincidentemente também tem 11-0 no cartel, derrotou nove adversários por nocaute, um por finalização e outro por pontos. A luta entre Gaethje e Newell ainda não tem data marcada.
Crescimento do WSOF
Em uma só noite, o World Series of Fighting dobrou o número de campeões. Neste sábado, a organização definiu mais dois campeões. Além de Justin Gaethje no peso-leve masculino, a mexicana Jessica Aguilar se tornou a dona do cinturão do peso-palha femininho. Ambos se juntam ao americano Steve Carl, do peso-meio-médio, e ao russo naturalizado armênio Georgi Karakhanyan, do peso-pena, que conquistaram seus títulos no último trimestre do ano passado.
Justin Gaethje MMA WSOF (Foto: Reprodução/ Instagram)Justin Gaethje com o cinturão do WSOF conquistado neste sábado (Foto: Reprodução/ Instagram)
O WSOF realizou seu primeiro evento apenas em novembro do ano passado e já busca espaço no mercado americano para ser o segundo mais importante do país, posto este que pertence atualmente ao Bellator desde que o Strikeforce foi extinto.
Apostando em lutadores que fizeram nome no Ultimate, como Anthony Johnson, Jon Fitch e Andrei Arlovski, junto a promessas garimpadas no mundo todo, como o brasileiro Marlon Moraes, o americano Nick Newell e o holandês Tyrone Spong, a organização segue crescendo rapidamente e deve definir campeões de outras categorias ainda no primeiro semestre de 2014.
Além do primeiro evento do ano, realizado neste sábado, os dirigentes já planejaram mais quatro até junho. Serão dois nos Estados Unidos (29/03 e 14/06) e dois no Canadá (21/02 e 11/04). Há ainda a promessa de pelo menos uma edição no Brasil até dezembro.

Esquiva reencontra algoz: 'Comentou que quem merecia o ouro era eu'

Prata nas Olimpíadas de Londres 2012, brasileiro treina ao lado do ex-rival Ryoto Murata em Las Vegas, nos EUA, e revela confissão do campeão olímpico

Por Las Vegas, EUA
Comente agora
Esquiva Falcão reencontra Ryota Murata em academia da Top Rank (Foto: Divulgação  )Esquiva reencontra Murata (Foto: Divulgação )
Esquiva Falcão e Ryoto Murata voltaram a ficar lado a lado em um ringue de boxe. No entanto, dessa vez não foi na polêmica final olímpica, como aconteceu nos Jogos de Londres, em 2012 (clique e relembre). Agora, ambos são pugilistas profissionais e treinaram juntos em Las Vegas, nos Estados Unidos, à véspera da estreia do brasileiro como atleta contratado da empresa Top Rank - o japonês já tem duas lutas.
O encontro aconteceu na Top Rank Gym, e o brasileiro revelou a conversa que teve com seu algoz nas Olimpíadas de Londres. Segundo ele, o japonês reconheceu a superioridade do capixaba na final, merecendo até ser o campeão olímpico:
- Conversamos bastante e acredito ter sido um encontro de campeões. O considero um grande atleta e uma boa pessoa também. Murata quis saber o por que eu não fiquei para competir nas Olimpíadas no Brasil, em 2016, mas comentei que o meu objetivo agora é ajudar a minha família e que foi uma decisão muito difícil de ser tomada, porém, boa. Ele chegou a comentar que quem merecia a medalha de ouro era eu (risos). Fiquei lisonjeado com isso. Nosso encontro foi muito bom, é sempre bom reencontrar um grande adversário - contou Esquiva.
Medalhista olímpico de prata na categoria médio, Esquiva estreia no boxe profissional no dia 15 de fevereiro, em Hawaiian Gardens, na Califórnia, contra o americano Paul Harness. Atualmente, ele treina com o treinandor Miguel Dias, em Las Vegas. Mas antes de Esquiva, será a vez do seu irmão Yamaguchi Falcão pisar pela primeira vez no ringue como profissional. Ele luta no próximo sábado, dia 25 de janeiro, em Santos, litoral paulista.
Esquiva Falcão reencontra Ryota Murata em academia da Top Rank (Foto: Divulgação  )Murata, o técnico Miguel Dias e Esquiva na academia da Top Rank (Foto: Divulgação )

Na estreia de Seedorf, Kaká tem boa atuação, Balo marca, e Milan vence

Na comemoração, italiano aponta para o treinador holandês por oportunidade na equipe titular. Novo comandante é premiado por time ofensivo diante do Verona

Por Milão, Itália
Na estreia de Clarence Seedorf como treinador, o Milan fez a sua parte e venceu o Hellas Verona por 1 a 0, no San Siro, com um gol de Mario Balotelli, de pênalti. O atacante italiano, que era reserva sob a batuta de Massimiliano Allegri, dedicou o lance ao novo comandante rossonero. Quem também se destacou no debute do holandês foi o brasileiro Kaká.
Com o resultado, os rossoneros chegaram aos 25 pontos e subiram da 12ª para a 11ª colocação na tabela de classificação do Campeonato Italiano. Os visitantes permaneceram com 32 pontos, na sexta colocação. Na próxima rodada, enquanto o Milan vai enfrentar o Cagliari, no Sant'Elia, o Hellas Verona receberá o vice-líder Roma, no Marcantonio Bentegodi.
Seedorf gol Balotelli Milan (Foto: AP)Balotelli marca na estreia de Seedorf e garante os primeiros três pontos ao novo técnico do Milan(Foto: AP)

Era um novo Milan, com uma formação mais ousada. Em vez dos três volantes habituais de Allegri, Seedorf apostou num time mais ofensivo, com Balotelli, Kaká, Robinho e Honda. Os quatro eram os responsáveis pela criação das jogadas de ataque E o atacante italiano foi o mais inspirado no primeiro tempo. Teve ótimas oportunidades de colocar o Milan em vantagem em finalizações de fora da área.
Balotelli gol Milan (Foto: AFP)Balotelli comemora com Montolivo o gol da vitória do Milan sobre o Hellas Verona (Foto: AFP)
Foram três nos 45 minutos iniciais. A mais perigosa, aos 39, Balotelli recebeu pelo lado esquerdo da grande área, levou a bola para o meio e bateu colocado. Rafael fez a defesa, evitando o primeiro gol dos rossoneros. Kaká também teve atuação destacada. O brasileiro fez boas jogadas e também desperdiçou uma chance em lance de cabeça, aos 8.
Mas os olhos dos torcedores no San Siro não estavam voltados apenas para o campo. No banco de reservas, Seedorf fazia a sua estreia. Passou a maior parte do tempo em pé, na área técnica.Conversava com o auxiliar Mauro Tassoti, falava com os jogadores do banco e recebia o carinho dos fãs na arquibancada, que gritavam por seu nome o tempo todo.
Na etapa final, faltando oito minutos para o fim, Kaká tabelou com Petagna e foi derrubado na área. Pênalti para o Milan. Balotelli cobrou e garantiu a vitória dos rossoneros. Na comemoração, o atacante apontou para Seedorf como se estivesse agradecendo a oportunidade no time titular. Do outro lado do campo, o holandês gesticulou para o comandado e comemorou os primeiros pontos em sua nova empreitada.
Kaka Milan x Verona (Foto: EFE)Kaka teve atuação destacada na vitória do Milan por 1 a 0 sobre o Hellas Verona, no San Siro (Foto: EFE)

Em grama quente e jogo frio, time B do Grêmio vai mal, e São José vence

Com gramado a mais de 60ºC, calor é protagonista de derrota do Tricolor na estreia.
Jovens de Mabília não se entendem, e Zequinha aproveita as poucas chances

Por Porto Alegre
125 comentários
A grama sintética do Passo D'Areia queimava a ponto de acusar mais de 60ºC de temperatura. Mas a primeira perfomance dos garotos do Grêmio B chegou à torcida com o efeito de uma ducha fria, gelada - como os baldes em que os jogadores refrescavam os pés nas paradas técnicas. Melhor para o São José, que soube aproveitar as indecisões juvenis dos gremistas e venceu por 1 a 0, pela primeira rodada do Gauchão. Num domingo tórrido em Porto Alegre, tão quente que chegou a fritar o interesse dos torcedores na bola. Gol, àquela altura, era buscar um lugar à sombra.
A mostra definitiva de que a pouca idade pesou aos garotos comandados por Marcelo Mabília, uma vez que o time principal, de Enderson Moreira, se prepara para a Libertadores, foi o lance do gol. Marcado aos 33 minutos por Jean, originou-se de um momento de inércia de Canavesio e Moisés. Na sobra, o atacante do Zequinha mandou uma bomba contra Follmann.
Na segunda rodada, o Grêmio, ainda com os garotos, volta a sua casa, a Arena, às 19h30m de quinta-feira, para enfrentar o Lajeadense. Mesmo dia em que o São José visita o Cruzeiro-RS, um pouco mais cedo, às 19h. O Tricolor está no Grupo B, enquanto o Zequinha habita o Grupo A e tem os mesmos três pontos do Inter, vencedor diante do São Luiz, no sábado.
Grêmio x São José (Foto: Fernando Teixeira / Ag. Estado)Grêmio e São José fizeram confronto atrapalhado pela forte temperatura (Foto: Fernando Teixeira / Ag. Estado)
Com o Grêmio formado apenas de jovens, uma vez que o grupo principal está em pré-temporada na Serra Gaúcha, a estreia do Tricolor teve outro astro. O calor. Que, somado à borracha da grama sintética do Passo D’Areia, virou mais do que curiosidade. Passou a ser o maior inimigo de todos. A torcida se acomodava do jeito que podia nos nacos de sombra que emergiam nas arquibancadas. Já os atletas, coitados, se defendiam enfiando os pés em baldes de água e gelo.

- Só assim mesmo, se não a gente não aguenta - confessou o volante Jonas, do São José.
Virou moda repousar termômetros sobre o gramado. Também pudera. Os números que saíam das máquinas eram assustadores: 50ºC, 57ºC, 62º… 67ºC! O árbitro Luís Teixeira Rocha entendeu o recado do clima e tratou de fazer o primeiro tempo técnico logo aos 17 minutos.

Até a parada, nenhuma movimentação relevante. Parece que os borrifos de água gelada ajudaram. Sobretudo o Grêmio, que quase marcou após passe de Everaldo para Yuri Mamute. Se chegasse a tempo, entraria com bola e tudo. Mas não chegou. O São José tentou de longe, com Eraldo e Rafinha, também sem sucesso.

Aos 33, no entanto, o Zequinha resolveu entrar na área. Primeiro, Follmann saiu mal da meta e o gol só não ocorreu por que Moisés salvou sobre a linha. Na jogada seguinte, não teve jeito. Após indecisão de Moisés e de Canavesio, que não saltaram, a bola se ofereceu a Jean. O chute foi potente, porém em cima de Follmann, que não alcançou: 1 a 0, e senha para nova parada técnica.

- Tivemos até algumas chances, mas o controle do jogo foi todo do São José - admitiu Mabília, antes de rumar ao vestiário no intervalo.
Para mudar o panorama, Mabília sacou a dupla de ataque. Em seu lugar, Everton e Angelo. Everton foi mais agudo. Aos 19 minutos, obrigou Luis Carlos a se esticar e espalmar a escanteio um violento chute. Antes ainda, logo após o trilar do apito, o bom lateral Breno se lançara à frente, mas a finalização acabara indo sobre a meta.

A sombra se esparramou como uma bênção por todo o Passo D'Areia. Sinal de que o jogo estava acabando e havia pouco a ser feito. E, ao contrário da temperatura, o placar não mais se alterou.
são josé 1 x 0 grêmio 
Luis Carlos; Bindé, Fernando, Julio Santos e Brida; Jonas, Ramos, Felipe Guedes e Rafinha; Jean e Eraldo (Franciel)
Follmann; Tinga, Thyere, Canavesio e Breno; Moisés, Matheus Biteco (Guilherme Amorim), Luan e Jeferson; Yuri Mamute (Everton) e Everaldo (Angelo)
Técnico: Beto Campos
Técnico: Marcelo Mabília
Gols: Jean (SJ) aos 33 minutos do primeiro tempo
Cartões: Jonas, Rafinha e Felipe Guedes (SJ). Guilherme Amorim (G)
Local: Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre
Ano novo, futebol velho: São Paulo perde para o Bragantino na estreia
Com atuação pouco inspirada e falhas coletivas, time que correu risco de cair no último Brasileiro esbarra em retranca e golaço dos donos da casa
 
A CRÔNICA
por Alexandre Lozetti
Se o torcedor do São Paulo não tivesse vestido branco, tomado champanhe e visto fogos de artifício, mal saberia que já está em outro ano. Seu time continua o mesmo: confuso, lento, sem perspectiva de melhora. Bom para o Bragantino, que teve a sorte de enfrentar rival tão fraco já na primeira rodada do Paulistão. Com a fórmula repetida do eterno técnico Marcelo Veiga, mas que sempre incomoda, a equipe do interior venceu por 2 a 0 sem muito trabalho.
Houve algumas novidades no Tricolor, é verdade. Uma carinha de Muricy com três zagueiros, um novo posicionamento para Wellington, a volta de Cañete. Mas, por enquanto, nada foi capaz de melhorar a tenebrosa versão 2013. Até os gritos das arquibancadas foram os mesmos. A torcida insistiu em pedir raça, que não é nem nunca foi o principal problema, e fez apelo a Juvenal Juvêncio: "Ô, ô, ô, queremos jogador!".
Luis Fabiano e Gustavo bragantino x são paulo  (Foto: Léo Pinheiro / Futura Press)Luis Fabiano, do São Paulo, disputa com Gustavo, do Bragantino (Foto: Léo Pinheiro / Futura Press)
O Bragantino apresentou a proposta de jogo mais simples possível: fechado, compacto e veloz nos contra-ataques. Foi suficiente. Com a vantagem de 2 a 0, construída em cima das falhas defensivas do 3-5-2 e do talento de Cesinha, o time apelou de vez às saídas em velocidade, raríssimas no segundo tempo.
A fase do São Paulo é tão ruim que nem mesmo a insólita fórmula do Paulistão salva. Todos os times do Grupo A perderam até aqui, mas só os comandados de Muricy por uma desvantagem de dois gols. Ou seja, todos têm zero ponto na chave, mas o saldo de gols deixa o Tricolor na lanterna.
O São Paulo voltará a campo na quarta-feira, às 22h, contra o Mogi Mirim. Previsão de Morumbi às moscas. A notícia mais animadora para a torcida no início de semana poderá ser o anúncio da contratação do uruguaio Alvaro Pereira, da Inter de Milão. Os clubes e o jogador já chegaram a um acordo de empréstimo por um ano e meio. O jogador, que pode atuar como ala esquerdo ou meia pelo mesmo lado, faz parte da seleção de seu país.
Feliz ano velho!
Nos primeiros segundos de jogo, as mudanças táticas de Muricy Ramalho para 2014 já ficaram evidentes. Denilson como terceiro zagueiro, entre Rodrigo Caio e Antônio Carlos, Reinaldo e Luis Ricardo adiantados, como alas, e Wellington num posicionamento difícil de explicar: meio volante, meio ponta direita. Um desastre.
Ganso São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net  )Ganso não conseguiu fugir da marcação (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net )
O Bragantino foi o Bragantino de sempre. Com Marcelo Veiga, que dá a impressão de comandar a equipe há séculos, são três zagueiros, um time alto que não se importa em cometer faltas, fechadinho e veloz no contra-ataque. Foi o suficiente para ser mais perigoso do que o Tricolor, dono da posse de bola, mas sem inspiração alguma.
A dificuldade de Luis Fabiano para dominar a bola foi comovente. Numa delas, saiu até um chapéu sem querer no adversário. Ganso demorou 15 minutos para ser notado. O São Paulo viveu de bons lances de Ademilson, atacante rápido que tem enorme dificuldade para concluir, seja nas finalizações ou nas assistências.
Cesinha, bom atacante, passou facilmente por Wellington e viu o caminho se abrir à sua frente, numa falha de posicionamento da zaga são-paulina. Chutou para fora. Os donos da casa começaram a sentir que podiam vencer. Robertinho, pela direita, cruzou. Nem Rodrigo Caio e nem Luis Ricardo se anteciparam aos adversários, e Léo Jaime concluiu para o gol.
Cesinha gol Bragantino x São Paulo (Foto: Léo Pinheiro / Ag. Estado)Cesinha comemora o segundo gol do Bragantino sobre o São Paulo (Foto: Léo Pinheiro / Ag. Estado)
A volta de Cañete e o golaço de Cesinha
Cañete, que foi reserva da Portuguesa no Brasileiro de 2013, entrou no lugar de Denilson e Muricy mudou a formação. Do 3-4-?-2 para o 4-2-3-1. Wellington deixou de ser a interrogação do esquema tático e se tornou volante ao lado de Maicon. À frente, Cañete pela direita, Ademilson na esquerda e Ganso centralizado com Luis Fabiano no pivô.
Tudo destruído por um chutaço de Cesinha. De muito longe, acertou o ângulo de Rogério Ceni, que não tinha o que fazer além de observar. Golaço.
O Bragantino se fechou totalmente, e o São Paulo criou. Luis Fabiano, primeiro de cabeça e depois com o pé direito, assustou. Pouco depois, o goleiro Rafael Defendi brilhou. Defendeu cabeçada de Ademilson, em que a bola ainda resvalou na trave, e chute do Fabuloso, que conseguiu ganhar dividida. O centroavante melhorou, justiça seja feita.
Aos 27 minutos do segundo tempo, o time da capital ostentava posse de bola de 70%. Fato brilhantemente definido pelo comentarista Walter Casagrande Jr., na TV Globo:
- Posse de bola de Barcelona e criatividade de São Paulo.
Um resumo perfeito para o restante da partida e confirmado no lance em que Ademilson tocou para Ganso, que tocou pra Cañete, que tocou pra Maicon... E ninguém chutou.
A bola continuou sendo maltratada pelos tricolores, e o Bragantino largou com vitória.
Ademilson São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net  )Ademilson teve poucas chances de gol (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net )
 

Em vídeo, terroristas ameaçam Sochi
e turistas durante Jogos de Inverno

Publicação em site de grupo islâmico na internet preocupa autoridades e aumenta
o medo de novos ataques, a menos de três semanas do início das Olimpíadas

Por Sochi, Rússia
Comente agora
Terroristas ameaçam segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno (Foto: Reprodução CNN)Terroristas ameaçam segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno (Foto: Reprodução CNN)
A menos de três semanas da cerimônia de abertura, o clima para o os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia, não é dos mais tranquilos. Depois de atentados recentes em Volgogrado e Makhatchkala, um vídeo publicado neste domingo no site de um grupo militante islâmico do Cáucaso do Norte da Rússia mostra dois terroristas fazendo sérias ameaças aos Jogos. Na publicação, os jovens prometem "um presente" aos russos e também aos turistas que estiverem no país durante o evento.

- Nós preparamos um presente para você e todos os turistas que virão ao país. Se você vai realizar os Jogos Olímpicos, você terá um presente nosso por conta do sangue muçulmano que foi derramado - diz trecho do vídeo.
reforço segurança Krasnaya Polyana, Jogos de Inverno Sochi (Foto: Reuters)A segurança já está sendo reforçada em Sochi e cidades próximas antes dos Jogos de Inverno (Foto: Reuters)
Segundo a agência de notícias Associated Press, o grupo ao qual os dois homens pertencem se chamaria "Vilayat Daguestão" e teria assumido a responsabilidade pelo duplo atentado suicida no sul da cidade de Volgogrado no mês passado, matando 34 pessoas.
Mapa Rússia atentados Makhatchkala (Foto: Editoria de arte)Makhatchkala e Volgogrado, locais dos atentados mais recentes, com Sochi (Foto: Editoria de arte)
Com a ameaça da rebelião islâmica do Cáucaso em impedir a realização do evento, o presidente russo Vladimir Putin ordenou medidas de segurança reforçadas para os Jogos Olímpicos de Inverno. A região é foco de uma rebelião que se islamizou depois de dois conflitos sucessivos na pequena república da Chechênia. O Daguestão, vizinho à Chechênia, é uma região particularmente instável e com frequência sacudida por ataques ou confrontos entre grupos rebeldes e forças de segurança especiais fortemente armadas.

preocupação americana

Aliadas às polêmicas pela lei antigay, que proíbe atitudes de propaganda homossexual em território russo, as ameaças de terrorismo motivaram as ausências já oficialmente anunciadas do presidente americano Barack Obama, da primeira-dama Michelle Obama e do vice-presidente Joe Biden na cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno, quebrando uma tradição sustentada desde 2000. Recentemente, vários legisladores americanos se mostraram preocupados com a situação na Rússia.

- O nível de preocupação é grande, mas parece que não estamos recebendo todas as informações que precisamos para proteger nossos atletas nos Jogos. Acho que isso precisa mudar, e isso deve mudar logo - disse neste domingo o presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados, Mike Rogers.

O senador e presidente do Comitê de Inteligência do Senado, Angus King, é mais enfático e garante que não se sentiria seguro de ir até os Jogos Olímpicos de Inverno na Rússia.

- Eu não iria e não me sentiria seguro em mandar minha família - comentou.
As Olimpíadas de Sochi serão disputadas entre 6 e 23 de fevereiro - a cerimônia de abertura está marcada para o dia 7. O GloboEsporte.com acompanha as disputas em Tempo Real. O SporTV e a TV Globo transmitem algumas provas ao vivo.

PM usa gás de pimenta no Almeidão e paralisa jogo da Copa do Nordeste

Torcidas de Botafogo-PB e Sport protagonizam um princípio de tumulto e o spray de pimenta usado pela polícia atinge os jogadores nos bancos de reservas e em campo

Por João Pessoa
70 comentários
Parecia a crônica da tragédia anunciada. Botafogo-PB e Sport se enfrentavam neste domingo no Estádio Almeidão, em João Pessoa, estreando pela Copa do Nordeste. Nas arquibancadas, as torcidas dos dois times dividiam o mesmo setor, a arquibancada sol, correspondente à geral do estádio, único local liberado. Separados apenas por um cordão formado por homens da PM, botafoguenses e leoninos entraram em confronto. Para dispersá-los, os policiais usaram gás de pimenta, que foi levado pelo vento e atingiu os jogadores em campo, deixando a partida paralisada por cinco minutos.
Botafogo-PB x Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Torcedores de Botafogo-PB e Sport entraram em confronto (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Os torcedores de Botafogo-PB e Sport precisaram ocupar o mesmo setor no Almeidão porque o estádio passa por reformas. Aos 12 minutos do segundo tempo, logo depois do gol de empate do Sport e da expulsão do atacante Frontini, do Botafogo, começou o tumulto. Segundo o coronel José Almeida, da PM, a confusão teve início quando torcedores rubro-negros começaram a atirar pedras e latas em direção aos botafoguenses e aos policiais.
- A gente precisou reagir para conter os torcedores (do Sport). Primeiro usamos spray de pimenta. Como não foi suficiente, tivemos que usar as balas de borracha. Mas tudo dentro do procedimento normal da PM - explicou o coronel.
O problema é que o spray de pimenta, carregado pelo vento em direção ao campo, acabou atingindo vários jogadores reservas do Sport, que estavam no banco e à beira do gramado. Imediatamente, os atletas rubro-negros invadiram o campo para fugir do gás. Atletas do Botafogo também tiveram problemas e precisaram lavar o rosto por conta da irritação nos olhos.
Botafogo-PB x Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Torcedores das duas equipes estavam no mesmo setor (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Nas arquibancadas, torcedores do Sport precisaram ser atendidos. Uma mulher desmaiou por conta do efeito do gás de pimenta e um homem foi atingido pelas balas de borracha. Profissionais de imprensa e outras pessoas que estavam no campo fazendo a cobertura do jogo também sofreram os efeitos do gás.
Botafogo-PB e Sport empataram por 1 a 1 em jogo válido pela primeira rodada do Grupo D da Copa do Nordeste. Como o Almeidão passa por reformas, o Ministério Público da Paraíba limitou a capacidade do estádio em 8.600 torcedores. Do total de ingressos, 860 (ou seja, 10%) foram destinados à torcida do Sport.
Torcedor do Sport atingido por bala de borracha da PM em jogo contra o Botafogo-PB pela Copa do Nordeste (Foto: Larissa Keren / GloboEsporte.com/pb)Torcedor do Sport atingido por bala de borracha da PM em jogo contra o Botafogo-PB pela Copa do Nordeste (Foto: Larissa Keren / GloboEsporte.com/pb)

Fla bate o Audax no Maracanã e é único grande a estrear com vitória
Rubro-Negro faz 1 a 0, gol de Welinton, em dia de apresentação de reforços no Maracanã. Torcedores vaiam velhos perseguidos
 
DESTAQUES DO JOGO
  • pé direito
    Welinton
    De criticado a herói por um dia. Perseguido pela torcida nos últimos anos, o zagueiro que quase foi vendido para a Rússia começou 2014 com aplausos.
  • ironia do destino
    'Cadu, Cadu'
    Entre os criticados do jogo, Mattheus fez os flamenguistas perderem a paciência, a ponto de gritarem o nome de Carlos Eduardo, perseguido em 2013.
  • 33 anos depois...
    único a vencer
    Dos grandes do Rio, só o Fla venceu na primeira rodada, fato que havia acontecido pela última vez em 1981. O Flu perdeu, e Vasco e Bota empataram.
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
Enquanto o Flamengo A segue a preparação para a Libertadores, o time B mostrou que também pode brigar por vaga na lista da principal competição do clube no primeiro semestre. Num jogo sem qualidade técnica ideal, Welinton mostrou estrela e fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Audax, na tarde deste domingo, no Maracanã. Com o resultado, o Rubro-Negro foi o único dos quatro grandes do Rio de Janeiro a vencer na primeira rodada do estadual - repetindo o feito de 33 anos atrás, em 1981.
Mesmo com jogadores que não estão nem como segunda opção de suas posições, o entrosamento do Fla conseguiu ser maior que o do Audax, que reformulou o elenco por inteiro e teve a estreia de Válber, ex-volante da Seleção, no comando da equipe.
- Foi arriscado botar os meninos sem o preparo ideal. Comentamos com eles que seria complicado jogar só com uma semana. O calor do Rio é difícil. Mas a experiência foi válida pelo que os meninos se propuseram a fazer. Enfrentaram o calor, o pouco tempo de trabalho, mas começamos o campeonato vencendo e fizemos uma partida bem razoável. Dividimos o grupo para dar a melhor forma física para os jogadores da Libertadores, mas não quer dizer que esses meninos não tenham chance. Vi muita coisa boa. Falam de reservas, mas se perdêssemos era derrota do Flamengo - avaliou o técnico Jayme de Almeida.
O primeiro jogo do ano teve 10.522 pagantes (12.829 presentes, com renda de R$ 525.410) e vaias a Gabriel e Mattheus. Alguns torcedores chegaram a pedir pela entrada de Carlos Eduardo, outro muito criticado em 2013. Autor do gol do triunfo, Welinton desta vez foi poupado.
A tarde também foi de apresentação de reforços no Maracanã. Dos sete contratados, Elano, Everton, Léo, Frickson Erazo e Lucas Mugni entraram em campo antes do jogo e saudaram os torcedores. Alecsandro informou ao clube que tinha compromissos pessoais e não participou da cerimônia, da mesma forma que Feijão, que estava no banco de reservas e entrou nos minutos finais.
Na próxima rodada, o Rubro-Negro joga na quarta-feira, às 22h (de Brasília), contra o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. No mesmo dia, só que às 17h, o Audax recebe o Resende em Moça Bonita.
Welinton gol Flamengo x Audax (Foto: Carlos Moraes / Ag. Estado)Artilheiro do dia, Welinton escapou das vaias a velhos perseguidos (Foto: Carlos Moraes / Ag. Estado)
Aplausos a Welinton, Negueba e Paulo Victor
O time rubro-negro escolhido para estrear no estadual tinha não só jogadores buscando espaço na lista da Libertadores, mas também quem ainda tenta conquistar a torcida. Casos de Gabriel, Val, Negueba... E Welinton. Um dos mais criticados pelos torcedores, o zagueiro que quase foi vendido ao futebol russo foi o primeiro a ser aplaudido com a bola rolando, com cinco minutos. Após desvio de Cáceres no escanteio, o defensor mostrou oportunismo para fazer 1 a 0. A bola aérea, por sinal, foi a principal arma de um Fla pouco criativo. Foram oito contra cinco do Audax, que teve mais posse de bola: 55%.
Lá na frente, Negueba fez as vezes de Hernane. Com uma chuteira de cada cor - assim como jogou o Brocador na final da Copa do Brasil do ano passado -, o atacante arriscou chutes perigosos e também arrancou aplausos da arquibancada, só que em menor quantidade do que Paulo Victor. Depois dos 25 minutos, o Flamengo começou a dar sinais de cansaço, e o goleiro, a trabalhar. Ele salvou as bombas de Willian e Wellington Soares e deu sorte na cobrança de falta de Aderaldo que raspou a trave.
Mattheus faz torcida gritar nome de Cadu, e Feijão estreia
Se a torcida aprovou Negueba, Jayme de Almeida parece não ter gostado tanto assim. Ele trocou o atacante por Muralha para o segundo tempo e colocou o time para jogar no contra-ataque. Gabriel, aberto na esquerda, e Nixon, na direita, criaram uma chance clara. Só que o primeiro demorou a fazer o passe, e o segundo chutou em cima do goleiro Yamada. João Paulo, após tabela com Nixon, também perdeu uma oportunidade na cara do gol. Yamada de novo salvou. Se lá na frente as oportunidades diminuíram para o Fla, atrás ao menos os sustos não foram grandes.
Estreando na profissão, Válber tentou mexer em vão com sua equipe ao colocar Adílson, Michel e Alê nos lugares de Willian, Kláuber e Lucas Casotti. Mesmo recuado, o Fla esteve mais próximo de marcar o segundo, como no bolão de Muralha que deixou Mattheus na cara de Yamada. O chute foi para fora, e o lance fez a torcida gritar o nome de Carlos Eduardo. Jayme atendeu o pedido, colocando-o no lugar de um muito vaiado Mattheus. Aos 42, o técnico promoveu a estreia de Feijão, que pouco tocou na bola até o apito final.
 
Mais ousado, Corinthians vence a Lusa no Canindé e agrada à Fiel
Vitória por 2 a 1 na estreia do Campeonato Paulista faz Timão voltar a marcar dois gols após três meses. Portuguesa mostra brio e persistência
 
A CRÔNICA
por Leandro Canônico
O torcedor do Corinthians que reclamava da ausência de gols e de ímpeto ofensivo começou o Paulistão sorrindo. Neste domingo, no Canindé, o Timão mostrou postura diferente em relação ao ano passado, fez 2 a 1 na Portuguesa, com Romarinho (que não fazia gol havia 140 dias) e Guilherme, e deixou na Fiel a esperança de mais gritos de gol em 2014.
De negativo, apenas a invasão de um torcedor do Corinthians ao gramado do Canindé. Ela fez com que um representante do time alvinegro fosse registrar um boletim de ocorrência contra o cidadão. Foi um pedido do presidente Mário Gobbi. Ele teme que, assim como no ano passado, o clube seja punido por conta de atitudes como essa da torcida.
Totalmente reformulada, a Lusa mostrou muita garra. Foi inferior ao Corinthians na maior parte do jogo, mas não desistiu. Sem se inibir, partiu para o ataque e tentou o empate até o último minuto. Ao Timão, a comemoração por voltar a marcar dois gols em uma mesma partida, algo que não acontecia desde 2 de outubro do ano passado, na vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, pela 25ª rodada do Brasileirão.
Romarinho gol Corinthians e Portuguesa (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Romarinho comemora o primeiro gol do Corinthians na partida (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Timão na cabeça
Só faz gol quem finaliza. Mano Menezes sabe disso. E para tentar apagar logo de cara a imagem de que Corinthians finalizava pouco no ano passado, o novo técnico do Timão mandou a equipe para cima da Portuguesa. Mas as primeiras melhores chances do jogo foram da Lusa. Todas elas com Henrique.
Com o meio congestionado, o Timão apostou nas jogadas pelas laterais. Deu certo. Foram dois gols de cabeça. O primeiro foi de Romarinho, após cruzamento de Uendel da esquerda – “Aqui é Corinthians”, gritou o atacante na comemoração do seu primeiro gol desde 1º de setembro, na goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo, pelo Brasileirão. E o segundo foi de Guilherme, depois de bola enviada por Edenílson da direita.
Inspirado, Romarinho ainda protagonizou um lindo lance na etapa inicial, ao dar um elástico e passar a bola embaixo das pernas de Renan. Já nos acréscimos do primeiro tempo, Henrique, enfim, teve uma chance que deu certo. Depois de cruzamento de Leandro, ele bateu prensado com Gil e diminuiu para a Portuguesa.
Uendel Corinthians x Portuguesa (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Rodriguinho, agora titular do Timão, disputa a bola no meio campo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Ao ataque
A principal virtude do Corinthians nesse primeiro jogo da temporada foi chutar. De dentro ou de fora da área, de perto ou de longe, os alvinegros não economizaram nas tentativas. Na etapa final, o time de Mano Menezes continuou com a mesma pegada. O volante Guilherme, aliás, era um dos mais persistentes.
Por outro lado, a Portuguesa, com mais dificuldades por estar completamente reformulada, também insistiu no ataque. Só não chegou ao empate aos 26 minutos, porque Walter evitou. O goleiro do Timão defendeu dois chutes à queima-roupa. Um de Wanderson e outro de Carlos Alberto.
O Corinthians, porém, foi superior no jogo. E no segundo tempo chegou a acertar uma bola na trave, com Uendel, e teve ótima chance em chute de fora da área de Guilherme – Gledson defendeu. Nem mesmo depois das entradas de Sheik e Pato, o Timão conseguiu ampliar. Por fim, bastaram dois gols para vencer.