domingo, 21 de abril de 2013

Benoist se lesiona e Michel Trator é novo adversário de Paulo Thiago

Lutador do Jungle Fight aceita substituir americano com menos de um mês de antecedência e enfrenta brasiliense no UFC no Combate 2

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro
11 comentários
michel trator lutador do Jungle Fight (Foto: Reprodução / Facebook)Michel Trator estava escalado para Jungle de maio,
mas vai para o UFC (Foto: Reprodução / Facebook)
O brasileiro Paulo Thiago tem novo adversário no UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold. De acordo com fontes próximas ao evento, o americano Lance Benoist, seu adversário original no evento de 18 de maio em Jaraguá do Sul, sofreu lesão e teve de ser substituído de última hora. O paraense Michel Richard "Trator" dos Prazeres foi a opção para entrar em seu lugar.
Trator aceita a luta com menos de um mês de antecedência. Ele estava escalado para fazer a luta principal do Jungle Fight do mês que vem, em Belém. O paraense da equipe Frankiko Team está invicto em 16 lutas na carreira, mas não luta desde junho do ano passado, quando derrotou Leandro Batata por decisão unânime no Shooto Brasil 30. Antes disso, finalizou Sérgio Leal pelo Jungle Fight 37.
Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades sobre o mundo do MMA
É a quinta mudança no card do evento de Jaraguá do Sul forçada por motivo de lesão. Cézar Mutante, CB Dollaway, Manny Gamburyan e Marcos Vinícius Vina foram outros lutadores escalados para o torneio que se lesionaram e tiveram de ser substituídos por Rafael Natal, Chris Camozzi, Nik Lentz e Iliarde Santos, respectivamente.
Confira o cartel atualizado do UFC No Combate 2 - Belfort x Rockhold:
UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold
18 de maio de 2013, em Jaraguá do Sul (SC)
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Luke Rockhold
Ronaldo Jacaré x Costa Philippou
Rafael dos Anjos x Evan Dunham
Rafael "Sapo" Natal x Chris Camozzi
CARD PRELIMINAR
Nik Lentz x Hacran Dias
Francisco Massaranduba x Mike Rio
Iuri Marajó x Iliarde Santos
Paulo Thiago x Michel Trator
John Lineker x Azamat Gashimov
Fábio Maldonado x Roger Hollett
Gleison Tibau x John Cholish
Jussier Formiga x Chris Cariaso
Lucas Mineiro x Jeremy Larsen

Hugo Wolverine é nocauteado por TJ Dillashaw no 1º round em San Jose

Americano finalista do TUF 14 acerta direto de direita potente no rosto,
deixa brasileiro grogue e fecha o trabalho com sequência de socos

Por SporTV.com San Jose, EUA
56 comentários
Único representante do Brasil no "UFC: Henderson x Melendez", em San Jose, neste sábado, o peso-galo Hugo Wolverine foi surpreendido pela mão pesada de TJ Dillashaw e acabou nocauteado no primeiro round. O americano, que substituiu o lesionado Francisco Rivera com poucas semanas de antecedência, acertou um potente direto de direita que balançou o rival e completou o serviço com uma sequência de socos. O árbitro interrompeu o duelo aos 4m22s. Das oito lutas do card preliminar, seis terminaram por nocaute.
Foi a primeira derrota oficial do cartel de Wolverine, ex-participante do TUF Brasil que tem 30 anos e até então vinha de sete vitórias em sete lutas. Já Dillashaw, de 27 anos, conquistou o oitavo triunfo em nove combates. O único revés foi contra John Dodson, na final do TUF 14.
Hugo Wolverine derrota luta UFC TJ Dillashaw (Foto: Getty Images)Hugo Wolverine leva direto de direita de TJ Dillashaw (Foto: Getty Images)
Wolverine acertou bom jab logo na primeira ação, mas Dillashaw pegou as costas do adversário e o pressionou contra a grade. De volta à trocação, o ritmo diminiui um pouco, e o brasileiro se defendeu de um chute alto. Logo em seguida, no entanto, o americano acertou um direto de direita que pegou em cheio no rosto de Wolverine, deixando-o totalmente grogue, e foi para cima com uma sequência de socos que lhe deram a vitória por nocaute técnico.
- Obrigado pelo carinho e força. A vida é cheia de aprendizados. Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar - escreveu Wolverine no Twitter após o duelo.
Veja os demais resultados do card preliminar do "UFC: Henderson x Melendez":
Chad Mendes nocauteia
Darren Elkins (saiba mais)

O peso-pena Chad Mendes fez um combate inteligente e deixou Elkins soltar seus golpes na trocação no início. Aproximando-se aos poucos, ele encaixou um direto de direita e fez o adversário andar para trás. Mendes percebeu o bom momento, foi para cima e acertou um cruzado de direita potente no rosto que derrubou Elkins. Ele, então, soltou mais alguns socos e viu o árbitro interromper o duelo com apenas 1m08s do primeiro round.
Em luta morna, Francis
Carmont vence Lorenz Larkin

Sem empolgar sequer um pouquinho, o peso-médio Francis Carmont derrotou Lorenz Larkin por decisão unânime dos jurados (triplo 29 a 28). Após um início estudado das duas partes, Carmont, que teve Georges St-Pierre no córner, tentou quedar Larkin insistentemente, mas o oponente evitou ir para o chão de maneira impressionante. Menos à vontade do que o rival na trocação, o francês levou alguns golpes até que finalmente conseguiu derrubar, só que Larkin se levantou imediatamente. Na parte final do segundo round, Carmont quedou o rival, mas não foi eficiente e ainda foi acertado por alguns socos. No terceiro assalto, Carmont pegou as costas, depois quedou e ficou por cima. Larkin esboçou um triângulo, mas mostrou estar cansado para encaixar o golpe ou sair da posição. No último minuto, Larkin tentou a kimura e, quando Carmont girou para sair, os dois ficaram de pé novamente, mas sem eficiência na trocação. Os jurados concordaram em dar a vitória ao francês.
Myles Jury nocauteia Ramsey Nijem no contragolpe
Dono de um cartel perfeito, o peso-leve Myles Jury chegou à 12ª vitória em 12 lutas ao bater Ramsey Nijem por nocaute. O primeiro round foi equilibrado e teve ambos trabalhando o jogo de chão e invertendo a posição quando um pegava as costas do outro. No segundo, a luta ficou em pé e Nijem soltou um cruzado com a direita e outro com a esquerda, mas ambos passaram de raspão. No contragolpe, Jury aplicou um overhand de direita e acertou o rosto do oponente, que "apagou" e já caiu nocauteado. Jury ainda foi para cima e acertou alguns golpes, mas o árbitro interrompeu o duelo com 1m02s.
Joseph Benavidez segue firme na briga pelo título
Joseph Benavidez se firmou como principal candidato ao cinturão de Demetrious Johnson com um nocaute técnico sobre Darren Uyenoyama. O peso-mosca esteve melhor na trocação e conseguiu quedar Uyenoyama no primeiro round. No segundo, ele foi derrubado pelo oponente, mas logo se levantou e ainda encaixou um belo superman punch. Benavidez seguiu desenvolvendo os golpes em pé e encurralou Uyenoyama com um chute e um cruzado na linha de cintura. O adversário sentiu e foi ao chão, e o atleta do Team Alpha Male partiu com tudo para cima e conseguiu o triunfo, aos 4m50s, após acertar mais alguns socos.
  •  
Joseph Benavidez luta UFC contra Darren Uyenoyama (Foto: Getty Images)Joseph Benavidez aplica socos em Darren Uyenoyama, caído (Foto: Getty Images)
Jorge Masvidal derrota Tim Means por pontos
Em uma luta equilibrada e onde teve vantagem nos dois primeiros rounds, Jorge Masvidal venceu Tim Means por decisão unânime dos jurados (triplo 29 a 28). Masvidal quedou o rival algumas vezes e aproveitou  a posição por cima para desferir boas cotoveladas. No fim do segundo assalto e no início do terceiro, no entanto, Means passou a atacar também com boas cotoveladas, mesmo por baixo, e até abriu um ferimento na cabeça do oponente. Ele conseguiu inverter a posição no finzinho do combate, mas não foi o suficiente para inverter o resultado.
Anthony Njokuani começa pior,
mas nocauteia Roger Bowling

O peso-leve nigeriano Anthony Njokuani conquistou a vitória sobre o ex-Strikeforce Roger Bowling ao nocautear o adversário com 2m52s do segundo round. Bowling começou melhor e dominou o centro do octógono com vantagem na trocação em pé. Ele quedou Njokuani, mas o duelo voltou para cima. No finzinho do primeiro round, o nigeriano acertou alguns bons golpes. No segundo, os dois promoviam uma trocação equilibrada até que Njokuani acertou um belo cruzado de esquerda no queixo do oponente, que foi à lona na mesma hora.
Estreante de 35 anos nocauteia
com joelhada voadora

O peso-médio cubano Yoel Romero, de 35 anos, estreou com o pé direito no UFC ao nocautear o americano Clifford Starks. Após trabalhar bem os chutes baixos no início da luta, ele encaixou uma joelhada voadora de esquerda que pegou em cheio no rosto do adversário e o derrubou. Romero foi para cima e aplicou uma sequência de socos até a intervenção do árbitro. A vitória por nocaute ocorreu com apenas 1m32s do primeiro round.
Resumo do card preliminar:
Chad Mendes venceu Darren Elkins por nocaute técnico no primeiro round
Francis Carmont venceu Lorenz Larkin por decisão unânime dos jurados
Myles Jury venceu Ramsey Nijem por nocaute no segundo round
Joseph Benavidez venceu Darren Uyenoyama por nocaute técnico no segundo round
Jorge Masvidal venceu Tim Means por decisão unânime dos jurados
TJ Dillashaw venceu Hugo Wolverine por nocaute técnico no primeiro round
Anthony Njokuani venceu Roger Bowling por nocaute técnico no segundo round
Yoel Romero venceu Clifford Starks por nocaute no primeiro round

Jurado que deu vitória para Melendez comandava academia de César Gracie

Perfil em rede social mostra que Wade Vierra trabalhou em uma das afiliadas do técnico de "El Niño". Irmão de "Bendo" também divulgou o fato via twitter

Por SporTV.com Rio de Janeiro
23 comentários
Um dos jurados que pontuou a luta principal deste sábado deu vitória para Gilbert Melendez sobre Ben Henderson. Trata-se de Wade Vierra que, por acaso, comandava uma das academias de César Gracie e é faixa-marrom do treinador de "El Niño". Em seu perfil na rede social Linked In, ele revela ser integrante da Comissão Atlética da Califórnia e que já trabalhou em uma das afiliadas da MMA Graciefighter, fundada pelo técnico.
O juiz anotou o placar de 10 a 9 para Melendez no primeiro, quarto e quinto rounds e foi o único a dar o resultado a favor do atleta na decisão dividida.
Wade Vierra juiz MMA UFC (Foto: Reprodução / Linked In)Wade Vierra trabalhou na MMA Graciefighter, academia de César Gracie (Foto: Reprodução / Linked In)
Em seu twitter, o irmão de Ben Henderson, Julius, também divulgou a informação de que Vierra era estudante de Gracie.
- O juiz que foi contra Ben é um estudante de Cesar Gracie. Como ele foi escolhido para arbitrar? - indagou pela rede social.
No twitter da academia MMA Graciefighter, também é possível ver uma menção ao jurado em uma das postagens:
- Junte-se a Wade Vierra e o Gracie Fight Team. A única academia afiliada de César Gracie em Sacramento.
Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades sobre o mundo do MMA

Dana pede que Diaz fique nos leves: 'Subir para 77kg é um grande erro'

Presidente pede que lutador pense duas vezes antes de tomar decisão de ir para os meio-médios, cujos atletas, segundo ele, são bem maiores que Nate

Por SporTV.com Rio de Janeiro
9 comentários
Nate Diaz já declarou que pretende mudar de categoria e voltar aos pesos meio-médios. No entanto, o presidente do UFC discorda do lutador. Dana White sugeriu que o melhor para o californiano é permanecer entre os leves, já que, na categoria de cima, os atletas são bem mais pesados.
- Acho que subir para 77kg é um grande erro. Existem caras maiores e mais fortes que ele nessa categoria. Você pode bater 70 kg. Olhe o que aconteceu esta noite - comentou, em relação à derrota sofrida para Josh Thomson.
Nate Diaz assina pôster UFC  (Foto: Reprodução/Twitter)Dana White não concorda com a decisão de Nate Diaz de subir de categoria (Foto: Reprodução/Twitter)
Se Diaz planejava subir de categoria, o nocaute que levou de Thomson neste sábado pode fazê-lo pensar duas vezes. O adversário, que já é bastante forte para a divisão, dominou o peso-leve durante toda a luta e serviu de exemplo para imaginar o que Diaz pode sofrer se decidir subir de peso.
O irmão de Nick já lutou pelos meio-médios anteriormente, em 2011, categoria na qual venceu e perdeu duas vezes na carreira. Ele venceu Rory Markham e Marcus Davis e perdeu para Rory MacDonald e Dong Hyun Kim.
Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades sobre o mundo do MMA

Dana White se compromete a ajudar vítimas das bombas em Boston

Presidente se diz comovido com histórias de sobreviventes e afirma que viaja à cidade no próximo fim de semana, após a luta de Jones x Sonnen

Por SporTV.com Rio de Janeiro
5 comentários
A tragédia de Boston tem mobilizado muitas pessoas, inclusive celebridades, a ajudar vítimas e sobreviventes com doações ou qualquer tipo de apoio financeiro. Um dos envolvidos é o presidente do UFC Dana White, ex-morador da cidade.
- Me limito a comentar sobre isso em público porque, se começo a falar, eu me torno um maluco. Não me pronunciei sobre isso, mas vou à Boston no próximo sábado. Após (o UFC 159), embarco em um avião e viajo à Boston para visitar algumas pessoas que foram afetadas por essa tragédia horrível - disse, na coletiva pós-luta do UFC:Henderson x Melendez.
Além das muitas histórias de vítimas geradas pelo atentado, White se disse emocionado com algumas em particular: entre elas a do menino Martin Richard, um dos três mortos nas explosões na maratona.
UFC DAna White (Foto: Agência Getty Images)Dana White viaja à Boston no próximo fim de semana (Foto: Agência Getty Images)
- A história que realmente me tocou foi da mãe que cruzava a linha de chegada e o menino de oito anos que foi morto, além da garota de seis anos que perdeu a perna, tudo por causa de dois covardes.
Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades sobre o mundo do MMA
O presidente deve prestar suporte financeiro à comunidade, com a qual ainda mantém laços fortes por ter sido onde passou grande parte da juventude.
- Vou para Boston e assinar alguns cheques. Não sei ainda o que vou fazer direito, mas eu vou para lá, quero muito ir.

Após pneus furados, Massa diz: 'Não sei o porquê de tanta coisa negativa'

Brasileiro da Ferrari apostava em tática ousada, mas foi traído por dois problemas nos compostos e terminou o GP do Bahrein apenas em 15º

Por GLOBOESPORTE.COM Sakhir, Bahrein
142 comentários
Foi um domingo difícil para os pilotos da Ferrari. Fernando Alonso perdeu as chances de sair do Bahrein com um bom resultado por um defeito na asa móvel e terminou em oitavo. Assim como o espanhol, Felipe Massa também lamentou a falta de sorte. Ele, que apostava em uma tática diferente nas trocas de pneus, foi traído justamente pelos compostos. Dois deles furaram, acabando com as pretensões piloto, que recebeu a bandeirada em 15º. O brasileiro reclamou profundamente da falta de sorte que teve em uma pista onde já venceu duas vezes, em 2007 e 2008. Uma prova que já havia começado complicada, com um choque com a Force India de Adrian Sutil, e problemas de estabilidade no carro. A vitória foi do líder o campeonato, Sebastian Vettel.
- Fui muito azarado nessa corrida e, se for verdade que tudo pode acontecer no esporte, não consigo encontrar explicação porque tantas coisas têm que ser negativas. No início, perdi um pouco terreno após a colisão com o Sutil. Depois, perdi ainda mais tempo tendo que ir para os pits para trocar pneus. Isso acabou com qualquer chance de uma boa corrida – lamentou.
felipe massa ferrari gp do Bahrein (Foto: Agência AFP)Felipe Massa  sofreu com dois pneus furados no GP do Bahrein deste domingo (Foto: Agência AFP)
Massa disse ainda não saber o que provocou o furo dos pneus. Ele explicou que a equipe investigará as razões e manifestou desejo em se concentrar logo para a próxima etapa, o GP da Espanha, no dia 12 de maio.
- No começo da prova, o carro estava saindo um pouco de frente. Mas não acho que esta foi a razão dos meus problemas. Ainda precisamos checar o que aconteceu para meus pneus falharem deste jeito. No primeiro, provavelmente foi uma delaminação no traseiro direito e, no segundo, foi devido a um furo. Precisamos tentar entender o que aconteceu e virar nossas atenções imediatamente para a próxima corrida.
Após quatro etapas, a F-1 segue agora para a chamada “temporada europeia”. O próximo desafio é no Circuito da Catalinha, de 10 a 12 de maio. A TV Globo transmite ao vivo a corrida e o treino classificatório. Clique e confira o calendário completo.
felipe massa ferrari gp do Bahrein (Foto: Agência Getty Images)Brasileiro saiu decepcionado com a falta de sorte no circuito asiático (Foto: Getty Images)

Jogadores do Corinthians esperam revanche mais difícil contra a Ponte

Alessandro prevê um Moisés Lucarelli lotado, com pressão da torcida
campineira, e Paulinho e Romarinho falam em respeito ao adversário

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
17 comentários
Ainda no gramado do Pacaembu, logo após a vitória contra o Atlético Sorocaba, por 2 a 0, os jogadores do Corinthians foram informados sobre o confronto contra a Ponte Preta nas quartas de final do Campeonato Paulista. O reencontro com o algoz em 2012 fez os corintianos darem um pequeno resumo do que está por vir no duelo do próximo domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. A Federação Paulista de Futebol vai oficializar as datas em reunião na tarde desta segunda-feira.
O elenco evitou falar em "revanche", preferindo analisar a partida deste ano como "outro jogo". Ano passado, a Macaca eliminou o Timão no Pacaembu ao vencer por 3 a 2. Desta vez, o confronto será em território campineiro, já que a equipe do interior se classificou com melhor pontuação. Para o lateral-direito Alessandro, o fator torcida pode pesar a favor da Ponte Preta.
- É outra situação, totalmente diferente. Será um jogo muito difícil por ser fora de casa. Sabemos que a torcida deles vai lotar o estádio, que a pressão será grande. Porém, temos de buscar a nossa classificação - disse o capitão corintiano.
Paulinho trouxe à tona o regulamento, que define o semifinalista num único confronto, ao lembrar que a derrota do ano passado trouxe alguns ensinamentos ao time. Ele acha que agora, por jogar fora de casa, o Corinthians vai entrar mais ligado em campo.
- Aquele jogo serviu de lição, mas não podemos compará-lo ao deste ano. É a mesma competição, mas estamos em outra situação, e a Ponte Preta foi muito bem nesta primeira fase - disse Paulinho, referindo-se à melhor campanha do adversário.
Mais comedido e sem provocar o adversário, Romarinho pregou respeito ao time campineiro. O atacante espera um jogo decidido nos detalhes.
- Vamos trabalhar para que possamos surpreendê-los. Eles jogam em casa, mas vamos para cima. Não podemos vacilar. No ano passado fomos surpreendidos, mas podemos mudar essa história - resumiu o atacante.

Santistas celebram quartas na Vila Belmiro: 'Aqui somos muito fortes'

Por terminar no G-4, Peixe tem a vantagem de disputar clássico contra o Palmeiras em casa. Jogadores não querem saber de jogar no Pacaembu

Por Marcelo Hazan Santos, SP
30 comentários
Ao vencer o Penapolense por 2 a 1 neste domingo, o Santos se garantiu na terceira colocação do Campeonato Paulista e agora enfrentará o Palmeiras nas quartas de final. A única vantagem do Peixe por ter terminado a primeira fase da competição no G-4 é jogar o clássico em casa. E por "casa' os santistas entendem que o confronto decisivo deve ser na Vila Belmiro.
- Não dá para abrir mão da Vila Belmiro. É o nosso estádio, e aqui somos muito fortes - declarou Neymar.
Os locais das partidas de quartas de final ainda não foram definidos, mas é bem provável que a diretoria do Peixe opte pela Vila Belmiro, apesar da possibilidade de arrecadar mais com o jogo no Pacaembu. Os jogadores também preferem assim.
- Sem dúvida, a nossa casa é a Vila. Aqui é difícil ganhar do Santos. (O clube) tem de fazer esse sacrifício em relação à renda para jogar em casa - disse André, autor do primeiro gol do Peixe diante do Penapolense.
O Santos atuou na Vila Belmiro em oito partidas nesta temporada. Foram sete vitórias e um empate. O time de Muricy mandou três jogos no Pacaembu e não venceu nenhum: uma derrota (para o Paulista) e empates com São Caetano e com o próprio adversário por uma vaga nas semifinais. O duelo com o Palmeiras terminou sem gols.
  •  
André Neymar gol Santos Penapolense (Foto: Ricardo Saibun / Ag. Estado)Tanto Neymar quanto André preferem jogar na Vila Belmiro (Foto: Ricardo Saibun / Ag. Estado)

Médico do São Paulo, sobre Luis Fabiano: 'Seria muito arriscado'

Cortado do jogo contra o Mogi Mirim por lesão na coxa esquerda, atacante
queria jogar. José Sanches confia na recuperação para as quartas de final

Por GLOBOESPORTE.COM Mogi Mirim, SP
26 comentários
Luis Fabiano estava escalado para a partida deste domingo, contra o Mogi Mirim, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. Mas o atacante do São Paulo acabou vetado em cima da hora por conta de uma contratura muscular na coxa esquerda. Segundo o médico do Tricolor, José Sanches, o atacante insistiu para jogar, mas não era possível.
- Apesar da insistência dele, seria muito arriscado. A lesão não é grave, e vamos fazer um tratamento intensivo. Temos a expectativa de usá-lo nas quartas de final – disse Sanches, em entrevista à rádio ESPN.
A tendência, então, é que Luis Fabiano esteja de volta ao ataque tricolor no próximo fim de semana, contra o Penapolense. Nesta segunda-feira, às 15h, na sede da Federação Paulista, serão definidas as datas e horários das quaras de final, que ainda terão Santos x Palmeiras, Ponte x Corinthians e Mogi x Botafogo-SP.
Um jogador que preocupa para a sequência do São Paulo, embora seja reserva, é Fabrício. O volante teve uma entorse no tornozelo.
- Será avaliado amanhã – finalizou o médico tricolor.

Vice de futebol do Fluminense detona
a 'postura ridícula' do rival Flamengo

Sandro Lima rebate da tentativa rubro-negra de anular jogao com o Duque
de Caxias, pela Taça Rio. Vitória tricolor acabou com sonho do adversário

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
543 comentários
A vitória do Fluminense sobre o Bangu por 2 a 0, neste domingo, em São Januário, definitivamente deu fim ao sonho do Flamengo de prosseguir na disputa do Campeonato Carioca. Com 16 pontos, o Tricolor não seria alcançado pelo Rubro-Negro, que tem dez e pode ainda ter mais uma partida a realizar. Isto porque o departamento jurídico do arquirrival entrou com um inquérito pedindo a anulação da partida contra o Duque de Caxias (1 a 1), alegando interferência externa na decisão da arbitragem de anular um gol de Hernane.
Com o resultado não homologado, há a possibilidade de um novo confronto entre as equipes, ou até mesmo o tribunal conceder os três pontos ao time da Gávea. A postura do rival foi muito criticada pelo vice de futebol do Fluminense, Sandro Lima, que qualificou a atitude como "ridícula".

- Vou repetir o que já venho falando em algumas conversas aqui: é uma postura ridícula da diretoria do Flamengo a de querer questionar o que já aconteceu dentro de campo. Se pensarmos assim sempre, vamos voltar aos resultados da Copa do Mundo, naquele Inglaterra x Alemanha, na Liga dos Campeões da Europa e outros tantos campeonatos - desabafou o dirigente, em entrevista à Rádio Manchete, ainda no campo de jogo.

Classificado em primeiro no Grupo B, o Fluminense encara o Volta Redonda na semifinal do segundo turno, no próximo fim de semana. A outra semifinal tem o duelo Botafogo x Resende.
Lajeadense incomoda, mas Inter vira em tarde de Juan e chega à semifinal
No duelo das duas melhores campanhas, time do Vale do Taquari joga bem, sai na frente, mas não resiste à pressão colorada e aos dois gols do zagueiro
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
111 comentários
Que semana para os zagueiros colorados. Após o jovem Rodrigo Moledo ser convocado para a Seleção, o outro defensor, de duas Copas do Mundo, virou na tarde deste domingo o herói da passagem do Inter à semifinal da Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão. Saíram da cabeça e do pé direito de Juan, 34 anos, os dois gols da virada sobre o perigoso e qualificado Lajeadense, no Centenário, em Caxias do Sul, reduto vermelho até o fim da reforma do Beira-Rio. O também zagueiro Gabriel havia aberto o placar para o time dono da melhor campanha entre os clubes do Interior.
Na semifinal, o Inter enfrentará o Veranópolis, que venceu o Passo Fundo na noite deste domingo. A partida será disputada no dia 28 de abril. A outra semi será entre Juventude e Grêmio ou São Luiz, que se confrontam na segunda-feira, na Arena.
juan gol inter lajeadense centenário farroupilha gauchão (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)Juan marca gol da virada e sai para comemorar (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)
Força Interior: Lajeadense sai na frente
O Lajeadense deu provas, logo a dois minutos, de que seria uma tarde de apuros para o Inter. Obrigou Leandro Damião, mesmo com a 9 às costas, disputar na corrida e se atirar num carrinho para evitar o ataque rival. D'Ale, aos oito, respondeu ao atrevimento da equipe do Interior e finalizou para Eduardo Martini agarrar. Um minuto depois, no entanto, Rudiero emendou bom chute sobre as traves de Muriel.
Era, em suma, um jogo de iguais. Também pudera. Embora a distância oceânica de tradição entre os clubes, Inter e Lajeadense entraram em campo com as melhores campanhas do Estadual. Mas, aos 12 minutos, a igualdade evaporou. Em cobrança de falta, o o zagueiro Gabriel subiu alto e encobriu Muriel com um golpe de cabeça: 1 a 0. A torcida colorada, que aproveitou ingressos mais baratos e encheu o Centenário, não esmoreceu e começou a cantar, convicta da virada.

Parece que apenas D'Alessandro entendeu a mensagem de apoio. Era o único com lucidez suficiente para armar jogadas. De seu pé canhoto, saíram todas os lances perigosos. Na trama mais contundente, Damião recebeu o cruzamento do argentino e cabeceou. Micael salvou atabalhoado, quase fazendo contra. Enquanto isso, organizado, o meio-campo de Flávio Campos puxou ao menos três contragolpes preciosos. Faltou, todavia, perícia no último passe.
- Não tivemos atenção - definiu um lacônico Damião, no intervalo.
- O gol foi fruto de uma jogada ensaiada - exaltou o artilheiro da etapa inicial, Gabriel.

D'Ale agita, Forlán assiste e Juan marca
O Inter voltou sem alterações e disposto a decidir o jogo rapidamente. Aos dois minutos, D'Ale sofreu falta. Forlán cobrou e Juan cabeceou. O zagueiro marcou seu primeiro gol no ano, após ser preservado contra o Juventude. Num lance semelhante ao de abertura do placar. O Centenário explodiu em vermelho, branco e gritos. Mais do que um gol, virou senha para a reação. Com cara de massacre.
Aos 5, D'Ale cobrou falta e obrigou Martini a realizar grande defesa. Logo depois, Dunga esbravejou contra o árbitro Leandro Vuaden, pedindo mão na bola de Márcio Gabriel, dentro da área. Não foi atendido. Aos 9, D'Ale esboçou o drible La Boba e cruzou para Gabriel errar o alvo, à feição. De novo o camisa, aos 12, arrancou e seu chute, queimando a grama, só parou nas mãos do goleiro. O gringo estava impossível. Fingiu que cruzaria, aos 15, mas impôs uma curva malandra na bola, que encontrou a trave como estraga-prazeres. Seria um golaço.
O Lajeadense só conseguiu cruzar a linha divisória do campo aos 20, e ainda sem consequência. Um minuto depois, em novo cruzamento de Forlán... novo gol de Juan. O zagueiro pegou o rebote de Martini e estufou as redes: 2 a 1, virada suada e vaga garantida. Em boa tarde do Lajeadense, prevaleceu a estrela do zagueiro. Inter na semifinal.
 

Brasil e Argentina fazem jogo franco e empatam no Sul-Americano sub-17

Apesar de protagonizaram clássico movimentado, rivais ficam no 0 a 0. Venezuela agradece e assume a liderança do Hexagonal Final

Por GLOBOESPORTE.COM San Luis, Argentina
8 comentários
O placar de 0 a 0 não fez jus ao jogo franco e movimentado que brasileiros e argentinos protagonizaram neste domingo, no Estádio Juan Gilberto Funes, em San Luís, na Argentina, pelo Sul-Americano sub-17. Na partida mais aguardada do torneio, as duas seleções tiveram chances para vencer, mas não conseguiram sair do empate sem gols.
O resultado mantém Brasil e Argentina na briga pelo título, mas não é bom para nenhum dos dois. Quem comemora é a Venezuela, que venceu o Paraguai por 2 a 1, neste domingo, e assumiu a liderança do Hexagonal Final, com sete pontos. Brasileiros e argentinos estão na segunda colocação, com cinco, enquanto o Uruguai vem em quarto, com quatro. O Paraguai está em quinto, com três. O Peru ainda não pontuou e amarga a lanterna.
Caio Brasil Argentina sub17 (Foto: AFP)Brasil e Argentina fizeram um clássico disputado, mas as defesas levaram a melhor  (Foto: AFP)
A seleção brasileira volta a campo na próxima quarta-feira, quando enfrenta os peruanos. No mesmo dia, o Brasil terá de secar a Venezuela, que tem os uruguaios pela frente. Argentina e Paraguai fecham a penúltima rodada do Sul-Americano sub-17, que dá quatro vagas para o Mundial da categoria.
Argentina bate, mas é melhor na bola
O Brasil talvez tenha feito no primeiro tempo os seus piores 45 minutos no Sul-Americano. Sorte dos brasileiros que os argentinos também não estavam muito inspirados. Desde o início, a Seleção pouco criava, sempre parando na forte marcação ou nas faltas duras dos donos da casa.
Ao mesmo tempo, a Argentina só levava perigo em jogadas de bolas paradas. O único lance que levantou a torcida brasileira foi em uma cobrança de falta de Kenedy. Da intermediária, o atacante do Fluminense soltou a canhota e obrigou o goleiro Batalla a fazer bonita defesa.
O Brasil encontrava dificuldades para criar, mas também tinha problemas com as fortes entradas dos argentinos. Matheus foi a primeira vitima e deixou o jogo com muitas dores, dando lugar a Boschilia.
  •  
Gabriel Boschilia Brasil sub17 jogo Argentina (Foto: AFP)Boschilia foi uma das vítimas da violência da Argentina (Foto: AFP)
Com os brasileiros intimidados, a Argentina cresceu nos minutos finais da primeira etapa. Mammama quase marcou de cabeça, Storm chutou para fora, e Ibañez parou na linda defesa do goleiro Marcos. O apito final soou como alívio para os brasileiros.
Segundo tempo de muitas chances, mas nenhum gol
A violência dos argentinos fez mais uma vítima, e na volta para o segundo tempo o Brasil teve outra mudança. Boschilia, que já havia substituído Matheus, deixou o jogo com dores no tornozelo. Alexandre Gallo decidiu colocar o time para frente e colocou o atacante Robert no lugar do volante brasileiro.
A ousadia quase foi premiada aos quatro minutos. Robert arrancou pelo meio, levou até a entrada da área e soltou o pé, para a bonita defesa de Batalla. O lance do atacante foi um sinal de que o Brasil finalmente havia acordado. Foram vários lances perigosos em seqüência, enquanto a Argentina ameaçava somente nos contra-ataques. Kenedy, Abner e Matheus Índio comandavam as jogadas ofensivas da Seleção. E foram deles os melhores chutes do Brasil, que passaram perto ou pararam no goleiro argentino.
Mas assim como na primeira etapa, a Argentina cresceu na parte final do segundo tempo e por detalhes não conseguiu seu gol. Driussi carimbou o travessão, enquanto o goleiro Marcos operou milagres em chutes de Ibañez e Cañete. E justamente quando os hermanos eram melhores, o zagueiro Moreira apelou mais uma vez para a violência, acertou Kenedy e foi expulso. Com um a menos, a Argentina diminuiu o ritmo. O Brasil, porém, não soube aproveitar os cinco minutos com um jogador a mais.

Cruzeiro, Atlético-MG, Villa Nova e o estreante Tombense garantem vaga

Semifinais do Campeonato Mineiro serão disputadas em partidas
de ida e volta. Confrontos começam no próximo fim de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
50 comentários
Dagoberto Diego Souza gol Cruzeiro Tupi (Foto: Douglas Magno / Agência Estado)Dagoberto e Diego Souza comemoram gol sobre
o Tupi (Foto: Douglas Magno / Agência Estado)
A primeira fase do Campeonato Mineiro acabou neste domingo. Foram 11 rodadas, que definiram os quatro semifinalistas e os dois rebaixados ao Módulo II do Estadual. Agora, seguem na competição apenas Cruzeiro e Atlético-MG, que já estavam garantidos, além de Tombense e Villa Nova, que conquistaram a vaga na última partida. Os confrontos serão em dois jogos, em sistema de ida e volta: Cruzeiro x Villa Nova e Atlético-MG x Tombense.
Por terem melhor campanha na primeira fase, o Cruzeiro conta com vantagem sobre o Villa Nova, e o Atlético-MG, sobre o Tombense. Para chegar à decisão, os times da capital jogam por dois empates ou por uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.
A primeira fase do Cruzeiro foi muito boa. O time celeste só não venceu o Guarani-MG, na segunda rodada, no empate por 0 a 0, na Arena do Calçado, em Nova Serrana. Única equipe invicta no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro garantiu o primeiro lugar geral, com dez vitórias. A equipe comandada por Marcelo Oliveira começou o ano com o pé direito e venceu o grande rival Atlético-MG, por 2 a 1, na reabertura do Mineirão. Desde aquela partida, o time foi arrasador e somou 31 pontos. A equipe celeste conta com o atacante Borges, artilheiro do campeonato, ao lado de Junior Negão, do Tombense, com sete gols.
Adversário celeste nas semifinais, o Villa Nova fez também uma boa campanha. A equipe foi derrotada apenas em três oportunidades, duas delas para a dupla Cruzeiro e Atlético-MG. O Leão do Bonfim conta o habilidoso meia Tchô, ex-Atlético-MG, que, com boas atuações, assistências e cinco gols marcados, é o destaque do elenco. O início de campeonato foi marcado por um empate,  contra o Tupi, por 1 a 1, mas o time conseguiu, logo em seguida, uma boa sequência de resultados, que aproximaram o time de Nova Lima do G-4. Ao término das 11 rodadas, o Villa ficou em quarto lugar.
A outra semifinal será disputada entre Atlético-MG e Tombense. O Galo iniciou a temporada com derrota, mas, depois, conseguiu vitórias seguidas, interrompida apenas diante da Caldense, na décima rodada. Na ocasião, o time era composto por jogadores reservas, já que os titulares foram poupados para o jogo contra o São Paulo, pela Taça Libertadores. A equipe, segunda melhor da primeira fase, conquistou 27 pontos e tem dois artilheiros, um deles inusitado. O zagueiro Réver e o atacante Jô já balançaram as redes em cinco oportunidades cada um. Na campanha, o Galo também contou com a habilidade de Ronaldinho Gaúcho, os gols de Diego Tardelli e a grande movimentação e volume de jogo de Bernard.
O atual campeão mineiro terá como adversário o Tombense, um estreante na elite do futebol mineiro. Em 98 anos de existência, é a primeira vez que o time de Tombos disputa o Módulo I. E justamente no ano de estreia, o time se classificou para as semifinais, após vencer o América-MG, por 2 a 0, no estádio Independência, e terminar em terceiro lugar (veja o vídeo acima). O técnico Marcelo Cabo conseguiu montar um bom time, que superou as desconfianças e contou com o inspirado artilheiro Junior Negão.
Rebaixados
A temporada 2013 deverá ser esquecida por América TO e Araxá. Se não, pelo menos que seja lembrada para que os erros cometidos não voltem a acontecer. As duas equipes foram rebaixadas para o Módulo II do Campeonato Mineiro, após péssima campanha. O América TO só conseguiu somar nove pontos no torneio e apresentou o fraco aproveitamento de 27,3%. O Araxá, que terminou na lanterna da competição, terminou com seis pontos, com aproveitamento de 18,2%.

Botafogo e Flu pegam zebras do interior nas semifinais da Taça Rio

Resende vai medir forças com o Glorioso, ao passo que Tricolor terá o Volta Redonda como adversário. Quissamã e Olaria são os dois rebaixados

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
31 comentários
Terminada a última rodada da Taça Rio neste domingo, os confrontos para a semifinal do segundo turno, bem como os clubes rebaixados para a Série B do Campeonato Carioca em 2014, estão decididos. Pelo Grupo A, se classificaram Botafogo, com 100% de aproveitamento, e Volta Redonda. No Grupo B, passaram Fluminense e Resende. No próximo fim de semana, as semifinais serão Botafogo x Resende e Fluminense x Volta Redonda.
Neste domingo, o Botafogo venceu o Volta Redonda por 1 a 0, com gol de Bruno Mendes. Com a melhor campanha na Taça Rio e também na soma dos dois turnos, os alvinegros terão vantagem em todos os jogos decisivos a partir de agora. Na semifinal da Taça Rio, o Botafogo joga por empate, o mesmo acontecendo se passar à final. Vencendo o segundo turno, os alvinegros conquistarão o título antecipado, já que foram campeões da Taça Guanabara. No caso de outra equipe vencer a Taça Rio, haverá uma decisão estadual em duas partidas e o Botafogo jogará por dois empates. Se acontecer uma vitória para cada lado pelo mesmo placar, haverá disputa por pênaltis para apontar o campeão carioca de 2013.
Também ficou definido que o Flamengo não tem mais chances de classificação, mesmo se o resultado da partida contra o Duque de Caxias for alterado ou anulado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ). Isso porque, neste domingo, o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 0 - apenas a derrota manteria acesa a esperança rubro-negra. O clube da Gávea entrou com recurso no tribunal levantando a possibilidade de interferência externa na anulação de um gol legal de Hernane. A partida terminou empatada por 1 a 1. Foi marcada uma audiência de instrução de provas na próxima quinta-feira. A defesa do árbitro Pathrice Maia apresentará seus argumentos, e a Procuradoria do TJD decidirá se procederá ou não com a denúncia.
O Tricolor, por sinal, conseguiu avançar em primeiro lugar porque contou com um tropeço do Resende. O time sul-fluminense, que entrou na última rodada como líder do Grupo B, foi derrotado pelo Boavista, em Bacaxá, pelo placar de 3 a 2. Desta forma, encerrou sua participação com 15 pontos, um a menos que o Flu.
O Vasco, por sua vez, concluiu sua campanha melancólica no segundo turno em crise. Além da venda do maior ídolo do clube atualmente, Dedé, para o Cruzeiro, o Vasco teve Carlos Alberto suspenso preventivamente por doping e perdeu por 1 a 0 para o Madureira, por 1 a 0. Na Taça Rio, o Vasco ficou no sexto lugar do Grupo A, com sete pontos em sete jogos. Na classificação geral, o time de São Januário terminou na quarta colocação.
Na outra ponta da tabela, Olaria e Quissamã não conseguiram escapar do descenso e disputarão a Série B em 2014. O Olaria terminou os dois turnos com apenas nove pontos na classificação geral, e o Quissamã fez ainda menos: oito. Ambos os times tiveram apenas uma vitória no campeonato, sendo que o Olaria teve um empate a mais e uma derrota a menos do que o Quissamã. A sorte de ambos já estava decidida desde a penúltima rodada.

Clássico Santos x Palmeiras será o destaque nas quartas do Paulistão

São Paulo x Penapolense, Mogi Mirim x Botafogo e Ponte Preta x Corinthians completam a próxima fase. Mirassol é rebaixado para a A2

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
223 comentários
Neymar jogo Santos Penapolense (Foto: Lucas Baptista / Futura Press)O Santos, de Neymar, bateu o Penapolense na Vila
(Lucas Baptista / Futura Press)
A rodada deste domingo no Campeonato Paulista definiu o último classificado para as quartas de final, o último rebaixado para a Série A2 e o chaveamento da próxima fase da competição. Com os resultados dos dez jogos disputados, a sequência do Paulistão terá o clássico Santos x Palmeiras como destaque, além de São Paulo x Penapolense, Mogi Mirim x Botafogo e Ponte Preta x Corinthians.
A Federação Paulista de Futebol convocou uma reunião para as 15h desta segunda-feira, em sua sede, com representantes dos oito clubes que passaram de fase. No conselho técnico, a entidade irá definir as datas e horários das quatro partidas. É provável que Santos e Palmeiras joguem no sábado, já que o Verdão terá pela frente uma longa viagem até o México, onde na terça-feira enfrentará o Tijuana pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América.
Na próxima fase, a única vantagem dos quatro times melhores colocados é a de jogar em casa. O confronto é em partida única. Em caso de empate no tempo normal, o classificado será conhecido nos pênaltis, sem prorrogação.
Nas semifinais, o vencedor de São Paulo x Penapolense enfrentará quem passar do jogo Ponte Preta x Corinthians. No outro lado, o confronto será entre os ganhadores de Mogi Mirim x Botafogo e Santos x Palmeiras.
Ao término das quartas de final, os quatro melhores times do interior (excluindo os que eventualmente passarem para as semifinais) disputarão o Troféu Campeão do Interior. Se algum clube de fora da capital e de Santos avançar para a fase seguinte, Linense, XV de Piracicaba, Bragantino e São Bernardo – nesta ordem – ficarão numa espécie de lista de espera para o torneio paralelo. Como um dos confrontos será entre dois "caipiras" (Mogi x Botafogo), o Linense já está garantido.
Thiago Real jogo Palmeiras Ituano (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)O Palmeiras, de Tiago Real, perdeu do Ituano por 2 a 1 em Itu (Marcos Bezerra / Ag. Estado)
Na parte de baixo da tabela, o Mirassol, mesmo goleando o Linense por 3 a 0 em casa, foi rebaixado para a Série A2. O resultando vinha livrando o time da queda, mas um gol do Ituano, aos 47 minutos de segundo tempo, salvou a equipe de Itu, que venceu o Palmeiras por 2 a 1 e se mantém na elite paulista. A combinação ainda classificou o Penapolense entre os oito melhores para as quartas de final. A equipe de Mirassol vai se juntar a Guarani, São Caetano e União Barbarense, que já tinham caído na rodada anterior, na segunda divisão do próximo ano.
Na briga pelo acesso, o Rio Claro é o único que já se garantiu na primeira divisão de 2014. Guaratinguetá, Comercial, Portuguesa, Catanduvense, Capivariano, RB Brasil e Audax disputam outras três vagas.
OS JOGOS DESTE DOMINGO

Mogi Mirim 1 x 0 São Paulo
Corinthians 2 x 0 Atlético Sorocaba
Santos 2 x 1 Penapolense
Ituano 2 x 1 Palmeiras
São Caetano 0 x 2 Paulista
Oeste 0 x 4 São Bernardo
Guarani 1 x 3 União Barbarense
Mirassol 3 x 0 Linense
Bragantino 0 x 0 Ponte Preta
XV de Piracicaba 4 x 1 Botafogo