sábado, 5 de julho de 2014


- Atualizado em

BJ Penn é ovacionado pelo público em pesagem e ofusca Frankie Edgar

Lutador haviano, ex-campeão de duas categorias do UFC, bate peso com tranquilidade para desfecho de trilogia com rival no TUF 19 Finale

Por Direto de Las Vegas, EUA
4 comentários
Os fãs de MMA, principalmente os mais antigos, têm torcida declarada na luta principal do TUF 19 Finale, que acontece no domingo, em Las Vegas. Um dos grandes ídolos do esporte, BJ Penn foi ovacionado na pesagem deste sábado, no meio da Fan Expo do UFC, e ofuscou o adversário, Frankie Edgar. Os dois foram treinadores do reality show e farão o duelo principal do evento, agora pela categoria dos penas (até 66kg). Eles já se enfrentaram duas vezes no passado, ambas valendo o cinturão dos leves (até 70kg) e vencidas por Edgar.
- Se ainda estou lutando é por causa de vocês, pessoal - agradeceu o havaiano.
+CONFIRA AS IMAGENS DA PESAGEM DO TUF 19 FINALE
Edgar e Penn encarada pesagem TUF 19 UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Frankie Edgar e BJ Penn se encaram na pesagem do TUF 19 Finale (Foto: Evelyn Rodrigues)
BJ Penn, que fará sua primeira luta como peso-pena, cumpriu a tarefa em cima da balança e bateu 65,8kg, cerca de 0,5kg abaixo do limite para duelos onde não há título em jogo. Edgar também ficou abaixo, com 66kg. Os dois se encararam e não se cumprimentaram.
- Estou pronto. Frankie pediu para me enfrentar das últimas duas vezes, eu que pedi dessa vez e vou dar meu máximo - disse um motivado Penn.
Edgar disse ter como motivação manter a "freguesia" do havaiano.
- Ele continua chamando meu nome, ele quer vingança, mas não vou deixar acontecer, vou ganhar dele no domingo - afirmou o americano.
Lima pesagem TUF UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Dhiego Lima abre os braços sobre a balança na
pesagem do TUF 19 Finale (Foto: Evelyn Rodrigues)
Cinco brasileiros estarão em ação no TUF 19 Finale, incluindo Dhiego Lima, que disputa o título do torneio dos pesos-médios da 19ª temporada do reality show The Ultimate Fighter. Ele entrou correndo no palco, tirou a roupa e mostrou uma cueca com várias bandeiras do Brasil estampadas. Lima bateu 83,9kg e correu para a encarada contra Eddie Gordon, que ficou um pouco mais pesado, com 84,4kg. Os dois se cumprimentaram após a encarada.
O primeiro brasileiro a subir à balança foi Robert Drysdale, que tem dupla nacionalidade brasileira e americana. Ele marcou 91,9kg para sua estreia no UFC, bem abaixo do limite de 93,4kg para a categoria peso-meio-pesado. Seu adversário, Keith Berish, também ficou abaixo: 92,1kg. Depois, viria Adriano Martins, que entrou no palco com a bandeira do Amazonas. O mexicano Juan Manuel Puig, seu oponente, entrou na pesagem com um "sombrero" nas cores da bandeira do México. Adriano ficou um pouco mais pesado que ele: 70,5kg contra 70,3kg.
O adversário de Leandro Issa, Jumabieke Tuerxun, também fez graça, mas na hora da encarada: vestiu um robe luxuoso para fazer sua pose. Ele bateu 61,7kg, contra 61,5kg de Brodinho. Estreante nos pesos-pesados, Guto Inocente fez uma das melhores encaradas da pesagem com Derrick Lewis, com ambos erguendo a guarda e chegando perto um do outro. O brasileiro bateu 105,2kg, enquanto a "Fera Negra" Lewis marcou 119,7kg, apenas um quilo abaixo do limite de 120,7kg.
Os únicos atletas fora do peso foram justamente as duas mulheres do card. Alexis Dufresne bateu 64,9kg, cerca de 3,2kg acima do limite do peso-galo. Sua oponente, Sarah Moras, já sabia que Dufresne não bateria o peso e já havia concordado a fazer o duelo em peso-casado. Com isso, Moras registrou 63kg.
O Combate transmite o TUF 19 Finale ao vivo no próximo domingo, a partir de 18h30m (horário de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real. Confira a programação do evento:
TUF 19 Finale
6 de julho de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pena (até 66,2kg)*: Frankie Edgar (66kg) x BJ Penn (65,8kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg)*: Corey Anderson (92,5kg) x Matt Van Buren (93,4kg)
Peso-médio (até 84,4kg)*: Eddie Gordon (84,4kg) x Dhiego Lima (83,9kg)
Peso-pesado (até 120,7kg)*: Guto Inocente (105,2kg) x Derrick Lewis (119,7kg)
Peso-mosca (57,2kg)*: Justin Scoggins (56,2kg) x Dustin Ortiz (56,7kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-leve (até 70,8kg)*: Kevin Lee (70,8kg) x Jesse Ronson (70,3kg)
Peso-galo (até 61,7kg)*: Leandro Issa (61,5kg) x Jumabieke Tuerxun (61,7kg)
Peso-leve (até 70,8kg)*: Adriano Martins (70,5kg) x Juan Manuel Puig (70,3kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg)*: Daniel Spohn (93kg) x Patrick Walsh (93,4kg)
Peso-galo (até 61,7kg)*: Alexis Dufresne (64,9kg) x Sarah Moras (63kg)**
Peso-meio-pesado (até 93,4kg)*: Robert Drysdale (91,9kg) x Keith Berish (92,1kg)
* Valores incluem uma libra (454g) de tolerância para lutas que não valem cinturão
** Duelo em peso-casado de 64,9kg

Faber tem trabalho, mas finaliza Alex Caceres no terceiro round no UFC 175

California Kid vence a 31ª luta de sua carreira e interrompe sequência de cinco combates consecutivos sem derrota do adversário com um mata-leão

Por Las Vegas, EUA
Comente agora
Mais uma vez Urijah Faber se recuperou de uma derrota em disputa de cinturão com uma vitória convincente. A vítima da vez foi Alex Caceres, que não perdia há cinco lutas, com um mata-leão ao 1m09s do terceiro round, pelo peso-galo (até 61kg). O Califórnia Kid agora tem 31 triunfos e sete reveses em sua carreira, enquanto o rival perdeu pela sexta vez, além de ter vencido 10 oponentes e ter um "No Contest" (luta sem resultado).
Caceres começou com um chute baixo, e Faber rapidamente grudou nele, tentando a queda. Os dois disputaram a pegada, e o lutador do Team Alpha Male deixou o rival com as costas na grade. Após muito esforço, e até uma cambalhota do Bruce Leeroy para evitar ir para o chão, não teve jeito. Por cima, Urijah Faber tinha pouco espaço dentro da guarda do adversário, mas conseguia pontuar. Alex Caceres tentava escalar a guarda, mas não conseguia ameaçar o oponente. Nos últimos segundos, conseguiu se levantar, mas ainda recebeu uma joelhada antes do fim do round.
Faber foi para decidir no início do segundo round e acertou dois bons cruzados que balançaram Caceres. Ele voltou a colocar o rival para baixo, mas não conseguiu segurar. Com o combate de pé novamente, Caceres combinou dois golpes no rosto de Urijah Faber. O California Kid tentou um single leg, não conseguiu derrubar, mas pegou as costas. Caceres fez o giro e ficou de frente. Os dois disputaram a posição de domínio na grade, e Faber levou vantagem, colocando para baixo na sequência, mas Alex Caceres se levantou mais uma vez. Bruce Leeroy acertou um pisão lateral no rosto de Faber, que novamente foi para o clinche e derrubou. Caceres bateu no chão e voltou, mas Faber, novamente, ficou clinchado e segurou até o final do assalto.
Urijah Faber novamente começou bem o round e desta vez não deu chances para o rival. Após bloquear um chute, aplicou a queda, foi para as costas, envolveu o pescoço e obrigou Alex Caceres a dar os três tapinhas.
Rob Font estreia com vitória rápida sobre George Roop
Foi a estreia dos sonhos de Rob Font no UFC. Com menos de três minutos de luta - 2m19s exatamente - o lutador aplicou um nocaute técnico espetacular no veterano George Roop, conseguindo sua primeira vitória no UFC. Font chega a 11 vitórias em 12 lutas na carreira, enquanto George Roop sofreu sua 11ª derrota em 27 combates como profissional.
- Não me surpreendi com ele, porque luto contra caras bem altos nos treinos. O golpe entrou e fui feliz - disse Rob Font após a luta.
 George Roop e Rob Font luta UFC 175 (Foto: Reuters) Rob Font venceu George Roop rapidamente (Foto: Reuters)
A luta começou com Roop dominando o centro do octógono e buscando aplicar chutes para manter Font à distância, aproveitando a sua maior envergadura e alcance. Font aplicava chutes a tentava encurtar a distância, mas não conseguia entrar no raio de ação do rival. Após alguns instantes de golpes trocados sem muito impacto, Font acertou um potente overhand de direita, que desorientou George Roop a ponto de fazê-lo cair. Já no chão, Font acertou mais um soco antes do árbitro encerrar o combate, decretando o nocaute técnico e a vitória do estreante.
Kevin Casey consegue nocaute rápido em Bubba Bush
Kevin Casey não tomou conhecimento de Bubba Bush na primeira luta do UFC 175, pelo peso-médio (até 84kg). Com 1m01s do primeiro round, ele venceu por nocaute técnico, obtendo sua nona vitória na carreira em 12 lutas disputadas. Este foi seu retorno ao Ultimate, já que em 2013 ele fez uma luta contra Josh Samman, foi nocauteado e não teve mais chances, após ter participado do TUF 17. Bush, por sua vez, fez sua estreia na organização e sofreu o terceiro revés da carreira.
Kevin Casey luta no UFC 175 (Foto: Getty Images)Kevin Casey nocauteou Bubba Bush (Foto: Getty Images)
Casey conseguiu um overhand de esquerda logo nos primeiros segundos, que levou o adversário ao chão. Ele foi para cima, mas Bush conseguiu travar o adversário no solo em um primeiro momento. Porém, Kevin Casey livrou o braço esquerdo e desferiu uma série de cotoveladas, conseguindo um triunfo rápido no primeiro assalto.

- Atualizado em

Ildemar Marajó não resiste e perde para Kenny Robertson no UFC 175

Meio-médio brasileiro não resiste à velocidade e ao melhor preparo físico do americano e é derrotado por decisão unânime (triplo 30-26), nos EUA

Por Direto de Las Vegas, EUA
Comente agora
O meio-médio brasileiro Ildemar Marajó não resistiu ao melhor preparo físico e à velocidade do americano Kenny Robertson, e foi derrotado por decisão unânime dos juízes (triplo 30-26) no card preliminar do UFC 175, disputado neste sábado, em Las Vegas. Esta foi a sétima derrota de Marajó em 27 lutas na carreira. Já Robertson anotou sua 14ª vitória em 17 lutas como profissional.
A luta começou com Robertson encurtando a distância e evitando os chutes de Marajó. Na grade, o americano pressionava o brasileiro e aplicava pisões no seu pé antes de levá-lo para o chão, ficando por cima. Na guarda do brasileiro, Robertson aplicava bons socos e cotoveladas e não dava a Marajó chance de se levantar. O panorama da luta não se alterou até o intervalo.
No segundo round, atento à estratégia do americano de encurtar a distância, Ildemar Marajó passou a deixá-lo longe com socos e chutes, e tentou defender as quedas até o meio do round, quando foi novamente derrubado. Após alguns golpes, conseguiu levantar-se, mas foi novamente levado ao chão com um single leg. Com a guarda passada e montado no brasileiro, Robertson aplicava socos e cotoveladas seguidos e castigava Marajó que, na tentativa de se proteger, expôs o braço a uma chave americana. O brasileiro resistiu às tentativas de finalização até o intervalo, mas já se mostrava muito cansado antes do último assalto.
Robertson se mostrava mais inteiro no terceiro round, e atacava com velocidade, sempre indo para cima de Ildemar Marajó, não lhe dando espaço para trabalhar. Kenny Robertson acertou dois golpes seguidos na região genital, que fizeram o brasileiro desabar duas vezes, mas o árbitro preferiu advertir o americano a lhe tirar um ponto na reincidência. De volta ao combate, Marajó conseguiu derrubar o americano, mas sem conseguir dominá-lo no chão. Mais inteiro fisicamente, Robertson conseguiu a raspada e ficou por cima, na guarda do brasileiro. Com pouco mais de um minuto para o fim da luta, Robertson apenas controlava a disputa, e nem mesmo uma rápida recuperação de Marajó no fim foi suficiente para lhe garantir a vitória.

Com boas quedas, Bruno Carioca vence Camozzi por decisão dividida

Brasileiro consegue triunfo no card preliminar do UFC 175, em Las Vegas

Por Las Vegas, EUA
1 comentário
Bruno Carioca conseguiu impôr seu jogo e sair vitorioso do duelo contra Chris Camozzi, pelo peso-médio (até 84kg), no UFC 175, por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28), no card preliminar, em Las Vegas (EUA). O brasileiro perdeu o primeiro round, mas aplicou boas quedas nos dois seguintes, dominando o adversário na luta de solo para vencer pela primeira vez no Ultimate. Em sua estreia, ele sofreu sua única derrota na carreira, contra Krzysztof Jotko, em dezembro do ano passado. No total, são 14 triunfos, sendo 12 deles por pontos. Já Camozzi sofreu seu terceiro revés consecutivo, depois de perder anteriormente para Ronaldo Jacaré e Lorenz Larkin, ficando em situação delicada no evento.
Camozzi iniciou soltando muitos chutes no brasileiro, que tentou responder com um na linha de cintura, mas foi travado pelo rival. Bruno não encontrava brechas para tentar entrar em queda e aproveitou para conectar um direto de direita. A diferença de envergadura era grande a favor do americano, que controlava bem a distância, impedindo que o rival entrasse no raio de ação. Camozzi conseguiu um bom direto de direita que desequilibrou o brasileiro. Carioca clinchou para tentar se recuperar do golpe e passou a tentar derrubar, mas sem êxito. Bruno conseguiu clinchar novamente no fim do assalto, mas o americano se defendeu bem, evitando que o combate fosse para o solo.
A orientação do córner de Bruno Carioca era clara. Andar para a frente e buscar a queda. E, logo no início do segundo round, ele bloqueou uma joelhada de encontro, colocando o rival com as costas no chão. Chris Camozzi tentou atacar o braço, mas não conseguiu encaixar a posição, enquanto o brasileiro buscava pontuar de dentro a guarda do oponente. Mesmo por baixo, o americano conseguia conectar alguns golpes e neutralizar os ataques do rival. Entretanto, Carioca conseguiu passar a guarda e foi para a posição de 100kg. Ao buscar a montada, voltou para a guarda do americano, mas ganhou a meia-guarda logo depois, passando na sequência. Camozzi ainda conseguiu explodir e se levantar, mas foi derrubado e levou mais alguns golpes nos segundos finais do segundo assalto.
No terceiro round, Camozzi conseguiu repetir a estratégia do primeiro, quando controlou mais a distância. Porém, após dois minutos de luta, Carioca encurtou, foi para o double leg e aplicou uma linda queda no americano, que ainda foi advertido pelo árbitro por tentar segurar na grade. Com calma, ganhou a meia-guarda, mas Camozzi ensaiou uma kimura, que foi bem defendida pelo brasileiro. Após livrar o braço, Bruno acertou a esquerda no rosto dele, mas o americano ficou de pé. Os dois trocaram alguns golpes quando faltava um minuto, e Carioca foi esperto ao entrar no tempo correto para derrubar o adversário. Na sua área, ele controlou o confronto no chão até o cronômetro zerar.

Zachrich controla Bomba e vence por pontos no card preliminar do UFC 175

Americano se recupera de derrota, e brasileiro estreia com revés no Ultimate

Por Las Vegas, EUA
Comente agora
A estreia de Guilherme Bomba não foi como se esperava. Apadrinhado por Chael Sonnen, que ligou para Dana White pedindo a sua contratação após treinar com ele no TUF Brasil 3, o brasileiro não conseguiu ser efetivo na luta em pé e nem levou o combate para o solo em sua estreia no Ultimate, neste sábado, no UFC 175, contra Luke Zachrich. O americano soube controlar o rival por todo o combate e venceu por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28), no segundo confronto do card preliminar do evento, pelo peso-médio (até 84kg), recuperando-se da derrota na última luta, quando foi nocauteado por Caio Monstro, em abril.
Zachrich foi o primeiro a agir, combinando com jab e direto duas vezes, ambas na guarda do brasileiro. O americano tentava trabalhar seu boxe variando os socos na cabeça e na linha de cintura, enquanto o brasileiro tentou apenas um chute alto que passou no vazio, nos momentos iniciais. Depois de um começo mais passivo, Bomba passou a contragolpear o rival e encontrou dois uppercuts. O brasileiro acertou uma boa esquerda, mas Luke Zachrich respondeu com cruzado e chute alto. Logo depois, furou a guarda de Guilherme Bomba com dois jabs, mas recebeu um bom chute. O brasileiro foi para cima, tentou encurralar o rival, mas tomou um cruzado que o desequilibrou. O americano ainda conectou um jab no rosto de Bomba no fim do round.
Luke Zachrich luta contra Guilherme Vasconcelos UFC 175 (Foto: Getty Images)Luke Zachrich venceu Guilherme Vasconcelos no UFC 175 (Foto: Getty Images)
Bomba iniciou o segundo assalto com um chute alto na guarda de Zachrich. O brasileiro estava mais ativo, mas se desequilibrou ao tentar outro chute alto. Ele, enfim, tentou levar o duelo para a sua especialidade, mas o americano defendeu bem a tentativa de queda. O americano conectou um uppercut de encontro e passou a ter mais domínio do centro do octógono, levando ligeira vantagem na trocação. Com menos de um minuto para o fim do round, Bomba acertou um overhand na cabeça do adversário.
O americano seguiu trabalhando bem seus jabs e ainda derrubou o brasileiro com uma banda. Em desvantagem, Bomba combinou com jab, direto e cruzado, que foram bem absorvidos pelo adversário. Mesmo tendo problemas no combate em pé, Guilherme pouco tentou levar o combate para o chão. Luke Zachrich apenas pontuava e rodava pelo octógono, administrando a luta. Nos últimos segundos, Bomba tentou ir para o tudo ou nada, mas já era tarde para reverter.

Struve retorna após doença: "Só fiz o que os médicos pediram e aqui estou"

Recuperado de problemas no coração que o fizeram dar pausa na carreira, holandês descarta medo e destaca confiança nos médicos que o liberaram

Por Direto de Las Vegas, EUA
4 comentários
Stefan Struve (Foto: Ivan Raupp)O gigante Stefan Struve (Foto: Ivan Raupp)
Stefan Struve vinha dominando Mark Hunt quando sentiu um cansaço anormal e perdeu sua força quase por completo. Era março de 2013, e o neozelandês conseguiu a virada e o nocaute que chegou até a quebrar a mandíbula do adversário. Quatro meses depois, Struve descobriu o motivo de tamanha fadiga: sofria de um vazamento da válvula aórtica e também do que se chama de coração aumentado. Teve de interromper a carreira de lutador para se tratar. Neste sábado, no UFC 175, o peso-pesado holandês de 2,13m voltará a pisar no octógono. O adversário é o americano Mat Mitrione. E ele garante estar em grande forma.
- É uma coisa louca. Me sinto completamente em forma, com muita energia, descansado. Eu sinto uma diferença tão grande. Durmo muito melhor e tenho muita energia à noite. Também tenho muito mais disposição para treinar. É uma diferença absurda. Desde o primeiro dia eu disse que não iria ficar sentado acreditando no que o médico disse, de que esse seria o fim da minha carreira. E funcionou. Eu só fiz o que os médicos pediram e aqui estou - disse, em entrevista ao Combate.com.
O medo seria algo normal para alguém que passou pelo mesmo que Stefan Struve. Mas ele garante também que está tranquilo e destacou a confiança em seus médicos:
Agora eu não tenho nada com que me preocupar, porque dois dos melhores cardiologistas do mundo me liberaram para lutar, e eles colocam a minha saúde em primeiro lugar sempre"
Stefan Struve
- Agora eu não tenho nada com que me preocupar, porque dois dos melhores cardiologistas do mundo me liberaram para lutar, e eles colocam a minha saúde em primeiro lugar sempre. Se há uma possibilidade remota de algo mudar, se lutar pudesse prejudicar a minha saúde, eles teriam me falado, porque isso poderia custar-lhes a carreira. Se algo mudar no futuro, eu aprenderei a lidar com isso. Se um dia ele disserem que não é mais seguro continuar lutando, eu vou ouvi-los, mas por enquanto isso não vai acontecer. O jeito de consertar isso é abrindo o meu peito e substituindo essa válvula por uma outra mecânica ou biológica, mas quando isso acontecer eu terei que me aposentar. A melhor opção foi a que eu tive, tomei duas medicações diferentes e vou continuar fazendo esse tratamento. Até o momento a doença melhora a cada dia. É por isso que me sinto muito bem e nem me preocupo com isso.
O duelo contra Hunt foi uma verdadeira batalha para Struve. Contra ele próprio até. Ao recordar aquele dia, ele valoriza o fato de ter feito uma luta equilibrada apesar das condições:
- Eu estava sem energia e cansava muito a cada dois ou três minutos. Não conseguia usar os meus braços, as minhas pernas. Sabe quando você acorda no meio da noite e sente o seu braço dormente? Eu sentia o meu corpo inteiro assim, como se fosse um sinal para não me esforçar além daquilo. E isso depois de apenas dois ou três minutos. Então, tentei me segurar como pude. Acho que eu fiz uma boa luta ainda assim.
  •  
Mark Hunt acerta um soco em Stefan Struve na Saitama Super Arena  (Foto: Getty Images)Mark Hunt quebrou a mandíbula de Struve em duelo no Japão (Foto: Getty Images)
A força de vontade de Struve para voltar ao que mais sabe fazer foi enorme. Os problemas do coração atrapalharam em alguns momentos, mas somente na parte emocional:
- Eu nunca parei de treinar. Quando eles me levaram para o hospital, em agosto, fiquei internado por uma semana, depois voltei para casa e tinha tanta coisa para fazer que preferi focar nisso. E aí eu disse a mim mesmo: “Você tem que voltar a lutar, você pode treinar com 80%, então vá lá e treine”. Então, ajudei muitos companheiros de treino, trabalhei com alguns treinadores novos algumas técnicas. Eu sabia que eu iria voltar. Não sou de desistir e aquele era o meu real objetivo. É claro que, quando alguém te diz que o seu coração não está funcionando 100%, durante o treino você não consegue parar de pensar nisso, mas nunca tive receio, a não ser no dia da luta contra o Hunt ou quando acontecia de eu ficar tão cansado que eu nem sabia o que era.
Sabe quando você acorda no meio da noite e sente o seu braço dormente? Eu sentia o meu
corpo inteiro assim, como se
fosse um sinal para não me esforçar além daquilo"
Stefan Struve
O período de preparação para o combate contra Matt Mitrone foi diferente dos anteriores. Struve contou que treinou menos desta vez, porém com mais qualidade:
- Muitos lutadores treinam exageradamente, é o que acontece quando você tem um camp. A única coisa que você quer fazer é treinar, porque você sempre diz a si mesmo que não está treinando o suficiente. Eu fiz isso no passado, especialmente se você olhar para a minha situação, por conta do meu problema com o coração, eu tive muitos overtrainings. Essa é realmente a melhor forma física em que já estive na vida. Eu treinei muito menos, mas me senti muito melhor. Nós realmente focamos em qualidade em vez de quantidade.
Por falar em Mitrione, o oponente não assusta Struve. Nem na hora em que o americano costuma provocar os rivais no falatório. O holandês diz que não se abala:
- Eu já enfrentei caras com mais força e cuidei deles direito. Mitrione é um bom lutador, um bom atleta, especialmente quando você permite que ele imponha o seu jogo. Quando ele cresce na luta, usa o bullying, mas eu não vou deixar com que ele faça isso comigo. Eu vou terminar esse duelo antes do tempo.
Com Stefan Struve de volta ao octógono após quase um ano e meio, o canal Combate transmite o UFC 175 ao vivo com exclusividade neste sábado, a partir de 19h30 (de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real no mesmo horário e transmite a primeira luta do card preliminar, entre Kevin Casey e Bubba Bush, em vídeo ao vivo.
UFC 175
5 de julho de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-médio: Chris Weidman x Lyoto Machida
Peso-galo: Ronda Rousey x Alexis Davis
Peso-pesado: Stefan Struve x Matt Mitrione
Peso-médio: Uriah Hall x Thiago Marreta
Peso-galo: Russell Doane x Marcus Brimage
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Urijah Faber x Alex Caceres
Peso-meio-médio: Ildemar Marajó x Kenny Robertson
Peso-médio: Chris Camozzi x Bruno Carioca
Peso-galo: Rob Font x George Roop
Peso-médio: Luke Zachrich x Guilherme Bomba
Peso-médio: Kevin Casey x Bubba Bush

Ronda: "Apostei contra Weidman duas vezes e errei. Agora aprendi a lição"

Campeã feminina dos galos do UFC aposta no compatriota para manter o título contra Lyoto Machida, e faz duras críticas às penas por doping no MMA

Por Direto de Las Vegas, EUA
13 comentários
encarada UFC Ronda Rousey (Foto: Evelyn Rodrigues)Ronda Rousey garante que não toma remédios para
gripe com medo do doping (Foto: Evelyn Rodrigues)
Ronda Rousey não teve dúvidas em afirmar que, na sua opinião, Chris Weidman será o vencedor da luta contra Lyoto Machida, pelo cinturão dos pesos-médios do UFC. A razão, no entanto, não passa por uma análise dos estilos e das forças e fraquezas dos lutadores. Para ela, o fator principal foi ter errado duas vezes seus prognósticos contra Weidman.
- Eu apostei contra Chris Weidman duas vezes, nas lutas contra Anderson Silva, e errei as duas. Ainda acho que Anderson é o maior lutador peso por peso de todos os tempos, e achava que ele venceria Weidman nas duas vezes. Mas errei. Agora, contra Lyoto Machida, eu novamente acharia que Weidman iria perder. Mas já errei duas vezes e aprendi minha lição. Vendo como Chris vem lutando, e a forma espetacular como venceu suas últimas lutas, acho que vou mudar e apostar nele desta vez - disse a campeã dos galos em bate-papo com a imprensa.
A loura também falou sobre o uso de substâncias proibidas no MMA, e se mostrou amplamente favorável ao endurecimento das penas para casos de doping.
- Nos Jogos Olímpicos, se você é pego no teste antidoping, fica fora até depois da próxima edição das Olimpíadas, o que significa ficar até oito anos banido do esporte. Acho que é uma medida acertada, e até vem funcionando bem nos EUA, mas mesmo assim há gente se drogando para conseguir resultados desonestamente. Acho que as penas aplicadas no MMA são muito leves, quase como férias não remuneradas. Na minha opinião, deveria haver um endurecimento das penas. Eu cresci dentro do sistema olímpico, e para mim, vencer desonestamente não representa nada. Não seria uma vitória se eu trapaceasse. As pessoas dizem que "fazem porque todo mundo está fazendo". Mas cada um deveria buscar vencer o desonesto e provar que não precisa ingerir nada errado para sair vencedor.
MMA Sonnen chega a Hotel (Foto: Evelyn Rodrigues)Ronda não quis comentar o doping de Sonnen: "Ele é
um amigo, mas não entendo" (Foto: Evelyn Rodrigues)
Rousey contou que chega a ser paranóica com o que ingere, revelou que não toma nem mesmo remédios contra gripe por medo de ser flagrada em controles antidopagem, e evitou dar opiniões sobre o caso de Chael Sonnen.
- Eu venho sendo testada há 13 anos, e não tomo nem remédio para gripe. Sou muito paranóica nesse sentido. Só tomo medicamentos naturais, que derivem de ervas. Não ingiro nada que venha de laboratórios. Não me interessa que o medicamento esteja ou não em uma lista permitida. Eu não tomo. Sobre o que aconteceu com Chael, acho que foi algo muito desagradável, e acho que ele tomou a decisão certa de se aposentar. Chael é um amigo, mas não posso fingir que entendo o que aconteceu, porque não entendo.
O canal Combate transmite o UFC 175 ao vivo com exclusividade neste sábado, a partir de 19h30m (de Brasília). O Combate.com acompanha em Tempo Real no mesmo horário e transmite a primeira luta do card preliminar, entre Kevin Casey e Bubba Bush, em vídeo ao vivo.
UFC 175
5 de julho de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-médio: Chris Weidman x Lyoto Machida
Peso-galo: Ronda Rousey x Alexis Davis
Peso-pesado: Stefan Struve x Matt Mitrione
Peso-médio: Uriah Hall x Thiago Marreta
Peso-galo: Russell Doane x Marcus Brimage
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Urijah Faber x Alex Caceres
Peso-meio-médio: Ildemar Marajó x Kenny Robertson
Peso-médio: Chris Camozzi x Bruno Carioca
Peso-galo: Rob Font x George Roop
Peso-médio: Luke Zachrich x Guilherme Bomba
Peso-médio: Kevin Casey x Bubba Bush

Curtinhas: Revanche entre Jon Jones e Gustafsson será em Las Vegas

Dana White anuncia mudança de local do UFC 178, que seria em Toronto (CAN). Rory MacDonald diz que luta com Tarec Saffiedine "faz sentido"

Por Las Vegas, EUA
5 comentários
O presidente do UFC, Dana White, anunciou nesta sexta-feira, no "UFC Tonight", a mudança de local do UFC 178, que seria em Toronto (CAN). Agora, o evento acontecerá em Las Vegas (EUA), no dia 27 de setembro. Até o momento, a única luta confirmada no card é a disputa do cinturão dos pesos-meio-pesados entre Jon Jones e Alexander Gustafsson. No primeiro encontro entre os dois, o americano conseguiu uma vitória apertada por pontos. Dana também confirmou a revanche entre TJ Dillashaw e Renan Barão, dia 30 de agosto, em Sacramento (EUA), pelo UFC 177. Em conversa com o Combate.com, o brasileiro disse estar muito animado para o confronto.
Encarada UFC 165 Jon Jones e Gustafsson (Foto: Getty Images)on Jones e Alexander Gustafsson se enfrentam em Las Vegas, 27 de setembro (Foto: Getty Images)
UFC 177
30 de agosto, em Sacramento (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-galo: TJ Dillashaw x Renan Barão
UFC 178
27 de setembro de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-meio-pesado: Jon Jones x Alexander Gustafsson
Rory MacDonald se mostra favorável a enfrentar Tarec Saffiedine
Vindo de vitória sobe Tyron Woodley no UFC 174, Rory MacDonald parece estar em rota de colisão com Tarec Saffiedine. Os dois comentaram a possibilidade do duelo acontecer e se mostraram favoráveis a isso. Saffiedine começou ao dizer no "The MMA Hour" que MacDonald pareceu ótimo contra Woodley, mas que ao assistir a luta viu que poderia batê-lo. Rory respondeu no "UFC Tonight" dizendo que a luta "faz sentido".
Saffiedine venceu Hyun Gyu Lim em sua estreia no Ultimate, em janeiro. Ele tem 15 vitórias e três derrotas em seu cartel. Já MacDonald soma 17 triunfos e dois reveses em sua carreira.

Brasileiro que quase bateu Weidman recorda duelo: "Ele estava gritando"

Valdir Araújo encaixou chave de calcanhar no americano, mas viu o rival se defender no duelo ocorrido em 2010. Ele não pretende enfrentá-lo de novo

Por Direto de Las Vegas, EUA
8 comentários
Anderson Silva e Demian Mais não foram os primeiros brasileiros a enfrentar Chris Weidman. Em sua última luta antes de entrar no UFC, o americano encarou Valdir "BBMonster" Araújo no Ring of Combat, em dezembro de 2010, e talvez tenha vivido o momento onde viu a derrota mais de perto em toda a sua carreira. Ele chegou a gritar de dor por conta de uma chave de calcanhar bem encaixada, mas conseguiu sair da posição e acabou vencendo o adversário por decisão unânime dos jurados. O cinturão do evento foi defendido por Weidman na ocasião.
Valdir tomou knockdowns, mas fez luta dura. O feito dele é ainda mais valorizado por dois motivos. Primeiro, o brasileiro aceitou o duelo com apenas 10 dias de antecedência, em substituição ao adversário original do americano. Segundo, ele subiu de sua categoria original, a dos meio-médios (até 77kg), para a dos médios (até 84kg) só para enfrentar o campeão. E a vitória não veio por pouco.
- Pois é, ele estava gritando ali. A chave estava bem no ponto para ele bater. Mas o outro pé dele estava atrapalhando, e ele conseguiu chutar, aí rompeu a chave no momento final. Estava no limite do ângulo. Ele sentiu aquela dor, mas chutou a minha mão e conseguiu tirar o ângulo da pegada. Depois a gente acabou se embolando. Infelizmente não deu, mas cheguei perto. Não vi ninguém chegando tão perto assim de vencê-lo como daquela vez - relembra Valdir, em entrevista por telefone.
Weidman e Valdir Araujo  (Foto: Reprodução)Valdir Araújo quase finalizou Chris Weidman em 2010 (Foto: Reprodução)
Por conta da diferença de peso, que foi fundamental na luta de 2010, Valdir Araújo não pretende ter uma revanche contra Weidman. A meta dele é ganhar destaque em sua divisão de origem:
- A luta foi muito boa. Não me arrependo de nada do que fiz ali. Dei o meu melhor. Realmente faltou um pouco de ritmo, de gás para dar a pressão, e faltou defender melhor as quedas, onde ele concentrou a luta. A diferença de peso conta. Não tenho vontade de enfrentá-lo de novo porque os caras são mais pesados. Eu tenho 87kg e baixo para 77kg. Os caras pesam bem mais do que eu. A gente não é do mesmo peso. Lutei porque foi de última hora, me ligaram 10 dias antes para substituir alguém. Ele seguiu o caminho dele, se deu bem no UFC. Mas meu objetivo é me destacar na minha categoria, a de 77kg.
Para o duelo deste sábado, no UFC 175, em Las Vegas, Valdir aposta em Weidman. O americano vai colocar o cinturão dos médios do UFC em disputa contra outro brasileiro, Lyoto Machida:
- Eu diria que o Weidman é favorito por ser o campeão, por estar lutando em casa e por estar com a autoestima lá em cima. Ao mesmo tempo ele é humilde, mesmo tendo ganhado do Anderson duas vezes. Acho que ele está muito afiado, num ritmo animal. A vantagem psicológica é dele. Quem vai ter que provar alguma coisa maior é o Lyoto.
Aos 29 anos, Valdir Araújo segue atleta da equipe MMA Masters, comandada pelos brasileiros Cesar Carneiro e Daniel Valverde em Miami, e é contratado do World Series of Fighting (WSOF), onde estreou com derrota para Tyler Stinson em janeiro. Ele deve voltar a lutar no evento em agosto. O cartel de Valdir é de 14 vitórias e cinco reveses.
UFC 175
5 de julho de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-médio: Chris Weidman x Lyoto Machida
Peso-galo: Ronda Rousey x Alexis Davis
Peso-pesado: Stefan Struve x Matt Mitrione
Peso-médio: Uriah Hall x Thiago Marreta
Peso-galo: Russell Doane x Marcus Brimage
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Urijah Faber x Alex Caceres
Peso-meio-médio: Ildemar Marajó x Kenny Robertson
Peso-médio: Chris Camozzi x Bruno Carioca
Peso-galo: Rob Font x George Roop
Peso-médio: Luke Zachrich x Guilherme Bomba
Peso-médio: Kevin Casey x Bubba Bush

Irmã de Neymar fala após lesão: "Daria minha vida para estar no seu lugar"

Rafaella Beckran usa rede social para se manifestar sobre a fratura na vértebra que tirou o atacante da seleção brasileira da Copa do Mundo

Por Teresópolis, RJ
59 comentários
Rafaella, irmã de Neymar, posta mensagem (Foto: Reprodução)Rafaella, irmã de Neymar, posta mensagem sobre lesão (Foto: Reprodução/Instagram)
Assim como o pai, a irmã de Neymar também utilizou as redes sociais para enviar uma mensagem pública ao jogador após a lesão que o tirou da Copa do Mundo. O atacante da seleção brasileira fraturou a terceira vértebra da sua coluna em lance com Camilo Zúñiga, da Colômbia, na partida das quartas de final do Mundial, no fim da tarde do sábado.
Em seu Instagram, Rafaella Beckran diz que a dor que está sentido é "inexplicável" e ainda chega a afirmar que daria a sua vida "para estar no seu lugar". Por fim, manda apoio e ânimo ao atleta.
- INEXPLICÁVEL a dor... Se eu pudesse, daria minha vida pra estar no seu lugar, daria minha vida pra você não sentir essa dor lamentável, mas o que eu posso fazer é te botar no meu colo, te abraçar e te proteger do que eu não pude fazer em campo. Se eu pudesse, aprenderia a jogar bola como você, faria gol como você, seria um herói no gramado como você, mas traçamos destinos e escolhas diferentes, escolhas talvez dolorosas, ou muitas vezes felizes - escreveu, completando:
- Eu pude sentir a dor da escolha que você fez, doeu em mim, doeu em toda nossa família, mas o que eu poderia fazer? a não ser chorar e clamar pra Deus acalmar seu coração? Não sou forte o quanto dizem, nem um pouco, sou chorona, sou quieta, quando se trata de sentimento, quando se trata do seu próprio irmão, não esta sendo fácil pra nós, mas, POR você, vou evitar chorar, pelo menos na sua frente, mas acredito que os planos de Deus são maiores, e que as promessas dele na sua vida serão cumpridas, e seu sonho será realizado sendo por você ou pelos seus companheiros e farão isso como se fossem seu irmão de sangue, sabemos o quanto vai ser difícil, vem pra casa, vem pra mim, to te esperando com a minha fé e coração, eu te amo, vamos sair dessa, JUNTOS!!!!! ❤️ - finalizou ela, no Instagram.
Rafaella esteve no estádio Castelão, em Fortaleza, no Ceará, neste sábado, na partida entre Brasil e Colômbia, vencido pela equipe de Felipão por 2 a 1. Além da irmã, o pai e a namorada, Bruna Marquezine, e algumas dezenas de amigos do jogador estiveram juntos na torcida pelo craque.
Neymar sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar após sofrer uma joelhada do colombiano Zúñiga, nas costas, pouco antes do final do segundo tempo da partida contra a Colômbia, e está fora da Copa do Mundo. O jogo terminou com vitória do Brasil, por 2 a 1, e classificação da equipe de Felipão para a semifinal.
A primeira previsão seria de quatro a seis semanas necessárias para a recuperação. No entanto, ainda há a necessidade de se verificar todos os resultados dos exames feitos pelo camisa 10.
Inicialmente, Neymar ficaria junto dos companheiros na Granja Comary para o restante da competição. Porém, neste sábado, foi confirmado que o jogador não poderá mais acompanhar a programação do Brasil na Copa do Mundo. O atleta dará início ao tratamento de recuperação da fratura em casa.

Runco: se estiver confortável, Neymar pode assistir à semifinal no Mineirão

Médico da Seleção explica procedimento feito durante o jogo contra a Colômbia e diz que camisa 10 não conseguia se virar no momento da chegada dos médicos

Por Teresópolis
115 comentários
 
Um dia após a notícia de que Neymar está fora da Copa do Mundo, o médico da seleção brasileira José Luiz Runco concedeu entrevista coletiva para explicar o procedimento adotado no primeiro atendimento ao jogador, ainda no campo da Arena Castelão, durante a partida contra a Colômbia (veja o vídeo). Neymar não conseguia virar de barriga para cima no primeiro contato com os médicos, logo depois do craque sofrer a joelhada nas costas de Zúñiga. Apesar do susto, o médico garante que o caso não é grave, e que Neymar pode, inclusive assistir à semifinal contra a Alemanha no Mineirão, na terça-feira, desde que esteja se sentindo confortável com a cinta lombar que está usando.
O principal a partir de agora, segundo Runco, é que o atleta tenha repouso e conforto com o uso da cinta lombar. A expectativa é de que o período de afastamento gire em torno de 45 dias.
- Estar na semifinal depende do quadro de dor dele. Se estiver sem dor, nada é proibido. Não vai comprometer em nada a consolidação da fratura. Vai ter que estar sedado, em posição confortável. Se ele se sentir confortável, não vejo problema em ir ao jogo.
Runco admite que chegou a pensar em uma lesão mais séria. No entanto, fez questão de elogiar todo o procedimento até a retirada de Neymar do estádio e o transporte para o hospital na capital cearense, onde realizou o exame de imagem que confirmou a contusão.
- O trauma me deixava preocupado. O desespero do Marcelo para a nossa entrada em campo. O atleta estava lúcido, orientado, sem problema neurológico. Ficou claro que ele tinha um trauma na região lombar, pois ele tinha dificuldade de virar de barriga para baixo para barriga para cima. Essa dificuldade nos fez pensar que pudesse ter um trauma mais séria na região lombar. Pelo quadro de dor. Imediatamente se partiu que ele poderia ter uma fratura. O doutor Girão, chefe da equipe de profissionais do estádio, fez toda a orientação. O Rodrigo Lasmar deu o suporte inicial com o Serafim Borges - disse Runco, explicando ainda que primeiro foi feito um raio-x e, em seguida, uma exame de imagem mais detalhado.
José Luiz Runco médico coletiva (Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)José Luiz Runco na coletiva realizada na Granja Comary (Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)

Uma vez que o jogador foi imobilizado, ficou decidido pelo retorno à Granja Comary. O voo foi tranquilo, e o trajeto terrestre, realizado em uma ambulância. Neymar jantou com os companheiros e almoçou em Teresópolis antes de ser transportado para o Guarujá. O jogador pode caminhar, contanto que a dor esteja suportável, de acordo com o médico.
- Para o grupo era bom que ele estivesse conosco. Conseguimos com um sistema de mobilização até a ambulância. Dentro do nosso voo ele foi colocado da mesma maneira que a alimentação é posta no voo. O colocamos deitado, confortado, tomou uma medicação relaxante.  Ele consegue caminhar, ele consegue dar passos. Ele não tem nenhuma lesão neurológica e não ter nenhum problema para voltar a praticar futebol.
Confira mais tópicos da entrevista do médico José Luiz Runco:
A notícia
- Estávamos vivendo um momento especial, sem corte de atletas, como todos em condição de competir. Foi um momento desgastante. Quando ele absorveu a informação de que estaria fora da Copa, realmente ficou muito triste, se emocionou bastante, assim como todos nós. É extremamente desagradável.
Como foi?
- Fui eu quem passou a informação. Eu não dei chance nem de ele perguntar. Eu passei a ele que estava fora da Copa do Mundo. Ele ficou extremamente emocionado. Era uma coisa normal de se esperar. Era a limitação de um sonho ele, mas não a limitação de um jogador que tem uma vida futura.
Remoção do campo
- Para esses casos, existe uma prancha rígida, que é o que normalmente se recomenda na remoção dos jogadores. Mas não é praxe da Fifa. Eles optam por usar uma maca com menor risco de virar. Mas aquela maca é rígida também. Só é mais difícil de encaixar. E eu já tinha observado se ele tinha alguma lesão neurológica. E não tinha.
Presença na semifinal
- Tudo depende do quadro de dor dele. Se estiver sem dor, nada é proibido. Não vai comprometer em nada a consolidação da fratura. Vai ter que estar sedado, em posição confortável. Se ele se sentir confortável, não vejo problema em ir ao jogo.
Punição a Zuñiga
- Essas coisas nós temos de analisar com muita tranquilidade. No âmbito do torcedor, que gosta de futebol, estamos tendo entradas pouco compatíveis com o futebol, acima da linha da bola, entradas mais sérias. As pessoas da Fifa devem estar olhando para isso. E o que temos ouvido é que os árbitros têm sido orientados a evitar os cartões, a conversar mais. Não sei se talvez o conversar muito dá o direito de o jogador achar que pode usar mais força. No caso do atleta que fez o trauma no Neymar, acredito que a Fifa vá tomar alguma posição. 
Lesão comum
- Essa lesão é bastante comum. Participei de dois casos recentemente. Em relação ao tempo que ele vai precisar de analgésico, ele tem um linear de dor bom. Ele não fica a todo momento pedindo medicação. Ele lembra o jogador à moda antiga. Coloca gelo, bate o pé no chão e segue pra frente. Mas essa lesão é no meio do corpo. Incomoda. E deve incomodá-lo de sete a dez dias de maneira chata. 
Tempo de recuperação
- Esse tipo de fratura leva de três a seis semanas para consolidar. Depois que a dor desaparecer, vamos fazer uma tomografia. A imagem e os movimentos dele é que vão nos mostrar a evolução. Vai levar de 40 a 45 dias. Se ele tiver uma proteção como a cinta lombar, ele vai poder sentar e também caminhar. Isso vai diretamente proporcional ao caso de dor. Ele não está proibido nem de caminhar, nem de sentar. 
Barcelona
- O doutor Daniel Medina, com quem temos uma excelente relação, ainda no departamento médico do estádio, manteve contato comigo. Nós passamos as informações, depois eu passei para ele tudo o que aconteceu. E evidentemente eles vão ter as imagens que nós temos. Neymar é um jogador do Barcelona que presta serviço à seleção brasileira. 
Reação do grupo
- No início teve um choque. Um atleta até me fez o seguinte comentário: “está parecendo que a gente perdeu o jogo”. Mas isso vai ser importante para o time crescer na competição.
Decisão de seguir com o grupo
- Foi minha. Eu poderia até tentar encontrar uma UTI móvel para levar no aeroporto e pegar um avião direto para a casa dele. Mas aquilo daria uma hora da manhã. E outra: a primeira noite era importante que ele estivesse com a gente. O pai do Neymar ficou bastante satisfeito. Ele veio confortável, com todos os cuidados. Andando de cadeira de rodas. Para ele foi bom, para a logística foi bom e para o grupo também foi bom. 
Outros jogadores perdidos em copas
- Eu diria para você que são situações parecidas. E com o Emerson também foi difícil. Era o capitão da equipe. E o Neymar era o objetivo de ser campeão tão jovem. São coisas bastante abruptas. De repente o sujeito se machuca. Outros cortes, em porte menor, são até mais fáceis, porque a repercussão é menor. 
Presença do pai
- Nós também trouxemos o pai dele. Dormiu com ele. Ele usou uma medicação para relaxar. Ele não nos chamou. Apesar de triste, a face dele melhorou de ontem para hoje, em relação à hora do trauma. 
Tem como piorar?
- Só se ele saltar, der cambalhota. Mas como ele não tem condições de fazer isso, não tem chance de piorar. Piorar com repouso não vai, não. A recuperação do Neymar é repouso. Não tem uma específica recuperação. Ele vai recuperar o Guarujá, onde tem mais conforto. Talvez o Barcelona desloque um profissional lá da Espanha para o tratamento de fisioterapia.

Marquezine diz que ficha não caiu sobre Neymar: "Com você até o fim"

Namorada do camisa 10 da seleção brasileira lembra ao jogador o quanto ele é amado pelo povo brasileiro e diz que estará junto dele até o fim: "Sonho não acabou"

Por Rio de Janeiro
69 comentários
Bruna Marquezine chorou. Sofreu junto do namorado. Das arquibancadas da Arena Castelão, em Fortaleza, aos prantos, parecia sentir no próprio corpo a dor que tirou seu amado da Copa do Mundo. Quase 24 horas depois, a atriz, ciente de tudo que aconteceu, de cabeça fria e já sabendo que Neymar, o camisa 10 da seleção brasileira, está fora do Mundial com a terceira vértebra lombar fraturada, ela, enfim, usou as redes sociais para comentar sobre o assunto.
Marquezine enviou uma mensagem bíblica, lembrou ao namorado o quanto ele é amado pelo povo brasileiro e disse que estará junto dele até o fim. Em uma longa mensagem, ela lembrou das próprias palavras de Neymar, que sempre é positivo e diz que tudo passa, e garantiu que os sonhos de seu amado não foram terminados, mas apenas interrompidos. Mesmo assim, Marquezine diz que para ela a ficha do que aconteceu ainda não caiu.
Bruna Marquezine manda mensagem para Neymar (Foto: Reprodução/Instagram)Bruna Marquezine manda mensagem para Neymar (Foto: Reprodução/Instagram)

- João 13:7 "Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás. " A ficha ainda não caiu! Mas eu não quero falar de sofrimento, nem da nossa dor, nem dessa injustiça toda! Quero só dizer que você é amado DEMAIS! Te lembrar que o Deus que nós servimos é milagroso e vai te curar de uma maneira inexplicável, que a palavra final é Dele, e não de médico nenhum! Não foi nada irreversível! Você é novo, ainda vai realizar todos os seus sonhos, alcançar muitos objetivos, porque é merecedor e sua luz nunca vai acabar, porque ela vem de Deus! Ele te ama muito! Agora vamos que vamos, você sempre diz que tudo passa, e é verdade! Você é forte e Deus nunca dá uma cruz maior do que a gente possa aguentar. Ele acredita que você pode passar por isso e Ele tem planos muito maiores pra você! Eu creio nisso! Estou orando por você e por toda Seleção que vai seguir forte! Você ajudou muito a Seleção a chegar onde está hoje e se Ele quiser vamos ser campeões! Por você e para a Glória de Deus! O seu sonho vai ser realizado, não acabou! Foi só interrompido! Eu amo você meu preto e estou com você até o fim! Beijos, sua Bru - escreveu.

Neymar sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar após sofrer uma joelhada do colombiano Zúñiga, nas costas, pouco antes do final do segundo tempo da partida contra a Colômbia, e está fora da Copa do Mundo. O jogo terminou com vitória do Brasil, por 2 a 1, e classificação da equipe de Felipão para a semifinal.
A primeira previsão seria de quatro a seis semanas necessárias para a recuperação. No entanto, ainda há a necessidade de se verificar todos os resultados dos exames feitos pelo camisa 10.
Inicialmente, Neymar ficaria junto dos companheiros na Granja Comary para o restante da competição. Porém, neste sábado, foi confirmado que o jogador não poderá mais acompanhar a programação do Brasil na Copa do Mundo. O atleta dará início ao tratamento de recuperação da fratura em casa, perto do pai, Neymar, da mãe, Nadine, e dos amigos que costumam frequentar sua residência quando passa férias na Baixada Santista.
O craque da seleção brasileira saiu de helicóptero de Teresópolis no início da tarde para dar sequência ao tratamento. Antes da chegada de Neymar, centenas de pessoas já se aglomeravam na porta da casa do jogador para transmitir mensagens positivas. Parte da rua precisou ser bloqueada e alguns seguranças pediram que os torcedores evitassem o local. Mesmo assim, quando a ambulância com o craque apareceu, os fãs tentaram se aproximar, mas se contentaram em receber apenas alguns acenos do ídolo.

Lais, sobre Neymar: "Poderia ter sido pior, como foi o meu. Precisa ser forte"

Em entrevista ao "Caldeirão do Huck", esquiadora diz: "Estou me sentindo melhor. Eu tenho feito fisioterapia todos os dias e acredito muito que posso voltar a ficar ativa"

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Lais Sousa (Foto: David Abramvezt)Lais Sousa durante passeio em Miami, com a fisioterapeuta e amigas (Foto: David Abramvezt)
Após quase cinco meses internada em hospitais nos Estados Unidos por conta de um grave acidente de esqui, Lais Souza tem realizado uma série de tratamentos experimentais para recuperar os movimentos do corpo. A esquiadora, que fraturou a terceira vértebra da coluna cervical ao se chocar com uma árvore, se impressionou ao ver Neymar deixando o campo de maca. Em uma partida válida pelas quartas de final da Copa do Mundo, o craque da Seleçao Brasileira sofreu uma joelhada, por trás, do colombiano Zuniga e ficou fora do Mundial. O tempo de recuperação da lesão do camisa 10 é de quatro e seis semanas. O atacante sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar, mas não precisará ser submetido a cirurgia.
Direto de seu apartamento em Miami, onde segue o seu tratamento, a ex-ginasta participou do programa "Caldeirão do Huck" e manifestou o seu apoio ao jogador. Neste sábado, Neymar deixou a concentração da Seleção na Granja Comary, em Teresópolis (RJ) e foi para a casa de sua família no Guarujá, no litoral de São Paulo, para se recuperar física e emocionalmente.
Você ter uma lesão no meio do campeonato, no esforço, no auge, é complicado. É legal pensar que poderia ter sido pior, como foi o meu acidente. Ele precisa ser forte, ter paciência, provavelmente ele vai sentir dor. Mas ele é menino, é um molecão. Já, já, ele vai estar bem"
Lais Souza
- Quando eu vi o acidente do Neymar, me assustei. Eu tenho certeza que ele treinou muito. Você ter uma lesão no meio do campeonato, no esforço, no auge, é complicado. É legal pensar que poderia ter sido pior, como foi o meu acidente. Ele precisa ser forte, ter paciência, provavelmente ele vai sentir muita dor. Mas ele é menino, é um molecão. Já, já, ele vai estar bem - disse Lais.
A esquiadora conta que o seu processo de recuperação é longo, mas, por ser uma atleta, tem acesso ao que há de mais moderno na medicina em casos de paralisia. Ela foi escolhida para ser umas das primeiras pacientes a receber células-tronco e células de Schwann através do Miami Project, associação ligada ao hospital Jackson Memorial e parte da Universidade de Miami.
- Estou me recuperando, um dia após o outro. Muita coisa acontecendo comigo e com o meu corpo - revelou a ex-ginasta.
lais souza Park City estados unidos inverno esqui (Foto: Reprodução/Facebook)Lais sofreu um grave acidente de esqui quando treinava nos EUA para Jogos de Inverno (Foto: Reprodução/Facebook)
Após travar uma batalha pela vida e de ter ficado tetraplégica, Lais vive ao lado da mãe, Odete, em um apartamento bancado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em Miami, onde busca de reabilitação. Apesar de não saber se voltará a andar, a ex-ginasta se sente cada vez melhor.
- Estou me sentindo bem melhor. Eu sinto um pouco de dor, todos os dias, incômodo. A minha família e meus amigos estão me ajudando muito. Eu tenho feito fisioterapia todos os dias para fortalecer o que eu tenho de movimento. Eu acredito muito que posso ficar ativa novamente, me movimentar. Enquanto isso, tenho que ter paciência - acrescentou.
O acidente de Lais aconteceu no dia 27 de janeiro, quando a esquiadora se preparava para as Olimpíadas de Inverno de Sochi. Ela descia a pista de esqui de Salt Lake City, nos Estados Unidos, e se chocou com uma árvore. Desde a queda, estava internada no Jackson Memorial Hospital. Passou pela fase crítica, voltou a respirar e se alimentar sem a ajuda de aparelhos, a mostrar sensibilidade em várias partes do corpo e a movimentar o braço direito. A esquiadora vem sendo submetida a tratamentos experimentais e tem respondido bem aos estímulos.
Lais foi escolhida para ser umas das primeiras pacientes com paralisia a receber tratamentos com células-tronco e células de Schwann através do Miami Project, associação ligada ao hospital Jackson Memorial e parte da Universidade de Miami, que busca a cura da paralisia. A injeção dessas células na medula poderia ajudar no processo de recuperação de algum tipo de movimento da esquiadora e ex-ginasta, que sonha em voltar a andar e dar os seus "pulinhos".

Neste sábado, a Holanda decida uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo contra a surpreendente seleção da Costa Rica. Como já virou hábito nas partidas da Laranja no Mundial, as mulheres dos jogadores embelezam a torcida. Seja em casa ou nas arquibancadas da Arena Fonte Nova, em Salvador.

Mulheres de Joel Velman e Leroy Fer, respectivamente, Naomi e Xenia Lodia foram ao estádio acompanhar todos os lances da partida. Já Yolanthe Cabau, mulher de Wesley Sneijder, prefeiru reunir os amigos em casa. Winonah, mulher de De Jong, por sua vez, também preferiu assistir a duelo pela televisão.

Winonah de jong, holanda

Yolanthe, mulher de sneijder, da holanda
 

mulheres de fer, jogadores da holanda

Sem Neymar, era David Luiz ganha força na Seleção: "Estou preparado"

Zagueiro assume posto de mais popular, herda braçadeira do capitão Thiago Silva, suspenso, e prevê clássico intenso contra a Alemanha, na semifinal da Copa

Por Teresópolis, RJ
64 comentários
Sem Neymar, David Luiz passa a ser o mais popular. Sem Thiago Silva, David Luiz assume a braçadeira de capitão. Sem opções de jogada no ataque, David Luiz é quem arranca para tentar alguma coisa. Na reta final da Copa do Mundo, o camisa 4 é quem tem a missão de ser a principal estrela na caminhada rumo ao hexa.
David Luiz comemoração Brasil (Foto: AP)Zagueiro David Luiz comemora seu golaço de falta contra a Colômbia (Foto: AP)

Os cabelos cacheados, a raça e o bom futebol fizeram o zagueiro virar um dos principais xodós da seleção brasileira. Dentro e fora de campo. Titular absoluto durante toda a era Felipão, David Luiz tem feito um Mundial ímpar. Fez dois gols, esteve na seleção da Fifa na primeira fase e liderou ranking pós oitavas de final.
- Vai ser um grande jogo contra a Alemanha, um clássico mundial. Espero que consigamos estar no nosso melhor nível, porque eles têm um grande time. Jogam sempre do mesmo jeito, com regularidade. Vai ser outo jogo bonito. É semifinal de Copa do Mundo – declarou o zagueiro da Seleção.
David Luiz terá papel fundamental na partida de terça-feira, às 17h, contra os alemães, no Mineirão, em Belo Horizonte. Com a suspensão de Thiago Silva pelo segundo cartão amarelo, o camisa 4 vai herdar a braçadeira de capitão. Liderança que, mesmo sem a faixa no braço, ele já exerce há tempos no time de Felipão.
- Eu estou preparado. Sou o vice-capitão. Esse grupo é muito fácil de lidar. São pessoas simples e humildes. Então, fica fácil liderar – disse David Luiz, depois da conquista da vaga na semifinal, na última sexta-feira, em Fortaleza.
Pedro Onias Sósia David Luiz (Foto: Arquivo Pessoal)David posa com seu fã mirim Pedro Onias: zagueiro é um dos mais queridos pela torcida (Foto: Arquivo Pessoal)

Nem só de carisma e cabelos cacheados vive o zagueiro da seleção brasileira. Os números do camisa 4 na Copa do Mundo também são interessantes. Principalmente os dois gols marcados. Ambos decisivos. Um nas oitavas de final contra o Chile, no Mineirão, e outro diante da Colômbia, nas quartas de final, na Arena Castelão.
David Luiz e Thiago Silva comemoração Brasil (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)David vai substituir o parceiro Thiago Silva como capitão (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Presente em todas as cinco partidas do Brasil nesta Copa do Mundo, David Luiz esteve em campo durante 480 minutos. Jamais foi substituído. De acordo com as estatísticas da Fifa, o zagueiro fez três desarmes completos, quatro bloqueios, recuperou 28 bolas e cometeu nove faltas. É um dos líderes no ranking da entidade.
Diante da Alemanha, por conta da ausência do suspenso Thiago Silva, David Luiz terá um novo companheiro de zaga: Dante. O jogador do Bayern de Munique, base da seleção alemã, no entanto, poderá ajudar com dicas na liderança do camisa 4.

Sem perfil marcador, Zúñiga tem histórico limpo e lutou para ir à Copa

Algoz de Neymar é visto como um lateral mais ofensivo do que defensivo, é ídolo na Colômbia e superou grave lesão no joelho direito para jogar o Mundial

Por Bogotá, Colômbia
Comente agora
No dia 19 de abril deste ano, às vésperas da Copa do Mundo, Juan Camilo Zúñiga voltou a entrar em campo após seis meses afastado do gramado devido a uma grave lesão no joelho direito. Ao contrário do compatriota Falcao García, o lateral-direito colombiano havia surpreendido em sua recuperação e se colocava à disposição de Jose Pekerman para disputar o Mundial pela Colômbia. Quis o destino que o jogador, que tanto lutou para estar no Brasil e tem um histórico de disciplina limpo, protagonizasse o lance que tirou Neymar da Copa.
Há cinco temporadas no Napoli, Zúñiga, de 28 anos, é um dos jogadores mais queridos pelos colombianos, que não demoraram a defender o lateral das acusações de que teria machucado propositalmente Neymar aos 41 minutos do segundo tempo da vitória brasileira sobre a Colômbia, em que, com uma joelhada, fraturou a terceira vértebra lombar do atacante.
- Acho que não houve má-fé no lance. Zúñiga tentou se antecipar e acabou acertando Neymar com o joelho. Foi uma jogada acidental. Camilo é um jogador que gosta mais de atacar do que defender. Nunca machucou um adversário. É uma pessoa extraordinária, humilde. Eu o conheço desde os 18 anos e sempre foi simples, de bons modos - disse Santiago Escobar, que treinou Zúñiga no Atlético Nacional, de Medellín.
Zuniga entrada em Neymar jogo Brasil x Colômbia (Foto: Reuters)Zúñiga no lance que tirou Neymar da Copa do Mundo (Foto: Reuters)
Foi no Nacional que Zúñiga começou a carreira. Nascido em Chigorodó, um pequeno município a 300 quilômetros de Medellín, ele chegou ao clube em 2001 e ficou até 2008. A princípio, era meia de criação, mas os técnicos da base decidiram recuá-lo para a lateral. Rapidamente, o menino se destacou e chegou aos profissionais. Virou referência.
- Zúñiga era um grande ídolo do Nacional. Nunca foi violento. Creio que a entrada em Neymar aconteceu porque a partida estava quente, e os colombianos, desesperados pelo empate - defendeu Mauricio Ramirez, torcedor do Atlético Nacional.
Destaque na Europa e na seleção
Como acontece com a maior parte dos jogadores de sua geração que se destacam, Zúñiga logo rumou para o futebol europeu. Primeiro, jogou no Siena por uma temporada e rendeu o suficiente para ser contratado pelo Napoli por € 8,5 milhões (cerca de R$ 25,6 milhões). Nos azzurri, mostrou versatilidade, alternou entre as laterais direita e esquerda e, paralelamente, se firmou como um dos pilares da Colômbia - já são 56 partidas pela seleção.
- Zúñiga é um dos jogadores mais queridos do país, especialmente em Medellín, onde começou a carreira - disse o jornalista Óscar Ostos, do periódico “El Tiempo”.
Nas eliminatórias para a Copa, o lateral foi um dos jogadores mais consistentes da equipe cafetera, atuando em 13 das 16 partidas. Por isso, quando foi submetido a uma cirurgia no joelho direito em outubro de 2013, para tratar de uma calcificação no local, gerou apreensão na Colômbia. Voltou em abril, disputou mais seis jogos pelo Napoli e mostrou estar em boas condições físicas. 
No Mundial, apesar dos problemas físicos que teve antes do início, Zúñiga jogou quatro dos cinco jogos da Colômbia, ficando fora apenas do duelo com o Japão, quando Pekerman decidiu poupar seus principais atletas.
- Diziam que ele não ia estar no Mundial por causa da lesão, mas ele surpreendeu a todos. Mostrou que tinha interesse pela seleção, caráter e compromisso - elogiou Escobar.
Lance acidental
O esforço de Zúñiga foi reconhecido por seus compatriotas. Para eles, o lance com Neymar (veja vídeo ao lado) foi um acidente, não faz parte do estilo de jogo do lateral. Ele é visto como um jogador mais ofensivo do que defensivo. Em outras palavras, não tem cacoete de marcador.
- Zúñiga gosta mais de atacar, de criar, do que de marcar. Não tem costume de cometer este tipo de falta. É mais ofensivo do que defensivo. Entendo a dor no Brasil, mas creio que foi azar de Neymar - ponderou Escobar.
- É preciso levar em consideração que Zúñiga não teve intenção de machucar Neymar. Ele joga limpo, tem bastante técnica, é mais de dribles e passes do que de desarmes - completou o jornalista Ostos.
O próprio Zúñiga explicou o incidente com Neymar após a partida. Deixou claro que não teve intenção de machucá-lo, mas admitiu que o clima entre os jogadores estava quente. Curiosamente, antes de a bola rolar, o jogador havia dito que os colombianos não sentiriam a pressão de enfrentar o Brasil e que se divertiriam em campo.
Zúñiga, lateral da colômbia (Foto: Reprodução SporTV)Zúñiga explica lance com Neymar após a derrota para o Brasil (Foto: Reprodução SporTV)
- Foi uma jogada normal, nunca tive a intenção de fazer mal ao jogador. Quando estou em campo, faço de tudo para defender meu país, é a camisa que eu visto, mas sem a intenção de lesionar qualquer jogador. Era uma partida em que ambos queriam ganhar, e estava tudo um pouco quente, todos entrando forte, mas eles também estavam fazendo o mesmo. Isso é normal. Não fui para a jogada esperando que ele fraturasse a coluna, estava defendo minha camisa, meu país. É uma coisa muito triste para um jogador, mas espero que, com a ajuda de Deus, não seja nada mais grave e que ele melhore, pois todos sabem que é um grande talento para o Brasil - disse o colombiano.
Para azar do Brasil, o lateral que mais ataca que defende teve seu primeiro momento violento justo contra Neymar. Agora, o atacante precisará aprender com seu próprio algoz como se recuperar de uma lesão grave. Coisas do futebol.