segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Esquiador que perdeu perna na Copa do Mundo é ouro no Mundial adaptado

Cinco anos após acidente, e há apenas dois no paradesporto, austríaco
Matthias Lanzinger vence supercombinado em La Molina, na Espanha

Por GLOBOESPORTE.COM La Molina, Espanha
Comente agora
No dia 2 de março de 2008, Matthias Lanzinger sofreu uma queda feia durante uma etapa da Copa do Mundo de esqui alpino, quebrou a perna esquerda e teve de amputá-la. Nesta segunda-feira, cinco anos após o acidente e dois desde que começou a treinar no paradesporto, o esquiador austríaco conquistou a medalha de ouro no supercombinado do Mundial de esqui adaptado, em La Molina.
esqui Matthias Lanzinger ouro no Mundial Paralímpico de esqui (Foto: Divulgação)Matthias Lanzinger usa uma prótese na perna esquerda (Foto: Divulgação)
Matthias, de 32 anos, disputava a etapa de Kvitfjell, na Noruega, quando sofreu o acidente. Ele quebrou a perna em dois lugares e, como a circulação não pôde ser estabilizada, os médicos se viram obrigados amputá-la logo abaixo do joelho.
esqui Matthias Lanzinger acidente em 2008 (Foto: Getty Images)Acidente de Matthias em 2008 (Foto: Getty Images)
Para competir, ele usa uma prótese. No Mundial de La Molina, tinha sido prata no supergigante e bronze no downhill. No domingo, abriu mão da prova de slalom por conta de uma gripe.
- Levar o ouro hoje foi inacreditável. Fiquei doente nos últimos três dias, mas hoje me levantei e falei "tenho de competir". É mais do que um sonho que se torna realidade - disse Lanzinger.