terça-feira, 18 de setembro de 2012

De olho no cinturão, Vitor Belfort embarca com equipe para o Canadá

Lutador brasileiro desafia o americano e campeão Jon Jones pelo título da categoria dos meio-pesados no UFC 152, que ocorre na noite deste sábado

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
26 comentários
Vitor Belfort embarcou nesta terça-feira para Toronto, no Canadá, onde vai tentar tomar o cinturão meio-pesado do americano Jon Jones no UFC 152. O lutador brasileiro saiu de um aeroporto na Flórida acompanhado dos integrantes de sua equipe, o manager Pedro Lima, o pastor e amigo Mark Shubert, e os treinadores Gilbert Durinho e José Mário Sperry. O canal Combate transmite o evento neste sábado, ao vivo, a partir das 19h45m (de Brasília).
Vitor Belfort embarca para Toronto (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Vitor rumo ao Canadá com Pedro, Mark, Durinho e Zé Mário (Foto: Arquivo Pessoal)

Lyoto admite lesão, mas aceita luta com Hendo e quer voltar no UFC 155

Brasileiro comenta sobre mudanças no UFC Rio III, fala do domínio de Jon Jones entre os meio-pesados e diz aceitar combate entre os pesos-médios

Por Luis Guilherme Hasselmann Rio de Janeiro
26 comentários
Lyoto Machida teve a oportunidade de fazer a tão sonhada revanche com Jon Jones, no UFC 152, após Dan Henderson ter se lesionado, mas prevendo que o tempo não seria suficiente para uma preparação adequada para enfrentar o campeão dos meio-pesados e acreditando que uma segunda derrota poderia levá-lo para o fim da fila na categoria, o brasileiro preferiu recusar o combate e deixou o presidente do UFC, Dana White, chateado. Lyoto ainda se ofereceu para lutar com Jones no Rio, em 13 de outubro, mas, em entrevista ao SPORTV.COM, ele revelou que uma lesão tornou mesmo esta possibilidade inviável.
- Estou com uma lesão de esgarçamento do ligamento medial e não estou podendo treinar. Eu só estou podendo fazer algumas atividades limitadas e a fisioterapia com o Dr. Ângelo Scotta, que é o meu doutor aqui (em Belém, no Pará). Eu tenho me esforçado muito nas sessões de fisioterapia e por isso não posso treinar forte. Cobrir um buraco (no UFC Rio III) não daria para mim. Fechar um buraco da forma como teria de acontecer, eu não teria condições de fazer.
Lyoto Machida lutador do UFC (Foto: Divulgação/UFC)Lyoto Machida fala  de lesão, próximo adversário e volta ao octógono (Foto: Divulgação/UFC)
Com a previsão de retorno ao octógono no fim do ano, Lyoto espera fazer parte do UFC 155, dia 29 de dezembro, e Dan Henderson pode ser seu adversário. Após Dana White ter declarado que o brasileiro precisaria de um combate antes de uma nova oportunidade pelo cinturão dos meio-pesados, essa parece ser a chance perfeita para o brasileiro mostrar que está pronto para lutar pelo título da categoria.
- Eu acho que essa luta com Dan Henderson já era para ter acontecido antes. Tanto eu quanto Dan Henderson já tentamos fazer essa luta, mas não houve a possibilidade. Agora, eu acho que seria uma grande oportunidade. As pessoas estão cogitando e parece que o Dana White comentou alguma coisa. Apesar disso, nada foi oficializado, nem comigo e nem com ninguém. Por enquanto são só boatos, mas que podem se tornar verdades em um futuro breve.
Lyoto também analisou as recentes mudanças no card UFC Rio III, com a inclusão de Anderson Silva e Rodrigo Minotauro, falou das recentes declarações de Jon Jones, que o desqualificou para uma possível revanche, e declarou que adoraria ser um dos treinadores da próxima edição do TUF Brasil, juntamente com Maurício Shogun.
SPORTV.COM: Você disse que teria enfrentado o Jon Jones caso o confronto tivesse sido marcado para o UFC Rio III. O que mudaria para você? Quais seriam as mudanças na sua preparação? Você acredita que a torcida brasileira poderia fazer a diferença?
LYOTO MACHIDA: A torcida brasileira com certeza faria uma diferença enorme. Foi por isso também que eu achei que seria uma grande luta no Brasil. Lutando em casa e com a torcida empurrando, eu acho que seria uma grande luta. A preparação, eu faria nos Estados Unidos, procuraria fazer tudo da melhor forma e reuniria toda minha equipe. Eu teria tido uma preparação de seis semanas e acho que isso seria o suficiente. Seria diferente do que na primeira luta (caso tivesse aceitado lutar no UFC 152, marcado para o dia 22 de setembro), pois eu teria três semanas somente para me preparar, praticamente. Fala-se que seria um mês, mas não é um mês na verdade, pois na última semana ninguém treina. A última semana é hora de perder peso, de fazer a adaptação e de viajar para o combate. Essa última semana, portanto, não existe.
Lutando em casa e com a torcida empurrando, eu acho que seria uma grande luta"
Sobre possível confronto com Jones no UFC Rio
Com as recentes contusões que aconteceram antes do UFC Rio III, muitos lutadores foram cogitados para substituírem os ausentes e você estava entre eles. Apesar disso, agora é sabido que você está com uma lesão no joelho e que, portanto, você não poderia participar do UFC Rio III. Como está a recuperação da lesão?
Estou com uma lesão de esgarçamento do ligamento medial e não estou podendo treinar. Eu só estou podendo fazer algumas atividades limitadas e a fisioterapia com o Dr. Ângelo Scotta, que é o meu doutor aqui (em Belém, no Pará). Eu tenho me esforçado muito nas sessões de fisioterapia e por isso não posso treinar forte. Cobrir um buraco (no UFC Rio III) não daria para mim. Fechar um buraco da forma como teria de acontecer, eu não teria condições de fazer.
Você acredita que o card do UFC Rio III ficou mais interessante com a inclusão de dois ídolos brasileiros, Anderson Silva e Rodrigo Minotauro?
Eu acho que não. As lutas do José Aldo contra o Frankie Edgar e do Glover contra o Rampage (Quinton Jackson) seriam bastante interessantes. Todos queriam ver o combate entre o Aldo e o Edgar. Apesar disso, as substituições no card, com as entradas de Anderson Silva e Minotauro, eu acho que ficou à altura do evento que teria antes. A luta principal anterior (José Aldo x Frankie Edgar) era uma luta que valia pelo título e por isso todo mundo espera ver. Todos querem saber quem será o novo campeão. Por esse motivo, seria uma luta muito forte também. Com o nome que Anderson Silva e Minotauro têm, eles representaram muito bem o evento. Acredito nisso, mesmo que os adversários deles não lutem pelo cinturão. Os adversários deles são duros, apesar de não serem muito conhecidos, e acredito que farão grandes lutas contra os brasileiros.
Você acredita que Stephan Bonnar e Dave Herman podem levar grandes riscos para Anderson Silva e Rodrigo Minotauro, respectivamente?
Toda luta tem um risco, mas acho que tecnicamente Anderson e Minotauro são superiores. Na luta, tudo pode acontecer, mas se for colocar em condições normais, essa vitória é do Brasil, com certeza.
Anderson Silva x Stephan Bonnar UFC MMA (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Anderson Silva enfrenta Stephan Bonnar UFC Rio 3 (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
Stephan Bonnar nunca foi nocauteado e fez combates duros com grandes lutadores. Ele é conhecido por ter o queixo duro e por aguentar muita pancada. Apesar disso, você acredita que Anderson Silva tem condições de nocauteá-lo?
Eu acho que o Anderson consegue nocauteá-lo. Bonnar tem um queixo duro e é um oponente respeitável, mas Anderson está muito maduro, com um ritmo muito bom e com a confiança apurada. Eu acho que tudo isso vai contribuir para que ele possa nocautear o Stephan Bonnar.
Inicialmente, Dana White havia anunciado você como substituto de Dan Henderson no confronto com Jon Jones, mas depois você veio a recusar o combate. Uma das coisas que fez com que ele parecesse chateado com sua atitude foi que ele disse que tanto você quanto seu empresário, Ed Soares, estava pedindo esta luta fazia muito tempo. O que você acha dessa declaração de Dana White? Você entende a postura dele?
Olhando pelo lado do Dana White, eu acho que ele tem as razões dele. Ele queria realmente cumprir com o evento (UFC 151, que posteriormente foi cancelado) e ele estava precisando de um lutador para cobrir o buraco causado. Como eu era o primeiro da fila para lutar pelo cinturão, ele logicamente recorreu a mim, acreditando que eu iria aceitar o combate dessa forma. Apesar disso, essa não é uma luta que eu encaro com irrelevância e que eu possa banalizar a proposta. Para essa luta, eu tenho que estar treinado e preparado. Eu nunca vi um cara que perdeu duas vezes para o campeão e se manteve na categoria. Rich Franklin, Chael Sonnen, BJ Penn, e até o próprio Frankie Edgar, todos esses que perderam duas vezes mudaram de categoria. Eu quero permanecer nessa categoria e para isso tenho que fazer uma luta bem preparado. Eu acho que perder ou ganhar faz parte, mas você tem de estar bem preparado para depois não ficar insatisfeito. É melhor do que ficar pensando: “Por que eu não me preparei mais? Por que eu aceitei a luta muito em cima?”. Eu achei que o tempo (de preparação para o UFC 151 e para o UFC 152) não era suficiente para mim. Dana tem as razões dele de falar o que falou, mas na minha visão aquele não era o momento certo.
Eu nunca vi um cara que perdeu duas vezes para o campeão e se manteve na categoria"
Sobre a recusa do combate com Jon Jones
Você disse que não pretende mudar de categoria, mas isso já foi cogitado em outro momento. Uma possível mudança para os pesos-médios não faria sentido para você?
Por enquanto, eu não penso nisso. Por eu ser um lutador que não é muito pesado para minha categoria, já que o limite entre os meio-pesados é 93kg, e eu peso em torno de 94kg, às vezes até menos, cerca de 92kg, eu acho que tenho condições de lutar na categoria de baixo. Mesmo assim, minha prioridade é a categoria de cima (meio-pesados), a partir de 93kg. Apesar disso, fazer alguma luta na categoria de baixo não faria mal nenhum para mim.
Em sua luta anterior com Jon Jones, uma das esperanças dos fãs era que você conseguisse atingi-lo mais do que os outros oponentes que o haviam enfrentado antes. De certa forma, você conseguiu desestabiliza-lo em alguns momentos da luta e para muitos venceu o primeiro round, mesmo que os juízes tenham dado vitória para Jones. O que desse primeiro combate você procuraria manter e o que você mudaria para um segundo confronto com Jones?
Eu acho que não mudaria. Eu manteria o ritmo que procurei impor no primeiro round durante todo o combate. Eu acho que esse seria o melhor caminho para mim.
UFC - Encarada de Jon Jones e Lyoto Machida (Foto: Getty Images)Jon Jones finalizou Lyoto Machida no UFC 140, em dezembro de 2011 (Foto: Getty Images)
Você acredita que o corte na sua testa, após uma cotovelada de Jones, prejudicou muito seu desempenho no primeiro confronto?
Prejudicou demais. Se formos fazer um retrospecto da luta, eu acho que venci o combate até o momento do corte. Mesmo no segundo round, eu acho que estava na frente dele. De repente, como luta é luta, ele me colocou para baixo e acertou uma cotovelada. Isso mudou o rumo da luta. Meu olho ficou cheio de sangue na hora e eu não conseguia enxergar nada. Eu pensei em ir para o tudo ou nada, pois não conseguia ver quem estava na minha frente. O UFC não permite que o juiz interrompa a luta para limpar o ferimento e eu desconhecia esse fato. Eu achava que o juiz podia pelo menos parar para limpar o olho, pois assim a luta seria mais justa. Apesar disso, se faz parte da regra, eu tenho que aceitar isso e tudo bem. Depois disso, eu tenho que pensar em uma próxima luta.
Após você ter recusado o combate com Jon Jones, no UFC 151, Dana White falou que você precisaria fazer mais uma luta antes de ter uma nova oportunidade pelo cinturão. Um dos confrontos que vem sendo cogitados para você é contra Dan Henderson. Tem alguma verdade nisso? O que você acha dessa luta?
Eu acho que essa luta com Dan Henderson já era para ter acontecido antes. Tanto eu quanto Dan Henderson já tentamos fazer essa luta, mas não houve a possibilidade. Agora, eu acho que seria uma grande oportunidade. As pessoas estão cogitando e parece que o Dana White comentou alguma coisa. Apesar disso, nada foi oficializado, nem comigo e nem com ninguém. Por enquanto são só boatos, mas que podem se tornar verdades em um futuro breve.
montagem, Lyoto machida e Dan Henderson (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Dan Henderson pode enfrentar Lyoto Machida
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Qual a sua previsão de retorno após a recuperação da lesão? Você pensa em lutar em algum card deste ano ou somente no ano que vem?
Em 15 ou 20 dias, eu acho que já estou voltando aos treinamentos. Eu acho que estarei preparado para lutar no dia 29 de dezembro (no UFC 155). Eu acho que até lá terei tempo de voltar a treinar e de me recuperar. Caso não aconteça, em janeiro também será uma boa oportunidade.
Uma das coisas que Jon Jones declarou, quando seu nome foi cogitado para fazer uma revanche com ele, é que ele não achava que seria um confronto interessante, já que o primeiro combate de vocês teve a menor venda de pacotes de pay-per-view nas lutas dele e que ele já o havia derrotado recentemente. O que você achou dessa declaração?
Eu acho que ele não foi feliz nessa declaração. Eu não tenho muito que falar porque eu conquistei essa oportunidade mais uma vez, após ter vencido o combate com Ryan Bader. Eu acho que eu realmente sou o primeiro da fila. Como campeão, ele pode até se expressar na hora que ele quiser, mas é uma luta que tem uma tendência a acontecer daqui a alguns meses.
Também foi cogitado um terceiro confronto entre você e Maurício Shogun, apesar de ele estar com um confronto marcado para o dia 8 de dezembro, contra Alexander Gustafsson. Inclusive, vocês já chegaram a afirmar que gostariam de ser treinadores de uma edição do The Ultimate Fighter, se enfrentando no final do reality show. Você acha que tem alguma chance de isso acontecer?
Eu acho que a chance dessa terceira luta acontecer existe (Lyoto ganhou o primeiro confronto e Shogun o derrotou na revanche). Tanto eu como Shogun gostaríamos que essa luta viesse a acontecer em uma edição do TUF. Seria uma grande luta. Nós já fomos campeões e nós merecemos essa oportunidade no TUF também. Eu gostaria de promover essa luta e teria um grande apelo do público.
Lioto Machida e Mauricio Shogun, em coletiva (Foto: Reprodução/Youtube)Lyoto quer enfrentar Shogun no TUF Brasil
(Foto: Reprodução/Youtube)
Alguns rumores apontam para uma nova edição do TUF Brasil ocorrendo em janeiro de 2013. Você acha que vocês estariam preparados ou pensa que seria melhor em uma outra oportunidade?
Eu acho que o início de 2013 seria uma boa data.
Você chegou de uma forma avassaladora no UFC, utilizando técnicas de caratê e socos de encontro, surpreendendo muitos adversários e fãs de MMA. Nocauteou o Rashad Evans para conquistar o título dos meio-pesados e ele era um atleta que muitos viam como um adversário duro de derrubar. Após vencer o cinturão, você ouviu críticas de pessoas que diziam que você andava para trás em suas lutas e que passou a lutar com as regras debaixo do braço. Em seus últimos combates, mesmo na derrota para o Jones, você voltou a partir para cima e adotar uma postura agressiva. Como você analisa tudo isso?
As mudanças ocorrem todos os dias com qualquer ser humano e dentro da luta isso também acontece. Eu estou sempre procurando melhorar e procuro ouvir as críticas também, pois isso é muito importante para o nosso crescimento. Eu realmente mudei alguns detalhes no meu treinamento e algumas coisas que é difícil explicar, mas que deram resultado. Eu acho que, daqui para frente, ainda terei grandes lutas.
Eu acho que estarei preparado para lutar no dia 29 de dezembro (no UFC 155)"
Lyoto Machida
O Rogério Minotouro, que é seu amigo e que treina junto com você, irá completar um ano sem lutar. Você acha que ele continua entre os postulantes ao título? Acredita que ele irá retornar bem? Como está a recuperação dele?
O Minotouro é um grande atleta. Ele sempre fez frente aos grandes adversários e sempre figurou entre os postulantes ao cinturão, com chances de ser campeão. Às vezes, por um fator externo, ele ainda não conseguiu chegar ao seu objetivo, mas com certeza ele terá sua oportunidade. Ele está na fase final de sua recuperação e já está treinando duro. Eu conversei com o Rodrigo (Minotauro) recentemente e ele disse que o irmão está voltando. Na nossa categoria, tudo pode acontecer. Com certeza, se ele vier a fazer uma ou duas grandes lutas, pode se tornar um futuro desafiante pelo título.
Você acredita que o meio-pesado é hoje a categoria mais disputada do UFC? Acha que o Jon Jones, como muitos acreditam, é tão dominante hoje na categoria?
Eu acho que essa categoria era mais disputada, mas ainda é uma categoria muito disputada mesmo com Jon Jones tendo um grande domínio. Eu acho que essa categoria tem grandes atletas, que conseguem unir força, técnica e velocidade. Não digo que o melhor atleta está nessa categoria, mas grande parte dos atletas fortes, técnicos e rápidos fazem parte dela. Isso torna a categoria difícil, pois todo oponente é duro.

Werdum entende UFC, mas lamenta
a longa espera por luta: 'É horrível'

Peso-pesado revela ter recebido carta branca para lutar por agora, mas que não seria valendo a chance de disputar o cinturão. Joe Silva pede paciência

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
20 comentários
Fabrício Werdum UFC 147 (Foto: Inovafoto/Divulgação/UFC)Werdum comemora vitória sobre Mike Russow no
UFC 147 (Foto: Inovafoto / Divulgação / UFC)
Fabricio Werdum ganhou moral com o UFC após vencer as duas lutas que fez em seu retorno à organização. Sem ser ameaçado, o gaúcho derrotou Roy Nelson no UFC 143, por decisão unânime dos jurados, e Mike Russow no UFC 147, por nocaute no primeiro round. O bom desempenho fez com que o Ultimate prometesse a ele que o próximo combate seria por uma chance de disputar o cinturão peso-pesado. Só que já se passaram três meses desde então e nada foi marcado ainda, o que já incomoda o lutador brasileiro. Werdum, no entanto, não quer repetir o erro que diz ter cometido no passado, quando foi derrotado por Junior Cigano.
- Não tem nada ainda. Estou aqui esperando. Meu empresário falou com o Joe Silva (casador de lutas do UFC), e ele falou que "tudo bem" se eu quisesse voltar agora, mas que não seria uma luta que me levaria para o título. Mas, se eu tiver um pouco mais de paciência, aí lutaria contra alguém mais de nome, melhor ranqueado, para me credenciar para o cinturão. Ele me falou que a minha parte eu já fiz, e eu realmente mostrei que estava bem nas últimas duas lutas. E já aconteceu isso contra o Cigano. Eu estava perto do cinturão do UFC, me ofereceram uma luta para dois meses depois e eu quis lutar rápido. Tomei um nocaute. Não tive paciência, queria lutar de qualquer jeito, era mais jovem. Agora não posso cometer o mesmo erro - disse ao SPORTV.COM.
Apesar de entender a posição do UFC, o peso-pesado lamenta a situação. No momento, ele segue treinando, mesmo sem saber quem vai enfrentar ou quando voltará a atuar.
- Claro, é horrível. Queria poder ter uma coisa certa. Queria ter acabar a luta como acabei no Brasil e já ter uma coisa engatilhada, contra esse lutador, nessa época. Treinar com um objetivo. Mas treinar com o Rafael Cordeiro, o (Renato) Babalu, é sempre uma motivação - declarou.
O brasileiro Fabrício Werdum ataca Roy Nelson em combate pelo UFC 143 (Foto: Getty Images)O brasileiro 'passa o carro' em Roy Nelson no UFC 143, em fevereiro (Foto: Getty Images)
As possibilidades que parecem mais prováveis para Fabricio Werdum são duas: um duelo contra o vencedor de Stefan Struve x Stipe Miocic, que ocorre no próximo dia 29; ou uma "negra" diante do holandês Alistair Overeem, contra quem tem uma vitória e uma derrota. No caso de Overeem, o brasileiro teria de esperar, no mínimo, até o dia 27 de dezembro, quando o possível oponente irá recuperar sua licença de lutador após ter sido suspenso por doping. Vale lembrar que o Ultimate tem evento marcado para 29 de dezembro, o UFC 155, que por sinal terá como atração principal a disputa de título entre o campeão Junior Cigano e Cain Velásquez.
A impressão que eu tenho é
que perdi a última luta. Quando
a gente ganha, a luta seguinte
vem rapidinho. Quando perde, demora mais. Então estou meio assim por isso"
Fabricio Werdum
- Eu não sei. Acho que pode ser o Overeem, mas até ele lutar só seria em janeiro ou fevereiro. Vou ficar quanto tempo sem lutar? A impressão que eu tenho é que perdi a última luta. Quando a gente ganha, a luta seguinte vem rapidinho. Quando perde, demora mais. Então estou meio assim por isso. Nunca escolhi luta, mas cheguei em um ponto em que tenho que pensar bem. Se o Joe Silva falou isso... Mas eu não queria ficar tanto tempo sem lutar. Tenho uns três anos de carreira ainda. E no peso-pesado, se eu perco, terei de voltar para o fim da fila de novo.
E por falar na luta Cigano x Velásquez, Werdum aposta em nova vitória do compatriota sobre o americano, mas desta vez com uma dose maior de dificuldade. O desejo que ele não esconde há algum tempo é fazer a revanche contra Cigano, de preferência pelo cinturão da categoria até 120,2kg. Em 2008, no UFC 90, Werdum foi nocauteado pelo atual campeão.
- Quero que o Cigano ganhe para fazer essa revanche que tanto quero pelo cinturão. Seria o ápice da minha carreira. O que mais desejo é isso, para fechar com chave de ouro. Na primeira luta o Velásquez estava há muito tempo sem competir, não estava tão confiante. Agora acho que vai ser diferente. Mas é o Cigano de novo. Ele está bem, é um cara inteligente, sempre treinou muito. Acho que ele vai ganhar de novo, mas não vai ser tão tranquilo como da última vez, não vai ser tão rápido.

Ultimate oficializa luta entre St-Pierre
e Carlos Condit para o UFC 154

Venda de ingressos para o evento em Montreal (CAN) começa no dia 29

Por SporTV.com Rio de Janeiro
7 comentários
O evento principal do UFC 154 será mesmo entre Georges St-Pierre e Carlos Condit. Com o campeão recuperado da cirurgia no joelho direito e clinicamente liberado para lutar, o Ultimate oficializou a unificação dos cinturões do peso-meio-médio para 17 de novembro, em Montreal, no Canadá. Juntamente com a confirmação da luta, a organização anunciou o início da venda de ingressos para o dia 29 de setembro no site www.evenko.ca.
Montagem Georges St-Pierre e Carlos Condit (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) St-Pierre e Carlos Condit farão a luta principal em Montreal (Foto: Editoria de Arte/ Globoesporte.com)
A última luta do canadense foi em abril do ano passado, quando defendeu seu cinturão derrotando Jake Shields por decisão unânime dos jurados. Ele está invicto desde dezembro de 2007. Já Carlos Condit se tornou campeão interino de sua categoria ao vencer o compatriota Nick Diaz, em fevereiro.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Também no UFC 154, Martin Kampmann e Johny Hendricks vão duelar no coevento principal. O vencedor tem tudo para ser o próximo desafiante da categoria. Entretanto, pode ser que tenha de esperar um pouco mais para lutar pelo título. Depois de enfrentar Condit, Georges St-Pierre ainda pode fazer uma superluta com o brasileiro Anderson Silva, campeão do peso-médio.
+ Confira a programação completa dos próximos eventos do UFC
UFC 154
17 de novembro de 2012, em Montreal (CAN)
CARD PRINCIPAL*
Georges St-Pierre x Carlos Condit
Martin Kampmann x Johny Hendricks
Rafael dos Anjos x Mark Bocek
Patrick Côté x Alessio Sakara
Nick Ring x Costa Philippou
CARD PRELIMINAR*
Mark Hominick x Pablo Garza
Francis Carmont x Tom Lawlor
Sam Stout x John Makdessi
Rodrigo Damm x Antonio Carvalho
Stephen Thompson x Besam Yousef**
Ivan Menjivar x Azamat Gashimov
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente
** Os combates ainda não foram anunciados oficialmente

TV Globo transmitirá luta entre Vitor Belfort e Jon Jones no UFC Combate

Duelo, que vale o cinturão dos meio-pesados, será levado ao ar com atraso de 30 minutos, por exigências contratuais. Mais dois brasileiros também lutam

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
176 comentários
A luta entre o brasileiro Vitor Belfort e o americano Jon Jones, válida pelo cinturão dos meio-pesados do UFC, será transmitida na madrugada de sábado para domingo pela TV Globo. O duelo, que acontece em Toronto, no Canadá, irá ao ar com atraso de 30 minutos, por exigência contratual. A previsão é que a transmissão da Globo comece por volta de 1h30m (de Brasília), logo após o "Altas Horas". Existe a possibilidade de outras lutas serem exibidas, dependendo do tempo de duração do evento.
A luta entre Vitor Belfort e Jon Jones é a última da programação do torneio, que terá início às 20h (de Brasília). O canal Combate transmitirá o evento ao vivo, na íntegra. Além de Vitor Belfort, outros dois brasileiros estarão em ação no torneio: o peso-meio-pesado Vinny Magalhães, que enfrenta na sua volta ao UFC o croata Igor Pokrajac, e o peso-pena Charles "do Bronx" Oliveira, que encara o americano Cub Swanson.
MONTAGEM - Jon jones vitor belfort UFC (Foto: Agência Getty Images)Jon Jones e Vitor Belfort lutam na madrugada de sábado para domingo em Toronto (Foto: Getty Images)
Confira o card completo do evento:
UFC 152
22 de setembro de 2012, em Toronto, Canadá
CARD PRINCIPAL
Jon Jones x Vitor Belfort
Joseph Benavidez x Demetrious Johnson
Michael Bisping x Brian Stann
Matt Hamill x Roger Hollett
Cub Swanson x Charles do Bronx
CARD PRELIMINAR
Igor Pokrajac x Vinny Magalhães
T.J. Grant x Evan Dunham
Sean Pierson x Lance Benoist
Jimy Hettes x Marcus Brimage
Seth Baczynski x Simeon Thoresen
Mitch Gagnon x Walel Watson
Kyle Noke x Charlie Brenneman

Ganso: São Paulo topa pagar à vista, e Santos responde nesta quarta-feira

Tricolor oferece R$ 23,8 milhões à vista e porcentagem em lucro de venda futura; dívida do Peixe com o DIS é último entrave para a transferência

Por Adilson Barros, Alexandre Lozetti e Marcelo Hazan São Paulo e Santos, SP
276 comentários
Paulo Henrique Ganso no desembarque em São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Paulo Henrique Ganso está perto de definir seu
futuro (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O São Paulo enviou ao Santos, no fim da tarde desta terça-feira, uma nova proposta por Paulo Henrique Ganso. O clube oferece R$ 23,8 milhões à vista, além de uma cláusula de mais-valia. Se o jogador for vendido pelo Tricolor nos próximos dois anos por um valor maior do que será pago agora, o Peixe terá direito a 5% do lucro obtido pelo São Paulo.
Tudo foi acertado num encontro na manhã de terça, em que os presidentes Juvenal Juvêncio e Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, além do diretor de futebol tricolor, Adalberto Baptista, chegaram a um consenso sobre a proposta. Porém, um problema judicial entre Santos e DIS, grupo de investidores que detém 55% dos direitos econômicos do jogador, pode impedir a transferência.
Recentemente, o DIS ganhou na Justiça o direito de penhorar 20% das receitas do Santos, em razão de uma dívida do clube referente às vendas de Wesley para o Werder Bremen, e André para o Dínamo de Kiev, ambas em 2010. Como os investidores têm total interesse em ver Ganso no São Paulo, a diretoria alvinegra se aproveitou disso e exigiu que as ações fossem retiradas, além do valor da dívida ser renegociado.
Delcir Sonda, presidente do grupo, não aceitou atrelar um negócio ao outro. O DIS espera que o Santos aceite a proposta são-paulina, independentemente da pendência judicial. O Comitê de Gestão deverá analisar e responder à oferta, que já está em mãos, na manhã desta quarta-feira, mas sem a presença de Laor, que embarcou nesta terça para a Suíça, onde terá reuniões na Fifa. O GLOBOESPORTE.COM apurou junto a uma pessoa ligada ao Santos que a tendência é de que o negócio seja concretizado.
Essa foi a quarta proposta enviada pelo São Paulo ao Santos. A primeira, no dia 21 de agosto, foi considerada "ridícula" pelos dirigentes. O Tricolor queria pagar R$ 23 milhões por 100% dos direitos econômicos de Ganso. Assim, o Peixe, que seria obrigado a repassar 55% ao DIS, ficaria apenas com R$ 10,7 milhões. A segunda proposta, nove dias depois, atingiu cerca de R$ 28 milhões (R$ 12,6 milhões para o Santos), e também foi prontamente recusada.
Convencido de que não conseguiria adquirir Ganso em sua totalidade, o São Paulo chegou a um acordo com o Santos na noite da última sexta-feira, e na segunda mandou uma proposta de R$ 23,8 milhões, divididos em duas parcelas: a primeira, de R$ 12 milhões, a ser paga imediatamente, e outra de R$ 11,8 milhões com prazo até fim de janeiro de 2013. A forma de pagamento desagradou ao Peixe, que novamente recusou.
Agora, com ajuda do DIS, que está pagando parte do valor, os tricolores toparam enviar o dinheiro à vista e ainda incluíram a cláusula de mais-valia. Inicialmente, o Santos queria 10% sobre um futuro lucro, mas o São Paulo convenceu o rival a aceitar 5%.
Como as inscrições no Campeonato Brasileiro se encerram na sexta-feira, essa deve ser a última cartada de São Paulo e DIS para tirarem Ganso da Vila Belmiro. O jogador já manifestou sua vontade de jogar no Morumbi ao São Paulo, ao presidente Luis Alvaro e ao técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo, o que fez o clube gaúcho desistir de sua contratação.

Procurador vai denunciar Palmeiras e Luan por confusões no clássico

Verdão pode perder mando de até 20 jogos. Já o atacante corre risco de levar gancho de até seis partidas por ofensas ao árbitro

Por Marcos Guerra São Paulo
511 comentários
O procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Paulo Schmitt, afirma que vai apresentar até o fim desta semana denúncias contra o Palmeiras e contra o atacante Luan pelas confusões no clássico contra o Corinthians, domingo passado, no Pacaembu.

O Verdão será enquadrado em dois parágrafos do artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens no estádio e lançamento de objetos no campo. O jogador responderá por ofensas ao árbitro (artigo 243-F).

No caso do clube, como serão duas denúncias (uma para cada parágrafo do artigo), a punição poderá ser dobrada. Se pegar pena máxima em ambas, o clube perderá o mando de 20 partidas (dez para cada denúncia). Já Luan pode cumprir gancho de quatro a seis jogos.

- Estudamos as imagens e o conteúdo da súmula e vamos apresentar as denúncias - afirmou Schmitt.
Confusão Torcida Palmeiras x Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Torcedores depredaram estádio e atiraram objetos no gramado (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Estrelas paulistas, Lucas, Neymar e Luis Fabiano serão titulares de Mano

São-paulinos e santista serão os responsáveis pelo comando de ataque no duelo desta quarta-feira, contra a Argentina, às 22h, no Serra Dourada

Por Fabrício Marques e Leandro Canônico Goiânia, GO
503 comentários
GLOBOESPORTE.COM, TV Globo e SporTV transmitem ao vivo o Superclássico na quarta-feira, às 22h (de Brasília)
A seleção brasileira está definida para o confronto de quarta-feira, às 22h (de Brasília), contra a Argentina, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pelo Superclássico das Américas. No treinamento na tarde desta terça, no palco da partida, o técnico Mano Menezes treinou os titulares com Lucas, Neymar e Luis Fabiano no comando do ataque.
Com a intenção de aproveitar o entrosamento do São Paulo, o técnico também colocou Jadson, rei das assistências no Campeonato Brasileiro, como meia. Na contenção e na lateral esquerda, o comandante da Seleção também vai apostar no dia-a-dia do clube. No caso o Corinthians. Fábio Santos, Ralf e Paulinho também iniciam a partida.
Luis Fabiano, Lucas e Neymar, Seleção Brasileira (Foto: Mowa Press)Mano conversa com Lucas, Neymar e Luís Fabiano durante treino da Seleção (Foto: Mowa Press)
A escalação do Brasil para o duelo com a Argentina fica assim: Jefferson; Lucas Marques, Dedé, Réver e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Jadson; Lucas, Neymar e Luis Fabiano. São apenas duas as estreias com a camisa verde-amarela: o lateral-direito Lucas Marques, do Botafogo, e o esquerdo Fábio Santos, do Corinthians.
No treinamento desta tarde, o técnico Mano Menezes comandou um rápido trabalho tático, com os titulares apenas treinando posicionamento, sem adversário. Os reservas fizeram uma atividade separada. Antes disso, a tradicional roda de bobinho e os exercícios físicos deram o tom no treinamento. No final, os jogadores fizeram um recreativo.

Viagem adiada, exame, ajuda de empresário: Fla sofre para se reforçar

Thiago Medeiros aguarda ordem de Zinho para viajar a Florianópolis. No Rio, Renato Santos será avaliado por Runco. Negueba pode ser convencido

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
444 comentários
Negueba Flamengo (Foto: Bernardo Monteiro / VipComm)Negueba não quer deixar o Fla para jogar no Avaí
(Foto: Bernardo Monteiro / VipComm)
O Flamengo sofre para contratar dois reforços da Série B para a reta final do Campeonato Brasileiro. O clube esperava anunciar nesta terça-feira as chegadas do meia Cléber Santana e do zagueiro Renato Santos, ambos do Avaí. O cenário, no entanto, não é simples. Para liberá-los, o clube catarinense pediu o zagueiro Thiago Medeiros e os atacantes Negueba e Hernane. Thiago aceitou e até se despediu de companheiros e funcionários pela manhã no Ninho do Urubu. Já Negueba e Hernane se recusam e colocam o negócio em risco.
O momento é de confusão e indefinição. Depois de ir ao CT, Thiago Medeiros fez as malas e rumou para o aeroporto para viajar e se apresentar na Ressacada, em Florianópolis. No início da tarde, no entanto, o diretor de futebol rubro-negro, Zinho, entrou em contato com o defensor e pediu para que ele voltasse para casa e esperasse uma decisão.
Enquanto isso, o zagueiro Renato Santos está no Rio e vai passar por um exame realizado pelo médico José Luiz Runco. Além da recusa de Negueba e Hernane, uma contratura muscular - que virou suspeita de estiramento - na coxa pode atravessar a negociação. O jogador se machucou diante do América-MG, na última sexta-feira. Pela manhã, enquanto Zinho explicava o troca-troca no Ninho do Urubu, Runco concedia uma palestra em Furnas sobre qualidade de vida. Em certo momento, o médico rubro-negro deixou escapar para a plateia que examinaria Renato e admitiu que o atleta poderia ser vetado. Se isso ocorrer, a vontade de Hernane será feita e ele ficará no Flamengo.
Renato Santos, Avaí (Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)Renato Santos se machucou e saída é incerta
(Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)
Além de Runco, o empresário Pedro Cabral entrou em ação para tentar dissolver a complexa operação entre as equipes. O agente de Negueba tenta ajudar o clube a convencer o atacante a se transferir para o Leão por empréstimo até o fim do ano. 
- Não podemos obrigar ninguém a fazer nada. Estamos tentando valorizar, principalmente o Negueba. É bom dar uma rodada, uma respirada para sair da pressão, o momento não é propício para eles no Flamengo. Passei que eles não são culpados pela fase não estar boa. Não é demérito, continuaríamos pagando os salários deles. Tem que ser solucionado hoje, pode ser que a operação não funcione e continue tudo normalmente - admitiu Zinho, em entrevista coletiva concedida no fim da manhã, no CT.

Mulher diz que foi chutada por Souza, depois de ter sido derrubada no chão

Adriele dos Santos Cerqueira presta depoimento nesta terça-feira sobre a suposta agressão do atacante do Bahia

Por Tamires Fukutani e Thiago Pereira Salvador
362 comentários
andriele, mulher que acusa souza de agressão (Foto: Thiago Pereira/Globoesporte.com)Adriele dos Santos Cerqueira acusa Souza de
agressão (Foto: Thiago Pereira/Globoesporte.com)
Na noite desta terça-feira, a mulher que acusou o atacante do Bahia Souza de agressão prestou depoimento na 23ª Delegacia Territorial (DT) de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Adriele dos Santos Cerqueira, de 22 anos, voltou a afirmar que foi agredida pelo jogador, que teria sido ajudado por um amigo.
Segundo o delegado Joelson Reis, titular da 23ª DT, Adriele contou que Souza e um amigo chamado Cacau a colocaram para fora da casa do jogador, depois de uma discussão. Neste momento, os dois teriam empurrado a jovem, que teria caído e levado chutes do atacante do Bahia.
De acordo com o delegado, Adriele relatou que estava em outro evento, na casa do goleiro Marcelo Lomba, antes de ir à festa de Souza. A jovem admitiu que tinha bebido bastante e disse estar acompanhada pelo zagueiro Titi, junto com duas amigas e outro rapaz. Segundo Adriele, os dois atletas estavam no encontro, na casa de Souza, mas não teriam presenciado a agressão.
andriele, mulher que acusa souza de agressão (Foto: Thiago Pereira/Globoesporte.com)Adriele tinha lesões nas costas no momento do depoimento (Foto: Thiago Pereira/Globoesporte.com)
- Com certeza, vamos convocar os jogadores que foram citados para depoimento. Eles têm direito de colocar a versão deles – afirmou o delegado Joelson Reis.
De acordo com o delegado, Adriele afirmou, em depoimento, que já teve um rápido relacionamento com o atacante Souza. Segundo ela, no entanto, não há mais ligações sentimentais entre os dois. A jovem ainda explicou por que rasgou o Guia de Exame de Lesões no momento em que registrou a queixa e alegou que não queria se expor nem prejudicar outras pessoas. Joelson Reis afirmou que um novo Guia foi expedido para que Andriele possa realizar o exame de corpo de delito.
Souza ainda não foi à delegacia para se pronunciar sobre o caso. Segundo Reis, o depoimento do jogador está previsto para às 10h da próxima sexta-feira. Durante a tarde desta terça-feira, o jogador entrou em contato com o delegado, por telefone, e confirmou a festa, mas negou a agressão.
andriele, mulher que acusa souza de agressão (Foto: Thiago Pereira/Globoesporte.com)Adriele chegou mancando à delegacia (Foto: Thiago Pereira/Globoesporte.com)

Insatisfeito com fim precoce de luta, britânico soca árbitro na Alemanha

Michael Sprott disse que estava em condições de seguir lutando após ser derrubado, mas o juíz Gerhard Sigl discordou. Veja o vídeo com o incidente

Por GLOBOESPORTE.COM Bamberg, Germany
62 comentários
FRAME Michael Sprott boxe juiz soco (Foto: Reprodução)
Michael Sprott mandou o árbitro Gerhard Sigl para a lona da Stechert Arena, na Alemanha, após ser considerado derrotado na luta contra Edmund Gerber. Durante a contagem aberta após ser derrubado no ringue, Sprott disse que estava bem, mas o juiz considerou que ele não tinha mais condições de seguir na disputa – faltavam 19 segundos para o fim do quarto round. Insatisfeito, o britânico foi tomar satisfações e acertou um soco no rosto de Sigl. O incidente ocorreu há três dias, mas nenhuma sanção foi anunciada até o momento.
Clique aqui e assista ao momento em que Sprott soca o árbitro no ringue
Campeão europeu dos pesos pesados no passado, Sprott dominou os três primeiros rounds, mas foi derrubado no quarto. O árbitro Gerhard Sigl abriu contagem para o veterano de 37 anos. Ele levantou, disse mais de uma vez que tinha condições de continuar, mas o juiz discordou. Os dois começaram a discutir e o britânico se exaltou. Primeiro encostou de leve na testa de Sigl, mas logo depois encheu a mão na direção do queixo dele.

Ex-campeã do Strikeforce diz que Ronda Rousey está fugindo de Cyborg

Holandesa Marlos Coenen, que já foi derrotada por Cris Cyborg, acredita que Ronda mudou de categoria buscando fugir de uma luta com a brasileira

Por SporTV.com Amsterdã, Holanda
11 comentários
O possível confronto entre a sensação americana do MMA feminino, Ronda Rousey, e a brasileira Cristiane "Cyborg" dos Santos não para de gerar declarações e polêmicas. Dessa vez a declaração veio da ex-campeã dos pesos-galos do Strikeforce, a holandesa Marlos Coenen.
Marloes Coenen (Foto: Esther Lin/Strikeforce)Marloes Coenen acredita que Ronda está fugindo de Cyborg (Foto: Esther Lin/Strikeforce)
Apesar de admitir as qualidades de Ronda, Coenen deixou claro que a caminhada da americana no mundo das artes marciais é marcada por mudanças e que sua ida para os pesos-galos, após estrear no MMA nos pesos-penas, foi uma maneira de fugir do confronto com Cyborg.
- Ela é uma grande grappler (lutadora especialista na luta de solo). O jeito que ela finalizou Sarah Kaufman foi incrível e inesperado para mim. Mas falta coragem a ela, ela lutou no judõ com 70kg, entrou no Strikeforce com 66kg e quando ela teria que lutar contra Cris Cyborg, ela caiu para 61kg. Utilizando-me como exemplo, deixe-me dizer o que penso. Eu lutei com Cyborg e, em seguida, fui convidada pelo Strikeforce para baixar para 61kg. Tendo dito tudo isto, a carreira dela tem sido muito bem planejada e ela merece um mestrado em relações públicas. Ela não se importa em como se manter no topo, desde que ela esteja lá. E ela tem sido bem sucedida nisso, isso se precebe observando suas capas de revistas e a mudança que fez na mente de Dana White (presidente do UFC) - disse Coenen ao site "MMA Mania".
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Marlos Coenen (20-5) está atualmente lutando no evento de MMA feminino Invicta FC, mas conhece bem o poder da brasileira Cris Cyborg. A lutadora holandesa foi derrotada pela brasileira em luta válida pelo cinturão dos pesos-penas do Strikeforce, em 2010.
Em seguida, Coenen desceu para os pesos-galos, onde conquistou  o título da categoria com uma vitória por finalização sobre Sarah Kaufman. A holandesa perdeu o cinturão um ano depois para Miesha Tate, que futuramente viria a perder para a americana Ronda Rousey.

Cyborg sonha com luta contra Ronda Rousey em dezembro: 'Fala bastante'

Ainda suspensa por ter sido flagrada no exame antidoping, lutadora brasileira confirma desejo de retornar ao octógono contra rival americana

Por Felipe Santos Uberlândia, MG
Comente agora
Ainda cumprindo suspensão por ter sido flagrada no exame antidoping no fim do ano passado, a lutadora brasileira Cris Cyborg  já está pensando no fim da punição, em dezembro. No entanto, ela não poderá escolher adversária para o retorno ao octógono, mas, se pudesse, teria a sua ‘preferida’.

- Quero lutar com a Ronda Rousey - declarou Cyborg durante um seminário de MMA em Uberlândia, nesta segunda-feira.
A lutadora americana costuma fazer provocações pela imprensa quando questionada sobre a luta contra a brasileira, considerada uma das mais esperadas do MMA feminino. Diante de tantas polêmicas e declarações, Cris acredita que todos os torcedores querem ver o embate entre elas, mas dentro do octógono.
Cris Cyborg MMA Uberlândia (Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)Não gosto de falar. Gosto de lutar, diz Cyborg
(Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)
- Na minha volta, luto com qualquer uma. Mas existe a polêmica para o confronto com a Ronda, a americana que fala bastante. Eu não gosto de comentar muito, gosto é de lutar. Acredito que essa luta deva ser realizada, todo mundo quer ver e eu quero lutar. Não tem empecilho nenhum, só entrar em um acordo de peso. Se me derem oportunidade de um combate com ela, eu quero - revelou Cyborg.
O peso da atleta brasileira foi um dos alvos das declarações de Ronda.  Em recente entrevista à TV norte-americana, a atual campeã dos pesos-galos do Strikeforce fez questão de enfatizar que a razão de Cyborg não conseguir perder peso é a utilização de esteroides, motivo pelo qual a brasileira foi punida no ano passado. Após uma luta contra Hiroko Yamanaka, o exame da brasilera deu positivo para anabolizantes. Indiferente às provocações, Cris afirmou que a resposta dela será durante a luta.
- Se a arma dela é ficar falando fora do octógono, a minha é lá dentro. Sempre respeitei minhas adversárias, jamais gostei de falar. Cada um tem suas características e suas armas. Vou estar preparada como nas outras lutas e vou respeitar como sempre fiz com  minhas adversárias. Meu trabalho é dentro do octógono e vou fazer de tudo para buscar o nocaute - garantiu.
Motivação

Enquanto espera o dia 17 de dezembro, prazo final da punição, Cyborg disputa outras competições para se manter em forma. Em junho,  foi campeã mundial de jiu-jítsu e vai lutar o mundial da categoria sem quimono, no mês de novembro.
- Vou continuar treinando e competindo em outras categorias para conseguir motivação,  já que não posso lutar pelo MMA. Espero estar no octógono em breve, apesar de não ter nada certo ainda, devo competir no fim de dezembro ou janeiro - salientou.
Outro caminho escolhido pela lutadora foram os seminários. Em Uberlândia, cidade onde já morou e tem muito carinho, a atleta preferiu dizer que o evento que ela participou foi uma confraternização com o trabalho do professor Paraíba, representante do esporte na cidade. O seminário, segundo ela, busca incentivar o MMA como opção de atividade física nas academias. Cyborg comemorou, inclusive, a popularização do esporte que tem passado até em canais abertos.
  •  
Cris Cyborg MMA Uberlândia (Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)Cyborg e Paraíba treinam antes de seminário em Uberlândia (Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)
- Os brasileiros, na maioria dos campeonatos, são os vencedores. O Brasil tem um nome muito forte no MMA e a gente tem que ter orgulho disso. É violento, mas os dois lutadores estão preparados. É um esporte que tem regras, disciplina, dieta e profissionais por trás. Fico feliz de representar o MMA feminino. É importante que as pessoas vejam que a modalidade é um esporte como o judô e o futebol - concluiu.

St-Pierre sobre luta com Condit: 'Vou bater tão duro quanto eu puder'

Lutador canadense, que enfrenta americano no dia 17 de novembro, no UFC 154, em Montreal, no Canadá, se diz feliz com retorno ao octógono

Por SporTV.com Quebec, Canadá
5 comentários
Georges St-Pierre (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)St-Pierre (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)
Georges St-Pierre é considerado juntamente com Anderson Silva uma das principais estrelas do UFC. Ambos os lutadores são hoje os campeões que mantêm seus títulos por mais tempo e que possuem entres os melhores resultados quando o assunto é sucesso de público. Apesar disso, o canadense não tem podido mostrar seu trabalho para os fãs, já que está há mais de um ano sem entrar no octógono devido a uma lesão no joelho.
Com luta marcada para o dia 17 de novembro, onde enfrentará o campeão interino dos meio-médios, o americano Carlos Condit, no UFC 154, St-Pierre se disse completamente recuperado e mostrou-se empolgado com seu retorno ao octógono.
- É muito divertido. É como se houvesse uma grande quantidade de novos desafios e estou muito feliz por estar de volta. É como uma coisa nova, é realmente muito legal - disse St-Pierre ao site "MMA Weekly".
Questionado sobre as mudanças que ocorreram em sua vida após tanto tempo longe do que mais ama fazer, St-Pierre garatiu que isso lhe serviu para dar ainda mais motivação e que de agora em diante pretende encarar maiores desafios em sua carreira.
- Eu sinto uma motivação muito maior agora. É emocionante. Estou em busca de maiores e melhores desafios - esclareceu St-Pierre.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Sobre seu adversário, St-Pierre declarou sua admiração e fez questão de apontar o estilo de luta completo de Condit como sua maior preocupação.
- Ele pode mudar, é por isso que ele é tão bom. Ele pode mudar a forma como ele luta de acordo com o seu adversário. É por isso que ele é tão bom e eu sei disso. Eu vou ter que lutar e lutar o melhor que eu puder, e dar tudo o que puder - garantiu St-Pierre.
Georges St-Pierre em recuperação de cirurgia (Foto: Reprodução Twitter)Georges St-Pierre em recuperação da cirurgia no joelho (Foto: Reprodução Twitter)
Criticado por não ter finalizado seus últimos combates e por adotar táticas que não proporcionam uma luta emocionante, St-Pierre garantiu que não pretende aliviar para seu adversário em seu próximo confronto.
- Eu vou bater tão duro quanto eu puder. Independentemente se eles falem mal ou não - finalizou St-Pierre.

Mondragon fecha parceria com o Paysandu para a estreia no UFC Rio III

Lutador fará sua 'estreia' com a camisa do clube paraense no UFC 153, no Rio de Janeiro, onde enfrenta Gabriel 'Napão' Gonzaga no card preliminar

Por GLOBOESPORTE.COM Belém
20 comentários
o lutador Gerônimo Mondragon (Foto: Divulgação/Ascom Paysandu)Gerônimo Mondragon posa ao lado do escudo
do Paysandu (Foto: Divulgação/Ascom Paysandu)
Na tarde desta segunda-feira, dia 17, o Paysandu confirmou o reforço de peso do lutador baiano Gerônimo dos Santos, o Mondragon, para o departamento de artes marciais. A parceria com o atleta já era um desejo do diretor Murilo Souza Filho e do presidente do clube, Luiz Omar Pinheiro.
Gerônimo Mondragon estreará com a camisa alviceleste no próximo dia 13 de outubro, quando também fará sua estreia no Ultimate Fighting Championship (UFC). Ele lutará no card preliminar do UFC 153, no Rio de Janeiro, contra o experiente Gabriel "Napão" Gonzaga, pela categoria dos pesos-pesados (93kg a 120kg). O evento será no próximo dia 13 de outubro.
O agora lutador bicolor é o atual número 1 do ranking brasileiro de sua categoria há cerca de um ano e meio, está invicto há 19 lutas e contabiliza atualmente sete cinturões.
Mondragon será apresentado oficialmente para a torcida bicolor durante o jogo do Paysandu contra o Santa Cruz, que será no próximo sábado, dia 22, a partir das 16h, no estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.
Luiz Omar Pinheiro, presidente do Paysandu, o lutador Mondragon e o diretor do projeto Murilo Souza. (Foto: Divulgação/Ascom Paysandu)Luiz Omar Pinheiro, presidente do Paysandu, Mondragon e o diretor do departamento de artes marciais bicolor,  Murilo Souza. (Foto: Divulgação/Ascom Paysandu)

Mesmo confiante, Jon Jones alerta para 'velocidade da mão' de Belfort

Às vésperas de sua defesa de título diante do brasileiro, campeão dos meio-pesados diz não temer rapidez e experiência de seu adversário

Por SporTV.com Rio de Janeiro
1 comentário
UFC 135 jon jones (Foto: Agência Getty Images)Jon Jones enaltece força dos socos de Vitor Belfort e
prevê grande duelo (Foto: Agência Getty Images)
Um dos lutadores mais temidos atualmente, o jovem Jon Jones mantém o discurso de respeito ao rival Vitor Belfort. A poucos dias do duelo no UFC 152, em Toronto, o campeão dos meio-pesados do Ultimate enalteceu a velocidade dos socos do brasileiro, mas deixou claro que também pode ser um lutador veloz dentro do octógono.
- A velocidade da mão é definitivamente algo que ele tem. Mas acredito que sou rápido também. Muitas pessoas desacreditam em mim em algumas coisas. Algumas pessoas que não familiarizadas com o MMA culpam o fato de eu ser alto. Mas ser alto tem contribuído muito para o meu sucesso. Velocidade é uma das minhas vantagens também. Onde o Vitor é rápido, acredito que também sou. Não podemos esquecer que ele tem uma faixa preta de jiu-jítsu de Carlson Gracie, que é uma faixa muito legítima. Vai ser uma luta boa para assistir, com certeza - disse Jon Jones, ao programa de TV ''Inside MMA''.
Sobre o fato de seu oponente ser um ex-campeão com muito mais experiência, Jon Jones fez pouco caso. Segundo ele, o fato de ainda ser considerado um jovem campeão, aos 25 anos, é algo que lhe agrada.
 - Isso não significa muito para mim. Muitos dos ''lutadores experientes'' são homens mais velhos. Acredito que com a minha juventude e a ''falta de experiência'' vem uma certa quantidade de ambição. Estou animado em ser o lutador mais jovem. Acho que isso joga ao meu favor -completou o campeão.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Jon Jones e Vitor Belfort vão fazer a luta principal do UFC 152, no próximo sábado, em Toronto (CAN). Confira o card completo:
UFC 152
22 de setembro de 2012, em Toronto, Canadá
CARD PRINCIPAL
Jon Jones x Vitor Belfort
Joseph Benavidez x Demetrious Johnson
Michael Bisping x Brian Stann
Matt Hamill x Roger Hollett
Cub Swanson x Charles do Bronx
CARD PRELIMINAR
Igor Pokrajac x Vinny Magalhães
T.J. Grant x Evan Dunham
Sean Pierson x Lance Benoist
Jimy Hettes x Marcus Brimage
Seth Baczynski x Simeon Thoresen
Mitch Gagnon x Walel Watson
Kyle Noke x Charlie Brenneman

Belfort agradece fé da sua torcida: 'Mesmo quando tudo conspira contra'

Azarão nas bolsas de apostas dos EUA, carioca consegue 62% dos votos e bate Jones em enquete do SPORTV.COM sobre quem vencerá no UFC 152

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
50 comentários
Quem vence: Vitor ou Jones?
 
Vitor Belfort, por nocaute - 42,51%
Por finalização - 15,12%
Por decisão dos jurados - 4,79%
 
Jon Jones, por nocaute - 29,49%
Por finalização - 4,82%
Por decisão dos jurados - 3,27%
As bolsas de apostas dos Estados Unidos apontam uma larga vantagem de Jon Jones sobre Vitor Belfort para a luta principal do UFC 152, neste sábado, em Toronto, no Canadá. Em uma análise no site "Best Fight Odds", que reúne os números das principais bolsas, Vitor aparece com uma média de "+560", o que significa que, em caso de vitória do brasileiro, ganha-se US$ 5,6 (cerca de R$ 11,2) para cada dólar (cerca de R$ 2) investido nele. Já Jones aparece com "-820", ou seja, se ele vencer, ganha-se um dólar para cara US$ 8,2 (cerca de R$ 16,4) apostados no americano. Mas nada disso foi suficiente para abalar a confiança dos internautas do SPORTV.COM no lutador carioca. Em enquete realizada pelo site sobre quem sairia vitorioso no combate, Belfort ficou à frente de Jones com 62,42% dos votos, contra 37,58% do atual campeão dos meio-pesados.
Foram exatos 9.336 votos computados. Do total de 62,42% destinados a Belfort, 42,51% apostam na vitória dele por nocaute; 15,12% por finalização; e 4,79% por decisão dos jurados. Dos 37,58% de Jones, 29,49% são referentes ao triunfo por nocaute; 4,82% por finalização; e 3,27% por decisão dos jurados, esta a opção menos votada dentre todas as seis.
Vitor Belfort CT MMA UFC (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Vitor Belfort tem a confiança dos internautas, segundo pesquisa (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
Em um breve papo por telefone, o desafiante ao título dos meio-pesados recebeu muito bem a notícia de que havia vencido a enquete e agradeceu ao povo brasileiro pelo resultado a seu favor:
O povo brasileiro se identifica
com as pessoas que têm coração, que gostam de desafios. Eu
quero agradecer toda essa confiança, de poder acreditar
que é possível mesmo quando todo mundo desacredita, quando tudo conspira contra"
Vitor Belfort
- A confiança do brasileiro é a maior riqueza que o Brasil tem. Não é o petróleo, não é o álcool, nem a laranja. O povo brasileiro se identifica com as pessoas que têm coração, que gostam de desafios. Eu quero agradecer toda essa confiança, de poder acreditar que é possível mesmo quando todo mundo desacredita, quando tudo conspira contra. E quero encorajar que todo brasileiro possa passar isso adiante. O importante não é o resultado, mas sim a atitude mediante o resultado. Esse é o valor do brasileiro. A força de uma nação não está em uma pessoa, mas na união do povo.
Vitor Belfort, de 35 anos, tem 21 vitórias na carreira: 14 por nocaute ou nocaute técnico, três por finalização e quatro por decisão dos juízes. E tem nove derrotas: três por nocaute ou nocaute técnico, uma por finalização, e cinco por decisão. O retrospecto recente dele é muito bom: apenas um revés, na disputa do cinturão peso-médio contra Anderson Silva (em fevereiro do ano passado), nos últimos oito duelos.
Jon Jones, dez anos mais novo, por sua vez, tem 16 triunfos no cartel: oito por nocaute ou nocaute técnico, cinco por finalização, e três por decisão dos jurados. A única derrota que sofreu foi por desclassificação, em dezembro de 2009, quando aplicou uma cotovelada ilegal em Matt Hamill.
Carrossel Belfort x Jones (Foto: infoesporte)O brasileiro vai tentar tirar o cinturão de Jon Jones
no Canadá (Foto: Infoesporte / Globoesporte.com)
Na noite deste sábado, Belfort vai tentar tirar o cinturão dos meio-pesados de Jones, que o conquistou contra Maurício Shogun em março de 2011 e já o defendeu diante de Rampage Jackson, Lyoto Machida e Rashad Evans. O UFC 152 conta ainda com a disputa do cinturão peso-mosca inaugural entre Joseph Benavidez e Demetrious Johnson, e o duelo peso-médio Michael Bisping x Brian Stann. Dois brasileiros vão atuar no evento: Charles "Do Bronx" encara o americano Cub Swanson, e o ex-TUF (dos EUA) Vinny Magalhães retorna ao Ultimate contra o croata Igor Pokrajac.

Vasco deve R$ 1,3 milhão à Cedae, tem água cortada e recorre a caminhão-pipa

Raphael Zarko
Tamanho do texto A A A
Sem vice-presidente de futebol e próximo de perder também o de finanças, o presidente Roberto Dinamite tem reunião de diretoria marcada para este fim de tarde para lavar a roupa suja neste momento político conturbado pelo qual passa o Vasco. O problema é que a água está cortada desde a última quinta-feira em São Januário. Desde maio que o clube não paga a conta da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). A dívida já soma R$ 1.336.230,19 dos últimos cinco meses - como são duas matrículas em nome do clube, ao todo são 10 meses em atraso.
Ontem, como virou rotina nos últimos dias, a água veio de caminhões-pipas de empresa da Baixada Fluminense. São quatro viagens — duas pela manhã e mais duas de tarde. O veículo armazena 15 mil litros de água e faz um reabastecimento quase suficiente para cobrir os cerca de 60 mil litros de consumo de água diário no clube. Na tarde de ontem, um aluno de uma das escolinhas de basquete e um funcionário do clube relataram a falta de água em alguns banheiros. De tarde, a reportagem do Jogo Extra constatou a falta de água no banheiro logo atrás do gol da arquibancada.
O reabastecimento é feito atrás do gol da arquibancada
O reabastecimento é feito atrás do gol da arquibancada Foto: Raphael Zarko / Extra
Por meio de seu departamento jurídico, o Vasco contesta a cobrança feita pela Cedae e informa que ontem mesmo entrou com mandado de segurança pedindo o religamento do corte realizado pela empresa estadual.
- O Vasco pagava em média R$ 108 mil de água até o último mês. Aí agora pulou para mais de R$ 300 mil. Um aumento absurdo de 150% - disse o vice-presidente jurídico, Aníbal Rouxinol, que garante ter tentado "várias vezes" entrar em contato com a Cedae para reclamar da suposta indevida cobrança.
A Cedae, via assessoria de imprensa, deu outra versão: a própria companhia propôs um acordo de parcelamento da dívida com o clube, que não o cumpriu.
Água só chegou através de caminhão-pipa
Água só chegou através de caminhão-pipa Foto: Raphael Zarko / Extra
Segundo a Cedae, que informou ter realizado o mesmo acordo de renegociamento de dívida com outros clubes do Rio, o comunicado de corte foi emitido 30 dias antes ao clube, conforme pede a lei. Sobre a suposta cobrança indevida, a Cedae diz que a medição é feita nos hidrômetros do clube e que, “como qualquer cliente”, o Vasco deve se certificar de que não há excesso de consumo, vazamento interno ou qualquer outro problema que explique o aumento.
Salário atrasado
Irritado com a reprovação das contas do Conselho Fiscal do clube - a sugestão do poder ainda vai a voto no Conselho Deliberativo -, o vice-presidente de finanças, Nelson Rocha, deve entregar o cargo hoje ao presidente Roberto Dinamite. O desgaste é ainda maior porque, assim como Mandarino, ex-vice de futebol, Rocha não concorda com muitas decisões do presidente Dinamite.
O salário de agosto dos funcionários e dos jogadores já está atrasado. A verba da Eletrobras garantiu o pagamento de três meses dos atrasados, mas, segundo o Sindicato de Funcionários de Clubes, os recursos vindos da estatal já se esgotaram.
- Já sabemos que a situação no Vasco é grave de novo. Já tem muito funcionário ligando para a gente para reclamar de salário - disse Henrique Fragoso, advogado do Sindeclubes.
Veja os valores das contas em débito de duas matrículas do Vasco com a Cedae.


Primeira matrícula

Maio - R$ 108.876,05 - Vencimento: 23/05/12Junho - R$ 96.560,97 - Vencimento: 25/06/12Julho - R$ 121.647,08 - Vencimento: 23/07/12Agosto - R$ 159.107,94 - Vencimento: 21/08/12Setembro - R$ 181.188,27 - Vencimento: 18/09/12


Segunda matrícula

Maio - R$ 151.805,38 - Vencimento: 23/05/12Junho - R$ 122.388,68 - Vencimento: 25/06/12Julho - R$ 115.668,13 - Vencimento: 23/07/12Agosto - R$ 137.084,94 - Vencimento: 21/08/12Setembro - R$ 141.902,75 - Vencimento: 18/09/12

Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/vasco/vasco-deve-13-milhao-cedae-tem-agua-cortada-recorre-caminhao-pipa-6122452.html#ixzz26pLPUR00

Nelson Rocha se reúne com Dinamite e pode deixar de ser vice de finanças

Mesmo se saída for confirmada, dirigente deve continuar como 2º vice geral e ainda tocaria projeto da reforma de São Januário para Rio-2016

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
14 comentários
O vice-presidente de finanças do Vasco, Nelson Rocha, se reúne na noite desta segunda-feira com o presidente Roberto Dinamite para conversar sobre a atual situação do clube e pode entregar o cargo. Porém, caso o fato se confirme, o dirigente deve seguir no posto de segundo vice-presidente geral do Cruz-Maltino, além de continuar no comando do ainda embrionário projeto da reforma de São Januário para ser sede do rúgbi nos Jogos Olímpicos de 2016.
O atrito mais intenso entre Rocha e Dinamite foi há duas semanas, quando as contas da temporada passada não foram aprovadas pelo Conselho Fiscal, algo que se tornou corriqueiro no clube. O Conselho Deliberativo pode ignorar a recomendação posteriormente, mas o fato causou um mal estar que não foi contornado por conta da irritação do mandatário. Ainda que venha a não estar na linha de frente, o vice de finanças tem que responder pelo balanço.
A demissão seria mais uma prova do momento político conturbado vivido pelo Vasco, escancarado pela goleada sofrida para o Bahia, há oito dias. Recentemente, o vice de futebol, José Hamilton Mandarino, e o diretor de marketing, Marcos Blanco, também se despediram. O primeiro, em especial, está insatisfeito com os rumos tomados pela gestão de Roberto Dinamite, que assumiu a frente em decisões que antes não costumavam lhe caber.
Ídolo enquanto jogador, ele tem sido alvo de protestos da torcida muito em virtude da venda de quatro jogadores titulares entre junho e julho, que foram fundamentais na conquista da Copa do Brasil de 2011. As reposição foram discretas, e o time caiu de rendimento, causando até o adeus do técnico Cristóvão Borges, que não suportou a pressão e os maus resultados.