quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

'Sharapova' do dia: caras, bocas e muita simpatia ao som de Pink Floyd

Ashley Wagner, de 23 anos, sonha trabalhar com jornalismo quando se aposentar

Por Sochi, Rússia
Comente agora

HEADERS-SELOS-SOCHI-SHARAPOVA (Foto: infoesporte)


O maior sonho de Ashley Wagner, de 23 anos, era conquistar uma medalha nas Olimpíadas de Inverno de Sochi 2014. O objetivo foi alcançado na disputa por equipes, com o bronze. A americana segue competindo, agora no individual. Nesta quarta-feira, ficou em sexto no programa curto, prova que teve a participação da brasileira Isadora Williams. Dançou ao som de sua música preferida, “Shine On You Crazy Diamond”, Pink Floyd (veja a coreografia no vídeo ao lado). E, enquanto esperava para ouvir as notas, fez caras e bocas - com seu batom bem vermelho -, esbanjando simpatia.
Nesta quinta, ela se apresentará no programa longo, em busca de mais uma medalha. Planos para o futuro, ela já tem. Quer trabalhar com jornalismo.
mosaico selo sharapova Ashley Wagner (Foto: Editoria de arte)mosaico selo sharapova Ashley Wagner (Foto: Editoria de arte)

Após vitória no UFC Fight Night 36, 'Do Bronx' entra no time dos casados

Lutador de Guarujá venceu o inglês Andy Ogle por finalização no último sábado, em Santa Catarina. Agora, ele se apronta para a nova fase da vida: o casamento

Por Guarujá, SP
14 comentários
De volta ao distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, após vencer o inglês Andy Ogle com a melhor finalização da noite no UFC Fight Night 36, no sábado, em Jaraguá do Sul (SC), Charles 'Do Bronx' Oliveira se prepara para uma nova etapa na vida.
O atleta de 24 anos comemora a boa fase dentro e fora do octógono. Noivo de Talita Roberta Pereira, com quem está há seis anos, 'Do Bronx', que conquistou a 17ª vitória em 21 lutas, faz planos para o próximo passo na vida pessoal.
- Tive uma temporada muito difícil em 2013, com lesões e derrotas marcando o decorrer do ano. Mas eu prometi para minha família e equipe que 2014 seria apenas de alegria. Na prática já está acontecendo. Venci minha primeira luta e agora vou me casar com a mulher que me acompanha nesta estrada há muito tempo. Sempre fiz tudo certo. O casamento só vai acrescentar e melhorar ainda mais nossas vidas - afirma 'Do Bronx', que se casa no próximo dia 15.
Charles do Bronx e noiva (Foto: Arquivo pessoal)Charles e Talita estão juntos há seis anos (Foto: Arquivo pessoal)
Ganhador do bônus "Performance da Noite" que rendeu ao atleta US$ 50 mil (cerca de R$ 119,6 mil na cotação da última sexta-feira) ao finalizar Andy Ogle com um triângulo com chave de braço aos 2m40s do terceiro round, Charles diz que o prêmio veio em boa hora.
- Vai me ajudar muito no casamento e na lua de mel também (risos). Queria apenas vencer a luta, independentemente da forma. Mas Deus sabe o que faz - conta.
Charles vinha de duas derrotas e uma desistência (por lesão, no UFC 166) antes do evento de Santa Catarina. Aliviado com a vitória e feliz por, pela primeira vez, ter a torcida dos familiares na plateia, ele espera evoluir na categoria peso pena e reafirma o sonho de conquistar o cinturão que hoje pertence a outro brasileiro, José Aldo.
- Foi maravilhoso voltar a vencer, ainda mais com a presença dos meus pais. Minha mãe tomou um susto quando me viu no dia da pesagem (sexta-feira) porque tive que perder muito peso para não ter problemas. Mas (o susto) foi por pouco tempo, pois logo depois que desci da balança dava para ouvir os gritos dela na plateia, vibrando com o resultado. Na luta foi a mesma coisa, muita energia positiva vindo não só dos familiares, mas de todos brasileiros presentes na arena. Estou muito feliz e vou batalhar forte para realizar o sonho do cinturão. Não vou estipular prazo para que isso aconteça, mas quero lutar contra os melhores e andar para frente sempre - conclui Do Bronx.
Charles do Bronx Oliveira x Andy Ogle MMA UFC (Foto: Getty Images)Do Bronx ganhou o prêmio de "Performance da Noite" ao finalizar Andy Ogle no terceiro round (Foto: Getty Images)

Gleison Tibau se lesiona e dá lugar a Michel Trator no UFC em Natal

Lutador potiguar, recordista brasileiro de lutas pelo Ultimate, fica fora de evento em seu estado de origem devido a lesão não especificada

Por Natal
9 comentários
Gleison Tibau MMA UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Gleison Tibau ficará de fora do evento em seu
estado natal (Foto: Evelyn Rodrigues)
O recordista brasileiro de lutas no UFC vai ficar de fora justamente do combate em seu estado natal. O Ultimate anunciou através do Twitter nesta quarta-feira que o potiguar Gleison Tibau foi forçado a desistir da luta contra Mairbek Taisumov pelo UFC: Shogun x Henderson 2, em Natal, devido a uma lesão. Ele será substituído pelo paraense Michel Trator.
Gleison Tibau já fez 21 lutas pelo Ultimate, maior número por parte de um brasileiro, e lutou em dois eventos da organização no Brasil. Desta vez, porém, a luta em Natal era especial, já que o peso-leve é nascido em Tibau, cidade potiguar localizada a cerca de 328km da capital do estado e que leva em seu nome profissional - o nome de batismo do atleta é Janigleison Herculano Alves. A natureza de sua lesão não foi revelada.
Em seu lugar, entra o paraense Michel "Trator" dos Prazeres, que busca sua segunda vitória no UFC após derrotar Jesse Ronson por decisão dividida no UFC 165, em setembro do ano passado. Michel estreou na organização em maio do ano passado, também como substituto de última hora, e foi derrotado por Paulo Thiago por decisão unânime. Antes disso, havia vencido 16 lutas consecutivas no circuito nacional de MMA.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MM.
Confira o card atualizado do UFC de Natal:
UFC Fight Night no Combate: Shogun x Henderson 2
23 de março de 2014, em Natal
CARD DO EVENTO
Peso-meio-pesado: Maurício Shogun x Dan Henderson
Peso-médio: Cezar Mutante x CB Dollaway
Peso-leve: Léo Santos x Norman Parke
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Gian Villante
Peso-pena: Rony Jason x Steven Siler
Peso-leve: Michel Trator x Mairbek Taisumov
Peso-médio: Ronny Markes x Thiago Marreta
Peso-mosca: Jussier Formiga x Scott Jorgensen
Peso-meio-médio: Thiago Bodão x Kenny Robertson
Peso-pena: Diego Brandão x Will Chope
Peso-pena: Godofredo Pepey x Noad Lahat
Peso-meio-pesado: Francimar Bodão x Hans Stringer*

'Homem mais forte do mundo' terá mais um ex-UFC como adversário

Mariusz Pudzianowski vai encarar Oli Thompson no dia 17 de maio. Evento contará ainda com participação de Mamed Khalidov e duas disputas de título

Por Rio de Janeiro
2 comentários
Mariusz Pudzianowski terá a oportunidade de enfrentar um ex-lutador do Ultimate pela terceira vez seguida. Depois de uma derrota e uma vitória contra o americano Sean McCorkle, o polonês terá pela frente agora Oli Thompson no dia 17 de maio, em Sopot (POL), no KSW 27. Em 2012, o inglês fez dois combates na principal organização de MMA do mundo: foi nocauteado por Shawn Jordan e finalizado por Phil De Fries. Desde então, venceu três dos quatro combates que disputou.
pôster do KSW 27 (Foto: Divulgação)Pôster do KSW 27 destaca presença de Mamed Khalidov (centro)  (Foto: Divulgação)
Também com três vitórias e uma derrota nas quatro últimas lutas que disputou, Mariusz Pudzianowski tem ao todo 6-3-0, 1NC no MMA. Ele ganhou destaque na mídia especializada por ter sido cinco vezes campeão do concurso "Homem Mais Forte do Mundo", da Federação Internacional de Atletas de Força.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Além de Mariusz Pudzianowski x Oli Thompson, o KSW 27 terá Mamed Khalidov na luta principal, contra um adversário a ser divulgado. Khalidov tem um dos melhores cartéis entre todos os pesos-médios do mundo, com 28 vitórias, quatro derrotas e dois empates.

Ainda no evento, Aslambek Saidov defenderá seu cinturão meio-médio contra Borys Mankowski, e a campeã peso-mosca Karolina Kowalkiewicz vai medir forças com Jasminka Cive.
Mariusz Pudzianowski mma KSW (Foto: Divulgação/KSW)Mariusz Pudzianowski (dire.) venceu Sean McCorkle em setembro (Foto: Divulgação/KSW)
Tim Sylvia estreia no KSW 26
Vindo de três derrotas seguidas, o ex-campeão peso-pesado do Ultimate Tim Sylvia  vai fazer sua estreia no KSW na 26ª edição. O evento será realizado no dia 22 de março, em Varsóvia. O adversário do americano será Karol Bedorf. A luta principal terá a disputa de cinturão dos médios entre o Michal Martela, o campeão, e Jay Silva.

José Pelé Landi se desliga do WSOF
e vai lutar pelo Titan FC em abril

Ex-companheiro de Anderson Silva, Maurício Shogun e Wanderlei Silva
muda de organização para não ficar muito tempo sem lutar

Por Rio de Janeiro
1 comentário
montagem MMA José Pelé x Patino (Foto: Editoria de Arte)José Pelé Landi (esq.) enfrentaria Jorge Patino
Macaco no segundo semestre (Foto: Editoria de Arte)
José Pelé Landi acertou contrato com o World Series of Fighting no fim do ano passado e enfrentaria Jorge Patino Macaco em um evento no Brasil, mas Macaco lutou recentemente pelo próprio WSOF, foi nocauteado e recebeu uma longa suspensão. Por conta disso, Pelé decidiu mudar de organização e assinou com o Titan FC. Aos 40 anos, ele não queria ficar muito tempo sem lutar.
- Tivemos uma reunião com WSOF e voltamos atrás com o contrato, porque iria ficar muito tempo na geladeira. Depois que o Macaco tomou um nocaute na Flórida, levou uma suspensão de cinco messes. Rapidamente aceitei o contrato do Titan, que aumentou a bolsa e o número de lutas - escreveu o lutador em sua página no Facebook.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A estreia de Pelé Landi (28-15), ex-companheiro de treinos de Anderson Silva, Maurício Shogun e Wanderlei Silva quando todos estavam na Chute Boxe, será no dia 28 de abril, em Kansas City (EUA). O adversário ainda não foi divulgado.

Wand, sobre briga com Sonnen: 'O pessoal vai ver que eu tinha razão'

Brasileiro deixa no ar desfecho da confusão: 'Aconteceu o que todo mundo queria fazer'. Ele acha que pesados do TUF não lutarão na categoria no UFC

Por São Paulo
68 comentários
Wanderlei Silva ufc (Foto: Adriano Albuquerque)Wanderlei Silva participa do TUF como treinador
pela segunda vez (Foto: Adriano Albuquerque)
Dois desafetos declarados, Wanderlei Silva e Chael Sonnen já deixaram a expectativa para o início do TUF Brasil 3 lá no alto somente com o anúncio de que ambos seriam os treinadores da temporada deste ano. No fim de janeiro, Dana White revelou que os dois lutadores brigaram durante as gravações, aumentando ainda mais a curiosidade dos fãs de MMA. Em entrevista concedida à imprensa brasileira nesta terça-feira, Wand não deu muitos detalhes sobre o episódio e ainda pediu desculpas. Mas deixou um mistério no ar sobre o que ocorreu de fato entre ambos e como a história terminou.
- Eu até falo para o pessoal "não faça isso, não faça aquilo", mas o cara (Chael Sonnen) me tirou do sério algumas vezes. Queria até pedir desculpas para as pessoas e que entendam, eu não tenho sangue de barata. Não dá, né? O chefe (Dana White) é neutro, ele gosta do justo. O justo foi feito, então está tudo certo. Quando passar no programa o pessoal vai ver que eu tinha razão. Aconteceu ali o que todo mundo queria fazer (risos) - disse o brasileiro.
Wanderlei Silva sempre foi um dos alvos preferidos das provocações de Chael Sonnen. Dois episódios sobre essa rivalidade ficaram marcadas na memórias dos fãs: uma ameaça que o brasileiro fez ao americano em um carro e um encontro com direito a encarada tensa e xingamentos. Wand fez uma crítica ao jeito que Sonnen usa para se promover dentro do Ultimate.
- Esse marketing, se ele conseguir levar para o lado bom, é bom. Para ele é bom. Só não é bom para quem ele fala mal, não é? Dos países que ele fala mal, das crianças que ele fala mal, das mulheres que ele fala mal... Isso não é legal. Acho totalmente ruim você fazer piadinhas assim para ganhar um dinheiro a mais.
wanderlei silva ufc (Foto: Adriano Albuquerque)Wanderlei Silva vem de vitória sobre Brian Stann no UFC (Foto: Adriano Albuquerque)
Para tentar acalmar os ânimos dos dois dentro do programa, a direção do reality show convocou Hortência e Isabel, respectivamente ex-jogadores da seleção brasileira de basquete e vôlei, para ajudá-los. A ideia foi bastante elogiada por Wanderlei Silva.
- Achei muito legal, foram duas atletas de ponta. Elas deram uma humanizada no vestiário. Se você chega lá e pergunta quem está cansado, quem não quer treinar, ninguém vai levantar a mão e dizer que não quer. Todo mundo dirá que vai. E muitas vezes o cara está cansado, está mal de cabeça, meio chateado, e então é bom porque elas conseguiram tirar algo deles que às vezes a gente não conseguia. Falavam uma palavra legal, faziam alguns exercícios para unir o grupo, algumas coisas diferentes... Foi muito interessante ter esse contato com elas.
Acho que muitos (lutadores do TUF Brasil 3) serão aproveitados. O nível estava muito bom. Todos os caras fortes, sarados, não tinha nenhum gordo nem nada... Todos na ponta dos cascos, o nível no Brasil está crescendo muito"
Wanderlei Silva, técnico do TUF Brasil 3
Sobre os lutadores do prgorama em si, Wanderlei Silva ficou muito contente com o nível apresentando e revelou que quer ver todos eles, inclusive os que estiveram na equipe de Chael Sonnen, com pelo menos mais uma chance no Ultimate. O programa deste ano, após a primeira eliminatória, terá oito pesos-pesados e oito pesos-médios na casa.
- É a chance das vidas desses caras. Se o cara chegar aqui e fizer corpo mole, ele está morto. Tem que chegar aqui e dar a vida mesmo. O lutador que chega à semifinal, à final ou o cara que se apresenta bem, ele vai ter a chance de voltar para o UFC. Não só os caras que ganham voltam, né? Aliás, vou falar para o patrão (Dana White, presidente do UFC) dar pelo menos mais uma chance a todos, mesmo os que não foram para a final. Usar esses caras para lutar novamente agora, ou entre si ou contra atletas de outros centros para ver a performance deles lá. Dos dois times. Porque aqui eles lutam em uma situação muito adversa. Eles moram em uma casa por um mês com outros lutadores, com o cara que você vai lutar, tem o desgaste emocional, tem o desgaste da comida, do sono. E tudo isso influencia muito no desempenho do atleta - analisou o ex-campeão do Pride.
Wanderlei Silva ufc (Foto: Adriano Albuquerque)Wanderlei Silva acredita que pesados do TUF Brasil 3 lutarão nos meio-pesados (Foto: Adriano Albuquerque)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Wanderlei Silva também comentou especificamente sobre os pesos-pesados do TUF Brasil 3. Para ele, dificilmente o programa revelerá lutadores para a categoria. Wand acredita que os atletas têm bastante potencial, mas são pequenos para enfrentar os gigantes do Ultimate. O ideal, portanto, seria descer de divisão.
- Acho que muitos (lutadores do TUF Brasil 3) serão aproveitados. O nível estava muito bom. Todos os caras fortes, sarados, não tinha nenhum gordo nem nada... Todos na ponta dos cascos, o nível no Brasil está crescendo muito. (...) Os pesos-pesados não estavam muito grandes, os mais pesados tinham 106kg, 107kg. São caras que lutam até 93kg (meio-pesados). Dos pesos-pesados mesmo eu não sei se terá algum que vai lutar na categoria, mas entre os meio-pesados com certeza eles vão incomodar - declarou.
A terceira temporada do TUF Brasil será exibida pela Rede Globo e tem previsão de estreia para o dia 9 de março. A final do programa, quando serão conhecidos os campeões das duas categorias, será no dia 31 de maio em local a ser divulgado. Chael Sonnen e Wanderlei Silva também lutarão nesse evento.

Para tirar dúvidas, Wand defende contratação de Cyborg pelo UFC

Após polêmica com Dana White na semana passada, ex-campeão do Pride diz que brasileira merece uma oportunidade para provar se está limpa ou não

Por Rio de Janeiro
91 comentários
Wanderlei Silva foi envolvido de uma forma indireta em uma polêmica entre o presidente do Ultimate, Dana White, e a lutadora Cris Cyborg, desafeta declarada da campeã peso-galo do UFC, Ronda Rousey. Dana disse na semana passada que Cyborg se parece fisicamente com Wand, que a cabeça dela é enorme por causa dos anabolizantes que teria usado e questionou aos jornalistas presentes quem acreditava que ela está lutando de forma limpa. Wanderlei foi perguntado nesta terça-feira sobre o assunto, durante entrevista para a imprensa brasileira em São Paulo, e deu uma sugestão para acabar de uma vez com essa discussão sobre a capacidade física da campeã peso-pena do Invicta FC.
- Se tem algum problema com doping ou alguma coisa, vai lá e faz o teste, veja se é verdade ou não é. Não deve falar sem ter uma prova. Acho que o UFC deveria contratá-la, testá-la para saber se está limpa ou não e dar uma oportunidade. Fazendo o trabalho dela, ela vai provar se está certa ou errada - disse Wanderlei.
Wanderlei Silva ufc (Foto: Adriano Albuquerque)Wanderlei Silva quer ver Cris Cyborg no Ultimate (Foto: Adriano Albuquerque)
A entrevista de Dana White repercutiu e muito na equipe de Cris Cyborg. O empresário dela, Tito Ortiz, abriu mão de gerenciar a atleta. Cyborg, por sua vez, rebateu os comentários do dirigente em uma entrevista ao Combate.com.
- Fiquei triste por ver uma pessoa que não me conhece e que me viu apenas uma vez na vida tentar me desmoralizar perante os meus fãs e o meu público, sem nem sequer saber os princípios com os quais fui educada pela minha família. O que eu posso dizer? Só posso continuar usando o mesmo antídoto que eu usava quando criança: treinar cada fez mais. Era isso que eu fazia quando me aborrecia com algo - declarou a brasileira, completando:

- Ninguém tem o direito de te acusar sem provas. Já expliquei muitas vezes que o episódio do doping foi um erro durante a perda de peso para aquela luta, e é com os nossos erros que evoluímos. Justamente por não sermos perfeitos, não temos o direito de julgar ninguém. Já se passaram dois anos desde então, eu já cumpri suspensão, retomei minha carreira, voltei a ser campeã com a ajuda do Tito Ortiz e do George Prajin, que me estenderam a mão quando todo mundo me deu as costas…E, enfim,  já lutei três vezes, sendo que fui testada em duas das últimas três lutas. Podem me testar hoje, amanhã ou quando quiserem. Eu estou com a consciência tranquila. Não posso ser julgada pelo resto da vida por um erro que eu cometi há 2 anos. Não quero ser lembrada a minha carreira inteira pelo único erro que eu cometi.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Com 12 vitórias na carreira e apenas uma derrota, Cris Cyborg ficou realmente conhecida ao tomar o cinturão peso-pena de Gina Carano, em 2009, pelo extinto Strikeforce. Ela precisou de apenas um round para vencer a rival, com uma performance que entrou para a história do MMA feminino.
Quando o Ultimate comprou o Strikeforce, a organização não entrou em acordo com Cyborg e a liberou do contrato. Um dos entraves foi a dificuldade de se chegar a um consenso sobre em que peso Cyborg iria lutar.

Ex-TUF Gasparzinho luta contra produtor de evento em Garanhuns

Promotor se oferece para lutar com potiguar após adversários propostos recusarem combate. Gasparzinho busca terceira vitória seguida pós-UFC

Por Garanhuns, PE
13 comentários
Cartaz GFC Anistávio Gasparzinho Evandro Silva MMA (Foto: Divulgação)O cartaz do GFC, com Anistávio Gasparzinho (dir.) e
o produtor Evandro Silva (Foto: Divulgação)
O lutador potiguar Anistávio Gasparzinho volta aos cages nesta sexta-feira, no Garanhuns Fighting Championship, em Garanhuns-PE. Seu adversário será o próprio promotor do evento.
Soa estranho, mas vai acontecer. Na falta de adversários para o participante do primeiro The Ultimate Fighter Brasil, o produtor Evandro Silva, que também luta profissionalmente, se ofereceu para enfrentar Gasparzinho. Evandro tem um cartel modesto, de quatro vitórias, quatro derrotas e um empate, mas seus quatro triunfos vieram em seus últimos seis combates, e ele tem duas vitórias seguidas no próprio evento.
- Respeito Evandro e agradeço a ele por aceitar a luta. Ele tentou vários nomes que se esconderam atrás de bolsa e se dispôs a lutar comigo. Apesar do cartel, ele é um cara duro, está refazendo a carreira, tanto que só perdeu uma vez nas últimas cinco lutas e tenho certeza que vamos dar um show para o público - disse Gasparzinho, através de sua assessoria de imprensa.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MM.
Uma luta entre o promotor do evento e um atleta é inusitado, mas quase já aconteceu no UFC. Ficou famosa a história de um acordo entre Dana White, presidente do evento, e Tito Ortiz, ex-campeão peso-meio-pesado da organização, de que lutariam boxe se houvesse uma discordância contratual entre eles. A luta nunca saiu do papel, mas o combate chegou a ser planejado e só não teria acontecido porque Ortiz não compareceu à pesagem.
Falando em UFC, será a quarta luta de Gasparzinho desde que teve uma oportunidade na organização, após sua participação no TUF Brasil 1. Após uma derrota para Nilson "Feijão" Pereira no MMA Rocks, o lutador venceu duas lutas seguidas e planeja voltar ao peso-galo após o combate contra Evandro.
- Durante e depois do TUF tudo é muito bonito, muitas promessas, muitas oportunidades, a pessoa se deslumbra e esquece as coisas importantes. Estou focado na minha carreira, tive um filho e ele completou um ano recentemente, e quero que ele veja o pai com muitas conquistas. Espero fazer muitas lutas ainda este ano, descer para o meu peso e lutar contra os melhores. Quero mostrar a todos que tenho muito a oferecer como lutador - afirmou Gasparzinho, que tem 17 vitórias e nove derrotas em seu cartel profissional.
CORREÇÃO: Ao contrário do que o Combate.com publicou inicialmente nesta nota, Anistávio Gasparzinho não é cearense. O lutador, na verdade, é potiguar. O erro foi publicado às 16h58m e corrigido às 17h10m.

Rafaello Trator quer fazer jus a apelido na estreia de Koch nos leves

Pernambucano quer voltar a vencer e planeja conquistar fãs em todo o país: 'Se Deus quiser, o povo brasileiro vai poder botar fé em mim'

Por Direto de Las Vegas, EUA
12 comentários
O brasileiro Rafaello Oliveira, o “Trator”, enfrenta no próximo sábado o americano Eric Koch pelo card preliminar do UFC Rousey x McMann, que acontece no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas (EUA). O pernambucano, inclusive, quer estragar o recomeço do rival, que fará a sua estreia na categoria dos leves, depois de vencer duas lutas e perder duas na divisão dos penas. Para isso, Trator planeja fazer jus ao seu apelido:
- O Eric é um cara duro, mas na categoria de baixo. Agora ele está vindo para a minha categoria, né? Eu vou dar as boas-vindas a ele nos pesos-leves, vou justificar meu apelido e, se Deus quiser, vou trazer a vitória para o Brasil. Ele é um cara muito bom em kickboxing e é bem completo, tem algumas finalizações. É um atleta duro de MMA e devia ter disputado o cinturão contra o Aldo, mas se machucou. Vem de duas derrotas, mas para caras top. Koch é bom, mas eu acho que não é mais duro do que o Edson Barboza. - analisa o brasileiro, que vem, justamente, de derrota por nocaute técnico para o compatriota no UFC 162, que aconteceu em julho, também em Vegas.
Rafaello Trator, UFC 170 (Foto: Evelyn Rodrigues)Trator quer passar por cima de Eric Kock no sábado (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Aquela luta foi boa para o Edson, mas não foi boa pra mim. Eu realmente não consegui encontrar meu jogo e ele conseguiu chutar muito rápido e acabou anulando o meu jogo. Eu não conseguia achá-lo lá dentro. Foi bom para ele, mas eu achei que eu entrei bem, devia ter colocado mais pressão sobre ele, mas não deu. O jeito vai ser fazer isso nessa luta de agora - completa.
O pernambucano, inclusive, resolveu inovar no visual para o duelo deste sábado e revelou que a inspiração para o novo corte de cabelo veio da esposa, Wanessa Carolina:
- Esse corte de cabelo foi ideia da minha mulher. Estávamos assistindo a um reality show do Brasil e um cara cortava o cabelo assim. Aí acabei deixando, ela gostou, já faz seis meses que está assim. A barba já tinha deixado crescer desde a outra luta. Eu só raspei quando acabou o duelo mesmo, mas agora eu resolvi deixar. Lá em New Jersey, onde eu treino na AMA Fight Club,  o pessoal tem essa mania de ir ao barbeiro. Eu fui com uns amigos meus e curti. Tomara que traga sorte.

Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MM.
Com um cartel de 15 vitórias e seis derrotas na carreira, sendo três derrotas e uma vitória no UFC, Trator acredita que 2014 será o ano da virada e espera conseguir conquistar a torcida e o apoio dos brasileiros de todo o país:
- Eu acho que a arma secreta é só eu acreditar no meu potencial e, na hora ali, conseguir ser eu. Se eu for o "Trator de Pernambuco", tenho condições de lutar de igual para igual com qualquer lutador. Quero dar o meu máximo no UFC, vou mostrar nessa luta o que eu posso fazer e, se Deus quiser, o povo brasileiro vai poder botar fé em mim. Lá em Recife, Pernambuco, sei que muita gente torce por mim, por saber que eu sou de lá e do meu potencial, mas não sou muito conhecido nas outras regiões do país. Eu só quero mostrar o meu valor para o Brasil.

O Canal Combate transmite o UFC 170 ao vivo neste sábado, com exclusividade, a partir das 21h00 (horário de Brasília).Confira o card completo:

UFC 170
22 de fevereiro de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Ronda Rousey x Sarah McMann
Peso-meio-pesado: Daniel Cormier x Patrick Cummins
Peso-meio-médio: Rory MacDonald x Demian Maia
Peso-meio-médio: Mike Pyle x T.J. Waldburger
Peso-meio-médio: Robert Whittaker x Stephen Thompson
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Alexis Davis x Jessica Eye
Peso-galo: Raphael Assunção x Pedro Munhoz
Peso-galo: Cody Gibson x Aljamain Sterling
Peso-mosca: Zach Makovsky x Josh Sampo
Peso-leve: Rafaello Oliveira x Erik Koch
Peso-leve: Ernest Chavez x Yosdenis Cedeno

Sonnen se arrepende de briga, mas avisa: 'Wanderlei, não pode me tocar'

Americano diz que teve que fazer mímica por dificuldades em falar português, recusa pedido por torcida brasileira e elogia Hortência: 'Foi provavelmente o destaque'

Por São Paulo
167 comentários
O americano Chael Sonnen será o primeiro treinador estrangeiro do reality show The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões, cujas gravações se encerraram nesta quarta-feira - a terceira temporada do programa tem previsão de ida ao ar a partir de 9 de março, na Rede Globo. Ao final das filmagens, o ex-desafiante número 1 dos pesos-médios e pesos-meio-pesados se mostrou satisfeito com a experiência. Elogiou os lutadores de ambas as equipes e até o trabalho de seu antagonista, Wanderlei Silva, como treinador. Todavia, não escondeu que a convivência com o arquirrival não foi fácil, e disse que sua opinião de que Wand é um "bully" ("valentão", em tradução livre) apenas foi reforçada durante a competição.
chael sonnen tuf brasil ufc (Foto: Adriano Albuquerque)Chael Sonnen posa na academia do TUF Brasil 3, em São Paulo (Foto: Adriano Albuquerque)
Sonnen, que já questionou as maiores conquistas de Wanderlei no MMA e o provocou no passado, afirmou que tentou ser cortês com o adversário, mas que a situação ficou tão ruim que explodiu na briga noticiada pelo presidente do UFC, Dana White, no final de janeiro. O lutador se mostrou arrependido do que aconteceu, mas considera que foi uma situação inevitável.
- Eu poderia derrubá-lo e bater nele todos os dias! Eu me arrependo que tenha acontecido, mas foi tipo, "Wanderlei, não posso deixar você colocar as mãos em mim, e eis o que acontece quando você faz isso, idiota. É assim que você é tratado" - disse Sonnen ao GloboEsporte.com.
Apesar da altercação entre os dois ter tomado as manchetes, o lutador americano garante que os destaques do programa foram os atletas aspirantes que ele e Wand comandaram. Sonnen pareceu bastante empolgado com o nível dos lutadores e disse que o TUF Brasil foi uma espécie de "campeonato brasileiro de MMA". Por outro lado, o estrangeiro admitiu que a comunicação com os seus comandados foi difícil devido à barreira da língua. Apesar de já ter afirmado que o português era mais fácil do que "pig latin" (espécie de "língua do Pê" americana), Sonnen precisou de um intérprete para se comunicar e, mesmo assim, não foi fácil.
- Tive de jogar mímica por 45 dias seguidos, tentando atuar todo dia o que queria dizer. Tínhamos um intérprete incrível, e tivemos algumas pessoas que ajudaram muito, mas o problema é que há oito caras, cinco técnicos e um intérprete. Então, ele era puxado para todos os lados e, quando a conversa está rolando (no treino), tem que ser ali, não dá para voltar nela depois. Joguei muita mímica. A coisa boa disso é que eu gosto muito de mímica. Eu me diverti muito. Mesmo quando ia a restaurantes e tentava pedir comida, tinha um amigo que fala inglês e dizia, "Chael, me diga o que você quer que eu peço", e eu dizia, "Não! Não, deixe-me jogar este jogo! Chegarei lá eventualmente! Eles vão me entender!" Estávamos numa desvantagem competitiva, e já sabíamos disso. Meus caras estavam em desvantagem por minha causa. Eu sinto muito por isso, mas nós já sabíamos que seria assim.
Wanderlei Silva e Sonnen TUF Brasil 3 Hortência e Isabel (Foto: Divulgação)Para Sonnen, Hortência teve influência positiva em sua equipe (Foto: Divulgação)
Na hora das lutas, porém, a situação era diferente: Sonnen precisava comunicar imediatamente aos seus atletas o que precisava no cage, e não podia esperar pelo tradutor. Por isso, contava com uma "cola" com os nomes dos golpes em português, e com o auxiliar brasileiro Vinny Magalhães para ditar as ordens.
- Isso foi um desafio muito grande. Vinny realmente assumiu o controle. Vinny sabe o que está vendo, sabe o que está fazendo, mas não está vendo a mesma coisa que eu. Se eu dividisse minha opinião, seria uma opinião diferente, mas a opinião dele ainda é boa. Ele sabe o que faz, e o trouxemos por isso. Trevor estava sempre lá, mas o problema é que a ação se move tão rápido! Se você quer gritar "jab", você não tem nem um segundo, você tem menos de meio segundo. Se eu disser "jab" e ele for gritar "jab", já passou um segundo, não precisamos mais do jab, agora queremos um cruzado! - explicou.
Falando em assistentes, esta temporada do TUF Brasil terá uma novidade: a presença das ex-atletas Isabel Salgado e Hortência Marcari como treinadoras ao lado dos dois lutadores. A campeã mundial de basquete ficou no time de Sonnen, e o americano elogiou muito sua participação.
- Provavelmente, foi o destaque de tudo isso. Eu odeio listar as coisas e dizer qual foi a favorita, nunca faria isso com um atleta - são como filhos, gostei de todos por igual - mas Hortência foi provavelmente a experiência número 1. Ela é uma competidora de verdade. Ela fez tudo, como treinadora e atleta. Foi uma tremenda líder e nos saímos muito melhor graças a ela. Não só ela tinha sua própria experiência em competição e não só tinha as palavras certas nos momentos certos, mas ela foi genuína. Ela ficava mal quando os caras estavam mal, ela ficava empolgada quando os caras estavam comemorando. Foi real, e os caras sentiram - contou.
Ao final do reality show, o público brasileiro terá conhecido melhor tanto Wanderlei Silva quanto Chael Sonnen, e poderá escolher por qual dos dois vai torcer na luta do dia 31 de maio, ainda com local indefinido. O americano, porém, não quis especular se o público terá uma nova opinião sobre ele nessa época, e afirmou que gostaria de permanecer como o "vilão da história".
- Eu nunca pedi para uma plateia por sua aprovação, e não vou começar agora. Eu preferiria ser o cara mau. É o que me trouxe aqui, e não vou pedir a ninguém por aplausos - concluiu Sonnen.

De olho no cinturão, Demian Maia diz que vai lutar 'em casa' no UFC 170

Brasileiro fala sobre o apoio da torcida em Vegas e confessa frio na barriga antes de subir no octógono: 'A gente fica sempre tenso quando vai subir ali'

Por Direto de Las Vegas
39 comentários
Lutando em casa. É assim que o brasileiro Demian Maia vai se sentir quando entrar no octógono no próximo sábado para enfrentar o canadense Rory MacDonald pelo UFC 170, que acontece no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, EUA.
- Eu adoro lutar aqui, já lutei cinco vezes e sempre venci. Já treinei muito aqui com o Wanderlei Silva também, então tenho boas memórias. Fora que a torcida brasileira é fenomenal. Eles vêm aqui para Las Vegas, lotam a arquibancada. A última vez que lutei aqui no Mandalay foi contra o Jon Fitch e, mesmo quando eu enfrentei o Dong Hyun Kim, no MGM, eu vi uma coisa impressionante, parecia que eu estava lutando no Brasil por conta da quantidade de brasileiros. Eram gritos, coros, isso é muito legal - declarou Demian em entrevista ao Combate.com, depois de uma sessão de treinos na terça-feira à noite.
Demian Maia UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Demian Maia nos corredores do Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)
O brasileiro, aliás, estava com um leve hematoma abaixo do olho direito e um pequeno machucado na altura da testa, reflexo das sessões de sparring durante a preparação para o duelo:
- Na verdade, foi coincidência. O treino é sempre duro, mas às vezes acontece. Eu dei uma ralada aqui e levei um soco no olho um dia…Mas é normal. Todo treino é duro, às vezes a gente sai com alguma marca, às vezes não - justificou.
Aos 36 anos de idade, o paulista ocupa a posição número seis no ranking oficial da categoria e vem de revés para Jake Shields na decisão dividida dos juízes no UFC Barueri, em outubro do ano passado. Apesar de o duelo não ter tido o desfecho que gostaria, Demian sabe que foi uma luta bastante equilibrada. Justamente por isso, ele buscou trabalhar os erros que tiraram a vitória de suas mãos no combate.
- Foi uma luta muito difícil para mim, porque eu estava no Brasil, estava fazendo o evento principal da noite e perdi em uma decisão dividida para ele. E acho que uma das piores derrotas que você pode ter é uma decisão dividida, porque você sabe que, por muito pouco, o juiz decidiu para um ou para outro. Então, eu revi a luta algumas vezes, mas não adianta, você tem que voltar, treinar e fazer o que todo mundo fala: rever o que você errou. Eu vi algumas coisas que eu realmente fiz errado e que dá para melhorar e vou enfrentar outro adversário duríssimo este sábado, então o foco é no Rory. Mas o Jake Shields é um cara que muita gente não dá o devido valor, só que ele sabe ganhar as lutas muito bem, daquele jeito dele, pontuando, mas ele em geral vence.
Demian Maia na pesagem do UFC (Foto: Adriano Albuquerque)Nas últimas duas lutas que fez em Las Vegas,
Demian saiu vitorioso (Foto: Adriano Albuquerque)
Coincidentemente, Rory MacDonald, adversário de Demian neste sábado, também vem de derrota por decisão dividida. Considerado uma das grandes revelações do UFC, o canadense, que é nove anos mais novo do que o brasileiro e é parceiro de treino de Georges St-Pierre, perdeu o combate para Robbie Lawler, em novembro passado, no evento de 20 anos do Ultimate, e atualmente ocupa a quarta posição no ranking da divisão.
- Um adversário do nível do Rory é sempre perigoso, principalmente vindo de uma derrota, porque ele quer dar a volta por cima. E ele  é um excelente atleta, então isso torna a luta mais perigosa ainda. Mas eu também estou com a mesma vontade e, certamente, nós dois vamos nos empenhar até acima do normal para conseguirmos a vitória.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MM.
Maia sabe que uma vitória sobre Rory pode colocá-lo novamente no bolo pela disputa do cinturão. Isso porque a divisão dos meio-médios está sem campeão definido desde que GSP anunciou que daria uma pausa na carreira. Sendo assim, Johny Hendricks e Robbie Lawler disputam o título no próximo dia 15 de março em Dallas e, quem vencer, enfrentará o vencedor de Carlos Condit x Tyron Woodley.  Demian, no entanto, não tem pressa e sabe que a experiência será um grande diferencial a seu favor:
-  O mais importante é que, com os anos de experiência, você vai entendendo como se focar, como não cair em armadilha, como não relaxar, como manter o equilíbrio entre a tensão e o relaxamento. Isso você vai ganhando com os anos e a gente vai trabalhando isso no camp, não adianta querer fazer isso na semana da luta - diz, confessando que, mesmo com 18 vitórias e cinco derrotas no cartel, ainda sente um frio na barriga quando entra para lutar:
-  Eu já subi muitas vezes ali, então eu sei como é, o que não quer dizer que a gente não fica sempre muito tenso quando vai subir no octógono. Mas eu estou confiante de que vai dar tudo certo - finaliza.
O canal Combate transmite o UFC 170 ao vivo neste sábado, com exclusividade, a partir das 21h30m (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha tudo em Tempo Real, com vídeo ao vivo da primeira luta do card preliminar, entre os pesos-leves estreantes Ernest Chavez e Yosdenis Cedeno. Na sexta-feira, site e canal exibem ao vivo a pesagem oficial, a partir de 21h. Confira o card completo:
UFC 170
22 de fevereiro de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Ronda Rousey x Sarah McMann
Peso-meio-pesado: Daniel Cormier x Patrick Cummins
Peso-meio-médio: Rory MacDonald x Demian Maia
Peso-meio-médio: Mike Pyle x T.J. Waldburger
Peso-meio-médio: Robert Whittaker x Stephen Thompson
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Alexis Davis x Jessica Eye
Peso-galo: Raphael Assunção x Pedro Munhoz
Peso-galo: Cody Gibson x Aljamain Sterling
Peso-mosca: Zach Makovsky x Josh Sampo
Peso-leve: Rafaello Oliveira x Erik Koch
Peso-leve: Ernest Chavez x Yosdenis Cedeno

Rashad Evans ficará seis meses fora de ação após cirurgia no joelho

Ex-campeão dos pesos-meio-pesados se lesionou durante treino com Cézar Mutante e será operado por médico do time de hóquei Los Angeles Kings

Por Rio de Janeiro
17 comentários
Rashad Evans MMA UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Rashad Evans lutaria neste sábado, pelo UFC 170
(Foto: Evelyn Rodrigues)
O lutador americano Rashad Evans vai ficar longe do octógono pelo menos até o segundo semestre de 2014. O ex-campeão dos pesos-meio-pesados do UFC anunciou na noite de terça-feira que vai passar por cirurgia no joelho e que ficará fora dos treinos ativos de MMA por pelo menos seis meses. O prazo para retorno vai ser reavaliado após a realização do procedimento.
Evans vai se operar com o mesmo médico que operou recentemente Julianna Peña, campeã do TUF 18 nos EUA: Dr. Ronald S. Kvitne, médico do time profissional de hóquei no gelo Los Angeles Kings. A natureza da lesão, porém, vem sendo mantida em segredo pelo lutador e por sua equipe, Blackzilians. Tudo o que foi revelado por Dana White, presidente do UFC, foi que a lesão foi sofrida durante um treino de quedas de Evans com o brasileiro Cézar Mutante, em que o joelho do americano ficou preso no tatame e torceu.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MM.
- Estou profundamente decepcionado por estar fora de ação no UFC, mas estou, como sempre, incrivelmente agradecido pelo apoio à minha família, amigos, equipe, ao UFC e mais do que tudo a todos os meus fãs durante esta pequena adversidade. Obrigado a todos por suas contínuas mensagens de apoio. Voltarei mais forte do que nunca! - disse Evans através de comunicado oficial.
Rashad Evans enfrentaria Daniel Cormier no UFC 170, neste fim de semana, em Las Vegas. Por causa da lesão, porém, o peso-meio-pesado foi substituído por Patrick Cummins.

St-Pierre: 'Dana é o promotor e quer o melhor show. Mas o chefe é Lorenzo'

Canadense ex-campeão dos meio-médios do UFC diz que teve conversa com o dono da organização e que espera grandes mudanças para o MMA

Por Rio de Janeiro
26 comentários
Georges St-Pierre (Foto: Rodrigo Malinverni)Georges St-Pierre revelou ter tido uma conversar com o
dono do UFC, Lorenzo Fertitta (Foto: Rodrigo Malinverni)
O canadense Georges St-Pierre parece estar gostando de dar entrevistas. Após anunciar seu afastamento das lutas por tempo indeterminado, o ex-campeão dos meio-médios do UFC vem conversando com a imprensa por onde quer que vá, falando sobre as razões da pausa que deu na carreira e, eventualmente, sobre Dana White. Em entrevista ao programa "Off The Record", o lutador garantiu que se sentiu insultado quando o perguntaram se ele usava medicamentos proibidos para melhorar sua performance como lutador.
- Eu fiquei furioso, mas não no começo. Quando começaram a me perguntar isso, eu tomava como um elogio à minha capacidade atlética. Mas a coisa começou a ficar parecida com picadas de insetos, que uma hora começam a incomodar. Decidi fazer o teste mais confiável do mundo pagando do meu próprio bolso, para provar que eu podia ser um campeão sem usar drogas.
Perguntado se já havia enfrentado alguém que estivesse sob efeito de anabolizantes ou substâncias proibidas, o ex-campeão dos meio-médios do UFC disse ser impossível saber.
- Não posso responder essa pergunta, mas há muita gente usado substâncias proibidas. Nunca se tem 100% de certeza, e eu não quero acusar ninguém individualmente, porque se eu fizer com um, outros 20 continuarão sem ser revelados. Eu quero atacar o sistema, e não as pessoas. Também é preciso entender que eu não quero atacar o UFC. Eu defendo o UFC e o MMA. Faço isso para ajudar a marca e o esporte. Sou um dos caras que luto pela legitimação do meu esporte, e só faço isso hoje porque acho que existe um problema enorme nele. Quando tornei a minha causa pública, recebi inúmeas mensagens de pessoas, não só lutadores, mas repórteres, que não podem falar abertamente sobre o assunto por medo de perderem o direito a se credenciar para os eventos. Eles me apoiaram. Já conversei com Lorenzo Fertitta (um dos donos do UFC) e acho que foi bom. Haverá muitas mudanças, e isso será bom para o esporte. É um passo importante para que atinjamos mais e mais pessoas e tornemos o MMA um novo esporte.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MM.
Dana White MMA UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Canadense disse achar Dana White o melhor promotor
esportivo de todo o mundo (Foto: Evelyn Rodrigues)
Georges St-Pierre também falou sobre sua relação por vezes conturbada com Dana White.
- Lorenzo é o chefe. Entendam, eu não tenho medo ou estou bravo com Dana. Dana é o promotor, e eu não levei nada do que ele disse para o lado pessoal. Ele está no seu papel ao querer ter uma revanche que movimentará muito dinheiro e atrairá muita atenção. Esse é o seu papel, e ele não se importa se alguém ama ou odeia o show. Ele quer que as pessoas estejam sintonizadas na transmissão. Essa é a função de Dana White, e ele a exerce muito bem. Todos reagiram ao que ele falou, e eu não acho que ele seja mau por ter dito o que disse. Ele é um promotor de lutas, provavelmente o melhor do mundo entre todos os esportes.
O canadense se disse um perfeccionista obsessivo, e revelou que isso atrapalhou a sua vida fora do octógono.
- Eu sou um perfeccionista. Quem me conhece sabe que tenho transtorno obsessivo compulsivo. Eu gosto das coisas absolutamente perfeitas, e por isso me dedico tanto. Meu trabalho se transformou em uma obsessão. Quero que tudo esteja sempre 100% perfeito, e isso pode tanto ser ruim como bom. Esse comportamento pode te levar à loucura, e era o que estava acontecendo comigo. Por isso precisei dar uma pausa e parar de pensar em lutar. Mas não me considero uma vítima, e não me arrependo de nada nem por um segundo.

Após frustração no Bahrein, Massa diz que falha melhora percepção do carro

Brasileiro acredita que problemas ajudam Williams a entender completamente o FW36

Por Sakhir, Bahrein
Comente agora
Felipe Massa completou apenas cinco voltas no primeiro dia de testes no Bahrein (Foto: Getty Images)Massa completou apenas cinco voltas no primeiro dia de testes no Bahrein (Foto: Getty Images)
Dono do melhor tempo no último dia de testes em Jerez de la Frontera, na Espanha, Felipe Massa faz questão de adotar uma postura cautelosa em relação ao novo carro da Williams. O brasileiro manteve o discurso cuidadoso ao falar sobre os problemas enfrentados pelo FW36 na abertura das avaliações no circuito de Sakhir, no Bahrein, nesta quarta-feira. Para o piloto de 32 anos, o contraste no desempenho do monoposto deve ser tratado com naturalidade diante das intensas mudanças no regulamento da Fórmula 1.  
- Quando você não pilota, não é positivo. Mas, com todas as mudanças da Fórmula 1, isso pode acontecer. É muito normal. Não apenas para nós, mas para as outras equipes. Nós não entendemos 100% a origem desse problema, porque cada vez que temos falhas assim, precisamos desmontar o carro e montar de novo. Perdemos três horas quando isso acontece, mas precisamos enfrentar esses percalços, e espero que tudo esteja certo amanhã - disse Massa, em entrevista ao site inglês “Autosport”.  
Depois do início promissor em Jerez, o brasileiro completou apenas cinco voltas com sua Williams em Sakhir, e não chegou a registrar tempo. Coincidentemente, um dia depois de anunciar uma parceria técnica com uma petrolífera brasileira para fornecimento de combustíveis a partir de 2015, a escuderia britânica apresentou problemas no sistema de combustível do FW36. Apesar da frustração, Massa destaca que o foco de sua nova equipe é alcançar uma boa margem de confiabilidade para a etapa de abertura da temporada, na Austrália, em menos de um mês. Para o piloto, as falhas em Sakhir não são suficientes para colocar o time de Grove em desvantagem.  
- Eu não acho que o que aconteceu hoje seja um grande problema. Vimos que a maioria das equipes com motores Mercedes funcionou hoje, e nós conseguimos correr em Jerez, então eu não estou tão preocupado. Não é a primeira vez que colocamos o carro na pista, nós demos muitas voltas na Espanha. O carro é novo. Às vezes, as coisas acontecem e você não entende o porquê, mas eu acho que é importante passar por esse problema e entender tudo sobre o carro. Nós sabemos que, na Austrália, talvez a confiabilidade seja mais importante do que qualquer coisa - avaliou o brasileiro.  
Em um dia marcado por mais problemas no sistema de refrigeração do novo carro da RBR, os motores Mercedes brilharam na ilha do Golfo Pérsico. Com o VJM07 da Force India, o alemão Nico Hulkenberg completou 78 voltas e foi o único a baixar da casa do 1m37s, cravando exatos 1m36s880 - um segundo mais veloz que o vice-líder do dia, Fernando Alonso, da Ferrari. Mais velozes da parte da manhã, Lewis Hamilton, da Mercedes, e Kevin Magnussen, da McLaren, terminaram, respectivamente, em terceiro e quarto.  
Nova Williams de Felipe Massa enfrentou problemas no sistema de combustível (Foto: Getty Images)Nova Williams de Felipe Massa enfrentou problemas no sistema de combustível (Foto: Getty Images)

Confira os melhores tempos do primeiro dia de testes da F-1 no Bahrein  
1) Nico Hulkenberg  (ALE/Force India-Mercedes) 1m36s880 (78 voltas)
2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m37s879  +0s999 (64)
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m37s908  +1s028 (74)
4) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 1m38s295  +1s415 (81)
5) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m40s224  +3s344 (14)
6) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 1m40s443  +3s563 (82)
7) Robin Frijns (HOL/Caterham-Renault) 1m42s534  +5s654 (68)
8) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 1m44s346  +7s466 (5)
9) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1m44s832  +7s952 (8)
10) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) sem tempo (5)
11) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) sem tempo (3)

Frustrado com RB10, Vettel desabafa: 'Resolve-se um problema, outro surge'

RBR sequer tira carro dos boxes na manhã desta quarta-feira, no 1º dia de testes do Bahrein; à tarde, alemão completa 14 voltas, mas carro para por superaquecimento

Por Sakhir, Bahrein
Comente agora
Se existia uma enorme expectativa de que a RBR daria a volta por cima, na segunda semana de testes da pré-temporada, no Bahrein, e apagaria o fracasso de Jerez – em que a escuderia foi a que menos completou voltas nos quatro dias, com 21 -, ela foi por água abaixo. Sebastian Vettel bem que tentou. O tetra chegou a marcar 14 voltas completas, mas, novamente, a RB10 insistiu em deixá-lo na mão. O alemão não escondeu o descontentamento com a situação e se disse frustrado, pois quando os engenheiros conseguem eliminar um defeito, outro surge logo em seguida.
- É óbvio que não estamos felizes com a nossa situação, e temos um logo caminho a percorrer.  O primeiro contato com o carro foi ok, mas precisamos de mais voltas. Não é fácil achar uma solução rápida, mas já compreendemos os problemas que temos. Resolvemos os defeitos de Jerez e conseguidos completara algumas voltas hoje. Mas, geralmente, quando se conserta uma falha, outra surge, e foi isso que aconteceu.  Mas os testes são assim. Todos sabíamos do desafio enorme que este ano representava, sabíamos que seria difícil. Certamente não queríamos que algo assim acontecesse, mas é o que é, e estamos trabalhando sem parar tentando resolver os problemas  - admitiu Vettel.
RBR voltou a sofrer problemas de refrigeração e Sebastian Vettel pouco andou no Bahrein (Foto: AP)RBR voltou a sofrer problemas de refrigeração e Sebastian Vettel pouco andou no Bahrein (Foto: AP)

Mais uma vez o problema foi o superaquecimento do motor Renault V6 turbo. Especialistas dizem que a falha ocorre pelo projeto aerodinâmico de Adrian Newey ter pouco espaço para o propulsor respirar dentro da carenagem. Comparando (imagem abaixo) fotos do monoposto da equipe austríaca com a F14T, da Ferrari, e a MP4-29, da McLaren, é notório o quanto a área que comporta do motor é reduzido na RB10. Além disso, neste primeiro dia em Sakhir, foi possível notar que praticamente nada mudou no desenho do bólido, em relação ao desenho de Jerez. Pior: o “buraquinho” improvisado, feito ainda no circuito espanhol, continua lá, como uma cicatriz na lateral da RBR, em uma tentativa inútil de evitar que o V6 “sufoque”.
Comparação RBR e furo na carenagem (Foto: Divulgação)Furo improvisado na carenagem para motor "respirar", e comparação entre carenagens de McLaren, Ferrari e RBR, mostrando que a RB10 é muito mais estreita do que os demais carros (Foto: Divulgação)

Felipão nega consulta sobre Adriano; lista de amistoso ficará completa na 2ª

Treinador vai chamar três ou quatro atletas para compor Seleção contra a África do Sul, em 5 de março. 'Mentira', diz técnico sobre conversa com Lopes sobre Imperador

Por Florianópolis
134 comentários
Enquanto os outros 31 representantes das seleções que vão disputar a Copa do Mundo conversaram com os jornalistas numa zona mista, o técnico Luiz Felipe Scolari concedeu uma coletiva, no Costão do Santinho, em Florianópolis. De Adriano Imperador, do Atlético-PR, a Alan Kardec, do Palmeiras, passando por Kaká, do Milan, o treinador não confirmou nenhuma conversa com interlocutores sobre a convocação de um dos três jogadores para a Copa do Mundo.
- Matéria sai de todo mundo. Todo mundo faz um pouco de lobby por um ou outro jogador. Todos fazem isso quando acham que precisamos dar moral para um atleta.
Felipão Scolarri coletiva (Foto: Márcio Iannacca)Felipão vai completar a lista do amistoso contra a África do Sul na segunda-feira (Foto: Márcio Iannacca)

Questionado sobre o retorno de Adriano Imperador aos gramados, Felipão afirmou que todos os jogadores têm chance de chegar ao Mundial, mas deixou claro que não adianta apenas o atleta estar treinando e atuando por seu clube.
 - Considero todos os jogadores brasileiros. Alguns mais e outros menos. Alguns que não jogam há alguns anos. Estou olhando tudo. Mas eu tenho que fazer as minhas observações de acordo com uma série de fatores e não de acordo com apenas um.
Felipão fez questão de negar que tenha conversado com Antônio Lopes, diretor de futebol do Atlético-PR, sobre a parte física do Imperador.
- Mentira. Não é verdade. Não dá para falar que está em condições se não é verdade.
Na próxima segunda-feira, via site oficial da CBF, Felipão vai completar o grupo que vai enfrentar a África do Sul, no dia 5 de março, em Joanesburgo. Na semana passada, o treinador já havia chamado 16 jogadores que atuam na Europa.
- Vamos seguir esperando e observando. Vamos chamar mais três ou quatro jogadores. Vou analisar se eu vou chamar dois jogadores de um mesmo clube ou não. Na segunda-feira defino quem eu posso levar.
*Participam da cobertura: Alexandre Lozetti, Márcio Iannacca, Martín Fernandez, Vicente Seda, Felippe Costa e Pedro Veríssimo.
INFO convocação brasil Luiz Felipe Scolari (Foto: Editoria de arte)