quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Após frustração no Bahrein, Massa diz que falha melhora percepção do carro

Brasileiro acredita que problemas ajudam Williams a entender completamente o FW36

Por Sakhir, Bahrein
Comente agora
Felipe Massa completou apenas cinco voltas no primeiro dia de testes no Bahrein (Foto: Getty Images)Massa completou apenas cinco voltas no primeiro dia de testes no Bahrein (Foto: Getty Images)
Dono do melhor tempo no último dia de testes em Jerez de la Frontera, na Espanha, Felipe Massa faz questão de adotar uma postura cautelosa em relação ao novo carro da Williams. O brasileiro manteve o discurso cuidadoso ao falar sobre os problemas enfrentados pelo FW36 na abertura das avaliações no circuito de Sakhir, no Bahrein, nesta quarta-feira. Para o piloto de 32 anos, o contraste no desempenho do monoposto deve ser tratado com naturalidade diante das intensas mudanças no regulamento da Fórmula 1.  
- Quando você não pilota, não é positivo. Mas, com todas as mudanças da Fórmula 1, isso pode acontecer. É muito normal. Não apenas para nós, mas para as outras equipes. Nós não entendemos 100% a origem desse problema, porque cada vez que temos falhas assim, precisamos desmontar o carro e montar de novo. Perdemos três horas quando isso acontece, mas precisamos enfrentar esses percalços, e espero que tudo esteja certo amanhã - disse Massa, em entrevista ao site inglês “Autosport”.  
Depois do início promissor em Jerez, o brasileiro completou apenas cinco voltas com sua Williams em Sakhir, e não chegou a registrar tempo. Coincidentemente, um dia depois de anunciar uma parceria técnica com uma petrolífera brasileira para fornecimento de combustíveis a partir de 2015, a escuderia britânica apresentou problemas no sistema de combustível do FW36. Apesar da frustração, Massa destaca que o foco de sua nova equipe é alcançar uma boa margem de confiabilidade para a etapa de abertura da temporada, na Austrália, em menos de um mês. Para o piloto, as falhas em Sakhir não são suficientes para colocar o time de Grove em desvantagem.  
- Eu não acho que o que aconteceu hoje seja um grande problema. Vimos que a maioria das equipes com motores Mercedes funcionou hoje, e nós conseguimos correr em Jerez, então eu não estou tão preocupado. Não é a primeira vez que colocamos o carro na pista, nós demos muitas voltas na Espanha. O carro é novo. Às vezes, as coisas acontecem e você não entende o porquê, mas eu acho que é importante passar por esse problema e entender tudo sobre o carro. Nós sabemos que, na Austrália, talvez a confiabilidade seja mais importante do que qualquer coisa - avaliou o brasileiro.  
Em um dia marcado por mais problemas no sistema de refrigeração do novo carro da RBR, os motores Mercedes brilharam na ilha do Golfo Pérsico. Com o VJM07 da Force India, o alemão Nico Hulkenberg completou 78 voltas e foi o único a baixar da casa do 1m37s, cravando exatos 1m36s880 - um segundo mais veloz que o vice-líder do dia, Fernando Alonso, da Ferrari. Mais velozes da parte da manhã, Lewis Hamilton, da Mercedes, e Kevin Magnussen, da McLaren, terminaram, respectivamente, em terceiro e quarto.  
Nova Williams de Felipe Massa enfrentou problemas no sistema de combustível (Foto: Getty Images)Nova Williams de Felipe Massa enfrentou problemas no sistema de combustível (Foto: Getty Images)

Confira os melhores tempos do primeiro dia de testes da F-1 no Bahrein  
1) Nico Hulkenberg  (ALE/Force India-Mercedes) 1m36s880 (78 voltas)
2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m37s879  +0s999 (64)
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m37s908  +1s028 (74)
4) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 1m38s295  +1s415 (81)
5) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m40s224  +3s344 (14)
6) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 1m40s443  +3s563 (82)
7) Robin Frijns (HOL/Caterham-Renault) 1m42s534  +5s654 (68)
8) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 1m44s346  +7s466 (5)
9) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1m44s832  +7s952 (8)
10) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) sem tempo (5)
11) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) sem tempo (3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário