quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Frustrado com RB10, Vettel desabafa: 'Resolve-se um problema, outro surge'

RBR sequer tira carro dos boxes na manhã desta quarta-feira, no 1º dia de testes do Bahrein; à tarde, alemão completa 14 voltas, mas carro para por superaquecimento

Por Sakhir, Bahrein
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Se existia uma enorme expectativa de que a RBR daria a volta por cima, na segunda semana de testes da pré-temporada, no Bahrein, e apagaria o fracasso de Jerez – em que a escuderia foi a que menos completou voltas nos quatro dias, com 21 -, ela foi por água abaixo. Sebastian Vettel bem que tentou. O tetra chegou a marcar 14 voltas completas, mas, novamente, a RB10 insistiu em deixá-lo na mão. O alemão não escondeu o descontentamento com a situação e se disse frustrado, pois quando os engenheiros conseguem eliminar um defeito, outro surge logo em seguida.
- É óbvio que não estamos felizes com a nossa situação, e temos um logo caminho a percorrer.  O primeiro contato com o carro foi ok, mas precisamos de mais voltas. Não é fácil achar uma solução rápida, mas já compreendemos os problemas que temos. Resolvemos os defeitos de Jerez e conseguidos completara algumas voltas hoje. Mas, geralmente, quando se conserta uma falha, outra surge, e foi isso que aconteceu.  Mas os testes são assim. Todos sabíamos do desafio enorme que este ano representava, sabíamos que seria difícil. Certamente não queríamos que algo assim acontecesse, mas é o que é, e estamos trabalhando sem parar tentando resolver os problemas  - admitiu Vettel.
RBR voltou a sofrer problemas de refrigeração e Sebastian Vettel pouco andou no Bahrein (Foto: AP)RBR voltou a sofrer problemas de refrigeração e Sebastian Vettel pouco andou no Bahrein (Foto: AP)

Mais uma vez o problema foi o superaquecimento do motor Renault V6 turbo. Especialistas dizem que a falha ocorre pelo projeto aerodinâmico de Adrian Newey ter pouco espaço para o propulsor respirar dentro da carenagem. Comparando (imagem abaixo) fotos do monoposto da equipe austríaca com a F14T, da Ferrari, e a MP4-29, da McLaren, é notório o quanto a área que comporta do motor é reduzido na RB10. Além disso, neste primeiro dia em Sakhir, foi possível notar que praticamente nada mudou no desenho do bólido, em relação ao desenho de Jerez. Pior: o “buraquinho” improvisado, feito ainda no circuito espanhol, continua lá, como uma cicatriz na lateral da RBR, em uma tentativa inútil de evitar que o V6 “sufoque”.
Comparação RBR e furo na carenagem (Foto: Divulgação)Furo improvisado na carenagem para motor "respirar", e comparação entre carenagens de McLaren, Ferrari e RBR, mostrando que a RB10 é muito mais estreita do que os demais carros (Foto: Divulgação)

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