quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Após dois duelos no Brasil, Erick Silva avisa: 'Estou doido para lutar lá fora'

Contra Dong Hyum Kim, brasileiro fará sua quinta luta em território nacional e não esconde vontade de subir no octógono fora do Brasil novamente

Por São Paulo
31 comentários
Das cinco lutas que Erick Silva fez no Ultimate, apenas o combate contra Brenneman, em junho do ano passado, no UFC: Johnson x McCall, foi realizado fora do Brasil. Por isso, na última terça-feira, durante um evento para promover o UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, dia 9 de outubro, em Barueri, São Paulo, o meio-médio brasileiro se mostrou angustiado para subir novamente no octógono fora do país.
- Estou doido para lutar lá fora novamente. O UFC está me colocando para lutar no Brasil, mas quero representar o Brasil lá fora – comentou o atleta da XGym/Team Nogueira.
ERICK SILVA ufc mma (Foto: Wander Roberto/UFC)Erick Silva tem luta programada para Barueri, mas atleta quer combate fora do Brasil (Foto:Wander Roberto/UFC)
Escalado para o card em que Demian Maia fará o evento principal da noite diante de Jake Shields, Erick Silva confessa não pensar em lutar com o compatriota, um dos Top 5 de sua categoria. Entretanto, o capixaba afirmou não escolher adversário e se mostrou ansioso para lutar na cidade da Grande São Paulo, mesmo que seja em um dia que possa enfrentar a concorrência dos fãs de futebol.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- Eu não visualizo uma luta com o Demian, porque tem muito cara para eu enfrentar até chegar nele. Mas, a verdade é que eu não tenho um adversário específico que eu queira pegar, mas luto com quem estiver na minha frente. Apesar de não conhecer Barueri, tenho certeza que o ginásio vai lotar, mesmo sendo em uma quarta-feira, quando normalmente tem jogo de futebol. O público vai mostrar que o MMA, no Brasil, está crescendo bastante. Acho que uma prova disso é que quem gosta de MMA se envolve e vai. No futebol, nem sempre quem torce vai para o estádio. O público do MMA vai atrás dos eventos, que tem gente do Brasil inteiro – disse Erick Silva.
Aos 29 anos, Erick Silva tem um cartel de 15 vitórias e 3 derrotas, além de um No Contest (luta sem resultado). Ele vai para a luta contra Dong Hyum Kim após vencer Jason High, em junho, em fortaleza, no edição do TUF Brasil 2 finale.

Pôster de evento do Ultimate em Barueri é recheado com oito lutadores

Além de Demian Maia e Jake Shields, imagem destaca Erick Silva, Dong
Hyun Kim, Thiago Silva, Matt Hamill, Rony Jason e Jeremy Stephens

Por Rio de Janeiro
14 comentários
Poster UFC Demian Maia e Shields (Foto: Divulgação )Pôster do UFC Fight Night Combate:
Maia x Shields (Foto: Divulgação )
O Ultimate divulgou nesta quarta-feira o pôster oficial do UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields. E nele há espaço para quase todos os lutadores que devem compor o card principal. Além dos destaques da noite, Demian Maia e Jake Shields, aparecem na imagem Erick Silva, Dong Hyun Kim, Thiago Silva, Matt Hamill, Rony Jason e Jeremy Stephens.
Três desses lutadores estiveram em São Paulo nesta terça-feira para promover o evento: Demian Maia, Jake Shields e Erick Silva. Eles posaram para fotos na cidade.
Mais Combate.com: confira as últimas
notícias do mundo do MMA

UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, entretanto, será na vizinha Barueri. O evento está marcado para o dia 9 de outubro.
UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields
9 de outubro, em Barueri (SP)
CARD DO EVENTO
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Rony Jason x Jeremy Stephens
Rousimar Toquinho x Mike Pierce*
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Hacran Dias x Rodrigo Damm
Iliarde Santos x Chris Cariaso
* Luta não confirmada oficialmente

Detento de Pesqueira, em PE, tenta dar volta por cima a partir do MMA

Leandro Cabral, 24 anos, foi preso ao matar amigo com um golpe de luta; agora; ele busca a ressocialização com a ajuda dos pais e do esporte

Por Elton de Castro Recife
6 comentários
“Não brigue, lute”. O jargão entre os lutadores de MMA serve para destacar a importância de trocar as brigas de rua pela luta profissional. Esse ensinamento chegou da forma mais dura ao jovem Leandro Cabral. Apaixonado por artes marciais, praticante de queda de braço e aficcionado pelo boxe, ele viu o próprio mundo cair por terra quando, aos 19 anos, usou, de forma errada, o poder dos golpes que havia aprendido na adolescência. Agrediu e matou um amigo por asfixia, em julho 2008, após uma festa em que comemoraria o aniversário de 20 anos.

Leandro foi condenado a oito anos de prisão por latrocínio. A pena foi gerada porque ele, com a ajuda do tio, que também foi preso, deixou o lugar do crime no carro da vítima. Ao assumir a falha diante da família, o jovem foi obrigado pelo pai, Severino Cabral, a se entregar para a polícia.

- Fiz uma besteira e quase acabei com a minha vida. Tinha uma vida tranquila e acabei sendo preso. No começo, me chateou um pouco, pois foi meu pai que me fez ser preso, mas hoje vejo que foi para o meu bem. Quero pagar tudo o que devo para a justiça e sair com a cabeça erguida – disse Leandro, que atualmente está com 24 anos.
Leandro Cabral - lutador Pesqueira (Foto: Elton de Castro)Leandro Cabral busca na luta um caminho para a ressocialização (Foto: Elton de Castro)
Querido por detentos e agentes penitenciários, o pai de Leandro não se arrepende de ter guiado o filho até as portas do “inferno”, como ele costuma chamar a cadeia. No entanto, reconhece que não foi só o jovem que ficou aprisionado.

- Minha vida praticamente acabou quando tive que levar meu filho para a cadeia, mas tinha que fazer isso. O certo é o certo e quem faz tem que pagar. Lógico que nunca irei superar isso e não me esqueço desse dia. Todos os dias isso passa pela minha cabeça. Mas troquei a depressão por algo que realmente pudesse ajudar e estamos fazendo de tudo para que ele volte para a sociedade.

Com o filho entre os detentos do presídio Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira, agreste pernambucano, Severino se apoiou na esposa, Mônica Cabral, para traçar uma estratégia para não permitir que o sonho de ser lutador fosse abandonado pelo filho. Com autorização da Secretária de Defesa Social de Pernambuco, montou uma pequena estrutura para que Leandro pudesse treinar: saco de boxe, tatame, e alguns halteres.
Leandro Cabral - lutador Pesqueira (Foto: Elton de Castro)Severino e Mônica montaram confecção para os
detentos de Pesqueira (Foto: Elton de Castro)
- Assim que fui preso não tinha vontade de nada, mas meus pais não me abandonaram. Me fizeram ver que ainda tinha vida e isso me incentivou. Hoje, passo os dias treinando e com o objetivo de vencer no mundo das lutas. Quero lutar da forma certa, agora.
Pensando em melhorar o ambiente não só para o seu filho, Severino e Mônica decidiram montar uma pequena fabrica de confecções que emprega boa parte dos detentos. Feliz com a iniciativa, o diretor do presídio, William Tibúrcio, acredita que a ação da família Cabral acelera a ressocialização dos detentos.

- A prática do esporte e essa questão de ter uma profissão fazem com que os presidiários ocupem os dias e criem um ambiente melhor. No começo, foi complicado, pois muitos agentes penitenciários temiam o fato do Leandro aprender a lutar. No entanto, até o momento, ele nunca nos criou problemas. Muito pelo contrário.
O bom comportamento levou William Tibúrcio a pedir uma liberação na justiça para que Leandro pudesse lutar nas competições de MMA fora do presídio. Pedido aceito, coube ao diretor do presídio a incumbência de avisar ao detento que ele teria a chance de entrar no octógono.
Leandro Cabral - lutador Pesqueira (Foto: Elton de Castro)Leandro usa capa de chuva e calor da cozinha para
perder peso no presídio (Foto: Elton de Castro)
Entusiasmado com a oportunidade, Leandro intensificou a rotina de treinamentos, mas a preparação não deu certo. Ele foi derrotado na cidade de Belo Jardim, vizinha a Pesqueira, e ficou com a certeza de que ingressar no mundo das lutas precisaria de mais trabalho. Um treinador foi contratado pelos seus pais, que também trataram de encontrar outro evento para que Leandro pudesse voltar a lutar. A chance veio em um campeonato amador disputado em Caruaru.
Mesmo pesando oitenta e cinco quilos, Leandro resolveu se inscrever na categoria até setenta e sete quilos e intensificou os treinamentos para “bater o peso”. Seguindo a rotina de praticamente todos os lutadores, ele passou a ingerir apenas líquidos no dia anterior à pesagem. Também criou um “estufa” improvisada. Vestiu-se com uma capa de chuva e passou a se exercitar na cozinha do presídio. O sacrífico valeu a pena e a meta foi alcançada.
Leandro Cabral - lutador Pesqueira (Foto: Elton de Castro)Aos 24 anos, Leandro Cabral conseguiu autorização para deixar presídio e viver sonho de ser lutador de MMA (Foto: Elton de Castro)
Adversário, luta e aprendizado
Escolhido para encarar Leandro, Luiz Patriota fez questão de esquecer a condição do adversário. Sem preconceito, o atleta, que tem o jiu-jitsu como ponto forte, disse não se importar de enfrentar um presidiário.

- Dentro do octógono somos todos iguais. Não tem problema se ele é presidiário ou o que ele fez. Quero enfrentá-lo e vencê-lo - disse, antes do confronto.

No do embate, o cenário não fugia ao “clichê” das competições amadoras: integrantes das academias rivais beiravam o confronto nas arquibancadas. Os familiares estavam apreensivos à espera dos lutadores e os combates chamavam a atenção mais pela vontade do que pela técnica. Em meio a tudo isso, Leandro tentava se concentrar em um pequeno vestiário.
Minha vida praticamente acabou quando tive que levar meu filho para a cadeia, mas tinha que fazer isso. O certo é o certo e quem faz tem que paga"
Severino Cabral, pai do lutador e detento Leandro Cabral
Acompanhado do irmão e dos lutadores da academia que representava, Leandro ouvia instruções de todos. Desconcentrado, chegou a levar alguns tapas dos treinadores e até mesmo do pai, para “entrar no espirito da luta”. No octógono, ouviu as instruções do árbitro e cumprimentou o oponente. Quando o duelo teve início, Leandro mostrou que ainda está longe de virar um lutador. Mesmo com a falta de intimidade com os golpes, conseguiu equilibrar o confronto até desferir novamente um golpe impensado .

No fim do primeiro round, Leandro aproveitou a queda do oponente e aplicou um “tiro de meta”, golpe em que um lutador chuta a cabeça do adversário enquanto esse está caído no chão. Desacordado, Luiz Patriota não viu o árbitro explicar que o golpe era ilegal. A vitória, então, escapou das mãos do detento.
Leandro Cabral - lutador Pesqueira (Foto: Elton de Castro)Mesmo com derrota, Leandro não desiste e quer
novas lutas na carreira (Foto: Elton de Castro)
- Todo mundo viu que estava melhor. Mas infelizmente ninguém me falou que isso era proibido. Pago o preço por treinar sem informação, mas não vou desistir. Ainda serei um lutador.

Seguindo os ensinamentos do pai, Leandro não fugiu da responsabilidade dos atos. Pegou o microfone do apresentador e, ainda no octógono, fez questão de pedir desculpas aos torcedores que estavam na plateia.

- Infelizmente tive uma atitude errada, por falta de informação, mas queria pedir desculpas pelo que fiz. Não queria machucar meu adversário e isso serve de aprendizado para mim.
A segurança que teve para assumir mais um erro não se repetiu nos vestiários. Abraçado à esposa, Leandro deixou o largo sorriso de lado e caiu no choro. Mas as lágrimas não foram suficientes para que desistisse de sonhar.  Após a segunda derrota na carreira embrionária, foi firme ao afirmar que não desistiria do sonho de se tornar um lutador profissional.

- Perdi lutando melhor. Perdi por um erro meu, mas isso não vai tirar o meu sonho de mim. Vou voltar a lutar e vou vencer.

Rival de brasileiro, Donald Cerrone
é acusado de agressão nos EUA

Peso-leve americano se envolve em incidente com barcos e terá de
comparecer ao tribunal. Ele enfrenta Rafael dos Anjos no próximo dia 28

Por Rio de Janeiro
17 comentários
O lado psicológico de Donald Cerrone corre risco de ser abalado a poucos dias da luta contra Rafael dos Anjos. O peso-leve americano foi acusado de agredir outro homem por causa de um incidente com barcos. A informação foi publicada primeiro pelo site "Cage Potato". O duelo contra o brasileiro será o coevento principal do "UFC Fight Night: Condit x Kampmann 2", marcado para o dia 28 de agosto, em Indianápolis (EUA).
Donald Cerrone e Melvin Guillard UFC 150 (Foto: Getty Images)Donald Cerrone (à direita) em ação na vitória sobre Melvin Guillard, no UFC 150 (Foto: Getty Images)
De acordo com o Departamento de Polícia de Grand County, no Colorado, Cerrone e um cidadão de nome Jeffrey Aley se envolveram em um incidente com barcos no Lake Granby. O problema chegou ao ponto da agressão por parte do lutador. Aley, por sua vez, foi acusado de operar o barco de forma imprudente. Os dois foram convocados a depor no tribunal, ainda sem data específica.
UFC Fight Night: Condit x Kampmann 2
28 de agosto de 2013, em Indianápolis (EUA)
CARD PRINCIPAL
Carlos Condit x Martin Kampmann
Donald Cerrone x Rafael dos Anjos
Kelvin Gastelum x Brian Melancon
Court McGee x Robert Whittaker
Takeya Mizugaki x Erik Perez
Brad Tavares x Bubba McDaniel
CARD PRELIMINAR
Dylan Andrews x Papy Abedi
Justin Edwards x Brandon Thatch
Darren Elkins x Hatsu Hioki
James Head x Jason High
Zak Cummings x Ben Alloway
Roger Bowling x Abel Trujillo

Wilson Reis substitui Johnny Bedford em luta contra Wolverine no UFC BH 2

Companheiro de treinos de Dominick Cruz vem de quatro vitórias seguidas e enfrenta compatriota no evento no Mineirinho em 4 de setembro

Por Rio de Janeiro
6 comentários
Dominick Cruz e Wilson Reis no set do The Ultimate Fighter (Foto: Divulgação)Wilson Reis (dir.) com Dominick Cruz no set do The
Ultimate Fighter (Foto: Divulgação)
O UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader sofreu mais uma baixa no seu card e, mais uma vez, a solução é um lutador brasileiro - apesar de, no caso, este lutador morar no exterior. Com a lesão do americano Johnny Bedford, o peso-galo Hugo Wolverine terá como adversário no evento de Belo Horizonte, em 4 de setembro, o paulista Wilson Reis, que estreia no evento.
A notícia da lesão de Bedford foi dada primeiro pelo site "Portal do Vale-Tudo", e a da entrada de Wilson Reis foi noticiada pelo "MMA Fighting". Reis, de 28 anos, é companheiro de treinos do campeão linear da categoria, o americano Dominick Cruz, e inclusive foi técnico de jiu-jítsu de sua equipe na 15ª temporada do reality show The Ultimate Fighter. Após passagens pelo EliteXC e Bellator, o residente da Filadélfia venceu suas últimas quatro lutas, sendo a última contra Owen Roddy, pelo Cage Warriors, em Glasgow, Escócia. Na carreira, Reis tem 16 vitórias e quatro derrotas.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
É a quarta baixa no torneio desde que foi anunciado oficialmente. Anteriormente, Sam Sicilia, Kenny Robertson e Marcelo Guimarães saíram de seus combates por conta de lesões, e foram substituídos por Kevin Souza, Elias Silvério e Ivan Batman, respectivamente. Confira o card atualizado:
UFC Fight Night Combate: Glover x Bader
4 de setembro de 2013, em Belo Horizonte (MG)
CARD PRINCIPAL
Glover Teixeira x Ryan Bader
Yushin Okami x Ronaldo Jacaré
Joseph Benavidez x Jussier Formiga
Francisco Massaranduba x Piotr Hallmann
Rafael Sapo x Tor Troeng
Marcos Vina x Ali Bagautinov
CARD PRELIMINAR
Hugo Wolverine x Wilson Reis
Lucas Mineiro x Ramiro Hernandez
Ivan Batman x Keith Wisniewski
Yuri Villefort x Sean Spencer
Felipe Sertanejo x Kevin Souza
João Zeferino x Elias Silvério

Jacaré comemora três anos de título no Strikeforce e nascimento do filho

Enzo Gabriel veio ao mundo no dia da pesagem. Cerca de 24h depois, brasileiro derrotava Tim Kennedy para conquistar cinturão da organização

Por Rio de Janeiro
8 comentários
Ronaldo Jacaré MMA (Foto: Divulgação)Ronaldo Jacaré se prepara para a luta
contra Yushin Okami (Foto: Divulgação)
A duas semanas de fazer sua segunda luta pelo UFC e poder dar mais um passo rumo à disputa de cinturão, Ronaldo Jacarérelembrou nesta quarta-feira momentos para se inspirar em sua nova empreitada. Foi exatamente há três anos, no dia 21 de agosto de 2010, que ele conquistou o título dos médios do Strikeforce, ao derrotar Tim Kennedy por pontos, em Houston (EUA). Na véspera, para completar, um outro acontecimento na vida pessoal fez aquele fim de semana ser inesquecível para o capixaba.
- Aquele fim de semana foi sinistro para mim (risos). Fiquei sabendo do nascimento do meu filho (Enzo Gabriel) depois da pesagem, foi uma emoção muito grande. Estava triste por estar longe, mas, ao mesmo tempo, sabia que tinha que trabalhar justamente para garantir o futuro dele. Era uma disputa de título, e foi uma mistura de emoções - disse Jacaré, via assessoria de imprensa.
Ronaldo Jacaré e Tim Kennedy MMA (Foto: Esther Lin / StrikeForce)Ronaldo Jacaré (dir.) comemora vitória sobre Tim Kennedy (Foto: Esther Lin / StrikeForce)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Após a estreia com vitória rápida sobre Chris Camozzi, Ronaldo Jacaré vai enfrentar Yushin Okami no dia 4 de setembro, em Belo Horizonte. O brasileiro espera manter a boa fase - são oito vitórias nas últimas nove lutas - para, em um futuro próximo, poder ter mais um fim de semana inesquecível como o que viveu em Houston.
- Estou muito bem para essa luta, fazendo um grande campo de preparação. Meu jogo está em evolução, estou melhorando a cada dia, e acho que surpreenderei a galera ainda mais. Não vejo a hora de reencontrar a torcida brasileira - destacou.
Ronaldo Jacaré e Tim Kennedy MMA (Foto: Esther Lin / StrikeForce)Ronaldo Jacaré acerta golpe em Tim Kennedy (Foto: Esther Lin / StrikeForce)
UFC Fight Night Combate: Glover x Bader
4 de setembro de 2013, em Belo Horizonte (MG)
CARD PRINCIPAL
Glover Teixeira x Ryan Bader
Yushin Okami x Ronaldo Jacaré
Joseph Benavidez x Jussier Formiga
Francisco Massaranduba x Piotr Hallmann
Rafael Sapo x Tor Troeng
Marcos Vina x Ali Bagautinov
CARD PRELIMINAR
Hugo Wolverine x Wilson Reis
Lucas Mineiro x Ramiro Hernandez
Ivan Batman x Keith Wisniewski
Yuri Villefort x Sean Spencer
Felipe Sertanejo x Kevin Souza
João Zeferino x Elias Silvério

Com doenças cardíacas, Stefan Struve interrompe carreira de lutador do UFC

Peso-pesado holandês anuncia diagnóstico de vazamento da válvula aórtica e coração aumentado e vai passar por tratamento por dois meses

Por Rio de Janeiro
52 comentários
Stefan Struve está confiante para a luta contra o americano Lavar Johnson (Foto: Getty Images)Stefan Struve luta no UFC desde 2009 e tem nove
vitórias no octógono (Foto: Getty Images)
O peso-pesado holandês Stefan Struve terá de interromper sua carreira como lutador de MMA, devido ao diagnóstico de um vazamento da válvula aórtica, ou valva aórtica, e de um coração aumentado. A notícia foi dada primeiro pelo telejornal oficial do Ultimate, "UFC Tonight", e confirmada pelo próprio Struve no Twitter.
Lutador de 25 anos, o gigante Struve, de 2,13m de altura, estreou no UFC em 2009, aos 21 anos de idade, numa derrota para Junior Cigano. Desde então, venceu nove de 12 lutas, e tinha uma sequência de quatro triunfos consecutivos antes de ser nocauteado e ter a mandíbula fraturada contra Mark Hunt em março passado, no UFC: Silva x Stann, no Japão. O holandês já havia voltado aos treinos e vinha falando numa possível luta contra Rodrigo Minotauro, mas, recentemente, foi hospitalizado por uma semana, quando foi diagnosticado.
Struve deve passar por tratamento nos próximos dois meses e, depois disso, será reavaliado pelos médicos. Ele mantém esperanças de retornar ao octógono após se recuperar.
- Obrigado a todos pelos desejos de melhoras, e desistir não é uma opção para mim. Vou fazer de tudo possível para voltar a lutar! - escreveu Struve em seu Twitter.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Confira o comunicado enviado pela equipe de Stefan Struve à imprensa americana, reproduzido pelo site americano "MMA Junkie":
"Stefan Struve foi recentemente diagnosticado com um vazamento na válvula aórtica e um coração aumentado, e foi hospitalizado por uma semana para passar por exames e determinar o melhor curso de tratamento. Os médicos descobriram que Stefan tem uma válvula aórtica bicúspide, o que significa que sua válvula aórtica só tem duas valvas, ou abas, em vez de três.
A válvula aórtica regula o fluxo de sangue do coração para a aorta, principal artéria que leva sangue ao corpo. Em combinação com o coração aumentado, isso causa que seu coração bombeie apenas 70% do sangue na aorta e para o resto de seu corpo, e os 30% restantes voltam à câmara do coração. Após consultas com especialistas tanto na Holanda como nos Estados Unidos, foi decidido tratar a condição com medicação pelos próximos dois meses e avaliar a efetividade deste protocolo de tratamento. Após esses dois meses, os médicos terão uma resposta sobre quais as melhores opções de tratamento são.
Sob direção dos seus médicos, Stefan já foi liberado do hospital e voltou a fazer exercícios cardiovasculares leves. Stefan entende completamente o tamanho da condição na qual foi diagnosticado, entretanto, está otimista sobre o resultado eventual e planeja viver uma vida longa, saudável, ativa e feliz, e eventualmente retornar à competição no octógono em sua busca para se tornar campeão peso-pesado do UFC.
Stefan ama o UFC e planeja estar envolvido com a companhia como lutador e embaixador por muitos anos. Stefan quer agradecer a todos os fãs que o apoiaram até aqui em sua carreira, assim como ao UFC, Dana White, Lorenzo Fertitta, Joe Silva, Dr. Jeff Davidson, toda a equipe do UFC, e seus companheiros lutadores por terem permitido a ele a oportunidade de competir no maior palco do esporte do MMA, além de um tremendo grau de apoio durante este tempo difícil. Particularmente, Stefan quer agradecer a Dana White, Lorenzo Fertitta e Joe Silva por se envolverem imediatamente na questão e fornecerem a Stefan acesso ao melhor cuidado médico possível. Stefan vai dividir suas experiências conforme lida com sua condição médica, na esperança que ele possa servir de modelo ao ajudar a criar consciência e a inspirar outros a lutarem através de adversidades."

CEO do Bellator fala em 'acelerar processo' para Askren lutar no UFC

Bjorn Rebney surpreende e diz que adoraria ver seu campeão meio-médio
em uma luta contra Georges St-Pierre, mas não descarta renovar o contrato

Por Rio de Janeiro
13 comentários
O Bellator não deve fazer muito esforço para manter seu atual campeão meio-médio, Ben Askren, caso o lutador queira ir para o Ultimate. O contrato do americano terminou após sua última luta, no dia 31 de julho, e agora ele está livre para negociar com outras organizações. O presidente do UFC, Dana White, demonstrou interesse no lutador.
- Não acho que vamos fazer uma oferta neste momento. Se Ben está indo para o UFC, devemos acelerar esse processo para que ele possa ir lutar. Adoraria ver Ben contra St-Pierre - disse Rebney, se referindo ao campeão da categoria no Ultimate, ao site americano "ESPN".
Bellator  Ben Askren x Andrey Koreshkov (Foto: Reprodução / Facebook / Bellator) Ben Askren vem de vitória sobre Andrey Koreshkov (Foto: Reprodução / Facebook / Bellator)
A nova entrevista de Rebney tem uma mudança de discurso sobre o assunto. No último dia 8, ele disse ao "MMA Fighting" que esperava que a renovação com Ben Askren fosse um procedimento natural.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Mas apesar da mudança no tom, Rebney não descarta uma renovação de contrato. Tudo vai depender de como o Ultimate vai agir. O Bellator tem, por direito firmado em contrato, a possibilidade de igualar qualquer proposta feita a Askren.
- Se o UFC fizer uma oferta, vamos dar uma olhada nele e seguir em frente a partir daí. Nós não temos sido pró-ativos ainda. Não tenho nada além de coisas boas a dizer sobre Ben como um lutador, mas estamos todos muito conscientes de como ele luta e o que ele faz - declarou Rebney.
Ben Askren tem 12 lutas e 12 vitórias no MMA, mas começou a se destacar mesmo no mundo das lutas na luta-livre, esporte em que foi representante dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, além de ter conquistado inúmeros títulos em território americano.

Diego Brandão aceita desafio de Conor McGregor: 'Vamos lutar!'

'Só falta o UFC definir a data e o local, porque essa luta, no que depender de mim, já está fechada', afirma o brasileiro, que sugere evento de dezembro

Por Rio de Janeiro
16 comentários
Diego Brandão e Conor McGregor mma ufc (Foto: Reprodução)Diego Brandão (à esquerda) e Conor McGregor
querem se enfrentar (Foto: Reprodução)
Nova sensação do Ultimate, o irlandês Conor McGregor está interessado em enfrentar Diego Brandão, conforme noticiado na última edição do "UFC Tonight". Os dois lutaram no evento de Boston, no último fim de semana, e venceram Max Holloway e Daniel Pineda, respectivamente. Se depender do peso-pena brasileiro, o duelo vai acontecer, de preferência no UFC 168, dia 28 de dezembro, em Las Vegas (EUA):
- Ele lutou no mesmo card que eu no sábado, então esbarrei com ele em algumas ocasiões lá em Boston. Vi a luta dele e pensei que nossos estilos poderiam render uma boa luta e, por isso, é lógico que eu aceito o desafio dele. Vamos lutar! Só falta o UFC definir a data e o local, porque essa luta, no que depender de mim, já está fechada. Se for no card do UFC 168, em Vegas, melhor ainda. Estou pronto para dar um show para o UFC e para os fãs. O cinturão é o meu sonho, e vou atrás dele. O McGregor pode ser um bom desafio para me colocar mais perto de uma chance ao título - disse o cearense ao Combate.com.
Campeão do The Ultimate Fighter americano em 2011, Diego Brandão, de 26 anos, tem 18 vitórias e oito derrotas na carreira, e sete vitórias nas últimas oito lutas. McGregor, por sua vez, tem 25 anos e estreou no UFC em abril, com um triunfo por nocaute sobre Marcus Brimage, já caindo nas graças dos fãs. O irlandês tem 14 vitórias e apenas duas derrotas na carreira, venceu suas últimas dez lutas e conquistou os cinturões peso-pena e peso-leve do evento britânico Cage Warriors.

Demian, sobre o UFC: 'É mais fácil entrar do que ser mandado embora'

Lutador paulista diz que pressão por resultados é 'boa para ir lá e ganhar'
e diz que honrar os brasileiros derrotados é besteira

Por São Paulo
Atletas de alto nível precisam conviver a todo momento com a pressão por resultados positivos. No caso do MMA, uma derrota pode custar o próprio emprego e o patrocínio, o que atrapalharia também a vida das pessoas envolvidas com o lutador, como familiares, técnicos e companheiros de treino. Demian Maia vai fazer a luta principal do evento do Ultimate em Barueri-SP, no dia 9 de outubro, contra Jake Shields, e passará por mais essa provação. Ele está em boa fase, e o risco de demissão é baixo, mas pode atrapalhar seus planos de disputar o cinturão dos meio-médios. Para completar, ele vai conviver com a cobrança pelo fato de nomes importantes do país terem perdido recentemente, como Anderson Silva e Lyoto Machida. Quer dizer, sobre isso ele não está muito preocupado para falar a verdade...
- Esse negócio de honrar os brasileiros é besteira. Acho que são 350 lutadores no UFC e nem 50 brasileiros. Não tem nem 20% de brasileiros. Se tivesse um número maior, um equilíbrio entre brasileiros e americanos... Quem chega lá é por méritos, a pessoa para chegar ao UFC passa por muitas dificuldades. E é mais fácil entrar do que ser mandado embora. É uma pressão boa para ir lá e ganhar - disse Demian nesta terça-feira, em São Paulo.
Demian Maia e Jake Shields ufc mma (Foto: Wander Roberto/UFC)Demian Maia vai enfrentar Jake Shields em Barueri (Foto: Wander Roberto/UFC)
Demian já esteve bem perto de sair do UFC e abandonar o MMA, mas por uma decisão que seria dele mesmo. No dia 28 de janeiro de 2012, ele enfrentou Chris Weidman e perdeu por decisão unânime em uma apresentação ruim dentro do octógono. Logo depois, sofreu com problemas particulares e pensou em pendurar as luvas.
- Depois daquela luta, quebrei a mão, minha mulher perdeu o filho que estávamos esperando e fomos assaltados por cinco caras armados. Foi a única vez na vida em que pensei em parar de lutar. Mas também pensei: agora é hora de chegar coisa boa, porque se tinha algum carma para pagar, já paguei - contou o paulista.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Com problemas pessoais deixados no passado e uma decisão de mudar de categoria, Demian Maia chegou aos meio-médios e emendou uma sequência de três vitórias. A luta contra Shields será a quarta, e uma vitória de um nome de peso como o do americano ex-campeão do Strikeforce pode colocá-lo bem perto de uma disputa de cinturão.
UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields
9 de outubro de 2013, em Barueri (SP)
CARD DO EVENTO
Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Thiago Silva x Matt Hamill
Rony Jason x Jeremy Stephens
Rousimar Toquinho x Mike Pierce*
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
Fábio Maldonado x Joey Beltran
Hacran Dias x Rodrigo Damm
Iliarde Santos x Chris Cariaso
* Luta não confirmada oficialmente

Rival de brasileiro, Donald Cerrone
é acusado de agressão nos EUA

Peso-leve americano se envolve em incidente com barcos e terá de
comparecer ao tribunal. Ele enfrenta Rafael dos Anjos no próximo dia 28

Por Rio de Janeiro
17 comentários
O lado psicológico de Donald Cerrone corre risco de ser abalado a poucos dias da luta contra Rafael dos Anjos. O peso-leve americano foi acusado de agredir outro homem por causa de um incidente com barcos. A informação foi publicada primeiro pelo site "Cage Potato". O duelo contra o brasileiro será o coevento principal do "UFC Fight Night: Condit x Kampmann 2", marcado para o dia 28 de agosto, em Indianápolis (EUA).
Donald Cerrone e Melvin Guillard UFC 150 (Foto: Getty Images)Donald Cerrone (à direita) em ação na vitória sobre Melvin Guillard, no UFC 150 (Foto: Getty Images)
De acordo com o Departamento de Polícia de Grand County, no Colorado, Cerrone e um cidadão de nome Jeffrey Aley se envolveram em um incidente com barcos no Lake Granby. O problema chegou ao ponto da agressão por parte do lutador. Aley, por sua vez, foi acusado de operar o barco de forma imprudente. Os dois foram convocados a depor no tribunal, ainda sem data específica.
UFC Fight Night: Condit x Kampmann 2
28 de agosto de 2013, em Indianápolis (EUA)
CARD PRINCIPAL
Carlos Condit x Martin Kampmann
Donald Cerrone x Rafael dos Anjos
Kelvin Gastelum x Brian Melancon
Court McGee x Robert Whittaker
Takeya Mizugaki x Erik Perez
Brad Tavares x Bubba McDaniel
CARD PRELIMINAR
Dylan Andrews x Papy Abedi
Justin Edwards x Brandon Thatch
Darren Elkins x Hatsu Hioki
James Head x Jason High
Zak Cummings x Ben Alloway
Roger Bowling x Abel Trujillo

Revanche entre Belfort e Henderson é confirmada e será no peso até 93kg

Esposa e empresária de Vitor, Joana Prado confirma que lutadores vão se enfrentar em 9 de novembro, no Brasil. Categoria será a dos meio-pesados

Por Rio de Janeiro
335 comentários
O anúncio oficial ainda não foi feito, mas a revanche entre Vitor Belfort e Dan Henderson está garantida para o evento de 9 de novembro, em Goiânia. A esposa e empresária do brasileiro, Joana Prado, confirmou a informação ao Combate.com nesta quarta-feira, após o duelo ter sido revelado pelo programa oficial da organização no canal americano "Fuel TV" durante a madrugada. A categoria de peso também está definida: será a dos meio-pesados (até 93kg).
montagem UFC Vitor Belfort x Dan Henderson. (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Confirmado: Henderson e Belfort farão revanche (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Hoje com 36 e 42 anos, respectivamente, Belfort e Henderson se enfrentaram há quase sete anos, no Pride 32. Na ocasião, o americano venceu por decisão unânime dos jurados após três rounds. O duelo no extinto evento japonês foi válido também pelos meio-pesados.
O momento atual dos dois lutadores é bem diferente do que o de 2006. Belfort vem de duas grandes vitórias por nocaute, sobre Michael Bisping e Luke Rockhold, enquanto Hendo vem de duas derrotas por decisão dividida dos jurados, para Lyoto Machida e Rashad Evans.
Dan Henderson era visto por Belfort como plano B para sua próxima luta no UFC. O plano A era Chael Sonnen, que venceu Maurício Shogun no fim de semana, mas o Ultimate não levou a ideia adiante, mesmo com as provocações de ambos os lados. Pela categoria dos médios, Vitor já disse que só aceita lutar pelo cinturão e aguarda ansiosamente o vencedor de Chris Weidman x Anderson Silva, combate marcado para o dia 28 de dezembro, no UFC 168.

Lyoto revida provocação de Sonnen e promete fazê-lo lembrar seu nome

Peso-meio-pesado brasileiro diz que encontrará americano no estacionamento, conforme o próprio Sonnen sugeriu em provocação no sábado

Por Rio de Janeiro
70 comentários
Com Vitor Belfort fora do caminho, Lyoto Machida resolveu intensificar a campanha por uma luta contra Chael Sonnen. O peso-meio-pesado brasileiro revidou uma provocação feita pelo americano no sábado, quando foi perguntado sobre desafios emitidos por Belfort e Lyoto e disse que bateria no carateca, "cujo nome eu já esqueci", no estacionamento.
- Onde é seu estacionamento? Vou te encontrar lá para você lembrar meu nome! - escreveu Lyoto Machida em sua conta no Twitter, em inglês, em mensagem endereçada a Sonnen.
Lyoto Machida mma ufc twitter (Foto: Reprodução)O post de Lyoto Machida para Chael Sonnen (Foto: Reprodução)
Emitir desafios e provocações nunca foi o estilo do ex-campeão dos pesos-meio-pesados, mas Lyoto vem se soltando mais nas últimas semanas. Quando um duelo entre ele e Belfort era especulado, o lutador disse que achava que o compatriota aceitaria o combate porque "filho teu não foge à luta", em referência à frase do Hino Nacional Brasileiro citada por Belfort na luta contra Jon Jones, no que foi percebido por ele como uma "cutucada" por não ter aceito enfrentar Jones com pouco tempo de antecedência. No sábado, após a vitória de Chael Sonnen sobre Maurício Shogun, Lyoto desafiou Sonnen através do Twitter, poucos minutos após Belfort fazer o mesmo. O americano, que vem fazendo campanha por uma luta contra Wanderlei Silva, brincou com os desafios, bem a seu estilo, na coletiva pós-luta.
- Eu bateria no Vitor no caminho do ringue para chutar o traseiro do Wanderlei, e eu cuidarei do terceiro cara (Lyoto), cujo nome eu já esqueci, no estacionamento, a caminho da festa pós-luta - disparou Sonnen.

Longe da F-1, Schumi mira hepta na Copa das Nações: 'Vou vencer, claro'

Dono de seis títulos ao lado de Vettel, alemão esbanja confiança na hora de
confirmar presença na disputa que reúne competidores de diversas categorias

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
31 comentários
Aposentado desde o GP do Brasil de 2012, Michael Schumacher ainda não está disposto a abrir mão da alta velocidade de uma vez por todas. O ex-piloto é o primeiro a confirmar presença na Copa das Nações da Corrida dos Campeões, que será novamente disputada em Bangkok, capital da Tailândia, em dezembro. Heptacampeão na F-1, o alemão quer chegar ao sétimo título também no torneio que reúne competidores de diversas categorias.
Nos últimos seis anos, Schumacher formou uma dupla imbatível com o compatriota Sebastian Vettel, atual tricampeão da F-1 e apontado por muitos como seu “sucessor” na principal categoria do automobilismo. Na final da última edição, Schumi e Vettel bateram os franceses Romain Grosjean e Sébastian Ogier.
- Sinto muito, mas é claro que vamos vencer novamente. O fato de que este será o nosso sétimo título torna tudo ainda mais interessante, pelo menos para mim. Então, estejam preparados, porque a Alemanha estará muito forte - brincou o ex-piloto da Ferrari.
Michael Schumacher e Sebastian Vettel celebram hexa na Copa das Nações, na Corrida dos Campeões (Foto: Divulgação)Michael Schumacher e Sebastian Vettel celebram hexa na Copa das Nações, em 2012 (Foto: Divulgação)
A competição, realizada desde 1988, é disputada por pilotos de categorias como Fórmula 1, Mundial de Rali, Turismo, Le Mans e X-Games, que duelam em carros idênticos. Na briga individual, Michael Schumacher chegou perto do título em 2007 e 2010, mas foi superado pelo sueco Mattias Ekström, da DTM, nas duas ocasiões. No ano passado, o francês Grosjean levou o troféu da categoria solo.
A última vez que o título da Copa das Nações, que reúne as duplas, não foi vencido pela Alemanha foi em 2006. Naquele ano, os finlandeses Marcus Gronholm e Heikki Kovalainen triunfaram ao derrotar na final o americano Travis Pastrana, que competiu sozinho, pilotando em todas as provas - seus parceiros, Jimmie Johnson e Scott Speed, sofreram lesões de última hora e não competiram.

Com apenas 17 anos, russo guiará Sauber em novo circuito de Sochi

Sergey Sirotkin é apontado como possível piloto da equipe suíça para próxima temporada; pista russa fará parte do calendário da Fórmula 1 em 2014

Por GLOBOESPORTE.COM Hinwil, Suíça
11 comentários
Com um forte apoio financeiro, o russo Sergey Sirotkin é apontado como um dos possíveis pilotos da Sauber em 2014. Apesar de ainda não possuir a “Super Licença” – habilitação para pilotar os bólidos da F-1 – o jovem, de apenas 17 anos, fará uma demonstração e guiará um carro da equipe suíça no novo circuito de Sochi – ainda em construção e que sediará o GP da Rússia -, no dia 27 de setembro. Sirotkin realizou sua primeira visita à fábrica da equipe, em Hinwil, na Suíça, para se familiarizar com o time e ajustar o banco do monoposto.
- Estamos orgulhosos de fazer esta demonstração no mês que vem. Um piloto russo guiando um carro de F-1, em Sochi, será um momento histórico – afirma a chefe da equipe, Monisha Kaltenborn.
Caso vire titular, russo Sergey Sirotkin será o piloto mais jovem a disputar um GP de Fórmula 1 (Foto: Divulgação)Caso vire titular, russo Sergey Sirotkin será o piloto mais jovem a disputar um GP de Fórmula 1 (Foto: Divulgação)
O jovem piloto disse que a visita à fábrica o fez pensar o quão perto está de realizar o sonho de competir na F-1.
- Minha primeira visita à fábrica foi movimentada. Aprendi bastante sobre a equipe e outras coisas. Ajustei o banco do carro, conheci engenheiros e entendi mais sobre o carro e o que acontece durante um fim de semana de GP. Se tivessem me dito, há seis meses, que um dia eu estaria visitando a fábrica e o time, eu nunca teria acreditado. É maravilhoso e estou muito feliz. Meu sonho está muito perto de se tornar realidade – afirma Sirotkin.
11_Circuito_Belgica-3 (Foto: Infoesporte)

Em duelo de desentrosados, Vitória vence o Coritiba pela Sul-Americana
Partida de volta será realizada na próxima terça, no Couto Pereira. Rubro-Negro tem a vantagem do empate para garantir classificação
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
39 comentários
Noventa minutos de muitos passes errados, tabelas mal feitas, chutões para todos os lados e várias falhas coletivas. Com times mistos em campo, Vitória e Coritiba fizeram na noite desta quarta-feira, no Barradão, um duelo de desentrosados. Melhor para o Rubro-Negro, que poupou quatro jogadores - contra oito poupados do Coxa, e venceu na estreia da Copa Sul-Americana 2013 pelo placar de 1 a 0, gol de Fabrício, já no final do confronto.
Vitória e Coritiba voltam a se enfrentar pela Sul-Americana na próxima terça-feira, às 21h50 (horário de Brasília), no Couto Pereira. E dessa vez a expectativa é que os dois times utilizem os titulares. O Rubro-Negro se classifica em caso de triunfo ou empate. Já o Coxa só garante a vaga se vencer com diferença de dois gols ou caso leve para os pênaltis.
Antes do duelo decisivo, contudo, os dois times entram em campo pelo Campeonato Brasileiro. No sábado, o Vitória enfrenta o Santos na Vila Belmiro, enquanto o Coritiba vai até o Heriberto Hülse encarar o Criciúma pela 16ª rodada da competição nacional.
Fabricio gol Vitória (Foto: Erik Salles / Ag. Estado)Jogadores do Vitória comemoram gol no Barradão (Foto: Erik Salles / Ag. Estado)
Muitos erros e pouca emoção
Com vários reservas em campo, Vitória e Coritiba penaram para criar boas chances de ataque. A cada tentativa de chegar ao gol, os dois times esbarravam na falta de entrosamento e protagonizavam um festival de erros. Os passes saíam fortes demais ou se destinavam ao espaço onde só havia adversários. Lançamentos quase sempre iam diretamente pela linha de fundo. Cruzamentos certos foram poucos. No resumo da ópera, tanto o Coxa quanto o Leão pouco fizeram para tirar o zero do placar na primeira etapa.
Os poucos lances de perigo dos 45 minutos iniciais aconteceram da bola parada. Logo no início da partida, Marquinhos cobrou falta do meio da rua, a bola pegou efeito, encobriu Vanderlei e acertou em cheio o travessão. Minutos depois, em novo tiro livre da intermediária, Fabrício acertou um pombo sem asas na direção do gol. O goleiro do Coxa caiu no canto direito e fez boa defesa, mandando a bola pela linha de fundo.
Com dificuldade para criar, o Vitória se aproveitou de um erro da defesa adversária para dar um susto no torcedor alviverde. Euler cruzou da esquerda, Iberbia tentou afastar de cabeça, mas falhou e deixou a bola nos pés de Maxi Biancucchi. O principal jogador rubro-negro teve tempo de dominar e fazer pose para o chute. O tiro, no entanto, foi por cima do gol. O Coritiba só conseguiu responder quando o árbitro já se preparava para encerrar o primeiro tempo. Artur arriscou de fora da área e a bola passou ao lado da meta defendida por Gustavo, que foi mero espectador nos 45 minutos iniciais da partida.
Técnicos mudam time e Vitória abre o placar
Insatisfeitos com o rendimento das equipes durante a primeira etapa, os técnicos resolveram fazer mudanças ainda no intervalo. No Vitória, Camacho foi substituído por Felipe. Já no Coxa, saiu Marcos Paulo e entrou Vitor Junior. Os treinadores queriam uma postura diferente, no mínimo um melhor índice de acertos nos lances criados. E, nos primeiros lances, os dois times deram indícios de que fariam uma partida com mais emoções.
Em uma das raras trocas de passes bem sucedidas da partida, Botinelli apareceu na entrada da área e arriscou o chute. A bola, no entanto, pegou altura e saiu por cima do gol de Gustavo. Do outro lado do campo, Dinei foi o responsável por criar lance de perigo. O atacante girou sobre a defesa na grande área e chutou no cantinho para Vanderlei fazer bela defesa.
Cheio de gás, Vitor Junior teve a melhor chance do Coritiba. Em lance de pura velocidade e técnica, o atacante passou pela defesa do Vitória e arriscou o chute de longe. Gustavo fez grande defesa. Artur ainda tentou aproveitar o rebote, mas foi flagrado em posição irregular pelo auxiliar. Já no final da partida, Fabrício soltou uma bomba do meio da rua em cobrança de falta e contou com a falha de Vanderlei para abrir o placar no Barradão, no último suspiro.
Em estreia internacional, Ponte bate Criciúma e larga com boa vantagem
Time de Campinas faz primeira partida oficial por competição continental e vence Tigre por 2 a 1. Torcida catarinense protesta contra fase da equipe
DESTAQUES DO JOGO
  • Protesto
    torcida
    O caldeirão, que normalmente funciona a favor do Tigre, mudou de lado. Além de vaias, os torcedores gritaram ‘time sem vergonha’ e sobrou também ao diretor de futebol Cícero Souza.
  • lance capital
    19 do 2º
    A Ponte dominava, mas uma linda defesa do goleiro Roberto, em chute de Fabinho, de dentro da área, impediu o empate do Tigre. Três minutos depois, a Macaca ampliaria.
  • Marcante
    debute
    Em sua primeira participação oficial em jogos internacionais, a Ponte Preta passou pelo Criciúma e abriu boa vantagem para o confronto de volta em Campinas.
A CRÔNICA
por João Lucas Cardoso
32 comentários
A fervura do caldeirão Heriberto Hülse voltou-se contra o Criciúma. A Ponte Preta não apenas saiu ilesa do jogo de ida do confronto entre os dois times pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, mas ampliou a crise no rival. Em sua primeira participação oficial em jogos internacionais, a Macaca conquistou uma boa vantagem na casa do rival: 2 a 1. Resultado que dá novo gás para o time campineiro seguir no Campeonato Brasileiro. O Tigre é que amarga prejuízo maior, sob o risco de perder de vez o apoio da torcida.
Entre os dois times, a fase ruim no Campeonato Brasileiro estava mais amena para a Ponte Preta. Fato transformado em vantagem logo aos cinco minutos. Afundado na tabela, o Criciúma se perdeu no primeiro tempo. Não passou de um arremate de Morais e acúmulo de passes errados. A Macaca levou a etapa tranquila, enquanto do outro lado a turbulência era maior à medida que a torcida protestava. Protesto que aumentou no segundo tempo, ainda mais quando Chiquinho bateu falta com perfeição nas redes do Tigre, marcando o segundo gol dos visitantes. João Vitor ainda descontou no fim, mas o gol solitário tricolor foi vaiado mesmo assim.
Os dois times voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, dia 27, às 21h50m, no Moisés Lucarelli. A Ponte tem vantagem confortável pelos dois gols marcados fora de casa. A Macaca pode empatar ou perder por 1 a 0. Vitória por 2 a 1 do Tigre leva a decisão para os pênaltis. Qualquer vitória dos catarinenses por dois ou mais gols de diferença dá a classificação para a equipe de Vadão. Quem se classificar no confronto enfrenta o vencedor do Deportivo Pasto e Colo Colo.
Antes do segundo jogo, Tigre e Macaca encaram a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, no sábado. Novamente no Heriberto Hülse, o Criciúma recebe o Coritiba. A Ponte Preta também estará em casa, diante do Cruzeiro.
Comemoração da Ponte preta contra o Criciúma  (Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press)Ponte sai na frente no confronto, em seu primeiro jogo oficial internacional (Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press)
Macaca domina e sai na frente

O 3-5-2 montado pelo técnico Paulo Cesar Carpegiani deu força para a Ponte Preta subverter o único atributo que o Criciúma tinha no começo do jogo: a torcida a favor – embora não tão maciça quanto os últimos jogos no Heriberto Hülse, mas ainda assim barulhenta. Mas apesar da alteração para o confronto, a Macaca abriu o placar como havia feito no encontro com o Tigre, dez dias antes, pelo Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, William havia marcado de cabeça. Na noite desta quarta-feira, a cabeçada foi do zagueiro César, que estufou as redes: 1 a 0.
O gol desestabilizou o Criciúma, amordaçado ao campo de defesa. À exemplo de outras partidas, somente após o 20º minuto a equipe da casa chegaria ao encaixe. Correu atrás e esteve perto de igualar. Não tivesse Diego Sacoman aparecido no meio do caminho da bola, Morais teria marcado um golaço. Rildo, aos 27, quase o fez também. Mas o atacante da Ponte Preta foi passando pela defesa até ficar de frente com Galatto. Estreante pelo Tigre, o goleiro apresentou suas credenciais: tapa ágil e bola para fora. Não demoraria para a torcida da casa perder a paciência. Até porque o Carvoeiro pouco faria daí por diante.
Além de vaias, os torcedores pediram raça e chamaram a equipe do Criciúma de ‘time sem vergonha’. Sobrou também o diretor de futebol Cícero Souza. Reflexo e manifesto claro da insatisfação com o time em campo. O Tigre não conseguia trocar mais do que três passes. Chegar perto da baliza guarnecida por Roberto era um feito obtido apenas com lances de bola parada.  A Ponte não se incomodou com a turbulência explícita: manteve a forma desde o início da partida e encaminhou o primeiro tempo em vantagem de 1 a 0.

Mudança do Tigre faz efeito apenas no fim

A cartada do técnico Vadão para tentar mudar o rumo do jogo a partir dos últimos 45 minutos foi a entrada do atacante Lins na vaga do meia Morais. Botou velocidade e três atacantes para confronto com o trio de zaga com Betão, Diego Sacoman e César. Até os dez minutos, não deu em nada, e o Criciúma era o mesmo. O que quase deu foi a ampliação do placar por parte da Ponte. Em nova bola alçada, Betão quase conseguiu colocar para dentro. O treinador do Tigre também sacaria Amaral, vaiado pela torcida, para a entrada de Bruno Renan. Parecia medida desesperada, porque o também volante quase pouco apareceu em ação nos jogos do clube.
A pressão sobre o Carvoeiro poderia ser menor, caso o goleiro Roberto não contasse com a sorte ou estivesse bem no jogo. Aos 17, Lins ficou na cara do arqueiro pontepretano, mas o  toque passou ao lado poste. Aos 19, Fabinho encheu o pé, mas Roberto fez uma defesaça. O Tigre ansiava que a pressão diminuísse quando Rildo deu lugar para Rafinha. Longe disso. Pouco depois, a Ponte aumentava o marcador com cobrança de falta magistral de Chiquinho: 2 a 0 para os visitantes. A comemoração do meia foi o sinal para parte dos 6.806 torcedores pegarem o caminho de casa, aos 22 do segundo tempo.
E tinha como ficar pior para os mandantes. Com as três substituições queimadas, Wellington Paulista deixou o campo lesionado. Confortável, a Macaca levou o jogo até o final sem passar trabalho. Tomou o gol do desconto, marcado de cabeça por João Vitor, que fechou o placar de 2 a 1 para o time de Paulo César Carpegiani. Mas o estrago já estava feito. A Ponte Preta levou para Campinas o benefício que obriga o Tigre a vencer por dois gols de diferença e fora de casa para derrubar a vantagem construída pelos campineiros.
Palmeiras resiste à pressão, vence o Atlético-PR e sai em vantagem
Verdão bate o Furacão pela vantagem mínima no estádio do Pacaembu e depende de um empate para avançar às quartas da Copa do Brasil
 
DESTAQUES DO JOGO
  • momento decisivo
    3 do 1°T
    Charles solta bomba de fora da área e Weverton põe para escanteio. Mendieta cobra, e Vilson faz o gol da vitória.
  • pé na forma
    Furacão
    Dellatorre, Marcelo, Everton... Furacão abusou do direito de perder gols e saiu zerado do Pacaembu
  • deu certo
    Blitz do Verdão
    Sem deixar o Furacão respirar, o Palmeiras foi para o abafa logo nos primeiros minutos e matou o jogo em lance capital
A CRÔNICA
por Marcelo Hazan
471 comentários
Série A ou Série B? A divisão pouco importou na noite desta quarta-feira, no estádio do Pacaembu. Oportunista e inteligente, o Palmeiras, líder da Segunda Divisão do Brasileiro, venceu o Atlético-PR, quinto colocado da elite, por 1 a 0 e abriu vantagem no confronto das oitavas de final da Copa do Brasil. Agora há doze jogos invicto, o Verdão quebrou uma série de invencibilidade do adversário que já durava dez partidas e depende de um empate no Durival de Britto, em Curitiba, quarta que vem, para carimbar sua vaga nas quartas de final.
O Palmeiras precisou de exatos três minutos para balançar as redes do Furacão. No abafa, o time de Gilson Kleina acuou os visitantes, abriu o placar e passou a jogar com a vantagem. Sob gritos exaltados do técnico Vagner Mancini, que não se conformava com a falta de pontaria, o Atlético-PR abusou dos gols perdidos e pagou o preço. Agora, precisa vencer por dois gols de diferença para reverter a vantagem.
No fim de semana, ambos voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro. Enquanto o Palmeiras viaja a Varginha para enfrentar o Boa Esporte às 16h20m (horário de Brasília), o Atlético-PR recebe o Botafogo no domingo, às 18h30m.
Vilson Comemoração Palmeiras contra o Atlético-PR (Foto: Marcos Ribolli)Vilson comemora o gol da vitória contra o Atlético-PR, nesta quarta-feira (Foto: Marcos Ribolli)
Verdão na frente
Dois times com séries de invencibilidade e em ótimos momentos. Palmeiras e Atlético-PR prometiam muito e cumpriram. Um jogo em ritmo alucinante, com um gol logo aos três minutos. O Palmeiras partiu para cima desde o apito inicial, armou uma blitz e abriu o placar com Vilson, que completou de cabeça boa cobrança de escanteio de Mendieta. O goleiro Wéverton não pôde fazer nada: festa alviverde no Pacaembu.
O jogo corrido e pegado destacou os trios ofensivos das duas equipes. Pelo Verdão, Mendieta, Ananias e Alan Kardec. No Furacão, Elias, Marcelo e Dellatorre. Entrosados, os atacantes levaram muito perigo.
Na melhor chance do Atlético-PR, Dellatorre enfiou bela bola para Marcelo, mas o atacante desperdiçou sozinho com Fernando Prass. Não fossem as defesas do goleiro palmeirense e a falta de pontaria dos dois ataques, a etapa inicial terminaria com mais gols.
Palmeiras e Atlético-pr (Foto: Marcos Ribolli)Faltou pontaria ao Atlético-PR, que abusou dos gols perdidos no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli)
Furacão falha na pontaria
O Furacão iniciou a etapa complementar disposto a mostrar que a série invicta de dez jogos construída entre Brasileirão e Copa do Brasil não era uma mera estatística. Consistente, o time visitante passou a pressionar sob o comando de um agitado Vagner Mancini, que regia o time do banco. Do outro lado, Gilson Kleina demonstrou consciência e não recuou sua equipe, ciente da importância de construir maior vantagem para o jogo de volta.
Os contra-ataques alviverdes assustavam menos que as trocas de passes do Atlético-PR, que pressionava. Primeiro, Éderson recebeu cruzamento livre, cara a cara com Fernando Prass, mas chutou para fora. Depois, pelo outro lado, Dellatorre também desperdiçou chance clara.
Se o Atlético-PR mostrava a força que o credencia na briga por uma vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro, o Verdão deixava claro porque lidera a Série B e caminha a passos largos de volta à elite do futebol nacional. Consistentes, os donos da casa fecharam o paredão na defesa e não permitiram que o adversário chegasse ao empate.
 
Chamado às pressas, Gabigol dá vitória ao Santos contra o Grêmio
Relacionado de última hora para o jogo, atacante de 16 anos sai do banco para dar vantagem ao Peixe na luta por vaga às quartas da Copa do Brasil
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • deu errado
    Assunção
    Assim como no empate sem gols na Bahia, o volante não conseguiu ser produtivo no meio-campo e foi peça nula no Peixe durante o primeiro tempo. Foi substituído no intervalo.
  • momento-chave
    36 do 2º tempo
    Gabriel nem completou 17 anos, mas mostrou que tem estrela. Quando o jogo caminhava para um empate sem gols, o santista entrou em campo e decidiu, garantindo a vitória santista.
  • bateu cabeça
    Grêmio
    O Tricolor teve, nos 20 minutos iniciais do segundo tempo, três chances de cabeça, incrivelmente desperdiçadas por Barcos, Kleber e Souza. No fim, elas fizeram falta.
A CRÔNICA
por Fernando Prandi
295 comentários
O menino Gabriel estava em casa, jogando videogame, quando recebeu por telefone a convocação para o jogo na Vila Belmiro. Com Victor Andrade vetado após tomar um antialérgico, a promessa de apenas 16 anos foi relacionada para o banco de reservas. E a sua estrela brilhou na noite desta quarta-feira, quando saiu do banco para marcar aos 36 minutos do segundo tempo o gol da vitória do Santos sobre o Grêmio, na partida de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Gabigol, que completa 17 anos no próximo dia 30, balançou as redes pela primeira vez como profissional. E deu ao Peixe a vantagem do empate para o duelo de volta, quarta-feira que vem, às 21h50m (de Brasília), na Arena Grêmio. O Tricolor gaúcho precisa de uma vitória por dois ou mais gols de diferença para avançar. Se fizer 1 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis. O adversário de Santos ou Grêmio sai do duelo entre Luverdense e Corinthians.
Gabriel Comemora gol do Santos contra o Grêmio (Foto: Miguel Schincariol / Agência estado)Do videogame ao campo real: Gabigol garante vitória do Santos (Foto: Miguel Schincariol / Agência estado)
Antes disso, as equipes voltam a campo pelo Brasileirão, sábado, às 18h30m. Em 15º lugar, dois pontos acima da zona de rebaixamento, o Santos recebe o Vitória na Vila Belmiro; e o Grêmio, terceiro colocado, encara o Flamengo no Mané Garrincha.
Equipes oscilam, e placar não sai do zero
Mesmo com três zagueiros e três volantes, o Grêmio começou melhor. Quando a bola chegava ao ataque do time gaúcho, Barcos e Kleber trocavam passes e criavam jogadas de perigo para Aranha. Com liberdade, o lateral-esquerdo Alex Telles apareceu aos sete minutos para obrigar o camisa 1 santista a trabalhar em chute cruzado.
O time de Renato Gaúcho, no entanto, sentia a falta de peças com toque de qualidade, como Elano e Zé Roberto, vetados por lesão. Aos poucos, o Santos passou a ter mais domínio de bola e chegar à frente. Ligado, Montillo era quem armava as jogadas, e Thiago Ribeiro aparecia como principal opção no ataque. E foi num cruzamento do argentino que por pouco o atacante não desviou para as redes, no melhor momento alvinegro na primeira etapa.
Gol de mais um Menino da Vila
O Santos voltou com o meia Leandrinho no lugar do volante Marcos Assunção, que não teve uma noite feliz nem mesmo em sua especialidade, a bola parada. Mas o Grêmio seguia mais perigoso no ataque, levando vantagem nas bolas aéreas. Os visitantes tiveram boas oportunidades para abrir o placar, mas Kleber, Barcos e Bressan desperdiçaram.
No lado do Peixe, Thiago Ribeiro e Montillo seguiam comandando o time, mas já davam sinais de cansaço. Foi a deixa para o técnico Claudinei mexer e dar novo fôlego à equipe. Momentos antes, Gabigol estava pilotando em casa o controle de um videogame. Chegou à Vila às pressas, foi para o banco, entrou no lugar de Neilton e mostrou que era a sua noite. Em cruzamento de Montillo aos 36 minutos, o menino Gabigol bateu de virada, no cantinho esquerdo de Dida, que nada pôde fazer: 1 a 0 Santos, que deixou o campo comemorando a vantagem.
Samuel volta a decidir, Walter perde pênalti, e Fluminense vence o Goiás
Atacante faz o gol do triunfo por 1 a 0 contra o Esmeraldino, e Tricolor fica em vantagem pelas oitavas. Cavalieri pega cobrança e faz boas defesas
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • ídolo
    Conca
    Torcida do Fluminense gritou o nome do argentino Darío Conca antes e depois de a bola rolar no Maracanã. Meia pode voltar ao clube no ano que vem
  • a decepção
    Walter
    Autor de 21 gols na temporada, o atacante Walter não conseguiu furar o bloqueio da defesa do Fluminense. Na chance que teve, perdeu um pênalti
  • arbitragem
    Carlinhos
    Marcos André Gomes da Penha teve uma noite com lances duvidosos. Na principal, não expulsou Gum ao por a mão na bola que ia em direção ao gol.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
63 comentários

Na pelada, no par ou ímpar, você escolheria Fred, atacante da Seleção, ou Samuel, jovem promessa do Fluminense para o ataque? Se depender do histórico dos últimos dois jogos, a vantagem é do segundo. Autor do gol da vitória sobre o Náutico, no domingo, foi dele também o lance decisivo contra o Goiás, na noite desta quarta-feira, no Maracanã. Walter, destaque do Esmeraldino, perdeu um pênalti, defendido por Diego Cavalieri, o que permitiu a vitória por 1 a 0 do Tricolor na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Com a vantagem de poder empatar no Serra Dourada, o Fluminense visita os goianos na próxima quarta-feira, às 19h30m (horário de Brasília). O time que se classificar vai encarar o vencedor do confronto entre Vasco e Nacional-AM - os cariocas fizeram 2 a 0 em Manaus, partida de ida.
- No segundo tempo recuamos muito, e isso não é bom. O importante é que soubemos suportar a pressão e não tomamos o gol. Temos vantagem, e agora é jogar de igual para igual para poder dar o passe seguinte na competição - destacou Diego Cavalieri.
Deco, que se recuperava de lesão na coxa direita desde o início do mês, entrou no segundo tempo, já aos 28 minutos. Sentiu dores na musculatura da coxa esquerda menos de dez minutos depois e saiu de campo chorando.
Walter lamentou a falha no pênalti, batido rasteiro praticamente no meio do gol. Se marcasse, ele alcançaria a artilharia da Copa do Brasil, empatado com Rodrigo Silva, do ABC.
- Fico triste por errar o pênalti, ainda tive o lance de cabeça (no fim) e não fiz o gol. Hoje não era o dia do Goiás, nem do Walter - disse o atacante do Goiás.
A torcida tricolor, eufórica com a possibilidade de Darío Conca voltar a defender as cores do Fluminense no ano que vem, cantou antes mesmo de a bola rolar: "Olê, olê, ole, olá! Conca! Conca!" Atualmente na China, o argentino está na mira do clube. As conversas estão avançadas.
Samuel gol Fluminense e Goiás (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)Samuel comemora o gol da vitória do Fluminense sobre o Goiás (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)
Carlinhos: o desafogo
Ao rolar a bola, a torcida tricolor ainda gritava o nome de Conca. Mas o que o argentino se acostumou a fazer na sua passagem pelo clube era exatamente o que andava em falta no primeiro tempo: os passes certos. Foram erros e mais erros. A bola se perdia no meio, e o ataque a via em raras oportunidades. E, quando viu, Fred reclamou de um pênalti após toque por baixo de Rodrigo em suas pernas.
Atrás, os três zagueiros (Gum, Leandro Euzébio e Edinho) seguraram bem as tentativas de Walter. E o Goiás explorou a velocidade de Welinton Junior para tentar pegar a zaga em contra-ataque. Um dos lances deixou em evidência o risco que a equipe de Luxa corria ao fazer linha de impedimento, mas o assistente marcou impedimento duvidoso de Welinton. O desafogo para o Flu avançar e criar chances apareceu pelo lado esquerdo, com Carlinhos. No primeiro bom cruzamento, o lateral acertou a cabeça de Fred, que mandou no travessão. Na segunda, Renan passou batido pela bola, o camisa 9 demorou para concluir, mas Samuel estava no lugar certo: 1 a 0.
Fluminense e Goias (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)Walter não conseguiu furar o bloqueio do Fluminense no Maracanã (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)
Walter erra, Cavalieri acerta
O segundo tempo começou mais animado. Logo aos seis minutos, Gum evitou com a mão o que seria gol de Renan Oliveira. O árbitro marcou o pênalti, mas mostrou apenas cartão amarelo Walter, autor de 21 gols na temporada, bateu mal, no meio, fácil para o goleiro do Flu salvar. O Goiás não se abateu. Permaneceu no ataque, mostrou superioridade, mas a bola não entrava. Quando os cariocas atacavam, como num quase gol de cabeça de Carlinhos, os comandados de Enderson Moreira já se preparavam para dar o bote no contragolpe. Cavalieri precisou trabalhar ainda mais.
Luxemburgo tentou mudar a cara do meio de campo ao trocar Felipe por Deco. Surpresa no banco de reservas, o luso-brasileiro, machucado desde o início do mês, entrou em campo. Marcos Junior, também recuperado de lesão, entrou para dar mais velocidade, na vaga de Samuel. Enderson também mexeu, tirou o volante Dudu Cearense para lançar o atacante Neto Baiano. Por pouco o Goiás não empatou aos 45 minutos, mas Cavalieri, de novo, entrou em ação ao defender finalização de Walter.
Uma noite para guardar: Luverdense surpreende e supera o Corinthians
Com gol irregular aos 45 minutos da etapa final, Verdão vence um Timão sob cobrança. Agora, tem vantagem diante do atual campeão do mundo
 
DESTAQUES DO JOGO
  • momento decisivo
    45m do 2°T
    Misael é lançado na área, domina a bola com a mão e chuta na saída de Cássio, para dar a vitória ao Luverdense no Mato Grosso.
  • deu certo
    Verdão fechado
    O Luverdense foi perfeito no que se propôs durante a partida. Neutralizou o ataque do Corinthians o tempo todo.
  • nervosismo
    Três expulsos
    O Corinthians terminou o jogo sem Romarinho e Emerson Sheik, enquanto Zé Roberto recebeu o vermelho pelo Verdão.
A CRÔNICA
por Diego Ribeiro
1380 comentários
A cidade de Lucas do Rio Verde dificilmente esquecerá o dia 21 de agosto de 2013. Time mato-grossense a chegar mais longe na história da Copa do Brasil, o Luverdense, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, venceu o campeão mundial Corinthians por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no estádio Passo das Emas, no jogo de ida pelas oitavas de final. Em sua pior atuação no ano, o Timão mal levou perigo aos donos da casa, que marcaram um gol irregular aos 45 minutos do segundo tempo: Misael dominou com a mão antes de tocar na saída de Cássio.
No jogo de volta, na próxima quarta, às 21h50m (de Brasília), no Pacaembu, a equipe mato-grossense joga por um empate ou até mesmo por uma derrota por um gol, desde que marque. Para chegar às quartas de final, o Alvinegro precisa vencer por dois ou mais gols de diferença.
Instável, o Timão se deixou levar até mesmo pelo nervosismo. Terminou o jogo com dois jogadores expulsos - Romarinho e Emerson - e sob cobranças da torcida, que não gostou do mau futebol apresentado no interior do Mato Grosso. O Luverdense também teve um jogador com cartão vermelho: o zagueiro Zé Roberto.
O Corinthians volta as atenções agora ao Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, às 16h (de Brasília), enfrenta o Vasco no estádio Mané Garrincha, em Brasília. No mesmo dia, às 17h, o Luverdense vai à capital mato-grossense para encarar o Cuiabá no estádio Presidente Dutra, pela Série C.
Danilo Luverdense e Corinthians (Foto: Chico Ferreira / Futura Press)Corinthians vai mal e não sai do empate em sua estreia na Copa (Foto: Chico Ferreira / Futura Press)
Timão sumido, Verdão fechado
A posse de bola foi maior, e a torcida, dominante. Mas o Corinthians não correspondeu às expectativas em Lucas do Rio Verde. Entre uma inofensiva cabeçada de Paolo Guerrero e um chute fraco de Romarinho, o maior destaque do Timão foram os gritos histéricos de parte da torcida feminina para Alexandre Pato, atleta mais assediado da equipe desde a chegada à cidade. Uma atuação digna de sono.
O Corinthians trocava passes, chegava mais à área adversária, mas não levava perigo ao Luverdense. Atentos e cautelosos, os donos da casa apostavam nos contra-ataques e nos lançamentos longos para os atacantes Tozin e Misael. Nos minutos finais da etapa inicial, o Luverdense cresceu e chegou a assustar em cabeceio do capitão Zé Roberto, que por pouco não aproveitou saída ruim do goleiro Cássio para abrir o placar.
Satisfeitos em segurar o atual campeão mundial, os jogadores da equipe mato-grossense perguntavam constantemente aos jornalistas que estavam em volta do campo quanto tempo faltava para o fim do primeiro tempo. Sem Guilherme e Renato Augusto, o meio-campo do Timão perdeu muito em criatividade. A ligação entre defesa e ataque foi comprometida, e a equipe encontrava sérias dificuldades na tentativa de criar jogadas de perigo. Até mesmo o locutor do estádio, responsável por animar a torcida, questionou a atuação alvinegra, exaltando os donos da casa.
– O Luverdense está jogando muito melhor, não?
Luverdense tem noite para guardar na história

A etapa complementar começou com o Corinthians vacilando. No primeiro lance, Igor deu espaço na lateral esquerda, e, no cruzamento de Misael, o zagueiro Felipe errou feio ao tentar afastar o perigo: a bola caiu nos pés de Washington, que chutou por cima do gol. Empolgado, o Luverdense parecia notar o jogo ruim do Timão.
A chance clara de gol a favor dos mato-grossenses foi o suficiente para que Tite notasse a necessidade de mudança em sua equipe. Aos dez minutos, ele chamou Emerson Sheik para substituir Alexandre Pato, cuja atuação se resumiu a duas faltas cometidas, duas recebidas e nenhuma finalização. Não à toa, saiu vaiado. Valente, o time de Lucas do Rio Verde mantinha seu sistema defensivo bem armado, neutralizando o ataque corintiano.
Os vacilos do Corinthians se transformaram em nervosismo. Romarinho acabou expulso ao receber o segundo cartão amarelo por falta no meio-campo, enquanto Sheik se envolveu em confusão com Zé Roberto - ambos levaram vermelho. Como se não bastasse, Misael fez o que parecia inacreditável no minuto final do jogo: lançado dentro da área, ele dominou com a mão e bateu na saída de Cássio para marcar o gol da vitória alviverde. Festa em Lucas do Rio Verde.