terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Werdum acredita que ritmo de luta será vantagem a seu favor contra Cain

Brasileiro revela que Pezão foi pego de surpresa por Mir ter lutado na base de destro, fala sobre doping, e diz que Overeem tomou "suco diferente" quando lhe enfrentou

Por Rio de Janeiro
pôster UFC 188 Cain Velásquez Fabricio Werdum (Foto: Divulgação/UFC)Pôster do UFC 188 destaca luta entre Velásquez e Fabricio Werdum (Foto: Divulgação/UFC)
O Ultimate confirmou nesta sexta-feira que Fabricio Werdum e Cain Velásquez vão se enfrentar pela unificação do título dos pesos-pesados no dia 13 de junho, na Cidade do México. Nesta data, o americano já estará sem lutar há mais de um ano e meio. Na única derrota que ele sofreu na carreira, contra Junior Cigano, não lutava há pouco mais de um ano e também voltava de lesão. Para o Vai Cavalo, que vem de triunfo por nocaute técnico sobre Mark Hunt em outubro, este pode ser um diferencial a seu favor no UFC 188, quando finalmente vão duelar.
- O Cain está há muito tempo sem lutar, vai ter que se acostumar com a luta no início, então é uma vantagem importante para mim - afirmou, em entrevista por telefone ao Combate.com.
Apesar disso, Werdum reconheceu que o jogo de Velásquez não é fácil de se lidar, mas prometeu que não deixar o campeão linear se impor. O brasileiro também comentou a nova política de combate ao doping anunciada pelo Ultimate, falou sobre a derrota de Antônio Pezão para Frank Mir, do sucesso do UFC em Porto Alegre e relembrou o duelo contra Alistair Overeem, no Strikeforce, ao afirmar que o holandês havia tomado "um suco diferente" na ocasião.
Confira a entrevista por tópicos:
RITMO DE LUTA PODE FAZER A DIFERENÇA?
Com certeza. Faz diferença porque a gente sabe que quando está sem ritmo de luta muda o atleta. O Cain está há muito tempo sem lutar, vai ter que se acostumar com a luta no início, então é uma vantagem importante para mim. Acho que o ideal para qualquer lutar é fazer de três a quatro lutas por ano.
FORMA DE LIDAR COM A PRESSÃO DE VELÁSQUEZ
O Velásquez é assim, tem esse jogo bem difícil, com boxe e wrestling. Ele tenta ditar esse ritmo, e eu vou fazer de tudo para fazer o meu jogo. Não vou ficar esperando ele. Se puder levar para o chão o quanto antes e finalizar, vou fazer. Se puder surpreender com um nocaute, vou fazer. A estratégia certa não sei ainda. Sei que o que vou fazer é não esperar. Vou levar a luta até ele.
Fabricio Werdum, MMA (Foto: Rafael Marinho)Fabricio Werdum com o cinturão interino do UFC (Foto: Raphael Marinho)
NOVA POLÍTICA ANTIDOPING DO UFC
O doping tem muitos casos recentes, o último foi o do Anderson, que o mundo inteiro viu. Acho bom o UFC se preocupar com isso, mas o mais importante é ter direitos iguais. Se tem exames para um, tem que ter para outro em qualquer lugar do mundo. Tem que ser a mesma regra para todo mundo. De repente alguns podem ter uma queda, sentir um pouco, mas não é todo mundo que tomava. É como o TRT. Até podia ter, mas tinha que ser para todo mundo. Tudo tem que ter um limite, tinha que ser para todos, mas isso é de cada um. O correto é tomar suplemento, fazer a coisa certa. Se é para um, tem que ser para todos.
ACHA QUE JÁ ENFRENTOU ALGUM ATLETA DOPADO?
Não posso acusar alguém desse jeito, mas, contra o Overeem (no Strikeforce, em janeiro de 2011, quando sofreu sua última derrota), ele estava bem forte. Acho que ele tomou um suco diferente naquela luta. Aquele suco não era verde não (risos). Quando lutei com ele, foi f...
UFC PORTO ALEGRE
O evento aqui foi o maior sucesso. Me surpreendi com a galera, a torcida correspondeu no Gigantinho, eram fãs mesmo e gostam de luta. Eu ando aqui e me sinto o Wanderlei Silva, com todo mundo vindo falar comigo. Entrei no ginásio e todo mundo gritou "Werdum! Werdum!", fiquei emocionado. O prefeito sentou do meu lado e também estava bem emocionado com o UFC Porto Alegre.
Fabricio Werdum autógrafos porto alegre (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)Fabricio Werdum fez a alegria dos fãs em Porto Alegre (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)
DERROTA DO AMIGO ANTÔNIO PEZÃO
Falei nas entrevistas antes da luta que o Pezão ia nocautear, mas o Frank Mir é um cara duro, acertou um golpe bem forte. Até falei com o Pezão já, ele me disse que esperava que o Mir lutasse na base de canhoto, e o Mir foi malandro, lutou de guarda normal. Peso-pesado quando entra um soco é nocaute. Acho que o Pezão sentiu isso porque treinou só com canhotos. O evento foi o maior sucesso, mas os resultados para os brasileiros não foram bons. 
ABSORÇÃO DE GOLPES DE PEZÃO
É difícil falar sobre isso, mas é o segundo nocaute seguido. As pessoas falam que ele não aguenta muito, não tem tolerância para os golpes, mas acho que os caras acertaram o queixo do Pezão certinho. Com o tempo isso pode acontecer quando você toma muita porrada. Graças a Deus eu não tenho muitos golpes na cabeça, então ela está na boa. Acho que o Pezão vai ter que se concentrar, fazer o treinamento e tenho certeza que ele vai voltar com tudo e dar a volta por cima

Combate transmite ao vivo defesa de título de Cris Cyborg no Invicta FC 11

Evento em L.A. terá brasileira contra canadense que já enfrentou Ronda Rousey

Por Rio de Janeiro
O Combate transmite ao vivo na madrugada de sexta-feira para sábado, a partir de 0h (horário de Brasília), o Invicta FC 11. O evento, direto de Los Angeles, traz na luta principal a brasileira Cris Cyborg, que defende o cinturão dos pesos-penas da organização contra a canadense Charmaine Tweet.
UFC Cris Cyborg (Foto: Agência Getty Images)Cris Cyborg venceu suas duas lutas pelo Invicta FC até aqui (Foto: Agência Getty Images)
O Invicta FC é uma organização americana especializada em lutas femininas. Por seus eventos, já passaram nomes como Carla Esparza, Cláudia Gadelha, Cat Zingano e Liz Carmouche, entre outras lutadoras atualmente no UFC. Cris Cyborg, já considerada a melhor lutadora do mundo, fará sua terceira luta pela organização e sua primeira defesa de título, após conquistar o cinturão ao derrotar Marloes Coenen por nocaute técnico em julho de 2013. Ela defende um cartel de 12 vitórias, uma derrota e um "No Contest" (luta sem resultado).
Sua adversária na sexta-feira será Charmaine Tweet, ex-campeã mundial de kickboxing. A canadense, que trabalha como bancária na cidade de Regina e é mãe de dois adolescentes, de 18 e 15 anos de idade, fez sua estreia no MMA contra a atual campeã peso-galo do UFC, Ronda Rousey, em junho de 2011. Após um início ruim na modalidade, venceu cinco de suas últimas seis lutas, e compilou um cartel de seis vitórias e quatro derrotas.
Confira o card completo:
Invicta FC 11
27 de fevereiro de 2015, em Los Angeles (EUA)
CARD DO EVENTO:
Peso-pena: Cristiane "Cyborg" Justino x Charmaine Tweet
Peso-palha: Alexa Grasso x Mizuki Inoue
Peso-palha: DeAnna Bennett x Lynn Alvarez
Peso-galo: Irene Aldana x Melanie LaCroix
Peso-palha: Jamie Moyle x J.J. Aldrich
Peso-palha: Brianna Van Buren x Amy Montenegro
Peso-mosca: Christine Stanley x Rachael Cummins
Peso-mosca: Kristi Lopez x Aspen Ladd

Léo Santos promete atenção ao peso, senão "Dedé xinga, perde a noção"

Peso-leve recorda "deslize" antes da pesagem em sua última luta e mostra alegria 
por voltar a lutar no Maracanãzinho, ginásio onde ganhou a faixa roxa de jiu-jítsu

Por Rio de Janeiro
Léo Santos fez sua estreia no Ultimate na final do TUF Brasil 2, quando finalizou William Patolino, em junho de 2013, pelo peso-meio-médio (até 77kg) e sagrou-se campeão do reality show. Resolveu descer para os leves (até 70kg) e empatou com Norman Parke. Em sua última luta, venceu Efrain Escudero por decisão unânime. Entretanto, não chega a ser exagero dizer que a balança tem sido o maior adversário do atleta da Nova União. Ainda que tenha batido o peso nas duas vezes, o lutador sofreu para conseguir. Contra Escudero, por exemplo, chegou visivelmente debilitado para subir na balança. Mas, ele garante, esse problema não se repetirá no UFC Fight Night Rio, dia 21 de março. quando enfrentará Matt Wiman, que foi anunciado como seu oponente, já que Tony Martin sofreu lesão nas costas.
O peso-leve ainda revelou que não bater o peso é o que mais pode tirar do sério Dedé Pederneiras, seu treinador.
- Depois que entrei no UFC, fomos acompanhados por nutricionista. O Dedé sempre bate nessa tecla de que não podemos dar mole com o peso. É a única coisa que o tira do sério. Ele fica revoltado, xinga, perde a noção mesmo (risos). Agora estou bem mais leve, trabalhando nisso. Da última vez tive alguns problemas, foi um deslize que dei, mas agora vai dar tudo certo - afirmou, durante o "Media Day" do UFC Rio 6, há duas semanas, no Maracanã.
Leo santos UFC  RJ Maracanã (Foto: André Durão)Léo Santos enfrenta Matt Wiman, no Maracanãzinho, no dia 21 de março (Foto: André Durão)
Poder lutar no Maracanãzinho será um fator motivacional para Léo Santos. Foi lá que o lutador tornou-se um faixa-roxa na arte suave.
- Estou ansioso e feliz ao mesmo tempo, mas a responsabilidade aumentou um pouquinho, pois aqui terão mais amigos e familiares. É a mesma sensação de sempre. Lutei jiu-jítsu no Maracanãzinho e tenho lembranças maravilhosas do ginásio. Já fui bom nisso (risos). Acho que ganhei a faixa roxa lá e sempre me traz boas recordações - comemorou.
Na ocasião do "Media Day", Léo Santos enfrentaria Tony Martin, porém, o rival se machucou, e o Ultimate escalou Matt Wiman para o confronto com o brasileiro, que acredita que a mudança com bastante antecedência não vá prejudicar a sua estratégia.
- Ainda tem bastante tempo, então a mudança não foi tão prejudicial assim porque ainda estou na fase de treino forte, mas sem tática ainda. Lógico que já estou planejando o que fazer com o Matt Wiman, mas tenho bastante tempo para ver o que vou fazer.Tenho que treinar duro para trazer essa vitória para o Brasil - concluiu.
UFC Fight Night Rio
21 de março, no Rio de Janeiro (RJ)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-meio-médio: Demian Maia x Ryan LaFlare
Peso-leve: Josh Thomson x Gilbert Durinho
Peso-meio-médio: Erick Silva x Ben Saunders
Peso-leve: Léo Santos x Matt Wiman
Peso-leve: Leandro Buscapé x Drew Dober
Peso-leve: Leonardo Macarrão x Cain Carrizosa
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Akbarh Arreola
Peso-galo: Amanda Nunes x Shayna Baszler
Peso-pena: Godofredo Pepey x Andre Fili
Peso-pena: Kevin Souza x Katsumi Kikuno
Peso-mosca: Fredy Serrano x Bentley Syler
Peso-leve: Jorge Blade x Christos Giagos

Jacaré ultrapassa Anderson Silva no ranking dos pesos-médios do UFC

Pezão cai quatro posições e é ultrapassado por Frank Mir entre os pesos-pesados; Michael Johnson escala seis posições entre os pesos-leves e é sexto colocado

Por Rio de Janeiro
O UFC divulgou nesta terça-feira seu ranking atualizado após seu último evento, realizado no último domingo em Porto Alegre. Entre as mudanças, a maioria relacionada aos lutadores que se apresentaram no Ginásio Gigantinho, uma surpresa: Anderson Silva perdeu a primeira posição entre os pesos-médios para seu companheiro de equipe Ronaldo Jacaré. É a primeira vez que "Spider" deixa a liderança da categoria desde julho de 2013, quando sofreu a primeira de duas derrotas para o atual campeão Chris Weidman - os detentores do cinturão não entram nos rankings de suas próprias divisões.
Montagem Anderson Silva e Ronaldo Jacaré (Foto: Editoria de arte)Anderson Silva deu lugar a Ronaldo Jacaré na primeira posição do ranking dos médios (Foto: Editoria de arte)
A queda para a segunda colocação é um efeito das notícias da semana passada, quando foram confirmadas as três substâncias proibidas encontradas no exame antidoping pós-luta de Anderson Silva no UFC 183 - drostanolona, temazepam e oxazepam - e o lutador foi suspenso preventivamente até seu julgamento pela Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC). Ele já havia caído da sétima à nona posição no ranking peso-por-peso, que classifica lutadores de todas as categorias por nível de habilidade e conquistas no esporte, independente de peso. Jacaré é considerado o primeiro da fila para enfrentar o vencedor entre Weidman e Vitor Belfort, luta adiada para 23 de maio; antes disso, o manauara, ex-campeão do Strikeforce, enfrenta o cubano Yoel Romero em Newark, no dia 18 de abril.
Referente ao "UFC: Pezão x Mir", as maiores mudanças aconteceram nas categorias pesado e leve. Entre os pesos-pesados, o brasileiro Antônio Pezão caiu quatro posições devido à sua derrota para o ex-campeão Frank Mir e agora ocupa o 12º lugar. Mir, por sua vez, ascendeu dois lugares e agora é o 11º da lista. A queda de Pezão beneficiou ainda Roy Nelson, novo oitavo colocado, e Alistair Overeem, agora nono lugar.
Entre os leves, Michael Johnson, vitorioso contra Edson Barboza no domingo, subiu seis posições e se colocou em sexto lugar no ranking, atrás do lutador que desafiou após sua vitória, o ex-campeão Benson Henderson. Barboza, sexto colocado antes do evento, caiu dois lugares e é agora o oitavo na divisão. O russo Rustam Khabilov, derrotado por Adriano Martins, saiu fora do top 15, mas isso não significou que o manauara entrou no grupo: Khabilov foi substituído na 14ª posição pelo americano Al Iaquinta, e Nate Diaz, previamente fora do ranking, entrou no 15º lugar.
Outras mudanças diretamente ligadas ao UFC Porto Alegre foram a queda de Iuri Marajó de oitavo lugar a 10º entre os pesos-galos, o que beneficiou Johnny Eduardo, novo oitavo colocado, e Bryan Caraway, nono. Frankie Saenz, algoz de Marajó, estreou no top 15 na 12ª posição. Já no peso-galo feminino, a americana Marion Reneau estreou no ranking já na 10ª posição, graças à sua vitória por finalização sobre a brasileira Jéssica "Bate-Estaca" Andrade, que caiu uma posição e agora é a 11ª colocada. Confira abaixo o novo ranking:
Ranking UFC (Foto: Reprodução)Ranking do UFC atualizado nesta terça-feira, 24 de fevereiro (Foto: Reprodução)