sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Arianny mostra prêmio em dinheiro para desafio de técnicos no TUF 17

Ring girl posa ao lado do presidente Dana White durante gravação de episódio do The Ultimate Fighter, com disputa entre Jones e Sonnen

Por SporTV.com Las Vegas
2 comentários
Arianny Celeste posa com Dana White e prêmio em dinheiro para desafio do TUF (Foto: Reprodução/Twitter)Arianny Celeste posa com Dana White e prêmio em
dinheiro para desafio (Foto: Reprodução/Twitter)
Antes mesmo de lutarem em abril do ano que vem, Jon Jones e Chael Sonnen vão se enfrentar por uma quantidade grande de dinheiro. Nesta sexta-feira, os dois técnicos da 17ª temporada do reality show "The Ultimate Fighter" gravaram o episódio anual do "desafio dos treinadores", no qual os dois protagonistas da série se enfrentam em alguma atividade fora do octógono e competem por um prêmio em dinheiro.
O vencedor receberia a grana das mãos da ring girl Arianny Celeste, que posou com um bolo de dólares nas mãos, ao lado do presidente da companhia, Dana White. A modelo não revelou o valor do prêmio para o desafio e nem a natureza da atividade, mas, aparentemente, tem a ver com construção: Arianny aparece na foto com um capacete de operário, à frente de um guindaste.

Vasco quer novo modelo de contrato para Juninho, mas disputa com EUA

Clube ainda busca garantias para acertar finanças e convencer ídolo a permanecer em 2013, rejeitando proposta do New York Red Bulls

Por André Casado e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
22 comentários
juninho pernambucano vasco (Foto: Ivo Gonzalez/Globo)Juninho vai receber a oferta oficial em mãos nos
próximos dias (Foto: Ivo Gonzalez / Globo)
Juninho não participou do treinamento desta sexta-feira, em São Januário, e dificilmente estará em campo na última atividade do ano, neste sábado. Além disso, não vai enfrentar o Fluminense, neste domingo, no encerramento da temporada. Mas a expectativa maior de torcida e diretoria é se o Reizinho será visto com a camisa cruz-maltina em 2013. Com uma proposta do Vasco e outra do New York Red Bulls, dos Estados Unidos, o jogador vive dilema para decidir o que pode ser o último ano de sua carreira.
O clube carioca ainda não lhe apresentou uma proposta oficial. Mas a ideia inicial é dar fim ao modelo atual do contrato, que prevê o pagamento de salário mínimo e por partidas disputadas, gols marcados e metas atingidas, fixar um valor mensal e propor um vínculo de um ano de duração.
Em conversas com os dirigentes, Juninho deixou claro que não vai defender outro clube do Brasil que não seja o Vasco, que confia em sua palavra. Assim, o Atlético-MG, que apresentou uma proposta, ficaria fora da disputa. No entanto, para permanecer, o meia, que completa 38 anos em janeiro, manifestou o desejo de que o clube apresente garantias de que ele e seus companheiros de equipe terão regularizados os pagamentos dos salários, dando fim ao clima de insatisfação que tomou conta do vestiário neste segundo semestre e se refletiu no campo.
Para isso, um grupo de vascaínos influentes voltará a investir, como em 2010, para acertar as finanças pelo menos enquanto o clube não consegue a liberação de suas receitas, atualmente bloqueadas pela Justiça a título de penhoras, em razão de alto débito tributário. A preocupação com a situação foi o ponto principal da conversa que Juninho e seu empresário tiveram com o presidente Roberto Dinamite e o diretor de futebol Daniel Freitas há uma semana, no CFZ. Ao mesmo tempo, ações de marketing são preparadas para explorar mais a imagem do Reizinho. O clube pretende anunciá-las logo depois de conseguir a renovação.
Juninho, portanto, está dividido entre a identificação e amor pelo Vasco e a incerteza quanto às perspectivas do clube. O discurso oficial dos dirigentes é de otimismo, mas internamente sabe-se que a atual realidade do Vasco é um adversário difícil de ser batido nesse jogo pela permanência do ídolo, que só deve se decidir nas próximas semanas.
- O Juninho é uma pessoa fantástica e um jogador excepcional. Mas em mais de cem anos, passaram outros atletas sensacionais pelo Vasco. Tudo tem começo, meio e fim. Então, é preciso estar preparado para qualquer situação. Ele é um atleta jogando em alto nível, então existe esse aspecto do negócio do futebol. Sinto a coisa positiva, com todos querendo mantê-lo aqui. Se o Juninho sair, vou lamentar muito, mas a fila anda - afirmou o técnico Gaúcho.

Ajax se antecipa e anuncia acerto de amistoso da despedida de Pedrinho

Diretoria vascaína, porém, ainda espera confirmação da transmissão do jogo pela TV para selar acordo com holandeses e marcar festa para o ídolo

Por André Casado Rio de Janeiro
9 comentários
Ajax site oficial Vasco  (Foto: Reprodução)Site oficial do Ajax destaca jogo (Foto: Reprodução)
Se depender do Ajax, a partida de despedida de Pedrinho no Vasco já tem data, local e horário confirmados: dia 13 de janeiro, em São Januário, às 20h (de Brasília). Embora o clube holandês tenha se antecipado no anúncio, em seu site oficial, a realização do amistoso, a diretoria cruz-maltina espera ainda espera uma reunião para saber se haverá transmissão pela TV fechada e, assim, oficializar o evento. A expectativa é que isso ocorra na próxima quarta-feira.
A resposta é fundamental para que o retorno em visibilidade ajude a bancar o investimento pela festa, que será nos moldes da oferecida para Edmundo, em 28 de março, que enfrentou o Barcelona (EQU) com estádio lotado.
O ex-meia já concordou com os detalhes e só aguarda o ok para se preparar adequadamente para seu último jogo oficial. Há dois dias, ele e o vice de marketing, Eduardo Machado, conversaram por cerca de meia hora na Soccerex. Se por acaso o duelo não for realizado, a despedida do ídolo ficará para outra data durante 2013, provavelmente contra outra equipe internacional. Pedrinho, de 35 anos, ganhou cinco títulos pelo Vasco, entre 1997 e 2000, mas participou do rebaixamento para a Série B, em 2008. Na ocasião, chorou muito no campo.
O Ajax ficará no Brasil de 6 a 13 de janeiro, em treinamento para a segunda fase da temporada holandesa (2012/13). Houve contato com Botafogo, Flamengo e Fluminense, que, por razões distintas, não levaram a negociação à frente. No início deste ano o time holandês já fez a pré-temporada no Brasil e perdeu por 1 a 0, no Pacaembu. Em 1995, o Ajax foi campeão do Mundial de Clubes ao bater o Grêmio. De lá para cá, perdeu espaço no cenário europeu.
Pedrinho na loja do Vasco (Foto: Leandro Resende / Vasco.com.br)Pedrinho esteve numa tarde de autógrafos na loja do Vasco (Foto: Leandro Resende / Vasco.com.br)

Vascaína, família de Cícero aguarda finais, mas sonha com transferência

Segundo o irmão, Ricardo Gomes sempre quis trabalhar com o meia. Negociação só vai avançar após o desfecho da temporada do São Paulo

Por André Casado Rio de Janeiro
92 comentários
Cícero são paulo treino (Foto: Luis Pires / VipComm)Cícero pode se transferir, e o Vasco é um dos
interessados (Foto: Luis Pires / VipComm)
Desde pequeno, em Castelo (ES), Cícero vestia a camisa do Vasco para acompanhar a última época áurea do clube, entre 1997 e 2000. Agora, a oportunidade de jogar pelo time de São Januário começa a se tornar mais palpável. Interessada no meia, a diretoria do Vasco, a pedido do diretor técnico Ricardo Gomes, já fez contato com o empresário Eduardo Uram, que também negocia outros nomes, e a expectativa fica por conta do encerramento da Copa Sul-Americana, na qual o São Paulo atingiu a final. O versátil jogador está sob contrato com o Tricolor até junho de 2013.
Apesar de ter entrado em campo 64 vezes, Cícero está em baixa no Tricolor paulista. O técnico Ney Franco alega que acertou a equipe com outras peças e o tem mantido o jogador no banco. Quando a notícia da aproximação com o Cruz-Maltino surgiu, os familiares, animados, entraram em contato com Jorge, mais conhecido como Juninho na cidade, um dos irmãos do meia.
- Há o interesse, sim, mas está muito no início. A maioria da família é vascaína e claro que quer vê-lo no Vasco um dia. Já me ligaram. Mas, além de tudo, são torcedores do Cícero, querem o bem dele. Eu mesmo já fui Bahia, Figueirense, Fluminense, Hertha Berlim e agora sou São Paulo (risos) - comentou Juninho, sem envolver a questão emocional no futuro do irmão.

Curiosamente, houve um desencontro. Quando treinava o São Paulo, Ricardo Gomes insistiu no reforço, que só foi parar no Morumbi pouco depois de sua saída. Desde então, segue observando-o, aguardando uma brecha no mercado para tentar de novo.
Aos 28 anos, Cícero desperta interesse de outros clubes, e o Vasco precisa formular uma proposta que supere os candidatos. Em dificuldades financeiras, o time da Colina tem nele um dos principais reforços da lista. O jogador ainda tem outro irmão, Thiago, e os pais são Nilza e Jorge.
O lateral-direito Elsinho, do Figueirense, está acertado, e um lateral-esquerdo, um volante e pelo menos mais um atacante são procurados. Outra prioridade é a renovação de Juninho.

Por Montillo, dirigente do Santos viaja para Belo Horizonte

Peixe formaliza oferta para o Cruzeiro. Vice-presidente Odílio Rodrigues está na capital de Minas Gerais para negociar a contratação do meia

Por Marcelo Hazan Santos, SP
59 comentários
Montillo Cruzeiro (Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)Montillo está na mira do Santos
(Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)
O Santos avançou na intenção de contratar o meia argentino Montillo e formalizou uma proposta para o Cruzeiro. O clube enviou o seu vice-presidente, Odílio Rodrigues, a Belo Horizonte a fim de tentar agilizar a negociação com a Raposa. O jogador é uma das prioridades entre os pedidos do técnico Muricy Ramalho.
Muricy, inclusive, deu boa pista de que a diretoria estava agindo na busca de reforços, durante sua entrevista coletiva nesta sexta-feira, no CT Rei Pelé.
- As pessoas estão nos lugares trabalhando para isso (contratações). Não estão em Santos, estão fora trabalhando. É difícil falar como estão as negociações, pois em um mesmo dia as coisas mudam - afirmou o treinador.
O Alvinegro tem a ajuda do banco BMG, dono de 20% dos direitos do argentino e patrocinador principal de seu uniforme. A intenção com a oferta realizada é comprar uma porcentagem dos direitos do atleta, incluindo jogadores na negociação. Com superávit em 2012 de R$ 19,9 milhões, o Peixe tem dinheiro para investir, mas toma cautela para acertar nos nomes.
Em contrapartida, a Raposa quer aproximadamente R$ 27 milhões para liberar Montillo, com quem tem contrato até 2015. O São Paulo é o concorrente forte na negociação. O Tricolor tem mais dinheiro em caixa e também cogita incluir jogadores para tê-lo, mas o Peixe tem a vantagem de que o argentino quer jogar ao lado de Neymar, seu amigo.
- A dificuldade das negociações é realmente o preço. Não há outro tipo de pensamento, pois a concorrência é muito grande e outros clubes também querem nossos jogadores e possuem muito dinheiro. Nossa vantagem é que o Santos é uma vitrine e muitos investidores têm interesse em colocar jogadores aqui - declarou Muricy, de forma genérica.
O empresário de Montillo já se mostrou favorável a parceria entre o argentino e Neymar, assim como o próprio atacante do Santos. O agente está no Brasil e aguarda um acerto dos clubes interessados no meia para depois negociar a parte dos salários.
Na última quinta-feira, as ausências de Odílio e do superintendente de futebol Felipe Faro na reunião do Conselho Deliberativo do Peixe, na Vila Belmiro, somadas ao não comparecimento de nenhum membro do Comitê de Gestão, causaram revolta em alguns conselheiros. Questionado sobre contratações, o próprio superintendente administrativo Henrique Schlithler explicou que parte do dinheiro em caixa seria usado para investimentos no elenco.

- Não respondo pelas contratações, pois não faz parte da minha área. O Felipe não está aqui (na reunião), nem em Santos, mas ele está trabalhando para provavelmente gastar o dinheiro que o conselheiro acabou de cobrar - respondeu.
Sem Paulo Henrique Ganso, o Peixe aposta no argentino como contratação de impacto para vestir a camisa 10 em 2013.
Clique e assista a vídeos do Santos

Valcke manda recado para Manaus: ‘É possível retirar um estádio’

Em coletiva para a imprensa estrangeira, secretário geral da Fifa diz que Arena Amazônia preocupa para a Copa do Mundo de 2014

Por Das agências de notícias São Paulo
71 comentários
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, revelou nesta sexta-feira, em São Paulo, que o único estádio que realmente tem preocupado para a Copa do Mundo de 2014 é a Arena Amazônia, em Manaus. Segundo ele, que participou de uma coletiva apenas para a imprensa estrangeira, a obra precisa ficar pronta até dezembro do ano que vem, antes do sorteio dos grupos, para não correr o risco de ser retirada da competição.
- A única cidade que temos comentários negativos, que tem que acelerar é Manaus. Se você olha para a foto do estádio de Manaus, entende por que é uma grande preocupação. Não há plano B e é possível retirar um estádio. Aconteceu isso na Copa das Confederações da Alemanha e na Copa das Confederações da África do Sul e funcionou. O ponto que tem que ficar claro é que precisamos do estádio antes do sorteio. Qualquer decisão para a Copa Mundo precisa ser tomada antes do sorteio final.
Obras arena da Amazônia (Foto: Divulgação)Obras da Arena da Amazônia é a que mais preocupa a Fifa para a Copa do Mundo de 2014 (Foto: Divulgação)
O prazo para a entrega de todos os 12 estádios para o Mundial é dezembro de 2013, quando acontecerá o sorteio dos grupos para o torneio. A Arena da Amazônia tem 45% de conclusão.

- Na Copa das Confederações fomos mais flexíveis, mas para a Copa do Mundo precisamos do estádio pronto com antecedência, precisamos de três eventos-teste.
A obra
As peças (1.440) de degrau da arquibancada superior da Arena da Amazônia começaram a ser instaladas no final de outubro com a ajuda de um guindaste de capacidade nominal de 350 toneladas posicionado na parte posterior da estrutura dos camarotes e das gruas, que estão no gramado.
No mês passado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou R$ 37 milhões para o Governo do Amazonas referente a mais uma parcela do financiamento da obra. Com este repasse, o total da verba para o Estado é de R$ 117 milhões.

Esta parcela é a primeira após a aprovação do projeto executivo da Arena, orçado em R$ 550 milhões e aprovado pelo Pleno do Tribunal de Contas da União (TCU) no dia 17 de agosto. O BNDS não repassava parcela para a construção do estádio desde dezembro de 2011.

Se levar a Sul-Americana, São Paulo abrirá vaga no fim da Copa do Brasil

CBF informa que possível título do Tricolor tirará equipe do torneio nacional e dará lugar nas oitavas de final ao melhor do Brasileiro fora da Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
235 comentários
O título antecipado do Fluminense, a definição dos classificados para a Libertadores da América em 2013 e a definição de três dos quatro rebaixados para a Série B deixaram a última rodada do Campeonato Brasileiro sem muitas emoções. Porém, a competição pode ganhar um ânimo extra para alguns clubes nos jogos finais. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta sexta-feira um ofício informando que, caso o São Paulo conquiste a Sul-Americana, estará automaticamente garantido no mesmo torneio no ano que vem e não poderá participar da Copa do Brasil, que ocorrerá simultaneamente à disputa continental.
Com isso, uma vaga direta nas oitavas da Copa do Brasil estará aberta, pois a mudança de regulamento da competição a partir de 2013 deu aos clubes participantes da Libertadores, no primeiro semestre, o direito de entrar na reta final do torneio nacional, na segunda metade do ano. Segundo a CBF, essa vaga ficará com o melhor colocado do Brasileiro que não estiver na Libertadores, ou seja, o clube que terminar em sexto lugar (ou em quinto, caso ultrapasse o Corinthians, que já está garantido na Libertadores).
Restando uma rodada, três times ainda podem brigar pela sexta colocação: o Vasco, atualmente em sexto lugar com 55 pontos, o Botafogo, com 54, e o Cruzeiro, com 52. Mas pensando que a rodada final seria apenas para cumprir tabela, o trio se preparou dando pouca importância ao último jogo de cada um.
Nota CBF (Foto: Divulgação)Ofício da CBF: sobrevida à parte de cima da tabela na rodada final do Brasileirão 2012 (Foto: Divulgação)
A princípio, o Vasco enfrentará o Fluminense, domingo no Engenhão, com a maior parte do time formada por atletas recém-promovidos e reservas. O Botafogo, que terá pela frente o clássico com o Flamengo, também no Engenhão, tem sete desfalques e usará quatro jogadores formados nas categorias de base. O Cruzeiro é quem deve ir a campo mais completo para enfrentar o Atlético-MG, no Independência. Com só Diego Renan suspenso, o time tem se preparado com força máxima, com direito até a treino secreto.
- É uma ótima notícia, muito interessante. Soubemos há pouco tempo. Acho que dá uma motivação a mais para essa última rodada. Pode mexer com as posições intermediárias da tabela. Seria um passo importante estrearmos já nas oitavas, teríamos um tempo livre maior, facilitaria o planejamento. Estou notando, inclusive, que os clubes ainda não perceberam bem as mudanças das regras para a Copa do Brasil e Sul-Americana - analisou Chico Fonseca, vice de futebol do Botafogo.
De acordo com Gaúcho, técnico do Vasco, a possibilidade de conseguir a vaga nas oitavas da Copa do Brasil serve de motivação, mas não vai mudar os planos do treinador na escalação da equipe.
- Nossos desfalques são por problemas físicos mesmo. Realmente eles não têm condições de atuar. De qualquer maneira, confiamos na capacidade de quem vai entrar em campo. Um clássico já é uma grande motivação, mas essa notícia vai fazer nosso time entrar ainda mais aceso no jogo. Vai ser importante transmitir isso aos atletas, porque é um benefício importante em se tratando da Copa do Brasil - afirmou.
Critério pensado anteriormente não é utilizado no novo caso
CBF comunicado Copa do Brasil 2013 (Foto: Reprodução)Notícia do site da CBF (1/12/2011): texto sobre a sexta vaga nas oitavas da Copa do Brasil (Foto: Reprodução)
No fim de 2011, quando foi divulgado o novo regulamento da Copa do Brasil, na hipótese de o país ter só cinco vagas na Libertadores (quando o campeão do torneio no ano anterior não for brasileiro), a CBF informou que a sexta vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil seria dada ao melhor colocado no ranking nacional de clubes. Segundo o diretor de competições da entidade, Virgílio Elísio, o critério não se aplica ao caso atual por se tratar de situações diferentes.
- Não pode confundir com a sexta vaga, que seria se o campeão da Libertadores não tivesse sido um brasileiro. Aí tera que se buscar um sexto clube que viria do ranking (nacional de clubes). Essa outra situação é diferente. Se o São Paulo for campeão e entrar na Sul-Americana (do ano que vem), não poderá disputar a Copa do Brasil, e a vaga vai para o mais próximo do São Paulo na tabela, o que seria natural. E até bom deixar isso claro antes mesmo de terminar a Sul-Americana, pois isso vai valer sempre - explicou.
Depois de 12 anos, o regulamento da Copa do Brasil mudou para 2013. No ano que vem, quando completará 25 anos, a competição terá 86 participantes (incluindo os clubes que disputarem a Libertadores 2013), sete fases e vai durar o ano inteiro. Oitenta equipes começarão a Copa do Brasil, em fase mata-mata. Quando sobrarem dez times, eles se juntarão aos clubes que disputaram a Libertadores a partir das oitavas de finais

Chuck Liddell é atleta mais bem pago do UFC desde 2004; Spider é sétimo

Lista mostra estimativa do total recebido em bolsas e prêmios por cada lutador que já passou pelo Ultimate. Brasil tem seis lutadores no Top 25

Por SporTV.com Rio de Janeiro
22 comentários
Apesar de todo o sucesso do Brasil no UFC, o país tem apenas um representante entre os 10 lutadores mais bem pagos pela organização em sua carreira. Anderson Silva, atual campeão dos pesos-médios e considerado por muitos o melhor lutador peso-por-peso do mundo, é apenas o sétimo colocado em levantamento feito pelo site americano "MMA Manifesto" nesta sexta-feira. O atleta que mais recebeu do Ultimate em sua carreira foi o americano Chuck Liddell, hoje aposentado, que recebeu US$ 4,320 milhões (cerca de R$ 9,2 milhões) desde 2004.
UFC, autografos chuck liddell (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)Chuck Liddell recebeu mais de US$ 4 milhões do UFC desde 2004 (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)
A lista contempla os valores das bolsas divulgados de forma oficial pelas comissões atléticas e pelo UFC em seus eventos desde o UFC 46, em 2004, além dos bônus de Luta da Noite, Nocaute da Noite e Finalização da Noite. Muitos lutadores recebem outros incentivos, incluindo participação na venda de pacotes pay per view, que não são revelados ao público, e algumas comissões atléticas não revelam as bolsas dos lutadores, então alguns dos valores na lista são estimativas. (Confira a lista dos 10 primeiros abaixo).
  Lutador Total recebido
Chuck Liddell US$ 4.320.000*
Tito Ortiz US$ 4.075.000*
Quinton Jackson US$ 3.240.000*
Michael Bisping US$ 3.135.000*
Georges St-Pierre US$ 3.102.000*
Randy Couture US$ 3.045.000*
Anderson Silva US$ 2.871.000*
Brock Lesnar US$ 2.825.000
Rashad Evans US$ 2.697.000*
10º BJ Penn US$ 2.650.000*
 Liddell foi campeão dos pesos-meio-pesados e um dos principais ídolos do UFC, organização na qual fez 23 lutas - 10 delas aconteceram antes do UFC 46 e não foram computadas na lista, portanto, ele recebeu ainda mais que os US$ 4,320 milhões do levantamento. Em segundo lugar na lista, aparece um de seus maiores rivais, Tito Ortiz, recordista de lutas no Ultimate (27) e de defesas de cinturão bem-sucedidas no peso-meio-pesado (cinco). Ortiz juntou US$ 4,075 milhões (R$ 8,7 milhões), valor que não inclui suas 12 primeiras lutas no evento. Outro ex-campeão peso-meio-pesado, Quinton "Rampage" Jackson, aparece em terceiro, com US$ 3,240 milhões (R$ 6,9 milhões), e o quarto lugar, surpreendentemente, pertence ao britânico Michael Bisping, que, apesar de jamais ter conquistado um cinturão no UFC, recebeu US$ 3,135 milhões (R$ 6,7 milhões) em 17 lutas.
Georges St-Pierre (US$ 3,102 milhões, ou R$ 6,6 milhões) e Randy Couture (US$ 3,045 milhões, ou R$ 6,5 milhões) aparecem antes de Anderson Silva, que recebeu um total de US$ 2,871 milhões (R$ 6,135 milhões) em suas 16 lutas pelo UFC, incluindo 12 bônus por melhor nocaute, finalização ou luta da noite. O próximo brasileiro no levantamento é Rodrigo Minotauro, que aparece em 11º lugar, com US$ 2,640 milhões (R$ 5,642 milhões). O Brasil tem ainda Lyoto Machida (12º, US$ 2,075 milhões, ou R$ 4,434 milhões), Maurício Shogun (14º, US$ 2,040 milhões, ou R$ 4,359 milhões), Wanderlei Silva (15º, US$ 2,020 milhões, ou R$ 4,317 milhões), Vitor Belfort (19º, US$ 1,844 milhão, ou R$ 3,940 milhões) e Junior Cigano (24º, US$ 1,190 milhão, ou R$ 2,543 milhões) no grupo de milionários, todos no Top 25.
Rodrigo Minotauro e Anderson Silva comemoração UFC luta  (Foto:  Inovafoto/ Divulgação/ UFC)Anderson Silva (dir.) e Minotauro são os brasileiros que mais receberam do UFC (Foto: Inovafoto/ Divulgação)
* Valores estimados

Lindsey se recupera e vence fácil em pista onde foi vetada no masculino

Americana tetracampeã da Copa do Mundo conquista em Lake Louise o primeiro triunfo da temporada e pode se tornar a segunda maior vencedora

Por GLOBOESPORTE.COM Lake Louise, Canadá
Comente agora
Lindsey Vonn queria competir em Lake Louise contra homens, mas teve o pedido vetado. Nesta sexta-feira, duas semanas depois de ter sido internada com dores intestinais, mostrou que, na pista canadense, está muito acima de qualquer uma das adversárias. A tetracampeã geral da Copa do Mundo venceu a primeira das duas corridas de downhill com quase dois segundos de vantagem. Foi a primeira vitória dela na temporada.
Neste fim de semana, Lindsey poderá se tornar a segunda maior vencedora de etapas da Copa do Mundo. Tem agora 54 triunfos, terceira maior marca da história - está atrás apenas da suíça Vreni Schneider (55) e da austríaca Annemarie Moser-Proell (62), ambas já aposentadas.
Foi a 12ª vitória de Lindsey em Lake Louise, quinta no downhill. Nos últimos três anos ela venceu as três corridas por lá: duas de downhill e uma de slalom gigante.
esqui alpino Lindsey Vonn vence Copa do Mundo de downhill em Lake Louise (Foto: Reuters)Lindsey Vonn voa para a primeira vitória do ano (Foto: Reuters)
Sem competir há dois anos, a britânica Chemmy Alcott retornou a Lake Louise, pista onde se acidentou. E ficou em 25º. A etapa também marcou o retorno de Larisa Yurkiw, que não competia havia três anos. Ela fez uma "vaquinha" online para poder disputar o circuito. Terminou em 44º.

Neblina quase cancela prova

A prova em lake Louise teve um quê de tensão. Por conta da neblina, poucas esquiadoras se arriscaram. Lindsey completou a prova em 1m52s61 e ficou torcendo para que ao menos 30 atletas descessem a montanha - é a quantidade mínima para um resultado ser homologado pela Federação Internacional de Esqui (FIS).
esqui alpino Lindsey Vonn vence a Copa do Mundo de lake Louise (Foto: AP)Lindsey Vonn no pódio em Lake Louise (Foto: AP)
A também americana Stacey Cook fez 1m54s34, 1s73 mais lenta, tempo suficiente para garantur a ela o primeiro pódio de sua carreira. Foi a primeira vez desde 2006 que os Estados Unidos fizeram uma dobradinha no downhill - em Val d'Isere, na França, com Lindsey e Julia Mancuso.
A terceira colocação em Lake Louise ficou com a alemã Maria Hoefl-Riesch, campeã geral em 2010/2011, e Tina Weirather, de Lichtenstein, empatadas com 1m54s35. A eslovena Tina Maze, líder da temporada, ficou em 15º, com 1m55s87.
A musa americana do esqui alpino abriu a temporada com uma queda na estreia, em Söelden (AUT). Logo depois, recebeu um "não" como resposta ao pedido de competir contra homens. Abriu mão de ir a Levi, na Finlândia, para treinar melhor para Aspen, única etapa americana da Copa do Mundo. Na semana da competição, porém foi levada a um hospital por conta de dores intestinais. Ficou dois dias internada. Ainda assim disputou o slalom gigante. Cruzou a linha de chegada exausta, em 21º. Ela ocupava até então a 53ª posição do ranking.

No masculino, a quarta etapa da temporada está sendo disputada em Beaver Creek, nos Estados Unidos. A vitória no downhill ficou com o italiano Christof Innerhofer, com 1m41s69. Líder do ranking geral o norueguês Askel Lund Svindal ficou em segundo (1m41s92). O terceiro colocado foi o norueguês Kjetil Jansrud (1m42s19). No sábado será disputada a prova de supergigante e, no domingo, de slalom gigante.