sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Vasco promete se reforçar sem deixar responsabilidade de lado

Diretor executivo destaca importância da saúde financeira e afirma que clube não fará loucuras nas contratações para 2012

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Rodrigo Caetano durante entrevista do Vasco (Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)Rodrigo Caetano: responsabilidade para contratar
(Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)
O Vasco diz com orgulho que seu maior reforço para 2012 será a manutenção da base que chegou ao título da Copa do Brasil, à semifinal da Copa Sul-Americana e ao segundo lugar do Campeonato Brasileiro. Exatamente pela certeza da qualidade de seu grupo atual, o clube garante não pretender contratar jogadores badalados para a próxima temporada. E não somente no que diz respeito a nomes, mas principalmente aos seus custos.
Embora garanta que vai disputar o título de todas as competições que disputar no ano que vem – especialmente a Libertadores –, o Vasco lembra a importância de manter os pés no chão quando o assunto é dinheiro. Segundo o diretor executivo Rodrigo Caetano, essa estratégia é tão importante quanto contratar novos jogadores.
- Apesar de tudo o que aconteceu neste ano, a realidade financeira do Vasco não mudou. Vamos continuar fazendo tudo de forma responsável. O clube ainda precisa pagar salários, férias... - ressaltou.
Rodrigo Caetano diz entender a expectativa dos torcedores por novidades. Mesmo assim, afirma que é preciso pensar bem quando se fala em nomes badalados ou de peso.
- Isso é muito relativo. Além disso, nessa época do ano há muitas especulações. Reforços de peso são aqueles que se encaixam bem na equipe, e para nós isso é o principal.

Fla promete batalha por Love, mas segue sem apresentar proposta

Vice de finanças do Rubro-Negro, Michel Levy reitera vontade de contar com atacante, mas admite que ainda não tem cartada decisiva

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
Vagner Love comemora gol do CSKA (Foto: EFE)Vagner Love segue na pauta do Fla (Foto: EFE)
O Flamengo ainda não deu a cartada decisiva para repatriar Vagner Love. Vontade o clube tem, mas nada foi oficializado. Além de considerar o jogador com qualidade técnica, o amor declarado do atacante pelo Rubro-Negro e a grande empatia com a torcida são motivos para a diretoria tentar trazê-lo de volta para a Gávea. Apesar da paquera, a negociação ainda está muito longe de um possível casamento.
- Vamos batalhar, mas ainda não apresentamos a proposta. É um grande jogador, identificado com a torcida e temos vontade de trazê-lo de volta – afirmou o vice-presidente de finanças do Flamengo, Michel Levy.
Vindo da Rússia, Love chegou ao Rio na noite desta quinta-feira, mas não teve contato com a imprensa. Nesta sexta, o atacante já viajou para outro estado do Brasil, mas seu paradeiro ainda é desconhecido.
Enquanto sonha com Love, o Flamengo estuda contratações. Mas as renovações de contratos ficarão para o início de janeiro. Uma reunião com Renato prevista para acontecer nesta sexta-feira foi adiada. A situação do jogador, assim com os casos de Felipe e Thiago Neves, só deverá ser resolvida nos minutos finais.
O clube tem receitas comprometidas para honrar pagamentos e só poderá mexer no bolso a partir do dia 31 de dezembro.
 

Jobson promete mudar: 'Só preciso de carinho. Em 2012, 'tamo' junto'

Reintegrado ao Botafogo, atacante elogia tratamento com psicólogo e se diz em dívida com 'geral': 'Estou cuidando de mim pra ser homem de verdade'

Por Thiago Fernandes e Thiago Correia Rio de Janeiro
Jobson continua com o mesmo jeito moleque. Fora da entrevista, ele brinca, ri, dá gargalhadas. A personalidade avoada lembra até mesmo Garrincha. Mas os tempos são outros, e craque-problema não é algo mais em alta no futebol brasileiro. Assim como o ídolo do passado, o atacante gosta de pescar. Desde que deixou o Bahia durante o Brasileirão - afastado por problemas disciplinares -, Jobson passou várias tardes praticando o hobby em Conceição do Araguaia, no Pará, onde ficou com a família.
- É algo de que gosto e me acalma - garante.
E é justamente paz de espírito que Jobson busca em 2012. Aos 23 anos, o atacante sabe que não vai ter uma segunda chance no Botafogo - já está para uma terceira ou até quarta... Mais uma vez, ele fala em mudanças. Promete que vai ser uma pessoa diferente. Longe dos exageros. Distante das polêmicas. Para isso, vem fazendo um tratamento pago pelo clube carioca. Mas para permanecer no elenco, Jobson precisa ficar na linha. E ele sabe disso...
Em 2012, quero mudanças
para mim, pois estou cansado. Chega disso. Estou aqui para
me recuperar"
Jobson
GLOBOESPORTE.COM: O Oswaldo já falou sobre a sua importância no time para a próxima temporada e disse que a sua recuperação só depende de você. Também pensa dessa forma?
JOBSON:
Primeiramente, só tenho a agradecer, com toda a humildade do mundo, por receber essa ajuda. Querendo ou não, é bom para mim, e fico muito feliz em saber que o professor (Oswaldo de Oliveira) já conta comigo. Agradeço muito ao Botafogo, ao presidente, ao Anderson (Barros, gerente), que estão me ajudando muito. Não tenho nada a reclamar e também estou querendo. Todos estão de férias, e eu fiquei aqui, cuidando de mim para ser homem de verdade, aprender a ter compromisso com o meu trabalho, meus companheiros e o clube. Em 2012, quero mudanças para mim, pois estou cansado. Chega disso. Estou aqui para me recuperar.
Você fala em aprender a ter compromisso com o grupo. Então, acha que falhou de alguma forma aqui, no Atlético-MG e no Bahia com seus companheiros de clube?
Com certeza. Queira ou não, todo mundo vem treinar. No meu caso, aqui, em 2010, ia bem dentro de campo, decidia, mas fora tinha que lidar com os torcedores e dar uma resposta de comprometimento com o grupo. Tenho consciência dos erros que cometi. Estou aqui para aprender com o que já errei. Agora, já conheço bem o Botafogo e 2012 vai ser um ano de mudanças, com mais comprometimento.
Chegou-se a falar em internação para o seu tratamento. Como isso está sendo conduzido?
Internação, não. Acho que a psicologia está sendo boa. O cara que está cuidando de mim é humano. Gosto muito dele. Nesse pouco tempo conversando com ele, melhorou muito minha autoestima. Ele fala a realidade, coisas que têm a ver. Se todas as pessoas que me julgaram procurassem entender como eu penso, teriam me ajudado, e eu poderia ser diferente. Todos erram. Claro que eu já errei muito, mas estou com outro pensamento, muito feliz, voltando para casa, recebendo uma ajuda que nunca recebi antes. O futebol me deu essa oportunidade e, graças a Deus, não preciso me internar. Só preciso de carinho, como estou recebendo aqui.
Jobson no Botafogo (Foto: Thiago Lopes/Globoesporte.com)Jobson promete mais comprometimento no Botafogo (Foto: Thiago Lopes/Globoesporte.com)
Quando você foi pego no antidoping, sabia que a substância poderia ser detectada no exame? Alguém já havia conversado com você sobre isso?
Não quero mais falar sobre isso. Aconteceu em 2009 e estamos indo agora para 2012. O que me importa são as mudanças que estão acontecendo na minha vida.
Suas saídas de Atlético-MG e Bahia foram conturbadas. O que aconteceu de fato?
No Atlético-MG, todo mundo comentava que eu ganhava duas vezes mais do que aqui no Botafogo, mas o problema é que eu não estava feliz. Queria voltar para buscar minha felicidade. Pedi para sair e voltar pra cá, mas não deu certo. Fui para o Bahia, comecei bem, mas a minha cabeça ficava ansiosa com o meu julgamento. Tive uns problemas de pagamento com a diretoria e quis fazer justiça com as próprias mãos, no sentido de tomar uma atitude. Então, não ia treinar, comecei a fazer coisas erradas e sei que prejudiquei a mim mesmo. Tenho consciência disso. Quero mostrar isso ao torcedor, agradecer quem está apoiando. Procurei um tratamento para me curar, e o Botafogo me forneceu. Estou feliz, teve esse elogio do Oswaldo. Só tenho que fazer minha parte fora de campo.
Qualquer um sai do serviço e bebe. Comigo é diferente. Eu exagerava. Agora, quero mudanças na minha vida e vou eliminar muitas coisas para que elas aconteçam"
Jobson
Existe a preocupação com uma recaída. Continua tendo problemas com drogas? Acha que é dependente?
Não me considero dependente. Se fosse, se eu usasse drogas como em 2009, já teria sido banido, pois fiz muitos exames (antidoping). Acho que está bem claro que não sou dependente.
Desde aquele episódio em 2009, garante que nunca mais usou drogas?
Com certeza.
Também se fala muito dos seus problemas com o álcool. Eles existem realmente?
O álcool é normal. Qualquer um sai do serviço e bebe. Comigo é diferente. Eu exagerava. Agora, quero mudanças na minha vida e vou eliminar muitas coisas para que elas aconteçam.
Inclusive o álcool?
Isso mesmo.
Entre todos os erros que cometeu, qual não repetiria?
Principalmente, os atrasos e coisas do tipo. Você precisa ter comprometimento, pois não está sozinho lá dentro. Tem seus companheiros, os grupos, com pessoas de caráter. A partir do momento em que você falta ao treino, ou chega atrasado, por mais que a desculpa seja verdade, de certa maneira, prejudica o grupo. O que falta em mim é essa consciência, e vou trabalhar muito para melhorar. Se a sombra que me carrega dentro de campo, carregar fora dele, eu serei um jogador diferente.
Nesse tempo em que ficou parado, quem foi seu grande conselheiro?
É sempre a mãe (Maria de Lourdes), né? Quando eu parava para pensar, sozinho, na minha casa, no meu quarto, transmitia essa tristeza para a minha família. Ela já me esperava, sofria muito e chorava. Fazendo essas coisas, não era apenas eu que sofria arrependido, mas toda a minha família e as pessoas que gostam de mim.
O que ela falou para você?
Minha mãe é evangélica e fala sempre em Deus, de frequentar a igreja. Sempre que ela fala comigo, chora. Eu disse para ficar tranquila. Agora acabou essa história de doping. Antes, tinha que ir ao CAS ainda e aquilo atrapalhava a minha cabeça. Naquele jogo contra o Fluminense, fui bem e já comecei a chorar. Tinha que enfrentar de novo aqueles alemães (refere-se aos juízes no tribunal na Suíça).
Quando estava no julgamento, temeu pelo fim da carreira?
Até que não. Saí de lá confiante pelo jeito como os caras saíram. Sabia que queriam me dar uma punição de oito, seis meses, mas grande não seria, pois os advogados estavam otimistas.
O Maurício Assumpção é seu fã e fez um esforço enorme quando você voltou da suspensão por doping, chegando a se emocionar numa entrevista, falando do irmão, que morreu de overdose. Sente-se em dívida com ele?
Estou, sim. Ele já pode esperar a alegria que vou dar a ele dentro de campo em 2012. Fora de campo, estou trabalhando, me tratando muito para ter calma, paciência e, torno a repetir, comprometimento com todo mundo. Estou num clube de tradição e que me dá mais essa chance. Respeito muito o Maurício, que tem um carinho especial por mim. Então, se estou em dívida, vou fazer o possível para quitar.
Encaro como a última porque é a última que vou agarrar, pois meu pensamento é de mudança"
Jobson
Está em dívida com o Maurício, a sua mãe e mais quem?
Com geral (risos).
Como fez para manter a forma física nesse tempo em que ficou parado? Dá para voltar rapidamente?Foram quatro meses sem treinar. Joguei umas peladinhas na minha cidade, corri na praia, mas não é o mesmo que treinar. Vou ficar por conta da pré-temporada mesmo.
Muitos dizem que, não fossem seus problemas, você poderia ter feito parte dessa renovação da Seleção Brasileira. Acha que desperdiçou a chance de pelo menos fazer parte do grupo?Desperdicei, sim. Então, assim é que a gente vai aprendendo. Para jogar na Seleção, o futebol mudou muito. Não é mais aquele jogador polêmico que deve ser convocado. Tem que trabalhar muito fora de campo a imagem e fazer as coisas certinhas.
Qual é o seu grande sonho?
Primeiro, tenho que voltar a jogar e sentir que estou bem. Depois disso, é ser artilheiro, jogar na Seleção Brasileira, na Europa. Tenho muitas coisas a realizar e não está tarde. Só depende de mim.
O que pode dizer para que o torcedor tenha certeza de que pode confiar em você nessa volta ao futebol?Em 2012, "tamo junto". Vou mostrar isso procurando não errar mais, com mudanças para voltar a ser o mesmo cara dentro de campo e dar muitas alegrias, arrebentar de novo e jogar muito.
Essa é a sua última chance?
Encaro como a última porque é a última que vou agarrar, pois meu pensamento é de mudança.

Veja o vai e vem de pilotos e equipes para a temporada 2012 da Fórmula 1

Romain Grosjean pega vaga de titular na Lotus ao lado de Kimi Raikkonen

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Romain Grosjean apresentado na equipe Renault (Foto: Reuters)Romain Grosjean é piloto da Lotus (Foto: Reuters)
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou no dia 30 de novembro a primeira lista de inscritos para a temporada 2012 da Fórmula 1. Por causa disso, a curiosidade sobre os pilotos para o próximo ano aumentou. E, como nos três últimos anos, o GLOBOESPORTE.COM relança o vai e vem para acompanhar o movimentado mercado da categoria.
Até agora, 18 pilotos estão confirmados na temporada 2011. Um é brasileiro: Felipe Massa, na Ferrari. Rubens Barrichello e Bruno Senna e Lucas di Grassi brigam pelas seis vagas restantes na Williams, Force India, Hispania e STR. O sobrinho do tricampeão Ayrton Senna perdeu a vaga na Lotus (ex-Renault-Lotus) para o francês Romain Grosjean.
Confira o vai e vem das equipes e pilotos da Fórmula 1 para a temporada 2012 da categoria:
Em 2011 Equipe Em 2012
Sebastian Vettel
Mark Webber
RBR Sebastian Vettel
Mark Webber
Jenson Button
Lewis Hamilton
McLaren Jenson Button
Lewis Hamilton
Fernando Alonso
Felipe Massa
Ferrari Fernando Alonso
Felipe Massa
Michael Schumacher
Nico Rosberg
Mercedes Michael Schumacher
Nico Rosberg
Bruno Senna
Vitaly Petrov
Lotus (ex-Renault-Lotus) Kimi Raikkonen
Romain Grosjean
Adrian Sutil
Paul di Resta
Force India Adrian Sutil
Paul di Resta
Nico Hulkenberg
Kamui Kobayashi
Sergio Pérez
Sauber Kamui Kobayashi
Sergio Pérez
Jaime Alguersuari
Sebastien Buemi
STR Jaime Alguersuari
Sebastien Buemi
Daniel Ricciardo
Jean-Eric Vergne
Rubens Barrichello
Pastor Maldonado
Williams Pastor MaldonadoRubens Barrichello
Adrian Sutil
Bruno Senna
Giedo van der Garde
Jarno Trulli
Heikki Kovalainen
Caterham (ex-Lotus) Jarno Trulli
Heikki Kovalainen
Daniel Ricciardo
Vitantonio Liuzzi
Daniel Ricciardo
Hispania Pedro de la RosaVitantonio Liuzzi
Dani Clos
Timo Glock
Jerome D'Ambrosio
Marussia Timo Glock
Charles Pic
VItaly Petrov
Em negrito: pilotos e equipes já confirmados em 2012

Arsenal lança estátua de Henry, que se emociona durante a cerimônia

Atacante francês é uma das três lendas homenageadas no aniversário de 125 anos do clube inglês

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
Arsenal lança estátua de Henry (Foto: Site Oficial do Arsenal)Henry chora durante o discurso (Foto: Arsenal FC)
O atacante Thierry Henry foi homenageado nesta sexta-feira com uma estátua de bronze na entrada do Emirates Stadium. Maior artilheiro da história dos Gunners, o francês não conseguiu conter as lágrimas durante a cerimônia, que faz parte da comemoração dos 125 anos do clube. Além de Henry, foram lançadas estátuas do ex-jogador Tony Adams, que em toda sua carreira de 19 anos só defendeu o time londrino, e do treinador Herbert Chapman, que comandou a equipe entre 1925 e 1934.
- Eu nunca imaginei, nem em meus sonhos mais loucos que teria uma estátua como essa em frente ao estádio do time que amo e torço. A imagem da estátua é um exemplo perfeito do amor que tenho por este clube. Eu de joelhos encarando o Emirates com o Highbury (antigo estádio do clube que fica perto do Emirates) atrás é incrível - afirmou o goleador que, durante sua passagem pelo Arsenal marcou 226 gols.
Arsenal lança estátua de Henry (Foto: Site Oficial do Arsenal)Detalhe do rosto da estátua (Foto: Site do Arsenal)
O jogador também mandou um recado especial para a torcida, acrescentando que se sente honrado por ter destaque em um clube que teve tantas estrelas em sua história.
- Também gostaria de agradecer aos torcedores, vocês sempre foram especiais e sempre tentei dar o meu melhor, apesar de saber que às vezes isso não foi o suficiente. Mas sempre dei tudo no campo por vocês e pelo clube.
Arsenal lança estátua de Henry (Foto: Site Oficial do Arsenal)Estátua reproduz comemoração de gol (Foto: AFC)
O técnico Arsene Wenger participou do lançamento das estátuas ao lado do presidente Peter Hill-Wood, que falou sobre a importância de manter o passado vivo na memória do público.
- Hoje é a celebração de três figuras imensamente influentes na história do Arsenal Football Club. Herbert Chapman, Tony Adams e Thierry Henry são três lendas que contribuíram muito para o sucesso deste clube de futebol. Essas lendas agora estão orgulhosamente à mostra fora do Emirates Stadium para que todos possam ver. Também é uma maneira para que os torcedores e visitantes possam lembrar e pagar tributos a esses grandes homens.
Arsenal lança estátua de Henry (Foto: Site Oficial do Arsenal)Atacante mostra a estátua para a filha Tea (Foto: Site Oficial do Arsenal)

'Rival a ser batido' pelo Boca Juniors,
Tricolor ganha respeito na Argentina

Citado pelo diário 'Olé' como principal rival da equipe xeneize, clube carioca festeja reconhecimento: 'Eles respeitam o Fluminense', diz vice de futebol

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
pagina boca juniors Ole Fluminense (Foto: Reprodução)Foto de Fred representou o Fluminense na página
do diário 'Olé', da Argentina (Foto: Reprodução)
O rival a ser batido. Assim o diário esportivo 'Olé', da Argentina, definiu a presença do Fluminense no Grupo 4 da Libertadores 2012 para os torcedores do Boca Juniors. Com duas finais em suas três últimas participações em competições sul-americanas, o Tricolor começa a colher o fruto do projeto de internacionalização da sua marca. Nas palavras do vice-presidente de futebol Sandro Lima, o reconhecimento da imprensa hermana é apenas o primeiro passo da caminhada.
- O mais importante é o Fluminense se habituar a disputar torneios sul-americanos. Em 2008, chegamos à final da Libertadores e, inclusive, eliminamos o Boca. Em 2009, fomos à decisão da Sul-Americana. Neste ano, disputamos as oitavas de final da Libertadores. Não é à toa que o 'Olé' citou o Tricolor ao falar do grupo do Boca. Não somos mais desconhecidos, e, sim, respeitados. O Tricolor hoje é uma preocupação para eles - disse o dirigente.
Além de eliminar o clube argentino da semifinal da Libertadores 2008, o Fluminense também chamou a atanção dos hermanos no último mês de abril, quando derrotou o Argentinos Juniors em pleno Estádio Diego Armando Maradona por 4 a 2 e ainda contou com uma improvável combinação de resultados para avançar às oitavas de final da competição sul-americana. Agora, a chave com Boca, Zamora-VEN e o vencedor do confronto entre Arsenal de Sarandí (ARG) x Sport Huancayo (PER) preocupa a diretoria, mas está longe de ser tratada como o grupo da morte.
- Todos os grupos preocupam. Não temos que escolher. Da mesma maneira que nos preocupamos com o Boca, eles também se preocupam com o Fluminense. A única certeza é de que estaremos muito fortes na Libertadores - garantiu Sandrão, tendo seu discurso reforçado pelo gerente de futebol Marcelo Teixeira.
- Qualquer Libertadores já é difícil. Contra o Boca ainda... É uma equipe de muita qualidade e vem mostrando isso no Torneio Apertura. O Arsenal, que também pode estar no grupo, tem um time jovem e bom. Não conheço muito o Zamora por enquanto, mas a viagem é longa e isso atrapalha - lembrou.
O Fluminense já conhece a ordem dos confrontos (confira abaixo), mas não as datas dos mesmos. A definição geral deve sair antes do fim do ano.
Fluminense x Boca Juniors
Fluminense x Zamora-VEN
Vencedor 1 (Arsenal-ARG ou Huancayo-PER) x Fluminense
Fluminense x Vencedor 1 (Arsenal-ARG ou Huancayo-PER)
Zamora-VEN x Fluminense
Boca Juniors x Fluminense

'Rival a ser batido' pelo Boca Juniors,
Tricolor ganha respeito na Argentina

Citado pelo diário 'Olé' como principal rival da equipe xeneize, clube carioca festeja reconhecimento: 'Eles respeitam o Fluminense', diz vice de futebol

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
pagina boca juniors Ole Fluminense (Foto: Reprodução)Foto de Fred representou o Fluminense na página
do diário 'Olé', da Argentina (Foto: Reprodução)
O rival a ser batido. Assim o diário esportivo 'Olé', da Argentina, definiu a presença do Fluminense no Grupo 4 da Libertadores 2012 para os torcedores do Boca Juniors. Com duas finais em suas três últimas participações em competições sul-americanas, o Tricolor começa a colher o fruto do projeto de internacionalização da sua marca. Nas palavras do vice-presidente de futebol Sandro Lima, o reconhecimento da imprensa hermana é apenas o primeiro passo da caminhada.
- O mais importante é o Fluminense se habituar a disputar torneios sul-americanos. Em 2008, chegamos à final da Libertadores e, inclusive, eliminamos o Boca. Em 2009, fomos à decisão da Sul-Americana. Neste ano, disputamos as oitavas de final da Libertadores. Não é à toa que o 'Olé' citou o Tricolor ao falar do grupo do Boca. Não somos mais desconhecidos, e, sim, respeitados. O Tricolor hoje é uma preocupação para eles - disse o dirigente.
Além de eliminar o clube argentino da semifinal da Libertadores 2008, o Fluminense também chamou a atanção dos hermanos no último mês de abril, quando derrotou o Argentinos Juniors em pleno Estádio Diego Armando Maradona por 4 a 2 e ainda contou com uma improvável combinação de resultados para avançar às oitavas de final da competição sul-americana. Agora, a chave com Boca, Zamora-VEN e o vencedor do confronto entre Arsenal de Sarandí (ARG) x Sport Huancayo (PER) preocupa a diretoria, mas está longe de ser tratada como o grupo da morte.
- Todos os grupos preocupam. Não temos que escolher. Da mesma maneira que nos preocupamos com o Boca, eles também se preocupam com o Fluminense. A única certeza é de que estaremos muito fortes na Libertadores - garantiu Sandrão, tendo seu discurso reforçado pelo gerente de futebol Marcelo Teixeira.
- Qualquer Libertadores já é difícil. Contra o Boca ainda... É uma equipe de muita qualidade e vem mostrando isso no Torneio Apertura. O Arsenal, que também pode estar no grupo, tem um time jovem e bom. Não conheço muito o Zamora por enquanto, mas a viagem é longa e isso atrapalha - lembrou.
O Fluminense já conhece a ordem dos confrontos (confira abaixo), mas não as datas dos mesmos. A definição geral deve sair antes do fim do ano.
Fluminense x Boca Juniors
Fluminense x Zamora-VEN
Vencedor 1 (Arsenal-ARG ou Huancayo-PER) x Fluminense
Fluminense x Vencedor 1 (Arsenal-ARG ou Huancayo-PER)
Zamora-VEN x Fluminense
Boca Juniors x Fluminense

Eike diz que vai entrar no 'páreo' para vencer licitação do Maracanã em 2012

Além da disputa da concessão do estádio, IMX pretende realizar três edições do UFC no ano que vem e organizar jogo-exibição do tenista Roger Federer

Por Bernardo Tabak Do G1, Rio de Janeiro
Eike Batista (Foto: Ag. Estado)Eike Batista quer ganhar licitação para gerir o
Maracanã a partir de 2012 (Foto: Ag. Estado)
O que era apenas uma especulação se tornou realidade. Nesta sexta-feira, o empresário Eike Batista confirmou que entrará com força total para vencer a licitação do Maracanã, que deverá acontecer até meados de 2012. A declaração foi dada durante a apresentação de mais uma aposta de negócios, a IMX, em que a EBX está aliada com a IMG Worldwide, empresa com atuação internacional em negócios esportivos e de entretenimento em mais de 30 países. A previsão de investimentos da nova empreitada é de R$ 500 milhões nos próximos quatro anos.
- Vai ser uma licitação, como vocês sabem, e vai ganhar o melhor. Eu estou no páreo, sim. Agora, se não for um processo transparente, nem vou participar - afirmou Eike.
O empresário revelou ainda os seus planos para o "Maior do Mundo", que será palco da final da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. O estádio terá capacidade para 78 mil torcedores.
- A arena do Maracanã é fantástica. Temos que transformar o Maracanã em uma arena multiuso, para a família passar o dia. Também pretendo fazer um shopping no estádio - afirmou Eike.
Nova arquibancada do Maracanã (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Nova arquibancada do Maracanã já começar a ganhar forma (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Visita de Federer e UFC estão em pauta
Tênis ATP Finals Roger Federer (Foto: Getty Images)Roger Federer pode realizar exibição no Rio de
Janeiro em 2012 (Foto: Getty Images)
Além da intenção de ganhar a licitação do Maracanã, a nova investida de Eike, que tem como representante principal Alan Adler na IMX, também pretender organizar eventos de tênis e MMA (Mixed Martial Arts).
- A IMX já começa grande. Em 2012, vai executar 58 eventos - disse Adler.
Eike foi além das palavras de Adler.
- Temos mais de 100 milhões de brasileiros na classe média, e que estão gastando. E os eventos esportivos estão no DNA do brasileiro. A combinação é extraordinária.
Entre os projetos anunciados nesta sexta, os destaques são a possível vinda do tenista suíço Roger Federer ao Brasil, para um jogo exibição, e a realização de torneios do Ultimate Fighting Championship (UFC) no país.
- O Federer está disposto a vir pela primeira vez para a América do Sul, para o Brasil, possivelmente no ano que vem. O UFC volta com tudo ao Brasil em 2012. Vão ser 3 eventos, para os quais esperamos um público de mais de 70 mil pessoas - afirmou Adler.
Hotéis
Durante a coletiva de imprensa, Eike Batista também comentou sobre outros investimentos e obras que está realizando no Rio de Janeiro, especificamente o Hotel Glória e a Marina da Glória. Sobre o hotel, após sucessivos adiamentos do prazo para inauguração, a nova a previsão de abertura é no final de 2013.
- Eu gostaria de fazer uma reclamação pública. Dentro das exigências, nos obrigaram a manter as paredes antigas, que tem um cimento que estaria quase colapsando. Nós tivemos que botar "botox" nas paredes. Mandaram a gente fazer assim, fizemos assim - explicou Eike, esclarecendo os motivos da demora na reinauguração do Hotel Glória.
Com relação à Marina da Glória, o empresário afirmou que só aguarda a liberação por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para dar prosseguimento às obras.
- Não queremos passar por nenhuma das regras do Iphan. Queria que os órgãos públicos olhassem tudo com muito carinho, porque nós queremos fazer tudo com muito carinho. Não vamos economizar recursos. A Marina da Glória é um patrimônio dos cariocas, e queremos que se torne uma arena onde todos os cariocas possam chegar à água. O objetivo é abrir a Marina para todo mundo mesmo - concluiu.

Marcelo Moreno: ‘Tomara que tudo dê certo, o Grêmio é um grande time’

Atacante vem sendo pouco aproveitado no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
marcelo moreno bolívia (Foto: Getty Images)Marcelo Moreno manifestou interesse em atuar no Grêmio (Foto: Getty Images)
Reserva no Shakhtar Donetsk e desclassificado na Liga dos Campeões, o atacante boliviano Marcelo Moreno quer voltar a atuar no Brasil. E a especulação mais forte é de que o destino seja o Grêmio. Em contato com a Rádio Gaúcha, nesta sexta-feira, o jogador manifestou boa vontade para que a negociação realmente feche com o clube gaúcho.

- O interesse é de jogar, fazer gols e dar alegria para o torcedor. É o que mais quero fazer. Tomara que tudo dê certo, o Grêmio é um grande time – contou.

Moreno tem contrato com o clube ucraniano por mais dois anos e meia. O entrave seria o valor: o Shakhtar teria pedido 2 milhões de euros para liberar o atacante. Ao Grêmio, interessa o empréstimo.

- É complicado negociar com o Shakhtar porque se trata de um clube com muitos jogadores e não precisa muito de dinheiro. Acho tudo é possível – acrescentou Moreno.

O boliviano hoje é a terceira opção de ataque do Shakhtar. Pouco aproveitado, está atrás dos atacantes Luiz Adriano e Eduardo.

- Gostaria de estar atuando mais. Estive machucado e não consegui ganhar a titularidade. Mas há bons jogadores aqui – disse.

Pela ordem natural das coisas, Moreno espera a resolução das tratativas entre Shakhtar e Grêmio para se alongar sobre a possibilidade de atuar em Porto Alegre. O empresário Jorge Machado tem se mostrado otimista com a negociação.

- Na verdade, não estou sabendo de muita coisa. Prefiro aguardar e esperar o que pode acontecer – explicou Moreno.

Portugal cobra dívida de Felipão,
que nega sonegação de impostos

Fisco do país tenta penhorar bens do atual treinador do Palmeiras. Através da assessoria de imprensa, técnico afirma que está em dia com suas obrigações

Por GLOBOESPORTE.COM Lisboa
Felipão na partida do Palmeiras (Foto: Cesar Greco / Ag. Estado)Felipão estaria na mira do fisco em Portugal
(Foto: Cesar Greco / Ag. Estado)
O fisco de Portugal estaria atrás do técnico Luiz Felipe Scolari. De acordo com o jornal "Correio da Manhã", o atual técnico do Palmeiras teria tido os bens penhorados por conta de uma dívida de € 635 mil (cerca de R$ 1,5 milhão) do período que trabalho na seleção portuguesa, entre 2003 e 2007. Porém, através de sua assessoria de imprensa, Felipão já negou as acusações publicadas nesta sexta-feira.
- Quando saí de Portugal em julho de 2008, após a disputa do Euro, fui para Inglaterra. Recebi informações do fisco inglês de que deveria pagar os impostos lá, pois a partir daquela data seria a minha residência oficial - informou Felipão.
Felipão foi além e afirmou que o problema deve ter ocorrido na comunicação entre Portugal e Inglaterra, residência do treinador a partir de 2008, quando assumiu o Chelsea.
- Se houve erro, é de comunicação entre Inglaterra e Portugal, ou a Federação Portuguesa não deu baixa da minha saída de Portugal ao fisco. E a decisão foi à revelia, pois não fui contactado - revelou o treinador.
O treinador do Palmeiras esclareceu ainda que o auxiliar Flávio Murtosa e o preparador físico Darlan Schneider, atualmente no Paraná Clube, também quitaram os seus impostos no período em que residiram em Portugal. A dívida dos membros da comissão técnica girariam em torno de € 400 mil (cerca de R$ 950 mil). Felipão acrescentou ainda que tem todos comprovantes de pagamento do fisco.
- Tenho todos os documentos. Assim como paguei todos os impostos em Portugal de 2003 a 2007 - encerrou o assunto o treinador.

Parte inferior da nova arquibancada do Maracanã começa a ganhar forma

Operários já iniciaram concretagem para colocar as estruturas que servirão de base para as cadeiras do estádio, instaladas a partir de março de 2012

Por André Casado e Felippe Costa Rio de Janeiro
A parte inferior da nova arquibancada do Maracanã, que está sendo reformado para a realização da Copa do Mundo de 2014, começou a ganhar forma nesta semana. Os operários iniciaram o processo de concretagem para colocar os blocos que servirão de base para as cadeiras numeradas. No projeto de modernização, elas vão do gramado até o topo do antigo anel superior, sem separação de setores. O estádio passará a ter assentos mais modernos - na cor vermelha - em toda sua extensão e eles terão sua distância do campo reduzida: serão só 12 metros.
Nova arquibancada do Maracanã (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Operários trabalham na construção da arquibancada do Maracanã (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
A única área em que o trabalho já está em curso é a que a arquibancada será mais curta, já que os novos camarotes também serão construídos. Exatamente no lado oposto, o mesmo procedimento será realizado. O estádio terá 110 camarotes, aumentando o número em relação ao padrão antigo. A previsão é de que até março de 2012 a companhia responsável pelo material seja escolhida e as cadeiras, instaladas logo em seguida.
As antigas foram doadas para outros locais, especialmente estádios cariocas. O Aniceto Moscoso, do Madureira, já recebeu e instalou 2.500 unidades. De todas elas, 800 estão nas sociais e na tribuna de honra. As outras 1.700 ficaram nas arquibancadas. O estádio receberá partidas entre o Tricolor Suburbano e equipes pequenas do Rio no Campeonato Carioca.

Confira como ficará a reforma do estádio do Maracanã
Segundo o cronograma apresentado pelo governo do Rio de Janeiro, o Maracanã deverá estar pronto no início de 2013 - provavelmente liberado entre fevereiro e março. Para o Comitê Organizador Local (COL), a obra tem mostrado evolução satisfatória. Palco da final do Mundial de 1950, o estádio receberá a decisão também em 2014 e será uma das sedes da Copa das Confederções, em junho de 2013.

Nova arquibancada do Maracanã (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Nova arquibancada do Maracanã começa a ganhar sua forma (Foto: André Durão/Globoesporte.com)

Diego Maradona apoia transferência de Tevez para o Milan: ‘Precisa jogar’

'Se o Milan realmente contratá-lo, eles serão grandes vencedores', afirma

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes
Maradona e Tevez no treino da Argentina (Foto: Reuters)Tevez e Maradona juntos na Argentina (Reuters)
Técnico de Carlitos Tevez enquanto treinador da Argentina, Diego Maradona mostrou o seu apoio nesta sexta-feira à possível transferência do atacante para o Milan. Atualmente encostado no Manchester City por problemas de relacionamento com o técnico Roberto Mancini, o ex-jogador do Corinthians já teria chegado a um acordo com o clube italiano.
– Espero que seja verdade, que isso vá em frente. Eu realmente espero que essas negociações avancem. Desejo o melhor para Carlos Tevez. Ele precisa voltar a jogar futebol – disse.
Técnico do Al Wasl, Pibe acredita que o Milan estaria fazendo um grande negócio, seja adquirindo Tevez por empréstimo, o que seria mais provável, ou em definitivo.
– O que aconteceu com ele no Manchester City é algo a se lamentar. Se o Milan realmente contratá-lo, eles serão grandes vencedores. É um jogador incrível e provou isso no Manchester United e City. Espero que ele esteja de volta aos gramados e jogando futebol no Milan.

Empresa que levou Vettel à F-1 inicia 'namoro' com jovem piloto brasileiro

Felipe Fraga, de 16 anos, é a aposta da divisão brasileira da empresa que bancou a carreira do bicampeão mundial e criou a equipe RBR na Fórmula 1

Por Erica Hideshima e Alexander Grünwald* Penha, SC
Felipe Fraga nas 500 Milhas de Kart do Beto Carrero 2011 (Foto: Bruno Terena/ Divulgação)Felipe Fraga é aposta da dona da equipe RBR na F-1
(Foto: Bruno Terena/ divulgação)
De olho em talentos que podem render bons frutos no futuro, as equipes de Fórmula 1 criaram, junto às empresas que as apoiam, programas destinados à formação de pilotos nas categorias de base. A iniciativa já levou ao topo do automobilismo nomes como Lewis Hamilton, da McLaren, e Sebastian Vettel, da RBR, ambos campeões mundiais. A empresa que bancou a carreira do jovem alemão, por sinal, é dona de um dos maiores celeiros de talentos do esporte a motor. Que acaba de ganhar um integrante brasileiro: Felipe Fraga, de 16 anos, que ano que vem trocará o kart pelo automobilismo europeu.
A aposta em Fraga, neste momento, é uma espécie de ‘namoro’ da filial brasileira da empresa que é dona da RBR, como também é feito com suas divisões em outros países. Se for bem, o brasileiro pode vir a integrar o programa principal, que inclui testes nos simuladores do time de Fórmula 1 e acesso a informações colhidas durante os GPs.
- É muito bom contar com um apoio como este. Estamos estudando nossos próximos passos, provavelmente a Fórmula Renault ou a Fórmula 3 na Europa. O importante é planejar tudo da melhor forma e não dar um passo maior que a perna – avalia o piloto, que nasceu em Belém, no Pará, e é radicado em Palmas, no Tocantis.
Pentacampeão brasileiro e campeão pan-americano, Fraga venceu a seletiva brasileira de kart em 2010, o que lhe rendeu um prêmio superior a R$ 100 mil. Que foi transformado em milhagem para o piloto, que já cumpriu mais de 5000 quilômetros em testes com um carro de Fórmula 3, similar aos usados no campeonato sul-americano. Seu primeiro evento sob os olhos dos novos padrinhos é neste fim de semana, quando ele disputará as 500 Milhas de Kart ao lado de Daniel Serra, da Stock Car – único time formado por apenas dois pilotos, o que significa que cada um deles guiará por quase seis horas ao longo da prova, em turnos alternados.
Felipe Fraga nas 500 Milhas de Kart do Beto Carrero 2011 (Foto: Carsten Horst/ divulgação)Felipe Fraga disputa as 500 Milhas de Kart do Beto Carrero 2011 (Foto: Carsten Horst/ divulgação)
- O Daniel está me ensinando muita coisa, não apenas no aspecto da pilotagem, mas também fora das pistas. Trato com imprensa, postura, essas coisas. É muito bom ter a visão de alguém mais experiente como ele – afirma Felipe.
Nesta sexta será definido o grid de largada para a 15ª edição das 500 Milhas, que a partir deste ano tem nova sede: o kartódromo Beto Carrero World, em Santa Catarina, que substitui a Granja Viana, em São Paulo. O início da prova está previsto para as 10h30m de sábado.

Caminhões para Raikkonen


sex, 09/12/11
por Rafael Lopes |
categoria Fórmula 1, Humor
Caminhões na sede da Lotus
Conhecido por seu bom humor nas montagens de fotos, o blog inglês Sniff Petrol deu mais um show. A vítima foi Kimi Raikkonen. Olhem a recepção que a Lotus teria preparado em sua sede para o finlandês…

Time da casa perde, se irrita, e manda
campeões receberem troféu na rua

Na final do Paraibano de Futsal, COPM perdeu o título em casa. Irritado, presidente expulsou adversários e Benfica recebeu troféu no meio da rua

Por Phelipe Caldas João Pessoa
premiação futsal da paraíba no meio da rua (Foto: Divulgação / Benfica)Presidente da Federação de Futsal, Bosco Cripim
entregou taça aos campeões no meio da rua
(Foto: Divulgação / Benfica)
Confusão no futsal da Paraíba. A equipe do Benfica, que na noite desta quinta-feira foi campeã paraibana de futsal Sub-20, foi proibida de receber a premiação no ginásio do Clube dos Oficiais da Polícia Militar. O time foi campeão em cima dos donos da casa e, inconformado com a derrota, o Coronel Francisco, presidente do COPM, impediu que a premiação fosse realizada no local. Como resultado, a Federação Paraibana de Futsal foi obrigada a dar o troféu ao time campeão na calçada em frente ao clube.
Clube dos Oficiais e Benfica tiveram o direito de jogar a final por terem ficado nas duas primeiras colocações da fase de classificação. O COPM, dono de melhor campanha, jogava por dois empates e com o direito de fazer a última partida em casa. No primeiro jogo, realizado na terça-feira na Vila Olímpica Ronaldo Marinho, 2 a 0 para o Benfica, que assim reverteu a vantagem e passava a jogar pelo empate na partida decisiva. Empate este que acabou se confirmando: 3 a 3 e título conquistado na casa dos adversários.
Foi neste momento pós-jogo que começou a confusão. Primeiro entre os jogadores do COPM e o árbitro, já que os atletas vice-campeões reclamavam de um suposto pênalti não marcado a poucos segundos do final do embate. Enquanto isto, os atletas do Benfica comemoravam em quadra e esperavam o momento da premiação.
Não podemos nunca esquecer o caráter educador do esporte. O mau exemplo do presidente do Clube dos Oficiais refletiu nos atletas e na torcida"
Ana Helena Ferreira
Quando esta seria iniciada, o Coronel Francisco avisou aos representantes da Federação Paraibana de Futsal que “não havia clima para a premiação”. Ele desligou os refletores do ginásio, pediu para que todos se retirassem e fechou o clube. A decisão provocou revolta no time campeão.
- Não podemos esquecer nunca o caráter educador do esporte. O mau exemplo do presidente do Clube dos Oficiais refletiu nos atletas e na torcida. Foi ele quem iniciou as discussões e isto acabou inflamando os jogadores – declarou Ana Helena Ferreira, presidente do Benfica.
Ela disse ainda que “este tipo de atitude não pode passar em branco” e que por isto vai entrar com uma representação contra o COPM para que o time de futsal seja punido com a perda de mando de quadras nas próximas competições.
- Fomos expulsos do clube. De forma acintosa ele nos levou para o lado de fora e depois fechou os portões. Recebemos o troféu e as medalhas no meio da rua, o que é um absurdo para o futsal paraibano – prosseguiu.
Presidente da Federação, Bosco Crispim criticou a “picuinha” existente entre os clubes, minimizou o termo “expulsão de quadra”, mas admitiu que se sentiu constrangido e que vai estudar com seu Departamento Jurídico para analisar o caso. Ele é outro que defende a ideia de o Clube dos Oficiais perder o mando de quadra nas próximas competições.
- Acho que 'expulsão' é uma palavra muito forte. Ele (o Coronel Francisco) foi até educado ao dizer que não queria que a premiação acontecesse no ginásio. Mas concordo que foi uma atitude exagerada. Não era para tanto. Acho que dava sim para fazer a premiação no local do jogo, mas o ginásio é dele e tivemos que acatar sua negativa – lamentou.
trofeus no futsal da paraíba (Foto: Divulgação / Benfica)Troféus foram retirados às pressas do clube depois da ordem do presidente do Clube dos Oficiais
(Foto: Divulgação / Benfica)
A despeito de todas as reclamações por parte do time adversário e da Federação, o presidente do Clube dos Oficiais minimiza o incidente. Em tom irritado, ele diz que toda a culpa foram dos árbitros, que prejudicaram o seu time e mancharam a partida final da competição.
No mais, o Coronel Francisco chama de “equivocados” todos os seus críticos e diz que a premiação é uma responsabilidade exclusiva da Federação, e que o clube não tem nada a ver com isto.
- O jogo chegou ao final e depois fechamos o clube. Até porque não tinha motivos para ele ficar aberto o resto da noite. Não temos nada a ver com premiação. Esta não é uma responsabilidade nossa – resumiu secamente.

Miss Barcelona


sex, 09/12/11
por meiodecampo |
Eleita a Miss Espanha de 2011 há poucos dias, a modelo Andrea Huisgen posou para o jornal catalão “Mundo Deportivo” nesta sexta-feira. Torcedora do Barcelona, ela aposta numa vitória por 5 a 1 sobre o rival Real Madrid, em clássico deste sábado, no Santiago Bernabéu, pelo Campeonato Espanhol. Os gols seriam de Villa, Messi (duas vezes), Piqué e Xavi.
Vale lembrar a todos que o GLOBOESPORTE.COM irá acompanhar em Tempo Real, a partir das 18h50m (de Brasília). E você, quanto acha que vai ser o jogo?