terça-feira, 3 de junho de 2014

Com Valcke, Fifa apresenta veículos
oficiais para a Copa do Mundo

"Preparem-se! O Hexa está chegando!", diz slogan no ônibus do Brasil. Seleções terão veículos personalizados. Joana Havelange chega atrasada e evita imprensa

Por São Paulo
407 comentários
 
A Fifa apresentou nesta terça-feira à tarde os veículos oficiais que transportarão as seleções e demais envolvidos na Copa do Mundo de 2014. Cada uma das 32 seleções terá um ônibus personalizado com suas cores, bandeira e slogan, escolhido após votação aberta ao público pela internet. "Preparem-se! O Hexa está chegando!", diz a frase no veículo brasileiro.

Dez dos 32 ônibus foram apresentados na cerimônia desta terça-feira, na Arena Corinthians, palco da abertura do Mundial, marcada para o próximo dia 12, com o jogo Brasil e Croácia. O evento teve a presença de Jerôme Valcke, secretário-geral da Fifa, que apenas posou para fotos e não concedeu entrevista. Visivelmente irritado pela demora durante a cerimônia, Valcke chegou até a ouvir pedido para sorrir de um dos organizadores da foto oficial do evento.
apresentação ônibus Copa do Mundo  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ônibus que vai transportar a equipe brasileira na Copa do Mundo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


Joana Havelange, diretora do COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo), esteve na Arena, mas chegou atrasada e evitou contato com a imprensa. Recentemente, ela se envolveu em uma polêmica ao compartilhar em uma rede social texto sobre roubo na Copa.

Além do veículo da Seleção, foram mostrados os ônibus de Portugal, Estados Unidos, Colômbia, México, Bélgica, Costa do Marfim, Bósnia, Nigéria e Rússia.

De acordo com os patrocinadores, a frota para o Mundial no Brasil será de 1450 veículos, quase o dobro em relação à última edição do torneio, na África do Sul, quando foram disponibilizados 830 carros oficiais. Jogadores, árbitros, dirigentes e imprensa usarão este transporte.

Jerome Valcke na apresentação ônibus Copa do Mundo  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) Valcke na apresentação dos veículos da Copa do Mundo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


apresentação ônibus Copa do Mundo  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Apresentação dos veículos da Copa (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Cara de Sapato avisa que vai baixar peso e sonha em enfrentar Jon Jones

Lutador é recebido pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e tietado por fãs. Atual campeão do TUF Brasil 3, sonha agora em fazer sucesso no meio-pesado

Por João Pessoa
5 comentários
Antônio Carlos "Cara de Sapato" Júnior, lutador do UFC (Foto: Amauri Aquino / GloboEsporte.com/pb)Cara de Sapato revela desejo de encarar Jon Jones (Foto: Amauri Aquino / GloboEsporte.com/pb)
Mal foi campeão do The Ultimate Fighter Brasil 3, o paraibano Antônio Carlos Cara de Sapato já traçou sua principal meta dentro do UFC: encarar o campeão dos meios-pesados Jon “Bones” Jones. Ele revelou que pretende baixar de categoria, já que venceu o reality show no Peso Pesados (até 120,2kg). E apesar de planejar um confronto contra o número 1 peso-por-peso do UFC, o paraibano prega humildade e diz que ainda tem uma longa estrada a percorrer dentro do esporte.
- O cara em quem eu me espelho é Jon Jones, que é o campeão da minha categoria, é o cara que está no número 1 do UFC. Ou seja, é o melhor cara do UFC, independente de categoria, é o cara a ser batido e é um cara sem dúvida nenhuma que todo mundo tem que se espelhar. Enfim, todo mundo quer bater nele. Seria o auge da minha carreira enfrentá-lo, com certeza, e vou batalhar muito duro para isso. Eu ainda sou muito novo no esporte, ainda tenho muito a crescer, muito o que aprender, mas vamos trabalhar com as pessoas que estão do meu lado e que têm qualidades suficientes para me deixar num nível excelente – disse.
Todo mundo quer bater nele. Seria o auge da minha carreira enfrentá-lo"
Cara de Sapato, lutador paraibano
Cara de Sapato ainda não sabe quando será sua primeira luta como já contratado do UFC. Mas de uma coisa ele já tem certeza: vai curtir o São João. O paraibano não negou sua origem e disse que também vai usar esse tempo para relaxar.
- Ainda não sei quando vai ser a minha primeira luta no UFC. Vamos esperar o pessoal do UFC ligar, manter o contato com meu empresário, mas o importante é dar essa descansada agora e depois pensar na próxima com mais calma. Agora é curtir um pouquinho o São João, dar uma descansada. Meu corpo está meio doído ainda, aproveitar esse momento e viver da melhor maneira possível e depois voltar para o Rio para voltar aos treinamentos e buscar mais uma vitória – finalizou.
Antônio Carlos "Cara de Sapato" Júnior, lutador do UFC (Foto: Amauri Aquino / GloboEsporte.com/pb)Cara de Sapato atendeu o pedido (Foto: Amauri Aquino / GloboEsporte.com/pb)
Antônio Carlos se tornou campeão do TUF após vencer o catarinense Vítor Miranda, por decisão unânime dos jurados. A luta aconteceu na noite do último sábado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Na categoria Peso Médio, Warley Alves venceu Márcio Lyoto aplicando uma guilhotina já no terceiro round.

Santiago Ponzinibbio lesiona joelho e deixa o card do UFC 175, em julho

Argentino se machuca em treino e terá de passar por operação. Ultimate procura substituto para enfrentar o brasileiro Ildemar Marajó em Las Vegas

Por Rio de Janeiro
24 comentários
O peso-meio-médio argentino Santiago Ponzinibbio sofreu uma lesão no joelho e está fora do duelo contra Ildemar Marajó no UFC 175, dia 5 de julho, em Las Vegas (EUA). O problema ocorreu durante um treino e afetou o menisco do lutador, mas não chega a ser grave. No entanto, ele precisará passar por uma cirurgia. As informações foram confirmadas pelo Combate.com com fontes próximas ao Ultimate.
  •  
Santiago Ponzinibbio UFC Goiânia (Foto: Rodrigo Malinverni)Santiago Ponzinibbio só fez uma luta no UFC até agora (Foto: Rodrigo Malinverni)
Esta é a terceira lesão de Ponzinibbio em pouco mais de um ano. A primeira ocorreu na semifinal do TUF Brasil 2, onde quebrou o braço na vitória sobre Léo Santos e por isso perdeu o lugar na final para o adversário, diante de William Patolino. A estreia no UFC só veio em novembro, em Goiânia, onde foi derrotado pelo americano Ryan LaFlare. Já este ano, era para o argentino ter enfrentado Jordan Mein em abril, em Orlando (EUA), mas ele quebrou dois dedos do pé e deu lugar a Hernani Perpétuo.
O UFC agora procura um substituto para encarar Ildemar Marajó, que vem de vitória sobre o russo Albert Tumenov no card realizado em Jaraguá do Sul-SC, em fevereiro.
UFC 175
5 de julho de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora)
Peso-médio: Chris Weidman x Lyoto Machida
Peso-galo: Ronda Rousey x Alexis Davis
Peso-meio-pesado: Vitor Belfort x Chael Sonnen
Peso-galo: Urijah Faber x Alex Caceres
Peso-pesado: Stefan Struve x Matt Mitrione
Peso-médio: Uriah Hall x Thiago Marreta
Peso-médio: Chris Camozzi x Bruno Carioca
Peso-meio-médio: Ildemar Marajó x adversário a ser definido
Peso-médio: Luke Zachrich x Guilherme Bomba
Peso-galo: Rob Font x Douglas D'Silva

Diretor do WSOF paga para ver card do Bellator e pede dinheiro de volta

Ali Abdelaziz provoca evento rival, esclarece polêmica com Toquinho, defende Renzo Gracie e diz que Marlon Moraes é o melhor lutador da organização

Por Las Vegas, EUA
12 comentários
Ali Abdelaziz mma (Foto: Arquivo Pessoal)Ali Abdelaziz (Foto: Arquivo Pessoal)
Ali Abdelaziz é quem tem dado voz ao World Series of Fighting, e ele parece ter gostado de provocar o Bellator, evento que concorre com o dele pelo posto de segundo colocado no mercado do MMA. O vice-presidente executivo e matchmaker do WSOF já havia feito o desafio de promover um card inteiro com lutas entre os atletas das duas empresas, e agora cutucou ainda mais os rivais ao dizer que dormiu assistindo no dia 17 de maio ao Bellator 120, o primeiro evento de pay per view da história da organização e que contou com Rampage Jackson x King Mo Lawal na luta principal. Abdelaziz admitiu que pagou para ver o card, mas se arrependeu:
- Tenho que admitir que comprei o pay per view, mas quero meu dinheiro de volta. Comprei porque sou um fã de MMA, mas eu dormi duas vezes durante o evento. Era muita falação. Quando você compra o pay per view do UFC, é luta, luta e luta, você fica empolgado. (...) Se eu puder entrar com um pedido para ter meu dinheiro de volta, vai ser ótimo (risos). Comprei e caí numa pegadinha - ironizou, em entrevista ao Combate.com.
O dirigente rasgou elogios a Marlon Moraes, campeão peso-galo do WSOF, e disse que o brasileiro venceria um duelo contra Renan Barão, considerado o melhor do mundo da categoria mesmo tendo perdido o cinturão para TJ Dillashaw no UFC 173. Para Abdelaziz, Marlon seria o número 1 peso por peso do World Series se houvesse um ranking.
- Justin Gaethje seria o número 2, (Rousimar) Palhares o 3, e o Josh Burkman viria em seguida. Depois teria o David Branch e talvez o (Yushin) Okami - completou.
Ali Abdelaziz também saiu em defesa de Renzo Gracie, que é seu mestre e amigo e que foi preso após se envolver em confusão numa boate em Nova York, esclareceu a polêmica situação com Rousimar Toquinho e descartou a possibilidade de o WSOF ser comprado pelo UFC no futuro, assim como foram o WEC e o Strikeforce. Ele ainda gravou um vídeo comentando o plano de levar eventos da organização para o Brasil (veja o vídeo no pé da matéria).
A seguir, leia a entrevista com Ali Abdelaziz na íntegra:
COMBATE.COM: Você está morando em Las Vegas. Por que decidiu sair de Nova York?
ALI ABDELAZIZ: Decidi me mudar para Las Vegas porque meu escritório é aqui. Tenho a academia do Wanderlei (Silva) para treinar aqui. Nova York é um pouco longe. Eu fiz esse sacrifício pelo World Series of Fighting e vim para Las Vegas, que é onde tudo acontece.
Se eu puder entrar com um pedido para ter meu dinheiro de volta,
vai ser ótimo (risos). Comprei e
caí numa pegadinha"
Ali Abdelaziz, sobre PPV do Bellator
Fale-nos sobre essa nova fase da sua carreira, como matchmaker e vice-presidente executivo do WSOF.
Eu continuo sendo um cara normal. Acordo pela manhã, vou treinar um pouco, vou para o trabalho e volto. Brinco com as crianças, levo para a ginástica, para a natação. Ligo para os meus amigos, combinamos de treinar jiu-jítsu. Ligo para meus amigos em Nova York. É a mesma coisa. Sou o mesmo cara.
Com a lesão de Jake Shields, Josh Burkman será o adversário de Jon Fitch pela terceira vez. Ele finalizou Fitch há pouco tempo no próprio WSOF. Foi fácil fazê-lo aceitar essa luta?
Josh Burkman é um daqueles caras que nunca recusa uma luta. Ele sempre aceita no primeiro telefonema. Só tenho respeito por ele como atleta. Realmente o respeito muito.
Sabe quando o Shields deve voltar? E o que planeja para a volta dele?
Acho que quem vencer essa luta (Fitch x Burkman) vai enfrentar (Rousimar) Palhares pelo cinturão. Não estou certo dos planos para Jake Shields. Tenho o Brian Foster. Talvez eu tenha o Gerald Harris, se ele decidir voltar da aposentadoria. Pode ser também o Marcelo Alfaya. Tenho outros caras contra quem o Jake Shields pode lutar.
E você sabe quando o Toquinho vai voltar?
Neste momento não estou incomodando o Palhares. Estou deixando ele focar na mãe dele. Quando ele estiver pronto, vai voltar.
Steve Carl x Rousimar Toquinho WSOF MMA (Foto: Reprodução/ Facebook)Toquinho finaliza Steve Carl para se tornar campeão meio-médio do WSOF (Foto: Reprodução / Facebook)
Você fez críticas após o Toquinho ter saído da luta contra o Jon Fitch, que deveria ser em julho. O que realmente houve?
Desde o início, ninguém queria contratar o Palhares, nem as próprias pessoas do WSOF. Eu fui o único cara que quis contratá-lo depois que o UFC o demitiu. Fui a única pessoa do planeta a querer o Palhares. O Renzo Gracie me disse que ele era boa pessoa. Algumas pessoas da imprensa tentaram distorcer as coisas. Disseram que eu falei que não queria deixá-lo ir cuidar da mãe. Isso é uma mentira completa. O que eu disse foi que estava muito frustrado, não com Palhares, mas com a situação, porque ninguém queria enfrentar ninguém. Ofereci ao Gerald Harris a luta contra o Jake Shields, mas ele recusou. Outros lutadores também recusaram lutas. E senti que o meu trabalho, como matchmaker e um dos donos da empresa, estava difícil, porque eu não conseguia fechar as lutas para o entretenimento dos fãs. Por que se tornar um lutador se você não quer lutar? Todo mundo quis fazer seu próprio caminho. Um queria lutas fáceis, outro queria ir para o UFC. Foi por isso que emiti um comunicado dizendo que não liberaria mais ninguém para o UFC. Se o cara honra o contrato e chega a hora de ir, ele pode ir, assim como Anthony Johnson e Andrei Arlovski. Eles vieram até mim como homens, disseram que queriam ir para o UFC. O contrato deles tinha terminado. Eu os parabenizei. Não estarei sendo um ser humano se disser para alguém não ir cuidar de sua mãe. As pessoas me entenderam mal. Eu já disse e reafirmo que o Palhares pode demorar o quanto for preciso para cuidar da mãe dele. Quando estiver pronto para voltar, pode lutar. Ele é o campeão.
Você mencionou o Renzo Gracie. Falou com ele depois da prisão? O que houve?
Vejo muita gente falando do Renzo. O Renzo Gracie alimenta os pobres, dá agasalho para os sem-teto, coloca gente para treinar na academia por mais de um ano de graça. Comigo foi assim. Ele me deu um lugar para morar, me deu comida, emprego, tudo. Ele várias vezes encontrou um vagabundo na rua e o trouxe para jantar conosco. E as pessoas já o insultaram muitas vezes na minha frente, e o que ele fez foi sorrir para elas.
Renzo Gracie MMA UFC (Foto: Adriano Albuquerque)Renzo Gracie (Foto: Adriano Albuquerque)
Por que as pessoas insultam o Renzo?
Não muitas vezes, mas algumas vezes. Por exemplo, alguém no trânsito, ou alguém que diz alguma coisa. O povo de Nova York é muito nervoso, o tempo todo. Eu já quis discutir e brigar, mas ele fala para ficar calmo. É uma ótima pessoa. O que aconteceu na boate foi que havia um cara comemorando aniversário, não tenho certeza, e tem muito fanfarrão em Nova York, muito cara que faz bullying. Tem muitos seguranças assim. E acho que o que aconteceu foi um mal-entendido. As pessoas têm que entender que Renzo, Gregor e Igor Gracie são caras ótimos, uns dos melhores que você vai encontrar na vida. Esse lado da Família Gracie, o lado do Carlos Gracie, só tem gente ótima, que ajuda os outros. Renzo Gracie é como um Deus, um Deus humano. É uma pessoa incrível.
O que achou do evento do Bellator que teve pay per view?
Tenho que admitir que comprei o pay per view, mas quero meu dinheiro de volta. Comprei porque sou um fã de MMA, mas eu dormi duas vezes durante o evento. Era muita falação. Quando você compra o pay per view do UFC, é luta, luta e luta, você fica empolgado. Na verdade a única luta que eu queria assistir era a do Michael Chandler contra o Will Brooks. Não me importava com as outras lutas. E o Bellator sempre tem problema com as comissões. Não sei se são amigos ou algo assim, mas não acho que o Rampage venceu aquela luta (contra King Mo). Ele perdeu com certeza. Se eu puder entrar com um pedido para ter meu dinheiro de volta, vai ser ótimo (risos). Comprei e caí numa pegadinha.
O que acha de Rampage e Tito Ortiz estarem lutando no Bellator?
Como fã assíduo de MMA, sempre vejo. Mas eles são dois leões velhos, estão quebrados. Quando você vê Tito Ortiz, ele parece estar velho. Esse cara, o Bjorn Rebney (presidente do Bellator), disse que (Alexander) Shemlenko é o melhor peso-médio do mundo. Ele está louco. Shemlenko é um cara novo num corpo velho. Tito Ortiz perdeu suas últimas lutas e está com quase 40 anos. E porque venceu um jovem campeão deve ser considerado o melhor do mundo? Isso mostra o tipo de qualidade dos lutadores do Bellator. Até o Chandler não lutou como de costume.
Assinamos com Sheymon Moraes, Matt Hamill, Ronny Markes. E o Bellator assinou com o (Rameau) Sokoudjou (risos)"
Ali Abdelaziz
Você tentou contratar o Rampage quando ele saiu do UFC.
É verdade, tentei, mas achei que não seria inteligente gastar todo aquele dinheiro nele. Ele pediu muito dinheiro. Acho que o Bellator paga a ele milhões de dólares. É loucura. Para um cara como ele? Posso pegar um cara como o Marlon Moraes, construí-lo e torná-lo uma grande estrela. Prefiro investir no Marlon a longo prazo. Acho que foi uma decisão ruim do Bellator. E ouvi que o Tito Ortiz ganhou US$ 2 milhões na última luta.
O WSOF acabou de renovar o contrato do Marlon Moraes, certo?
Renovamos, mas não posso dizer por quantas lutas. Ele teve a opção de ir para o UFC, mas optou por continuar com a gente. Ele disse que o evento esteve ao lado dele, então ele vai estar ao lado da empresa. Ele quer ajudar a construir a empresa assim como a empresa ajudou a construí-lo. Ele é um cara muito leal, e acho que é o melhor peso-galo do mundo. Se ele enfrentar Barão, acho que vai nocauteá-lo. Realmente acredito nisso. Em questão de estilo o Marlon não é um bom casamento para ele. O Barão vai muito para cima na trocação, e o Marlon tem um contragolpe muito bom. Ele é muito preciso. Eles já treinaram juntos, nunca vi, mas soube que o Marlon sempre tirou o melhor do Barão.
Melvin Guillard vai enfrentar o Gesias Cavalcante. Se vencer, ele tem chance de lutar pelo cinturão em seguida?
Acho que não. Ele primeiro lutaria contra outro cara. O Luis Palomino enfrenta o Brian Cobb em 5 de julho. Se Melvin e Palomino vencerem, podem se enfrentar para ver quem disputa o cinturão. Não posso deixar o Palomino para trás, porque ele venceu o (Jorge Patino) Macaco, e foi uma grande vitória.
O UFC tem um ranking. Se existisse um no WSOF, o Marlon Moraes seria o número 1 peso por peso?
Sim, 100%. Não tenho dúvida de que ele seria o número 1 peso por peso.
Quem mais se destacaria nesse ranking peso por peso?
Justin Gaethje seria o número 2, (Rousimar) Palhares o 3, e o Josh Burkman viria em seguida. Depois teria o David Branch e talvez o (Yushin) Okami.
Marlon Moraes, WSOF (Foto: Evelyn Rodrigues)Marlon Moraes é o campeão peso-galo do WSOF (Foto: Evelyn Rodrigues)
Algumas pessoas acreditam que o WSOF será comprado pelo UFC no futuro. Existe essa chance?
Isso nunca vai acontecer. Garanto isso. Acho que o UFC não consegue comprar o WSOF. Gastamos muito dinheiro nessa empresa. E não acho que o UFC queira comprar todos os eventos. Acho que eles querem concorrência, contanto que seja limpa.
Vocês vão promover um card no dia 5 de julho. Por que fazer um evento no mesmo dia do UFC 175? Está preocupado com isso?
Não. É uma semana importante para as lutas (semana da UFC Fan Expo). Nós vamos fazer o evento antes do UFC, vamos abrir o show para eles. O evento deles começa às 16h (de Las Vegas), e o nosso já terá terminado a essa hora. Se você é fã de lutas, vai sentar na frente da televisão e verá ótimos cards. Estamos em 60 países agora.
Esse lado da Família Gracie, o lado do Carlos Gracie, só tem gente ótima, que ajuda os outros. Renzo Gracie é como um Deus, um Deus humano. É uma pessoa incrível"
Ali Abdelaziz
Já existe um local para o evento de 5 de julho?
Sim, mas não podemos revelar ainda, porque o negócio está sendo fechado.
E quais são os planos para Yushin Okami?
Eu pensei em pedir para ele subir de peso e enfrentar Ronny Markes. Isso passou pela minha cabeça. Mas Ronny Markes x Matt Hamill faz mais sentido.
O WSOF assinou com Sheymon Moraes...
Assinamos com Sheymon Moraes, Matt Hamill, Ronny Markes. E o Bellator assinou com o (Rameau) Sokoudjou (risos).
Você contrataria o Sokoudjou?
Não. Eu poderia, mas disse "não". Ele perdeu muitas lutas.
Falamos com o Ivan Jatobá, do Standout Fighting Tournament, e ele disse que a negociação com o WSOF estava pausada, e não encerrada. Você ainda considera um acerto com o SFT para o futuro?
É possível, porque gosto dele. Falei com ele e os parceiros dele, mas eles pediram muito. Queriam que nós déssemos parte da marca a eles. Não vamos fazer isso com ninguém. Mas o Ivan é um cara legal e gosto muito dele. Não está acabado o negócio, com certeza.
E quando vocês enfim vão levar o WSOF ao Brasil?
Quando eu achar o parceiro certo. Estou procurando um parceiro forte para levar o World Series ao Brasil. Tem que ser alguém brasileiro e que entenda de negócios. O UFC, quando foi ao Brasil, contratou uma empresa (IMX). Agora eles demitiram essa empresa e estão fazendo por conta deles próprios. Não vou fazer isso. Quero um parceiro por um longo tempo, não apenas por pouco tempo.
O parceiro tem que ser um evento de MMA ou pode ser uma pessoa só ou uma empresa fora do ramo?
Sim, pode ser um cara com experiência, que tenha contatos para fazer um evento.
Acha que essa estreia no Brasil pode mesmo acontecer este ano, como era planejado?
Realmente quero isso. Essa é minha meta. O cenário não está muito bom agora. Mas o Ivan (Jatobá) me ligou há pouco e, de repente, podemos conversar.
E esse trabalho de matchmaker? É muito estressante? Está se sentindo na pele do Joe Silva e do Sean Shelby (matchmakers do UFC)?
Adoro essas caras. Eles vivem em cavernas, estão estressados o tempo todo. São caras legais. Agora eu entendo o que eles passam. Não é um trabalho fácil, é muito duro. Eu me sinto sortudo e abençoado por fazer isso. Tento me divertir. Mas não é a única coisa que faço. Eu lido com muitas outras coisas do WSOF, como patrocinadores, imprensa, relações públicas. Tenho muitas obrigações. E tenho ótimos parceiros. Estou apenas me divertindo.

Empresário de Maldonado desabafa após críticas: "MMA é muito ingrato"

Alex Davis afirma que o desafio de enfrentar Miocic valia o risco e que faria a mesma coisa se pudesse voltar no tempo. Para ele, lutador sai valorizado

Por Rio de Janeiro
30 comentários
Quando Junior Cigano se lesionou, o empresário Alex Davis foi quem recebeu o chamado do matchmaker Joe Silva e deu força para Fábio Maldonado aceitar o desafio de subir de categoria e enfrentar Stipe Miocic, sétimo do ranking dos pesados, no TUF Brasil 3 Final. Após a derrota do "Caipira de Aço" por nocaute técnico em apenas 35 segundos, o agente ouviu e leu várias críticas ao fato de terem aceitado o duelo. Sem se esconder, ele disse que não se arrepende da escolha:
- Se pudéssemos voltar atrás, faríamos a mesma coisa. Existem algumas lutas que me arrependo de ter aceitado, mas essa não é uma delas. Esperava que a luta fosse durar pelo menos dois ou três rounds, e quanto mais durasse, melhor seria para o Maldonado. Mas o MMA é muito ingrato - afirmou ao Combate.com.
Alex Davis justificou a atitude dizendo que, no caso específico da luta contra Miocic, o risco era válido. E ele acredita que Maldonado sai valorizado, apesar do resultado ruim:
UFC TUF 3 Maldonado x Miocic (Foto: Marcos Ribolli)Maldonado tenta se defender após receber duro golpe de Miocic (Foto: Marcos Ribolli)
- Muita gente está falando besteira pelo Maldonado ter aceitado a luta. Para nós o risco compensava, porque o resultado não prejudica em nada o Maldonado na categoria dos meio-pesados. A gente aceitou em cima da hora para ajudar o Ultimate. O Maldonado consegue, sim, lutar nos pesados. É um cara que tem histórico de fazer lutas duras, então compensava, valia o risco. Aconteceu daquele jeito, perdeu, mas de qualquer maneira ele ajudou o Ultimate. A gente está triste, mas ele vai voltar aos meio-pesados arrebentando. Vem de três vitórias na categoria. Quando um atleta pega uma luta em cima da hora num rico desses, a verdade é que o UFC o valoriza. E no MMA qualquer coisa pode acontecer.

Demian e o 1º knockdown da carreira: "Interessante ver a mão que entrou"

Brasileiro tentou, mas não conseguiu finalizar Alexander Yakovlev: "Teve condicionameno físico para ficar agarrado o tempo inteiro e se defendeu bem"

Por São Paulo
31 comentários
Demian Maia tirou um "selo" no duelo do último fim de semana, em São Paulo, contra o russo Alexander Yakovlev. Aos 36 anos e com 25 lutas na carreira, sendo 19 vitórias, o paulista oriundo do jiu-jítsu nunca havia aplicado um knockdown, que acontece quando um atleta acerta um golpe em seu adversário, que por sua vez vai ao chão mesmo sem estar nocauteado. Demian comemorou o feito após seis anos e meio dentro do UFC (veja no vídeo ao lado):
- É interessante você ver uma mão que entrou. Eu já tinha conseguido knockdowns em treino, mas nunca na luta. É ótimo, porque você vê que as pessoas respeitam a sua entrada de queda e o seu chão, então acabam abrindo espaço em cima para esse tipo de golpe. Acabei conseguindo o primeiro knockdown da minha carreira - disse ao Combate.com e ao canal Combate.
Demian tem nove vitórias por finalização até hoje e insistiu na tentativa de conseguir a décima contra Yakovlev, mas esbarrou na defesa do adversário. O brasileiro botou a "culpa" no rival:
Demian Maia UFC MMA (Foto: Adriano Albuquerque)Demian Maia na coletiva do TUF Brasil 3 Final (Foto: Adriano Albuquerque)
- Acho que ele se defendeu muito bem. Ele abraçou, ficou ali, e eu tentei de todos os jeitos buscar uma finalização. Tentei bater para abrir espaço, mas ele teve condicionameno físico para ficar ali agarrado o tempo inteiro e se defendeu bem. Mérito dele.
Outro motivo de comemoração para Demian Maia foi o fato de ter lutado em casa, já que mora e treina em São Paulo e tem o Ibirapuera como quintal de casa:
- Esse ginásio tem muita história. Lutei jiu-jítsu aqui muitas vezes, tanto no Ibirapuera grande quanto no pequeno ao lado. Em 2005 ganhei aqui a Copa do Mundo contra o Ronaldo Jacaré, que está no UFC hoje em dia, então o ginásio me traz muita coisa boa. Nasci, cresci, estudei e fiz faculdade a alguns quilômetros daqui. Minha formatura da faculdade foi atravessando a rua do Ibirapuera. É muito bom estar aqui.

Chad Mendes manda recado para José Aldo: "Vou te dar uma surra"

Americano usa seu perfil em uma rede social para enviar mensagem de provocação para o campeão dos pesos-penas. Luta será dia 2 de agosto

Por Rio de Janeiro
98 comentários
A rivalidade entre Team Alpha Male e Nova União parece aumentar cada vez mais depois da vitória de TJ Dillashaw sobre Renan Barão, na disputa do cinturão dos pesos-galos. O próximo duelo entre as duas academias será entre Chad Mendes e José Aldo, pelo título dos penas, e o americano usou seu perfil no Twitter para enviar um recado para o campeão da categoria.
- Hey, José Aldo, não sei nada sobre esse post, só sei que no dia 2 de agosto vou te dar uma surra - escreveu Chad para o rival.
José Aldo e Chad Mendes na coletiva do UFC (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)José Aldo e Chad Mendes na coletiva do UFC (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)
José Aldo e Chad Mendes já se enfrentaram uma vez, em 2012, no Rio de Janeiro, quando o brasileiro venceu por nocaute com uma joelhada no fim do primeiro round. O combate do dia 2 de agosto entre Aldo e Mendes será a luta principal do UFC 176, em Los Angeles (EUA). Além de Aldo, outros três brasileiros já estão confirmados no card: Fabrício Morango, que enfrenta Gray Maynard, Bethe Correia, que terá Shayna Baszler pela frente, além de Jussier Formiga, que travará duelo com Zach Makovsky.
UFC 176
02 de agosto de 2014, em Los Angeles (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-pena: José Aldo x Chad Mendes
Peso-leve: Fabrício Morango x Gray Maynard
Peso-galo: Bethe Correia x Shayna Baszler
Peso-mosca: Jussier Formiga x Zach Makovsky

Polêmico exame antidoping de Vitor Belfort será revelado em 17 de junho

Caso peso-médio apareça na data marcada pela Comissão Atlética de Nevada para requisitar licença, resultado se torna público automaticamente

Por Las Vegas, EUA
17 comentários
O mistério envolvendo o resultado do exame antidoping surpresa a que Vitor Belfort foi submetido em fevereiro já tem data para acabar. O lutador tem audiência marcada para 17 de junho na Comissão Atlética de Nevada (NSAC) para requisitar uma licença para lutar no dia 5 de julho, contra Chael Sonnen, pelo UFC 175. A partir do momento que ele comparecer à audiência para conseguir a autorização para lutar, o teste feito se torna público.
Belfort fazia uso da terapia de reposição de testosterona (TRT), até que a NSAC baniu definitivamente as exceções para a prática do tratamento. De acordo com o comentarista do UFC Joe Rogan, o Fenômeno foi flagrado com níveis de testosterona acima do permitido na ocasião, o que teria motivado a Comissão Atlética a proibir de vez o uso de reposição hormonal.
Vítor Belfort, Arnold Classic Brasil (Foto: Marcelo Fonseca / Ag. Estado)Exames de Vítor Belfort feitos em fevereiro serão revelados dia 17 de junho (Foto: Marcelo Fonseca / Ag. Estado)
O presidente do UFC, Dana White, já afirmou que o resultado do exame é "irrelevante" atualmente. Fontes do Combate.com indicaram que o brasileiro já está em conformidade com as novas normas da comissão de Nevada e apresentou níveis de testosterona normais em exames pedidos pela entidade. De acordo com o diretor executivo da NSAC, Bob Bennett, tudo indica que o segredo em torno do exame irá terminar.
- Os resultados dos testes serão divulgados. Se Vitor Belfort comparecer à sua audiência, o que eu tenho certeza que ele fará, os comissários irão questioná-lo sobre qualquer assunto, e certamente este virá à tona - afirmou, ao site "Yahoo!".

COL crê em "milagre" para entrega de assentos móveis da Arena das Dunas

"Eu tenho bastante experiência para responder que já vi acontecer milagre", conta gerente do COL, Marco Sansoni, sobre instalação de arquibancadas temporárias

Por Natal
A dez dias de receber a primeira partida da Copa do Mundo, com o jogo entre México e Camarões pelo grupo A, a Arena das Dunas ainda não tem concluída a instalação das arquibancadas móveis, colocadas por trás das cadeiras fixas. Nesta terça-feira, durante um tour organizado pelo Comitê Organizador Local, uma força-tarefa de trabalhadores estava executando o serviço. Conforme o secretário extraordinário de Assuntos relativos à Copa do Mundo em Natal, Demétrio Torres, a instalação estará concluída no dia 8 de junho.
Arena das Dunas  (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)Assentos móveis do setor Sul da arena ainda estão sendo instalados (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

Mesmo com o prazo de conclusão apertado, o gerente de serviços ao espectador do COL, Marco Sansoni, disse que um “milagre” pode acontecer. Responsável pelo atendimento aos torcedores durante os dias de jogo do Mundial, ele ressaltou que há uma grande estrutura para que os 12 estádios recebam o público de forma confortável.
- Eu tenho bastante experiência para responder que já vi acontecer milagre. Há coisas que não dão para acreditar, mas que, de um dia para o outro, acontecem. Não tenham dúvida que vão acontecer. Isso aqui é a Copa do Mundo e todo mundo está trabalhando para que as coisas, apesar do atraso, que é totalmente normal, possam acontecer - disse o representante do COL.
Marco Sansoni, gerente de Serviços ao Espectador do COL - Copa do Mundo (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)Marco Sansoni, gerente de Serviços ao Espectador do COL (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)
Cedida à Fifa há duas semanas, a Arena das Dunas recebe a instalação de placas com layout do evento, como também de estruturas para o lazer e entretenimento do público. Italiano, Marco Sansoni lembra que quando chegou ao Brasil, em 2012, ouvia com frequência que os estádios não seriam construídos no tempo programado. Agora, comemora a realização das obras.
- Eu me lembro quando cheguei ao Brasil, em 2012, que se falavam que os estádios não ficariam prontos. Estão todos prontos. Agora, não tem duas semanas que os estádios estão nas mãos da Fifa e está acontecendo. O cronograma está sendo mais ou menos respeitado, mas vai acontecer. No primeiro jogo, tudo estará perfeito - conclui.
Para ler mais notícias do GloboEsporte.com Rio Grande do Norte, clique em globoesporte.globo.com/rn. Siga também o GE RN no Twitter e por RSS.

Felipão confirma Neymar e diz que
não vai poupar ninguém contra Sérvia

Treinador da seleção brasileira diz que vai levar os 23 jogadores para o duelo em São Paulo e revela que gostou mais do segundo tempo do que da etapa inicial

Por Goiânia, GO
21 comentários
 
Destaque da vitória do Brasil por 4 a 0 sobre o Panamá, nesta terça-feira, no Serra Dourada, em Goiânia, o atacante Neymar não será poupado do amistoso da próxima sexta-feira, contra a Sérvia, em Goiânia. Quem confirmou a informação foi o técnico Luiz Felipe Scolari em coletiva de imprensa logo após o triunfo sobre os panamenhos. Na opinião do treinador, o camisa 10 já está "descansado".
- Não vai ser poupado. Estava sendo no time dele, porque estava machucado. Tanto que hoje, mesmo com o cartão que recebeu, deixei em campo 90 minutos, porque ele precisa de ritmo, precisa jogar. A não ser que aconteça alguma coisa nos dias que faltam para o jogo. A cada dia ele tem uma jogada diferente, improvisa, é muito rápido, muito ágil. A cada dia o treinador vai se surpreender com uma coisa nova.
O comandante revelou ainda que outros 22 atletas também estarão na partida diante da equipe da Sérvia.
- Nenhum no jogo de sexta-feira. Nenhum será poupado. Os que estão na Granja estarão em condições. E a ideia é colocarmos 100% da equipe que poderá iniciar o primeiro jogo com a Croácia, vamos ver o que acontece nos treinamentos.
Felipão Scolari Amistoso Brasil e Panamá Serra Dourada (Foto: Heuler Andrey / Mowa Press)Felipão orienta a Seleção na goleada sobre o Panamá (Foto: Heuler Andrey / Mowa Press)
O treinador também fez uma avaliação do triunfo sobre os panamenhos. Gostou da atuação na maior parte do jogo, principalmente no segundo tempo. Questionado se a equipe atingiu o mesmo patamar das Confederações, Felipão preferiu não entrar em detalhes. 
- Falta, não sei dizer quantos por cento. Eu gostei do segundo tempo, acho que teve muito mais movimentação, posse de bola, mais acerto nos passes e muito mais agilidade. Gostei dos 25 finais do primeiro tempo e de todo o segundo tempo.
Felipão também comentou os lances mais ríspidos da partida, principalmente uma falta de David Luiz que ocasionou um cartão amarelo. Além disso, o treinador falou de como Neymar vai superar os lances mais violentos nas partidas. 
- Futebol não existe entrar molezinho. Foi normal a falta do David, a falta no Neymar, é normal entrar um pouco mais forte. Às vezes não tem como tirar o pé. No caso do Neymar, se os adversários o provocarem, cometerem faltas, quem tem que tomar conta disso é o juiz. Esperar que as arbitragens saibam discernir – disse o treinador, revelando que o comentarista de arbitragem da TV Globo, Arnaldo Cezar Coelho deu uma palestra aos jogadores sobre a arbitragem em Copas do Mundo.
Confira abaixo os principais trechos da entrevista de Felipão:
20 MINUTOS
- O Panamá compactava, fechava, 4-4-2, e nós não tínhamos alternativa. Eu busco alternativa com um zagueiro para sair com a bola dominada, e não estava acontecendo. O David tinha uma dificuldade por causa do joelho e o Dante não saía. Ficávamos trocando bola, Dante, Luiz Gustavo, Ramires, e ficamos sem condição de trabalhar no meio. Quando o Oscar trocou com o Ramires, arrumou o setor um pouco do meio para frente, e aí começamos a criar alguma coisa. Agora, quem joga com duas linhas de quatro, fechado lá atrás, até o primeiro gol, dificulta. Depois, abre.
EVOLUÇÃO
- Minha preocupação continua, mas não no mesmo nível do treino de domingo. Luiz Gustavo teve posicionamento de volante-volante, e aquilo foi preciso. Força e determinação na marcação, O Hernanes também entrou bem. Não demos o contra-ataque ao adversário, que tinha condição de fazer um, dois gols. Se não dermos essas oportunidades, podemos ganhar de qualquer equipe. Falta uma semana e meia, e eu digo "calma, que a gente vai chegar". Hoje razoavelmente foi aplicado. Falta um pouquinho ainda. Estou cobrando sempre mais porque é a função do técnico, mas às vezes tem que entender que não é o momento.
WILLIAN
- Foi bem, ele é muito ágil, busca a bola. Deverá ser muito útil nos sete jogos que temos pela frente na Copa do Mundo.
OSCAR
- No lugar do Oscar pode jogar o Willian, pode jogar o Ramires. Pode ser o Hernanes numa posição mais para frente. Então tem sempre um ou outro que pode substituir o Oscar. O Oscar foi bem também, espero que nasça sua menina até o fim de semana para ele ficar tranquilo e jogar tudo o que pode, tudo que sabe.
COBRANÇA DE FALTA
A bola parada é uma arma de qualquer time. 50% dos jogos são decididos em bola parada, escanteio, falta. Temos que aprimorar e usar mais.
VIRTUDE
Não, dentro da projeção que a gente fez, do trabalho, da recuperação dos jogadores, o normal era enfrentar uma seleção que tivesse um pouco menos de potencial do que uma seleção mais forte. Porque os jogadores ainda não se encontram prontos. São três meses que a gente não treina, não joga, não se encontra, e em sete dias não dá para fazer tanta coisa assim. Eu acho que o teste valeu a pena, sim, e agora é continuar no mesmo ritmo até sexta e até o jogo da Croácia, quando vamos estar em nível bem melhor.
CONFIANÇA
Se eu não tivesse pensado nisso, não teria dado aquela bronca no domingo. Quando não está uma maravilha, eu falo. Muitas vezes não falo aqui, mas falo para eles lá dentro. Temos que ganhar mais oito jogos se quisermos ser reconhecidos, fazer história. Vamos ter dois palestrantes espetaculares lá na nossa concentração, que vão mostrar situações maravilhosas. Arnaldo Cezar Coelho já mostrou como se apita na Copa do Mundo, para que eles conhecessem esses detalhes.
Show de Neymar transforma vaia em olé, e Brasil goleia o Panamá: 4 a 0
Brasil sofre com pressão da torcida, mas acorda em Goiânia. Camisa 10, Daniel Alves, Hulk e Willian marcam no penúltimo teste antes da Copa
 
 
A CRÔNICA
por Leandro Canônico
A emoção do hino, o nervosismo dos primeiros minutos, a cobrança do chefe, a impaciência da torcida e a necessidade do protagonismo do seu principal craque. Foi no embalo de Neymar que a seleção brasileira superou o Panamá por 4 a 0 nesta terça-feira, no Serra Dourada, em Goiânia. Aliás, as dificuldades encaradas no começo do amistoso serviram para destacar o que já não era segredo: a importância do camisa 10 para a sintonia do grupo.
Neymar, Daniel Alves, Hulk e Willian construíram a goleada verde e amarela. Mas antes disso a torcida perdeu a paciência com 26 minutos de um futebol ruim e sem um chute a gol. Sob a batuta de Neymar, porém, o Brasil cresceu. A ponto de convencer o mesmo torcedor que vaiou a aplaudir e gritar “olé” a cada passe dos jogadores mais para o fim do duelo. Foram 31.871 presentes. E não só os brasileiros reverenciaram. Após o apito final, os próprios jogadores panamenhos pediram para tirar fotos com o craque brasileiro.
Na próxima sexta-feira, a menos de uma semana da estreia na Copa do Mundo, a seleção brasileira faz o último teste antes do Mundial. Às 16h tem duelo com a Sérvia, no estádio do Morumbi, em São Paulo. E no dia 12, contra a Croácia, o tão esperado debute na Arena Corinthians, também na capital paulista.
Vaias despertam a Seleção
Neymar comemora gol amistoso Brasil x Panamá (Foto: Wander Roberto / VIPCOMM)Neymar comemora o primeiro gol contra o Panamá
(Foto: Wander Roberto / VIPCOMM)
Quatro minutos foram suficientes para irritar Felipão. Logo o técnico estava à beira do gramado, de braços abertos, reclamando do posicionamento do time. Justo. A seleção brasileira começou mal demais. Erros bobos de passe, pouca criação, apatia... Nem parecia aquele time forte e compacto da Copa das Confederações.

Bem fechado, sem dar espaços, o Panamá criou uma dificuldade que talvez a Seleção não estivesse esperando. Isso gerou nervosismo, refletido em dura falta cometida por David Luiz em Tejada, no meio de campo, bem longe do gol. Amarelo para ele. Mais adiante, Neymar tentou fazer firula e levou encarada de Baloy. Nada dava certo.

Na arquibancada, os gritos de incentivo ainda predominavam. Mas só até os 23 minutos. Depois de lançamento errado de David Luiz, a torcida jogou a paciência longe e vaiou o time de Felipão. A irritação do torcedor fez bem. Principalmente a Neymar. O atacante logo acordou e foi para cima dos panamenhos.

E aos 26 minutos, em cobrança de falta sofrida por ele mesmo, Neymar abriu o placar. Foi o primeiro chute do jogo. Com perfeição, o atacante fez o gol de número 200 da carreira, segundo conta do staff do jogador, que leva em consideração, por exemplo, gol pelas categorias de base da Seleção. Com o craque mais solto, o time todo rendeu melhor. Daniel Alves, então, arriscou da entrada da área, aos 39, e ampliou: 2 a 0. Ao apito final do primeiro tempo, aplausos.
Daniel Alves Amistoso Brasil e Panamá Serra Dourada (Foto: Wander Roberto/VIPCOMM)Daniel Alves e Hulk também deixaram sua marca em Goiânia (Foto: Wander Roberto/VIPCOMM)
Tempo de testar

Com direito a seis substituições no amistoso, Felipão decidiu fazer logo três no intervalo: Maicon no lugar de Daniel Alves, Maxwell na vaga de Marcelo e Hernanes na de Ramires. Nem deu tempo de o torcedor avaliar direito quem entrou. Com um minuto, Hulk recebeu ótimo passe de Neymar e fez o terceiro.

Mais à vontade e aproveitando a marcação frouxa dos panamenhos, a Seleção se soltou de vez. Sempre com Neymar de protagonista. Na defesa, Julio César ainda não tinha trabalhado. Teve de se mexer aos dez minutos. E levou um susto. Após cabeçada de Quintero, o goleiro escorregou. Mesmo assim, conseguiu defender.

O reflexo de que a seleção brasileira fazia melhor partida no segundo tempo foi a ausência de Felipão na área técnica. Durante a maior parte da etapa final, o treinador ficou mais sentado, sem avançar muito à beira do campo. E seguiu com os testes, como Jô na vaga de Fred, Willian na de Oscar e Henrique na de David Luiz.

Dentre eles, Willian se destacou até com um gol aos 27 minutos. Neymar iniciou a jogada com Maxwell, que com toque para trás deixou o meia do Chelsea na cara do gol. Mesmo em um amistoso, ainda houve tempo para o árbitro Raul Orosco protagonizar um lance curioso. Depois de marcar mão de Gomez na área, o que seria pênalti, e expulsar o panamenho, ele voltou atrás na decisão.
A torcida, no entanto, não se importou. Com a goleada construída e o jogo já dominado completamente pelo Brasil, virou só festa para os torcedores goianos, que gritaram até olé.
David Luiz foi aplaudido ao ser substituído, Neymar ovacionado depois de bicicleta... Agora, o teste é diante da exigente torcida paulista. E a Seleção precisa melhorar.
Neymar no amistoso Brasil x Panamá (Foto: AFP)Neymar sofre com a marcação de três panamenhos no Serra Dourada (Foto: AFP)