sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Recordes do UFC quebrados em 2013 têm Belfort, GSP, Jones e mais. Confira

Organização passa a ter inúmeras novas marcas, como as 5h28m12s como tempo total de luta do canadense e as seis defesas de título do americano

Por Rio de Janeiro
224 comentários
Os 33 eventos em 27 cidades diferentes proporcionaram aos fãs de MMA 386 lutas em 2013, com um total de 66h54m09s de combates do mais alto nível dentro do UFC. A organização fechou o ano com inúmeros recordes quebrados, criando novas marcas dentro do esporte e aumentando a motivação para quem quiser fazer parte da nata do Ultimate.
Entre esses novos recordistas está o brasileiro Vitor Belfort, primeiro lutador na história do UFC a vencer três adversários com chute na cabeça em um só ano. O feito de Jon Jones foi outro: o americano alcançou a sexta defesa de cinturão dos meio-pesados com sucesso, desempatando com Tito Ortiz, antigo recordista na categoria. Já Georges St-Pierre chegou a 5h28m12s dentro do octógono com os 25 minutos de combate contra Johny Hendricks e passou a ser o atleta com o maior tempo de luta na organização.
Vitor Belfort e Dan Henderson UFC Goiânia (Foto: Getty Images)Belfort acerta chute alto em Dan Henderson. Foram três vitórias com o golpe em 2013 (Foto: Getty Images)
Um total de 407.452 pessoas pagaram ingressos para ver essas e muitas outras marcas serem quebradas, gerando um total de US$ 52.828.135 (R$ 126.623.756) de arrecadação. Eles também viram seis eventos não terem sequer uma finalização.
O ano também foi de comprovar a força dos brasileiros lutando em casa. Entre os não americanos, os atletas tupiniquins tiveram o melhor desempenho atuando em sua terra natal: 63-45. Contra 47-40 dos canadenses e 38-28 dos ingleses.
Confira abaixo recordes e curiosidades que ocorreram em 2013. Os números foram divulgados pelo site "MMAjunkie" em parceira com o "FightMetric", que é a empresa responsável por cuidar das estatísticas do Ultimate:
- O evento mais longo do ano foi o UFC: Barão x McDonald, com 168 minutos e 39 segundos de tempo de luta. O mais curto foi o UFC: Belfort x Henderson, que teve 64 minutos e 24 segundos.
- O UFC: Minotauro x Werdum II contou com dez lutas terminando por finalização ou nocaute, empatando com o UFC Fight Night 13 no recorde de combates que não acabaram por pontos.
- Nocaute mais demorado da história: Cain Velásquez venceu Junior dos Santos aos 3m09s do quinto round do UFC 166.
Cain Velasquez x Junior cigano Dos Santos ufc 166 (Foto: Getty Images)Cain Velasquez acertou 274 golpes em Junior cigano no 166. Recorde dos pesados (Foto: Getty Images)
- Maior número de golpes aplicados da história do peso-pesado: Cain Velásquez acertou 274 golpes em Cigano no UFC 166. Por outro lado, Phil De Fries não conseguiu acertar Matt Mitrione uma vez sequer no UFC: Mousasi x Latifi.
- Ryan Bader venceu Vladimir Matyushenko aos 50s do primeiro round no UFC: Johnson x Dodson, batendo o recorde de finalização mais rápida da história dos meio-pesados.
- Khabib Nurmagomedov completou 21 quedas contra Abel Trujillo no UFC 160 e bateu o recorde da história da organização.
- Nocaute mais rápido: Demetrious Johnson venceu Joseph Benavidez aos 2m08s do primeiro round no UFC: Johnson x Benavidez e bateu a marca do peso-mosca.
- Em 2013, Velásquez chegou ao nono nocaute, melhor marca entre os pesos-pesados.
- Gabriel Napão empatou com Frank Mir no maior número de vitórias contando finalizações e nocautes somados: 11 no total.
- A estreia de Jared Rosholt no TUF 18 Finale marcou o 12º par de irmãos em ação no UFC. Seu irmão, Jake Rosholt, fez três lutas no Ultimate em 2009.
UFC Ryan Couture e Al Iaquinta (Foto: Agência Getty Images)Ryan Couture (dir.) passou a ser o primeiro filho de um (ex) lutador do Ultimate a também atuar na organização. Seu pai, Randy, foi campeão dos meio-pesados e dos pesados (Foto: Getty Images)
- Ainda no assunto família, a estreia de Ryan Couture no UFC: Mousasi x Latifi marcou a primeira vez que um pai e um filho lutaram no Ultimate. O pai dele, Randy Couture, é ex-campeão dos pesados e dos meio-pesados e membro do Hall da Fama da organização.
- Jon Jones e Alexander Gustafsson bateram o recorde de uma luta dos meio-pesados (e a segundo marca entre todas as categorias) no quesito golpes significativos aplicados. Somados, foram 244 no UFC 165.
- Jones também quebrou o recorde de Tito Ortiz no número de defesas de título com vitória na categoria, com seis.
- Rashad Evans venceu sua 13ª luta nos meio-pesados durante o UFC 167, empatando com Chuck Liddell e Jon Jones no recorde da divisão.
Jon Jones x sonnen UFC 159 (Foto: Getty Images)Chael Sonnen se tornou o terceiro lutador a ter
0-3 em  disputas de cinturão (Foto: Getty Images)
- Chael Sonnen se tornou apenas o terceiro lutador da história do UFC a ter 0-3 em disputas de cinturão, depois que perdeu para Jones no UFC 159. Os outros dois foram Kenny Florian e Pedro Rizzo.
- Belfort se tornou o primeiro lutador na história do UFC a vencer três lutas seguidas por nocaute decorrente de um chute na cabeça - contra Michael Bisping, Luke Rockhold e Dan Henderson. O brasileiro também é o único a ter três vitórias deste tipo no Ultimate.
- Georges St- Pierre passou para o primeiro lugar no quesito tempo total de luta após o duelo com Johny Hendricks: 5h28m12s. Ele também se tornou o primeiro campeão do UFC a abandonar voluntariamente o cinturão desde Frank Shamrock, em novembro de 1999.
- Kelvin Gastelum, de 21 anos, se tornou o mais jovem vencedor do TUF ao ser campeão da 17ª temporada nos Estados Unidos.
- Rousimar Toquinho bateu o recorde de finalizações usando chaves na perna ao vencer pela quinta vez desta maneira. Sua última vítima foi Mike Pierce no UFC: Maia x Shields.
- Ao bater Ben Henderson por chave de braço, Anthony Pettis se tornou o primeiro lutador a forçar um campeão do Ultimate a desistir de um combate após uma finalização desde BJ Penn contra Matt Hughes (UFC 45).
- Gilbert Melendez se tornou o quarto lutador na história a ter uma chance de disputar o título em sua estreia no UFC quando enfrentou Ben Henderson pelo cinturão dos leves, em abril. Nenhum desses lutadores foi bem-sucedido.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- O peso-leve Sam Stout foi para a decisão dos jurados pela 14ª vez, é o recorde no Ultimate.
- Edson Barboza se tornou o primeiro lutador na história do Ultimate a ganhar duas vezes por nocaute técnico utilizando chutes nas pernas quando ele bateu Rafaello Oliveira no UFC 162.
Edson Barboza x Rafaello Oliveira UFC 162 (Foto: Getty Images)Contra Rafaello Oliveira, Edson Barboza conquistou a 2ª vitória com chutes na perna (Foto: Getty Images)
- Gleison Tibau derrotou Jamie Varner por decisão dividida no UFC 164 e chegou à 13ª vitória no peso-leve, assumindo a melhor marca na categoria.
- Nik Lentz passou a ser o primeiro - e até agora único - lutador a derrotar dois lutadores brasileiros em solo tupiniquim. Ele superou Diego Nunes e Hacran Dias respectivamente em São Paulo e Jaraguá do Sul-SC.
- Renan Barão se tornou o único campeão interino na história do UFC a defender com sucesso seu cinturão duas vezes. Ele derrotou Michael McDonald e Eddie Wineland.
Demetrious Johnson  UFC MMA (Foto: Getty Images)Demetrious Johnson: único campeão a vencer
três lutas em 2013 (Foto: Getty Images)
- Urijah Faber foi o único lutador a vencer quatro lutas em 2013. Ele derrotou Ivan Menjivar, Scott Jorgensen, Iuri Marajó e Michael McDonald. Faber foi também o único lutador do ano a ter três vitórias por finalização.
- George Roop conquistou sua primeira vitória no peso-galo do Ultimate durante o UFC 158, sendo apenas o terceiro lutador da história a triunfar em três categorias diferentes. Os outros foram Diego Sanchez e Kenny Florian.
- Ronda Rousey se tornou a primeira mulher a vencer uma luta sob a bandeira do UFC, quando ela defendeu com sucesso seu título contra Liz Carmouche no UFC 157.
- Julianna Peña se tornou a primeira mulher a vencer o TUF. Ela foi a campeã da 18ª temporada da série.
- Demetrious Johnson defendeu com sucesso seu título três vezes neste ano, mais do que qualquer outro campeão.

UFC planeja Belfort x Weidman nos Estados Unidos, diz Lorenzo Fertitta

Dirigente diz que plano da organização é realizar luta em Las Vegas, provavelmente em maio ou junho. Brasileiro vem de três vitórias no Brasil

Por Las Vegas, EUA
177 comentários
Vitor Belfort pesagem UFC Goiânia (Foto: Getty Images)Vitor Belfort na pesagem do UFC Goiânia
(Foto: Getty Images)
Vitor Belfort é o próximo desafiante do cinturão do americano Chris Weidman e deve ficar longe do Brasil na sua segunda tentativa de conquistar o título dos médios. Segundo afirmou o CEO do UFC, Lorenzo Fertitta, em entrevista à ESPN.com, está nos planos da organização realizar o duelo nos Estados Unidos, novamente em Las Vegas, provavelmente em maio ou julho.
Belfort já estava ciente de que enfrentaria o campeão do duelo entre Anderson Silva e Weidman, no último sábado, pelo UFC 168. Com a fratura de Spider e a permanência do cinturão nas mãos do americano, questionou-se se o brasileiro receberia a vantagem de ter uma quarta chance de lutar em seu país - o Fenômeno vem de três vitórias seguidas, todas elas no Brasil.
A grande dúvida sobre uma possível luta de Vitor Belfort nos Estados Unidos é referente à polêmica em torno da Terapia de Reposição de Testosterona (TRT), a que o brasileiro se submete. O lutador precisa ser licenciado pelas Comissões Atléticas dos estados onde a luta se realiza e, de acordo com o líder da Comissão Atlética de Nevada, Keith Kizer, o carioca precisa provar que sua necessidade do TRT não está relacionada ao uso de "drogas de melhora de rendimento".
Ex-campeão dos meio-pesados (2004) e pesados (1997) do UFC, o cinturão dos médios é um antigo sonho de Belfort, apesar da esperada revanche contra Spider não ter se concretizado. O carioca desafiou o então campeão em 2011, mas acabou nocauteado com um chute frontal no rosto.

Aos 42 anos, Cung Le quer revanche contra Wanderlei Silva no UFC

Americano, que saiu derrotado para o brasileiro em sua estreia, deseja voltar a lutar em 2014 e tem interesse de duelar também com Bisping

Por Las Vegas, EUA
20 comentários
Sem lutar desde 2012 e uma das estrelas do The Ultimate Fighter: China, o ex-campeão do Strikeforce Cung Le quer retornar ao octógono. Aos 42 anos, o americano deseja reviver a última luta que lhe havia sido prometida, contra o inglês Michael Bisping, antes de se dedicar totalmente como mestre no reality show asiático. Le revelou, no entanto, que também está nos seus planos uma revanche contra Wanderlei Silva, que o derrotou no UFC 139, em 2011, com nocaute via socos e chutes.
- Eu adoraria lutar contra Bisping. Seria uma grande luta para os fãs. Será o topo da lista. Mas eu quero uma revanche contra Wanderlei, definitivamente - disse ao site MMAJunkie.
Cung Le, UFC MAcau (Foto: Getty Images)Cung Le mira revanche contra Wanderlei Silva (Foto: Getty Images)
Wanderlei participa das gravações do reality show The Ultimate Fight: Brasil 3, como um dos treinadores, em oposição ao norte-americano Chael Sonnen. Os dois são esperados para lutarem pelo meio-pesado no meio do ano.
Le ainda possui três lutas em seu contrato com o UFC e quer cumpri-las. Especialista em chutes, quer estar de volta em 2014 após mais de um ano afastado dos ringues. Sua última luta foi em novembro de 2012, com vitória sobre o ex-campeão dos médios Rich Franklin. O americano acumula um cartel de nove vitórias e duas derrotas.

Cingapura recebe primeiro UFC de 2014 em card com 75% de estreantes

Último campeão meio-médio do Strikeforce, Tarec Saffiedine enfim luta pela 1ª vez. Após lesão, Besouro também debuta. Evento é na manhã deste sábado

Por Cingapura
6 comentários
A palavra "estreia" certamente será bastante usada por toda a imprensa que vai cobrir o primeiro UFC do ano. A começar pelo local que recebe o evento na manhã deste sábado. Cingapura será palco pela primeira vez de uma edição da principal organização de MMA do mundo. E na luta principal, um estreante com cara de futuro candidato ao título e de nacionalidade pouco comum entre os lutadores: último campeão do peso-meio-médio do Strikeforce, o belga Tarec Saffiedine vai enfrentar o sul-coreano Hyun Gyu Lim.
Tarec Saffiedine  Lim Hyun Gyu cingapura ufc mma (Foto: Getty Images)Tarec Saffiedine e Lim Hyun Gyu na encarada após a pesagem (Foto: Getty Images)
Saffiedine foi contratado pelo Ultimate assim como os demais lutadores que estavam no Strikeforce, mas está sem lutar desde que derrotou Nate Marquardt na disputa de cinturão, que foi realizada no dia 12 de janeiro de 2013, devido a lesões. E mesmo sem ter estreado, é atualmente o décimo colocado no ranking da categoria, tudo graças não só ao título como também ao seu cartel de 14 vitórias e três derrotas (7-1 nas últimas oito lutas).
O adversário do belga, Hyun Gyu Lim, já lutou duas vezes no Ultimate e venceu ambas por nocaute - contra Marcelo Guimarães e Pascal Krauss. Na primeira delas, inclusive, levou o prêmio de "Nocaute da Noite".
Como Lim, apenas outros quatro lutadores do card de Cingapura - Max Holloway, Dustin Kimura, Quinn Mulhern e Kyung Ho Kang - já participaram de combates sob a bandeira do Ultimate. Todos os outros 15 são estreantes.
luis besouro Kiichi Kunimoto cingapura ufc mma (Foto: Getty Images)Besouro (dir.) faz cara de mau para encarar Kiichi Kunimoto (Foto: Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Entre eles estão os dois brasileiros. Luiz Besouro teve que abandonar a disputa do TUF Brasil 2 por causa de uma lesão. Mesmo assim, recebeu outra oportunidade e foi contratado pelo Ultimate. Representante da luta-livre, o carioca vai encarar o também debutante Kiichi Kunimoto, do Japão.
- Quando saí do TUF, estava arrasado. Mas conversei muito com minha família e meus amigos e pensei muito sozinho. Isso me ajudou muito. Mesmo com todas as dificuldades, ali eu já tinha certeza que tinha algo reservado para mim. Logo depois veio o chamado do UFC, e aí foi só alegria. Estou chegando agora no evento, mas quero ser o campeão - disse Besouro, via assessoria de imprensa.
O outro atleta tupiniquim vai se sentir em casa quando entrar no octógono. Leandro Issa, o Brodinho, era contratado do One FC, organização baseada em Cingapura, e por lá disputou suas últimas duas lutas.
Leandro Issa Russell Doane cingapura ufc mma (Foto: Getty Images)Leandro Issa e Russell Doane fazem primeira luta do evento (Foto: Getty Images)
Leandro Issa vai abrir o UFC: Saffiedine x Lim contra o americano Russell Doane, luta esta que será transmitida ao vivo pelo Combate.com na manhã deste sábado, a partir de 9h30m. Todos os outros duelos serão acompanhados via Tempo Real. O canal Combate exibe o card completo também ao vivo.
UFC: Saffiedine x Lim
4 de janeiro de 2014, em Cingapura
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio: Tarec Saffiedine x Hyun Gyu Lim
Peso-pena: Tatsuya Kawajiri x Sean Soriano
Peso-meio-médio: Kiichi Kunimoto x Luiz Besouro
Peso-galo: Kyung Ho Kang x Shunichi Shimizu
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Max Holloway x Will Chope
Peso-leve: Katsunori Kikuno x Quinn Mulhern
Peso-galo: Royston Wee x David Galera
Peso-leve: Mairbek Taisumov x Tae Hyun Bang
Peso-galo: Dustin Kimura x Jon de los Reyes
Peso-galo: Leandro Issa x Russell Doane

Fãs projetam mensagem em hospital: 'Schumi, fique forte! Continue lutando'

Após a maioria dos fãs da Ferrari deixar o local, grupo exibe mensagem na parede do Centro Hospitalar Universitário de Grenoble. Homenagem durou cerca de 10 minutos

Por Direto de Grenoble, na França
Comente agora
 
Após as homenagens pelo aniversário de 45 anos do alemão Michael Schumacher, um pequeno grupo de fãs permaneceu na vigília e continuou mandando energias positivas ao ex-piloto, internado na UTI em estado crítico em Grenoble, na França. Alguns cantaram parabéns (assista ao vídeo) Uma projeção iluminada de cerca de 10 minutos na parede do Centro Hospitalar Universitário trouxe uma mensagem de esperança para o heptacampeão mundial de Fórmula 1: "Schumi, fique forte! Continue lutando". Mais cedo, os fãs da Ferrari transformaram a cidade em um mar vermelho, com faixas e velas. O hospital fica a aproximadamente 130 quilômetros da estação de esqui onde o alemão sofreu o grave acidente.
projeção na parede do hospital do schumacher (Foto: Getty Images)Projeção na parede de hospital onde Schumacher está internado reuniu grupo de fãs (Foto: Getty Images)
Schumacher esquiava na companhia do filho de 14 anos antes da colisão. Segundo o jornal alemão ''Bild'', a filha de um amigo do multicampeão caiu na encosta. Schumi, por sua vez, resolveu ajudar a menina, indo cerca de 20 metros para fora das pistas delimitadas, onde caiu.
Hospital Schumacher bandeira Ferrari (Foto: Felipe Siqueira)Hospital Schumacher bandeira Ferrari (Foto: Felipe Siqueira)
Desde que deu entrada no hospital em Grenbole, Schumacher passou por duas cirurgias na cabeça e segue em coma induzido.
O quadro, no momento, ainda é considerado grave, mas segue estável, sem nenhuma alteração.
Aparentando tranquilidade, Sabine Kehm, assessora do ex-piloto, deixou o hospital na companhia de um amigo. Na saída, ela foi abordada por alguns jornalistas que ainda estavam no local. Perguntada sobre atualizações do estado do heptacampeão mundial, Sabine explicou a razão pela qual os familiares e outras pessoas ligadas ao ex-piloto optaram por se silenciar.
Hospital Schumacher velas (Foto: Felipe Siqueira)Velas e faixas no entorno do hospital onde Schumi está internado, na França (Foto: Felipe Siqueira)
- Um dos motivos de não estarmos dando mais entrevistas é que as pessoas deturpam o que falamos, fazem suas próprias interpretações. O estado dele continua crítico, mas estável - analisou a assessora.
Perguntada sobre se o filho de Schumacher teria dado depoimento à Polícia, ela não negou nem confirmou a informação. O menino pode ter informações importantes que ajudariam a descobrir os motivos da queda do alemão.
No site oficial do piloto, a família de Michael Schumacher agradeceu mais uma vez o carinho que vem recebendo durante os dias difíceis que vivem. No dia do aniversário do piloto, a mensagens de fãs fizeram com que a família "fosse às lágrimas".
- A incrível demonstração de carinho de hoje dos fãs da Ferrari fora do hospital nos levou às lágrimas. Estamos extremamente gratos por tudo isso e por todos os votos de melhora vindos do coração de cada um dos fãs ao redor do mundo para que Michael melhore logo - diz o comunicado no site oficial.

Central do Mercado: R10 mais longe do Galo, e Verdão confirma Diogo

Além do atacante, ex-Lusa, Palmeiras ainda se reapresenta com duas caras novas. Vasco se aproxima do zagueiro Rodrigo, um dos destaques do Goiás em 2013

Por Rio de Janeiro
121 comentários
Ronaldinho Gaúcho jogo Atlético-MG contra Guangzhou Evergrande (Foto: EFE)Ronaldinho Gaúcho e o Galo: clube não vai fazer loucuras para mantê-lo (Foto: EFE)
Ronaldinho Gaúcho parece cada vez mais longe do Atlético-MG. Nesta quinta-feira, um site turco noticiou que o acerto com o Besiktas está cada vez mais próximo. Além disso, o presidente do Galo, Alexandre Kalil, afirmou que não fará loucuras para manter o craque. A exemplo do ocorrido na quarta, quando fechou com o zagueiro Lúcio, o Palmeiras voltou a ser destaque. Confirmou a contratação dos atacantesDiogo( ex-Portuguesa) e Rodolfo, além do volante França.
O Vasco, depois de confirmar o goleiro Martín Silva e o volante Eduardo Aranda, aproximou-se do zagueiro Rodrigo, um dos principais jogadores do Goiás em 2013.
O campeão brasileiro, Cruzeiro, também deve reforçar sua zaga. Vilson, ex-Palmeiras e Grêmio, está perto de um acordo para vestir a camisa celeste em 2014.
A troca que envolveria o volante Feijão e o atacante Rafinha, praticamente sacramentada entre Bahia e Flamengo, melou. A diretoria tricolor desistiu de negociar o jovem de 19 anos.
Alvo do São Paulo, o lateral-esquerdo Fabrício decidiu ficar no Internacional. A sequência de jogos que teve em 2013 pesou. A outra ala é uma das prioridades de momento do Colorado, e Alejandro Silva interessa.
O atacante Lulinha, tratado como grande joia da base corintiana em 2007, segue rodando pelo futebol brasileiro e agora vai defender o Criciúma.