sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ring girl Geisa Vitorino posa para ensaio de biquíni em Florianópolis

Loura estará em ação no Jungle Fight 59, na noite deste sábado, no Rio

Por Rio de Janeiro
246 comentários
O Jungle Fight comemorou dez anos recentemente, e quem preparou um presente um pouco atrasado foi a ring girl Geisa Vitorino. A loura, que está há dois anos com a organização, participou de um ensaio em Jurerê Internacional, em Florianópolis, e posou para fotos de biquíni.
ring girl do Jungle Fight Geisa Vitorino (Foto: Tiago Cazaniga / Divulgação)Geisa Vitorino em Jurerê Internacional (Foto: Tiago Cazaniga / Divulgação)
Geisa Vitorino volta à ação na noite deste sábado, quando será realizado o Jungle Fight 59. Ela terá a companhia de Syllvia Andrade e da ex-BBB Solange Vega. O evento será no ginásio de General Severiano, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A luta principal do card será a disputa do cinturão peso-leve (até 70kg) entre Tiago Trator e Geral "Luan Santana". O canal Combate transmite tudo ao vivo a partir das 21h (de Brasília), e o Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card.
ring girl do Jungle Fight Geisa Vitorino (Foto: Tiago Cazaniga / Divulgação)Geisa Vitorino em Jurerê Internacional (Foto: Tiago Cazaniga / Divulgação)
JUNGLE FIGHT 59
12 de outubro, no Rio de Janeiro
CARD DO EVENTO
Tiago Trator x Geraldo Luan Santana - até 70kg
Ivan Lopez x Sidney Abedi - até 57 kg
Dinha Wollstaein x Larissa Pacheco - até 61kg
Elizeu Capoeira x Josenildo Ramalho - até 77kg
Luis Japeri x Bruno Batista - até 70kg
Ary Santos x Cristiano Ferrugem - até 70kg
Wanderson Marinho x Alejandro El Diablito - até 61kg

Finalizado por Toquinho, Mike Pierce recebe suspensão médica de 180 dias

Americano fica seis meses sem lutar após brasileiro finalizá-lo com uma chave de tornozelo e demorar a soltar, mesmo após a interrupção do árbitro

Por Rio de Janeiro
14 comentários
A Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) divulgou nesta sexta-feira as suspensões médicas concedidas aos atletas que participaram do UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, na última quarta-feira, em Barueri (SP). O americano Mike Pierce, que foi finalizado por Rousimar Toquinho com uma chave de tornozelo e que resultou na demissão do brasileiro por conduta antidesportiva porque demorou a soltar o adversário apos interrupção do árbitro, ficará 180 dias sem lutar e precisará do laudo de um ortopedista permitindo que o meio-médio possa retornar aos treinamentos.
Toquinho x Mike Pierce UFC MMA (Foto: Rodrigo Malinverni)Mike Pierce se contorce de dor, após Toquinho finalizá-lo (Foto: Rodrigo Malinverni)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Entre os brasileiros, quem Erick Silva recebeu a suspensão médica de 60 dias sem poder lutar, com 45 dias sem contato após ter sido nocauteado pelo coreano Dong Hyun Kim.
Confira todas as suspensões médicas do evento:
Garret Whiteley: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato
Chris Cariaso: suspenso por 14 dias, com 7 dias sem contato
David Mitchell: suspenso por 14 dias, com 7 dias sem contato
Igor Araújo: suspenso por 14 dias, com 7 dias sem contato
Alan Patrick: suspenso por 15 dias, com 7 dias sem contato
Iliarde Santos: suspenso por 45 dias, com 30 dias sem contato
Yan Cabral: suspenso por 14 dias, com 7 dias sem contato
Ildemar Alcântara: suspenso por 14 dias, com 7 dias sem contato
TJ Dillashaw: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato
Mike Pierce: suspenso por 180 dias ou até ser liberado por um ortopedista (tornozelo/joelho esquerdo)
Joey Beltran: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato
Matt Hamill: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato
Dong Hyun Kim: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato
Jake Shields: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato
Raphael Assunção: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato
Rousimar Palhares: suspenso por 14 dias, com 7 dias sem contato
Fábio Maldonado: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato
Thiago Silva: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato
Erick Silva: suspenso por 60 dias, com 45 dias sem contato
Demian Maia: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato

Após ser demitido pelo UFC, Toquinho também é suspenso pela CABMMA

Brasileiro ficará fora de competições oficiais regulamentadas pela entidade por 120 dias, por conduta antidesportiva contra o americano Mike Pierce

Por Rio de Janeiro
565 comentários
O inferno astral do peso-médio Rousimar Toquinho Palhares parece que está longe de acabar. Após ser demitido pelo UFC por conduta antidesportiva reincidente, ao manter a chave de tornozelo no americano Mike Pierce no "UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields" mesmo após o árbitro encerrar o combate por desistência do adversário, o brasileiro recebeu nesta sexta-feira a notícia de que está suspenso por 120 dias pela Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA).
Em comunicado oficial, a entidade que regulamenta os torneios de MMA no país anunciou a medida contra o lutador, que está impedido de lutar em eventos oficiais regulamentados pela Comissão pelo período da suspensão.
Toquinho x Mike Pierce UFC MMA (Foto: Rodrigo Malinverni)Após ser demitido pelo UFC, Toquinho é suspenso por 120 dias pela CABMMA  (Foto: Rodrigo Malinverni)
Leia a íntegra do comunicado oficial:
"Após análise criteriosa sobre a conduta de Rousimar Palhares em seu combate, no evento 'UFC Fight Night' realizado em 09 de outubro de 2013 na Cidade de Barueri (SP), comunicamos a suspensão do atleta pelo período de 120 (cento e vinte) dias, contados a partir do encerramento do período de suspensão médica. A determinação do período de suspensão considera, dentre outros aspectos, a reincidência do atleta em atitude antidesportiva de mesma natureza."

Se não tiver motivação, GSP pode se aposentar após UFC 167, diz técnico

Firas Zahabi ressaltou que campeão dos meio-médios está 90% pronto para o duelo contra Johny Hendricks, que acontece em novembro, em Las Vegas

Por Montreal, Canadá
85 comentários
Se para muitos a carreira do canadense Georges St-Pierre ainda tem um longo caminho a ser percorrido, o mesmo não se pode dizer dos planos do próprio atleta. Segundo seu técnico, Firas Zahabi, o canadense, atual campeão dos meio-médios do UFC, pode se aposentar caso não tenha motivação para lutar após o duelo contra Johny Hendricks, que será a luta principal do UFC 167, que marca os 20 anos da maior organização de MMA do mundo. O evento acontece dia 16 de novembro, em Las Vegas.
Georges St-Pierre MMA UFC (Foto: Reprodução/ Twitter)Georges St-Pierre enfrenta Johny Hendricks na luta principal do UFC 167 (Foto: Reprodução/ Twitter)
- George falou comigo. Se ainda tiver motivação para mais um período de treinos preparatório para uma luta, ele continuará. Caso contrário, ele irá se aposentar. Motivação é o que há de mais importante para um atleta. Quando ela acaba, você não tem mais nada. Georges está motivado para essa luta. Vem treinando muito bem. Mas é preciso treinar todos os dias, não sair e nem fazer as coisas que você gosta. Treinar o dia todo não é fácil. É para poucos. É preciso ter uma mente muito forte para ser um profissional do MMA - disse o treinador para o site da TVA Sports, do Canadá.
Para Firas Zahabi, o segredo para que GSP vença Hendricks é o preparo físico.
- Essa é a primeira vez que Georges vai enfrentar alguém com tanto poder de nocaute como Hendricks. Normalmente, um cara que bate como ele não tem resistência física. Ou se tem uma coisa, ou outra. Não será fácil para Hendricks fazer cinco rounds contra Georges. Será a primeira vez que ele terá uma experiência como essa, enquanto Georges tentará defender seu cinturão pela 9ª vez. Sua cabeça está no lugar, ele tem muita experiência, e está atualmente em 90% de sua força máxima para essa luta.

Junior Cigano renova contrato de patrocínio com o Corinthians até 2015

Peso-pesado do UFC usará camisa personalizada com o símbolo do clube na luta pelo cinturão contra Cain Velásquez dia 19 de outubro, em Houston

Por São Paulo
21 comentários
Junior Cigano (Foto: Reprodução / Instagram)Junior Cigano com a camisa que usará na luta contra
Velásquez em Houston (Foto: Reprodução / Instagram)
O Corinthians anunciou nesta sexta-feira que o contrato de Junior Cigano com o clube está renovado até 2015. O lutador disputa, no dia 19 de outubro, no UFC 166, o cinturão dos pesos-pesados contra o americano Cain Velásquez, atual campeão e que lhe tomou o cinturão no UFC 155, em dezembro de 2012.
- A renovação de contrato com o Júnior Cigano por dois anos mostra que o projeto de MMA no Corinthians é de longo prazo. O clube acredita na força que a modalidade tem atualmente, assim como no enorme potencial de crescimento que vemos pela frente. O Júnior Cigano é um dos principais nomes do MMA no planeta e é uma honra seguir tendo o atleta em nossa equipe e expondo a marca do Corinthians - disse João Guilherme de Oliveira, gerente de MMA do Corinthians no site oficial do clube.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Kyoji Horiguchi x Dustin Pague
Jeremy Larsen x Andre Fili

Anderson Silva vai 'reviver momentos do Pride' às vésperas de revanche

Focado na nova luta contra Chris Weidman, ex-campeão dos pesos-médios diz que não passará Natal com família e nega desvantagem psicológica

Por Rio de Janeiro
158 comentários
O ex-campeão dos pesos-médios do UFC Anderson Silva recebeu uma chance imediata de recuperar o cinturão da categoria das mãos de Chris Weidman, mas essa oportunidade veio com um preço: perder a comemoração de Natal com a família. O UFC 168 acontece no dia 28 de dezembro, três dias após o feriado religioso, e Spider já estará em Las Vegas, fazendo os ajustes finais para o combate e cumprindo compromissos promocionais da organização.
Em vez de levar os parentes junto consigo, como fez na semana do UFC 148, em julho de 2012 - a revanche contra Chael Sonnen, em que teve os dois filhos ao seu lado - o lutador brasileiro optou por manter a concentração nos treinos e lembrar de momentos mais difíceis de sua trajetória.
- Não vou fazer (ceia). Vou reviver alguns momentos que tive quando lutava no Pride, alguns momentos de quando treinava com o Minotauro em época de Natal, em época de Ano Novo. Vou reviver esses momentos, só vou rever minha família depois. Apesar de que, desde minha última luta, eu fiquei praticamente cinco dias com minha família. Desde então, estou viajando para cima e para baixo - contou Anderson Silva ao Combate.com.
Anderson Silva tour UFC luta (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Anderson Silva vai ficar concentrado, longe da família, antes do UFC 168 (Foto: André Durão)
No Pride, o Spider lutou na véspera de Ano Novo apenas uma vez e foi derrotado: em 31 de dezembro de 2004, sofreu a histórica chave de calcanhar voadora de Ryo Chonan. Desde então, venceu 19 de 21 lutas, sendo as únicas derrotas a polêmica desclassificação contra Yushin Okami em 2006, por golpe ilegal, e o nocaute sofrido contra Chris Weidman no UFC 162, em julho. O lutador que entrará no octógono em 28 de dezembro será muito diferente do que perdeu para Chonan, e também diferente do que perdeu o cinturão há três meses.
- A novidade está num cara mais experiente. Você acaba aprendendo com as derrotas, com as vitórias, principalmente com as derrotas. Isso me fez mais experiente - despistou Spider.
Confira a entrevista exclusiva de Anderson Silva ao Combate.com abaixo e no vídeo ao lado:
COMBATE.COM: Mais uma vez, uma de suas lutas é colocada como a "luta do século", "a luta mais esperada dos últimos anos", etc. E para você? Esta luta especificamente é a que você mais esperou?
Anderson Silva: Na atualidade, é a luta que eu mais estou esperando, até que venha a próxima que eu mais estou esperando.
Nos últimos anos, você parecia desinteressado dentro do octógono e desafiava seus adversários a derrotá-lo, até cansar e encerrar o combate. A derrota renovou seu interesse? Você finalmente encontrou um adversário à altura?
Na verdade, isso é uma opinião de cada um, não é um fato. Todos os oponentes estão à altura, dentro do UFC. Quando se disputa um cinturão, o oponente está à altura, não é menos nem mais do que você. Não vai ser diferente com o Weidman nem com qualquer outro. Quanto a menosprezar, ou desprezar, ou desafiar os adversários a me vencer, é uma coisa que eu nunca fiz. Tenho meu jogo, tenho meu estilo de lutar, e tenho como referência no meu jogo, na minha opinião, o maior na história do boxe, que é o Muhammad Ali, e outros atletas também, como Roy Jones Jr. e Bruce Lee, tenho essas pessoas como referência e criei meu estilo dentro do que vi dessas pessoas.
anderson silva dana white chris weidman ufc mma   (Foto: Marcos Ribolli)Spider nega que Weidman leve vantagem por ter
vencido primeiro duelo (Foto: Marcos Ribolli)
Você tinha a vantagem psicológica contra Weidman na primeira luta. Agora, você entra na luta sabendo que ele já te nocauteou. Como evitar que isso se torne uma desvantagem?
Não vejo desvantagem nenhuma. Ele usou o momento mágico da luta e venceu. O que eu preciso fazer é manter o meu foco e não cometer o mesmo erro que eu cometi na luta passada, não deixar os pés paralelos. Quanto ao resto, vai ser a mesma coisa, não muda nada.
Imediatamente antes do nocaute do Weidman, você finge ter sentido um golpe e dobra o joelho, na tentativa de atraí-lo para contra-atacar. Seu erro técnico, a que você se refere, foi essa dobrada que te impediu de andar para trás com a esquiva?
Exatamente.
Quais ajustes são necessários para a revanche? A velocidade e envergadura dele se tornam itens para se preocupar?
Acho que, quando você luta com o campeão, tudo é preocupante. Ele é o campeão, então tenho que me preocupar com tudo.

Segundo Askren, Rebney o libera para o UFC se primeira luta for contra GSP

Campeão meio-médio do Bellator diz que recebeu ligação do CEO do Bellator e a garantia do dirigente de que seria liberado para disputar o título no Ultimate

Por Rio de Janeiro
61 comentários
Bellator  Ben Askren x Andrey Koreshkov (Foto: Reprodução / Facebook / Bellator)Ben Askren finalizou Andrey Koreshkov em sua
última luta (Foto: Reprodução / Facebook / Bellator)
O Bellator vai facilitar a ida de Ben Askren para o Ultimate. Entretanto, com uma condição: o campeão meio-médio da organização comandada por Bjorn Rebney teria de chegar ao UFC disputando o título de cara. A revelação foi feita pelo próprio Askren nesta quinta-feira.
- Ele (Rebney) me ligou e disse: "Eu acho que você é o melhor meio-médio do mundo". Eu pensei: Ok, onde ele está indo com isso?" E então Rebney perguntou em voz alta: "Que tal se eu deixá-lo livre se você lutar contra Georges St-Pierre?" - contou Askren ao site do canal americano "ESPN".
O contrato de Ben Askren (12-0) com o Bellator, onde é campeão meio-médio, terminou após sua última luta, no dia 31 de julho. Mas a organização tem a opção de poder igualar qualquer proposta feita por concorrentes até julho de 2014, de acordo com o último acordo firmado entre as partes.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Para Ben Askren, a vontade de Bjorn Rebney é provar que o Bellator tem bons lutadores e que esses atletas podem competir de igual para igual com as estrelas do Ultimate.
- E eles realmente têm bons lutadores. Eu, literalmente, acho que sou o melhor meio-médio. Acho que eu poderia vencer St-Pierre. Acho que Bjorn realmente pensa isso. Obviamente, ele não me mandaria (para o UFC) para ser esmagado e fazer a sua organização parecer estúpida. Claro, tenho uma centena de tweets por dia me dizendo como sou estúpido por pensar que eu poderia competir com o St-Pierre. Mas isso é algo em meu coração, eu realmente acho que posso fazer - explicou Askren.
O Ultimate, por outro lado, já manifestou interesse na contratação de Ben Askren, mas ainda não oficializou uma proposta.

Técnico de Erick Silva pede revanche imediata contra Kim: 'Foi fatalidade'

Distak diz que sul-coreano acertou 'pombo sem asa' quando se sentiu encurralado: 'Acho que nem ele mesmo está acreditando naquele nocaute'

Por Barueri, SP
161 comentários
O cruzado de esquerda certeiro de Dong Hyun Kim não pegou só Erick Silva de surpresa no UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields. A maioria dos fãs de MMA, que esperava uma performance avassaladora do brasileiro ou uma luta amarrada do sul-coreano, ficou impressionada com o desfecho que teve o duelo realizado em Barueri. Para o treinador de Erick, Josuel Distak, que comanda a equipe XGym, trata-se de um acidente de percurso:
- Foi uma fatalidade. Não foi na luta, né? Você vê que o Erick começou a aquecer na luta, conseguiu um knockdown no cara, e foi a fatalidade. Foi o susto do gato. Ele (Kim) estava pressionado e, no susto, soltou aquele pombo sem asa. Infelizmente, acertou no ponto certo e faturou o nocaute - disse ao Combate.com nesta quinta-feira.
Erick Silva x Dong Hyun Kim UFC MMA (Foto: Rodrigo Malinverni)O golpe certeiro de Dong Hyun Kim: para técnico de Erick, apenas uma 'fatalidade' (Foto: Rodrigo Malinverni)
O golpe ocorreu quando Erick era agressivo e bem melhor do que o oponente no segundo round. Distak acha que, por isso, o UFC deveria casar a revanche imediata entre os dois:
- Eu queria essa luta de novo, é o que mais quero. Vi que o coreano não é tudo isso que falavam. O Erick se livrou de todas as ações dele, se safou de todas. O coreano estava sendo dominado, e o pombo sem asa fez a diferença ali na vitória. Acho que nem ele mesmo está acreditando que deu aquele nocaute. Isso acontece uma vez em mil. Quero que o Dana White coloque essa luta de novo para os fãs brasileiros poderem ver que foi uma fatalidade - afirmou o treinador.

Após quinta vitória seguida, Raphael Assunção se considera desafiante nº1

Peso-galo pernambucano volta a afirmar que via sua luta como uma semifinal para a disputa do cinturão e diz que mata-leão de Dillashaw quase o pegou

Por Barueri, SP
14 comentários
O pernambucano Raphael Assunção alcançou sua quinta vitória seguida desde que baixou para os pesos-galos ao derrotar o americano TJ Dillashaw na quarta-feira, no UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, em Barueri. Seu adversário também tinha quatro triunfos consecutivos e estava na nona colocação do ranking da categoria no Ultimate, e o lutador brasileiro viu nisso um sinal de que está próximo de disputar o cinturão.
A situação da divisão está confusa no momento. O campeão linear (da cronologia oficial do UFC), Dominick Cruz, está fora de ação há mais de dois anos por causa de uma série de lesões, a mais grave delas no joelho esquerdo. Renan Barão conquistou o cinturão interino durante esse período e já o defendeu duas vezes. Dana White, presidente do Ultimate, declarou recentemente que Cruz perderá o cinturão se não voltar até o início de 2014. O plano da companhia, e da equipe de Barão, é que os dois se enfrentem pela unificação do título em fevereiro; caso Cruz não volte, o brasileiro seria promovido a campeão linear e defenderia seu cinturão no mesmo mês.
Raphael Assunção e TJ Dillashaw UFC Barueri (Foto: Rodrigo Malinverni)Raphael Assunção marcou bem o tempo dos ataques de TJ Dillashaw em Barueri (Foto: Rodrigo Malinverni)
Aí, entra Assunção. Outra luta-chave do quebra-cabeça é o duelo entre os americanos Urijah Faber, segundo do ranking, e Michael McDonald, terceiro, marcado para o UFC Fight Night: Pettis x Thomson, em dezembro. O pernambucano vê no vencedor deste duelo seu próximo oponente para determinar o primeiro desafiante após a unificação do cinturão. Se Cruz não voltar, porém, Assunção acha que seria o principal candidato a enfrentar Barão em fevereiro.
- Acho que sim (sou o desafiante número 1). Eu até tinha falado, achei que para mim era uma semifinal, e achei que completei a minha chave até a final. Agora tem o outro lado da chave, que seria essa próxima luta (entre Urijah Faber e Michael McDonald), pelo menos penso assim na minha mente. O restante é o que o UFC decidir, o que eles acharem que é melhor, em termos de tempo, de espera. Acho que minha chave foi completa, pensando nesse lado de essas duas lutas serem as semifinais, eu levei isso muito a sério. Espero o vencedor, quem quer que seja. Estou esperando (para ver) o que o UFC resolve - disse o lutador após o evento de sábado.
Raphael Assunção conseguiu sua quinta vitória consecutiva num duelo muito equilibrado. Dois dos três jurados deram o triunfo para ele, enquanto outro considerou TJ Dillashaw melhor em dois dos três rounds. O pernambucano confessou ter ficado um pouco preocupado com o que os cartões de pontuação dos juízes determinaria, mas se mostrou confiante que fez mais para vencer.
- Depois que ele pegou minhas costas, acho que prevaleci e consegui ser mais efetivo no segundo e terceiro rounds, apesar de estarmos trocando para um lado e para outro. Ele quase me finalizou com aquela posição no começo, foi bem próximo, o mata-leão estava bem apertado, mas acho que fui mais efetivo no segundo e terceiro rounds, em pé e na troca de posições na luta agarrada - analisou Assunção.

Lutador capixaba Rodrigo Damm cogita subir de categoria no UFC

Após sofrer com problemas no corte de peso, atleta da X-Gym afirmou que vai ser reunir com staff do UFC, para definir se sobe para os pesos-leves

Por Vila Velha, ES
3 comentários
Rodrigo Damm cogita subir de categoria no UFC (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)Rodrigo Damm cogita subir de categoria no UFC
(Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)
Após a sua saída precoce do card do UFC Fight Night: Maia x Shields, que aconteceu na última quarta-feira, o lutador capixaba Rodrigo Damm revela que pretende subir de categoria na franquia de MMA, mais precisamente deixando os penas (até 66 kg) e migrando para os pesos-leves (até 70 kg).
Já no Espírito Santo, depois de retornar do evento que rolou em Barueri-SP, o atleta contou à reportagem do GLOBOESPORTE.COM que a decisão ainda não foi tomada e que uma reunião deve acontecer na próxima semana, para definir tudo sobre essa possível mudança de categoria dele.
- Já mandei os laudos médicos para o pessoal do UFC sobre os problemas que eu tive, porque sofri muito com os problemas de corte de peso. Mas ainda não está 100% certo que eu vou subir de categoria. Vou ter uma reunião na semana que vem, com os representantes do UFC, Dana White, e o meu empresário, o Alex Davis. Espero que o que for decidido seja o melhor para mim e minha equipe.
Depois de deixar de lutar contra Hacran Dias, Damm fez alguns exames que não constataram pedras nos rins, apenas sangramento e hematura, o que deixou o capixaba mais tranquilo. Mesmo assim, o atleta pensa em subir de categoria para deixar de sofrer tanto com o temido 'corte de peso'.
- Fiz vários exames de sangue, urnia, mas a tomografia não deu nada. Só no exame de urina que acusou um sangramento e hematura e aí optamos por não prosseguir na preparação para a luta, mas não chegou a ser pedras nos rins. Vejo que eu sofro muito nesse período antes das lutas porque mesmo eu tendo uma estatura baixa, minha estrutura óssea é muito pesada. Na semana que vem, vamos enviar os laudos e fazer essa reunião, para poder remacar uma luta, possivelmente nessa nova categoria, vamos ver.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Pesagem oficial do Jungle Fight 59 tem casa cheia no Rio de Janeiro

Evento em shopping na Zona Oeste da cidade conta com bom público. Geraldo 'Luan Santana' e Tiago 'Trator' disputam título dos leves, neste sábado

Por Rio de Janeiro
Comente agora
A pesagem oficial do Jungle Fight 59, realizada nesta sexta-feira em um shopping na Zona Oeste do Rio de Janeiro, contou com a presença de um bom público no evento, onde todos os 14 lutadores venceram suas batalhas contra a balança. A competição acontece neste sábado, às 21h, no ginásio de General Severiano (sede do Botafogo de Futebol e Regatas), na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Tiago "Trator" e Geraldo "Luan Santana" serão os responsáveis pela luta principal do Jungle Fight 59, onde irão disputar o cinturão dos pesos-leves da organização, vago desde quando Ivan Batman foi contratado pelo UFC.
pesagem Jungle Fight 59 no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)Geraldo "Luan Santana" e Tiago "Trator" na tradicional encara após a pesagem oficial do Jungle Fight 59 (Foto: Divulgação)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O coevento principal será entre o mexicano Ivan "Niño Demoledor" Lopez contra Junior Abedi, na categoria peso-mosca (até 57kg). Além de Lopez, Alejando "El Diablito" Perez contra Wanderson Marinho nos galos completam os duelos entre mexicanos e brasileiros. Dinha Wollstaein e Larissa Pacheco, na categoria peso-galo, fazem o único combate feminino do evento.
JUNGLE FIGHT 59
12 de outubro, Ginásio de General Severiano, Botafogo (RJ)
CARD OFICIAL
Geraldo “Luan Santana” x Thiago “Trator” – disputa do cinturão dos pesos-leves (70kg)
Ivan "Niño Demoledor" Lopez x Junior Abedi
Dinha Wollstaein x  Larissa Pacheco
Elizeu "Capoeira" x Josenildo Ramalho
Wanderson Marinho x Alejandro “El Diablito” Perez
Luis "Japeri" x Bruno Batista
Ary Santos x Cristiano Ferrugem

Com peruca rubro-negra, Zé Aldo participa de projeto social no AM

Lutador do UFC realizou visita surpresa as crianças do centro 'Casa Vhida' e distribuiu brinquedos para os pequenos

Por Manaus
Comente agora
José Aldo na Casa da Vhida (Foto: Alírio Lucas)José Aldo não escondeu a felicidade por auxiliar o projeto no Amazonas  (Foto: Alírio Lucas)
As crianças da Associação de Apoio à Criança com HIV – Casa Vhida tiveram uma tarde inesquecível ao lado do campeão do UFC, José Aldo. O dono do cinturão dos penas, aliás, não estava muito para conversa, mas sim para brincadeira. Para quem estava no local, não foi nenhuma surpresa as inúmeras vezes em que o lutador 'desaparecia' e surgia dentro de quadra para jogar basquete ou se aventurar no tênis de mesa.
O melhor de tudo: a visita foi surpresa para a grande maioria das cerca de 90 crianças que participam do projeto sem fins lucrativos. Aldo, que está em Manaus para cumprir alguns eventos na capital amazonense, não escondeu a emoção de poder auxiliar os 'pequenos' e também não escondeu suas 'raízes futebolísticas', já que usou o tempo todo uma peruca vermelha e preta - alusão ao seu time de coração: o Flamengo.
-  Nada mais justo, já que sou daqui. Vim bater uma bola com essa garotada e isso é até uma forma de incentivo para mostrar para eles que assim como eu consegui e superei desafios na vida, eles também podem vencer essa – disse Aldo.
 Extasiado, o amazonense não mostrou o mesmo talento do octógono no tênis de mesa. Depois de algumas derrotas acumuladas, preferiu recolher os talentos para seu time no basquete. Tudo para estar mais próximo e transmitir mais carinhos aos jovens.
- Para não ter o perigo de perder, depois do Paulo ter arrebentado no tênis de mesa,  até o chamei para compor a minha equipe de basquete e eu acho que o que vale é poder brincar, interagir e todo mundo ser feliz – brincou ele.
Aldo, que na ocasião voltou a infância debaixo do sol manauara, levantou a bandeira da causa social e na ocasião pediu para que as pessoas façam doações e visitem o centro, que hoje atende cerca de 900 crianças que lutam para ter uma qualidade de vida, apesar da AIDS (veja o vídeo ao lado).

Sequelas do acidente causaram morte de ex-pilota espanhola, dizem legistas

Falecimento de Maria de Villota, de 33 anos, foi provocado por danos neurológicos desencadeados por grave acidente sofrido no ano passado

Por Sevilha, Espanha
Comente agora
O laudo da equipe de médicos legistas responsável pela investigação da morte de Maria de Villota aponta que o óbito da ex-pilota foi ocasionado por danos neurológicos decorrentes do grave acidente sofrido por ela em julho de 2012, durante testes aerodinâmicos em Duxford, na Inglaterra, a bordo de um carro da Marussia. A ex-pilota de 33 anos foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira em um hotel em Sevilha, Espanha.
- Queridos amigos, venho lhes informar que o médico forense nos disse que a morte de Maria foi causada por sequelas e danos neurológicos do acidente que ela sofreu no ano passado. Maria será enterrada em um jazigo familiar em Madri, e desde já agradeço o apoio e o carinho demonstrados por todos vocês - afirmou Isabel, irmã da ex-pilota, em entrevista à televisão espanhola.
MAria de Villota revela capacete após acidente (Foto: Divulgação/Twitter)Maria de Villota mostra como capacete ficou após acidente (Foto: Divulgação/Twitter)
Maria de Villota estava em Sevilha para participar de um congresso destinado a jovens, onde contaria sobre a traumática experiência que passou desde o acidente na Inglaterra. Na segunda-feira, ela lançaria sua autobiografia entitulada "A Vida é um Presente". Como a polícia não encontrou sinais de violência ou remédicos no quarto do hotel, o caso foi tratado inicialmente como “causa natural”. No acidente sofrido em 2012, quando se chocou contra um caminhão de apoio de sua equipe, a espanhola teve traumatismo craniano, ficou em coma induzido por alguns dias e passou por diversas cirurgias. Uma das principais sequelas foi a perda do olho direito.
Recuperada do acidente, De Villota precisou abandonar as pistas, mas não se afastou totalmente do mundo da velocidade. Embaixadora da “Comissão de Mulheres no Esporte a Motor” da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), ela seguia incentivando a maior participação do sexo feminino no esporte a motor. Em maio deste ano, De Villota fez sua primeira aparição em um circuito desde o gravíssimo acidente. Foi em Barcelona, durante o fim de semana do GP da Espanha de Fórmula 1. Sua presença foi bastante celebrada na ocasião pelos amigos que fez na categoria. Antes de ser pilota de testes da Marussia, Maria competiu na F-3 espanhola, na Superleague Fórmula, no Mundial de Turismo (WTCC), além de ter participado das 24 Horas de Daytona, nos Estados Unidos.
Maria de Villota posa com o uniforme da Marussia em março de 2012, três meses antes do acidente (Foto: Getty Images)Maria posa com o uniforme da Marussia em março
de 2012, três meses antes do acidente (Getty)
Série de homenagens
O ministro do Esporte, José Ignacio Wert, anunciou que o governo espanhol concederá postumamente a medalha de ouro da Ordem Real do Mérito Esportivo a Maria de Villota. O reconhecimento é prestado a atletas que contribuem com o desenvolvimento do esporte. A ex-pilota era embaixadora da “Comissão de Mulheres no Esporte a Motor” da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), e incentivava a maior participação do sexo feminino no esporte a motor.
Em julho deste ano, após completar um ano de seu grave acidente, Maria se casou de surpresa com seu treinador pessoal, Rodrigo García Millán, que a acompanhou de perto nos momentos mais difíceis de sua recuperação. Em entrevistas recentes à imprensa espanhola, a ex-pilota havia manifestado o desejo de ser mãe.

Mesmo em jogo pouco inspirado, Suíça bate a Albânia e está na Copa

Com o pragmatismo habitual, suíços fazem 2 a 1 fora de casa e carimbam o passaporte para o Mundial; Islândia e Esolvênia brigam pela repescagem

Por Tirana, Albânia
7 comentários
A forte defesa da Suíça, que sofreu apenas um gol em sete jogos nas últimas duas Copas do Mundo, estará também no Brasil em 2014. Mesmo com atuação pouco inspirada, os suíços mostraram o pragmatismo habitual e venceram por 2 a 1 a Albânia, nesta sexta-feira, fora de casa, garantindo a classificação matemática para o Mundial de 2014. Com 21 pontos, a Suíça não pode mais ser alcançada por Islândia (16) e Eslovênia (15) no Grupo E das eliminatórias europeias.
Melhor jogador da Suíça, o meia do Bayern de Munique, Shaqiri, abriu o caminho para a vitória aos dois minutos do segundo tempo, em lance duvidoso - jogadores da Albânia reclamaram de impedimento. Michael Lang ampliou para os suíços aos 32 e Hamdi Salihi, de pênalti, descontou para os donos da casa no fim da partida.
Comemoração da Suíça contra a Albânia (Foto: Agência EFE)Jogadores da Suíça celebram a classificação para o Mundial de 2014 (Foto: Agência EFE)
Nos outros jogos da chave, a Islândia derrotou o Chipre por 2 a 0 e a Esolvênia venceu a Noruega por 3 a 0. Buscando uma vaga na repescagem, a Islândia vai até Oslo na última rodada enfrentar a eliminada Norugega. Também na briga, a Eslovênia viaja até Berna para enfrentar a classificada Suíça. Chipre e Albânia se enfrentam em Nicosia apenas para cumprir tabela. As partidas estão marcadas para a próxima terça-feira.
Primeiro tempo morno
Tecnicamente melhor que os donos da casa, a Suíça não teve grandes dificuldades para dominar a posse de bola desde o início de jogo. No entanto, apesar do controle da partida, o time comandado pelo técnico alemão Ottmar Hitzfeld não apresentou bom futebol na etapa incial e dependeu basicamente da bola aérea para levar algum perigo ao gol da Albânia.
Responsável pelo setor de criação, o meia do Bayern de Munique, Xherdan Shaqiri conseguiu algumas jogadas individuais que resultaram em boas chances para os suíços. Primeiro, após cobrança curta de escanteio, ele cruzou para Schaer, que cabeceu por cima da meta do goleiro Etrit Berisha. Em seguida, Shaqiri recebeu bom lançamento na direita e cruzou na medida para Stocker, que testou na trave.
Aos 35 minutos, Shaqiri sentiu uma contusão na coxa direita e precisou receber atendimento fora do campo. Preocupado, Hitzfeld chegou a colocar seus reservas no aquecimento, mas o meia conseguiu voltar e ainda teve tempo de fazer mais uma jogada individual, desta vez pelo lado esquerdo, e cruzar para Behrami, que cabou finalizando sem grande perigo e o primeiro tempo terminou mesmo sem gols.
Shaquiri Comemora gol da Suíça contra a Albânia (Foto: Agência EFE)Shaquiri comemora primeiro gol da Suíça diante
da Albânia (Foto: Agência EFE)
Shaqiri abre o caminho, e Suíça garante a vaga
Na volta do intervalo, a Albânia tentou surpreender logo na saída de bola: Valoet Rama arrancou do meio-campo, se livrou da marcação suíça e finalizou com força, da entrada da áera, levando perigo pela primeira vez ao gol de Benaglio.
Porém, no momento em que parecia crescer no jogo, os donos da casa sofreram duro golpe. Aos dois minutos, Xhaka arriscou chute de muito longe e a bola acabou sobrando para Shaqiri, em posição duvidosa na área. Sozinho, o meia do Bayern tocou com categoria no canto esquerdo do goleiro: 1 a 0 para a Suíça e muitos protestos de jogadores e torcedores da Albânia.
Pouco depois do gol, Shaqiri voltou a sentir a lesão na coxa e deixou o campo para a entrada de Admir Mehmedi. Sem seu principal jogador, a Suíça sofreu pressão na sequência.
Empurrada pela animada torcida, a Albânia partiu para o ataque e voltou a reclamar bastante do árbitro aos dez minutos, quando a bola bateu na mão do suíço Ricardo Rodriguez dentro da própria área. O português Pedro Proença, no entanto, entendeu que o toque foi involuntário. Na sequência, Ansi Agolli e Ervin Bulku obrigaram o suíço Benaglio a fazer ótimas defesas.
Porém, foi o pragmático futebol suíço que chegou ao gol. Aos 32 minutos, o capitão Gokhan Inler cobrou falta pelo lado esquerdo, a zaga da Albânia afastou mal e o zagueiro Michael Lang aprovetiu a sobra para fazer 2 a 0.
Mesmo em desvantagem, a Albânia continuou insistindo e conseguiu descontar aos 43 minutos. Benaglio fez pênalti em Odise Roshi. Hamdi Salihi cobrou e fechou o placar em 2 a 1 para os suíços.

Maracanã: estimativa de lucro de concessionária atinge R$ 95 mi ao ano

Plano de negócios prevê lucro de R$ 12,9 bi em 35 anos, cobrança de R$ 20 por hora de estacionamento e R$ 127 mil de custo operacional por jogo

Por Rio de Janeiro
88 comentários
header novo maraca (Foto: arte esporte)
O plano de negócios do Complexo Maracanã S.A., anexo 7 do contrato de parceria público privada número 27/2013, especifica todas as estimativas de fluxo de caixa, investimentos, preços aplicados e contratação de serviços na operação do estádio. O plano prevê 75 jogos ou eventos e dois concertos por ano e estimativa total de investimento em R$ 721 milhões (o mínimo exigido pelo contrato de concessão é de R$ 594 milhões). De acordo com as tabelas de fluxo de caixa, a concessionária começa a obter lucro na operação do estádio apenas a partir do segundo ano de contrato, com prejuízo de R$ 43 milhões nos primeiros 12 meses. A partir daí, o lucro operacional não para de crescer e, de 2026 até o fim da parceria, oscila entre R$ 90 milhões e R$ 95 milhões ao ano. Em 35 anos, o lucro chegaria a R$ 12,9 bilhões. No documento, a estimativa de custo operacional por dia de jogo em tabela é de R$ 127 mil.
comitiva vistoria estádio maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Contrato de concessão do Maracanã é válido pelos próximos 35 anos (Foto: André Durão)
A cronologia do plano de negócios prevê investimentos até o quarto ano de parceria. Os valores incluem as obras incidentais e, se o contrato de concessão for mantido pelo governo do Estado, é provável que haja uma adaptação dos números vigentes hoje. Para o primeiro ano, estão previstos investimentos de R$ 36 milhões, com R$ 216 milhões no segundo ano, R$ 432 milhões no terceiro e R$ 36 milhões no quarto ano de concessão.
No organograma de estrutura de receitas, o plano de negócios só prevê receita para a concessionária nos setores premium do estádio. A ideia inicial da empresa, que esbarrou, por exemplo, nos interesses do Flamengo, era deixar a comercialização dos setores populares, atrás dos gols, para os clubes, operando a parte mais nobre do Maracanã. A fórmula agradou ao Fluminense, que priorizou o fato de não ter qualquer custo ou risco de prejuízo para jogar no estádio. O clube assinou por 35 anos. A negociação com o Flamengo, porém, se arrastou por alguns meses até ser firmada uma parceria de dois anos, que o próprio presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, disse não ser definitiva – tanto que prevê possibilidade de rescisão unilateral sem ônus para qualquer uma das partes, em qualquer período do contrato.
Tabela - plano de negócio do Maracanã - contrato (Foto: Reprodução)Tabela no contrato determina custos da operação no Maracanã: R$ 127.187 por jogo (Foto: Reprodução)
Entre as receitas de serviços, a concessionária prevê patrocínios, locação de áreas comerciais, alimentos e bebidas, estacionamento, tours e museu, manutenção de assentos perpétuos, revenda de assentos prêmium e bilhetagem com eventos e concertos. O documento detalha ainda a quantidade de assentos para cada tipo de ingresso e traz estimativas de preço para cada um deles. A previsão de custo dos bilhetes varia entre R$ 50 e R$ 500 reais. Conforme descrito no plano de execução em outro anexo do contrato de concessão, o público alvo para os setores premium são executivos, dirigentes e indivíduos de alto poder aquisitivo. As estimativas de preço para o Maracanãzinho variam entre R$ 105 e R$ 200.
Por e-mail, a assessoria da concessionária respondeu, ao ser questionada se as projeções de preço de ingressos poderiam ser alteradas, que há variadas faixas de preço e que o intuito é garantir o acesso de todos.
- O projeto prevê variadas opções de preços, dos assentos de cadeiras dos setores norte e sul aos setores dos camarotes, onde são oferecidos serviços extras aos torcedores que estão dispostos a pagar mais por um diferencial. O intuito é garantir o acesso de todos ao estádio. Também são atendidos todos os direitos dos torcedores como as meias-entradas, promoções do sócio torcedor e gratuidades.
Tabela - plano de negócio do Maracanã - contrato (Foto: Reprodução)Contrato determina número de eventos por ano no Complexo do Maracanã (Foto: Reprodução)
O plano de negócios segue descrevendo as receitas esperadas pela concessionária, determina uma taxa de 30% sobre os serviços de alimentação e bebidas a serem explorados por terceiros e também o uso de espaços do estádio para conferências e banquetes.
O ponto que se tornou complicado no plano inicial da concessionária está no item 3.1.7.6 do anexo do contrato de concessão. A empresa teria 85% de 2.450 vagas disponíveis com a construção de edifício-garagem em função da demolição do estádio de atletismo e do parque aquático no complexo. Mas o governo do Estado desistiu de demolir os equipamentos e ainda não decidiu se manterá ou não a concessão. Uma nova proposta para continuar o contrato foi entregue pela concessionária na última sexta-feira. A primeira foi rejeitada.
Diz o texto: “Nos dias de evento no Estádio (77 ao ano), considerou-se a utilização de 75% da totalidade das vagas por 8hrs, enquanto nos dias de evento na Arena (91 no ano), considerou-se a utilização de 75% de 1,5 mil vagas, a um preço de R$ 20/hora. Nos dias em que não há evento, considerou-se a utilização de 50% das vagas por 16 horas, a um preço de R$ 4/hora (sic)”.
O plano prevê ainda a cobrança de R$ 500 por ano para cada assento perpétuo, para sua manutenção.  No item que trata da bilhetagem, está descrito que a remuneração da concessionária com este tipo de receita será através de “taxas de serviço, taxas de conveniência e das taxas de entrega referentes a vendas dos ingressos. A receita do ingresso propriamente dito será receita do promotor do evento”. É prevista cobrança de taxa de conveniência de 15% em todos os eventos no complexo, sendo que jogos de futebol no Maracanã tem previsão também de receita com uma taxa de administração de 10%. O valor da entrega de bilhetes em todos os casos foi estimado em R$ 10. A taxa de conveniência é cobrada pela empresa que atua como canal de venda de um evento, segundo o texto do plano de negócios.
Tabela - plano de negócio do Maracanã - contrato (Foto: Reprodução)Os preços por assentos em dias de jogos do Maracanã, segundo o contrato (Foto: Reprodução)
O documento aborda ainda tributos, depreciação de bens, e em seguida discorre sobre os custos operacionais. Os custos de administração somam R$ 4,1 milhões. Os custos de operações, não relacionados a realização de eventos no complexo, são estimados dessa forma: R$ 6,4 milhões com folha de pagamento, R$ 101 mil com viagens e hospedagens, R$ 6 mil com transporte, R$ 46 mil com telefonia, R$ 833 mil com suprimentos, R$ 2,4 milhões com serviços de terceiros, R$ 3 milhões com energia elétrica e R$ 2 milhões de gastos com água. Na tabela com todos os custos previstos para um dia de jogo, o total estimado pela concessionária é de R$ 127 mil, sendo R$ 27,8 mil com segurança, R$ 16,9 mil com orientadores de público e recepcionistas, além de R$ 19,6 mil com limpeza.
O plano econômico-financeiro, também incluído no plano de negócios, afirma que a receita bruta no primeiro ano de operação é estimada em R$ 80 milhões, atingindo um pico de R$ 337 milhões no ano nove do contrato de concessão, “ano em que se estima que todos os produtos tenham atingido sua maturidade de vendas”. A margem líquida no primeiro ano de operação é negativa, -64% (está previsto prejuízo de R$ 43,8 milhões nos primeiros 12 meses de concessão) e atinge um pico de 21,7% em 2027.
O contrato de parceria público privada número 27/2013 foi assinado no dia 4 de junho pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o secretário de Esporte e Lazer, André Lazaroni, o presidente do Complexo Maracanã Entretenimento S.A, João Borba, e seu vice, Bruno Barbosa Wegmann da Silva. O GLOBOESPORTE.COM obteve a íntegra do documento, com mais de 700 páginas, através de pedido feito pela reportagem através da lei de acesso à informação. A cópia do contrato foi liberada em cerca de 20 dias.
ENTENDA A CONCESSÃO DO MARACANÃ
O Complexo Maracanã S.A. é a empresa que venceu a licitação para concessão por 35 anos da estrutura, que inclui, além do estádio, o Maracanãzinho, o estádio de atletismo Célio de Barros e o parque aquático Julio de Lamare. A seguintes empresas participam da sociedade da concessionária: Odebrecht Participações e Investimentos S.A. (empresa líder, com 90%), IMX Venues e Arena S.A (de propriedade de Eike Batista, com 5%) e AEG Administração de Estádios do Brasil LTDA (também com 5%).
O resultado da licitação foi anunciado no dia 9 de maio deste ano. O grupo apresentou toda a documentação necessária para o processo de licitação e foi aprovado por unanimidade pela Comissão Especial de Licitação, superando o "Consórcio Complexo Esportivo e Cultural do Rio de Janeiro" - composto por Construtora OAS S.A., Stadion Amsterdam N.V. e Lagardère Unlimited. O concorrente teria cinco dias para recorrer do resultado da licitação, mas abriu mão da medida.
Porém, em junho, o cenário político em todo o Brasil ferveu. Manifestações tomaram proporções surpreendentes, atingiram também a realização da Copa das Confederações com protestos próximos a arenas e, no Rio de Janeiro, fez despencar a popularidade do governador Sérgio Cabral. Diante do clamor popular pela manutenção do Célio de Barros e do Julio de Lamare, o governador voltou atrás, após já assinada e homologada a concessão, e anunciou que manterá as estruturas.
Desde então, governo e concessionária negociam a manutenção do contrato por 35 anos. A primeira proposta da empresa em função das alterações – a área geraria receita com a construção de edifício-garagem – foi rejeitada pelo governo no fim de setembro. A empresa emitiu nota oficial afirmando que considera o contrato válido e informou que entregou nova proposta nesta sexta-feira.

Goleiro falha, Portugal cede empate a Israel e se encaminha à repescagem

Rui Patrício sai jogando errado e israelenses marcam. Portugueses têm que tirar saldo de sete gols da líder Rússia para terminar na primeira colocação

Por Lisboa
207 comentários
As esperanças de Portugal de terminar as eliminatórias europeias na liderança do Grupo F, garantindo a vaga direta para a Copa do Mundo, foram praticamente extintas. Nesta sexta-feira, a seleção de Paulo Bento vencia a modesta Israel por 1 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo, mas uma falha do goleiro Rui Patrício pôs tudo a perder. Os portugueses cederam o empate por 1 a 1 em Lisboa e, ao que tudo indica, precisarão passar pela repescagem para jogar o Mundial no Brasil. (Veja os gols no vídeo ao lado).
A situação é a seguinte: a Rússia goleou a seleção de Luxemburgo por 4 a 0 e chegou aos 21 pontos. Com o empate, Portugal foi a 18. Para conquistar a primeira posição, os lusos precisam vencer Luxemburgo, em Coimbra, torcer para a derrota dos russos fora de casa diante do Azerbaijão e tirar uma diferença de sete gols de saldo, na última rodada das eliminatórias, na próxima terça-feira.
Duas baixas já estão confirmadas na equipe contra o Luxemburgo. O atacante Cristiano Ronaldo e o zagueiro Pepe levaram cartão amarelo por reclamação durante a partida, estão suspensos e foram dispensados do jogo decisivo de terça-feira.
No Estádio José Alvalade, mesmo lugar onde, em 2003, Cristiano Ronaldo conquistou Alex Ferguson ainda menino no jogo entre Sporting e Manchester United, o camisa 7 pisou no gramado determinado a fazer a diferença: cantou com garra o hino nacional, aplaudiu o público e incentivou os companheiros antes do apito inicial. No entanto, o craque do Real Madrid não estava inspirado. Com a pontaria descalibrada, o capitão não correspondeu às expectativas dos torcedores portugueses.
Cristiano Ronaldo empate Portugal e Israel (Foto: AFP)Cristiano Ronaldo teve atuação apagada no empate com Israel (Foto: AFP)
Nervosismo e passes errados até o gol
Quando pisou no gramado, a seleção lusa sabia que a Rússia já havia marcado três gols sobre Luxemburgo - goleou por 4 a 0. Superior aos israelenses, Portugal controlava o meio de campo, mas errava muitos passes, o que dificultava as chances de ataque. Apesar de ter dito na véspera do confronto que preferia jogar na ala esquerda, Cristiano Ronaldo ficou na zona central do ataque em grande parte do primeiro tempo. Ele, João Moutinho e Rúben Micael arriscaram alguns chutes, mas levaram pouco perigo.
 Enquanto Nani trabalhava em velocidade com CR7 para criar oportunidades, Israel tentava sair no contra-ataque. As jogadas eram logo interrompidas por Pepe e Ricardo Costa, que, apoiados por Miguel Veloso, usaram a experiência para defender com tranquilidade a grande área portuguesa.
Após algumas investidas, Portugal controlou o nervosismo e chegou ao gol tão esperado. Aos 27, Rúben Micael bateu colocado e obrigou o goleiro Dudu Aouate a mandar para escanteio. Na cobrança de João Moutinho, a bola caiu nos pés de Pepe. O zagueiro chutou, e Ricardo Costa, seu companheiro de defesa, cabeceou para abrir o placar (assista ao gol no vídeo acima).
Rui Patrício erra feio
O ritmo do jogo melhorou no segundo tempo. A torcida incentivou mais o time nas arquibancadas, com as tradicionais músicas portuguesas, e a equipe correu mais em campo. Logo aos cinco minutos, Cristiano Ronaldo fez boa jogada, pedalou e cruzou na medida para André Almeida, que desperdiçou a cabeçada, mandando por cima do gol. Israel não se entregou: um minuto depois, respondeu com Ben Basat, que invadiu a grande área e chutou rasteiro para a defesa de Rui Patrício. Pouco depois, o goleiro tirou do rumo das redes um chute colocado.
Portugal era mais animado na etapa final. Hugo Almeida aproveitou cruzamento e chegou a marcar, de cabeça, mas o árbitro já havia assinalado o impedimento. O fôlego das duas equipes ia chegando ao fim, e a vitória portuguesa parecia quase certa. Entretanto, um erro do arqueiro de Paulo Bento mudou a história da partida. (Veja no vídeo acima). Aos 40, Rui Patrício cobrou tiro de meta errado, nos pés de Ben Basat. O atacante só teve o trabalho de ajeitar e chutar para o gol livre. Portugal tentou a virada, sem sucesso, e os torcedores saíram do Alvalade em silêncio.
Cristiano Ronaldo jogo Portugal e Israel (Foto: EFE)Nelson Oliveira e Cristiano Ronaldo desanimados no reinício da partida após o gol israelense (Foto: EFE)
 

Sem encantar, Espanha derrota
Belarus e fica bem perto da Copa

Com Michu no comando do ataque, La Roja joga para o gasto, assume a liderança isolada do Grupo I das eliminatórias e pode se classificar até se perder no último jogo

Por Mallorca, Espanha
52 comentários
Os atuais campeões mundiais estão com um pé na Copa do Mundo de 2014. Mesmo sem encantar, a Espanha fez o dever de casa, derrotou Belarus por 2 a 1, em Palma de Mallorca, e assumiu a liderança isolada do Grupo I das eliminatórias europeias. Xavi e Negredo fizeram os gols para La Roja, enquanto Kornilenko diminuiu para os visitantes.
O resultado deixou a Espanha com 17 pontos, três a mais que a França, segunda colocada. Como tem nove gols de saldo, contra seis dos rivais, "La Roja" pode se classificar na última rodada, na próxima terça-feira, até mesmo se perder por diferença mínima para a Geórgia, em Albacete, desde que os franceses no máximo ganhem da Finlândia em casa por um de vantagem também. Com um empate, os atuais campeões mundiais garantem a vaga independentemente da outra partida.
Arbeloa e Negredo Espanha e Belarus (Foto: Getty Images)Arbeloa abraça Negredo, autor do segundo gol da Espanha (Foto: Getty Images)
Primeiro tempo sonolento
Ainda sem poder contar com o brasileiro Diego Costa, o técnico Vicente del Bosque escalou Michu no comando do ataque - Valdés no gol, no lugar de Casillas, foi a outra novidade. Entretanto, o atacante do Swansea não deu sorte. Justamente em sua oportunidade como titular, ele pouco foi acionado e sofreu com um time que tocou bastante a bola, mas criou pouquíssimas chances na etapa inicial. 
 Com o time de Belarus fechado na defesa, a Espanha teve o domínio territorial e, como de costume, trocou passes à vontade. Isso, porém, não resultou em chances efetivas de gol. A impressão era de que os donos da casa poupavam energia e só administravam o jogo. Os únicos que tentavam algo diferente eram Pedro, que levou perigo em jogadas individuais, e o lateral Monreal, bastante acionado pela esquerda.
Somente nos minutos finais a Espanha ensaiou uma pressão. Primeiro, Michu aproveitou cruzamento de Monreal, mas cabeceou mal e mandou para fora. Depois, o centroavante fez o pivô para David Silva, que chutou forte para boa defesa de Gutor. Lapsos de bom futebol em monótonos 45 minutos.
Xavi comemoração Espanha contra Belarus (Foto: Reuters)Xavi festeja seu gol contra Belarus (Foto: Reuters)
Xavi abre o caminho
Del Bosque também não deve ter ficado satisfeito com a atuação espanhola. No intervalo, ele sacou Monreal e colocou Iniesta, deixando a equipe ainda mais ofensiva. Mas a mudança mais importante foi a ida de Pedro para o lado direito. Ali, o jogador mais efetivo de La Roja iniciou as jogadas dos dois gols da equipe.
Primeiro, aos 15, o camisa 11 mandou a bola para a área. Piqué dominou com categoria e cruzou para trás. A zaga de Belarus não conseguiu afastar, e Xavi chegou de surpresa, chutando de primeira, sem chance para Gutor: 1 a 0 para a Espanha.
Com a vantagem, La Roja diminuiu de vez o ritmo e passou a administrar o resultado. Muito inferior tecnicamente, Belarus não conseguia reagir e se limitava a observar a troca de passes. O segundo gol veio naturalmente: aos 32 minutos, Pedro deu lindo toque de letra para Sergio Ramos, que cruzou na cabeça de Negredo. O atacante, que havia substituído Michu aos 12, deu um peixinho e balançou as redes.
No fim, aos 44 minutos, mais por cochilo da defesa espanhola do que por pressão própria, Belarus ainda diminuiu o placar. Kornilenko recebeu livre dentro da área e chutou cruzado, vencendo Valdés e dando números finais ao marcador: 2 a 1.
Espanha comemoração gol contra Belarus eliminatórias (Foto: AP)Festa em Mallorca: Espanha está a um empate da classificação direta para o Mundial (Foto: AP)

Alemanha cumpre o protocolo, passa pela Irlanda e está garantida na Copa

Com vitória por 3 a 0 em casa, equipe de Joachim Löw vai ao Brasil buscar o tetra. Com gol de Ibrahimovic, Suécia bate a Áustria de virada e se garante na repescagem

Por Colônia, Alemanha
113 comentários
O que já era esperado se confirmou nesta sexta-feira. A tricampeã Alemanha estará ano que vem no Brasil para disputar a 18ª Copa do Mundo de sua história. Desde já favorita ao título, a equipe de Joachim Löw venceu a Irlanda por 3 a 0, em Colônia, e, de forma antecipada, foi a 12ª equipe a se garantir no Mundial. Sami Khedira, Andre Schürrle e Mesut Özil marcaram os gols da partida (veja os melhores momentos no vídeo ao lado) válida pelo Grupo C das eliminatórias europeias. Diante de uma forte retranca, os anfitriões só não venceram por um placar mais elástico por conta da boa atuação do goleiro adversário, David Forde.
Com o triunfo, a Alemanha chegou aos 25 pontos e não pode ser mais alcançada na liderança do Grupo C. Com mais uma rodada pela frente, a Suécia, que venceu a Áustria por 2 a 1 nesta sexta, tem 20 e não pode mais chegar na ponta. Como consolo, os escandinavos asseguraram a segunda colocação da chave e vão para a repescagem europeia.
torcida Alemanha Cristo Redentor Copa do Mundo (Foto: Reprodução / Twitter)Cristo Redentor 2014: antes mesmo da partida, alemães mostravam confiança rumo ao Brasil (Foto: Reprodução / Twitter)
A Alemanha só não disputou duas edições da Copa do Mundo até hoje: 1930, por conta da crise financeira mundial, e 1950, quando foi excluída por causa da Segunda Guerra. A seleção germânica esteve presente nas outras 17 edições e, além dos três títulos mundiais conquistados (1954, 1974 e 1990), foi vice em outras quatro oportunidades (1966, 1982, 1986 e 2002).
Na próxima - e última rodada - a Alemanha encerra sua participação nas eliminatórias europeias contra a Suécia fora de casa, terça-feira. No mesmo dia, a Irlanda, que ficou sem chances de classificação após a derrota desta sexta-feira, recebe o Cazaquistão e cumpre apenas tabela.
Jogo de ataque contra defesa
 A Irlanda entrou em campo com um objetivo em mente: defender-se. Em diversos momentos, os visitantes protegiam a sua área com dez homens e não davam espaço aos adversários, que buscavam criar suas chances em chutes de longa distância ou em bolas levantadas na área.
E foi justamente uma falha da defesa irlandesa que deixou a Alemanha na frente do placar. Após saída errada dos visitantes, a bola sobrou limpa para Lahm. O capitão alemão conduziu pelo campo de ataque e encontrou na sequência Khedira, que finalizou da entrada da área. O chute ainda desviou em Clark, antes de enganar Forde e morrer no fundo das redes aos 11 minutos de jogo.
A desvantagem no placar não mudou muito a postura irlandesa de jogar para se defender. Com isso, os alemães abusaram nos chutes de longa distância de Kroos e nos cruzamentos de Lahm. Foi assim que o capitão alemão deu um belo presente para Schürrle cabecear com muita liberdade. E o atacante alemão só não ampliou aos 34 porque Forde fez boa defesa. A primeira de várias.
Comemoração da Alemanha contra a Irlanda (Foto: Agência AP)Khedira comemora com Müller o primeiro gol da Alemanha na vitória sobre a Irlanda (Foto: Agência AP)
Nos acréscimos, a Irlanda deu seu único susto na etapa inicial. Em cruzamento na área, Stokes teve a chance de pegar a sobra na área, após a bola acertar o travessão de Neuer, mas furou quandopôde mandar para o gol, perdendo grande oportunidade.
Irlanda ataca, e Alemanha amplia
A Irlanda voltou melhor do intervalo, e o jogo ficou mais equilibrado na etapa final. Stokes, inclusive, teve uma chance de finalizar sem goleiro, após saída equivocada de Neuer, mas sem ângulo e de muito longe errou o alvo. A postura mais ofensiva dos visitantes também deixou mais espaço para os alemães. Tanto é que, aos 12, Schürrle recebeu passe magistral de Kroos, girou e mandou para o fundo do barbante, fazendo o segundo da Alemanha.
Schuerrle whelan alemanha x irlanda (Foto: AP)Titular, Schürrle teve grande atuação e marcou o segundo gol da Alemanha na partida(Foto: AP)

O gol acalmou a partida, que perdeu em emoção nos minutos seguintes. Apesar de algumas poucas chances irlandesas, os alemães controlaram a partida até o final. Só não ampliaram por conta das boas defesas de Forde e do travessão, que parou um baita chute de Boateng aos 37. Nos acréscimos, Özil ainda recebeu de Götze na área e ampliou a diferença para 3 a 0 antes do apito final, protocolando a classificação germânica rumo ao Brasil.

suécia vence de virada e vai à repescagem
No mesmo horário, a Suécia derrotou a Áustria por 2 a 1, em casa, de virada, e ganhou força na luta pela classificação. Após ver Martin Harnik deixar os visitantes em vantagem no primeiro tempo, os escandinavos empataram com Martin Olsson, já na etapa final, e Zlatan Ibrahimovic garantiu o triunfo suado apenas aos 40. Com o resultado, a seleção sueca abriu seis pontos de vantagem na frente dos austríacos e se garantiu como uma das oito equipes que brigarão pelas quatro vagas nas repescagens europeias em novembro.
Ibrahimovic comemoração Suécia (Foto: AP)Ibrahimovic marca em triunfo sobre a Áustria que deixa a Suécia garantida na repescagem (Foto: AP)