quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Cruzeiro se impõe como líder e quebra invencibilidade do Goiás no Serra
Willian faz dois na virada da Raposa, que mostra por que está em primeiro; Esmeraldino é derrotado em casa após 41 jogos em competições nacionais
 
DESTAQUES DO JOGO
  • quem segura?
    Cruzeiro
    A Raposa mostra mais uma vez por que é líder. Melhor visitante, quebrou sequência de 41 jogos do Goiás sem derrotas no Serra em jogos de torneios nacionais.
  • pesou
    Walter
    A ausência do artilheiro do Goiás, vetado com lesão muscular, foi bastante sentida. Neto Baiano ficou 60 minutos em campo e não agradou.
  • como fica?
    Hugo
    Contestado, o meia passou de perseguido a aplaudido pela torcida após belo passe no lance do gol. Ainda acertou a trave em chite de direita no 2º tempo.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
46 comentários
O Cruzeiro não é líder por acaso. E a cada rodada que passa vai mostrando por que é sério candidato a conquistar o título brasileiro após dez anos. Melhor mandante, melhor visitante e dono do melhor ataque da Série A. Com tais credenciais ainda tinha o desafio de quebrar a invencibilidade do Goiás no Serra Dourada. Assim foi feito. O segundo turno começa da mesma forma como o primeiro terminou: com vitória celeste. Nesta quarta, Willian marcou os dois na vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Verdão ajudou a Raposa a se firmar ainda mais na ponta, agora com 43 pontos.
O Goiás, que abriu o placar com Renan Oliveira ainda no primeiro tempo, sentiu muito a ausência de Walter, vetado em decorrência de lesão muscular, e viu uma marca incrível ser quebrada. Desde que o técnico Enderson Moreira foi contratado, em outubro de 2011, o time esmeraldino jamais tinha perdido em casa em partidas de competições nacionais. As 30 vitórias e os 11 empates neste período agora ficam apenas para a história. Com 26 pontos, o Verdão acumula duas derrotas seguidas e cai para a décima colocação, podendo perder ainda mais posições no complemento da rodada.
O Goiás tentará reagir no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Corinthians, fora de casa. Já o Cruzeiro, com 71% de aproveitamento, receberá o Atlético-PR um dia antes, às 18h30m (de Brasília).
– Era um jogo difícil, mas a gente já tinha conversado sobre isso. O primeiro turno ficou para trás. Precisamos vencer mais partidas se quisermos ficar com o título – celebrou o goleiro Fábio, do Cruzeiro.
– Nosso time teve postura legal no segundo tempo, conseguiu agredir, mas infelizmente não venceu. Era um jogo aberto – lamentou o capitão do Goiás, David.
Primeiro tempo igual
Os dois times pareciam sentir os desfalques de última hora, principalmente o Goiás, que já não contava com Ernando. Para piorar, ainda perdeu Dudu Cearense e Walter, artilheiro do time, que até foi ao Serra Dourada, mas não se recuperou totalmente de uma pequena lesão muscular. Sem o atacante, a equipe da casa tinha muitas dificuldades para segurar a bola no campo de ataque e demorou muito a incomodar o goleiro Fábio. Pelo lado celeste, a ausência era Borges, vetado no vestiário. Marcelo Oliveira optou por Alisson e deu mais liberdade a Ricardo Goulart. Logo aos dez minutos, Alisson recebeu de Everton Ribeiro na entrada da área, bateu cruzado e assustou Renan.
Everton Ribeiro jogo Goiás e Cruzeiro (Foto: Carlos Costa / Futura Press)Everton Ribeiro disputa lance com Vítor e David (Foto: Carlos Costa / Futura Press)
O tempo então passava e não se via futebol muito atraente no Serra Dourada. As vaias já começavam a aparecer. Muitas vaias. Um dos perseguidos pela torcida esmeraldina era Ricardo Goulart, ex-jogador do próprio Verdão. O outro era Hugo. Cobrado por não ter feito grande atuação desde que foi contratado, o meia ouviu muito quando bateu fraquinho de fora da área, sem perigo ao gol de Fábio. Nada como um lance após o outro. Aos 27, Hugo deu lançamento preciso para Ramon, que saiu livre pelo lado direito da área e cruzou para Renan Oliveira abrir o placar de cabeça: 1 a 0 Goiás. Aplausos para Hugo, mentor da jogada, que teve até seu nome gritado nas arquibancadas.
O porém é que o líder do Brasileirão também tinha suas armas. No estrelado elenco da Raposa havia espaço para Alisson, titular de última hora, que deu passe magistral para Willian aos 38 minutos. O atacante só teve o trabalho de deslocar Renan e empatar o duelo: 1 a 1. O gol deu tranquilidade necessária para o Cruzeiro administrar o placar até o fim do primeiro tempo e evitar a pressão esmeraldina. Com o empate, jogadores importantes como Everton Ribeiro e Ricardo Gouart, ambos de atuação discreta até então, ajudaram mais até o intervalo.
Goiás esbarra na trave, e Cruzeiro vence mais uma
O Cruzeiro voltou com postura diferente para a etapa complementar. O técnico Marcelo Oliveira lançou Anselmo Ramon na vaga de Alisson, alteração que deu mais liberdade para Willian se movimentar. A substituição melhorou também a atuação dos jogadores de meio-campo, que passaram a participar mais. Ciente da melhora, o treinador da Raposa ainda trocou Ricardo Goulart por Dagoberto, na tentativa de ser mais contundente na busca pela virada.
O duelo passou a ser dos treinadores também acostumados aos embates nas categorias de base do futebol mineiro, Enderson Moreira e Marcelo Oliveira se reencontravam. O comandante do Goiás tentou melhorar o time com Tartá e Júnior Viçosa, porém, uma dupla que já estava em campo voltou a aparecer. Aos 17, Hugo pegou firme da entrada da área e obrigou Fábio a fazer grande defesa. Pouco depois o autor do gol esmeraldino, Renan Oliveira, deu bom passe para Hugo na intermediária. O meia se livrou de Bruno Rodrigo e chutou de direita, na trave.
Neste confronto à parte, Marcelo Oliveira levou a melhor. A última alteração surtiu efeito imediato e foi decisiva para a vitória do Cruzeiro. O lateral-direito Mayke entrou na vaga de Ceará e rapidamente construiu a jogada do segundo gol. Aos 26, ele foi rápido pela direita e serviu Willian dentro da área do Goiás. Da marca do pênalti, o artilheiro da noite chutou firme e estufou novamente as redes de Renan: 2 a 1 Cruzeiro. Aos 40, David cobrou falta no travessão. Foi a última chance do Goiás.
 
Com gol no fim, Bahia arranca empate do Criciúma na Fonte Nova
Após ir para intervalo com derrota parcial, Tricolor busca resultado e faz jogo emocionante com o Tigre em Salvador, pelo início do returno
 
DESTAQUES DO JOGO
  • de craque
    Morais
    O meia foi decisivo no segundo gol do Criciúma. Além de puxar contra-ataque, Morais acertou lindo passe para Lins balançar as redes no primeiro tempo.
  • não agradou
    Angulo
    O lateral colombiano teve a segunda oportunidade de ser titular no Brasileirão, mas não conseguiu emplacar. O atleta foi substituído no intervalo.
  • bola fora
    confusão
    Membros de organizadas do Bahia protagonizaram um papelão antes da bola rolar. Os torcedores brigaram por  posicionamento de bandeiras.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
10 comentários
De um lado, superação e alívio. Do outro, o amargo sentimento da frustação. Nesta quarta-feira, Bahia e Criciúma empataram por 2 a 2 na Arena Fonte Nova, em Salvador, em partida válida pela 20ª rodada da Série A. Feijão, contra, e Lins marcaram os gols da equipe catarinense, que deixou o primeiro tempo com vantagem no marcador. Na segunda etapa, Fernandão e Obina garantiram a igualdade, o que para o Tricolor valeu como se fosse um triunfo. Além da emoção, a partida também foi marcada por confusão nas arquibancadas. Membros de torcidas organizadas do Bahia brigaram minutos antes do duelo ter início.
Para o Bahia, apesar de comemorado, o empate serve apenas como alento, já que o time permanece na parte de baixo da tabela de classificação. Com 24 pontos, o Tricolor acumula quatro partidas sem triunfo e vê de perto a briga para se afastar da zona de rebaixamento.
- Precisamos entrar focados no início da partida. Estamos levando gols no primeiro tempo sempre. Desta vez pudemos reagir. Conseguimos o empate. Para quem estava perdendo por dois a zero, é ótimo - disse o atacante William Barbio.
No Criciúma, o problema é inverso. Para o zagueiro Leonardo, o time catarinense começa bem as partidas, mas deixa o ritmo cair na segunda etapa.
- Acho que isso não pode acontecer. Tem que manter a mesma sequência no segundo tempo. Fomos muito bem na primeira etapa, levamos pressão no segundo tempo e sofremos dois gols. Isso não pode acontecer - declarou.
O Criciúma tem situação semelhante ao Tricolor. O Tigre também tem 24 pontos, mas aparece na metade de cima da tabela de classificação graças aos critérios de desempate.
jogo Cricúma e Bahia (Foto: Erick Salles / Futura Press)Bahia e Criciúma empataram em jogo emocionante na Fonte Nova (Foto: Erick Salles / Futura Press)
O Bahia volta a campo no próximo domingo para encarar o Coritiba no estádio Couto Pereira. O Criciúma, por sua vez, enfrenta o Internacional, no Heriberto Hulse. As duas partidas estão marcadas para às 16h (horário de Brasília), e são válidas pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013.
Ferrolho e gols do Criciúma
A torcida do Bahia esperava que o Tricolor iniciasse a partida com uma postura diferente da apresentada nas últimas rodadas do primeiro turno, quando a equipe acumulou derrotas. No entanto, os velhos erros do time treinado por Cristóvão Borges voltaram a se repetir. Melhor para o Criciúma, que abriu o placar ainda nos minutos iniciais. Sueliton cobrou falta cheia de veneno pela esquerda, Marcelo Lomba saiu mal do gol, não achou nada e a bola bateu na trave. No rebote, Feijão tentou afastar, mas mandou contra o próprio patrimônio. Gol contra do volante tricolor.
Com a vantagem no marcador, o Tigre tratou de diminuir o ritmo da partida. Com um ferrolho montado da intermediária para trás, a equipe catarinense segurava o ataque do Bahia à espera de uma chance para contra-atacar.  Os erros de passe do Tricolor facilitavam a vida da defesa do Criciúma e transformavam o goleiro Galatto em um espectador da partida. Sem conseguir chegar ao ataque com qualidade, a equipe baiana passou a arriscar chutes de fora da área, todos, contudo, foram pela linha de fundo.
Para desespero da torcida presente na Arena Fonte Nova, o que se desenhava durante todo o primeiro tempo se transformou em realidade. Fernandão errou passe e entregou a bola de graça para Morais, que acertou lindo passe para Lins, na grande área, tocar na saída de Lomba e fazer o segundo gol do Tigre na partida.
Cristóvão muda e Bahia empata
Insatisfeito com o desempenho ofensivo apresentado pelo Bahia no primeiro tempo, Cristóvão Borges decidiu mudar. De uma só vez, o treinador sacou Talisca e Angulo e colocou William Barbio e Obina. Silvio Criciúma também modificou a equipe, mas por necessidade. Marlon se machucou e foi substituído por Gilson. Apesar das alterações, o quadro do jogo permaneceu o mesmo. O Bahia chegava ao campo de ataque, mas não conseguia concluir com perigo. O Criciúma, recuado, esperava uma chance de contra-atacar e matar de vez a partida.
E, de tanto tentar, o Bahia conseguiu diminuir o marcador. Na metade do segundo tempo, Ewerton Páscoa puxou a camisa de Fernandão dentro da área e o árbitro da partida marcou pênalti. O próprio atacante tricolor se encarregou da cobrança e mandou uma paulada no meio da meta, sem chance de defesa para Galatto. O gol de empate do Bahia veio nos minutos finais. Wallyson cobrou escanteio e Obina testou firme para o fundo das redes, deixando em festa os torcedores que marcaram presença na Arena Fonte Nova.
 

Irmão de Erick Silva perde 23kg em dois meses antes de estreia no Jungle Fight

Marjoriê Cristine
Tamanho do texto A A A
O lutador Bruno Silva perdeu 26 kg em dois meses para lutar no Jungle Fight
O lutador Bruno Silva perdeu 26 kg em dois meses para lutar no Jungle Fight Foto: Reprodução / Instagram
A maior dificuldade de um lutador de MMA antes de subir num octógono ou ringue é perder peso. E o jovem Bruno Silva, irmão do lutador do UFC Erick Silva, provou que persistência e determinação podem ajudar a emagrecer e mudar o corpo. Em dois meses, o capixaba perdeu 23kg para estrear no Jungle Fight 58, que acontece neste sábado no Ginásio do Canindé, em São Paulo, a partir de 22h.
Erick publicou fotos do antes e depois do irmão. Bruno pesava 106kg, atingiu os 83kg e precisa perder mais três quilos, peso exigido para ele subir no octógono para a sua luta contra Marcos Perez no evento, que completa dez anos. Mais do que isso, é visível que o atleta perdeu muito a barriga e ganhou músculos e massa muscular.
“Superação, determinação, força de vontade e dedicação. Assim descrevo esses dois messes do meu irmão @bruno_silvamma, aqui no Rio de Janeiro, morando comigo, chegou aqui com 106kg e vai bater 80kg na sexta-feira. No sábado, estará lutando no maior evento de MMA da América latina, o Jungle Fight... Boa sorte, irmão. Para mim você já é campeão...”, escreveu Erick.
Bruno já havia mostrado sua evolução para o corte de gordura e peso. Há quatro semanas, o lutador publicou uma foto também de um "antes e depois", mostrando que havia perdido 14kg em apenas um mês e 15 dias.
“Galera, a preparação para minha estreia no MMA dia 14 de setembro no Jungle Fight está a todo vapor! Menos 14kg em um mês e 15 dias. #rumoavitoria”, escreveu na época.
Luta acertada há um dia
Bruno faz comparação quando estava com 106 kg e quando perdeu 14 kg em um mês e 15 dias
Bruno faz comparação quando estava com 106 kg e quando perdeu 14 kg em um mês e 15 dias Foto: Reprodução / Instagram
Formado em administração no Espírito Santo, Bruno resolveu virar lutador após assumir a academia "Pró Fight", que pertencia ao irmão mais velho (eles têm três anos de diferença). Mas somente há dois meses ele resolveu que gostaria de lutar, por isso se mudou para a Cidade Maravilhosa.
Erick, então, conversou com um nutricionista amigo dele para montar uma dieta parecida com a sua para Bruno. Além disso, o novato passou a treinar diariamente com o peso-meio-médio e ter a mesma preparação física com Rogério Camões.
– O Bruno chegou aqui muito acima do peso. Ele mede 1,75m e estava com 106kg, sendo 22% de gordura. Ele estava com pressão alta (16/8) e problema respiratório. Então, já precisava emagrecer. Ele entrou na dieta e passamos a treinar duas vezes por dia, quatro horas no total. Em um mês e meio ele perdeu 16kg, surpreendendo todos nós – explicou Erick.
Bruno, já mais magro, posa ao lado do irmão Erick Silva no sábado, durante o HCC em Vila Velha (ES)
Bruno, já mais magro, posa ao lado do irmão Erick Silva no sábado, durante o HCC em Vila Velha (ES) Foto: Reprodução / Instagram
Os dois ganharam uma balança de precisão para medirem a quantidade de comida que precisam comer. O presente foi do nutricionista Daniel Coimbra, de Fortaleza, que é amigo da dupla. Com o apoio vindo de todos os lados, ficou fácil para Bruno chegar já 83kg e ficar perto dos 80kg para lutar.
A categoria, por sinal, não existe no Jungle Fight. Mas como será a primeira luta de Bruno, Erick conseguiu acertar com o presidente do evento, Wallid Ismail, esse peso. E foi difícil até conseguir adversário que, por sinal, foi acertado faltando apenas três dias para o combate.
– Faltando um mês para a luta, eu consegui fechar esse combate para o Bruno. Ele queria lutar no 77kg, mas achei melhor não. Pelo menos não agora. É um teste, vamos ver como ele se comporta no octógono e conseguimos fechar o adversário. Acertamos ontem (terça-feira), mas ele já está preparado – falou Erick.
Para o combate, o lutador do UFC não quis prever como terminará a luta, mas confia na vitória do irmão. Mesmo que o adversário só tenha sido definido na noite de terça-feira, ele já está sendo estudado.
– Meu irmão é faixa marrom no jiu-jítsu e o adversário é azul. Então ele tem mais recursos no chão. Mas o cara é melhor em pé e na trocação que o Bruno, que ainda tem dificuldade, mas é duro e se vira bem. Eu confio na vitória – afirmou.

Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/lutas/irmao-de-erick-silva-perde-23kg-em-dois-meses-antes-de-estreia-no-jungle-fight-9910868.html#ixzz2edmp8qqu

Filho de Valdivia pede gol em treino ao pai, que não faz, e brinca: 'Baitola'

Mago joga bola com Jorgito antes do início da atividade e revela 'apelido' carinhoso com o qual se tratam; Kardec leva os cachorros à Academia

Por São Paulo
48 comentários
A reapresentação do Palmeiras, na tarde desta quarta-feira, na Academia de Futebol, teve atrações diferentes. Antes do início da atividade, marcada para às 15h30m, Alan Kardec e Valdivia aproveitaram para inovar.
De volta ao Verdão depois de defender a seleção chilena contra a Venezuela e entrar no segundo tempo da vitória por 3 a 0 sobre o ASA, na última terça-feira, no Pacaembu, Valdivia levou o filho Jorgito para brincar de bola, acompanhado do sobrinho e do cunhado. O garotinho também assistiu ao pai durante o trabalho destinado aos reservas e atletas que não participaram integralmente do último jogo.
Um detalhe chamou a atenção: Valdivia e o filho se chamam de "baitola" um ao outro, de forma carinhosa. No alambrado, Jorgito gritava "baitola, faz um gol", e o jogador caía na gargalhada. Veja no vídeo.
Valdivia Jorgito treino (Foto: Marcelo Hazan)Valdivia brinca com Jorgito em treino na Academia de Futebol (Foto: Marcelo Hazan)
Enquanto isso, Alan Kardec, que participou dos três gols da vitória por 3 a 0 sobre o ASA, marcando inclusive uma vez, brincou com os cachorros Mel e Branco, seus animais de estimação, aos quais dá tratamento vip.
O clima de paz voltou a reinar no alviverde. Após a turbulência causada pela elminação da equipe na Copa do Brasil, o time reencontrou seu rumo no Campeonato Brasileiro da Série B e voltou a encaixar uma sequência de vitórias. No sábado, a vítima foi o Atlético-GO. Na última terça, quem sentiu o poderio foi o ASA. Com o triunfo, o Verdão chegou aos 48 pontos, cinco a mais que a vice-líder Chapecoense.
Alan Kardec Cachorro Treino (Foto: Marcelo Hazan)Alan Kardec brinca com seus cachorros antes do treinamento físico desta quarta  (Foto: Marcelo Hazan)
 

Com táticas diferentes, Rayner e Boya disputam cinturão do Jungle Fight

Lutadores amazonenses lutam por títulos nos moscas na edição de aniversário de 10 anos da franquia. Evento ocorre neste sábado, em São Paulo

Por Manaus
Comente agora
Conterrâneos, Rayner Silva e Júnior Boya vivem os últimos dias de preparação antes de entrar no octógono no próximo sábado (14), pela edição de aniversário de 10 anos do Jungle Fight, em São Paulo. Valendo o cinturão de unificação dos moscas, os amazonenses realizam os últimos treinos e trabalham na perda de peso antes de embarcar, nesta quinta-feira (12), para a capital paulista.
Apesar de se conhecerem e em outro momento declararem que foram amigos, os lutadores tem táticas diferentes para o combate. Rayner tem preferência por lutas de trocação e, nos últimos dias, procurou aprimorar o chão. Já Boya, especialista em jiu-jitsu, teve que mudar o foco para não ser surpreendido, apesar de não admitir.
Junior Boya x Rayner Silva  (Foto: globoesporte.com)Junior Boya e Rayner Silva lutarão por cinturão dos penas (Foto: globoesporte.com)
Mesmo morando em cidades diferentes, Rayner em Manaus e Boya no  Rio de Janeiro, os atletas conhecem bem um ao outro. De acordo com Boya, estratégias nem sempre são válidas, tentando despistar o jogo que pretende usar na disputa. Ainda assim, Boya admitiu: “Quero trocação”.
- Todo mundo que me conhece sabe que eu sou do jiu-jitsu e que a maioria das minhas lutas eu levei e ganhei no chão, mas eu mudei. Meu jogo mudou e eu aprimorei muito outras artes. Como não tenho o costume de treinar, especificamente, em cima de um adversário, eu trabalhei bastante tudo, afinal, não posso prever o que vai acontecer, mas quero trocação – definiu Júnior Boya, que é amazonense, mas treina no Rio, e já conseguiu bater os 57 kg a três dias antes do evento.
Questionado também sobre últimos dias, Rayner foi taxativo: “Estou pronto”. Ao contrário de Boya, ele não negou ter aprimorado outra técnica para enfrentar o oponente. Lutador de forte trocação, Rayner intensificou treinos no chão.
- Nesse último mês aprimorei muito o meu jiu-jítsu e a luta olímpica. Treinei todos os dias um pouco de tudo. Mas claro que também trabalhei muito o meu forte, muay thai e boxe. Estou pronto para qualquer coisa. Se ele quiser chão, vamos para o chão. Se for trocação também – respondeu.
Estrelando a edição de aniversário do Jungle Fight, Boya prestigiou o evento e ressaltou um ponto importante: “o cinturão será do Amazonas”.
- Sempre tenho a mesma cabeça para todas as lutas, fico tranquilo. Como vale o cinturão, até dá uma ansiedade maior, ainda mais pela luta ser contra um conterrâneo, pois sei que os amazonenses são muito fortes. No fim, o Amazonas é quem ganha – disse Boya, referindo-se ao cinturão.
Bem-humorado, Rayner afasta a opção de não voltar a Manaus com o título. “Não tem essa de 'o Amazonas ganha' não! Quem tem que ganhar sou eu! – disse brincando. 
O Jungle Fight 58 será disputado no ginásio do Canindé a partir de 22h (de Brasília). O canal  Combate transmite o evento ao vivo para todo o Brasil. O Combate.com também exibe ao vivo as duas primeiras lutas do torneio.
Card do evento
Peso-mosca: Junior Boya x Rayner Silva
Peso-meio-pesado: Martin "La Máquina" x Cristian Torres
Peso-meio-médio: Guilherme Bomba x Fabio Bolinho
Peso-pesado: Willian Gigante x Fernando "Santo Forte" Rodrigues
Peso-pena: Felipe Cruz x David "Tata" da Silva
Peso-mosca: Márcio Moreira x Arinaldo Batista
Peso-médio: Salomão Ribeiro x Thiago Monster Boy
* Por Isabella Pina (com supervisão de Silvio Lima)

Radicado no ES, Júnior Assunção disputa cinturão do Premium Fight 2

Lutador pernambucano, ex-UFC, faz luta principal do evento de MMA paulista nesta sexta, diante de Guilherme Faria, na categoria peso-pena

Por Vitória, ES
Comente agora
Júnior Assunção, lutador de MMA (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)Júnior Assunção, lutador de MMA
(Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)
Quase dois anos fora do MMA, devido a uma lesão no cotovelo, o lutador permanbucano, mas radicado no Espírito Santo, Júnior Assunção, vai retornar ao octógono, disputando o cinturão do evento Premium Fight 2, diante de Guilherme Faria. O duelo será a luta principal do evento, que está marcado para esta sexta, dia 13, em Campinas, São Paulo.
O tempo de inatividade não assusta o irmão do também lutador e astro em ascensão no UFC, Raphael Assunção. O retorno à rotina de treinos, em preparação para este combate é o combustível motivador que Júnior Assunção pretende utilizar a seu favor em busca da vitória no evento brasileiro.
- Tive que operar o cotovelo, então estou há mais de um ano e meio parado, reabilitando o ligamento. Logo depois da minha última luta no UFC (derrota para Ross Pearson, no UFC 141), voltei a treinar e acabei me machucando. Mas tô voltando agora ao mercado do MMA com tudo. Quero fazer uma boa luta e sair com a vitória.
A preparação de Júnior Assunção para este combate foi feita na academia Villa Fight, em Vila Velha, onde o lutador treinou junto com alguns nomes do MMA do Espírito Santo, como Vitor Vianna (ex-Bellator), Gabriel 'Macaco' Siqueira, Diego Pralon e Gustavo Guru (os três últimos lutaram no HCC 13).
Com um cartel de 13 vitórias e cinco derrotas no MMA, Júnior Assunção revelou que ainda possui prestígio com o UFC, apesar de ter um desempenho razoável na organização (2-2). O lutador fez questão de ressaltar que tem 'portas abertas' na franquia, ainda mais com o irmão atuando com destaque. O próximo desafio de Raphael Assunção é no dia 9 de outubro, no UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields, diante de TJ Dillashaw.
Atletas treinam em academia capixaba para lutar em eventos dentro e fora do Espírito Santo (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)Gabriel 'Macaco' Siqueira é faixa-preta de Júnior Assunção (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)
- No meu último contrato com o UFC, assinei para quatro lutas e fiz duas, com uma vitória e perdi a última. Eles podem adicionar ou retirar lutas do contrato a qualquer momento, então foi isso que aconteceu. Mas estou com as portas abertas na organização, tenho uma relação boa com o UFC. Além disso tem o meu irmão que está lá lutando, tem combate marcado para outubro e isso ajuda muito.
Lutador vira dono de academia e concilia rotina entre treinos e aulas
Junior Assunção e seu cachorro Buda (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Junior Assunção e seu cachorro Buda
(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Júnior Assunção tem 32 anos, é nascido em Recife, Pernambuco e mora há 11 meses no Espírito Santo, em Jacaraípe, na Serra. Ele é dono da academia Ascension MMA, que fica na orla da praia de Jacaraípe. Assunção morou nos Estados Unidos durante 18 anos, em Atlanta e se mudou de 'mala e cuia' para o Brasil buscando paz e tranqulidade. Mestre e corner do lutador capixaba Gabriel "Macaco", que lutou e venceu no HCC 13, Assunção contou que trouxe a mãe, namorada e até o cachorro para se adaptar melhor ao estilo de vida capixaba.
- Já tinha vindo ao Espírito Santo algumas vezes dar seminários e tenho um aluno que é daqui também, o Gabriel "Macaco" Siqueira, que é meu faixa-preta de jiu-jítsu. Eu gostei do estado, gostei do estilo de vida. Morei 20 anos na América e estava meio saturado da vida de lá. Me mudei de mala e cuia para cá e trouxe minha mãe, a Betty, a minha namorada, Stephany, que é americana e o meu cachorro, o Buda comigo. Meus irmãos Freddy e Raphael também me visitam com frequência. E aí resolvi abrir um centro de treinamentos, porque já sabia que tinham bons atletas aqui, para ajudar nos meus treinos. Atendemos mais de 100 alunos lá na Ascension, em sua maioria mulheres, que são mais de 80%. Temos um estilo de treino chamado de "cardio kick" e está sendo bem procurado por aqui. Lá nos Estados Unidos dá certo e aqui também está tendo uma grande aceitação.
Recentemente, Júnior Assunção assinou contrato com a franquia de lutas norte-americana Xtreme Fighting Champinship (XFC), organização que tem em seu plantel o paraense Luís 'Sapo' Santos, marido da capixaba Carina Damm, entre outros brasileiros. Sem luta marcada no XFC, Assunção aceitou o desafio no Premium Fight 2, que acontece nesta sexta-feira, dia 13, no Ginásio do Clube Regatas, em Campinas, São Paulo. O evento começa às 21h.
Confira o card oficial do Premium Fight Champinship 2
PFC 2
13 de setembro de 2013, Ginásio do Clube Regatas, em Campinas (SP)
CARD PRINCIPAL
Júnior Assunção x Guilherme Faria - luta principal - cinturão peso-pena
Cairo Rocha x Alexandre Sagate
Tiago Passos x Eduardo Pachú
Serginho Vieira x Rodrigo Cabeça
Guilherme D'Menor x Dannylo Bushido
Danilo Gurgel x Adriano Nunes
Daniel Caporossi x Fábio Tipinho
Jefferson Lopes x Jefferson Silva
Adilson Dias x Douglas Sapateiro
Diogo Oliveira x Roberto Rodrigues
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Definido adversário de Bruno, irmão de Erick Silva, no Jungle Fight 58

Capixaba enfrenta Marcus 'Maluco' Perez, em sua estreia no MMA, na primeira luta do evento, que rola neste sábado à noite, em São Paulo

Por Vila Velha, ES
Comente agora
Irmãos Bruno e Erick Silva prestigiaram o Haidar Capixaba Combat neste fim de semana (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Irmãos Bruno e Erick Silva prestigiaram o HCC 13
neste sábado, no ES (Foto: Arquivo Pessoal)
O lutador capixaba Bruno Silva, irmão do meio-médio do UFC, Erick Silva, já tem adversário definido para sua estreia no MMA, participando do Jungle Fight 58, neste fim de semana. O oponente será Marcus "Maluco" Perez, na categoria meio-médio (até 77 kg) e será a primeira luta da noite, no evento que acontece no sábado, às 22h, no Ginásio da Portuguesa, em São Paulo.
Bruno Silva, que está morando com o irmão há cerca de dois meses no Rio de Janeiro, esteve no Espírito Santo neste fim de semana, prestigiando o evento de MMA, Haidar Capixaba Combat 13, que aconteceu no último sábado. Em conversa com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM/ES o atleta contou como está sendo essa reta final de preparação, que foi feita na academia carioca X-Gym.
- Este fim de preparação está muito bom. Desde que cheguei aqui, há dois meses, só venho evoluindo. Ver estes resultados me motiva ainda mais nessa reta final. Procurei não focar em uma só modalidade. Quero estar preparado para qualquer situação, seja em pé, ou no chão. Meu treino foi bem completo, até por se tratar de uma estreia.
Volta pra casa amplia os horizontes e a fé
Bruno Silva relaxa antes de combate no Jungle Fight 58 (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Bruno Silva relaxa antes de combate no Jungle
Fight 58 (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Bruno contou ainda que estar em solo capixaba, neste último final de semana, revendo familiares, amigos e treinadores, antes da luta, serviu como um fôlego a mais para essa semana decisiva. Apegado à família e religião, o lutador revelou também como está controlando a ansiedade nestes últimos momentos antes do combate na arena do Jungle Fight. Além disso, Bruno também disse como está 'a cabeça do lutador', em sua estreia no MMA.
- Estar ao lado dos meus familiares foi muito importante. Estar com minha família, poder ver minha filha, minha esposa e meus pais, sempre me dá mais força para vencer. Oro muito, sempre peço a Deus para controlar meus sentimentos. O apoio da minha família e da minha esposa também me ajudam nesta jornada. Eu estou tranquilo. Às vezes bate uma ansiedade, mas apenas por querer que o grande dia chegue logo. O Erick conversa muito comigo. Ele é mais experiente e me ajuda bastante na parte psicológica. Erick e meu outro irmão, Gabriel, estiverem ao meu lado durante toda a preparação, me ajudando desde a alimentação, até outros pequenos detalhes dos treinos e do dia a dia de um lutador.
Preparação ao lado de atletas consagrados é fator motivador para Bruno
Treinando forte na X-Gym, local onde grandes feras do MMA mundial treinam, serve como uma motivação extra para Bruno Silva evoluir ainda mais como lutador. Dividir a rotina de preparação com atletas do quilate de Ronaldo Jacaré, Erick Silva e Anderson Silva, entre outros, deixa Bruno mais tranquilo para "fazer bonito" dentro do octógono do Jungle Fight. O lutador fez questão de agradecer seus treinadores, que foram importantes para que Bruno chegasse "em ponto de bala" à essa semana final, antes de sua primeira luta de MMA.
Bruno Silva (primeiro à esquerda) estreia no MMA lutando no Jungle Fight 58 (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Bruno Silva (primeiro à esquerda) treinou com os irmãos Erick e Gabriel, todos comandados por Josuel Distak, na academia X-Gym, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
- No começo senti um pouco, mas depois me adaptei. É bem diferente dos treinos que eu fazia no meu dia a dia, no Espírito Santo. Nestas academia encaramos tudo de forma profissional. Todos estão ali em busca de um objetivo. O ritmo dos treinos é muito mais intenso, tem pessoas talentosas de todos os lugares do Brasil, que podem acrescentar novos detalhes ao seu jogo, e também a oportunidades de treinar ao lado de grandes nomes. Primeiramente foi uma honra poder treinar com essas feras: Josuel Distak, Rogerio Camões, Erivan Conceição, Bruninho Frazzato e Daniel Mendes, que sai do Espírito Santo para me ajudar no Rio de Janeiro. Procuro prestar atenção em todos os detalhes que eles passam, porque sei que se eu seguir o que eles falam, evoluirei cada vez mais como lutador.
Confira o card oficial do evento
Jungle Fight 58
14 de setembro de 2013, Ginásio da Portuguesa, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Júnior Boya x Rayner Silva - luta principal - cinturão peso-mosca (até 57 kg)
Martin "La Maquina" Ottaviano (ARG) x Cristian Torres (PAR) - peso-meio-pesado (até 93 kg)
Willian "Gigante" Balducci (BRA) x Takahiro Yoshida (JAP) - peso-pesado (até 120 kg)
Felipe Cruz x David "Tata" da Silva - peso-pena (até 66 kg)
Luis Fernando "Hulk" Miranda (BRA) x Atsushi Sawada (JAP) - peso-pesado (até 120 kg)
Márcio Moreira x Arinaldo Batista - peso-mosca (até 57 kg)
Salomão Ribeiro x Thiago Henrique "Monster Boy" da Silva - peso-médio (até 84 kg)
Bruno Silva x Marcus "Maluco" Perez - peso-meio-médio (até 77 kg)
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Kevin Souza posta foto de radiografia da mão quebrada contra Sertanejo

Peso-pena venceu sua luta de estreia na organização por decisão dividida em Belo Horizonte, e está suspenso preventivamente pelos médicos do UFC

Por Rio de Janeiro
5 comentários
Mão quebrada Kevin Souza UFC MMA (Foto: Reprodução/Twitter)Radiografia comprova a fratura na mão de Kevin Souza
na luta contra Felipe Sertanejo (Foto: Reprodução/Twitter)

Agora no Bellator, Matyushenko não esquece derrota para Ryan Bader

Veterano lutador lembra que o MMA é um esporte que não perdoa erros, e por isso, acredita que venceria americano em oito de dez oportunidades

Por Rio de Janeiro
7 comentários
Vladimir Matyushenko MMA (Foto: Getty Images)Matyushenko não esquece derrota para Ryan Bader,
em sua última luta no UFC (Foto: Getty Images)
Após quatro anos na segunda passagem pelo UFC, Vladimir Matyushenko estreia no próximo sábado no Bellator 99, contra Houston Alexander, na Califórnia, EUA. Entretanto, o experiente lutador ainda não esqueceu sua última derrota na carreira, diante de Ryan Bader, em janeiro deste ano, quando foi pego em uma guilhotina no primeiro round. Para o bielorusso, mais do que o resultado que culminou em sua exclusão do maior evento de MMA do mundo foi algo que ocorreu em função de um erro imperdoável, mas que não aconteceria em outra oportunidade.
- Eu perdi algumas vezes no UFC, e não posso encerrar minha carreira com derrotas. Eu tenho treinado muito forte, e me sinto mal por ter tido uma derrota como aquela, ainda mais da maneira rápida que foi. Eu não quero me aposentar, com uma derrota daquelas, e por isso, vou mostrar todo meu potencial e que eu estou melhor. Foi uma bela finalização e o MMA é um esporte imperdoável. Não tem uma contagem, como no boxe. Você comete um erro, e está tudo acabado. Se eu lutar 10 vezes com (Ryan) Bader, provavelmente, eu irei vencer em oito oportunidades. Mas, isso não vai acontecer, e também não vem ao caso. Você tem apenas que esperar e tentar a próxima vez. E é isso que eu estou fazendo agora. Estou tentando provar para mim, para os fãs, para os parceiros de treinos e meus técnicos que eu ainda sou capaz de fazer boas lutas - disse o meio-pesado de 42 anos ao programa "The MMA Hour".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Apesar de não querer diminuir as habilidades de Ryan Bader, a declaração de Matyushenko dá a entender que o experiente lutadorquer mostrar que pode fazer bons combates contra os melhores e mais jovens adversários que ele pode enfrentar no momento.
Vladimir Matyushenko teve duas passagens pelo UFC em sua carreira, sendo a estreia no Ultimate em junho de 2001, com vitória sobre Yuki Kondo, por decisão unânime dos juízes. Seus últimos momentos na organização foram nas derrotas para Alexander Gustafsson e Ryan Bader, por nocaute e guilhotina, respectivamente.

Tranquilo, Gustafsson se inspira em Chris Weidman para ficar com cinturão

Desafiante nos meio-pesados contra campeão Jon Jones, no UFC 165, o sueco acha que este é o ano das 'mudanças de donos' dos títulos das divisões

Por Rio de Janeiro
46 comentários
Jon Jones e Alexander Gustafsson (Foto: Reprodução)Gustafsson se inspira em Chris Weidman para ficar
com cinturão de Jon Jones (Foto: Reprodução)
Se o campeão meio-pesado do UFC, Jon Jones, não quer ser comparado com Anderson Silva, o mesmo não pode ser dito de seu desafiante do dia 21 de setembro, no UFC 165, Alexander Gustafsson. O sueco afirmou na última terça-feira, na conferência com jornalistas por telefone, que tem se inspirado em Chris Weidman, algoz do Spider, no UFC 162, em julho deste ano, quando tomou o cinturão dos médios que estava com o brasileiro desde 2006.
- Claro que me inspiro no que Chris Weidman fez com Anderson Silva. Este pode ser o ano em que muitos cinturões mudaram de donos. É claro que esta é uma luta completamente diferente, mas Weidman provou que ninguém é invencível. Hendricks contra Georges St-Pierre é outra luta que pode terminar com outro campeão - afirmou Gustafsson.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Consciente do problema que irá enfrentar ao subir no octógono diante do homem que não perde uma luta desde 2009, quando foi desclassificado por um golpe ilegal, e que só foi ao quinto round uma única vez, diante do ex-campeão da divisão, Rashad Evans, o lutador sueco afirmou não sentir pressão nenhuma, além de contar com o apoio de fãs espalhados pelo mundo.
- Eu realmente estou aproveitando cada segundo disso tudo. Não existe pressão nenhuma sobre mim, e eu sei que posso tomar este cinturão. Eu tenho tudo para ganhar esta luta. Sabendo que eu tenho tantas pessoas de diferentes países me apoiando e querendo ver a minha vitória, me fortalece muito. Para um atleta de alto rendimento, os fãs são tudo. Esse apoio gigantesco me fortalece mais e mais.

Revelação do UFC, Lucas Mineiro volta às origens em Minas Gerais

Lucas, que luta na categoria peso galo, já venceu duas lutas no UFC.
Sua meta é lutar pelo cinturão que pertence à Renan Barão.

Por Montes Claros, MG
1 comentário
Lucas Mineiro  na academia (Foto: Cida Santana/Globoesporte.com)Lucas Mineiro na academia onde frequentava antes de profissinalizar. (Foto: Cida Santana/Globoesporte.com)
O bom filho a casa torna. É o que faz o lutador de MMA, (Artes Marciais Mistas) Lucas Martins, o Lucas Mineiro, uma das promessas do UFC - Ultimate Fighting Championship. Lucas venceu no dia 4 de setembro, o americano Ramiro Hernandez Jr por finalização (mata leão), no primeiro round, com pouco mais de um minuto de luta pela categoria pesos-galos. O lutador deu uma fugida dos treinos em São Paulo e durante esta semana visita familiares e amigos, em sua terra natal, Montes Claros, no norte de Minas Gerais.
Lucas Mineiro tem 24 anos e há três deixou Montes Claros para morar em São Paulo. Mas, na época ele nem sonhava em se transformar em um lutador da seleta lista do UFC.
- Quando eu morava em Montes Claros, vinha sempre na academia, mas nem sonhava em me transformar em um lutador profissional. Em São Paulo, comecei a treinar de forma despretensiosa, apenas para passar o tempo. Em poucos meses comecei a participar de lutas amadoras, e as pessoas diziam que eu levava jeito, então logo comecei a lutar profissionalmente - disse.
Lucas Mineiro 1 (Foto: Cida Santana/Globoesporte.com)Lucas  espera ansioso a definição da próxima luta.
(Foto: Cida Santana/Globoesporte.com)
A primeira luta de Lucas no UFC, que até então lutava na categoria peso leve, foi com derrota para Edson Barbosa, em 19 de Janeiro de 2013. Lucas não desistiu e continuou treinando. Quatro meses depois, em 18 de maio venceu Jeremy Larsen, por nocaute, no terceiro round. Além de vencer a luta, o mineirinho conquistou também o prêmio de Luta da Noite (aproximadamente R$ 100 mil.).
Por opção sua e do seu treinador, Lucas decidiu mudar de categoria. Sua última luta no mês de setembro em Belo Horizonte, ele estreiou com vitória na categoria peso galo, até 61quilos.
Lucas espera agora a definição de quando será sua próxima luta. Poderá ser no dia 9 de novembro em Goiânia ou 28 de dezembro em Las Vegas, no card preliminar da luta de Anderson Silva e Chris Weidman.
Humilde, Lucas disse que ainda não está no top 10 da sua categoria, mas garante que esse é seu objetivo.
- Ainda não estou entre os principais lutadores, mas minha meta é subir e em breve disputar o cinturão com o Renan Barão, que atualmente detém o cinturão interino- garente
Perguntado sobre quem é seu ídolo no UFC, Lucas respondeu de bate pronto.
- Wanderlei Silva, da categoria meio pesado. Ele é muito bom. Já tive o prazer de treinar e aprender muito com ele. Acima de tudo ele é um cara simples que sempre me liga e incentiva quando vou lutar- disse.
Sobre a derrota de Anderson Silva para o americano Chris Weidman, Lucas não fica em cima do muro e defende.
- Aquilo foi um vacilo do Anderson. Se ele lutar outras 10 vezes com o Chris, vai vencer as dez - defendeu.
Família e amigos
Lucas Mineiro  e a maes (Foto: Cida Santana/Globoesporte.com)Mãe de Lucas Mineiro não assiste as lutas.
(Foto: Cida Santana/Globoesporte.com)
Apesar de praticar um esporte de muita força e contato, quando o assunto é a família, o coração de Lucas se derrete.  A mãe, Bárbara Soares Martins, está orgulhosa do filho, mas confessa que não consegue assistir as lutas.
- Eu nunca assisto ao vivo, só depois que me contam que ele não se machucou, aí eu vejo a gravação, é muita emoção e muito orgulho ver meu filho fazendo sucesso.
Na academia onde assistia a outros lutadores da cidade, Lucas reencontra o Vilson que foi seu professor na academia em Montes Claros, e o amigo Diego Antônio. Os dois ficam emocionados e orgulhosos ao reencontrar o amigo que hoje está no UFC.
- É um orgulho e um prazer muito grande recebê-lo aqui. Só de ele lembrar das pessoas que o conheceram no início, a gente já fica feliz. Eu não imaginava que ele fosse tão longe, mas o sucesso dele prova que com determinação e disciplina é possível conseguir os objetivos – disse Vilson Santos.
O amigo Diego também é só elogios e orgulho do garoto que saiu do interior de Minas para ganhar a vida no UFC
- Estou feliz demais por ele. Hoje o Lucas representa nossa cidade, além de ser uma pessoa humilde que não esquece os amigos disse.
Uma das promessas do UFC, Lucas não esconde o jogo e admite que o milionário mundo da luta já lhe rendeu bons resultados financeiros.
- Minha vida mudou muito desde quando saí de Montes Claros. Hoje sou um profissional que tenho empresário, cinco patrocinadores, médicos, nutricionistas e uma equipe de preparadores físicos. Minha preocupação é apenas lutar. Hoje já tenho condições de ajudar minha família. Estou reformando a casa deles e investindo em imóveis - afirma.
LUCAS LUTANDO (Foto: Cida Santana/Globoesporte.com)Lucas Mineiro brinca com o professor Vilson, com quem aprendeu os primeiros golpes. (Foto: Cida Santana/Globoesporte.com)

Jon Jones garante: 'Não sou imbatível'

Campeão dos meio-pesados diz que comparação com Anderson Silva não procede, por estarem em estágios totalmente diferentes em suas carreiras

Por Albuquerque, EUA
136 comentários
jon jones (Foto: getty images)Jon Jones diz que ele e Anderson Silva estão em
momentos diferentes da carreira (Foto: Getty Images)
As comparações entre Jon Jones e Anderson Silva não cessaram após a derrota do brasileiro para Chris Weidman. O campeão dos meio-pesados do UFC ainda se vê às voltas com perguntas sobre invencibilidade e eventuais paralelos entre ele e o ex-campeão dos pesos-médios. Perto de por seu cinturão em jogo contra o sueco Alexander Gustafsson no UFC 165, Jones garante que não se acha imbatível, e rechaça qualquer comparação entre ele e o lendário brasileiro.
- Eu tenho a certeza absoluta que não sou imbatível. Não existe ninguém imbatível. Não me comparo em nada a  Anderson Silva e à luta que ele perdeu. Não tem nada a ver comigo - disse, em entrevista ao site "MMA Mania".
Com 18 vitórias e apenas uma derrota na carreira - por desclassificação diante de Matt Hammil, no TUF 10 Finale, em 2009 - Jon Jones diz que não é possível traçar paralelos entre ele e Anderson Silva por estarem em momentos diferentes em suas carreiras.
- Anderson está nesse negócio há muito tempo, e talvez esteja chegando ao fim de sua carreira. Eu acabei de fazer 26 anos e não tenho lesões. Estou no começo da minha carreira. Estamos em momentos completamente diferentes, tanto em objetivos quanto em motivação. Na verdade, não posso falar sobre os objetivos e motivações dele, mas estamos em níveis diferentes. Ele luta há muito tempo, e eu estou começando.

UFC anuncia luta entre Maurício Shogun e James Te Huna na Austrália

Duelo acontece no evento de 7 de dezembro, que terá como atração principal a luta entre os pesos-pesados Antônio Pezão e Mark Hunt

Por Brisbane, Austrália
65 comentários
O UFC anunciou nesta quarta-feira a próxima luta do meio-pesado Maurício Shogun. Seu adversário será o australiano James Te Huna, no evento do dia 7 de dezembro em Brisbane, na Austrália. A informação é do site do jornal "Daily Telegraph". Te Huna, de 31 anos de idade, vem de derrota para Glover Teixeira no UFC 160, enquanto Maurício Shogun perdeu sua última luta, diante de Chael Sonnen na luta principal do evento de 17 de agosto.
Maurício Shogun x James Te Huna mma ufc (Foto: Editoria de Arte)Maurício Shogun e James Te Huna se enfrentam dia 7 de dezembro na Austrália (Foto: Editoria de Arte)
James Te Huna tem 16 vitórias e seis derrotas como profissional, e antes da derrota para Glover Teixeira, venceu quatro lutas seguidas. Já Shogun tem 21 vitórias e oito derrotas, e venceu apenas uma de suas últimas quatro lutas.
O evento do dia 7 de dezembro terá, como luta principal, o duelo entre os pesos-pesados Antônio Pezão e Mark Hunt.
UFC Austrália
7 de dezembro de 2013, em Brisbane (Austrália)
*** No Brasil, pelo fuso, o evento começa no dia 6 de dezembro
CARD DO EVENTO
Mark Hunt x Antônio Pezão
Maurício Shogun x James Te Huna

Bisping: 'UFC me disse que luta com Muñoz tem implicações sobre o título'

Inglês vai fazer a luta principal do UFC Fight Night 30 no dia 26 de outubro
e acredita que duelo contra Chris Weidman é um 'mundo perfeito'

Por Rio de Janeiro
25 comentários
Pôster do UFC: Bisping x Muñoz (Foto: Reprodução / Twitter)Pôster do UFC: Bisping x Muñoz, marcado para
dia 26 de outubro (Foto: Reprodução / Twitter)
Chris Weidman concedeu a revanche a Anderson Silva e defenderá o seu cinturão no dia 28 de dezembro, em Las Vegas (EUA). O que vai acontecer na categoria depois dessa luta ainda é uma incógnita, mas Michael Bisping deixou no ar que o próximo desafiante pode sair da luta entre ele e Mark Muñoz, marcada para 26 de outubro, em Manchester. O curioso é que ele não cita a possibilidade de o Spider ser o campeão.
- Eu adoraria uma luta com (Chris) Weidman. O UFC me disse que a luta (contra Muñoz) tem implicações sobre o título. Uma boa vitória sobre Muñoz com Weidman batendo (Anderson) Silva novamente na revanche, e há possibilidade de um duelo com Weidman, ou talvez contra um dos principais candidatos. Para mim, em um mundo perfeito, uma vitória sobre Munoz, e então disputar o título com Weidman. Isso é o que eu realmente gostaria - disse Bisping ao site "GiveMeSport".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Para ter essa chance, o inglês no mínimo precisa derrotar Mark Muñoz de forma convincente, deixando boa impressão tanto junto aos fãs quanto aos dirigentes do Ultimate. Bisping considera duelo contra Muñoz um tradicional striker x grappler e acha que tem mais condições de se sair vitorioso.
- Muñoz vai querer me derrubar. Ele tem alguns golpes poderosos, mas é ortodoxo e limitado. Em pé, sou um striker muito melhor, com muito mais técnica, mas isso não significa que ele não é perigoso na trocação. Será que ele vai me derrubar uma ou duas vezes? Provavelmente. Mas vou ficar em pé de novo? Sim, eu vou. E cada vez que eu fizer isso, ele vai ficar desiludido, vai perder o coração, vai começar a ficar desesperado. Então, vou começar a machucá-lo mais e mais com os socos. Ele não tem o melhor queixo no mundo, vai começar a sentir dor, vai começar a sentir a pressão e no fim vai se enrolar como uma bola no chão à espera do árbitro encerrar a luta.
Michael Bisping x Alan Belcher UFC 159 (Foto: Getty Images)Michael Bisping comemora vitória sobre Alan Belcher no UFC 159 (Foto: Getty Images)
Bisping tem quatro vitórias em suas últimas seis lutas. Em janeiro, ele perdeu no Brasil para Vitor Belfort e sepois se recuperou ao bater Alan Belcher no mês de abril.
UFC Fight Night 30: Bisping x Muñoz
26 de outubro, em Manchester (ING)
CARD DO EVENTO
Michael Bisping x Mark Muñoz
Ross Pearson x Melvin Guillard
Phil Harris x John Lineker
Paul Taylor x Anthony Njokuani
Mike Wilkinson x Jimy Hettes
Jimi Manuwa x Ryan Jimmo
Tom Watson x Alessio Sakara
Luke Barnatt x Andrew Craig
Brad Scott x Michael Kuiper
Rosi Sexton x Jessica Andrade
Gunnar Nelson x Jordan Mein
Norman Parke x Jon Tuck
Andy Ogle x Cole Miller

Ultimate anuncia BJ Penn e Frankie Edgar como treinadores do TUF 19

Lutadores já se enfrentaram duas vezes e deu Edgar nas duas. UFC
planeja duelo entre Anthony Pettis e TJ Grant para 14 de dezembro

Por Rio de Janeiro
20 comentários
Sem lutar desde dezembro do ano passado, quando perdeu para Rory MacDonald, BJ Penn vai abandonar a aposentadoria para voltar a lutar no início do ano que vem. O ex-campeão dos leves e dos meio-médios do Ultimate foi anunciado nesta quarta-feira como um dos técnicos do TUF 19, marcado para começar em abril. O seu adversário será Frankie Edgar, também ex-dono do cinturão dos leves e que já venceu BJ em duas oportunidades. A informação foi revelada por Dana White durante participação no programa UFC Tonight.
BJ Penn e Franl Edgar UFC 2010 (Foto: Getty Images)Frankie Edgar e BJ Penn já se enfrentaram duas vezes (Foto: Getty Images)
A ideia original do UFC era colocar Frankie Edgar e Urijah Faber como treinadores do TUF 19, mas Edgar não quis descer para o peso-galo. BJ Penn entrou em contato com Dana White e pediu para lutar com Ben Henderson e depois, se vencesse, para encarar Frankie Edgar. Dana, então, antecipou o seu desejo e marcou a trilogia de vez. E ela será no peso-pena, categoria onde BJ jamais atuou.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Como campeão, BJ Penn colocou o cinturão em jogo contra Frankie Edgar no dia 10 de abril de 2010 e foi derrotado em uma luta polêmica, com resultado contestado. O UFC marcou a revanche na sequência, nodia 28 de agosto do mesmo ano, e então Edgar venceu de novo, desta vez sem muita reclamação, mas de novo por pontos.
Anthony Pettis x TJ Grant talvez em dezembro
Outras revelações foram feitas por Dana White durante o programa. O dirigente diz que a primeira defesa de cinturão de Anthony Pettis deve ser no dia 14 de dezembro, contra TJ Grant, em Sacramento (EUA). No entanto, o canadense ainda se recupera de uma concussão e pode não ficar apto a tempo.
O coevento principal será entre os galos Urijah Faber e Michael McDonald, conforme foi anunciado de forma oficial na noite desta quarta. A ideia é ter Chad Mendes também no card, contra um adversário ainda a ser escolhido. Travis Browne x Stipe Miocic está nos planos, mas ainda não se sabe para quando.

Tiago Alves revela que lutou com costela fraturada no TUF Brasil 2

Paulista diz que atletas esconderam lesões para não serem cortados. Ele espera ganhar experiência para atuar no UFC: 'Certeza que vão me chamar'

Por Belo Horizonte
11 comentários
Luiz Besouro, Neílson Gomes, Yan Cabral, Santiago Ponzinibbio... As lesões foram as grandes vilãs do TUF Brasil 2 e atrapalharam a caminhada desses quatro lutadores no reality show. E poderia ter sido pior. Já era de conhecimento público que Léo Santos e Cleiton Foguete lutaram machucados durante o programa. Ao Combate.com, Tiago Alves revelou que também não estava em condição ideal para encarar William Patolino em uma das quartas de final.
- O que quase ninguém sabe é que naquela minha luta eu estava com a costela quebrada. Na casa em si, todo mundo se machucou, são muitas lutas seguidas. No treino, a gente fica naquela emoção, naquela vontade de pontuar, de competir, então a gente acaba se lesionando. E se fôssemos reclamar essas lesões, certamente seríamos cortados. Eu estava com a costela quebrada, mas pensei: "Tenho que fazer essa luta, não posso abandonar o barco agora". Fui e fiz a luta do jeito que deu para fazer - explicou o paulista.
TUF Brazil 2 - Tiago Alves x William Patolino (Foto: Divulgação/UFC)Tiago Alves x William Patolino pelo TUF Brasil 2 (Foto: Divulgação/UFC)
Na ocasião, Tiago Alves não conseguiu levar a luta para o chão, onde se baseia o seu jogo, e acabou levando a pior na trocação, sendo nocauteado no primeiro round.
Com o fim do programa, Tiago se preocupou justamente em melhorar a parte de trocação. Para isso, está treinando agora com o carateca e ex-lutador do K-1 Francisco Filho e com o especialista em boxe Anderson Nogueira.
- Muitos falaram: "Poxa, ele não tinha trocação". Eu tinha treinado trocação, saía na porrada com o Wanderlei, saía na porrada com o Werdum, e os caras sempre me elogiavam nos treinamentos. O problema é que naquela semana eu tinha machucado. Não consegui render a metade do que renderia. Não tiro o mérito do Patolino, foi meu último oponente, ele é muito bom mesmo trocando, mas sinto que eu poderia ter rendido mais.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Eliminado, Tiago Alves não teve a chance de fazer uma luta no UFC como outros participantes do TUF Brasil 2. Ainda assim, ele não perde a esperança de poder se apresentar no octógono mais famoso do mundo.
- Sendo sincero com você, fiquei bastante ansioso, principalmente no começo, na hora que eles começaram a chamar os participantes e tal. Até porque no TUF Brasil 1 todos tiveram a oportunidade de fazer pelo menos uma luta. Mas ficou bem claro para mim que eles querem que eu amadureça. E eu vou fazer isso. Vou fazer outras lutas, eles me deram essa liberdade de fazer outras lutas fora do UFC. Vou amadurecer e futuramente eles vão me chamar, eu tenho certeza. Acho que todo o trabalho que fiz no TUF não foi em vão e eles estão observando isso - declarou.
Enquanto o UFC não vem, Tiago Alvez tem luta marcada para o dia 2 de novembro contra Delson Pé de Chumbo, participante do TUF Brasil 1, no evento MaxSport, em São Paulo.

Chefe da Ferrari agradece a Massa e celebra o retorno de Kimi Raikkonen

Stefano Domenicali esteve presente durante os 12 anos do brasileiro na escuderia italiana: 'Felipe sempre se comportou como homem de equipe'

Por Maranello, Itália
74 comentários
Domenicali e Massa no paddock da F-1 (Foto: Getty Images)Stefano Domenicali e Felipe Massa no
paddock da F-1  (Foto: Getty Images)
Nesta quarta, a Ferrari anunciou Kimi Raikkonen como companheiro de Fernando Alonso pelas próximas duas temporadas, pondo fim a uma relação de 12 anos - oito como piloto titular - entre a escuderia italiana e Felipe Massa. O chefe do time de Maranello, Stefano Domenicali, que acompanhou o brasileiro durante toda sua trajetória na equipe, aproveitou a oportunidade para expressar o carinho ao paulista e agradecê-lo por tudo que fez e para dar as boas vindas ao finlandês campeão de 2007.
- Eu quero agradecer ao Felipe, de coração, em nome de nossos fãs ao redor do mundo, pelo extraordinário trabalho que ele tem feito para a equipe em todos esses anos. Felipe sempre se comportou como um homem de equipe. Vivemos juntos os momentos mais dramáticos e os mais bonitos também. Momentos esses que serviram para criar uma relação humana e profissional, verdadeiramente única. Ele sempre será parte da nossa família lhe desejo um futuro especial  Agora temos que manter o foco com toda a nossa força nas últimas sete corridas deste campeonato. Sabemos que podemos contar, como sempre, com sua contribuição para alcançar nossos objetivos – disse o chefe.
Depois de agradecer a Felipe, Stefano tratou de dar as boas vindas a Kimi.
- Sinto que Kimi está muito contente em voltar à escuderia com a qual foi Campeão do Mundo. Estou muito feliz com a volta dele a Maranello e muito determinado para  lhe dar melhor ambiente para que possa executar o seu trabalho da melhor maneir possível – conclui.

Fora do Mundial, Jade espera estar liberada para competir em novembro

Em fase final de recuperação de uma lesão no pé, ela lamenta ausência:
'Queria estar lá, mas sou adulta para saber que estou lidando com saúde'

Por Rio de Janeiro
34 comentários
Jade treino Portugal (Foto: Reprodução Redes Sociais)Jade acredita que poderá voltar a competir
em novembro (Foto: Reprodução Redes Sociais)
As dores começaram a dar trégua nos últimos dias. Depois de um mês com o pé direito imobilizado devido a uma ruptura no ligamento, atravessar a rua parecia ser mais difícil do que de costume. Ainda assim, Jade Barbosa dava continuidade ao tratamento com a esperança de disputar o Mundial da Bélgica, de 30 de setembro a 6 de outubro. A corrida contra o tempo teve fim há três dias, quando a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) foi comunicada de que a ginasta não havia sido liberada pelo médico para competir. Embora tenha iniciado o trabalho de musculação e continue com a fisioterapia, Jade está longe do ginásio de treinamento desde 23 de julho. Naquele dia, uma queda sofrida após a execução de um salto a fez pensar que a cirurgia seria inevitável. Sentiu medo. Resolveu ouvir uma segunda opinião e a opção foi pelo tratamento conservador. Fez o que pôde para se recuperar e viajar com a delegação. E, mesmo chateada por ter de assistir ao campeonato do sofá de casa, entendeu que seria melhor não arriscar a ida sem estar 100% fisicamente.
- Fiquei chateada porque tudo estava dando certo, eu estava treinando bem e aconteceu essa lesão. Estou meio chateada porque queria ir ao Mundial com perna, sem perna, sem braço (risos). Eu queria estar lá, mas sou adulta para saber que estou lidando com saúde. Se for melhor não ir para estar bem em 2016, vou priorizar isso. Eu poderia não competir tão bem. Acho que tenho que aparecer na competição quando estiver bem. Estou focada na minha recuperação. Quero ficar boa logo - disse.
Com nova consulta marcada ainda para esta semana, a expectativa de Jade é que em novembro já possa participar da Swiss Cup. Caso precise de mais tempo, a ideia da CBG é que dispute o Sul-Americano, em dezembro. Segundo a coordenadora da seleção feminina, Georgette Vidor, será importante que a ginasta ganhe ritmo de competição ainda este ano para que chegue em boas condições nos Jogos Sul-Americanos, em março, primeiro teste que o técnico russo Alexander Alexandrov fará com as integrantes da equipe que disputará o Mundial da China, em outubro de 2014.
- Eu acho que vai ser possível, mesmo que tenha que fazer os quatro aparelhos. Eu nunca disputei a Swiss Cup e gostaria muito de poder fazer isso. Hoje eu não sinto dor para andar, mas antes eu tinha medo de pisar o pé no chão porque ele estava mais fraco. Não sei se para pular vai ser assim também. porque ainda não estou liberada para correr e nem treinar. Mas estou bem melhor.
Jade Barbosa foto fisioterapia (Foto: Reprodução / Instagram)Jade segue com trabalho de fisioterapia
(Foto: Reprodução / Instagram)
A chegada do renomado Alexandrov e a boa qualidade das ginastas juvenis que em 2016 já vão ter idade para integrar a equipe, fazem Jade acreditar num bom resultado nos Jogos Olímpicos do Rio. Considerada por Georgette como a maior esperança de medalhas da seleção feminina no novo ciclo, ela diz não se sentir pressionada com essa condição.
- Fui treinar em Curitiba para voltar a fazer uma boa ginástica. E vou continuar fazendo o meu trabalho. Quero recomeçar do mesmo jeito, com a mesma conduta que funcionou mas, infelizmente me machuquei. O importante é treinar bem. E está todo mundo fazendo isso muito bem. Fico feliz de ter meninas com potencial para trabalhar para 2016. Já estamos partindo de um ponto bom, temos material. Fico feliz também por estar mais experiente e poder ajudar. Não encaro essa expectativa em cima de mim como pressão e sim como ajuda. Só espero que venham anos melhores e que eu possa fazer a minha ginástica. Sei que o Alexandrov é rígido, mas estou acostumada porque treinei na seleção permanente, um período forte para mim. E esse vai ser o ciclo do tudo ou nada para nós. Então, tudo é válido. 

Fora do Mundial, Jade espera estar liberada para competir em novembro

Em fase final de recuperação de uma lesão no pé, ela lamenta ausência:
'Queria estar lá, mas sou adulta para saber que estou lidando com saúde'

Por Rio de Janeiro
34 comentários
Jade treino Portugal (Foto: Reprodução Redes Sociais)Jade acredita que poderá voltar a competir
em novembro (Foto: Reprodução Redes Sociais)
As dores começaram a dar trégua nos últimos dias. Depois de um mês com o pé direito imobilizado devido a uma ruptura no ligamento, atravessar a rua parecia ser mais difícil do que de costume. Ainda assim, Jade Barbosa dava continuidade ao tratamento com a esperança de disputar o Mundial da Bélgica, de 30 de setembro a 6 de outubro. A corrida contra o tempo teve fim há três dias, quando a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) foi comunicada de que a ginasta não havia sido liberada pelo médico para competir. Embora tenha iniciado o trabalho de musculação e continue com a fisioterapia, Jade está longe do ginásio de treinamento desde 23 de julho. Naquele dia, uma queda sofrida após a execução de um salto a fez pensar que a cirurgia seria inevitável. Sentiu medo. Resolveu ouvir uma segunda opinião e a opção foi pelo tratamento conservador. Fez o que pôde para se recuperar e viajar com a delegação. E, mesmo chateada por ter de assistir ao campeonato do sofá de casa, entendeu que seria melhor não arriscar a ida sem estar 100% fisicamente.
- Fiquei chateada porque tudo estava dando certo, eu estava treinando bem e aconteceu essa lesão. Estou meio chateada porque queria ir ao Mundial com perna, sem perna, sem braço (risos). Eu queria estar lá, mas sou adulta para saber que estou lidando com saúde. Se for melhor não ir para estar bem em 2016, vou priorizar isso. Eu poderia não competir tão bem. Acho que tenho que aparecer na competição quando estiver bem. Estou focada na minha recuperação. Quero ficar boa logo - disse.
Com nova consulta marcada ainda para esta semana, a expectativa de Jade é que em novembro já possa participar da Swiss Cup. Caso precise de mais tempo, a ideia da CBG é que dispute o Sul-Americano, em dezembro. Segundo a coordenadora da seleção feminina, Georgette Vidor, será importante que a ginasta ganhe ritmo de competição ainda este ano para que chegue em boas condições nos Jogos Sul-Americanos, em março, primeiro teste que o técnico russo Alexander Alexandrov fará com as integrantes da equipe que disputará o Mundial da China, em outubro de 2014.
- Eu acho que vai ser possível, mesmo que tenha que fazer os quatro aparelhos. Eu nunca disputei a Swiss Cup e gostaria muito de poder fazer isso. Hoje eu não sinto dor para andar, mas antes eu tinha medo de pisar o pé no chão porque ele estava mais fraco. Não sei se para pular vai ser assim também. porque ainda não estou liberada para correr e nem treinar. Mas estou bem melhor.
Jade Barbosa foto fisioterapia (Foto: Reprodução / Instagram)Jade segue com trabalho de fisioterapia
(Foto: Reprodução / Instagram)
A chegada do renomado Alexandrov e a boa qualidade das ginastas juvenis que em 2016 já vão ter idade para integrar a equipe, fazem Jade acreditar num bom resultado nos Jogos Olímpicos do Rio. Considerada por Georgette como a maior esperança de medalhas da seleção feminina no novo ciclo, ela diz não se sentir pressionada com essa condição.
- Fui treinar em Curitiba para voltar a fazer uma boa ginástica. E vou continuar fazendo o meu trabalho. Quero recomeçar do mesmo jeito, com a mesma conduta que funcionou mas, infelizmente me machuquei. O importante é treinar bem. E está todo mundo fazendo isso muito bem. Fico feliz de ter meninas com potencial para trabalhar para 2016. Já estamos partindo de um ponto bom, temos material. Fico feliz também por estar mais experiente e poder ajudar. Não encaro essa expectativa em cima de mim como pressão e sim como ajuda. Só espero que venham anos melhores e que eu possa fazer a minha ginástica. Sei que o Alexandrov é rígido, mas estou acostumada porque treinei na seleção permanente, um período forte para mim. E esse vai ser o ciclo do tudo ou nada para nós. Então, tudo é válido. 

‘Sombras’ seguem antigos titulares da Seleção após corte por lesão

Daniel Alves, Marcelo, Hulk e Fred viram seus substitutos entrarem bem na seleção brasileira às vésperas da Copa do Mundo de 2014

Por Boston, EUA
748 comentários
A equipe campeã da Copa das Confederações naturalmente seria titular depois da conquista no último mês de junho. Mas os cortes por contusão nos últimos amistosos, contra Austrália e Portugal, abriram a disputa em algumas posições. E depois de duas vitórias, alguns terão de conviver com sombras que não existiam.

São os casos de Daniel Alves, Marcelo, Hulk e Fred. Titular absoluto na Copa das Confederações, o quarteto vai precisar se mexer para não perder espaço. Antes disso, porém, eles precisam se recuperar. Todos estão com lesões musculares e por isso ficaram fora dos amistosos (ou de um deles, caso de Marcelo).
Comemoração do Brasil contra Portugal (Foto: Mowa press)Apesar da ausência de alguns antigos titulares, lesionados, a Seleção segue comemorando
(Foto: Mowa press)
Antes absoluto na lateral direita, Daniel Alves vive pressão depois que Maicon reapareceu entre os convocados e teve avaliação positiva de Luiz Felipe Scolari, muito embora tenha falhado no gol dos portugueses na última terça-feira. Na Copa do Mundo de 2010, ele foi titular e essa experiência agrada o treinador.

Do lado esquerdo, a situação de Marcelo é menos complicada. Cortado depois de se machucar na goleada por 6 a 0 sobre a Austrália, o jogador do Real Madrid viu Maxwell, seu substituto, participar bem do triunfo sobre Portugal. O lateral do Paris Saint-Germain deu até assistência para o gol de Jô, o terceiro na vitória.

Hulk é outro que pode ter perdido espaço no time titular. Substituído por Bernard, que, como diz Felipão, “tem alegria nas pernas”, o atacante do Zenit vai ter de retomar seu espaço na base da raça. Bernard foi muito bem na função e atacou com mais efetividade do que o titular na Copa das Confederações.

E por último, Fred vive situação delicada. Com uma grave lesão, o atacante deve ficar fora dos próximos amistosos da seleção brasileira. Em alta com Felipão, Jô foi titular contra Austrália e Portugal e balançou as redes três vezes nas duas partidas. Somando os gols marcados na Copa das Confederações, o atacante do Atlético Mineiro já está com cinco.

Até a divulgação da lista final para a Copa do Mundo, no dia 7 de maio, a Seleção terá mais cinco amistosos (dois em outubro, outros dois em novembro e um em março). Felipão já confirmou Julio César entre os 23 convocados e disse que tem, pelo menos, outros 18 jogadores bem encaminhados.