domingo, 9 de novembro de 2014

- Atualizado em

Irreverente, Piquet rouba a cena e surpreende até com beijo em Lauda

Durante fim de semana, tricampeão mostrou a costumeira língua afiada, vibrou ao ver o filho Pedro vencer corrida preliminar, brincou com Lauda e até sobrou para Hamilton

Por São Paulo

Se dentro da pista, a disputa acirrada entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton pela vitória e a emoção e vibração dos fãs pelo terceiro lugar de Felipe Massa foram as atrações do Grande Prêmio do Brasil, nos bastidores o grande nome do fim de semana atendeu pelo nome de Nelson Piquet Souto Maior. Irreverente, o tricampeão mundial brindou quem estava no paddock com um festival de tiradas engraçadas, se emocionou ao ver o filho Pedro Piquet, de apenas 16 anos, vencer a prova preliminar da Porsche Cup Challenge, mostrou um jeito bem humorado ao lascar um beijo em Niki Lauda ao vivo para todo o mundo no meio da corrida e ainda tirou sarro de Lewis Hamilton no pódio de Interlagos para fechar com maestria o dia.
Nelson Piquet e Niki Lauda, GP Brasil de Fórmula 1, F1 (Foto: Reuters)Nelson Piquet solta um sorriso durante e Niki Lauda, GP Brasil de Fórmula 1, F1 (Foto: Reuters)
Nelson Piquet Interlagos GP do Brasil F1 (Foto: Thiago Lavinas)Nelson Piquet após a vitória do filho em Interlagos (Foto: Thiago Lavinas)
Antes mesmo de os carros entrarem na pista, Piquet já mostrou a que vinha. Aos 62 anos, o tricampeão acompanha de perto os passos de seu filho Pedro, campeão antecipado da Fórmula 3 Brasil e que neste fim de semana venceu uma prova da Copa Porsche na preliminar do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Logo na primeira entrevista, ele criticou os rumos da Fórmula 1 atual com a tradicional língua afiada que é sua marca registrada, e arrancou risadas de todos quando disse, por exemplo, que "hoje na Fórmula 1 você pode ser um total imbecil de não saber como funciona um motor, mas se o cara for rápido e não errar, ele faz o serviço dele". Minutos depois, já criticava as mudanças de regulamento da categoria.
- O que não acho hoje legal é que pensam em fazer uma corrida para o público, aí o cara está meio segundo atrás, abre a asa móvel e passa, acabou. Pior ainda essa história dos pneus, nunca é constante. De repente o cara passa o outro porque acabou de entrar no box. É tudo meio confuso para mim. Eu acho que é uma m... do jeito que está (risos). Não queria correr numa Fórmula 1 como essa. Preferia no meu tempo, você tinha essa coisa de programar a ultrapassagem, pegar o vácuo...
O domingo começou animado para Nelsão. Ele comemorou mais uma vitória do filho mais novo Pedro, na Porsche Cup Challenge, em corrida preliminar do Grande Prêmio do Brasil. Tentando se conter, o coruja Piquet elogiou o novo campeão da Fórmula 3 Brasil, que jamais havia disputado uma corrida de turismo e disputou contra pilotos bem mais experientes:
Nelson Piquet Interlagos (Foto: Fred Sabino)Nelson Piquet é surpreendido por abraço de fã no paddock de Interlagos (Foto: Fred Sabino)
- Não quero falar nada, não, gente, mas o moleque é rápido pra caramba e não erra. Está indo muito bem! - disse Nelsão, que saiu do pódio carregando o troféu e a garrafa de champagne do filho.
Atencioso com os fãs, Piquet posou para fotos e deu autógrafos no paddock, sempre fazendo piada com quem passava. Pouco antes de participar ao vivo do Esporte Espetacular, Piquet lembrou de uma vez em que um jornalista perguntou se ele correria para vencer uma prova em que iria participar:
- Não, eu vou correr para chegar em 13º! (gargalhadas) - respondeu.
Piquet passeou sem pressa pelo paddock, deu um longo abraço no ex-chefe de equipe Bernie Ecclestone, dono da Brabham nos anos em que ele foi bicampeão em 1981 e 1983, e também conversou com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Mas foi na corrida que Nelson arrancou gargalhadas de muita gente: quando Lewis Hamilton pressionava Nico Rosberg pela liderança da prova, de repente Piquet lascou um beijo em Niki Lauda, companheiro dele na Brabham em 1979 e com quem mantém grande amizade até hoje.
 Lewis, tenho inveja do jeito que você pilota. Mas tenho que confessar que eu tenho mais inveja de você mesmo pela tua namorada. Aliás, onde ela está?
Nelson Piquet
 - O beijo do Nelson foi bom (risos). Ele é um grande amigo de longa data - disse Lauda ao GloboEsporte.com no paddock de Interlagos.
Para fechar com chave de ouro sua atuação impagável, Nelson foi de novo o mestre de cerimônias do pódio da prova, como já havia feito em 2012. Ao começar a entrevista com Lewis Hamilton, Piquet disparou:
- Lewis, tenho muita inveja do seu estilo, da forma como você pilota. Mas tenho que confessar que eu tenho mais inveja de você mesmo pela tua namorada (a cantora americana Nicole Scherzinger). Aliás, onde ela está? - perguntou Piquet, enquanto Lewis Hamilton respondeu sem graça.
- Em casa, ela não veio ao Brasil - respondeu o inglês, talvez aliviado pela ausência de Nicole.
Depois, com Felipe Massa, Piquet falou em português, quebrando o protocolo dos pódios da Fórmula 1, nos quais os mestres de cerimônia são orientados a falar apenas em inglês. Mas Nelsão tem licença poética.
- Que corrida fantástica!
De fato, aos 62 anos, ele mostra que continua ultrapassando adversários e acelerando fundo...
Nelson Piquet Interlagos (Foto: Getty Images)Nelson Piquet falou com Felipe Massa em português no pódio de Interlagos, quebrando o protocolo (Foto: Getty Images)
Marcão, de letra, dá a vitória ao Figueirense sobre a Chapecoense
Atacante faz único gol da partida, alivia um pouco a situação do Alvinegro na tabela e deixa adversário mais próximo do Z-4, em 16º lugar
 
DESTAQUES DO JOGO
  • de letra
    decisivo
    Aos 17 da etapa final, o centroavante Marcão aproveitou a jogada de Clayton e Pablo para marcar com classe. De letra, garantiu a vitória alvinegra.
  • inacreditável
    gol perdido
    Ricardo Conceição teve a chance de abrir o placar para a Chape no primero tempo. Em contragolpe, recebeu na cara do gol, mas bateu sobre a meta.
  • festa alvinegra
    casa cheia
    Os alvinegros encheram o Scarpelli para ajudar o Figueira na luta contra a degola. Mais de 15 mil marcaram presença e empurraram o time para a vitória.
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
20 comentários
Preciso e matador, Marcão precisou de apenas uma bola para ajudar o Figueirense a bater um concorrente direto, e regional, contra o rebaixamento e dar um breve respiro na tabela de classificação do Brasileirão. A única finalização do centroavante contra a meta de Danilo - um toque de letra após a jogada de Clayton e Pablo - garantiu o 1 a 0 e importantes três pontos no Orlando Scarpelli, pela 33ª rodada. O time do oeste catarinense, em sua quinta partida seguida sem vitória, fica à beira do Z-4.
Diante de 15.552 torcedores, o Figueira fez sua parte como mandante e contou com uma pitada de sorte. A Chape teve mais domínio no primeiro tempo, com 55% da posse de bola, foi mais compacta e teve chance clara nos pés de Ricardo Conceição, que isolou diante do goleiro. O Alvinegro mudou na etapa final, e Argel promoveu um trio ofensivo que mudou a partida.
O Figueirense agora soma 39 pontos, cinco a mais do que o Vitória (primeiro time no Z-4), e está na 13ª colocação. Volta a campo no próximo domingo contra o Atlético-MG, às 19h30, no Independência. No mesmo horário, a Chapecoense recebe o Vitória, na Arena Condá, ainda com 36 pontos, mas agora mais perto da zona de degola, em 16º lugar.
Fabiano e Thiago Heleno, Figueirense x Chapecoense (Foto: Getty Images)Fabiano e Thiago Heleno em disputa na vitória alvinegra (Foto: Getty Images)
O jogo

O Figueira começou no ataque nos primeiro minutos, mas a Chape aos poucos foi se estruturando, conseguiu um bom equilíbrio entre os setores. Léo Lisboa, substituto de Giovanni Augusto, fez o papel que torcida e Argel esperavam de seu meia de armação: recebeu de costas, conduziu, limpou e bateu para o gol, na primeira boa jogada do time da casa, que teimou em buscar as bolas aéreas. Foram 11 levantamentos à área na etapa inicial. O lance capital no primeiro tempo, no entanto, foi dos visitantes. Em contra-ataque que parecia fulminante, Júnior Timbó deixou Ricardo Conceição na cara do gol, mas o volante fez o mais difícil e mandou sobre a meta.

O Figueirense voltou com mudança no segundo tempo. Argel colocou Felipe no lugar de Jefferson, deixando o time com três meias de armação e mais ímpeto ofensivo. A Chapecoense também promoveu uma mudança, com a entrada de Bruno Rangel na vaga de um Leandro pouco participativo. Antes dos 10 minutos, o Alvinegro avançou ainda mais com Pablo, como terceiro atacante, no lugar do jovem Léo Lisboa, e aproveitou a primeira descida da Chape no segundo tempo para armar o contragolpe fatal.
Em jogada toda armada pelo trio ofensivo, aos 17 minutos, Clayton tocou para Pablo na ponta, que cruzou para Marcão colocar no fundo da rede com categoria: de letra, entre as pernas do zagueiro. Foi seu quinto gol na competição.

Antes mesmo de a bola voltar a rolar, Jorginho colocou mais um atacante, Fabinho Alves, no lugar de Júnior Timbó. Em seguida o meia Zezinho ficou com a vaga do volante Diones, lançando o Verdão todo para frente em busca de ao menos um ponto. Mas o Figueirense não deixaria mais os três pontos escaparem.
 
Goiás vence o Bahia no embalo de Erik e com belo gol de falta à la R10
Atacante marca dois e comanda o Alviverde, que também se dá bem em cobrança de Thiago Mendes por baixo da barreira; Tricolor se complica
 
DESTAQUES DO JOGO
  • nome do jogo
    Erik
    Autor de dois gols, o jovem atacante quebrou jejum de quatro rodadas sem marcar, brilhou na vitória do Goiás e foi o destaque no Serra Dourada.
  • jejum de vitórias
    oito rodadas
    O Bahia não sabe o que é vencer na Série A desde 28 de setembro, quando bateu o Fla por 2 a 1. De lá para cá, obteve seis derrotas e dois empates.
  • estilo Ronaldinho
    Thiago Mendes
    Erik se destacaria sozinho, não fosse a esperteza do volante, que imitou R10 e marcou o terceiro do Goiás em bela falta cobrada por baixo da barreira.
A CRÔNICA
por Guilherme Gonçalves
49 comentários
Erik e Thiago Mendes roubaram a cena, e o Goiás venceu o Bahia por 3 a 0 neste domingo, no Serra Dourada, pela 33ª rodada da Série A do Brasileirão. Autor dos dois primeiros gols, o atacante voltou a marcar após quatro rodadas e abriu o caminho para a vitória, selada pelo volante, que fez o terceiro no estilo Ronaldinho Gaúcho: cobrança de falta por baixo da barreira.
Depois de duas derrotas amargas, para São Paulo e Fluminense, o Goiás faz as pazes com a vitória no Brasileirão e praticamente se livra da ameaça de rebaixamento. Em situação oposta, o Bahia amarga mais um revés, o terceiro consecutivo, e completa oito partidas sem ganhar.
Goiás e Bahia voltam a campo no próximo domingo, às 17h. Em décimo lugar, com 44 pontos, o Alviverde vai até Porto Alegre para enfrentar o Internacional no Beira-Rio. Afundado na 19ª posição, com 31, o Tricolor joga em casa e recebe o Corinthians na Fonte Nova.
Nivelado por baixo
Goiás e Bahia ditaram o primeiro tempo em ritmo lento. Calcado mais na paciência do que no ímpeto das equipes, o duelo começou sem grandes emoções. Com a condição de mandante, o Alviverde até teve maior posse de bola (56% contra 44%), mas não transformou essa leve superioridade em chances claras de gol.
Tanto que a melhor oportunidade ficou com o Tricolor. Aos 32 minutos, Guilherme Santos cruzou na área, e Rafael Miranda cabeceou na trave direita de Renan. Antes, o Goiás já havia chegado duas vezes com Erik, mas sem tanto perigo. Na jogada mais interessante, aos 20, o atacante arriscou uma bicicleta. O lance teve plástica, mas não chegou a assustar o goleiro Marcelo Lomba, que defendeu fácil.
Erik marca dois; Thiago Mendes imita R10
Na etapa final, a intensidade aumentou. O Goiás continuou com maior volume de jogo e se deu bem ao ser mais incisivo, com Thiago Mendes se aproximando mais dos homens de frente. Principalmente depois da entrada de Bruno Mineiro.
Além disso, brilhou a estrela de Erik. O atacante quebrou jejum de quatro jogos na Série A e voltou a marcar ao fazer os dois gols da vitória do Alviverde. O primeiro saiu aos 17 minutos, quando aproveitou vacilo da zaga do Bahia e completou com estilo. Aos 24, o garoto venceu a defesa na corrida, ficou cara a cara com Lomba, tirou do goleiro e fez o segundo. Ainda houve tempo para Thiago Mendes, aos 30, em falta à la Ronaldinho Gaúcho, ampliar: 3 a 0.

Herói, Kaká faz treino extra e vibra por Tricolor estar na luta por dois títulos

Poupado por Muricy Ramalho, meia entrou apenas no segundo tempo e fez o gol do triunfo por 2 a 1 sobre o Vitória. Depois, ele permaneceu em campo para correr

Por São Paulo
Kaka no Barradão (Foto: Carlos Augusto Ferrari/GloboEsporte.com)Kaká treina depois de vencer no Barradão
(Foto: Carlos Augusto Ferrari/GloboEsporte.com)
Autor do gol do triunfo do São Paulo sobre o Vitória, neste domingo, em Salvador, Kaká entrou em campo apenas no segundo tempo. Suficiente para ele salvar o Tricolor, com ajuda importante de Luis Fabiano e Rogério Ceni. Após o apito final, o meia ainda ficou no gramado do Barradão para treinar. Ele correu sob a supervisão do preparador física Zé Mario.
Contratado no meio da temporada e um dos responsáveis pela arrancada do Tricolor na briga pelo título brasileiro, o camisa 8 comemorou ambiente criado no elenco.
- O ambiente que foi criado nesse grupo é esse. E isso (comemoração efusiva pela vitória) é o que comprova. Passar por esses momentos de dificuldade junto ajuda o time a crescer - disse.
Kaká gol São Paulo x Vitória (Foto: Getty Images)Kaká comemora o gol que deu a vitória ao São Paulo no Barradão (Foto: Getty Images)

 Na vice-liderança do Campeonato Brasileiro, o São Paulo segue na cola do líder Cruzeiro. E mais: está na semifinal da Copa Sul-Americana. A chance real de brigar por dois título empolga.

- Estamos brigando pelas duas competições. Parabéns para esse grupo. Esse final de jogo mostra o quanto estamos fortalecidos. Ter rodada o time hoje, mostra que temos um elenco forte e é isso que vai nos levar até o final da temporada - acrescentou Kaká.
O São Paulo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira, às 22h, para encarar o Internacional, no Morumbi, em jogo antecipado da 35ª rodada.

Com barba à la Lebron, Neymar é o primeiro a se apresentar à Seleção

Jogador chega com visual diferente a Istambul, lamenta pouco tempo com a família e fala dos novatos que foram chamados pela primeira vez pelo treinador Dunga

Por Istambul, Turquia
O atacante Neymar foi o primeiro jogador a se apresentar à seleção brasileira em Istambul. Com um estilo diferente, uma barba à la LeBron James, astro da NBA e do Cleveland Cavaliers, o jogador foi assediado pelos jornalistas e foi conduzido pelo saguão do hotel por uma dezena de seguranças.
- Eles (a CBF) programaram (ser o primeiro a se apresentar). Perdi um dia de folga com a família, mas fazer o que, né? A barba acabou ficando, cresceu e deixei.
Neymar Turquia Seleção Brasil (Foto: Bruno Domingos / Mowa Press)Com visual novo Neymar foi primeiro jogador da Seleção a chegar à Turquia (Foto: Bruno Domingos / Mowa Press)

Apesar das muitas caras novas na lista de convocados por Dunga, entres eles os atacantes Roberto Firmino e Luiz Adriano, Neymar afirmou que o treinador saberá montar a equipe para os próximos compromissos da Seleção.
- Vamos trabalhar, ver o que o Dunga vai passar para fazermos o melhor possível.
Sobre conhecer os lugares que atua com o Barcelona e com a Seleção, o jogador brincou com os jornalistas.
- Difícil conhecer os lugares que vamos. Costumo dizer aos meus amigos que conheço o aeroporto e o hotel. Tenho que esperar as férias.
Além de Neymar, outros nove jogadores se juntaram ao grupo canarinho em Istambul, local do confronto contra a Turquia, na próxima quarta-feira, às 16h30 (de Brasília), no estádio de propriedade do Fenerbahçe. Fred, Luiz Adriano, Douglas Costa, Oscar, Filipe Luís, Willian, Fernandinho, Philippe Coutinho e Roberto Firmino já estão na cidade turca.
Neymar Turquia Seleção Brasil (Foto: Bruno Domingos / Mowa Press)Neymar já está em Istambul para jogo do Brasil contra a Turquia na quarta-feira (Foto: Bruno Domingos / Mowa Press)

Apenas o voo com o auxiliar pontual, o ex-jogador Oscar Bernadi, teve um atraso em Londres por conta de um problema técnico. Ao lado de outros membros da comissão técnica, ele precisou trocar de aeronave e a chegada a Istambul atrasou quase três horas.
O restante dos jogadores chamados por Dunga se apresenta nesta segunda-feira. Por volta das 14h (10h, de Brasília), os goleiros Neto e Rafael Cabral serão os primeiros a se juntar ao grupo. Em seguida, os atletas que atuam na França. O grupo estará completo apenas no início da noite. O primeiro treino não terá a participação dos 23 convocados.
A primeira atividade comandada por Dunga será realizada no centro de treinamento do Fenerbahçe, próximo ao estádio onde será realizada a partida. O local fica no lado oriental da cidade de Istambul.
O confronto entre Brasil e Turquia será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GloboEsporte.com. O site também acompanha o duelo em Tempo Real.

Luxa detona time do Flamengo: "Saio bem bravo, ficamos de frescura"

Técnico ignora erro da arbitragem no gol de empate do Sport e reclama de toques laterais e postura displicente do time

Por Recife

O técnico Vanderlei Luxemburgo, embora já tenha considerado seu time fora da zona incômoda que batizou de confusão, deixou a Arena Pernambuco enfurecido com o empate por 2 a 2 com o Sport, cedido aos 46 minutos do segundo tempo (confira os melhores momentos no vídeo ao lado). A postura flamenguista, segundo ele, foi o principal motivo de sua ira.
- Saio daqui bem bravo. Talvez seja o dia que saio mais bravo de um jogo de futebol. O Sport estava entregue, sabia que tinha perdido o jogo, e ficamos de frescura. Toquinho para o lado, para outro. Temos que matar no futebol. Bola do goleiro, teve uma falta, e o Sport é um time de tradição. O time ficou de bunda para o lado, para o outro... O gol deles estava impedido? Não me interessa. Isso é problema do árbitro. O que me incomoda foi o comportamento, a maneira displicente e sem responsabilidade como jogamos os minutos finais. Tocamos bola no nosso campo.

Com 44 pontos, o Flamengo é o 10º colocado do Campeonato Brasileiro. O time volta a campo no próximo domingo, às 17h, no Maracanã, pela 34ª rodada.


Luxemburgo Flamengo x Sport (Foto: Getty Images)Luxemburgo ficou na bronca com o empate (Foto: Getty Images)
Confira a entrevista completa:

Avaliação para 2015

- Não tem nada a ver. Estou falando do que aconteceu no jogo. O que estou analisando são três meses e meio de trabalho. O comportamento hoje foi o pior que tive. Empatamos com o Palmeiras, mas o Palmeiras teve mérito. Perdemos para o Atlético-MG, que é uma grande equipe. Mas hoje fizemos coisas que o futebol não perdoa, bunda para um lado, bunda para o outro.

Bronca no elenco

- Não pode isso. É desnecessário. Time que quer alguma coisa... Abrimos 10 pontos da confusão? Tudo bem, mas não pode ter esse comportamento. Tem que ser contundente, agredir o adversário, sair da defesa, mas tem coisa que não funciona.

Fla fora da confusão?

- Te garanto que estamos fora. Vi os confrontos, são dez pontos de diferença em 15 para disputar. Esse não é o problema. São seis jogos que poderíamos terminar... Seria uma oportunidade boa de terminar bem depois da desclassificação. Jogamos bem.

Ressaca do jogo com o Galo

- Nada a ver. Trabalhamos bem isso, conversamos bastante, mostrei o que aconteceu. Falaram de erro do Luxemburgo que botou o Bebeto (Mattheus) para jogar, crucificaram. Continuo falando que acertei, quando tem um jogador de talento e o prepara para utilizar no jogo você acerta, não erra. O time estava certinho em campo, bem postado, mas começou a tocar bola sem produtividade.

Substituições

- Fica sempre no "se". Se faz isso, se faz aquilo... Mantive o time como já jogou muitas vezes. Falou também contra o Atlético-MG, se eu colocasse o Muralha e perdesse de quatro?

Postura no fim do jogo

- O time jogou bem, mas os dez minutos finais foi de um time soberbo, que vira a bunda para o lado, não agride o adversário. O Sport estava morto no jogo. Falta desnecessária, gol, e o time deles veio para cima. Não gostei do comportamento. A equipe tem que ser mais objetiva, saber o que quer. É o pior jogo desde que voltei ao Flamengo pelo que o time demonstrou em campo. O time vinha bem, dominou o Sport, mas os dez minutos finais foram terríveis.

Planejamento para 2015

- A filosofia de trabalho deve ser mantida. A partir disso, montamos o grupo. Estamos conversando há bastante tempo sobre isso, temos algumas reuniões, estamos caminhando. Há algumas situações já caminhadas e tem tudo para o Flamengo disputar entre os cinco melhores times do futebol brasileiro no ano que vem.

Base mantida para 2015

- Saio bravo do jogo porque estou criando uma situação para o futuro. Temos que criar um perfil de equipe no ano que vem. Esse perfil que eu vi hoje não serve. Não tem como não chegar aqui e não cobrar dos jogadores. Vi uma soberba desnecessária. Temos uma base que vai servir muito para frente, mas, acima de tudo, quero buscar um perfil de jogador para estarmos entre os cinco melhores do país no ano que vem.

Espírito vencedor para 2015

- Conquistamos um campeonato. Nosso campeonato era sair da confusão. O que aconteceu no jogo não serve. Para o Flamengo buscar algo maior, tem que mudar o comportamento. Isso que temos que trabalhar.
Goiás vence o Bahia no embalo de Erik e com belo gol de falta à la R10
Atacante marca dois e comanda o Alviverde, que também se dá bem em cobrança de Thiago Mendes por baixo da barreira; Tricolor se complica
 
DESTAQUES DO JOGO
  • nome do jogo
    Erik
    Autor de dois gols, o jovem atacante quebrou jejum de quatro rodadas sem marcar, brilhou na vitória do Goiás e foi o destaque no Serra Dourada.
  • jejum de vitórias
    oito rodadas
    O Bahia não sabe o que é vencer na Série A desde 28 de setembro, quando bateu o Fla por 2 a 1. De lá para cá, obteve seis derrotas e dois empates.
  • estilo Ronaldinho
    Thiago Mendes
    Erik se destacaria sozinho, não fosse a esperteza do volante, que imitou R10 e marcou o terceiro do Goiás em bela falta cobrada por baixo da barreira.
A CRÔNICA
por Guilherme Gonçalves
48 comentários
Erik e Thiago Mendes roubaram a cena, e o Goiás venceu o Bahia por 3 a 0 neste domingo, no Serra Dourada, pela 33ª rodada da Série A do Brasileirão. Autor dos dois primeiros gols, o atacante voltou a marcar após quatro rodadas e abriu o caminho para a vitória, selada pelo volante, que fez o terceiro no estilo Ronaldinho Gaúcho: cobrança de falta por baixo da barreira.
Depois de duas derrotas amargas, para São Paulo e Fluminense, o Goiás faz as pazes com a vitória no Brasileirão e praticamente se livra da ameaça de rebaixamento. Em situação oposta, o Bahia amarga mais um revés, o terceiro consecutivo, e completa oito partidas sem ganhar.
Goiás e Bahia voltam a campo no próximo domingo, às 17h. Em décimo lugar, com 44 pontos, o Alviverde vai até Porto Alegre para enfrentar o Internacional no Beira-Rio. Afundado na 19ª posição, com 31, o Tricolor joga em casa e recebe o Corinthians na Fonte Nova.
Nivelado por baixo
Goiás e Bahia ditaram o primeiro tempo em ritmo lento. Calcado mais na paciência do que no ímpeto das equipes, o duelo começou sem grandes emoções. Com a condição de mandante, o Alviverde até teve maior posse de bola (56% contra 44%), mas não transformou essa leve superioridade em chances claras de gol.
Tanto que a melhor oportunidade ficou com o Tricolor. Aos 32 minutos, Guilherme Santos cruzou na área, e Rafael Miranda cabeceou na trave direita de Renan. Antes, o Goiás já havia chegado duas vezes com Erik, mas sem tanto perigo. Na jogada mais interessante, aos 20, o atacante arriscou uma bicicleta. O lance teve plástica, mas não chegou a assustar o goleiro Marcelo Lomba, que defendeu fácil.
Erik marca dois; Thiago Mendes imita R10
Na etapa final, a intensidade aumentou. O Goiás continuou com maior volume de jogo e se deu bem ao ser mais incisivo, com Thiago Mendes se aproximando mais dos homens de frente. Principalmente depois da entrada de Bruno Mineiro.
Além disso, brilhou a estrela de Erik. O atacante quebrou jejum de quatro jogos na Série A e voltou a marcar ao fazer os dois gols da vitória do Alviverde. O primeiro saiu aos 17 minutos, quando aproveitou vacilo da zaga do Bahia e completou com estilo. Aos 24, o garoto venceu a defesa na corrida, ficou cara a cara com Lomba, tirou do goleiro e fez o segundo. Ainda houve tempo para Thiago Mendes, aos 30, em falta à la Ronaldinho Gaúcho, ampliar: 3 a 0.
 

De aniversário, Felipão vê goleada em Gre-Nal como o "ápice da carreira"

Treinador revela que mudou time após conversa no sábado, dedica triunfo a Koff e avisa que pediu respeito na comemoração: "Sei o que é ser respeitado numa derrota"

Por Porto Alegre
 
Luiz Felipe Scolari completou 66 anos neste domingo. Uma idade suficiente para ter visto quase tudo na vida. Quase. Mesmo com conquistas do quilate de Libertadores e Copa do Mundo, o treinador do Grêmio encarou o 4 a 1 aplicado pelo Grêmio sobre o Inter no Gre-Nal deste domingo, pela 33ª rodada do Brasileirão, como o "ápice da carreira".
- Foi o ápice, a coroação de uma carreira, que eu nunca achei que ia acontecer, vencer um Gre-Nal pelo Grêmio, o time do meu coração, no meu aniversário, e ainda por 4 a 1. Eu devolvo ao Grêmio a possibilidade de eles acreditarem no trabalho que está sendo feito - afirmou, na sala de conferências da Arena.
Emocionado com o contexto da vitória, diante de um jejum de mais de dois anos em Gre-Nais despedaçado, Felipão tratou de dedicar a vitória a Fábio Koff, o presidente mais vitorioso da história do clube e que ainda não havia vencido clássicos em seu atual mandato:
- Fico feliz de ter ganho por 4 a 1 porque era o último jogo do Dr. Fábio e poderia devolver o 4 a 1 que recebeu. Pode ficar tranquilo, Dr. Koff, fizemos a nossa parte.
Felipão Scolari Grêmio x Internacional (Foto: Getty Images)Felipão orienta time no Gre-Nal 403, na Arena (Foto: Getty Images)
Coube espaço até a uma revelação. Felipão disse que escalaria Alan Ruiz, que entrou no segundo tempo e fez dois gols, como titular. Resolveu mudar o time após conversar com o grupo no sábado à noite, assustado que ficou com a atuação no treino de sexta-feira.
- Eu penso, não porque a vitória aconteceu dessa forma, ela começou a ser construída com o trabalho. Foi concluída na véspera do jogo, com péssimo treino, horrível. Aí comecei a raciocinar com o Inter. Se a gente ia jogar com três jogadores no ataque, mais o Barcos, se não correríamos muitos riscos. Colocamos isso no sábado à noite e houve uma intervenção muito boa deles, até de quem não ia jogar.
Por fim, o treinador disse que tentou frear a empolgação que quase virou declarada provocação aos rivais, após o 4 a 1. Numa referência velada ao 7 a 1 que tomara pela Seleção na Copa do Mundo há quatro meses, disse que é preciso saber respeitar o oponente castigado.
- Os atletas comportaram-se muito bem. Peço desculpas se houve ânimos exaltados após o 4 a 1. Sei o que é ser respeitado numa derrota. Sei como é. Por isso, pedi para eles se acalmarem.
Felipão, Scolari e Dalessandro, Grêmio x Internacional (Foto: Marcos Cunha / Ag. Estado)Felipão com D'Alessandro no Gre-Nal (Foto: Marcos Cunha / Ag. Estado)
Com dupla inspirada, Corinthians vence o Santos e se aproxima do G-4
Guerrero e Renato Augusto se destacam em vitória por 1 a 0, que só não foi maior graças a Aranha. Timão, agora, tem a mesma pontuação do 3º
 
DESTAQUES DO JOGO
  • vantagem
    18 vitórias
    Antes do clássico deste domingo, Santos e Corinthians tinham 17 vitórias cada um, além de 17 empates em duelos pelo Brasileiro. Timão está à frente.
  • deu errado
    dois meias
    Serginho foi escalado ao lado de Lucas Lima, mas não conseguiu ajudar muito na armação e foi substituído por um atacante (Damião) no intervalo.
  • na arena
    invicto
    Corinthians termina o Brasileirão com 100% de aproveitamento contra rivais em seu estádio: venceu Palmeiras, São Paulo e Santos na nova casa.
A CRÔNICA
por Alexandre Lozetti
320 comentários
O Corinthians tem 41 gols no Campeonato Brasileiro. Paolo Guerrero tem 10. A equipe está firme em busca de uma vaga na Libertadores do ano que vem graças ao peruano. Sem novidades, foi o atacante quem marcou na vitória por 1 a 0 sobre o Santos. Ele e Renato Augusto infernizaram a defesa adversária, e o placar só não foi mais largo por conta do excelente segundo tempo do goleiro Aranha. Foi o terceiro clássico na Arena Corinthians, o terceiro com gol de Guerrero - ele já havia marcado contra São Paulo e Palmeiras.
A cinco rodadas do fim, o Timão é o quinto, tem os mesmos 57 pontos de Grêmio e Atlético-MG, mas uma vitória a menos. Como o título da Copa do Brasil também vale uma vaga na Libertadores, e os finalistas são Galo e Cruzeiro, o fato de ambos estarem no G-4 amplia o limite de classificação até a quinta posição. Portanto, na atual tabela, o Corinthians estaria no torneio. O Peixe se mantém em oitavo, longe de qualquer disputa e já sem risco algum de sofrer com a ameaça do rebaixamento.
Malcom Corinthians x Santos (Foto: Getty Images)Malcom e Caju, em disputa de bola no clássico na Arena Corinthians (Foto: Getty Images)
O jogo
O Santos tentou imprimir a filosofia de sair jogando, sem chutões. Bonito no papel, mas feio na prática quando Bruno Uvini recebeu bola marcado, perdeu, foi driblado e viu Renato Augusto encontrar Guerrero livre para fazer 1 a 0.
Na tentativa do empate, os visitantes tocaram pra lá, pra cá, mas penetrar a área corintiana foi um parto. O time de Mano Menezes foi mais prático. Se o primeiro tempo foi pobre de emoção, o segundo foi protagonizado por insistente duelo entre a talentosa dupla do Timão contra Aranha.
Com um curativo mais largo na testa, fruto de choque com Victor Ferraz, e futuro alvo de beijinhos da namorada Barbara Evans, que compareceu à Arena Corinthians, o peruano se destacou ainda mais. Não foi apenas um centroavante. Ganhou todas no corpo, abriu espaços, e teve duas chances muito semelhantes. Em ambas, Renato Augusto chutou, Aranha defendeu e o rebote caiu nos seus pés. Na primeira, o zagueiro impediu a finalização. Na segunda, o goleiro operou milagre.
Enderson Moreira trocou Serginho por Leandro Damião no intervalo. O Santos foi ainda pior. No início, até conseguiu frequentar a área com mais assiduidade, mas depois viveu de uma chance isolada, que Gabriel desperdiçou. Os erros no lado esquerdo de sua defesa chamaram atenção, e não foram corrigidos.
A equipe pediu pênalti quando Bruno Uvini chutou e a bola explodiu no cotovelo de Guerrero, que recolheu o braço para próximo do corpo. O árbitro Vinícius Furlan deixou o jogo seguir.
No próximo domingo, o Timão visitará o Bahia, ameaçadíssimo pelo rebaixamento, enquanto o Santos receberá o líder Cruzeiro na Vila Belmiro.
Guerrero gol Corinthians (Foto: Getty Images)Guerrero comemora gol do Corinthians (Foto: Getty Images)
 
Líder Cruzeiro leva gol no início, mas vira e derrota o lanterna Criciúma
Ex-cruzeirense Lucca abre o placar no Mineirão; Marcelo Moreno, Ricardo Goulart e Willian marcam para a Raposa. Time de SC segue na lanterna
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • foi bem
    Bruno
    O goleiro do Criciúma foi o destaque do jogo. Com defesas seguras e de tirar o fôlego, foi  barreira no primeiro tempo e não teve culpa em nenhum dos gols
  • destaque
    Moreno
    O vice-artilheiro do Brasileiro saiu do banco e, em cinco minutos, mostrou por que é um dos jogadores mais importantes: foi dele o gol de empate.
  • como fica?
    Cinco na frente
    A vitória de virada em cima do lanterna foi importante. Afinal, o líder conseguiu manter os cinco pontos à frente do São Paulo, que também venceu neste domingo..
A CRÔNICA
por Marco Antônio Astoni
217 comentários
Jogo entre líder e lanterna. Vitória fácil do primeiro colocado, poderia prever qualquer pessoa. Mas não foi assim na noite deste domingo no Mineirão. O Cruzeiro levou um susto no início da partida e só conseguiu se recuperar dele no segundo tempo, quando fez três gols e derrotou o último colocado Criciúma. Lucca abriu o placar para o visitante; Marcelo Moreno, Ricardo Goulart e Willian marcaram para os donos da casa, que seguem com vantagem de cinco pontos em relação ao vice-líder, o São Paulo.
Na próxima rodada, o Criciúma recebe o Grêmio, no Heriberto Hülse, em Criciúma. O jogo será sábado, às 19h30 (de Brasília). O Cruzeiro enfrenta o Santos domingo, às 17h, na Vila Belmiro. Antes, porém, faz o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, quarta-feira, às 22h, no Independência, em Belo Horizonte.
O lanterna Criciúma não se assustou com o líder Cruzeiro. Tampouco com os mais de 30 mil torcedores que compareceram ao Mineirão: nem bem a bola rolou, o Tigre abriu o placar. Aos dois minutos, o goleiro Bruno deu um chutão para frente, Cléber Santana desviou de cabeça, Bruno Rodrigo falhou feio e Lucca, cara a cara com Fábio, não perdoou.

O Cruzeiro não se abateu com o gol sofrido e se mandou para o ataque. A pressão para cima do Criciúma foi intensa, e o goleiro Bruno se destacou com pelo menos cinco grandes defesas. Mesmo variando as jogadas ofensivas, a Raposa não conseguia o empate, parte pelos méritos da defesa adversária e, também, pelo nervosismo e afobação que demonstrava.

Os catarinenses conseguiram segurar o resultado até o fim do primeiro tempo, mesmo com os mineiros tendo mais posse de bola (64% a 36%), maior número de finalizações (12 a 2) e de escanteios a favor (5 a 1).

Virada empolgante

A bola rolou no segundo tempo e, logo de cara, foi fácil perceber que o panorama do jogo seria o mesmo da etapa inicial. O Criciúma mantinha todo o time atrás da linha da bola, enquanto o Cruzeiro atacava com praticamente todos os jogadores de linha. O Tigre resistiu enquanto pôde, mas, com tamanha pressão, a Raposa conseguiu a virada.

Aos 13 minutos, Marcelo Moreno, que entrara na partida, aproveitou rebote de Bruno após cobrança de falta de Nilton e empatou o jogo. Cinco minutos depois, Ricardo Goulart fez o segundo, soltando a bomba depois de um escanteio.

O jogo continuou disputado em alta velocidade após a virada cruzeirense. A postura do Criciúma em campo foi que mudou, obviamente. O Tigre se mandou para o ataque e esteve perto de empatar o jogo em alguns lances, inclusive com uma bola na trave, chutada por Maurinho.

O sufoco da torcida cruzeirense só terminou de vez aos 43 minutos, quando Willian marcou o terceiro, concluindo bela jogada de Moreno e Goulart. O líder sofreu diante do lanterna, mas deixou o campo vitorioso e embalado para uma das decisões mais importantes de sua história, contra o rival Atlético-MG, pela Copa do Brasil.

Pódio, carinho e invasão: 3º lugar com "sabor de vitória" para Massa e torcida

Ciente da superioridade das Mercedes, torcedores brasileiros valorizam resultado do piloto da Williams em domingo de erros, superação e fortes emoções em Interlagos

Por São Paulo
massa interlagos 9/11 (Foto: Getty Images)Felipe Massa manda beijos para a torcida no pódio do GP do Brasil (Foto: Getty Images)
A máxima de que “brasileiro só se importa com vitória” caiu por terra no GP do Brasil deste domingo. Ao mesmo tempo que se empolgava com a força da Williams de Felipe Massa, a torcida que encheu as arquibancadas de Interlagos sabia que não era possível superar as quase imbatíveis Mercedes. Cientes de que um triunfo só seria viável em caso de uma improvável batida entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton, os torcedores abraçaram o piloto da casa e assimilaram que o terceiro lugar era como uma vitória.
Torcida comemora pódio de Felipe Massa no GP do Brasil (Foto: AP)Torcida comemora pódio de Felipe Massa no GP do Brasil (Foto: AP)


a corrida
Em um domingo de fortes emoções, antes de subir ao pódio, o brasileiro de 33 anos precisou superar alguns imprevistos. Primeiro excedeu o limite de velocidade no pit lane e precisou pagar uma penalização de 5 segundos cumprida na parada seguinte. No terceiro pit stop, se confundiu e entrou nos boxes da McLaren: “A posição mudou e confundi o prata com o branco por causa do sol”, justificou. Mas com um ritmo forte e constante, Felipe superou as dificuldades para cruzar a linha de chegada em terceiro.
- Foi como uma vitória. Eu não tinha carro para lutar contra a Mercedes. A torcida entendeu isso e mostrou que o torcedor brasileiro evoluiu e me deu essa grande emoção - disse o brasileiro.
GP Brasil Fórmula 1 - Felipe Massa (Foto: EFE)Felipe Massa em ação no GP do Brasil (Foto: EFE)

a família
Daí em diante, só festa. Ao sair do carro, nem pensou em tirar o capacete. Deu um abraço apertado no pai Titônio e correu na direção da mãe Ana Elena, da esposa Raffaela e do filho Felipinho, que celebravam na grade.
Felipe Massa abraça a esposa Raffaela e o filho Felipinho após GP do Brasil (Foto: EFE)Felipe Massa abraça a esposa Raffaela e o filho Felipinho após GP do Brasil (Foto: EFE)
Todos eles, em conjunto com o irmão Dudu, por sinal, mereceram ser pole na comemoração. Porto seguro do piloto, eles o acompanharam durante toda a semana, dando o carinho e a segurança necessários para que ele entrasse relaxado na pista. "Foi como uma vitória. As Mercedes eram muito mais rápidas. O que dava para fazer ele vez. E graças a Deus deu tudo certo", disse a esposa. Em seguida, foi a vez de celebrar com a equipe. Em seu primeiro GP do Brasil com a Williams, Massa se mostrou tão à vontade no time, que parecia que vestia o azul e branco há anos.
Dudu, Raffaela, Felipinho e Titônio comemoram pódio de Felipe Massa (Foto: Reuters)Dudu, Raffaela, Felipinho e Titônio comemoram pódio de Felipe Massa (Foto: Reuters)


o pódio
Depois, foi a vez de subir ao pódio para estourar o champanhe e receber o troféu e o reconhecimento de um público que viveu ao longo dos últimos anos uma história de amor e ódio com seu representante na Fórmula 1. Durante a cerimônia de premiação, quebrou o protocolo da FIA ao ser entrevistado por Nelson Piquet, para poder retribuir o carinho na mesma língua de seus admiradores. “Agora vou falar português, porque estou cansado desse inglês daqui”. Em seguida, agradeceu o carinho e dedicou o pódio aos fãs.
Felipe Massa quebra protocolo durante entrevista para Nelson Piquet no pódio do GP do Brasil (Foto: Getty Images)Felipe Massa quebra protocolo durante entrevista para Nelson Piquet no pódio do GP do Brasil (Foto: Getty Images)



a invasão
Em uma festa digna dos tempos de Ayrton Senna, os fãs entoaram o cântico “Olê olê olê olá, Massa, Massa” e invadiram a pista para loucura dos seguranças. Nada que estragasse a celebração. Muito pelo contrário.  O jeitinho brasileiro, dessa vez no melhor dos sentidos, deu um colorido especial ao domingo em que a torcida tupiniquim matou a saudade da Fórmula 1.
Torcedores invadem Interlagos GP Brasil de Fórmula 1, F1 (Foto: AP)Torcedores invadem circuito de Interlagos para conferir pódio do GP do Brasil mais de perto (Foto: AP)


os amigos
Deu entrevistas, esbanjou bom humor na coletiva de imprensa e retornou aos boxes da Williams. Horas depois, já de roupa trocada. Recebeu os amigos no paddock. “Onde vai ser o chope de comemoração?”, perguntou um deles. Nada mais justo. É dia de celebrar.
Amigos parabenizam Felipe Massa após o GP do Brasil deste domingo (Foto: Felipe Siqueira)Amigos parabenizam Felipe Massa após o GP do Brasil deste domingo (Foto: Felipe Siqueira)

Político nigeriano anuncia amistoso com Brasil em estádio de R$ 240 mi

De acordo com governador de Akwa Ibom, Seleção de Dunga enfrentará a Nigéria no dia 29 de março de 2015 com todas as estrelas: "Incluindo o astro Neymar, do Barça"

Por Rio de Janeiro
A CBF ainda não confirmou nenhum amistoso do Brasil em 2015, mas um político nigeriano afirmou neste sábado que o time de Dunga entrará em campo contra a seleção do país no próximo dia 29 de março, no novo estádio de Akwa Ibom, em Uyo.
O anúncio foi feito pelo governador do estado de Akwa Ibom, Godswill Akpabio, durante a inauguração do estádio, que custou cerca de R$ 240 milhões, tem capacidade para 30 mil pessoas e foi inspirado no Soccer City, na África do Sul, e na Allianz Arena, na Alemanha.
- O Brasil virá completo com suas estrelas, incluindo o astro Neymar, do Barcelona - disse o político.
Na próxima quarta, o time de Dunga enfrenta a Turquia em Instambul, às 16h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do GloboEsporte.com, da TV Globo e do SporTV. A última partida do ano será contra a Áustria, dia 18, em Viena.
Estádio Akwa Ibom Stadium (Foto: AFP)O estádio Akwa Ibom foi construído por cerca de R$ 240 milhões e tem capacidade para 30 mil pessoas (Foto: AFP)

Estádio Akwa Ibom Stadium (Foto: AFP)A fachada é inspirada no Soccer City (África do Sul) e na Allianz Arena (Alemanha) (Foto: AFP)

Torcida toma frente do Majestoso para saudar heróis do acesso da Ponte

Com direito a rojões e cânticos de provocação ao rival, "macacos" fazem muita festa e marcam presença no Moisés Lucarelli para receber de braços abertos os jogadores

Por Campinas, SP
Como era de se esperar, a festa da torcida pontepretana não ficou restrita apenas aos arredores do Nabi Abi Chedi, em Bragança Paulista, palco da vitória da Macaca por 2 a 0 sobre o Bragantino. Extasiados e com muito pique para comemorar o acesso, quase dois mil torcedores foram ao Majestoso celebrar o retorno da Ponte Preta à Série A do Brasileiro e receber os jogadores.
TORCEDORES DA PONTE PRETA RECEPCIONAM TIME NA CHEGADA AO MAJESTOSO (Foto: Marcos Ribolli)Quase dois mil pontepretanos receberam o ônibus do time no Majestoso (Foto: Marcos Ribolli)

Os torcedores foram chegando aos poucos, mas não demoraram muito para fazer da entrada do Moisés Lucarelli uma extensão das arquibancadas do Nabi Abi Chedid. Nas proximidades do local, não faltaram carros, que, com bandeiras da Macaca, foram responsáveis por um barulho quase ensurdecedor vindo das buzinas.
Com direito a rojões, faixas, bandeiras e cânticos de provocação ao rival Guarani, o público formado pelas mais variadas idades tornou o local o mais festivo possível. A festa, que já tinha um clima de êxtase total, ficou completa após a torcida notar a presença do "Gorilão" chegando ao Majestoso. Mesmo sem descer do veículo, que estava decorado com a letra A, colada em esparadrapo em alusão à Série A, os jogadores interagiram pelas janelas com os "macacos", que não se contiveram e receberam os atletas aos gritos de "a macacada voltou". Dos nomes dos jogadores, o goleiro e capitão Roberto foi o mais exaltado. Guto Ferreira, no primeiro banco, não escondia a empolgação. Com as mãos, fazia sinal de levantar um troféu e mostrava que faltam quatro jogos para o tão sonhado título.
TORCEDORES DA PONTE PRETA RECEPCIONAM TIME NA CHEGADA AO MAJESTOSO (Foto: Marcos Ribolli)Guto Ferreira era um dos mais empolgados com a festa da torcida no Majestoso (Foto: Marcos Ribolli)

Nos braços da torcida e com muita dificuldade para se locomover, o ônibus demorou aproximadamente 30 minutos para deixar as dependências do Majestoso e seguir o rumo da comemoração dos jogadores e da delegação. Quando o fez, a torcida foi, aos poucos, se dispersando do local.
Inicialmente, o plano da diretoria alvinegra era sair de Bragança Paulista e levar jogadores e comissão técnica direto para uma churrascaria da região para a festa da comemoração. De última hora, porém, os diretores mudaram de ideia e, como forma de retribuição à torcida que mais uma vez fez a Ponte Preta se sentir em casa, colocaram o Majestoso como parada obrigatória para a festa ficar completa.
TORCEDORES DA PONTE PRETA RECEPCIONAM TIME NA CHEGADA AO MAJESTOSO (Foto: Marcos Ribolli)Festa da torcida da Ponte fica completa com a chegada do Gorilão no Majestoso (Foto: Marcos Ribolli)

Após "jogo sofrido", Joel elogia o ABC e avisa: "Bem perto do que queremos"

Treinador cruz-maltino afirma que Vasco não deu oportunidades ao adversário na etapa final e projeta que mais duas vitórias devem garantir acesso à Série A

Por Rio de Janeiro
Vitória sofrida, casa cheia e mais três pontos na tabela. Apesar da atuação irregular, o Vasco deixou o Maracanã com motivos para comemorar. O triunfo por 1 a 0 sobre o ABC na tarde deste sábado (veja os melhores momentos no vídeo abaixo), gol de pênalti de Douglas, levou o Cruz-Maltino aos 59 pontos na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe se manteve na terceira posição, mas viu a vantagem sobre o quinto colocado (Atlético-GO) subir para seis pontos. Nas palavras do técnico Joel Santana, falta pouco para alcançar o objetivo de voltar à elite do futebol brasileiro. Mais precisamente duas vitórias.


- Jogo sofrido, difícil. Adversário difícil que nos eliminou da Copa do Brasil, difícil de ser batido. Jogo de sofrimento, forçamos e fizemos o gol. No segundo tempo eles jogaram por uma bola, e não demos oportunidades. Começaram agredindo com um cara grandão, depois com um cara de velocidade. De qualquer forma acho que a vitória foi boa em momento difícil. Estamos na nossa caminhada bem perto daquilo que queremos. Ainda não chegamos, mas estamos bem perto de chegar. Acho que com mais duas vitórias deve dar para garantir o acesso - disse Joel.
Após a vitória, o elenco vascaíno folga neste domingo e se reapresenta na próxima segunda-feira, no CFZ. O Vasco volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Ceará, às 16h20 (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza.
Joel, Vasco x ABC (Foto: Marcelo Sádio / vasco.com.br)Joel observa o Vasco (Foto: Marcelo Sádio / vasco.com.br)
Confira a entrevista do treinador:
Reencontro com a vitória

É uma competição muito longa. Nosso time oscilou muito durante ela. Só dormiu na liderança uma vez, perdeu jogos infantis, tomou gols bobos... Quem chega como eu, há apenas dois meses, tem que conhecer muito bem o elenco e suas limitações. Temos exemplos fortes no futebol brasileiro. Falam muito sobre jogar para a frente e vem acontecendo certas coisas, não gosto de falar desgraças. É uma palavra muito forte. Prefiro dissabores. Seja na Libertadores, em Mundiais... Não quero nem falar da Copa do Mundo para não ficar pragmático. Tem um determinado momento que o time precisa vencer. O que marca é o resultado final. Eles souberam bloquear o jogo. Botamos o resultado, eles perderam um jogador expulso. Mesmo assim levaram perigo em duas oportunidades. É normal o relaxamento na postura e na marcação. Mas conseguimos vencer, fomos para 59 pontos e estamos perto de chegar na pontuação ideal. Faltam mais dois jogos em casa, dois fora de casa perigosos. Podemos definir o acesso em casa antes do último jogo. É o que estamos precisando.

Vila Nova e Icasa no Maracanã?

Não sou do marketing, não sei o que representou o lucro desse jogo para nós. Mas que estava bonito o Maracanã, estava. Quem não gosta de jogar assim? Com público grande, vibrando, cantando, às vezes até mesmo vaiando. O que passa com o torcedor se passa com o treinador. Todos queriam decidir o jogo logo, mas o gol não saía. Passa agonia de dentro para fora. Mas a festa foi bonita. Estávamos precisando disso. A torcida está de parabéns. Veio, acreditou e vencemos. Se a direção achar conveniente, seria ótimo.

Vitória para dar tranquilidade?

Desde que cheguei, não saímos do G-4. Oscilamos sim, mas no momento que achamos que o time iria disparar perdemos duas seguidas no Nordeste. Uma com gol no fim, outra jogando muito mal. Depois empatamos com o líder, um time que venceu hoje novamente e é muito perigoso. Logo depois jogamos com o Paraná e li no jornal que foi a melhor atuação deles no campeonato. Jogar contra o Vasco é diferente, como estar em uma loja de luxo e fazer a vitrine. É uma oportunidade. Acho que com mais duas vitórias deve dar para garantir o acesso.

Anderson Salles

Jogou bem, firme, seguro, bom na cabeça, ataca bem as bolas ofensivas e defensivas. E é rápido apesar de não ser muito alto. Zagueiro tem que ser rápido, conheço bem a posição. Anderson tem boa impulsão e fez uma estreia de gala. Não me lembro dele falhando. Tem muita personalidade. Se ele foi campeão paulista em uma equipe de médio porte não foi à toa. Mas é preciso mais jogos para podermos fazer uma avaliação melhor. Temos errado pouco nas nossas escolhas.

Douglas

Tem certas coisas que preciso trabalhar com números. Seja individualmente ou coletivamente. Ele pode ter seus defeitos, mas tem números bons. Se não é o primeiro no quesito, é o segundo. Uma série de situações importantes para um jogador que atua em um setor difícil do campo. E são poucos que se destacam ali. Se pegarmos as Série A, B, C e D, é difícil falar dez. A qualquer momento o Douglas pode resolver o jogo. Tem talento e qualidade. Não é rápido, mas sabe o que faz com a bola. Tem toque refinado. Se estiver no dia dele, vira festa. É um jogador que todos querem ter, para nós é muito importante. Tomara que ele siga fazendo seus golzinhos.

Pacotão da F-1: Massa é aclamado pela massa, e Nico tira recorde de Rubinho

Sábado em Interlagos tem festa da torcida para Felipe Massa, erro de Lewis Hamilton, Fernando Alonso cheio de mistério, novo recorde de Nico e muito mais... Confira!

Por São Paulo
Felipe Massa é aplaudido após conquistar terceiro lugar no treino em Interlagos (Foto: Beto Issa / Divulgação)Felipe Massa é aplaudido após conquistar terceiro lugar no treino em Interlagos (Foto: Beto Issa / Divulgação)

A Mercedes ainda parece difícil de ser batida, mas a Williams mostrou que tem consistência para brigar por um lugar no pódio no GP do Brasil. No classificatório disputado neste sábado, a equipe inglesa ocupou a segunda fila, com Felipe Massa em terceiro, à frente do companheiro Valtteri Bottas. Após o bom resultado, o brasileiro foi aclamado pela massa e caiu nas graças do público, que não economizou em aplausos e gritos. Mais rápido nos três treinos livres, Nico Rosberg manteve o desempenho inspirado e voltou a bater Lewis Hamilton na briga pelo primeiro lugar do grid, desta vez com direito à quebra do recorde de pole, que pertencia a Rubens Barrichello, marcado com a Ferrari em 2004.
A TV Globo abre a transmissão da corrida às 13h30 (de Brasília), com a participação especial de Felipe Nasr, confirmado como titular da Sauber na temporada 2015. A largada está marcada para as 14h, e o GloboEsporte.com acompanha todas as movimentações em Interlagos a partir das 8h30.
Confira os principais destaques do sábado a seguir:
Massa com a massa
A energia da torcida de Interlagos contagiou Felipe Massa. O brasileiro foi o piloto que conseguiu chegar mais perto das Mercedes de Nico Rosberg e Lewis Hamilton, com o terceiro melhor tempo no último treino livre, pela manhã, e na tomada oficial de tempos, na parte da tarde. Emocionado, o piloto da Williams agradeceu o carinho do público, que fazia questão de gritar e aplaudir quando o seu carro passava pela reta dos boxes. Por causa de um problema no carro nos minutos finais do treino, Massa voltou para a pista com o tráfego bastante intenso, o que o impediu de tentar melhorar ainda mais o tempo. De qualquer forma, o brasileiro está confiante na possibilidade de conquistar um pódio na corrida deste domingo.


alemão voador
O amplo pacote de reformas promovido em Interlagos, com o recapeamento da pista e as mudanças na entrada e saída dos boxes, permitiu que os pilotos voassem baixo nas atividades deste sábado. Inspirado, Nico aproveitou as ótimas condições do traçado paulista para explorar ao máximo a potência de sua Mercedes. Ao cravar a pole com 1m10s023, o alemão derrubou o recorde de tempo em classificatórios, que pertencia a Rubens Barrichello (1m10s646, em 2004, com a Ferrari). Vice-líder do campeonato, Nico precisa conquistar uma vitória para se manter forte na briga pelo título, que só será decidido na última etapa da temporada, em Abu Dhabi.


escorregão do líder
Apesar de sustentar 24 pontos de vantagem sobre Rosberg e precisar de apenas dois segundos lugares para garantir a taça de campeão, Hamilton faz questão de dizer que quer vencer as etapas restantes da temporada, Brasil e Abu Dhabi. Mas, até agora, o inglês não tem se saída muito bem na missão de desbancar o companheiro alemão em Interlagos. Graças a um erro na curva Bico de Pato, na reta final do Q3 (veja no vídeo), ele perdeu sua última chance de tentar abocanhar a pole position. Nesta temporada, Hamilton dá um banho em Rosberg na quantidade de vitórias (10 contra quatro), mas tem ampla desvantagem em relação às poles (sete contra 10).



festa pronta
O pódio do GP do Brasil já está pronto! E a decoração deste ano conta com a foto e a assinatura de todos os campeões mundiais da Fórmula 1, de Nino Farina, pioneiro a faturar a taça, em 1950, a Sebastian Vettel, atual tetracampeão. Outros ícones da categoria, como Juan Manuel Fangio, Jackie Stewart, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Alain Prost, Ayrton Senna e Michael Schumacher, também estão presentes na galeria de campeões do painel gigante.
Campeões da Fórmula 1 estampam painel de pódio do GP do Brasil em Interlagos (Foto: AP)Campeões da Fórmula 1 estampam painel de pódio do GP do Brasil em Interlagos (Foto: AP)




barbudo misterioso
Exibindo uma barba cheia em Interlagos, Fernando Alonso continua despistando a imprensa sobre o seu futuro na Fórmula 1. O espanhol provavelmente deve encerrar sua parceria de cinco anos com a Ferrari no fim desta temporada, mas ainda mantém mistério sobre seu destino em 2015. Algumas fontes dão como certa a contratação do bicampeão mundial pela McLaren, equipe com a qual disputou a temporada 2007. Mas ele foi categórico ao ser abordado neste sábado: "Não fico falando de futuro no paddock".
Fernando Alonso Brasil 8/11 (Foto: AFP)De barba cheia, Fernando Alonso afirma que não fica falando sobre futuro no paddock (Foto: AFP)


vips em interlagos
De campeões mundiais, ex-pilotos e personalidades de outros esportes, o vai e vem no paddock de Interlagos faz a alegria de fotógrafos e fãs. Entre os grandes ídolos que foram abordados neste sábado para distribuir autógrafos e posar para fotos, estão o bicampeão Emerson Fittipaldi, que também concedeu entrevistas para emissoras estrangeiras, o campeão Damon Hill e o surfista Mineirinho. Top da elite mundial do surfe, o brasileiro posou para foto com Felipe Massa e o filho do piloto, Felipinho, e bateu um papo com o tetracampeão Sebastian Vettel, que acabou com um inusitado convite ao alemão: "Vamos surfar em Pipeline?".
Mineirinho posa para foto com Felipe Massa e o filho do piloto, Felipinho (Foto: Reprodução)Mineirinho posa para foto com Felipe Massa e o filho do piloto, Felipinho (Foto: Divulgação)

Mineirinho posa em Interlagos entre Antonio Félix da Costa e Sebastian Vettel (Foto: Divulgação)Mineirinho posa em Interlagos entre Antonio Félix da Costa e Sebastian Vettel (Foto: Divulgação)
Emerson Fittipaldi Interlagos (Foto: Fred Sabino)Emerson Fittipaldi foi um dos ex-pilotos a circular por Interlagos neste sábado (Foto: Fred Sabino)















gafe do dia
Nico Rosberg agradeceu o apoio da torcida no GP do Brasil de Fórmula 1 (Foto: Reprodução/Facebook)Nico Rosberg agradeceu o apoio da torcida no GP do Brasil de Fórmula 1 (Reprodução/Facebook)
Poliglota, Nico Rosberg agradeceu o carinho da torcida em Interlagos, por meio das redes sociais. O alemão fala cinco línguas: alemão, italiano, francês, espanhol e tem melhorado cada vez mais o seu português. Mas as peculiaridades da língua portuguesa ainda desafiam o piloto, que cometeu uma gafe ao escrever em seu perfil no Facebook. Ele escreveu "obrigada", em vez de optar pela variação masculina. O piloto da Mercedes também aproveitou para elogiar o desempenho do "dono da casa", Felipe Massa, no treino classificatório.
Bem-humorado, o pole position da corrida deste domingo ainda pediu a torcida dos fãs: "espero que sobrem alguns dedos cruzados para mim também!", brincou.