quinta-feira, 7 de março de 2013

Transexual enfrenta problemas para obter licença e lutar no MMA feminino

Fallon Fox, de 37 anos de idade, já tem duas vitórias profissionais, mas pode não ter a licença confirmada após assumir ter mudado de sexo em 2006

Por SporTV.com Coral Gables, EUA
105 comentários
O caso da lutadora Fallon Fox pode entrar para a história do MMA. Atuando como profissional desde maio de 2012, a atleta acumula duas vitórias, além de três triunfos como amadora. Aos 37 anos de idade, Fallon não teria qualquer problema para obter sua licença como lutadora se não tivesse revelado recentemente um pequeno detalhe: ela é transexual desde 2006, quando fez uma cirurgia de troca de sexo seguida de tratamento hormonal, tornando-se a primeira a atuar como profissional no MMA. Sua próxima luta está programada para o dia 20 de abril, pela semifinal do Grand Prix dos pesos-penas feminino do Championship Fighting Alliance (CFA), em Coral Gables, na Flórida, mas ainda não se sabe se ela terá a permissão para atuar no evento.
- Nosso departamento jurídico está investigando as informações que constam da ficha de inscrição de Fallon Fox - disse Sandi Copes Poreda, diretora de comunicação da Comissão de Boxe do Estado da Flórida, em entrevista à revista "Sports Illustrated".
MMA - Fallon Fox lutadora transexual (Foto: Divulgação/Site Oficial)Fallon Fox, primeira atleta transexual a competir profissionalmente no MMA (Foto: Divulgação/Site Oficial)
No documento, a lutadora afirma que a licença para lutar MMA em 2013, pela Comissão Atlética da Califórnia, foi enviada pelo correio há cerca de duas semanas. A informação, no entanto, está sob investigação, já que o diretor-executivo da entidade, Andy Foster, afirma que a licença ainda está em processo de análise, enquanto a lutadora e seu empresário, Brett Atchley, acreditam que a liberação tenha sido postada pelo correio em fevereiro. A obtenção da licença de um estado forte como a Califórnia pode pesar decisivamente na obtenção de uma nova licença em outras regiões dos EUA.
A lutadora admite, no entanto, que não revelou a sua condição de transexual à entidade da Flórida e não apresentou todos os documentos médicos pertinentes, alegando que não foi solicitada a fazê-lo. Sandi Poreda informou que a obrigatoriedade de apresentar este tipo de documentação está na pauta das mudanças que a Comissão analisará em seu próximo workshop, no qual se discutirá a atualização das regras e processos de obtenção de licenças para lutar profissionalmente.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Já na suposta obtenção da licença para atuar na Califórnia, Fox garante que fez sua inscrição por telefone e enviou todos os exames comprovando que era uma transexual. O órgão, no entanto, afirma que não enviou a licença para a lutadora, mas sim um comprovante do pagamento da taxa de US$ 60 referente à inscrição preliminar. Andy Foster também declarou que a lutadora solicitou a sua identificação nacional como lutadora e que o processo também está em análise. Esta identificação permitiria que ela lutasse na maioria dos estados americanos, por cruzar dados com as comissões atléticas. A atleta diz que recebeu a identificação na Flórida, mas a Comissão de Boxe do Estado da Flórida afirma que este processo ainda está sob análise.
- É importantíssimo deixar claro que a Comissão da Flórida autorizou a luta de Fallon Fox. A Comissão da Califórnia apenas recebeu um formulário de inscrição e está trabalhando na análise de todo o processo, inclusive das questões médicas. Após ser feita a análise inicial, nós e a nossa comissão médica pediremos à atleta mais documentos no decorrer do processo. Ela terá a mesma oportunidade de nos entregar estes documentos que qualquer outra atleta. Minha equipe inicialmente lidou com o pedido de licença de Fallon Fox sem me avisar de qualquer particularidade. Por ser o primeiro caso deste tipo, ele devia ter sido levado a mim para que tomássemos as medidas necessárias tanto com nosso corpo jurídico quanto com o médico, que é quem efetivamente decide como se deve proceder em um caso dessa natureza. Agora que fui informado de tudo, estou agindo da forma apropriada para que o protocolo seja seguido em uma próxima vez.
Em sua estreia profissional, Fox lutou pelo "King of Cage", que licencia sua marca em muitos países do mundo. A lutadora afirma que sua luta - vencida por nocaute técnico no primeiro round- aconteceu em uma tribo indígena Coeur D'Alene, que é considerada território soberano e, por isso, isenta de fiscalização estadual. A atleta afirmou que estava obrigada apenas a apresentar exames de sangue e fazer um teste de gravidez, e não tinha certeza se os testes foram realizados sob supervisão do torneio ou de uma entidade oriunda da localidade onde aconteceu o evento. As três lutas amadoras anteriores de Fox, vencidas no primeiro round por finalização, aconteceram no estado de Illinois, onde a lutadora reside.

Curtinhas do MMA: Senado de NY aprova a regulamentação do MMA

Votação foi favorável à inclusão do esporte no estado por 47 votos a 14

Por SporTV.com Rio de Janeiro
7 comentários
O Senado do estado de Nova York aprovou nesta quarta-feira, por 47 votos contra 14, a regulamentação do MMA localmente. O próximo passo é a votação na câmara de deputados estaduais. Em votações anteriores, a câmara já vetou a regulamentação do MMA. O UFC faz lobby em Nova York com atletas, ex-atletas, artistas e árbitros para que o MMA seja aceito no estado.
Madison Square Garden (Foto: George Kalinsky/ Madison Square Garden)O UFC sonha realizar um evento no Madison Square Garden (Foto: George Kalinsky/ Madison Square Garden)
Contrato renovado
O peso-médio Rafael Sapo renovou o seu contrato com o UFC. A revelação foi feita pelo agente do mineiro, Ali Abdel-Aziz, ao site "MMA Fighting". O novo acordo é de quatro lutas. Rafael entrou no UFC em 2010 e desde então venceu três lutas, perdeu duas e empatou outra.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Poderoso chefão
O site da revista americana "Sports Ilustrated" divulgou uma lista com as 50 pessoas mais poderosas do mundo esportivo. O presidente do UFC, Dana White, aparece em 45º, à frente de nomes como Mark Cuban (48º) e Michael Jordan (50º), cartolas de equipes da NBA.
Dominick Cruz arrasado por nova luta de Barão
O campeão dos pesos-galos do UFC, Dominick Cruz, se disse arrasado pela confirmação de mais uma luta de Renan Barão defendendo o cinturão interino da categoria, desta vez contra Eddie Wineland. Para Cruz, a hora é de se concentrar nem sua recuperação do joelho e no seu recondicionamento físico. Mas não escondeu a decepção com a demora em voltar a lutar.
- Desnecessário dizer que essa nova luta de Renan Barão é péssima para mim. Hoje, ele é o campeão, e eu vou ter que tirar o título dele quando voltar.

Erick Silva enfrenta John Hathaway
na final do TUF Brasil 2, em junho

Capixaba está recuperado das lesões que o tiraram do UFC 156, em
fevereiro, e volta ao octógono para se recuperar de derrota para Fitch

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
17 comentários
Erick Silva vai retornar ao octógono no UFC que terá a final do TUF Brasil 2, no dia 8 de junho, e seu adversário será o inglês John Hathaway, conforme apurou o SPORTV.COM. O meio-médio capixaba se recuperou de um furúnculo na perna esquerda e uma lesão no cotovelo direito, que o tiraram do duelo contra Jay Hieron no UFC 156, em fevereiro, e está treinando normalmente há algumas semanas. O evento em que Erick vai estar presente está muito perto de ter anunciado oficialmente como sede o ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.
MONTAGEM - mma erick silva e john hathaway (Foto: Editoria de arte)Erick Silva e John Hathaway se enfrentam no card da final do TUF Brasil 2 (Foto: Editoria de arte)
Aos 28 anos, Erick Silva tem um cartel de 14 vitórias, três derrotas e um "no contest" (luta sem resultado). Após um bom início no Ultimate, ele sofreu um revés na última luta, diante de Jon Fitch, que por sinal ganhou o prêmio de melhor combate da noite no UFC Rio III, em outubro.
Já Hathaway, de 25 anos, tem 17 vitórias e apenas uma derrota na carreira, que ocorreu para Mike Pyle. Desde então, ele venceu três seguidas, contra Kris McCray, Pascal Krauss e John Maguire, esta última em setembro.

Além de Erick Silva x John Hathaway, outro duelo confirmado para o evento é entre os técnicos do reality show, os pesos-pesados Rodrigo Minotauro e Fabricio Werdum.

Chefe da NSAC diz que Vitor Belfort não terá direito a exceção para TRT

Keith Kizer diz esperar que brasileiro tenha aprendido com seus erros e que esteja dentro das normas antidopagem para poder voltar a lutar em Las Vegas

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
48 comentários
O chefe da Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC), Keith Kizer, declarou nesta quarta-feira que não vê possibilidade do brasileiro Vitor Belfort receber o direito de utilizar o tratamento de reposição de testosterona em caráter de exceção, caso deseje lutar em Las Vegas. Segundo Kizer, a concessão feita a Belfort no UFC São Paulo não acontecerá na sua jurisdição.
Vitor Belfort UFC MMA (Foto: Divulgação / UFC)Vitor não terá exceção para tratamento de resposição de testosterona em Las Vegas (Foto: Divulgação / UFC)
- Não vejo possibilidade de Vitor Belfort receber a exceção para tratamento de reposição de testosterona no estado de Nevada. Espero que ele tenha aprendido com seus erros e esteja tentando fazer as coisas certas dessa vez. Se os seus níveis de testosterona estiverem baixos mesmo com o tratamento, melhor para ele. Espero que ele continue assim - disse o dirigente, que garantiu que lutadores que se encontrarem nas mesmas circunstâncias de Belfort terão muita dificuldade de justificar um possível tratamento de reposição hormonal no estado - disse, em entrevista ao site "Bleacher Report"
A controvérsia envolvendo Belfort se deu por ele ter recebido a licença para o tratamento durante o UFC São Paulo, mesmo depois tendo sido testado e ter os níveis de testosterona dentro do normal. O brasileiro foi listado como um caso especial por já ter sido suspenso por doping. Em 2006, após sua luta contra o americano Dan Henderson pelo Pride, o exame de Belfort apontou presença de esteroides anabolizantes, e ele foi suspenso por nove meses e multado em US$ 10 mil, mesmo alegando que as causas poderiam ter sido as injeções dadas por seu médico após uma cirurgia no joelho, ou alguns suplementos comprados no Brasil.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
 Chael Sonnen no treino do UFC  (Foto: Getty Images) Chael Sonnen está elegível a receber a exceção para
fazer uso de TRT em Las Vegas (Foto: Getty Images)
Para Kizer, casos como o do americano Chael Sonnen, que também foi suspenso, são diferentes do de Belfort, e seriam elegíveis a receber a exceção na regra para poder lutar mesmo realizando o tratamento.
- Sonnen se automedicou, e algumas pessoas conseguem fazer isso. Alguns lutadores receberão o benefício da exceção. Chael não havia usado esteroides anteriormente, o que poderia ter causado a deficiência nos níveis de testosterona, como aconteceu com Vitor. O fato é que regras são regras, e elas tem que ser seguidas custe o que custar.
O dirigente alega que Sonnen jamais havia sido flagrado por uso de esteroides anabolizantes, mas mesmo assim foi suspenso por seus níveis de testosterona estarem muito acima do limite permitido na luta contra Anderson Silva, no UFC 117. Sonnen já fazia tratamento de reposição de testosterona antes da luta, e continua fazendo até hoje, mas quando solicitou a exceção, em 2012, ele teve que se apresentar para esclarecimentos em Nevada antes da revanche contra Anderson Silva, para que pudesse ter o direito de seguir se tratando antes da luta. Os níveis de testosterona de Sonnen antes da revanche estavam normais. Para Kizer, o americano é o exemplo perfeito de quem jamais tentou burlar as regras. Mas ter sido suspenso antes tornou o processo muito mais difícil para ele.
No caso de Vitor Belfort, por já ter sido flagrado por uso de substâncias proibidas, as coisas sempre serão mais difíceis. Kizer garante que o uso de esteroides no passado tenha causado o baixo nível de testosterona do lutador, mas ele carregará o estigma de ter testado positivamente pelo resto de sua carreira.

Dana reprova Hunt e diz que Cigano
x Overeem será no verão americano

Estação mais quente do ano tem início no mês de julho nos EUA. Holandês
sofreu lesão e deixou o card do UFC 160, e fãs pediram por Mark Hunt

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
120 comentários
Após a lesão de Alistair Overeem, Junior Cigano também deve deve deixar o card do UFC 160, no dia 25 de maio, em Las Vegas. Após muitos fãs de MMA fazerem campanha para Dana White colocar Mark Hunt contra o brasileiro, o presidente do UFC foi ao Twitter e se manifestou, dizendo que Cigano x Overeem ainda está de pé e vai acontecer no verão americano. A estação mais quente do ano tem início no mês de julho nos Estados Unidos e vai até o fim de setembro.
Junior Cigano x Alistair Overeem mma ufc (Foto: Getty Images)Junior Cigano x Alistair Overeem segue nos planos do Ultimate (Foto: Getty Images)
- (Cigano x Hunt) Não me parece bom. Cigano x Overeem no verão - escreveu Dana, em resposta a um seguidor na rede social que pediu para Mark Hunt substituit Overeem no UFC 160.
A lesão de Overeem foi anunciada oficialmente pelo Ultimate na noite dessa quarta-feira. A luta contra Junior Cigano era o coevento principal do card, que segue com o duelo entre o campeão peso-pesado, Cain Velásquez, e Antônio Pezão como maior atração.

Curtinha: lutador Erick Silva acompanha treino do Botafogo

Torcedor do clube, meio-médio comparece ao Engenhão para assistir à atividade na companhia da mulher Letícia, do filho Kalleu e do irmão Gabriel

Por Thales Soares Rio de Janeiro
20 comentários
O treinamento do Botafogo desta quinta-feira, no Engenhão, contou com a presença do lutador de MMA Erick Silva. O meio-médio levou o irmão Gabriel, o filho Kalleu, de dois anos, e a mulher Letícia para acompanhar seu time de coração. Após o treino, Erick conseguiu um encontro com o meia Seedorf, com quem posou para fotos.
O próximo adversário do capixaba no UFC será o inglês John Hathaway, no dia 8 de junho, em luta que fará parte do card da final do reality show The Ultimate Fight Brasil.
Seedorf e Erick Silva no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares)Seedorf e Erick Silva no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares)
  •  
Gabriel, Erick Silva, com Kalleu, e Letícia (Foto: Thales Soares)Erick Silva assiste ao treino do Botafogo com a família (Foto: Thales Soares)

De campeão para campeão: St-Pierre desdenha do desafio de Bendo

Dono do cinturão dos leves pediu superluta contra o número 1 dos
meio-médios, mas GSP diz que há outros desafios pela frente

Por SporTV.com Rio de Janeiro
25 comentários
Georges St-Pierre MMA UFC (Foto: Reprodução/ Twitter)Georges St-Pierre é campeão do Ultimate
desde 2007  (Foto: Reprodução/ Twitter)
Em tempos de muitas especulações sobre superlutas entre campeões do UFC, Ben Henderson causou polêmica na semana passada ao dizer que muitos lutadores têm pedido lutas contra adversários menores e decidiu desafiar o campeão da categoria de cima, Georges St-Pierre. Dana White, presidente do Ultimate, prontamente negou o duelo, alegando que Bendo ainda tem muitos desafios pela frente no peso-leve. Agora foi a vez do próprio St-Pierre se manifestar.
- Há um monte de caras que querem ganhar dinheiro no pay per view. Mas apenas alguns lutadores podem fazer isso. Assim, a maneira mais rápida para tentar obter uma dessas lutas é tentar desafiar um daqueles lutadores que podem fazer dinheiro. É uma maneira de tentar furar a fila. Tenho uma luta contra Nick Diaz na semana que vem e isso é o que eu estou pensando agora. Depois, existem outros candidatos do peso-meio-médio no caminho. Ben Henderson não é uma luta que eu estou pensando agora - disse GSP ao site "MMA Fighting".
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
St-Pierre está escalado para a luta principal do UFC 158, no próximo dia 16 de março, em Montreal (CAN). Ele vai ter pela frente Nick Diaz, ex-campeão da categoria no Strikeforce. O evento terá ainda outras lutas que podem definir o próximo desafiante dos meio-médios, como Carlos Condit x Johnny Hendricks e Jake Ellenberger x Nate Marquardt.
UFC 158
16 de março de 2013, em Montreal (CAN)
CARD PRINCIPAL
Georges St-Pierre x Nick Diaz
Carlos Condit x Johny Hendricks
Jake Ellenberger x Nate Marquardt
Chris Camozzi x Nick Ring
Mike Ricci x Colin Fletcher
CARD PRELIMINAR
Patrick Cote x Bobby Voelker
Antonio Carvalho x Darren Elkins
Jordan Mein x Dan Miller
Daron Cruickshank x John Makdessi
Rick Story x Quinn Mulhern
TJ Dillashaw x Issei Tamura
George Roop x Reuben Duran

Vencedora de Tate x Zingano deve encarar Ronda Rousey, diz UFC

Co-proprietário da organização acredita que campeã dos pesos-galos deve fazer sua primeira defesa de cinturão no segundo semestre

Por SporTV.com Nova York
30 comentários
Em Nova York para acompanhar as votações do projeto que busca sancionar o MMA como esporte no estado, o co-proprietário do UFC, Lorenzo Fertitta, revelou que a primeira defesa de cinturão de Ronda Rousey, atual campeã dos pesos-galos - a única categoria feminina do UFC - deve ser contra a vencedora do duelo entre Miesha Tate e Cat Zingano, que acontece no dia 13 de abril, no evento final do TUF 17, em Las Vegas.
Montagem MMA Miesha Tate x Cat Zingano (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Miesha Tate e Cat Zingano lutam por chance de disputar o cinturão (Foto: Arte - Globoesporte.com)
- Vamos ver quem vence essa luta. A vencedora é mais que provavelmente a próxima desafiante ao cinturão de Ronda Rousey. Ronda estará no evento acompanhando esse combate. Tenho certeza que ela tem muito interesse em ver essa luta.
Blog UltiMMAto - Saiba mais sobre os bastidores do MMA, com vídeos e fotos
Caso Miesha Tate vença, ela deverá fazer a revanche da primeira luta, que aconteceu em março de 2012, e que terminou como todas as demais na carreira da campeã: com uma finalização por chave de braço no primeiro round. Na ocasião, aquela foi a luta mais longa da carreira de Rousey (4m27s). Mais tarde, o duelo contra Liz Carmouche no UFC 157 ampliou esse limite, tendo durado 4m49s.
Caso Cat Zingano vença, a disputa do cinturão será um duelo de atletas invictas, já que Rousey venceu todas as suas sete disputas, e Zingano também. A diferença é que a campeã venceu suas sete lutas por chave de braço no primeiro round, enquanto a provável desafiante, apesar de também ter vencido suas sete lutas, uma delas foi por decisão dos juízes. As seis vitórias restantes vieram por finalização ou nocaute.
Ainda não há uma previsão de data para a realização da primeira defesa de cinturão de Ronda Rousey, mas Lorenzo Fertitta acredita que ela ocorrerá no fim do verão ou no início do outono americano.

GSP e Nick Diaz batem boca em conferência de imprensa do UFC 158

Americano se entitula 'super-herói contra a chatice' e desabafa: 'Não tenho ninguém para ficar me mimando'. Canadense responde: 'Idiota mal-educado'

Por SporTV.com Rio de Janeiro
33 comentários
A tradicional teleconferência de imprensa que precede os eventos do Ultimate pegou fogo nesta quinta-feira. Pouco mais de uma semana antes do UFC 158, o campeão dos pesos-meio-médios, Georges St-Pierre, e o desafiante Nick Diaz bateram boca pelo telefone, com um interrompendo o outro em diversos momentos. Presentes ao apontamento, Jake Ellenberger e Nate Marquardt não receberam sequer uma pergunta. Carlos Condit e Johny Hendricks, que fazem o coevento principal, também falaram pouco.
Georges St-Pierre nick diaz mma ufc (Foto: Reprodução)Georges St-Pierre e Nick Diaz: mais farpas para todos os lados em teleconferência (Foto: Reprodução)
A teleconferência começou com Dana White, presidente do UFC, anunciando que Diaz estava atrasado. Logo depois, porém, o lutador californiano disse um "Alô" e foi incluído na teleconferência. Uma vez que abriu a boca, não decepcionou. Seu primeiro ato: reclamar da falta de reconhecimento que recebe, chateado por muitos considerarem Johny Hendricks o desafiante número 1.
- Acho que deveria receber o crédito que eu mereço e que Georges St-Pierre deve receber o oponente condecorado que merece, e eu sou isso, da perspectiva do evento e do povo. Isso me deixa muito irritado, e quando eu apareço no vídeo, apareço irritado. As pessoas acham que é desrespeitoso, mas eu gostaria de ter o reconhecimento que recebi do Georges nos últimos meses, porque eu acho que ele mesmo vai te dizer que eu sou o cara certo para estar nessa posição. Daí é que vem minha atitude. Acho que é desrespeitoso agir como se eu não fosse importante. Todos sabem quem eu sou, o Georges sabe quem eu sou, e acho que, se eu estivesse na posição dele, eu saberia especialmente quem eu sou - disse Diaz.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Logo depois, uma pergunta sobre o envolvimento de St-Pierre nas redes sociais deu início ao bate-boca. O campeão admitiu jamais ter mexido em sua conta pessoal no Twitter, onde os fãs vêm brincando com uma declaração do canadense de que as provocações de Diaz evocaram memórias de um "lugar sombrio" de sua vida: a época em que sofreu bullying no colégio. O americano aproveitou e disparou sobre a persona de GSP.
- Não sei porque ele está atuando, ele devia ser ele mesmo. Esse negócio de lado negro, não entendo. Não me importo. Não ligo, não me dizem como vão me apresentar ou a ele, não me dão uma ideia, não me dão um plano de como eu vou agir, não penso se tenho que dizer algo intimidador. Eu só faço o que eu tenho que fazer. Não sei de onde vem esse negócio dele de lugar negro. Sei de onde eu venho. Não tenho que criar nenhuma m*** para deixar as pessoas empolgadas. Não dou a mínima, estou pronto para fazer meu trabalho, para lutar, sou verdadeiro - afirmou.
Minha vida é uma confusão, não tenho medo de admitir. Mas não tenho gente correndo atrás de mim, não tenho gente me dando toalha, água, me mimando. Eu tenho que fazer tudo por conta própria"
Nick Diaz, sobre GSP
A conversa degringolou em seguida, quando Diaz falava de sua dificuldade em lidar com a imprensa. Ele disse não ter problemas com isso, mas que preferia saber com antecedência dos compromissos, e acusou St-Pierre de ser "mimado" para aparecer nas câmeras.
- O Georges tem gente passando talco no nariz dele, e mandando-o para fazer uma filmagem. Ele tem gente fazendo o Twitter dele para ele, agora ele não sabe nem como agir de verdade. Tem gente vivendo a vida dele. Quero ser eu mesmo, mas é difícil, você anda por aí e todo mundo sabe quem você é, em todas as esquinas, apontam o dedo para você. Minha vida é uma confusão, não tenho medo de admitir. Mas não tenho gente correndo atrás de mim, não tenho gente me dando toalha, água, me mimando. Eu tenho que fazer tudo por conta própria. Não tenho gente cuidando do meu dinheiro, ou das minhas obrigações de impostos. Estou muito ocupado fazendo meu trabalho, lutando.
Escute a teleconferência inteira (em inglês)
O repórter tentou perguntar a St-Pierre se ele se considerava mimado, mas Diaz interrompeu, aos berros.
- Espero que sim, filho da p***, porque, se fosse eu, teria muita gente me mimando nessa m***. Se eu tivesse tanto dinheiro, teria filhos da p*** aparecendo hora atrás de hora para me mimar. Ponto!
St-Pierre se irritou, e os dois começaram uma discussão.
- Escute, deixe-me dizer uma coisa, seu idiota mal-educado...
- Diga, você faz um ótimo trabalho em explicar e dizer o que as coisas são, filho da p***.
- É, você parece muito esperto agora.
- Não, diga, eu vou escutar. Diga o que você quer dizer e eu vou entender.
- Não fui sempre assim, não fui sempre rico. Trabalhei muito duro para estar onde estou agora. Sei que você não acredita, porque você não foi bem sucedido ainda, e talvez nunca seja bem sucedido na sua vida porque acho que não é esperto o suficiente para entender tudo o que tem que fazer para chegar neste ponto. Quando você chega num ponto, você precisa de uma equipe que trabalhe para você para manter o dinheiro entrando.
Talvez você nunca será bem sucedido, porque acho que não é esperto o suficiente para entender tudo o que tem que fazer para chegar neste ponto"
Georges St-Pierre, para Diaz
- Isso soa legal, Georges. Se eu usasse um short colado, tivesse um corte de cabelo bonito e alguém me mimando e me dizendo essa m***, talvez funcionasse. Mas eu duvido. Você nem sabe de onde eu venho, e está falando de onde você vem. Você devia ver esta m*** aqui. Ninguém quer vir aqui.
- Você não sabe nada de mim, cara. Você não tem ideia de onde eu vim.
O debate prosseguiu. Diaz negou que tivesse inveja do rival, mas seguiu defendendo que tinha mais dificuldades que St-Pierre e que queria ter tanta gente o mimando quando ele.
- Não sei nem o que isso significa, "mimar". Não entendo metade das palavras do que você diz. Eu falo inglês melhor do que você - provocou GSP, o que deixou Diaz ainda mais irritado.
Nick Diaz UFC MMA (Foto: Reprodução SporTV)Nick Diaz se considera um 'super-herói' contra a
'chatice' atual do MMA (Foto: Reprodução SporTV)
Quando o diálogo terminou, o próximo repórter tentou perguntar ao canadense sobre a animosidade entre os dois, e o americano novamente interrompeu e respondeu.
- Por que ele queria me enfrentar? O que eu disse? Não há outra razão para querer me enfrentar além de eu ser o desafiante número 1, não por eu ser desrespeitoso ou ter uma má atitude. Eu mereço apanhar? Foi isso que você disse, né? Quem diabos é você para dizer isso? Sinceramente, eu não acho que você mereça apanhar. Não quero que ninguém mereça apanhar. Quero ganhar a luta.
- Você seriamente acredita que eu tenho medo de você? - respondeu St-Pierre.
- Não, acredito que você disse isso à câmera. Eu mereço isso por falar coisas para chegar nesta posição, para disputar algo que você é, e agora você fala para o mundo inteiro que eu mereço apanhar, e deixa o Dana dizer que você acha que eu sou a pessoa mais desrespeitosa que você conhece e eu mereço apanhar. Ouça só, filho da p***, outro dia, parei num semáforo e uma mulher de 20 e poucos anos, uma mãe, abaixou o vidro para dizer, "Espero que o Georges me enfie a porrada". Eu vivo numa cidade pequena em que as pessoas me odeiam. Tento trabalhar para chegar a uma luta, e agora sou a pessoa mais desrespeitosa do mundo. Quando você diz uma coisa, todo mundo acredita. Todo mundo quer ser como Georges, atlético, forte, dar um "Superman punch", mas você não diz quem te deu sua faixa-preta. Acho que desrespeito é isso. Estou apenas tentando chegar ao meu lugar.
Outro dia, parei num semáforo e uma mulher de 20 e poucos anos, uma mãe, abaixou o vidro para dizer, 'Espero que o Georges me enfie a porrada'"
Nick Diaz
- Você escutou a si mesmo, Nick? Escute a si mesmo.
- OK, para os fãs, eu sou um maluco, tranquilo. Mas você sabe de onde eu venho, irmão, você não é idiota. Você fica falando bobagem, por que você não larga isso? Por que não diz só que vamos lutar? Eu não sou um ser humano desrespeitoso, não mereço apanhar. Você acha que vai vencer por qualquer m*** de razão. Você é o número 1, é o melhor, certo? Isso é razão suficiente. Sou desrespeitoso, isso ou aquilo, mas essa não é a razão pela qual estamos lutando. Sou o cara certo. Você vai lá se agarrar numa luta de wrestling com o Johnny Hendricks? Não, ninguém quer ver isso.
- Vamos lutar porque você é o cara certo, é o cara número 1. A animosidade é boa para os fãs, boa promoção. Não te desejo uma vida ruim, não desejo nada ruim. É uma luta, todos querem ser o número 1, mas só um pode ser campeão. Podemos morrer lá, estamos num esporte perigoso, por isso que há muita tensão. Mas o melhor homem vai vencer - concluiu St-Pierre, botando panos quentes na controvérsia.
Para concluir, Diaz se defendeu novamente da imagem de "desrespeitoso" que conquistou e atacou o estilo monótono de luta associado aos wrestlers e a St-Pierre.
- Se sou qualquer coisa, sou o super-herói vindo com a anti-chatice. Isso são artes marciais mistas, senhoras e senhores. Estamos vendo umas chatices de m*** ultimamente e quero ver coisas novas. Não quero falar m***, eu gosto do Georges, eu sou fã dele, acho que ele faz o que precisa para vencer. Acho que a pontuação é péssima. As pessoas me odeiam por dizer isso, especialmente os wrestlers fortes. Mas acho que um dia as pessoas verão o MMA pelo que era antigamente. Acho que deviam tirar as cotoveladas também, acho que anula a ação. Acho que um dia, as pessoas vão olhar para isso e pensar, "Esse filho da p*** estava dizendo isso o tempo todo" - afirmou.
UFC 158
16 de março de 2013, em Montreal (CAN)
CARD PRINCIPAL
Georges St-Pierre x Nick Diaz
Carlos Condit x Johny Hendricks
Jake Ellenberger x Nate Marquardt
Chris Camozzi x Nick Ring
Mike Ricci x Colin Fletcher
CARD PRELIMINAR
Patrick Cote x Bobby Voelker
Antonio Carvalho x Darren Elkins
Jordan Mein x Dan Miller
Daron Cruickshank x John Makdessi
Rick Story x Quinn Mulhern
TJ Dillashaw x Issei Tamura
George Roop x Reuben Duran

Dana White: 'Mark Hunt recusou luta contra Junior Cigano na mesma noite'

Presidente do UFC revela que neozelandês desistiu de enfrentar o brasileiro em maio, apesar de ter dito que aceitaria a luta no dia anterior

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
40 comentários
Mark Hunt (Foto: Divulgação UFC)Mark Hunt teria desistido de enfrentar Junior Cigano
no UFC 160, em 25 de maio (Foto: Divulgação UFC)
Um dia após ter dito que estaria à disposição para enfrentar o brasileiro Junior Cigano no UFC 160, em substituição ao holandês Alistair Overeem, que lesionou-se e deixou o torneio, o neozelandês Mark Hunt teria se recusado a aceitar o duelo contra o ex-campeão dos pesos-pesados do UFC. Pelo menos esta foi a informação que o presidente da entidade, Dana White, revelou no Twitter nesta quinta-feira. Ao ser questionado por um fã sobre a razão pela qual adiou a luta entre Cigano e Overeem para o meio do ano, o dirigente respondeu bem ao seu estilo:
- Escute aqui, bobalhão, Mark Hunt recusou a luta contra Junior Cigano na mesma noite. Por que você não cala essa boca se não sabe do que está falando? Mark Hunt entrou para o grupo dos dez melhores lutadores dos pesos-pesados, e vai receber um adversário à essa altura em seu próximo combate. Mas ele se recusou a enfrentar Junior Cigano.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Em entrevista ao site "MMA Fighting" na última quarta-feira, Mark Hunt afirmou que estaria pronto para enfrentar Cigano no UFC 160. Diante da falta de adversários para substituir Overeem, Dana White decidiu que o combate está adiado para um card no meio do ano.

Conheça os 28 participantes da nova edição do 'The Ultimate Fighter Brasil'

Lutadores do peso-meio-médio vão em busca do sonho de um contrato com o UFC. Programa será apresentado aos domingos, após o Big Brother Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
281 comentários
Após o sucesso da primeira edição do reality show "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões", o UFC anunciou nesta quinta-feira os 28 participantes da segunda edição do programa. O primeiro episódio vai ao ar no dia 17 de março, logo após o Big Brother Brasil, na TV Globo, com as sete primeiras lutas eliminatórias e os sete primeiros atletas que entrarão na casa. No segundo episódio, mais sete lutas e os sete lutadores que completarão os finalistas do torneio. Semanalmente será apresentado um episódio culminando com uma luta eliminatória. Os dois finalistas disputarão o título do programa e um contrato de seis dígitos com o UFC.
Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum TUF Brasil 2 (Foto: Divulgação)Os pesados Fabricio Werdum e Rodrigo Minotauro são os treinadores do TUF Brasil 2 (Foto: Divulgação)
Ao todo, são 28 lutadores buscando as 14 vagas da casa, mas com uma novidade: um dos atletas é argentino. O platense Santiago Ponzinibbio, de 26 anos, é o primeiro estrangeiro a competir em uma edição do TUF realizada no Brasil. Dos 28 atletas selecionados, dez são do Rio de Janeiro, sete de São Paulo, dois da Bahia, dois do Paraná e um de cada um dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Por região, os lutadores estão distribuídos da seguinte forma: 18 da região sudeste, quatro da região nordeste, quatro da região sul e um da região centro-oeste. A surpresa é não haver nenhum atleta da região norte, que é um dos maiores pólos reveladores de talentos do MMA no país.
Os 28 finalistas foram escolhidos a partir de uma lista de cerca de 300 candidatos na primeira seleção do TUF no Rio de Janeiro. Com idades de 18 a 35 anos, os atletas vieram de diversos cantos do Brasil e até de outros países, como Argentina e Estados Unidos. Estes lutadores passaram por entrevistas, exames médicos e foram testados em suas habilidades na luta em pé e no chão até surgirem os nomes finais.
Os treinadores desta edição são os peso-pesados Rodrigo Minotauro e Fabricio Werdum, que estão entre os dez melhores atletas da categoria no ranking oficial do UFC. Os dois lutadores se enfrentarão no evento que será realizado no dia 8 de junho, fazendo a luta principal da noite.
Confira abaixo os lutadores selecionados para a segunda edição do reality show "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões":
ARTE Competidores do TUF Brasil 2 - FINAL 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Nobre corta 'regalias' a organizadas e fala em procurar Dilma 'se for preciso'

Após agressão de torcedores a jogadores, presidente do Verdão, que já foi membro de uniformizada, promete lutar contra violência e cortar ingressos

Por Gustavo Serbonchini São Paulo
448 comentários
A agressão de um grupo de torcedores a jogadores do Palmeiras no Aeroparque Jorge Newbury, em Buenos Aires, na Argentina, no embarque da equipe para o Brasil, foi a gota d'água para que o presidente do clube, Paulo Nobre, cortasse relações com as principais organizadas do Verdão.
O dirigente condenou a agressão, que resultou num corte na orelha do goleiro Fernando Prass, atingido por uma caneca, e disse que iniciará uma luta contra a violência nos estádios - para isso, vai se reunir com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e cogita também reuniões com o governador, Geraldo Alckmin, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e até com a presidente, Dilma Rousseff, "se for preciso".
- A partir de hoje cortamos todas as regalias que a torcida tinha. E até que tome uma atitude, não existe mais diálogo. Estamos 100% do lado do nosso elenco. Conversei com o Prass e com o Valdivia e mostrei que estamos com eles - disse Paulo Nobre, em entrevista coletiva no Palmeiras. Pouco antes, ele já havia emitido nota chamando os agressores de "bandidos".
- Alguns jogadores, como o Valdivia, foram hostilizados antes do jogo, constantemente xingados e maltratados. Era uma coisa orquestrada por quem tem interesses escusos em relação ao Palmeiras - emendou.
O presidente do clube explicou o que pretende fazer nos próximos dias contra a violência no futebol:
- Tenho uma audiência com o prefeito Haddad. Vou levar esse problema. Já pedi que o nosso terceiro vice (Antonino Jeci) marcasse com o governador Alckmin e com o ministro Aldo Rebelo e, se precisar, com a Dilma. E que outros presidentes (de clubes) abracem essa ideia. Temos uma Copa e esse tipo de atitude é péssimo. Espero contar com a ajuda de outros presidentes de clubes para resolver isso.
Ligação com as organizadas
Nobre, curiosamente, é um ex-integrante de torcida organizada. Ele afirmou que sempre teve uma boa relação com todas as facções. Segundo ele, o clube cedia ingressos aos torcedores em jogos no exterior, mas não pagava outras despesas.
- O relacionamento com os líderes sempre foi bom. Eu fui membro de torcida organizada, da Inferno Verde. Na minha época não acontecia isso. Sou super a favor do diálogo e do bom relacionamento. Existia isso. O Palmeiras, em jogos no Brasil, vendia ingressos para eles. E fora, viabilizava a entrada nos estádios, cedendo ingressos. Eu disse a eles que não era a nossa função pagar a viagem, como eles queriam. Mas falamos que não os deixaríamos fora dos estádios no exterior - disse Nobre.
Punição da Conmebol?
O presidente do Palmeiras afirmou que não teme que o clube seja punido pela confusão causada por esse grupo de torcedores no aeroporto de Buenos Aires. Corinthians e Vélez Sarsfield já foram punidos pela Conmebol, este ano, por conta de incidentes provocados por seus torcedores durante jogos da Libertadores.
- Não temo. Foram fatos diferentes (em relação ao Corinthians e Velez), mas gostaria que alguém tomasse atitude em relação a isso. O Palmeiras não seria prejudicado. O futebol só tem a ganhar com qualquer coisa feita para acabar coma violência - disse Paulo Nobre.
Três torcedores foram detidos pela polícia argentina e prestaram depoimento, assim como Fernando Prass, atingido por uma caneca, e o gerente de futebol, Omar Feitosa. Todos foram liberados após esclarecimentos e já voltaram ao Brasil. Os demais jogadores voltaram num outro voo, mais cedo, e desembarcaram sob tensão.
Paulo Nobre, Palmeiras (Foto: Gustavo Serbonchini)Paulo Nobre caminha na Academia até a sala de imprensa (Foto: Gustavo Serbonchini)
Em noite ruim, São Paulo tropeça no lanterna Arsenal e se complica
Jadson marca, mas Tricolor esbarra em atuação instável e sofre empate após pênalti polêmico. Luis Fabiano leva vermelho depois do fim do jogo
 
DESTAQUES DO JOGO
  • deu errado
    Defesa tricolor
    Voltou a ser um problema. Exposta e desarrumada, proporcionou alguns sustos na torcida ao longo de todo o jogo.
  • nome do jogo
    Jadson
    Já virou rotina: o meia foi o melhor do Tricolor mais uma vez, com um gol e uma bola na trave. Equipe não manteve o nível.
  • mancada!
    Luis Fabiano
    Irritado, atacante discutiu rispidamente com a arbitragem e levou cartão vermelho depois do fim da partida.
A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari
517 comentários

Sofrer virou rotina para o São Paulo na Taça Libertadores. Mas, desta vez, não houve gol nos minutos finais que salvasse a má atuação, como aconteceu diante do Strongest, quarta-feira retrasada. Em mais uma exibição de altos e baixos, o Tricolor não passou de um empate por 1 a 1 com o lanterna Arsenal, da Argentina, no Pacaembu, e viu seu futuro na competição ficar ameaçado. Irritado com a arbitragem, Luis Fabiano reclamou muito e levou cartão vermelho depois do apito final. O jogo não foi no Morumbi porque o clube perdeu o mando pelas confusões ocorridas na final da Copa Sul-Americana, contra o Tigre, em dezembro.
Com apenas quatro pontos em nove possíveis no Grupo 3, o São Paulo vai precisar de um bom desempenho fora de casa para não se complicar ainda mais. Quinta-feira que vem, visita o mesmo Arsenal, às 22h, em Avellaneda, na Argentina. Em seguida, dia 4 de abril, encara o Strongest, em La Paz. Neste domingo, faz o clássico contra o Palmeiras, às 16h, no Morumbi, pelo Paulistão.
Jadson, mais uma vez, foi o melhor do time. Depois que Aloísio e Osvaldo acertaram a trave, o camisa 10 colocou os são-paulinos em vantagem no último lance da etapa inicial. Na metade final, um polêmico pênalti após desvio de Cortez com um dos braços fez Benedetto empatar e desmontar os brasileiros. O mesmo Jadson ainda acertou o poste. Pouco para um dos favoritos ao título.
Os argentinos respiram e voltam a acreditar na classificação. No entanto, também necessitarão de um grande rendimento no segundo turno. O ponto obtido no Pacaembu foi o primeiro em três rodadas.
Luis Fabiano, São Paulo x Arsenal de Sarandi (Foto: Marcos Ribolli)Luis Fabiano disputa a bola pelo alto. Fabuloso não conseguiu brilhar nesta quarta (Foto: Marcos Ribolli)
Jadson tira o São Paulo do sufoco

O início da partida foi atrasado em aproximadamente sete minutos por causa de uma confusão nos uniformes. O Arsenal subiu ao gramado de calção branco, mesma cor do São Paulo. Como os argentinos não tinham outro em uma tonalidade diferente, os tricolores desceram aos vestiários para colocar um escuro. Enquanto os visitantes batiam bola e os brasileiros se vestiam, os hinos de cada país foram executados. Quase ninguém ouviu.
Quando a bola rolou, o São Paulo voltou a apresentar erros defensivos que resultaram em alguns sustos na torcida e em broncas de Rogério Ceni, desesperado com o posicionamento errado. Logo no primeiro minuto, Furch apareceu nas costas de Douglas na área e chutou cruzado, bem perto da trave esquerda. Pelo alto, principalmente em cobranças de escanteio, Lúcio e Rafael Toloi também tiveram problemas.
Assim como aconteceu contra o Strongest, na semana passada, o ataque mostrou pouca inspiração diante de um rival bastante fechado. Jadson, único homem encarregado de criar, foi muito marcado e não conseguiu abrir espaços para o trio ofensivo. Ceni, de falta, teve a primeira boa chance, somente aos 18 minutos, mas parou em Campestrini.
A sorte também parecia não acompanhar o Tricolor quando as oportunidades apareceram mais claramente. Aloísio carimbou a trave ao ganhar da defesa pelo alto e chutar de primeira. Já perto do fim da etapa inicial, Osvaldo soltou uma bomba de fora da área e acertou o outro poste argentino.
Em seguida, quase um castigo. Livre na área, Furch apareceu de frente para Ceni, mas perdeu gol incrível ao chutar por cima. O alívio veio apenas aos 47 minutos. Em contra-ataque pela direita, Aloísio foi à linha de fundo e tocou de calcanhar para trás. Jadson recebeu e bateu forte, com desvio no travessão, e colocou o São Paulo em vantagem.
Vermelho para o Fabuloso
A vantagem são-paulina durou muito pouco no segundo tempo. Exatamente três minutos. A defesa, ainda bastante exposta, voltou a enfrentar dificuldades para combater o ataque adversário. O empate veio em um lance polêmico. Após cruzamento pelo lado direito, a bola tocou no braço de Cortez, e o árbitro Wilmar Roldán marcou pênalti. Benedetto, que acabara de entrar, chutou forte no canto direito. Rogério nem esboçou reação para tentar a defesa. Os são-paulinos passaram toda a segunda etapa reclamando com o juiz a penalidade.
Ney Franco repetiu logo em seguida o que fez contra os bolivianos: trocou um volante (Fabrício) pelo meia Paulo Henrique Ganso. A mudança, contudo, não surtiu efeito rapidamente. Os argentinos amarraram a partida, seguraram a bola no campo ofensivo e impediram que o Tricolor sufocasse.
A equipe tricolor só acordou do choque depois dos 20 minutos e, mesmo assim, sem apresentar grande evolução. A dupla Ganso e Jadson apareceu em um lance que levou o torcedor ao desespero. Ao tabelar com Paulo Henrique, o baixinho recebeu na área e dividiu com o goleiro. A bola, caprichosamente, caiu rente ao travessão, sobre a rede.

A pressão com pouca organização tática aumentou com o passar do tempo. Entre os pedidos de “raça” e os incentivos vindos das arquibancadas, o segundo gol esteve novamente muito perto dos pés de Jadson. Ao receber pelo meio, ele girou e chutou forte. De novo, a trave estava no caminho.

Os minutos finais foram de sufoco e descontrole. Depois de sacar Aloísio e colocar Maicon, Ney Franco tirou Wellington para a entrada de Cañete. O nervosismo e a pressa em impedir o resultado ruim pesaram negativamente para um time que precisará fazer fora de casa aquilo que não conseguiu diante de sua torcida. Agora, com ainda mais pressão e sem Luis Fabiano, que cumprirá suspensão na próxima rodada.
 

Corintianos presos em Oruro terão apelação julgada nesta sexta-feira

Defesa reúne evidências para tentar provar à justiça boliviana que 12 detidos são inocentes na morte do jovem Kevin Espada

Por Rodrigo Faber São Paulo
82 comentários
Os 12 corintianos detidos na penitenciária San Pedro, em Oruro, acusados de envolvimento na morte do jovem Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, terão seu pedido de apelação julgado na tarde desta sexta-feira, no tribunal da cidade boliviana. Dependendo da análise das autoridades locais, os doze poderão responder às acusações em prisão domiciliar, aguardar o julgamento em liberdade, mas na Bolívia, ou até retornar ao Brasil.
Uma espécie de dossiê em prol dos torcedores presos foi montado pela defesa, com apoio da Embaixada do país na Bolívia e de Kaiser Araújo, cônsul brasileiro em La Paz. A intenção é provar à Corte de Justiça Superior que o responsável pelo disparo do sinalizador naval que matou Kevin foi H.A.M., menor que se apresentou à Vara da Infância e Juventude e confessou ter sido o autor na tragédia.
Corinthianos presos em Oruro (Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)Corinthianos presos em Oruro terão apelação julgada nesta sexta-feira (Foto: Diego Ribeiro)
– Estamos com todo o material em mãos e vamos apresentar à justiça boliviana. Inicialmente, a intenção é que os torcedores sejam liberados desde já. Vamos em busca disso. Caso não consigamos, tentaremos ao menos a prisão domiciliar, algo que já melhoraria a situação deles – afirmou Kaiser Araújo, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
O responsável por decretar a prisão preventiva dos corintianos foi o juiz Julio Huarachi Pozo. A Embaixada do Brasil na Bolívia se comprometeu a ajudar na procura por um imóvel, caso os torcedores conquistem o direito de prisão domiciliar, mas não bancá-lo. Como há mais detentos brasileiros em situação semelhante no país vizinho, o embaixador Marcel Fortuna Biato procura não ser desigual e tratar os alvinegros como exceção.
O advogado Miguel Blancourt, que representa os corintianos em Oruro, já havia demonstrado pessimismo em relação ao caso. Embora acredite que a apresentação do depoimento de H.A.M. ajude a acelerar o caso, ele afirmou que não pode garantir nada, uma vez que a justiça boliviana poderia apresentar resistência em aceitar a confissão como válida. Nesse contexto, as chances de os torcedores serem liberados seriam pequenas.
Inicialmente, a intenção é que os torcedores sejam liberados desde já. Vamos em busca disso"
Kaiser Araújo,
cônsul brasileiro
em La Paz
De acordo com inquérito policial boliviano, os torcedores Cleuter Barreto Barros, conhecido como "Manaus", e Leandro Silva de Oliveira, conhecido como "Soldado", foram os responsáveis principais pelo acionamento do artefato que atingiu o menino morto. Os outros respondem como cúmplices. Se forem liberados, todos os torcedores teriam de retornar à Bolívia cada vez que a justiça local solicitasse.
Na última semana, as seis torcidas organizadas do Corinthians se manifestaram em frente ao Consulado na Bolívia, na região da Avenida Paulista, em São Paulo, pedindo liberdade aos presos. O menor que se identificou como autor do disparo do sinalizador é sócio da Gaviões da Fiel, principal uniformizada do clube, e viajou a Oruro em caravana arquitetada pela torcida. Outro protesto foi marcado para a próxima terça, dia 12.
Embora H.A.M. não tenha revelado sua identidade, o cônsul Kaiser Araújo assegura que as imagens, originárias, inclusive, da TV Globo, comprovam que nenhum dos corintianos presos em Oruro estava envolvido na tragédia que matou Kevin.
– A defesa deixou claro que os torcedores merecem ser liberados. É complicado, há algumas burocracias envolvidas. As coisas não acontecem de uma hora para outra. As imagens apontam, com setas e aproximação, quem foi o responsável. Espero que fique claro e que a apelação seja válida – completou.
Além das complicações inerentes à justiça boliviana, uma greve geral em Oruro tornou a situação dos corintianos ainda mais difícil. O aeroporto de Oruro, antes chamado de Juan Mendoza, foi rebatizado pelo governo para Juan Evo Morales, nome do atual presidente, revoltando a população, que bloqueou ruas e provocou o fechamento de prédios públicos.
Corte Superior de Justiça de Oruro bolívia caso morte do orcedor do San José corinthians libertadores (Foto: Diego Ribeiro)Corte Superior de Justiça de Oruro: torcedores esperam, ao menos, prisão domiciliar (Foto: Diego Ribeiro)
Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians

Amaral deixa o Itumbiara após atuar por apenas 59 minutos: 'Não entendi'

Volante de 40 anos disputou só um jogo e foi dispensado a pedido do
técnico Nedo Xavier. Jogador ainda não pensa em encerrar a carreira

Por Fernando Vasconcelos Goiânia
135 comentários
A passagem de Amaral pelo Itumbiara durou apenas 16 dias e um jogo incompleto. Contratado em 19 de fevereiro, o volante, que completou 40 anos no último dia 28, foi dispensado da equipe goiana nesta quinta-feira. A estreia foi no último domingo, quando foi titular na derrota de 3 a 0 para a Aparecidense e ficou em campo por 59 minutos.
Esta é a segunda passagem relâmpago de Amaral por um clube brasileiro em 2013. Antes de ser contratado pelo Itumbiara, o jogador esteve no Poços de Caldas-MG, mas deixou o time mineiro sem ter disputado nenhuma partida oficial. Ele chegou confiante ao futebol goiano, dizendo que "correria como antes". No entanto, não agradou ao técnico Nedo Xavier, que foi contratado na última semana.
Amaral, volante do Itumbiara (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Amaral é dispensado após atuar em apenas uma partida pelo Itumbiara (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
- Saí do Itumbiara hoje (quinta), já estou indo embora. Não entendi. Fui contratado, aceitei o convite rapidamente. Treinei, fui regularizado e participei de um jogo. Realmente não jogamos bem, mas eu esperava continuar no clube. Foi um pedido do treinador. Não vou criar problemas, este não é o meu perfil. Vou respeitar a vontade do clube – afirmou Amaral, por telefone.
'Tenho muitas propostas'
Referência no Palmeiras do início da década de 1990, Amaral rodou por vários grandes clubes brasileiros, como Corinthians, Vasco, Grêmio e Atlético-MG. Ele passou também por Parma, Benfica, Fiorentina e Besiktas-TUR. Nos últimos anos o experiente volante atuou por pequenos clubes brasileiros e, em 2011 e 2012, teve uma experiência no futebol da Indonésia. Ele diz que ainda não pensa em encerrar a carreira.
- Tenho história no futebol. Sempre fui profissional nos clubes em que atuei. Felizmente ainda tenho muitas propostas, inclusive do exterior. Agora vou decidir o que for melhor para a minha carreira.
Gigante dispensa e contrata
O Itumbiara é apenas o sétimo colocado do Campeonato Goiano, com nove pontos. A equipe foi goleada nas últimas duas rodadas do estadual. Em nove jogos, o Gigante somou duas vitórias, três empates e quatro derrotas. Além de Amaral, Wellington Leão, Neto Potiguar e Anderson Oliveira também deixaram a equipe.
Para o diretor de futebol do clube, Arnaldo Donizete, as dispensas são normais, e o Itumbiara fará novas contratações. A primeira delas é o volante Vinícius, que estava no RB Brasil.
- O Amaral e os demais jogadores foram dispensados porque não se enquadravam no estilo de jogo que o técnico quer. Mas isso é normal, não vou reclamar destes atletas. Até a próxima segunda-feira vamos apresentar mais seis jogadores para compor o elenco. Já acertamos com o Vinícius – disse o dirigente.

Conmebol libera Pacaembu e multa Corinthians em US$ 200 mil

Torcida corintiana poderá frequentar o estádio durante a Libertadores, mas ficará 18 meses sem poder assistir a jogos do Timão como visitante

Por Rodrigo Faber São Paulo
3284 comentários
Torcida do Corinthians no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Torcida do Corinthians no estádio do Pacaembu
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou na tarde desta quinta-feira a suspensão da punição ao Corinthians, que não poderia receber torcida em seus jogos como mandante no estádio do Pacaembu, pela Taça Libertadores da América. A pena agora se restringe somente às partidas fora de casa. Por 18 meses, os alvinegros não poderão assistir aos confrontos como visitantes. O Timão também foi multado pela entidade em US$ 200 mil (aproximadamente R$ 392 mil). A informação foi confirmada ao GLOBOESPORTE.COM pelo diretor jurídico do clube, Luiz Alberto Bussab.
Embora a Fiel agora possa comparecer aos jogos no Pacaembu, a diretoria do clube não está satisfeita com a Conmebol pela punição imposta nas partidas fora de casa. Bussab aguardará a chegada do comunicado oficial da entidade para recorrer. A intenção é que os corintianos também possam viajar para os confrontos longe do Brasil.
– Não estamos satisfeitos com essa decisão. Assim que chegar a fundamentação da Conmebol ao Corinthians, vamos recorrer desses 18 meses. Queremos os torcedores em todos os jogos, em casa ou fora – afirmou, em contato com a reportagem.
placar pacaembu (Foto: Marcos Ribolli)Placar eletrônico anuncia público contra o
Millonarios, no dia 27 (Foto: Marcos Ribolli)
A punição é válida também para jogos em que o Corinthians atue como visitante dentro do país (em competições organizadas pela Conmebol). Ou seja, se enfrentar um compatriota nas oitavas de final da Libertadores, por exemplo, o Timão também não poderá contar com seus torcedores. Situação igual na Recopa Sul-Americana, que será disputada contra o rival São Paulo, no segundo semestre deste ano. O San José foi punido com multa de US$ 10 mil.
Na derrota do Timão por 1 a 0 para o Tijuana, na última quarta-feira, membros da Camisa 12, segunda maior torcida organizada do clube, chegaram a estender uma faixa alusiva à uniformizada no estádio Caliente. Os policiais presentes no local agiram rapidamente e obrigaram os brasileiros a retirar o artefato, encaminhando-os a outro setor.
A única partida de punição cumprida pelo Corinthians foi a vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, da Colômbia, no dia 27 de fevereiro. Na oportunidade, quatro torcedores conseguiram uma liminar na justiça comum, ignoraram a decisão da Conmebol e assistiram ao duelo do setor das numeradas. Temendo maior represália da entidade, diretores do Timão pediram que os alvinegros não entrassem no Pacaembu, mas não foram ouvidos.

Queremos os torcedores em todos os jogos, em casa ou fora"
Luiz Bussab,
diretor jurídico
do Corinthians
Três delegados da Conmebol participaram do julgamento: Adrián Leiza, do Uruguai, Orlando Morales, da Colômbia, e Carlos Tapia, do Chile. Os representantes de Brasil e Bolívia no Comitê Disciplinar foram impedidos de votar por serem dos países envolvidos no caso.
O clube paulista enviou sua defesa completa ao Comitê na semana passada contendo 16 páginas e algumas provas, como uma carta da Fifa elogiando a postura da torcida alvinegra durante o Mundial de Clubes de 2012, em dezembro, no Japão.
O Corinthians foi punido no último dia 21 de fevereiro, um dia depois do jogo contra o San José, em Oruro, na Bolívia, pela primeira rodada do Grupo 5 da Taça Libertadores da América. O empate por 1 a 1 ficou em segundo plano, já que a partida acabou marcada pela tragédia que culminou com a morte do jovem boliviano Kevin Espada, de apenas 14 anos.
Momentos após o gol marcado por Guerrero no início da partida, um sinalizador acendido no espaço destinado aos corintianos no Estádio Jesús Bermudez atingiu o rosto de Kevin Espada, torcedor do San José. Ele não resistiu ao ferimento e faleceu.
Após a partida, a polícia local prendeu doze torcedores acusados de envolvimento no caso. Dois foram indiciados como autores do homicídio e os demais como cúmplices. Todos continuam presos na Penitenciária de San Pedro, em Oruro, mesmo após o menor H.A.M., de 17 anos e membro da torcida Gaviões da Fiel, ter se apresentado em São Paulo como autor do disparo.
Advogado do Corinthians também envolvido no caso, Luiz Felipe Santoro explicou que a tragédia envolvendo Kevin não poderia ser de total responsabilidade do clube. Embora o boliviano tenha sido vitimado por um sinalizador disparado por um torcedor alvinegro, Santoro argumentou que o Timão só poderia ser punido por uma irregularidade causada nas arquibancadas do estádio Jesús Bermúdez, mas não especificamente pela morte.
– Nós não temíamos uma punição maior por causa da morte. Na linguagem jurídica, o problema era o fato de um torcedor do Corinthians ter acendido o sinalizador na arquibancada em Oruro. O clube não teria de responder pela morte, mas sim os responsáveis pelo acontecimento – explicou ao Sportv.
Pacaembu, Corinthians x Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)Estádio do Pacaembu, vazio na partida entre Corinthians e Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)
Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians

Após 41 dias no cargo, Bebeto não é mais coordenador da base da CBF

Ex-jogador, que também é deputado estadual e membro do COL, alega acúmulo de funções e entra em acordo com Marin para sair da CBF

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
78 comentários
O ex-jogador Bebeto não é mais coordenador das categorias de base da CBF. Após apenas 41 dias no cargo, o o tetracampeão do mundo anunciou nesta quinta-feira que conversou com o presidente da entidade, José Maria Marin, depois de perceber que não teria tempo para se dedicar ao cargo, já que também é membro do conselho de adminstração do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) e deputado estadual no Rio de Janeiro.
- Quando aceitei o cargo de coordenador das categorias de base da seleção brasileira, o fiz motivado pelo desafio de ajudar o futebol do meu país num momento complicado. Tive uma história longa na Seleção, inclusive com passagens pelas categorias de base, e tinha convicção de que poderia contribuir com minha experiência. Esse mês nessa função foi muito produtivo e tenho certeza que o trabalho a longo prazo dará frutos. Mas estou totalmente  dedicado ao compromisso que assumi quando fui eleito deputado pelo povo do Rio de Janeiro e percebi que em algum momento, lá na frente, poderia acabar não conseguindo me dedicar plenamente e tendo que negligenciar um trabalho que vem dando resultados - explicou.
Bebeto e José Maria Marin (Foto: Divulgação/CBF)Presidente da CBF, Marin elogia a postura de Bebeto: 'Exemplo de cidadão' (Foto: Divulgação/CBF)
Via assessoria de imprensa, Bebeto aproveitou ainda para agradecer o convite do presidente da CBF. O dirigente foi o responsável pelo convite ao tetracampeão.
- Agradeço ao presidente José Maria Marin e estarei à disposição sempre que a CBF precisar para colaborar de alguma maneira com o crescimento do futebol brasileiro. Meu trabalho voluntário como membro do COL continuará normalmente e tenho certeza que vamos realizar uma grande Copa do Mundo - disse o tetracampeão do mundo.
Bebeto foi anunciado pela CBF como o novo coordenador no dia 25 de janeiro. Antes disso, o ex-jogador já havia acompanhado a seleção brasileira sub-20 em uma partida do Sul-Americano da categoria, que contava com seu filho Mattheus no elenco. O time canarinho foi eliminado na primeira fase do torneio, disputado na Argentina, e ficou fora do Mundial Sub-20. O técnico Émerson Ávila acabou perdendo o emprego e foi substituído por Alexandre Gallo, que assumiu todas as seleções de base do Brasil.
Após o anúncio de Bebeto, Marin publicou uma nota no site da CBF elogiando a postura do tetracampeão e garantindo que as portas estão abertas para o ex-atacante:
- Meu amigo Bebeto é um exemplo de cidadão, de esportista e um ícone para a juventude de nosso país. Entendo os motivos dele e tenho certeza de que ele seguirá tendo uma carreira brilhante como parlamentar. Ressalto também a dignidade do homem Bebeto que, ao perceber que acumulando as funções estaria compromentendo as responsabilidades assumidas com o povo do Rio de Janeiro, me comunicou da sua decisão.

Fifa proíbe fumo em jogos da Copa das Confederações e do Mundial

'Mais um incentivo para parar de fumar', diz Ronaldo durante coletiva

Por Felippe Costa, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Rio de Janeiro
345 comentários
A Fifa e o Comitê Organizador Local  (COL) anunciaram nesta quinta-feira, em coletiva no Rio de Janeiro, que o fumo será proibido durante os jogos nos estádios da Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo de 2014. A informação foi divulgada pelo secretário-geral da entidade máxima do futebol, Jérôme Valcke, que, assim como o ex-jogador Ronaldo, membro do COL, admitiu ser fumante.
- Será uma Copa sem fumo. O uso do tabaco pode prejudicar as pessoas no estádio. E não tem nada pior do que a pessoa fumando na sua frente nos estádios. Não será permitido fumar dentro dos estádios na Copa das Confederações e na Copa – explicou Valcke.
ronaldo cbf coletiva fifa cartaz no smoking (Foto: Agência EFE)Fumante, Ronaldo exibe cartaz da Fifa contra o fumo nos jogos de 2013 e 2014 (Foto: Agência EFE)
Ao lado do ministro do Esporte Aldo Rebelo, Ronaldo recebeu o cartaz que será fixado em várias áreas dos estádios. O Fenômeno aproveitou para brincar com a proibição divulgada pela Fifa e pelo COL.
- Mais um incentivo para parar de fumar – disse Ronaldo.
Porém, a Fifa confirmou também que haverá alguns locais para que os fumantes possam utilizar nos intervalos das partidas.
- Teremos espaço para fumantes. Eles não ficarão sem espaço para fumar no intervalo. Espero que as pessoas estejam bem para não sair dos seus assentos durante os jogos. Estamos felizes com esse anúncio.
O presidente do COL e da CBF, José Maria Marin, também aproveitou para brincar com o anúncio feito na coletiva desta quinta-feira.
- Nunca fumei, então estou fora dessa – afirmou Marin.