sábado, 1 de março de 2014

UFC anuncia novo evento em Macau em agosto e no Japão em setembro

Torneio deste sábado lotou CotaiArena e foi considerado grande sucesso

Por Macau, China
5 comentários
Ads by Browser Extension. More Info | Hide These Ads
UFC Zhang Lipeng e Wang Sai (Foto: Agência Getty Images)Lipeng Zhang (dir.) foi coroado campeão do TUF
China no evento deste sábado (Foto: Getty Images)
O Ultimate ficou tão empolgado com o sucesso de público do UFC: Kim x Hathaway que anunciou neste sábado que retornará a Macau ainda neste ano. Mark Fischer, diretor da organização na Ásia, confirmou que a companhia vai fazer novo evento para 23 de agosto, no hotel The Venetian. Ele prometeu que o evento será "ainda maior", após um card de apenas oito lutas e com poucos nomes de impacto da organização.
Apesar de a CotaiArena ter capacidade para 15 mil pessoas, o evento deste sábado teve 6 mil pessoas presentes. O UFC disse que esse número esgotou a quantidade de ingressos postos à venda. O evento marcou a decisão do reality show The Ultimate Fighter China, primeira edição asiática do TUF. Lipeng Zhang foi coroado campeão no torneio peso-meio-médio ao vencer uma polêmica decisão dividida contra Sai Wang. O torneio peso-pena do reality, por sua vez, teve sua final adiada após lesões sofridas pelos finalistas Jianping Yang e Guangyou Ning.
Além do evento de 23 de agosto em Macau, o UFC anunciou a data de seu próximo evento no Japão: será no dia 20 de setembro, na Saitama Super Arena, em Saitama. Fischer prometeu um "evento grande" no local, que no ano passado recebeu um Fight Night com destaque para a vitória de Wanderlei Silva sobre Brian Stann. Em 2012, Saitama sediou um evento de pay per view, o UFC 144.

Rampage e King Mo vencem e vão disputar final de GP do Bellator

Após evento, finalistas trocam provocações dentro do cage e precisam 
ser separados. Brasileiros são eliminados de torneio do peso-pena

Por Uncasville, EUA
18 comentários
Ads by Browser Extension. More Info | Hide These Ads
A Mohegan Sun Arena, em Uncasville (EUA), recebeu na noite desta sexta-feira o primeiro evento do Bellator de 2014. Dois dos mais badalados nomes da organização, Rampage Jackson e King Mo, estiveram nas lutas principais, venceram e agora vão se enfrentar na final do Grand Prix do peso-meio-pesado (o ganhador do GP tem o direito de desafiar o dono do cinturão). Eles passaram respectivamente por Christian M’Pumbu, ex-campeão da categoria, e Mikhail Zayats.
Na luta principal da noite, Rampage Jackson e Christian M’Pumbu fizeram um combate com muito estudo e com ambos se arriscando bem pouco. No último minuto do primeiro round, porém, os dois foram para o clinch, e o congolês acabou caindo por baixo. Rampage não perdeu a oportunidade e em um ground and pound com golpes curtos fez o rival "apagar".
O ex-campeão do UFC estava em uma noite agitada. Ele começou a xingar Christian M’Pumbu com o rival ainda atordoado depois de receber os golpes. Logo depois do anúncio do resultado, King Mo entrou no cage para que a final do GP fosse oficialmente divulgada, e Rampage começou a gritar que o próximo adversário "seria o próximo". Os dois começaram a trocar ofensas, e o staff do Bellator se viu obrigado a intervir para que a decisão pelo título não começasse antes do que previsto.
Vitória de King Mo é vaiada
Antes da confusão, no coevento principal, King Mo avançou para a próxima fase ao derrotar Mikhail Zayats por decisão unânime em duelo que teve alguns momentos de trocação com fortes golpes, mas que foram insuficientes para empolgar o público.
Os torcedores começaram a vaiar o combate no segundo round. E logo após o anúncio do resultado, um triplo 30 a 27 para o americano, os apupos ficaram ainda mais altos. Nada que mudasse a fisionomia de King Mo, que comemorou a vaga na decisão.
Diego Nunes é eliminado
O ex-lutador do UFC Diego Nunes foi eliminado nesta sexta do Grand Prix do peso-pena do Bellator. Ele enfrentou Matt Bessette em uma luta disputada quase todo o tempo na trocação, e os jurados, em decisão dividida, consideraram que o americano foi melhor.
Diego Nunes mostrou o tempo todo mais potência nos golpes, mas Bessete apresentou mais técnica e variedade nos golpes. No segundo round, o americano aplicou um knockdown e deixou o brasileiro cambaleando por alguns segundos. Diego se recuperou, travou o rival e continuou no combate. No fim, vitória para o americano com direito a um inesperado 30 a 27.
Yamauchi perde a primeira no Bellator
Uma das maiores promessas do peso-pena brasileiro, Goiti Yamauchi entrou no cage do Bellator ostentando um cartel de 16-1 no MMA e 2-0 na organização. Mas o jovem de 21 anos não conseguiu superar o experiente Will Martinez, 12 anos mais velho, e perdeu por decisão unânime.
MMA Bellator - Will Martinez x Goiti Yamauchi (Foto: Reprodução/Bellator)Goiti Yamauchi (calção branco) teve dificuldade para trabalhar seu jiu-jítsu (Foto: Reprodução/Bellator)
No primeiro round, Yamuchi foi derrubado no início e passou boa parte do tempo tentando ataques da guarda sem sucesso, mesmo mostrando muita técnica. No segundo período, o brasileiro também foi jogado ao solo, mas logo se levantou. Entretanto, levou a pior também na trocação.
Mostrando raça, Yamauchi partiu para o ataque no terceiro round. Com a trocação equilibrada, ele tentou levar a luta para o chão para ficar por cima pela primeira vez e não teve sucesso. O americano defendeu bem e mais uma vez foi melhor na troca de golpes para conquistar o triunfo por um triplo 30 a 27.
Com a vitória, Martinez agora avança para as semifinais do Grand Priz do peso-pena. Os outros dois classificados da noite foram Daniel Weichel e Desmond Green.
Dois 'no-contest' na mesma noite
Curiosamente, o Bellator 110 teve duas lutas que ficaram sem resultado (no-contest). Na primeira delas, Rico DiSciullo acertou joelhadas na cabeça do adversário, Marvin Maldonado, enquanto este estava no chão, o que é considerado ilegal. Como  a arbitragem considerou que os golpes foram involuntários, DiSciullo não foi desclassificado.
Situação parecida viveu Josh Diekmann. No comecinho da luta, ele deu uma dedada involuntária no olho de Manny Lara, que não teve condições de continuar. Diekmann não foi declassificado, e o combate ficou sem resultado.
Resultados da noite:

Rampage Jackson venceu Christian M’Pumbu por nocaute aos 4m34s do round 1*
King Mo venceu Mikhail Zayats por decisão unânime (30 a 27, 30 a 27 e 30 a 27)*
Matt Bessette venceu Diego Nunes por decisão dividida (28 a 29, 30 a 27 e 29 a 28)**
Desmond Green venceu Mike Richman por decisão unânime (30 a 27, 29 a 28 e 29 a 28)**
Will Martinez venceu Goiti Yamauchi por decisão unânime (30 a 27, 30 a 27 e 30 a 27)**
Daniel Weichel venceu Scott Cleve por finalização (mata-leão) aos 3m46s do round 1**
Saul Almeida venceu Andrew Fisher por decisão unânime (29 a 28, 29 a 28 e 29 a 28)
Egidijus Valavicius venceu Atanas Djambazov por nocaute técnico aos 48s do round 1
Ryan Quinn venceu Andrew Calandrelli por decisão unânime (30 a 27, 29 a 28 e 29 a 28)
Josh Diekmann x Manny Lara: no-contest (golpe ilegal de Diekmann) aos 18s do round 1
Marvin Maldonado x Rico DiSciullo: no-contest (golpes ilegais de DiSciullo) a 1m53s do round 1

Ultimate anuncia Massaranduba x Mike Chiesa para UFC 173, em maio

Luta opõe participantes do TUF americano e do TUF Brasil em Las Vegas

Por Rio de Janeiro
19 comentários
Ads by Browser Extension. More Info | Hide These Ads
MMA - UFC Jaguará do Sul, Pesagem - Francisco Massaranduba (Foto: Rodrigo Malinverni)Francisco Massaranduba na pesagem de sua
última luta (Foto: Rodrigo Malinverni)
O Ultimate anunciou neste sábado mais uma luta para o card do UFC 173, evento de 24 de maio em Las Vegas que terá a segunda defesa de cinturão de Chris Weidman nos pesos-médios, contra o brasileiro Lyoto Machida. Segundo anúncio deste sábado, o peso-leve americano Michael Chiesa vai enfrentar o brasileiro Francisco Massaranduba.
O duelo opõe participantes das edições brasileira e americana do reality show The Ultimate Fighter. Mike Chiesa foi campeão da 15ª temporada do programa nos EUA, a única em que todas as lutas foram ao ar ao vivo. Desde então, o Maverick venceu duas lutas e perdeu uma pelo UFC. Seu cartel inclui 10 vitórias, oito delas por finalização, e apenas uma derrota, contra Jorge Masvidal, em julho do ano passado. Em sua luta mais recente, finalizou Colton Smith, outro campeão do TUF, em novembro passado.
Massaranduba, por sua vez, foi um dos membros do primeiro TUF Brasil, em 2012, mas foi eliminado ainda nas quartas de final do programa, no qual competiu como peso-médio, duas categorias acima de sua divisão natural. Na carreira, o brasiliense tem 14 vitórias e três derrotas, sendo quatro vitórias e duas derrotas pelo UFC. Em 15 de fevereiro passado, Massaranduba venceu Jesse Ronson por decisão dividida em Jaraguá do Sul.
Confira o card atualizado:
UFC 173
24 de maio de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Chris Weidman x Lyoto Machida
Peso-galo: TJ Dillashaw x Takeya Mizugaki
Peso-leve: Jamie Varner x James Krause
Peso-pena: Doo Ho Choi x Sam Sicilia
Pesos-galos: Chris Holdsworth x Kyung Ho Kang
Pesos-leves: Michael Chiesa x Francisco Massaranduba

'Não é relevante', diz advogado sobre resultado de exame de Vitor Belfort

Como seu cliente não vai mais lutar contra Chris Weidman, Neal Tabachnick prefere não tornar público o teste antidoping por que passou o brasileiro

Por Rio de Janeiro
58 comentários
Ads by Browser Extension. More Info | Hide These Ads
Vitor Belfort foi submetido a um teste antidoping surpresa no dia 7 de fevereiro, em Las Vegas (EUA), mas o resultado não será divulgado. O brasileiro, que passou pelo procedimento de forma espontânea, ainda não havia entrado com o pedido de licença junto à Comissão Atlética de Nevada para lutar no estado. Por conta disso, qualquer divulgação não autorizada de um exame médico se configura, pelas leis americanas, como crime de invasão de privacidade.
Vitor Belfort pesagem UFC 168 (Foto: Evelyn Rodrigues)Vitor Belfort agora espera pegar o vencedor da luta entre Weidman e Lyoto (Foto: Evelyn Rodrigues)
O advogado de Vitor, Neal Tabachnick, disse que o resultado perdeu a importância depois que o carioca foi substituído por Lyoto Machida na disputa de cinturão do peso-médio, contra Chris Weidman, no UFC 173, marcado para 24 de maio.
- O teste não é relevante, já que Vitor não está pedindo uma licença para lutar em Nevada neste momento. A razão para a Zuffa ter substituído Vitor por Lyoto foi por causa da mudança da comissão sobre a TRT ontem (quinta). A Zuffa sentiu com essa mudança que não há tempo para o Vitor largar o seu programa de TRT, obter uma licença para maio e deixar tempo suficiente para a organização promover adequadamente o combate - disse o advogado ao site "MMA Fighting".
Na quinta-feira, a Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC) decidiu banir as isenções para uso da terapia de reposição de testosterona (TRT) em lutas realizadas no estado. Em audiência pública, comissão votou de forma unânime pela proibição do polêmico tratamento, e alguns comissários discutiram até que o órgão deve insistir para que as comissões atléticas dos demais estados americanos sigam o mesmo passo. Vitor Belfort é um dos lutadores que tinham licença legal para fazer uso do tratamento.
Em sua conta no Instagram, Vitor Belfort pediu desculpas aos fãs por ter saído do card e deu uma versão parecida com a que seu advogado contou ao site americano.
- Como todos vocês sabem, eu tenho feito o tratamento legal, aprovado por todas as comissões, para lutar sob TRT por causa de uma deficiência de saúde que tenho. A partir de ontem, a comissão de Nevada proibiu o uso de TRT. Eu não sou isento de regras. Respeito a decisão da comissão e parei meu programa de TRT a partir de ontem (quinta). Meu corpo não teria tempo suficiente para se ajustar, e eu não seria capaz de atender às novas exigências da comissão rapidamente o suficiente para ser licenciado para a luta e permitir o tempo suficiente para o UFC para promovê-la. Estou preparado para lutar pelo cinturão de campeão sem o meu programa de TRT. Estou ansioso para competir com o novo conjunto de regulamentos. Quero agradecer a todos os meus fãs, ao UFC e a todas as comissões pelo apoio inabalável e vou voltar mais forte do que nunca! Estou esperando o vencedor - escreveu Belfort.

Tokudome e Nam fazem luta da noite; Kim e Mitrione também são premiados

Cada um dos lutadores receberá US$ 50 mil por atuações em Macau

Por Macau, China
4 comentários
Ads by Browser Extension. More Info | Hide These Ads
A luta que encerrou o card preliminar do TUF China Finale neste sábado, em Macau, foi premiada como a melhor da noite. O coreano Yui Chul Nam venceu o japonês Kazuki Tokudome em uma disputa equilibrada, cheia de reviravoltas e com emoção até o fim do terceiro round. Os nocautes conseguidos no card principal, respectivamente contra Shawn Jordan e John Hathaway, renderam ao peso-pesado Matt Mitrione e ao peso-meio-médio Dong Hyun Kim os prêmios de melhor performance da noite.
Todos os quatro lutadores receberão US$ 50 mil por suas atuações - aproximadamente R$ 120 mil.
Saiba como foram as lutas do card preliminar e do card principal do torneio.

Grande luta fecha um card preliminar pouco vibrante do TUF China Finale

Duelo eletrizante entre os pesos-leves Kazuki Tokudome, do Japão, e Yui Chul Nam, da Coreia do Sul, termina com vitória apertada do coreano

Por Macau, China
2 comentários
Ads by Browser Extension. More Info | Hide These Ads
Uma luta eletrizante entre os pesos-leves Kazuki Tokudome, do Japão, e Yui Chul Nam, da Coreia do Sul, levantou o público no card preliminar do TUF China Finale, disputado na manhã deste sábado na Cotai Arena, em Macau. Após três duelos mornos, a luta que encerrou a primeira metade do evento recuperou a emoção do torneio. Em uma disputa extremamente equilibrada, quem levou a melhor foi o coreano, que venceu por decisão dividida (29-27, 27-28 e 29-28). A luta marcou a quinta derrota do japonês em 18 lutas, enquanto para o coreano, que pareceu não acreditar quando foi declarado vencedor, a disputa rendeu a 18ª vitória em 23 lutas na carreira.
UFC Kazuki Tokudome e Yui Chul Nam (Foto: Agência Getty Images)Kazuki Tokudome (esq.) resistiu, mas acabou derrotado pelo sul-coreano Yui Chul Nam (Foto: Getty Images)
A luta começou com o coreano partindo para o ataque e acertando dois bons golpes que abalaram o japonês. Ainda grogue, Tokudome tentava travar a luta, mas Chul Nam não diminuía o ritmo e seguia castigando o rival. Após derrubar o japonês com mais um golpe forte, o coreano ficou por cima no chão, e mesmo após a tentativa de uma chave de braço de Tokudome, Chul Nam continuou atacando na posição de 100kg, desferindo cotoveladas no rosto do adversário. Mostrando muita resistência, Tokudome partiu para o ataque desesperado em pé, e acertou alguns bons golpes, que também abalaram Chul Nam. A luta ficou aberta, com ambos buscando o nocaute. A 15 segundos do intervalo, o coreano conseguiu mais um knockdown, terminando em vantagem, pressionando Tokudome por cima.
Com os dois olhos inchados na volta para o segundo round, Tokudome foi avaliado pelo médico antes de retomar a luta, e logo no início já levou a luta para o chão, derrubando o coreano. Em vantagem na grade, o japonês conseguiu acertar muitos golpes no rosto de Chul Nam, mas sem potência. Sem conseguir se livrar da posição, o coreano tentava aplicar cotoveladas por baixo enquanto trabalhava a guarda para ficar com as costas no chão. Na meia-guarda do adversário, Tokudome se manteve em vantagem até o intervalo.
Os dois lutadores voltaram para o terceiro round dispostos a conseguir o nocaute, e Chul Nam acertou mais um belo golpe que balançou Tokudome, quase conseguindo o knockdown. O japonês, por sua vez, também acertou um soco que abalou o coreano, e a luta foi para o chão, com Tokudome por cima. Muito desgastados, os lutadores disputavam cada movimento, e em um erro de estratégia do japonês quando estava em vantagem na grade, o coreano conseguiu inverter a posição e derrubar o rival, ficando em vantagem no chão até que Tokudome se levantasse. Nos últimos segundos, Chul Nam ainda conseguiu uma queda, terminando a luta por cima.
Confira as demais lutas do card preliminar:

Vaughan Lee vence luta morna contra um apático Nam Phan
Em uma luta morna e decepcionante entre lutadores experientes e veteranos pesos-galos, o inglês Vaughan Lee fez praticamente um sparring de luxo e venceu o apático americano Nam Phan por decisão unânime dos jurados (30-27, 30-27 e 30-26), impondo a terceira derrota seguida ao americano. Já Lee manteve a sua rotina de vencer uma luta e perder outra desde que chegou ao UFC.
A luta começou com Vaughan Lee se impondo à Nam Phan desde o começou, conectando bons golpes de esquerda e se mostrando mais veloz que o americano.  Com um melhor controle de distância e mais agressividade, o inglês não dava chance ao rival, e chegava a brincar no octógono, simulando os famosos movimentos de Bruce Lee. Apático na luta, Nam Phan praticamente só se defendeu até o fim do round.
UFC Vaughan Lee e Nam Phan (Foto: Agência Getty Images)Vaughan Lee não encontrou resistência diante de um apático Nam Phan em Macau (Foto: Getty Images)
No segundo round, mesmo com um melhor posicionamento do americano, Lee se manteve à frente no combate, dominando Nam Phan e aplicando giolpes plasticamente vistosos, mas sem contundência. Phan buscou mais a luta, mas nem assim conseguiu ameaçar o inglês. O terceiro round foi uma cópia do segundo, com Vaughan Lee conectando golpes e pontuando, enquanto Nam Phan apenas se defendia e parecia feliz em não ser nocauteado.

Anying Wang vence Albert Cheng por desistência entre o primeiro e o segundo rounds
No primeiro duelo de participantes do TUF China, o peso-meio-médio chinês Anying Wang venceu o canadense Albert Cheng por nocaute técnico (desistência) no intervalo do primeiro para o segundo round, conquistando sua segunda vitória em duas lutas. Já Cheng sofreu sua quarta derrota em seis lutas como profissional.
A luta começou com os dois lutadores se estudando no centro do octógono, mas foi Wang que conseguiu acertar os primeiros golpes, principalmente os chutes altos. Usando uma guarda muito baixa, no entanto, Wang abriu espaço para que Cheng acertasse um bom direto, ainda que sem tanta potência.
  •  
UFC Albert Cheng e Wang Anying (Foto: Agência Getty Images)Anying Wang (esq.) venceu Albert Cheng por desistência no intervalo para o segundo round (Foto: Getty Images)
Os dois mantiveram a postura cautelosa até faltar um minuto para o fim do round, quando Wang partiu com tudo para cima de Cheng, que recebeu alguns chutes altos e socos antes de revidar com um bom chute e uma sequência de socos que acertaram em cheio o chinês. O resultado do castigo imposto a Cheng foi pércebido no intervalo para o segundo round, quando o lutador foi impedido de voltar para a luta pelo árbitro, por conselho do médico.

Mark Eddiva vence Jumabieke Tuerxun no duelo de invcictos
No duelo de invictos que abriu o TUF China Finale, quem levou a melhor foi o peso-pena filipino Mark Eddiva, que se impôs ao chinês Jumabieke Tuerxun durante quase todo o combate, conquistando a vitória por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). Esta foi a sexta vitória de Eddiva em seis combates, e a primeira derrota de Tuerxun, que vinha de 14 triunfos consecutivos.
A luta começou com Ediva conectando melhor os chutes, atingindo Tuerxun, que o chamava para a luta, tentando mostrar que não havia sentido os golpes. Após uma tentativa de chute de Tuerxun, Ediva travou a perna e o derrubou, ficando por cima e aplicando golpes na linha de cintura e mantendo o chinês pressionado no solo também com joelhadas no tórax.  A 1m15s do fim do round, Tuerxun conseguiu levantar-se, mas não se livrou da pressão do filipino, que aplicava cotoveladas aparentemente ilegais seguidamente sem ser advertido pelo árbitro.
UFC Jumabieke Tuerxun e Mark Eddiva (Foto: Agência Getty Images)Jumabieke Tuerxun (dir.) foi dominado por Mark Eddiva na luta de abertura em Macau (Foto: Getty Images)
No segundo round, sabendo haver perdido o primeiro, o chinês voltou tomando a iniciativa do combate e acertando alguns golpes no filipino. Eddiva diminuiu seu ritmo, mas foi Tuerxun que mostrou cansaço, perdendo na sua movimentação e sendo novamente dominado na luta no chão, principalmente na grade. No terceiro round, com os dois lutadores muita cansados, a luta caiu ainda mais de rendimento, sendo disputada quase todo o tempo na grade, com Mark Eddiva pressionando Jumabieke Tuerxun. Porém, a cerca de um minuto para o fim da luta, o chinês quase conseguiu encaixar um triângulo, forçando o filipino a trabalhar no chão e defender o golpe com boa técnica. Após livrar-se da ameaça de finalização, Eddiva controlou a luta até o fim, garantindo a vitória.