quinta-feira, 5 de junho de 2014

Curtinhas: Nick Diaz pode deixar aposentadoria para enfrentar Spider

Reunião nesta quinta-feira deve definir próximo adversário de Jon Jones

Por Rio de Janeiro
179 comentários
O empresário de Anderson Silva, Ed Soares, disse nesta semana que o ex-campeão dos médios do Ultimate poderia voltar em 2015 contra Nick Diaz. Segundo o "UFC Tonight", programa oficial de TV da organização, Nick estaria interessado no duelo e voltaria da aposentadoria para enfrentar Anderson. Quando Diaz pendurou as luvas, no ano passado, as únicas duas lutas pelas quais ele disse que voltaria seriam contra Georges St-Pierre ou Anderson Silva, mas ele espera  uma boa remuneração para isso.
Nick Diaz presença UFC 170 (Foto: Evelyn Rodrigues)Nick Diaz pode largar aposentadoria para enfrentar Spider (Foto: Evelyn Rodrigues)
Reunião nesta quinta deve definir próximo desafiante dos meio-pesados no UFC
Jon Jones e seu empresário, Malki Kawa, têm uma reunião em Las Vegas no escritório do UFC nesta quinta-feira para definir o futuro do campeão dos meio-pesados do UFC. A organização ofereceu a ele uma revanche contra Alexander Gustafsson no evento de número 177, que deve acontecer em Las Vegas (EUA) no dia 30 de agosto, mas o campeão até agora não respondeu. Segundo Dana White, Jones estaria mais interessado em enfrentar Daniel Cormier do que Gustafsson. Mas, ao que parece, tudo deve ser resolvido nesta quinta.
Cat Zingano planeja retorno em setembro
Cat Zingano espera voltar ao octógono em setembro. Atual número um no ranking peso-galo feminino do UFC, a lutadora já voltou aos treinos e há a possibilidade de ela enfrentar Amanda Nunes em seu retorno. Segundo o "UFC Tonight", as negociações estão apenas começando.
Quase pronto para treinar, Shogun vai participar de jogo festivo com Cafu
Maurício Shogun espera ser liberado em duas semanas para voltar a treinar. O brasileiro passou por uma cirurgia no nariz depois do duelo contra Dan Henderson, em março passado. Segundo disse o seu empresário, Eduardo Alonso, ao "UFC Tonight", o ex-campeão quer voltar a treinar em breve para estar pronto para lutar no UFC Japão, que acontece no dia 20 de setembro em Saitama. Ele ainda afirmou que gostaria de ser um dos próximos treinadores do TUF Brasil. O meio-pesado também anunciou nesta quarta-feira, em sua página no Twitter, que participará de um jogo festivo de futebol para arrecadar fundos para crianças carentes.
Jogo Cafu x Chogun (Foto: Twitter)Cafu e Maurício Shogun vão promover um jogo festivo beneficente(Foto: Twitter)
Derrota para Johnny Eduardo pode fazer Wineland se aposentar
Depois de ser nocauteado por Johnny Eduardo em Cincinatti, Eddie Wineland fraturou o maxilar e precisou de cirurgia. Foi a segunda vez que ele fraturou o maxilar na carreira e, segundo o "UFC Tonight",  o lutador está se recuperando bem. Ele deve retirar os pontos na próxima semana, mas está pensando seriamente em aposentar as luvas.
Dominick Cruz treina com BJ Penn
Ex-campeão dos pesos-galos do UFC, Dominick Cruz publicou foto nesta quarta-feira em sua conta no Instagram após um treino com o ex-campeão dos leves e dos meio-médios do Ultimate, BJ Penn. Cruz perdeu o título por conta de sua inatividade após lesões. Sua última luta foi em outubro de 2011, quando venceu Demetrious Johnson.
BJ Penn e Dominick Cruz (Foto: Instagram)BJ Penn e Dominick Cruz após treinos (Foto: Instagram)
WSOF divulga card do dia 5 de julho
No dia 5 de julho, o UFC 175 acontece em Las Vegas (EUA), com duas disputas de cinturão: a dos pesos-médios, entre Chris Weidman e Lyoto Machida, e a dos pesos-galos feminino, com Ronda Rousey encarando Alexis Davis. No mesmo dia, o World Series of Fighting (WSOF) realizará sua 11ª edição, começando cedo para não entrar em conflito com o Ultimate. Na luta principal, o campeão dos leves Justin Gaethje enfrenta Nick Newell. O card ainda terá Jon Fitch contra Josh Burkman e o brasileiro Gesias Cavalcante contra Melvin Guillard.
WSOF 11
5 de julho, em Daytona (EUA)
CARD PRINCIPAL
Justin Gaethje x Nick Newell
Josh Burkman x Jon Fitch
Gesias Cavalcante x Melvin Guillard
Pablo Alfonso x Cody Bollinger
CARD PRELIMINAR
Brian Cobb x Luis Palomino
Alexandre Pimentel x Jerrod Sanders
Neiman Gracie x David Mundell
Jake Heun x Kendrick Miree

Sonnen sobre ser sucessor de Dana: “Se ele sair do UFC, eu saio também"

Falastrão disse que ficou feliz com o fato de ter sido lembrado pelo chefe, mas afirmou que não pensa na possibilidade de substituí-lo um dia

Por Las Vegas, EUA
60 comentários
chael sonnen tuf brasil ufc (Foto: Adriano Albuquerque)Sonnen diz ser um soldado de Dana e do UFC
(Foto: Adriano Albuquerque)
No início da semana,  Dana White apontou Chael Sonnen como seu possível sucessor no UFC.  Nesta quarta-feira, o falastrão deu a entender que ficou lisonjeado com o comentário do chefe, mas que não pensa na possibilidade de substituí-lo no futuro:
- Eu sou um soldado do Dana White. Se um dia ele sair do UFC, eu saio com ele. Se um dia ele resolver ir trabalhar no mercado musical, eu vou também. Eu agradeço por ele ter lembrado de mim, mas não há possibilidade de  eu substituí-lo um dia - disse Sonnen ao programa Fox Sports Live.
O lutador americano segue se preparando para o duelo contra Vitor Belfort, marcado para o dia 05 de julho, no UFC 175, em Las Vegas, EUA.Aos 37 anos de idade, ele já foi protagonista de duas edições do reality show “The Ultimate Fighter” e é apresentador do “UFC Tonight”, programa oficial de TV do Ultimate nos EUA

Sheymon chega confiante ao WSOF: "Serei o melhor peso por peso de lá"

Peso-galo diz que vai bater em quem aparecer no seu caminho, garante que será campeão e afirma ser o melhor lutador do mundo na categoria

Por Rio de Janeiro
9 comentários
Confiança é algo que não falta para Sheymon Moraes. Aos 23 anos e com seis vitórias em seis lutas, sendo quatro delas por nocaute, o peso-galo foi contratado pelo World Series of Fighting (WSOF) e já iniciou a preparação para sua estreia, que deve ser em setembro, contra Tyson Nam "ou alguém do mesmo nível", segundo informou a organização do evento para o lutador. O atleta é considerado uma das principais promessas da Team Nogueira e garante que só lhe falta ter a oportunidade de enfrentar os melhores para mostrar que é o número 1 da divisão no mundo.
Sheymon Moraes lutador de MMA (Foto: Divulgação)Sheymon Moraes não esconde a confiança após ser contratado pelo WSOF (Foto: Divulgação)
O campeão do WSOF na categoria de Sheymon é o brasileiro Marlon Moraes, que o lutador tem vontade de enfrentar desde os tempos em que ainda participava de competições de muay thai, que é a principal arma de ambos. Recentemente, o matchmaker do evento, Ali Abdelaziz declarou que Marlon é o número 1 peso por peso do evento. Para Sheymon Moraes, essa opinião vai durar apenas até sua estreia.
- Marlon pode até ser o número 1, já que eu ainda não estreei. Depois que eu estrear, ele (Ali Abdelaziz) vai rever esse conceito dele. Futuramente, serei o melhor peso por peso de lá. Com todo respeito ao Marlon, que é um excelente atleta, mas quero ser o melhor do mundo e ninguém vai atrapalhar meu sonho. Acho ele um bom lutador, duro, mas meu muay thai é mais contundente e perigoso. É uma luta boa, caso aconteça vou para ganhar. Posso surpreendê-lo botando para baixo e mostrando meu chão para a galera. Nessa categoria me acho rápido, forte, tenho queixo, sou novo e acho que darei muitas alegrias para a Team Nogueira e para o Brasil - afirmou, em entrevista por telefone ao Combate.com.
Acho que no UFC tem uns cinco pesos-galos bons, que seriam luta dura para mim. Mas luta dura que eu sei que ganharia. Só me falta oportunidade de lutar, bater neles e mostrar que sou eu o número 1"
Sheymon Moraes
A preparação para debutar na organização já foi iniciada e, neste domingo, Sheymon viaja para a Tailândia para afiar seu carro-chefe, o muay thai, além de "fugir da Copa do Mundo aqui no Brasil". Ele passará um mês lá e depois ficará dois meses na Team Nogueira para encerrar seu camp, que começou focado no wrestling e jiu-jítsu. A equipe já pensa no plano de luta do atleta para o caso de ser confirmado o duelo contra Tyson Nam, mas o próprio peso-galo parece já ter sua estratégia definida, já que, segundo ele mesmo, vai vencer quem aparecer na sua frente.
- Sei que o Tyson Nam é um cara que tem coração, não desiste, se der mole, nocauteia, derruba bem, é um lutador completo, mas a equipe já está fazendo uma estratégia para, caso seja ele, eu ganhar o combate sem correr riscos. Meu jogo casa bem contra qualquer um da categoria. Para mim não tem essa não. Quem o WSOF botar para mim, vou bater. Não me preocupo com ninguém e nem vou mudar meu estilo por causa de ninguém - disse.
Sheymon foi um dos treinadores do time de Rodrigo Minotauro na segunda temporada do TUF Brasil. Na época, ele chegou a fazer campanhas na redes sociais para ir para o UFC, mas não vingou. Ao avaliar o nível dos lutadores de sua divisão no Ultimate, ele é taxativo: venceria todos.
- Acho que no UFC tem uns cinco pesos-galos bons, que seriam luta dura para mim. Mas luta dura que eu sei que eu ganharia. Eu não tenho dúvidas que para mim o que falta é oportunidade de lutar contra esses atletas que são número 1 ou 2 do mundo. Só me falta oportunidade de lutar, bater neles e mostrar que sou eu o número 1 - disparou.
Sheymon Moraes (Foto: Divulgação)Sheymon Moraes, com o cinturão do Bitetti Combat, após nocautear Pedro Nobre (Foto: Divulgação)
O interesse do WSOF em Sheymon não é de hoje. Após vencer o GP de sua categoria no Bitetti Combat em setembro de 2012, quando impôs a única derrota na carreira do ex-UFC Pedro Nobre ao nocauteá-lo no segundo round, o evento americano já o procurou para efetuar a contratação. Ele fez mais uma luta, vencendo Eliel Topete Dourado, mas uma lesão no joelho fez a negociação esfriar. Após mais de um ano sem lutar, o retorno foi com novo nocaute, no Nitrix, contra Felipe Alves, despertando novamente os olhares da organização. O atleta continua tendo o interesse de ir para o UFC, mas os planos agora são mais ousados.
- Eles mostraram muito interesse em mim. Chegamos a bater na porta do UFC, eles até falaram que gostam de mim, mas que a categoria estava cheia. Não mostraram tanto interesse, e o WSOF mostrou interesse maior, deixando claro que eu não seria só mais um no evento, que iam me dar moral, levantar minha imagem. Sou novo ainda, eles fizeram uma proposta muito boa, muito melhor do que receberia para lutar no UFC, então achei melhor arriscar, me tornar campeão do evento, para futuramente assinar com o UFC, ir com moral e ganhando uma bolsa melhor - concluiu.

Faber culpa funcionário de academia
por "brincadeira" com Renan Barão

Líder do Team Alpha Male explica que “inscrição" do brasileiro em seminário de Duane foi feita sem o seu consentimento

Por Las Vegas, EUA
73 comentários
Urijah Faber UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Faber frisou não ter participação na suposta lista
(Foto: Evelyn Rodrigues)
A vitória de TJ Dillashaw sobre Renan Barão no UFC 173 aumentou a rivalidade entre as equipes Nova União e Team Alpha Male. A situação ficou ainda pior depois que circulou pelas redes sociais uma lista feita à mão com pessoas inscritas para o seminário de muay thai do (ainda) treinador principal do time, Duane Ludwig, e que incluía o nome de Barão. A partir daí, o que era para ser uma brincadeira em referência à superioridade de Dillashaw em pé no duelo entre os dois, acabou alterando os ânimos dos integrantes dos dois times, em especial os de José Aldo e Chad Mendes, que têm duelo marcado para o dia 2 de agosto, em Los Angeles.
Nesta quarta-feira, o líder do Team Alpha Male, Urijah Faber, falou sobre o assunto e afirmou que não foi o autor da brincadeira. Segundo o que o Combate.com apurou, um funcionário da Ultimate Fitness, quartel general da equipe em Sacramento, EUA, fez a foto da lista e publicou no perfil  oficial da academia. A mensagem, no entanto, já foi apagada, mas Faber acredita que ela deu um toque especial na rivalidade dos dois times para a revanche entre Aldo e Chad:
- Nós somos dois dos melhores times do mundo e eu respeito muito os caras da Nova União. Hoje, essa é uma rivalidade real. Eu perdi para o Aldo e para o Barão, o Chad perdeu para o Aldo, o Joseph enfrentou alguns dos atletas deles também. Hoje nós temos um cinturão, eles também. Eu acho que alguém tirou uma foto...Há um seminário na academia e alguém colocou o nome do Barão no seminário e aí publicaram  essa nas redes sociais pelo perfil da academia, mas eu não sabia disso. Eu fiquei sabendo depois que eles já tinham feito. No entanto, isso fez com que o Aldo ficasse tão bravo, o que é bom porque agora o Chad também está bravo e há um pouco mais de faíscas para esse duelo entre eles - disse.
Faber também deu mais detalhes sobre a saída de Duane do time, revelando que ficou sabendo que o treinador estava de saída por terceiros:
- Ele sempre teve o sonho de ter a sua própria academia no Colorado e eu, na verdade, não ouvi da boca dele, mas de outras pessoas para quem ele andou contando que ia abrir a sua academia. Então eu confirmei com ele, que disse que é o que gostaria de fazer, e foi assim que tudo começou e terminou. Eu acho que ele ainda quer fazer parte do time, mas eu o conheço. Duane é muito ativo, tem seminários toda semana, vende camisetas, faz várias coisas ao mesmo tempo, então eu acredito que seja muito difícil ele se mudar para o Colorado e continuar sendo um treinador presente.Mas tenho certeza de que alguns dos outros caras do time vão querer continuar treinando com ele - afirma.
O peso-galo também contou que a conversa com o treinador aconteceu em um momento em que a academia exigia mais comprometimento por parte de Ludwig.
- O que aconteceu é que eu o confrontei perguntando se ele estava planejando sair e ele imediatamente disse sim. Isso sem falar em  outras coisas que eu já queria falar com ele, sobre como se envolver mais com os caras mais novos, estar presente nos fins de semana em vez de só fazer seminários, e  etc. O Duane então expressou que tinha esse sonho de ter o seu próprio negócio, e achava que aquele seria o melhor caminho para ele. Eu não estava ciente disso até a conversa acontecer, mas preciso ter alguém lá dentro desenvolvendo os nossos caras mais novos, a nova geração, e que seja presente. Essa é a minha principal preocupação.
O líder da Alpha Male ainda aproveitou para  negar qualquer possibilidade de luta entre ele e o companheiro de time e agora campeão peso-galo do UFC:
- Eu não quero enfrentar o TJ. É uma luta que eu não gostaria necessariamente de fazer, teria que ser sob circunstâncias muito especiais ou se o TJ me pedisse por ela como um favor. Eu não vejo essa luta acontecendo - finalizou.

Rafael dos Anjos faz promessa aos filhos: "O pai vai voltar com a vitória”

Peso-leve brasileiro chegou a Albuquerque há 10 dias para se acostumar com altitude. Ele enfrenta Jason High neste sábado

Por Las Vegas, EUA
10 comentários
MMA UFC - Rafael dos Anjos (Foto: Evelyn Rodrigues)O lutador carioca está muito confiante para o duelo
deste sábado (Foto: Evelyn Rodrigues)
Depois de ter a sequência de cinco vitórias interrompidas por Khabib Nurmagomedov, em março passado, Rafael dos Anjos só quer saber de correr atrás do prejuízo. O brasileiro volta ao octógono neste sábado contra o americano Jason High e, mais do que retomar o caminho ao título da divisão, ele quer garantir a vitória para dois espectadores especiais: seus filhos.
- Graças a Deus, eu sou abençoado, tenho dois filhos lindos e uma mulher que me ajuda demais. Família é tudo. Mas eu me cobro muito, porque eu cheguei em casa, da última vez, com a derrota  e, embora meus filhos não me cobrem, a gente fica sentido quando ouve as crianças falarem “Ah, meu pai perdeu”. Estou devendo a vitória para eles e dessa vez eu já prometi. Eu disse com todas as letras : 'O pai vai voltar com a vitória'. Já faz 10 meses que eu venci a última luta,  então preciso dar essa alegria a eles - declarou o lutador em entrevista por telefone ao Combate.com.
Rafael chegou a Albuquerque, EUA, sede do combate deste sábado, há 10 dias para a reta final de preparação. O lutador, que também está na fase final do corte de peso, afirma que tudo está saindo conforme o esperado:
-  Eu já estava em um ritmo forte de treino desde a minha última luta. Não tive lesão nenhuma e já aproveitei a forma que eu estava. O peso está descendo fácil, está tudo dentro do esperado. Aqui é uma cidade muito alta. São 1.700 metros de altura acima do nível do mar e, para respirar, é muito difícil. Quando eu cheguei, nos três primeiros dias, era difícil treinar forte porque o pulmão 'queima’. É a mesma dificuldade que os jogadores de futebol têm quando vão jogar na Bolívia. Então eu conversei com alguns amigos e com meus treinadores e todo mundo me aconselhou a vir antes para me adaptar. Eu fiz isso e agora já estou totalmente adaptado e pronto para lutar- explica.
O peso-leve ainda analisou a derrota para Nurmagomedov e afirmou que pretende fazer mais duas lutas até o final do ano.
Confira abaixo:
Combate.com: Você vai voltar ao octógono 49 dias depois de sua última luta. Por que decidiu voltar tão rapidamente?
Rafael Dos Anjos: A distância da minha última luta para a penúltima foi de oito meses e eu acho que isso foi muito ruim para mim, até mesmo por essa questão de ritmo de luta. Na luta do Khabib, eu não tomei soco, não me machuquei, mas uma luta na qual eu não consegui mostrar tudo o que eu treinei e foi por isso que eu pedi para o meu empresário me arrumar uma luta o mais rápido possível.  Foi aí que surgiu essa oportunidade e eu já estava em forma e aceitei. Eu quero começar a tentar fazer lutas mais constantes, não quero deixar a minha forma cair muito. Eu não paro de treinar, mas quando acaba a luta, a gente quer comer mais um pouco e acaba que isso atrapalha um pouco no retorno. Vou continuar em uma dieta mais balanceada para que eu não fique fora de forma e vou começar a lutar mais frequentemente. Não quero dar um espaço muito grande entre uma luta e outra.
Você tem ideia de quantas lutas ainda quer fazer em 2014?
Acho que essa mais duas seria perfeito. Vou tentar isso, mas vamos ver. Se Deus quiser, e eu não tiver nenhuma lesão mais séria, esse é o plano.
Havia muita expectativa em torno dessa sua luta contra o Nurmagomedov, mas ela acabou não saindo como o planejado para você. Você assistiu ao duelo de novo? O que você acha que deu errado?
Eu tinha um bom plano, a estratégia estrava traçada, mas eu talvez tenha esperado que ele fosse fazer muita coisa e ele acabou não fazendo tudo isso. Ele impôs a estratégia dele, que se encaixou melhor, e foi feliz. Eu não consegui achar meu jogo,  fiquei por baixo ali e ele me prendendo naquela cinturada, foi complicado. Nas lutas dele que eu tinha visto, o Khabib vinha para a briga, lutava em pé, fazia um jogo com mais volume, só que dessa vez ele teve uma estratégia mais amarrada, que dificultou o meu jogo. Mas é aquilo… toda derrota traz coisas boas também. Foi bom para eu ver muitas outras coisas que eu estava errando e para mostrar também que uma derrota não te coloca tão atrás na fila. Coloca um pouco, mas vou lutar agora de novo e bola para frente. O negócio é continuar trabalhando, fazendo mais lutas e não ficar tanto tempo parado. Isso com certeza não favorece em nada.
Você vai lutar contra o Jason High, que era um peso-meio-médio e está estreando nessa divisão.  Isso te dá alguma vantagem no duelo?
Eu estou muito bem, me achei nessa categoria. Ele é bem forte para essa divisão, tem bastante volume muscular e eu acho que, para ele descer para essa categoria, ele vai ter um trabalho maior. Fora isso, tem o peso da estreia e, com certeza, perder sete quilos a mais não é fácil. Eu acho que tudo isso me dá uma certa vantagem sim.
Como está o processo de perda de peso?
Está tudo entro do esperado. São 6, 7 quilos para perder nesses últimos dias.
Qual o seu palpite para Ben Henderson x Khabilov?
Eu acho que o Ben Henderson leva essa luta. O Khabilov é um cara duríssimo, como todos esses russos que estão chegando, mas eu acho que o Ben Henderson tem mais volume de jogo e, em cinco rounds, acho que ele leva a melhor nessa.
Quer mandar uma mensagem para os seus fãs no Brasil?
Eu quero agradecer a todo mundo do Brasil pela torcida e, no sábado, se Deus quiser vai dar tudo certo. Eu estou devendo essa vitória para muita gente  e ela vai me colocar de volta na caminhada pelo cinturão. Lógico que o cinturão é conseqüência de várias vitórias e o meu foco ainda não é o título. Estou focado em continuar lutando e ganhando as minhas lutas, mas voltar a ficar mais próximo do título mostra que estou no caminho certo.  Então, Brasil, pode assistir no sábado que eu vou arrebentar.

"Tinha certeza de que ia ao 5º round", diz Maldonado, após revés para Miocic

Ainda abatido, meio-pesado afirma que avaliação da luta é a pior possível, acredita que lhe faltou paciência e deve ir treinar nos EUA daqui a 45 dias

Por Rio de Janeiro
44 comentários
Chamado em cima da hora para substituir Junior Cigano na luta principal do TUF Brasil 3 Final, que aconteceu no último sábado, Fábio Maldonado resistiu à potência de Stipe Miocic por apenas 35 segundos. Meio-pesado de origem, o brasileiro pegou o combate na categoria de cima com apenas três semanas de antecedência e teve interrompida uma sequência de três triunfos consecutivos no Ultimate. Ainda decepcionado, o Caipira de Aço disse que faltou escutar os conselhos de seu córner, além de mostrar frustração, pois "tinha certeza que a luta ia para o quinto round".
- A avaliação é a pior possível. Preciso rever essa luta. Foi a única que não dei nenhum jab. Eu, como boxeador, tinha que dar jab. Mas saí para buscar o combate, achei que poderia surpreender no começo da luta, pegar um bom golpe, mas acabei pagando o preço ali. Deu tudo errado. Acabei deixando a luta rápido. Era para ficar lutando, balançando, ouvir o córner. Eles me falaram: "O cara bateu no Roy Nelson em pé, que é nocauteador do pesado. Ele vai trocar com você, não vai para o wrestling. Só se ele apanhar muito de você em pé que ele vai botar para baixo". Já tinha uma estratégia feita para se tomasse amasso no chão. Tinha certeza de que a luta ia para o quinto round. Foi uma noite muito triste - afirmou, em entrevista ao Combate.com.
UFC TUF 3 Maldonado x Miocic (Foto: Marcos Ribolli)Maldonado esperava lutar cinco rounds contra Miocic, mas perdeu em 35 segundos (Foto: Marcos Ribolli)
A confiança de Maldonado em travar um combate longo se justificava antes da luta, afinal, o lutador é conhecido pelo seu queixo duro, como já mostrou contra outros rivais. Entretanto, ao enfrentar Miocic, virou presa fácil para o americano, que estava nitidamente mais forte. Mas ele garante que a diferença de peso não foi um fator fundamental para o revés. Na opinião do brasileiro, a técnica do oponente foi mais importante que a força utilizada e o nocaute poderia ter acontecido também contra meio-pesados com poder de nocaute.
- Ele bate duro, mas deve ter alguns meio-pesados, como o Ryan Bader, Glover (Teixeira), (Maurício) Shogun, que batem tão duro quanto ele. Deve ter sim. Realmente a direita reta dele tem que ter muita técnica para colocar como ele colocou. Não foi só um cruzadão, um swing, ele não abaixou a cabeça e deu um soco que deu certo. Mesmo que tivesse acontecido, não ia falar nunca que foi sorte. Mas precisa de muita técnica. Ele conseguiu um golpe justo, foi muito forte, mas foi mais técnico do que forte. Não foi pela questão do peso. Claro que não pretendo ficar nos pesados, vou voltar para 93kg. Mas não foi o peso da mão, da categoria. Poderia ter acontecido o mesmo no meio-pesado - declarou.
Maldonado não se arrepende de ter aceitado a luta, mas admite que ter apenas três semanas para treinar para encarar um dos principais nomes de uma categoria acima da sua pesou. A lição que fica, na visão do Caipira de Aço, é a de ser mais paciente.
- O curto prazo para me preparar foi a minha maior dificuldade. Mas não me arrependo de ter aceitado a luta. Me arrependo do jeito que eu me defendi ali. Cometi um erro e paguei por isso. Mas arrependimento não. Se fosse para me arrepender, era para me arrepender de lutar porque não é a primeira vez que perco. Ficou de lição que tenho que ter mais paciência. Foi a maior lição. Eu estava bem na carreira, vindo de três vitórias seguidas, mas tentei dar um pulo muito alto de repente - disse.
TUF final Fábio Maldonado (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)bio Maldonado pretende ir para os Estados Unidos treinar wrestling (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Apesar de ainda demonstrar abatimento, Fábio Maldonado já está se planejando para seu próximo combate. Ele pretende ficar três meses treinando antes de aceitar uma nova luta e, daqui a 45 dias, deve ir para os Estados Unidos para focar mais em seu wrestling, que ele reconhece ser sua maior deficiência.
- O Ricardo Ribeiro, do wrestling, vai conversar comigo essa semana. Ele chegou de Miami. Nesse próximo mês fico aqui ainda. Não pretendo lutar nos próximos três meses. Volto a treinar na segunda-feira, mas não vou aceitar nada agora. Não apanhei muito, não fui espancado como fui contra o Glover, que apanhei a noite inteira, mas foi um golpe forte que levei. Até no chão ele golpeou forte, acabou com a minha energia ali, então acho que me defendi muito mal no começo da luta e vou enterrar um pouco a cabeça agora e treinar muito jiu-jítsu e wrestling, sem sparring no começo - finalizou.

Vasco lança camisa em homenagem a Portugal que será entregue a CR7

Parte do hino do clube é citado nas costas do uniforme vermelho com a cruz de malta

Por Rio de Janeiro
556 comentários
Camisa polo Lusitana Vasco (Foto: Divulgação)Camisa polo do Vasco em homenagem a Portugal já está à venda nas lojas (Foto: Divulgação)
O Vasco não esperou a chegada de Cristiano Ronaldo ao solo brasileiro e já fez o lançamento da camisa em homenagem à seleção lusa. A remessa chegou às lojas da franquia Gigante da Colina na última terça-feira, e as vendas têm sido positivas, mesmo antes da divulgação. O projeto é do departamento de marketing e sai ao valor de R$ 119,90.
O uniforme é vermelho, tem as golas e mangas verdes e conta com a cruz de malta no peito. Nas costas, o trecho do hino do clube carioca que cita os "no futebol és um traço de união Brasil-Portugal" estampa a parte superior, com as ambas as bandeiras cruzadas.
- Ela é muito bonita e já está em destaque. Uma senhora comprou cinco de uma vez só ontem. Estamos animados com a ideia e acredito que a torcida do Vasco também. É uma obrigação se vestir de Brasil e também celebrar Portugal - disse Márcio Romano, que controla duas unidades - no Shopping Boulevard Rio (antigo Iguatemi), em Vila Isabel, e no Shopping Jardim Guadalupe.  
A ideia da diretoria é que Roberto Dinamite presenteie o atacante e integrantes da delegação lusa, provavelmente em Campinas. O co-irmão europeu, que está no Grupo G ao lado de Alemanha, Estados Unidos e Gana, não virá para o Rio de Janeiro, pelo menos na primeira fase.
Mosaico Camisa Polo Vasco Portugal (Foto: Editoria de arte)Camisa em homenagem a Portugal será entregue a Cristiano Ronaldo (Foto: Editoria de arte)

As cores da bandeira de Portugal já vestiram o Vasco em 2012, quando a camisa de goleiro era em verde e grená. O terceiro uniforme daquele ano - azul e com uma cruz branca cortando o uniforme - também era em homenagem ao país.
Recentemente, durante a Copa das Confederações, o clube recebeu as seleções de Itália, Espanha e também a do Brasil em São Januário. O presidente foi ao encontro de Balotelli e homenageou o italiano com uma bandeira histórica do clube vascaíno como o símbolo da luta contra o racismo. Ao lado do técnico Luiz Felipe Scolari, Neymar e Fred, Dinamite tietou e também foi bastante assediado pelos jogadores por seu passado goleador.
CORREÇÃO:ao contrário do que dizia inicialmente a nota, a camisa custará R$ 119,90, em vez de R$ 169,90. O erro de informação foi passado pelo lojista e corrigido pela empresa que confecciona a camisa em contato com a reportagem às 19h30.

"Podemos fazer bem melhor", admite Massa, insatisfeito com resultados

Brasileiro não esconde decepção com resultados abaixo da expectativa e espera que pista de Montreal, palco do GP do fim de semana, combine com o carro da Williams

Por Montreal, Canadá
Comente agora
Apesar de estar feliz com a mudança para a Williams, Felipe Massa não está nada satisfeito com seu começo na nova equipe em 2014. Na coletiva de imprensa para o GP do Canadá desta semana, o piloto brasileiro foi perguntado se seus resultados estavam dentro das expectativas. A resposta foi enfática:
- Não. Definitivamente. Não tivemos grandes resultados até agora. Deveria ser melhor do que foi até agora. Não tive boas corridas. Teve corrida que eu não cheguei à segunda curva. No Bahrein eu lutei pelo terceiro lugar a prova toda e perdi posições com o safety car. Tenho certeza que podemos fazer muito melhor e espero que essa pista seja melhor para nosso carro comparado às outras pistas. Espero que daqui para frente possamos ter resultados melhores, bem melhores que o sétimo lugar, espero – desabafou.  
Felipe Massa na coletiva de imprensa do GP do Canadá (Foto: Getty Images)Felipe Massa na coletiva de imprensa do GP do Canadá (Foto: Getty Images)

Em seis corridas, o paulista teve como melhor resultado três sétimos lugares, foi tirado da prova de abertura, na Austrália, e não somou pontos nas outras duas. Com isso, ele ocupa a 11ª colocação na temporada, com 18 pontos. Com desempenho semelhante, mas menos infortúnios, seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, é o sétimo com 34.
  A TV Globo transmite ao vivo as emoções do GP do Canadá neste domingo a partir das 15h (horário de Brasília) e o treino que define o grid de largada, sábado às 14h. O GloboEsporte.com acompanha ambas as atividades em Tempo Real. Os treinos livres começam nesta sexta-feira, 11h. O SporTV exibe as sessões.
Horários GP do Canadá Voando Baixo (Foto: Editoria de Arte)

Com experiência de sobra, Capello será o técnico-dinossauro da Copa

Comandante da seleção russa é o mais velho dos treinadores que vão trabalhar no Mundial que se aproxima. Deschamps e Wilmots fazem parte da nova geração

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Figurinha carimbada da história do futebol italiano, onde treinou Milan, Roma e Juventus com imenso sucesso, Fábio Capello assumiu a seleção russa em 2012. Ele agora chega para a Copa do Mundo com a responsabilidade de puxar a fila entre os técnicos mais velhos da principal competição do futebol mundial, que terá início no próximo dia 12. A experiência de seus 67, quase 68 anos, estará a serviço da anfitriã de Copa do Mundo de 2018, e tem como uma das metas começar a preparar uma equipe que espera brilhar em casa daqui a quatro anos.
Fabio Capello, técnico da Russia, costa do sauipe (Foto: Alexandre Lozetti)Fabio Capello estará em sua segunda Copa do Mundo, em 2014 (Foto: Alexandre Lozetti)


Apesar da vasta galeria de conquistas, Capello enfrentará apenas o seu segundo Mundial de seleções na carreira. Em 2010, esteve à frente da Inglaterra, mas não conseguiu passar das oitavas de final, quando foi eliminado pela Alemanha, em partida polêmica. Desta vez, o italiano comandará uma equipe que se encontra em uma chave relativamente fácil, em que divide o favoritismo com a Bélgica. Argélia e Coreia do Sul surgem como azarões. A primeira posição do Grupo H é fundamental para os russos se os mesmos quiserem evitar um novo confronto de seu treinador com os germânicos (superfavoritos do Grupo G) nas oitavas de final.

 Entre outros técnicos veteranos que a Copa terá está Luiz Felipe Scolari. Ao lado do atual campeão Vicente del Bosque, da Espanha, Felipão é o único que já conquistou o mundo em Copas. Aos 65 anos, o comandante brasileiro terá o seu terceiro mundial pela frente. Além do já citado título de 2002, ele liderou Portugal na excelente campanha de 2006, quando os lusos  terminaram na honrosa quarta colocação.

Tabárez (Uruguai), Hodgson (Inglaterra), Finke (Camarões) completam a lista dos treinador mais velhos da Copa do Mundo. Do trio, apenas Tabárez trabalhou na última Copa do Mundo, levando a Celeste à quarta posição, tendo inclusive a eleição do jogador Forlán como melhor do torneio.

Nova geração

A lista dos treinadores mais jovens do Mundial conta com várias promessas que até outro dia brilhavam nos gramados. Capitão do único título de Copa da França, em 1998, Didier Deschamps volta a comandar os "Blues" no torneio, desta vez à beira do campo. Aos 45 anos, ele buscou uma renovação na equipe para apagar a má impressão de 2010, quando a seleção francesa caiu na primeira fase de uma maneira vexaminosa, com apenas um ponto em três partidas.

Didier Deschamps Técnico França (Foto: Agência AP )Didier Deschamps pode ser campeão como jogador e como técnico da França (Foto: Agência AP )


Também aos 45 anos, o ex-atacante Marc Wilmots tem o priviilégio de treinar a seleção belga na Copa deste ano. Wilmots, que marcou um gol mal anulado contra o Brasil em 2002, tem em mãos a considerada melhor geração da Bélgica nos últimos anos. Ela conta com jogadores conhecidos mundialmente, tais como Courtois, Kompany, Hazard e Lukaku.  O francês Lamouchi, aos 42 anos, é o mais novo entre os treinadores das 32 seleções. Ele comanda a Costa do Marfim, dos craques Drogba e Yayá Touré.

Hong Myung Bo tem 45 anos e tem a missão de fazer uma boa campanha no comando da Coreia do Sul. A melhor campanha sul-coreana aconteceu justamente quando o país foi uma das sedes da Copa, em 2002. Myung Bo era zagueiro e um dos pilares daquela equipe que terminou na quarta colocação. Na ocasião, Bo fora eleito pelo Fifa o terceiro melhor jogador daquela competição, na frente até mesmo de Rivaldo, que teve papel decisivo no pentacampeonato do Brasil.

Veja a lista de treinadores, do mais velho para o mais novo:

INFO idade técnicos Copa do Mundo (Foto: Editoria de Arte)

A uma semana da abertura da Copa, sedes correm para ajustar detalhes

Obras mais atrasadas na maioria das cidades são no entorno dos estádios. Palco do jogo inaugural, Arena Corinthians terá dia crucial nesta sexta-feira

Por Rio de Janeiro
60 comentários
Palco da abertura da Copa do Mundo, dia 12, a Arena Corinthians, que receberá o jogo entre Brasil e Croácia, é o principal foco de apreensão dos brasileiros nesta reta final antes do início do Mundial. O local, no entanto, passará por uma vistoria nesta sexta-feira para a tentativa de liberação total da estrutura. Além dos acertos finais nas arquibancadas provisórias dos setores Norte e Sul, os funcionários trabalhavam na montagem das áreas de hospitalidade e de tendas de patrocinadores.
Setor Sul Arena Corinthians (Foto: Marcelo Braga)Setor Sul da Arena Corinthians irá passar por vistoria (Foto: Marcelo Braga)


Na quarta-feira, o comitê organizador realizou mais um teste na Arena, desta vez para verificar toda a operação de chegada e saída de torcedores. No mesmo dia também houve uma simulação de um ataque terrorista. A operação serviu para treinar as equipes de emergência no caso de um ataque química no estádio durante a Copa.

- Tudo está dentro do cronograma. O centro de imprensa começa a funcionar no dia 6 (sexta-feira), e tudo fica pronto no dia 10. Os operários estão trabalhando praticamente 24 horas por dia - afirmou Tiago Paes, gerente geral de integração operacional do COL.

A previsão inicial de entrega da Arena era no dia 30 de abril. Mas, desde o acidente que vitimou o operário Fábio Hamilton da Cruz, em março, a data mudou. O Corinthians informou que vai retirar as estruturas provisórias logo depois da Copa do Mundo, num trabalho que vai levar cerca de dois meses.

Confira o andamento das obras nas outras sedes:
RIO DE JANEIRO
simulação jogo Maracanã Copa do Mundo teste (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Simulação de entrada de torcedores no Maracanã  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Palco de sete jogos na Copa, inclusive a grande final, o Maracanã está praticamente pronto para receber os craques e os torcedores. Dentro do estádio, a organização ainda trabalha na finalização de estruturas como o centro de imprensa e algumas instalações temporárias. Do lado de fora, ainda faltam ajustes, por exemplo, no acesso dos torcedores que chegam de metrô. Tudo deve ficar pronto em tempo. No início da semana, houve uma simulação de um dia de jogo e as pessoas que participaram foram orientadas de como devem fazer nas partidas.
BRASÍLIA
Obras entorno do estádio Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Obras entorno do estádio Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)
Na capital federal, o interior do Mané Garrincha está preparado para receber os craques e os torcedores, mas no entorno do estádio ainda há o que fazer. O tempo é curto e a correria é grande. Ainda falta a conclusão das obras de pavimentação, que começaram apenas em maio. Tudo precisa estar pronto até o dia 15 de junho, quando Suíça e Equador entram em campo. A promessa do Governo do Distrito Federal é de que tudo estará ajeitado até o dia 10.

natal
Arena das Dunas retoques estádio Copa (Foto: Reuters)Arena das Dunas: entorno do estádio passa por retoques para a Copa do Mundo (Foto: Reuters)
A capital portiguar é também uma preocupação para a Fifa, já que, entre outras coisas, ainda há cerca de 1.800 assentos móveis a serem instalados. O centro de mídia também não foi concluído. Além dos problemas dentro do estádio, há ainda percalços para os torcedores do lado de fora da Arena das Dunas, visto que o entorno ainda passa por obras de mobilidade urbana.

- Não são as condições ideais, mas o que estamos planejando é informar os espectadores quanto à chegada, evitando uma aglomeração em cima da hora do jogo. Por causa das obras do viaduto na entrada Sul, haverá uma atenção quanto à segurança do público - afirmou Marco Sansoni,  gerente de Serviços ao Espectador do COL.

Natal já foi alvo de críticas recentes o secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke, que destacou a grande quantidade de coisas que ainda precisam ser feitas.
manaus
Arena da Amazônia Manaus (Foto: Silvio Lima)Arena da Amazônia recebe os últimos retorques (Foto: Silvio Lima)
A Arena da Amazônia está em estágio avançado para se adaptar ao padrão Fifa, e, para que tudo esteja pronto em tempo, os funcionários trabalham até no período noturno. O estádio, que receberá quatro jogos da primeira fase da Copa, foi entregue aos organizadores no dia 22 de maio para que recebesse os ajustes finais, como instalação do equipamento para confirmar se a bola entrou ou não no gol e do cabeamento de fibra ótica para transmissão dos jogos. Além disso, os bancos de reserva foram trocados e uma tribuna de imprensa foi montada.
belo horizonte
estádio Mineirão retoques Copa (Foto: AFP)Funcionários trabalham no Mineirão para ajustar os últimos detalhes (Foto: AFP)
Segundo a ficar pronto, o Mineirão foi entregue no dia 21 de dezembro de 2012, com custo de R$ 695 milhões. O estádio vai receber seu primeiro jogo na Copa no dia 14 de junho, o duelo entre Colômbia e Grécia, e até lá a expectativa é de que todas as estruturas temporárias que estão sendo montadas já estejam prontas. Na última visita que fez ao local, Jérôme Valke, secretário geral da Fifa, afirmou que o Mineirão foi bastante testado e aprovado para receber seis jogos do Mundial sem problemas.
salvador
Jérôme Valcke Arena Fonte Nova (Foto: Carol Garcia/ GOVBA/ Divulgação)Jérôme Valcke visita a Arena Fonte Nova (Foto: Carol Garcia/ GOVBA/ Divulgação)
Na Bahia, assim como na maioria das outras sedes, a correria maior é para tentar fazer o entorno do estádio funcionar bem para os torcedores. No caso de Salvador, a principal meta é conseguir inaugurar o metrô, cuja obra começou em 2000 e tem a viagem inaugural prevista para o dia 11, dois dias antes de Espanha e Holanda se enfrentarem na Arena Fonte Nova. Além disso, o projeto das Rotas de Pedestres, que esteve parado por mais de um ano, foi retomado e está em fase final para ser entregue até o dia 13. Obra prevista para ser finalizada no ano passado, o novo terminal de passageiros do Porto de Salvador ainda não foi entregue.
recife
simulação ataque químico arena pernambuco (Foto: Marjones Pinheiro/TV Globo)Simulação de ataque químico na Arena pernambuco (Foto: Marjones Pinheiro/TV Globo)
Com tudo pronto tanto dentro quanto fora da Arena Pernambuco, a organização local tem se dedicado a resolver outras outras pendências, como a Fan Fest, que por pouco não foi suspensa. Depois de um acordo, no entanto, ficou decidido que os eventos só vão acontecer em dias de jogos do Brasil ou quando partidas forem realizadas na Arena. Um dos problemas na Copa das Confederações, o acesso ao CT do Sport, que será utilizado para treinos, não deve dar mais dor de cabeça. O local foi asfaltado, o que dificulta que mais um ônibus atole na lama.
cuiabá
Obra a poucos metros da Arena Pantanal (Foto: Robson Boamorte)Obra a poucos metros da Arena Pantanal (Foto: Robson Boamorte)
Arena Pantanal vai receber quatro jogos da Copa, todos da primeira fase, mas o local ainda passa por ajustes. Nesta semana, foram colocados os bancos de reserva, e nesta sexta está prevista a instalação da luz artificial para o gramado, que vai corrigir pontos falhos do gramado por causa da sombra feita pela cobertura do estádio.

No entorno da Arena, há pelo menos uma obra que não ficará pronta tem tempo. Prevista inicialmente para ser concluída no fim de 2013, a intervenção no Córrego Mané Pinto teve problemas de orçamento, o que gerou o atraso e vai dificultar o acesso dos torcedores nos dias das partidas.
FORTALEZA
Obras, Fortaleza, Arena, Castelão, Copa do Mundo, entorno (Foto: Juscelino Filho)Obras no entorno da Arena Castelão (Foto: Juscelino Filho)
Na capital cearense também há corrida contra o tempo, especialmente para facilitar o acesso dos torcedores nos dias de jogos na Arena Castelão. A expectativa é de que os três principais acessos ao estádio estejam prontos até o dia 14, data do primeiro jogo. Certo é que que o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) não estará entregue. Com apenas 50% de andamento, o projeto, que interligará duas grandes áreas da capital, não haverá tempo de terminar antes do Mundial.

Os organizadores locais prometem aos torcedores que forem assistir aos jogos na Arena que ao menos terão conexão sem fio grátis e de qualidade. A conferir. O estádio também receberá um telão para as pessoas assistirem ao jogo da decisão da Copa, dia 13 de julho.
CURITIBA
Arena da Baixada Atlético-PR (Foto: Fernando Freire)Arena da Baixada passou por testes nesta quinta-feira (Foto: Fernando Freire)
A Arena da Baixada foi um dos estádios mais problemáticos durante o processo de preparação para a Copa. Agora, no entanto, faltam apenas detalhes para que o local esteja preparado para receber os quatro jogos no Mundial - o primeiro deles dia 16, entre Irã e Nigéria. Ainda há, por exemplo, alguns acabamentos, o painel na fachada do estádio, estruturas provisórias e tendas de patrocinadores internas e externas. As entradas pelas ruas Coronel Dulcídio e Petit Carneiro também estão em construção, assim como a proteção atrás dos bancos de reservas, que ficam colados na arquibancada. Segundo o secretário-municipal Reginaldo Cordeiro, a previsão é de que tudo fique pronto até, no máximo, a próxima quarta-feira.

Nesta quinta, houve uma uma simulação de entrada de torcedores em um dia de jogo.
PORTO ALEGRE
simulação escolta beira-rio (Foto: Eduardo Amaral/GloboEsporte.com)simulação escolta beira-rio (Foto: Eduardo Amaral/GloboEsporte.com)
Arena Beira-Rio vai abrir suas portas para a Copa do Mundo no dia 15, no jogo entre França e Honduras. Dentro do estádio a organização organiza os últimos detalhes, e do lado de fora há pressa para finalizar as obras que vão facilitar o acesso dos torcedores. A chuva nos últimos dias deixou a missão mais complicada.

A primeira parte do pacote de obras a ser concluída deve ser a pavimentação do entorno do Beira-Rio na área sob responsabilidade da prefeitura. Além da pavimentação, também estão em fase final de trabalhos a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, o viaduto estaiado da Pinheiro Borda, o alargamento da Avenida Padre Cacique e o corredor de ônibus na via. Todas elas sofreram novo atraso e devem ser totalmente concluídas na primeira semana de junho.

Durante esta semana foram feitos testes de telefonia e internet móvel.

Arena Corinthians terá 61.606 assentos disponíveis para a Copa

Inicialmente, seriam 66.200. A diferença se dá porque a Fifa descarta cadeiras que têm visão obstruída. Como houve atraso nas obras, o cálculo apresentou variação

Por São Paulo
A Arena Corinthians terá, oficialmente, 61.606 assentos disponíveis para a disputa da Copa do Mundo. O número apresentou variações desde o início da construção. Inicialmente, o estádio seria para 68 mil pessoas (levando-se em conta as 20 mil cadeiras provisórias que serão retiradas após o Mundial). No guia de ingressos, o local aparece com capacidade para 66.200 torcedores. 
estádio Arena Corinthians retoques obras Copa (Foto: Reuters)Atraso nas obras da Arena Corinthians atrapalhou a contagem de assentos da Fifa (Foto: Reuters)
Segundo a assessoria da Fifa, não houve uma “diminuição” da Arena e nem um erro de cálculo. Inicialmente, eram 66.200, mas essa conta foi feita com o estádio ainda em obras. O número final refere-se à capacidade líquida, descontados os assentos que têm visão obstruída por câmeras, por exemplo, ou por alguma coluna da construção civil.
A Fifa, de acordo com a assessoria, determina que todos as cadeiras que têm visão obstruída não são vendidas - cada câmera encobre, em média, quatro assentos. Como Arena paulista demorou a ser concluída, a entidade teve de aguardar para calcular o número final. Por isso, houve diferença entre o divulgado no guia e novo número oficial.
A Arena corintiana, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, receberá seis jogos da Copa, inclusive a abertura, entre Brasil e Croácia, na próxima quinta-feira, às 17h (horário de Brasília). Os outros cinco serão Uruguai x Inglaterra (19/6), Holanda x Chile (23/6), Coreia do Sul x Bélgica (26/6), um jogo das oitavas de final (1/7) e a semifinal de 9 de julho.

CR7 terá desafio de enterrar maldição dos melhores do mundo em Copas

Desde o Mundial de 1994, nenhum jogador que chegou com status de
melhor do planeta conseguiu levar sua seleção à conquista da Copa

Por Porto Alegre
Muita pressão, declínio técnico ou azar? Os questionamentos são vários. As respostas, nem tanto. O fato é que uma misteriosa coincidência é constatada há cinco Copas do Mundo. Desde o Mundial dos Estados Unidos, em 1994, o jogador que chega com o título de melhor do planeta pela Fifa não consegue corresponder e levar sua seleção ao título mundial. Dois tiveram boas atuações, como é o caso de Roberto Baggio, em 1994, e Ronaldo, em 1998, mas fracassaram  na decisão. Os outros três - Luís Figo, em 2002, Ronaldinho Gaúcho, em 2006, e Messi, em 2010 - não conseguiram ser protagonistas. Agora, quem tem nas costas o peso da Bola de Ouro é Cristiano Ronaldo. Caberá a ele dar um fim a essa "maldição".
Mas, afinal, qual o motivo para a queda dos jogadores considerados tops logo na competição mais importante do mundo? Fatores psicológicos e uma atenção maior dos adversários podem explicar o mistério.
-  Essa atenção extra de ser o Bola de Ouro também pode funcionar ao contrário. Os treinadores e marcadores adversários tendem a ter mais cuidado ao enfrentar um craque consagrado, e os marcadores estão motivados a  fazer uma final de Copa do Mundo para anular esses jogadores. Outra possibilidade é o desgaste psicológico que esses atletas sofrem durante toda a temporada - afirmou Maurício Pinto Marques, doutor em Psicologia do Esporte pela Universidade Autônoma de Barcelona.  
Cristiano Ronaldo no treino de Portugal (Foto: AFP)Cristiano Ronaldo terá a missão de acabar com a "maldição" dos melhores do mundo em Copas (Foto: AFP)

O desgaste psicológico e físico é, segundo Maurício, uma das principais causas da queda de rendimento na principal competição mundial. A exigência que sofrem esses atletas, por estarem disputando decisões nos principais campeonatos, faz com que o jogador chegue esgotado ao fim da temporada. Quando, então, inicia a Copa do Mundo.  
- Uma hipótese é de que esses jogadores já cheguem bastante desgastados psicologicamente e fisicamente por virem de temporadas muito fortes em que renderam e isso pode refletir em um campeonato "intenso" como a Copa do Mundo. Mas também há que se considerar que o clube e a seleção são duas realidades distintas, é outro "time", e assim o papel do craque e sua função variam bastante.  
Os cuidados de CR7
Cristiano Ronaldo chega à Copa do Mundo do Brasil na melhor fase de sua carreira. Artilheiro da Europa, conquistou a Liga dos Campeões com o Real Madrid nesta temporada. Em 2013, quebrou a hegemonia de Messi e foi eleito o melhor do mundo pela segunda vez na carreira. Em contrapartida, não está na sua melhor forma física. CR7 tem sofrido com lesões que o atrapalharam na reta final da temporada europeia.  
Para Maurício, um trabalho psicológico prévio será fundamental para que o português consiga render em alto nível no Mundial.
- Um acompanhamento psicológico individual do atleta e suas questões pessoais, de como reagir sob pressão e buscar seu espaço na seleção, são importantes. É fundamental também trabalhar em grupo, com um trabalho com o elenco, lidando com os diferentes papéis dos jogadores, podendo até trabalhar o papel de protagonista do craque, ou ainda a divisão de responsabilidades.
Confira a trajetória em Copas dos outros melhores do mundo:
Estados Unidos - 1994
Roberto Baggio Copa do Mundo 1994 visual  (Foto: Getty Images)Roberto Baggio foi bem em 1994, mas ficou marcado com o pênalti perdido (Foto: Getty Images)
O atacante italiano Roberto Baggio chegou aos Estados Unidos com o peso de ser eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 1993. Na temporada anterior, 1992/1993, conquistou o título da Copa da Uefa pelo Juventus e passou a ser comparado a Michel Platini, ídolo da equipe. Os primeiros três jogos na fase inicial não tiveram boa participação do atacante. Baggio só passou a comprovar o status de melhor jogador do planeta a partir das oitavas de final.  
A Itália chegou à decisão da Copa do Mundo contra o Brasil vencendo as oitavas, as quartas e as semifinais por 2 a 1. Nas três partidas Baggio balançou a rede. Contra a Nigéria, fez dois gols que deram a vitória à Azzurra, de virada. Nas quartas, frente à Espanha, abriu o placar. Foi novamente decisivo diante da Bulgária de Stoichkov, artilheiro daquele Mundial, marcando os dois gols italianos. Foram cinco marcados e a vice-artilharia da competição.  
A “maldição” apareceu pela primeira vez sobre o melhor jogador do mundo na grande final da Copa do Mundo de 1994. Apagado durante todo o tempo regulamentar, Baggio ainda acabou colocando por cima do gol de Taffarel o sonho da Itália de conquistar o tetracampeonato. A cobrança do atacante italiano, nas penalidades que decidiram a Copa, ficou marcada na história da competição. Baggio bateu muito mal, e a bola foi longe da meta brasileira.     
- Nunca havia cobrado um pênalti por cima do gol. Acho que foi o (Ayrton) Senna que puxou aquela bola para o alto. Acredito que foi ele que fez o Brasil vencer. É uma ferida que nunca vai se fechar. Sempre sonhei disputar uma final de Copa do Mundo, e o rival dos meus sonhos era o Brasil. Quando tive a oportunidade, desperdicei aquele pênalti. Na hora, quis cavar um buraco para me esconder. Depois, pensei que, como o Brasil tem muito mais habitantes que a Itália, eu fiz mais gente feliz com aquela cobrança – disse o atacante, em 2010, em entrevista para o "Esporte Espetacular". 
França - 1998
Ronaldo Copa 1998 (Foto: AFP)Ronaldo não se sentiu bem antes da final de
98 e quase ficou fora da partida (Foto: AFP)
O Brasil desembarcou na França em busca do pentacampeonato como franco favorito. Não tinha Romário, craque da Copa do Mundo de 94, lesionado. Mas contava com Ronaldo, que ganhara a alcunha de “Fenômeno” pelos gols nas duas temporadas que antecederam o Mundial. O camisa 9, que se tornaria ao longo dos ano o maior artilheiro dos Mundiais, chegou com a credencial de ser o melhor jogador do mundo nos anos de 1996 e 1997.
A seleção brasileira conseguiu avançar até a decisão contra os anfitriões. Ronaldo marcou quatro gols antes da final.
Porém, na véspera da decisão, uma estranha notícia assustou os torcedores brasileiros. Ronaldo estaria fora da decisão contra a França. O jogador havia sofrido convulsões durante a noite, e Edmundo iria começar a partida. Antes de a bola rolar, o camisa 9 foi confirmado em campo. Segundo o departamento médico, estava apto para disputar a final. Não foi o que se viu dentro do gramado. Ronaldo, assim como o restante da equipe, não teve boa atuação, e viu Zidane & cia. darem o título mundial para a França.
Coreia e Japão - 2002

figo copa do mundo 2002 (Foto: Getty Images)Figo deixa o campo de cabeça baixa depois
da eliminação em 2006 (Foto: Getty Images)
Um português era o principal astro da primeira Copa no continente asiático. Luís Figo, que havia trocado o Barcelona pelo Real Madrid para conquistar a Liga dos Campeões da Europa em 2001/2002, tinha a missão de levar Portugal longe na Copa do Mundo.
Passar da primeira fase parecia a menor das missões. A equipe lusitana estava no Grupo D ao lado de uma anfitriã, a Coreia do Sul, e dois países sem expressão no futebol mundial: Estados Unidos e Polônia. Figo não estava em sua melhor forma física. Prova é que o meia não marcou um único gol nos três jogos. De quebra, viu Portugal ser eliminado com duas derrotas para os americanos e coreanos.
Em 2012, o meia desabafou em entrevista ao site da Federação Portuguesa de Futebol.  
- A nossa presença no Mundial de 2002 foi um desastre em todos os sentidos. Eu me encontrava meio lesionado, com uma situação complicada, e o meu rendimento desportivo não foi bom. Foi duro – afirmou.
O atacante se recuperaria em uma Copa do Mundo em 2006 ao ser o capitão de Felipão na equipe, que levou Portugal pela segunda vez na história a uma semifinal.
Alemanha - 2006

ronaldinho gaucho henry brasil x frança copa do mundo 2006 (Foto: Getty Images)Ronaldinho é consolado por Henry depois da eliminação em 2006 (Foto: Getty Images)
Pentacampeão com o Brasil em 2002, Ronaldinho Gaúcho era o principal astro do chamado quadrado mágico do time canarinho. Ao lado de Kaká, Adriano e Ronaldo, Gaúcho chegava à Alemanha credenciado como o melhor jogador do mundo por dois anos seguidos. Ídolo do Barcelona, Ronaldinho tinha acabado de ganhar aplausos até da torcida do maior rival, o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu.
Camisa 10, Ronaldinho tinha o peso de ser pela primeira vez o grande protagonista da seleção brasileira. Algo que não conseguiu. O Brasil chegou até as quartas de final e acabou eliminado pela França liderada por Zidane. Gaúcho passou os quatros jogos anteriores sem marcar um gol. As incríveis arrancadas e jogadas individuais não foram vistas.  
A eliminação na Copa da Alemanha iniciou o declínio na carreira de Ronaldinho. Ao retornar para o Barcelona, acabou negociado na temporada seguinte com o Milan. O brasileiro não conseguiu repetir as boas atuações na Itália e retornou ao Brasil em 2011 para defender o Flamengo
África do Sul - 2010

Messi argentina alemanha desolado (Foto: agência Getty Images)Messi lamenta a eliminação da Argentina para a Alemanha em 2010 (Foto: agência Getty Images)
O argentino Lionel Messi havia disputado a Copa da Alemanha e chegava à África do Sul como astro do Barcelona. Eleito melhor do mundo em 2009, Messi conquistou na temporada que antecedeu o mundial seis taças com o Barcelona, inclusive a Liga dos Campeões.
A aposta argentina era tanta em seu camisa 10 que o escolhido para treinar a equipe foi Maradona. O pensamento da Federação Argentina era que o maior ídolo do futebol argentino motivaria a equipe para correr por Messi. Porém, Lionel não foi capaz de fazer a diferença para os hermanos. Inclusive, conhecido por ter recorde de gols com a camisa do Barcelona, o camisa 10 da Argentina não marcou sequer um gol na campanha que terminou nas quartas de final. Messi viu a Argentina ser goleada pela Alemanha por 4 a 0.
De positivo para os argentinos fica que, desde a Copa de 2010, a carreira de Messi cresceu. O camisa 10 acabou sendo eleito mais três vezes o melhor jogador do mundo. Só em 2013 o  craque não levou o troféu. Por isso não chegará com a pressão de ser o maior astro do futebol mundial na Copa do Brasil deste ano.