domingo, 28 de abril de 2013

Schwarzenegger presitigia exibição
de crianças de projeto de MMA

Ator americano causa correria durante rápida passagem pelo octógono da feira esportiva realizada no Rio de Janeiro

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
1 comentário
arnold schwarzenegger posa com o menino Samuel, do projeto do Will Ribeiro, lutador de MMA (Foto: Renata Anchieta / Divulgação)Schwarzenegger posa com o menino Samuel
(Foto: Renata Anchieta / Divulgação)
Arnold Schwarzenegger esteve na manhã deste domingo no último dia do ''Arnold Classic'', feira esportiva realizada no Rio de Janeiro. Além de assistir às disputas do Força Bruta, o astro de Hollywood prestigiou uma exibição de crianças do projeto de MMA coordenado pelo lutador Will Ribeiro. A rápida passagem de Arnold pelo octógono causou correria e tumulto pela feira.
Na noite de sábado, o ator acompanhou o campeonato de fisiculturismo, modalidade que praticou e ajudou a divulgar pelo mundo. Das mãos do eterno "Exterminador do Futuro", o americano Brandon Curry recebeu o troféu de campeão.
arnold schwarzenegger posa com o menino Samuel, do projeto do Will Ribeiro, lutador de MMA (Foto: Renata Anchieta / Divulgação)Na grade, Arnold vê exibição de crianças no octógono (Foto: Renata Anchieta / Divulgação)

Em parceria com o 'Arnold Classic', Jungle Fight vai a Madri em outubro

Torneio vai voltar à Europa após quase sete anos. 'O Jungle quer se estabelecer como o segundo maior evento do mundo', diz Wallid Ismail

Por Ivan Raupp e Thiago Correia Rio de Janeiro
10 comentários
A parceria entre o Jungle Fight e o "Arnold Classic", criado e promovido por Arnold Schwarzenegger, deu tão certo que a organização fechou acordo para realizar uma edição do evento de MMA em Madri, no mês de outubro, época em que a feira esportiva estará visitando a capital da Espanha. Na última sexta-feira, foi realizado o "Jungle by Arnold", no Rio de Janeiro, com a presença do ator e ex-governador da Califórnia. O presidente do Jungle, o ex-lutador Wallid Ismail, revelou a novidade ao SPORTV.COM:
- A audiência que tivemos nos últimos eventos foi muito boa, e isso deu a força para o Jungle alçar voos mais altos. Fizemos um negócio enorme entre Arnold, a Integral Médica e o Jungle Fight. Agora o Jungle vai para o mundo com essas três forças e vai se chamar "Arnold Classic presents Jungle Fight by Integral Médica".
  •  
Wallid Ismail Felipe Bragança Arnold Schwarzenegger (Foto: Ivan Raupp/Globoesporte.com)Arnold Schwarzenegger, Wallid Ismail e o presidente da Integral Médica, Felipe Bragança (de vermelho) (Foto: Fernando Azevedo/Divulgação)
Wallid explicou que a ideia do Jungle é acompanhar o "Arnold Classic" pelo mundo e misturar lutadores brasileiros e estrangeiros. Além do "Arnold Classic Europa", em Madri, a sede mais tradicional é o estado de Ohio, nos Estados Unidos, onde a feira começou e ocorre todo ano.
- Nós vamos continuar fazendo os eventos no Brasil. Além de descobrir os talentos brasileiros, vamos descobrir também os talentos de outros países. O Jungle quer se estabelecer como o segundo maior evento do mundo, atrás do UFC, que é a Copa do Mundo - disse ele, que pretende colocar um chinês no card de 1° de junho, provavelmente em Macapá.
Esta será a segunda vez que o Jungle Fight vai sair do Brasil. A primeira foi no dia 17 de dezembro de 2006, na sétima edição do evento, e também foi na Europa, na cidade de Ljubljana, na Eslovênia.

Dana: 'Se Anderson Silva perder para Chris Weidman, não haverá superluta'

Presidente do UFC diz que não interessa com quem o Spider quer lutar, mas sim o resultado do duelo contra o desafiante no UFC 162, dia 6 de julho

Por SporTV.com Newark, EUA
60 comentários
Para Dana White, o desejo de Anderson Silva de fazer uma superluta contra um grande nome do UFC - muito provavelmente Jon Jones ou Georges St-Pierre - passa por sua vitória contra Chris Weidman no UFC 162, na defesa do cinturão dos pesos-médios da entidade. Em conversa com os jornalistas após a coletiva oficial pós-UFC 159, o dirigente garantiu que o resultado da luta contra Weidman é determinante para a realização de qualquer superluta envolvendo o brasileiro.
montagem Anderson Silva e Chris Weidman UFC (Foto: Editoria de Arte)Para Dana, Anderson Silva tem que se focar em Chris Weidman e no UFC 162 (Foto: Editoria de Arte)
- Não importa com quem Anderson Silva lutará depois do UFC 162, pois até lá ele tem que se concentrar em Chris Weidman. Porque Weidman me disse que me fará um favor, concedendo uma revanche a Anderson Silva no Madison Square Garden após vencê-lo no UFC 162. Nada mais importa para Anderson do que essa luta, porque se ele for derrotado, não haverá superluta alguma depois. Ainda vou conversar com Ed Soares (empresário de Anderson) para decidir algumas coisas, e vamos ver como tudo acontece. Mas garanti que não haverá superluta alguma se Anderson for derrotado, porque superlutas significam ter os melhores lutadores peso por peso do mundo tentando ver quem é o melhor. Se Anderson não for o melhor de sua categoria, não faz sentido fazer uma superluta. A coisa perde a magia. Hoje, os dois melhores lutadores peso por peso do mundo são Anderson Silva e Jon Jones. Tudo que posso dizer é que uma luta entre o número um e o número dois é uma bela luta
Segundo Dana White, Anderson Silva teria lhe telefonado e pedido uma superluta durante o UFC 159. O dirigente não confirmou contra quem seria, mas garantiu que já iniciou os trabalhos para que ela aconteça, caso o brasileiro defenda seu cinturão contra Chris Weidman em agosto.
UFC 162
6 de julho de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Anderson Silva x Chris Weidman
Frankie Edgar x Charles Do Bronx
Ricardo Lamas x Chan Sung Jung
Cub Swanson x Dennis Siver
Mark Muñoz x Tim Boetsch
Roger Gracie x Tim Kennedy
Chris Leben x Andrew Craig
Seth Baczynski x Brian Melancon
Dave Herman x Shane Del Rosario
Edson Barboza x John Makdessi
Norman Parke x Kazuki Tokudome

Após terceira derrota em disputa de título, Sonnen repensa futuro no UFC

Lutador se diz frustrado após revés diante de Jon Jones, elogia o campeão e diz que ele é o melhor adversário que já enfrentou em toda a sua carreira

Por SporTV.com Newark, EUA
220 comentários
Frustração. Por incrível que pareça, este é o sentimento que Chael Sonnen disse ter após a derrota para Jon Jones no UFC 159. Segundo o lutador, não tanto pelo resultado, mas pela forma como eleaconteceu. O desalento é tamanho que Sonnen chegou a cogitar se aposentar em um primeiro momento, mas disse precisar de algum tempo para colocar os pensamentos em ordem.
- Ainda não estou preparado para decidir o que fazer daqui para frente. O que vou fazer? Estou péssimo. Perdi para Jon Jones e Anderson Silva. O que vão fazer agora? Me colocar para lutar contra Wanderlei Silva? Quem mais eu tenho para enfrentar e vencer daqui pra frente? Fiz muitas lutas e algumas não foram como eu gostaria. Mas eu só foi surrado duas vezes, e esta foi a segunda. O ruim foi ele ter me vencido no meu próprio jogo. É frustrante, duro de aceitar, mas foi o que aconteceu. Sempre é duro trabalhar tão duro e não atingir o seu objetivo. Mas este é um esporte com dois competidores. Se eu venço alguém, eu não comemoro. É um protocolo, é assim que deve ser. Eu não dou desculpas, não tenho nenhuma, nunca. O melhor vence sempre - disse Sonnen na entrevista coletiva após o torneio.
Jon Jones UFC 159 (Foto: Getty Images)Jon Jones derrubou Chael Sonnen diversas vezes na luta principal do UFC 159 (Foto: Getty Images)
A única estratégia que Sonnen poderia usar para tentar derrotar Jon Jnes era levá-lo para o chão, mas quem o fez foi o próprio Jones, colocando Sonnen com as costas no solo com dez segundos de luta, o que frustrou o plano de luta do desafiante.
- Eu tenho que ver o replay. Ele pegou a minha perna muito rápido. Não sei como ele fez isso, nem se ele deu um soco sequer. Não sei o que aconteceu. Ele simplesmente estava na minha perna. Eu estive naquela posição a minha vida toda. Me levantava e ele sempre me derrubava de novo. Eu só havia sido derrubado três vezes em toda a minha carreira, e ele me derrubou três vezes em um round. Ele é mais forte que Anderson Silva. Eu dominei Jones por zero segundos e ele me dominou a luta toda. Contra Anderson, eu o dominei por cinco rounds e ele me dominou por 30 segundos.
Sonnen também falou sobre a interrupção da luta, e disse que gostaria que ela tivesse durado um pouco mais. Na sua opinião, as coisas poderiam ter sido diferentes em um hipotético segundo round.
- É um momento difícil, mas eu gostaria que a luta tivesse durado mais um pouco, queria sentir mais o que ele tinha para dar. Jon Jones me impressionou desde o começo, e eu queria mais. Mas é o que acontece com todo mundo que é derrotado. Você sempre acha que poderia aguentar um pouco mais. Mas a verdade é que ele é bem melhor do que eu pensava. Ganhar de um cara no seu próprio território... ele é o melhor que eu já enfrentei - finalizou.

Foto: o dedo quebrado de Jon Jones


dom, 28/04/13
por ultimmato |
Jon Jones nocauteou Chael Sonnen e manteve o cinturão, mas deixou o octógono do UFC 159 neste sábado com o dedão do pé esquerdo quebrado. Ele nem notou a lesão durante a luta e só foi reparar após ser anunciado vencedor. A câmera mostrou de perto, e os fãs rapidamente conseguiram fazer imagens do dedão.
Jones deu sorte que o árbitro Keith Peterson encerrou a luta logo com o nocaute técnico. Se Sonnen tivesse sobrevivido até o fim do round, os médicos provavelmente teriam julgado Jones impossibilitado de continuar, e Sonnen poderia ter vencido por nocaute técnico e levado o cinturão. Imagina isso?

Após fratura, Jon Jones tem dedo do pé colocado no lugar e publica a foto

Campeão dos meio-pesados do UFC diz ter ficado com medo de ter de amputar o dedo do pé esquerdo, mas atendimento médico o tranquilizou

Por SporTV.com Newark, EUA
28 comentários
A fratura no dedão do pé esquerdo de Jon Jones durante a luta principal do UFC 159, contra Chael Sonnen, impressionou a todos, principalmente Joe Rogan, que viu o estrago causado no pé do campeão durante a entrevista pós-luta, ainda no octógono. Após deixar o local da luta, Jones teve o local imediatamente imobilizado, e precisou deixar a coletiva de imprensa para ir diretamente ao hospital, para tratar o ferimento.
dedo pé Jon Jones  UFC (Foto: Reprodução / Twitter)Jon Jones posta foto do dedo do pé já tratado pelos médicos em Newark (Foto: Reprodução / Twitter)
- Meu dedo não está ótimo, mas eu estou ótimo, logo meu dedo está ficando ótimo. O ferimento aconteceu em algum momento no fim do round, quando tentei fazer um giro e senti um estalo. Achei que meu pé tivesse entrado em algum buraco na lona. Isso já havia acontecido no ginasio onde treino, havia um buraco na lona. Meu dedo entrou nele, mas não aconteceu nada. Eu disse ao meu técnico que aquilo precisava ser consertado, porque era muito perigoso. Achei que tinha acontecido a mesma coisa na hora da luta, mas quando ela acabou e eu vi o sangue, olhei mais de perto e reparei que o dedo estava torcido - disse Jones.
dedo pé Jon Jones  UFC (Foto: Reprodução / Twitter)Jon Jones posa com a equipe médica que o atendeu
no hospital após a luta  (Foto: Reprodução / Twitter)
- Para ser honesto com vocês, esse dedo não me pararia. Com o time que tenho, tenho certeza que eles me mandariam voltar a lutar de qualquer jeito, colocariam o dedo no lugar ali mesmo. Esse esporte é assim: viver como um guerreiro para tentar ser um guerreiro. E você não sabe o quanto pode vir a ser um guerreiro se não passar por uma coisa como essas - disse o lutador.

Canadense 'selvagem' vence Pan de pole dance na feira de Arnold

Veronica Solimano conquista público com coreografia baseada em animais. Promessa brasileira, Bianca Santhany fica com a quarta colocação e chora

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
1 comentário
A feira esportiva de Arnold Schwarzenegger, o 'Arnold Classic', deixou de lado, pelo menos por uma hora, os duelos entre ''fortões'' e abriu espaço para uma disputa muito mais sensual. Dezenas de pessoas pararam em volta do palco no centro de convenções do Rio de Janeiro, no Centro, para assistir ao torneio profissional Pan-Americano de Pole Dance. Cada uma das 13 competidoras tinha quatro minutos para se apresentar, usando duas hastes. A grande vencedora foi a canadense Veronica Solimano, que arrancou muitos aplausos com sua performance inspirada em animais selvagens. A brasileira mais bem colocada por decisão da bancada julgadora foi a jovem promessa Bianca Santhany, na quarta colocação.
Poli Dance Veronica Solimano (Foto: Wagner Meier)Veronica Solimano se destacou por apresentação baseada em animais selvagens (Foto: Wagner Meier)

Solimano confessou que não esperava a vitória, uma vez que superou duas das melhores atletas do pole dance mundial, as americanas Pink Puma e Rebecca Star (segunda e terceiro lugar, respectivamente). Ela não quis revelar sua idade, mas contou que iniciou o pole dance depois de ler uma matéria em um jornal de Vancouver. Além de competir profissionalmente, ela também trabalha como instrutora.
Poli Dance Veronica Solimano (Foto: Wagner Meier)Felicidade estampada no rosto de Solimano ao
receber a premiação (Foto: Wagner Meier)
- Vencer foi uma surpresa, todas as competidoras eram muito boas, muito experientes. Qualquer uma delas poderia ganhar, porque fizeram apresentações muito completas. Comecei o pole quando vi uma matéria no jornal e me interessei. Parecia uma atividade física divertida. Então, fui procurar academias onde pudesse praticar e comecei a levar o esporte de maneira séria e dedicada com o passar do tempo - contou a atleta, que ganhou o prêmio de R$4 mil pela vitória.
O pole dance competitivo é inspirado em acrobacias que os indianos já fazem há milênios, só que em um mastro de bambu. A modalidade exige manobras em uma haste com diâmetro menor que o de uma lata de refrigerante. Não são tão simples como uma dança de boate, como o grande público pensa. O torneio da feira ''Arnold Classic'' é organizado pela Federação Brasileira de Pole Dance, que também criou  um código de regras, onde os movimentos são divididos por graus de dificuldade. São esses níveis que separam uma atleta amadora de uma profissional.
- O movimento mais difícil para mim são as ‘caídas’, porque você tem que ter o tempo certo entre soltar o apoio e se segurar novamente  - disse a campeã Veronica Solimano.
Poli Dance Bianca Santhany (Foto: Wagner Meier) Chateada com quarto lugar, Bianca Santhany revelou que é chorona (Foto: Wagner Meier)
Campeã brasileira de pole dance e grande promessa da modalidade no Brasil, Bianca Santhany, de 19 anos, não pôde conter as lágrimas após o anúncio da quarta colocação. Depois de ser abraçada pelas amigas nos bastidores, ela disse que esperava ter ido melhor na competição pan-americana. No torneio Mundial, ano passado, ela ficou em nono lugar.
- Estou feliz, mas poderia ter sido melhor. Esperava mais da minha performance. Por outro lado, eu estou tranquila porque ainda sou muito jovem, tenho muita coisa pela frente. Mas sou muito chorona, nunca consigo segurar - disse a jovem, limpando as lágrimas.
Nascida na comunidade de Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio, Bianca começou no pole dance aos 17 anos. Inicialmente, ela trabalhava apenas como recepcionista de academia, mas se destacou logo nos primeiros treinamentos. Para se manter, a atleta também trabalha como professora.
- Ganho meu dinheiro como instrutura. Se fosse viver apenas como atleta profissional, passaria fome - disse.
Na competição amadora do Pan de Pole Dance, a mexicana Erika Gonzalez foi a campeã.
Poli Dance (Foto: Wagner Meier)Competidoras mostraram muita elasticidade na disputa do pole dance (Foto: Wagner Meier)

Brasil perde 'gol feito', leva um aos 47 e vê Argentina conquistar o título

Kenedy marca dois, mas falha feio em lance sem goleiro: 2 a 2. Com empate entre Argentina e Venezuela, Seleção seria campeã se vencesse

Por GLOBOESPORTE.COM San Luis, Argentina
Atual tetracampeão do Sul-Americano Sub-17, o Brasil não levou o penta neste domingo. O atacante Kenedy, do Fluminense, marcou duas vezes, mas falhou feio em um lance sem goleiro (veja ao lado) e o time de Alexandre Gallo acabou cedendo o empate de 2 a 2 ao Paraguai aos 47 minutos do segundo tempo, em San Luis.
Assim, o Brasil ficou com nove pontos e acabou perdendo o título para a Argentina, que terminou com a mesma pontuação, mas com melhor saldo de gols (4 a 2). O segundo lugar é da Venezuela. Se tivesse vencido os paraguaios, a Seleção de Gallo teria ficado com o 11º título continental na categoria.
O Paraguai saiu na frente aos 18 da etapa inicial, com Rolón, e Kenedy empatou aos 33. No segundo tempo, o atacante do Fluminense desperdiçou uma chance incrível aos 25: Caio acertou a trave, a bola sobrou para Kenedy sozinho na pequena área, sem goleiro, mas o atacante chutou para fora.
Aos 33, o tricolor acertou o alvo e marcou de cabeça, dando a virada ao Brasil. Assim, o time de Gallo torceria por um empate entre Argentina e Venezuela para ser campeão. Porém, Kenedy cortou mal a bola na área brasileira aos 47, Ayala aproveitou e acertou o chute de fora da área: 2 a 2 (veja os gols ao lado).
O Mundial Sub-17 será disputado nos Emirados Árabes Unidos entre os dias 17 de outubro e 8 de novembro deste ano. Os quatro sul-americanos são Brasil, Argentina, Venezuela e Uruguai. Também já estão classificados Costa do Marfim, Nigéria, Marrocos e Tunísia (África); Irã, Japão, Uzbequistão, Iraque e Emirados Árabes (Ásia); Canadá, México, Honduras e Panamá (Concacaf).
Matheus Da Cunha Brasil e Antonio Sanabria Paraguai Sub-17 (Foto: AP)Com empate, Brasil desperdiça chance de conquistar quinto título seguido na competição (Foto: AP)

Balotelli 'oferece' noiva ao Real caso espanhóis avancem na Champions

Italiano não crê em classificação dos merengues diante do Borussia. Ele diz que libera a noiva para os atletas do Real em caso de mudança do panorama

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
57 comentários
Fanny e Balotelli (Foto: Reprodução / Instagram)Fanny e Balotelli (Foto: Reprodução / Instagram)
Mario Balotelli não muda o seu estilo. Acostumado com polêmicas, o atacante do Milan, decidiu entrar em mais uma neste domingo. Dessa vez, o italiano apontou sua mira para a semifinal da Liga dos Campeões. O camisa 45 do rossonero decidiu provocar o Real Madrid de Cristiano Ronaldo & Cia.
Balo disse que não acredita na classificação no time de Mourinho para final da competição continental. Afirmou, inclusive, que em caso de uma classificação diante do Borussia Dortmund, irá deixar sua noiva, Fanny Neguesha, dormir com os jogadores espanhóis.
– Se o Real Madrid recuperar e conseguir apurar-se para a final da Liga dos Campeões, vou deixar que a minha noiva durma com todos os jogadores – disse o atacante, em entrevista ao "Marca".
Real e Borussia definirão o primeiro finalista da Champions na próxima terça a partir das 15h45m (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanhará todas as emoções do jogão no Santiago Bernabéu em Tempo Real.

O Real Madrid precisa de uma vitória por 3 a 0 para se classificar para a decisão da Liga dos Campeões. Nas quartas de final, os merengues venceram o Galatasaray por este placar em casa. No Campeonato Espanhol, foram seis vitórias por três ou mais gols de diferença sem que a defesa tenha sido vazada.

Náutico vence Santa Cruz por 2 a 1, mas vaga na final é dos tricolores

Elton marca duas vezes, mas o Timbu precisava vencer por dois gols de diferença; Dênis Marques, de pênalti, coloca os corais na decisão

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
261 comentários
O derradeiro jogo entre Náutico e Santa Cruz em 2013 fez juz à alcunha. O Clássico das Emoções teve gols, pênaltis, bola na trave e tensão por cartões amarelos. O Tricolor perdeu do Alvirrubro por 2 a 1 nos Aflitos, mas ainda assim deu mais um passo rumo ao tricampeonato pernambucano. Como havia batido o rival por 1 a 0 no último fim de semana no Arruda, a Cobra Coral só ficaria sem vaga na final se perdesse por dois gols de diferença. O Timbu marcou duas vezes com Elton, mas um gol de Dênis Marques, de pênalti, fez a diferença para os visitantes.
A conquista do primeiro turno do Campeonato Pernambucano de nada adiantou para o Náutico, que passou boa parte do estadual comemorando o fato de ter o ataque mais positivo do torneio. O time tem o artilheiro da competição - Elton, com 16 gols - mas fica mais uma vez de mãos vazias. A equipe não conquista o título pernambucano desde 2004, quando foi campeã justamente em cima do Santa Cruz. O embate deste domingo foi o último clássico entre as equipes nos Aflitos já que a partir do segundo semestre o Timbu vai mandar seus jogos na Arena Pernambuco.
Eliminado do Pernambucano e da Copa do Brasil, o Náutico decidirá o posto de terceiro colocado contra o Ypiranga e depois voltará as atenções para o Brasileirão 2013 e para a Copa Sul-Americana. No torneio nacional, a estreia será contra o Grêmio no Rio Grande do Sul. Antes de encarar o Sport na final, o Santa Cruz vai receber o Internacional às 22h da próxima quarta-feira, pela Copa do Brasil.
Náutico x Santa Cruz (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Náutico teve bons momentos na partida e fez dois gols, mas vaga na final é do Santa Cruz (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Torcida comemora gol e cartões amarelos

O Náutico começou o jogo precisando fazer logo pelo menos um gol, mas foi o Santa Cruz quem primeiro partiu para o ataque. Aos 36 segundos, William Alves pegou uma bola na área adversária e chutou por cima do gol. A resposta do Náutico veio logo depois em uma arrancada de Rogério. ele tocou para Elton, mas o chute do atacante alvirrubro parou nas mãos do goleiro Tiago Cardoso. Depois desse lance, os jogadores sentiram o "peso" do duelo e a partida ficou tensa e truncada no meio-campo.
Náutico x Santa Cruz - Elton e Rogério (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Elton marcou e se isolou na artilharia do Estadual
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Aos 15 minutos, Rogério avançou até a área, driblou o zagueiro Renan Fonseca e tocou para Elton abrir o placar e marcar seu 15º gol no estadual. Aos 31 minutos, a torcida alvirrubra voltou a comemorar como se fosse gol. Isso porque Luciano Sorriso levou cartão amarelo e o Santa Cruz passou a ficar em desvantagem em um possível desempate a partir do número de cartões como manda o regulamento da Federação Pernambucana de Futebol se o jogo terminasse 1 a 0 para o Náutico.

O jogo voltou a se igular no número de cartões amarelos aos 37 minutos quando Martinez foi punido. O resultado parcial levava o duelo para o sorteio. Três minutos depois, com a bola em jogo, foi o Santa Cruz que levou perigo em cobrança de falta de Dênis Marques. O atacante coral chutou no ângulo, mas o goleiro Felipe foi buscar a bola. Antes do primeiro tempo acabar, o goleiro Tiago Cardoso precisou agir para evitar que um chute de Douglas Santos se tornasse o segundo gol alvirrubro.

Dois pênaltis e tensão a cada cartão amarelo

No segundo tempo, com o 1 a 0 no placar, a torcida do Santa Cruz passou a comemorar. Isso porque Jones Carioca recebeu cartão amarelo aos nove minutos e foi o tricolor que passou a ficar na frente do critério de desempate. Aos 15, Tiago Costa, da equipe coral, tomou cartão e a decisão voltaria a ser definida por sorteio. A partir daí, o que se viu foi uma pressão cada vez maior dos atletas de cada time para que algum dos adversários fosse advertido. A cada falta mais ríspida o juiz Gilberto Castro Júnior era "enquadrado" por alvirrubros e tricolores.

Com a bola em jogo, quem teve a melhor chance foi o Náutico. Aos 19 minutos, o zagueiro Renan Fonseca tentou afastar um ataque alvirrubro e chutou contra o gol, acertando o travessão. Dois minutos depois, Luis Eduardo, zagueiro do Timbu, recebeu amarelo e o Santa Cruz voltou a ficar na frente no critério de desempate. Os visitantes ainda acertaram uma bola na trave aos 30 minutos com Dênis Marques. O atacante tricolor voltou a aparecer, agora com muita festa, aos 33 minutos. Ele cobrou pênalti sofrido por Renatinho para empatar o jogo. Com o resultado, os alvirrubros precisavam fazer mais dois gols para poder ir à final, mas só tiveram forças para desempatar com Elton, também de pênalti, após falta de Tiago Cardoso sobre Rogério dentro da área: 2 a 1 para o Náutico, mas vaga na decisão para o Santa Cruz.
Náutico x Santa Cruz (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Jogadores pressionam Gilberto Castro Júnior a dar cartão ao rival (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Avaí vence o Criciúma e inverte vantagem das semifinais de SC
Na Ressacada, donos da casa derrotam os rivais por 3 a 2. Jogo decisivo será no estádio do Tigre
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
29 comentários
Preciso e na pressão, o Avaí conseguiu reverter o pequeno prejuízo que carregava antes de a bola rolar. O Criciúma ainda tem a vantagem do empate no placar agregado para avançar à decisão do Campeoanto Catarinense. Porém, terminou o primeiro encontro das semifinais atrás. Os donos da casa foram aplicados e fizeram as redes balançar três vezes. O Tigre não deixou de ser tão aguerrido quanto os rivais na Ressacada. Porém, apenas duas vezes conseguiu levantar seus torcedores - em bom número, mas minoria entre os 10.025 espectadores. O 3 a 2 deste domingo permite ao Avaí jogar pelo empate na partida de volta, no próximo sábado, no Heriberto Hülse.

Os dois times tentaram errar o mínimo. Os poucos espaços e pequenos vacilos seriam preponderantes para mexer com o placar. Foi assim que o Avaí saltou à frente. Assim também tomou o empate pela primeira vez. Porém, nos acréscimos ainda da primeira etapa, Higor colocou o time em vantagem pela segunda vez. Depois do intervalo, o Leão de SC foi só pressão, mas o Tigre conseguiria nova igualdade, com Giancarlo. Mas o jogo franco tinha chance de gol para todos e até o fim. Até para quem saiu da base e do banco. Tauã fez o último do jogo, para a alegria de quem vestia azul e branco – no campo e nas arquibancadas.
Os times têm uma semana para pensar sobre o primeiro confronto e se prepararem ao reencontro. Os donos da casa precisam de uma vitória simples para seguir na luta pelo título.

Azúis largam na frente

Organizados e impetuosos, os dois times apresentaram as mesmas credenciais: serem agressivos como premissa e obrigados a não cometer vacilos. Como o de Matheus Ferraz, aos oito minutos. O defensor do Tigre tinha espaço para dominar e dar a largada para um contra-ataque, mas escorregou e entregou para Marquinhos, dentro da área. Porém, apagou a falha com a retomada da bola. Companheiro dele na zaga, Fábio Ferreira pediu para deixar o jogo por lesão muscular. Aos 13, foi substituído por Ewerton Páscoa, que iria além de defender. O jogo seguia com arremates que levantavam as torcidas, mas não exigiam muito dos arqueiros.
Avaí x Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro / Ag. Estado)Avaí e Criciúma tentavam o ataque e minimizar os erros (Foto: Fernando Ribeiro / Ag. Estado)
Diferente da tentativa de Lins, aos 18 minutos. O atacante do Criciúma sentou a bota de longe. A bola desviou pelo caminho e o goleiro Diego teve que dar o toque para evitar que entrasse no ângulo esquerdo da meta avaiana. Três minutos depois, foi a vez do Avaí assustar. Marquinhos bateu escanteio no meio da área e a bola passou por todo mundo, exceto por Roberson. Ele cabeceou e fez a bola ir no travessão. Mas o gol do atacante estava próximo. Na segunda tentativa, não iria desperdiçar.

Aos 23, Higor e Arlan trabalharam pelo lado direito até que o segundo fizesse o cruzamento chegar certinho na cabeça de Roberson. Ele subiu, testou e comemorou. O Avaí largava na frente. Mas não ficaria tanto tempo em vantagem. De cabeça, o Criciúma empataria aos 32, com um zagueiro. No escanteio alçado na área, Ewerton Páscoa foi além de seu 1,90m, junto com o atacante Giancarlo. Pulou mais que todos e, de cabeça, fez a bola passar sobre a mão do goleiro Diego e rente ao travessão. Bateu no ferro e dentro do gol para que o placar retornasse à igualdade. Porém, não seria suficiente para fazer do Tigre superior até o fim da etapa.

O Avaí gostava do jogo no lado direito e de pressionar. Foi por ali que surgiram três lances agudos – e o terceiro seria letal. O primeiro ocorreu aos 38, Danilo entrou na área e parou no ombro do goleiro Bruno. Aos 41, foi Roberson. Ele chegou a passar pelo arqueiro, mas não teve espaço para o arremate. No fundo, bateu cruzado e Marquinhos não chegou para empurrar. Mas aos 46, a bola terminaria dentro do gol. No lançamento para dentro da área, Eduardo Costa surgiu entre os zagueiros para ajeitar para o lado. Higor apareceu para encher o pé e as redes do rival. O primeiro tempo terminou com a vantagem dos donos da casa: 2 a 1.
Roberson Elton Avaí Criciúma (Foto: Jamira Furlani / Avaí FC)No jogo disputado, mandantes levam a melhor
(Foto: Jamira Furlani / Avaí FC)
Da base para o gol

Na frente no placar e temporariamente com a vantagem a seu favor, o Avaí voltou para o segundo tempo com proposta de jogo similar. Chegava mais na frente, porém com mais capricho na marcação. Aos 10, o time azul e branco trabalhou bola até que Higor apareceu, novamente, na direita para arrematar cruzado. Bruno fez defesa importante. O Criciúma também não mudou sua proposta, mas parecia econômico e esperava brechas para colocar para dentro. No minuto seguinte, Sueliton e Giancarlo as encontraram. Desta vez o atacante não tinha ninguém com quem dividir o gol. Estava só e não perdoou. O lateral correu com o marcador e soltou para o segundo pau no espaço que teve. Por lá, o camisa 9 apareceu com o pé para empurrar para o gol. Em cima da linha, Alê ainda tentou tirar. Mas bateu nele e foi para dentro.

Com a igualdade restabelecida, a carga de adrenalina subiu. Tanto que Marquinhos e o tricolor Fabinho se desentenderam e iniciaram um empurra-empurra entre os jogadores. Cada um tomou o amarelo por iniciar a pequena confusão. Então, ficou estabelecido que o Avaí tentaria na pressão e o Criciúma iria para tentar aproveitar as lacunas que encontrasse. Como a que achou aos 23. Na jogada pela esquerda, Marlon fez com que a bola fosse para Giancarlo, que recém tinha entrado na área e na cara de Diego. Ele bateu de primeira e acertou o travessão, com Diego batido. A bola voltou para ele e o toque de cabeça para completar sem força. O goleiro já havia se recuperado para fazer a defesa.

O Avaí mantinha a proposta de pressionar, com o jovem Tauã no lugar de Danilo. O atacante da base não iria decepcionar a confiança que o técnico Ricardinho depositara sobre ele. Aos 26, Eduardo Costa botou a bola alta no meio da área. Também formado pelo Avaí, Marquinhos dividiu com Matheus Ferraz. Jogada que permitiu que a bola sobrasse para Tauã chegar com tudo e desferir cruzado. Depois de passar entre defensor e goleiro, o balão encontrou o gol. Balançou a rede e a torcida. Pela terceira vez no domingo, o Avaí passava à frente e dali não saiu mais.

Se o Avaí fechava os espaços, o Criciúma teria que criá-los. Foi assim que fez Lins. Aos 29, ele abriu caminho pela defesa, passando por dois marcadores. Ao se aproximar da baliza, mandou o foguete cruzado, queimando a grama. Fabinho tentou, mas não conseguiu completar para o gol vazio. A última cartada para colocar o terceiro empate no placar foi dada pelo técnico Vadão. Tirou Fabinho e mandou o arisco Tartá no jogo.

Dos 40 minutos em diante, os papéis foram invertidos. O Tigre foi só pressão. Por muito pouco uma falha do zagueiro Alef custou o placar. Em alta velocidade, Lins acreditou que o defensor perdesse o tempo de bola. Foi o que ocorreu. Mas o atacante criciumense cabeceou para fora a chance de gol e de manter a vantagem que seu time tinha antes de a bola rolar. Agora, o empate no segundo confronto é benéfico ao time campeão catarinense no ano passado.
Cruzeiro dá show, goleia o Villa Nova e põe os dois pés nas finais
Na melhor partida sob o comando de Marcelo Oliveira, Diego Souza e Éverton Ribeiro marcam dois gols cada em pleno Alçapão do Bonfim
 
A CRÔNICA
por Marco Antônio Astoni
367 comentários
O Cruzeiro não tomou conhecimento do Villa Nova e do "Alçapão do Bonfim", o temido estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, e venceu o adversário por convincentes 4 a 0, nesta que talvez tenha sido a melhor partida da equipe comandada por Marcelo Oliveira na temporada. Os gols foram marcados por Diego Souza e Éverton Ribeiro, duas vezes cada um. A superioridade do Cruzeiro foi enorme. Do começo ao fim, a Raposa pressionou o Leão e sufocou o adversário no campo de defesa, não sendo ameaçado de perder em nenhum momento da partida.
O segundo jogo das semifinais será na quarta-feira, dia 8 de maio, às 20h30m (de Brasília), no Mineirão. O Cruzeiro pode perder por até quatro gols de diferença (tem vantagem graças à melhor campanha), que ainda assim estará na final, contra o vencedor da série entre Atlético-MG e Tombense. O time da capital venceu o primeiro jogo por 2 a 0, em Tombos, e agora decide no Independência. Antes, porém, o Cruzeiro vai a Volta Redonda enfrentar o Resende, às 21h50m desta quarta-feira. O jogo será válido pela segunda fase da Copa do Brasil.
Diego Souza, Everton Ribeiro e Dagoberto gol Cruzeiro (Foto: Paulo Fonseca / Ag. Estado)Diego Souza: destaque na goleada do Cruzeiro (Foto: Paulo Fonseca / Ag. Estado)
Show estrelado
Villa Nova e Cruzeiro ignoraram as más condições do gramado do Castor Cifuentes e fizeram um jogo muito bom. A vantagem de jogar por dois empates ou por vitória e derrota pela mesma diferença de gols não fez com que o time celeste esperasse o Villa tomar a iniciativa do ataque. Muito pelo contrário. A Raposa partiu para cima do Leão desde os minutos iniciais, com um volume de jogo impressionante.
Tanto que o Cruzeiro praticamente assegurou sua vaga na final do Campeonato Mineiro já no primeiro tempo. A pressão foi grande desde o começo, com duas bolas na trave, uma delas pelo camisa 10 Diego Souza, em cobrança de falta. Mas foi outro meia, Éverton Ribeiro, que abriu o marcador, também de falta, aos 20 minutos, no canto direito do goleiro William Nobre. Começava o suplício do Villa Nova.
Dois minutos depois, após insistir bastante, Diego Souza guardou o dele. Da entrada da área, em um belo chute cruzado, a bola foi para o fundo das redes, sem chances para o goleiro do Leão. E a inspiração do jogador continuava. Foi dele o terceiro gol do Cruzeiro, aos 36 minutos, após boa troca de passes no meio e um chute até despretensioso, mas que fez com que o goleiro do Villa sequer se mexesse.
Praticamente todos os jogadores do Cruzeiro estavam bem em campo. Até o goleiro Fábio, mas pelo fato de ter sido um mero espectador do show que seus companheiros deram na etapa final.
Vitória consumada
Mal a bola rolou para o segundo tempo, e Fábio finalmente trabalhou. O goleiro do Cruzeiro fez uma defesa sensacional em uma cabeçada à queima-roupa de Heitor. Mas foi só isso, já que o time celeste continuou o massacre iniciado nos primeiros 45 minutos. Em tarde inspirada, Diego Souza e Éverton Ribeiro seguiam atormentando a defesa do Villa. Aos 16 minutos, o camisa 17 fez o segundo gol dele. Um golaço, por sinal. Ele recebeu do colega Diego Souza, passou por dois marcadores e bateu forte, sob o corpo do goleiro do Leão do Bonfim.
Após o quarto gol, o Cruzeiro diminuiu o ritmo, até porque o Villa Nova já estava completamente batido em campo. Marcelo Oliveira mandou Tinga, Ricardo Goulart e Vinícius Araújo para o jogo. O meia Tchô ainda tentou algumas jogadas e o gol de honra do Villa, mas o placar permaneceu inalterado até o final. Já nos acréscimos, Marco Tiago, que já havia levado um cartão amarelo, foi novamente advertido e expulso da partida.
 
Inter bate Veranópolis, vai à final do returno e fica a uma vitória do tri
Com um golaço de Willians, time do técnico Dunga se credenciou a disputar a decisão com o Juventude. Se vencer, será campeão do Gauchão
 
 
A CRÔNICA
por Hector Werlang
97 comentários
Quando o centroavante corre da área do campo de ataque até a intermediária defensiva, acompanhando o avanço de um zagueiro rival, é sinal de um time bem ajustado. Quando o camisa 10, o cérebro do time, técnico ao extremo, troca um passe de efeito por carrinho para recuperar a bola, é sinal de um time comprometido. Quando um dos volantes agrega à tarefa defensiva dribles, chutes de fora da área e gol, bom, aí é sinal de algo maior. Assim foi o Inter, na tarde deste domingo, em Caxias do Sul, ao vencer o Veranópolis por 1 a 0, alcançar a final do segundo turno do Gauchão, e iniciar a contagem regressiva pelo tri estadual.
No próximo domingo, igualmente no Centenário, por ter melhor campanha, o Colorado receberá o Juventude, o responsável por eliminar o Grêmio no dia anterior. Se ganhar a Taça Farroupilha, será o campeão por antecipação – havia conquistado a Taça Piratini, o primeiro turno. Em caso de derrota, outras duas partidas apontarão o melhor time do Rio Grande do Sul.

Antes, porém, o Inter tem compromisso pela Copa do Brasil. Desafia o Santa Cruz, no Recife, na quarta-feira. Ao VEC, restou se despedir da temporada – não tem calendário no segundo semestre - de forma digna. Escapou do rebaixamento e foi à fase decisiva da etapa final da competição.

Gol saiu em lance de esperteza

O domingo começou alegre aos colorados. Ainda em comemoração pelo tropeço do rival, milhares foram ao Centenário. 13.170, precisamente, batendo o recorde de público na casa que substitui o Beira-Rio em reforma para a Copa do Mundo de 2014. O entusiasmo da arquibancada contagiou o time, que encarava o único rival a vencê-lo com titulares.

Pois o Inter repetiu a fórmula de toda a temporada: futebol coletivo. O drible sempre é dado de forma objetiva. Os passes são verticais, em direção ao gol. A marcação começa na frente e vai descendo até a defesa. Se um jogador erra um lance ou cai, ele não se lamenta. Corre para recompor.
Inter comemora gol contra o Veranópolis (Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)Inter comemora gol de Willians contra o Veranópolis (Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)
Nesta lógica, as individualidades aparecem. Leandro Damião não teve a mesma efetividade de outras jornadas, mas é uma preocupação constante. Com a parede, cansou de servir os laterais Gabriel e Fabrício. D’Alessandro comanda o time técnica e emocionalmente. É o termômetro. Esperto, diga-se de passagem. Foi de uma sacada dele que o Colorado abriu o placar.

A falta era na entrada da área, pelo lado direito. Ele não esperou. Bate rápido. Descobriu Willians, livre. O volante dominou, pedalou, tirou a marcação e chutou no ângulo direito de João Ricardo. Golaço. 1 a 0, aos 25 minutos. Àquela altura, o goleiro pentacolor havia feito ao menos três intervenções importantes. Forlán, Gabriel, Willians haviam assustado.

O VEC, após momento de instabilidade, conseguiu se acalmar. Porém, não apresentou força ofensiva. Apenas chutes de fora da área configuraram o ataque. Sentiu o peso dos três desfalques. Preferiu trocar passes no meio-campo, muito porque o Colorado diminuiu o ritmo.

VEC não teve força

A ideia era manter o nível da apresentação após o intervalo, mas o adversário precisa concordar. O time de Julinho Camargo voltou melhor. Manteve a posse de bola. Apostou nas jogadas pela laterais. E passo a envolver o Inter, curiosamente nervoso em campo.
D'Alessandro, meia do Inter, contra o Veranópolis (Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)D'Alessandro foi um dos destaques da partida em Caxias (Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)
Basta ver que D’Alessandro, em disputa de bola, acertou um tapa em Jonas. Caberia expulsão, mas o árbitro Jean Pierre preferiu dar o amarelo. Mas o VEC se ressentia de maior poder ofensivo. Só com Itaqui, aos 15 minutos, chutou forte e obrigou Muriel da espalmar para escanteio.

Foi quando, cinco minutos depois, Edson Borges cometeu falta em Damião. Levou o segundo amarelo, foi excluído e ajudou o Inter a retomar o controle da partida. Fred, Forlán e Damião exigiram novas boas defesas de João Ricardo.

Mas foi Ednei quem quase empatou. Numa escapada pela direita, o lateral fez Muriel se esticar todo para defender. Insuficiente para empatar. O Inter avançou. Mas com algo a melhorar: saber aproveitar melhor a superioridade numérica.

Ronaldo dá nota 10 ao Maracanã e lembra Rivellino ao comentar golaço

Após acertar elástico à la ídolo do Flu, Fenômeno elogia campo e vestiários do estádio e diz que Seleção precisa melhorar para ser campeã em 2014

Por Marcelo Baltar e Márcio Iannacca Rio de Janeiro (RJ)
30 comentários
Foram quase 90 minutos em campo no primeiro jogo do novo Maracanã. De lá, Ronaldo saiu “cansado” e todo “quebrado”, mas com a sensação do dever cumprido. Dois gols, um deles com um elástico à la Rivellino, que em 1975 imortalizou a jogada em um clássico entre Fluminense e Vasco no estádio. No “amistoso” de sábado, os parceiros do Fenômeno bateram os amigos de Bebeto por 8 a 5. E foi justamente falando sobre o drible que o maior artilheiro das Copas do Mundo iniciou o bate-papo com o GLOBOESPORTE.COM pouco antes de deixar o palco das finais da Copa das Confederações e do Mundial de 2014.
- Foi uma jogada muito rápida. Nem percebi direito o que tinha feito. Já tinha tentado várias vezes na minha carreira e dessa vez deu certo. A jogada surgiu dele (Rivellino) aqui no Maracanã. Ele foi o primeiro que eu lembro que fez essa jogada. Acabei conseguindo repetir. Foram dois belos gols – disse o Fenômeno.
O lance histórico de Rivellino aconteceu no dia 10 de junho de 1975, pelo Campeonato Carioca. Aos 21 minutos do segundo tempo, o então camisa 10 do Fluminense partiu para cima de Alcir, acertou o elástico entre as pernas do rival, invadiu a área e fez o golaço que deu a vitória ao Tricolor por 1 a 0 sobre o Vasco (veja ao lado).
Membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador da Copa, Ronaldo se disse satisfeito com o que viu no novo Maracanã. Aprovou o gramado e as partes internas do estádio, que receberá um segundo evento-teste em maio. A reinauguração oficial será em 2 de junho, com o amistoso entre Brasil e Inglaterra.
- O estádio está incrível dentro de campo. O gramado está em ótimas condições. A parte interna está ótima. Apesar de todos os problemas, o Maracanã está de parabéns. Aproveitei muito essa partida. Foi muito gostoso participar dessa festa. O resultado do jogo foi o de menos – afirmou.
O Fenômeno aproveitou ainda para dar uma nota ao novo Maracanã.
- O estádio está lindo. Está ótimo. Dou nota 10.
Questionado sobre a Seleção, Ronaldo afirmou que vai torcer pela equipe de Luiz Felipe Scolari, mas admitiu que o time ainda precisa evoluir para lutar pelo hexacampeonato na competição que acontecerá em 2014.
- Temos que melhorar. Sei que temos que melhorar. Mas acredito na Seleção e vou torcer pela Seleção. Podemos crescer dentro da competição.
O jogador ainda brincou quando foi perguntado como se sentiria se pudesse disputar a competição de 2014.
- Adoraria jogar a Copa do Mundo aqui no Brasil, mas a minha história foi linda e já passou – afirmou o jogador.
O Fenômeno poderá não estar em campo na Copa das Confederações, que acontecerá entre 15 e 30 de junho. Mas participará ativamente do torneio fora das quatro linhas. Ronaldo será comentarista da TV Globo na competição que contará com os campeões continentais.
Ronaldo Maracanã reabertura (Foto: Janir Junior)Ronaldo marca duas vezes no jogo de reabertura do Maracanã (Foto: Janir Junior)

Ronaldo dá nota 10 ao Maracanã e lembra Rivellino ao comentar golaço

Após acertar elástico à la ídolo do Flu, Fenômeno elogia campo e vestiários do estádio e diz que Seleção precisa melhorar para ser campeã em 2014

Por Marcelo Baltar e Márcio Iannacca Rio de Janeiro (RJ)
30 comentários
Foram quase 90 minutos em campo no primeiro jogo do novo Maracanã. De lá, Ronaldo saiu “cansado” e todo “quebrado”, mas com a sensação do dever cumprido. Dois gols, um deles com um elástico à la Rivellino, que em 1975 imortalizou a jogada em um clássico entre Fluminense e Vasco no estádio. No “amistoso” de sábado, os parceiros do Fenômeno bateram os amigos de Bebeto por 8 a 5. E foi justamente falando sobre o drible que o maior artilheiro das Copas do Mundo iniciou o bate-papo com o GLOBOESPORTE.COM pouco antes de deixar o palco das finais da Copa das Confederações e do Mundial de 2014.
- Foi uma jogada muito rápida. Nem percebi direito o que tinha feito. Já tinha tentado várias vezes na minha carreira e dessa vez deu certo. A jogada surgiu dele (Rivellino) aqui no Maracanã. Ele foi o primeiro que eu lembro que fez essa jogada. Acabei conseguindo repetir. Foram dois belos gols – disse o Fenômeno.
O lance histórico de Rivellino aconteceu no dia 10 de junho de 1975, pelo Campeonato Carioca. Aos 21 minutos do segundo tempo, o então camisa 10 do Fluminense partiu para cima de Alcir, acertou o elástico entre as pernas do rival, invadiu a área e fez o golaço que deu a vitória ao Tricolor por 1 a 0 sobre o Vasco (veja ao lado).
Membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador da Copa, Ronaldo se disse satisfeito com o que viu no novo Maracanã. Aprovou o gramado e as partes internas do estádio, que receberá um segundo evento-teste em maio. A reinauguração oficial será em 2 de junho, com o amistoso entre Brasil e Inglaterra.
- O estádio está incrível dentro de campo. O gramado está em ótimas condições. A parte interna está ótima. Apesar de todos os problemas, o Maracanã está de parabéns. Aproveitei muito essa partida. Foi muito gostoso participar dessa festa. O resultado do jogo foi o de menos – afirmou.
O Fenômeno aproveitou ainda para dar uma nota ao novo Maracanã.
- O estádio está lindo. Está ótimo. Dou nota 10.
Questionado sobre a Seleção, Ronaldo afirmou que vai torcer pela equipe de Luiz Felipe Scolari, mas admitiu que o time ainda precisa evoluir para lutar pelo hexacampeonato na competição que acontecerá em 2014.
- Temos que melhorar. Sei que temos que melhorar. Mas acredito na Seleção e vou torcer pela Seleção. Podemos crescer dentro da competição.
O jogador ainda brincou quando foi perguntado como se sentiria se pudesse disputar a competição de 2014.
- Adoraria jogar a Copa do Mundo aqui no Brasil, mas a minha história foi linda e já passou – afirmou o jogador.
O Fenômeno poderá não estar em campo na Copa das Confederações, que acontecerá entre 15 e 30 de junho. Mas participará ativamente do torneio fora das quatro linhas. Ronaldo será comentarista da TV Globo na competição que contará com os campeões continentais.
Ronaldo Maracanã reabertura (Foto: Janir Junior)Ronaldo marca duas vezes no jogo de reabertura do Maracanã (Foto: Janir Junior)

Ronaldo dá nota 10 ao Maracanã e lembra Rivellino ao comentar golaço

Após acertar elástico à la ídolo do Flu, Fenômeno elogia campo e vestiários do estádio e diz que Seleção precisa melhorar para ser campeã em 2014

Por Marcelo Baltar e Márcio Iannacca Rio de Janeiro (RJ)
30 comentários
Foram quase 90 minutos em campo no primeiro jogo do novo Maracanã. De lá, Ronaldo saiu “cansado” e todo “quebrado”, mas com a sensação do dever cumprido. Dois gols, um deles com um elástico à la Rivellino, que em 1975 imortalizou a jogada em um clássico entre Fluminense e Vasco no estádio. No “amistoso” de sábado, os parceiros do Fenômeno bateram os amigos de Bebeto por 8 a 5. E foi justamente falando sobre o drible que o maior artilheiro das Copas do Mundo iniciou o bate-papo com o GLOBOESPORTE.COM pouco antes de deixar o palco das finais da Copa das Confederações e do Mundial de 2014.
- Foi uma jogada muito rápida. Nem percebi direito o que tinha feito. Já tinha tentado várias vezes na minha carreira e dessa vez deu certo. A jogada surgiu dele (Rivellino) aqui no Maracanã. Ele foi o primeiro que eu lembro que fez essa jogada. Acabei conseguindo repetir. Foram dois belos gols – disse o Fenômeno.
O lance histórico de Rivellino aconteceu no dia 10 de junho de 1975, pelo Campeonato Carioca. Aos 21 minutos do segundo tempo, o então camisa 10 do Fluminense partiu para cima de Alcir, acertou o elástico entre as pernas do rival, invadiu a área e fez o golaço que deu a vitória ao Tricolor por 1 a 0 sobre o Vasco (veja ao lado).
Membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador da Copa, Ronaldo se disse satisfeito com o que viu no novo Maracanã. Aprovou o gramado e as partes internas do estádio, que receberá um segundo evento-teste em maio. A reinauguração oficial será em 2 de junho, com o amistoso entre Brasil e Inglaterra.
- O estádio está incrível dentro de campo. O gramado está em ótimas condições. A parte interna está ótima. Apesar de todos os problemas, o Maracanã está de parabéns. Aproveitei muito essa partida. Foi muito gostoso participar dessa festa. O resultado do jogo foi o de menos – afirmou.
O Fenômeno aproveitou ainda para dar uma nota ao novo Maracanã.
- O estádio está lindo. Está ótimo. Dou nota 10.
Questionado sobre a Seleção, Ronaldo afirmou que vai torcer pela equipe de Luiz Felipe Scolari, mas admitiu que o time ainda precisa evoluir para lutar pelo hexacampeonato na competição que acontecerá em 2014.
- Temos que melhorar. Sei que temos que melhorar. Mas acredito na Seleção e vou torcer pela Seleção. Podemos crescer dentro da competição.
O jogador ainda brincou quando foi perguntado como se sentiria se pudesse disputar a competição de 2014.
- Adoraria jogar a Copa do Mundo aqui no Brasil, mas a minha história foi linda e já passou – afirmou o jogador.
O Fenômeno poderá não estar em campo na Copa das Confederações, que acontecerá entre 15 e 30 de junho. Mas participará ativamente do torneio fora das quatro linhas. Ronaldo será comentarista da TV Globo na competição que contará com os campeões continentais.
Ronaldo Maracanã reabertura (Foto: Janir Junior)Ronaldo marca duas vezes no jogo de reabertura do Maracanã (Foto: Janir Junior)

Confusão entre torcida da Ponte e PM deixa 14 feridos e quatro presos

Confronto se deu porque torcedores da Macaca implicaram com quem não vestia a camisa do time, supondo que fossem corintianos infiltrados

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP
116 comentários
Uma confusão entre a torcida da Ponte Preta e a Polícia Militar deixou pelo menos 14 pessoas feridas e quatro presos, durante o jogo contra o Corinthians, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, na tarde deste domingo. Segundo informações iniciais, pelo menos quatro sofreram lesões  mais sérias - duas com fraturas, duas com cortes profundos - e foram encaminhadas a hospitais da região (assista às cenas da confusão no vídeo ao lado).
A briga começou no fim do primeiro tempo, quando o Corinthians já vencia por 2 a 0 - o jogo terminou em 4 a 0 para o time da capital. Membros de uma torcida organizada da Ponte passaram a implicar com pessoas que não vestiam a camisa do time de Campinas, supondo que fossem torcedores adversários "infiltrados" - antes do jogo, alguns corintianos foram retirados pela PM do setor da Ponte, justamente para evitar problemas.
- Tivemos alguns problemas, pessoas sendo agredidas por pontepretanos. Seriam corintianos infiltrados. Tiramos a maioria dessas pessoas e resguardamos a integridade física delas, mas algumas se machucaram - disse o Coronel Coelho, responsável pelo policiamento no local.
Corinthians x Ponte Preta confusão briga polícia (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado)Torcedores da Ponte Preta entram em conflito com a polícia (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado)
A confusão se deu quando torcedores da Ponte passaram a hostilizar um casal, supostamente de corintianos. Os policiais tentaram proteger o casal e aí se deu o tumulto generalizado. O grupo envolvido no confronto tentou usar o portão de acesso ao setor exclusivo do Torcedor Camisa 10+ - que neste domingo foi aberto a todos os torcedores - contra os policiais. Um deles arrancou uma lança da grade de ferro do alambro e arremessou em direção aos policiais.
- Temos de apurar o que ocorreu, Duas pessoas ficaram feridas com maior gravidade - disse o Coronel Coelho, acrescentando que "algumas pessoas foram conduzidas ao JECRIM", o Juizado Especial Criminal, dentro do estádio.

A arbitragem também recolheu objetos atirados em campo, como por exemplo um isqueiro, que devem ser relatados na súmula, resultando em denúncia no TJD-SP, sob risco de perda de mando de campo para a Ponte na sequência da temporada. Na parte da vitalícia, alguns torcedores também protagonizaram cenas de revolta e insulturam profissionais da imprensa.
Corinthians x Ponte Preta confusão briga polícia (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado)Policial ameaça torcedor da Ponte (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado)
Corinthians x Ponte Preta confusão briga polícia (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado)Torcedora é socorrida após passar mal em tumulto (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado)
Corinthians x Ponte Preta confusão briga polícia (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado)Torcedor da Ponte sofreu corte na cabeça (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado)

Flu critica campo do Raulino: 'Pena jogar decisão de turno aqui', diz Sobis

Abel Braga acha lamentável times técnicos como Tricolor e Botafogo duelarem em gramado desgastado: 'É como o Engenhão no ano passado'

Por Thales Soares Volta Redonda, RJ
A vitória com folga do Fluminense sobre o Volta Redonda valeu a classificação para a final da Taça Rio e animou a torcida com um bom futebol, mas não evitou reclamações ao fim da partida. O alvo foi o gramado do Raulino de Oliveira, que tem enfrentado uma sobrecarga de jogos devido à interdição do Engenhão e já dá sinais de desgaste. O técnico Abel Braga ficou insatisfeito com o que viu e crê que as más condições do campo podem prejudicar o Clássico Vovô de domingo.
- Voltamos a agradecer ao Raulino, mas sinceramente o gramado está muito ruim e nem tem como suportar. É como o Engenhão no ano passado, com excesso de jogos em dois anos. Colocar duas equipes técnicas para jogar a final aqui é lamentável - disse o treinador, referindo-se às equipes de Botafogo e Fluminense.
Impressionante como está ruim esse campo"
Rafael Sobis, atacante do Fluminense
O atacante Rafael Sobis foi o melhor em campo na vitória por 4 a 1. Marcou dois gols e teve grande atuação, mas também não poupou o estado da grama de críticas.
- Impressionante como está ruim esse campo. É uma pena jogar uma decisão de turno do Carioca nesse campo aqui - afirmou Sobis.
Fluminense e Botafogo só se enfrentam no próximo domingo, às 16h, mas o gramado do Raulino de Oliveira não descansará no meio de semana. O Resende vai mandar a partida de ida contra o Cruzeiro, pela segunda fase da Copa do Brasil, no estádio de Volta Redonda, na quarta-feira.
Fluminense x Volta Redonda (Foto: Nelson Perez / Flickr do Fluminense)Campo do Raulino receberá Resende x Cruzeiro na quarta-feira (Foto: Nelson Perez / Flickr do Fluminense)

Emerson enaltece força do grupo, elogia Tite e rebate Chiquinho

Atacante do Timão fala que conversa com treinador antes da partida, e declarações de jogadores da Ponte Preta, motivaram os jogadores

Por Rodrigo Faber Campinas, SP
 Autor do segundo gol da vitória corintiana por 4 a 0 sobre a Ponte Preta, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, o atacante Emerson deixou o Estádio Moisés Lucarelli enaltecendo o trabalho feito pelo técnico Tite no comando da equipe. O jogador destacou a conversa com o comandante antes do início do jogo deste domingo, em Campinas.
– Algumas coisas que o torcedor não consegue enxergar, vocês (jornalistas) também não, mas a preleção do Tite hoje foi contagiante. Chamou a atenção para alguns pontos que a nossa equipe acabou perdendo de alguma maneira no meio do caminho – afirmou o atacante.
– A diretoria conseguiu manter a equipe para esse ano e contratou novos jogadores visando as duas competições. Tem atleta que sai do banco e que define também. Temos jogadores de seleção brasileira, até o Pato está no banco. Temos grupo para buscar o melhor nas duas competições – analisou Sheik.
Melhor mandante da primeira fase do Paulistão – foram 23 pontos em dez rodadas no Moisés Lucarelli –, a Ponte tentou se aproveitar do fato de poder atuar diante de sua torcida para intimidar os corintianos. A vontade excessiva, porém, foi muitas vezes confundida com jogadas violentas de ambos os lados.
Baraka deixou o braço em lance com Ralf, na direita, logo na primeira disputa. A resposta corintiana veio do outro lado do gramado, em lance duro entre Emerson e Chiquinho. Na sequência, Gil e William trocaram empurrões no ataque pontepretano e iniciaram grande discussão entre as duas equipes. No segundo tempo, Baraka ainda foi expulso após pisar em Romarinho.
– Pela dificuldade que sabíamos que encontraríamos contra a Ponte Preta, a nossa equipe ligada. Eles marcaram forte, chegaram duro, e tivemos até algumas jogadas duvidosas, mas conseguimos manter o mesmo ritmo deles. Tivemos a felicidade de fazer o gol e, depois disso, eles se perderam e conseguimos fazer mais – disse Sheik.
Além da importância de se manter vivo na luta pelo título do Paulistão, o duelo contra a Ponte Preta teve uma motivação extra para os jogadores do Corinthians. Durante a semana, o meia Chiquinho, da Macaca, revelou guardar mágoa do Timão, clube que defendeu no segundo semestre do ano passado. A declaração não foi bem recebida no Parque São Jorge.
– Faltou um pouco mais de respeito de alguns jogadores. Principalmente do Chiquinho, ele foi muito infeliz durante a semana. Ele tinha sido bem tratado no Corinthians. É assim que acontece lá. O grupo é muito bom entre diretoria, quem joga, quem não joga, vai embora... O relacionamento é de respeito absoluto – completou Sheik.
Emerson Ralf Corinthians x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Emerson comemora o segundo gol do Corinthians em Campinas (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)