domingo, 28 de abril de 2013

Canadense 'selvagem' vence Pan de pole dance na feira de Arnold

Veronica Solimano conquista público com coreografia baseada em animais. Promessa brasileira, Bianca Santhany fica com a quarta colocação e chora

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
1 comentário
A feira esportiva de Arnold Schwarzenegger, o 'Arnold Classic', deixou de lado, pelo menos por uma hora, os duelos entre ''fortões'' e abriu espaço para uma disputa muito mais sensual. Dezenas de pessoas pararam em volta do palco no centro de convenções do Rio de Janeiro, no Centro, para assistir ao torneio profissional Pan-Americano de Pole Dance. Cada uma das 13 competidoras tinha quatro minutos para se apresentar, usando duas hastes. A grande vencedora foi a canadense Veronica Solimano, que arrancou muitos aplausos com sua performance inspirada em animais selvagens. A brasileira mais bem colocada por decisão da bancada julgadora foi a jovem promessa Bianca Santhany, na quarta colocação.
Poli Dance Veronica Solimano (Foto: Wagner Meier)Veronica Solimano se destacou por apresentação baseada em animais selvagens (Foto: Wagner Meier)

Solimano confessou que não esperava a vitória, uma vez que superou duas das melhores atletas do pole dance mundial, as americanas Pink Puma e Rebecca Star (segunda e terceiro lugar, respectivamente). Ela não quis revelar sua idade, mas contou que iniciou o pole dance depois de ler uma matéria em um jornal de Vancouver. Além de competir profissionalmente, ela também trabalha como instrutora.
Poli Dance Veronica Solimano (Foto: Wagner Meier)Felicidade estampada no rosto de Solimano ao
receber a premiação (Foto: Wagner Meier)
- Vencer foi uma surpresa, todas as competidoras eram muito boas, muito experientes. Qualquer uma delas poderia ganhar, porque fizeram apresentações muito completas. Comecei o pole quando vi uma matéria no jornal e me interessei. Parecia uma atividade física divertida. Então, fui procurar academias onde pudesse praticar e comecei a levar o esporte de maneira séria e dedicada com o passar do tempo - contou a atleta, que ganhou o prêmio de R$4 mil pela vitória.
O pole dance competitivo é inspirado em acrobacias que os indianos já fazem há milênios, só que em um mastro de bambu. A modalidade exige manobras em uma haste com diâmetro menor que o de uma lata de refrigerante. Não são tão simples como uma dança de boate, como o grande público pensa. O torneio da feira ''Arnold Classic'' é organizado pela Federação Brasileira de Pole Dance, que também criou  um código de regras, onde os movimentos são divididos por graus de dificuldade. São esses níveis que separam uma atleta amadora de uma profissional.
- O movimento mais difícil para mim são as ‘caídas’, porque você tem que ter o tempo certo entre soltar o apoio e se segurar novamente  - disse a campeã Veronica Solimano.
Poli Dance Bianca Santhany (Foto: Wagner Meier) Chateada com quarto lugar, Bianca Santhany revelou que é chorona (Foto: Wagner Meier)
Campeã brasileira de pole dance e grande promessa da modalidade no Brasil, Bianca Santhany, de 19 anos, não pôde conter as lágrimas após o anúncio da quarta colocação. Depois de ser abraçada pelas amigas nos bastidores, ela disse que esperava ter ido melhor na competição pan-americana. No torneio Mundial, ano passado, ela ficou em nono lugar.
- Estou feliz, mas poderia ter sido melhor. Esperava mais da minha performance. Por outro lado, eu estou tranquila porque ainda sou muito jovem, tenho muita coisa pela frente. Mas sou muito chorona, nunca consigo segurar - disse a jovem, limpando as lágrimas.
Nascida na comunidade de Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio, Bianca começou no pole dance aos 17 anos. Inicialmente, ela trabalhava apenas como recepcionista de academia, mas se destacou logo nos primeiros treinamentos. Para se manter, a atleta também trabalha como professora.
- Ganho meu dinheiro como instrutura. Se fosse viver apenas como atleta profissional, passaria fome - disse.
Na competição amadora do Pan de Pole Dance, a mexicana Erika Gonzalez foi a campeã.
Poli Dance (Foto: Wagner Meier)Competidoras mostraram muita elasticidade na disputa do pole dance (Foto: Wagner Meier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário