quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Luxemburgo rebate Joel Santana: ‘Time da moda é o Botafogo’

Técnico do Flamengo lembra que o Alvinegro é o atual campeão carioca e rejeita favoritismo na semifinal da Taça Guanabara

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Direto de Maceió, AL
Logo que os confrontos da semifinal da Taça Guanabara foram definidos, Joel Santana afirmou que a equipe dele enfrentaria o “time da moda”. O técnico do Botafogo falava do Flamengo, que ganhou força na temporada após a chegada de reforços importantes como Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves.
Nesta quarta-feira, após a vitória por 3 a 0 sobre o Murici, pela Copa do Brasil, Vanderlei Luxemburgo tratou de rejeitar o rótulo e valorizar o adversário. O comandante rubro-negro afasta qualquer possibilidade de favoritismo e minimiza as oito vitórias em oito partidas oficiais na temporada.
- Ter 100% de aproveitamento é importante, mas não adianta chegar lá e perder. Chegou a hora do pega para capar. Chegou a hora de enfrentarmos o campeão carioca, que é um time de muita qualidade, com um grande treinador. Nós não somos o time da moda porque contratamos o Ronaldinho. Somos um time que está chegando para disputar com o Botafogo, que quase esteve na Libertadores, ficou o Campeonato Brasileiro todo na frente do Flamengo. Vamos enfrentar uma grande equipe, com nosso crescimento, com o nosso trabalho. Time da moda é o Botagogo, que traz a consquista do ano passado, é experiente, tem grandes jogadores, joga na sua casa. Vamos jogar a semifinal na casa do Botafogo. Seremos visitantes.
Luxa se mostra satisfeito com o trabalho, apesar de o Flamengo ainda não ter encontrado um padrão tático. O técnico pede paciência com Ronaldinho e espera ganhar "reforços" para o clássico.
- Tenho o Diego Maurício voltando, o Galhardo, o Wanderley e o Darío (Bottinelli), que está recuperado (de uma torção no tornozelo direito). São mais quatro jogadores com possibilidade de jogar no domingo. Temos algumas alternativas. O pessoal está com muita pressa, tem feito críticas ao Ronaldinho, dizem que ele tem de arrebentar. Futebol não é uma ciência exata. Está voltando, se readaptando. Ficou dez anos lá fora. Posso usá-lo como atacante, meia ou com três jogadores liberados atrás de um homem na frente.
Flamengo e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. O vencedor vai encarar Fluminense ou Boavista na decisão.
 
 

Chefão da Fórmula 1 vai decidir futuro do GP do Bahrein na próxima semana

Bernie Ecclestone diz que irá esperar melhoria da situação no país árabe

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
protestos no Bahrein envolvendo a Fórmula 1 (Foto: Reuters)Bahrein vive grave crise política (Foto: Reuters)
Bernie Ecclestone, chefe comercial da Fórmula 1, vai esperar até a próxima semana para decidir se o GP do Bahrein será ou não cancelado por causa da instabilidade política que o país do Oriente Médio vive nos últimos dias. A capital Manama viveu violentos protestos na madrugada de quinta e  repressão da polícia aos manifestantes matou pelo menos três pessoas na Praça da Pérola, na capital Manama. Neste fim de semana, as atividades da GP2 Ásia foram canceladas porque os médicos da categoria foram chamados pelos hospitais para ajudar com os feridos.
No entanto, os promotores do GP do Bahrein garantem que a corrida será realizada em 13 de março. Os preparativos estão sendo feitos também para a última sessão de testes de pré-temporada, que será realizada também no circuito de Sakhir, a partir de 3 de março. Ecclestone disse que não tomará uma decisão antes que a situação se esclareça. O dirigente disse que está sendo informado dos acontecimentos pela família real do Bahrein.
- Vamos ficar de olho no que acontece no Bahrein e tomar uma decisão rapidamente. Falei com o príncipe nesta manhã. Ele não sabe muito mais do que vocês ou eu, mas eles estão monitorando exatamente o que está acontecendo Vamos tomar uma decisão sobre o que iremos fazer apenas na próxima semana - diz Ecclestone, em entrevista à imprensa inglesa.
As equipes de Fórmula 1 devem se reunir nesta sexta-feira para decidir a situação dos testes no Bahrein. Os times já mandaram parte da carga via marítima e devem embarcar os carros nos aviões para o país do Oriente Médio na próxima semana.

Ídolo tímido, Conca assume cobrança dobrada por um 2011 ainda melhor

Argentino repassa pergunta sobre seu papel na história do Flu, reconhece que pressão após última temporada será maior e aposta no trabalho duro

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
 treino fluminense conca (Foto: Wallace Teixeira/ Photocamera) Conca evita chamar para si os holefotes sobre o
Fluminense (Foto: Wallace Teixeira/ Photocamera)
Enfim, ele falou. E com a responsabilidade bem maior do que da última vez. Sem dar entrevistas desde a semana do título do Brasileirão de 2010, Darío Conca encarou os microfones nesta quinta-feira, nas Laranjeiras, e falou sobre a pressão de iniciar a temporada como melhor jogador do país.

Com personalidade, o apoiador argentino admitiu que as críticas sobre seu desempenho serão mais pesadas após a performance de excelência no ano passado, mas garantiu encará-las com naturalidade. Para suprir as expectativas de torcedores e mídia, Darío tem uma fórmula simples: trabalhar.

- Pelo que fiz ano passado, aumenta a cobrança. Mas sei que a camisa do Fluminense é importante e todo jogador que vestir vai ser cobrado. Tenho que me preocupar em trabalhar para ajudar o time a ganhar, fazer grandes jogos e passar para a final.

Tímido e discreto, o camisa 11 tricolor evita chamar para si os holofotes. Nem mesmo a alcunha de ídolo Conca aceita assumir abertamente. Entretanto, não esconde a satisfação por ter feito algo grandioso na história do Fluminense.

- Quando se ganha um título, a importância para o clube passa a ser maior. Mas essa pergunta (se é ídolo ou não) tem que ser feita para o torcedor. Essa não é minha preocupação. Quero ajudar o Fluminense a ser campeão, independentemente de qualquer coisa.

Totalmente recuperado da artroscopia que o afastou dos gramados por 33 dias no início do ano, o argentino já entrou em campo cinco vezes em 2011. A evolução tem sido gradativa, mas o estágio alcançado ainda não satisfez o próprio atleta.

- Já estou bem melhor. Espero fazer um bom trabalho e ajudar meus companheiros com calma. Eu sabia que não ia ser fácil. Quero melhorar. Sei que posso e para isso estou trabalhando. Todo mundo aqui é profissional, dá importância ao trabalho e sabe o valor do dia a dia para fazer o melhor no jogo. Procuro ser assim para me sentir bem em campo e ser feliz. Essa é minha felicidade.

Campeão nacional, Darío Conca já entendeu também a importância de um título estadual em gramados brasileiros - a competição não existe na Argentina. Por isso, trata o Carioca com a mesma seriedade da Libertadores e lembra a arrancada de 2009, quando o Flu se salvou do rebaixamento e foi vice-campeão da Sul-Americana, para provar que é possível, sim, manter o bom rendimento sem priorizar nenhuma competição.

- Independentemente do campeonato, sabemos o que queremos: ganhar títulos. Temos uma partida pela frente e temos que dar importância. Em 2009, todos nos davam como rebaixados no Brasileiro e fomos até a final da Sul-Americana.

Xodó da torcida tricolor, Conca comentou as vaias recebidas pela equipe no empate diante do Argentinos Juniors, na estreia na Libertadores. Segundo ele, a força tricolor está justamente na união entre jogadores e torcedores, e pediu que essa sintonia volte a aparecer na semifinal da Taça Guanabara, sábado, às 17h (de Brasília), no Engenhão, contra o Boavista.

- Temos um jogo muito difícil pela frente, que é uma semifinal. É preciso pensar só nisso. Nas ruas, o torcedor mostra que está perto do nosso time e confia no elenco. A vaia ficou no passado. Pedimos o apoio do torcedor, assim como eles pedem entrega e o nosso melhor. Quando eles ficam ao nosso lado, ficamos mais fortes.

Novinho em folha, o argentino garante estar pronto para encarar a forte marcação dos defensores na luta para levar o Fluminense aos títulos também em 2011. Já os microfones...

- Tem marcadores muito duros, mas microfone é problema para mim.

Melhor para o torcedor tricolor, que Darío também fala com os pés.

Um ano depois de brilhar em semi, Caio sonha repetir filme de final feliz

Atacante do Botafogo lembra gol da vitória sobre o Flamengo
em 2010 e afirma que volta ao clássico com mais confiança

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Em 17 de fevereiro de 2011, Joel Santana chamou mais uma vez Caio à beira do campo. O garoto entrou no segundo tempo do clássico contra o Flamengo para marcar o gol que deu ao Botafogo a vitória por 2 a 1 sobre o time de Adriano e Vagner Love, levando a equipe à final da Taça Guanabara. Exatamente um ano depois, as lembranças daquela noite estão vivas na memória do atacante. Se o antagonista e a trama são idênticos, porque não ser novamente o mocinho e repetir o roteiro do filme neste domingo?
- Nos últimos dias o filme daquela partida tem passado muito pela minha cabeça. Foi um dia especial para mim, e espero ver de novo aquele filme com final feliz - lembrou Caio.
Hoje aos 20 anos, Caio mostra expectativa antes de disputar o clássico, que desta vez terá Ronaldinho do outro lado. No entanto, admite que as sensações serão diferentes quando entrar em campo. Se naquela oportunidade bateu o nervosismo, neste domingo será a vez de a adrenalina e do sentimento de responsabilidade tomarem conta.
- Naquele dia tudo era novo para mim. Maracanã cheio, Flamengo, decisão... O frio na barriga vai continuar, mas hoje é situação normal para mim. Vou entrar em campo mais tranquilo e sem medo de errar. Hoje tenho mais confiança para tentar uma jogada - analisou.
Caio comemora gol do Botafogo (Foto: Fernando Soutello / Ag. Estado)Caio comemora gol pelo Botafogo em 2011: ainda em busca da afirmação (Foto: Fernando Soutello / Ag. Estado)
O gol marcado sobre o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara de 2010 reforçou o estigma de talismã de Caio. Um ano depois, ele repete a experiência depois de passar por altos e baixos. No Campeonato Brasileiro, sofreu críticas da torcida, depois de reagir a vaias no Engenhão. Foi punido pela diretoria e também foi repreendido por treinador e companheiros de time. No fim da última temporada, voltou a subir de produção e iniciou 2011 como titular, na vaga de Herrera, suspenso. O atacante marcou gols nas quatro primeiras partidas do time, mas retornou ao banco de reservas.
Ídolo da torcida adolescente e antenado às redes sociais – ele acabou de lançar o site oficial www.caiocanedo.com.br – foi novamente repreendido pela diretoria depois de reclamar, via Twitter, da função tática à qual foi submetido na vitória sobre o Olaria. Agora, busca reconquistar seu espaço lutando contra o estigma de jogador de segundo tempo.
- Recebi muitas críticas construtivas e conselhos dentro do Botafogo. Agora estou mais maduro, mais calmo, sem tanta ansiedade em jogos importantes e com muita expectativa de ser titular. Estou lutando por isso. A concorrência está aberta e, quando tive oportunidade, mostrei que posso ajudar. E se tiver uma chance agora, vou entrar sabendo que, numa decisão, é preciso apresentar algo diferente.
 
 

Grêmio passa fácil pelo Oriente Petrolero-BOL e lidera o Grupo 2

Tricolor vence por 3 a 0 no Olímpico, com dois gols de Douglas e um de Gilson

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Era exatamente isso que os gremistas esperavam do Grêmio nesta noite de quinta-feira. Em sua partida de estreia na fase de grupos da Taça Libertadores, os imortais de Renato Gaúcho derrotaram o Oriente Petrolero-BOL por 3 a 0, no Estádio Olímpico. Douglas - duas vezes - e Gilson marcaram os gols tricolores. Nas arquibancadas, a tradicional avalanche (comemoração dos torcedores) apareceu quatro vezes, uma após gol de Borges, anulado em seguida.
Com o resultado, o Grêmio lidera o Grupo 2 da competição continental pelo saldo de gols. No outro jogo de abertura da chave, o colombiano Junior Barranquilla bateu o Léon de Huánuco-PER fora de casa, por 2 a 1.
Grêmio e Junior Barranquilla se enfrentam na próxima quinta-feira, dia 24 de fevereiro, na Colômbia, pela segunda rodada do Grupo 2.
Duas linhas bolivianas
Com Carlos Alberto no lugar do volante Adilson, o Grêmio não teve bom começo na partida. Em vez de uma presumível retranca, o Oriente Petrolero-BOL adiantou a marcação no 4-4-2 em duas linhas, sistema comum aos times ingleses, e encurtou o campo para os tricolores.
Sem espaço, o time de Renato Gaúcho demorou a se articular. Problema agravado pela presença de dois centroavantes, Borges e André Lima, sem velocidade suficiente para infiltrarem-se entre as duas linhas tão distantes do gol boliviano.
A solução encontrada foi concluir de longe. Carlos Alberto e Douglas passaram a chutar de fora da área, mas sem colocar em risco o goleiro Suárez. Com a bola, o Oriente Petrolero-BOL investiu principalmente sobre a lateral direita gremista. Em alguns momentos, Victor foi chamado a intervenções - Arce, ex-Corinthians, foi o atacante mais perigoso.
Comeração gol do Grêmio (Foto: Reuters)Douglas, Gabriel e Carlos Alberto comemoram o primeiro gol do Grêmio (Foto: Reuters)
Mão na boca

No fim do primeiro tempo, quando o 0 a 0 parecia irreversível até o intervalo, o árbitro uruguaio Líber Prudente equivocou-se. Todo atrapalhado, o meio-campista Terrazas tentou bloquear um drible quase sobrenatural de Gabriel. E o boliviano achou melhor cortar a bola com a boca. Dentro da área, o juiz viu mão. Pênalti inexistente, bem cobrado por Douglas, aos 43: 1 a 0. Na comemoração, Douglas e Carlos Alberto ajudaram o lateral Gabriel, autor da jogada, a homenagear a recém-nascida Estella, filha do camisa 2 gremista. O gesto foi o tradicional embalo criado por Bebeto na Copa do Mundo de 1994.
Vitória assegurada
Para não dar voz à reclamação dos bolivianos contra a arbitragem, o Grêmio logo tratou de ampliar a vitória no segundo tempo. Aos 2, aproveitando-se de falha do goleiro Suárez, após chute de Borges, o lateral-esquerdo Gilson marcou.
Tranquilo com o 2 a 0, o time tricolor enfim empolgou a torcida. Pelos lados, na direita com Gabriel e Carlos Alberto, e na esquerda com Gilson e Lúcio, partiram sucessivos cruzamentos para Borges e André Lima, dando oportunidade para Suárez se redimir com boas defesas.
- Vou torcer pro Grêmio bebendo vinho. E o Mundial, é meu caminho! - cantavam os mais de 35 mil gremistas, prevendo com otimismo o tricampeonato da Libertadores, e o retorno ao Japão.
Com boas atuações de Rodolfo, Carlos Alberto, Fábio Rochemback e Lúcio, o Grêmio tomou absoluto controle do segundo tempo. E ampliou em uma jogada curiosa. Douglas perdeu a bola, cedeu contra-ataque, e quase o Oriente Petrolero-BOL descontou. Enquanto erguia-se, à frente do banco de reservas gremista, o camisa 10 foi repreendido pelo treinador Renato Gaúcho.
Na sequência,  a réplica ofensiva, pela esquerda. Lúcio foi à linha de fundo e cruzou. Para Douglas. E o Maestro do Grêmio, com categoria, bateu cruzado. 3 a 0, aos 24.
Orquestrado pela animada torcida, o Grêmio insistiu em busca de mais um gol. Renato Gaúcho revigorou o fôlego da equipe com substituições, entre elas a estreia do meia-atacante argentino Escudero. Apesar do ímpeto, entretanto, o terceiro gol de Douglas foi também o derradeiro da partida.
Próximos jogos
Com time reserva, às 16h de domingo o Grêmio recebe o Ypiranga de Erechim no Estádio Olímpico. Em jogo único, as duas equipes disputam uma vaga na semifinal da Taça Piratini - o primeiro turno do Campeonato Gaúcho.
Pela Taça Libertadores, o Grêmio volta a jogar na próxima quinta-feira, dia 24 de fevereiro, contra o Junior Barranquilla. A partida está marcada para as 23h45m (horário de Brasília), em Barranquilla, na Colômbia, pela segunda rodada do Grupo 2.
gRÊMIO 3 X 0 oRIENTE PETROLERO-BOL
Victor; Gabriel, Paulão, Rodolfo e Gilson; Fábio Rochemback, Lúcio (Maylson), Carlos Alberto (Adilson) e Douglas; Borges e André Lima (Escudero). Hugo Suárez; Hoyos, Caamaño, Schiapparelli (Melean) e Luis Gutiérrez; Fernando Saucedo, Jhasmani Campos (Peña), Terrazas (Aguirre) e Vaca; Mauricio Saucedo e Arce.
Técnico: Renato Gaúcho. Técnico: Ariel Russo.
Data: 17 de fevereiro de 2011. Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Árbitro: Líber Prudente, auxiliado por William Casavieja e Carlos Pastorino (trio uruguaio).
Gols: Douglas (Grêmio), aos 43m do primeiro tempo. Gilson (Grêmio), aos 2m; e Douglas (Grêmio), aos 24m, no segundo tempo
Cartões amarelos: Carlos Alberto (Grêmio); Mauricio Saucedo, Caamaño (Oriente Petrolero).
Público: 35.693 torcedores. Renda: R$ 825.910,50.

Após renovação, Lucas declara amor ao Tricolor e exalta ídolo Rogério Ceni

Em entrevista ao site oficial, meia diz que deseja retribuir confiança do clube com títulos e considera o goleiro como um irmão mais velho no Tricolor

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Depois de brilhar com a Seleção Brasileira Sub-20 e com o São Paulo pela Copa do Brasil, na última quarta-feira, Lucas foi levado a um novo patamar dentro do São Paulo. Ele renovou com o clube até 2015, passou a ganhar um salário dez vezes maior e possui agora uma multa rescisória de € 80 milhões (cerca de R$ 180 milhões), maior que as das estrelas do Santos, Neymar e Ganso. O meia assinou o acordo nesta quinta acompanhado dos pais, Jorge e Fátima, e falou ao site oficial do clube. Confira os principais assuntos da entrevista da promessa.
Lucas com o pai Jorge e da mãe Fátima (Foto: Site Oficial / www.saopaulofc.net)Lucas assina renovação ao lado do pai, Jorge, e da mãe, Fátima (Foto: Site Oficial / www.saopaulofc.net)
Sobre a renovação
"Quero escrever meu nome na história do clube. Subi para o profissional no ano passado e ainda tenho muita coisa para conquistar aqui. Quero retribuir um pouco de tudo que o clube fez por mim. Tudo que tenho devo ao São Paulo. Desde as categorias de base sempre recebi muito carinho e confiança de todos. Estou muito feliz que tudo terminou bem. Agora tenho que trabalhar ainda mais para mostrar que mereço toda essa confiança. A responsabilidade será ainda maior, mas estou pronto".
Ídolo Rogério Ceni como espelho
"Não tem inspiração maior do que o Rogério Ceni. Ele é um cara que conquistou tudo o que é possível e se dedica todo dia como se estivesse começando a carreira. Não é à toa que o chamo de irmão mais velho. Ele é um exemplo pra mim. Espero poder escrever ao menos um pouco da história que ele conseguiu".
Futuro pelo Tricolor
"A maior meta é ser campeão com o São Paulo. Temos que conquistar o maior número de títulos possíveis. Espero ajudar o time a voltar para a Libertadores, que tenho o sonho de disputar".
Desejo de voltar à Seleção Sub-20 para o Mundial
"Claro que a conquista do Mundial fecharia com chave de ouro o ano com a Seleção Sub-20. Espero estar presente e ajudar o Brasil a chegar ao topo do mundo".

Ex-corintiano fratura nariz na Turquia e vai jogar clássico ‘mascarado’

André Santos, do Fenerbahçe, usa proteção especial no local lesionado

Por GLOBOESPORTE.COM Istambul, Turquia
O ex-corintiano André Santos, do Fenerbahçe e regularmente convocado por Mano Menezes para Seleção Brasileira, vai adotar um visual mascarado no clássico contra o Besiktas, no próximo domingo, pelo Campeonato Turco. Por conta de uma fratura no nariz sofrida no encontro contra o Kayserispor na última segunda-feira, o lateral-esquerdo terá que usar um proteção especial no local lesionado.
Por intermédio de seu Twitter oficial, André Santos, que ainda deverá ser submetido a uma cirurgia no local, reclamou do desconforto da máscara.
André Santos proteção rosto (Foto: Reprodução)André Santos divulgou a própria foto com a máscara durante um treino do Fener (Foto: Reprodução)

Após assalto, Godói permanece sedado e em estado grave na UTI

Boletim médico foi divulgado pelo Hospital das Clínicas nesta quinta. Ex-árbitro foi abordado por bandidos na última quarta e levou dois tiros

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
O Hospital das Clínicas de São Paulo divulgou, na manhã desta quinta-feira, o boletim médico sobre o estado de saúde do ex-árbitro e comentarista Oscar Roberto Godói. Ele foi baleado em uma tentativa de assalto na noite desta quarta-feira, no bairro de Pompéia, na Zona Oeste da capital paulista.
Segundo o boletim, "um projétil atingiu o tórax e perfurou o pulmão. Outro entrou pela região cervical esquerda e se alojou próximo à coluna, sem provocar lesão de medula. O paciente foi submetido a procedimentos de cervicotomia exploradora para controle do sangramento e drenagem de tórax". O estado de Godói é grave e ele segue sedado na UTI.
Godói sofreu uma tentativa de assalto na Rua Diana, no bairro Pompeia, na Zona Oeste da capital, na noite da última quarta-feira. Às 21h53m, a Polícia recebeu um chamado avisando sobre uma pessoa baleada caída na calçada. Era o ex-árbitro, que foi socorrido por bombeiros e levado para o hospital. Dois suspeitos armados foram detidos. Policiais também examinaram o carro da vítima, e câmeras de segurança de um prédio registraram o momento do assalto. Godói, que jantaria na casa de um amigo, já havia saído do carro, quando foi abordado por dois homens, tentou reagir e foi baleado. Moradores chamaram o socorro.
Amigos do ex-árbitro compareceram ao hospital e se mostraram otimistas quanto à recuperação, como Marco Aurélio Cunha, dirigente do São Paulo e médico. Segundo Cunha, o quadro de Godói estava controlado e as perspectivas são positivas.
Destaque em arbitragem profissional na década de 90, Godói se aposentou e estudou jornalismo, investindo na carreira de comentarista. Além de trabalhar em uma rádio, ele também passou a apitar partidas de Showbol.

Rei das faltas, Renato tenta recuperar espaço perdido para Ronaldinho

Camisa 11 não tinha cobrado nenhuma falta desde a chegada do astro. Em Maceió, conseguiu uma brecha e marcou

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Direto de Maceió

Ronaldinho é a grande estrela da companhia. Camisa 10, capitão, cobrador de pênaltis e faltas. Só que neste último quesito, o Flamengo vive uma curiosa situação. Ao privilegiar o astro, o time abre mão de Renato, cujo aproveitamento em bolas paradas é o melhor do elenco.
Na vitória por 3 a 0 sobre o Murici, em Maceió, o apoiador aproveitou a primeira brecha desde que o companheiro famoso estreou. Resultado? Bola forte, rasteira no canto esquerdo e o segundo gol do Flamengo na partida (veja no vídeo ao lado).
- O Vanderlei determina quem bate faltas, escanteios e pênaltis. Sei que a primeira opção é o Ronaldinho, mas nunca deixei de treinar – disse.
Desde que voltou ao Rubro-Negro, em julho de 2010, o jogador marcou cinco vezes em cobranças de falta. A primeira foi no empate por 3 a 3 com o Fluminense. Depois foi a vez de o goleiro Renan, do Inter, ser surpreendido pela curva. O Guarani também sofreu um gol do camisa 11. Antes de Ronaldinho estrear, ele marcou de falta contra o América. Mas nos jogos seguintes as chances rarearam. Ou melhor, sumiram.
- É, não lembro de ter cobrado nenhuma falta depois que ele chegou – disse Renato.
Depois de conseguir a classificação antecipada para a segunda fase da Copa do Brasil, o Flamengo retorna as atenções para a semifinal da Taça Guanabara, domingo, contra o Botafogo. A partida será às 16h (de Brasília), no Engenhão.

Procurado pelo Furacão, Caio Júnior tenta liberação de time do Qatar

Técnico tem jogo importante na sexta-feira e o Atlético-PR espera uma resposta até sábado

Por Fernando Freire Curitiba
Caio JR do Kashima Antlers  (Foto: Divulgação)Caio Júnior, que treina o Al-Gharafa, pode fechar com
o Atlético-PR (Foto: Divulgação)
O técnico Caio Júnior, que interessa ao Atlético-PR, tenta a liberação do Al-Gharafa-QAT, com o qual tem contrato até junho. O treinador de 45 anos, que já trabalhou no Paraná Clube, no Palmeiras e no Flamengo, se reuniu com a diretoria do clube árabe para tentar antecipar uma possível saída. Procurado pela reportagem, a assessoria de imprensa de Caio informou que ele preferiu não se pronunciar, já que o time que comanda tem uma partida decisiva na sexta-feira.
O presidente do Atlético, Marcos Malucelli, explicou, em entrevista à Rádio Banda B, a situação de Caio Júnior. Ele disse que o Rubro-Negro não procurou os dirigentes do Al-Gharafa para tratar da liberação e que quem deve fazer isso é o próprio treinador.
- Este é um problema do Caio. Já teve uma primeira conversa. Ele vai conversar novamente no sábado para sabermos se vai ser liberado ou não. Se for, só preciso saber a data que ele vem.
Malucelli afirmou que espera uma resposta do treinador até sábado. Enquanto não define o substituto de Sérgio Soares, que deixou o Furacão no último dia 3, o time é comandado interinamente por Leandro Niehues. A próxima partida do Atlético é contra o Coritiba, às 18h30m de domingo, no Estádio Couto Pereira, pelo Campeonato Paranaense.
 

Vagner Benazzi, ex-Avaí, é oficializado no comando do Bahia

Esquadrão de Aço confirma treinador à frente da equipe após negativas de Vadão e PC Gusmão

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador, BA
Vagner Benazzi (Foto: Agência Estado)Benazzi vai dirigir o Bahia (Foto: Agência Estado)
Depois de receber respostas negativas de Vadão e Paulo César Gusmão, o Bahia confirmou a contratação do técnico Vagner Benazzi nesta quinta-feira. O treinador chega a Salvador no próximo sábado, mas é o interino Chiquinho de Assis que comanda o time no Ba-Vi deste domingo, às 16h (horário de Brasília), no estádio de Pituaçu.
Benazzi chefiou o Avaí no acesso à Série A do Brasileiro no ano passado, mas não conseguiu manter o desempenho no Catarinense deste ano. O treinador substitui Rogério Lourenço, demitido há pouco mais de uma semana. Desde então, o Bahia está sob o comando de Chiquinho de Assis, que até chegou a ser efetivado como técnico e, agora, volta ao cargo de auxiliar.
O novo técnico do Esquadrão de Aço chega à equipe com a meta de promover sua reação. O time ficou em um empate sem gols com o São Domingos de Sergipe na estreia da Copa do Brasil e ocupa o quinto posto do grupo 1 no estadual, à frente apenas do Juazeiro. O Bahia ainda não informou quando será a primeira vez de Benazzi no comando do Tricolor.

Montillo é destaque na imprensa argentina e aguarda por Seleção

Meia do Cruzeiro afirma que espera ansiosamente por uma convocação

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Após a grande atuação na vitória do Cruzeiro, sobre o Estudiantes, da Argentina, por 5 a 0, o meia Montillo curte o momento mágico. Afinal de contas, o atleta foi um dos grandes destaques da Raposa e autor de dois dos cinco gols na estreia da Taça Libertadores.
Montillo na Capa do Olé (Foto: Reprodução)
O rendimento de Montillo foi tão empolgante, que a imprensa argentina deu destaque nos jornais. O Diário Olé, por exemplo, colocou uma foto do craque na capa, reconhecendo o grande momento vivido no Cruzeiro desde o ano passado. O atleta cruzeirense, na matéria, chegou a falar de uma eventual convocação para a Seleção Argentina.
- Sempre foi um sonho. Jogando em grandes equipes da América do Sul, ainda mais. Mas sei que é difícil. Existem grandes jogadores argentinos na minha posição, os melhores do mundo. Sempre espero uma convocação, mas com tranquilidade. Se for lembrado, vou ficar muito contente.
Montillo falou também da excelente partida diante do Estudiantes.
- Uma estreia como essa é sempre importante, pois aumenta ainda mais a moral e a confiança. Vencemos uma grande equipe, que tem ótimos jogadores e está sempre disputando títulos. Contra o Guarani, do Paraguai, teremos que entrar com a mesma garra de ontem para conquistarmos nossa segunda vitória.
Antes do confronto com os paraguaios, nesta terça-feira, o Cruzeiro enfrentará o Ipatinga, no sábado, às 17h (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
 

Dedé só garante permanência até o meio do ano e diz sonhar com título

Zagueiro afirma que, antes de sair do clube, gostaria de deixar seu nome marcado na história

Por Fred Huber e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Dedé no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Dedé no treino do Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do clube)
O grande destaque que teve na temporada 2010 colocou Dedé na mira de clubes do Brasil e do exterior. As especulações sobre qual será o futuro do jogador não param. Confirmado até o momento é que ele tem contrato com o Vasco por mais quatro anos, mas uma investida de algum time europeu no meio do ano, quando a janela de transferências for aberta novamente, pode mudar a situação.
O jogador disse que não está preocupado com isto agora, e que uma saída só seria concretizada se também fosse atrativa para o clube. O principal interessado em ter Dedé o Genoa, da Itália, mas outras equipes, como o Benfica, já fizeram sondagens.
- Eu não sei de nada (risos). Vejo as notícias e fico perguntando aos meus empresários. Me dizem que existe a proposta, mas que não tem nada concreto, até porque a janela já fechou. Meu pensamento principal é o Vasco, até porque tenho mais quatro anos de contrato. Se aparecer alguma coisa, quem tem que decidir é o clube. Até o meio do ano é certo que eu fico. Pode ser que os interessados voltem quando abrir a janela, e aí é com o Vasco e meus procuradores.
O xodó da torcida cruzmaltina disse que não gostaria de sair da Colina antes de conquistar algum título e escrever seu nome na história do clube. Ele reconheceu que é um sonho disputar algum dos principais campeonatos da Europa.
- Não gostaria de sair em um título. Meu desejo é fazer história aqui. O negócio é fazer o meu trabalho aqui e tentar conquistar os meus objetivos. Um deles é chegar na Seleção com a camisa do Vasco. O sonho da maioria dos jogadores é jogar na Itália ou na Espanha. Estão falando sobre uma proposta do Genoa. É um sonho meu disputar um Campeonato Espanhol ou Italiano, mas não penso nisso agora. Quero marcar meu nome na história do Vasco como Felipe e Juninho fizeram.

Ex-árbitro é baleado na capital paulista e está em estado grave

Segundo Polícia Militar, suspeita é de que Oscar Roberto Godói sofreu tentativa de assalto em Perdizes. Ele foi levado para o Hospital das Clínicas

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
O ex-árbitro e comentarista Oscar Roberto Godói foi baleado em uma tentativa de assalto na noite desta quarta-feira, no bairro de Perdizes, na capital paulista. Segundo informações da Polícia Militar, o ex-juiz está em estado grave e foi encaminhado para o Hospital das Clínicas. Godói levou dois tiros, um na coluna cervical e outro no tórax. Ao chegar ao local, ele estava consciente, mas com uma hemorragia pulmonar, que foi contida. Em seguida, o corpo médico iniciou um exame detalhado para analisar se há necessidade de cirurgia para a retirada de uma das balas. Novas informações serão divulgadas em boletim médico durante a madrugada.
O episódio ocorreu na Rua Diana, altura do número 531. Às 21h53m, a Polícia recebeu um chamado avisando sobre uma pessoa baleada caída na calçada. Era o ex-árbitro, que foi socorrido pelos Bombeiros e levado para o hospital. Moradores falaram sobre tentativa de assalto e reação do ex-juiz antes dos disparos.
Aposentado dos campos, Godói investiu na carreira de comentarista e passou a apitar partidas de Showbol.

Grande fã de Juninho Pernambucano, Bernardo espera afirmação na carreira

Meia, que pode ter a chance de estrear pelo Vasco no próximo jogo, recebeu elogios do técnico Ricardo Gomes

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Bernardo treino Vasco (Foto: Fotocom)Bernardo no treino Vasco (Foto: Fotocom)
Se depender do gosto para ídolo, o meia Bernardo, recém-contratado pelo Vasco, tem tudo para se dar bem em São Januário. Nesta quarta-feira, o jogador deu a primeira entrevista desde que chegou ao clube e avisou que seu espelho é um grande xodó dos cruzmaltinos: Juninho Pernambucano. O jogador, de 20 anos, aguarda com ansiedade o desfecho da negociação que pode trazer o Reizinho para a Colina.
O presidente Roberto Dinamite está tocando pessoalmente este caso e está otimista com a chance de convencer Juninho a defender o Vasco no Brasileiro.
- O Juninho Pernambucano é um ídolo para mim. Desde as categorias de base no Cruzeiro que eu gostava de assisti-lo. Quando eu estava na Seleção de base, o via na Granja Comary e buscava ter como referência. Estou acompanhando esta possibilidade de ele voltar para o Vasco. Seria um prazer grande jogar com ele e criar uma amizade.

Enquanto aguarda o ídolo, Bernardo espera conquistar seu espaço na equipe. Nesta quarta, por causa da indisposição estomacal de Jeferson, ele treinou no time titular. O meia, que surgiu como uma promessa no Cruzeiro mas não se firmou e acabou emprestado ao Goiás, encara o desafio de vestir a camisa do Vasco como a chance de se firmar na carreira e deixar de ser uma aposta.
- Quando voltei para Belo Horizonte, coloquei na minha cabeça que queria ficar, mas o Cuca já estava com o elenco fechado. Respeitei a opinião dele. O Vasco me procurou e vi que era uma chance nova para mim. Aqui será a minha afirmação na carreira. Estou trabalhando muito para que tudo dê certo e eu tenha um ano perfeito.
O desempenho de Bernardo nos treinos já havia despertado o interesse do técnico Ricardo Gomes, que fez elogios ao jogador.
- O Bernardo vem trabalhando muito bem, acima da média. Deu pena de não poder contar com ele ainda. É mais uma boa opção para o meio de campo, acho que o elenco está ficando mais forte.
O meia ficou contente com as palavras do comandante e disse que vai se empenhar para conquistar a vaga e tentar ajudar o Vasco a conseguir vitórias e títulos.
- Fico muito feliz com os elogios do Ricardo. Desde que eu me apresentei estou me esforçando muito para ir bem. Espero fazer um ano perfeito aqui no Vasco. Nos treinamentos, tento sempre aperfeiçoar o que sei de melhor. Sei que o clube tem grandes jogadores. Vou respeitar mas sempre em busca do meu espaço. Quando a oportunidade pintar, tenho que estar preparado.

Vodu rubro-negro por Mario Alberto

Voltei!… Mas o Ronaldo foi…

Caio Castro mostra habilidade no skate em praça do Rio

Ator esteve na Barra da Tijuca nesta quarta-feira, 16.
Do EGO, no Rio
Tamanho da letra
Caio Castro mostrou que leva jeito para o skate nesta quarta-feira, 16, no Rio. Sozinho, o ator se divertiu fazendo manobras em uma praça da Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.

.Adilson Lucas/,Agnews

Caio Castro mostra habilidade com skate


.Adilson Lucas/,Agnews

Caio se diverte sozinho


.Adilson Lucas/,Agnews

Caio

Guilherme Tâmega: ‘Não quero ser mais uma vez só um participante’

Aos 38 anos e em busca do sétimo título mundial, bodyboarder carioca comemora mudança no circuito, agora separado em divisões, como no surfe

Por Gabriele Lomba Rio de Janeiro
Guilherme Tâmega Pipeline (Foto: Divulgação)Tâmega em um treino em Pipeline, pico que recebe
a abertura do Mundial (Foto: Divulgação)
O trabalho começa sempre às 5h da manhã, quando boa parte dos locais ainda está dormindo. Há cinco anos no Havaí, Guilherme Tâmega sabe que, ali, ele é apenas mais um remando atrás das concorridas ondas. Segue para casa, onde ajuda a esposa, Danielle, a cuidar dos filhos e da academia de ginástica montada na garagem. Não há espaço ou tempo para luxos. A rotina da família só muda em períodos de competição. A partir desta terça-feira, ele inicia, pela 16ª temporada, a disputa do Circuito Mundial de bodyboard. Aos 38 anos, vai em busca do sétimo título. A primeira parada é justamente em Pipeline, um de seus "quintais".
- Não quero ser mais uma vez só um participante. Para mim, ser vice-campeão é o mesmo que ser 15º. Sou oito ou 80. No esporte, é o campeão e um abraço para os outros. Vou tentar mudar isso o mais rápido possível.
Tenho plenas condições físicas, mas não financeiras. Aproveito cada dia, cada ano."
Tâmega
Guilherme fala com a propriedade de quem, apesar de morar fora e de estar perto dos 40 anos, é o maior ídolo e a maior esperança do Brasil no Circuito Mundial. Agora, um novo circuito, separado por divisões, como no surfe. A elite passa a ser chamada de Grand Slam Series. Serão oito etapas, com transmissão ao vivo e premiação de US$ 45 mil por campeonato.

As mudanças são uma motivação a mais. Nos últimos anos, Guilherme viu seu esporte ficar estagnado. No surfe, por exemplo, a menor premiação de uma etapa do Mundial é de US$ 425 mil.

- Depois de tantos anos estou vendo a coisa mudar, indo bem. Estou animado. É o momento mais marcante do esporte. Se vai dar certo ou não, ainda é uma incógnita. Só vamos saber daqui a uns dois anos - disse o brasileiro, terceiro colocado no Mundial 2010.
Guilherme Tâmega e a família (Foto: Divulgação / arquivo pessoal)Com Kyron, Kim e Danielle em um parque
(Foto: Divulgação / arquivo pessoal)
A última taça que Guilherme ergueu foi em 2002, quando ainda era solteiro e morava em Copacabana. De lá para cá, a vida mudou. Casou-se, teve dois filhos - Kim, de 6 anos, e Kyron, de 4 - e foi morar no Havaí.
- Todos no bodyboard me respeitam muito, mas eu vou ser sempre um "hauli" aqui - brinca - Eu treino às 5h, pois os locais não acordam cedo para surfar. Tenho que me contentar com o que posso pegar de onda.

Há dois anos, a falta de organização do esporte e a perda de patrocinadores levaram Guilherme, em um impulso, a anunciar a aposentadoria. Voltou atrás. Fisicamente, contava com a ajuda da esposa, professora de Educação Física.  Hoje, tem apenas com um patrocinador, sua marca de pranchas.
- Tenho plenas condições físicas, mas não boas condições financeiras. Tento aproveitar cada dia, cada ano.

Georgette Vidor não acredita no retorno de Daiane à seleção

Coordenadora da seleção brasileira torce para estar errada, mas acha difícil para ginasta voltar a conseguir um grande resultado

Por Leo Velasco Rio de Janeiro
Georgette Vidor (Foto: Divulgação)Georgette Vidor não está otimista com retorno de
Daiane à seleção (Foto: Divulgação)
Coordenadora da seleção brasileira de ginástica artística feminina, Georgette Vidor não mostra otimismo com uma possível volta de Daiane dos Santos à equipe. A ginasta, que fez 28 anos no último dia 10, ainda precisa fazer mais um exame para ser definitivamente liberada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) após cumprir cinco meses de suspensão por doping.
- A presidente da confederação tem confiança nela, mas eu, como coordenadora, não acredito. Tomara que me prove o contrário, mas ela ganhou peso e já estava com problemas de execução de movimento antes. Não acredito que possa fazer uma ginástica para conseguir um grande resultado. Mas estou louca para que ela me surpreenda. Tomara que venha fazer uma avaliação e mostre uma ginástica excelente – disse a coordenadora.
Georgette também não acredita na volta de Laís Souza, que se recupera de problemas no joelho direito desde as Olimpíadas de Pequim.
- É a mesma coisa com a Laís. Se tivesse que acontecer alguma coisa, tivesse que mostrar alguma coisa, já tinha que ter acontecido. Ginástica não tem muito milagre.
A técnica Iryna Ilyashenko prefere ainda não descartar nenhuma das duas atletas. O Brasil disputa o Campeonato Mundial, de 7 a 16 de outubro, em Tóquio, no Japão, e os Jogos Pan-Americanos, de 24 a 29 do mesmo mês, em Guadalajara, no México.
- Tem a Daiane e a Laís que esperamos muito para saber se poderão reforçar a seleção. Conversei com a Laís no fim do ano passado e ela até falou que ia treinar em Curitiba – afirmou Iryna.

Ciclista Lance Armstrong anuncia sua aposentadoria pela segunda vez

Depois de parar em 2005 e voltar em 2009, americano decide deixar o esporte aos 39 anos para se dedicar à família e à luta contra o câncer

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York, Estados Unidos
Lance Armstrong no Tour Down Under (Foto: AFP)Lance Armstrong no Tour Down Under, sua última
competição (Foto: AFP)
Mais um ícone do esporte mundial decidiu anunciar sua aposentadoria nesta semana. Depois de Ronaldo, agora foi o ciclista americano Lance Armstrong, de 39 anos, que encerrou sua carreira nesta quarta-feira, um mês depois de sua última prova.
- Hoje eu estou anunciando minha aposentadoria do ciclismo profissional para me dedicar em tempo integral à minha família, à luta contra o câncer e a comandar a fundação que eu criei antes de vencer minha primeira Volta da França – declarou Armstrong.
Armstrong superou um câncer em 1996, antes de conquistar sete títulos consecutivos da Volta da França, de 1999 e 2005. Esta, aliás, não é a primeira aposentadoria de Armstrong, que parou em 2005 para depois retornar ao esporte em 2009. Nos últimos tempos, o ciclista vinha lidando com acusações de doping, apesar de nunca ter sido pego em um exame.
- Meu foco agora é em criar meus cinco filhos, promover a missão da Livestrong (sua fundação) e criar empreendimentos com nossos grandes parceiros das empresas na luta contra o câncer.

Ronaldo é nomeado membro do Comitê Paulista para a Copa 2014

Ex-jogador, que se aposentou na última segunda-feira, foi indicado pelo governador em solenidade que teve a presença do presidente da CBF

Por Diego Ribeiro São Paulo
ronaldo ricardo teixeira geraldo alckmin  (Foto: Agência Estado)Ronaldo, no centro, ao lado de Ricardo Teixeira e Geraldo Alckmin no Museu do Futebol em São Paulo (Foto: Agência Estado)
Vamos fazer de São Paulo a melhor sede de Copa do Mundo de todos os tempos"
Ronaldo
Aposentado há dois dias, o ex-jogador Ronaldo foi nomeado nesta quarta-feira membro do Comitê Paulista para a Copa do Mundo de 2014. Em evento realizado no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu em São Paulo, o craque recebeu a indicação do governador Geraldo Alckmin, em solenidade que também contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab e do presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
Ronaldo terá função importante no Comitê Paulista da Copa de 2014. Segundo o governador, a principal função de Ronaldo será a de utilizar seus contatos no futebol para angariar recursos e parceiros para São Paulo.
Este é o primeiro ato público de Ronaldo desde segunda-feira, quando anunciou oficialmente sua aposentadoria. Ele ganhou a medalha ao mérito esportivo do governo do estado de São Paulo. Como membro titular, o craque terá participação direta nas discussões e decisões do comitê.
- Vamos fazer de São Paulo a melhor sede de Copa do Mundo de todos os tempos. Espero contribuir bastante, agora fora de campo - disse o Fenômeno.
O evento teve como objetivo divulgar a publicação "Cidade Base", que traz perfis de 37 cidades paulistas candidatas a sub-sedes do Mundial. Além de Ronaldo e Alckmin, estiveram presentes o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e os presidentes da FPF e do Corinthians, Marco Polo del Nero e Andrés Sanches.
Na cerimônia, Alckmin reforçou quais são as três principais intenções da candidatura paulista: o jogo de abertura, o centro de imprensa (que seria no Anhembi), e o Centro de Convenções da FIFA (em um complexo multiuso a ser construído no bairro de Pirituba).

Em escombros, Maracanã fecha as portas para os turistas

Diante do estágio das obras voltadas para a Copa de 2014, governo do Estado do Rio impede acesso de visitantes ao estádio a partir desta quarta

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A partir desta quarta-feira, o Maracanã deixa de ser, temporariamente, um dos principais pontos de visitação do Rio de Janeiro. Diante do estágio das obras voltadas para a Copa do Mundo de 2014, que tornaram o mais tradicional estádio brasileiro uma espécie de 'Coliseu', a presença de turistas não será permitida por questões de segurança.
obras Maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Por questão de segurança, as visitas ao Maracanã estão suspensas (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Apesar das críticas do Tribunal de Contas da União ao projeto de reforma, o trabalho no Maracanã segue a todo vapor. E o resultado impressiona. Há imensos buracos no espaço das arquibancadas erguidas em 1950. Grande parte do setor já foi demolida.
Clique e veja a galeria de fotos das obras no Maracanã
A antiga área da geral, ocupada por cadeiras durante a reforma para a utilização do local nos Jogos Pan-Americanos de 2007, está tomada por montanhas de ferros retorcidos e entulhos.
obras Maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Enormes buracos marcam no setor das arquibancadas do Maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
As metas ainda estão no gramado, mas quem olha para as traves não vê redes ao fundo, e sim os montes de escombros. O gramado ainda não foi retirado, mas, atrás dos gols, já está mais ralo.
A Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio não precisou quando os visitantes poderão voltar ao estádio e acompanhar o andamento das obras.
obras Maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)As traves ainda resistem no Maracanã (Foto: André
Durão / Globoesporte.com)
- Parte do acervo histórico do Maracanã será transferida para uma outra área (torre de vidro). Os visitantes poderão acompanhar as obras de um outro local, que será aberto ao público em breve - afirmou a instituição em um comunicado.
Para esse novo local, serão transferidas algumas atrações do Maracanã, como a Calçada da Fama, estátuas em homenagem a personagens do futebol (Zagallo, Zico e o jornalista Mário Filho, que batiza o estádio) e peças históricas, como uma das bolas usadas no jogo Vasco x Santos em novembro de 1969, quando Pelé marcou seu milésimo gol.
A reforma do Maracanã tem custo previsto de R$ 705,5 milhões. O mais alto entre todos os estádios (novos ou reformados) previstos para serem usados no Mundial de 2014.

Sub-17: Seleção chama seis do Inter e destaque do Fla na Copinha

Técnico Emerson Ávila convoca 26 jogadores para o Sul-Americano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Andrigo, Inter (Foto: Divulgação / site oficial do Internacional)Destaque do Inter, Andrigo despertou interesse
do Barcelona e clubes ingleses (Foto: Divulgação)
O Internacional é o clube com o maior número de convocados para a Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-17: seis jogadores. A lista do técnico Emerson Ávila conta também com o atacante Adryan, destaque do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano.
Os seis colorados na lista são: os laterais Claudio e Geferson e os meias Rodrigo, Marlon Bica, Alex, Fernando Amorim e Andrigo, que recentemente despertou o interesses de clubes como Barcelona, Manchester United e Manchester City.
Os atletas se apresentam ao treinador na próxima terça-feira no Rio de Janeiro e farão um período de treinamento até 10 de março na Granja Comary, em Teresópolis. O Sul-Americano será disputado no Equador, entre 9 de março e 9 de abril. O Brasil estreia contra a Venezuela, dia 13.
Além dos venezuelanos, a Seleção enfrenta no Grupo B o Chile, o Paraguai e a Colômbia.
Confira a lista de convocados:
Goleiros
Charles (Cruzeiro)
Guido (Santos)
Uilson (Atlético-MG)
Zagueiros
Josué (Vitória)
Marquinhos (Corinthians)
Mateus (Grêmio)
Matheus (Coritiba)
Laterais
Emerson (Santos)
Claudio (Internacional)
Geferson (Internacional)
Wallace (Fluminense)
Meio-campistas
Misael (Grêmio)
Hernani (Atlético-PR)
Allan (São Paulo)
Rodrigo (Internacional)
Marlon Bica (Internacional)
Guilherme (Vasco)
Alex (Internacional)
Fernando Amorim (Internacional)
Andrigo (Internacional)
Daniel Corrêa (Cruzeiro)
Atacantes
Lucas Piazon (São Paulo)
Pedro Paulo (Cruzeiro)
Léo (Cruzeiro)
Adryan (Flamengo)
Diego (Santos)
 

Mano convoca no dia 4 de março para amistoso com a Escócia

Seleção enfrenta os escoceses em 27 de março, no Emirates Stadium

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O técnico Mano Menezes convocará a Seleção Brasileira em 4 de março para o amistoso com a Escócia, que será realizado 23 dias depois no Emirates Stadium, em Londres. O anúncio será feito às 10h (de Brasília) em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Desde que assumiu a Seleção após a Copa do Mundo, Mano comandou o time canarinho em cinco partidas: três vitórias (2 a 0 sobre os Estados Unidos, 3 a 0 no Irã e 2 a 0 contra a Ucrânia) e duas derrotas (1 a 0 para Argentina e França).
Palco de vários jogos da era Dunga, o Emirates Stadium receberá Mano Menezes pela primeira vez. Até o momento, apenas dez atletas estiveram presentes em todas as convocações do treinador: André Santos, André, Daniel Alves, David Luiz, Lucas, Ramires, Robinho, Sandro,  Thiago Silva e Alexandre Pato, que perdeu o confronto com a Argentina por contusão.
Mano Menezes na convocação da seleção (Foto: AP)Mano Menezes durante a convocação para o amistoso com a França, o primeiro do ano (Foto: AP)

Bruno Senna aprova Heidfeld no lugar de Kubica: 'Era a escolha lógica'

Brasileiro afirma que entende opção da equipe por um piloto mais experiente

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona
Bruno Senna no teste da Renault-Lotus (Foto: Reprodução / Twitter)Bruno no carro da Renault (Reprodução / Twitter)
Nome praticamente certo desde os testes em Jerez de la Frontera, o alemão Nick Heidfeld foi anunciado nesta quarta-feira como substituto do polonês Robert Kubica, acidentado. Outro concorrente à vaga na Renault-Lotus neste início de temporada, o brasileiro Bruno Senna encarou com naturalidade a escolha da equipe.
- A equipe buscava alguém experiente para substituir o principal piloto da equipe. Dentre as opções, Heidfeld era a escolha lógica por causa de sua história de mais de 10 anos na Fórmula 1 e pelo papel que desempenhou no desenvolvimento dos atuais pneus Pirelli.
Na sexta-feira, Bruno estará em Barcelona como terceiro piloto da equipe. Satisfeito com o próprio desempenho e pelos elogios recebidos da direção da equipe pelo seu trabalho no domingo passado em Jerez, o piloto agradeceu a oportunidade de voltar a andar num carro de Fórmula 1.
- Fiquei contente com a chance. Agora, espero poder ajudar a equipe mais e mais neste ano.

Nick Heidfeld vai substituir Robert Kubica na Renault-Lotus em 2011

Trabalho do alemão nos testes em Jerez de la Frontera agradou a equipe

Por GLOBOESPORTE.COM Enstone, Inglaterra
Nick Heidfeld nos testes em Jerez com a Renault-Lotus (Foto: Getty Images)Heidfeld assume vaga de Kubica  na Renault-Lotus
na temporada 2011 da F-1 (Foto: Getty Images)
A Renault-Lotus confirmou nesta quarta-feira que o alemão Nick Heidfeld vai substituir o polonês Robert Kubica na temporada 2011 da F-1. A equipe ficou bem impressionada com o trabalho nos testes em Jerez de la Frontera, no último fim de semana, e ele assume a posição já nas atividades em Barcelona, que serão iniciadas na próxima sexta-feira. O brasileiro Bruno Senna, que chegou a andar em Jerez, continuará como terceiro piloto.
O alemão de 33 anos será o titular da equipe durante a recuperação de Kubica, que sofreu um grave acidente no rali "Ronde di Andora", há dois fins de semana. O polonês ainda está internado no Hospital Santa Corona, em Pietra Ligure, na Itália, e pode perder toda a temporada 2011 da Fórmula 1. Heidfeld andará em Barcelona no próximo sábado e na segunda-feira. Ele está na Fórmula 1 desde 2000, com 172 largadas na categoria. Ele também foi companheiro de Kubica na BMW Sauber por mais de 50 provas.
- Gostaria de ter retornado à Fórmula 1 em circunstâncias diferentes, mas estou orgulhoso por ter recebido esta chance. Tudo aconteceu muito rapidamente, mas fiquei bem impressionado pelo que vi em termos de instalações e de dedicação das pessoas na fábrica em Enstone. Gostei muito dos testes em Jerez e me entrosei bem com as pessoas no circuito. Tenho um boa sensação do carro, que é inovador. Estou muito motivado e mal posso esperar a temporada começar - diz Heidfeld.
Heidfeld correrá ao lado do russo Vitaly Petrov. Ele terá a responsabilidade pelo desenvolvimento do R31 durante a temporada 2011. A equipe ficou animada com o desempenho do alemão.
- A equipe passou por duas semanas complicadas e precisávamos reagir logo. Demos uma chance a Nick Heidfeld em Jerez e ele nos impressionou. É rápido, experiente e muito forte tecnicamente. Sempre dissemos que a prioridade era ter um piloto experiente e sentimos que Nick era perfeito para isso - diz Eric Boullier, chefe da Renault-Lotus.
Nick Heidfeld nos testes em Jerez com a Renault-Lotus (Foto: Getty Images)Nick Heidfeld foi o mais rápido no sábado nos testes em Jerez com a Renault-Lotus (Foto: Getty Images)

Federação Turca cancela suspensão de Diana Taurasi por uso de doping

Laboratório reavaliou a amostra de urina da jogadora, que jurou inocência e desconfiou do local da análise após testar positivo para o uso de modafinil

Por GLOBOESPORTE.COM Ankara, Turquia
Basquete Diana Taurasi (Foto: Getty Images)Diana Taurasi livre da acusação de doping
(Foto: Getty Images)
Diana Taurasi sempre questionou o resultado do antidoping realizado na Turquia, que fez o Fenerbahçe rescindir seu contrato e a Federação Turca suspendê-la preventivamente. Em novembro, ela foi submetida a um exame que apontou a presença do estimulante modafinil e viu companheiras de time se negarem a fazer  testes por desconfiarem do laboratório que realizava as análises. Correu o risco de ficar fora da disputa das Olimpíadas de Londres-2012 e passou por um detector de mentiras na tentativa de escapar das acusações. Nesta quarta-feira, a Federação Turca cancelou a suspensão e depois que o laboratório da Universidade de Hacettepe reavaliou a análise da urina da jogadora depois das declarações em sua defesa.
A entidade não disse diretamente se o laboratório cometeu um erro. Após a decisão, Taurasi fica livre para defender seu país nos Jogos Olímpicos.  A ala-armadora ajudou a equipe americana a ganhar o ouro nas edições de Atenas-2004 e Pequim-2008, e também no Mundial da República Tcheca, no ano passado, no qual foi a cestinha.

'Estou com fome de bola', diz Mari

Após cinco meses se recuperando de uma cirurgia, ponteira não vê a hora
de Bernardinho chamá-la para entrar em quadra, nesta quinta, contra o Minas

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
Vôlei Superliga Mari treino Rio de Janeiro Unilever (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Mari se esforça em um treino de bloqueio
(Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
A chegada ao Maracanãzinho foi com sorriso no rosto. O de quem estava a um dia de voltar a jogar depois de cinco meses de dores e dúvidas. Em 26 de agosto do ano passado, a ponteira subiu para um bloqueio e, na queda, teve a certeza de que estaria fora do Mundial do Japão. Dez dias depois, foi submetida a uma cirurgia para reconstruir o ligamento do joelho direito e temeu que nunca mais fosse pisar numa quadra. O local estava muito inchado, cheio de pontos e ela ficou desconfiada. A expectativa dos médicos era de que seriam necessários seis meses para a recuperação. O prazo foi encurtado em um e ela comemora o fato de estar relacionada entre as 12 jogadoras do Rio de Janeiro para a partida desta quinta-feira, às 19h45m, contra o Minas.

A ansiedade deu lugar à tensão. E só foi deixada momentaneamente de lado quando teve de encarar os jornalistas.

- Gente, pode ser de pé? Não quero ficar sentada nesta mesa, não. Parece a despedida do Ronaldo. Só que ele estava parando, e eu estou voltando! - brincou - Assim como ele, eu tive que aprender a conviver com a dor. Todo atleta é assim, é o que exige o esporte de alto rendimento. Para mim foi muito difícil durante este período deitar a cabeça no travesseiro e deixá-la descansar. Eu tentava dormir e ficava imaginando quando eu ia voltar. Foi muito sacrificante e agora estou com muita fome de bola e espero ter esse esforço recompensado.

Mari lembra que durante o período de tratamento treinou muito, se dedicou ao trabalho físico mais do que qualquer outra e não reclamou um momento sequer. Admite que ainda não está 100%, mas já apta a contribuir com suas companheiras.

Vôlei Superliga Mari treino Rio de Janeiro Unilever (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Ponteira treina no Maracanãzinho
(Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
- Ainda não estou zerada. Estou sem ritmo ainda, com algumas deficiências, defendendo um pouco o joelho com medo de me machucar de novo. Não vou abusar e sair saltando no triplo, mas já vou estar no bololô, como fala o "tio". Minha preocupação agora é em ouvir o "tio" falar "vem!" e eu sair do banco para jogar. Vou tentar me superar. Talvez a ansiedade atrapalhe um pouco, ainda mais com o Maracanãzinho que sempre enche - disse, referindo-se ao técnico Bernardinho.

O trabalho agora é para que esteja levando preocupação aos adversários nos playoffs da Superliga.

- É difícil dizer quando vou estar 100%. Com três meses de cirurgia eu achava que não ia mais jogar e, com cinco, já vou fazer isso. A cicatrização total pode durar dez meses, mas talvez caia para oito. Minha recuperação está muito rápida e surpreendendo os médicos. Na minha cabeça, daqui a dois meses é quando quero ser a Mari de sempre.

Além de retornar à quadra, a ponteira conta os minutos para voltar a dirigir. O carro escolhido já está na oficina, em Rolândia, no Paraná: um Fusca 96, que vai ser pintado de preto, terá estilo alemão e terá motor com 400 cavalos, "de Ferrari", como ela faz questão de ressaltar.
Mas Bernardinho não quer acelerar o processo. A expectativa do treinador é que daqui a três semanas Mari represente um ganho grande para a equipe.
- O mais importante agora é que ela está voltando a atividade normal e ganhando ritmo. Não estamos imaginando que ela volte a mil por hora. Esses dois próximos jogos serão muito importantes para que possa dar a sua contribuição. Tenho certeza de que se continuar assim, em três semanas ela possa ser o ganho que a gente espera. Vamos ganhar opções e possibilidades com Mari - afirmou Bernardinho, que diz estar acostumado a ser chamado de tio e chefe por suas pupilas, e de psicopata pelos rapazes.

Cruzeiro humilha o Estudiantes:
faz 5 a 0, sem dó e nem piedade

Time não toma conhecimento do adversário e lidera grupo 7 da Libertadores

Por Fernando Martins Y Miguel Sete Lagoas, MG
Wallyson gol Cruzeiro (Foto: EFE)Wallyson marcou dois gols (Foto: EFE)
Foi uma noite para cruzeirense nenhum se esquecer. Passada a ressaca pela perda da Libertadores de 2009 para o rival, o Cruzeiro não deixou o clima de revanche tomar conta, jogou futebol e venceu o Estudiantes por 5 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

A vitória na estreia da competição traz alívio para a Raposa, que fez o dever de casa, somou três pontos e lidera o grupo 7 ao lado do Deportes Tolima, da Colômbia, que venceu o Guaraní, do Paraguai, por 1 a 0, na primeira rodada. A Raposa é líder pelo saldo de gols.

O triunfo ameniza a derrota no clássico para o Atlético-MG, pelo Estadual, no último sábado, por 4 a 3. Agora, o Cruzeiro volta a campo pela Libertadores na próxima terça-feira, quando encara o Guaraní, ainda em Sete Lagoas. Pelo Mineiro, a Raposa vai até Ipatinga enfrentar o Tigre, sábado.

Pelo segundo jogo consecutivo, torcedores do Cruzeiro atiraram objetos no gramado. No clássico somente com a torcida cruzeirense, pedras foram atiradas contra os jogadores atleticanos. Dessa vez, um chinelo foi atirado ao gramado e o Cruzeiro corre o risco de perder mando de campo.

Foi só Verón pisar no gramado da Arena do Jacaré para sentir a revolta da torcida, ainda ressentida pela derrota na final de 2009. Os cruzeirenses não pouparam o maior ídolo do Estudiantes, que escutou muitos palavrões.

O técnico Cuca surpreendeu a todos na escalação: sacou o lateral-esquerdo Diego Renan para colocar o experiente Gilberto na posição. Com isso, Roger uma vaga no meio-campo.

No ataque, Cuca apostou em Wallyson, que vem entrando bem no Estadual, e deixou Thiago Ribeiro no banco. E não demorou nem um minuto para a estrela do técnico Cuca - e, também, do atacante - brilhar. Wallyson recebeu na entrada da área, chutou em cima do zagueiro e a bola encobriu o goleiro Orion.

Após o gol, o Cruzeiro deu campo ao Estudiantes, que não soube aproveitar. Aos 17 minutos, Montillo se livrou da marcação e lançou Roger, que driblou Verón e chutou rasteiro no canto direito para ampliar. O segundo gol jogou um balde de água fria nos argentinos. E a Raposa passou a abusar dos contra-ataques pelo lado direito, nas costas de Re. Montillo e Roger comandavam as ações do jogo.

E foi em mais um contra-ataque que o Cruzeiro marcou o terceiro. Dessa vez pela esquerda, Roger recebeu de Henrique, cruzou rasteiro para Montillo, que driblou o goleiro e só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Mais dois pra fechar
Com o placar construído, o Cruzeiro apenas se preocupou em continuar saindo nos contra-ataques. E logo aos 14 minutos, Montillo ampliou o placar em um falha bisonha de Orión. O argentino chutou rasteiro de longe e o arqueiro do Estudiantes aceitou.

O Estudiantes estava completamente entregue. Os argentinos não conseguiam armar nenhuma jogada que levasse perigo ao gol de Fábio. Somente Pérez conseguiu sair na cara de Fábio em uma falha de Victorino, mas o atacante argentino chutou em cima do goleiro celeste.

A cada escanteio ou falta perto do alambrado, vários torcedores corriam para ficar mais perto do jogador para xingá-lo. E aos 38 minutos, Wallyson fechou o placar após boa jogada de Thiago Ribeiro e lavou a alma dos cruzeirenses. Mão cheia em Sete Lagoas.
cruzeiro 5 x 0 estudiantes
Fábio; Pablo, Gil, Victorino e Gilberto (Diego Renan); Marquinhos Paraná, Henrique, Roger (Dudu) e Montillo; Wallyson e
Wellington Paulista (Thiago Ribeiro).
Orion; Frederico Fernandez, Desábato e Re; Mercado, Braña, Leandro Benitez,
Nelson Benitez (Nunez) e Verón; Pérez e
Gastón Fernandez
Técnico: Cuca Técnico: Eduardo Berizzo
Motivo: Taça Libertadores. Data: 16/02/2011. Horário: 22h (de Brasília). Árbitro: Carlos Amarilla
Público: 10.955 pagantes Cartões amarelos: Wellington Paulista, Marquinhos Paraná, Gil, Henrique (Cruzeiro); Braña, Fernandéz, Desábato, Benitez (Estudiantes)
Gols: Walyson (Cruzeiro), aos 50 segundos; Roger (Cruzeiro), aos 18 e Montillo (Cruzeiro) aos 39 do primeiro tempo; Montillo, aos 14, e Wallyson, aos 37 minutos do segundo tempo

Dois torcedores do Treze saem da marquise e vão de corda até o campo

Com uma bandeira da equipe paraibana, eles pisaram no gramado pouco antes das duas equipes entrarem em campo no estádio Amigão

Por Marcelo Prado Direto de Campina Grande, PB
Torcedores descendo da marquise do estádio Amigão, em Campo Grande (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)Torcedores do Treze monopolizaram as atenções no estádio pouco antes da bola rolar no estádio Amigão, palco da partida contra o São Paulo, válida pela Copa do Brasil (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)
Uma cena chamou a atenção dos presentes no estádio Amigão pouco antes da bola rolar para Treze e São Paulo, pela estreia da Copa do Brasil. Dois torcedores da equipe da Paraíba desceram ao gramado através de uma corda que estava pendurada na marquise do estádio Almeidão. Com uma bandeira do Treze, eles tinham como objetivo incendiar os torcedores, que compareceram em bom número para acompanhar a partida. Uma outra ação parecida aconteceria com uma corda presa em automóvel que estava dentro do campo, mas os bombeiros não permitiram. Assim que os torcedores chegaram ao campo, os dois times entraram em campo e houve uma espetacular queima de fogos.

Copa do Brasil