terça-feira, 27 de maio de 2014


- Atualizado em

Curtinhas: filho de Rickson Gracie, Kron estreia no MMA em agosto

Ben Askren admite se aposentar ao final do contrato com o One FC

Por Rio de Janeiro
67 comentários
Kron Gracie Rickson Gracie Jiu-Jitsu china (Foto: Reprodução / Instagram)Kron Gracie (dir.) ao lado do pai, Rickson Gracie, na
China (Foto: Reprodução / Instagram)
Filho do lendário Rickson Gracie, Kron Gracie enfim fará sua tão aguardada estreia no MMA. O lutador assinou com o evento asiático Real Fight Championship e foi anunciado oficialmente numa coletiva de imprensa nesta segunda-feira, ao lado de seu pai. Sua primeira luta será em agosto, sem data definida ainda, no Japão, país em que Rickson fez fama com nove vitórias consecutivas em combates de vale-tudo, incluindo a edição inaugural do Pride.
Apesar da "sombra" do pai, Kron Gracie já marcou seu nome nas artes marciais com seus feitos no jiu-jítsu. Ele foi campeão mundial nas faixas roxa e marrom e vice-campeão mundial na faixa-preta, em 2011. Em 2013, conquistou o título do Mundial do ADCC (prestigioso torneio de luta agarrada) na divisão até 77kg. Nos últimos dois anos, passou a treinar MMA com a equipe do primo César Gracie, que conta com os irmãos Nick e Nate Diaz, lutadores do UFC. A revista "Tatame" foi a primeira a noticiar sua contratação pelo evento asiático.
Ben Askren contempla aposentadoria
Ex-campeão peso-meio-médio do Bellator e invicto em 12 lutas no MMA, o lutador Ben Askren assinou com outro evento asiático, o One FC, e fará sua estreia na organização na próxima sexta-feira, contra Bakhtiyar Abbasov, em Singapura. Apesar disso, o jovem atleta de 29 anos, que passou meses "cavando" um lugar no UFC, já está discutindo uma possível aposentadoria ao final de seu contrato com o One FC.
- Com certeza é uma possibilidade. As duas coisas que sempre disse foram, No. 1, eu ia me aposentar quando tivesse meu primeiro filho, e, No. 2, eu me aposentaria quando chegasse aos 30 (anos de idade). Tive meu primeiro filho (Alex, já com um ano) e ainda não parei, e vou completar 30 este ano, então, essas duas marcas que deixei para mim mesmo, estou superando já. Ainda treino em alto nível, compito em nível muito alto. Obviamente, como para todo mundo, é muito difícil de parar, mas certamente vou tentar fazer do jeito certo, diferente de como muitos atletas de combate fizeram, segurando-se por tempo demais por um último momento de glória. Não quero ser uma dessas pessoas - afirmou Askren em entrevista ao podcast "MMA Hour".

Índia acusa Cyborg de fugir de duelo, e campeã crava: “Vai levar uma surra"

Ediane Gomes está impaciente porque Invicta FC ainda não marcou data
do embate com Cris pelo cinturão peso-galo da organização

Por Direto de Las Vegas, EUA
23 comentários
Ediane India Gomes x Hiroko Yamanaka (Foto: Esthen Lin / Invicta FC ) India quer a luta contra a campeã Cris Cyborg
(Foto: Esthen Lin / Invicta FC )
Desafiante ao cinturão peso-pena de Cris Cyborg no Invicta FC, Ediane Gomes, a “Índia”, fez um desabafo nas redes sociais e acusou a campeã de estar fugindo da luta. Segundo a organização, o duelo entre as duas deveria ter acontecido em maio e agora está previsto para julho, mas ainda não tem data definida. Por conta disso, Índia anunciou que vai descer para a divisão dos galos para encontrar outra adversária e chegou até a desafiar a ex-pugilista Holly Holm:
- Quando você pensa que está segura no MMA feminino, eu estou de volta. Como todo mundo na divisão dos pesos-penas está se escondendo, inclusive a campeã do Invicta FC, Cris Cyborg, eu vou descer para 61,36 kg e desafiar Holly Holm e a divisão peso-galo inteira. Holly, eu entendo que você está tendo problemas em encontrar adversária, mas eu estou bem aqui e o telefone do meu empresário funciona. Não perca o seu tempo tentando enfrentar Cyborg, pois ela vai te enrolar assim como ela está fazendo comigo. Mas se você está com medo, vá em frente e volte ao boxe. Eu não gostaria de encerrar a sua carreira com um só soco. Qualquer uma que queria me enfrentar na divisão dos galos sabe que eu estou aqui - escreveu em seu perfil do Facebook e do Twitter.
Ao saber do teor dos comentários de Índia, Cyborg retrucou as acusações por meio de nota ao Combate.com:
- Uau! A Ediane realmente quer chamar atenção dizendo que eu estou me escondendo dela. Sério? Eu não me lembro de ter passado qualquer oportunidade de chutar o traseiro dela. Na verdade, não foi ela quem misteriosamente se machucou na única vez em que a nossa luta foi marcada? A única razão pela qual eu ainda não lhe dei uma surra é porque o Invicta ainda não realizou um evento e nem agendou a nossa luta. Eu nunca escolho oponente, mas por favor Shannon faça essa luta acontecer. E Ediane, cuidado com o que você deseja, porque você vai ter e não vai ser só a minha atenção. Você vai levar uma surra! Você é como aquela garotinha gritando “Deixe-me chegar até ela”, pois, na sua cabeça, as pessoas  que estão entre você e a sua adversária não vão permitir que essa luta aconteça. Eu luto no octógono e não na imprensa. A verdade é que você desafiou a pessoa errada e você vai se arrepender das suas palavras! - revidou.
Cyborg conquistou o cinturão peso-pena do Invicta FC em julho de 2013 ao nocautear Marloes Coenen. A ex-campeã do Strikeforce anunciou, em fevereiro passado, que pretendia descer para 61,36 kg com o objetivo de derrotar a campeã peso-galo do UFC, Ronda Rousey, no final do ano. Em março, Cris disputou o cinturão feminino até 65 kg do campeonato de muay thai Lion Fight, em Las Vegas, mas foi derrotada pela holandesa Jorina Baars em um combate duríssimo e precisou cumprir suspensão médica de 45 dias. Já Ediane Gomes vem de quatro vitórias seguidas sobre Hiroko Yamanaka, Katalina Malungahu, Leslie Smith e Katrine Alendal. Seu último duelo foi em janeiro de 2013

Dana White diz que adora ver Fábio Maldonado lutar: "É um guerreiro"

Presidente do UFC elogia o estilo do brasileiro, que fará neste sábado a luta principal do TUF Brasil 3 Final: "Ele é um cara divertido de se assistir"

Por Direto de Las Vegas, EUA
44 comentários
Fábio Maldonado e Joey Beltran UFC Barueri (Foto: Rodrigo Malinverni)Fábio Maldonado em ação contra Joey Beltran em
Barueri, no ano passado (Foto: Rodrigo Malinverni)
Muita gente questionou se Fábio Maldonado tinha "caixa" para fazer contra um estrangeiro a luta principal de um card do UFC no Brasil. Com o mercado de opções viáveis vazio, ficou a cargo dele subir de categoria para substituir Junior Cigano diante do americano Stipe Miocic no TUF Brasil 3 Final, que ocorre neste sábado, em São Paulo. Apesar de não ser tão popular quanto os maiores nomes do país no MMA, Maldonado tem um estilo que agrada ao público por sua grande resistência e a fama de Rocky Balboa, exemplificada na luta em que foi surrado por Glover Teixeira e mostrou um coração enorme. É nisso que o presidente do Ultimate, Dana White, está se baseando para justificar a confiança depositada no "Caipira de Aço":
- Chegamos a essa decisão porque muita coisa ruim aconteceu. Mas ele é um cara divertido de se assistir. Ele é um guerreiro, aceitou essa luta contra o Stipe. Adoro vê-lo lutar. Ele é um cara muito divertido - disse ao Combate.com durante bate-papo com jornalistas após o UFC 173, em Las Vegas (EUA).
Dana White, no entanto, não virá ao Brasil para assistir ao evento. No mesmo dia ele estará em Berlim, onde um pouco mais cedo ocorre a estreia do UFC na Alemanha, com o duelo entre os pesos-médios Mark Muñoz e Gegard Mousasi na luta principal.
Fábio Maldonado vem de três vitórias seguidas no UFC, sobre Roger Hollett, Joey Beltran e Gian Villante. Mesmo se for superado por Stipe Miocic, já terá ganhado bastante moral com o evento, uma vez que aceitou o duelo na divisão peso-pesado contra um adversário bem ranqueado. Em outras palavras, praticamente "salvou" o card.
O Combate transmite o TUF Brasil 3 Final a partir de 19h30 (horário de Brasília) no sábado, e o Combate.com acompanha o torneio em Tempo Real. Confira o card atualizado:
TUF Brasil 3 Final
31 de maio, em São Paulo
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fábio Maldonado x Stipe Miocic
Peso-pesado: Antônio Carlos "Cara de Sapato" x Vitor Miranda
Peso-médio: Warlley Alves x Márcio Lyoto
Peso-meio-médio: Demian Maia x Alexander Yakovlev
Peso-pena: Rony Jason x Robbie Peralta
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Elias Silvério x Ernest Chavez
Peso-leve: Rodrigo Damm x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Gasan Umalatov
Peso-pena: Kevin Souza x Mark Eddiva
Peso-médio: Wagnão Gomes x Ricardo Demente
Peso-pesado: Marcos Rogério Pezão x Rick Monstro
Peso-galo: Pedro Munhoz x Matt Hobar

Derrota de Renan Barão interrompe hegemonia do Brasil entre os galos

Americano TJ Dillashaw vira "intruso" entre os campeões da categoria até 61 kg nos quatro principais eventos de MMA do mundo da atualidade

Por Rio de Janeiro
29 comentários
A incontestável vitória de TJ Dillashaw sobre Renan Barão no último sábado, em Las Vegas (EUA), pelo UFC 173, não significou apenas a perda de mais um cinturão para o Brasil no Ultimate - que agora tem apenas o de José Aldo nos penas -, mas também a interrupção do domínio dos lutadores brasileiros nos pesos-galos nos quatro principais eventos do mundo atualmente (UFC, Bellator, WSOF e One FC). Agora, o americano surge como "intruso" no hall de campeões, ao lado de Dudu Dantas, Marlon Moraes e Bibiano Fernandes.
Montagem Marlon Moraes, Dudu Dantas, Bibiano Fernandes e TJ Dillashaw MMA (Foto: Editoria de arte)TJ Dillashaw se tornou o intruso entre os brasileiros, após vitória sobre Renan Barão (Foto: Editoria de arte)
Apesar da derrota de Barão, o que não acontecia há nove anos, os brasileiros provavelmente terão nova chance em breve de retomar o monópolio da categoria, já que Dana White afirmou que o próximo desafiante pode ser Raphael Assunção ou o próprio Renan Barão, que já declarou que pretende fazer revanche imediata contra TJ Dillashaw em seu próximo duelo.
Se Barão e Assunção despontam como candidatos ao posto de número 1 da maior organização do mundo, o trio de brasileiros que se destaca nos outros eventos prova que existe vida fora do UFC e que o país está muito bem servido dentro da divisão. O Combate.com conversou com os campeões em suas respectivas organizações e viu que eles pensam de forma diferente quando o assunto é migrar para o Ultimate.. Enquanto Marlon  não esconde o desejo de ser contratado, Dudu evita falar no assunto, garantindo que quer apenas se manter no Bellator. Já o mais experiente dos três, Bibiano Fernandes, já teve chance de ir, mas praticamente descartou qualquer possibilidade de deixar o One FC pela diferença no valor da bolsa oferecida pelos dois eventos.
Marlon Moraes sonha com UFC e quer desafios no WSOF
Marlon Moraes chegou ao WSOF em novembro de 2012 e teve que encarar uma pedreira logo de cara ao lutar com o ex-UFC Miguel Torres. O triunfo veio por decisão dividida. Depois, ele venceu mais três adversários (Tyson Nam, Brandon Hempleman e Carson Beebe) para ganhar a chance de disputar o cinturão inaugural do peso-galo, quando ganhou por decisão unânime de Josh Rettinghouse.
Hoje, é considerado uma das principais promessas do Brasil no MMA. Porém, em 2011, chegou a possuir um irregular cartel de seis vitórias, quatro derrotas e um empate.  A partir daí, ele emplacou uma série de sete triunfos consecutivos que culminou com o cinturão dos galos no WSOF. A nítida evolução, segundo ele, é fruto da mudança de mentalidade dentro do esporte. Antes, ele acreditava que ser especialista no muay thai, seu carro-chefe, seria suficiente para vencer as lutas. Após admitir que este pensamento está ultrapassado na modalidade, cresceu como atleta. O próprio lutador hoje se coloca como um dos 10 melhores do mundo na divisão e não esconde que sonha em pisar no octógono do UFC.
- Eu tenho muita vontade. Já falei para todo mundo que vou lutar um dia no UFC, mas hoje a realidade é outra. Sou empregado do WSOF e estão me botando para lutar em um período bom. Às vezes no UFC é só luta dura, aí você perde uma e fica muito tempo sem lutar. A gente quer sempre estar lutando e é uma estabilidade boa que tenho no WSOF para mostrar meu trabalho. É o que a gente vive. Confio neles e tenho certeza que vão cumprir o contrato comigo. Se um dia for ou não para o UFC, vou continuar fazendo o que eu amo que é lutar - afirmou.
Marlon Moraes, WSOF (Foto: Evelyn Rodrigues)Marlon Moraes, com seu cinturão do WSOF (Foto: Evelyn Rodrigues)
Como o WSOF é um evento ainda novo, que surgiu em 2012, Marlon Moraes ainda não vê muitos desafios para encarar dentro da organização. O próprio cinturão dos galos foi criado este ano, quando o brasileiro se tornou o primeiro campeão da categoria.  Porém, ele tem planos até mesmo de subir de categoria para realizar superlutas, caso lhe ofereçam. Mesmo considerando que tem poucos desafios no WSOF, ele faz questão de deixar claro que não desmerece a categoria e acredita que o nível dos adversários é muito bom.
- Não é fácil não. Tem atletas duros, que já lutaram contra outros muito bons, tem o Cody Bollinger, que vem como uma grande promessa do UFC, mas não bateu peso na casa do TUF e por isso saiu do Ultimate e veio para o WSOF. Tem o Pablo Alfonso, que é muito duro, o Josh Rettinghouse, que está chegando e lutei com ele há pouco tempo, o Tyson Nam, que já fez luta dura com muita gente, então o nível está bom. Como falo para todos, estou em busca de desafios. E se um dia tiver que ir para outro evento, vai chegar o dia - declarou.
A derrota de Renan Barão não mudou a opinião de Marlon Moraes sobre o compatriota. Para ele, o lutador da Nova União continua sendo o melhor do mundo na divisão e vai chegar mordido quando tiver a revanche com TJ Dillashaw.
- Já tinha falado antes que o Dillashaw se movimenta bem, mistura bem as artes marciais e conforme os rounds passassem, se tornaria perigoso. Na minha opinião, o Barão é o melhor peso-galo atualmente, mas o Dillashaw teve um dia bom, deu um show, lutou bem pra caramba. Temos que reconhecer o mérito dele também. Vamos ver na próxima se ele vai continuar lutando assim e tenho certeza que na revanche ele vai encontrar um Barão mordido - analisou.
Dudu Dantas vê nível alto entre os galos do Bellator
No Bellator, Dudu Dantas é campeão desde abril de 2012, quando venceu o hoje lutador do UFC Zach Makovski. Desde então, ele defendeu seu cinturão duas vezes, contra Marcos Loro e Anthony Leone. Agora, deve enfrentar o campeão interino Joe Warren em data a ser decidida pela organização. Aos 25 anos, possui um respeitável cartel de 16 vitórias e três derrotas e se firmou como principal nome da categoria dos galos no Bellator. Para ele, o nível dos lutadores da organização não deixa nada a dever para os do UFC. Como exemplo, ele cita o ex-campeão de sua divisão,Zach Makovski, que atualmente é peso-mosca e, pelo Ultimate, venceu Scott Jorgensen e Josh Sampo nas duas lutas que fez.
- Tenho um exemplo perfeito para demonstrar o nível: o Zach Makovsky era campeão e tomei o título dele. Depois disso, ele saiu do Bellator, hoje luta pelo UFC, e já tem duas vitórias no evento. Independente da categoria que ele está hoje, mas prova que tem muitas qualidades. Tem o Hector Lombard também, que saiu e agora é top no UFC. O nível aqui é altíssimo. A categoria é cheia de caras fortes. Tenho uma história inacabada com o Joe Warren, vamos acertar nossas contas em breve. Depois disso, creio que o Rafael Morcego deva ter a chance ao cinturão que ele conquistou vencendo o GP. Então, só essa sequência, já prova quão dura é a divisão - disse o companheiro de Renan Barão na Nova União.
Dudu Dantas MMA Bellator (Foto: Fernando Azevedo)Dudu Dantas é campeão do Bellator desde 2012 (Foto: Fernando Azevedo)
Hoje, Dudu garante que sequer pensa em migrar para o UFC. Sua meta é manter o cinturão do Bellator, sem se importar com rankings, mas não descarta uma mudança de organização no futuro.
- Já pensei muito (em lutar no UFC), mas hoje não penso mais. Sou feliz no Bellator, sou o campeão, muito bem tratado pela organização, então não tenho motivos para mudar de lado. E o futuro está nas mãos de Deus, vivo o meu presente, que é aqui. Vejo muita gente falando que os melhores do mundo são Barão e eu, mas não ligo mesmo para isso. Não me importo com ranking e nem com nada externo do meu mundo, que é treino e luta. O importante é ser o número 1 no Bellator, e isso eu sou hoje, então está bom (risos) - concluiu.
Feliz no One FC, Bibiano Fernandes praticamente descarta ir para o UFC
Pelo One FC, Bibiano Fernandes venceu todos os cinco compromissos que teve. No segundo deles, ganhou o cinturão interino dos galos ao bater o japonês Koetsu Okazaki. Na luta seguinte, se tornou campeão linear após vencer o sul-coreano Soo Chul Kim e defendeu o título pela primeira vez em maio, contra Masakatsu Ueda. O manauara já foi alvo do UFC em mais de uma oportunidade. Em 2012, teve seu nome muito ligado à organização como possível contratado, mas o negócio não foi adiante. A explicação é simples: no One FC ele recebe mais de bolsa, o que tornou inviável a sua ida para onde é o sonho de nove entre 10 lutadores de MMA. E a posição dele segue firme sobre isso, praticamente descartando uma ida para o Ultimate. O lutador, que tem 34 anos e um cartel de 16 vitórias e três derrotas, diz não sentir falta da maior visibilidade que poderia ter e garante estar feliz no evento asiático.
- Vivo minha vida. Não quero ser melhor do que ninguém. Gosto de lutar, amo fazer isso por natureza. Tenho família, não posso pensar só em mim. Se eu fosse um cara só, sem ter ninguém para ajudar, com certeza lutaria (no UFC), mas não posso pensar assim mais. Sou profissional e sei o que tenho que fazer. Muita gente quer que eu faça muita coisa, mas a história é diferente. O UFC tentou me contratar duas, três vezes, mas a bolsa impediu com certeza. Não tinha condições. É um grande evento, bom pra caramba, mas com a vida que levo hoje, não tem condição. Não estou lutando para ser famoso, é porque gosto. Não luto pelo ranking, nem olho. Nunca fui ver onde estou. Só penso no dia da luta e que se der meu melhor, vou ganhar - explicou.
Bibiano Fernandes - One FC (Foto: Isabella Pina)Bibiano Fernandes: campeão do One FC já recusou ir para o UFC mais de uma vez (Foto: Isabella Pina)
A maior diferença de lutar em um evento asiático, onde a maioria dos lutadores são japoneses, é a raça dos oponentes, na opinião de Bibiano. Ele acredita que a tendência é enfrentar adversários cada vez mais difíceis e elogiou seu último rival, Masakatsu Ueda, que foi derrotado por decisão unânime.
- A última luta foi com um garoto muito duro, que já ganhou do Dudu (Dantas), empatou com o (Marcos) Loro e ganhou do Royler (Gracie). Tive uma luta muito dura porque ele era muito bom, escorregadio, e japonês sobrevive mais. Quando se luta com  japonês, tem que saber que tem que nocautear ou finalizar porque eles gostam de apanhar e ir até o final. O nivel está bom, os caras vem para cima e não querem saber quem é Bibiano. Eles têm essa mentalidade e o evento está crescendo bastante - finalizou.

Demian admite pressão por vitória após perder duas seguidas pela 1ª vez

Brasileiro enfrenta Alexander Yakovlev neste sábado, no TUF Brasil Final 3

Por Rio de Janeiro
25 comentários
Após 24 lutas na carreira, sendo 18 delas pelo UFC, Demian Maia certamente se vê em seu momento mais delicado dentro da organização. Neste sábado, quando enfrentará Alexander Yakovlev, no TUF Brasil Final 3, em São Paulo, ele vai pisar no octógono pela primeira vez vindo de duas derrotas consecutivas. A primeira foi contra Jake Shields, em outubro do ano passado, em Barueri (SP). Pouco mais de três meses depois, foi superado por Rory McDonald. O próprio lutador admite que se sente pressionado, mas ainda questiona a decisão dividida que rendeu o triunfo para Shields.
- Me sinto muito pressionado, mas estou lidando de forma mais natural do que eu imaginava. Sei da vida de lutador, vivo desde criança e sei que isso pode acontecer. Lutei com dois caras de alto nivel, acho que não perdi para o Shields, achei erro dos juizes, e com o Rory foi excelente a luta, até apertada, mas ele acabou levando com méritos e é um cara que pode ser campeão também. A vida é assim. Não tem adversário fácil, então estamos sujeitos a isso - afirmou, em entrevista por telefone ao Combate.com.
Demian Maia UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Demian Maia reconheceu que está pressionado após duas derrotas seguidas (Foto: Evelyn Rodrigues)
Contra Yakovlev, ele garante que saberá usar mais a experiência. De acordo com o brasileiro, a parte psicológica foi a que recebeu maior atenção durante o período de treinos para encarar o russo, que fará sua estreia no UFC. Demian Maia evita dizer qual será seu plano de luta, mas garante ter visto buracos no jogo do rival e quer tomar cuidado com o fato de ser favorito para o combate.
- Melhorei algumas coisas psicológicas, de usar mais a experiência, jogar de forma diferente quando estou ganhando e, ao mesmo tempo, quando for uma luta duvidosa, saber ir mais para cima. Trabalhei basatnte esse lado. Tem alguns caminhos para ganhar do Yakovlev, mas não posso falar. Como qualquer atleta, ele faz tudo bem ou razoavelmente bem. Ele vem como franco-atirador, o que torna a luta perigosa, mas na verdade ele é experiente. Não lutou no UFC, mas tem o mesmo número de lutas que eu e era campeão do M-1 - analisou.
No combate contra McDonald, Demian foi muito bem no primeiro round, mas acabou perdendo gás e viu a vitória escapar. Para ele, não foi falta de preparo físico e sim um erro tático cometido por tentar derrubar excessivamente o adversário.
- Durante a luta, se não me engano, dei 22 tiros de queda. Isso desgasta muito qualquer atleta, foi um recorde no meio-médio. Dei dois tiros no primeiro round e os outros 20 no segundo e terceiro. Foi um erro tático meu. Lutei como se tivesse perdido o primeiro round. Isso me fez cair um pouco, recebi alguns bons golpes também, foi mérito dele, mas o principal foi essa insistência em tentar dar tiro na perna e isso não vai se repetir - concluiu.
Rory MacDonald chuta Demian Maia no UFC 170 (Foto: Getty Images)Contra Rory MacDonald, Demian Maia perdeu gás no decorrer da luta (Foto: Getty Images)
TUF Brasil 3 Final
31 de maio, em São Paulo
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fábio Maldonado x Stipe Miocic
Peso-médio: Warlley Alves x Márcio Lyoto
Peso-pesado: Antônio Carlos "Cara de Sapato" x Vitor Miranda
Peso-meio-médio: Demian Maia x Alexander Yakovlev
Peso-pena: Rony Jason x Robbie Peralta
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Elias Silvério x Ernest Chavez
Peso-leve: Rodrigo Damm x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Gasan Umalatov
Peso-pena: Kevin Souza x Mark Eddiva
Peso-médio: Wagnão Gomes x Ricardo Demente
Peso-pesado: Marcos Rogério Pezão x Rick Monstro
Peso-galo: Pedro Munhoz x Matt Hobar

Wand analisa final do TUF Brasil 3 e aposta em vitória de Cara de Sapato

“Cachorro Louco” afirma que pupilo vai finalizar Vitor Miranda na luta entre os finalistas pesos-pesados e fala da torcida por Maldonado

Por Direto de Las Vegas, EUA
43 comentários
A terceira temporada do "The Ultimate Fighter Brasil - Em buca de campeões” chegou ao fim no último domingo e a final do programa acontece no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, no próximo sábado. Apesar de não lutar no card do evento, Wanderlei Silva vai viajar para o Brasil para acompanhar de perto a final do programa, especialmente o duelo entre os pesos-pesados Vitor Miranda e Antônio Carlos "Cara de Sapato”. Em entrevista ao Combate.com o “Cachorro Louco”, que foi um dos treinadores dessa edição ao lado de Chael Sonnen, declarou que aposta todas as suas fichas na vitória de Cara de Sapato:
Wanderlei Silva, mma (Foto: Evelyn Rodrigues)Wand aponta seu pupilo como vencedor do combate no Tuf Brasil 3 (Foto: Evelyn Rodrigues)
- É uma luta muito interessante. O  Vitor tem a experiência e o muay thai, mas o Cara de Sapato tem a explosão e juventude. Realmente essa é uma luta do nível do UFC, que poderia ser colocada em qualquer card. O  Cara de Sapato é muito bom no jiu-jítsu, mas também troca em pé. Com relação ao Vitor, eu não sei como ele já não estava contratado pelo UFC. O Vitor certamente vai ser contratado, independente do resultado, pois fez as melhores lutas da casa ao lado do Cara de Sapato. E eu aposto que esse duelo acaba em finalização do Cara de Sapato. É difícil, mas o chão dele ali vai fazer a diferença.
Inicialmente escalado para ser a luta principal da final do TUF Brasil 3, o duelo de treinadores desta edição teve que ser prorrogado porque Wand machucou a mão na briga que teve com Sonnen dentro da casa, o que acabou por atrasar o início de seu camp. O combate entre ele e Sonnen deve acontecer no dia 05 de julho, no UFC 175, em Las Vegas, EUA e, enquanto não sobe ao octógono para acertar as contas com o falastrão, Wand aproveitou para dar o seu palpite sobre o embate entre Fábio Maldonado e Stipe Miocic, que fechará o card deste sábado:
Vitor Miranda e Cara de Sapato encarada (Foto: Reprodução/TV Globo)Vitor e Cara de Sapato estarão frente a frente na final
(Foto: Reprodução/TV Globo)
- Vou torcer para o Maldonado, espero que ele encaixe aquele boxe dele e consiga uma boa vitória. Ele está substituindo o Cigano de última hora e é uma pena. Para o card seria um golaço ver o Cigano no Brasil, pois acho que todo mundo queria vê-lo lutar em casa. Mas acho que o Maldonado vai corresponder e vai fazer um grande show. As lutas dele também são bastante movimentadas e o Fábio tem tudo para fazer um grande combate. Eu vou estar lá porque quero assistir ao vivo a final do TUF e espero que o Maldonado faça a alegria da galera - finalizou.

Lawler e Brown fazem luta principal do evento do dia 26 de julho, nos EUA

Dana White anuncia através de sua conta no Twitter que quem vencer o combate em San Jose terá a chance de disputar o cinturão dos meio-médios

Por Rio de Janeiro
73 comentários
Ainda não será desta vez que Robbie Lawler terá a chance de fazer a revanche contra Johny Hendricks pelo cinturão dos meio-médios. O presidente do UFC, Dana White, publicou em seu Twitter que o lutador enfrentará Matt Brown, no dia 26 de julho, na luta principal do evento que será realizado em San Jose (EUA).
montagem MMA Robbie Lawler x Matt Brown (Foto: Editoria de Arte)Robbie Lawler vai enfrentar Matt Brown no dia 26 de julho (Foto: Editoria de Arte)
Robbie Lawler tem 23 vitórias, 10 derrotas e um "No Contest" (luta sem resultado). Ele entrou em ação no último sábado, pelo UFC 173, quando venceu Jake Ellenberger por nocaute técnico, aos 3m06s do terceiro round. Dana chegou a dizer que era possível uma revanche pelo cinturão contra Hendricks, mas anunciou nesta terça-feira o duelo contra Brown.
Matt Brown, por sua vez, vinha pleiteando a chance de disputar o título da categoria no Ultimate após conquistar uma sequência de sete triunfos consecutivos. Ele tem 19 vitórias e 11 derrotas e, na última luta, passou pelo brasileiro Erick Silva com um nocaute técnico aos 2m11s do terceiro round.
O UFC: Lawler x Brown já tem três brasileiros escalados para o card. Rogério Minotouro vai lutar contra Anthony Johnson, Gilbert Durinho fará sua estreia no Ultimate contra Andreas Stahl, e Hernani Perpétuo vai encarar Tim Means.
UFC: Lawler x Brown
26 de julho de 2014, em San Jose (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-meio-médio: Robbie Lawler x Matt Brown
Peso-meio-pesado: Anthony Johnson x Rogério Minotouro
Peso-leve: Josh Thomson x Michael Johnson
Peso-leve: Jorge Masvidal x Daron Cruickshank
Peso-meio-médio: Gilbert Durinho x Andreas Stahl
Peso-pena: Noah Lahat x Steven Siler
Peso-meio-médio: Hernani Perpétuo x Tim Means
Peso-meio-pesado: Kyle Kingsbury x Adversário a ser anunciado*

Derrota faz Barão cair cinco posições no ranking peso por peso do Ultimate

Brasileiro era terceiro colocado e agora está em oitavo. Novo campeão dos galos, TJ Dillashaw aparece na lista pela primeira vez em 11º lugar

Por Rio de Janeiro
15 comentários
Até a luta do último sábado, muitos, inclusive o presidente do UFC, Dana White, apontavam Renan Barão como o melhor lutador peso por peso do mundo. A surpreendente derrota para TJ Dillashaw fez o brasileiro cair cinco posições no ranking da organização, deixando a terceira para a oitava colocação. Já o americano, por sua vez, estreou na lista com o 11º lugar.
Renan Barão agora é o primeiro colocado do ranking de pesos-galos, já que o campeão (Dillashaw) não entra na lista. Quem ganhou posições foi Johnny Eduardo, que nocauteou Eddie Wineland recentemente. Ele estava em 12º lugar e subiu para nono.
Nos meio-pesados, a vitória de Daniel Cormier sobre Dan Henderson o elevou do quarto para o segundo lugar, ultrapassando o brasileiro Glover Teixeira e o americano Rashad Evans. Apenas Alexander Gustafsson, que é o próximo desafiante ao cinturão de Jon Jones, está na sua frente. Já Hendo perdeu uma posição e está em sétimo.
Ranking UFC (Foto: Reprodução)

Adversários, Warlley Alves e Marcio Lyoto se abraçam em reencontro

Lutadores do TUF Brasil 3 Final chegam a São Paulo para evento de sábado e finalistas do peso-médio demonstram carinho e admiração mútua

Por São Paulo
8 comentários
Os lutadores do TUF Brasil 3 Final começaram a chegar a São Paulo nesta terça-feira. Os atletas da terceira temporada do reality show The Ultimate Fighter Brasil chegaram ao hotel que hospeda os lutadores sem nenhum alarde de fãs e com muita tranquilidade.
Marcio Lyoto, finalista do peso-médio, foi o primeiro a chegar, por volta de 11h30 (horário local), acompanhado do treinador, o lutador Thiago Tavares, e de seu preparador físico. Seu oponente, Warlley Alves, apareceu às 16h, junto ao mestre Sylvio Behring. Os dois adversários se cruzaram por volta de 18h30, no bar do hotel, e protagonizaram um momento de afeto e carinho mútuo. Lyoto, que dava entrevista ao Combate.com, parou o bate-papo para se levantar e abraçar Warlley, que estava efusivo.
Marcio Lyoto e Warlley Alves (Foto: Adriano Albuquerque)Marcio Lyoto e Warlley se abraçam no reencontro no hotel do UFC em São Paulo (Foto: Adriano Albuquerque)
- E aí, cumpadre! Que saudades suas, que bom te encontrar! Você sabe que sou seu fã! - dizia Warlley.
Os dois posaram para foto juntos. Lyoto contou que a amizade entre os dois ficou muito forte dentro da casa, mas garantiu que isso não interfere na luta.
Marcio Lyoto e Warlley Alves (Foto: Adriano Albuquerque)Marcio Lyoto e Warlley Alves posam juntos para o Combate.com (Foto: Adriano Albuquerque)
- O Warlley é esse moleque que você está vendo, brincalhão, sangue muito puro, muito querido. Lá na casa, a gente dormia no mesmo quarto, então estávamos sempre conversando, falávamos de luta, de quem poderíamos pegar. Eu sabia de todas as contusões que ele tinha, que ele estava machucado, ele sabia das minhas. É uma amizade que vou levar para o resto da vida, independente da luta do dia 31. Vamos dar um show, sei que ele vai cobrar o máximo de mim e eu vou cobrar o máximo dele. Dia 31 é porrada, e depois da luta eu pago uma cerveja para ele - explicou o catarinense.
Luiz Dórea e Antônio Carlos "Cara de Sapato" (Foto: Adriano Albuquerque)Luiz Dórea e Antônio Carlos "Cara de Sapato" na
chegada a SP (Foto: Adriano Albuquerque)
Antônio Carlos Cara de Sapato chegou ao hotel por volta de 14h, bem tranquilo, acompanhado apenas do treinador Luiz Dórea. Ele não encontrou Vitor Miranda, que apareceu junto a uma enorme comitiva da Team Nogueira, incluindo os participantes do TUF Rick Monstro e Antônio Montanha e o atual campeão peso-meio-médio do World Series of Fighting (WSOF), Rousimar Toquinho.
Quem também chegou nesta terça ao hotel foi o peso-pesado americano Stipe Miocic, que faz o evento principal da noite contra o brasileiro Fábio Maldonado. Miocic entrou no hotel às 10h, junto ao seu treinador, e não saiu mais. Maldonado, que esteve com a esposa para o nascimento de seu terceiro filho na manhã desta terça, não havia passado no hotel para fazer o check-in com o UFC até o horário do fechamento desta matéria.
Vitor Miranda, Rick Monstro e membros da Team Nogueira (Foto: Adriano Albuquerque)Vitor Miranda (canto direito), Rick Monstro (terceiro da esq. para dir.) e membros da Team Nogueira (Foto: Adriano Albuquerque)
O Combate transmite o TUF Brasil 3 Final neste sábado a partir de 18h30 (horário de Brasília) e o Combate.com acompanha em Tempo Real. Na sexta-feira, canal e site exibem a pesagem ao vivo a partir de 15h40. Confira o card completo:
TUF Brasil 3 Final
31 de maio, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Fábio Maldonado x Stipe Miocic
Peso-pesado: Antônio Carlos "Cara de Sapato" x Vitor Miranda
Peso-médio: Warlley Alves x Marcio Lyoto
Peso-meio-médio: Demian Maia x Alexander Yakovlev
Peso-pena: Rony Jason x Robbie Peralta
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Elias Silvério x Ernest Chavez
Peso-leve: Rodrigo Damm x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Gasan Umalatov
Peso-pena: Kevin Souza x Mark Eddiva
Peso-médio: Wagnão Gomes x Ricardo Demente
Peso-pesado: Marcos Rogério Pezão x Rick Monstro
Peso-galo: Pedro Munhoz x Matt Hobar

Diretora do Comitê Organizador Local: "O que tinha para ser roubado já foi"

Joana Havelange compartilha texto em que critica manifestações contra a Copa. Marco Polo Del Nero cita protesto de professores: "O que a Copa tem a ver?"

Por Teresópolis
3164 comentários
joana havelange twitter (Foto: Reprodução )O texto compartilhado por Joana no Instagram (Foto: Reprodução )
Joana Havelange, diretora do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL), e Marco Polo Del Nero, presidente eleito da CBF (assume em 2015), fizeram críticas às recentes manifestações contrárias à realização da Copa do Mundo no Brasil.
Filha de Ricardo Teixeira e neta de João Havelange, Joana postou um texto em sua conta no Instagram. Um trecho do texto, compartilhado aos seus 671 seguidores, diz que "o que tinha que ser roubado já foi".
- Não apoio, não compartilho e não vestirei preto em dia nenhum de jogo do Mundial. Quero que a Copa aconteça da melhor forma. Não vou torcer contra, até porque o que tinha que ser gasto, roubado, já foi. Se fosse para protestar, que tivesse sido feito antes. Eu quero mais é que quem chegue de fora veja um Brasil que sabe receber, que sabe ser gentil. Quero que quem chegue, queira voltar. Quero ver um Brasil lindo. Meu protesto contra a Copa será nas eleições. Outra coisa, destruir o que temos hoje não mudará o que será feito amanhã.

Del Nero twitter salários professores Copa do Mundo (Foto: Reprodução / Twitter)Del Nero se manifestou no Twitter  (Foto: Reprodução / Twitter)
Marco Polo Del Nero, hoje vice-presidente da CBF e integrante do Comitê Executivo da Fifa, não gostou de a chegada da seleção brasileira ao Rio ser alvo de uma manifestação de professores. Em sua conta no Twitter, Marco Polo escreveu:
- O professor reclama de seu salário. Acho que o educador deve ter o mesmo salário de uma autoridade pública. Mas o que a Copa tem a ver?

Gravação com Rosberg e jogadores da Alemanha acaba em acidente

Após desviar de carro de alemão da Fórmula 1, Pascal Wehrlein, piloto do DTM, atropela duas pessoas durante ação publicitária da Mercedes no norte da Itália

Por San Martino in Passiria, Itália
Comente agora
acidente CT Alemanha gravação comercial (Foto: AFP)Local do acidente de carro durante gravação na Alemanha é isolado pela polícia local (Foto: AFP)
O que era para ser uma ação promocional acabou em um grave acidente. Logo depois de visitarem a concentração da seleção da Alemanha de futebol na pacata cidade de San Martino in Passiria, no norte da Itália, Nico Rosberg (líder do mundial de Fórmula 1), Pascal Wehrlein (piloto alemão do DTM) e mais dois jogadores da seleção (que não tiveram os nomes divulgados) foram participar de uma gravação de uma peça publicitária da Mercedes em estradas próximas ao centro de treinamento.
Wehrlein, de apenas 19 anos, estava guiando um modelo da empresa acompanhado de um dos jogadores, enquanto Nico e outro atleta da seleção estavam em outro modelo. Segundo o jornal italiano "Gazzetta dello Sport", os dois pilotos simulavam uma disputa para a ação promocional. Rosberg teria freado bruscamente e Wherleim, tentando desviar, teria saído da pista e atropelado duas pessoas. De acordo com a publicação, uma das vítimas é um turista de 63 anos, que precisou ser levado de helicóptero para um hospital. Um segurança também se feriu, mas sem gravidade.
acidente CT Alemanha gravação comercial (Foto: AFP)Pacata cidade de San Martino in Passiria, no norte da Itália, vive dia agitado após acidente (Foto: AFP)
Rosberg, Wehrlein e os jogadores da Alemanha não se machucaram. Segundo os jornais europeus, os atletas da seleção alemã que estavam no incidente seriam o zagueiro Benedikt Höwedes, do Schalke 04 (a bordo do carro de Wherleim) e o meia-atacante Julian Draxler (no carro de Rosberg). A Federação da Alemanha não confirmou o nome dos jogadores.
A Mercedes Motorsport confirmou o acidente e afirmou que as vítimas estavam caminhando em uma rodovia que estava fechada para a gravação. A polícia italiana fechou o local.
- Um acidente ocorreu durante a visita ao CT da seleção alemã de futebol. Enquanto dirigia em um circuito fechado, o piloto do DTM Pascar Wehrlein machucou duas pessoas que ele inesperadamente encontrou caminhando no circuito fechado. Não podemos oferecer declarações sobre a gravidade das lesões, já que ambos os feridos estão atualmente passando por tratamento médicos – disse o comunicado oficial da montadora.
Gerente da Federação Alemã de Futebol, o ex-jogador Oliver Bierhoff, em comunicado oficial da DFB, lamentou o acidente e demonstrou pesar com os feridos, que segundo a nota, foram levados imediatamente para o hospital. A entidade, porém, segue sem confirmar o nome dos jogadores envolvidos.

- Em uma ação da nossa parceira Mercedes, houve um acidente grave. Para o nosso grande pesar, duas pessoas se feriram e foram imediatamente levadas para o hospital. No momento, nossos pensamentos estão com os feridos. Não temos outras informações disponíveis. Solicitamos, portanto, que entendam que não temos atualmente nenhuma informação para passar além disso. A DFB vai trabalhar em estreia colaboração com todos os departamentos e agências relevantes - frisou a Federação.
Nico Rosberg e Pascal Wehrlein coletiva treino Alemanha (Foto: AFP)Oliver Bierhoff, Nico Rosberg e Pascal Wehrlein em coletiva no treino da Alemanha (Foto: AFP)

Líder do Mundial de Fórmula 1 e vencedor do GP de Mônaco do último domingo, Rosberg  mostrou sua consternação com o ocorrido:
- Estou chocado  com o acidente. Meus pensamentos estão com as duas pessoas que se feriram. Desejo a elas uma rápida recuperação – escreveu em seu twitter oficial.
Nico Rosberg manda mensagem via Twitter após acidente (Foto: Reprodução/Twitter)

Filho revela que Zagallo mantém desejo de ver todos os jogos do Brasil

Convidado de honra da Fifa na Copa, com direito a jatinho, tetracampeão está internado com infecção na coluna, mas filho tranquiliza fãs

Por Rio de Janeiro
90 comentários
A notícia da internação de Zagallo em um hospital na Zona Oeste do Rio de Janeiro pegou a todos de surpresa às vésperas do início da Copa do Mundo no Brasil. Quatro vezes campeão com a seleção brasileira, o ex-técnico de 82 anos foi internado na segunda-feira, mas a princípio realizaria apenas um exame, como disse o filho dele, Mário Zagallo, em entrevista ao SporTV na noite desta terça. Ele ainda revelou que, em conversa com o pai, Zagallo afirmou que pretende acompanhar todos os jogos da Seleção, já que é convidado de honra da Fifa (assista ao vídeo).
- Primeiramente, o que a gente quer é a saúde do meu pai. Tendo condições, ele falou que tem vontade de assistir a todos os jogos (do Brasil). Vai depender de Deus. E como sei que Deus quer, ele vai assistir aos jogos.
A infecção na região, chamada de espondilodiscite, limitava a movimentação de Zagallo há cerca de 20 dias, e seu filho afirmou que ele já não conseguia mais fazer exames deitado. E foi justamente num dos exames que foi diagnosticada a infecção.
Zagallo sorteio Copa do Mundo  (Foto: EFE)Zagallo é espera em todos os jogos do Brasil
como convidado de honra (Foto: EFE)
- Queria tranquilizar as pessoas. Ele teve uma infecção na costela e veio ontem para cá (hospital) especificamente porque não estava mais conseguindo fazer nenhum exame. Ele teve que se deitar e não conseguiria mais. As pessoas pensam que ele se internou, mas ele veio para cá na realidade fazer um exame, tomou uma sedação para fazer o exame, e nele foi detectada uma bactéria, uma infecção na costela. Essa bactéria a gente não sabe dizer como surgiu, o que tem de bom é que foi descoberta, para a qual pode-se tomar um antibiótico e tem que ser venal (direto na veia), e por isso ele está internado. O antibiótico deve durar mais de dez dias, mas a primeira semana é muito importante para saber o quanto o antibiótico vai combater a bactéria - explicou o filho do tetracampeão mundial.
Zagallo, campeão do mundo como jogador em 1958 e 1962, como técnico em 1970 e como auxiliar-técnico em 1994, foi convidado pela Fifa para assistir a todos os jogos da seleção brasileira, e a entidade ainda disponibilizou um jatinho para as viagens. A estreia do Brasil acontece no dia 12 de junho, em São Paulo, diante da Croácia.

Mano corneta camisa amarela do Timão: "Parece o Borussia Dortmund"

Questionado sobre escolha de fornecedora, técnico faz comparação com time alemão e vê Corinthians descaracterizado com terceiro uniforme

Por São Paulo
guerrero corinthians jogo chapecoense (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)Camisa amarela do Corinthians não agrada a Mano Menezes (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
O técnico Mano Menezes está longe de ser fã do terceiro uniforme do Corinthians – uma camisa amarela em homenagem à seleção brasileira, em ano de Copa do Mundo no país. Questionado sobre a escolha da nova roupa, que estreou em fevereiro deste ano, Mano não escondeu sua estranheza em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira.
– É estranho dirigir o Corinthians de camisa amarela, mais parece o Borussia Dortmund (da Alemanha) do que o Corinthians. Não podem descaracterizar tanto aquela cor que é do clube – disse o técnico.
O uniforme foi criado pela fornecedora de material esportivo do clube, que fez o mesmo com outros quatro clubes que ela patrocina – Santos, Internacional, Coritiba e Bahia. A última vez em que o Corinthians utilizou a camisa amarela foi na vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, dia 4 de maio, pelo Campeonato Brasileiro.
Envolvente, Sampaio Corrêa humilha a Lusa no Canindé e cola no G-4
Time do Maranhão deita e rola: faz quatro gols e desperdiça chance de aplicar goleada ainda maior; Portuguesa, em crise e no Z-4, sai vaiada
DESTAQUES DO JOGO
  • momento decisivo
    1 do 2º tempo
    Márcio Diogo, com um belo chute, faz o terceiro gol do Sampaio Corrêa, logo no início da etapa final, e mata o time da Portuguesa no Canindé.
  • perto do g-4
    Tubarão
    Com a vitória, o Sampaio Corrêa foi a 11 pontos, dois a menos do que o ABC, quarto colocado. Mas o time maranhense ainda tem uma partida por fazer.
  • dentro do z-4
    Lusa
    Com a derrota, a Portuguesa permanece em penúltimo lugar, com cinco pontos. O time está entre os quatro últimos desde a primeira rodada.
A CRÔNICA
por Victor Costa
Com um futebol envolvente, de toque de bola e muita velocidade, o Sampaio Corrêa atropelou a Portuguesa, na noite desta terça-feira, no Canindé. Venceu por 4 a 1 e poderia ter feito muito mais. Mostrou-se atrevido e foi fazendo gol atrás de gol, aumentando ainda mais a revolta dos torcedores da Lusa - em crise, o time permanece na zona do rebaixamento desde o início da Série B do Campeonato Brasileiro, após o longo e desgastante litígio com a CBF por conta da queda no ano passado.
A Portuguesa, que saiu mais uma vez vaiada de campo, segue na penúltima posição, com cinco pontos. Já o Sampaio Corrêa pulou para sétimo, com 11, mas ainda pode entrar no G-4 se vencer o jogo a menos que tem por fazer - dia 7 de junho, contra o Avaí, em São Luís.
O próximo jogo do Sampaio será no sábado, às 16h20, contra o Ceará, no Castelão. Já a Portuguesa vai tentar se reerguer fora de casa - contra o Vasco, no mesmo dia e horário, em Volta Redonda.
Uillian Corrêa Comemora gol do Sampaio Corrêa contra a Portuguesa (Foto: Marcelo Machado de Melo / Agência estado)Uillian Corrêa comemora primeiro gol do Sampaio Corrêa  (Foto: Marcelo Machado de Melo / Ag. Estado)
Jogo a mil
A fria noite paulistana começou bem para o Sampaio Corrêa. Logo aos três minutos, Uilian abriu o placar. O volante avançou tranquilo até a entrada da área, cortou Rudnei e chutou para marcar um belo gol. A Portuguesa sentiu o golpe. Não conseguiu criar jogadas e estava previsível, sempre com avanços pelo lado esquerdo, acionando Eduardo. O Tubarão buscava os contra-ataques e errava menos. E, desta forma, chegou ao segundo gol. Márcio Diogo avançou pela direita e deu uma caneta em Luciano Castán antes de cruzar para Pimentinha ampliar o marcador. O time maranhense ainda teve mais duas chances, mas Tom foi preciso e evitou que a Lusa fosse goleada no primeiro tempo.
A segunda etapa repetiu o início do jogo, com um gol relâmpago do Sampaio Corrêa. Quando o sistema de som do Canindé ainda anunciava as substituições feitas por Marcelo Veiga no intervalo, Márcio Diogo acertou o ângulo de Tom. Com o placar favorável, o time do treinador Flávio Araújo jogava tranquilo e sabia o que fazer quando tinha a posse de bola. Já a Portuguesa estava nervosa em campo e errava muito.
A impressão que se tinha no Canindé era de que o Sampaio Corrêa jogava em casa. Não descansou nem mesmo após o terceiro gol. Ainda colocou uma bola na trave e obrigou Tom a fazer boas defesas. Aos 37 minutos do segundo tempo, Serginho aproveitou pênalti sofrido por Laércio e fez o gol de honra da Lusa. Mesmo assim não deu esperanças à torcida. O público na arquibancada do Canindé parecia saber que o time não teria forças para a reação. Já no minuto seguinte Edgar fez o gol que decretou a goleada. Ao final da partida, as duas torcidas gritavam “olé” a cada toque do Sampaio Corrêa na bola, reconhecendo o time que foi melhor em campo.

Sem falar com a imprensa, Felipão deixa Porto Alegre rumo a Teresópolis

Técnico da seleção brasileira viajou para o enterro do cunhado nesta terça-feira e, durante a noite, voltou para a concentração na Granja Comary

Por Porto Alegre
O técnico Luiz Felipe Scolari deixou Porto Alegre na noite desta terça-feira rumo a Teresópolis, no Rio de Janeiro, para se juntar novamente ao grupo da seleção brasileira na Granja Comary em preparação para a Copa do Mundo. Felipão chegou ao Aeroporto Internacional Salgado Filho sério e sem falar com a imprensa. Em viagem rápida, se despediu do cunhado Nei Canabarro Maia, que morreu na segunda-feira. Ele compareceu ao velório e ao sepultamento, em Canoas, na Região Metropolitana, acompanhado de familiares.
Felipão deixou Porto Alegre sem falar com a imprensa (Foto: Fernanda Canofre/GloboEsporte.com)Felipão deixou Porto Alegre sem falar com a imprensa (Foto: Fernanda Canofre/GloboEsporte.com)

No saguão do aeroporto, antes do embarque, o treinador ouviu palavras de apoio pelos corredores. Seguranças, outros trabalhadores do local e passageiros aproveitaram para desejar "boa sorte" no comando da Seleção no Mundial.
Felipão saiu de Porto Alegre à noite (Foto: Fernanda Canofre/GloboEsporte.com)Felipão saiu de Porto Alegre à noite (Foto: Fernanda Canofre/GloboEsporte.com)
Felipão desembarcou em Porto Alegre pouco depois do meio-dia, e o voo de retorno ao aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, estava marcado para as 21h10. Assim como na ida, não falou com a imprensa quando chegou à capital gaúcha.
Este é o segundo dia de trabalho da seleção brasileira reunida em Teresópolis. Hoje os jogadores serão submetidos a mais exames, e só na quarta-feira começam a trabalhar com bola.
A seleção brasileira faz dois amistosos antes da estreia na Copa: dia 3 de junho, contra o Panamá, no Serra Dourada, em Goiânia, e contra a Sérvia, dia 6 de junho, no Morumbi.
A equipe estreia no Mundial contra a Croácia no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo. Além do duelo com os europeus, a Seleção encara na primeira fase o México, no dia 17, no Castelão, em Fortaleza, e Camarões, no dia 23, no Mané Garrincha, em Brasília.

Julio César próximo de igualar marcas de Leão e Gylmar: "Um feito grande"

Goleiro vai ser titular em sua segunda Copa do Mundo seguida. Taffarel disputou três mundiais como dono da posição e foi campeão no torneio nos Estados Unidos

Por Teresópolis, RJ
 
Quando o árbitro apitar o início da Copa do Mundo, no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo, Julio César se tornará o quarto goleiro na história da seleção brasileira a disputar dois ou mais Mundiais como titular da amarelinha. Antes dele, apenas Gylmar, Taffarel e Emerson já tinham atingido a marca. E dois deles foram campeões do mundo.
Gylmar foi o titular nas conquistas de 1958 e 1962. Taffarel foi o camisa 1 do time canarinho nos Mundiais de 1990, 1994 e 1998 e levantou o caneco nos Estados Unidos. Emerson Leão, por sua vez, era o dono da posição nas competições de 1974 e 1978. Não levantou nenhuma das duas. Como reserva, em 1970, conquistou a taça no México.
- Sendo bem sincero, eu não me sinto titular. Apesar de ter grande força do Felipão, eu estou ao lado de dois jogadores muito bons. Como o Victor falou: "quando você tem uma equipe unida é um puxando o outro". É claro que eu saio na frente. A questão de jogar duas Copas consecutivas é um feito muito grande. Foram poucos. Mas eu quero me juntar a esse grupo.
Julio Cesar Treino Goleiro Seleção Brasileira (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Julio César em ação no treino da seleção brasileira na Granja Comary, em Teresópolis (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

No dia 2, a CBF vai divulgar a numeração oficial da seleção brasileira para a Copa. E Julio César será o camisa 12. Jefferson é o 1, e Victor será o 22.
O Brasil vai estrear na Copa do Mundo no dia 12 de junho, contra a Croácia, na Arena São Paulo. Antes do torneio, porém, o time canarinho vai realizar dois amistosos de preparação: dia 3, o rival será o Panamá, em Goiânia, e, no dia 6, a Sérvia, em São Paulo.