quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ultimate garante UFC 179, disputa de cinturão e quatro eventos no Brasil

Anúncio não especifica local, data ou campeão que lutará no card numerado

Por Rio de Janeiro
39 comentários
Diante de rumores de que o UFC 179 poderia ser transferido para Las Vegas, o Ultimate usou seu site oficial no Brasil para confirmar que o evento será realizado no país, e reafirmar que o Brasil sediará mais quatro cards até o final do ano. Além disso, a organização confirmou que o UFC 179 terá uma disputa de cinturão, que todavia não foi ainda definida.
Vista panorâmica da Arena da Barra no UFC Rio (Foto: Divulgação/UFC)Arena da Barra no primeiro UFC Rio: Brasil receberá nova disputa de cinturão (Foto: Divulgação/UFC)
O mais provável é que José Aldo defenda seu cinturão dos pesos-penas no evento contra Chad Mendes, numa revanche do confronto realizado no Rio de Janeiro em janeiro de 2012 e vencido pelo brasileiro por nocaute no primeiro round. Seu treinador, Dedé Pederneiras, revelou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, que Aldo já se sentia melhor e passaria por uma avaliação médica ainda nesta quarta, que decidiria se ele poderia voltar a treinar sem restrições, mas recusou-se a garantir que o manauara estará pronto para a luta no final de outubro.
O comunicado publicado pelo site oficial do Ultimate no Brasil também não especifica a data e o local do UFC 179, mas fontes com conhecimento das negociações dizem que será em 25 de outubro. O Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e a Arena da Baixada, em Curitiba, são candidatos a sediar o torneio, com São Paulo como uma terceira opção.
- O que podemos antecipar, como um presente para os nossos fãs, é que o UFC 179 será aqui no Brasil - afirmou Grace Tourinho, diretora geral do UFC no Brasil, no site oficial da companhia.
Como anunciado no final do ano passado, o Brasil terminará 2014 com sete eventos do UFC. No primeiro semestre, foram realizados o "UFC: Machida x Mousasi" em Jaraguá do Sul-SC, em fevereiro, o "UFC: Shogun x Henderson 2" em Natal, em março, e o TUF Brasil 3 Final, em São Paulo, em maio. O próximo evento anunciado oficialmente é o "UFC: Pezão x Arlovski", no dia 13 de setembro, primeira visita do UFC a Brasília.
A disputa de cinturão programada para o UFC 179 será a sexta do Ultimate a ser realizada no Brasil. José Aldo esteve em duas das cinco anteriores: no UFC 142, quando derrotou Mendes, e no UFC 163, em agosto de 2013, quando venceu Chan Sung Jung. Em 1998, na primeira visita do UFC ao Brasil, dois cinturões estiveram em jogo: o do peso-meio-pesado (então chamado de peso-médio), entre Frank Shamrock e John Lober, e o do peso-meio-médio (então chamado de peso-leve), entre Pat Miletich e Mikey Burnett. Em agosto de 2011, no retorno do Ultimate ao Brasil após 13 anos, Anderson Silva defendeu o cinturão dos pesos-médios contra Yushin Okami.

Ricardo "Demente" é o mais novo brasileiro a assinar contrato com UFC

Lutador radicado em Ribeirão Preto se destacou no TUF Brasil 3 ao chegar nas semifinais, e bateu Wagnão Silva no card preliminar do UFC São Paulo, em maio

Por Ribeirão Preto, SP
2 comentários
O lutador Ricardo "Demente" Abreu, radicado em Ribeirão Preto, agora faz parte do hall de estrelas do Ultimate Fighting Championship, o UFC. Faixa preta de jiu-jitsu, com títulos nacionais e internacional - inclusive um mundial -, o competidor fica à espera de um chamado da organização para voltar ao octógono.
Assim que recebeu a notícia e assinou contrato, Demente fez questão de agradecer seu principal treinador, Wanderlei Silva, por ter ajudado na conquista de um dos seus sonhos.
Ricardo Demente x Wagnão Gomes UFC TUF 3 (Foto: Marcos Ribolli)Demente assina contrato com UFC e aguarda chamado para "estreia" (Foto: Marcos Ribolli)
- Estou muito feliz. Só tenho a agradecer ao Wanderlei Silva pela força que me deu, aos meus fãs e todos que torceram por mim. Garanto que vou me manter entre os médios e mais experiente, pois não quero perder a minha característica. Quero mostrar ao mundo que tenho fome de vitória - declarou o lutador.
Antes de chegar ao UFC, Demente teve de comprovar seu potencial na casa do TUF Brasil 3. Embora não tenha chegado à final, ele protagonizou uma das melhores lutas da terceira edição do reality show brasileiro ao vencer Guilherme Bomba nas quartas de final.
Depois disso, Demente foi convidado para lutar no card preliminar do UFC São Paulo, no combate contra Wagnão Silva. No segundo round, o jiu-jitsu entrou em ação e, com uma finalização, venceu sua primeira luta no principal octógono do MMA.
- Estou em um momento maravilhoso da minha vida pessoal e profissional, e quero agarrar essa oportunidade, treinando muito para vencer os meus próximos desafios no UFC. É a minha chance de conquistar o sonho de ser campeão mundial, representando minha cidade e meu país - acrescentou Demente, que nasceu no Mato Grosso, mas se mudou para Ribeirão Preto ainda quando criança.
Atualmente, Demente mora, treina e dá aulas de jiu jitsu em Las Vegas, na academia de Wanderlei Silva.

Amazonense Michel Sassarito assina com o XFC e participa de GP até 70 kg

Lutador fechou contrato com a franquia nesta semana e se prepara para estrear em setembro

Por Manaus, AM
Comente agora
Michel Sassarito assina contrato com o XFC (Foto: Divugação)Michel Sassarito assina contrato com o XFC (Foto: Divugação)
Com 10 vitórias e duas derrotas no cartel, Michel Sassarito é um dos fortes nomes do MMA amazonense. Em ascensão e com evolução constante, o atleta da academia SD System assinou contrato com o XFC e se prepara para estrear em setembro, no próximo GP de 70 kg da franquia.
O contrato inicial determina apenas a participação no GP. Caso fique em segundo lugar, assinará por mais três outras lutas. Sendo campeão, “Sassa” renova por seis lutas na franquia internacional.
Animado, o manauara classifica a oportunidade como “grande aprendizado”. A meta, claro, é o avanço ao UFC. Até lá, o foco será todo voltado à nova franquia.
- É como os professores falaram, é uma grande oportunidade. Isso me servirá de muito aprendizado e com toda certeza vou adquirir experiência para o UFC – comentou.
Bitetti Combat - Sassarito e Ceará (Foto: Isabella Pina)Sassarito é atual campeão de dois eventos amazonenses (Foto: Isabella Pina)
Sassa já fez três lutas em 2014 e projeta outras três até o fim do ano. Frequentador assíduo de eventos locais de MMA, é o atual campeão do Rei da Selva e Mr. Cage, principais eventos no Amazonas.
A estreia do manauara ainda não tem data marcada. Segundo Michel, o GP terá início em setembro, mas o evento ainda não confirmou adversário ou dia.

NSAC explica concessão de licença a Belfort: “Solicitação foi sensata”

Chairman diz que entidade entendeu esforço do brasileiro em cooperar
com as regras e detalha a punição dada pelo órgão a Chael Sonnen

Por Las Vegas, EUA
22 comentários
Logo após a reunião mensal da Comissão Atlética do Estado de Nevada, que aconteceu nesta quarta-feira em Las Vegas, o chairman da entidade, Francisco Aguilar, conversou com a equipe do Combate.com para explicar as deliberações do órgão nos casos de Vitor Belfort, que teve a sua licença concedida para lutar na cidade no mês de dezembro, e de Chael Sonnen, que teve a sua licença suspensa por dois anos, além de ter que reembolsar a comissão pelas despesas dos testes antidoping a que se submeteu.
Segundo Aguilar, a diferença de status dos lutadores no momento em que submeteram aos exames surpresas foi o que determinou penas mais ou menos brandas:
- A diferença entre Vitor Belfort e Chael Sonnen é que Belfort estava pedindo por uma licença para lutar em Nevada e Chael estava aqui para participar de uma audiência disciplinar, porque ele já estava licenciado em Nevada. Sonnen era um lutador licenciado que acabou sendo testado em um dos nossos testes surpresas.  Belfort foi submetido a um teste antidoping surpresa em fevereiro, mas ele não tinha aplicado ainda para a sua licença quando fez o teste. Ainda assim, Vitor acabou perdendo uma luta em maio e outra em julho e agora está pedindo para lutar em Nevada em dezembro. Quanto às punições discutidas hoje, eu não acho que o Vitor foi punido. Ele aceitou sua responsabilidade pelas ações e pela aplicação para a licença. Ele veio até nós com uma solicitação razoável e, quando essa solicitação é sensata, nós olhamos para o esforço que o atleta está fazendo para cooperar com as nossas regras.
Vitor Belfort, julgamento (Foto: Evelyn Rodrigues)Agular (primeiro à esquerda) apontou as diferenças entre decisões sobre Vitor e Sonnen (Foto: Evelyn Rodrigues)
O chairman da NSAC ainda explicou que o caso de Chael Sonnen é diferente pelo fato de o lutador ter sido flagrado em dois exames antidoping distintos com cinco substâncias ilegais diferentes - os hormônios de melhora de desempenho EPO (eritripoetina) e HGH (hormônio do crescimento), clomifeno, anastrozol e hCG (gonadotrofina coriônica humana), que aumenta a massa muscular.
- Chael Sonnen foi um caso diferente. Ele tinha uma licença para lutar e foi submetido ao teste surpresa quando já estava licenciado. Testou positivo em dois exames distintos para cinco substâncias ilegais.  Como punição, ele não vai poder lutar em Nevada ou em outra jurisdição por um período de dois anos e essa é uma punição muito significante para qualquer lutador, pois se você olhar para a idade dele e a sua atual situação, dois anos é muito tempo. Sabemos que ele deve participar de uma competição de luta agarrada em agosto, mas nesse caso as nossas regras não se aplicam a esse evento - esclareceu, fazendo referência ao combate entre Sonnen e André Galvão pelo Metamoris 4, que acontece no dia 09 de agosto, em Los Angeles, EUA.
Durante a audiência disciplinar, o “Gângster Americano” ainda foi requisitado para trabalhar em conjunto com a comissão na educação de lutadores e melhoria do programa antidoping da entidade:
- Nós esperamos que Chael possa trabalhar conosco e nos ajudar a entender como nós podemos nos assegurar que, toda vez que um lutador pisar no octógono, ele esteja em uma luta justa.
Francisco Aguilar também ressaltou que, apesar de a NSAC ter concedido a licença para que Belfort enfrente Chris Weidman em dezembro, o lutador firmou alguns compromissos importantes e fundamentais para a obtenção do documento:
- Belfort não pode lutar em qualquer outra jurisdição até o dia 06 de dezembro. Além disso, o  programa antidoping prevê esses testes “surpresas”. Nós aparecemos sem avisar e solicitamos amostras de sangue e urina. O lutador vai pagar pelas despesas com esses testes. Com essas amostras, nós saberemos em que pé ele está. É importante frisar que Belfort será testado onde quer que ele esteja. Podemos mandar um coletor para as Filipinas, Califórnia, para o Brasil ou para qualquer lugar em que ele esteja a fim de que tenhamos as amostras necessárias - finalizou

- Atualizado em

“É muito bom ter o que eu trabalhei duro para conquistar”, diz Belfort

Brasileiro comemora chance de disputar título de Chris Weidman e explica emoção durante audiência da NSAC: “Passou um filme na minha cabeça”

Por Las Vegas, EUA
161 comentários
Vitor Belfort se emocionou durante a audiência de quarta-feira na Comissão Atlética de Nevada, que lhe garantiu a licença para lutar no estado no dia 6 de dezembro contra o campeão peso-médio do UFC, Chris Weidman. Em vários momentos o lutador falou com voz embargada e, conforme explicou, as lágrimas foram de alívio, mas também de felicidade:
- É o meu trabalho todo, de ver o que você conquistou, o sacrifício da Joana e dos meus filhos. A gente está nessa estrada junto e estou muito feliz por essa luta no dia 6 de dezembro aqui em Las Vegas - disse ao Combate.com.
Vitor Belfort Reunião comissão UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Belfort foi liberado para o desafio contra o campeão Chris Weidman (Evelyn Rodrigues)
- Passou um filme na minha cabeça ali naquele momento, mas foi um choro mais de emoção e alegria. O importante é continuar o nosso trabalho, ter paz no processo e alegria na jornada. É muito bom, me sinto como uma criança. Sempre fui transparente e falei a verdade para todo mundo. Esses últimos meses têm sido uma montanha russa, mas você só vence se for verdadeiro consigo mesmo. Ninguém é perfeito, como a Comissão mesmo disse, todos nós cometemos erros. Mas quando você é verdadeiro consigo mesmo e com suas convicções, as coisas acontecem a seu favor. Agora podemos falar sobre o dia 6 de dezembro. O dia está fechado, fizemos esse acordo ontem (terça), a luta será aqui em Las Vegas e é muito bom ter o que eu trabalhei duro para conquistar.  O cinturão com certeza vai estar na minha cintura e vou levá-lo para o Brasil de braço levantado - completou o lutador.
Passou um filme na minha cabeça ali naquele momento, mas foi um choro mais de emoção e alegria. O importante é continuar o nosso trabalho, ter paz no processo e alegria na jornada. É muito bom, me sinto como uma criança"
Vitor Belfort
O “Fenômeno” também explicou que era desejo seu conseguir a licença para lutar em Las Vegas, principalmente para colocar um fim às especulações de que só lutava no Brasil porque somente o país lhe concedia permissão para uso da terapia de reposição de testosterona (TRT), da qual era adepto por questões de saúde. Durante muito tempo, críticos e especialistas questionaram as performances e nocautes do lutador pelo fato de ele fazer uso do tratamento. Quando o TRT foi proibido, em fevereiro passado, Belfort  teve de se retirar do duelo pelo cinturão de Chris Weidman, agendado para maio, a fim de readaptar o seu organismo às novas regras e acabou sendo substituído por Lyoto Machida. Readaptado e sem TRT, o lutador afirma que as pessoas não terão mais desculpa para não lhe dar o reconhecimento que merece:
- Eu pedi essa condição. Quero acabar com esse falatório, quero lutar aqui em Las Vegas para acabar com esses questionamentos. Eu estou preparado, venho me testando e acho que isso é bom. Quando o TRT acabou, todo mundo estava especulando coisas e agora vários caras estão sendo flagrados com substâncias ilegais. Eu estou limpo, e tudo o que está na lista da WADA não está no meu corpo. Eu venho sido muito testado. Ninguém tem sido mais testado no UFC do que eu. Eu acho que é bom eles terem esse novo tipo de teste hoje. Quanto ao fato de dizerem que eu melhorei com TRT, a minha performance sempre foi igual. Antes de enfretar o Anderson Silva eu estava nocauteando vários caras. Se você checar as minhas lutas, os únicos caras para os quais perdi no octógono foram o Anderson e o Jon Jones. Antes disso, eu estava vencendo de forma devastadora. Eu só acho que as pessoas ficam procurando o segredo, querem saber que tipo de movimento eu faço, que tipo de coisas eu tomo, quem é meu médico, que tipo de tênis eu uso para correr. O tênis não faz ninguém correr mais rápido, eu acho que o que acontece é que eu tenho habilidades dentro do octógono. Não quero mais falar de TRT, acho que nós não temos mais que mencionar isso. TRT não te dá vantagem, te deixa no mesmo nível que os demais. É um tratamento que ainda existe na NFL e em outros esportes. Mas agora vai ser bom, porque eu vou lutar com baixa testosterona e ninguém vai ter mais desculpa.
Vitor Belfort Reunião comissão UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Vitor Belfort sorri com seu advogado durante audiência (Foto: Evelyn Rodrigues)
Belfort também falou sobre o resultado do exame antidoping surpresa a que se submeteu em fevereiro e no qual registrou nível de testosterona acima do permitido. Como tinha feito o exame de forma espontânea e ainda não tinha aplicado por uma licença para lutar no estado de Nevada, a divulgação dos resultados era opcional. Porém, em junho, Wanderlei Silva se recusou a fazer um teste antidoping surpresa e foi retirado do duelo contra Chael Sonnen, previsto para o UFC 175, em julho. Para resolver a situação, o Ultimate ofereceu o combate a Vitor, que enfim deu entrada nos documentos para obtenção da licença, divulgando posteriormente o resultado das análises. A luta acabou sendo novamente cancelada porque Sonnen foi pego em dois testes antidoping, mas o pedido de licença do “Fenômeno" foi julgado e liberado na quarta-feira sob algumas condições: de que ele não lute em qualquer outra jurisdição antes do dia 6 de dezembro e que se submeta a testes antidoping surpresa solicitados pela comissão quando e onde o órgão solicitar, se responsabilizando pelos custos.
- Eu mostrei meus testes, o único que tinha dado alguma alteração foi aquele feito em fevereiro. Estava um pouco acima, mas se você falar com um especialista, ele vai explicar que é perfeitamente normal, pelo fato de eu ter tomado a injeção um dia antes. Enfim, o que eu fiz foi abrir a minha privacidade. Vocês tiveram acesso aos testes, viram meus níveis. Eu fui aberto com vocês. Vocês viram tudo. Como falei, eu mesmo já venho me testando e acho que vai ser muito bacana para a minha carreira. Deixei claro para a comissão que vou cooperar no que for preciso. Venho de uma era em que nós lutávamos sem luvas, sem divisão de peso. As pessoas procuram desculpas, os perdedores procuram desculpas, mas os vencedores, não. Eu apoio o que a comissão está fazendo agora e vou cooperar com o que precisar.
Deixei claro para a comissão que vou cooperar no que for preciso. Venho de uma era em que nós lutávamos sem luvas, sem divisão de peso. As pessoas procuram desculpas, os perdedores
procuram desculpas, mas os vencedores, não."
Vitor Belfort
Questionado sobre como foi o período de readaptação após o fim do TRT, Vitor explicou que foi difícil, mas que conseguiu se readaptar sem maiores problemas:
- Só a Joana e os meus filhos sabem. Mas eu tenho muita fé em Deus. A nossa mente é sensacional. A gente usa tão pouco a nossa mente, e a fé é algo que está lá dentro. Difícil eu explicar para você como foi ou o que aconteceu. Às vezes uma coisa que é tão pequena para mim, para alguém é muito grande e vice-versa. O importante é você ser forte e lutar pelo seu objetivo. Hoje a minha forma física esta ótima, pergunte para os meus treinadores, estou muito bem. Estou tomando um remédio todo dia chamado Espírito Santo. Orando e treinando. Isso se chama ética de trabalho. É algo que eu não posso ensiná-lo. Ou você tem ou não tem.
Sobre a disputa de cinturão, o brasileiro só quer saber de comemorar:
- O foco agora não é o Chris Weidman, é o cinturão. Ele tem o cinturão, então é pegar o que é meu. O foco é em mim, no que eu posso fazer para melhorar e para vencê-lo. Meu foco nunca está em quem em vou enfrentar e sim em mim, em como eu posso crescer, como posso melhorar. Ser brasileiro, conquistar algo para o Brasil é algo que se inicia dentro de cada brasileiro. Ali dentro é um esporte e só posso prometer que vou dar o meu melhor. A vitória no dia 6 de dezembro começou hoje, ou melhor, começou lá no início. É um compromisso que eu tenho comigo - finalizou.

Rhodes se machuca, e UFC contrata Joe Riggs para encarar Paulo Thiago

Experiente lutador americano tem cartel com 40 vitórias em 55 combates, vem de seis triunfos consecutivos e foi campeão de reality show do Bellator

Por Rio de Janeiro
22 comentários
O brasiliense Paulo Thiago tem novo adversário no "UFC: Pezão x Arlovski", que será realizado no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, dia 13 de setembro. O americano Mike Rhodes sofreu uma lesão e deixou o card. Com isso, o Ultimate contratou o também americano Joe Riggs como substituto no duelo contra o "Caveira". As informações foram confirmadas pelo Combate.com com fontes próximas à organização.
Montagem Paulo Thiago x Joe Riggs (Foto: Editoria de Arte)Paulo Thiago x Joe Riggs: duelo vai ocorrer em Brasília (Foto: Editoria de Arte)
Paulo Thiago, de 33 anos, tentará se recuperar de uma série de resultados ruins no octógono. Nas últimas oito lutas, foram seis derrotas, mas ainda assim ele continua com prestígio no UFC, que lhe deu mais uma oportunidade. No total, Paulo tem um cartel de 15 vitórias e sete reveses.
Joe Riggs, por sua vez, tem 31 anos e um cartel de 40 vitórias, 14 derrotas e um "no contest" (luta sem resultado). Esta será a quarta passagem dele pelo UFC. Nas três anteriores, foram oito lutas, com quatro vitórias e quatro derrotas. Um desses triunfos, por sinal, foi sobre Nick Diaz. Riggs, que também já lutou no Strikeforce, vem de seis vitórias consecutivas e atuou pela última vez em novembro, pelo Bellator, onde derrotou Mike Bronzoulis por decisão unânime.
UFC: Pezão x Arlovski
13 de setembro, em Brasília
CARD DO EVENTO
Peso-pesado: Antônio Pezão x Andrei Arlovski
Peso-leve: Léo Santos x Lukasz Sajewski
Peso-meio-médio: Serginho Moraes x Santiago Ponzinibbio
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Joe Riggs
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Efrain Escudero
Peso meio-médio: Igor Araújo x George Sullivan
Peso-galo: Jéssica Andrade x Valerie Letorneau

Ju Thai comemora ausência no TUF e cogita Gadelha se vencer na estreia

Mineira enfrenta Joanna Jedrzejczyk neste sábado, pelo peso-palha, no UFC

Por Rio de Janeiro
9 comentários
Juliana Lima MMA UFC (Foto: Divulgação)Juliana Lima mostra confiança antes de fazer sua
estreia pelo UFC (Foto: Divulgação)
Depois de Cláudia Gadelha inaugurar com vitória o peso-palha no UFC, ao vencer Tina Lahdemaki, Juliana Lima tem a missão de manter o Brasil como único país a ter vitórias na categoria até 52kg da organização. Neste sábado, a mineira enfrenta Joanna Jedrzejczyk, em San Jose (EUA), no UFC: Lawler x Brown. E confiança não falta para a lutadora, que prometeu fazer "barba, cabelo e bigode" em cima da polonesa. Assim como Gadelha, Ju Thai, como é conhecida, também faria parte do TUF 20, mas acabou ficando de fora da casa, que vai definir a primeira campeã da divisão no Ultimate. Mas engana-se quem acha que ela lamentou o ocorrido. Pelo contrário, ela chega a dar "graças a Deus".
- Sou profissional, não gosto de misturar o pessoal com o profissional, ficar falando de briguinha, coisinha, por isso, graças a Deus, não estou na casa. O único motivo ruim de não estar lá é não brigar pelo título lá dentro, mas está ótimo. Não convivi com ninguém e não aturei falação - afirmou, em entrevista por telefone ao Combate.com.
Juliana ainda comentou a possibilidade de enfrentar Gadelha em caso de vitória, valendo a chance de disputar o cinturão da categoria na sequência.
- Estou no UFC, nunca escolhi luta, ao contrário de outras lutadoras, que vemos no cartel que foi montado. Luto com qualquer uma. Lutaria tranquilamente com a Cláudia Gadelha e com a cabeça do jeito que estou. Sei das minhas qualidade e das qualidades dela - disparou.
Confira abaixo a entrevista na íntegra:
COMBATE.COM: Como recebeu a notícia de que estava contratada pelo UFC?
Juliana Lima: Recebi a notícia de que ia para o UFC no final do ano passado, no TUF, quando falaram que eu ia participar da casa. Depois me cortaram do TUF e, logo em janeiro, fecharam um contrato comigo de quatro lutas.
Ela (Joanna Jedrzejczyk) tem a mão direita perigosa. O perigo dela é o overhand e o uppercut. Tem uma movimentação boa, mas não movimenta tanto quanto eu. Também tem um bom sprawl no meio do octógono. Ela foge da luta de chão. Eu pretendo fazer barba, cabelo e bigode. Vou trocar, mas se ela bobear, vai cair. E se ela bobear, vou pegar. Farei uma luta de MMA completa."
Juliana Lima
Já conseguiu medir a dimensão do que é lutar no UFC? O que significa isso para você?
É o sonho de todo mundo estar no UFC e agora eu estou lutando. Mas nesse momento não penso muito na grandiosidade disso, porque preciso ficar focada para a luta. Se eu ficar pensando muito, isso vai acabar me distraindo. Sei que estou em um grande evento e, se ganhar, vou vislumbrar o que está acontecendo
Como foi feita sua preparação para enfrentar a Joanna Jedrzejczyk?
Estou me preparando para lutar desde o ano passado, quando achei que ia para o TUF. Treino pesado há muito tempo, desde quando soube que não ia para a casa, porque falaram que eu estava para lutar, então não parei de treinar. Saí do Brasil tem quatro semanas, fui para Nova York, passei três semanas no Renzo Gracie treinando forte, tive vários treinos de boxe, wreslting, treinei com o (Rafael) Sapo, Daniel Gracie, Igor Gracie, então fiz treinos bem bacanas lá. Passei a semana passada em Houston com meu mestre Draculino para os últimos ajustes. A estratégia está traçada desde que soube da adversária. Estou bem treinada, cheguei aqui, treinei com a Alexis Davis e com o marido dela, Flávio. Eles me elogiaram, disseram que estou muito bem, então estou bem confiante.
Pelo que você estudou dela, quais os perigos que ela te oferece e qual o melhor caminho pra você ganhar essa luta?
Ela tem a mão direita perigosa. O perigo dela é o overhand e o uppercut. Tem uma movimentação boa, mas não movimenta tanto quanto eu. Também tem um bom sprawl no meio do octógono, com uma defesa boa de quedas ali. Ela foge da luta de chão. Em várias lutas, ela teve a oportunidade de pegar as costas, mas prefere levanta. Eu pretendo fazer barba, cabelo e bigode. Vou trocar, mas se ela bobear, vai cair. E se ela bobear, vou pegar. Farei uma luta de MMA completa. Vim do muay thai, faço isso há 10 anos, trocação pra mim não é nenhum bicho de sete cabeças, mas meu wresling está muito afiado, eu troco para chegar nas pernas, então vai complicar um pouco mais para ela se defender. E meu jiu-jítsu, do final do ano passado pra cá, evoluiu muito. Antigamente eu trabalhava muito ground and pound e esquecia um pouco do jiu-jítsu, hoje uno meu ground and pound e o jiu-jítsu. Sinto que estou mais completa. É uma luta de MMA. Começa em pé, então vou trocar. Se achar que está bom, sigo em pé. Se não achar, boto pra baixo. E se botar pra baixo, vou pegar.
A Cláudia Gadelha disse, antes da luta com a Tina Lahdemaki, que era considerada pelo Ultimate uma provável desafiante para a campeã do peso-palha. Após vencer, ela disse que pensa em fazer mais uma luta antes de disputar o cinturão. Com você houve alguma conversa deste tipo com o UFC? E em caso de vitória, pensa em um possível duelo brasileiro contra a Gadelha pela chance de disputar o título?
Eu ainda não soube de nada, não me falaram nada. Estou esperando. Quero fazer essa luta de agora, me apresentar bem e espero lutar pelo título rápido. Estou na fila. Mas eu luto com qualquer uma. Estou no UFC, nunca escolhi luta, ao contrário de outras lutadoras, que vemos no cartel que foi montado. Luto com qualquer uma. Lutaria tranquilamente com a Cláudia Gadelha e com a cabeça do jeito que estou. Sei das minhas qualidade e das qualidades dela.
Cláudia Gadelha x Juliana Lima MMA (Foto: Montagem sobre foto de divulgação)Juliana Lima (direita) não descartou um duelo contra Gadelha (Foto: Montagem sobre foto de divulgação)
Se você fizesse um ranking do peso-palha do UFC, onde se colocaria nele?
Deixa eu ganhar essa luta primeiro, que aí penso nisso (risos). Acho que estou ameaçando e deixando muita gente preocupada.
Agora falando sobre o TUF. Quem você acha que é a favorita para se tornar a primeira campeã da divisão?
Tenho duas. Joanne Calderwood ou Carla Esparza.
Vou deixar minha alma lá dentro do octógono. Vou dar meu sangue. Vou ser a Ju Thai que ninguém nunca viu. Mais agressiva, mais técnica e mais experiente"
Juliana Lima
O Dana White disse que metade das meninas da casa não se gostavam. No seu caso, você tem rivalidade com alguém que está no TUF? Tem alguma luta que você gostaria de fazer?
Não tenho rivalidade com ninguém, graças a Deus. Sou mineirinha mesmo, como quietinha pelas beiradas. Não gosto de falação. Fico na minha, fazendo meu trabalho quietinha, porque é a maneira mais fácil de chegar onde quero chegar. Nunca tive problema com ninguém, não conheço ninguém e isso só me fortalece. A partir do momento que tem discussão e começa o bate-boca, sua energia só cai, isso atrapalha e não faz bem espiritualmente pra ninguém. Estou ótima como estou e luto com qualquer uma. Sou profissional, não gosto de misturar o pessoal com o profissional, ficar falando de briguinha, coisinha, por isso, graças a Deus, não estou na casa. O único motivo ruim de não estar lá é não brigar pelo título lá dentro, mas está ótimo. Não convivi com ninguém e não aturei falação.
Para encerrar, o que os fãs podem esperar da Juliana Lima na estreia?
Vou dar minha alma. Vou deixar minha alma lá dentro do octógono. Vou dar meu sangue. Podem esperar que vou fazer barba, cabelo e bigode. Vou lutar em pé, botar pra baixo, se der, vou pegar, se não der, levanto. Vou ser a Ju Thai que ninguém nunca viu. Mais agressiva, mais técnica e mais experiente.
A luta de Juliana Lima abre o "UFC: Lawler x Brown” neste sábado, e o Combate transmite o evento ao vivo e com exclusividade a partir de 17h (horário de Brasília), direto de San Jose, na Califórnia. O Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real e também transmite a luta de Ju Thai ao vivo. Na sexta-feira, site e canal exibem a pesagem oficial ao vivo a partir de 20h. Confira o card:
UFC: Lawler x Brown
26 de julho de 2014, em San Jose (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio: Robbie Lawler x Matt Brown
Peso-meio-pesado: Anthony Johnson x Rogério Minotouro
Peso-pena: Clay Guida x Dennis Bermudez
Peso-leve: Josh Thomson x Bobby Green
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Jorge Masvidal x Daron Cruickshank
Peso-meio-pesado: Kyle Kingsbury x Patrick Cummins
Peso-meio-médio: Hernani Perpétuo x Tim Means
Peso-mosca: Brian Ortega x Mike de la Torre
Peso-leve: Tiago Trator x Akbarh Arreola
Peso-pena: Noad Lahat x Steven Siler
Peso-meio-médio: Gilbert Durinho x Andreas Stahl
Peso-palha: Juliana Lima x Joanna Jedrzejczyk

Matt Brown cria desconforto ao dizer que seria favorito contra "retardado"

Lutador tem histórico de declarações polêmicas e politicamente incorretas

Por San Jose, EUA
12 comentários
Matt Brown UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Matt Brown: mais uma polêmica declaração
(Foto: Evelyn Rodrigues)
O lutador americano Matt Brown enfrenta neste sábado seu compatriota Robbie Lawler no evento principal do "UFC: Lawler x Brown", em San Jose (EUA). Apesar de defender uma série de sete vitórias consecutivas entre os pesos-meio-médios do Ultimate, Brown é novamente considerado a "zebra" no duelo contra Lawler, atual número 1 do ranking da categoria e vencedor de quatro de suas últimas cinco lutas, além de uma contestada derrota para o atual campeão Johny Hendricks.
Ao comentar se algum dia seria considerado favorito numa luta, Brown, sempre franco e direto em suas respostas, acabou sendo insensível e politicamente incorreto.
- Eu espero ser o favorito uma vez que, não sei, talvez eu seja o campeão ou algo assim, ou eles talvez me coloquem contra algum retardado ou algo assim, não sei. Isso é irrelevante para mim - declarou Brown após seu treino aberto em San Jose, de acordo com o site "MMA Junkie".
O termo "retardado" tem sido bastante combatido nos EUA e pelo mundo nos últimos anos, por ser considerado ofensivo às pessoas com deficiência mental e necessidades especiais. Ao ser usado por Brown, suscitou risos nervosos por parte da imprensa presente, que questionou a direção do UFC sobre o assunto. Um representante da companhia declarou ao "MMA Junkie" que o UFC desaprovou a declaração e iria tratar a questão com o lutador.
Brown já foi criticado e punido pelo Ultimate por declarações polêmicas passadas. Em janeiro, ele teve de se desculpar publicamente por críticas machistas ao MMA feminino em seu podcast.
O Combate transmite o "UFC: Lawler x Brown" ao vivo com exclusividade a partir de 17h (horário de Brasília) neste sábado. O Combate.com acompanha em Tempo Real a partir do mesmo horário e exibe em vídeo ao vivo a primeira luta do card, entre Juliana Lima e Joanna Jedrzejczyk. Nesta sexta-feira, canal e site transmitem ao vivo a pesagem oficial do evento às 20h. Confira o card:
UFC: Lawler x Brown
26 de julho de 2014, em San Jose (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio: Robbie Lawler x Matt Brown
Peso-meio-pesado: Anthony Johnson x Rogério Minotouro
Peso-pena: Clay Guida x Dennis Bermudez
Peso-leve: Josh Thomson x Bobby Green
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Jorge Masvidal x Daron Cruickshank
Peso-meio-pesado: Kyle Kingsbury x Patrick Cummins
Peso-meio-médio: Hernani Perpétuo x Tim Means
Peso-mosca: Brian Ortega x Mike de la Torre
Peso-leve: Tiago Trator x Akbarh Arreola
Peso-pena: Noad Lahat x Steven Siler
Peso-meio-médio: Gilbert Durinho x Andreas Stahl
Peso-palha: Juliana Lima x Joanna Jedrzejczyk

Nick Diaz assina novo contrato de três lutas com UFC e volta em 2015

Polêmico peso-meio-médio é considerado potencial adversário para retorno de Anderson Silva ao octógono

Por Las Vegas
28 comentários
Após mais de um ano parado, o lutador americano Nick Diaz está oficialmente de volta ao UFC. O ex-campeão peso-meio-médio do Strikeforce assinou um novo contrato de três lutas com a organização nesta quinta-feira e tem seu retorno ao octógono previsto para o início de 2015.
Diaz é considerado um potencial adversário para o retorno do brasileiro Anderson Silva após sofrer lesão em luta contra Chris Weidman, em dezembro de 2013. O americano não luta há ainda mais tempo, desde março do ano passado, quando foi derrotado por Georges St-Pierre em Montreal, por pontos. Na ocasião, ele afirmou que estava se aposentando do MMA, e só retornaria se recebesse uma chance de disputar o cinturão novamente, ou se fosse uma superluta contra um grande nome como Anderson.
- Eu gostaria de lutar pelo título. Acho que isso seria uma grande coisa e valeria a pena lutar por isso. Quero lutas que me levem à luta pelo título. Quem quer que esteja no caminho e quem quer que tenha o título, é contra ele que vou lutar. Eu estaria interessado em enfrentar (Anderson Silva) e qualquer coisa que vá vender bem. Quanto ao Anderson Silva, acho que seria uma grande luta para as pessoas verem porque ele tem meu tipo de estilo - afirmou Diaz, em entrevista ao site oficial do UFC após assinar o contrato para retornar.
Nick Diaz assina contrato UFC (Foto: Reprodução / Twitter)Nick Diaz assina contrato de três lutas com o UFC e posa ao lado de Lorenzo Fertitta e Dana White (Foto: Reprodução / Twitter)
Quando e se esta luta vai acontecer, ainda não se sabe, mas o "Spider" vem dizendo há meses que pretende retornar apenas em 2015. Coincidentemente ou não, o anúncio do retorno de Diaz também é para o ano que vem, embora o lutador americano tenha se mostrado aberto a voltar antes.
- (Volto) Ano que vem, acho, mas que seja. Eu posso lutar amanhã, hoje à noite... Você tem que fazer o que tem que fazer. (Vim aqui hoje) para acertar as coisas com Dana White (presidente do UFC) e Lorenzo (Fertitta, co-proprietário do UFC) - disse Diaz.
Outra possibilidade para Diaz é entrar na disputa pelo cinturão dos pesos-meio-médios, atualmente nas mãos de Johny Hendricks. Ex-campeão da categoria no Strikeforce, Diaz provocou o rival, com quem já trocou farpas através da imprensa.
- Você tem Johny Hendricks falando muito. Pessoas gritando para mim que não estou no nível do top 10. Você (Hendricks) aprendeu a lutar me vendo lutar. O cara que te treina era alguém que estava na minha era - acrescentou.
Nick Diaz tem 30 anos de idade e luta MMA profissionalmente desde 2001. Com 26 vitórias, nove derrotas e um "No Contest" (luta sem resultado), o lutador californiano tem passagens por organizações como Pride, IFC, Shooto, EliteXC e Strikeforce. O veterano é mais conhecido pelas polêmicas, como brigas com Jason "Mayhem" Miller e KJ Noons e por ter faltado a duas coletivas de imprensa seguidas para uma luta contra Georges St-Pierre, o que resultou na sua retirada do combate que, na época, valeria o título do UFC.

Esposa de Schumacher coloca jato da família à venda por quase R$ 60 mi

Aeronave tem as iniciais do ex-piloto, que está em recuperação das graves lesões sofridas em acidente de esqui

Por Lausanne, Suíça
Comente agora
O alemão Michael Schumacher continua tendo avanços na sua recuperação das graves lesões sofridas em um acidente de esqui no dia 29 de dezembro de 2013. A esposa Corinna o acompanha no hospital em Lausanne, na Suíça, mas também cuida dos negócios da família. Ela procura um comprador para o avião a jato do ex-piloto pelo valor de 20 milhões de euros (quase R$ 60 milhões). A aeronave tem as iniciais do campeão da Fórmula 1 na popa. As informações são do diário alemão Bild.
Schumacher avião jatinho (Foto: Getty Images)Avião a jato de Schumacher tem suas iniciais e está à venda (Foto: Getty Images)
O jato do modelo Falcon 2000EX pode transportar até oito passageiros e chegar à velocidade de 920 km/h. O preço original da aeronave era de 25 milhões de euros (quase R$ 75 milhões), e a família o colocou à venda devido ao seu elevado número de horas de voo.

Melhor que Raikkonen, Alonso diz que
pilota como em 2012: "Auge da forma"

Com enorme vantagem sobre o companheiro de equipe, bicampeão mundial
diz que está conseguindo tirar o máximo de desempenho do carro da Ferrari

Por Budapeste, Hungria
Comente agora
Apesar de não conseguir acompanhar o ritmo da Mercedes, Fernando Alonso acredita que está fazendo uma de suas melhores temporadas pela Ferrari. Com 97 pontos e o quarto lugar do Mundial de Pilotos, o espanhol afirma que está tirando o máximo de desempenho de seu carro. Às vésperas do GP da Hungria, o bicampeão mundial defende que a escuderia italiana já deve ir se estruturando para a próxima temporada, tendo a rival alemã como ponto de referência.

- Creio que cada ano tem sido um pouco melhor que o anterior. Talvez eu tenha alcançado o auge da forma em 2012, porque tudo estava perfeito e lutamos pelo título até a última corrida, com um carro que parecia improvável. O ano passado também foi muito bom, mas acho que em 2014 estou no nível de 2012. Me sinto muito confortável na pista. Temos que começar a próxima temporada mais preparados, principalmente depois que a Mercedes nos mostrou o quão rápidos podem ser os carros turbo.
Fernando Alonso afirma que está pilotando a Ferrari como em 2012 (Foto: Getty Images)Fernando Alonso afirma que está pilotando a Ferrari como em 2012 (Foto: Getty Images)



Sem chances de competir pelo título, Alonso não poupa forças para se sobressair na disputa interna de sua equipe. O espanhol obteve resultados superiores aos de Kimi Raikkonen em todas as 10 etapas disputadas até agora. A diferença entre os dois pilotos é de nada menos que 78 pontos. Enquanto o asturiano tem um pódio, pela terceira posição na China, o "Homem de Gelo" acumula dois sétimos lugares como melhores marcas.

- Não temos condições de brigar por vitórias, mas, em comparação ao meu companheiro, que tem o mesmo carro, acredito que poucas vezes me senti assim. E, fora da pista, temos tido muito mais trabalho que nos outros anos. Com as novas regras, estou praticamente todos os dias no simulador. Tenho passado mais tempo na Itália, mais tempo com a equipe. Por tudo isso, acredito que estou tendo um nível de comprometimento como nunca antes.
Na pista, Fernando Alonso está dominando completamente o companheiro Kimi Raikkonen (Foto: Getty Images)Na pista, Fernando Alonso está dominando completamente o companheiro Kimi Raikkonen (Foto: Getty Images)



Neste fim de semana, as atenções de Alonso estão voltadas para o GP da Hungria, que ele venceu uma vez, em 2003, quando ainda pilotava pela Renault. O espanhol e os outros pilotos da categoria voltam a acelerar nesta sexta-feira, com os primeiros treinos livres no Hungaroring, na capital Budapeste. O SporTV acompanha as três sessões ao vivo. A TV Globo exibe a definição do grid, no sábado, às 9h35 (de Brasília), e transmite a corrida ao vivo, no domingo, às 9h. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.
Horários Circuito GP da Hungria (Foto: Editoria de Arte)



Circuito GP da Hungria (Foto: Editoria de Arte)

CBB garante que Leandrinho, mesmo proibido de treinar, irá ao Mundial

Diretor técnico da entidade diz que atleta, ainda sem contrato e seguro, não
corre risco de ficar fora da competição, entre agosto e setembro, na Espanha

Por São Paulo
Comente agora
Leandrinho Nenê seleção brasileira basquete (Foto: David Abramvezt)Leandrinho espera ter a sua situação resolvida o quanto antes (Foto: David Abramvezt)
A primeira semana de treinos da seleção brasileira para o Mundial de Basquete está chegando ao fim, e Leandrinho segue fora de todas as atividades que envolvam contato físico, atrapalhando assim a sua preparação para a competição, entre 30 de agosto e 14 de junho, na Espanha. Porém, de acordo com o diretor técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini, o ala-armador tem a sua participação no campeonato assegurada.
- O Leandrinho vai participar do Mundial. Isso já está garantido. A gente já conversou. E eu não vejo problema. Sem contrato é realmente muito difícil fazer o seguro. Mas a gente vai alinhar essa situação. Em um ou dois dias, nós vamos acertar tudo isso - afirmou Vanderlei Mazzuchini, na tarde desta quinta-feira.
Como está sem time na NBA, onde atua desde 2003, Leandrinho não está amparado por um seguro que cubra eventuais prejuízos em caso de uma lesão – ao contrário outros três representantes da seleção que atuam na liga profissional norte-americana: Anderson Varejão, Nenê e Tiago Splitter. A exigência de uma apólice acontece por conta dos milionários salários pagos pela NBA. Vendo que o tempo está passando e que a seleção fará apenas duas semanas cheias de treinamento para a Copa do Mundo, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) já se prepara para um plano B. Caso Leandrinho continue sem equipe, a entidade pode fazer algo por conta própria. Porém, assim, o seguro deve custar a "bagatela" de R$ 250 mil, dez vezes menos do que o valor pago quando o jogador tem contrato com uma franquia da NBA.
Enquanto aguarda a definição da sua situação contratual, Leandrinho segue fazendo apenas treinamentos físicos e arremessos com bola. Quando os seus companheiros de seleção parte para as atividades de "cinco contra cinco", o treino coletivo do basquete, o jogador de 31 anos vira um observador de luxo.
- É uma situação meio chata, mas eu preciso ser paciente. Contato físico eu não posso ter. Mas tudo que não tem contato, eu estou fazendo. O técnico Rubén (Magnano) está sendo bastante paciente comigo. A CBB está resolvendo com os meus agentes e as pessoas que estão negociando com os times da NBA. Eu ainda não tenho contrato, mas está sendo negociado. A CBB está fazendo o contato para fazer o seguro, assim como todos foram feitos. Não sei quanto tempo vai demorar isso aí - afirmou Leandrinho.
Leandrinho Alex Garcia Varejão seleção brasileira basquete (Foto: David Abramvezt)Leandrinho recebe orientações ao lado de Alex Garcia e Varejão no treino da seleção brasileira (Foto: David Abramvezt)

É a segunda vez que Leandrinho fica sem time perto de uma grande competição da seleção brasileira. Há dois anos, às vésperas das Olimpíadas de Londres 2012, ele também estava sem clube, e a CBB resolveu o problema pagando R$ 250 mil por um seguro. Desta forma, o ala-armador pôde fazer parte do time que acabou em quinto lugar nos Jogos Olímpicos. Na ocasião, a entidade aguardou até o último momento para decidir pagar o alto valor. Porém, como desta vez Leandrinho não está sendo muito procurado no mercado da NBA, a CBB está bem perto de fazer a apólice por conta própria.
- Não seria a primeira vez. Eu fui para as Olimpíadas sem time, sem contrato e sem nada. A minha vontade de estar com o grupo é muito grande. É um momento muito importante para nós. É uma competição muito forte. Com o grupo todo junto, nós podemos ter um ótimo desempenho e temos tudo para conquistar uma medalha -  disse o paulista.
Sem os treinos de contato com os seus colegas de seleção, Leandrinho procura ficar bem atento aos movimentos propostos pelo técnico Rubén Magnano para ter tentar compensar a perda gerada pela falta do seguro.
- Eu estou sempre vendo as jogadas do time enquanto eu não entro. Quando eu for liberado para treinar normalmente, já vou ter tudo na cabeça. Eu conheço exatamente o grupo e os jogadores. Nós estamos integrados - disse Leandrinho, que está perto de disputar o seu quarto Mundial com a camisa da seleção brasileira.
Leandrinho Nenê seleção brasileira basquete (Foto: David Abramvezt)Leandrinho treina arremessos ao lado dos pivôs Nenê e Tiago Splitter (Foto: David Abramvezt)

Arena Palmeiras faz testes nos sistemas de som e iluminação; veja

Além das novidades dentro do complexo, gramado do Allianz Parque já começa a ganhar retoques de manutenção antes da instalação das traves

Por São Paulo
1485 comentários
Gramado, assentos, revestimento externo, sistema de som e de iluminação. Aos poucos, o Allianz Parque vai ganhando os detalhes finais de sua construção. Com expectativa de ter seus primeiros eventos-teste no fim do mês de agosto, o estádio passa pela sua última etapa de transformação antes da inauguração.

Dentro do estádio, operários se empenham nas instalações das cadeiras. Com 276 refletores instalados, o sistema de iluminação também é testado diariamente. Todos os holofotes estão em funcionamento e já mostram aos torcedores do Palmeiras como ficará a nova casa alviverde nos jogos noturnos.
Arena Palmeiras Alianz obras (Foto: Marcos Ribolli)Refletores estão instalados, e sistema de iluminação especial ajuda no reforço do gramado (Foto: Marcos Ribolli)
Quem passa pela região durante o dia percebe o funcionamento do sistema de som. Agora totalmente sincronizado com os telões - o modelo da nova arquibancada da piscina já transmite imagens de vídeos -, o complexo já toca música e exibe shows dos Rolling Stones em uma série de testes. A banda britânica, aliás, é uma das cotadas para tocar no estádio no início do próximo ano.
Arena Alianz palmeiras obras (Foto: Marcos Ribolli)Gramado da Arena já foi plantado (Foto: Marcos Ribolli)
Totalmente plantado desde o fim da semana passada, o gramado já ganha retoques de manutenção. Além da irrigação, oito máquinas fazem o trabalho complementar que reforçam a fotossíntese da grama, com luzes artificiais. A ideia é fortalecer e acelerar o enraizamento do campo.

Atualmente, o espaço apresenta aspecto inacabado, com placas de grama encaixadas lado a lado. Somente após o enraizamento total que a empresa contratada pela WTorre dará sequência na instalação das traves e na pintura das linhas do gramado, o que deve ocorrer no próximo mês.
Arena Alianz palmeiras obras (Foto: Marcos Ribolli)Arena será inaugurada ainda neste segundo semestre (Foto: Marcos Ribolli)
Apesar da indefinição sobre a inauguração da Arena, a WTorre e a AEG (gestora de eventos do estádio) trabalham para preencher o calendários de eventos do local e ter a apresentação de uma banda internacional ainda neste ano. No fim do próximo mês, o Allianz Parque deve dar início a uma série de até cinco eventos-teste no complexo antes da grande festa que marcará o retorno do Palmeiras para a sua casa.
Mosaico arena Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)Arena Palmeiras, o Allianz Parque, passa por testes de iluminação (Fotos: Marcos Ribolli)

Perto de Dérbi, Elias avisa: "Palmeiras sempre será o maior rival"

Revelado pelo clube alviverde, volante mostra respeito e esquece outros adversários históricos. Ele busca primeiro gol no clássico

Por São Paulo
295 comentários
Elias pede de dois a três jogos para ficar 100% em campo (Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)Elias acredita que Palmeiras é o maior rival
(Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
De volta ao Corinthians, Elias está ansioso por seu primeiro clássico na nova passagem pelo clube alvinegro. Acostumado a brilhar em jogos maiores, o volante mostrou muito respeito ao Palmeiras, rival deste domingo, às 16h (horário de Brasília), na Arena do Timão. Nem mesmo a rivalidade mais aquecida com o São Paulo nos últimos anos impede Elias de dizer que não há como tirar do clube alviverde o título de maior adversário do Corinthians.
– O Palmeiras é o rival eterno do Corinthians. São clubes grandes que sempre se enfrentaram e se respeitaram. Considero, sim, que o Palmeiras sempre será o maior rival – disse o volante.
Com Elias, o respeito ao Verdão é ainda maior. Sem provocações, como faz com o São Paulo, o volante só agradece ao rival. A explicação é simples. O Palmeiras foi o primeiro clube que abriu as portas ao corintiano, que atuou na base alviverde por oito anos.
– Foi lá onde comecei tudo, onde criei meu sonho de virar jogador profissional. Hoje sou jogador do Corinthians, sempre fui corintiano e criei minhas raízes aqui. Respeito muito o Palmeiras, mas sou jogador do Corinthians – disse o volante.
Neste domingo, Elias busca seu primeiro gol em Dérbi. Na sua primeira passagem pelo Timão, entre 2008 e 2010, ele brilhou bem mais contra o São Paulo: foram cinco gols. Contra o Santos, outro rival, o volante marcou uma vez.

Mané Garrincha: primeiro evento após a Copa será um casamento coletivo

Estádio será palco da união de 100 casais em evento promovido pela Secretaria de Justiça do DF. Governo prevê pelo menos seis jogos de futebol ainda este ano

Por Brasília
45 comentários
TR Estádio Mané Garrincha dia (Foto: Getty Images)Mané Garrincha será palco de casamento coletivo no próximo sábado (Foto: Getty Images)
Duas semanas depois de receber a última partida na Copa do Mundo - derrota do Brasil para a Holanda, por 3 a 0, na disputa de terceiro lugar -, o Mané Garrincha voltará a abrir os portões neste fim de semana. No entanto, não será para um jogo de futebol. O primeiro evento na arena de Brasília após o Mundial será uma cerimônia de casamento coletivo, marcada para sábado, às 17h.
A ação faz parte do projeto Alma Gêmea, desenvolvido há dois anos pela Secretaria de Justiça, do Governo do Distrito Federal (GDF). Ao todo, 100 casais vão participar da cerimônia no estádio. Esta será a décima edição do casamento coletivo, que já foi realizado em outros pontos turísticos da cidade como a Praça dos Três Poderes, o Museu da República, a Ponte JK e a Torre de TV Digital.
O evento ocorrerá na área de hospitalidade da arena, mas também foram reservados alguns espaços na arquibancada inferior e o local que recebeu a zona mista durante a Copa. O espaço usado no Mundial para as entrevistas dos jogadores será o ponto de concentração das noivas antes da cerimônia.
governo prevê seis jogos ainda este ano
Segundo o GDF, além de eventos institucionais, o Mané Garrincha também deve voltar a receber em breve shows e jogos de futebol. Ao menos seis partidas e quatro atrações musicais estão sendo negociadas para o segundo semestre.
A arena volta para a rota dos grandes eventos esportivos nas Olimpíadas Rio 2016, quando será uma das cinco sedes do futebol. O Mané Garrincha também será usado na Universíade de 2019, competição universitária que reunirá mais de 12 mil atletas em Brasília. No entanto, é possível que até lá o estádio não esteja mais sob administração do GDF. Um estudo de viabilidade econômica está sendo realizado e há a possibilidade de a gestão ser passada para uma empresa privada por meio de licitação.

Criciúma obtém efeito suspensivo e
recupera pontos até novo julgamento

Punido por escalação irregular de Cristiano, clube catarinense tem recurso aceito e
passa de 11 a 14 pontos no Brasileirão até que Pleno da entidade julgue o recurso

Por Criciúma, SC
91 comentários
Cristiano Criciúma atacante (Foto: João Lucas Cardoso)Atacante Cristiano foi escalado de forma irregular na segunda rodada (Foto: João Lucas Cardoso)
O Criciúma conseguiu, de forma temporária, reaver os três pontos perdidos pela escalação irregular do atacante Cristiano. O relator Jurandir Ramos de Souza aceitou o pedido de efeito suspenso requisitado pelo clube catarinense logo após o julgamento realizado no dia 10 de junho. Desta forma, o Tigre passa de 11 a 14 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro até que o julgamento do recurso feito ao pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
O Tricolor foi informado que o efeito suspensivo seria concedido na noite da última quarta-feira, e nas próximas horas a CBF será notificada de que os pontos perdidos em julgamento devem retornar, ainda que temporariamente, ao clube. Assim, a equipe passa da 14ª para a 12ª colocação no Brasileirão. O pedido de efeito suspensivo foi embasado na alegação de erro em comunicação do STJD à CBF, em que não constava punição em vigor ao atacante Cristiano nos registros da entidade.
O Tigre não pretende se pronunciar sobre o assunto até que o recurso seja julgado pelo Pleno do STJD. O departamento jurídico do Criciúma entrou com o pedido de novo julgamento no primeiro dia após o recesso do tribunal em virtude da Copa do Mundo, no dia 14 deste mês. Até o momento, não foi marcada a data da audiência.

Entenda o caso
Pela segunda rodada  do Campeonato Brasileiro, o atacante Cristiano foi escalado para o jogo diante do Goiás, em que os catarinenses perderam por 1 a 0, fora de casa, quando tinha punição recebida no ano passado a ser cumprida. O Tigre foi denunciado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que indica: "Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”. A pena é de “perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100 (cem reais) a R$ 100.000 (cem mil reais)”.
Quando defendia o Naviraiense, no ano passado, Cristiano foi expulso por agressão a um adversário. Ele foi punido com cinco jogos de suspensão. Porém, só cumpriria um, automaticamente, na segunda partida diante do Paysandu, pela Copa do Brasil. Posteriormente, o atacante não voltou a disputar competições nacionais e não pôde terminar de “pagar” a pena naquele mesmo ano. O jogador foi contratado após o Campeonato Paranaense, no qual defendeu o Londrina, e o Tigre alega que não havia restrições. Ele chegou a entrar em campo por 35 minutos contra o Goiás, fazendo sua estreia sem que o clube soubesse da suspensão. No julgamento, em 10 de junho, os advogados do time catarinense alegaram que os sistemas da CBF não apresentavam registros de que o atleta tinha partidas de pena a cumprir. Além da perda de três pontos, o Criciúma recebeu multa de R$ 1 mil.

Protesto contra votação pela internet ironiza supostos sócios "fantasmas"

Manifestação reuniu cerca de 50 torcedores antes de reunião que pode aprovar voto online. Ex-dirigente quase foi agredido. Santistas ainda queimaram um computador

Por Santos, SP
52 comentários
Cerca de 50 torcedores do Santos se reuniram para manifestação, em frente à Vila Belmiro, contra o voto à distância na eleição deste ano, em dezembro - a possibilidade será discutida na reunião do Conselho Deliberativo do Peixe, nesta quinta-feira. No protesto, um computador foi queimado pelos santistas.
Protesto Vila Belmiro voto pela internet (Foto: Cristiane Amaral / TV Tribuna)Em protesto contra o voto pela internet, torcedores botam fogo em computador (Foto: Cristiane Amaral / TV Tribuna)

A manifestação foi marcada por músicas ironizando a existência de supostos sócios “fantasmas” no clube, segundo denúncias de oposicionistas na quarta-feira – em nota, o Alvinegro disse que associados irregulares estão bloqueados. Um dos cânticos entoados foi “Uh, terror, o Nardoni é do Santos”, alusivo à alegada presença de Alexandre Nardoni, acusado do assassinato da filha Isabella em 2008, no quadro associativo do Peixe.
Protesto Vila Belmiro voto pela internet (Foto: Bruno Giufrida)Antes de ser queimado, computador serviu para ironizar voto de "fantasma" (Foto: Bruno Giufrida)
O protesto transcorria de maneira pacífica – com um torcedor fantasiado de fantasma "votando" no computador que seria queimado em seguida – até um antigo integrante do Comitê de Gestão, Caio Di Stefano, aparecer. Alguns torcedores tentaram ir para cima do ex-dirigente, mas seguranças do clube conseguiram acalmar os ânimos.

Dos cerca de 60 mil associados do Santos, a estimativa é que 33 mil estejam aptos para votar no pleito, agendado para 6 de dezembro. As chapas não estão definidas. A “Eu Sou Santos”, ligada à situação, ainda não divulgou quem será o candidato à presidência. Na oposição, é possível que sejam feitas alianças. Na entrevista coletiva de quarta-feira, por exemplo, três grupos contrários à diretoria estiveram juntos: Terceira Via, Associação Santos Sempre Santos e Resgate Santista.
*Bruno Giufrida colaborou sob a supervisão de Lincoln Chaves
Protesto Vila Belmiro voto pela internet (Foto: Cristiane Amaral / TV Tribuna)Oposicionistas são contrários ao voto online, que pode ser aprovado no Conselho (Foto: Cristiane Amaral / TV Tribuna)

Mais maduro, Kaká revela sonho do título do Brasileirão pelo São Paulo

Neste domingo, o Esporte Espetacular exibe entrevista exclusiva de Kaká, que conta querer a taça brasileira no seu currículo antes de ir para o americano Orlando City

Por São Paulo, SP
25 comentários
O bom filho à casa torna, já diz o ditado. Como um filho exemplar e dedicado, Kaká voltou para o São Paulo para ficar até o fim do ano. Desde 2003 no futebol europeu, o meia fechou contrato com o Orlando City, time dos Estados Unidos, mas como a temporada da liga norte-americana só começa em 2015, ele foi emprestado ao clube paulista que o revelou, e sonha ser campeão brasileiro. Domingo, dia em que ele deve estrear, o Esporte Espetacular exibe uma entrevista exclusiva do jogador, com Glenda Koslowsky (clique no vídeo e confira a chamada).
- Eu estou superfeliz de estar de volta, 11 anos depois, ao clube onde eu cresci, onde eu fui formado. Está sendo um momento muito legal da minha vida e a da minha carreira. Gostaria muito de ser campeão brasileiro, de ter esse título no meu currículo. Acho que o futebol brasileiro está passando por um momento difícil e precisa urgentemente de algumas mudanças -  disse.
Kaká deu entrevista para o Esporte Espetacular (Foto: Reprodução TV Globo)Kaká deu entrevista para o Esporte Espetacular (Foto: Reprodução TV Globo)
Na bagagem, Kaká não traz apenas mais idade, mais experiência, fluência em idiomas estrangeiros e conhecimento de futebol. Ele traz também a lembrança dos rostos que o cercavam no clube e uma família completa.
- Fiquei dos 8 anos ao 21, saí daqui solteiro, sem filho, sem nada, só falava português, agora volto com dois filhos, casado, uma bagagem imensa, falo português, italiano, espanhol e um pouquinho de inglês. Então, muito legais as coisas que o futebol me proporcionou. Eu tenho que agradecer muito. Volto muito mais maduro, muito mais experiente. Mas é muito legal que na grande maioria são as mesmas pessoas, a tia da cozinha, o pessoal da lavanderia, os seguranças. Mudaram algumas também, mas a grande maioria é a mesma. Então tem esse sentimento de estar voltando para casa mesmo. É gostoso, eu passo lá e falo, "e a aí tia, como é que tá?", "aí, meu filho cresceu", converso com os seguranças, converso com o pessoal do clube, muito legal, o pessoal que cresceu comigo da assessoria de imprensa, é muito bacana.
Kaká assistiu à Copa do Mundo no Brasil e, sem ressentimentos, falou da sua não convocação e, também, do drama vivido pela Seleção. Na entrevista ao Esporte Espetacular, Kaká também fala do atual momento do futebol brasileiro, das diferenças de tática e de treinamentos dos clubes europeus e muito mais. Não perca, domingo.

- Eu fiz tudo o que podia, dentro das minhas decisões, dentro da minha dedicação, dentro da minha vontade para estar na lista final da Copa, aí a escolha final foi do treinador. Maior respeito pela escolha, por isso eu não tenho nenhum sentimento de frustração quando em relação a isso.