sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Carol Muniz, musa do Bahia, posa de maiô decotado e mostra suas curvas

A modelo assumiu recentemente o namoro com o futuro presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. A diferença entre os dois é de 45 anos.

do EGO, no Rio
Carol Muniz, a musa do Bahia, fez um ensaio com alguns modelos de maiô decotados para uma revista e mostrou suas curvas. A modelo, que assumiu estar namorando o empresário e futuro presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, 73 anos, foi fotografada por Davi Borges.
ego nas redes sociais
Em entrevista ao EGO, Carol contou que os dois já estão juntos há um mês: "Tudo fluiu naturalmente. A gente tem afinidade e as coisas aconteceram. Ele é uma pessoa muito tranquila, madura e fácil de lidar".
A modelo disse ainda que a diferença de idade não é um problema: "Não tenho medo de ser chamada de interesseira. Nem procuro saber o que as pessoas estão falando e de preconceito. Deixa que digam, que pensem, que falem. Nem ouço críticas", diz ela. Ela garante ainda que o sexo também não deixa a desejar. "É ótimo! Estou muito feliz e bem resolvida", arremata ela, sem pestanejar
Carol Muniz faz ensaio (Foto: Davi Borges/Thomaz Assessoria)Carol Muniz faz ensaio (Foto: Davi Borges/Thomaz Assessoria)
Carol Muniz posa de biquíni (Foto: Davi Borges / Thomaz Assessoria)Carol Muniz posa de biquíni (Foto: Davi Borges / Thomaz Assessoria)

Carol Muniz posa de biquíni (Foto: Davi Borges / Thomaz Assessoria)Carol Muniz posa de biquíni (Foto: Davi Borges / Thomaz Assessoria)
Carol Muniz faz ensaio (Foto: Davi Borges / Thomaz Assessoria)Carol Muniz faz ensaio (Foto: Davi Borges / Thomaz Assessoria)
Carol Muniz faz ensaio (Foto: Davi Borges/Thomaz Assessoria)Carol Muniz faz ensaio (Foto: Davi Borges/Thomaz Assessoria)

Bethe: "Miesha me desafiou para sair na porrada. Espero que não arregue"

Peso-galo potiguar diz que, se luta acontecer, vencerá a americana de um jeito que prove que ela é a próxima desafiante ao cinturão de Ronda Rousey

Por Rio de Janeiro
Ousada. Essa palavra define Bethe Correia, segundo ela mesma. Nordestina sem medo de cara feia e guerreira na essência, a potiguar de 31 anos e invicta em nove lutas no MMA responde aos desafios sem pestanejar. Provoca e desafia quem aparece em seu caminho, e não se intimida nem mesmo com a intimidadora Ronda Rousey, campeã de sua categoria no UFC. Disposta a enfrentar quem o UFC colocar em seu caminho rumo ao cinturão, a brasileira começa a criar a sua própria imagem no maior torneio de MMA do mundo.
Bethe Pitbull Correia passa férias em Campina Grande (Foto: Rammom Monte/ GloboEsporte.com)Bethe Correia diz esperar que luta com Miesha Tate aconteça, e seja disputada em pé (Foto: Rammom Monte)
- Eu sou muito autêntica e muito ousada. Com três meses de treino eu estreei no MMA, porque ficava gritando para os meus treinadores na academia que eu queria lutar. Não adianta você tentar ser algo que você não é. Soa falso. No UFC você não precisa provocar, basta ser você e o público gostar do que você é. É mostrar a sua personalidade. O Georges St-Pierre ganhou o mundo sendo aquele cara diplomático, de terno. Ele criou o personagem sendo o que ele é. Criou uma referência, e eu vou fazer da mesma forma. Vou fazer o mesmo, porque isso agrada o público. Acho que as mulheres se retraem muito, com medo da ronda, de terem o dedo apontado para si. Se eu andar bonitinha, certinha, muitos vão me criticar mesmo, então pelo menos vou fazer as coisas do meu jeito. Eu não tenho medo de nada nem de ninguém. Nem da morte. Estou nesse mundo para lutar. Sou uma lutadora na essência, sou uma guerreira dessa geração.
Eu não tenho medo de nada nem de ninguém. Nem da morte. Estou nesse mundo para lutar. Sou uma lutadora na essência, sou uma guerreira"
Bethe Correia
Desafiada por Miesha Tate, que disse que uma luta entre as duas seria ótima para o público, Bethe tem na ponta da língua uma resposta desafiadora para a americana.
- Miesha Tate tem uma parte de luta agarrada muito boa, ela é completa. Mas ela me desafiou para sair na porrada, e eu só espero que, se nós lutarmos, ela não arregue. Eu não estou arregando do chão, confio muito no meu jiu-jítsu e judô já pensando no futuro. Mas eu amo colocar a mão na cara das pessoas, principalmente de quem me desafia. Eu bato com mais gosto. Por isso falei pra ela reforçar o protetor bucal, porque eu vou mirar muito na boca, por ela ter me chamado para a briga. Quero que ela cumpra a palavra dela e venha para a trocação, que foi o que ela pediu. Eu não entendi bem o porquê de ela ter se metido nessa história. Eu acho que ela  viu que o foco estava em mim. A Tate teve a chance dela duas vezes de lutar contra a campeã e conquistar o cinturão do UFC, e não soube aproveitar. Agora ela está vendo que eu estou mais próxima que ela e está querendo pegar uma carona. Mas se eu precisar lutar com todas as atletas da categoria, seja quem for, eu vou lutar para ter a minha chance de enfrentar a campeã. Vou lutar todos os dias para ser a próxima desafiante.
Bethe Correia X Shayna Baszler, Pesagem UFC 177 (Foto: Evelyn Rodrigues)Brasileira faz encaradas fortes, como contra Shayna
Baszler no UFC 177 (Foto: Evelyn Rodrigues)
Bem ao estilo que Dana White gosta, Bethe mostra um temperamento guerreiro, que não deixa dúvida que a resposta será "sim" a qualquer desafio que receba.
- Eu deixei bem claro para o UFC e para o mundo que eu não sou mulher de correr. Eu não sou mulher de ser desafiada e ficar quieta e calada. A Tate procurou e ela vai achar. Se o UFC quiser, eu vou lutar com ela e eu vou ganhar de uma forma que vai convencer o mundo todo de que a próxima tem que ser a Ronda. Eu vou provar que estou pronta para ser a campeã.
Perguntada sobre a razão pela qual seu nome começa a despontar, Bethe garante que tudo é consequência do seu trabalho e de sua obstinação pelo seu objetivo, que é ser campeã.
- É o reconhecimento de muito trabalho. Eu batalhei muito e fui atrás de ser reconhecida, de ganhar o respeito tanto dos fãs quanto do UFC. Eu comecei devagar, mostrando luta a luta o meu desempenho e o meu potencial. A minha evolução está sendo acima do normal, e por conta disso eu acho que está na hora de eu lutar contra a campeã. Eu fiz isso, e chamei a atenção para mim. Eu criei um estilo e uma história contra a campeã. As pessoas passaram a olhar para a Bethe como lutadora e como pessoa da mesma forma: ousada.

Dana: "Se Aldo vencer mais algumas lutas, pode enfrentar Pettis nos leves"

Presidente do UFC diz que tudo pode acontecer no MMA e festeja "bom problema" por haver tantos potenciais desafiantes entre os pesos-penas

Por Rio de Janeiro
Dana White UFC 177 (Foto: Evelyn Rodrigues)Dana vê como possível a ida de Aldo para os leves e
a luta contra Anthony Pettis (Foto: Evelyn Rodrigues)
Já no Rio de Janeiro para acompanhar o UFC Rio 5, o presidente do UFC, Dana White, disse em entrevista ao site "MMA Junkie" que José Aldo pode vir a se transferir para os pesos-leves, caso vença mais algumas lutas nos penas, categoria da qual é campeão mundial e na qual está invicto há quase nove anos.
- Se José Aldo vencer mais algumas lutas, podemos conversar sobre ele enfrentar Anthony Pettis. Essa luta pode mesmo acontecer. No MMA e no UFC qualquer coisa pode acontecer.
Para o dirigente, a divisão dos penas é uma das mais fortes, senão a mais forte do UFC. E isso cria o que ele chama de "bom problema".
- A divisão dos penas está pegando fogo, por ter diversos lutadores capazes de disputar o cinturão com condição de conquistá-lo. Isso é um problema ótimo de se ter. Quem não quer ter um problema desses? Ter que escolher entre quatro ou cinco excelentes lutadores para disputarem um cinturão na sua organização?
UFC 179
25 de outubro de 2014, no Rio de Janeiro (RJ)
CARD PRINCIPAL
Peso-pena: José Aldo x Chad Mendes
Peso-meio-pesado: Glover Teixeira x Phil Davis
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Hans Stringer
Peso-pena: Darren Elkins x Lucas Mineiro
Peso-leve: Diego Ferreira x Beneil Dariush
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: William Patolino x Neil Magny
Peso-leve: Yan Cabral x Naoyuki Kotani
Peso-mosca: Wilson Reis x Scott Jorgensen
Peso-pena: Felipe Sertanejo x Andre Fili
Peso-leve: Gilbert Durinho x Christos Giagos
Peso-leve: Fabrício Morango x Tony Martin

Mendes mostra certeza de vitória contra Aldo: "Minha hora de ser rei"

Desafiante ao título dos pesos-penas neste sábado, americano ressalta sua evolução na luta em pé e aprendizado com derrota no primeiro duelo

Por Rio de Janeiro
Quem viu Chad Mendes em janeiro de 2012 e vê agora pode notar facilmente a diferença de postura após dois anos e meio da sua única derrota na carreira, contra José Aldo, no UFC 142. O desafiante ao título dos pesos-penas hoje mostra muito mais confiança e empolgação com a possibilidade de dar o troco no brasileiro, que será seu rival mais uma vez, neste sábado, no UFC 179, no Maracanãzinho. Nesta quinta-feira, o americano analisou a evolução do seu jogo desde o primeiro confronto e mandou um recado para Aldo: é sua vez reinar sobre a divisão até 66kg.
Treino UFC Maracanã - Chad Mendes (Foto: André Durão)Treino UFC Maracanã - Chad Mendes (Foto: André Durão)
- Obviamente minha trocação é onde melhorei mais. Meus técnicos no Team Alpha Male me ajudaram a evoluir, evoluí uma tonelada na luta em pé e com isso meu jogo de MMA melhorou. Agora estou misturando mais as quedas com a trocação e estou muito bem. Não será só uma luta, será uma guerra. Não é só sobre o título, é sobre redenção e revanche. É a minha hora de ser o rei - afirmou Mendes, em conversa com a imprensa após o treino aberto desta quinta-feira, no estádio do Maracanã.
Chad também salientou o quanto melhorou na questão psicológica. Ele admitiu ter se sentido intimidado na primeira vez que veio ao Brasil para enfrentar Aldo, mas disse ter servido como aprendizado para destronar o atleta da casa.
- Eu sinto que melhorei minha confiança, acrescentei mais ferramentas e estou mais confortável no octógono. Tinham muitos buracos no meu jogo e agora me sinto pronto para ser campeão. Tenho uma ótima estratégia e vou surpreender a todos. Ele vai perder.
O peso-pena ainda reconheceu ter sentido a pressão dos torcedores na primeira vez, mas que isso não irá se repetir.
- Honestamente, para mim não é nada novo isso (de lutar no Brasil). Me sinto muito mais confiante e ganhei muita experiência com a primeira vez que lutamos. É a segunda vez que vou lutar com José Aldo e, na primeira, eu fiquei intimidado. Agora sinto que estou mais forte, mais rápido e acredito que vou bater este cara - concluiu.
O UFC Rio 5, ou UFC 179, será realizado a partir das 21h (de Brasília) deste sábado, no Maracanãzinho, com transmissão ao vivo do Combate e acompanhamento em Tempo Real do Combate.com. Na sexta-feira, canal e site transmitem a pesagem oficial do evento, às 16h.
UFC 179
25 de outubro de 2014, no Rio de Janeiro (RJ)
CARD PRINCIPAL
Peso-pena: José Aldo x Chad Mendes
Peso-meio-pesado: Glover Teixeira x Phil Davis
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Hans Stringer
Peso-pena: Darren Elkins x Lucas Mineiro
Peso-leve: Diego Ferreira x Beneil Dariush
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: William Patolino x Neil Magny
Peso-leve: Yan Cabral x Naoyuki Kotani
Peso-mosca: Wilson Reis x Scott Jorgensen
Peso-pena: Felipe Sertanejo x Andre Fili
Peso-leve: Gilbert Durinho x Christos Giagos
Peso-leve: Fabrício Morango x Tony Martin

McGregor não se intimida no Rio e dispara: "José Aldo, uh, vai morrer!"

Torcedores brasileiros insultam, xingam, vaiam e até desafiam "falastrão" irlandês, que dá show particular em sessão de perguntas e respostas

Por Rio de Janeiro
Se Chael Sonnen impressionou ao falar mal dos brasileiros em pleno Rio de Janeiro em 2012, Conor McGregor o superou nesta sexta-feira. O peso-pena irlandês, tido como o próximo desafiante número 1 e conhecido por sua língua afiada, não se intimidou frente à torcida brasileira e deu um show particular na sessão de perguntas e respostas que precedeu a pesagem oficial do UFC Rio 5 (UFC 179), no Maracanãzinho.
Pesagem UFC (Foto: André Durão)Conor McGregor beija o muque ao subir ao palco para sessão de perguntas e respostas (Foto: André Durão)
Com um terço das arquibancadas reservado para o evento e lotado de fãs, McGregor, que já deu declarações de que venceria José Aldo com facilidade, suportou insultos, xingamentos, vaias e até desafios da plateia, e os respondeu com desenvoltura, senso de humor e confiança incomuns. Ele já subiu ao palco sob vaias, mas, vestido com um terno listrado e gravata, beijou o muque e disse, "Olá, Senhoritas!" em perfeito português. Logo na primeira pergunta, sobre sua expectativa para a luta de sábado à noite entre Aldo e Chad Mendes, disparou:
- Acredito que vai ser uma boa luta. Mas não importa qual vai ser o resultado. Só tem um campeão aqui, e todo mundo sabe que ele está aqui no palco agora. Eu vou levar o cinturão do garoto da casa - afirmou McGregor, vaiado maciçamente assim que o tradutor Derek Lee repetiu sua resposta em português.
A partir daí, a hostilidade do público cresceu a cada declaração bombástica de McGregor, que não recuava. A apresentadora Paula Sack teve dificuldades para conter os ânimos dos torcedores, que não pegaram leve com o lutador. Quando o famoso grito de "Uh, Vai Morrer!" começou a ecoar pela arena, o irlandês foi para a frente do palco e desafiou:
- Eu ainda estou vivo! Falar é fácil!
Alguns torcedores passaram a emitir desafios ao protagonista, desdenhando de sua faixa-marrom de jiu-jítsu, ao que McGregor respondia positivamente, convidando-os a descer ao palco e enfrentá-lo. Um espectador que disse no microfone ser fã de McGregor foi vaiado tanto que não conseguiu nem terminar sua pergunta. Mais tarde, os gritos mudaram para "O Aldo Vai Te Pegar", ao que McGregor respondeu:
- Obrigado pelo seu apoio, agradeço isso. Mas vocês não são tão fortes como a torcida irlandesa. Um dia veremos Irlanda x Brasil, eu x José Aldo! José Aldo, Uh! Vai morrer!
Confira as melhores declarações de Conor McGregor na pesagem:
Sobre como pretende derrotar José Aldo:
- Nenhum desses pesos-penas aguenta a força do meu gancho de esquerda. Quando eu acertar no garoto da casa, ele vai cair de cara no chão! Enquanto isso, tenho uma luta contra Dennis Siver em 17 de janeiro, em Boston. Escolhi essa luta porque o corpo de José é fraco, e ele vai se machucar. Contra José, eu me sinto confiante. Tentei o meu melhor para ser humilde e dar a ele dois rounds, mas eu não consigo. Vou nocauteá-lo em um round.
Sobre comparações a Chael Sonnen:
- Eu não só falo, eu faço. Sempre que digo algo, eu faço o que disse. McGregor x José Aldo, em um round, vou erguer sua cabeça depois. Chael falava, mas não fazia. Eu falo, mas faço. Não sou o mesmo que Chael Sonnen. Não falo igual, não luto como ele.
Pesagem UFC (Foto: André Durão)McGregor acompanhado de um segurança, do tradutor e da apresentadora Paula Sack (Foto: André Durão)
Sobre derrotas por finalização na carreira, e como enfrentaria um faixa-preta de jiu-jítsu em José Aldo:
- Não dá para passar do meu poder. Ele não vai passar do meu gancho de esquerda. Eu não preciso fazer luta agarrada, ele não aguenta minha força. Simples assim.
Sobre como suportaria o poder de José Aldo:
- Ele não termina uma luta há nove anos. Sempre que passamos aos rounds posteriores, ele se cansa. Como você pode dizer que eu não estou preparado para enfrentá-lo?
Sobre estratégia contra chutes baixos de Aldo:
- Lutar com José Aldo, todo mundo fala dos seus chutes. Mas quando você luta com lutador de postura oposta, seu joelho está protegido. Vou acertar um chute rodado no queixo dele. Acredito que a velha base do muay thai é ultrapassada. Ele fica com os pés chatos. Serei muito rápido, muito ágil para ele. Ele não vai conseguir me achar, vou terminar com ele. O alcance dele é muito pequeno, ele é muito baixo, tem o mesmo biotipo do Diego Brandão. Não vai acertar nada em mim.
Sobre enfrentar José Aldo no Brasil:
- Se eu estivesse lutando no Brasil, estaríamos lutando ao lado, no estádio de futebol com 80 mil pessoas, porque eu loto estádios de futebol. Diferente de seu campeão, José Aldo. Eu adoraria lutar aqui, sem problema. Se quiserem que eu lute com o José amanhã à noite, sem problema!
Mas e o Dennis Siver?
- Dennis é uma luta fácil. Ele é so uma ponte. Vou ganhar dele, vamos levar o José Aldo para a Irlanda, fazer uma luta num estádio de futebol de 80 mil pessoas, e vou ganhar o cinturão. Quando eu bater o José Aldo na Irlanda, eu vou voltar e fazer o evento principal no Brasil, vou defender meu cinturão frente aos meus fãs brasileiros.
Em resposta a um fã que perguntou sobre se McGregor passaria por Siver, Dennis Bermudez e Ricardo Lamas:
- Não sinto confiança nas suas palavras. Você está mencionando outros desafiantes, americanos, não está mostrando confiança no José Aldo.
Sobre vontade de lutar entre os pesos-leves:
- Cem por cento, quero me desafiar no 70kg. Antes de vir ao UFC, eu era campeão em duas divisões. Quando eliminar José Aldo e tomar seu cinturão, vou subir e desafiar o cinturão dos 70kg.
Sobre provocações ao seu corte de cabelo:
- Eu gosto do meu cabelo. "Mamacitas" brasileiras gostam do meu cabelo!
Sobre o fato de a Irlanda não ter campeões mundiais nos grandes esportes:
- Nós teremos um título mundial, vocês vão ver! Os brasileiros nunca mais terão um título depois que eu vencer o José!

Após encarada tranquila na pesagem, Aldo promete: "Cinturão vai ficar aqui"

Campeão mostra muita empolgação e marca 65,8kg, assim como Chad Mendes. Fabrício Morango, Tony Martin e Scott Jorgensen não batem peso

Por Rio de Janeiro
A encarada entre José Aldo e Chad Mendes na pesagem do UFC Rio 5, realizada nesta sexta-feira, no Maracanãzinho, não justificou a expectativa do público, mas tanto um quanto o outro foram seguros nas palavras e mostraram muita confiança em vencer na revanche de sábado. Os dois bateram 65,8kg, exatamente o limite da categoria dos penas quando há cinturão em jogo, e mantiveram uma distância segura ao ficarem frente a frente. Desta vez o presidente do Ultimate, Dana White, estava presente para evitar que algo ruim acontecesse.
+Galeria de fotos: as imagens da pesagem do UFC Rio 5
José Aldo x Chad Mendes pesagem UFC Rio 5 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)José Aldo e Chad Mendes na pesagem UFC Rio 5 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
- Assim como ele (Chad), muitos tentaram. Podem ficar tranquilos que esse cinturão vai ficar aqui. Amanhã conto com a presença de todos. Fiquem tranquilos, esse cinturão não vai sair daqui. Um grande beijo a todos - enfatizou o campeão, dono do único título brasileiro do UFC.
Muito empolgado, Aldo subiu as escadas correndo e não bateu o peso na primeira tentativa. Ele teve de tirar a bermuda e ficar nu, envolto por uma toalha, para bater os 65,8kg. Mas em momento algum demonstrou preocupação. Chad Mendes, por sua vez, foi o primeiro da dupla a se pesar e, ao ouvir as vaias da torcida brasileira, pediu para que o som fosse ainda mais alto, em tom provocativo. Eles não se cumprimentaram após a encarada. O desafiante garantiu que não é o mesmo de janeiro de 2012, quando foi nocauteado por Aldo também no Rio de Janeiro.
José Aldo x Chad Mendes pesagem UFC Rio 5 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Aldo precisa da toalha, mas bate o peso de 65,8kg (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
- Muita coisa mudou. Vi os erros que cometi na primeira luta. É difícil falar tudo o que mudou . Corrigi os erros e estou pronto para essa nova batalha - disse o americano.
Três atletas, num total de 22, não bateram seus respectivos pesos. O americano Tony Martin marcou 71,2kg e o brasileiro Fabrício Morango, 71,7kg. Os dois, que se enfrentariam pelos leves, onde o limite é de 70,8kg, agora lutarão no peso combinado até 71,7kg e não foram multados pela comissão atlética. Já o americano Scott Jorgensen, adversário do brasileiro Wilson Reis, bateu 58,1kg, sendo que o limite dos moscas é de 57,2kg. Ele abriu mão da segunda tentativa e perdeu 20% da bolsa de luta.
Estrelas do coevento principal, Glover Teixera e Phil Davis pesaram a mesma coisa: 93kg, cerca de 400g abaixo do limite dos meio-pesados. Antes da encarada, o brasileiro chamou a torcida e fez sinal se soco, apontando para o adversário e dizendo: "Acabou".
Glover Teixeira x Phil Davis pesagem UFC Rio 5 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Meio-pesados Glover Teixeira e Phil Davis na pesagem (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
As melhores encaradas da pesagem foram entre William Patolino, que foi um dos mais aplaudidos pelo público, e Neil Magny; Darren Elkins e Lucas Mineiro; e Felipe Sertanejo e Ande Fili. Todos mostraram muita disposição e fecharam a cara.
O UFC Rio 5, ou UFC 179, será realizado a partir das 21h (de Brasília) deste sábado, no Maracanãzinho, com transmissão ao vivo do Combate e acompanhamento em Tempo Real do Combate.com.
UFC 179
25 de outubro de 2014, no Rio de Janeiro (RJ)
CARD PRINCIPAL
Peso-pena (até 65,8kg): José Aldo (65,8kg) x Chad Mendes (65,8kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Glover Teixeira (93kg) x Phil Davis (93kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Fábio Maldonado (93kg) x Hans Stringer (93,4kg)
Peso-pena (até 66,3kg): Darren Elkins (65,8kg) x Lucas Mineiro (66,2kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Diego Ferreira (70,8kg) x Beneil Dariush (70,8kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio (até 77,6kg): William Patolino (77,1kg) x Neil Magny (77,6kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Yan Cabral (70,8kg) x Naoyuki Kotani (70,3kg)
Peso-mosca (até 57,2kg): Scott Jorgensen (58,1kg) x Wilson Reis (56,7kg)
Peso-pena (até 66,3kg): Felipe Sertanejo (66,2kg) x Andre Fili (66,2kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Gilbert Durinho (70,3kg) x Christos Giagos (70,8kg)
Peso combinado (até 71,7kg): Fabrício Morango (71,7kg) x Tony Martin (71,2kg)

Raio-x: ausência de Guerrero e presença de Valdivia equilibram Dérbi

No comparativo de posição por posição, Corinthians tem ligeira vantagem e emplaca seis jogadores contra cinco do Palmeiras

Por São Paulo
Mesmo distantes na tabela do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Corinthians prometem, como de costume, um clássico equilibrado neste sábado, às 16h20, no Pacaembu. É o que apostam Martin Fernandez, do blog Bastidores FC, do GloboEsporte.com, Caio Ribeiro, comentarista da TV Globo, e Luiz Ademar Júnior, comentarista do SporTV. O trio comparou os jogadores dos dois times, posição por posição, e o resultado foi apertado: 6 a 5 para o Timão.
O atacante Paolo Guerrero foi suspenso por três jogos pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por ter dado um empurrão no árbitro Leandro Bizzio Marinho durante o confronto com o Bragantino, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. No lugar do peruano, o técnico Mano Menezes deve escalar Luciano. Outra possível baixa é o zagueiro Anderson Martins, que alegou dores na coxa esquerda após o jogo com o vitória.
Do lado palmeirense, Dorival Júnior não tem desfalques de peso. Pelo contrário. Valdivia, que seria julgado por pisão no flamenguista Amaral na quarta-feira, provavelmente estaria suspenso para o Dérbi, mas o jurídico do Verdão se adiantou e fez o chileno perder a partida com o Cruzeiro e, assim, ficar liberado para sábado. As dúvidas estão na zaga (Lúcio se recuperou e deve deixar Nathan no banco) e no ataque (Mazinho pode novamente ganhar uma chance).
Em terceiro lugar, com 52 pontos, o Corinthians busca a vitória para ultrapassar o São Paulo na tabela e encostar no líder Cruzeiro. Já o objetivo do Palmeiras, que ainda não venceu nenhum clássico neste Brasileirão, é se distanciar ainda mais da zona de rebaixamento.
*Nos casos dos duelos Fernando Prass x Cássio e Tobio x Felipe, dois comentaristas votaram em empate, o que contabiliza dois pontos para cada um. O voto do terceiro comentarista, portanto, vale como desempate. Por isso os palmeirenses levaram a melhor.
Raio-X Palmeiras x Corinthians (Foto: GloboEsporte.com)

Muricy reclama de maratona e sobra até para técnicos: "Ninguém fala nada"

Treinador afirma que companheiros de profissão não cobram melhoras no calendário do futebol e diz estar 'de saco cheio' de precisar tocar sempre neste assunto

Por São Paulo
Muricy coletiva São Paulo (Foto: Agência Estado)Muricy durante entrevista coletiva no São Paulo
(Foto: Agência Estado)
A sequência de três partidas do São Paulo em apenas sete dias continua irritando o técnico Muricy Ramalho. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, no CT da Barra Funda, o treinador voltou a reclamar do calendário e se mostrou insatisfeito até com o comportamento dos outros técnicos. Segundo ele, por não cobrarem mudanças da CBF.

- Está ficando chato vir aqui falar. Na minha classe ninguém fala nada. Parece que estão todos satisfeitos. Fica repetitivo só eu falando. Não vou falar mais disso. Estou de saco cheio – esbravejou.

Com as eleições neste domingo, a CBF marcou toda a rodada do Brasileiro para o sábado. Como Palmeiras e Corinthians fazem o clássico na capital paulista, por questões de segurança a entidade teve de colocar o duelo entre São Paulo e Goiás para segunda-feira. A medida desagradou diretoria e comissão técnica do Tricolor.

- São coisas que só acontecem no nosso futebol. Não sabiam que tinha clássico (entre Palmeiras e Corinthians, no sábado)? Depois, temos a Sul-Americana também – lamentou Muricy.

O treinador refere-se ao duelo da quinta-feira, contra o Emelec, no Morumbi, pelas quartas de final do torneio internacional. Em seguida, o São Paulo viaja até Santa Catarina para enfrentar o Criciúma, domingo, novamente pelo Brasileirão.

Por conta da sequência, Muricy Ramalho vem estudando com a comissão técnica a possibilidade de liberar os jogadores da concentração neste fim de semana. Eles treinariam no domingo e se reapresentariam no CT da Barra Funda na segunda-feira na hora do almoço. A decisão deve ocorrer no sábado.

Vídeo: Jobson leva um tapa na nuca na chegada do Botafogo a Manaus

Alguns torcedores que aguardavam chegada do time em frente ao hotel estavam com ânimos exaltados e um chega a atingir o atacante

Por Manaus
O atacante Jobson recebeu um tapa na nuca na chegada do Botafogo ao hotel em que estão hospedados em Manaus - neste sábado, enfrenta o Flamengo na Arena Amazônia. O ânimo de alguns torcedores que marcaram presença no local estavam exaltados. Em imagens da TV Amazonas, é possível ver o momento em que um dos torcedores leva a mão à parte de trás do pescoço do jogador (veja o vídeo abaixo).
Cerca de 40 torcedores estiveram na frente do hotel e fizeram cobranças ao presidente Maurício Assumpção e aos jogadores. Houve o grito de "Maurício, presta atenção, o Botafogo é de primeira divisão" e uma ordem de "vencer de qualquer jeito" aos atletas:

- Não é brincadeira. Tem que vencer essa de qualquer jeito. Se liguem! – disparou um dos fãs.
Botafogo e Flamengo se enfrentam na Arena Amazônia, neste sábado, às 21h30 (horário de Brasília). A partida é válida pela 31ª rodada do Brasileirão. O Alvinegro tem 30 pontos e está na vice-lanterna do Brasileirão, o que anda provocando a insatisfação da torcida. O Rubro-Negro, por sua vez, tem 10 pontos a mais e figura na 11ª colocação.

Média de gols de artilheiros do Brasileiro indica ano de vacas magras

Henrique, Marcelo Moreno, Barcos, Fred e Ricardo Goulart disputam o título de goleador do Brasileirão. Atacantes têm média de um gol a cada duas partidas

Por Rio de Janeiro
No folclore da bola, o artilheiro é o responsável pela fartura. Principal encarregado de empurrar a bola para o fundo das redes, é dele a missão de dar alegria em maior quantidade para o torcedor. Dentro da história do Brasileirão, Romário, Zico e Careca assumiram esse papel. Na Série A deste ano, cinco jogadores aparecem como candidatos a goleadores. Embora acirrada e com número de concorrentes elevado, a disputa contraria a tradição da artilharia e expõe uma época de vacas magras.Ad by Lollipop | Close
Artilheiros brasileiro 2014 (Foto: Arte)Artilheiros da Série A de 2014 têm média de um gol a cada duas partidas (Foto: Arte)
Restando apenas oito rodadas para o fim do Brasileirão, Henrique, Marcelo Moreno, Barcos, Fred e Ricardo Goulart possuem média de aproximadamente um gol a cada dois jogos. Se o índice for mantido, o artilheiro da Série A 2014 ficará entre os goleadores com menor número de tentos marcados em uma edição de Brasileiro na era dos pontos corridos.
Henrique é o líder da artilharia da Série A deste ano, com 14 gols em 25 partidas pelo Palmeiras. Se mantiver o índice, fará mais quatro, e encerrará o Brasileirão com 18. No ranking histórico, o número seria superior apenas ao de Souza, goleador máximo do Brasileirão de 2006, pelo Goiás, com 17 gols.

Os concorrentes de Henrique também não empolgam. Marcelo Moreno, do Cruzeiro, marcou 13 gols em 24 jogos, média de 0,54. Fred é goleador com maior regularidade. Desfalque do Fluminense na última rodada, o atacante fez 12 gols nas 19 partidas que disputou.

Com 13 gols, Barcos tem uma missão mais complicada que os rivais na briga pela artilharia. O Grêmio tem o terceiro pior ataque da Série A - o atacante marcou mais da metade dos 25 gols do time na competição. A economia ofensiva do Tricolor é um obstáculo para o Pirata, que tem média de 0.54 gol por jogo e foi o único concorrente a goleador que marcou na última rodada do Brasileiro.
Após ficar quatro partidas fora de ação por conta de uma lesão, Ricardo Goulart voltou a jogar na última quarta-feira, mas passou em branco. Com 11 gols em 20 partidas, o meia precisará correr atrás do tempo perdido para melhorar a média de 0.55 gol por partida.
O quadro de artilheiros na era dos pontos corridos é liderado por Washington. Em 2004, o Coração Valente marcou 34 vezes pelo Atlético-PR e se tornou o jogador com maior número de gols em uma edição de Campeonato Brasileiro. A segunda colocação do ranking conta com Dimba, que fez 31 gols pelo Goiás em 2003. Nos dois anos, a Série A contou com 24 clubes na disputa.

No formato atual, com 20 times, dois jogadores dividem a posição de maiores artilheiros: Borges, em 2011, e Jonas, em 2010, marcaram 23 gols em 38 rodadas.
artilheiros da Série A na era dos pontos corridos (Foto: Arte)Washington é o maior artilheiro em uma edição de Campeonato Brasileiro (Foto: Arte)
Joinville tem início avassalador, bate o Avaí por 3 a 0 e dorme na liderança
Tricolor faz dois gols nos primeiros nove minutos, iguala a pontuação da Ponte e abre seis pontos de vantagem sobre o terceiro colocado Vasco
 
DESTAQUES DO JOGO
  • joinville
    dorme líder
    Líder da Série B, ao menos até sábado, o JEC encaminha o acesso. Soma 60 pontos, assim como a Ponte, que neste sábado visita o Vasco (54).
  • avaí
    sequência ruim
    Dos 18 pontos disputados nas últimas rodadas, o Avaí levou apenas três. Geninho tem pouco tempo para buscar uma solução e reencontrar as vitórias.
  • quase lá
    H. Maria
    Treinador do Avaí em 2013, o técnico do JEC busca o acesso que ficou na trave na última temporada. Agora ele caminha para a elite.
A CRÔNICA
por Diego Madruga
Matemáticos dizem que, com 66 pontos, o acesso à Série A está garantido. Caso a previsão se confirme, faltam ao Joinville apenas duas vitórias. Nesta sexta-feira, o time do Norte de Santa Catarina deu um importante passo no seu objetivo. Jogando na Ressacada, fez 3 a 0 no Avaí, um rival estadual e que também briga para subir.
O JEC chega a 60 pontos, assim como a Ponte Preta, e dorme na liderança graças ao número de vitórias. Além disso, abre seis pontos de vantagem sobre o terceiro colocado Vasco e oito sobre o adversário, que perderá seu lugar no G-4 se o Ceará derrotar o Santa Cruz em partida ainda nesta sexta. Vasco e Ponte Preta se enfrentam neste sábado, no Rio.
A vitória foi encaminhada em nove minutos, tempo necessário para que Rogério e Fernando Viana aproveitassem os erros do Leão. Na etapa final, Fabinho ainda deixou sua marca, gol que reafirmou a competência dos visitantes. Embalado, o Tricolor chega ao quarto triunfo em sequência – sendo os últimos três por 3 a 0. Os avaianos fizeram apenas três pontos em 18 disputados, acumulando a terceira derrota seguida.
O tempo para corrigir os erros do Leão, no entanto, é curto. O time volta a campo na terça-feira, diante do Luverdense, em Lucas do Rio Verde, as 21h50 (de Brasília). No mesmo horário, o JEC volta a jogar diante da torcida, contra o Bragantino.
O jogo
O mistério apresentado pelos dois treinadores antes de a bola rolar revelou mais a estratégia do que mudanças significativas na escalação. Do lado avaiano, o desejo de buscar o gol cedo, enquanto os tricolores armados à espera do primeiro erro. E não demorou a aparecer. Aos três minutos, Marcelo Costa cobrou falta, e Rogério aproveitou a bobeira na marcação para testar para a rede. Atordoado, o Avaí falhou de novo minutos depois. Anselmo achou uma brecha na defesa,e Fernando Viana finalizou com precisão no canto de Vagner.
A vantagem deu tranquilidade para o JEC. O Leão encontrou um rival com duas linhas de quatro definidas, e Edigar Junio e Viana no primeiro combate. Geninho resolveu ousar. Tirou um zagueiro e colocou um atacante – Bruno Maia por Wilker. Partiu para a pressão, mas um Marquinhos bem marcado dificultou a criação. Mais na base do abafa, o time teve chances e esbarrou no goleiro Ivan, que garantiu a vitória no primeiro tempo. A vantagem ainda poderia ser maior, mas o belo arremate de Fernando Viana parou na trave.
Na volta do intervalo, Hemerson Maria trocou Fernando Viana por Fillipe Soutto, o quarto volante em campo. No Avaí, Bocão voltou no lugar de Marrone para dar mais profundidade pela direita. As alterações escancararam o plano de jogo. Ao Leão, a pressão; enquanto ao JEC novamente a espera pelos erros. Pouco organizado, o Leão não mais assustou. Esforçava-se em cruzamentos e teve sua melhor chance numa cobrança de falta de Carleto. Na paciência, os visitantes esperaram até os 28 minutos. O erro apareceu, e Fabinho decretou o triunfo que encaminha o acesso: 3 a 0. O lateral-esquerdo Carleto, do Leão, ainda perdeu a cabeça e foi expulso nos minutos finais.
gol avaí x joinville (Foto: Jamira Furlani/Avaí FC)Joinville fez 2 a 0 em apenas nove minutos e, na etapa final, definiu a vitória sobre o Avaí: 3 a 0
(Foto: Jamira Furlani/Avaí FC)
 

Luta entre Ronda Rousey e Cat Zingano é confirmada para o UFC 182

Campeã peso-galo já tinha manifestado interesse em lutar no card de 3 de janeiro, em Las Vegas. Luta principal será entre Jon Jones e Daniel Cormier


Por Las Vegas
O tão aguardado duelo entre Ronda Rousey e Cat Zingano finalmente foi confirmado. Segundo informações do "UFC Tonight", programa de TV oficial do Ultimate nos EUA, o duelo entre a campeã peso-galo e a desafiante número 1 da divisão está agendado para o dia 3 de janeiro de 2015, em Las Vegas, no UFC 182. O evento terá como luta principal o embate entre Jon Jones e Daniel Cormier.
Montagem Ronda Rousey e Cat Zingano (Foto: Editoria de arte)Ronda Rousey (esq.) finalmente enfrentará Cat Zingano em 3 de janeiro de 2015 (Foto: Editoria de arte)
Ronda já havia manifestado interesse em fazer parte do card em algumas entrevistas. Durante entrevista ao Combate.com, no mês passado, o presidente da companhia, Dana White, disse que ela lutaria em janeiro e em março do próximo ano, sendo que uma das lutas poderia ser no Brasil.
Zingano conquistou a chance ao título peso-galo feminino ao nocautear Miesha Tate, em abril de 2013. A americana havia sido escalada para ser uma das treinadoras do The Ultimate Fighter 18, nos EUA, ao lado de Rousey, mas uma lesão no joelho a tirou do programa. Além de ficar quase um ano e meio afastada do octógono, devido a cirurgias nos dois joelhos, Cat ainda precisou superar a morte do marido, o brasileiro Maurício Zingano, no início do ano, para voltar a lutar. Recuperada, ela nocauteou a brasileira Amanda Nunes em setembro passado e garantiu sua nova chance ao cinturão. A lutadora tem nove triunfos e nenhuma derrota no MMA.
Já Ronda Rousey é considerada uma das maiores estrelas do UFC na atualidade. Nona colocada no ranking peso-por-peso da organização, a ex-judoca olímpica está invicta na carreira há 10 lutas e fará em janeiro a sua quarta defesa de cinturão pelo Ultimate.
Confira o card atualizado:
UFC 182
3 de janeiro de 2015, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-meio-pesado: Jon Jones x Daniel Cormier
Peso-galo: Ronda Rousey x Cat Zingano
Peso-leve: Rustam Khabilov x Danny Castillo *
Peso-leve: Evan Dunham x Rodrigo Damm
Peso-pesado: Shawn Jordan x Jared Cannonier
Peso-mosca: Louis Gaudinot x Kyoji Horiguchi

José Aldo repete 2012 e corre para o povo em treino aberto do UFC Rio 5

Campeão "fura" área da imprensa para saudar público presente no Maracanã e faz encarada tranquila com Chad Mendes. Phil Davis também se destaca

Por Rio de Janeiro
José Aldo é mesmo um cara do povo. O campeão dos penas (66kg) foi a principal estrela do treino aberto do UFC Rio 5, realizado nesta quinta-feira, no gramado do Maracanã, e repetiu o que fez em janeiro de 2012 ao sair correndo no meio dos jornalistas e fotógrafos para saudar o público que estava na arquibancada, logo após se exercitar com a equipe em cima do tablado e antes de conceder entrevista para a imprensa. Há dois anos e meio, ele protagonizou cena histórica ao correr enlouquecido e se misturar ao povo após nocautear o americano Chad Mendes, que será novamente seu adversário neste sábado.
José Aldo treino Maracanã UFC 179 (Foto: Andre Durão)José Aldo sauda a torcida no treino aberto do UFC (Foto: Andre Durão)
A encarada entre eles, por outro lado, decepcionou aqueles que esperavam um clima mais tenso, como aconteceu na primeira vez que promoveram o evento no Maracanã, onde Aldo empurrou Chad. Desta vez, a presidente do UFC no Brasil, Grace Tourinho, ficou entre os dois, e não houve uma proximidade maior entre eles, nem qualquer tipo de provocação.
Confira a galeria de fotos do treino aberto do UFC Rio 5 no Maracanã
Sob forte calor, sete lutadores participaram do treino aberto no Maracanã: Glover Teixeira, Phil Davis, Fábio Maldonado, William Patolino e Gilbert Durinho, além de José Aldo e Chad Mendes. Mesmo sendo americano, Davis se mostrou muito à vontade em sua terceira luta na Cidade Maravilhosa - já venceu Wagner Caldeirão e Lyoto Machida no Rio. Assim como o campeão dos penas, ele se juntou ao público e fez ainda mais, pulando para se sentar ao lado das pessoas que o assediavam. A encarada com Glover também foi tranquila.
Aldo, claro, foi o mais ovacionado pela torcida, que soltou gritos de "Ilari lari ê Zé Aldo!". Já Chad teve de ouvir muitas vaias, mas disse que já estava esperando aquela reação. Maldonado, por sua vez, chamou atenção ao treinar ao som de seu clássico sertanejo de raiz. E os atletas da casa Patolino e Durinho também foi bem aplaudidos.
José Aldo e Chad Mendes treino Maracanã UFC 179 (Foto: Andre Durão)José Aldo e Chad Mendes se encaram no Maracanã (Foto: Andre Durão)
Antes do início do treino aberto, o UFC fez uma homenagem ao aniversário de 63 anos, completados nesta quinta, do duelo entre Hélio Gracie e o japonês Masahiko Kimura realizado no Maracanã. Foi exibido um vídeo nos telões, e três personalidades das lutas subiram no palco para relembrar o combate: Kyra Gracie, Robson Gracie e João Alberto Barreto.
O UFC Rio 5, ou UFC 179, será realizado a partir das 21h (de Brasília) deste sábado, no Maracanãzinho, com transmissão ao vivo do Combate e acompanhamento em Tempo Real do Combate.com. Na sexta-feira, canal e site transmitem a pesagem oficial do evento, às 16h.
UFC 179
25 de outubro de 2014, no Rio de Janeiro (RJ)
CARD PRINCIPAL
Peso-pena: José Aldo x Chad Mendes
Peso-meio-pesado: Glover Teixeira x Phil Davis
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Hans Stringer
Peso-pena: Darren Elkins x Lucas Mineiro
Peso-leve: Diego Ferreira x Beneil Dariush
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: William Patolino x Neil Magny
Peso-leve: Yan Cabral x Naoyuki Kotani
Peso-mosca: Wilson Reis x Scott Jorgensen
Peso-pena: Felipe Sertanejo x Andre Fili
Peso-leve: Gilbert Durinho x Christos Giagos
Peso-leve: Fabrício Morango x Tony Martin

Faber: "Vejo a vitória por nocaute ou finalização de Chad no quarto round"

Veterano da Alpha Male esteve em shopping na zona norte do Rio e falou sobre Nova União, Cruz e sua preferência por lutar em cards preliminares

Por Rio de Janeiro
Urijah Faber UFC Rio (Foto: Marcelo Russio)Faber saboreia um sorvete com açaí durante o evento
em shopping no Rio de Janeiro (Foto: Marcelo Russio)
Urijah Faber nunca lutou fora da América do Norte - atuou apenas nos EUA e no Canadá - mas sua fama como um dos maiores atletas do MMA mundial cruza fronteiras e o faz ser uma peça importante na globalização do UFC. Presente na última quarta-feira a um evento promocional em um shopping localizado na zona norte do Rio de Janeiro por conta do UFC Rio 5, que acontece no próximo sábado, Faber teve a companhia de Bethe Correia e Rafael dos Anjos, além das ring girls Camila Oliveira e Jhenny Andrade. Antes de dar autógrafos e tirar fotos com centenas de fãs presentes ao local, o veterano saboreou um sorvete com açaí e conversou com o Combate.com sem fugir da pergunta sobre como seu pupilo, Chad Mendes, deve se sair contra José Aldo na luta principal, que vale o título dos penas da organização.
- Se eu pudesse escolher, eu diria que um nocaute no primeiro round, para dar o troco da primeira luta seria o ideal. Mas, colocando os pés no chão, acho que a luta será decidida nos rounds finais. Acredito muito em um nocaute técnico ou finalização no quarto round. Não vejo fraquezas em José Aldo. Talvez aconteça com ele o que pode acontecer com todos nós, por ser seres humanos, é o cansaço no fim da luta. Já aconteceu antes, mas o que faz dele um campeão é, entre outras coisas, conseguir manter o ritmo alto de luta mesmo estando cansado e desgastado. Se houver uma fraqueza nele, acredito que sejam os rounds finais.
Faber também falou sobre vir sendo escalado para lutar nos cards preliminares dos eventos. Ao contrário do que se possa imaginar, ele se disse feliz.
- Não me incomoda lutar no card preliminar. Gosto de estar no grande evento. Acho que as pessoas não entendem muito bem como funciona o pay-per-view. Só vale à pena estar no card principal de um evento que é transmitido em pay-per-view se você recebe uma parte das vendas além do seu salário normal. Para mim, faz mais sentido estar na parte do evento que é transmitido de graça em TV aberta, porque sou visto por milhões de pessoas. O pay-per-view do meu último card vendeu cerca de 450 mil pacotes. O card preliminar foi visto por mais de um milhão de pessoas, e isso me interessa muito mais agora, porque se não ganho mais por estar no card principal, que é transmitido em pay-per-view, então que eu seja visto por muito mais gente.
Urijah Faber UFC Rio (Foto: Marcelo Russio)Centenas de pessoas acompanharam a sessão de autógrafos e fotos do UFC no Rio (Foto: Marcelo Russio)
Confira a entrevista de Urijah Faber na íntegra.
Combate.com: Expectativa para os membros da Alpha Male no UFC Rio 5
Urijah Faber:
Espero grandes lutas e grandes vitórias de Chad Mendes e Andre Fili. É uma revanche para o Chad, que melhorou muito desde a primeira luta entre eles. A forma como ele se desenvolveu e lutou nos últimos anos, e principalmente como venceu todas suas lutas após aquela derrota me mostrou que hoje ele é um lutador muito diferente de antes, e que fará uma luta totalmente diferente daquele dia.
Como a Alpha Male pretende manter um ou dois cinturões mais tempo do que a Nova União?
É difícil responder o que podemos fazer diferente deles para manter dois cinturões por mais tempo que eles mantiveram os deles. O MMA é um esporte individual, não podemos controlar a forma como as lutas acontecem, mas podemos controlar a nossa mentalidade e a forma como nos preparamos e enfrentamos as nossas lutas. Temos que nos manter positivos, trabalhar muito e ser inteligentes nos nossos treinos. Acho que a rivalidade entre a Alpha Male e a Nova União está longe de acabar. Somos dois dos melhores times do mundo, temos os melhores treinadores e atletas de altíssimo nível.
Chad Mendes MMA UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Chad Mendes está, na opinião de Faber, no seu auge
como lutador profissional (Foto: Evelyn Rodrigues)
Nível de Chad Mendes hoje
Chad hoje está no seu auge, com certeza. As pessoas podem não saber, mas ele respondeu a algumas entrevistas do Aldo mostrando um jornal local da sua cidade quando ele tinha 12 anos. Ele treina forte desde os seis anos de idade, e trará essa bagagem consigo para a luta de sábado. O MMA é um esporte novo, se compararmos com os treinos e as competições de que ele participava desde muito cedo. Leva tempo para que um atleta como ele aprenda a trocar em pé em alto nível e se sinta confortável com esse tipo de luta. Mas Chad é um vencedor, e por isso ele vai disputar o título mundial pela segunda vez.
Conselho para seu pupilo sair com o cinturão dos penas
Meu principal conselho a Chad para a luta contra Aldo é ter em mente o plano de luta que foi desenvolvido exaustivamente nos últimos meses pelos nossos treinadores. Também é importantíssimo estar preparado para uma guerra. Não importa o que um ou outro façam, vai ser uma guerra. Não tenham dúvida disso. Mas há aspectos importantes a prestar atenção. Aldo tem chutes baixos devastadores, é muito explosivo, mas Chad tem que estar preparado para isso, porque já vimos na primeira luta que Aldo estará preparado para o que Chad pode fazer.  Acho que Chad estava indo muito bem na luta em pé na primeira luta contra o Aldo. Ele estava preparado e estudou muito para aquela luta. Como ele é um grande atleta, conseguiu diminuir a distância que o separava do Aldo muito rápido e já estava invicto entre os melhores do mundo quando lutou no UFC Rio 2. Agora, acredito que a sua evolução tenha se dado por ele ter se tornado mais completo. Acho que essa é a grande questão para essa luta. TJ e Chad têm mais ou menos o mesmo perfil, eles se prepararam desde crianças para serem grandes atletas. Nós dizemos que eles são perigosos até para si mesmos (risos). TJ se preparou para ser campeão mundial desde a primeira vez em que pisou em uma academia. Essa é a sua mentalidade, e era apenas uma questão de tempo até ele ter ao seu redor a estrutura e as pessoas certas para que ele evoluísse até chegar ao topo do mundo. Acho que o Chad é muito parecido nesse sentido.
Previsão de resultado para Aldo x Mendes
Se eu pudesse escolher, eu diria que um nocaute no primeiro round, para dar o troco da primeira luta seria o ideal. Mas, colocando os pés no chão, acho que a luta será decidida nos rounds finais. Acredito muito em um nocaute técnico ou finalização no quarto round. Não vejo fraquezas em José Aldo. Talvez aconteça com ele o que pode acontecer com todos nós, por ser seres humanos, é o cansaço no fim da luta. Já aconteceu antes, mas o que faz dele um campeão é, entre outras coisas, conseguir manter o ritmo alto de luta mesmo estando cansado e desgastado. Se houver uma fraqueza nele, acredito que sejam os rounds finais.
Acha que José Aldo deve se mudar para os pesos-leves?
Não gosto de dizer aos lutadores o que eles devem fazer. Mudar de categoria é a lgo que apenas o atleta e seu treinador conseguem decidir. Já tendo lutado entre os penas e entre os galos, eu posso dizer que gosto de lutar na categoria de cima, principalmente por ter menos peso a perder. Mas eu já fiquei lado a lado com Aldo, e ele não é tão grande quanto Anthony Pettis, por exemplo. Já treinei muito com Pettis, que é meu amigo, e ele é um cara bem grande. Fora de treino, ele pesa normalmente 86kg. Aldo teria muita dificuldade de vencer um atleta desse tamanho.
MMA Duane "Bang" Ludwig (Foto: Evelyn Rodrigues)Duane Ludwig está no Brasil para ajudar na preparação
de Chad Mendes para a luta (Foto: Evelyn Rodrigues)
Presença de Duane Ludwig no Rio
Duane se mudou há cerca de um mês para o Colorado, e nessa segunda-feira ele abre a sua academia, que sempre foi o seu objetivo. Não sei o que vai acontecer no futuro, mas se ele se esforçar muito  para ficar no time e vir ajudar os nossos lutadores, há sempre uma oportunidade para ele fazer parte da equipe. Com Chad, ele trabalhou no começo dos treinos, e depois na segunda metade e veio para o Brasil para ajudar. Tudo depende do seu relacionamento com alguns dos nossos atletas, mas ele sempre será bem-vindo, por ser uma grande vantagem tê-lo ao nosso lado. Se for bom, estaremos juntos.
Luta contra Francisco Rivera
Nada no UFC me surpreende. As pessoas confundem notoriedade com habilidade. Muita gente tem um ou outro. Eu tenho um pouco dos dois. Quando luto, sempre parece que estou enfrentando alguém não tão bom, porque estou nesse negócio há um bom tempo. Rivera é muito bom, tem socos fortes e é muito talentoso. Espero uma luta muito dura, mesmo ele não estando no top 10. Acho que tudo está montado ao redor de TJ na categoria. Ele é o rei, e não me incomodo com isso. Teria que acontecer muita coisa para que eu lutasse com TJ. Eu teria que vencer várias lutas e ele teria que defender seu cinturão algumas vezes. Normalmente uma luta assim acontece quando o UFC nos procura e diz que ela tem que acontecer, e só então discutimos o assunto. Não quero lutar com ele. Já fui campeão, estive no topo por muito tempo, construí uma equipe e me tornei mentor de vários atletas. Esse esporte é diferente para mim agora, e significa muito mais para mim do que um cinturão. Claro que quero conquistar o cinturão, e se aparecer uma oportunidade para que nós dois ganhemos um bom dinheiro nos enfrentando. Muito dinheiro não é o que eu estou ganhando agora. Muito dinheiro é bem mais que isso (risos). Vamos ver o que acontece.
Urijah Faber UFC Rio (Foto: Marcelo Russio)Faber diz preferir lutar no card preliminar por ser mais
visto que nos cards principais (Foto: Marcelo Russio)
Lutar nos cards preliminares do UFC
Não me incomoda lutar no card preliminar. Gosto de estar no grande evento. Acho que as pessoas não entendem muito bem como funciona o pay-per-view. Só vale à pena estar no card principal de um evento que é transmitido em pay-per-view se você recebe uma parte das vendas além do seu salário normal. Para mim, faz mais sentido estar na parte do evento que é transmitido de graça em TV aberta, porque sou visto por milhões de pessoas. O pay-per-view do meu último card vendeu cerca de 450 mil pacotes. O card preliminar foi visto por mais de um milhão de pessoas, e isso me interessa muito mais agora, porque se não ganho mais por estar no card principal, que é transmitido em pay-per-view, então que eu seja visto por muito mais gente.
Rivalidade com Dominick Cruz
Sempre me interesso pelas lutas de Dominick Cruz. Todo mundo sabe que nós não nos gostamos, mas como tenho certeza que ele vai perder para TJ Dillashaw, talvez nos enfrentemos depois. Ele é um cara de números e tem alguns recordes, mas se ele perder para TJ e para mim em seguida, ele terá sofrido três derrotas na carreira para a mesma equipe. Nada mal... (risos).
Planos de lutar no Brasil
Eu quero de lutar algum dia no Brasil. Mas eu gostaria de passar o verão todo aqui primeiro, para me ambientar bem e me acostumar com o país, fazer alguns amigos (risos). Aí poderia lutar contra quem quer que fosse. Mas só depois de passar algum tempo aqui. A torcida brasileira é fantástica. Na primeira vez que estive aqui, vi que existe um nível diferente de esportividade e rivalidade dos caras daqui. Eles fazem a "ola", cantam músicas para os atletas, lutam com seus lutadores. Gostaria que houvesse um pouco mais disso nos EUA. Mas o meu país é formado por imigrantes. Minha família, por exemplo, vem da Holanda, Itália e Escócia. Temos orgulho de sermos americanos, mas é uma história diferente.

UFC planeja duelo entre Conor McGregor e Dennis Siver em Boston

Luta deve acontecer no dia 18 de janeiro. Atleta irlandês está no Brasil para acompanhar de perto combate entre José Aldo e Chad Mendes no UFC Rio 5

Por Las Vegas
Atual quinto colocado no ranking peso-pena do UFC, o irlandês Conor McGregor não deve receber a chance imediata de disputar o título da divisão contra o vencedor do duelo entre José Aldo e Chad Mendes, que acontece neste sábado no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O falastrão, que já chegou ao Brasil para acompanhar o evento de perto e até se arriscou em uma aula de capoeira na manhã desta quinta-feira, está sendo quotado para enfrentar o atual 10º colocado do ranking da categoria, Dennis Siver, no dia 18 de janeiro, em card ainda a ser divulgado pelo Ultimate, em Boston (EUA). A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo site americano "MMA Junkie".
montagem Conor McGregor e Dennis Siver (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)McGregor e Siver: luta é possibilidade para 18 de janeiro (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
A intenção do UFC seria manter McGregor ativo em vez de reservá-lo para a chance ao título, apesar de o presidente da organização, Dana White, ter dito em algumas entrevistas que o irlandês era o "próximo desafiante lógico" dos pesos-penas. O falastrão vem movimentando a divisão ao desferir críticas contra os lutadores melhores colocados do que ele no ranking. Ele protagonizou no início da semana uma tropa de farpas ao vivo com Chad Mendes em uma emissora de TV inglesa.
Aos 26 anos, Conor tem um cartel de 16 vitórias e duas derrotas e vem de 12 triunfos seguidos. Em seu mais recente duelo, no dia 27 de setembro, o atleta nocauteou Dustin Poirier no primeiro round.
Dennis Siver, por sua vez, tem 35 anos e chegou a dizer em algumas entrevistas no início do mês que nocautearia o falastrão irlandês. Com um cartel de 22 vitórias, nove derrotas e um “No Contest” (luta sem resultado), o russo naturalizado alemão vem de vitória sobre Charles Rosa, depois de ter cumprido suspensão de nove meses. O lutador testou positivo para a substância gonadotropina crônica humana, que é proibida pelo regulamento, em um exame antidoping após o duelo contra Manny Gamburyan, em dezembro de 2013. Com isso, a sua vitória na decisão unânime foi anulada.

Weidman x Belfort será no UFC 184, dia 28 de fevereiro em L.A, diz site

Luta deve acontecer no Staples Center, ginásio do Los Angeles Lakers

Por Las Vegas
A tão aguardada disputa de cinturão peso-médio entre Chris Weidman e Vitor Belfort está sendo planejada para o dia 28 de fevereiro em Los Angeles. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo site americano “MMA Junkie”, que afirmou que o duelo será a luta principal do UFC 184 e que provavelmente acontecerá no Staples Center, ginásio que abriga os jogos dos times da NBA Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers, e do time da NHL Los Angeles Kings.
Vitor Belfort x Chris Weidman, UFC (Foto: Editoria de Arte)Belfort e Weidman tiveram luta adiada para 2015 por causa de lesão do americano (Foto: Editoria de Arte)
Segundo o site, o Ultimate já informou a Comissão Atlética do Estado da Califórnia sobre a possível data, mas a organização ainda tem que submeter uma requisição formal.
- Eu ouvi algumas coisas sobre isso, mas não tenho nada por escrito - explicou o diretor executivo da comissão, Andy Foster, na entrevista.
Inicialmente marcada para o dia 6 de dezembro, a luta entre o campeão peso-médio e o brasileiro precisou ser adiada depois que Weidman sofreu uma fratura na mão. Esta foi a segunda vez que o combate entre os dois foi marcado e adiado. Ambos tinham sido escalados para duelar no UFC 173, em maio, mas mudanças no regulamento da Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC), que aboliu o uso da terapia de reposição de testosterona (TRT), forçaram o brasileiro a se retirar do combate. Belfort, que fazia uso do tratamento, precisou de tempo para adaptar seu organismo às novas exigências. Em agosto, ele foi liberado pela NSAC para encarar Weidman no dia 6 de dezembro, e uma das condições era a de que não lutasse em nenhum outro lugar até a data do duelo.
Como o UFC não conseguiu local para realizar o evento em Las Vegas,  a organização informou à Comissão de Nevada de que teria que mudar o local do evento:
- Isso foi negociado e eu acho que foi resolvido e ele (Belfort) estará apto a lutar em outro lugar. Nós estávamos com tudo pronto e aí tivemos que conversar com o Andy para nos certificarmos de que os testes antidoping fora de competição serão aplicados - declarou o diretor executivo da NSAC, Bob Bennett.
A informação de que a Comissão de Nevada havia passado para a Comissão da Califórnia a responsabilidade de testar Belfort foi divulgada nesta quinta-feira pelo site “MMA Fighting”.
Vitor Belfort vem de três nocautes consecutivos, sobre Michael Bisping, Luke Rockhold e Dan Henderson, sendo o último pelos meio-pesados. Já Weidman está invicto na carreira, com 12 vitórias em 12 lutas, sendo as últimas oito pelo UFC. Em seu último combate, o americano que tomou o cinturão de Anderson Silva e o derrotou por duas vezes, superou Lyoto Machida na decisão unânime.

"Vou para cima igual a um caminhão desgovernado", promete José Aldo

Campeão peso-pena do UFC se motiva com calor da torcida no treino aberto realizado no Maracanã: "Sou muito emotivo e pego muita pilha nisso"

Por Rio de Janeiro
José Aldo fez a festa da torcida no treino aberto do UFC Rio 5, realizado nesta quinta-feira, no gramado do Maracanã. Assim que acabou de se exercitar em cima do palco e antes de começar a entrevista habitual, ele "furou" a área de imprensa e foi saudar o público presente. A recepção da torcida mexeu com o campeão dos penas (até 66kg) do Ultimate, que disse ter ganhado motivação extra para o duelo contra Chad Mendes.
- O apoio é maravilhoso. Lutar com uma torcida dessa apoiando... Eu sou muito emotivo e pego muita pilha nisso. Fico mais confiante ainda. Sei que o ginásio vai estar cheio e que todo mundo vai vibrar junto comigo. Com certeza vou para cima igual a um caminhão desgovernado - declarou a um grupo de jornalistas logo após o treino aberto.
José Aldo treino Maracanã UFC 179 (Foto: Andre Durão)José Aldo com Pedro Rizzo no treino aberto no Maracanã (Foto: Andre Durão)
O lutador manauara deixou no ar a possibilidade de aprontar novamente na comemoração. Na primeira luta contra Chad, em janeiro de 2012, ele saiu correndo e se misturou ao público após conquistar a vitória por nocaute.
- Sempre bom sentir essa energia que eles passam. Isso me fortalece cada vez mais, fico muito feliz. Se Deus quiser a gente vai poder fazer o que tem de fazer, ou então os seguranças vão correr atrás de mim e não vão me deixar fazer nada (risos).
José Aldo e Chad Mendes treino Maracanã UFC 179 (Foto: Andre Durão)Aldo e Chad lado a lado (Foto: Andre Durão)
Quanto à pressão de ser o único brasileiro campeão do UFC no momento, José Aldo deu de ombros:
- Procuro esquecer esse lado. É o José Aldo que está lá dentro, não importa se é o único brasileiro campeão. Procuro fazer o meu, acreditar naquilo que eu treino para nada disso atrapalhar. Isso para mim fica fora. Luto por mim mesmo e sei que, vencendo, carrego todo mundo nas costas.
O UFC Rio 5, ou UFC 179, será realizado a partir das 21h (de Brasília) deste sábado, no Maracanãzinho, com transmissão ao vivo do Combate e acompanhamento em Tempo Real do Combate.com. Na sexta-feira, canal e site transmitem a pesagem oficial do evento, às 16h.
UFC 179
25 de outubro de 2014, no Rio de Janeiro (RJ)
CARD PRINCIPAL
Peso-pena: José Aldo x Chad Mendes
Peso-meio-pesado: Glover Teixeira x Phil Davis
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Hans Stringer
Peso-pena: Darren Elkins x Lucas Mineiro
Peso-leve: Diego Ferreira x Beneil Dariush
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: William Patolino x Neil Magny
Peso-leve: Yan Cabral x Naoyuki Kotani
Peso-mosca: Wilson Reis x Scott Jorgensen
Peso-pena: Felipe Sertanejo x Andre Fili
Peso-leve: Gilbert Durinho x Christos Giagos
Peso-leve: Fabrício Morango x Tony Martin

engenhao
O Botafogo recebeu da prefeitura e do consórcio que toca as obras no Engenhão uma previsão de devolução do estádio. Como prometido pelo prefeito Eduardo Paes, será ainda neste ano... mais precisamente no dia 31 de dezembro. Ou seja - no último dia de 2014. O clube, que chegou a acalentar o sonho de disputar as partidas que podem decidir sua permanência na Série A no estádio, já sabe que só poderá contar com o equipamento em 2015.

Outra questão é como o Engenhão será administrado. Foi ventilada no clube a hipótese de uma gestão compartilhada com o consórcio que toca as obras, que é liderado pela Odebrecht. Embora a proposta seja rejeitada por todas as chapas que disputarão a presidência do clube em novembro, há quem diga que um termo de gestão compartilhada pode ser assinado ainda antes das eleições.

- O clube geria o estádio e dava lucro. De repente ele foi fechado, ficamos no prejuízo durante dois anos e agora o consórcio quer participar do Engenhão? O que o Botafogo ganharia com isso? - pergunta um membro influente de uma das candidaturas.

A Odebrecht lidera também o consórcio que administra o Maracanã.