quarta-feira, 15 de maio de 2013

Seleção de Felipão tem apenas quatro ‘veteranos’ de Copas do Mundo

Julio César, Dani Alves, Thiago Silva e Fred são os únicos com experiência em torneios da Fifa. Técnico diz que situação não será problema

Por Alexandre Lozetti, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Rio de Janeiro
425 comentários
O técnico Luiz Felipe Scolari divulgou nesta terça-feira, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, a lista dos 23 convocados para a disputa da Copa das Confederações, que acontecerá de 15 a 30 de junho. E apenas quatro jogadores têm experiência em Copas do Mundo: o goleiro Julio César, o lateral-direito Daniel Alves, o zagueiro Thiago Silva e o atacante Fred.
Na opinião de Felipão, muitos atletas convocados para a Copa das Confederações terão a oportunidade de sentir o clima de competição oficial atuando pelo Brasil.
- Na escolha, nós sabíamos que muitos atletas lembrados ainda não participaram de uma competição oficial pela Seleção. E para jogar uma competição como o Mundial, eles precisam jogar essa Copa das Confederações. Vamos observá-los em jogos que valem pontos, que valem o título. Podemos ter dificuldades na experiência, mas podemos ganhar na jovialidade e na boa vontade que esses jovens possuem – explicou o comandante.
Fred, Brasil x Italia (Foto: Reuters)Titular de Felipão, Fred disputou a Copa do Mundo de 2006  (Foto: Reuters)
Julio César, por exemplo, foi reserva na Copa de 2006 e titular em 2010. Tinha perdido a posição para Diego Alves sob a batuta de Mano Menezes. Porém, com a chegada de Felipão, recuperou o fôlego e se garantiu no grupo das Confederações.
- O Julio César vem para disputar a posição com o Diego Cavalieri e com o Jefferson. Tem uma boa liderança, tem feito bons trabalhos, mas quem vai dizer se está bem ou não é o treinador de goleiros, o Carlão (Carlos Pracidelli). Adianto que eu tenho a confiança nos três – explicou Felipão.
Thiago Silva também esteve na África do Sul, mas como reserva de Juan. Foi pouco utilizado. Daniel Alves foi curinga de Dunga na Copa de 2010. Atuava tanto na lateral direita como no meio de campo. Já o atacante Fred disputou apenas o Mundial de 2006, na Alemanha. Era suplente, mas marcou uma vez na competição, na vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Austrália.
O grupo de Felipão vai se apresentar no próximo dia 27, no Rio de Janeiro. A equipe vai realizar a preparação na cidade até o dia 3 de junho, quando seguirá para Goiânia. No dia 2 de junho, o Brasil vai enfrentar a Inglaterra, no Maracanã. Sete dias depois, o adversário será a França, na Arena do Grêmio.
convocados (Foto: GLOBOESPORTE.COM)