segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Com cirurgia de Cain Velásquez, Ultimate deve adiar estreia no México

Segundo Dana White, organização vai esperar recuperação do campeão
dos pesados para realizar primeiro evento no país onde o pai do lutador nasceu

Por Rio de Janeiro
6 comentários
O Ultimate anunciou para 2014 o primeiro evento da história da organização no México. A ideia era colocar a primeira defesa de cinturão do campeão dos pesados, Cain Veláquez, no país. Contando os prazos de praxe de recuperação de um lutador e o período de treinos, isso deveria acontecer ainda no primeiro semestre, mas Velásquez foi submetido a uma cirurgia no ombro durante a semana passada. Chegou-se à conclusão que é melhor esperar.
- Eu e Lorenzo (Fertitta, CEO do UFC) estávamos falando outro dia sobre ir para o México sem Cain. Não acho uma boa ideia. Eu disse para esperarmos - declarou Dana ao site "MMAjunkie".
Cain Velasquez UFC MMA (Foto: Reprodução / Instagram)Cain Velasquez na mesa de cirurgia na semana passada (Foto: Reprodução / Instagram)
Cain Velásquez nasceu em Yuma, nos Estados Unidos, mas tem uma forte ligação com o México. Seu pai, Efrain Velásquez, entrou de forma irregular em território americano e lá conheceu Isabel, que depois se tornaria mãe do lutador.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Ainda não há um adversário definido para o campeão. Fabrício Werdum tinha a promessa de ser o próximo desafiante, mas o longo tempo de inatividade de Velásquez fez com o Ultimate decidisse dar mais um combate para o brasileiro antes - possivelmente ele terá que enfrentar o vencedor de Josh Barnett x Travis Browne.

Depois de Del Rosario, outro lutador de MMA morre por ataque cardíaco

Veterano Joe Camacho tinha 41 anos e lutou no Bellator no mês passado

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Joe Camacho MMA (Foto: Reprodução / Twitter)Homenagem do Bellator ao lutador Joe
Camacho (Foto: Reprodução / Twitter)
Cerca de uma semana depois da confirmação da morte do lutador do UFC Shane Del Rosario, outro lutador de MMA faleceu nesta segunda-feira, vítima de ataque cardíaco. Foi o americano Joe Camacho, veterano de 41 anos de idade que lutou por organizações como Bellator, EliteXC e King of the Cage. A notícia da morte foi dada por Urijah Faber, peso-galo do Ultimate, através do Twitter. Segundo ele, Camacho morreu às 5h da manhã no horário local.
- É lamentável. Era um grande cara, sempre positivo, e amava as lutas. Ele não estava vindo de vitórias por qualquer motivo, mas o cara amava o esporte e era um verdadeiro lutador de MMA - disse Faber ao site "MMAjunkie".
Joe Camacho lutou no dia 2 de novembro pelo Bellator, curiosamente contra um brasileiro. Ele perdeu por decisão unânime dos jurados para Cleber Luciano na 106ª edição da organização, atualmente a segunda mais importante dos Estados Unidos e que também prestou homenagens a Camacho.
- Bellator envia as mais profundas condolências à família de Joe Camacho, que faleceu neste fim de semana. Descanse em paz Joe - escreveu o Twitter oficial do Bellator, se enganando sobre a data da morte do lutador.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O peso-leve comandava uma academia de jiu-jítsu em Los Angeles e tinha um cartel de 13 vitórias, 19 derrotas e três empates, sendo 1-5 nas últimas seis lutas.

Carrasco de Okami, Jacaré acha que UFC foi 'muito radical' ao demiti-lo

Brasileiro brinca ao recordar luta contra o agora amigo Mousasi, quando colaborou com a perda de peso dele: 'Eu nunca mais ajudo esse patife'

Por Rio de Janeiro
68 comentários
Ronaldo Jacaré surpreendeu muita gente ao nocautear Yushin Okami com facilidade no último UFC realizado em Belo Horizonte, em setembro. Mesmo vindo de três vitórias seguidas antes do revés, o peso-médio japonês foi demitido pela organização. Logo depois, acertou sua ida para o World Series of Fighting (WSOF). O brasileiro disse ter entendido a decisão, mas achou que os patrões foram exageradamente radicais com o adversário:
- Acho que o Ultimate é um negócio que tem que girar. Eles decidiram descartá-lo, que seria melhor dar um tempo para ele fora do evento. Eu, particularmente, sou atleta e luto pela minha classe. Acho que o UFC foi muito radical com o Okami. Não deveria ser. Mas tem que entender o lado dos caras, pois são negócios. Eles querem fazer o evento deles girar sempre - afirmou Jacaré, em entrevista ao Combate.com em um hotel no Rio de Janeiro.
MMA Ronaldo Jacaré (Foto: Adriano Albuquerque)Ronaldo Jacaré toma café antes de começar a entrevista (Foto: Adriano Albuquerque)
O atleta da XGym valorizou o cartel de Okami, assim como a bela performance que teve contra ele. O nocautaço aplicado no japonês acabou contribuindo para a demissão, assunto que Jacaré trata com bom humor e seriedade ao mesmo tempo:
O Yushin Okami nunca tinha sido espancado como eu o espanquei. Essa é a realidade. É um cara duro, sempre fez boas lutas, mas o primeiro espancamento rápido que ele levou de verdade foi o meu. Por isso estou falando que acho que o Ultimate foi um pouco radical"
Ronaldo Jacaré
- (Risos). Vou até rir, mas não era nem para rir. O Yushin Okami nunca tinha sido espancado como eu o espanquei. Essa é a realidade. É um cara duro, sempre fez boas lutas, mas o primeiro espancamento rápido que ele levou de verdade foi o meu. Por isso estou falando que acho que o Ultimate foi um pouco radical. Eu só usei a estratégia certa, conectei os melhores golpes e consegui terminar muito rápido.
Jacaré ajudou Mousasi a perder
peso antes da luta entre eles

Outro adversário que Jacaré enfrentou, mas com quem tem uma relação bem mais próxima, é Gegard Mousasi. Os dois se enfrentaram na final do GP peso-médio pelo cinturão do Dream, no Japão, em setembro de 2008. Na ocasião, Jacaré conseguiu botar para baixo e estava bem na luta, mas foi nocauteado com uma pedalada de Mousasi ainda no primeiro round. O brasileiro recordou que até ajudou o então oponente a bater o peso para o duelo:
Ronaldo Jacaré x Yushin Okami UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Jacaré larga o braço no rosto de Yushin Okami em Belo Horizonte (Foto: Rodrigo Malinverni)
- Eu nunca mais ajudo esse patife (risos). Eu o ajudei a perder peso. Ele estava com dificuldade de perder peso, aí eu emprestei minha capa e falei para ele fazer uma bicicleta. Ele fez e perdeu o peso. Foi doideira, mas é tranquilo. Todo mundo é uma família. Eu não quero que ele não bata o peso. Quero que ele bata para vir na porrada comigo.
Jacaré e Mousasi se reencontraram na semana passada, em Jaraguá do Sul-SC, e esta semana, no Rio de Janeiro, em eventos com a imprensa para a promoção do UFC de 15 de fevereiro, que será realizado em Santa Catarina. Sobrou brincadeira até para Lyoto Machida, que vai enfrentar Mousasi - Jacaré encara Francis Carmont, que não esteve presente nas duas atividades.
Lyoto Machida, Ronaldo Jacaré e Gegard Mousasi (Foto: Reprodução / Instagram)Jacaré dá uma de 'Dana White negro', como
disse ele próprio (Foto: Reprodução / Instagram)
- A gente tem uma relação legal. A partir do momento em que sai do cage, é natural. Independentemente de ganhar ou perder, todo mundo está ali por um objetivo, que é o trabalho. A vitória e a derrota fazem parte. A gente quer vencer, é lógico, mas o que vale são as amizades que você faz de verdade. Tenho uma relação maneira com ele (Mousasi). Fico zoando ele, ele fica me zoando, e a gente ri para caramba. Fiz ele e o Lyoto se encararem antes de todo mundo. Dei uma de Dana White negro (risos): "Porrada agora não, só dia 15 de fevereiro" - brincou.

Duas semanas antes de revanche com Weidman, Spider treina duro

Brasileiro posta foto de treino de musculação e inclui mensagem: 'A força de um homem não está no peso que ele carrega, mas sim no que ele acredita'

Por Rio de Janeiro
428 comentários
anderson silva instagram mma ufc (Foto: Reprodução )Anderson Silva no treino (Foto: Reprodução )
Faltam duas semanas para a revanche com Chris Weidman, e o ex-campeão dos pesos-médios do UFC, Anderson Silva, não para de treinar. Nesta segunda-feira, o lutador brasileiro publicou nas redes sociais mais um registro de sua preparação para o combate, evento principal do UFC 168, em Las Vegas, no próximo dia 28 de dezembro. O Spider aparece na foto fazendo musculação, e incluiu com a imagem uma frase sobre sua mentalidade para o novo duelo
- A força de um homem não esta no peso que ele carrega, mas sim no que ele acredita. Boa semana a todos - escreveu Anderson Silva, que perdeu a primeira luta contra Weidman, em julho, por nocaute. Foi sua primeira derrota desde 2006 e lhe custou o cinturão dos pesos-médios.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão
CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker
Robbie Peralta x Estevan Payan

Sem GSP, Aldo é segundo em ranking peso por peso do UFC; Ronda estreia

Saída por tempo indeterminado do canadense causa alterações; Johny Hendricks vira 'número 0' entre os pesos-meio-médios da organização

Por Rio de Janeiro
43 comentários
UFC José Aldo x Chan Sung Jung (Foto: André Durão / Globoesporte.com)José Aldo é o novo segundo colocado do ranking
peso por peso do UFC (Foto: André Durão)
O UFC começa a mover suas peças após o anúncio da saída de Georges St-Pierre por tempo indeterminado. Nesta segunda-feira, antes mesmo de contabilizar os votos dos jornalistas após o evento do último sábado - o UFC Fight Night Combate: Johnson x Benavidez - a organização soltou um ranking atualizado, sem o canadense nas listas de melhores peso por peso e pesos-meio-médios.
A saída de St-Pierre foi o ganho de José Aldo, campeão dos pesos-penas, que passou a ser o segundo colocado entre os 10 melhores do mundo em qualquer peso. Quem também se beneficiou foi a campeã peso-galo feminina do UFC, Ronda Rousey, que estreou na lista na décima posição. Sua entrada já cria polêmica entre os fãs mais radicais de MMA, que questionam se é justo comparar mulheres com homens no ranking peso por peso e se a posição de Rousey é justa, ou se ela merecia entrar mais acima.
Na categoria peso-meio-médio, a posição de campeão agora aparece "vaga", e todos os lutadores subiram uma posição. Último homem a desafiar St-Pierre antes das "férias estendidas" do canadense, o americano Johny Hendricks, curiosamente, virou o "número 0" da categoria, com Carlos Condit como número 1. Hendricks vai enfrentar Robbie Lawler, novo número 2, pelo cinturão vago da divisão no UFC 171, em 15 de março de 2014, em Dallas, EUA.
Confira abaixo a nova classificação, e saiba mais sobre os melhores lutadores do UFC na página de lutadores do Combate.com:
ranking UFC lutadores MMA (Foto: UFC)Novo ranking do UFC (Foto: UFC)

Arena Palmeiras: episódio de série mostra a nova arquibancada

Construtora divulga mais um capítulo do documentário sobre a reforma da nova casa do Verdão. Estádio deve ser inaugurado no segundo trimestre de 2014

Por São Paulo
526 comentários
Arena Palestra Palmeiras Allianz Parque (Foto: Divulgação / WTorre)Estádio deve ser inaugurado no segundo trimestre do ano que vem (Foto: Divulgação / WTorre)
O torcedor do Palmeiras ganhou nesta segunda-feira mais uma oportunidade de ver como está ficando a nova casa alviverde. A WTorre, construtora responsável pela obra, divulgou mais um episódio da série Intervalo, que retrata as transformações do antigo estádio Palestra Itália, agora chamado de Allianz Parque.
O oitavo episódio, intitulado de “360º”, mostra a finalização da construção do anel superior da arquibancada e a instalação da última viga mestra de sustentação da cobertura.

O estádio terá capacidade para até 45 mil torcedores em dias de jogos, e até 55 mil pessoas em eventos e shows. Atualmente, o Allianz Parque conta com mais de 70% das obras concluídas e deve ser inaugurado no segundo trimestre de 2014.
No total, dez capítulos vão contar a história da modernização da casa palmeirense. Até agora, além do "360", outros sete episódios foram publicados pela construtora: "Pontapé Inicial", "A Benção", "A Transformação", "Um dia na Nova Arena", "Uma obra de arte", "Nova Curva" e "Nas Alturas".
Mosaico Arena Palestra Allianz Parque (Foto: Felipe Zito)

Nissan rompe contrato com Vasco após atos de violência da torcida

Montadora torna oficial e alega que cenas ocorridas em Joinville são 'incompatíveis
com os valores da empresa' para justificar fim do patrocínio iniciado em julho

Por Rio de Janeiro
O Vasco sofreu mais um duro golpe nesta segunda-feira. Por meio de uma nota oficial, a Nissan anunciou que rompeu seu contrato de patrocínio com o clube. A alegação da montadora japonesa é que o recente caso de violência envolvendo a torcida cruz-maltina no jogo diante do Atlético-PR, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, em Joinville, "é incompatível com os valores e princípios sustentados e defendidos pela empresa em todo mundo". A parceria entre Vasco e Nissan havia sido iniciada em julho de 2013 e tinha previsão de duração de quatro anos.
Procurado pela reportagem do GloboEsporte.com, o vice-presidente jurídico do Vasco, Roberto Duque Estrada, foi pego de surpresa e afirmou não saber sobre o caso. O diretor jurídico, Gustavo Pinheiro, que costuma tratar das questões do dia a dia, não atendeu as ligações.
Porém, no sábado, Pinheiro havia se manifestado sobre o assunto, quando o blog Radar on-line, da revista Veja, informou que a decisão já fora tomada. Na ocasião, disse que não haver "fundamento jurídico" para o fato se concretizar. O Vasco receberia R$ 7 milhões por ano pelo contrato. Então, deixará de embolsar R$ 21 milhões até 2017. A marca é estampada na parte de trás da camisa do time de futebol, em uniformes de esportes olímpicos e nas sedes do clube.
- Não vejo fundamento jurídico para que o contrato seja rompido. A responsabilidade da segurança do jogo não era do Vasco. E apesar de alguns indivíduos terem se envolvido na briga, eles não representam o Vasco - afirmou Gustavo Pinheiro.
Mais cedo, a diretoria recebeu a notícia de que o presidente do STJD, Flavio Zveiter, rejeitou pela segunda vez o recurso para obter os pontos por meio de impugnação da partida contra o Furacão e manteve o rebaixamento do clube para a Série B sem haver julgamento. Em ação paralela, ainda houve a perda de oito mandos de campo e multa de R$ 80 mil.
Polêmica recente e crítica do governador
Em novembro, houve polêmica envolvendo uma suposta opinião do diretor Murilo Moreno em uma palestra. De acordo com o jornal "Monitor Mercantil", ele afirmou que seria "melhor ainda" se o Vasco caísse pelo destaque de um grande na Série B e também por dar à empresa o status de patrocinador do acesso. A declaração foi negada pela montadora, e o clube tentou minimizar.
Quem aproximou as partes foi o governador Sérgio Cabral, torcedor cruz-maltino, que esteve em contato direto com os representantes no ano passado sobre a inauguração da fábrica da montadora no estado. Cabral, no entanto, não está nada satisfeito com a diretoria do Vasco e alfinetou Roberto Dinamite esta semana ao dizer que "são necessários 350 quilos de dinamite para derrubar uma parede, enquanto bastou um "Dinamite" para derrubar um time inteiro". O político fez a analogia logo após uma implosão para abrir um túnel na obra da Linha 4 do metrô.
Veja abaixo a nota da montadora:
Nissan rescisão vasco (Foto: Reprodução/Facebook)O comunicado da Nissan que pegou o Vasco de surpresa (Foto: Reprodução/Facebook)

Tricolores comemoram nas redes sociais a permanência na Série A


seg, 16/12/13
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
A decisão do STJD, nesta segunda-feira, de tirar quatro pontos da Portuguesa, garantiu a permanência do Fluminense na Primeira Divisão. Cabe recurso, mas os tricolores já começaram a comemorar nas redes sociais. Em uma delas, os torcedores dizem que o time “trupica mas não cai”. Em outra, a atuação do advogado Mário Bittencourt é enaltecida.



Após decisão do STJD, Felipe Melo ironiza o Fluminense no Twitter


seg, 16/12/13
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
Depois da decisão do STJD nesta segunda-feira de retirar quatro pontos da Portuguesa, o que recoloca o Fluminense na Primeira Divisão, o jogador Felipe Melo, do Galatasaray, não perdeu tempo e ironizou o Tricolor com a hashtag #champagne. Prontamente os seguidores do atleta começaram a também comentar a decisão judicial.
Felipe Melo se referiu ao episódio ocorrido em 1997, quando o então presidente do Fluminense, Álvaro Barcellos, comemorou com champanhe a permanência do time na Primeira Divisão. Após o rebaixamento do Tricolor e do Bragantino na Série A de 96, a CBF decidiu que não haveria quedas na competição após um suposto relacionamento do Corinthians e Atlético-PR com o então presidente da Comissão de Arbitragem, Ivens Mendes.

Torcedores do Flu vibram com queda da Lusa após julgamento do STJD

Aos gritos de "Nense!" do lado de fora do tribunal, tricolores comemoram resultado. Torcedores da Lusa choram no fim de uma tarde marcada por bom humor e tapete

Por Rio de Janeiro
1043 comentários
Prédio do Superior de Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Rua da Ajuda, Centro do Rio, 19h. Torcedores do Flu espremidos gritavam, eufóricos, "Nense! Nense! Nense!". Torcedores da Lusa, que chegaram em dois ônibus no meio da tarde, não escondiam a decepção. Alguns choravam, outros procuravam palavras de consolo. Parecia uma final de campeonato o julgamento que puniu a Portuguesa de Desportos com a perda de quatro pontos pela escalação irregular de Héverton e devolveu o Fluminense à Série A do Campeonato Brasileiro.
Os gritos dos tricolores já eram ouvidos de dentro do Tribunal antes e durante o julgamento, numa tarde movimentada no Centro do Rio em que, além dos torcedores do Flu e da Lusa, rubro-negros e vascaínos transformaram, de forma bem-humorada, a tradicional rua estreita em pedaço de Maracanã.
Julgamento STJD (Foto: Ale Silva/Agência Estado)Torcida do Flu canta durante a depois do Julgamento no STJD (Foto: Ale Silva/Agência Estado)


O bom humor, com direito a tapetão estendido por tricolores, imperou antes do julgamento de Lusa e Fla por terem utilizado Héverton e André Santos - respectivamente - de forma irregular, Os torcedores adversários do Fluminense não perdoavam.
- Terceira, time de terceira! - gritavam.
Os tricolores nem ligavam. Cerca de dez estavam com um belo tapete estendido e um cartaz questionando: "Tapetão? 1996, 00 e 13", fazendo alusão aos dois primeiros anos em que o Flu escapou de rebaixamento por problemas extracampo (em 1996, foi o caso Ivens Mendes de arbitragem, e no de 2000, o de Sandro Hiroshi) e ao atual. Em outro cartaz tricolor, havia a inscrição: "Justiça acima de tudo", e uma frase "o balão subiu".
Tapetão julgamento (Foto: Thiago Correia)Bem-humorados, tricolores brincam com o 'tapetão' e questionam virada de mesa no cartaz (Foto: Thiago Correia)

Bem ali por perto, um torcedor vascaíno resolveu brincar com a situação. Aproximou-se de uma vovó tricolor e brincou:
- Pô, joga a Segunda com a gente - disse o vascaíno, brincando com o próprio rebaixamento, sem saber ainda que seu clube não terá, na próxima temporada, a companhia dos tricolores na Série B.

Com permanência na Série A, Flu vira alvo de gozações na Internet


seg, 16/12/13
por meiodecampo |
categoria Sem categoria

Na tarde desta segunda-feira, com a punição a Portuguesa pela escalação de Héverton, a perda de quatro pontos, o rebaixamento do time paulista e a permanência do Fluminense na Primeira Divisão depois de julgamento realizado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), começaram a pipocar e se multiplicar gozações com o Tricolor na Internet. Ainda cabe recurso para a Lusa. Em uma das montagens, a sigla F.F.C (Fluminense Football Club) que fica no escudo do time foi substituída pelo STJD. Veja algumas das gozações que circulam na grande rede.

Enderson revela surpresa com convite e mira avaliação 'criteriosa' no Grêmio

Ex-Goiás, técnico chega para substituir o ídolo Renato Gaúcho na Libertadores e é todo elogios ao clube: 'Um dos gigantes do futebol brasileiro'

Por Porto Alegre
227 comentários
‘Um clube gigante’. É assim que Enderson Moreira, o novo técnico do Grêmio, define a equipe que assumirá para 2014. Apresentado oficialmente na tarde desta segunda-feira, na sala de imprensa do Estádio Olímpico, se disse preparado para assumir tal responsabilidade, mesmo que não seja um treinador com currículo vasto entre equipes profissionais da Série A.

A partir de então, Enderson terá de juntar dois objetivos: aproveitar a base gremistas para criar uma equipe competitiva para a Libertadores – principal meta gremista para 2014.

- O Grêmio não é um clube grande, mas gigante. Me preparei para momentos como esse. Essa responsabilidade faz parte da minha profissão. Sempre me apego a questão de estar bem preparado e fazer com que os jogadores se sintam mais confiantes – discursa Enderson, ao lado do presidente Fábio Koff, do diretor executivo de futebol Rui Costa e do assessor Marcos Chitolina.
enderson moreira grêmio (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)Koff, Enderson e Rui Costa posam para fotos no Olímpico (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)


O treinador prometeu uma equipe competitiva e, claro, brigar por títulos nas competições que comandar. Mais do que isso: vai aproveitar o fim de 2013 para promover uma avaliação "criteriosa" do elenco. Ou seja, mais peças devem mudar além do próprio treinador.

- Qualquer elenco do futebol brasileiro está aberto a modificações. Uns vão buscar o seu caminho, outros podem vir para reforçar e colocar equipe de outra forma em campo. Vamos fazer avaliação criteriosa do elenco. Mas quem conquistou vice do Brasileiro, ficou entre os quatro da Copa do Brasil, tem todas as condições de brigar por títulos – aponta o técnico de 42 anos.

Enderson foi escolhido para o lugar de Renato Gaúcho, que não renovou, após a boa campanha do Goiás no Nacional, competição na qual lutou por vaga à Libertadores e terminou no sexto lugar. A temporada, aliás, foi boa com o título goiano e a semifinal da Copa do Brasil - sempre tendo o atacante Walter como principal destaque. O aproveitamento foi de 59,15% (36 vitórias, 18 empates e 17 derrotas em 71 jogos). Segundo ele, o convite do Grêmio foi surpreendente.

- Eu não esperava. Estava na casa da minha mãe (no interior de Minas Gerais) e me telefonaram ontem (domingo) - conta.

A passagem de Enderson pelo Esmeraldino, aliás, tem outras conquistas: o Goiano e a Série B de 2012. Ela começou em 2011 no Brasileirão, competição na qual não conseguiu o acesso à Série A. O treinador, antes, trabalhara no Fluminense, clube pelo qual disputou a sua primeira Libertadores. Foi uma passagem como interino enquanto o clube carioca esperava a chegada de Abel Braga: foram cinco jogos, com três vitórias e duas derrotas. Foi eliminado nas oitavas de final pelo Libertad. A carreira de técnico profissional tem passagem ainda pelo Internacional. Foi em 2010, então, que Enderson deu tempo nos trabalhos de auxiliar e de técnico das categorias de base. Com jovens, trabalhou em Minas Gerais: Cruzeiro, Ipatinga, América e Atlético-MG.

Renato deixa o Grêmio após levar o clube à Libertadores pela segunda vez - a primeira foi em 2010. Além do vice nacional, chegou até a semifinal da Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Atlético-PR. Ao todo, comandou a equipe em 39 jogos, com 17 vitórias, 12 empates e 10 derrotas.
Confira as informações do esporte gaúcho no globoesporte.com/RS

Rebaixamento mantido: STJD rejeita reconsideração sobre ação do Vasco

Presidente do órgão reitera decisão sobre não inverter os pontos do jogo contra o Atlético-PR, por conta da briga em Joinville. Clube carioca recorre imediatamente

Por Rio de Janeiro
662 comentários
Julgamento Atlético-PR x Vasco (Foto: Gustavo Rotstein)Ação sequer foi julgada (Foto: Gustavo Rotstein)
O presidente do STJD, Flavio Zveiter, rejeitou pela segunda vez a ação do Vasco para obter os pontos por meio de impugnação da partida contra o Atlético-PR, no dia 8 de dezembro, e manteve o rebaixamento dos cariocas para a Série B sem sequer haver julgamento, após o resultado de 5 a 1 no campo. Imediatamente, porém, o departamento jurídico do clube entrou com recurso no tribunal contra a posição de Zveiter, oficializada nesta segunda-feira.
- Já encaminhei minha decisão ao tribunal e mantive a decisão - confirmou o presidente do órgão, rapidamente, enquanto acompanhava, na sede do tribunal, o julgamento que envolve a Portuguesa e pode salvar o Fluminense do descenso em caso de condenação lusa.

A cartada cruz-maltina tinha a ver com a briga generalizada na arquibancada da Arena Joinville, que causou interrupção do jogo por 73 minutos, maior do que permitiria o regulamento da CBF. Sendo assim, em teoria, o árbitro Ricardo Marques Ribeiro deveria encerrar o confronto. Além disso, o Vasco ainda reclama que a confusão foi iniciada pela torcida do Furacão e que não havia condições psicológicas nos times e até de segurança para a bola continuar rolando.
despacho pedido impugnação (Foto: Editoria de Arte)Despacho de Flavio Zveiter que indeferiu o pedido do Vasco na semana passada (Foto: Editoria de Arte)

A única saída foi recorrer diretamente ao STJD, conforme havia explicado o próprio Zveiter. Atento aos desdobramentos, o departamento jurídico já fez contato com as autoridades.
O presidente do órgão havia indeferido o primeiro pedido na quinta-feira passada sob alegação, no despacho, de que o Regulamento Geral das Competições relata que o árbitro pode decidir pela suspensão, mas não é obrigado a fazê-lo. Representante do Vasco, a advogada Luciana Lopes se disse chocada com a atitude. Assim como o presidente Roberto Dinamite, que gravou vídeo afirmando que o clube iria até as últimas consequências no caso.

Presidente da Lusa confirma recurso
e não nega descarta à Justiça comum

Punida pelo STJD, Portuguesa perde quatro pontos e é rebaixada. Manuel
da Lupa confirma que vai contestar decisão que beneficiou o Fluminense

Por Rio de Janeiro
511 comentários
Nesta segunda-feira, a Portuguesa foi considerada culpada, em primeira instância, pela escalação irregular do meia Héverton na partida contra o Grêmio, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Com isso, o clube perdeu quatro pontos na classificação e caiu para a Série B, salvando o Fluminense do rebaixamento. O presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa, prometeu recorrer da decisão.
– Quando entrei aqui, me disseram que o resultado já estava decidido. Não vou dizer quem foi, mas a pessoa disse que seria por quatro votos a um ou por cinco a zero. Vamos ao pleno ver o que cabe. Em 2010 era imoral tirar o título do Fluminense. Por que agora não é imoral tirar a Portuguesa da Série A? Chegamos em décimo segundo lugar e foi um sacrifício desgraçado. É uma imoralidade. A camisa do Fluminense fez a diferença. Mas não tem problema, vamos discutir no pleno. Vamos lutar até o fim – afirmou o presidente em entrevista ao SporTV.
Manuel da Lupa não descartou a possibilidade de recorrer à Justiça comum, caso a Lusa seja novamente derrotada no recurso, que deve acontecer no próximo dia 27.
– A Portuguesa vai até o fim. Nós vamos recorrer. No podemos abrir a mão do nosso direito. Até onde a Portuguesa tiver direito, nós vamos.
O presidente ainda lembrou que, se quisesse recorrer da decisão do STJD, só poderia fazer depois que o meia Héverton cumprisse suspensão.
– Na realidade, nós ficamos desiludidos com isso, mas temos que entender. Temos pareceres de juristas de renome que entendem que isso é uma aberração. Eles puniram antes. É um absurdo. O julgamento foi na sexta-feira, e a partida, no domingo. Se eu quisesse recorrer, só poderia ser na segunda-feira, depois que já cumpriu a punição. Agora eu ganho o recurso e já fui condenado. Como faz?
Héverton foi expulso por reclamação após a partida contra o Bahia, pela 36ª rodada do Brasileirão. O jogador cumpriu a suspensão automática na partida seguinte, contra a Ponte Preta. Seis dias depois, foi punido pelo STJD com dois jogos de suspensão, assim não poderia enfrentar o Grêmio. Foi relacionado para o banco de reservas e entrou em campo aos 32 minutos do primeiro tempo da partida, que terminou empatada sem gols. A Portuguesa alega que o advogado Osvaldo Sestádio, que defendeu o jogador no tribunal, passou a informação errada.
Torcedor portuguesa protesto STJD (Foto: Fred Soares/SporTV)Torcedor da Portuguesa prostesta. Camisa foi usada até por jogadores (Foto: Fred Soares/SporTV)

Portuguesa é punida e rebaixada, e Flu fica na Série A, mas cabe recurso

Tribunal condena Lusa por erro na escalação de Héverton contra o Grêmio, na última rodada do Brasileiro. Flamengo será julgado pelo caso de André Santos em seguida

Por Rio de Janeiro
6119 comentários
 
A Portuguesa perdeu por unanimidade a primeira batalha nos tribunais e, em decisão em primeira instância, foi condenada com a perda de quatro pontos (além de multa de R$ 1 mil) por escalação irregular do meia Héverton na última rodada do Brasileiro, contra o Grêmio. Com o resultado, a Lusa caiu da 12ª para a 17ª posição e está rebaixada à Série B, com 44 pontos. O Fluminense, com 46 pontos, sai da zona de rebaixamento e se mantém na elite (veja vídeo com a decisão). A diretoria do clube paulista já confirmou que entrará com recurso no Pleno do STJD, que deve ser julgado até o dia 27 de dezembro.
O presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa, não escondeu sua revolta com o resultado do julgamento e falou em favorecimento:
- Se fosse o contrário, o resultado não seria esse. Tanto é que em 2010 não tiraram o título do Fluminense porque era imoral. E a Portuguesa cair não é imoral, o problema é esse. Nós vamos entrar com o recurso no Pleno, vamos ver como fica, e depois vamos tomar as medidas que pudermos. Vamos lutar até onde der. Podemos ir à Fifa, ir à Justiça comum. A Portuguesa não vai cair por uma votação desse tipo. A gente aceita, mas não concorda. A gente acata a decisão, mas vai rediscutir. Se for mantido, vamos até o final. Não é melhor manter o resultado do campo? Não é um absurdo mudar o resultado que nós lutamos tanto para conseguir, e o Fluminense, que é um grande clube, não teve capacidade? E agora tem que inverter? É um absurdo. Depois falamos que é tapetão, e o pessoal fica zangado.

Indignado, o dirigente fez uma acusação forte em entrevista ao SporTV:
- Quando eu entrei aqui, me disseram que o resultado já estava decidido. Não vou dizer quem foi, mas a pessoa me disse que seria por 4 votos a 1 ou 5 a 0.
Durante todo o julgamento, mesmo com o escritório do STJD sendo localizado no 15º andar de um prédio comercial no Centro do Rio, era possível ouvir os gritos e cantos de torcedores - tanto do Fluminense quanto da Portuguesa, que chegaram em dois ônibus.
O Flamengo será julgado em seguida por escalação irregular do lateral-esquerdo André Santos contra o Cruzeiro. Mas, com a perda de pontos do time paulista, o Rubro-Negro não corre risco de ser rebaixado, pois caso seja punido cairá a 45 pontos. Flamengo e Fluminense se colocaram como partes interessadas no processo para poderem fazer sustentações de suas partes durante o processo.
Héverton foi suspenso em julgamento na sexta-feira, dia 6/12, e escalado no fim de semana (entrou aos 32 minutos do segundo tempo contra o Grêmio), o que acarretou uma notícia de infração feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao tribunal. A Lusa foi denunciada no artigo 214 (Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), com previsão de perda de três pontos, mais o que foi conquistado na partida em questão, no caso, um ponto, somando quatro pontos.
torcedora portuguesa chora julgamento STJD (Foto: Thales Soares)Torcedora da Portuguesa demonstra desânimo com julgamento no STJD (Foto: Thales Soares)

A Portuguesa alegou que não teve intenção em cometer a irregularidade, pois não tinha mais ambições no Brasileiro quando enfrentou o Grêmio, além do fato de o jogador ter atuado por poucos minutos. Em seu voto, o relator Felipe Bevilacqua de Souza chamou a atenção para a necessidade de cumprimento das leis independente do impacto na tabela da competição e diante da opinião pública para pedir a condenação da equipe paulista. O voto foi acompanhado por todos os integrantes da 1ª Comissão Disciplinar, presidida por Paulo Valed Perry.
A defesa da Portuguesa foi feita pelo advogado João Zanforlin, que normalmente representa o Corinthians. Além do relator Felipe Bevilacqua de Souza, do Rio de Janeiro, os auditores que participaram da votação no julgamento foram Vinicius Augusto Sá Vieira (SP), Luiz Felipe Bulus e Douglas Blackhman (RJ - auditor suplente). O auditor Washington Rodrigues de Oliveira (SP) foi declarado impedido de participar do julgamento, nos termos do artigo 18 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por ter se manifestado publicamente - em rede social - sobre o objeto da causa, e foi substituído pelo suplente Blackhman.
Como foi o julgamento
Em sua defesa, a Portuguesa se focou na ausência de intenção em cometer a irregularidade - citando que a partida contra o Grêmio pouco valia para as duas equipes e que o jogador entrou em campo aos 32 minutos do segundo tempo - e e na necessidade de manutenção do resultado obtido em campo. Alegou que a lei precisaria ser interpretada e que o rebaixamento seria uma pena muito pesada para a representatividade da transgressão.
- A quatro meses da Copa do Mundo, o resultado do campo de jogo pode ser modificado. E, se há uma coisa que me revolta, são os "hermanos" fazendo gracinha: "Será que, se ganharmos, pode ter alguma coisa fora do campo e perdermos o título?" - comparou o advogado João Zanforlim.
torcedores Fluminense julgamento STJD (Foto: Thales Soares)Torcedores do Fluminense ficam em frente ao prédio onde se realizou o julgamento, no Centro do Rio (Foto: Thales Soares)


O diretor jurídico da Lusa, Valdir Rocha, alegou em depoimento que o clube não conseguiu contato após o julgamento com o seu advogado, Osvaldo Sestário, e que em casos assim isso significa que o jogador pegou apenas uma partida de suspensão, já cumprida com a automática. E que, em consulta ao site do STJD, não constava o nome do atleta como punido até a manhã de domingo, o que segundo o diretor jurídico só foi modificado na quarta-feira. Segundo o presidente Manuel da Lupa, Sestário teria dito que assumiria a responsabilidade pelo resultado. A procuradoria rebateu, dizendo que houve falha entre o advogado e o clube, que deveria ser o interessado em tomar conhecimento do resultado.

Como parte interessada, o Flamengo, representado pelo advogado Michel Asseff Filho, se pronunciou para questionar o prazo de aplicação da pena, que atualmente prevê que o jogador esteja punido no dia imediatamente posterior ao julgamento. De acordo com ele, deveria ser no dia seguinte de funcionamento do Tribunal, pois não há tempo hábil para recurso. Ainda assim, reconheceu que a lei atual prevê a suspensão imediata do atleta.
O Fluminense, também parte interessada, bateu na tecla da necessidade de cumprimento das leis, do regulamento estabelecido antes de a competição começar. Destacou que o aspecto técnico precisa se sobrepor ao lado emocional, e que o acompanhamento da situação dos atletas é de responsabilidade dos clubes, tentando esvaziar a defesa da Portuguesa.
- O cumprimento do regulamento faz parte da moralidade. Esqueceram isso. Depois de toda essa eclosão, o Fluminense não participou de nada disso. Se o Fluminense estivesse no lugar da Portuguesa, o clamor seria para cumprir (o regulamento) e rebaixar o Fluminense. Hoje eu li uma tese de transformar o campeonato de pontos corridos em campeonato de conta corrente, de jogar a perda de pontos para o ano que vem. Que argumento absurdo, raso - defendeu o advogado Mário Bittencourt.
FRAME julgamento STJD (Foto: Reprodução)O relator Felipe Bevilacqua de Souza (à esquerda) durante o julgamento no STJD (Foto: Reprodução)
O relator Felipe Bevilacqua fez um discurso no qual passou os primeiros minutos se dedicando a atacar a maneira como o tema vem sendo abordado pela imprensa e em seguida contestou os argumentos levantados pela defesa.

- A Justiça desportiva tem de prezar pela efetividade da pena. Imagina um atleta que tem uma final de campeonato no fim de semana. Agride um outro jogador num jogo na quarta, é julgado na sexta e joga a final de campeonato. Só pode ser punido na segunda-feira? Isso é moralidade? O julgamento aqui tem de ser técnico. Não existe dolo, culpa, resultado. É objetivo - disse.