terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ponto de interrogação


ter, 22/11/11
por thiago lavinas |
Representantes do Flamengo estiveram na Federação do Rio nesta terça-feira. Buscaram informações sobre o local do clássico contra o Vasco, na última rodada, e receberam uma resposta genérica: tanto o local deste duelo como o de Botafogo x Fluminense dependem dos resultados deste fim de semana.
A situação é simples. Vasco e Fluminense têm chance de título e se enfrentam. Quem terminar a rodada mais bem posicionado jogará a última rodada no Engenhão. Caso o Corinthians seja campeão antecipado, o critério será outro e a CBF vai levar em consiração o grau de importância dos duelos para Flamengo e Botafogo, que podem ou não estar na disputa por vaga na Taça Libertadores. Resumindo: o jogo mais importante acontece na capital fluminense.
Apesar de o artigo 14 do Regulamento Geral de Competições prever a marcação do local da partida até dez dias antes de sua realização há uma brecha no segundo parágrafo que permite a alteração por “motivo de força maior”.
O Fluminense não foi informado oficialmente, mas o clube não se opõe a jogar em Volta Redonda porque considera o Engenhão, de fato, a casa alvinegra. Do lado do Bota, o presidente Mauricio Assumpção não aceita jogar fora do Engenhão caso o clube ainda estiver na luta por uma vaga na Libertadores. Mas se o Alvinegro chegar à última rodada sem ter mais o que disputar, o dirigente tem o bom senso de aceitar a marcação do clássico em Volta Redonda.
(Eduardo Peixoto)

La U veta imprensa no treino e tieta estátua de Romário na Colina

Técnico Jorge Sampaoli pediu para que jornalistas brasileiros e chilenos fossem retirados da arquibancada. Eduardo Costa acompanhou a atividade

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
No fim da manhã desta terça-feira, o Universidad de Chile chegou a São Januário para fazer o reconhecimento do gramado e realizar a última atividade antes do primeiro confronto com o Vasco pelas semifinais da Copa Sul-Americana. No entanto, o treinador Jorge Sampaoli preferiu manter o tom de mistério. Assim que os jogadores entraram em campo, o assessor de imprensa do clube e Bruno Coev, supervisor de patrimônio do Vasco, pediram para que tanto os jornalistas brasileiros como os chilenos fossem retirados da arquibancada de São Januário onde estavam posicionados para acompanhar a atividade.
Só após a retirada completa, os jogadores iniciaram os trabalhos. Antes disso, no entanto, o Vasco contou rapidamente com um espião. Ainda se recuperando do estiramento muscular que teve na coxa esquerda, Eduardo Costa realizava algumas atividades físicas enquanto os jogadores do clube chileno se aqueciam.
Treino do Universidad do Chile (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Funcionários do Universidad do Chile tiram fotos com a estátua de Romário antes do treino do time em São Januário (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Antes do treino começar, a estátua de Romário foi uma das atrações. Dois membros da comissão técnica que chegaram antes para preparar o campo e arrumar o material de treino foram andando até o local para conferir de perto a homenagem ao Baixinho. Além de tirar fotos, a dupla repetiu a comemoração eternizada pelo camisa 11.
No fim, os jornalistas puderam assistir a dez minutos do treino de finalização dos chilenos, que não deu pistas do time que entrará em campo para enfrentar o Vasco.
Vasco e Universidad de Chile se enfrentam na noite da próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no primeiro jogo válido pelas semifinais da Copa Sul-Americana, em São Januário. Este é o último jogo do time cruz-maltino em seu estádio nesta temporada. Pelo Campeonato Brasileiro, o Gigante da Colina volta a entrar em campo no próximo domingo, contra o Fluminense, às 17h (de Brasília), no Engenhão.
Treino do Universidad do Chile (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Jogadores do Universidad do Chile ouvem palestra antes do treino na Colina (Foto: Rafael Cavalieri)

Vasco consegue efeito suspensivo para perda de mando de campo

Clube poderá mandar clássico com o Flamengo no Rio de Janeiro. Se pena imposta pelo STJD fosse mantida, jogo teria de ser a 100km da capital

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Vasco conseguiu, no início da tarde desta terça-feira, efeito suspensivo para a perda do mando de campo imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Assim, o clube da Colina, que havia entrado com recurso nessa segunda-feira, poderá enfrentar o Flamengo no Rio de Janeiro, na última rodada do Campeonato Brasileiro, não tendo mais que mandar a partida a 100km da capital.
O local do duelo, no entanto, segue indefinido, uma vez que os dois clássicos da última rodada - Botafogo x Fluminense e Vasco x Flamengo - estão marcados para o mesmo dia e horário, domingo, dia 4, às 17h. Engenhão e Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, são as principais opções. São Januário está descartado. O presidente Roberto Dinamite assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acertando a não realização de clássicos de grande apelo na casa cruz-maltina e, como já enfrentou o Botafogo no Engenhão, não fará nova tentativa de jogar lá.
- Agora está nas mãos da CBF. Entendo que são dois clássicos e o clube que estiver em condições de ser campeão, Vasco ou Fluminense, vai jogar no Engenhão e o outro jogo vai para Volta Redonda. O Vasco não vai mais tentar jogar em São Januário. Isso já deu muita confusão - disse o vice jurídico do Vasco, Anibal Rouxinol.

O Vasco foi punido devido ao relado na súmula do árbitro Ricardo Marques Ribeiro, que alega ter sido hostilizado por “funcionários que trajavam camisas do clube" após a partida contra o São Paulo, em São Januário. O clube ainda recebeu uma multa de R$ 10 mil. O julgamento do processo ainda não tem data marcada, podendo acontecer até no ano que vem.
- Esse árbitro foi muito infeliz. É lamentável. O julgamento, se ocorrer esse ano, será só depois do Brasileiro. Não há mais tempo - completou o dirigente cruz-maltino.
Clique e veja vídeos do Vasco

Cavani faz dois gols, Napoli quebra sequência do City e fica perto de vaga

Uruguaio é o nome da primeira derrota dos ingleses nos últimos nove jogos. Italianos só precisam vencer Villarreal, que perdeu para classificado Bayern

Por GLOBOESPORTE.COM Nápoles, Itália
Teve gol de Mario Balotelli, mas o brilho da noite ficou por conta de um uruguaio. Com dois gols do artilheiro Edinson Cavani, o Napoli derrotou o Manchester City, por 2 a 1, nesta terça-feira, no San Paolo, e deu um grande passo para garantir a classificação para as oitavas de final no Grupo A, apontado inicialmente como o mais difícil de toda a Liga dos Campeões 2011/2012.
O resultado quebra uma sequência de nove vitórias consecutivas e complica e muito a vida dos ingleses, que não dependem mais das próprias forças para avançarem. Os italianos somam oito pontos e enfrentarão o lanterna Villarreal, que está zerado após ser derrotado no outro jogo da chave para o Bayern de Munique, por 3 a 1, na Allianz Arena. Líderes, os alemães foram aos 13 e estão garantidos na próxima fase graças aos gols de Ribéry (dois) e Mario Gómez. De Guzman descontou. Os Citizens têm sete.
cavani napoli x  Manchester City gol (Foto: Reuters)Cavani marcou os dois gols da vitória do Napoli sobre o Manchester City no San Paolo: quase lá (Reuters)
Para se classificar e aumentar os lucros com as participações nas fases seguintes, a equipe do técnico Roberto Mancini precisa derrotar o Bayern de Munique, no próximo dia 7 de dezembro, no City of Manchester, e contar ainda com um tropeço do Napoli na Espanha no mesmo dia.
As duas equipes voltam a campo no fim de semana. Pelo Inglês, o líder City tem parada duríssima diante do Liverpool, em Anfield. O Napoli também joga fora de casa, contra o Atalanta, pelo Italiano. Na Espanha, o Villarreal tenta se recuperar da má campanha contra o Málaga, no La Rosaleda, enquanto o Bayern visita o Mainz pelo Alemão.
Cavani e, é claro, Balotelli
O Napoli jogava em casa, mas é daqueles times que fazem questão de usar e abusar do contra-ataque. Com um trio ofensivo veloz e ao mesmo tempo de grande poder conclusivo, os italianos levavam perigo à defesa rival praticamente em todas as vezes que chegavam ao ataque.
Hamsik, aos nove, Cavani, aos 10, e Lavezzi, aos 14, quase abriram o placar em jogadas distintas. Até que Inler, dois minutos depois, chutou de fora da área e obrigou Joe Hart a ceder o escanteio. Na cobrança venenosa do argentino, o uruguaio desviou levemente de cabeça, o suficiente para surpreender o goleiro inglês.
Os Citizens ameaçavam pouco, mas chegaram ao empate em uma jogada inicialmente despretensiosa. Dzeko cruzou, Aronica afastou muito mal, nos pés de David Silva, que chutou cruzado. De Sanctis não segurou e Balotelli, sempre ele, só escorou para igualar. Eram 33 minutos quando o Napoli sentiu o golpe. Com uma boa chance ainda aos 42, em chute perigoso de Kolarov, o City terminaria a etapa inicial ligeiramente melhor.
Mario Balotelli napoli x  Manchester City (Foto: AFP)Mario Balotelli deixou o seu, mas dessa vez não foi o suficiente para os ingleses (Foto: AFP)
Napoli volta melhor e decide
Não se sabe qual atitude o técnico Walter Mazzari tomou, se deu uma bronca ou um empurrão de motivação que faltava. O que se sabe é que algo mudou no vestiário. O Napoli voltou para o segundo tempo mordendo, correndo e dando sufoco no Manchester City. E não demorou para os donos da casa ampliarem. Aos quatro, em linda jogada coletiva, Lavezzi rolou para Dossena, que cruzou na medida para Cavani escorar. Hart, novamente, não foi feliz.
A impressão ao longo da etapa final era de que os mandantes estavam mesmo mais próximos do terceiro, da quase consagração, do que de um chocho empate. Hamsik, logo aos cinco, quase ampliou. Aos 24, Lavezzi, em novo contra-ataque, driblou Kompany e finalizou forte, para a defesa de Hart.
Com Nasri e Agüero no banco de reservas, o técnico Roberto Mancini só foi fazer sua primeira substituição aos 25 minutos. Meia criativo, o francês substituiu o volante De Jong, mas foi o Napoli quem teve grande chance na sequência. Aos 31, Hamsik recebeu lançamento da esquerda, limpou Kolarov, invadiu a área e colocou caprichosamente na trave.
Os visitantes responderam de imediato. Yaya Touré descolou lindo passe por cima para Balotelli, que chutou praticamente de bate-pronto. De Sanctis abafou e salvou gol certo do polêmico italiano. A estrela do arqueiro acabou brilhando nos minutos finais, em outras duas oportunidades do atacante italiano. Uma delas foi para fora, mas a segunda, aos 39, parou nele, menos decisivo apenas que Edinson Cavani, o novo herói de Nápoles.
Ribery e Toni Kroos - Bayern Munique x Villarreal (Foto: Reuters)Ribéry, à esquerda, também marcou duas vezes. O Bayern venceu o Villarreal com facilidade (Foto: Reuters)

Após suspeita de protesto, R10 reforça segurança para ir ao CT

Camisa 10 chega ao Ninho do Urubu cercado de guarda-costas. Titulares fazem atividade regenerativa, enquanto reservas treinam no campo

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
O treino do Flamengo estava marcado para 16h30m desta terça-feira, no Ninho do Urubu, mas Ronaldinho, assim como alguns outros jogadores, chegou mais cedo, por volta de 15h. O camisa 10 chegou com segurança reforçada. Normalmente ele e seu staff vão em dois carros, mas desta vez foram três, um total de seis guarda-costas. Tudo porque havia a suspeita de que torcidas organizadas fariam um protesto no CT.
A manifestação não ocorreu, mas o clima foi de apreensão. Uma viatura da Polícia Civil apareceu dentro do CT e ficou por cerca de dez minutos. De acordo com José Pinheiro, chefe da segurança do Fla, eram amigos dos guarda-costas do R10.
- Com base no que foi divulgado na imprensa, fiz um comunicado aos jogadores. Não solicitei viatura. Eles sempre fazem uma ronda, mas não sei o motivo de terem entrado. São amigos dos seguranças do Ronaldinho.
ronaldinho gaúcho flamengo seguranças ninho de urubu (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Seguranças de R10 e policiais no Ninho do Urubu (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Os atletas que enfrentaram o Atlético-GO realizaram um trabalho regenerativo. Em campo, os reservas treinaram em campo reduzido. Participaram da atividade o volante Maldonado e o lateral-esquerdo Rodrigo Alvim, possíveis titulares na próxima rodada nas vagas de Aírton (dúvida por causa de problema no tornozelo esquerdo), e Junior Cesar, que está suspenso. Muralha, que poderia ser uma opção para o meio de campo, também levou o terceiro amarelo e não está à disposição.
O Flamengo, sexto colocado do Campeonato Brasileiro com 57 pontos, enfrenta o Internacional no próximo domingo, às 17h (de Brasília), em Macaé. A partida será um duelo decisivo na luta por uma das vagas para a Libertadores, já que o Colorado é um concorrente direto - está em quarto lugar com os mesmos 57 pontos.
 

Por elenco descansado, Muricy quer jogadores se poupando das baladas

Arouca conta que treinador tem pedido aos atletas para não assumirem compromissos 'extracampo' e se pouparem para o torneio no Japão

Por Adilson Barros Santos, SP
Muricy Ramalho durante entrevista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Muricy Ramalho quer ver o time descansado
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O técnico Muricy Ramalho, do Santos, quer o seu elenco concentrado no Mundial de Clubes, que será disputado no Japão, em dezembro. Por isso, pediu aos jogadores que abram mão de eventos, festas, baladas ou qualquer tipo de atividade que possa atrapalhar a preparação para o torneio. Apenas treinos e descanso até a viagem, marcada para o dia 5 de dezembro - o time estreia no torneio dia 14.
Além de evitar desgaste provocado por noites mal dormidas, o treinador também espera ver seu elenco longe de badalação excessiva. Quer o time com os pés no chão.
- O Muricy tem conversado com o pessoal. Diz que o momento é de superação, de deixar de fazer coisas extracampo para poder descansar - afirma o volante Arouca.
Na conversa com o elenco, Muricy admitiu que não tem como controlar os horários dos jogadores quando eles estiverem em casa. Por isso, apela para o “profissionalismo”, segundo Arouca.
- Ele não pode ficar vigiando todo mundo. Vai da cabeça de cada um. Mas nosso elenco é muito bom nesse sentido. Todos se cuidam. Tanto que estamos ganhando títulos há dois anos. Somos todos profissionais e sabemos da nossa responsabilidade.
Os titulares do Peixe disputarão apenas mais uma partida até a viagem: domingo que vem, contra o Bahia, na Vila Belmiro, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em seguida, foco total no Mundial. Contra o São Paulo, dia 4 de dezembro, desfecho da competição, Muricy escalará apenas reservas.

Puyol: 'Neymar faz a diferença, mas Messi está muito acima de todos'

Zagueiro do Barcelona deixa Mundial de Clubes para depois, demonstra preocupação com Robinho e Pato, e não poupa elogios a Thiago Silva

Por Cahê Mota Especial para o GLOBOESPORTE.COM, Milão
Aos poucos, Neymar já começa a fazer parte do dia a dia do Barcelona. E se, ao que parece, o discurso é de que ainda não são muitas as informações dos jogadores sobre o camisa 11 do Santos, é nítido nas palavras o respeito com o possível adversário na final do Mundial de Clubes, marcado para dezembro, no Japão. Depois de Xavi afirmar não conhecer muito, mas saber que o brasileiro parece fazer a diferença em campo, chegou a vez de Puyol se render ao talento do santista, mas com precaução.
Nesta terça-feira, no estádio San Siro, em Milão, onde o Barça encara o Milan, quarta, às 17h45m (de Brasília), pela quinta rodada do Grupo H da Liga dos Campeões da Europa, o capitão culé respondeu perguntas sobre Neymar. Assim como Xavi, ele elogiou o brasileiro, mas evitou colocá-lo até mesmo próximo de Lionel Messi na lista dos melhores do mundo.
- Se o Neymar pode chegar a Messi? O Neymar já provou que é um grandíssimo jogador, que faz a diferença, mas acho que Messi está muito acima de todos.
Puyol em coletiva no Barcelona (Foto: Reuters)Puyol arruma o cabelo durante coletiva: zagueiro ainda não está preocupado como Mundial (Foto: Reuters)
Marcar Neymar, inclusive, ainda sequer faz parte das preocupações de Puyol. Com clássicos contra Milan e Real Madrid (no dia 10 de dezembro) pela frente antes da viagem para o Japão, o zagueiro admitiu que a definição do melhor time do mundo na atualidade ainda não entrou em pauta no Camp Nou.
- O Mundial está muito longe. Temos partidas importantes até lá e é no que temos que pensar agora.
O pensamento de Puyol está voltado para outros brasileiros: Robinho e Pato. Apesar de só um deles ser titular na partida de quarta, essa é a principal dúvida de Massimiliano Allegri para escalar o Milan, ele demonstrou conhecer bem as características da dupla, e se mostrou preocupado.
O GLOBOESPORTE.COM transmite Milan x Barcelona ao vivo nesta quarta às 17h45m (de Brasília)
- Os brasileiros são jogadores complicados de marcar. Com um, não podemos dar espaço. Já o outro é muito perigoso com a bola no pé. O Robinho é habilidoso, o Pato é rápido, mas não podemos nos concentrar somente nesses dois. O Milan tem muitos jogadores que podem fazer a diferença.
Se para Neymar os elogios são tímidos e para Pato e Robinho moderados, o capitão do Barcelona não mediu palavras ao falar de Thiago Silva. Cogitado clube catalão na próxima temporada, o Monstro o encanta.
- Para mim, o Thiago é um dos melhores zagueiros do mundo. É completo. Defensivamente forte, com boa saída de bola e importante também ofensivamente.
A preocupação de Puyol com a vocação ofensiva de Thiago Silva é justificada. No jogo de ida da fase de grupos da Champions League, o zagueiro brasileiro marcou de cabeça, no minuto final, o gol que garantiu o empate por 2 a 2 em pleno Camp Nou.
info mundial clubes 2011 - 4 (Foto: ArteEsporte)

Massa não quer Barrichello pagando para correr na F-1: 'Aconselhei a parar'

Brasileiro da Ferrari valoriza carreira do compatriota, que está há 19 anos na F-1, e diz não querer vê-lo em times que exigem dinheiro de seus pilotos

Por Alexander Grünwald e Renato Cury São Paulo
Barrichello e Massa juntos (Foto: Reuters)Barrichello e Massa: juntos na F-1 (Foto: Reuters)
Em 2008, quando Rubens Barrichello penava a bordo do péssimo carro da Honda, Felipe Massa deu um conselho ao amigo e colega de pista. O piloto da Ferrari disse a Rubinho que era melhor parar de correr do que continuar na categoria para lutar por posições intermediárias. Quis o destino que, no ano seguinte, Rubinho encontrasse um carro vencedor na Brawn GP, que rendeu a ele duas vitórias e a chance de disputar o título mundial. Nesta quarta-feira, Felipe afirmou que voltou a aconselhar o compatriota a deixar as pistas.
- Dei o conselho de novo para ele parar. Na minha opinião, o Rubinho tem uma carreira incrível na Fórmula 1, andou nas melhores equipes, venceu corridas. Muitos pilotos gostariam de ter a carreira que ele teve. O que eu disse não foi ‘para de correr, você está velho’. Foi por causa da equipe dele e por tudo o que está acontecendo na categoria. São 12 equipes lá, e seis delas pedem dinheiro aos seus pilotos. Pela carreira que o Rubinho teve, não consigo vê-lo terminando deste jeito, precisando pagar para correr na Fórmula 1 – considera Massa, que completa em Interlagos sua décima temporada na categoria.
Atualmente na Williams e ainda sem contrato para 2012, Barrichello busca um time para disputar sua 20ª temporada consecutiva na categoria. Ele já é o recordista de participações na Fórmula 1, com 324 corridas disputadas, o que equivale a quase 38% das provas já realizadas na história.

Federer dá pneu, atropela Nadal e se garante nas semifinais do ATP Finals

Suíço avança em 1º no grupo B. Espanhol decide outra vaga contra Tsonga

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
O 26º duelo de uma das maiores rivalidades do tênis não teve nada de típico. Em vez de uma partida longa e parelha, o público Londrino testemunhou um massacre de Roger Federer. Irretocável desde os primeiros games, o suíço passou por cima de Rafael Nadal por 6/3 e 6/0 e se garantiu nas semifinais do ATP Finals em apenas 1h01m.
Roger Federer tênis ATP Finals Londres (Foto: Reuters)Roger Federer agradece o apoio do público após a espetacular vitória (Foto: Reuters)
Mais do que isso, o suíço garantiu também o primeiro lugar do Grupo B. A segunda vaga na semi será decidida na quinta-feira, entre Nadal e o francês Jo-Wilfried Tsonga. O americano Mardy Fish, que já acumula duas derrotas, não tem mais chances de avançar.
A vitória desta terça foi a nona de Federer sobre Nadal. No retrospecto geral, contudo, o espanhol ainda leva ampla vantagem: são 17 triunfos do atual campeão de Roland Garros sobre o suíço.
O jogo desta quinta começou parelho, com ambos confirmando os saques sem problemas. Nadal agredia menos, mas contava com erros do adversário para se manter no jogo. A partir do quinto game, no entanto, Federer parou de falhar. No sexto, ganhou quatro pontos seguidos para quebrar o saque do número 2 do mundo e abrir 4/2. Como faz frequentemente, o suíço jogou ainda melhor quando tomou a dianteira. Sem ceder um break point sequer, fechou o set por 6/3 em 32 minutos.
Federer não perdeu o embalo e começou a segunda parcial com jogadas espetaculares. Com uma paralela de direita indefensável, o suíço quebrou o serviço do rival logo no primeiro game. Nadal não conseguia colocar profundidade em suas bolas, e Federer não tinha a habitual dificuldade para controlar a partida. Enquanto Nadal fazia esforço para equilibrar as trocas de bola, o suíço distribuía bolas vencedoras de todos os cantos da quadra.
O atual número 4 do mundo manteve o tênis espetacular até o fim do jogo, sem dar chances ao adversário. Uma quebra atrás da outra, Federer aplicou um pneu no segundo set, chegando a vencer sete games seguidos, e fechou o jogo em apenas 1h01m.
Os números oficiais deixaram clara a disparidade entre os tenistas nesta quinta. Federer disparou 28 winners e cometeu oito erros não forçados. Nadal, por sua vez, conseguiu apenas quatro bolas indefensáveis e somou sete falhas.

Clubes podem disputar licitação para gestão do Maracanã, afirma secretária

Márcia Lins confirma lançamento do edital para início de 2012 e diz que equipes cariocas dificilmente administrarão o estádio de forma isolada

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
Márcia Lins coletiva (Foto: Ag. Estado)Márcia Lins durante a coletiva de apresentação
da Soccerex nesta terça-feira (Foto: Ag. Estado)
Flamengo e Fluminense podem disputar um clássico fora das quatro linhas a partir do início de 2012. Tudo por conta do processo de licitação para a gestão do Maracanã, que será lançado provavelmente no início do ano que vem. A informação foi confirmada nesta terça-feira pela secretária de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, durante a coletiva de apresentação da Soccerex, convenção de negócios que acontecerá na Cidade Maravilhos de 26 a 30 de novembro, na praia de Copacabana.
De acordo com a secretária, a empresa EBC (Empresa Brasil de Comunicação) está realizando estudos para definir qual será a melhor forma de gestão do estádio, que será reaberto em fevereiro de 2013. Porém, a intenção do Governo do Estado do Rio de Janeiro é definir a concessionária que vai cuidar do "Maior do Mundo" até o início do segundo semestre de 2012.
- Os clubes podem e devem participar do processo. O estádio vai virar uma grande arena multiuso. É a casa da Seleção Brasileira, dos grandes clubes do Rio de Janeiro e já foi a casa do Santos no passado. O estádio será concessionado para ser melhor operado e para oferecer o melhor possível em termos de receita e qualidade para o público. Claro que todas as pontas precisam estar amarradas, mas a forma profissional de gestão precisa ser amarrada. É preciso ter alguém que entenda da gestão de arena, de museu, do segundo ponto turístico mais visitado da cidade, de gestão de um lugar para eventos e do futebol. Os clubes estão atentos ao processo - afirmou Márcia Lins.
Porém, na opinião da secretária, a tendência é que os clubes se unam à empresas acostumadas com a gestão de arenas multiusos para entrar na briga pela concessão. Para exemplificar, Márcia Lins citou as dificuldades do Botafogo de gerir o Engenhão.
- Não vejo os clubes participando de forma isolada desse processo. É só observar o que acontece com o Botafogo no Engenhão. Eles têm dificuldades, não é fácil. É difícil administrar de forma isolada. Tenho certeza de que os clubes vão estar envolvidos no processo.
Márcia Lins preferiu não antecipar alguns itens do processo de licitação. Segundo ela, tudo será divulgado de forma transparente no início de 2012.

Técnico do Shakhtar nega interesse em Damião e aposta em ex-colorado

Lucescu diz que oferta de R$ 96 milhões por atacante do Internacional não existe: 'Nós preferimos apostar no talento de Luiz Adriano', diz romeno

Por Igor Castello Branco Rio de Janeiro
Mircea Lucescu shakhtar coletiva (Foto: EFE)Mircea Lucescu, técnico do Shakhtar, nega
interesse em Leandro Damião (Foto: EFE)
A torcida colorada pode ficar mais tranquila: em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM nesta terça-feira, o técnico Mircea Lucescu negou que o Shakhtar Donetsk tenha interesse em contratar o atacante Leandro Damião.
De acordo com o treinador romeno, a diretoria do time ucraniano acredita no talento de outro atacante revelado pelo Inter: Luiz Adriano, campeão mundial  de clubes em 2006 e que está no Shakhtar desde 2007.
- Essa negociação com o Leandro Damião não é verdade. No Shakhtar, temos um ótimo atacante. Nós preferimos apostar no talento de Luiz Adriano, que é um jogador brilhante e ainda é muito novo. Ele tem apenas 23 anos e tem muito o que crescer em sua carreira. Aqui no Shakhtar temos um típico camisa 9. Alguns jornais até falaram sobre essa especulação, mas ela não tem fundamento. Continuamos sem interesse em Leandro Damião e contando com Luiz Adriano  - disse Lucescu, por telefone.
De acordo com a imprensa europeia, o Shakhtar estaria preparando uma oferta de € 40 milhões (cerca de R$ 96 milhões) por Leandro Damião. Em alta no Colorado, o atacante tem despertado o interesse de outros clubes do Velho Continente, como Barcelona, Tottenham, Fiorentina, Juventus, Roma, Málaga e Porto. O jogador de 22 anos tem contrato com o time gaúcho até 2016 e uma multa recisória avaliada em € 50 milhões (R$ 120 milhões).
No Shakhtar, Damião se juntaria a outros brasileiros como os meio-campistas Fernandinho, Jadson, Willian, Douglas Costa, Alex Teixeira e Alan Patrick, além dos atacantes Luiz Adriano e Dentinho.
CONFIRA NESTA QUARTA-FEIRA UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM LUCESCU, QUE APRENDEU A FALAR PORTUGUÊS PARA ENCHER O SHAKHTAR DE BRASILEIROS

Gerente de futebol alerta 'x-9' do Avaí: 'Traíra não trabalha comigo'

Carlito Arini, que assumiu o cargo no último de 17, promete 'eliminar' fofoqueiros do Leão

Por Fred Gomes Rio de Janeiro
A briga entre Lincoln e Diogo Orlando, ocorrida durante a derrota por 2 a 0 contra o Vasco, no último sábado, começa a ser resolvida internamente. Nesta terça-feira, o gerente de futebol do Avaí, Carlito Arini, revelou ter conversado com Diogo e prometeu reunir-se com Lincoln na quarta. Em entrevista concedida por telefone, optou por não adiantar o destino da dupla, mas prometeu demitir quem divulgou a briga para a imprensa.
- Já conversei com o Diogo, mas não posso tomar uma atitude sem conversar com os dois. Estou aguardando o Lincoln, conversaremos amanhã (quarta-feira). Não descobri ainda quem é o x-9, o traíra, como a gente diz na linguagem no futebol. Mas não vou ficar correndo até ele, o próprio x-9 se entrega. Esse tipo de figura a gente elimina. Não sei se é jogador ou funcionário, mas nem estou preocupado com isso por agora - disse.
No cargo desde o dia último dia 17, Carlito promete que a figura do "traíra" não existirá em sua gestão.
- Durante 2012, você pode ter certeza que, se houver essa situação, a gente dá a mala para o cara e pronto: ele vai embora. Talvez esse cara (o delator) nem esteja mais no clube no ano que vem - encerrou.

Vítor Júnior Atlético-GO Diogo Orlando Avaí (Foto: Ag. Estado)Diogo Orlando (foto) e Lincoln teriam brigado durante o jogo contra o Vasco (Foto: Ag. Estado)

As novas camisas da Nike


ter, 22/11/11
por Victor Canedo |
categoria Fotos

O site “Todo sobre Camisetas” teve acesso a fotos de uma loja chinesa que teria recebido as novas camisas de seleções nacionais patrocinadas pela Nike. O Brasil, é claro, está incluído e tem um uniforme bem parecido com o que foi divulgado pelo jornal “O Globo” em setembro – a maior diferença está na grossura da manga. Outras, como Estados Unidos e Holanda, são as mesmas que colocamos aqui no blog há pouco tempo. Veja todas abaixo:

Brasil leva susto, mas vira sobre
Omã na estreia do Torneio de Dubai

Na estreia do técnico Guga no comando da seleção, equipe vence por 5 a 2
e divide a liderança do Grupo B ao lado da Suíça, com três pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes
O cansaço após cerca de 24 horas de viagem e a falta de entrosamento com os jogadores que não participaram do último Mundial pesaram na estreia do Brasil no Torneio Internacional de Futebol de Areia de Dubai, nos Emirados Árabes. Mas, mesmo com um início ruim, os brasileiros conseguiram vencer a fraca seleção de Omã, na tarde desta terça-feira, por 5 a 2, de virada, na sua primeira partida sob o comando do novo técnico, Gustavo Zloccowick, o Guga (veja os gols no vídeo acima).
Com o resultado, o Brasil soma três pontos e figura na ponta do Grupo B ao lado da Suíça, que mais cedo venceu o México por 4 a 3. O time do técnico Guga volta a quadra nesta quarta-feira para enfrentar o México, às 13h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.
Susto e trave no caminho
Logo na saída de jogo, Jalal, de Omã, chutou no travessão e assustou o goleiro Mão. O Brasil parecia muito nervoso e não conseguiu atacar nos dois primeiros minutos, sendo pressionado pelos adversários, que levavam vantagem na força física e acertaram mais uma vez o travessão com Jalal. Os brasileiros só assustaram na cobrança de falta de André, que o goleiro Abdullah defendeu com o peito. Com o Brasil mal no jogo, o goleiro Mão era obrigado a trabalhar. Aos quatro minutos, ele conseguiu salvar o chute de Is’haq, mas, na sequência, não foi capaz de parar o atacante Hani, que passou pelo goleiro e tocou para o gol vazio: 1 a 0 Omã.
Seleção brasileira futebol de areia Buru disputa a bola com jogador de Omã na Copa de Dubai (Foto: Divulgação/CBBS)Bruno Xavier disputa bola com jogador de Omã no duelo da 1ª rodada do Torneio de Dubai (Foto: CBBS)
O gol acordou os brasileiros, só que outro obstáculo além do “sono” inicial apareceu: a trave. Aos cinco minutos, André tenta duas vezes de bicicleta. A primeira foi sobre o gol e a segunda acertou a trave direita do goleiro de Omã. Aos sete, foi a vez de Bruno Xavier, que aplicou um chapéu no marcador, dominou no peito e mandou no travessão. Betinho, então, tentou resolver nos chutes de longe, mas o primeiro tempo terminou com Omã na frente no placar.
Betinho fura o bloqueio e Bruno Xavier se destaca
Na volta do intervalo, para variar, André carimbou mais uma vez a trave. A derrota parcial deixava o clima nervoso do lado brasileiro, tanto que Fernando DDI, no momento da substituição, entrou antes de Betinho deixar o campo e recebeu o cartão amarelo. O jogador, aos seis minutos, repetiu o roteiro do jogo e finalizou de bicicleta no travessão. Para a sorte do Brasil, o goleiro de Omã resolveu colaborar em seguida: Sidney levantou para Betinho, que do meio da quadra soltou uma bomba, que passou entre as mãos de Abdullah e empatou a partida, para alívio de Guga. E a virada veio de imediato, com Anderson fazendo o pivô e Sidney chutando colocado: 2 a 1 Brasil e, enfim, comemoração exaltada do técnico brasileiro.
Na última etapa, o Brasil conseguiu se livrar da incômoda trave na maioria das jogadas. Logo aos dois minutos, Bruno Xavier limpou a marcação pela direita e encheu o pé para estufar a rede. O próprio atacante ampliou aos 5min: com espaço, ele recebeu de André no meio, fez embaixadinhas e chutou com categoria no canto esquerdo para fazer 4 a 1. Dieguinho, único entre os convocados que fazia sua primeira partida pela seleção, teve a chance de deixar sua marca em cobrança de pênalti, mas o chute parou nas mãos de Abdullah.
Aos dez, André sofreu falta na entrada da área e fez mais um gol na cobrança. Mas o juiz viu uma invasão de Bruno Xavier na área, aplicou o cartão amarelo no jogador e mandou voltar a cobrança. Só que André repetiu a dose e fez o quinto do Brasil, que deu bobeira no minuto final. André perdeu a bola no meio e Hani aproveitou para marcar o seu segundo no jogo, com um chute no canto esquerdo de Mão. Nada que impedisse o alívio pela vitória brasileira na estreia do novo treinador.

'Com sorriso que não sai do rosto', Natália Falavigna volta ao Brasil

Após decepcionar nos Jogos Pan-Americanos, atleta do taekwondo deu a volta por cima e garantiu a vaga nas Olimpíadas de Londres

Por Luna Vale Rio de Janeiro
A felicidade de Natália Falavigna podia ser percebida mesmo antes de a atleta desembarcar no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Quando o seu assessor a informou que a imprensa aguardava do lado de fora, Natália respondeu via mensagem de texto:
- Que legal...isso é muito gostoso depois de tanto tempo fora e uma conquista tão especial...o sorriso não sai da cara desde domingo - escreveu.
A atleta voltou ao Brasil depois de conquistar o ouro na Seletiva Olímpica Pan-Americana de Taekwondo, disputada em Querétaro (México), no último final de semana e garantir uma vaga nos Jogos de Londres. Antes da competição, ela passou três meses treinando nos Estados Unidos. Simpática e com o sorriso no rosto, Natália brincou com a cor da medalha.
Natália Falavigna desembarca no Rio com medalha e bandeira (Foto: Luna Vale/Globoesporte.com)Natália Falavigna com medalha de ouro e a bandeira do Fluminense (Foto: Luna Vale/Globoesporte.com)
- Apesar de parecer de bronze, é de ouro! (risos). Estou muito feliz, só tive sorte depois que assinei com o Fluminense. Consegui superar todas as dificuldades com o apoio da minha equipe. A sensação agora é de dever cumprido - afirmou.
Natália ficou quase dois anos sem competir por conta de duas lesões seguidas no joelho. Na volta, foi eliminada logo na estreia dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Mas ela garantiu que o objetivo final sempre foi a vaga olímpica. Por ter duas competições muito próximas, o Pan e a seletiva, ela optou pela segunda, já que ainda não estava se sentindo 100% na competição continental.
A atleta do Flu contou que a luta mais difícil foi a da semifinal, contra a cubana Karine Sergerie, que foi campeã pan-americana. A pressão era grande, já que ali seria decidida a vaga para as Olimpíadas. Bastava ficar entre os três primeiros para carimbar o passaporte. Ela ficou com o ouro ao derrotar a mexicana Maria Del Rozario Espinosa.
- Vi muita desconfiança do meu potencial após eu ter perdido o Pan. Mas estava muito tranquila, confiante, entrei com a sensação de que não ia deixar escapar e aquele era o meu dia. Foi o melhor combate que eu tive. Quando você vai para final, já está todo mundo mais relaxado. É um torneio um pouco diferente porque os finalistas já se classificaram. A tensão maior é a conquista da vaga - revelou.
SMS de Natália Falavigna  (Foto: Luna Vale/Globoesporte.com)Natália Falavigna celebra o assédio da imprensa
(Foto: Luna Vale/Globoesporte.com)
Nas próximas semanas, Natália viaja para Londres, onde participa do evento teste. É neste momento que os atletas conhecerão as instalações do taekwondo para as Olimpíadas, saberão como funcionará a entrada e saída dos vestiários e do tatame. Quando voltar, a atleta terá férias até voltar aos treinos em janeiro.
Sobre os possíveis adversários e a busca por uma medalha de ouro, Natália ressaltou que pensa apenas no resultado final, independentemente de quem tenha que enfrentar pelo caminho. E afirmou que se preocupa apenas com o próprio treinamento.
- Procuro fazer o meu melhor, colocar em prática tudo aquilo que treinei. Vou focar muito no meu treinamento, trabalhar diariamente, com muita vontade e determinação para que eu esteja 100% preparada para o que vier em Londres - encerrou.