terça-feira, 15 de outubro de 2013

Vasco treina no CFZ com segurança dobrada e confirma volta de Juninho

Meia de 38 anos participa de todo o treinamento, observado de perto por dez profissionais, e se prepara para enfrentar o Goiás, em Macaé

Por Rio de Janeiro
186 comentários
Juninho se recuperou de dores musculares e participou normalmente do treinamento do Vasco nesta manhã no Centro de Futebol Zico, na Zona Oeste do Rio. O meia de 38 anos volta ao time na partida desta quinta-feira, contra o Goiás, mais uma na luta contra o rebaixamento. Outro que retorna à equipe é o zagueiro Jomar, que cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo no último jogo - a derrota para o Criciúma, em Santa Catarina.
O treino do Vasco recebeu reforço da segurança. Normalmente, cinco homens observam de perto as atividades do time. Desta vez, havia dez profissionais acompanhando o treino, posicionados em cada ponta do campo do CFZ.
No campo, Dorival Júnior e o auxiliar Lucas Silvestre dividiram o grupo em cada metade do campo. Em treino de dois toques e depois de três toques, Juninho fez gols e comandou sua equipe, mostrando estar recuperado da lesão que o afastou do jogo contra o Criciúma. Marlone e André, após o treino, fizeram atividades separadas, de finalização. Do outro lado, o restante do elenco também treinou fundamentos.
Juninho Treino Vasco (Foto: Raphael Zarko)Juninho treina, faz gol e mostra estar recuperado de lesão muscular (Foto: Raphael Zarko)

Mensalão: Dinamite quer relatório, e jurídico fala em análise 'caso a caso'

Presidente espera que comissão investigue entrada de sócios, enquanto vice Roberto Duque Estrada pede cautela: 'Não dá para anular todos'

Por Rio de Janeiro
187 comentários
roberto Dinamite lançamento camisas vasco são paulo santa cruz náutico Figueirense e Ceará (Foto: Mauro Horita)Dinamite espera relatório 'satisfatório' da comissão
do mensalão (Foto: Mauro Horita)
Polido e político, o presidente Roberto Dinamite evitou críticas às denúncias de mensalão na corrida eleitoral do Vasco demonstradas em reportagem do GLOBOESPORTE.COM na segunda-feira. Em apenas um dia - 30 de abril deste ano -, 1.730 pessoas se associaram ao clube, muitas delas sem saber que haviam entrado na lista de sócios vascaínos. Dinamite afirmou que, antes de emitir uma opinião mais profunda sobre o assunto, vai esperar o resultado dos trabalhos da comissão formada em São Januário para apurar as irregularidades na conduta dos opositores.
- Vamos analisar internamente, dentro do trabalho dessa comissão, que deve apresentar um relatório satisfatório sobre o tema. A gente vai trabalhar em cima disso, da parte legal que essa comissão vai analisar. Qualquer um pode entrar como associado do Vasco, mas vamos ver essa demanda muito grande nesse período (no mês de abril). O relatório vai mostrar de forma muito clara para que possa fazer bem à instituição em todos os sentidos - disse o presidente, que autorizou a formação da comissão há 15 dias.
Para explicar a avalanche de associações em abril deste ano, sócios do clube apontaram na direção de dois grupos de oposição: o do ex-presidente Eurico Miranda e o do ex-vereador e ex-líder de torcida organizada Roberto Monteiro. Questionado sobre a reativação de sócios que haviam pedido cancelamento do título feita a pedido de Eurico e aprovada pelo vice-presidente geral e de comunicações do Vasco, Antônio Peralta, Dinamite reafirmou que o assunto está sendo tratado internamente.
Vamos analisar internamente, dentro do trabalho dessa
comissão, que deve apresentar um relatório satisfatório sobre o tema. A gente vai trabalhar em cima disso, da parte legal que essa comissão vai analisar"
Roberto Dinamite
- Na nossa reunião de diretoria desta terça-feira vamos colocar isso em pauta. Já conversei com o Peralta e vamos acompanhar internamente esse processo.
Nomeado em março, o vice-presidente jurídico do Vasco, Roberto Duque Estrada, comentou que estava no clube no dia 30 de abril e que se impressionou com o movimento na porta de São Januário.
- É preciso analisar caso a caso, não dá para impugnar ou anular todo mundo (que entrou de associado). É preciso ver se o associado entrou por interesse próprio ou para atender a interesses alheios, se alguém está pagando, o que configura uma prática não usual - disse Duque Estrada.
Falta de proponente nas fichas de cadastro
Coordenador da comissão formada para apurar as denúncias do mensalão do Vasco, Jayme Lisboa Alves, que foi candidato a presidente nas eleições de 2011, iniciou um trabalho solitário nesta segunda-feira. Inicialmente, dois vice-presidentes - Tadeu Correia, de esportes olímpicos, e Paulo Mahomed, de esportes náuticos -, o ex-vice jurídico Aníbal Rouxinol (que na última semana declarou apoio a Roberto Monteiro) e o conselheiro Claudio Marcelo também integravam a comissão, mas os quatro recuaram. Jayme vai convidar conselheiros para trabalhar na comissão, mas já percebeu uma característica nas fichas.
- Muitas das fichas que verifiquei estão sem proponente - disse o coordenador da comissão.
Segundo Jayme, baseado no artigo 14º, no parágrafo 1º do mesmo artigo, e no artigo 127 do estatuto do Vasco, estes sócios podem ter suas matrículas recusadas. Além disso, o dinheiro de cada novo membro - que em tese teria sido gasto em mensalidades e matrículas - que tiver seu cadastro negado será devolvido, de acordo com Jayme.
Confira abaixo os trechos do estatuto citados pelo coordenador da comissão:
Artigo 14º
A proposta para sócio, acompanhada da taxa de admissão e da importância destinada a primeira mensalidade, emissão da carteira social e aquisição de um exemplar do Estatuto, será assinada pelo proposto e pelo proponente que deve ser sócio no gozo dos seus direitos não incluído nas referências XIII e XVI do Artigo 11º deste Estatuto e depois do parecer da Comissão de Sindicância, encaminhada ao Presidente do Clube, que resolverá em definitivo sobre o pedido de admissão. O proponente é responsável pelas indicações contidas na proposta.
§ 1º - As importâncias de que trata o presente artigo ficarão em depósito e serão devolvidas, desde que não seja aceita a proposta. A Diretoria não é obrigada a dar os motivos da recusa.
Artigo 127º
Haverá uma Comissão de Sindicância nomeada pelo Presidente do Clube, que dará parecer sobre todas as propostas para admissão de sócios ou transferência de categoria. Essa Comissão, subordinada ao Departamento de Comunicações e em coordenação com a Divisão de Cadastro, poderá ter funcionários a seus serviços para proceder às sindicâncias sobre a idoneidade do sócio proposto.

Aflito e enérgico, Juninho cobra e mobiliza Vasco para evitar queda

Capitão do Vasco, meia de 38 anos gesticula com Dorival e jogadores, faz hora extra após treinamento e promete fazer de tudo contra rebaixamento

Por Rio de Janeiro
103 comentários
Juninho Vasco (Foto: Raphael Zarko)Após conversa com comissão, Juninho foi o último
a deixar o treino do Vasco (Foto: Raphael Zarko)
A cena chamou a atenção no treinamento do Vasco nesta manhã no CFZ. No momento em que Dorival Júnior cobrava os dois times separados em cada lado do campo, Juninho passou a balançar a cabeça de um lado para o outro mostrando desaprovação. O treinador foi interrompido pelo meia de 38 anos, que falou alto, abriu os braços e gesticulou bastante. Juninho parece decidido a extrapolar suas funções de jogador nesses seus - prováveis - últimos momentos da carreira. O ídolo vive repetindo que não quer de jeito algum se despedir do futebol com a mancha do rebaixamento. Para isso, ele não vai medir esforços e muito menos desgastes nessas últimas 10 rodadas de Brasileiro.
Depois da reunião improvisada, em círculo, no CFZ, Juninho ainda parou o treinamento em campo reduzido, puxou Dorival pelo braço e ficou pouco mais de um minuto fora de combate em nova conversa com o técnico. Último jogador a ir embora do CFZ, o camisa 8, maior nome do elenco, voltou a se reunir com o treinador no fim das atvidades. Eles tiveram a companhia de Ricardo Gomes e de outros membros da comissão técnica. Detalhista, o jogador se preocupa com o planejamento e a logística da semana, palpita e discute soluções aproveitando sua representatividade no elenco.
Dorival e Cris treino Vasco (Foto: Raphael Zarko)Dorival conversa com Cris no treino: jogadores experientes tentam levantar grupo (Foto: Raphael Zarko)
O vice de futebol Ercolino de Luca reforça que a postura de Juninho é acompanhada de perto pelos outros jogadores mais experientes do elenco, como Guiñazu, ainda fora de jogo, e Cris, que também conversou longamente com Dorival no fim do treinamento.
- Todo mundo tem que fazer isso que o Juninho está fazendo. A hora é de mobilização total. O papel dele, do Cris e do Guiñazu é também de sustentar essa garotada. Temos jogadores importantes no elenco que são muito jovens, como Marlone e Jomar - lembrou Ercolino.
Ricardo Gomes, diretor de futebol do Vasco, vê com naturalidade essa tomada de posição dos líderes do elenco nesse momento delicado do clube.
- Em cada grupo encontramos uma liderança. Mas o principal é bola na rede. O resto é conversa, é nosso dia a dia. Teremos dias quentes e dias menos quentes até o fim do ano, mas o principal é ganhar. Isso que transforma as coisas - disse Ricardo Gomes.

Chile vence Equador, ambos vão à Copa, e Uruguai cai na repescagem

Celeste vence Argentina por 3 a 2, mas deixa de conseguir a vaga direta por causa do saldo de gols e precisa superar a Jordânia para chegar ao Mundial de 2014 no Brasil

Por Santiago
28 comentários
Chile e Equador estão classificados para a Copa do Mundo de 2014. Nesta terça-feira, os chilenos venceram os equatorianos por 2 a 1, na última rodada das eliminatórias sul-americanas, e as seleções ficaram com as duas vagas restantes do continente, juntando-se a Argentina e Colômbia. O Uruguai tentou fazer sua parte, venceu os argentinos por 3 a 2, mas terá que jogar a repescagem pela quarta vez consecutiva. O adversário será a Jordânia, classificada asiática para o mata-mata, nos dias 15 e 19 de novembro, com o primeiro confronto fora de casa.
A Argentina terminou as eliminatórias na liderança com 32 pontos. A Colômbia, que será cabeça de chave na Copa pela projeção do ranking da Fifa, venceu o Paraguai por 2 a 1 e chegou a 30. O Chile é o terceiro com 28 pontos, e o Equador parou nos 25, mesma pontuação do Uruguai, que ficou em desvantagem pelo saldo de gols (quatro contra zero).
Chile comemora gol contra o Equador (Foto: Agência Reuters)Medel comemora o segundo gol da seleção chilena (Foto: Agência Reuters)
Se a Celeste garantir a vaga na repescagem, também pode ser cabeça de chave na Copa. Pela projeção do ranking da Fifa, estaria entre os oito primeiros. Só que a entidade ainda não deixou claro se a classificação depois de quinta-feira, quando a nova lista será anunciada, possibilita a situação privilegiada no sorteio.
Caso não seja confirmada como cabeça de chave, Holanda e Itália têm condições de herdar a posição. Ambas vão a 1.136 pontos pela simulação do ranking no site da Fifa - a entidade também ainda não confirmou qual seria o critério de desempate no caso da igualdade.
sem pensar no regulamento
No Chile, bastava um empate para que as duas seleções se classificassem, mas ao contrário do que se esperava, não houve "jogo de compadres". Chilenos e equatorianos fizeram uma ótima partida, com diversas oportunidades de gol para os dois lados. Na Roja, os destaques foram Valdivia, do Palmeiras, e Alexis Sánchez, do Barcelona. O meia arriscou chutes perigosos da entrada da área e chegou a tirar tinta da trave aos 31 minutos. Já o atacante dominou o lado direito do setor ofensivo e foi decisivo em jogadas aéreas.
O primeiro gol do Chile saiu aos 34 minutos de partida. Mena cruzou da esquerda, e Sánchez cabeceou para o fundo da rede. O Equador jogava no contra-ataque, tentando explorar os lados do campo e as bolas levantadas na área em cobranças de falta. Entretanto, o goleiro chileno não teve tanto trabalho.
Isla e Montero Chile e Equador (Foto: Agência AP)Isla e Montero disputam a bola no confronto entre Equador e Chile (Foto: Agência AP)

Sánchez buscava o gol de todas as maneiras. Em cobrança de falta aos 37, obrigou o goleiro rival a fazer difícil defesa. Um minuto depois, veio o segundo gol. Após cobrança de escanteio, o jogador do Barça cabeceou, e Medel completou para o fundo da rede. Com a vantagem, a torcida não resistiu e gritou "olé" até o árbitro encerrar o primeiro tempo.
Na segunda etapa, as duas seleções diminuíram o ritmo. O Equador assistia ao Chile tocar a bola, mas, em um contra-ataque aos 21 minutos, diminuiu. Valencia arrancou do meio de campo em direção ao ataque e tocou por trás da defesa para Caicedo, que chutou por baixo do goleiro.
vencer não é o bastante
No estádio Centenário, em Montevidéu, o Uruguai precisava da vitória por uma boa vantagem. Partiu para o ataque desde o começo do confronto com a Argentina e abriu o placar logo aos seis minutos. Após cobrança de falta, a defesa albiceleste falhou, e a bola sobrou para Cristian Rodriguez marcar. Mas a alegria durou pouco. Aos 14, Maxi Rodríguez deixou tudo igual. Palacio cruzou, a defesa uruguaia bobeou, e o atacante do Newell's Old Boys fez o gol.
Conhecido na Inglaterra pela fama de "cai-cai", o atacante Suárez, do Liverpool, voltou a aprontar. Aos 33 minutos, o uruguaio recebeu cruzamento e se jogou. O árbitro marcou pênalti. O camisa 9 cobrou, a bola bateu no goleiro e entrou. No fim, aos 42, Maxi Rodríguez empatou novamente. O argentino deixou Fucile no chão e chutou cruzado.
Na segunda etapa, a Celeste novamente precisou de pouco tempo para marcar.  Aos quatro minutos, Cavani recebeu livre na entrada da área e mandou uma bomba para o gol. Os uruguaios se animaram, passaram a pressionar mais, acertaram o travessão, mas não conseguiram a vantagem que precisavam.
Suarez Uruguai e Argentina (Foto: Agência AP)Suárez em ação contra a Argentina: pênalti cavado e convertido (Foto: Agência AP)

Repescagem na Europa pode ter duelo decisivo entre França e Portugal

Além das duas seleções, Grécia, Croácia, Ucrânia, Suécia, Romênia e Islândia disputam as quatro vagas restantes nas eliminatórias do continente para a Copa

Por Rio de Janeiro
42 comentários
Das 53 seleções que iniciaram as eliminatórias europeias em setembro do ano passado, nove estão classificadas para a Copa do Mundo de 2014, outras 36 terão que esperar mais quatro anos e oito ainda sonham com a vaga.
Por terminarem em segundo lugar das suas chaves, Portugal, França, Grécia, Croácia, Ucrânia, Suécia, Romênia e Islândia têm uma última chance em confrontos de mata-mata marcados para 15 e 19 de novembro - a Dinamarca ficou na vice-liderança do Grupo B, mas, como teve a pior campanha da posição, está eliminada.
E o sorteio da próxima segunda-feira, na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, pode colocar frente a frente dois fortes candidatos ao prêmio de melhor jogador do ano: Cristiano Ronaldo e Ribéry.
Ribery comemora gol da França contra a Finlândia (Foto: Agência Reuters)França de Ribéry pode cruzar o caminho de Portugal na repescagem europeia (Foto: Agência Reuters)
Com a fase de grupos das eliminatórias concluída, é possível fazer uma projeção dos confrontos na repescagem. O ranking da Fifa que será divulgado na próxima quinta-feira é que servirá de base para definir o emparelhamento dos confrontos. Segundo o simulador do site da entidade, lusos, gregos, croatas e ucranianos serão cabeças de chave no sorteio. Assim, teriam que enfrentar necessariamente uma das quatro seleções restantes: França, Suécia, Romênia e Islândia.
Mas os franceses ainda tentam mudar esse critério com a Fifa. A reclamação é que a seleção de Didier Deschamps participou de um grupo com apenas cinco adversários, enquanto as demais chaves contavam com seis. Com isso, disputou menos jogos ao longo das eliminatórias e, consequentemente, teve chance desigual para pontuar no ranking.

Kyra Gracie acredita que Spider pode vencer Weidman se tiver humildade

Comentarista ainda falou sobre a demissão do lutador brasileiro Rousimar "Toquinho" Palhares do UFC

Por Mogi das Cruzes, SP
34 comentários
Kyra Gracie Eco Camp Mogi das Cruzes (Foto: Adriano Lima)Kyra diz que precisa rever o lance de Toquinho para
saber se a punição foi justa (Foto: Adriano Lima)
A pentacampeã mundial de jiu-jítsu, atualmente comentarista da SporTV, e do Canal Combate, Kyra Gracie, afirmou que o lutador Anderson Silva, o Spider, precisa levar humildade para dentro do ringue para ser bem sucedido na revanche contra Chris Weidman.
Em uma entrevista exclusiva para o GloboEsporte.com, durante a quarta edição do Eco Camp de Jiu-Jítsu, ocorrido neste domingo em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, a pentacampeã mundial falou sobre suas expectativas para a luta de Spider. O combate está marcado para o dia 28 de dezembro, em Las Vegas.
- A luta vai ser dura, como a primeira, quando o Anderson brincou demais. Acho que se ele não brincar, e se levar humildade para dentro do ringue, será bem sucedido – disse a comentarista.
Kyra ainda comentou sobre a demissão do lutador de MMA, Rousimar "Toquinho" Palhares do UFC. Ela explicou que precisa rever o lance da chave de calcanhar aplicada em Mike Pierce para avaliar se houve motivo para a punição.
- Ali no momento da luta, eu comentei que achava que ele não tinha feito de propósito. Não sei, tenho que rever a luta para ver como foi. Mas o UFC é assim, acho que essa reincidência do Toquinho fez com que eles tivessem essa atitude.
* Colaborou Cauê Maldonado, sob a supervisão de Petterson Rodrigues

Napão vai para quarta luta no ano e
se vê perto do top 10: 'Caminhando'

Brasileiro vê rival Shawn Jordan perigoso na trocação, diz que se considera empregado do Ultimate e aposta em vitórias de Cain e Cormier

Por Direto de Houston, EUA
9 comentários
Gabriel Napão UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Gabriel Napão está no card principal do evento
do próximo sábado (Foto: Evelyn Rodrigues)
Gabriel Napão se define como um empregado do UFC. Neste sábado, o peso-pesado brasileiro vai subir no octógono pela quarta vez só este ano, número alto para o padrão dos lutadores da organização. Para ele, isso compensa o único combate que fez em 2012, quando venceu Ednaldo Lula. Em 2013, já derrotou Ben Rothwell e Dave Herman e sofreu um revés para Travis Browne, com cotoveladas supostamente ilegais.
- Minha intenção é fazer o que o UFC mandar. Sou empregado. O que eles falarem eu estou fazendo. Está ganhando, está bom. Começa a perder muito, aí desanima (risos) - disse ao Combate.com.
Se vencer Shawn Jordan no UFC 166, em Houston (EUA), Napão acredita que deverá entrar no top 10 oficial da categoria, do qual ele está fora atualmente:
- Acho que estou caminhando para lá. É difícil dizer. Tudo depende de como se ganha, de quem se ganha, várias coisas assim. Ele (Shawn Jordan) é um atleta duro, mostra bastante disposição na trocação e tem um jogo bonito ali da embolação. As pessoas querem ver isso, né? Dando socos e se embolando... Mas isso é perigoso. Ele é um atleta perigoso. Tenho que lutar conscientemente e fazer minha estratégia.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O polêmico duelo contra Browne, por sinal, perdido por Napão por nocaute técnico, não é visto pelo brasileiro como um revés de fato:
- Não tive problema com a derrota, até porque nem considero aquilo uma derrota. Fiz uma apelação (à comissão atlética), e quem viu o vídeo sabe que houve momentos ilegais ali. Mas o árbitro também não tem muita culpa, porque tudo acontece muito rápido lá dentro. A gente não tem o replay. E é isso. O negócio é continuar treinando para a próxima luta.
Apesar dos bons resultados recentes, Napão não se considera em situação tranquila no UFC. Na cabeça dele, esse pensamento serve para qualquer lutador da organização:
- O UFC é um evento grande, mas se perder você vai voltando para o final da fila até sair. Vitória não garante nada. A gente tem que estar sempre ganhando. Por isso eu tenho que me manter sempre vencendo.
Gabriel Gonzaga x Dave Herman UFC 162 (Foto: Getty Images)Gabriel Napão vem de vitória sobre Dave Herman, no UFC 162 (Foto: Getty Images)
O peso-pesado ainda palpitou sobre as duas lutas principais do UFC 166, que compartilham com a dele o card principal e também a categoria de peso: Cain Velásquez x Junior Cigano e Daniel Cormier x Roy Nelson. Para Napão, os parceiros de treino Velásquez e Cormier são favoritos:
- Acredito que o Velásquez acaba ganhando por pontos. Mas o Cigano tem a mão forte e qualquer momento pode pintar um nocaute. Mas, pela experiência do Velásquez, acho que ele vai cozinhar e minar o Cigano até tirar a força dele e ganhar por pontos. E quase a mesma coisa com o Roy Nelson e o Cormier. O Roy Nelson pode a qualquer momento jogar aquela bomba e definir a luta. Ele tem outro ponto forte, que é o jiu-jítsu dele por cima. Se ele cair por cima, o Daniel tem que mostrar bastante o jogo de wrestling para sair de baixo e levantar. Acho que o Cormier bota o Roy Nelson para baixo e pode ganhar por nocaute técnico ou pontos.
O canal Combate transmite a pesagem às 18h de sexta-feira e todas as lutas do evento a partir de 19h15m do próximo sábado. O Combate.com também exibe a pesagem, e acompanha o UFC 166 em Tempo Real no sábado, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pelo peso-galo, ao vivo.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Jeremy Larsen x Andre Fili
Dustin Pague x Kyoji Horiguchi

Curtinhas: Spartan enfrenta Kongo
em decisão de GP no Bellator 106

Brasileiro e francês disputam final para saber quem terá a chance de enfrentar o campeão da categoria. Lutador baixa três categorias e assina com o UFC

Por Rio de Janeiro
15 comentários
O Bellator 106 ganhou mais uma luta de peso para rechear evento, considerado um dos mais importantes da história da organização por ser a estreia no sistema pay-per-view americano. O brasileiro Vinícius Spartan vai participar do card principal em duelo contra o ex-UFC Cheick Kongo. A luta vale o título do Grand Prix peso-pesado e uma chance de disputar o cinturão da categoria para o vencedor.
 lutadores Cheick Kongo e Vinicius Spartan (Foto: Reprodução / Facebook) Cheick Kongo e Vinicius Spartan posam juntos após vencerem as semifinais (Foto: Reprodução / Facebook)
O evento será realizado no dia 2 de novembro, em Long Beach (EUA), e terá Tito Ortiz x Rampage Jackson como luta principal. A noite reserva ainda a disputa do cinturão dos leves, entre Michael Chandler e Eddie Alvarez, dos penas, entre Pat Curran e Daniel Straus, e do cinturão interino meio-pesado, entre King Mo e Emanuel Newton.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Três categorias abaixo
Integrante do elenco de lutadores do TUF: The Smashes no ano passado como peso-leve, quando foi eliminado nas semifinais, Richie Vaculik foi contratado pelo Ultimate. Só que agora ele vai lutar três categorias abaixo, no peso-mosca. Sua estreia foi oficialmente marcada para 7 de dezembro (6 de dezembo no Brasil por conta do fuso) no UFC: Hunt x Pezão, em Brisbane (AUS). O adversário dele vai ser Justin Scoggins, lutador que assinou com o Ultimate em junho.
UFC: Hunt x Pezão
7 de dezembro de 2013, em Brisbane (Austrália)
*** No Brasil, pelo fuso, o evento começa no dia 6 de dezembro
CARD DO EVENTO
Mark Hunt x Antônio Pezão
Maurício Shogun x James Te Huna
Ryan Bader x Anthony Perosh
Soa Palelei x Pat Barry
Dylan Andrews x Clint Hester
Caio Monstro x Nick Ring
Takeya Mizugaki x Nam Phan*
Robert Whittaker x Brian Melancon
Bruno Carioca x Krzysztof Jotko
Aleksandra Albu x Julie Kedzie
Alex Garcia x Andreas Stahl
Richie Vaculik x Justin Scoggins

Antes do UFC 166, Combate reprisa dois duelos entre Cigano e Velásquez

Canal exibe últimas lutas dos destaques do evento e transmite ao vivo pesagem e torneio. Card principal também passa em 28 salas de cinema

Por Rio de Janeiro
15 comentários
O brasileiro Junior Cigano e o atual campeão dos pesos-pesados, Cain Velásquez, fazem o terceiro duelo de sua trilogia no UFC 166, neste sábado, em Houston, EUA. Para preparar os telespectadores, o canal Combate exibe nesta semana reprises dos dois duelos anteriores entre eles. A programação também inclui algumas de suas melhores performances pelo UFC, além de lutas dos demais astros do evento de sábado.
Junior dos Santos Cigano acerta soco em Cain no UFC (Foto: Getty Images)Junior Cigano (dir.) nocauteou Cain Velásquez no primeiro duelo entre os dois (Foto: Getty Images)
Cigano e Velásquez se enfrentaram pela primeira vez em 12 de novembro de 2011, em Anaheim, na Califórnia. O brasileiro nocauteou o americano em apenas 64s e tirou seu cinturão. Esta luta será exibida no "UFC Series" na madrugada de quinta para sexta-feira, à 1h (horário de Brasília), junto às lutas de Velásquez contra Rodrigo Minotauro e Brock Lesnar e à única defesa de cinturão bem sucedida de Cigano, contra Frank Mir.
A revanche entre os dois pesos-pesados aconteceu em 29 de dezembro de 2012, no UFC 155. Desta vez, Velásquez dominou Cigano por cinco rounds, venceu por pontos e recuperou o cinturão da categoria. Este duelo vai ao ar na madrugada de sexta-feira para sábado, também à 1h, junto com a reprise do combate entre Cigano e Mark Hunt no UFC 160, em maio passado, que credenciou o brasileiro a disputar o título novamente.
Além dos dois primeiros duelos entre os lutadores do evento principal, o Combate transmite os especiais "Countdown" e "Primetime", que contam a trajetória de Cigano e Velásquez, e a pesagem oficial do evento, ao vivo, na sexta-feira, a partir de 18h.
Cigano e Cain Velasquez , UFC 155 (Foto: Getty Images)Na revanche, no UFC 155, Cain Velásquez derrotou Cigano por pontos (Foto: Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O Combate exibe ao vivo com exclusividade o UFC 166 no sábado, a partir de 18h45m. O card principal também será exibido em 28 salas de cinema da rede Cinemark, a partir de 23h. Confira abaixo a programação especial do canal para a semana do UFC 166:
Quarta-feira: "UFC Series" - 1h - Gabriel Napão x Ednaldo Lula; Gabriel Napão x Ben Rothwell; Gabriel Napão x Dave Herman; Shawn Jordan x Mike Russow; Shawn Jordan x Pat Barry - inédito
Quinta-feira: "UFC Series" - 1h - Roy Nelson x Mirko Cro Cop; Roy Nelson x Dave Herman; Roy Nelson x Matt Mitrione; Roy Nelson x Cheick Kongo; Daniel Cormier x Frank Mir - inédito
Sexta-feira: "UFC Series" - 1h - Cain Velásquez x Rodrigo Minotauro; Cain Velásquez x Brock Lesnar; Junior Cigano x Cain Velásquez; Junior Cigano x Frank Mir - inédito
Sexta-feira: "Sensei Combate" - 17h30m - ao vivo
Sexta-feira: Pesagem oficial do UFC 166 - 18h - ao vivo
Sexta-feira: "Countdown UFC 166" - 19h - inédito
Sexta-feira: "Primetime UFC 166" - 20h - inédito
Sábado: "UFC Series" - 1h - Junior Cigano x Mark Hunt; Cain Velásquez x Junior Cigano - inédito
Sábado: UFC 166 Pré-Hora - 18h45m - ao vivo
Sábado: UFC 166 card preliminar - 19h15m ao vivo
Sábado: UFC 166 card principal - 23h ao vivo
UFC nos cinemas Cinemark
Sábado - 23h - ao vivo - São Paulo (Cidade Jardim, Metrô Santa Cruz, Market Place, Iguatemi, Metrô Tatuapé, Aricanduva, Pátio Paulista e Villa Lobos); Guarulhos (Internacional Shopping Guarulhos); Rio de Janeiro (Downtown e Botafogo); Niterói (Plaza Shopping Niterói); Belo Horizonte (BH Shopping); Uberlândia (Shopping Uberlândia); Curitiba (ParkShopping Barigui e Mueller); Vitória (Shopping Vitória); Florianópolis (Floripa Shopping); Porto Alegre (Barra Sul); Manaus (Studio 5 Shopping);Santos (Praiamar Shopping); São José dos Campos (Colinas Shopping); Barueri (Shopping Tamboré); Campinas (Shopping Iguatemi); Ribeirão Preto (Novo Shopping); Brasília (Pier 21); Salvador (Salvador Shopping); Goiânia (Flamboyant Shopping).

Casa de gigantes da NBA, ginásio em Houston recebe o UFC 166 no sábado

Palco de astros do passado, como Olajuwon, e do presente, como Dwight Howard e James Harden, Toyota Center sedia luta entre Cigano e Velásquez

Por Direto de Houston, EUA
4 comentários
Gigante. Essa palavra pode resumir bem como quem chega a Houston vê a cidade. Seja pelas imensas estradas e pontes que cortam a cidade, seja pelas distâncias entre pontos turísticos, ou também pelos jogadores que fizeram história no Houston Rockets, time que representa a cidade na NBA. Os pivôs Hakeem Olajuwon, Yao Ming e Dwight Howard representam uma dinastia de "monstros" que escreveu a história da equipe no Toyota Center, o maior ginásio da cidade. Com tamanha identificação com grandeza, o local não poderia ter sido melhor escolhido para sediar a disputa do cinturão dos maiores lutadores do mundo, os pesos-pesados do UFC. Junior Cigano e Cain Velásquez se enfrentarão no próximo sábado no UFC 166, fechando a trilogia que tem, até o momento, uma vitória para cada um dos lutadores.
Toyota Center (Foto: Ivan Raupp)O Toyota Center tem uma foto de Dwight Howard na sua entrada, e promove o UFC 166 (Foto: Ivan Raupp)
A imponência do Toyota Center pode ser vista a ruas de distância. Localizado no centro financeiro de Houston, o ginásio chama a atenção dos que passam por perto. Fotos gigantescas de Dwight Howard e James Harden - os dois maiores nomes dos Rockets na atualidade - estampam as entradas da arena, que tem, em frente ao seu portão principal uma estátua da camisa número 34, imortalizada por Olajuwon.
Homenagem a Hakeem Olajuwon UFC (Foto: Marcelo Russio)Homenagem a Hakeem Olajuwon na frente do
Toyota Center, em Houston (Foto: Marcelo Russio)
Fechado nesta segunda-feira, era possível ver da rua adjacente ao palco do show do próximo sábado detalhes da sua loja, com camisas e diversos outros itens do Houston Rockets à venda, e também o tamanho dos corredores que levam às suas dependências. Na pacata e vazia rua em frente ao ginásio, a calçada registra em pequenos tijolos em frente à camisa de Olajuwon os nomes de muitos "fãs leais" da equipe.
Mas engana-se quem pensa que o ginásio abriga apenas eventos esportivos. Com um calendário intenso de shows, o Toyota Center também recebe pesos-pesados da música e do entretenimento, e tem agenda lotada pelo menos até março de 2014. Se apresentarão lá, entre outros, Selena Gomez (02/10), Michael Buble (20/10 - um dia depois do UFC 166), Drake (13/11), Rihanna (14/11), Justin Timberlake (05/12), Beyoncé (10/12), Jay-Z (19/12), Demi Lovato (19/02) e Cher (24/03). O anúncio do UFC disputa espaço no cartaz eletrônico que reveza imagens das atrações.
Esta será a terceira vez que o Toyota Center receberá o UFC. Na primeira, o UFC 69, em 7 de abril de 2007, Matt Serra protagonizou a que, para muitos, foi a maior zebra da história do UFC, nocauteando o canadense Georges St-Pierre no primeiro round. Na segunda, o UFC 136, em 8 de outubro de 2011, Frankie Edgar nocauteou Gray Maynard no quarto round, encerrando uma das maiores trilogias do MMA. No mesmo evento, José Aldo venceu Kenny Florian por decisão unânime dos jurados, defendendo seu cinturão dos penas pela segunda vez.
Toyota Center (Foto: Ivan Raupp)A imponência do Toyota Center, imenso mesmo visto à distância nas ruas de Houston (Foto: Ivan Raupp)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O canal Combate transmite a pesagem às 18h (de Brasília) de sexta-feira e todas as lutas do evento a partir de 19h15m do próximo sábado. O Combate.com também exibe a pesagem e acompanha o UFC 166 em Tempo Real no sábado, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pelo peso-galo, ao vivo.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Jeremy Larsen x Andre Fili
Dustin Pague x Kyoji Horiguchi

Cigano rebate Cormier e 'experts' do MMA: 'Luta muda no piscar de olhos'

Após companheiro de Cain criticar seu treino, brasileiro diz: 'Ele (Velásquez) pode estar treinando o que quiser. Agora, se vai funcionar, é outra história'

Por Direto de Houston, EUA
227 comentários
Mesmo sendo um dos melhores lutadores do mundo, Junior Cigano tem de lidar com críticas rotineiramente. Não é algo agradável, pode-se garantir, ainda mais quando elas vêm de quem não conquistou nesse sentido o respeito do peso-pesado. Na segunda luta contra Cain Velásquez, no fim do ano passado, Cigano foi castigado pelo americano durante cinco rounds e viu o rival lhe tomar o cinturão da categoria até 120kg do Ultimate. Desde então, lê e escuta muita coisa por parte dos "experts" de luta, como ele mesmo definiu. E um nome mais famoso, Daniel Cormier, que é parceiro de treinos e amigo do atual campeão, entrou na onda ao criticar a preparação do brasileiro após assistir ao "Primetime" e dizer que todos verão um Velásquez totalmente diferente no UFC 166, neste sábado. Cigano tem a resposta para Cain, Cormier e afins:
- O Cain Velásquez agora é o campeão, mas eu assisto muito às lutas dele, estudo o que ele tenta fazer e o que ele não tenta, e não quer dizer que tudo o que ele vai tentar fazer vai funcionar. Ele pode estar treinando o que quiser. Agora, se vai funcionar, é outra história. Hoje em dia tem muitos "entendidos" de luta. A gente está vendo aí os “experts” de luta, e isso não existe, principalmente no MMA. Você entra lá, você nunca sabe o que vai acontecer. Às vezes em um piscar de olhos a luta muda completamente - disse ao Combate.com.
montagem Junior Cigano UFC MMA (Foto: Ivan Raupp)Caras e bocas de Junior Cigano durante entrevista ao Combate.com (Foto: Ivan Raupp)
No quarto do hotel onde está hospedado em Houston (EUA), Cigano gentilmente atendeu ao pedido de entrevista da reportagem. O ex-campeão, que polemizou meses atrás ao dizer que Velásquez "bate que nem uma moça", admitiu que o comentário foi inoportuno, mas garantiu não se arrepender do mesmo:
- Eu falei realmente e não me arrependo. Falei na boa e sou responsável pelo que eu falo e não pelo que os outros entendem. As pessoas levaram completamente de outra forma. Eu falei na frente dele e não foi com a intenção de faltar com o respeito. Pelo contrário, não faço isso com nenhum dos meus oponentes. Mas sim, foi um comentário meio que infeliz porque as pessoas gostam de se apegar a coisas ruins e polêmicas e tentar fazer você perder um pouco da admiração do público.
Eu falei realmente e não me arrependo. Falei na boa e sou responsável pelo que eu falo e não pelo que os outros entendem. As pessoas levaram completamente de outra forma"
Cigano, sobre 'bate que nem moça'
Cigano e Velásquez vão disputar a trilogia no Toyota Center, novamente valendo cinturão. Se nocauteou o oponente na primeira vez em que se encontraram, o brasieiro diz que o "overtraining" (treino excessivo) atrapalhou na derrota da segunda luta:
- Isso aconteceu por conta do treinamento mesmo, dessa coisa de não ter um acompanhamento sério e você ir levando tudo no "feeling". E é aquilo, a gente gosta de treinar duro, aliás, por mais que você não esteja nem conseguindo mais, a gente tem aquela cultura do “mais um”. Do tipo, vai que dá mais um round, mais um minuto. E você sempre continua tentando, e isso desgasta o seu corpo. No início do treinamento, tudo bem. Você responde bem até a isso. Mas, com o acúmulo das reações, você acaba tendo o overtraining.
Junior Cigano rebateu Daniel Cormier em outro aspecto, ao afirmar que não vê o que Velásquez pode fazer de tão diferente para chegar ao ponto de surpreendê-lo. Ele comentou ainda o ganho de velocidade nos treinamentos, a renovação de contrato de patrocínio com o Corinthians até 2015, entre outros. A seguir, veja a entrevista na íntegra, por tópicos:
Físico mais definido em relação às lutas ateriores
"Não treinei especificamente para isso. É devido ao tipo de treino que estamos fazendo. Eu não estou fazendo nada, é devido ao treinamento duro. Acho que estou levando mais a sério o treino. Estou evoluindo mais e treinando com mais qualidade também. Acho que o corpo vai respondendo".
Junior Cigano UFC MMA (Foto: Ivan Raupp)De camisa com o escudo do Corinthians, Cigano brinca ao posar para foto (Foto: Ivan Raupp)
Mudança na equipe após a derrota para Cain
"Desde a última luta eu já senti uma diferença grande. São coisas e detalhes que até no início do camp (período de preparação para a luta) te fazem pensar: “Poxa, eu estou gastando dinheiro com esses caras e eles não fazem nada”. Você fica com receio, mas depois, conforme o camp vai passando e você precisa realmente de um resultado desse, aí você vê a resposta e a importância de ter um cara desses ao seu lado. Então, eu tenho um fisiologista que me acompanha sempre agora e estou fazendo um trabalho mais completo e mais profissional também. A gente sempre vai “nas tora”, né? Tem aquela coisa de “vai que você precisa ser homem, precisa resistir mais”, “vai que você não vai morrer de cansaço”, e não existe isso.  Eu sempre treinei assim e agora estou sabendo a cada treino o quanto posso puxar, se estou livre para puxar um treino bem duro ou se tenho que dar uma segurada. Então, nesse camp agora, até porque eu tive o overtraining na minha última luta com o Velásquez, as respostas que tive foram muito boas, e o fisiologista foi extremamente necessário. Até porque, em alguns momentos, ele falou que eu tinha que segurar. Em alguns dias eu tive que ficar o dia todo sem fazer nada, só relaxar, descansar, fazer massagem, porque o corpo estava respondendo que os treinos estavam exagerados. Então essa preocupação é, sim, muito importante".
Overtraining na segunda luta
"Não foi por conta da empolgação. Empolgado a gente sempre está, né? Para qualquer luta. Isso aconteceu por conta do treinamento mesmo, dessa coisa de não ter um acompanhamento sério e você ir levando tudo no "feeling". E é aquilo, a gente gosta de treinar duro, aliás, por mais que você não esteja nem conseguindo mais, a gente tem aquela cultura do “mais um”. Do tipo, vai que dá mais um round, mais um minuto. E você sempre continua tentando, e isso desgasta o seu corpo. No início do treinamento, tudo bem. Você responde bem até a isso. Mas, com o acúmulo das reações, você acaba tendo o overtraining. Eu não sabia. Eu soube depois da luta, que fui para o hospital e o médico lá de Las Vegas me falou que eu tinha exagerado nos treinos e que o meu nível de creatina estava um absurdo, e que aquilo não era recente, que vinha de uma sequência grande de treinamento. E ali eu vi o quanto estava equivocado. Mas isso está corrigido. Vivendo e aprendendo, e está aprendido".
Eu não vejo o que ele pode fazer
de tão diferente. Eu acho o Velásquez um lutador bastante completo, não vejo muito como
ele pode mudar tanto"
Cigano
Preocupação em ficar mais rápido por causa do condicionamento físico de Cain
"Sempre tem essa preocupação, né? Eu gosto de manter a minha velocidade, não gosto de subir muito o peso. Mas desta vez eu subi um pouco. Fiz o camp com 113 kg, o que normalmente é muito para mim. Estou sempre em torno de 110kg, no máximo 112kg, e desta vez subi um pouco mais, mas me senti bem. Não foi do nada, é a primeira vez que estou seguindo uma dieta melhor. Comecei no final do camp, mas estou seguindo à risca. Eu acho que o meu corpo tem respondido um pouco mais. Fiquei um pouco mais pesado, mas acho que no dia da luta vou estar com o mesmo peso novamente, mantendo a velocidade, mas mesmo assim forte".
Após assistir ao Primetime, Cormier disse que Cain virá totalmente diferente
"Isso é falação. O Velásquez nunca foi de falar nada, espero que continue assim, né? Ele nunca falou besteira, mas às vezes a gente é obrigado ou às vezes interpretam mal uma frase da gente e levam por esse lado. É complicado. Eu não vejo o que ele pode fazer de tão diferente. Eu acho o Velásquez um lutador bastante completo, não vejo muito como ele pode mudar tanto. Se ele não fizer o que ele faz bem, que é botar aquela pressão e puxar pelo gás e a vantagem do condicionamento físico - que é o mais importante dele -, ele vai perder muito. Acho que isso é o principal que ele tem: o condicionamento físico, a pressão, o wrestling, aquele jogo ali. Ele acabou de ganhar a faixa preta no jiu-jítsu, e acho que um campeão é feito de superar os próprios desafios. Espero poder lutar contra o melhor do Cain Velásquez. Então, ele pode tentar o que quiser, porque vou fazer o mesmo e tenho certeza de que será uma grande luta, porque hoje ele me conhece mais e eu o conheço mais também. E quem vai ganhar com isso são os fãs".
luta entre Cain Velasquez e Cigano no UFC (Foto: Getty Images)Cain e Cigano se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada (Foto: Getty Images)
Cormier disse também que Cigano está treinando errado
"No Primetime, eles filmam alguma coisa. Mas eu sempre treinei duro e bastante para qualquer tipo de lutador, e não importa quem ele seja. O Cain Velásquez agora é o campeão, mas eu assisto muito às lutas dele, estudo o que ele tenta fazer e o que ele não tenta, e não quer dizer que tudo o que ele vai tentar fazer vai funcionar. Ele pode estar treinando o que quiser. Agora, se vai funcionar, é outra história. Hoje em dia tem muitos "entendidos de luta”. A gente está vendo aí os “experts” de luta, e isso não existe, principalmente no MMA. Você entra lá, você nunca sabe o que vai acontecer. Às vezes em um piscar de olhos a luta muda completamente. Um passo atrás no momento errado ou algo desse tipo, qualquer besteira muda a luta completamente. Então você nunca sabe o que vai acontecer. Eu sei que ele está bem preparado, eu também estou e tivemos a experiência da última luta. Foram cinco rounds e até fizeram um comentário, que não sei se é verdade, que ele segurou a luta para me punir. Mas seja como for, ele deu o melhor dele para finalizar a luta e não conseguiu, então eu acho que ele vai vir da mesma forma, tentar a mesma coisa. Ele pode até estar vindo com uma nova estratégia, mas no momento em que a luta começar e ele vir que é um momento diferente, já vai voltar para o básico que faz, que é derrubar e ficar ali amassando, buscando a luta desse jeito".
Cain Velásquez tem pontos fracos?
"É difícil poder falar de um ponto fraco dele. Eu acredito que seja realmente em relação a mim, não em relação a outros adversários, mas seria a parte da trocação. Acho que ele é muito superior a mim no jogo agarrado, mas na parte de trocação eu me considero superior a ele, e é ali que eu vejo o ponto fraco dele em relação a mim".
Uma coisa que priorizei até na segunda luta foi pensar muito nas quedas, no que ele é bom, e acho que não posso fazer isso. Você tem que priorizar o seu jogo, e não fazer as coisas do jeito dele"
Cigano
Arrependeu-se do “bater como uma moça” que disse sobre o Cain?
"Eu falei realmente e não me arrependo. Falei na boa e sou responsável pelo que eu falo e não pelo que os outros entendem. As pessoas levaram completamente de outra forma. Eu falei na frente dele e não foi com a intenção de faltar com o respeito. Pelo contrário, não faço isso com nenhum dos meus oponentes. Mas sim, foi um comentário meio que infeliz porque as pessoas gostam de se apegar a coisas ruins e polêmicas e tentar fazer você perder um pouco da admiração do público. E isso foi uma brecha para elas fazerem isso, usarem isso para me deixar mal, falando que eu tinha desrespeitado e que, se ele batia que nem uma moça, olha só como a moça deixou a minha cara daquele jeito. Mas pega uma moça magrinha e deixa ela me batendo durante cinco rounds no mesmo lugar para ver se não vai ficar daquele jeito... Fica sim (risos). Então, não foi intencional. Acho que o próprio Cain entendeu. Mas como se tem a promoção da luta, eles gostam de elevar a rivalidade".
Reação do Cain pessoalmente sobre a frase
"Nunca conversei diretamente com ele sobre isso. A gente pouco conversa. Nessa turnê que nós fizemos antes, foi a primeira vez que pudemos ter um pouco mais de contato um com o outro, até porque estávamos todos juntos. Saíram alguns sorrisos e brincadeiras, mas nada de mais além disso. A gente nunca conversou muito um com o outro. É aquele clima de rivalidade que é bom manter às vezes. Porque queira ou não, ele está defendendo o bem-estar da família dele e eu, o meu e o da minha. Então a gente tem essa rivalidade sim".
Junior Cigano UFC MMA (Foto: Ivan Raupp)Brasileiro se prepara para fazer leve refeição (Foto: Ivan Raupp)
Rivalidade com Cain é a maior do mundo no MMA hoje?
"Não sei dizer se é a maior do mundo hoje, mas é uma rivalidade boa. E vou te dizer que, para mim, tem sido legal. É claro que eu não queria ter perdido a minha luta e por mim estaria lutando contra ele novamente sim, mas como o vencedor das lutas anteriores. Mas eu acho que a gente vai acabar lutando mais vezes. Ele diz que não, e eu não sei por que ele diz isso. A gente é novo ainda, tem muita carreira pela frente e com certeza vão acabar acontecendo outras lutas entre nós. E eu quero ganhar a maioria delas. Ou todas, a partir de agora".
O terceiro capítulo do duelo
"Para mim, esta luta é motivação pura. Estou me sentindo muito bem. A nossa confiança vem do treinamento, de quando você consegue treinar bem. Eu já fiz uns treinos aqui em Houston e estou me sentindo bem. E é isso que eu peço a Deus, para que chegue o momento e não aconteça o que aconteceu da última vez, quando me deu um branco e eu não sabia o que fazer. E foi exatamente isso que aconteceu. Eu dei muito espaço para ele. Então peço para que eu possa mostrar um pouco de tudo o que eu treinei. Tanto ele quanto eu temos tudo para fazer uma grande luta. Ele, pelo estilo agressivo de buscar o duelo o tempo todo, e eu, porque acredito que posso nocautear qualquer um no mundo. Vou para isso de novo e sempre vou entrar nas minhas lutas pensando assim".
Agora a gente vai ver qual das
duas formas (ele nocauteando
ou Velásquez pressionando) vai funcionar, mas acho que a
minha vai funcionar melhor.
Vou nocautear"
Cigano
Final ideal desta luta
"O ideal? Difícil falar, eu não penso exatamente em como eu quero que acabe a luta, só quero que acabe comigo vencedor. Mas com certeza eu acho que esta luta vai durar uns três rounds pelo menos, e eu vou nocauteá-lo. Porque vai ficar imposto o jogo que realmente é o melhor do mundo. Na primeira vez, foi exatamente o que eu me proponho a fazer, do jeito que eu gosto: nocaute. Na segunda vez, foi exatamente o que ele faz: pressão e o tempo todo ali em cima. Agora a gente vai ver qual das duas formas vai funcionar, mas acho que a minha vai funcionar melhor. Vou nocautear".
Focar treinos no seu ponto forte, e não no ponto forte do adversário
"Estudar sim, eu não posso é querer me equiparar ao wrestling dele. Eu nunca vou chegar. Ele treinou wrestling a vida inteira e, mesmo que eu treine os três meses, não vou chegar ao nível dele. Então é exatamente isso, e uma coisa que priorizei até na segunda luta foi pensar muito nas quedas, no que ele é bom, e acho que não posso fazer isso. Você tem que priorizar o seu jogo, e não fazer as coisas do jeito dele. Ou então com certeza você tem que treinar um pouco de tudo, até para saber se defender de tudo o que ele faz de melhor. Mas não que você tenha que tentar surpreender ou ganhar dele na área dele".
Junior Cigano UFC MMA (Foto: Ivan Raupp)Ex-campeão enfrenta Cain Velásquez neste sábado (Foto: Ivan Raupp)
Renovação com o Corinthians até 2015
"Para mim, está tudo ótimo. Como corintiano, meu pai era corintiano e tudo mais, eu estou feliz. Acho que tenho tido uma resposta muito boa com tudo o que está acontecendo. O Corinthians é um grande clube apoiando o nosso esporte e, para mim, isso é muito gratificante. Acho até que é uma nova parte do nosso esporte no Brasil, ter o apoio de grandes clubes assim como o Corinthians. Outros clubes já tentaram apoiar outros atletas e desistiram facilmente, e o Corinthians continua ali com a gente, coisa que está dando certo tanto para nós quanto para eles. Eu fico muito feliz com esse apoio. Independentemente de time de futebol, o Corinthians não é só futebol, tem mais de 30 modalidades lá dentro e há muita gente competindo e representando o clube. E espero que os outros clubes possam seguir o que o Corinthians está fazendo para elevar o nosso esporte até a um outro nível, porque a experiência que todos esses clubes têm é muito grande e, se eles puderem dividir essa experiência com outros atletas, como o Corinthians está fazendo comigo, vai ser uma grande coisa. E eu estou muito feliz com a parceria e espero continuar por muito tempo".
O canal Combate transmite a pesagem às 18h (de Brasília) de sexta-feira e todas as lutas do evento a partir de 19h15m do próximo sábado. O Combate.com também exibe a pesagem e acompanha o UFC 166 em Tempo Real no sábado, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pelo peso-galo, ao vivo.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Kyoji Horiguchi x Dustin Pague
Jeremy Larsen x Andre Fili

Loura, olhos azuis... Conheça Ana Claudia, o 'braço direito' de Cigano

Advogada Ana Claudia Guedes fala sobre a relação profissional de anos
com o peso-pesado brasileiro e revela como se tornou sua 'protetora'

Por Direto de Houston, EUA
34 comentários
Ana Claudia Guedes e Cigano (Foto: Arquivo pessoal)Ana Claudia e Cigano (Foto: Arquivo pessoal)
Quem vê a advogada Ana Claudia Guedes circulando pelo hotel onde estão hospedados os lutadores do UFC 166 em Houston, nos EUA, pode passar longe de imaginar que ela é o "braço direito" de um dos maiores pesos-pesados do MMA atual. Com 1,63 de altura, a loura de olhos azuis e traços delicados é peça fundamental na equipe de Junior Cigano, que, no sábado, tentará recuperar o cinturão da categoria contra o atual campeão, Cain Velásquez, em duelo que acontece no Toyota Center, na cidade americana. Em entrevista ao Combate.com, Ana falou sobre como começou a parceria com o brasileiro:
- O Cigano me procurou há alguns anos porque estava precisando de uma advogada. Eram algumas questões muito simples e básicas, dúvidas jurídicas que ele tinha. E ele chegou a mim por meio de um amigo dele que era cliente meu. Por esse laço em comum, a gente acabou tendo um certo contato. Ele me procurou, eu o ajudei com algumas coisas básicas, e a relação foi evoluindo, não tem muita explicação.
Ana, por sinal, conta que caiu de pára-quedas no mundo do MMA, esporte do qual ela nem sequer gostava. Depois que conheceu o funcionamento, as coisas mudaram:
- Eu não acompanhava MMA. Nem gostava, na verdade, porque não fazia parte da minha realidade. Hoje em dia eu acho que eu não gostava por ignorância, por não conhecer as técnicas do esporte. A partir do momento em que eu passei a entender mais, e a procurar a entender mais, comecei a apreciar e a valorizar o esporte. Depois veio o gosto. É um esporte muito técnico. Os caras têm um tremendo preparo físico. Agora eu gosto muito. Acompanho as lutas não só do Cigano mas também de outros clientes meus - explica a advogada, cuja cartela de clientes conta com nomes como  Anderson Silva, José Aldo, Antônio Pezão, Anthony Pettis, todo o Team Alpha Male (equipe de Urijah Faber) e até o falastrão Chael Sonnen, entre outros.
Mas a relação profissional de Ana com Cigano é um pouco diferente da com outros atletas. Na reta final de preparação para as lutas ela sai do papel de advogada e assume o posto de braço direito do lutador, passando a cuidar da agenda e até a dar uma mão no cardápio do brasileiro. Além disso, elavira intérprete e tradutora de Cigano nas coletivas de imprensa realizadas nos EUA:
Ana Claudia Guedes e Cigano (Foto: Arquivo pessoal)Com o cinurão na coletiva (Foto: Arquivo pessoal)
- Com o Cigano é diferente, porque acabamos desenvolvendo uma amizade. Às vezes ele me liga para resolver coisas pequenas, que nem fariam parte do meu papel como advogada ou relações públicas. Não me incomodo de ajudar. Ajudo e tenho o maior prazer em auxiliar a equipe no que eles precisam.
Apesar de trabalhar em um ambiente dominado praticamente por atletas do sexo masculino, a Ana Cláudia afirma que nunca sofreu nenhum tipo de preconceito e que é muito respeitada pelos homens profissionais do ramo:
- Nunca senti isso. Acho que é porque a gente trabalha, mostra competência e conquista. É simples para qualquer profissional, seja homem ou mulher.
A brasileira também não quis arriscar o seu palpite para o duelo deste sábado, que marca a trilogia entre Cigano e Cain Velásquez:
- Eu prefiro não falar porque não me considero entendedora o suficiente do assunto para palpitar.
O canal Combate transmite a pesagem às 18h (de Brasília) de sexta-feira e todas as lutas do evento a partir de 19h15m do próximo sábado. O Combate.com também exibe a pesagem e acompanha o UFC 166 em Tempo Real no sábado, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pelo peso-galo, ao vivo.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Jeremy Larsen x Andre Fili
Dustin Pague x Kyoji Horiguchi

Para Gilbert Melendez, luta contra Diego Sanchez vai ser 'bagunçada'

Ex-campeão do Strikeforce diz que adversário é capaz de machucá-lo e que repercussão de derrota controversa contra Ben Henderson foi positiva

Por Houston, EUA
23 comentários
 lutador Gilbert Melendez MMA (Foto: Esther Lin / STRIKEFORCE) Gilbert Melendez encara Diego Sanchez neste fim de
semana no UFC 166 (Foto: Esther Lin/Strikeforce)
Após perder uma decisão apertada para o então campeão do UFC Benson Henderson em abril, o peso-leve Gilbert Melendez enfim recebeu o reconhecimento que esperava quando era detentor do cinturão do Strikeforce e considerado entre os 10 melhores lutadores do mundo. Agora, o lutador californiano se concentra em dar seu próximo passo na organização, neste sábado, contra Diego Sanchez, no card principal do UFC 166, em Houston. O campeão do The Ultimate Fighter original era o adversário que Melendez queria, mas ele admite que o combate é perigoso para ele.
- Quando ouvi, dei uma respirada profunda. Ele é um cara que eu sei que posso derrotar, mas é uma situação difícil, vai ser uma luta dura. Vai doer, vai ser uma batalha e é uma luta perigosa. Quando enfrentei Benson, foi uma luta dura, mas não era do tipo, "este cara vai me machucar". Benson foi uma luta dura, mas eu saí ileso. Quando você enfrenta Diego, você sente arrepios, do tipo, "Ooh, isso aqui vai ser bagunçado" - afirmou Melendez, em entrevista ao site "MMA Fighting".
O peso-leve ainda mantém que venceu pelo menos três dos cinco rounds de sua luta com Henderson - na verdade, ele argumentou que só perdeu mesmo o quarto assalto, mas que entende que o terceiro foi pontuado a favor do então campeão - mas garante já ter superado o resultado negativo. Para ele, o mais importante foi o reconhecimento obtido com o combate.
- Foi tudo positivo. Além de conquistar o título, foi o melhor "cenário B" para mim. A maioria das pessoas acham que eu venci, 75% acham que eu venci aquela luta. Mais reconhecimento do que nunca, realmente, nada para ficar chateado além de não ganhar os cartões de pontuação numa luta competitiva. Não foi a maior marmelada da história. Foi uma luta parelha, eu acho que venci, mantenho isso, mas tudo bem - disse o lutador.
Benson Henderson luta UFC Melendez (Foto: Getty Images)Resultado da luta entre Benson Henderson e Gilbert Melendez foi polêmico (Foto: Getty Images)
Agora, Melendez precisa passar por Sanchez para receber nova chance de disputar o cinturão, que agora tem novo dono: Anthony Pettis, que finalizou Henderson no UFC 164, em agosto. Pettis faz sua primeira defesa de título em dezembro, contra Josh Thomson, último desafiante ao título de Melendez no Strikeforce. "El Niño" considera justo que o ex-adversário, a quem já enfrentou três vezes, receba a oportunidade, e já anseia por um quarto duelo com o rival.
- Eu tive minha chance. As pessoas perguntam, "Você está chateado pelo Thomson?" Eu tive minha chance. Vou ter de trabalhar por isso. Ei, ele me bateu uma vez, e a última luta entre nós (Melendez venceu por pontos) foi discutível também, sabe? Eu estou aberto a lutar de novo. Se ele tiver o título também? Agora, estou disposto e me sentindo bem sobre lutar contra qualquer um. Sei que isso vai acontecer eventualmente. Antes de minha carreira terminar, é inevitável - declarou.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O canal Combate transmite a pesagem do UFC 166 às 18h (de Brasília) de sexta-feira e todas as lutas do evento a partir de 19h15m do próximo sábado. O Combate.com também exibe a pesagem e acompanha o UFC 166 em Tempo Real no sábado, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pelo peso-galo, ao vivo.
UFC 166
19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Junior Cigano
Daniel Cormier x Roy Nelson
Gilbert Melendez x Diego Sanchez
Gabriel Napão x Shawn Jordan
John Dodson x Darrell Montague
CARD PRELIMINAR
Tim Boetsch x CB Dollaway
Nate Marquardt x Hector Lombard
Sarah Kaufman x Jessica Eye
George Sotiropoulos x KJ Noons
T.J. Waldburger x Adlan Amagov
Tony Ferguson x Mike Rio
Jeremy Larsen x Andre Fili
Dustin Pague x Kyoji Horiguchi

Inspirado no City, Timão inova e faz imagens aéreas de treino no CT

Clube faz parceria com empresa de câmeras e vai produzir conteúdo exclusivo de bastidores. Tite brinca com experiência em atividade

Por São Paulo
117 comentários
O Corinthians apresentou uma inovação no treino desta terça-feira que deve ser difundida nos próximos meses. Enquanto titulares e reservas treinavam em dois gramados distintos do CT Joaquim Grava, um drone (veículo aéreo não tripulado) voava com uma câmera acoplada à sua estrutura, registrando imagens das atividades de um ângulo diferente. Um funcionário dava direção ao aparelho por meio de um controle remoto.
A ideia do clube é produzir conteúdo na internet para aproximar a comunicação com o torcedor. A experiência é uma parceria com a GoPro, que fabrica a câmera digital que possui uma lente grande angular. O aparelho já foi utilizado, por exemplo, antes do empate por 0 a 0 com o São Paulo, domingo passado.
O atacante Emerson fez imagens de bastidores com uma câmera nas mãos, enquanto outro aparelho foi instalado na carroceria do ônibus da equipe para captar as reações da torcida na chegada para o clássico do Morumbi.
Drone no treino do Corinthians (Foto: Sergio Gandolphi / globoesporte.com)Drone circula pelo treino do Corinthians (Foto: Sergio Gandolphi / globoesporte.com)
Drone no treino do Corinthians (Foto: Sergio Gandolphi / globoesporte.com)Drone circula pelo treino do Corinthians (Foto: Sergio Gandolphi / globoesporte.com)
Enquanto não há data prevista para o lançamento desse conteúdo, o clube acumula gravações. A ideia é registrar treinos e outras atividades de ângulos diferentes. A câmera pode, por exemplo, ser presa no peito de um jogador – mostrando a dinâmica da atividade em campo e os movimentos dos atletas. A experiência inicial deve durar cerca de dez dias.
Drone no treino do Corinthians (Foto: Sergio Gandolphi / globoesporte.com)Drone é comandado por controle remoto (Foto: Sergio Gandolphi / globoesporte.com)
A inspiração veio do Manchester City, que já fez parceria com a GoPro e gravou um vídeo de seis minutos com imagens de treinos, pré-jogo e bastidores (veja abaixo). A produção tem mais de 2 milhões de visualizações na internet, número que o Corinthians espera atingir e superar. No vídeo, há treinamentos de goleiros, a visão das arquibancadas e as brincadeiras dos atletas durante as atividades. Clique aqui e o assista no YouTube.
A câmera só não vai mostrar treinos específicos dados pelo técnico Tite, que brincou com a presença do drone na atividade desta terça-feira. A entrevista coletiva do comandante, inclusive foi registrada com uma GoPro.
– Nunca tinha passado por isso. Agora mesmo estou falando e tem uma bem aqui (risos). Só pedi um tempo na hora do treino tático – brincou Tite.
Tevez manchester City (Foto: Reprodução / youtube)Tevez brinca com a câmera em treino do Manchester City (Foto: Reprodução / youtube)
Tevez manchester City (Foto: Reprodução / youtube)Ex-corintiano mostra sua beleza para a câmera (Foto: Reprodução / youtube)
Manchester City (Foto: Reprodução / youtube)Até o treino dos goleiros é acompanhado de perto (Foto: Reprodução / youtube)

CBF sorteia mandos de campo dos jogos da semifinal da Copa do Brasil

Vencedores dos confrontos Internacional x Atlético-PR e Vasco x Goiás serão os mandantes da primeira partida da próxima fase da competição

Por Rio de Janeiro
190 comentários
Os semifinalistas da Copa do Brasil ainda não foram conhecidos, mas os mandos de campo dos dois duelos da próxima fase da competição já estão definidos. Na tarde desta terça-feira, a CBF sorteou os mandos dos quatro jogos das semifinais do torneio. Os vencedores dos confrontos Internacional x Atlético-PR e Vasco x Goiás serão os mandantes do primeiro jogo da fase seguinte.
Os dois classificados dos duelos Flamengo x Botafogo e Grêmio x Corinthians fazem o segundo jogo das semifinais em casa. Os quatro semifinalistas da Copa do Brasil serão definidos na próxima semana. Após empate por 0 a 0 no primeiro jogo, Corinthians e Grêmio se enfrentam em Porto Alegre no próximo dia 23, às 21h50m. No mesmo dia e horário, Inter e Atlético-PR jogam em Curitiba. O primeiro duelo terminou empatado por 1 a 1.
O clássico carioca Botafogo x Flamengo também acontece no dia 23, às 21h50m. No primeiro jogo, empate por 1 a 1. O único vencedor nos jogos de ida das quartas de final da Copa do Brasil foi o Goiás, que bateu o Vasco por 2 a 1. A segunda partida entre o Esmeraldino e o Cruz-Maltino será no próximo dia 24, às 21h, no Maracanã.
Confira os mandos de campo das semifinais:
JOGOS DE IDA:
Vencedor de Internacional x Atlético-PR x Vencedor de Corinthians x Grêmio
Vencedor de Vasco x Goiás x Vencedor de Botafogo x Flamengo
JOGOS DE VOLTA:
Vencedor de Corinthians x Grêmio x Vencedor de Internacional x Atlético-PR
Vencedor de Botafogo x Flamengo x Vencedor de Vasco x Goiás

Inspiração para americana, foto de Lucimara Silvestre foi manipulada

Imagem do bumbum da atleta do heptatlo publicada pela socialite Khloé Kardashian nas redes sociais recebeu tratamento em programa de edição

Por Rio de Janeiro
420 comentários
A foto do corpo da brasileira Lucimara Silvestre chamou a atenção da socialite Khloé Kardashian e a inspirou a não desistir da malhação pesada, de acordo com um post feito pela americana em sua conta nas redes sociais, no último domingo. No entanto, a imagem que circula na internet é, na verdade, uma manipulação feita sobre uma foto da atleta do heptatlo durante as Olimpíadas de Pequim 2008.
Montagem foto Lucimara (Foto: Montagem sobre foto da AFP)As imagens de Lucimara: antes e depois da montagem (Foto: Montagem sobre foto da AFP)
Na imagem manipulada por um programa de edição de fotos, que inspirou o post de Kardashian, é possível reparar que as medidas de Lucimara são diferentes das da foto original - da agência internacional AFP -, principalmente na altura da cintura e do bumbum. Kardashian escreveu que viu na foto um incentivo para driblar a preguiça em busca da boa forma.
- Eu não ia para a ginástica hoje, mas vi isso e agora estou totalmente motivada - publicou Khloé, através de sua conta no Instagram.
Na segunda-feira, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Lucimara disse ter sido pega de surpresa com a utilização da imagem pela celebridade. A brasileira ficou contente em se tornar uma inspiração de boa forma para uma estrela americana.
- Para mim é uma surpresa. Estou nos Estados Unidos sem saber de nada. Mas é uma honra para mim. Estou até chocada e espantada. Nunca pensei que uma estrela americana ia se inspirar no meu corpo e forma física para fazer exercícios. É um prestígio muito grande - disse a atleta, sem qualquer menção à veracidade da foto.
Lucimara Silvestre grávida (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Grávida, Lucimara posa para foto no espelho
(Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
Posteriormente, ao tomar conhecimento da foto original, o GLOBOESPORTE.COM tentou novo contato com a atleta do heptatlo, mas não obteve retorno.
A última grande competição de Lucimara Silvestre foi em 2011. Na ocasião, a brasileira levou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. No Pan do Rio, em 2007, ela havia ficado com o bronze. A brasileira esteve nos Jogos Olímpicos de Pequim.
A atleta brasileira diz que nunca deixou de se cuidar, mesmo agora, grávida de sete meses e meio. A brasileira contou que tem feito treinos mais leves e tem como objetivo participar de competições oficiais já no primeiro semestre de 2014. Atualmente, ela mora ao lado de seu amado Jarret Bush, cornerback do Green Bay Packers, da NFL (liga de futebol americano), na cidade de Green Bay, no estado americano de Wisconsin.